Programação Quadrática Aplicada à Teoria Moderna de Finanças

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação Quadrática Aplicada à Teoria Moderna de Finanças"

Transcrição

1 Pogamação Quadátca Alcada à Teoa Modea de Faça Fabo Slva Da Oetado: Eeto Julá Goldbeg Bg Reumo Dede meado de 95, etudoo de faça e de otmzação têm dedcado ua equa a um amo muto teeate da ecooma, cohecdo como Teoa Modea de Faça. O obetvo dete tabalho é detalha a ca cocluõe obevada elo etudoo deta teoa, ma ecamete com eeto à Teoa de Catea, cuo cal obetvo e delmta otfolo efcete com elação a co e etoo. Icamo o tabalho elcado coceto báco e a fote elação que há ete o etudo de otmzação, calmete Pogamação Não-Lea, e o etudo da Teoa de Catea. Aó to, uma foma de eolve efcetemete o oblema de faça é detalhada, a at do etudo de Makowtz (método da Lha Cítca), que foam aefeçoado e culmaam o método de Wolfe aa Pogamação Quadátca. Aeetamo também um etudo de cao, ode geamo otfolo efcete duate 4 mee, dvddo em mee ode o mecado fo de alta e mee ode o mecado fo de baa. Comaamo a efomace obtda atcado a getão atva oota ete tabalho com o eultado que ea obtdo o meo de uma getão ava da catea de açõe. Temamo o tabalho com uma aeetação da lmtaçõe dete modelo quadátco, aeetado etudo ecete aa o oblema do otfolo efcete e um oível modelo, também de Pogamação Não-Lea, que oa e utlzado aa obte uma vão teóca ma ealta do oblema do otfolo efcete.

2 Sumáo Defçõe Báca.. O Poblema Cláco de Faça.. Etededo o Poblema Método aa Reolve o Poblema Quadátco.. Fomulação de um Modelo Quadátco.. O Método de Wolfe.3. A Veão Paamétca.4. Alcaçõe do Modelo Quadátco.5. Um Etudo de Cao: Potfolo Efcete ão Realmete Efcete?.6. Lmtaçõe do Modelo Quadátco 3 Ameta de Potfolo 3.. Fomulação do Modelo 3.. Poíve Tema aa Pequa Futua Refeêca Bblogáfca

3 Caítulo Defçõe Báca.. O Poblema Cláco de Faça Um vetdo em atvo com co que detema qual é a combação do eu vetmeto (que doavate eá chamada de otfolo ou catea) que mamza a elação ete etoo e co do memo, obtedo uma combação que oua mao etoo oível o udade de co. No oo modelo, temo como dado do oblema um veto de etoo, ode cada comoete dete veto é o etoo eeado aa o atvo o hozote codeado: Além do, temo uma matz de covaâca como a decta a egu: Eta matz tem a oedade de e otva defda. O etoo eeado aa um otfolo comoto o título é, ode cada comoete do veto = (,,..., ) é o ecetual do ecuo que um vetdo ou alocado em cada atvo e o co dete memo otfolo é Cov. Po hótee, o vetdo á aloca todo o eu ecuo doíve o otfolo ecolhdo. Deta foma, como é eceáo acha uma elação ótma ete etoo e co, bata eolve o egute oblema de Pogamação ão Lea:.. ( ) =,..., Ode R f é o etoo de um atvo em co. Etem váo método de Pogamação ão Lea que odem e utlzado aa eolve ete oblema. Um dele ode e eumdo da egute foma. Vamo ubttu a etção a fução obetvo. Cume obeva que a ubttução que emo faze a egu ão fucoa aa qualque oblema de mamzação. Podeemo utlza aqu oque o tema de equaçõe dfeeca do oblema cotém equaçõe homogêea de gau zeo. Sea R = R. O oblema a eolve ode e ecto como a egu: f, Cov = f ma. a. ' R ' Cov. = f = = VARIANCIA( ) = COVARIANCIA(, )

4 ma θ = = ( R = = = f ) Paa eolvê-lo, bata acha o gadete da fução obetvo. No oto ode ete veto fo gual a zeo, teemo um oto de mámo, o o ovo oblema é etto e a eguda devada da fução obetvo é eme egatva. Ete fato é gaatdo ela etutua do oblema, cofome ovado em []. Ito é equvalete a eolve o egute tema de equaçõe leae: Ma é ovado em [] que, aa cada, a equação acma é equvalete a: ( w w w... w w ) R Com w... f = ( R ) f = = = = = dθ d =, Potato, eolve o tema de equaçõe dfeeca ooto ode e eduzdo a eolve um tema Cov. Z = R ode Z é um veto cua comoete Z k = wk e R é um veto cua comoete Rk = k R f. O últmo ao é eolve o tema achado Z e deo omalzado a olução ecotada (aa que a oma da comoete de ea gual a ), o Z é oocoal a... Etededo o Poblema O oblema ooto ode e eteddo aa e toa ma eal. Há váa eteõe oíve: Retção de caa: l u Icluão de dvea etçõe leae como: cocetação de atmôo, beta da catea, lqudez da açõe etecete à catea, dvded yeld, etc. Paametza a aveão ao co do vetdo. Deta foma o oo algotmo ão ó achaa a catea com o mao etoo oível o udade de co, ma também achaa, dado um ceto etoo, a catea que coegue tal etoo com o meo co oível. Ito também emta o deeho da Fotea Efcete de Makowtz, ou ea, o luga geométco da catea de mímo co.

5 O oblema eteddo odea e fomulado da egute maea: m Cov A = b.a. C d l u ' R Podeíamo ecota toda a oluçõe oíve dete oblema, aa todo o valoe de. Ito ea eolve um oblema quadátco aamétco, cuo algotmo fo calmete ooto o Hay Makowtz em 956 e fomalzado o Wolfe em 959. O algotmo utlzado ecebeu o ome de método de Wolfe. Seu etudo e mlemetação eão tema do ómo caítulo.

6 Caítulo Método aa Reolve o Poblema Quadátco.. Fomulação de um Modelo Quadátco O oblema modelado em.3. ode e eduzdo ao egute oblema de ogamação quadátca (QP):.. m. a. ' C ' I, I = { A b, } ode C é uma matz o e ou a egute oedade: ƒc é otva defda ƒete algum q R tal que = Cq. Além do, é um veto ode cada comoete ea o etoo do atvo meo o etoo de um atvo em co. A etçõe de gualdade oota em.3. odem e tocada o dua de degualdade equato que a etçõe de.3. que acetem um valo egatvo aa alguma comoete de odem e eduzda ao (QP) o meo de todução de vaáve atfca. Uma vez que a fução obetvo é quadátca e covea, aa eolve o (QP), eá eceáo acha uma olução que atfaça a codçõe de Kuh-Tucke aa o oblema. Eta codçõe ão eceáa e ufcete aa a otmaldade da olução ecotada. É oível mlemeta método baeado o Smle que eolvam ete oblema. Um dele fo ooto o Wolfe em [], com dua vaaçõe. Uma dela eolve o oblema aa um valo fo de (chamada de hot fom o atgo ogal) e a outa eolve o oblema de foma aamétca em (chamada de log fom o atgo ogal). Ete método eolvem o oblema (QP) em um úmeo fto de ao. Makowtz hava ooto um método de otmzação de uma fução quadátca com etçõe leae 3 ao ate de Wolfe, ete método é dfeete do ooto o Wolfe, ma ova-e que ambo geam a mema olução... O Método de Wolfe O método decto abao eolve o oblema aa qualque valo fo do aâmeto. O meo ao é toduz vetoe de folga ão egatvo R m, v defdo o: y = b A, v = C A' u, y R m ode u R é o veto de multlcadoe de Lagage. Um a de vaáve, v eá chamado de a comlemeta e o outo a de vaáve y, u eá chamado de a de vaáve comlemetae deta eteça.

7 Com eta otação a codçõe de Kuh-Tucke etecete ao modelo obecto ão da egute foma:.. (a), y, v, u (b) A y = b (c) C v A' u = (d) ' v y' u = Em [3] etá demotado o egute teoema: A ate, y de qualque olução aa a codçõe de Kuh-Tucke ão um vétce do egute oledo: Μ = {[ ', u' ] t.q. A b, C A' u,, u } Deta foma o oblema de ecota a olução de.. fca eduzdo ao oblema de ecota uma bae admível B da matz: A E D = C E A' b A bae é admível o fato de que B. A Neta matz D a colua -éma de (a vaável ) e a colua -éma de C (a E E vaável v ) ão devem e báca ao memo temo, e o memo e alca a e A' coeodete à vaáve y e u. Paa ete oóto ó toduzmo vaáve atfca em.. (c) de modo que uma bae cal atfcal odea e fomada em a colua e E, to é, em qualque A ' comoete de v ou y a bae. Etão.. (d) é gaatda o íco com v =, u =. A oedade de comlemetadade ' v y' u = eá eevada equato elma-e a vaáve atfca da bae, de modo que ó uca emtmo o a vaável comlemeta, v ou y, u aa toa-e báca. Deta maea a olução aa.. eá obtda quado a ate eolve... Aó a beve decção dada acma, odemo fomula um algotmo de Pogamação Quadátca como o decto a egu:

8 Fae. Reolva o egute oblema de ogamação lea:.. ma e' z.a. * * * D = b * * * com D [ A E E ], * * * y, A, E e b obtdo da egute foma: z * A, * e b Paa cada lha da matz A, A = ; A, e b < E, * * e b aa cada lha da matz E, E = ; E, e b < * e aa cada, b = b, edo que E é a matz detdade. tedo como olução factível cal * e bae cal D [ E ]. * b Cao. Sea o, y e z o vetoe ecotado a olução fal. Se e ' z etão ae o oblema é vável. Cao cotáo, vá aa a fae. Fae. Reolva o egute oblema de ogamação lea:..3 ma e' z.a. f f f D = b f * * f A E y * b com D f, f = v, b f = e também C E A' E u z f E, e ( C ) f E =, aa cada lha da matz E. E, e ( C ) < Sea D fm a bae fal da fae e C fm uma matz fomada ela colua de [ C ] * * coeodete à colua de [ A E E ] elecoada o D fm. Paa eolve o oblema da fae, tome como bae cal a matz:

9 B D C fm = f fm E cua olução factível cal coeodete eá:..4 z y v u = E f = = y = = ( C ) Reolva o oblema..3 elo método Smle, tedo como bae cal olução báca..4 alcado a egute etção aa etada a bae: B e ua eectva..5 Se v y u é báca etão v u y ão deve eta a bae. (Obeve que a olução..4 atfaz a codção..5.) Sem a etção de etada a bae, odemo te ceteza que quado o algotmo acma decto aa e z = (o o oblema..3 eceaamete tem olução ótma). Wolfe ovou em [] que memo com eta etção, ao fal do algotmo o valo ótmo de..3 eá e também ovou o egute teoema: O oblema.. ou olução ótma e I ão é vazo e a ate coeodete a da olução ótma de..3 ob a etção..5 é tal olução. Deta foma, elaboamo um modelo ma oftcado aa o oblema ooto o caítulo e aeetamo um método baeado o Smle aa olucoa-lo. O método aeetado eolve em um úmeo fto de ao o oblema.. aa um valo fo do aâmeto. Ito gfca que, dado um ceto ível de aveão ao co do vetdo ( é veamete oocoal à aveão ao co), dada a matz de covaâca e o veto de etoo aa cada atvo do mecado e dada a etçõe leae, odemo calcula qual a catea que ou melho elação ete etoo e co, cohecda a lteatua como otfolo efcete. Cotudo e o oo obetvo é obte todo o otfolo efcete, ou ea, obte toda a catea de mímo co ou mámo etoo, eá eceáo vaa o aâmeto de a. Ito ão aece e azoável, o além de e vável comutacoalmete (uma vez que o algotmo é baeado o Smle que tem o cao eoecal), e tetamo mlemete ecolhe oto abtaamete o tevalo que va de a etaemo coedo o co de

10 ão ecolhe o oto coeto, to é, ão ecolhe oto que aem uma fomação gfcatva. Paa eolve ete oblema, Wolfe oô o memo atgo uma vaação do algotmo de ogamação quadátca, chamado de log fom, que ecota de foma ma efcete uma olução aa qualque valo do aâmeto. A at de agoa, vamo etuda eta vaação..3. A Veão Paamétca Cofome obevado ateomete, a olução ecotada elo algotmo de otmzação de otfolo deeado deve: Te etoo mámo ( ) aa o eu ível de co e; Te co mímo ( Cov ) aa o eu ível de etoo. Além do, ea deal que o algotmo ecotae todo o otfolo de co mímo, o que ode e obtdo aametzado a aveão ao co do vetdo ( ). Já vmo que ão é efcete chama o algotmo váa veze aa cada valo do aâmeto. Deta foma, o algotmo aamétco deveá chama ua ota cal aea uma vez e deo acha qualque olução com aea ma um ao. Wolfe oô em ua log fom um algotmo baeado a aále de ebldade do Smle ode ele efomula o Poblema Quadátco Paamétco, tafomado-o em um oblema de Pogamação Lea e achado valoe cítco aa. Como é um oblema de Pogamação Lea, cada valo cítco de coeode a uma olução (chamada o Makowtz de catea de cato ) e aa qualque valo de ete do valoe cítco a olução coeodete a ete valo é uma combação covea da dua oluçõe cítca. Deta foma, o tabalho e eume em acha todo o valoe cítco de. Tedo uma vez ete valoe, acha qualque olução oível, ou ea, deeha toda a Fotea Efcete, toa-e tval. O algotmo ooto eolve um oblema quadátco aamétco da egute foma: m ' C '.3.. a. I, I = { A b, } E o algotmo ó acha valoe de. Não eá eceáa ehuma adatação o oblema ogal o ele e dêtco ao ooto o Wolfe. O algotmo de Pogamação Quadátca Paamétca, que também odemo chama de Fae do Método de Wolfe é o egute: Pao. Reolva o oblema.3. com =. Sea B a bae fal e, y, v, u, z a olução fal. Cao alguma colua coeodete a alguma comoete de z etea em B - ou ea, o vétce é degeeado e eta comoete vale cotue o algotmo até que ão haa ehuma comoete de z a bae. Pao. Fome o egute oblema de Pogamação Lea:.3. ma. a. M = b

11 .3.3 ode = = = b b u v y A E C E A M cua olução factível cal ea =,,,, u v y e ua bae B. Vá aa a fae do Smle com a etção..5. Pao 3. Se com a etção..5 ão há como dmu -, ou ea a olução ótma é a olução factível cal, etão ae! Não há olução aa.3. com. Pao 4. Se - ode e dmuído etão.3. é lmtado (ovado o Wolfe em []). Deta foma, a cada teação da teaçõe do Smle com a etção..5 obteemo uma olução,, ode..., edo que cada é o valo da fução obetvo a teação e é uma olução ótma do oblema.3. aa =. Além do, como.3. é lmtado, ao fal da teaçõe também teemo uma deção de cecmeto,,, u v y tal que ) ( u v y u v y é olução ótma aa. Am ( ) = com com ) ( é olução ótma de.3. aa qualque valo de..4. Alcaçõe do Modelo Quadátco Até agoa fo motada uma abodagem quadátca aa o oblema de otmzação de otfolo e uto com ela um método que eolvee o oblema quadátco e obtvee um otfolo de mímo co aa qualque ível de etoo oível de e atgdo, aametzado elo ecala. Eta fo uma da ca alcaçõe do modelo de ogamação quadátca. Além do, o couto de otfolo obtdo o meo do algotmo de Pogamação Quadátca Paamétca, é de motâca fudametal aa o amo de otmzação facea. A Fotea Efcete ocuada o Caítulo coeode ao luga geométco de todo o otfolo oíve de eem obtdo elo algotmo decto em.3.

12 Tedo a Fotea Efcete em mão, odemo etma qual é o otfolo ugedo aa qualque vetdo e tvemo em mão também uma outa fução, baeada em caacteítca ma tíeca do óo vetdo, que o quatfca o ível de atfação que ele tem ao faze um vetmeto dete a ootudade oíve. Eta fução tem o ome de fução de utldade do vetdo e eu aâmeto odem e um valo de etoo eeado, um valo de co ou até memo ambo. A eeão aa a fução utldade também ode vaa de acodo com o modelo eecfcado. Detalhe ma técco deta fução fogem do ecoo dete tabalho e odem e vto em [], [4] e [5]. Foam ooto dveo modelo aa otmzação da fução utldade. Um do modelo é uma alcação do ctéo quadátco etudado até agoa. l Sea U() a eeão da utldade em fução do etoo, o meo valo de etoo da u fotea obtda (ou ea, o valo de aa a olução de.3. com = ) e o mao etoo da fotea (ou ea, o valo de aa a olução de.3. com ). Se cohecemo U() aa um detemado vetdo, odeemo fomula o egute oblema:.4. ma U() l.a. u Em atcula, e U() fo uma fução quadátca (e ealmete é quado etudamo vetdoe com aveão cecete ao co), odemo eolve.4. elo Método de Wolfe. Uma outa aomação aa a fução utldade fo oota o Makowtz em [6]. Makowtz uou uma aomação quadátca da fução utldade aa gea um couto de otfolo ótmo o eaço etoo eeado co. A aomação é baeada a eaão em ée de Taylo de U em too do etoo eeado do otfolo. Am, aa um vetdo aveo ao co U ( R ) U ( ) U '( )( R ) U ''( )( R ) ode é o etoo eeado aa o otfolo (E( R )) e R é o etoo efetvamete obevado o eíodo. Se alcamo o oeado eeaça a equação acma, emo obte a egute gualdade: E[ U( R )] U ( ' ) U ''( ' ) A gualdade obtda e aemelha muto à fução oota ateomete. Na vedade é a mema. A utldade eeada do otfolo fo aomada o uma fução que ó deede do etoo eeado e da vaâca do otfolo. Am, um otfolo obtdo ela mamzação de uma fução ' o foece uma boa aomação aa a máma utldade eeada, aa todo o valoe de. Podemo cta como ma uma boa alcação do modelo de ogamação quadátca um oblema muto utlzado também a áea facea, ó que ma elacoado a fudo de vetmeto, bem detalhado em [9]. O oblema é muto aecdo com o ateo. Cohecdo como Aále de Etlo, tata-e de ecota uma combação de vetmeto em dfeete clae de atvo (o etlo de vetmeto), que coeoda a qual fo o etlo ealmete egudo elo admtado do fudo. Toa-e clao que eta clae devem e mutuamete ecluva (ou etaem bem óma dto) e devem eeeta todo o etlo oíve de eem egudo elo mecado. O obetvo da Aále de Etlo é obte coefcete emelhate ao de uma egeão ete o etoo do fudo e da clae, ode cada coefcete é o ecetual do total de vetmeto do fudo alocado em atvo da clae coeodete.

13 A dfeeça ete a Aále de Etlo e uma egeão comum edem em do fato. O meo é que temo etçõe. Uma etção lea, que é faze com que a oma do coefcete ea gual a, o am como o modelo de otmzação de otfolo, o hótee o vetdo aloca todo o eu ecuo doíve o otfolo e outa etção de otvdade, o é atcamete moível oea em oção vedda aa todo o atvo de uma detemada clae de vetmeto. O egudo fato é que ão deeamo mmza a oma do eo elevado ao quadado, ma m a vaâca do eo, o o obetvo deta aále é fe o mámo obe a eoção do fudo a vaaçõe o etoo da clae de atvo duate o eíodo etudado. Fca clao que, ete oto, um algotmo de ogamação quadátca é eceáo, uma vez que deeamo mmza uma fução quadátca e covea (a vaâca de uma oma) com etçõe leae. Temo am, ma uma alcação do método de Wolfe..5. Um Etudo de Cao: Potfolo Efcete ão Realmete Efcete? Vamo agoa alca toda a teoa aeetada a dado ea do mecado de cata baleo. Imlemetamo o algotmo em Vual Bac 5. (uma veão ddátca etá doível em htt:// e utlzamo a bae de dado do oftwae HSS Stock Maket - veão.3. A ée de eço do atvo etavam lve de dvdedo. O dado de etada aa o algotmo foam etmado como a egu. Paa obte eultado cotete, eolvemo faze 4 mulaçõe. Emegou-e como aâmeto báco a catea de mecado eeada aa um mê. A catea de mecado é o otfolo da fotea efcete que tem o mao valo aa o quocete defdo em.., e ode e obtdo achado o oto de tagêca ete o gáfco da fotea efcete e uma eta que aa elo oto coeodete ao atvo lve de co. A mulaçõe foam dvdda em do guo de mee, ode o meo guo coeodeu ao eíodo de Julho de 999 a Juho de, o qual a bola balea eteve em alta, e o egudo guo coeodeu ao eíodo de Outubo de a Setembo de, o qual a bola eteve em baa evdete. Paa gea o otfolo ugedo aa vetmeto em um detemado mê, foam utlzado dado mea aado em um hozote de doze mee e ão foam codeado quaque cuto de taação e/ou tbuto, além de e admt váldo coma açõe em qualque quatdade, cluve façõe. Paa cada etmatva, elecoava-e a 7 açõe que ouíem mao volume médo dáo de egóco e que tveem do egocada em elo meo da o hozote codeado. Paa etma o etoo eeado de cada atvo, meamete calculamo a como a méda geométca da taa mle de etoo do memo, defda como o quocete ete o eço da ação o tate t e o eu eço o tate t. Eta taa méda fo comota com uma taa equvalete ao gaho meal com dvdedo duate o doze mee utlzado. O valo obtdo meo um é o etoo eeado. Paa etma a matz de covaâca, foam utlzado como amota o êmo médo obe o atvo lve de co. O atvo lve de co fo o CDI-Ove dvulgado ela CETIP. O comotameto de cada otfolo obtdo fo comaado com o deemeho do ídce de mecado, codeado aa ete etudo como o IBOVESPA. Foam utlzado e ctéo de comaação ete o otfolo e o mecado. O meo foam o etoo e o co, defdo como o devo adão do etoo ecevo. Paa emo ma cteoo a avalação, toduzmo quato outo ctéo de comaação, edo um dele o beta do otfolo, ou ea, quato e eea que ocle o otfolo aa cada oclação utáa do etoo do mecado. É tval que o beta do IBOVESPA deveá e eme gual a. O beta ode e utlzado como

14 uma medda de eoção do otfolo a movmeto do mecado. A etatéga de getão atva deal deveá etão obte otfolo de beta bao duate o eíodo em que bola etve em baa e de beta alto aa o eíodo em que a bola etve em alta. Outo ctéo de comaação utlzado fo o Ídce de Shae. Ete ídce coeode ao quocete ete etoo ecevo e co, como defdo em... Pode e teeate clafca do otfolo o meo dete ídce, de foma que quato ma alto ea o eu valo melho é o otfolo, cotudo ete ídce ó e alca a otfolo com etoo ecevo mao do que zeo, do cotáo o cálculo ode gea cotêca. Ma um ctéo de comaação utlzado fo o Ídce de Teyo. Ete ídce coeode ao quocete ete etoo ecevo e beta. Am como o Ídce de Shae, ode e teeate clafca do otfolo o meo dete ídce, de foma que quato ma alto ea o eu valo melho é o otfolo, cotudo ete ídce ó e alca a otfolo com beta mao do que zeo, do cotáo ete cálculo também ode gea cotêca. Am, o últmo ctéo de comaação ete otfolo fo o RAP (Rk Aduted Pefomace) de Modgla, que coeode a quato ea o etoo de um otfolo e eu co foe autado ao co do ídce de mecado. É tval que o RAP do ídce de mecado é eu óo etoo. A Tabela e motam qual fo a comoção do otfolo ugedo elo método aa cada um do doze mee de alta e aa cada um do doze mee de baa. Cada colua coeode ao otfolo ecolhdo aa eu eectvo mê. Na tabela 3 e 4 etão detalhada a mea doze lha o etoo mea de cada oção de vetmeto e a lha abao o dcadoe de deemeho do memo, edo cada colua coeodete a uma oção de vetmeto. Na fgua e temo um gáfco comaatvo de etoo ete a oçõe de vetmeto doíve, coeodete a quato tea vaado um eal alcado em cada uma da oçõe. Podemo ve com claeza que uma etatéga de getão baeada o ctéo de Makowtz, otmzada elo Método de Wolfe, teve uma efomace muto ueo à do mecado, tato o eíodo de alta como o eíodo de baa. Em ambo o eíodo odemo ota que o otfolo geado elo algotmo tveam etoo médo, ídce de Shae e ídce de Teyo cotetemete ueoe ao do mecado. Além do, emboa em ambo o eíodo o co do otfolo geado elo algotmo foe levemete mao (a at da 3.ª caa decmal), a efomace autada ao co fo bem ueo à do mecado.

15 Além do, fo otado que o beta da etatéga geada fo mao o eíodo de alta, tedo caído codeavelmete o eíodo de baa, o que cofma o ateomete falado obe uma eoção ótma a co de mecado. Podemo ota que memo duate o eíodo de baa etudado, equato a bola acumulava eda de 9,39% o meo mee, a getão atva baeada o algotmo acumulava gaho de 8,%. Ete gaho ó foam dado o mê de etembo de, que fo catatófco aa o mecado de eda vaável devdo ao ataque teota ao Etado Udo, ma ada am a etatéga oota veceu o mecado em 8,84% em um ao. Duate o eíodo de alta a etatéga oota veceu o mecado em 4,9% em um ao. Sem ehuma omba de dúvda, ete eultado ão ão deezíve. ul/99 ago/99 et/99 out/99 ov/99 dez/99 a/ fev/ ma/ ab/ ma/ u/ BBAS4,344,8738 BOBR4,575,5 BRHA4,96,368,397 CBEE3,947 CEEB3,5598,7757 COGU4,8 CPSL3,783 CRUZ3,76,34866,388,4774,3473 CSNA3,95,93,,5,687 ELAT3,984 ELET3,35,785 EMBR3,79 EMBR4,4468,94,883,95,945,794 GETI4,66 ICPI4,34 ITAU4,438,8987 KLAB4,774,354,486 LAME4,87 LIGH3,75,5 OSAO4,744 PCAR4,396,8,9,85 PRGA4,749,8394,83,37,4796,985,3756 PTIP4,764,34,75,765 SOES4,,466,3448,447,8734 TCOC3,368,349 TCSP3,39,64,368,8,78,588 TEPR4,999,984,5655,746 TLPP3,44 TMCP4,5365,955,35,795,6,6 TNLP3,373 TSEP3,739 USIM5,6,3,3688,37 VALE3,867,73,5 VALE5,638,36,353 Tabela Comoção do otfolo efcete aa o eíodo de ul/999 a u/. Eaço em baco deotam vetmeto ulo.

16 out/ ov/ dez/ a/ fev/ ma/ ab/ ma/ u/ ul/ ago/ et/ AMBV3,685,8,8488 AMBV4,8,6977 BBDC3,7347,467 BRDT4,34,737,4747 CBEE3,567 CESP4,9,536,55,434,73,94 CGAS4,3965 CNFB4,3736 CPNE5,577 CPSL3,67,773,653,44 CRUZ3,65 CSNA3,734 CSTB4,859 EMBR4,767,448,78,9399,8,33,4,447,55,47 GETI4,6,974,436,3375,35496,953,668,577,933 GRSU3,3673,63,3835,3994,46 ITAU3,4973,9895,6664,439,645,559,33,78 KLAB4,674,4659,939 LIGHT3,447 PCAR4,6465 PRGA4,899 PTIP4,457 TCOC3,366,945,35836,554,664,585,74 TERJ4,8 TMGR6,853,89,3775,583 TSPP3,37 USIM5,55,888 VALE3,4 Tabela Comoção do otfolo efcete aa o eíodo de out/ a et/. Eaço em baco deotam vetmeto ulo. IBVSP CARTEIRA CDI IBVSP CARTEIRA CDI ul/99 -,93% -8,988%,66% out/ -6,66% -6,39%,8% ago/99,78% 9,95%,64% ov/ -,68% -3,66%,6% et/99 5,3% 8,49%,399% dez/ 4,84% 8,67%,35% out/99 5,348%,839%,73% a/ 5,84% 5,57%,3% ov/99 7,76% 8,8%,34% fev/ -,78% -3,47%,9% dez/99 4,46% 5,773%,58% ma/ -9,44%,79%,48% a/ -4,3% -,396%,37% ab/ 3,38% -,97%,79% fev/ 7,76% -,465%,44% ma/ -,797% -3,83%,7% ma/,96% 3,84%,44% u/ -,64%,386%,69% ab/ -,8% -,57%,93% ul/ -5,59% -,843%,43% ma/ -3,739% -3,773%,486% ago/ -6,645% -6,9%,6% u/,84% 4,6%,387% et/ -7,73% -,739%,33% ACUM. 43,876% 58,777% 8,573% ACUM. -33,3% -4,393% 6,6% RET. MEDIO 3,593% 4,465%,43% RET. MEDIO -,858% -,87%,64% PR. MEDIO,63% 3,35%,% PR. MEDIO -4,% -,7%,% RISCO,397%,68%,% RISCO 9,68% 9,856%,% BETA,, BETA,,594 SHARPE,844,84785 SHARPE -,4898 -, TREYNOR,63% 3,38% TREYNOR -4,% -3,495% RAP 3,593% 4,59% RAP -,858% -,4% Tabela 3 Comaação do etoo ete ul/99 e u/ Tabela 4 Comaação do etoo ete out/ e et/

17 .6. Lmtaçõe do Modelo Quadátco A aomação quadátca da eaão da fução utldade em ée de otêca toa o modelo ma fácl de e alcado, cotudo é ma lmtada, o ão etá codeado mometo etatítco de odem ma alta, como a ameta e a cutoe. Ito ode e uotado ela hótee de que o etoo do mecado eam..d., o que o coeqüêca do teoema do lmte cetal, geaa uma dtbução omal aa o etoo de um atvo com co. Uma vez que o etoo de atvo com co ouem dtbução omal, ua ameta é ula e eu eceo de cutoe também, o que toa útl o etudo de mometo etatítco de odem ma alta. Cotudo é um fato bem cohecdo que a dtbução do etoo de um atvo com co ão egue de fato uma dtbução omal, de foma que aa algu cao deeza ete mometo de odem ueo ão dá uma boa aomação aa a utldade. Um eemlo ode e fomulado da egute maea: Aó etudo de mecado, coclu-e que o etoo eeado de um atvo é de % e o eu co é de 3,5%. Ito gfcaa dze que, aumdo omaldade o etoo, em aomadamete 67% do cao o etoo dete atvo etaa ete 6,5% e 3,5%. Todava e eta dtbução ão fo omal, oudo um detemado gau de ameta, a vedade o tevalo de cofaça utlzado a feêca ateo ão gfcaa ma 67% do cao. Em atcula, e a ameta fo otva, um tevalo de cofaça que comece a at do oto 6,5% e clua o memo 67% do cao coteá valoe maoe que 3,5% edo, o eemlo, o tevalo ete 6,5% e 4,5% como lutado a Fgua 4. Ma catatófco eá cao a ameta ão ea levada em cota ma ela eta e ea egatva. Neta tuação, o hotétco tevalo de 67% do cao a at de 6,5% odea eta ete 6,5% e %, como a fgua 5, o que faz a oa evõe que aecam e lógca a vedade eem otmta dema. Quato mao fo, em módulo o valo do coefcete de ameta da dtbução de etoo, ma faco eá o coceto de vaâca e covaâca como medda de co de um vetmeto. Itutvamete, cocluímo que uma boa aomação da fução utldade deve leva em cota a ameta e teta mamza-la. Além do, há etudo que afmam que memo o atvo ouam dtbução omal, etatéga dâmca de coma e veda odem gea dtbuçõe gfcatvamete amétca. Nete tabalho aea falamo de atvo fudameta, ma ode-e deea clu devatvo o meo do atvo com co com o qua deeamo tabalha. Nete oto, é bem cohecdo que devatvo eguem uma dtbução de etoo altamete amétca, uma vez que o eço de um devatvo o da do vecmeto é elcado ela combação ete uma fução cotate gual a zeo aa valoe abao de um oto e lea a at do valoe acma dete oto. Am, o modelo quadátco toa-e vável aa a cluão de devatvo o modelo de otmzação de otfolo. Além do, o modelo de otmzação ooto acma foece uma olução aa omete um eíodo, em leva em codeação utldade eeada aa eíodo oteoe. Atualmete também ão tema de outa equa algotmo de ogamação etocátca que codeem a fução obetvo do oblema a e eolvdo ão ma como uma fução de um ó eíodo, ma m uma fução cua vaáve ão detemada o oceo etocátco e deea e mamza a utldade aa o eíodo egute omada com a utldade eeada aa o dveo outo eíodo. Eta utldade eeada odea e etmada o meo de uma ávoe que deceva o ceáo oíve de ocoeem oteomete, cotedo também a obabldade deta ocoêca. Etudo ma avaçado em ogamação etocátca fogem do ecoo dete tabalho.

18 Fg. 3 Dtbução omal com méda e devo adão 3,5. Fg. 4 Dtbução com ameta otva, méda e devo adão 3,5. Em lha otlhada uma dtbução omal de mema méda e devo adão. Fg. 5 Dtbução com ameta egatva, méda e devo adão 3,5. Em lha otlhada uma dtbução omal de mema méda e devo adão. Uma outa lmtação do modelo etudado até agoa é que etçõe leae têm meo ode do que etçõe ão leae. Modelo ão leae ão ma gea e emt etçõe obe fatoe ão leae odea equece ada ma o modelo e dea-lo ma ómo da ealdade. Po fm, há etudo que egam o comleto a hótee de que o mecado é omal ou memo ómo do e atem aa etudo de modelo dâmco ão leae com memóa loga e valoe etemo. Madelbot oô em [] uma foma de aala a ée de etoo como uma dtbução factal, de modo que a vão de co o meo de uma matz de covaâca é totalmete cotaada. To Vaga oô em [] a Hótee do Mecado Coeete, ode a dtbução obablítca do etoo muda damcamete com o temo baeada em uma fução que também fo utlzada o Ig aa modela o feomagetmo. Eta ão võe do mecado totalmete dfeete da uua, ma ão meo omoa.

19 Caítulo 3 Ameta de Potfolo 3.. Fomulação do Modelo Recatulado, um vetdo deea mamza o valo eeado de uma fução utldade U(R), ode R é o etoo eeado do otfolo. O eultado obtdo até agoa ão baeado a eaão da ée de Taylo deta fução até a ua eguda devada, o que gea aa fução obetvo, ao uamo o oeado Eeaça, algo em fução do do meo mometo ceta da vaável aleatóa em quetão, que é o etoo do otfolo. Agoa, vamo etede o eultado obtdo, cludo a fução obetvo o teceo mometo cetal, que é a ameta do etoo do otfolo em elação ao eu meo mometo. Paa um otfolo fomado o atvo com co, o tê meo mometo do etoo do otfolo ( R ) ão dado o: com R m 3 = E[ = E = E R ] = = ( R R ) R [ ] = = = 3 [( R R ) ] = = = k = k m k R = etoo eeado do atvo = covaâca ete o etoo de e (aa = é a vaâca do etoo) m k = co-ameta ete o etoo de, e k, defda como o teceo mometo cetal ão omalzado. Am, aa um vetdo aveo ao co, a utldade eeada de um otfolo eá: U ''( R ) E! U ''( R ) U '''( R ) m U ( R ) 6 [ ( R )] E[ U ( R )] E U 3 [( R R ) ] U '''( R ) E[ ( R R ) ] Deta foma, mamza a utldade eeada aa um vetdo aveo ao co é eolve: 3 3!

20 3.. m. a. ' ' Cov. α = = k = I, I = { A b, l u} k m k ode α é um aâmeto aa o egudo gau de lbedade dete ovo oblema, a efeêca o ameta do vetdo. Obeve que vaado multaeamete o aâmeto e α, emo obte uma uefíce efcete o eaço tdmeoal co etoo ameta. 3.. Cocluõe e Eteõe aa Pequa Futua Vmo o caítulo ateo uma decção do modelo quadátco ooto o Makowtz. Ete modelo aeetou uma boa efomace com elação ao mecado. Todava vmo que uma aomação quadátca ó é boa quado o mecado egue omaldade. Há evdêca de que o mecado egue um movmeto dâmco, edo omal duate algu eíodo e ão o edo em outo. Deta foma, oomo um ovo modelo ode o teceo mometo é toduzdo, e a efeêca do vetdo o ameta é levada em cota. Paa ete ovo modelo ugem ova dúvda: Qual é o método ma efcete aa eolvê-lo? Sea o método do gadete? Metodologa aa obteção da uefíce efcete: é ealmete eceáo eolve aa todo o aâmeto ou é oível modela a codçõe de otmaldade dete oblema aa um ovo oblema lea ou quadátco aamétco, e obte valoe cítco do aâmeto e otato toda a uefíce? Emboa o oblema oua do gau de lbedade, ete alguma elação ete ele? É oível modela o oblema uado um ó aâmeto? Eta e outa dúvda que ovavelmete ugão ão um camo aa equa muto vato e ada ouco eloado. Eclaece-la é uma taefa dfícl, todava, uma vez eecutada, geaá um gade acécmo à teoa atual, calmete o tocate a otfolo efcete cludo oçõe, uma vez que o atual modelo quadátco ão dá uote algum aa ete cao. Além do, um gade camo de equa etá abeto aa alcaçõe de modelo altamete ão leae o mecado faceo, como Facta, Teoa do Cao e Teoa de Valoe Etemo. Muto tabalho ada etá aa e feto.

21 Refeêca Bblogáfca [] E. J. Elto & M. J. Gube. Mode Potfolo Theoy ad Ivetmet Aaly. Joh Wley & So Ic, 99 [] P. Wolfe. The Smle Method fo Quadatc Pogammg. Ecoometca 7 (959), [3] B. Mato. Nolea Pogammg Theoy ad Method. Noth-Hollad Publhg Comay, 975 [4] C. Dude. Potfolo Efcete Icludo Oçõe. Detação de Metado, Ittuto de Matemátca e Etatítca Uvedade de São Paulo, 998 [5] M. Fedma & L. J. Savage. The Utlty Aaly of Choce Ivolvg Rk. Joual of Poltcal Ecoomy (Augut/948), [6] H. Levy & H. M. Makowtz. Aomatg Eected Utlty by a Fucto of Mea ad Vaace. The Ameca Ecoomc Revew 69 (Jue/979) [7] J. M. Ste, C. A. B. Peea, C. O. Rbeo, C. Dude, F. Nakao & M. Lauetto. Otmzação e Poceo Etocátco Alcado à Ecooma e Faça. IME-USP [8] R. Dofma, P. Samuelo & R. Solow. Lea Pogammg & Ecoomc Aaly. McGaw-Hll, 958 [9] W. F. Shae. Aet Allocato: Maagemet Style & Pefomace Meauemet The Joual of Potfolo Maagemet (Wte 99),. 7-9 [] J. Alda. Potfolo Pefomace Evaluato. Detação de Metado, Ittut fü Betebwtchaftlehe - Uvetät We, [] T. Vaga. "The Coheet Maket Hyote", Facal Aalyt Joual, Dec/Ja 99 [] B. B. Madelbot. Factal ad Scalg Face, 997

Problemas de Valor de Contorno para Equações Diferenciais Ordinárias

Problemas de Valor de Contorno para Equações Diferenciais Ordinárias EQE-358 MÉTODOS NUMÉICOS EM ENGENHI QUÍMIC OFS. EVISTO E GIMIO Caítlo 9 oblema de Valo de Cotoo aa Eqaçõe Dfeea Odáa Codee o eemlo ltatvo da dfão-eação em ma atíla atalíta eféa e ooa: Balaço de maa: etado

Leia mais

Módulo: Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal. Somas de elementos em Linhas, Colunas e Diagonais do Triângulo de Pascal. 2 ano do E.M.

Módulo: Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal. Somas de elementos em Linhas, Colunas e Diagonais do Triângulo de Pascal. 2 ano do E.M. Módulo: Bômo de Newto e o Tâgulo de Pascal Somas de elemetos em Lhas, Coluas e Dagoas do Tâgulo de Pascal ao do EM Módulo: Bômo de Newto e o Tâgulo de Pascal Somas de elemetos em Lhas, Coluas e Dagoas

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 178 MAIO 1991 O ÍNDICE DE VARIAÇÃO, UM SUBSTITUTO VANTAJOSO DO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO

CIRCULAR TÉCNICA N o 178 MAIO 1991 O ÍNDICE DE VARIAÇÃO, UM SUBSTITUTO VANTAJOSO DO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO ISSN 0100-3453 CIRCULAR TÉCNICA N o 178 MAIO 1991 O ÍNDICE DE VARIAÇÃO, UM SUBSTITUTO VANTAJOSO DO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO INTRODUÇÃO Fedeco Pmentel Gome * Chama-e coefcente de vaação () de um expemento

Leia mais

Sobre a classe de diferenciabilidade de quocientes de polinômios homogêneos.

Sobre a classe de diferenciabilidade de quocientes de polinômios homogêneos. Uvesdade Regoal do Ca - URCA CADERNO DE CULTURA E CIÊNCIA VOLUME Nº - 008 IN 980-586 obe a classe de dfeecabldade de quocetes de polômos homogêeos About the Dffeetablty Class of the Quotet of Homogeeous

Leia mais

Unidade XI Análise de correlação e regressão

Unidade XI Análise de correlação e regressão Uvedade Fedeal do Ro Gade Iuo de Maemáca, Eaíca e Fíca Dcpla Pobabldade e Eaíca Aplcada à Egehaa CÓDIGO: Iodução Poceo de quema de maa ceâmca de pavmeo Udade XI Aále de coelação e egeão Vvae Lee Da de

Leia mais

Análise de Dados e Probabilidade B Exame Final 2ª Época

Análise de Dados e Probabilidade B Exame Final 2ª Época Aálse de Dados e obabldade B Eame Fal ª Éoca Claa Cosa Duae Daa: / /7 Cáa Feades Duação: hm edo Chaves MORTATE: Esceva o ome e úmeo o cmo de cada folha Resoda a cada guo em folhas seaadas, caso ão esoda

Leia mais

Aluno(a): Professor: Chiquinho

Aluno(a): Professor: Chiquinho Aluo(a): Pofesso: Chquho Estatístca Básca É a cêca que tem po objetvo oeta a coleta, o esumo, a apesetação, a aálse e a tepetação de dados. População e amosta - População é um cojuto de sees com uma dada

Leia mais

MODELOS DE REGRESSÃO NÃO LINEARES

MODELOS DE REGRESSÃO NÃO LINEARES M. Mede de Olvera Excerto da ota peoa obre: MODELOS DE REGRESSÃO NÃO LINEARES Obervação No modelo de regreão dto leare, a varável depedete é exprea como fução lear do coefcete de regreão. É rrelevate,

Leia mais

Cinemática Direta. 4 o Engenharia de Controle e Automação FACIT / Prof. Maurílio J. Inácio

Cinemática Direta. 4 o Engenharia de Controle e Automação FACIT / Prof. Maurílio J. Inácio Cnemáta Deta 4 o Engenhaa de Contole e Automação FACI / 9 Pof. Mauílo J. Ináo Cnemáta Deta Cnemáta do manpulado Cnemáta é êna que tata o movmento em ondea a foça que o auam. Na nemáta ão etudado: poçõe,

Leia mais

13 ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS E DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL

13 ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS E DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL 3 ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS E DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL Como vto em amotragem o prmero bmetre, etem fatore que fazem com que a obervação de toda uma população em uma pequa eja mpratcável, muta veze em vrtude

Leia mais

= n. Observando a fórmula para a variância, vemos que ela pode ser escrita como, i 2

= n. Observando a fórmula para a variância, vemos que ela pode ser escrita como, i 2 Etatítca II Atoo Roque Aula 4 O Coefcete de Correlação de Pearo O coefcete de correlação de Pearo é baeado a déa de varâca, dada o curo de Etatítca I Como vto aquele curo, quado temo uma amotra compota

Leia mais

Grande Conjuntos de Dados. Organização; Resumo; Apresentação. Amostra ou População. Defeitos em uma linha de produção

Grande Conjuntos de Dados. Organização; Resumo; Apresentação. Amostra ou População. Defeitos em uma linha de produção Prof. Lorí Val, Dr. val@pucr.br http://www.pucr.br/~val/ Grade Cojuto de Dado Orgazação; Reumo; Apreetação. Amotra ou População Defeto em uma lha de produção Lacado Deeho Torto Deeho Torto Lacado Torto

Leia mais

Algoritmia e Programação APROG. Modularidade. Algoritmia e Java. Nelson Freire (ISEP DEI-APROG 2012/13) 1/29

Algoritmia e Programação APROG. Modularidade. Algoritmia e Java. Nelson Freire (ISEP DEI-APROG 2012/13) 1/29 APROG Algotma e Pogamação Moduladade Algotma e Java Nelo Fee (ISEP DEI-APROG 01/1) 1/9 Moduladade Sumáo Itodução Noção de Moduladade Eecução de Pogama Modula Motvaçõe paa Ua Foma de Comucação ete Módulo

Leia mais

Escola Secundária de Jácome Ratton

Escola Secundária de Jácome Ratton Ecola Secudára de Jácome Ratto Ao Lectvo / Matemátca Aplcada à Cêca Soca Na Ecola Secudára do Suceo aualmete é premado o aluo que tver melhor méda a ua clafcaçõe a dferete dcpla. No ao lectvo 9/, o do

Leia mais

Estatística 15 - Comparação entre Duas Populações

Estatística 15 - Comparação entre Duas Populações Etatítca 5 - Comaração etre Da Polaçõe 5- Comaração de Méda de Da Polaçõe µ Méda da olação µ Méda da olação Tete µ - µ µ - µ > µ - µ µ - µ < µ - µ µ - µ. Dado Emarelhado EemloVte cobaa bmetda drate ma

Leia mais

Introdução ao Estudo do Problema de n-corpos.

Introdução ao Estudo do Problema de n-corpos. Ittuto de Cêca Eata - Uvedade Fedeal de Itajubá Agoto de 6. Relatóo de Icação Cetífca Itodução ao Etudo do Poblea de -coo. Atoo Calo Feade (Bolta do PIBIC CNPq Oetado: Lu Feado de Oóo ello Guo: Teoa Qualtatva

Leia mais

Equivalências em modelos MOLP-DEA que fornecem bechmarks para unidades ineficientes o modelo MORO-D-R

Equivalências em modelos MOLP-DEA que fornecem bechmarks para unidades ineficientes o modelo MORO-D-R INGEPRO Iovação, Getão e Podução Maço de, vol., o. 3 ISSN 984-693 www.gepo.com.b Equvalêca em modelo MOLP-DEA que foecem bechmak paa udade efcete o modelo MORO-D-R Slvo Fgueedo Gome Júo (UFF) João Calo

Leia mais

Organização de dados -Dados não agrupados n. Mediana:

Organização de dados -Dados não agrupados n. Mediana: Orgazação de dado -Dado ão agruado Medaa: Poto de ocoameto: Méda: Moda: valor que ocorre com maor freqüêca Méda de Itervalo: + m max + Quartl: (ara j, ou 3) j( +) Poto de ocoameto: 4 Méda da Juta: Q +

Leia mais

Palavras-chaves: flow shop permutacional, setup dependente, regras de prioridade

Palavras-chaves: flow shop permutacional, setup dependente, regras de prioridade XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Matudade e deafo da Egehaa de Podução: comettvdade da emea, codçõe de tabalho, meo ambete. São Calo, SP, Bal, 2 a5 de outubo de 2. ANÁLISE DE DESEMPENHO

Leia mais

1 - CORRELAÇÃO LINEAR SIMPLES rxy

1 - CORRELAÇÃO LINEAR SIMPLES rxy 1 - CORRELAÇÃO LINEAR IMPLE Em pesquisas, feqüetemete, pocua-se veifica se existe elação ete duas ou mais vaiáveis, isto é, sabe se as alteações sofidas po uma das vaiáveis são acompahadas po alteações

Leia mais

CAPÍTULO 2 DINÂMICA DA PARTÍCULA: FORÇA E ACELERAÇÃO

CAPÍTULO 2 DINÂMICA DA PARTÍCULA: FORÇA E ACELERAÇÃO 13 CAPÍTULO 2 DINÂMICA DA PATÍCULA: OÇA E ACELEAÇÃO Nese capíulo seá aalsada a le de Newo a sua foma dfeecal, aplcada ao movmeo de paículas. Nesa foma a foça esulae das foças aplcadas uma paícula esá elacoada

Leia mais

APLICAÇÃO DE TÉCNICAS PROBABILÍSTICAS ÀS TARIFAS DE USO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO. Djalma M. Falcão COPPE/UFRJ

APLICAÇÃO DE TÉCNICAS PROBABILÍSTICAS ÀS TARIFAS DE USO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO. Djalma M. Falcão COPPE/UFRJ GPL/026 2 a 26 de Outubo de 200 Campas - São Paulo - Basl GRUPO VII PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS PROBABILÍSTICAS ÀS TARIFAS DE USO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO Yu S.B. Wllmesdof

Leia mais

16 - PROBLEMA DO TRANSPORTE

16 - PROBLEMA DO TRANSPORTE Prof. Volr Wlhel UFPR TP05 Pesqusa Operacoal 6 - PROBLEMA DO TRANSPORTE Vsa zar o custo total do trasporte ecessáro para abastecer cetros cosudores (destos) a partr de cetros forecedores (orges) a, a,...,

Leia mais

Ajuste de curvas por quadrados mínimos lineares

Ajuste de curvas por quadrados mínimos lineares juste de cuvs o quddos mímos lees Fele eodo de gu e Wdele Iocêco oe Júo Egeh de s o. Peíodo Pofesso: ode Josué Bezue Dscl: Geomet lítc e Álgeb e. Itodução Utlzmos este método qudo temos um dstbução de

Leia mais

Para duas variáveis aleatórias X e Y define-se Função Distribuição Cumulativa CDF F XY (x,y)

Para duas variáveis aleatórias X e Y define-se Função Distribuição Cumulativa CDF F XY (x,y) Vaáves Aleatóas (contnuação) Po. Waldec Peella Dstbução Conunta: po: Paa duas vaáves aleatóas e dene-se Função Dstbução Cuulatva CDF F (,y) P ( e y ) = F (,y ) e a Função Densdade de Pobabldade de Pobabldade

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Poceamento de Imagen By Vania V. Etela UFF-TELECOM, Joaquim T. de AiIPRJ-UERJ Técnica de Modificação de Hitogama O hitogama de uma imagem, que é uma oiedade do conteúdo da infomação contida na mema, é

Leia mais

ESPAÇO VETORIAL REAL DE DIMENSÃO FINITA

ESPAÇO VETORIAL REAL DE DIMENSÃO FINITA EPÇO ETORIL REL DE DIMENÃO FINIT Defnção ejam um conjuno não ao o conjuno do númeo ea R e dua opeaçõe bnáa adção e mulplcação po ecala : : R u a u a é um Epaço eoal obe R ou Epaço eoal Real ou um R-epaço

Leia mais

Matemática. 8 o ano. Caderno 1

Matemática. 8 o ano. Caderno 1 Matemática 8 o ano adeno 1 Módulo 1 1 Em elação ao infogáfico apeentado a egui, eponda ao que e pede. Fonte: Folha de S.Paulo, 6, 9 ma. 2014. a) Qual é a fonte da pequia? b) Qual é o aunto cental dee infogáfico?

Leia mais

Breve Revisão de Cálculo Vetorial

Breve Revisão de Cálculo Vetorial Beve Revsão de Cálculo Vetoal 1 1. Opeações com vetoes Dados os vetoes A = A + A j + A k e B = B + B j + B k, dene-se: Poduto escala ente os vetoes A e B A B A B Daí, cos A AB cos A B B A A B B AB A B

Leia mais

CAPÍTULO 5. Dedução Natural

CAPÍTULO 5. Dedução Natural CAPÍTULO 5. Dedução Natual Iniciamo ete caítulo com a eguinte egunta: O ue é a dedução natual? É o oceo aa etabelece de maneia igooa a validade do agumento, deivando a concluão do agumento a ati da emia

Leia mais

DINÂMICA DOS SISTEMAS DE PARTÍCULAS E DOS CORPOS RÍGIDOS

DINÂMICA DOS SISTEMAS DE PARTÍCULAS E DOS CORPOS RÍGIDOS DNÂCA DS SSTEAS DE ARTÍCUAS E DS CRS RÍDS. Cabta Neves Setembo de 005 Ídce ometo lea de um sstema de atículas... 3 Teoema do movmeto do ceto de massa... 3 3 cío da Cosevação do ometo ea... 6 4 cío do Tabalho-Eega

Leia mais

Forma padrão do modelo de Programação Linear

Forma padrão do modelo de Programação Linear POGAMAÇÃO LINEA. Forma Padrão do Modelo de Programação Lear 2. elações de Equvalêca 3. Suposções da Programação Lear 4. Eemplos de Modelos de PPL 5. Suposções da Programação Lear 6. Solução Gráfca e Iterpretação

Leia mais

EAD Métodos Estatísticos de Projeção

EAD Métodos Estatísticos de Projeção EAD 655 - Método Etatítco de Projeção Prof. Cear Aleadre de Souza 2º. Semetre - 207 Modelagem Quattatva em Admtração Na admtração, a matemátca e a etatítca cotrbuem para a cração de modelo para auílo a

Leia mais

A Base Termodinâmica da Pressão Osmótica

A Base Termodinâmica da Pressão Osmótica 59087 Bofísca II FFCLRP P Pof. Atôo Roque Aula 7 A Base emodâmca da Pessão Osmótca Elemetos de emodâmca As les báscas da temodâmca dzem espeto à covesão de eega de uma foma em outa e à tasfeêca de eega

Leia mais

CAP. V AJUSTE DE CURVAS PELO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS

CAP. V AJUSTE DE CURVAS PELO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS CAP. V AJUSTE DE CURVAS PELO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS No caítulo ateror estudamos uma forma de ldar com fuções matemátcas defdas or taelas de valores. Frequetemete, estas taelas são otdas com ase em

Leia mais

Credenciada e Autorizada pelo MEC, Portaria n. o. 644 de 28 de março de 2001 Publicado no D.O.U. em 02/04/2001

Credenciada e Autorizada pelo MEC, Portaria n. o. 644 de 28 de março de 2001 Publicado no D.O.U. em 02/04/2001 Ceecaa e Autozaa pelo MEC, Potaa. o. 644 e 8 e maço e 00 Publcao o D.O.U. em 0/04/00 ESTATÍSTICA Pelo Poesso Gealo Pacheco A Estatístca é uma pate a Matemátca Aplcaa que oece métoos paa coleta, ogazação,

Leia mais

i CC gerador tg = P U = U.i o i i r.i 0 i CC i i i

i CC gerador tg = P U = U.i o i i r.i 0 i CC i i i GEDO ELÉTIO "Levao-se em cota a esstêca tea o geao, pecebemos que a p ete os temas é meo o que a foça eletomotz (fem), evo à pea e p a esstêca tea." - + = -. OENTE DE TO-IITO Se lgamos os os temas e um

Leia mais

Prof. Anderson Coser Gaudio Departamento de Física Centro de Ciências Exatas Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Anderson Coser Gaudio Departamento de Física Centro de Ciências Exatas Universidade Federal do Espírito Santo POLEMAS ESOLVIDOS DE FÍSICA Pof. Andeson Cose Gaudo Depatamento de Físca Cento de Cêncas Eatas Unvesdade Fedeal do Espíto Santo http://www.cce.ufes.b/andeson andeson@npd.ufes.b Últma atualzação: 3/8/5

Leia mais

3 O Método de Partículas MPS

3 O Método de Partículas MPS O Método de Patículas MPS 9 3 O Método de Patículas MPS O método MPS fo apesetado calmete po Koshzuka e Oka (1996). Este método, de atueza Lagageaa, fo deseoldo paa esole escoametos de fludos compessíes

Leia mais

Estatística - exestatmeddisper.doc 25/02/09

Estatística - exestatmeddisper.doc 25/02/09 Estatístca - exestatmeddsper.doc 5/0/09 Meddas de Dspersão Itrodução ão meddas estatístcas utlzadas para avalar o grau de varabldade, ou dspersão, dos valores em toro da méda. ervem para medr a represetatvdade

Leia mais

CAP. V AJUSTE DE CURVAS PELO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS

CAP. V AJUSTE DE CURVAS PELO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS CAP. V AJUSTE DE CURVAS PELO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS No caítulo IV, Iterolação Polomal, estudamos uma forma de ldar com fuções matemátcas defdas or taelas de valores. Frequetemete, estas taelas são

Leia mais

Os fundamentos da física Volume 2 1. Resumo do capítulo

Os fundamentos da física Volume 2 1. Resumo do capítulo Os fudametos da físca Volume 2 1 Capítulo 13 Refação lumosa A efação é o feômeo o qual a luz muda de meo de popagação, com mudaça em sua velocdade. ÍDICE DE REFRAÇÃO ABSOLUTO O ídce de efação absoluto

Leia mais

( k) Tema 02 Risco e Retorno 1. Conceitos Básicos

( k) Tema 02 Risco e Retorno 1. Conceitos Básicos FEA -USP Graduação Cêcas Cotábes EAC05 04_0 Profa. Joaíla Ca. Rsco e Retoro. Cocetos Báscos Rotero BE-cap.6 Tema 0 Rsco e Retoro. Cocetos Báscos I. O que é Retoro? II. Qual é o Rsco de um Atvo Idvdual

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos os fudametos da físa Udade E Capítulo efação lumosa esoluções dos eeíos popostos P.85 Como, temos: 8 0 0 8,5 P.86 De, em: 0 8,5 0 8 m/s P.87 elodade da luz a plaa de do oespode a 75% da elodade da luz

Leia mais

DEA, Análise Envoltória de Dados, Índices de Eficiência de Distribuidoras de Energia Elétrica.

DEA, Análise Envoltória de Dados, Índices de Eficiência de Distribuidoras de Energia Elétrica. SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GME - 25 6 a 2 Outubo de 2005 Cutba - Paaá GRUPO VI GRUPO DE ESTUDO EM MERCADOS DE ENERGIA ELÉTRICA - GME EXTENSÃO DA METODOLOGIA

Leia mais

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro RESUMO

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro RESUMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO RAD507 Etatítca Aplcada à Admtração I Prof. Dr. Evadro Marco Sadel Rbero RESUMO

Leia mais

Ativos sem Risco. Universidade Federal de Santa Catarina. From the SelectedWorks of Sergio Da Silva. Sergio Da Silva

Ativos sem Risco. Universidade Federal de Santa Catarina. From the SelectedWorks of Sergio Da Silva. Sergio Da Silva Univesidade Fedeal de Santa Cataina Fom the SelectedWoks of Segio Da Silva 29 tivos sem Risco Segio Da Silva vailable at: htt://woks.beess.com/segiodasilva/4/ tivos sem Risco Hal R. Vaian Intemediate Micoeconomics,

Leia mais

MA12 - Unidade 4 Somatórios e Binômio de Newton Semana de 11/04 a 17/04

MA12 - Unidade 4 Somatórios e Binômio de Newton Semana de 11/04 a 17/04 MA1 - Udade 4 Somatóros e Bômo de Newto Semaa de 11/04 a 17/04 Nesta udade troduzremos a otação de somatóro, mostrado como a sua mapulação pode sstematzar e facltar o cálculo de somas Dada a mportâca de

Leia mais

CAPÍTULO XI DEPENDÊNCIA E INDEPENDÊNCIA FUNCIONAIS

CAPÍTULO XI DEPENDÊNCIA E INDEPENDÊNCIA FUNCIONAIS CAPÍTUO XI DEPENDÊNCIA E INDEPENDÊNCIA FUNCIONAIS. Conceto báco Condee-e unçõe ea ( ) ( ) ( ) toda co doíno e ceto abeto A R n onde e upõe de clae C to é adte-e que a pea devada paca da ( ) ão unçõe contínua

Leia mais

Estudo de um modelo do núcleo do deuterão

Estudo de um modelo do núcleo do deuterão Estudo de um modelo do úcleo do deuteão Goçalo Oliveia º 5789 Pedo Ricate º 578 Física Quâtica da Matéia Istituto Sueio Técico Maio, 8 Resumo Cosidea-se um modelo simles aa o úcleo do deuteão, ode a iteacção

Leia mais

O perímetro da circunferência

O perímetro da circunferência Univesidade de Basília Depatamento de Matemática Cálculo 1 O peímeto da cicunfeência O peímeto de um polígono de n lados é a soma do compimento dos seus lados. Dado um polígono qualque, você pode sempe

Leia mais

15/03/2012. Capítulo 2 Cálculo Financeiro e Aplicações. Capítulo 2 Cálculo Financeiro e Aplicações. Capítulo 2 Cálculo Financeiro e Aplicações

15/03/2012. Capítulo 2 Cálculo Financeiro e Aplicações. Capítulo 2 Cálculo Financeiro e Aplicações. Capítulo 2 Cálculo Financeiro e Aplicações Itrodução.1 Juros Smples Juro: recompesa pelo sacrfíco de poupar o presete, postergado o cosumo para o futuro Maora das taxas de uros aplcadas o mercado facero são referecadas pelo crtéro smples Determa

Leia mais

ÍNDICE DE THEIL Referência Obrigatória: Hoffman cap 4 pags 99 a 116 e cap 3 pgs (seção 3.4).

ÍNDICE DE THEIL Referência Obrigatória: Hoffman cap 4 pags 99 a 116 e cap 3 pgs (seção 3.4). Cetro de Polítcas Socas - Marcelo Ner ÍNDICE DE HEIL Referêca Obrgatóra: Hoffma cap 4 pags 99 a 6 e cap 3 pgs 42-44 (seção 3.4).. Coteúdo Iformatvo de uma mesagem Baseado a teora da formação, que aalsa

Leia mais

AULA 23 FATORES DE FORMA DE RADIAÇÃO TÉRMICA

AULA 23 FATORES DE FORMA DE RADIAÇÃO TÉRMICA Notas de aula de PME 336 Pocessos de Tasfeêcia de Calo e Massa 98 AULA 3 ATORES DE ORMA DE RADIAÇÃO TÉRMICA Cosidee o caso de duas supefícies egas quaisque que tocam calo po adiação témica ete si. Supoha

Leia mais

MEDIDAS DE DISPERSÃO:

MEDIDAS DE DISPERSÃO: MEDID DE DIPERÃO: fução dessas meddas é avalar o quato estão dspersos os valores observados uma dstrbução de freqüêca ou de probabldades, ou seja, o grau de afastameto ou de cocetração etre os valores.

Leia mais

Geometria de Posição. Continuação. Prof. Jarbas

Geometria de Posição. Continuação. Prof. Jarbas Geometia de Poição Continuação Pof. Jaba POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE DUAS RETAS NO ESPAÇO O que ão eta coplanae? São eta contida num memo plano. O que ão eta evea? São eta que não etão contida num memo plano.

Leia mais

Eletromagnetismo Licenciatura. 18 a aula. Professor Alvaro Vannucci

Eletromagnetismo Licenciatura. 18 a aula. Professor Alvaro Vannucci leomagesmo Lcecaua 8 a aula Pofesso Alvao Vaucc Na úlma aula vmos... Poêca adada po um Dpolo léco que Oscla: P dpolo p 0 4 c quao que a Poêca adada po uma aea mea-oda: P aea q 0 4 c Agoa, em emos do valo

Leia mais

Diagnóstico de Avarias nos Rolamentos de Motores de Indução Trifásicos

Diagnóstico de Avarias nos Rolamentos de Motores de Indução Trifásicos agótco de Avaa o Rolameto de Motoe de Idução Táco Joé L. H. Slva 1 A. J. Maque Cadoo 1 Ecola Supeo de Tecologa de Veu epatameto de Egehaa Mecâca e Getão Idutal Campu Poltécco de Repee, P - 4-1 Veu, Potugal

Leia mais

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Faculdade de Ecooma, Admstração e Cotabldade de Rberão Preto Ecooma Moetára Curso de Ecooma / º. Semestre de 014 Profa. Dra. Rosel da Slva Nota de aula CAPM Itrodução Há dos modelos bastate utlzados para

Leia mais

7 Análise de covariância (ANCOVA)

7 Análise de covariância (ANCOVA) Plejameto de Expermetos II - Adlso dos Ajos 74 7 Aálse de covarâca (ANCOVA) 7.1 Itrodução Em algus expermetos, pode ser muto dfícl e até mpossível obter udades expermetas semelhtes. Por exemplo, pode-se

Leia mais

Aula 3 Trabalho e Energia - Bioenergética

Aula 3 Trabalho e Energia - Bioenergética Aula 3 Tabalho e Enega - Boenegétca Cálculo deencal Taa de vaação nstantânea de uma unção: lm ( ) ( ) (Função devada) Notação: lm ( ) ( ) d d Cálculo ntegal Áea sob o gáco de uma unção: ( 1 ) ) ( 2 Áea

Leia mais

ESTATÍSTICA MÓDULO 3 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

ESTATÍSTICA MÓDULO 3 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL ESTATÍSTICA MÓDULO 3 MEDIDAS DE TEDÊCIA CETRAL Ídce. Meddas de Tedêca Cetral...3 2. A Méda Artmétca Smles ( μ, )...3 3. A Méda Artmétca Poderada...6 Estatístca Módulo 3: Meddas de Tedêca Cetral 2 . MEDIDAS

Leia mais

INTERVALO DE CONFIANÇA

INTERVALO DE CONFIANÇA INTERVALO DE CONFIANÇA Supoha que etejamo itereado um parâmetro populacioal verdadeiro (ma decohecido) θ. Podemo etimar o parâmetro θ uado iformação de oa amotra. Chamamo o úico úmero que repreeta o valor

Leia mais

Estatística Descritiva. Medidas estatísticas: Localização, Dispersão

Estatística Descritiva. Medidas estatísticas: Localização, Dispersão Estatístca Descrtva Meddas estatístcas: Localzação, Dspersão Meddas estatístcas Localzação Dspersão Meddas estatístcas - localzação Méda artmétca Dados ão agrupados x x Dados dscretos agrupados x f r x

Leia mais

Avaliação de Empresas Profa. Patricia Maria Bortolon

Avaliação de Empresas Profa. Patricia Maria Bortolon Avalação de Empresas MODELO DE DIVIDENDOS Dvdedos em um estáo DDM Dscouted Dvded Model Muto utlzados a precfcação de uma ação em que o poto de vsta do vestdor é extero à empresa e eralmete esse vestdor

Leia mais

JUROS SIMPLES. i 100 i 100. TAXA PROPORCIONAL: É aquela que aplicada ao mesmo capital, no mesmo prazo, produze o mesmo juros.

JUROS SIMPLES. i 100 i 100. TAXA PROPORCIONAL: É aquela que aplicada ao mesmo capital, no mesmo prazo, produze o mesmo juros. JUROS MONTANTE JUROS SIMPLES J = C 0 * * t 00 M = C * + * t 00 TAXA PROPORCIONAL: É aquela que aplcada ao mesmo captal, o mesmo prazo, produze o mesmo juros. * = * JUROS COMPOSTOS MONTANTE M = C * + 00

Leia mais

FIGURA 1. Diagrama fasorial de um dielétrico submetido a uma tensão CA.

FIGURA 1. Diagrama fasorial de um dielétrico submetido a uma tensão CA. i.ee DETEMINAÇÃO DO FATO DE DISSIPAÇÃO PEDAS DIELÉTIAS Eng. Joé Aino Teieia J. ondutividade eidual. Peda o olaização 3. Peda o decaga aciai Gae : O gae gealmente tem eda etemamente baia. O mecanimo de

Leia mais

Análise de Componentes Principais

Análise de Componentes Principais PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA CPGA-CS Aálse Multvd Alcd s Cêcs Agás Aálse de Comoetes Pcs Clos Albeto Alves Vell Seoédc - RJ //008 Coteúdo Itodução... Mt de ddos X... 4 Mt de covâc S... 4 Pdoção com méd eo

Leia mais

1- Resolução de Sistemas Lineares.

1- Resolução de Sistemas Lineares. MÉTODOS NUMÉRICOS PARA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS - Reolução de Stem Lere..- Mtrze e Vetore..- Reolução de Stem Lere de Equçõe Algébrc por Método Eto (Dreto)..3- Reolução de Stem Lere de Equçõe Algébrc

Leia mais

Veremos neste capítulo as distribuições na variável discreta: Distribuição Binomial e Distribuição de Poisson.

Veremos neste capítulo as distribuições na variável discreta: Distribuição Binomial e Distribuição de Poisson. CAPÍTULO 5 DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL E DISTRIBUIÇÃO DE POISSON Veemos este capítulo as distibuições a vaiável disceta: Distibuição Biomial e Distibuição de Poisso. 1. Pobabilidade de Beoulli Seja um expeimeto

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA LINERAR Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática Unesp/Bauru CAPÍTULO 2 ESPAÇOS VETORIAIS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA LINERAR Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática Unesp/Bauru CAPÍTULO 2 ESPAÇOS VETORIAIS Luiz Facisco da Cuz Depatameto de Matática Uesp/Bauu CAPÍTULO ESPAÇOS VETORIAIS 1 Históico Sabe-se que, até pelo meos o fial do século XIX, ão havia ehuma teoia ou cojuto de egas b defiidas a que se pudesse

Leia mais

Números Complexos (Parte II) 1 Plano de Argand-Gauss. 2 Módulo de um número complexo. Prof. Gustavo Adolfo Soares

Números Complexos (Parte II) 1 Plano de Argand-Gauss. 2 Módulo de um número complexo. Prof. Gustavo Adolfo Soares Númeos Complexos (Pate II) 1 Plao de Agad-Gauss Das defiições de que um úmeo complexo é um pa odeado de úmeos eais x e y e que C = R R, temos que: A cada úmeo complexo coespode um úico poto do plao catesiao,

Leia mais

Construção e Análise de Gráficos

Construção e Análise de Gráficos Costrução e Aálse de Gráfcos Por que fazer gráfcos? Facldade de vsualzação de cojutos de dados Faclta a terpretação de dados Exemplos: Egehara Físca Ecooma Bologa Estatístca Y(udade y) 5 15 1 5 Tabela

Leia mais

Automação dos Diagramas de Radiação dos Cinemómetros- Radar no IPQ

Automação dos Diagramas de Radiação dos Cinemómetros- Radar no IPQ Automação do Dagama de Radação do Cnemómeto- Ra no IPQ C. Pe, O. Pellegno Laboatóo Cental de Metologa, Inttuto Potuguê Qualde Rua Antóno Gão, 89 5 Caaca, Potugal; e-mal: calo@mal.q.t Reumo Um do tabalho

Leia mais

Solução Algébrica vs. Geométrica Exemplos em Robôs Industriais Exercícios Recomendados Bibliografia Recomendada

Solução Algébrica vs. Geométrica Exemplos em Robôs Industriais Exercícios Recomendados Bibliografia Recomendada SEM7 - Aul Cemát Iver de Muldore Robóto Prof. Dr. Mrelo Beker EESC - USP Sumáro d Aul Defçõe Solução Algébr v. Geométr Eemlo em Robô Idutr Eerío Reomeddo Bblogrf Reomedd EESC-USP M. Beker 7 / Defçõe Cemát

Leia mais

Matemática. Atividades. complementares. FUNDAMENTAL 8-º ano. Este material é um complemento da obra Matemática 8. uso escolar. Venda proibida.

Matemática. Atividades. complementares. FUNDAMENTAL 8-º ano. Este material é um complemento da obra Matemática 8. uso escolar. Venda proibida. 8 ENSINO FUNMENTL 8-º ano Matemática tividade complementae Ete mateial é um complemento da oba Matemática 8 Paa Vive Junto. Repodução pemitida omente paa uo ecola. Venda poibida. Samuel aal apítulo 6 Ete

Leia mais

IND 1603 - Gerência Financeira

IND 1603 - Gerência Financeira 6 IND 603 - Geêca Facea apítulo - Valo Pesete e o usto de Opotudade do aptal Neste capítulo estaemos teessados em calcula valoes pesetes (e futuos) e vamos apede como ada paa fete e paa tás com o dheo.

Leia mais

Verificação, Validação e Experimentação com Modelos de Simulação

Verificação, Validação e Experimentação com Modelos de Simulação Boletm Técco: MS: 03/06 em 9/06/006 Verfcação, Valdação e Expermetação com Modelo de ulação Prof. Luí Céar da Slva Emal: lvalc@cca.ufe.br - Webte: www.aga.com A etruturação de modelo para a mulação de

Leia mais

Capítulo III Medidas Estatísticas

Capítulo III Medidas Estatísticas 8 Capítulo III Medda Etatítca III. Medda de Tedêca Cetral A apreetação de dado em tabela e gráco motra a orma da dtrbução. A medda de tedêca cetral dcam o valor do poto em toro do qual o dado e dtrbuem.

Leia mais

Revisão de Estatística X = X n

Revisão de Estatística X = X n Revsão de Estatístca MÉDIA É medda de tedêca cetral mas comumete usada ara descrever resumdamete uma dstrbução de freqüêca. MÉDIA ARIMÉTICA SIMPLES São utlzados os valores do cojuto com esos guas. + +...

Leia mais

Momento Linear duma partícula

Momento Linear duma partícula umáro Udade I MECÂNICA 2- Cetro de massa e mometo lear de um sstema de partículas - Mometo lear de uma partícula e de um sstema de partículas. - Le fudametal da dâmca para um sstema de partículas. - Impulso

Leia mais

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO CURSO: Física DISCIPLINA: Ifomática paa o Esio de Física CONTEUDISTA: Calos Eduado Aguia AULA 4 TÍTULO:

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos da físca ndade Capítulo 9 Geadoes elétcos esoluções dos execícos popostos 1 P.19 Dados: 4 ; 1 Ω; 0 a) 0 4 1 4 b) Pot g Pot g 4 4 Pot g 96 W Pot º Pot º 0 4 Pot º 80 W Pot d Pot g Pot º Pot d 96 80 Pot

Leia mais

Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial 2016

Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial 2016 Componente Cuicula: Matemática Séie/Ano: 8º ANO Tuma: 18B, 18C e 18D Pofeoa: Liiane Mulick Betoluci Conteúdo Eame Final e Avaliação Epecial 16 1. Geometia. Monômio e Polinômio 3. Fatoação Algébica 4. Façõe

Leia mais

Capítulo 6 Corpo Rígido, Estática e Elasticidade

Capítulo 6 Corpo Rígido, Estática e Elasticidade Capítulo 6 Copo Rígdo, Estátca e Elastcdade 6. Noção de Copo Rígdo Estudamos já os movmetos de copos cujas dmesões eam despezáves face às meddas das suas tajectóas ou po coveêca e smplfcação, tomados como

Leia mais

4.4 Mais da geometria analítica de retas e planos

4.4 Mais da geometria analítica de retas e planos 07 4.4 Mais da geometia analítica de etas e planos Equações da eta na foma simética Lembemos que uma eta, no planos casos acima, a foma simética é um caso paticula da equação na eta na foma geal ou no

Leia mais

Capítulo I Erros e Aritmética Computacional

Capítulo I Erros e Aritmética Computacional C. Balsa e A. Satos Capítulo I Eos e Aitmética Computacioal. Itodução aos Métodos Numéicos O objectivo da disciplia de Métodos Numéicos é o estudo, desevolvimeto e avaliação de algoitmos computacioais

Leia mais

Física Geral I - F Aula 13 Conservação do Momento Angular e Rolamento. 2 0 semestre, 2010

Física Geral I - F Aula 13 Conservação do Momento Angular e Rolamento. 2 0 semestre, 2010 Físca Geal - F -18 Aula 13 Consevação do Momento Angula e Rolamento 0 semeste, 010 Consevação do momento angula No sstema homem - haltees só há foças ntenas e, potanto: f f z constante ) ( f f Com a apoxmação

Leia mais

Prática VIII CONSERVAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO DE UM SISTEMA DE DUAS ESFERAS

Prática VIII CONSERVAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO DE UM SISTEMA DE DUAS ESFERAS Pátca VIII CONSERVAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO DE UM SISTEMA DE DUAS ESERAS OBJETIVO: Vefca expeetalete a cosevação a quatae e oveto lea e u sstea solao. INTRODUÇÃO TEÓRICA A segua le e Newto às vezes

Leia mais

n. A densidade de corrente associada a esta espécie iônica é J n. O modelo está ilustrado na figura abaixo.

n. A densidade de corrente associada a esta espécie iônica é J n. O modelo está ilustrado na figura abaixo. Equlíbro e o Potecal de Nerst 5910187 Bofísca II FFCLRP USP Prof. Atôo Roque Aula 11 Nesta aula, vamos utlzar a equação para o modelo de eletrodfusão o equlíbro obtda a aula passada para estudar o trasporte

Leia mais

Curso de Análise Matricial de Estruturas 1 II.6 FORMULAÇÃO DAS MATRIZES DE FLEXIBILIDADE E RIGIDEZ EM TERMOS DE ENERGIA

Curso de Análise Matricial de Estruturas 1 II.6 FORMULAÇÃO DAS MATRIZES DE FLEXIBILIDADE E RIGIDEZ EM TERMOS DE ENERGIA Cso de nálse Matcal de sttas II. FOMÇÃO DS MTIZS D FXIBIIDD IGIDZ M TMOS D NGI II.. Tabalho, nega de Defomação e nega Complementa de Defomação Defnções: dτ d tabalho o enega de defomação; dτ d tabalho

Leia mais

APÊNDICE. Revisão de Trigonometria

APÊNDICE. Revisão de Trigonometria E APÊNDICE Revisão de Tigonometia FUNÇÕES E IDENTIDADES TRIGONOMÉTRICAS ÂNGULOS Os ângulos em um plano podem se geados pela otação de um aio (semi-eta) em tono de sua etemidade. A posição inicial do aio

Leia mais

CÁLCULO DE RAÍZES DE EQUAÇÕES NÃO LINEARES

CÁLCULO DE RAÍZES DE EQUAÇÕES NÃO LINEARES CÁLCULO DE RAÍZES DE EQUAÇÕES NÃO LINEARES Itrodução Em dversos camos da Egehara é comum a ecessdade da determação de raízes de equações ão leares. Em algus casos artculares, como o caso de olômo, que

Leia mais

Campo Gravítico da Terra

Campo Gravítico da Terra 5. Campo Gavítico ómalo elação ete o potecial gavítico e o potecial omal é dada po: W ( x, y, z = U( x, y,z + ( x, y,z O campo gavítico aómalo ou petubado é etão defiido pela difeeça do campo gavítico

Leia mais

PARNAMIRIM - RN. Data: / / 2016

PARNAMIRIM - RN. Data: / / 2016 PARNAMIRIM - RN Aluno (a) Nº: 8º ano Tuma: Daa: / / 2016 NOTA: Eecício de evião de maemáica II Timee Pofeo (a): Joeane Fenande Agoa vamo coloca em páica o eu conhecimeno maemáico e udo o que eudamo em

Leia mais

Média. Mediana. Ponto Médio. Moda. Itabira MEDIDAS DE CENTRO. Prof. Msc. Emerson José de Paiva 1 BAC011 - ESTATÍSTICA. BAC Estatística

Média. Mediana. Ponto Médio. Moda. Itabira MEDIDAS DE CENTRO. Prof. Msc. Emerson José de Paiva 1 BAC011 - ESTATÍSTICA. BAC Estatística BAC 0 - Estatístca Uversdade Federal de Itajubá - Campus Itabra BAC0 - ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA MEDIDAS DE CENTRO Méda Medda de cetro ecotrada pela somatóra de todos os valores de um cojuto,

Leia mais

CAPÍTULO 4 4.1 GENERALIDADES

CAPÍTULO 4 4.1 GENERALIDADES CAPÍTULO 4 PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA Nota de aula pepaada a pati do livo FUNDAMENTALS OF ENGINEERING THERMODINAMICS Michael J. MORAN & HOWARD N. SHAPIRO. 4. GENERALIDADES Enegia é um conceito fundamental

Leia mais

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL I

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL I Núcleo das Cêcas Bológcas e da Saúde Cursos de Bomedca, Ed. Físca, Efermagem, Farmáca, Fsoterapa, Fooaudologa, edca Veterára, uscoterapa, Odotologa, Pscologa EDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL I 7 7. EDIDAS DE

Leia mais

Agenda Aula 2 Parte 1

Agenda Aula 2 Parte 1 Aula Parte 1 Anále de Correlação: Coefcente de Pearon Prof. Cear Aleandre de Souza Materal deenvolvdo em conjunto com a Profa. Adrana Back Noronha Vana EAD0655 Técnca Etatítca de Projeção Agenda Aula Parte

Leia mais