MOMENTOS E FUNÇÕES GERADORAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MOMENTOS E FUNÇÕES GERADORAS"

Transcrição

1 MOMENTOS E FUNÇÕES GERADORAS HÉLIO BERNARDO LOPES Resumo. O presee exo visa mosrar, de um modo ão uificado quao possível, a emáica dos momeos e das fuções geradoras, esas úlimas muio ausees, aualmee, das disciplias de Teoria da Probabilidade, e, esrahamee, quase sempre mal recebidas quado apreseadas. O exo pode ambém servir de poo de parida para desevolvimeos mais profudos do ema, raado já eão ao ível de pós-graduações diversas, aé porque, maifesamee, ele vai mais loge do que o ível usualmee presee aquelas disciplias. No esudo da Teoria da Probabilidade esá sempre presee o raameo dos momeos das diversas disribuições esudadas, desde que os mesmos exisam. O seu sigificado pleo, coudo, fica loge de ser percebido e iegrado a compreesão adequada das correspodees disribuições. Em coraparida, de um modo muio geral, as fuções geradoras de probabilidades e de momeos, a fução caraerísica e os cumulaes, só muio ligeiramee são abordados, passado compleamee em claro o seu sigificado, as suas relações, as respeivas poecialidades, e, mais aida que udo iso, o seu poecial explicaivo sobre o ipo de disribuição resulae de operações algébricas, ou mesmo rascedees, ere variáveis aleaórias diversas. Por udo iso, esperado coribuir para a ulrapassagem desa siuação, geeralizadamee recohecida, se decidiu escrever o presee exo. Quado se rabalha com uma disribuição probabilísica, seja discrea ou coíua, é essecial cohecer o domíio da correspodee variável aleaória, ou veor aleaório, e a respeiva fução massa de probabilidade ou fução desidade de probabilidade, ou, em aleraiva, a fução disribuição. O cohecimeo do domíio da variável aleaória em esudo deermia, de imediao, o âmbio de raameo do problema, em cujo seio se cosideram os acoecimeos que podem er ieresse para o problema. Em coraparida, ese cohecimeo ão permie compreeder compleamee a esruura da disribuição probabilísica em causa. De um modo geral, essa esruura esá muio disae da uiformidade, sedo, pela aureza das coisas, expecável que a mesma se cocere em oro de um poo disae dos exremos do domíio da variável aleaória em esudo, aeuado-se à medida que se camiha para esses exremos. Sigifica al que se impõe ecorar isrumeos que foreçam idicações, razoavelmee seguras e uiversalmee ierpreáveis, sobre o modo como a uidade probabilísica se disribui ao logo do domíio da variável aleaória em esudo. Aigo Professor e Membro do Coselho Cieífico da Escola Superior de Polícia.

2 Ora, os desigados momeos são algus desses isrumeos, que são, em essêcia, de dois ipos: momeos em relação a uma cera cosae c R, e momeos absoluos em relação a essa mesma cosae. Noe-se, coudo, que exisem disribuições que ão êm momeos. Seja, eão, uma variável aleaória qualquer e g( )uma fução mesurável da mesma, que seja aida uma variável aleaória. Admia-se, por igual, que g( )seja discrea ou coíua se o for, respeivamee. Dá-se o ome de momeo de ordem N de g( )em relação à cosae c R ao valor: E g( ) c g( x) c p ( x) xz ode p ( x) é a fução massa de probabilidade de, o caso de e de g( )serem variáveis aleaórias discreas, desde que a série aerior seja absoluamee covergee, ou seja, que exisa em R: E g ( ) c g ( x ) c p ( x ). xz A esa úlima expressão dá-se ambém a desigação de momeo abasoluo de ordem N de g( )em relação à cosae c R. No caso de e de g( )serem variáveis aleaórias coíuas, defie-se momeo de ordem N de g( ) em relação à cosae c R como sedo: E g( ) c g( ) c f ( x) dx desde que o aerior iegral seja absoluamee covergee, iso é, que exisa em R o valor de: E g ( ) c g ( ) c f ( x ) dx. E, à semelhaça do caso discreo, esa úlima expressão oma o ome de momeo absoluo de ordem N de g( )em relação à cosae c R. Se se cosiderar a fução da variável aleaória : g( ) ambém ela aleaória, as expressões aeriores passarão a ser: e: E c xc p ( x) E c xc p ( x) R xz E c xc f ( x) dx E c xc f ( x) dx R xz

3 respeivamee, para os casos discreo e coíuo, e ode o valor de cada uma das primeiras expressões só exise se for absoluamee covergee, ou seja, se o valor da correspodee seguda expressão exisir em R. Como é evidee, quado, o caso discreo, o domíio da variável aleaória é fiio, as séries cosideradas degeeram em somas que, auralmee, exisem sempre em R. Ora, quado c 0 os momeos são desigados por ordiários, ou seja, calculados em relação à origem do corpo real, vido esa siuação: E x p ( x) xz desde que exisa em R o valor: E x p ( x) xz ode a primeira expressão represea o momeo ordiário de odem N e a seguda o momeo absoluo ordiário de ordem N, o caso em que é uma variável aleaória discrea, e edo-se: se exisir em R o valor: o caso coíuo. E x f ( x) dx E x f ( x) dx Noe-se, odavia, que se podem defiir momeos de ordem, com N 0, ou seja, para valores de ieiros e egaivos, edo-se, por exemplo, as expressões: e: E lim 0 ode a primeira represea a média harmóica e a seguda a média geomérica. E podem, por igual, defiir-se momeos fracioários. Se o domíio de, desigado iervalo de variação de, iver grade ampliude, os valores de x serão grades, em módulo, para a geeralidade dos valores da variável aleaória. Ao corário, pois, do que se passa o caso em que o iervalo de variação seja basae meor. Porém, al idicador pouca ajuda pode forecer, porque o primeiro momeo ordiário de pode ser o mesmo, ou muio próximo. Mas o mesmo já ão ocorre com o primeiro momeo absoluo ordiário, que variará direamee com a ampliude do iervalo de variação de. Um exemplo esclarecerá o que acaba de dizer-se.

4 Seja, eão, a variável aleaória coíua, defiida por: x x 0, f ( x) x x 0,. Tem-se, o presee caso: E E 0. Em coraparida, para a variável aleaória, igualmee coíua, dada por: x x 0, f ( x) x x 0, vem: E E 0. Ou seja, mau grado a uidade probabilísica se ecorar disribuída em iervalos de variação disios, o segudo com uma ampliude dupla da do primeiro, ambas as variáveis aleaórias apreseam o mesmo valor para o primeiro momeo ordiário. Ao corário, o primeiro momeo absoluo ordiário cresceu com o crescimeo do iervalo de variação. Acoece que as variáveis aleaórias acabadas de expor são siméricas em relação a 0, podedo mosrar-se que, uma al circusâcia, odos os seus momeos de ordem impar em relação a são ulos, embora se deva referir que a recíproca ão é verdadeira. Para as duas variáveis aleaórias cosideradas, o seu primeiro momeo ordiário é o mesmo, embora apreseem iervalos de variação muio disios. O efeio desa úlima realidade, como se viu, fez-se seir aravés do primeiro momeo absoluo ordiário, ode o efeio da cosideração do operador módulo foi o de orar posiivo o valor da variável que surge a muliplicar a respeiva fução desidade de probabilidade, sempre ão ula. Eses facos permiem iuir que a simeria das aeriores variáveis aleaórias esá ligada ao valor dos momeos de ordem impar em relação a 0, ao passo que a maior ou meos proximidade dos valores dessa variável se ecora ligada aos momeos de ordem par, que êm sobre os valores da variável aleaória, posiivos ou egaivos, o mesmo efeio que o criado pela aplicação do operador módulo. Ao primeiro momeo ordiário de uma variável aleaória, discrea ou coíua, dá-se o ome de valor médio dessa variável aleaória, sedo desigado por. Represea o cero da disribuição, em oo do qual a fução massa de probabilidade, ou a fução desidade de probabilidade, se disribui. E, como pôde já referir-se arás, a grade geeralidade das disribuições, qualquer daquelas fuções apresea o seu máximo as proximidades do respeivo valor médio. É essecial saliear que a exisêcia de momeos de ordem elevada esá ligada à baixa probabilidade de ocorrerem valores de que, em módulo, sejam elevados, ou seja:

5 P é um ifiiésimo de ordem superior a, com N. Assim, a caraerização de uma disribuição probabilísica começará pela cosideração da respeiva aureza, ou seja, se se esá perae uma variável aleaória discrea ou coíua. A seguda caraerísica dessa disribuição é o iervalo de variação da correspodee variável aleaória. Ele dará, ao meos, duas idicações: a região do eixo real ode a variável aleaória pode assumir valores, e a maior ou meor coceração da disribuição da uidade probabilísica esse iervalo. A erceira caraerísica de uma disribuição é, pois, o seu valor médio, que é, a eorme geeralidade dos casos, e desde que exisa, o pricipal idicador do cero da disribuição. Nesa fase, ora-se essecial e já possível iroduzir o ovo coceio de momeo ceral de ordem N de uma variável aleaória, e que correspode ao caso em que c : E x p ( x) E x p ( x) R xz xz e: E f x dx E ( ) f ( x) dx R respeivamee, para os casos discreo e coíuo, e ode cada uma das primeiras expressões só exise se for absoluamee covergee, ou seja, se a correspodee seguda expressão exisir em R. Ora, como pôde já referir-se, e como se erá iuído do exemplo aeriormee apreseado, os momeos de ordem par forecem uma idicação da coceração da disribuição probabilísica: se forem muio pequeos, essa coceração será grade, porque os valores da variável aleaória serão próximos; se forem grades, será iversa a siuação. Iso mosra que deverá omar-se como medida da coceração da disribuição em oro do seu valor médio um dos momeos cerais de ordem par. A quesão a que em de respoder-se é esa: qual a ordem desse momeo? Se se iver presee que o segudo momeo, seja ordiário ou ceral, se exprime o quadrado das uidades usadas a medição dos valores de, e que a sua raiz quadrada se exprime essas mesmas uidades, de imediao se percebe que o momeo ceral que deve ser usado para idicar o grau de coceração da disribuição de ao redor do seu valor médio é o segudo, dado por: E x p ( x) E x f ( x) dx respeivamee, os casos discreo e coíuo. Ese segudo momeo ceral de oma o ome de variâcia de. A sua raiz quadrada, omada com sial posiivo, é desigada por desvio-padrão de, escrevedo-se, e exprime-se as mesmas uidades de medida dos valores da variável aleaória. xz Assim e em síese, desigar-se-ão os momeos ordiários de por:

6 E e os momeos cerais de por: E com N e as codições de covergêcia aes referidas. Ora, como comparar as disribuições de variáveis aleaórias com iervalo de variação, valor médio e desvio-padrão disios? O idicador preferível, quado é o desvio-padrão o parâmero usado a medição da dispersão absolua dos valores de em oro do seu valor médio, é o desigado coeficiee de variação: CV que é um valor adimesioal e que forece uma idicação do peso do desvio-padrão face ao valor médio. Mede, pois, a dispersão relaiva da disribuição de, ao corário de, que mede a dispersão absolua. Uma oura caraerísica que impora quaificar, quado se esuda deermiada disribuição probabilísica, é o seu grau de assimeria face ao respeivo valor médio. Uma vez que o caso de ser a disribuição simérica em relação a esse parâmero odos os seus momeos cerais de ordem impar são ulos, é aural recorrer a eses com a fialidade de caraerizar o grau de assimeria da disribuição. Nese seido, é usual empregar como coeficiee de assimeria de uma variável aleaória o parâmero: que é, por igual, um parâmero adimesioal. Se 0, a disribuição é simérica relaivamee ao seu valor médio. Se o valor médio de esiver mais próximo do exremo esquerdo do iervalo de variação, haverá uma predomiâcia da probabilidade a região dos valores do domíio de superiores a, pelo que será posiivo, dizedo-se que a disribuição em assimeria posiiva. Se esiver mais próximo do exremo direio do iervalo de variação, haverá uma predomiâcia da probabilidade a região dos valores do domíio de meores que, pelo que será egaivo, sedo a disribuição assimérica egaiva. Fialmee, o idicador desiado a medir o grau de achaameo da disribuição de, auralmee ligado ao grau de coceração da mesma em oro do seu valor médio. Viu-se já que essa coceração se ecora ligada aos momeos cerais de ordem par, sedo aural escolher os dois primeiros momeos dessa ordem, dado que o de ordem dois, ou variâcia, se ecora ligado à referida coceração, e que o de ordem quaro será maior que a variâcia quado a predomiâcia da probabilidade surgir a região dos valores de disaes de por um valor maior que a uidade, e será meor quado essa predomiâcia surgir a região que saisfaça a codição:.

7 Assim, o coeficiee desiado a medir o achaameo - ou kourosis - da disribuição de uma variável aleaória será o dado por: 4 dizedo-se mesocúrica a disribuição se 0, lepocúrica se 0 e plaicúrica se 0. E, como facilmee se percebe, ambém ese parâmero é adimesioal. Covém saliear agora que o operador E, desigado esperaça, é um operador liear, ou seja, saisfaz a codição: Eii ie i i com N, i R, e i variáveis aleaórias,i,...,. Nese poo é já fácil esabelecer a relação exisee ere os momeos ordiários e os momeos cerais de uma variável aleaória, desde que os mesmo exisam. Como se referiu arás, o momeo ceral de ordem N de, o caso de exisir, é: E. i Ora, desevolvedo a expressão: aravés da Fórmula do Biómio de Newo, virá: 0 0 C C C C pelo que se erá: 0 p p p p p p E E ( ) C ( ) C p. p0 p0 Um caso de grade imporâcia é aquele em que, ou seja: que surge usualmee com a simbologia: V E E e que facilia basae o cálculo do valor da variâcia de uma variável aleaória. Mas é ambém possível exprimir os momeos ordiários em fução dos absoluos. Tedo presee que se em: p

8 p C p0 p p virá: C p0 E p p que permie, pois, exprimir o momeo ordiário de ordem N de em fução dos momeos cerais, embora ambém de uma poêcia do valor médio de. Mau grado o ema er sido já abordado arás, covém saliear que a expressão: p E xz x p ( x) x f ( x) dx represea o desigado momeo absoluo ordiário de ordem N de, sedo: E xz x p ( x) x f ( x) dx o momeo absoluo ceral de ordem N de, respeivamee, os casos discreo e coíuo. Ora, o primeiro momeo absoluo ceral de, desigado desvio médio: E é usado, com grade frequêcia, como medida da dispersão da disribuição de uma variável aleaória. Por fim, um ouro coceio que impora iroduzir, e que é o de momeo faorial de ordem N de, defiido por: E( )...( ) xz xx ( )...( x) p ( x) xx ( )...( x) f( xdx ) os casos discreo e coíuo, e em que a série e o iegral só exisirão se forem absoluamee covergees. x

9 Aida aes de abordar as diversas fuções geradoras, é essecial fazer uma referêcia à desigada Desigualdade de Jese, segudo a qual: ( ) ge Eg ode é uma variável aleaória e g uma fução covexa e mesurável de, que seja aida uma variável aleaória. Se g for côcava, o seido da desigualdade é o iverso. Esa desigualdade permie, por exemplo, compreeder que se em: E E correspodee ao caso em que g( ), ou: E E ode se em g( ), ou ambém: l l E E ode se em g( ) l, que é uma fução côcava. Vejam-se, por fim, as diversas fuções geradoras, de probabilidades e de momeos, começado pela própria oção de fução geradora. De um modo muio geral, se ( p ), N 0, for uma sucessão de ermos em R, à série de poêcias de : ( ) 0 dá-se o ome de fução geradora dos ermos da sucessão ( p ), e ode a série se supõe absoluamee p covergee o cojuo defiido pela codição < r, com r R 0. Ora, se a aerior sucessão for limiada, é fácil cocluir, por comparação com o que se passa com uma série geomérica, que a aerior fução geradora é absoluamee covergee o cojuo defiido pela codição <. Assim, quado se esá perae uma variável aleaória discrea, defiida em N 0, para a qual se em: p 0 p P p 0 a aerior fução geradora oma a desigação de fução geradora de probabilidades, com a série absoluamee covergee se, desigado-a por (). Ora, esa fução pode defiir-se por: 0 E p0 p p p 0 ().

10 Desiga-se esa fução por fução geradora de probabilidades pelo faco dos coeficiees das poêcias, serem as probabilidades, p, da variável aleaória assumir valores o domíio, N 0. Noe-se, coudo, que a derivada de ordem N 0 de (), calculada em, represea, precisamee, o momeo faorial de ordem N 0 de : ( ) (). A fução geradora de probabilidades pode forecer excelees simplificações o cálculo dos valores p P, N 0, em siuações complicadas. de Coceio de maior ieresse, pela muio maior laiude das suas aplicações, é o de fução geradora de momeos, que se defie por: sedo um parâmero real. Uma vez que, como se cohece já: virá, por aplicação do operador esperaça, E : o que mosra que se em: M () E e 4 e!! 4! M () Ee E!! com N e M ( 0). EE E E!!!! ( ) M ( ) 0 Se em M ()se subsiuir por, e edo em coa que se em: e!! virá a ova fução geradora de momeos cerais, após aplicação do operador esperaça, E :

11 M ()!! vido, dese modo: ( ) M ( 0) com N e M ( 0). E ora-se fácil mosrar que se em: M () e M () que permie deduzir os valores de M ()a parir dos de M ()e vice-versa. Covém saliear, porém, que a exisêcia de momeos para uma variável aleaória ão garae a exisêcia de fução geradora de momeos, o que cosiui, pois, uma limiação ieree a ese coceio. Mais imporae, coudo, é a fução caraerísica de uma variável aleaória, uma vez que, corariamee ao caso da fução geradora de momeos, a fução caraerísica exise sempre, defiidose como: () E e com parâmero real e ode i é a uidade imagiária. virá: Dado que se em: pelo que se em: com N e ( 0). 4 i i i e i i!! 4! 4 i i () Ee i 4!! 4! ( 0) i i ( Ora, a exisêcia de fução geradora de momeos deermia a exisêcia de momeos de odas as ordes, o que ão se dá com a fução caraerísica, que pode exisir sem que exisa, ao meos, o primeiro momeo ordiário. E, como se sabe, se exisir o momeo de ordem N de, exisem os momeos de ordem iferior a. Esa fução goza de propriedades diversas, a primeira das quais é: E, edo presee que pela Fórmula de Euler se em: ( 0).

12 e i cos ise virá: pelo que: i () E e E cos( ) ise( ) ( ) E cos( ) ise( ) E cos( ) ise( ) como pode provar-se facilmee. Além do mais, a fução caraerísica é hermíica, ou seja: edo-se, por igual: ( ) ( ) i () e ( ) como pode comprovar-se facilmee, e ode e são valores reais. Além do mais, a fução caraerísica é aida uiformemee coíua em R. e sedo: Por ouro lado, esa fução ecora-se ligada à fução disribuição, F i ix () E e e df ( x) x ( ), aravés da codição: () ix e p x xz ( ) ix e f ( x) dx os casos discreo e coíuo, respeivamee. Uma relação que se esede, aida, à propriedade: com a F ( a h) F ( a h) lim T T T se( h) e ia () d h e a helemeos do domíio de F ( x ), aí coíua, e com h R. Assim, a fução caraerísica deermia, de um modo úico, a fução disribuição que lhe correspode. E vice-versa. Por fim, e aida em oro do coceio de fução caraerísica, oe-se que, o caso de exisirem, para cera variável aleaória com deermiada disribuição, momeos de odas as ordes, e sedo:

13 () a fução caraerísica de, pode defiir-se a ova fução: cujo desevolvimeo em série de poêcias de i é: i! K () log () K () k e ode aos coeficiees k, N, se dá a desigação de cumulaes da fução disribuição de, F ( x). Ou seja, K ()é a fução geradora dos cumulaes de F ( x ). i! Assim, os ermos do que acaba de referir-se, e de quao se cohece já da Aálise Maemáica, virá: i i i i k! i () k log e!!!! por cujo desevolvimeo do segudo membro, e poserior ideificação dos coeficiees dos ermos: i! com N, se obêm as expressões dos cumulaes, edo-se, para os rês primeiros: k k k. Relembrado a oção de rasformação iegral de uma fução, raada o domíio da Aálise Maemáica, e aplicado-a aqui à fução disribuição, F ( x), a mesma assume a forma cohecida: HxdF, ( x) desde que exisa em R ese iegral, que é o iegral de Lebesgue-Sieljes. No caso em que N, êm ieresse muio especial as siuações:

14 Hx (, ) x Hx (, ) x Hx (, ) x 0 xx ( )...( x),,,... ligadas, respeivamee, aos coceios de momeo ordiário, momeo absoluo ordiário e momeo faorial. Em coraparida, se R, êm uma imporâcia muio paricular as rês ovas siuações: Kx (, ) x Kx (, ) e x Kx (, ) e que correspodem, respeivamee, às fuções geradoras de probabilidades e de momeos, e à fução caraerísica. Espera-se que o presee exo eha coseguido orar claros coceios que são simples e, mais aida que udo, eha coribuído para mosrar a uidade ere momeos e fuções geradoras, bem como o respeivo papel a caraerização das disribuições probabilísicas. ix

Sinais e Sistemas. Env. CS1 Ground. Sine Wave Joint Actuator. Double Pendulum Two coupled planar pendulums with. gravity and sine wave forcing in the

Sinais e Sistemas. Env. CS1 Ground. Sine Wave Joint Actuator. Double Pendulum Two coupled planar pendulums with. gravity and sine wave forcing in the -4-6 -8 - - -4-6 -8 Frequecy khz Hammig kaiser Chebyshev Siais e Sisemas Power Specral Desiy Ev B F CS CS B F CS Groud Revolue Body Revolue Body Power/frequecy db/hz Sie Wave Joi Acuaor Joi Sesor Revolue

Leia mais

Secção 7. Sistemas de equações diferenciais.

Secção 7. Sistemas de equações diferenciais. 7. Sisemas de equações difereciais Secção 7. Sisemas de equações difereciais. (Farlow: Sec. 6., 6.4 e 6.6) No caso geral, um sisema de equações difereciais de primeira ordem pode ser represeado da seguie

Leia mais

Disciplina de Princípios de Telecomunicações Prof. MC. Leonardo Gonsioroski da Silva

Disciplina de Princípios de Telecomunicações Prof. MC. Leonardo Gonsioroski da Silva UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCE DEPARAMENO DE ENGENHARIA ELÉRICA Disciplia de Pricípios de elecomuicações Pro. MC. Leoardo Gosioroski da Silva Séries e rasormadas de Fourier Aálise de um sial seoidal o empo

Leia mais

1. Na figura seguinte está representada parte do gráfico de uma função g, de domínio R e contínua em

1. Na figura seguinte está representada parte do gráfico de uma função g, de domínio R e contínua em PROVA ESCRITA DE MATEMÁTICA A.º E 00 Fevereiro 8 Duração da prova: 90 miuos VERSÃO Grupo I Para cada uma das cico quesões dese grupo, seleccioe a resposa correca de ere as aleraivas que lhe são apreseadas

Leia mais

Faculdade de Engenharia. Análise Matemática 2 MIEEC 2015/2016

Faculdade de Engenharia. Análise Matemática 2 MIEEC 2015/2016 aculdade de Egeharia Aálise Maemáica 2 MEEC 25/26 ucioameo aculdade de Egeharia Teórico-práicas exposição e discussão da maéria resolução de exercícios Trabalho exra-aula resolução dos exercícios proposos

Leia mais

Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI)

Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) Faculdades Adamaieses Iegradas (FAI) www.fai.com.br ROCHA, Naiara Chierici; BOTTA, Vaessa. Diâmica populacioal aplicada à população de Adamaia. Omia Exaas, v.2,.2, p.56-65, 2009. DINÂMICA POPULACIONAL

Leia mais

Métodos Estatísticos de Previsão MÉTODOS ESTATÍSTICOS DE PREVISÃO. Análise de Erros. Bernardo Almada Lobo. Bernardo Almada-Lobo (2007)

Métodos Estatísticos de Previsão MÉTODOS ESTATÍSTICOS DE PREVISÃO. Análise de Erros. Bernardo Almada Lobo. Bernardo Almada-Lobo (2007) Méodos saísicos de Previsão MÉTODO TATÍTICO D PRVIÃO 0 08 06 04 0 00 98 96 94 9 90 0 5 0 5 0 Aálise de rros Berardo Almada Lobo Berardo Almada-Lobo (007) Méodos saísicos de Previsão Regressão Liear Múlipla

Leia mais

4- Método de Diferenças Finitas Aplicado às Equações Diferenciais Parciais.

4- Método de Diferenças Finitas Aplicado às Equações Diferenciais Parciais. MÉTODOS NM ÉRICOS PARA E QAÇÕES DIFEREN CIAIS PARCIAIS 4- Méodo de Difereças Fiias Aplicado às Equações Difereciais Parciais. 4.- Aproximação de Fuções. 4..- Aproximação por Poliômios. 4..- Ajuse de Dados:

Leia mais

CAP. 6 - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM SITUAÇÃO DE RISCO

CAP. 6 - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM SITUAÇÃO DE RISCO CAP. 6 - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM SITUAÇÃO DE RISCO 1. APRESENTAÇÃO Nese capíulo serão abordados vários méodos que levam em coa o uso das probabilidades a aálise de ivesimeos. Eses méodos visam subsidiar

Leia mais

Exercícios de Análise de Sinal

Exercícios de Análise de Sinal Exercícios de Aálise de Sial FEUP DEEC Seembro 008 recolha de problemas de diversos auores edição feia por: H. Mirada, J. Barbosa (000) M.I. Carvalho, A. Maos (003, 006, 008) Coeúdo Complexos 3 Siais 5

Leia mais

Recursos Gráficos do Software MuPAD no Estudo de Funções

Recursos Gráficos do Software MuPAD no Estudo de Funções Oicias Recursos Gráicos do Soware MuPAD o Esudo de Fuções Marilaie de Fraga Sa'Aa Alexadre Gaelli Aa Lúcia Maciel 1 - Irodução Dere os coeúdos maemáicos abordados o Esio Médio, as uções êm imporâcia udameal

Leia mais

INTERPRETANDO CORRETAMENTE O PASSADO PODEM-SE GERAR PREVISÕES ÚTEIS PARA O FUTURO.

INTERPRETANDO CORRETAMENTE O PASSADO PODEM-SE GERAR PREVISÕES ÚTEIS PARA O FUTURO. MÓDUO - MODEOS DE PREVISÃO E ESTIMATIVA DE DEMANDA Baseado em Chopra, Suil e Meidl, Peer, Gereciameo da Cadeia de Suprimeos, Preice Hall, São Paulo, 23. Quao se deve fabricar os próximos dias? Quais os

Leia mais

Sinais e Sistemas. Env. CS1 Ground Revolute. Sine Wave Joint Actuator. Double Pendulum Two coupled planar pendulums with

Sinais e Sistemas. Env. CS1 Ground Revolute. Sine Wave Joint Actuator. Double Pendulum Two coupled planar pendulums with -4-6 -8-0 - -4-6 -8-30 -3 Frequec Hz Hammig aiser Chebshev Faculdade de Egeharia iais e isemas Power pecral Desi Ev B F C C B F C Groud Revolue Bod Revolue Bod Power/frequec db/hz ie Wave Joi Acuaor Joi

Leia mais

Mas o que deixou de ser abordado na grande generalidade desses cursos foi o estudo dos produtos infinitos, mesmo que só no caso numérico real.

Mas o que deixou de ser abordado na grande generalidade desses cursos foi o estudo dos produtos infinitos, mesmo que só no caso numérico real. Resumo. O estudo das séries de termos reais, estudado as disciplias de Aálise Matemática da grade geeralidade dos cursos técicos de liceciatura, é aqui estedido ao corpo complexo, bem como ao caso em que

Leia mais

MÉTODOS OBSERVACIONAIS EM CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA DE MESOESCALA : NOTAS DE AULA. Prof. Resposável: Dra. Leila M. Véspoli de Carvalho IAG/USP

MÉTODOS OBSERVACIONAIS EM CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA DE MESOESCALA : NOTAS DE AULA. Prof. Resposável: Dra. Leila M. Véspoli de Carvalho IAG/USP MÉTODOS OBSERVACIONAIS EM CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA DE MESOESCALA : NOTAS DE AULA Prof. Resposável: Dra. Leila M. Véspoli de Carvalho IAG/USP ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS Referêcias Básicas : I) ALGORITMOS

Leia mais

Juros Compostos 2016

Juros Compostos 2016 Juros Composos 2016 1. (G1 - ifal 2016) Em 2000, cero país da América Laia pediu um emprésimo de 1 milhão de dólares ao FMI (Fudo Moeário Ieracioal) para pagar em 100 aos. Porém, por problemas políicos

Leia mais

Filtros de Partículas: O Algoritmo Resample-Move Ana Flávia Cupertino Pinto

Filtros de Partículas: O Algoritmo Resample-Move Ana Flávia Cupertino Pinto UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA MESTRADO EM ESTATÍSTICA Filros de Parículas: O Algorimo Resample-Move Aa Flávia Cuperio Pio Orieador: Prof.

Leia mais

Aplicações à Teoria da Confiabilidade

Aplicações à Teoria da Confiabilidade Aplicações à Teoria da ESQUEMA DO CAPÍTULO 11.1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS 11.2 A LEI DE FALHA NORMAL 11.3 A LEI DE FALHA EXPONENCIAL 11.4 A LEI DE FALHA EXPONENCIAL E A DISTRIBUIÇÃO DE POISSON 11.5 A LEI

Leia mais

A limitação da metodologia dos MQ conduziu a diversas abordagens alternativas. As

A limitação da metodologia dos MQ conduziu a diversas abordagens alternativas. As Capíulo 3 ESTIMAÇÃO ROBUSTA A limiação da meodologia dos MQ coduziu a diversas abordages aleraivas. As écicas de esimação robusa cosiuem uma abordagem à esimação ão depededo de uma disribuição em paricular.

Leia mais

Sistemas Dinâmicos. Sistema massa-mola-atrito. O que é um sistema? Sistemas Lineares e Invariantes no Tempo

Sistemas Dinâmicos. Sistema massa-mola-atrito. O que é um sistema? Sistemas Lineares e Invariantes no Tempo Sisemas Diâmicos Sisemas Lieares e Ivariaes o Tempo O que é um sisema? Sisema massa-mola-ario Um sisema é um objeco ou grupo de objecos que ieragem com o mudo. Essa ieracção é represeada aravés de eradas

Leia mais

Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem

Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem Definição. Uma EDO de 1 a ordem é dia linear se for da forma y + fx y = gx. 1 A EDO linear de 1 a ordem é uma equação do 1 o grau em y e em y. Qualquer dependência

Leia mais

Cap. VI Histogramas e Curvas de Distribuição

Cap. VI Histogramas e Curvas de Distribuição TLF /11 Capítulo VI Histogramas e curvas de distribuição 6.1. Distribuições e histogramas. 6 6.. Distribuição limite 63 6.3. Sigificado da distribuição limite: frequêcia esperada e probabilidade de um

Leia mais

IFT. Generalizações do Movimento Browniano e suas Aplicações. Dennis Fernandes Alves Bessada. Orientador. Prof. Dr.

IFT. Generalizações do Movimento Browniano e suas Aplicações. Dennis Fernandes Alves Bessada. Orientador. Prof. Dr. IFT Isiuo de Física Teórica Uiversidade Esadual Paulisa DISSERTAÇÃO DE MESTRADO IFT D9/5 Geeralizações do Movimeo Browiao e suas Aplicações à Física e a Fiaças Deis Ferades Alves Bessada Orieador Prof

Leia mais

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES  U.E PROF EDGAR TITO ESTATÍSTICA PROF. RANILDO LOPES http://ueedgartito.wordpress.com U.E PROF EDGAR TITO Medidas de tedêcia cetral Medidas cetrais são valores que resumem um cojuto de dados a um úico valor que, de alguma

Leia mais

MAT302 - Cálculo 2. INTEGRAIS Integral Indefinida pág. 403. Bibliografia: Cálculo volume I, 5 edição. James Stewart Prof.

MAT302 - Cálculo 2. INTEGRAIS Integral Indefinida pág. 403. Bibliografia: Cálculo volume I, 5 edição. James Stewart Prof. MAT - Cálculo Biliografia: Cálculo volume I, 5 edição. James Sewar Prof. Valdecir Boega INTEGRAIS Iegral Idefiida pág. 4 Aé aqui, osso prolema ásico era: ecorar a derivada de uma fução dada. A parir de

Leia mais

Previsão de consumos

Previsão de consumos revisão de cosumos Cláudio Moeiro Disribuição de Eergia II 5º ao da EEC - ramo de Eergia (FEU) Modelos de Regressão Se cohecer uma relação liear ere as variáveis depedees e idepedees podemos esimar o valor

Leia mais

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos:

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos: 48 DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL LEI DOS GRANDES NÚMEROS Pretede-se estudar o seguite problema: À medida que o úmero de repetições de uma experiêcia cresce, a frequêcia relativa

Leia mais

Diferença entre duas médias. Diferença entre duas proporções (π 1 - π 2 = ) Igualdade entre duas variâncias. Prof. Lorí Viali, Dr.

Diferença entre duas médias. Diferença entre duas proporções (π 1 - π 2 = ) Igualdade entre duas variâncias. Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@a a.ufrgs..ufrgs.br hp://www.ufrgs. ://www.ufrgs.br br/~viali/ Depedees Idepedees Tese para aosras eparelhadas Variâcias Cohecidas Variâcias Descohecidas Tese z uposas iguais

Leia mais

Capítulo VII: Soluções Numéricas de Equações Diferenciais Ordinárias

Capítulo VII: Soluções Numéricas de Equações Diferenciais Ordinárias Capítulo VII: Soluções Numéricas de Equações Difereciais Ordiárias 0. Itrodução Muitos feómeos as áreas das ciêcias egearias ecoomia etc. são modelados por equações difereciais. Supoa-se que se quer determiar

Leia mais

Escola de Engenharia de Lorena - USP Cinética Química Capítulo 03 Métodos Cinéticos

Escola de Engenharia de Lorena - USP Cinética Química Capítulo 03 Métodos Cinéticos Escola de Egeharia de Lorea - USP iéica Química aíulo 03 Méodos iéicos Irodução O esudo ciéico, usualmee, é feio a arir de dados exerimeais coleados durae a evolução de uma reação química. Eses dados coleados

Leia mais

Como o Intervalo de Confiança para a média é bilateral, teremos uma situação semelhante à da figura abaixo:

Como o Intervalo de Confiança para a média é bilateral, teremos uma situação semelhante à da figura abaixo: INE66 Méodo Eaíico Exercício Prova - Semere 15.1 O poo de fuão (medido em C) é um apeco crucial em maeriai cerâmico, epecialmee o uado em reaore ucleare, como a ória. Receemee um fabricae apreeou dua ova

Leia mais

METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE INVESTIMENTOS PARA EMPRESAS

METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE INVESTIMENTOS PARA EMPRESAS METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE INVESTIMENTOS PARA EMPRESAS Valessa Orácio ROCHA 1 Daiae Fracie Moraes GOMES Rogério Cosaio dos Saos MOTA Camila Pires Cremasco GABRIEL² Luís Robero Almeida GABRIEL

Leia mais

CAPÍTULO IV DESENVOLVIMENTOS EM SÉRIE

CAPÍTULO IV DESENVOLVIMENTOS EM SÉRIE CAPÍTUO IV DESENVOVIMENTOS EM SÉRIE Série de Taylor e de Mac-auri Seja f ) uma fução real de variável real com domíio A e seja a um poto iterior desse domíio Supoha-se que a fução admite derivadas fiitas

Leia mais

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Maio 2009

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Maio 2009 Criérios para a Apuração dos Preços de Ajuse e Prêmios das Opções de Compra e de Veda Maio 2009 Iformamos os procedimeos a serem aplicados durae o mês de maio de 2009 para a apuração dos preços de ajuses

Leia mais

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste Fevereiro 2009.

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste Fevereiro 2009. Criérios para a Apuração dos Preços de Ajuse Fevereiro 2009. Iformamos os procedimeos a serem aplicados durae o mês de fevereiro de 2009 para a apuração dos preços de ajuses diários dos coraos derivaivos

Leia mais

Estudando complexidade de algoritmos

Estudando complexidade de algoritmos Estudado complexidade de algoritmos Dailo de Oliveira Domigos wwwdadomicombr Notas de aula de Estrutura de Dados e Aálise de Algoritmos (Professor Adré Bala, mestrado UFABC) Durate os estudos de complexidade

Leia mais

A DESIGUALDADE DE CHEBYCHEV HÉLIO BERNARDO LOPES 1

A DESIGUALDADE DE CHEBYCHEV HÉLIO BERNARDO LOPES 1 A DESIGUALDADE DE CHEBYCHEV HÉLIO BERNARDO LOPES Resumo. A desgualdade de Chebychev cosu um resulado de grade mporâca a esmação da probabldade de acoecmeos orudos de experêcas aleaóras de que se descohece

Leia mais

A função zeta de Riemann

A função zeta de Riemann A fução zea de Riema Maria Cecília K. Aguilera-Navarro, Valdir C. Aguilera-Navarro Deparameo de Maemáica - UNICENTRO 855-43 Guarapuava, PR Deparameo de Química e Física - UNICENTRO 855-43 Guarapuava, PR

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 2º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema II Inrodução ao Cálculo Diferencial II TPC nº 9 Enregar em 4 2 29. Num loe de bolbos de úlipas a probabilidade de que

Leia mais

REDES DE PETRI EXEMPLOS E METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO

REDES DE PETRI EXEMPLOS E METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO Modelização de Sisemas Indusriais 3 REDES DE ETRI EXEMLOS E METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO As Rd êm a grande vanagem de nos permiir visualizar graficamene ceras relações e noções. Eis algumas das figuras de

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara Insiuo de Física USP Física V - Aula 6 Professora: Mazé Bechara Aula 6 Bases da Mecânica quânica e equações de Schroedinger. Aplicação e inerpreações. 1. Ouros posulados da inerpreação de Max-Born para

Leia mais

3 LTC Load Tap Change

3 LTC Load Tap Change 54 3 LTC Load Tap Change 3. Inrodução Taps ou apes (ermo em poruguês) de ransformadores são recursos largamene uilizados na operação do sisema elérico, sejam eles de ransmissão, subransmissão e disribuição.

Leia mais

AULA Subespaço, Base e Dimensão Subespaço.

AULA Subespaço, Base e Dimensão Subespaço. Note bem: a leitura destes apotametos ão dispesa de modo algum a leitura ateta da bibliografia pricipal da cadeira TÓPICOS Subespaço. ALA Chama-se a ateção para a importâcia do trabalho pessoal a realizar

Leia mais

Capítulo Cálculo com funções vetoriais

Capítulo Cálculo com funções vetoriais Cálculo - Capíulo 6 - Cálculo com funções veoriais - versão 0/009 Capíulo 6 - Cálculo com funções veoriais 6 - Limies 63 - Significado geomérico da derivada 6 - Derivadas 64 - Regras de derivação Uiliaremos

Leia mais

Probabilidade II Aula 12

Probabilidade II Aula 12 Coteúdo Probabilidade II Aula Juho de 009 Desigualdade de Marov Desigualdade de Jese Lei Fraca dos Grades Números Môica Barros, D.Sc. Itrodução A variâcia de uma variável aleatória mede a dispersão em

Leia mais

Secção 1. Introdução às equações diferenciais

Secção 1. Introdução às equações diferenciais Secção. Itrodução às equações difereciais (Farlow: Sec..,.) Cosideremos um exemplo simples de um feómeo que pode ser descrito por uma equação diferecial. A velocidade de um corpo é defiida como o espaço

Leia mais

O MÉTODO DE VARIAÇÃO DAS CONSTANTES

O MÉTODO DE VARIAÇÃO DAS CONSTANTES O MÉTODO DE VARIAÇÃO DAS CONSTANTES HÉLIO BERNARDO LOPES O tea das equações difereciais está resete a esagadora aioria dos laos de estudos dos cursos de liceciatura ode se estuda teas ateáticos. E o eso

Leia mais

Capítulo I Séries Numéricas

Capítulo I Séries Numéricas Capítulo I Séries Numéricas Capitulo I Séries. SÉRIES NÚMERICAS DEFINIÇÃO Sedo u, u,..., u,... uma sucessão umérica, chama-se série umérica de termo geral u à epressão que habitualmete se escreve u u...

Leia mais

FICHA DE TRABALHO 11º ANO. Sucessões

FICHA DE TRABALHO 11º ANO. Sucessões . Observe a sequêcia das seguites figuras: FICHA DE TRABALHO º ANO Sucessões Vão-se costruido, sucessivamete, triâgulos equiláteros os vértices dos triâgulos equiláteros já existetes, prologado-se os seus

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 INE 7001 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE DE SÉRIE TEMPORAIS GABARITO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 INE 7001 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE DE SÉRIE TEMPORAIS GABARITO LISTA DE EXERCÍCIOS 3 INE 700 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE DE SÉRIE TEMPORAIS GABARITO ) A que compoees de uma série emporal (pelo modelo clássico) esariam pricipalmee associados cada um dos seguies

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL. Conceito de derivada. Interpretação geométrica

CÁLCULO DIFERENCIAL. Conceito de derivada. Interpretação geométrica CÁLCULO DIFERENCIAL Coceito de derivada Iterpretação geométrica A oção fudametal do Cálculo Diferecial a derivada parece ter sido pela primeira vez explicitada o século XVII, pelo matemático fracês Pierre

Leia mais

Séries e aplicações15

Séries e aplicações15 Séries e aplicações5 Gil da Costa Marques Fudametos de Matemática I 5. Sequêcias 5. Séries 5. Séries especiais 5.4 Arquimedes e a quadratura da parábola 5.5 Sobre a Covergêcia de séries 5.6 Séries de Taylor

Leia mais

Observação: No próximo documento veremos como escrever a solução de um sistema escalonado que possui mais incógnitas que equações.

Observação: No próximo documento veremos como escrever a solução de um sistema escalonado que possui mais incógnitas que equações. .. Sisemas Escalonados Os sisemas abaio são escalonados: 7 Veja as maries associadas a esses sisemas: 7 Podemos associar o nome "escalonado" com as maries ao "escalar" os eros ou energar a "escada" de

Leia mais

Fundamentos de Análise Matemática Profª Ana Paula. Sequência Infinitas

Fundamentos de Análise Matemática Profª Ana Paula. Sequência Infinitas Fudametos de Aálise Matemática Profª Aa Paula Sequêcia Ifiitas Defiição 1: Uma sequêcia umérica a 1, a 2, a 3,,a,é uma fução, defiida o cojuto dos úmeros aturais : f : f a Notação: O úmero é chamado de

Leia mais

Métodos de Amortização

Métodos de Amortização Méodos de Amorização Rui Assis Egeheiro Mecâico IST rassis@rassis.com www.rassis.com Fevereiro de 2006 Reviso em Seembro de 20 Méodos de Amorização Irodução Na perspeciva coabilísica, a amorização referese

Leia mais

Matemática. B) Determine a equação da reta que contém a diagonal BD. C) Encontre as coordenadas do ponto de interseção das diagonais AC e BD.

Matemática. B) Determine a equação da reta que contém a diagonal BD. C) Encontre as coordenadas do ponto de interseção das diagonais AC e BD. Matemática 0. Um losago do plao cartesiao oxy tem vértices A(0,0), B(,0), C(,) e D(,). A) Determie a equação da reta que cotém a diagoal AC. B) Determie a equação da reta que cotém a diagoal BD. C) Ecotre

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES. Sessão Prática 4: Amostragem

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES. Sessão Prática 4: Amostragem Mestrado Itegrado em Egeharia Civil Disciplia: TRNSPORTES Prof. Resposável: José Mauel Viegas Sessão Prática 4: mostragem Istituto Superior Técico / Mestrado Itegrado Egª Civil Trasportes ulas Práticas

Leia mais

Estimação por Intervalo (Intervalos de Confiança):

Estimação por Intervalo (Intervalos de Confiança): Estimação por Itervalo (Itervalos de Cofiaça): 1) Itervalo de Cofiaça para a Média Populacioal: Muitas vezes, para obter-se a verdadeira média populacioal ão compesa fazer um levatameto a 100% da população

Leia mais

Voo Nivelado - Avião a Hélice

Voo Nivelado - Avião a Hélice - Avião a Hélice 763 º Ano da icenciaura em ngenharia Aeronáuica edro. Gamboa - 008. oo de ruzeiro De modo a prosseguir o esudo analíico do desempenho, é conveniene separar as aeronaves por ipo de moor

Leia mais

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM 6 AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM Quado se pretede estudar uma determiada população, aalisam-se certas características ou variáveis dessa população. Essas variáveis poderão ser discretas

Leia mais

Universidade Federal Fluminense - UFF-RJ

Universidade Federal Fluminense - UFF-RJ Aotações sobre somatórios Rodrigo Carlos Silva de Lima Uiversidade Federal Flumiese - UFF-RJ rodrigouffmath@gmailcom Sumário Somatórios 3 Somatórios e úmeros complexos 3 O truque de Gauss para somatórios

Leia mais

conceito de análise de investimento

conceito de análise de investimento 1. coceio de aálise de ivesimeo Aálise de Ivesimeos Prof. Uério Cruz O coceio de aálise de ivesimeo pode hoje ser um cojuo de écicas que permiem a comparação ere resulados de omada de decisões referees

Leia mais

Aonde estou eu...? Ou qual é o meu momento? Ou o que é que eu sou...? Que diabo...! Porque que me vou preocupar com tudo isso de novo...?

Aonde estou eu...? Ou qual é o meu momento? Ou o que é que eu sou...? Que diabo...! Porque que me vou preocupar com tudo isso de novo...? Crise de ideidade de um Foão de Luz... Dualidade Oda-Parícula Aode esou eu...? Ou qual é o meu momeo? Ou o que é que eu sou...? Que diabo...! Porque que me vou preocupar com udo isso de ovo...? Eu em eo

Leia mais

1- Resolução de Sistemas Lineares.

1- Resolução de Sistemas Lineares. MÉTODOS NUMÉRICOS PR EQUÇÕES DIFERENCIIS PRCIIS 1- Resolução de Sistemas Lieares. 1.1- Matrizes e Vetores. 1.2- Resolução de Sistemas Lieares de Equações lgébricas por Métodos Exatos (Diretos). 1.3- Resolução

Leia mais

Cálculo II Sucessões de números reais revisões

Cálculo II Sucessões de números reais revisões Ídice 1 Defiição e exemplos Cálculo II Sucessões de úmeros reais revisões Mestrado Itegrado em Egeharia Aeroáutica Mestrado Itegrado em Egeharia Civil Atóio Beto beto@ubi.pt Departameto de Matemática Uiversidade

Leia mais

1. Revisão Matemática

1. Revisão Matemática Se x é um elemeto do cojuto Notação S: x S Especificação de um cojuto : S = xx satisfaz propriedadep Uião de dois cojutos S e T : S T Itersecção de dois cojutos S e T : S T existe ; para todo f : A B sigifica

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 1o Ao 00 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I 1. Como a probabilidade do João acertar em cada tetativa é 0,, a probabilidade do João acertar as tetativas é 0, 0, 0, 0,

Leia mais

4 Modelagem e metodologia de pesquisa

4 Modelagem e metodologia de pesquisa 4 Modelagem e meodologia de pesquisa Nese capíulo será apresenada a meodologia adoada nese rabalho para a aplicação e desenvolvimeno de um modelo de programação maemáica linear misa, onde a função-objeivo,

Leia mais

PROCESSOS ESTOCÁSTICOS E TEORIA DE FILAS

PROCESSOS ESTOCÁSTICOS E TEORIA DE FILAS Uiversidade Federal do Rio de Jaeiro COE: rograma de Egeharia de rodução Área de esquisa Oeracioal O Escola oliécica: Dearameo de Egeharia Idusrial ROCESSOS ESTOCÁSTICOS E TEORIA DE FILAS rof. Virgílio

Leia mais

Análise da Resposta Livre de Sistemas Dinâmicos de 2 a Ordem

Análise da Resposta Livre de Sistemas Dinâmicos de 2 a Ordem Aálise da Resposta Livre de Sistemas Diâmicos de Seguda Ordem 5 Aálise da Resposta Livre de Sistemas Diâmicos de a Ordem INTRODUÇÃO Estudaremos, agora, a resposta livre de sistemas diâmicos de a ordem

Leia mais

DERIVADAS DE FUNÇÕES11

DERIVADAS DE FUNÇÕES11 DERIVADAS DE FUNÇÕES11 Gil da Costa Marques Fudametos de Matemática I 11.1 O cálculo diferecial 11. Difereças 11.3 Taxa de variação média 11.4 Taxa de variação istatâea e potual 11.5 Primeiros exemplos

Leia mais

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3.

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. 1 1. Avaliação de impaco de programas sociais: por que, para que e quado fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Esaísica e Plailhas Elerôicas 3. Modelo de Resulados Poeciais e Aleaorização (Cap. 2 e 3 do livro) 4.

Leia mais

A letra x representa números reais, portanto

A letra x representa números reais, portanto Aula 0 FUNÇÕES UFPA, 8 de março de 05 No ial desta aula, você seja capaz de: Saber dizer o domíio e a imagem das uções esseciais particularmete esta aula as uções potêcias; Fazer o esboço de gráico da

Leia mais

TEORIA DE VALORES EXTREMOS PARA CÁLCULO DE VaR *

TEORIA DE VALORES EXTREMOS PARA CÁLCULO DE VaR * TEORIA DE VALORES ETREMOS PARA CÁLCULO DE VaR * Luiz Alvares Rezede de Souza ** (lalvares@usp.br) Marcos Eugêio da Silva *** (medsilva@usp.br) Julho de 999 Resumo É cohecido o fao de que disribuições de

Leia mais

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DAS PROPRIEDADES DINÂMICAS DE TRANSDUTORES DE PRESSÃO PIEZORRESISTIVOS

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DAS PROPRIEDADES DINÂMICAS DE TRANSDUTORES DE PRESSÃO PIEZORRESISTIVOS DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DAS PROPRIEDADES DINÂMICAS 15 DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DAS PROPRIEDADES DINÂMICAS DE TRANSDUTORES DE PRESSÃO PIEZORRESISTIVOS Evaldo Ferezi Luiz Carlos Felicio EESC-USP, Av.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANIRO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANIRO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANIRO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS Auor: Marcello Couiho Mazza Marícula: 9916568-6 Orieador: José Herique

Leia mais

AULA Matriz inversa Matriz inversa.

AULA Matriz inversa Matriz inversa. Note bem: a leitura destes apotametos ão dispesa de modo algum a leitura ateta da bibliografia pricipal da cadeira ÓPICOS Matriz iversa. U 6 Chama-se a ateção para a importâcia do trabalho pessoal a realizar

Leia mais

SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI E RELAÇÕES COM O NÚMERO ÁUREO

SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI E RELAÇÕES COM O NÚMERO ÁUREO Fracisco Regis Vieira Alves Seuêcia geeralizada de Fiboacci e relações com o úmero áureo 30 SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI E RELAÇÕES COM O NÚMERO ÁUREO Fracisco Regis Vieira Alves Isiuo Federal de

Leia mais

Laboratório de Mecânica dos Sólidos

Laboratório de Mecânica dos Sólidos uesp UNIERIDADE ETADUAL PAULITA Júlio de Mesquia Filho Faculdade de Egeharia - Campus de Ilha oleira FEI - UNEP Proessor: Luiz de Paula do Nascimeo Aula: 2 Laboraório de Mecâica dos ólidos Exesômero Elérico

Leia mais

TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 18 LIVRO DO NILSON)

TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 18 LIVRO DO NILSON) TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 8 LIVRO DO NILSON). CONSIDERAÇÕES INICIAIS SÉRIES DE FOURIER: descrevem funções periódicas no domínio da freqüência (ampliude e fase). TRANSFORMADA DE FOURIER:

Leia mais

Departamento de Economia, FEA/USP Macroeconomia II 2º/2015 Mauro Rodrigues Primeira Lista de Exercícios - Solução

Departamento de Economia, FEA/USP Macroeconomia II 2º/2015 Mauro Rodrigues Primeira Lista de Exercícios - Solução Deparameo de Ecoomia, FEA/USP Macroecoomia II 2º/205 Mauro Rodriue Primeira Lia de Exercício - Solução. Joe, cap.4, exercício. Ver arquivo com plailha. 2. Coidere uma ecoomia a qual a fução de produção

Leia mais

ANÁLISE DE PONTES DE MADEIRA PROTENDIDAS TRANSVERSALMENTE FORMADAS POR VIGAS-T

ANÁLISE DE PONTES DE MADEIRA PROTENDIDAS TRANSVERSALMENTE FORMADAS POR VIGAS-T MADEIRA arquieura e egeharia ANÁLISE DE PONTES DE MADEIRA PROTENDIDAS TRANSVERSALMENTE FORMADAS POR VIGAST Volar º 6 arigo 3 Resumo Nívea Mara Pereira Alves 1 & Aoio Alves Dias 2 Nese rabalho é esudada

Leia mais

Testando a existência de efeitos lead-lag entre os mercados acionários norte-americano e brasileiro

Testando a existência de efeitos lead-lag entre os mercados acionários norte-americano e brasileiro SEGeT Simpósio de Excelêcia em Gesão e Tecologia 2 Tesado a exisêcia de efeios lead-lag ere os mercados acioários ore-americao e brasileiro Oávio Reiro de Medeiros Professor Tiular da Uiversidade de Brasília

Leia mais

DFS Série Discreta de Fourier DFT Transformada Discreta de Fourier Convolução Circular

DFS Série Discreta de Fourier DFT Transformada Discreta de Fourier Convolução Circular Sistemas de Processameto Digital Egeharia de Sistemas e Iformática Ficha 4 5/6 4º Ao/ º Semestre DFS Série Discreta de Fourier DFT Trasformada Discreta de Fourier Covolução Circular Para calcular a DFT,

Leia mais

Professor: Danilo Dacar

Professor: Danilo Dacar Progressão Ariméica e Progressão Geomérica. (Pucrj 0) Os números a x, a x e a x esão em PA. A soma dos números é igual a: a) 8 b) c) 7 d) e) 0. (Fuves 0) Dadas as sequências an n n, n n cn an an b, e b

Leia mais

Análise Complexa Resolução de alguns exercícios do capítulo 4

Análise Complexa Resolução de alguns exercícios do capítulo 4 Aálise Complexa Resolução de algus exercícios do capítulo 4. Caso de C0, 0, : Caso de C0,, + : Exercício º z z i i z + iz iz iz porque iz < i + z i +3 z. z z i i z + iz iz porque iz > iz i z 3 i 3 z..

Leia mais

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL Movimeno unidimensional 5 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL. Inrodução Denre os vários movimenos que iremos esudar, o movimeno unidimensional é o mais simples, já que odas as grandezas veoriais que descrevem o

Leia mais

SUCESSÕES E SÉRIES. Definição: Chama-se sucessão de números reais a qualquer f. r. v. r., cujo domínio é o conjunto dos números naturais IN, isto é,

SUCESSÕES E SÉRIES. Definição: Chama-se sucessão de números reais a qualquer f. r. v. r., cujo domínio é o conjunto dos números naturais IN, isto é, SUCESSÕES E SÉRIES Defiição: Chama-se sucessão de úmeros reais a qualquer f. r. v. r., cujo domíio é o cojuto dos úmeros aturais IN, isto é, u : IN IR u( ) = u Defiição: i) ( u ) IN é crescete IN, u u

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA AO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Silvio A. de Araujo Socorro Rangel

MATEMÁTICA APLICADA AO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Silvio A. de Araujo Socorro Rangel MAEMÁICA APLICADA AO PLANEJAMENO DA PRODUÇÃO E LOGÍSICA Silvio A. de Araujo Socorro Rangel saraujo@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br Apoio Financeiro: PROGRAMA Inrodução 1. Modelagem maemáica: conceios

Leia mais

Cap. 4 - Estimação por Intervalo

Cap. 4 - Estimação por Intervalo Cap. 4 - Estimação por Itervalo Amostragem e iferêcia estatística População: cosiste a totalidade das observações em que estamos iteressados. Nº de observações a população é deomiado tamaho=n. Amostra:

Leia mais

1 Distribuições Amostrais

1 Distribuições Amostrais 1 Distribuições Amostrais Ao retirarmos uma amostra aleatória de uma população e calcularmos a partir desta amostra qualquer quatidade, ecotramos a estatística, ou seja, chamaremos os valores calculados

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS E PRINCÍPIOS DE ESTATÍSTICA

CONCEITOS BÁSICOS E PRINCÍPIOS DE ESTATÍSTICA 1 CONCEITOS BÁSICOS E PRINCÍPIOS DE ESTATÍSTICA 1. Coceitos Básicos de Probabilidade Variável aleatória: é um úmero (ou vetor) determiado por uma resposta, isto é, uma fução defiida em potos do espaço

Leia mais

objetivo Exercícios Meta da aula Pré-requisitos

objetivo Exercícios Meta da aula Pré-requisitos Exercícios A U L A 6 Meta da aula Aplicar o formalismo quâtico estudado as Aulas a 5 deste módulo à resolução de um cojuto de exercícios. objetivo Esperamos que, após o térmio desta aula, você teha cosolidado

Leia mais

DETERMINANDO A SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA PARA AS DIFERENÇAS ENTRE MÉDIAS

DETERMINANDO A SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA PARA AS DIFERENÇAS ENTRE MÉDIAS DTRMINANDO A SIGNIFIÂNIA STATÍSTIA PARA AS DIFRNÇAS NTR MÉDIAS Ferado Lag da Silveira Istituto de Física - UFRGS lag@if.ufrgs.br O objetivo desse texto é apresetar através de exemplos uméricos como se

Leia mais

Capítulo II - Sucessões e Séries de Números Reais

Capítulo II - Sucessões e Séries de Números Reais Capítulo II - Sucessões e Séries de Números Reais 2 Séries de úmeros reais Sabemos bem o que sigifica u 1 + u 2 + + u p = p =1 e cohecemos as propriedades desta operação - comutatividade, associatividade,

Leia mais

Séquências e Séries Infinitas de Termos Constantes

Séquências e Séries Infinitas de Termos Constantes Capítulo Séquêcias e Séries Ifiitas de Termos Costates.. Itrodução Neste capítulo estamos iteressados em aalisar as séries ifiitas de termos costates. Etretato, para eteder as séries ifiitas devemos ates

Leia mais

Introdução ao Qui-Quadrado

Introdução ao Qui-Quadrado Técicas Laboratoriais de Física Lic. Física e g. Biomédica 007/08 Capítulo X Teste do Qui-quadrado, Itrodução ao qui-quadrado Defiição geral do qui-quadrado Graus de liberdade e reduzido abilidade do 66

Leia mais

TÓPICOS. Matriz inversa. Método de condensação. Matriz ortogonal. Propriedades da álgebra matricial.

TÓPICOS. Matriz inversa. Método de condensação. Matriz ortogonal. Propriedades da álgebra matricial. Note bem: a leitura destes apotametos ão dispesa de modo algum a leitura ateta da bibliografia pricipal da cadeira ÓPICOS Matriz iversa. U 6 Chama-se a ateção para a importâcia do trabalho pessoal a realizar

Leia mais

A finalidade de uma equação de regressão seria estimar valores de uma variável, com base em valores conhecidos da outra.

A finalidade de uma equação de regressão seria estimar valores de uma variável, com base em valores conhecidos da outra. Jaete Pereira Amador Itrodução A aálise de regressão tem por objetivo descrever através de um modelo matemático, a relação existete etre duas variáveis, a partir de observações dessas viráveis. A aálise

Leia mais

Números Complexos. David zavaleta Villanueva 1

Números Complexos. David zavaleta Villanueva 1 Material do miicurso a ser lecioado o III EREM-Mossoró-UERN UFRN - Uiversidade Federal do Rio Grade do Norte Edição N 0 outubro 011 Números Complexos David zavaleta Villaueva 1 1 CCET-UFRN, Natal, RN,

Leia mais