VERSÃO PARA IMPRESSÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VERSÃO PARA IMPRESSÃO"

Transcrição

1 VERSÃO PARA IMPRESSÃO MECÂNICA UIA 4 DINÂMICA DO CORPO RÍGIDO

2 Ese maerial é desinado exclusivamene aos alunos e professores do Cenro Universiário IESB, coném informações e coneúdos proegidos e cuja divulgação é proibida por lei. O uso e/ou reprodução oal ou parcial não auorizado dese coneúdo é proibido e esá sujeio às penalidades cabíveis, civil e criminalmene.

3 3 SUMÁRIO Aula 13 Cinemáica do Corpo Rígido Posição, Velocidade e Aceleração Movimeno Reilíneo Uniforme Movimeno Reilíneo Uniformemene Variado Movimeno Curvilíneo Componene Tangencial e Normal Componene Radial e Transversal... 9 Aula 14 Dinâmica do Corpo Rígido Forças e Acelerações A Segunda Lei de Newon do Movimeno Quanidade de Movimeno Linear Equações de Movimeno Quanidade de Movimeno Angular Equações de Movimeno: componenes radial e ransversal Movimeno sujeio à Ação de uma Força Cenral Aula 15 Dinâmica do Corpo Rígido Trabalho e Energia Trabalho Energia Cinéica Teorema Trabalho-Energia Poência e Eficiência Forças Conservaivas Conservação da Energia... 0 Aula 16 Dinâmica do Corpo Rígido Impulso e Quanidade de Movimeno Impulso e Quanidade de Movimeno Movimeno Impulsivo Impaco Cenral Direo Impaco Cenral Oblíquo... 5

4 4 Aula 13 CINEMÁTICA DO CORPO RÍGIDO n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n Acesse o maerial de esudo, disponível no Ambiene Virual de Aprendizagem (AVA), assisa à videoaula e enha uma breve inrodução dos principais ópicos que serão abordados na UIA 4. n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n As unidades aneriores foram dedicadas ao esudo de corpos em repouso (esáica). Nesa unidade vamos esudar a dinâmica dos corpos rígidos, ou seja, os corpos em movimeno e suas causas. Na primeira aula faremos uma abordagem sobre a cinemáica que visa invesigar o movimeno propriamene dio sem se preocupar com as causas dese e nas aulas subsequenes as causas do movimeno será esudo a parir de rês meodologias disinas POSIÇÃO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO Para esudarmos a eoria por rás do movimeno precisamos, anes de udo, definir algumas quanidades físicas. Inicialmene vamos raar do movimeno reilíneo, ou seja, num cero insane, o móvel vai ocupar uma posição sobre uma linha rea. Para definirmos a posição P de um móvel, vamos escolher uma origem O fixa na linha rea e um senido posiivo, ambos escolhidos de maneira compleamene arbirária, como indicado na figura No S.I. a posição é dada em meros (m). Figura 13.1 Posição P de um móvel que se move ao longo de uma rea x em relação a uma origem fixa O. Uma vez definida a posição do móvel, podemos falar de velocidade média, definida pelo quociene da variação de espaço x pelo inervalo de empo : v m x = (13.1) A velocidade insanânea de um móvel é obida a parir da definição de velocidade média e dada por: v = lim = d x dx 0 (13.) que é jusamene a definição da derivada do espaço em relação ao empo, ou seja, a axa de variação do espaço com relação ao empo. No S.I., a unidade de medida de velocidade é o mero por segundo (m/s). Nesse mesmo conexo, podemos definir a aceleração média:

5 5 a m = v (13.3) e a aceleração insanânea: a = lim = d v dv 0 (13.4) Esa úlima define a axa de variação da velocidade em relação ao empo. No S.I. a aceleração é dada em m/s². Observe que é possível escrever a aceleração insanânea da seguine maneira: dv d dx d x a= = a= d d d d (13.5) que é a segunda derivada da posição em relação ao empo. Além disso, uilizando a regra da cadeia, podemos escrever: e idenificando dx v = d, emos: dv dv dx a = = d dx d dv a = v dx (13.6) A equação 13.6 será úil para obermos ouras equações de cinemáica que serão úeis ao longo do curso como veremos nas seções seguines MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME Ese é o ipo de movimeno que é frequenemene aproximado por várias siuações coidianas de engenharia, onde a aceleração do móvel é nula para odo valor de. O que implica direamene em: dx v consane d = = (13.7) Dese modo, a coordenada da posição x, pode ser obida direamene a parir de inegração da equação Rearranjando os ermos desa equação chagamos a: dx = vd e inegrando ambos os lados na respecivas variáveis: x dv = v d x0 0 x x0 = v x= x0 + v

6 6 Esa equação é chamada de equação horária do espaço no movimeno reilíneo uniforme e somene poderá ser uilizada se a velocidade do móvel é consane, ou seja, ele percorre espaços iguais em empos iguais MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO Ouro exemplo de siuação ideal que pode ser aproximada em siuações práicas de engenharia é o movimeno reilíneo uniformemene variado no qual a aceleração do móvel é consane: dv a consane d = = (13.8) e a velocidade do móvel é obida por simples inegração da equação Rearranjando os ermos: e inegrando em relação às respecivas variáveis: v v0 dv = ad dv = a d a aceleração saiu da inegração pois ela é uma consane, da mesma forma como a velocidade ambém saiu na inegração da equação Resolvendo a inegral, obemos: o v v0 = a v= v0 + a (13.9) A equação 13.9 é chamada de equação horária da velocidade no movimeno reilíneo uniformemene variado. Para deerminarmos a posição, podemos subsiuir a equação 13.7 na equação 13.9: Rearranjando os ermos, oberemos: dx v0 d = + a ( ) dx = d v + a 0 Agora inegrando e resolvendo a equação acima, oberemos: Vamos uilizar agora a equação 13.6: x x0 0 ( ) dx = v + a d 1 x x0 = v0+ a 1 x= x0 + v0+ a 0 dv a = v dx (13.10)

7 7 Uma vez que a aceleração é consane podemos rearranjar os ermos desa equação da seguine maneira: e assim podemos inegrar esa equação: adx = vdv x a dx= v x0 v0 vdv 1 ax ( x) = v v ( ) 0 0 v = v0 + a( x x0) (13.11) A equação é conhecida como equação de Torricelli. Vele ressalar que as equações 13.9, e somene poderão ser uilizadas quando o móvel possuir uma aceleração consane. Para aprofundar mais sobre o MRUV e enconrar alguns exercícios eu recomendo a apresenação O Movimeno Reilíneo Uniformemene Variado (MRUV ), disponível no acervo da disciplina MOVIMENTO CURVILÍNEO Quando um móvel se desloca ao longo de uma curva, dizemos se raar de um movimeno curvilíneo e assim, emos de definir oura maneira para deerminar a posição P de um móvel. A figura 13. mosra um sisema de coordenadas caresiano com uma origem O onde o veor r sai da origem O e vai aé a posição P de um móvel ao longo do espaço. O veor r é chamado de veor posição do móvel no insane. Figura 13. Veor posição r no espaço ridimensional caresiano. A velocidade insanânea é definida em ermos do veor posição r aravés da seguine relação: r dr v = lim = 0 d (13.1) Dese modo, ambém podemos definir a aceleração insanânea: v dv a = lim = 0 d (13.13)

8 COMPONENTE TANGENCIAL E NORMAL A velocidade de um móvel é um veor angene à rajeória desse móvel, enreano, em geral, a aceleração não é angene a essa rajeória. Porano, orna-se necessário decompor a aceleração em componenes ao longo da angene e da normal à rajeória da parícula. e Dessa maneira, podemos definir dois veores uniários n e e ao longo da rea normal à rajeória de um móvel e ao longo da rea angene à rajeória respecivamene (figura 13.3). Figura 13.3 Veores uniários en e e. Pode-se mosrar que: e n de = d (13.14) Apesar de que a demonsração da equação não foi mosrada aqui, esa equação é basane imporane e deverá ser decorada. Já sabemos que a velocidade de um móvel é angene à rajeória e pode ser expressa da seguine maneira. v = ve (13.15) Para obermos a aceleração a parir da velocidade expressa na equação 13.15, precisamos realizar uma derivada em relação ao empo: dv d dv de a = = = + d d d d ( ve ) e v (13.16) Uilizando a regra da cadeia, podemos chegar à seguine relação: de de d ds = d d ds d (13.17) ds v Lembrando que d = d 1, ds = onde é o raio de curvaura da rajeória em P (figura 13.4) e usando a equação 13.14, podemos chegar em:

9 9 de v en d = (13.18) e subsiuindo o resulado de na equação oberemos a seguine expressão: dv v a = e + d e n (13.19) A equação de compõe a aceleração nas direções normal e angencial da rajeória de um corpo em movimeno curvilíneo. O primeiro ermo do lado direio desa equação é chamado de aceleração angencial enquano que o segundo ermo é chamado de aceleração cenrípea que apona para o cenro da rajeória curvilínea. Figura 13.4 Deslocameno de um móvel ao longo de uma rajeória curvilínea COMPONENTE RADIAL E TRANSVERSAL Em alguns problemas em engenharia é necessário uilizar as coordenadas polares r e para faciliar sua a resolução. Assim, de maneira similar a que fizemos na seção anerior, vamos decompor a velocidade e a aceleração em ermos de componenes radial e ransversal (figura 13.5). Figura 13.4 Componenes radial e ransversal de um movimeno em coordenadas polares. de r e Pode-se mosrar que d = de e d = e r e escrevendo o veor posição como um produo: r = re r (13.0) Derivando uma e duas vezes oberemos as equações de velocidade e aceleração, escrias aqui sem demonsração: v = re + r e r (13.1)

10 10 e ( ) r ( ) a = r r e + r + r e (13.) Desa maneira, conseguimos decompor a velocidade e a aceleração em componenes radial e ransversal. As equações 13.0, 13.1 e 13. são principais para problemas em coordenadas polares. n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n Acesse o maerial de esudo, disponível no Ambiene Virual de Aprendizagem (AVA), e assisa à videoaula, sobre uma aplicação dos princípios fundamenais de dinâmica, em um caso específico. n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n n Para maiores dealhes sobre movimenos reilíneos e curvilíneos eu recomendo o link hp://inyurl.com/zfqkz Aula 14 DINÂMICA DO CORPO RÍGIDO FORÇAS E ACELERAÇÕES Nesa aula, vamos começar a esudar as causas do movimeno, ou seja, o que faz com que os objeos iniciem seu movimeno. Na aula anerior vimos como deerminar a posição, a velocidade e a aceleração de um móvel e agora daremos mais um passo a frene no esudo da dinâmica. Exisem várias meodologias que podem ser uilizada para resolução de problemas de dinâmica denre as quais podemos ciar o méodo das forças e acelerações (ema dessa aula), o méodo da energia e rabalho (que será viso na aula seguine) e por fim o méodo do impulso e quanidade de movimeno que será abordado na nossa ulima aula do curso. A seguir, vamos reomar alguns conceios fundamenais e necessários para nos aprofundarmos A SEGUNDA LEI DE NEWTON DO MOVIMENTO A segunda lei de Newon pode ser enunciada da seguine forma: A força resulane que aua num corpo é direamene proporcional à sua aceleração e apona na mesma direção dela. Maemaicamene, podemos a segunda lei de Newon será expressa da seguine forma: F = ma (14.1) onde ΣF represena o somaório da forças que auam sobre o corpo, ou seja, a resulane das forças, m é a massa do corpo e a é a aceleração adquirida.

11 11 Observe que o sisema de referência em relação ao qual a aceleração na equação 14.1 é deerminada não é arbirário. Esamos falando do sisema de referência newoniano, ou seja, ese esá em repouso ou com velocidade consane em relação às esrelas localizadas no cenro do sisema solar. Para fins de engenharia, a Terra pode ser considerada com boa aproximação, um referencial newoniano QUANTIDADE DE MOVIMENTO LINEAR Reomando a equação 14.1, podemos uilizar a definição de aceleração a = dv / d. Desa maneira, eremos: dv F = m d Em sisemas onde a massa do corpo permanece consane, emos que a axa de variação de massa é nula, ou seja, a massa não varia no empo e sua derivada em relação ao empo é zero: dm d = 0 (14.) Porano, podemos escrever uilizando a regra da derivada do produo: F dm dv = v+m d d F d = d ( m v) (14.3) Chamamos o veor mv de quanidade de movimeno linear ou momeno linear o simplesmene momeno de um corpo. A equação 14.4 pode ser inerpreada como: a resulane das forças que auam num corpo é igual à axa de variação da quanidade de movimeno linear dese. Porano, podemos definir maemaicamene o momeno linear como: L= mv (14.4) Podemos uilizar a noação L para denoar uma derivada emporal, ou seja: d L = L d (14.5) Desa maneira, a equação 14.3 pode ser escria da seguine maneira: F = L (14.6) Decorre da equação 14.6 que se a força resulane que aua num corpo for nula, a axa de variação da quanidade de movimeno linear ambém será. Iso resula que se a derivada do momeno linear é nula o veor momeno linear é uma consane ano em inensidade, direção e senido. Iso resula no princípio da conservação da quanidade de movimeno linear e é desa maneira que Newon enunciou a sua segunda lei do movimeno.

12 EQUAÇÕES DE MOVIMENTO F = ma Observe que a equação 14.1,, esá escria em sua forma veorial. Enreano, para resolução de problemas em engenharia é mais conveniene resolvê-la em sua forma escalar. Para isso precisamos definir o sisema de coordenadas mais conveniene. Se a simeria do problema exigir o uso de coordenadas caresianas convencionais, decompomos os veores de força F e aceleração a em coordenadas reangulares: e F = F i+ F j+ Fk x y z a = a i+ a j+ a k x y z de forma que a equação 14.1 fica: ( Fxi+ Fyj+ Fzk) = m( axi+ ayj+ azk) (14.7) De onde podemos irar rês equações independenes: F F F x y z = ma x = ma = ma y z (14.8) Figura 14.1 Sisema de componenes normal e angencial. Agora, se o problema puder ser analisado em componenes normal e angencial (figura 14.1), podemos decompor a força e aceleração da seguine maneira: e F = Fe + Fe n n a= ae + a e n n onde F $ é a componene da força na direção angencial, F % é a componene da força na direção normal, a $ é a componene da aceleração na direção angencial e a % é a componene da aceleração na direção normal. Uilizando as definições da equação 13.9 e aplicando-as à equação 14.1 podemos ober as seguines equações: F dv = m d (14.9) e

13 13 F n v = m (14.10) Que consiuem um sisema de duas incógnias para ser resolvidos nos problemas de simeria curvilínea. Os alunos podem enconrar a resolução de alguns problemas envolvendo equações de movimeno no link abaixo: hp://inyurl.com/jdyybb QUANTIDADE DE MOVIMENTO ANGULAR A figura 14. mosra uma parícula P viajando com uma velocidade v. Enquano a parícula viaja, o veor r que liga a parícula à origem O efeua um giro em relação a esse pono. O momeno em relação a O do veor mv é chamado de quanidade de movimeno angular ou simplesmene momeno angular represenado por H O. Figura 14. Quanidade de movimeno angular em relação a O. Maemaicamene podemos definir o momeno angular da seguine forma: H = r mv O (14.11) que é um produo veorial. Observando a figura 14., podemos escrever essa equação na forma escalar, lembrando da definição do produo veorial: HO = rmvsen (14.1) onde é o ângulo que o momeno linear faz com a direção do veor posição r que localiza a parícula P no espaço. Podemos ainda escrever o momeno angular em ermos das coordenadas reangulares da seguine maneira: i j k H O = x y z mv mv mv x y z (14.13) que resulará em rês equações independenes:

14 14 ( ) H = m yv zv x z y ( ) H = m zv xv y x z ( ) H = m xv yv x y x (14.14) EQUAÇÕES DE MOVIMENTO: COMPONENTES RADIAL E TRANSVERSAL Se nos depararmos com um problema de dinâmica em coordenadas polares, como na figura 14.3, podemos decompor a força e a aceleração em componenes radial e ransversal: e F = Fe + F e r r a= a e + a e r r Figura 14.3 Parícula submeida a um sisema de forças em coordenadas polares. Desa maneira, podemos uilizar a equação 13. e subsiuir na equação 14.1 para obermos: r ( ) F = m r r (14.15) e ( ) F = m r + r (14.16) Que são duas equações independenes que podem ser uilizadas para obenção de duas incógnias MOVIMENTO SUJEITO À AÇÃO DE UMA FORÇA CENTRAL Quando uma única força aua sobre um corpo que apona para um pono O fixo ou se afasando dele, dizemos se raar de um movimeno sob a ação de uma força cenral (figura 14.4). Podemos ciar como exemplos de força cenral a força graviacional e a força elérica.

15 15 Figura 14.4 Movimeno sob a ação de uma força cenral. Derivando no empo a equação podemos mosrar que o momeno da força é igual a axa de variação do momeno angular: e uilizando a noação H O d = H d O M O d = H d O, podemos escrever: (14.17) M O = H O (14.18) Pode-se mosrar que como a linha de ação da força F passa por O, o momeno da força é nulo Porano: H = 0 O (14.19) M = 0 O. e a axa de variação do momeno angular é nula, ou seja, o momeno angular é uma consane H = consane O. Ese é o princípio da conservação do momeno angular que pode ser ambém escrio como: onde uilizamos a equação rmvsen = r mv sen (14.0) Para maiores informações e demonsrações sobre o ópico de movimenos sob a ação de uma força cenral acesse o link: hp://inyurl.com/zmwop4u

16 16 Aula 15 DINÂMICA DO CORPO RÍGIDO TRABALHO E ENERGIA Nesa aula iremos abordar o segundo méodo uilizado na resolução de problemas de dinâmica que é o méodo do rabalho e energia cinéica. Na seção seguine vamos definir os ermos e veremos mais pra frene como eles se ornam úeis na resolução dos problemas. Os alunos poderão enconrar uma série de problemas que são simplificados a parir do uso do méodo do rabalho-energia no link abaixo: hp://inyurl.com/zshwuvv TRABALHO Vamos inicialmene definir rabalho e deslocameno usados em mecânica. Para isso considere a figura 15.1 na qual uma parícula se move de um pono A para o pono A sob a ação de uma força F. Figura 15.1 Trabalho infiniesimal realizado por uma força F. O veor r é o veor posição do pono A enquano que o veor que liga os ponos A e A, represenado por dr, é chamado de deslocameno da parícula. Assim, definimos o rabalho da força F correspondene ao deslocameno dr pela seguine expressão: du = F dr (15.1) que é o produo escalar enre a força e o deslocameno. No S.I. a unidade de medida do rabalho é o joule (J). Se o módulo da força for F, do deslocameno for ds e podemos reescrever a equação 15.1 como: for o ângulo enre a força e o deslocameno, du = Fds cos (15.) Para obermos o rabalho finio devemos esabelecer um limie como na figura 15. onde definimos os ponos A 1 e A.

17 17 Figura 15. Trabalho finio realizado por uma força F enre os ponos A1 e A. Inegrando a equação 15.1 nos limies esabelecidos pela figura 15., emos: U 1 A A = F dr 1 (15.3) que define o rabalho finio realizado por uma força F durane um deslocameno enre os ponos A 1 e A ENERGIA CINÉTICA Considere uma parícula se deslocando ao longo de uma rajeória curvilínea conforme mosra a figura Vamos parir da definição da segunda lei de Newon em ermos das componenes angenciais da força e da aceleração: F F = ma dv = m d (15.4) (15.5) Lembrando que v = ds/ d podemos escrever: Figura 15.3 Parícula ao longo de uma rajeória curvilínea. F dv ds = m ds d dv F = m v ds

18 18 Fds = mvdv s= s Realizando uma inegração de A 1, onde 1 e v= v1, aé A s = s onde v= v, emos: e onde chamamos o ermo escalar. s v 1 1 Fds= m vdv= mv mv s1 v1 1 (15.6) 1 mv de energia cinéica da parícula T, que é uma grandeza puramene Dese modo, escrevemos: T 1 = mv (15.7) No S.I. a unidade de medida de energia cinéica ambém é joule (J) TEOREMA TRABALHO-ENERGIA Podemos relacionar as equações 15.3, 15.6 e 15.7 para escrevermos: 1 1 U1 = mv mv1 = T T1 = T (15.8) onde verificamos claramene que o rabalho para deslocar a parícula do pono A 1 ao pono A é igual a variação de energia cinéica da parícula. A equação 15.8 é chamada de eorema rabalho-energia, pois relaciona o rabalho realizado por uma força com a variação de energia cinéica de uma parícula. A grande vanagem de uilizar ese eorema é o fao de lidar com equações puramene escalares sem se preocupar em decompor a força nem a aceleração nas coordenadas do problema sejam elas reangulares ou polares. Ouro fao imporane é que realizando uma análise dimensional das equações 15.1 e 15.7 podemos verificar facilmene que o rabalho e a energia possuem a mesma unidade de medida, o que de fao é ambém verificado na equação Além disso, a energia cinéica é sempre posiiva não imporando o movimeno da parícula. A uilização da equação 15.8 esá resria a sisemas nos quais não há dissipação de energia POTÊNCIA E EFICIÊNCIA Definimos poência pela axa emporal de realização de rabalho. Se U é o rabalho realizado durane cero inervalo de empo, a poência média durane aquele inervalo será de: Poência média = U No limie em que ende a zero, emos:

19 19 Poência = lim = d U du 0 (15.9) No S.I., a unidade de medida de poência é o wa (W). Já a eficiência é definida pela razão enre o rabalho de saída e o rabalho de enrada. Maemaicamene: rabalho de saída = rabalho de enrada (15.10) As definições de rabalho e eficiência são basane uilizadas em máquinas érmicas e eléricas para sabermos seus consumos de energia para projeos de máquinas de engenharia. Eu recomendo o link <hp://inyurl.com/j8xhz9k> para os alunos buscarem exemplos e aplicações sobre os conceios definidos nesa seção FORÇAS CONSERVATIVAS Forças conservaivas são aquelas que não dependem da rajeória, mas apenas das posições inicial e final do objeo. São exemplos de forças conservaivas a força elásica, a força graviacional e a força elérica. A essas forças podemos associar uma energia chamada de energia poencial. Esa forma de energia depende da posição relaiva a uma referência. Figura 15.4 Caso da energia poencial graviacional. A energia poencial graviacional esá associada à alura (figura 15.4) e é definida como sendo: Vg = mgy (15.11) onde m é a massa do objeo, g é a aceleração da gravidade e y é a alura relaiva à referência, que em vários problemas de engenharia será o solo.

20 0 Figura 15.5 Caso da energia poencial elásica. A energia poencial elásica esá associada ao sisema massa-mola da figura 15.5 e é escria maemaicamene como: Ve 1 = kx (15.1) onde k é a consane de rigidez da mola e x é o deslocameno da mola a parir da posição da mola indeformada. Em sisemas onde somene há forças conservaivas, emos que: U1 = V1 V = V (15.13) ou seja, o rabalho realizado pela força é igual ao negaivo da variação de energia poencial associado ao sisema. Ese fao será imporane para escrevermos o eorema de conservação da energia mecânica na seção subsequene: CONSERVAÇÃO DA ENERGIA Quando um objeo se deslocar sob a ação de forças conservaivas, o eorema rabalho-energia definido pela equação 15.8 pode ser modificado e para isso uilizaremos a equação para escrevermos: V1 V = T T1 T1+ V1 = T + V (15.14) ou seja, a soma da energia cinéica e da energia poencial de um objeo permanece consane. A soma da energia cinéica com a energia poencial é chamada de energia mecânica E. Desa forma, podemos expressar a equação da seguine maneira: E = E 1 (15.15) ou ainda: E = 0 (15.16)

21 1 As equações 15.14, e somene são válidas para sisemas submeidos apenas a forças conservaivas e onde não há dissipação de energia. A equação é chamada ambém de princípio da conservação da energia mecânica. Você poderá se informar mais sobre conservação da energia mecânica no link abaixo: hp://inyurl.com/juavanw Aula 16 DINÂMICA DO CORPO RÍGIDO IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO Finalmene ese curso se encerra com o úlimo méodo de análise de problemas em dinâmica que uiliza o princípio o impulso e da quanidade de movimeno. Nas seções subsequenes vamos definir as grandezas físicas envolvidas e iremos mosrar quais são os problemas que se adequam a esse ipo de análise. Vamos lá! IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO Vamos considerar uma parícula de massa m sob a ação de uma força F. Uilizando a equação 14.3: d F = d ( m v) muliplicando ambos os lados pelo elemeno infiniesimal de empo d e inegrando de 1 aé eremos: 1 ( v) Fd = d m Fd = mv mv Rearranjando os emos da equação acima oberemos: 1 mv + Fd = mv 1 1 (16.1) A inegral expressa na equação 16.1 é definida como impulso da força F durane o inervalo de empo em quesão. Escrevemos maemaicamene o impulso da seguine forma: Imp 1 = 1 Fd (16.) onde emos uma equação veorial. Podemos ainda escrever a equação 16. em ermos das componenes reangulares no espaço caresiano e oberemos rês equações independenes: 1 Imp = i Fd+ j Fd+ k Fd x y z (16.3)

22 e desa forma represenaremos o impulso em cada uma das direções do sisema de coordenadas caresiano. No S.I., a unidade de medida do impulso é Ns ou ainda, relembrando da definição de Newon, kg m/s. mv Observe que a equação 16.1 represena que a quanidade de movimeno final do objeo pode ser mv obida adicionando veorialmene seu momeno inicial 1 com o impulso da força F durane o inervalo de empo em quesão. A figura 16.1 ilusra esse procedimeno. Figura 16.1 Princípio impulso e quanidade de movimeno. Podemos reescrever a equação 16.1 de uma forma mais funcional: mv + Imp = mv 1 1 (16.4) A equação 16.4 é chamada de princípio do impulso e quanidade de movimeno e é basane semelhane ao eorema rabalho-energia. Porém, a equação 16.4 é uma equação veorial e precisamos definir um sisema de coordenadas adequado para obermos uma solução analíica. Em componenes reangulares, podemos escrever: ( mv ) + F d = ( mv ) x 1 x x 1 ( mvy) + Fyd = ( mvy) 1 1 ( mv ) + F d = ( mv ) z 1 z z 1 (16.5) 16.. MOVIMENTO IMPULSIVO O méodo de solução explicado na seção anerior é basane úil no esudo de movimenos impulsivos. Temos um movimeno impulsivo quando uma força basane inensa age sobre uma parícula durane um inervalo exremamene curo de empo. Um exemplo de movimeno impulsivo pode ser obido quando uma bola de beisebol sofre uma acada de um rebaedor, figura 16.. Figura 16. Exemplo de movimeno impulsivo. Nesa siuação o conao do aco com a bola ocorre durane um inervalo de empo basane curo e a força exercida pelo aco é ão inensa que é capaz de alerar facilmene o senido de movimeno da bola de beisebol.

23 3 Vale ressalar que qualquer força que não seja uma força impulsiva pode ser desprezada, devido ao fao dela ser incapaz de alerar o senido do movimeno do móvel. No exemplo da figura 16. a força peso é desprezada pelo fao de não ser uma força impulsiva. O aluno erá apenas o rabalho de idenificar quais são as forças que são capazes de alerar o senido de movimeno do objeo para enão aplicar as equações Para mais exemplos de movimeno impulsivo eu recomendo o link abaixo: hp://inyurl.com/gw4zh IMPACTO CENTRAL DIRETO Quando ocorre a colisão enre dois corpos num inervalo de empo muio curo e durane o qual os corpos exercem forças relaivamene grandes um sobre o ouro ese ipo de colisão pode ser considerada um impaco, figura Figura 16.3 Impaco cenral direo. No impaco cenral direo as velocidades das duas parículas esão direcionadas ao longo da linha de impaco. Vamos considerar a siuação da figura 16.4(a) onde duas parículas de massas m A e m B se movem em linha rea e com velocidades v A e v B respecivamene. Considere ainda que a velocidade da parícula A seja superior que a velocidade da parícula B. Logo, a parícula A alcançará a parícula B. No impaco, ambas as parículas serão deformadas pelas forcas de conao e no final da deformação, figura 16.4(b), ambas as parículas possuirão a mesma velocidade u. Após esse processo, se iniciará o processo de resiuição e dependendo das forças de conao e do maerial que consiui as parículas, elas ficarão deformadas e apresenarão velocidades finais v A e v B. Vamos deerminar a inensidade dessas velocidades finais.

24 4 Figura 16.4 Eapas do processo de impaco cenral direo. Uilizando a equação 16.5 na direção do eixo x é possível definir uma grandeza física chamada de coeficiene de resiuição: v e = v ' B A v v ' A B (16.6) A demonsração da equação 16.6 pode ser enconrada no link: hp://inyurl.com/jaxdd Como não há forças exernas a serem consideradas no movimeno impulsivo represenado na figura 16.4, o momeno linear oal das parículas se conserva: mv + mv = mv + mv ' ' A A B B A A B B (16.7) A parir dessas considerações, exisem rês casos pariculares que merecem desaque: i. Quando o coeficiene de resiuição é nulo ( e = 0). Dizemos que o impaco é perfeiamene plásico ou inelásico. Não há período de resiuição e as parículas ficam junas após o ' ' v ' impaco. Fazendo A vb v = =, emos: ( ) ' mv A A+ mv B B= ma+ mb v (16.8) ( e =1) i. Quando o coeficiene de resiuição é máximo dizemos que o impaco é perfeiamene elásico. Isso significa dizer que os impulsos durane o período de deformação e resiuição são iguais. Nese caso, além do momeno ser conservado, há conservação da energia cinéica:

25 5 ii. Nos casos em que ( e 1) ' ' ( ) ( ) mv A A mv m v m v B B + = + A A B B (16.9) a energia não se conserva. Para que isso ocorra há perdas energéicas em forma de calor, som e ondas elásicas no inerior dos corpos IMPACTO CENTRAL OBLÍQUO No impaco cenral oblíquo uma ou ambas as parículas se movem ao longo de oura linha que não seja a linha de impaco, figura Figura 16.5 Impaco cenral oblíquo. Nese caso consideraremos as componenes das velocidades ao longo da linha de impaco e desa forma as equações definidas na seção anerior coninuarão sendo válidas ambém para esse ipo de siuação. Assim, será necessário decompor as velocidades nas direções normal e angencial à superfície de conao das parículas. Você erminou o esudo desa unidade. Chegou o momeno de verificar sua aprendizagem. Ficou com alguma dúvida? Reome a leiura. Quando se senir preparado, acesse a Verificação de Aprendizagem da unidade no menu laeral das aulas ou na sala de aula da disciplina. Fique aeno, essas quesões valem noa! Você erá uma única enaiva anes de receber o feedback das suas resposas, com comenários das quesões que você acerou e errou. Vamos lá?!

26 6 REFERÊNCIAS BEER, FERDINAND P. JOHNSTON, E. RUSSEL JR. Mecânica Veorial para Engenheiros. (5ª edição). São Paulo: Pearson Prenice Hall, 006. HALLIDAY, D. RESNICK, R Fundamenos de Física Vol. 1 e (9ª Edição). Rio de Janeiro: LTC, 003. HIBBELER, R. C. Esáica Mecânica para Engenharia (10ª edição). São Paulo: Pearson Prenice Hall, 008. LEMOS, NIVALDO A. Mecânica Analíica (1ª edição), São Paulo: Livraria da Física, 004. MERIAN, J. L. KRAIGE, L. G. Mecânica para Engenharia Esáica (7ª edição). Rio de Janeiro: LTC, 013. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, Vol. 1 e (4ª edição). São Paulo: Edgard Blücher, 009. TIPLER, PAUL A. Física para Cienisas e Engenheiros, Vol 1, (4ª edição). Rio de Janeiro: LTC, 000. GLOSSÁRIO Aceleração angencial: Componene da aceleração que apona na direção angencial no movimeno curvilíneo. Aceleração cenrípea: Componene da aceleração que apona para o cenro da rajeória curvilínea e é perpendicular à aceleração angencial. Momeno linear: Produo da massa pela velocidade de uma parícula. Momeno angular: Capacidade de girar em orno de um eixo específico. Força cenral: Força que se direciona ao longo de uma linha radial que apona para um pono fixo ou para fora dese. Trabalho da força: Produo escalar da força pelo deslocameno de uma parícula. Energia cinéica: Tipo de energia associada à velocidade de um corpo. Forças conservaivas: Forças cujo rabalho não depende do caminho, mas apenas dos ponos inicial e final. Energia poencial: Energia associada à posição. Impulso: Grandeza física que mede a capacidade de varia a quanidade de momeno linear de um corpo. Movimeno impulsivo: Movimeno sob a ação de uma força exremamene inensa que age na parícula durane um inervalo de empo muio curo, mas capaz de alerar o momeno linear desa.

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL Movimeno unidimensional 5 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL. Inrodução Denre os vários movimenos que iremos esudar, o movimeno unidimensional é o mais simples, já que odas as grandezas veoriais que descrevem o

Leia mais

Movimento unidimensional. Prof. DSc. Anderson Cortines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL

Movimento unidimensional. Prof. DSc. Anderson Cortines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL Movimeno unidimensional Prof. DSc. Anderson Corines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL 218.1 Objeivos Ter uma noção inicial sobre: Referencial Movimeno e repouso Pono maerial e corpo exenso Posição Diferença

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara Insiuo de Física USP Física V - Aula 6 Professora: Mazé Bechara Aula 6 Bases da Mecânica quânica e equações de Schroedinger. Aplicação e inerpreações. 1. Ouros posulados da inerpreação de Max-Born para

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuios Eléricos I EEL42 Coneúdo 8 - Inrodução aos Circuios Lineares e Invarianes...1 8.1 - Algumas definições e propriedades gerais...1 8.2 - Relação enre exciação

Leia mais

Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem

Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem Definição. Uma EDO de 1 a ordem é dia linear se for da forma y + fx y = gx. 1 A EDO linear de 1 a ordem é uma equação do 1 o grau em y e em y. Qualquer dependência

Leia mais

Física 1. 2 a prova 21/10/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 21/10/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 21/1/217 Aenção: Leia as recomendações anes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do carão de resposas. 2- Leia os enunciados com aenção. 3- Analise sua resposa.

Leia mais

Aplicações à Teoria da Confiabilidade

Aplicações à Teoria da Confiabilidade Aplicações à Teoria da ESQUEMA DO CAPÍTULO 11.1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS 11.2 A LEI DE FALHA NORMAL 11.3 A LEI DE FALHA EXPONENCIAL 11.4 A LEI DE FALHA EXPONENCIAL E A DISTRIBUIÇÃO DE POISSON 11.5 A LEI

Leia mais

Cinemática unidimensional

Cinemática unidimensional 0.1 Problemas correspondenes ao Capíulo 2 1 0.1 Problemas correspondenes ao Capíulo 2 Cinemáica unidimensional 1. A conclusão de Zeca esá errada. Podemos verificar isso mesmo anes de fazer qualquer cálculo,

Leia mais

Cinemática em uma dimensão. o Posição, deslocamento velocidade, aceleração. o Movimento com aceleração constante, o Queda livre

Cinemática em uma dimensão. o Posição, deslocamento velocidade, aceleração. o Movimento com aceleração constante, o Queda livre Cinemáica em uma dimensão o Posição, deslocameno velocidade, aceleração. o Movimeno com aceleração consane, o Queda livre Mecânica( Dinâmica! é! o! esudo! do! movimeno! de! um! corpo! e! da! relação!dese!movimeno!com!conceios!lsicos!como!força!

Leia mais

Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares

Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares (Chiang e Wainwrigh Capíulos 17 e 18) Caracerização Geral de Equações a diferenças Lineares: Seja a seguine especificação geral de uma equação a diferença

Leia mais

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS LTROMAGNTISMO II 3 ONDAS LTROMAGNÉTICAS A propagação de ondas eleromagnéicas ocorre quando um campo elérico variane no empo produ um campo magnéico ambém variane no empo, que por sua ve produ um campo

Leia mais

PARTE 12 DERIVADAS DIRECIONAIS

PARTE 12 DERIVADAS DIRECIONAIS PARTE DERIVADAS DIRECIONAIS. Inrodução Dada uma função f : Dom(f) R n R X = (x, x,..., x n ) f(x) = f(x, x,..., x n ), vimos que a derivada parcial de f com respeio à variável x i no pono X 0, (X 0 ),

Leia mais

Capítulo Cálculo com funções vetoriais

Capítulo Cálculo com funções vetoriais Cálculo - Capíulo 6 - Cálculo com funções veoriais - versão 0/009 Capíulo 6 - Cálculo com funções veoriais 6 - Limies 63 - Significado geomérico da derivada 6 - Derivadas 64 - Regras de derivação Uiliaremos

Leia mais

Circuitos Elétricos I EEL420

Circuitos Elétricos I EEL420 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuios Eléricos I EEL420 Coneúdo 1 - Circuios de primeira ordem...1 1.1 - Equação diferencial ordinária de primeira ordem...1 1.1.1 - Caso linear, homogênea, com

Leia mais

4 Análise de Sensibilidade

4 Análise de Sensibilidade 4 Análise de Sensibilidade 4.1 Considerações Gerais Conforme viso no Capíulo 2, os algorimos uilizados nese rabalho necessiam das derivadas da função objeivo e das resrições em relação às variáveis de

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna. Aula 23. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna. Aula 23. Professora: Mazé Bechara Insiuo de Física USP Física Moderna Aula 3 Professora: Mazé Bechara Aula 3 Bases da Mecânica quânica e equações de Schroedinger: para odos os esados e para esados esacionários. Aplicação e inerpreações.

Leia mais

As cargas das partículas 1, 2 e 3, respectivamente, são:

As cargas das partículas 1, 2 e 3, respectivamente, são: 18 GAB. 1 2 O DIA PROCSSO SLTIVO/2006 FÍSICA QUSTÕS D 31 A 45 31. A figura abaixo ilusra as rajeórias de rês parículas movendo-se unicamene sob a ação de um campo magnéico consane e uniforme, perpendicular

Leia mais

Cálculo Vetorial - Lista de Exercícios

Cálculo Vetorial - Lista de Exercícios álculo Veorial - Lisa de Exercícios (Organizada pela Profa. Ilka Rebouças). Esboçar o gráfico das curvas represenadas pelas seguines funções veoriais: a) a 4 i j, 0,. d) d i 4 j k,. b) b sen i 4 j cos

Leia mais

Física. Física Módulo 1

Física. Física Módulo 1 Física Módulo 1 Nesa aula... Movimeno em uma dimensão Aceleração e ouras coisinhas O cálculo de x() a parir de v() v( ) = dx( ) d e x( ) x v( ) d = A velocidade é obida derivando-se a posição em relação

Leia mais

F B d E) F A. Considere:

F B d E) F A. Considere: 5. Dois corpos, e B, de massas m e m, respecivamene, enconram-se num deerminado insane separados por uma disância d em uma região do espaço em que a ineração ocorre apenas enre eles. onsidere F o módulo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CÁLCULO II - PROJETO NEWTON AULA 20. Palavras-chaves: derivada,derivada direcional, gradiente

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CÁLCULO II - PROJETO NEWTON AULA 20. Palavras-chaves: derivada,derivada direcional, gradiente Assuno: Derivada direcional UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CÁLCULO II - PROJETO NEWTON AULA 20 Palavras-chaves: derivada,derivada direcional, gradiene Derivada Direcional Sejam z = fx, y) uma função e x

Leia mais

Cinemática Vetorial Movimento Retilíneo. Movimento. Mecânica : relaciona força, matéria e movimento

Cinemática Vetorial Movimento Retilíneo. Movimento. Mecânica : relaciona força, matéria e movimento Fisica I - IO Cinemáica Veorial Moimeno Reilíneo Prof. Crisiano Olieira Ed. Basilio Jafe sala crislpo@if.usp.br Moimeno Mecânica : relaciona força, maéria e moimeno Cinemáica : Pare da mecânica que descree

Leia mais

Mecânica Geral Básica

Mecânica Geral Básica Mecânica Geral Básica Cinemáica do Pono Maerial Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Moimeno Reilíneo: Posição, Velocidade e Aceleração Diz-se que uma parícula que se moe ao longo de uma linha rea esá em moimeno

Leia mais

CAPÍTULO 8. v G G. r G C. Figura Corpo rígido C com centro de massa G.

CAPÍTULO 8. v G G. r G C. Figura Corpo rígido C com centro de massa G. 7 CÍTULO 8 DINÂMIC DO MOVIMENTO LNO DE COROS RÍIDOS IMULSO E QUNTIDDE DE MOVIMENTO Nese capíulo será analisada a lei de Newon apresenada nua ra fora inegral. Nesa fora inegra-se a lei de Newon dada por

Leia mais

5 0,5. d d ,6 3. v Δt 0,03s Δt 30ms. 3. Gabarito: Lista 01. Resposta da questão 1: [D]

5 0,5. d d ,6 3. v Δt 0,03s Δt 30ms. 3. Gabarito: Lista 01. Resposta da questão 1: [D] Gabario: Lisa 01 Resposa da quesão 1: [D] Seja v 1 a velocidade média desenvolvida por Juliana nos reinos: ΔS1 5 v 1 v1 10 km h. Δ1 0,5 Para a corrida, a velocidade deverá ser reduzida em 40%. Enão a velocidade

Leia mais

Para Newton, conforme o tempo passa, a velocidade da partícula aumenta indefinidamente. ( )

Para Newton, conforme o tempo passa, a velocidade da partícula aumenta indefinidamente. ( ) Avaliação 1 8/0/010 1) A Primeira Lei do Movimeno de Newon e a Teoria da elaividade esria de Einsein diferem quano ao comporameno de uma parícula quando sua velocidade se aproxima da velocidade da luz

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-07 UNICAMP IFGW F128 2o Semestre de 2012

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-07 UNICAMP IFGW F128 2o Semestre de 2012 F-18 Física Geral I Aula eploraória-07 UNICAMP IFGW username@ii.unicamp.br F18 o Semesre de 01 1 Energia Energia é um conceio que ai além da mecânica de Newon e permanece úil ambém na mecânica quânica,

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Universidade Federal de Ouro Preo Deparameno de Maemáica MTM14 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III Anônio Silva, Edney Oliveira, Marcos Marcial, Wenderson Ferreira Lisa de Exercícios 1 1 Para cada um

Leia mais

2 Formulação do Problema

2 Formulação do Problema 30 Formulação do roblema.1. Dedução da Equação de Movimeno de uma iga sobre Fundação Elásica. Seja a porção de viga infinia de seção ransversal consane mosrada na Figura.1 apoiada sobre uma base elásica

Leia mais

Aula - 2 Movimento em uma dimensão

Aula - 2 Movimento em uma dimensão Aula - Moimeno em uma dimensão Física Geral I - F-18 semesre, 1 Ilusração dos Principia de Newon mosrando a ideia de inegral Moimeno em 1-D Enender o moimeno é uma das meas das leis da Física. A Mecânica

Leia mais

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre 1. Objeivos. Inrodução 3. Procedimeno experimenal 4. Análise de dados 5. Quesões 6. Referências 1. Objeivos Nesa experiência, esudaremos o movimeno da queda de

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [C] No eixo horizonal, o movimeno é uniforme com velocidade consane o empo, podemos calculá-la. Δs 60 m vh vh vh 15 m s Δ 4 s Com o auxílio da rionomeria e com a velocidade

Leia mais

Tabela: Variáveis reais e nominais

Tabela: Variáveis reais e nominais Capíulo 1 Soluções: Inrodução à Macroeconomia Exercício 12 (Variáveis reais e nominais) Na abela seguine enconram se os dados iniciais do exercício (colunas 1, 2, 3) bem como as soluções relaivas a odas

Leia mais

FATO Medicina. Lista Complementar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 5,0 m s, e a maior. 5 km e 10 km, sua velocidade foi 30 km h. 10 km totais.

FATO Medicina. Lista Complementar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 5,0 m s, e a maior. 5 km e 10 km, sua velocidade foi 30 km h. 10 km totais. FATO Medicina Lisa Complemenar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 0. (Efomm 07) Um rem deve parir de uma esação A e parar na esação B, disane 4 km de A. A aceleração e a desaceleração podem ser, no máximo,

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Esadual do Sudoese da Bahia Dearameno de Ciências Exaas e Naurais.1- Roações, Cenro de Massa e Momeno Física I Prof. Robero Claudino Ferreira Índice 1. Movimeno Circular Uniformemene Variado;.

Leia mais

O gráfico que é uma reta

O gráfico que é uma reta O gráfico que é uma rea A UUL AL A Agora que já conhecemos melhor o plano caresiano e o gráfico de algumas relações enre e, volemos ao eemplo da aula 8, onde = + e cujo gráfico é uma rea. Queremos saber

Leia mais

R A B VETORES. Módulo. Valor numérico + unidade de medida. Intensidade

R A B VETORES. Módulo. Valor numérico + unidade de medida. Intensidade ETORES 1- DEFINIÇÃO: Ene maemáico usado para caracerizar uma grandeza eorial. paralelogramo. O eor resulane é raçado a parir das origens aé a inersecção das linhas auxiliares. - TIPOS DE GRANDEZAS.1- GRANDEZA

Leia mais

RELATIVIDADE ESPECIAL

RELATIVIDADE ESPECIAL RELATIVIDADE ESPECIAL AULA N O ( Quadriveores - Velocidade relaivísica - Tensores ) Vamos ver um eemplo de uma lei que é possível na naureza, mas que não é uma lei da naureza. Duas parículas colidem no

Leia mais

Voo Nivelado - Avião a Hélice

Voo Nivelado - Avião a Hélice - Avião a Hélice 763 º Ano da icenciaura em ngenharia Aeronáuica edro. Gamboa - 008. oo de ruzeiro De modo a prosseguir o esudo analíico do desempenho, é conveniene separar as aeronaves por ipo de moor

Leia mais

Modelos Não-Lineares

Modelos Não-Lineares Modelos ão-lineares O modelo malhusiano prevê que o crescimeno populacional é exponencial. Enreano, essa predição não pode ser válida por um empo muio longo. As funções exponenciais crescem muio rapidamene

Leia mais

Circuitos elétricos oscilantes. Circuito RC

Circuitos elétricos oscilantes. Circuito RC Circuios eléricos oscilanes i + - Circuio C Processo de carga do capacior aé V c =. Como C /V c a carga de euilíbrio é C. Como variam V c, i e durane a carga? Aplicando a Lei das Malhas no senido horário

Leia mais

Capítulo 2: Conceitos Fundamentais sobre Circuitos Elétricos

Capítulo 2: Conceitos Fundamentais sobre Circuitos Elétricos SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA TE041 Circuios Eléricos I Prof. Ewaldo L. M. Mehl Capíulo 2: Conceios Fundamenais sobre Circuios Eléricos 2.1. CARGA ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA

Leia mais

2.7 Derivadas e Taxas de Variação

2.7 Derivadas e Taxas de Variação LIMITES E DERIVADAS 131 2.7 Derivadas e Taas de Variação O problema de enconrar a rea angene a uma curva e o problema de enconrar a velocidade de um objeo envolvem deerminar o mesmo ipo de limie, como

Leia mais

k π PROCESSO SELETIVO O DIA GABARITO 3 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45

k π PROCESSO SELETIVO O DIA GABARITO 3 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 PROCESSO SELETIVO 27 2 O DIA GABARITO 3 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 31. Um projéil é lançado horizonalmene de uma alura de 2 m, com uma velocidade inicial de módulo igual a 15 m/s. Desprezando-se a resisência

Leia mais

PROCESSO SELETIVO O DIA GABARITO 2 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45

PROCESSO SELETIVO O DIA GABARITO 2 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 PROCESSO SELETIVO 27 2 O DIA GABARITO 2 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 31. No circuio abaixo, uma fone de resisência inerna desprezível é ligada a um resisor R, cuja resisência pode ser variada por um cursor.

Leia mais

TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 18 LIVRO DO NILSON)

TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 18 LIVRO DO NILSON) TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 8 LIVRO DO NILSON). CONSIDERAÇÕES INICIAIS SÉRIES DE FOURIER: descrevem funções periódicas no domínio da freqüência (ampliude e fase). TRANSFORMADA DE FOURIER:

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA

CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA Inrodução Ese arigo raa de um dos assunos mais recorrenes nas provas do IME e do ITA nos úlimos anos, que é a Cinéica Química. Aqui raamos principalmene dos

Leia mais

Funções vetoriais. I) Funções vetoriais a valores reais:

Funções vetoriais. I) Funções vetoriais a valores reais: Funções veoriais I) Funções veoriais a valores reais: f: I R f() R (f 1 n (), f (),..., f n ()) I = inervalo da rea real denominada domínio da função veorial f = {conjuno de odos os valores possíveis de,

Leia mais

Capítulo 11. Corrente alternada

Capítulo 11. Corrente alternada Capíulo 11 Correne alernada elerônica 1 CAPÍULO 11 1 Figura 11. Sinais siméricos e sinais assiméricos. -1 (ms) 1 15 3 - (ms) Em princípio, pode-se descrever um sinal (ensão ou correne) alernado como aquele

Leia mais

AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM

AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM 163 22. PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM 22.1. Inrodução Na Seção 9.2 foi falado sobre os Parâmeros de Core e

Leia mais

Confiabilidade e Taxa de Falhas

Confiabilidade e Taxa de Falhas Prof. Lorí Viali, Dr. hp://www.pucrs.br/fama/viali/ viali@pucrs.br Definição A confiabilidade é a probabilidade de que de um sisema, equipameno ou componene desempenhe a função para o qual foi projeado

Leia mais

Respondidos (parte 13)

Respondidos (parte 13) U Coneúdo UNoas de aulas de Transpores Exercícios Respondidos (pare 3) Hélio Marcos Fernandes Viana da pare 3 Exemplo numérico de aplicação do méodo udo-ou-nada, exemplo de cálculo do empo de viagem equações

Leia mais

CAPÍTULO 3 DINÂMICA DA PARTÍCULA: TRABALHO E ENERGIA

CAPÍTULO 3 DINÂMICA DA PARTÍCULA: TRABALHO E ENERGIA CAPÍLO 3 DINÂMICA DA PARÍCLA: RABALHO E ENERGIA Neste capítulo será analisada a lei de Newton numa de suas formas integrais, aplicada ao movimento de partículas. Define-se o conceito de trabalho e energia

Leia mais

Dinâmica Estocástica. Aula 9. Setembro de Equação de Fokker-Planck Solução estacionária

Dinâmica Estocástica. Aula 9. Setembro de Equação de Fokker-Planck Solução estacionária Dinâmica Esocásica Aula 9 Seembro de 015 Solução esacionária Bibliograia Capíulo 4 T. Tomé e M de Oliveira Dinâmica Esocásica e Irreversibilidade Úlima aula 1 Dedução da equação de Fokker-lanck Esudo da

Leia mais

CAPÍTULO III TORÇÃO SIMPLES

CAPÍTULO III TORÇÃO SIMPLES CAPÍTULO III TORÇÃO SIPLES I.INTRODUÇÂO Uma peça esará sujeia ao esforço de orção simples quando a mesma esiver submeida somene a um momeno de orção. Observe-se que raa-se de uma simplificação, pois no

Leia mais

Notas de aula - profa Marlene - função logarítmica 1

Notas de aula - profa Marlene - função logarítmica 1 Noas de aula - profa Marlene - função logarímica Inrodução U - eparameno de Maemáica Aplicada (GMA) NOTAS E AULA - CÁLCULO APLICAO I - PROESSORA MARLENE unção Logarímica e unção Eponencial No Ensino Médio

Leia mais

Introdução às Medidas em Física

Introdução às Medidas em Física Inrodução às Medidas em Física 43152 Elisabeh Maeus Yoshimura emaeus@if.usp.br Bloco F Conjuno Alessandro Vola sl 18 agradecimenos a Nemiala Added por vários slides Conceios Básicos Lei Zero da Termodinâmica

Leia mais

INTRODUÇÃO TEÓRICA - EXPERIÊNCIA 3. Comportamento de Componentes Passivos

INTRODUÇÃO TEÓRICA - EXPERIÊNCIA 3. Comportamento de Componentes Passivos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLIÉCNICA Deparameno de Engenharia de Sisemas Elerônicos PSI - EPUSP PSI 3031/3212 - LABORAÓRIO DE CIRCUIOS ELÉRICOS INRODUÇÃO EÓRICA - EXPERIÊNCIA 3 Comporameno de Componenes

Leia mais

figura 1 Vamos encontrar, em primeiro lugar, a velocidade do som da explosão (v E) no ar que será dada pela fórmula = v

figura 1 Vamos encontrar, em primeiro lugar, a velocidade do som da explosão (v E) no ar que será dada pela fórmula = v Dispara-se, segundo um ângulo de 6 com o horizone, um projéil que explode ao aingir o solo e oue-se o ruído da explosão, no pono de parida do projéil, 8 segundos após o disparo. Deerminar a elocidade inicial

Leia mais

O gráfico que é uma reta

O gráfico que é uma reta O gráfico que é uma rea A UUL AL A Agora que já conhecemos melhor o plano caresiano e o gráfico de algumas relações enre e, volemos ao eemplo da aula 8, onde = + e cujo gráfico é uma rea. Queremos saber

Leia mais

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Log Soluções Reforço escolar M ae máica Dinâmica 4 2ª Série 1º Bimesre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Maemáica 2ª do Ensino Médio Algébrico simbólico Função Logarímica Primeira Eapa Comparilhar Ideias

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 21 Influência da Fuselagem da Superfície Horizontal da Empenagem na Estabilidade Longitudinal Estática

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 21 Influência da Fuselagem da Superfície Horizontal da Empenagem na Estabilidade Longitudinal Estática Inrodução ao Projeo de Aeronaves Aula 21 Inluência da Fuselagem da Superície Horizonal da Empenagem na Esabilidade Longiudinal Esáica Tópicos Abordados Conribuição da Fuselagem na Esabilidade Longiudinal

Leia mais

Exercícios de torção livre em seção circular fechada - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP

Exercícios de torção livre em seção circular fechada - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP São Paulo, dezembro de 2015. 1) a. Deerminar a dimensão a de modo a se er a mesma ensão de cisalhameno máxima nos rechos B-C e C-D. b. Com al dimensão pede-se a máxima ensão de cisalhameno no recho A-B.

Leia mais

velocidade inicial: v 0 ; ângulo de tiro com a horizontal: 0.

velocidade inicial: v 0 ; ângulo de tiro com a horizontal: 0. www.fisicaee.com.br Um projéil é disparado com elocidade inicial iual a e formando um ânulo com a horizonal, sabendo-se que os ponos de disparo e o alo esão sobre o mesmo plano horizonal e desprezando-se

Leia mais

2.5 Impulsos e Transformadas no Limite

2.5 Impulsos e Transformadas no Limite .5 Impulsos e Transformadas no Limie Propriedades do Impulso Uniário O impulso uniário ou função dela de Dirac δ não é uma função no senido maemáico esrio. Ela perence a uma classe especial conhecida como

Leia mais

RÁPIDA INTRODUÇÃO À FÍSICA DAS RADIAÇÕES Simone Coutinho Cardoso & Marta Feijó Barroso UNIDADE 3. Decaimento Radioativo

RÁPIDA INTRODUÇÃO À FÍSICA DAS RADIAÇÕES Simone Coutinho Cardoso & Marta Feijó Barroso UNIDADE 3. Decaimento Radioativo Decaimeno Radioaivo RÁPIDA ITRODUÇÃO À FÍSICA DAS RADIAÇÕES Simone Couinho Cardoso & Mara Feijó Barroso Objeivos: discuir o que é decaimeno radioaivo e escrever uma equação que a descreva UIDADE 3 Sumário

Leia mais

RELATIVIDADE ESPECIAL

RELATIVIDADE ESPECIAL 1 RELATIIDADE ESPECIAL AULA N O 5 ( Equações de Mawell em forma ensorial Equação da Coninuidade 4-veor densidade de correne) Anes de prosseguirmos com a Teoria da Relaividade, observando as consequências

Leia mais

Problema de controle ótimo com equações de estado P-fuzzy: Programação dinâmica

Problema de controle ótimo com equações de estado P-fuzzy: Programação dinâmica Problema de conrole óimo com equações de esado P-fuzzy: Programação dinâmica Michael Macedo Diniz, Rodney Carlos Bassanezi, Depo de Maemáica Aplicada, IMECC, UNICAMP, 1383-859, Campinas, SP diniz@ime.unicamp.br,

Leia mais

P IBpm = C+ I+ G+X F = = b) Despesa Nacional. PNBpm = P IBpm+ RF X = ( ) = 59549

P IBpm = C+ I+ G+X F = = b) Despesa Nacional. PNBpm = P IBpm+ RF X = ( ) = 59549 Capíulo 2 Soluções: Medição da Acividade Económica Exercício 24 (PIB pelaópica da despesa) i. Usando os valores da abela que consa do enunciado, a solução das várias alíneas é imediaa, basando para al

Leia mais

Calcule a área e o perímetro da superfície S. Calcule o volume do tronco de cone indicado na figura 1.

Calcule a área e o perímetro da superfície S. Calcule o volume do tronco de cone indicado na figura 1. 1. (Unesp 017) Um cone circular reo de gerariz medindo 1 cm e raio da base medindo 4 cm foi seccionado por um plano paralelo à sua base, gerando um ronco de cone, como mosra a figura 1. A figura mosra

Leia mais

Física C Extensivo V. 7

Física C Extensivo V. 7 Física C Exensivo V. 7 Resolva Aula 6 Aula 8 6.01) C 6.0) E 8.01) D 8.0) 60º 7.01) B 7.0) E F m = µ 0 π F m = µ 0 π F m = µ 0 π. i i 1.. l d. I. I. l d. I. l d Aula 7 l = 50 cm l,5 m a) φ 1 = B 1. A. cos

Leia mais

Introdução aos Sinais

Introdução aos Sinais UNIVASF Análise de Sinais e Sisemas Inrodução aos Sinais Prof. Rodrigo Ramos godoga@gmail.com Classificação de Sinais Sinais Sinais geralmene ransporam informações a respeio do esado ou do comporameno

Leia mais

Mecânica da partícula

Mecânica da partícula -- Mecânica da parícula Moimenos sob a acção de uma força resulane consane Prof. Luís C. Perna LEI DA INÉRCIA OU ª LEI DE NEWTON LEI DA INÉRCIA Para que um corpo alere o seu esado de moimeno é necessário

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia de Porto Alegre Departamento de Engenharia Elétrica ANÁLISE DE CIRCUITOS II - ENG04031

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia de Porto Alegre Departamento de Engenharia Elétrica ANÁLISE DE CIRCUITOS II - ENG04031 Universidade Federal do io Grande do Sul Escola de Engenharia de Poro Alegre Deparameno de Engenharia Elérica ANÁLISE DE CICUITOS II - ENG43 Aula 5 - Condições Iniciais e Finais de Carga e Descarga em

Leia mais

SISTEMAS DE EQUAÇÕES A DIFERENÇAS LINEARES

SISTEMAS DE EQUAÇÕES A DIFERENÇAS LINEARES 8//7 SISTEMAS DE EQUAÇÕES A DIFERENÇAS LINEARES Teorema: Considere o seguine sisema de k equações a diferenças lineares de primeira ordem, homogêneo: x a x a x... a x k k x a x a x... a x k k x a x a x...

Leia mais

3 Metodologia 3.1. O modelo

3 Metodologia 3.1. O modelo 3 Meodologia 3.1. O modelo Um esudo de eveno em como obeivo avaliar quais os impacos de deerminados aconecimenos sobre aivos ou iniciaivas. Para isso são analisadas as diversas variáveis impacadas pelo

Leia mais

3 Metodologia do Estudo 3.1. Tipo de Pesquisa

3 Metodologia do Estudo 3.1. Tipo de Pesquisa 42 3 Meodologia do Esudo 3.1. Tipo de Pesquisa A pesquisa nese rabalho pode ser classificada de acordo com 3 visões diferenes. Sob o pono de visa de seus objeivos, sob o pono de visa de abordagem do problema

Leia mais

CEL033 Circuitos Lineares I

CEL033 Circuitos Lineares I Aula 13/03/2012 CEL033 Circuios Lineares I ivo.junior@ufjf.edu.br Sie Disciplina www.ufjf.br/ivo_junior CEL033_NOTURNO Teoria do Circuios Eléricos Alessandro Vola Físico Ialiano 1745-1827 1800- Invenção

Leia mais

CINÉTICA RADIOATIVA. Introdução. Tempo de meia-vida (t 1/2 ou P) Atividade Radioativa

CINÉTICA RADIOATIVA. Introdução. Tempo de meia-vida (t 1/2 ou P) Atividade Radioativa CIÉTIC RDIOTIV Inrodução Ese arigo em como objeivo analisar a velocidade dos diferenes processos radioaivos, no que chamamos de cinéica radioaiva. ão deixe de anes esudar o arigo anerior sobre radioaividade

Leia mais

Nome do Candidato Instruções: sem rasuras ATENÇÃO: Não serão aceitas respostas sem uma justificativa coerente das alternativas assinaladas.

Nome do Candidato Instruções: sem rasuras ATENÇÃO: Não serão aceitas respostas sem uma justificativa coerente das alternativas assinaladas. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICA E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA Exame de Seleção Segundo Semesre Nome do Candidao: Insruções: A

Leia mais

3 Formulação do Problema da Dinâmica de Risers Empregando-se o Método dos Elementos Finitos 3.1. Fenomenologia do Comportamento Estrutural de Risers

3 Formulação do Problema da Dinâmica de Risers Empregando-se o Método dos Elementos Finitos 3.1. Fenomenologia do Comportamento Estrutural de Risers 43 3 Formulação do Problema da Dinâmica de Risers Empregando-se o Méodo dos Elemenos Finios 3.1. Fenomenologia do Comporameno Esruural de Risers O comporameno não linear de esruuras pode ser de origem

Leia mais

PROJETO DE ENGRENAGENS - CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS E HELICOIDAIS. Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá

PROJETO DE ENGRENAGENS - CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS E HELICOIDAIS. Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá PROJETO DE ENGRENAGENS - CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS E HELICOIDAIS Prof. Alexandre Auguso Pescador Sardá INTRODUÇÃO Falha por flexão dos denes: ocorrerá quando quando a ensão significaiva nos denes igualar-se

Leia mais

Capítulo 2: Proposta de um Novo Retificador Trifásico

Capítulo 2: Proposta de um Novo Retificador Trifásico 30 Capíulo 2: Proposa de um Novo Reificador Trifásico O mecanismo do descobrimeno não é lógico e inelecual. É uma iluminação suberrânea, quase um êxase. Em seguida, é cero, a ineligência analisa e a experiência

Leia mais

) quando vamos do ponto P até o ponto Q (sobre a reta) e represente-a no plano cartesiano descrito acima.

) quando vamos do ponto P até o ponto Q (sobre a reta) e represente-a no plano cartesiano descrito acima. ATIVIDADE 1 1. Represene, no plano caresiano xy descrio abaixo, os dois ponos (x 0,y 0 ) = (1,2) e Q(x 1,y 1 ) = Q(3,5). 2. Trace a rea r 1 que passa pelos ponos e Q, no plano caresiano acima. 3. Deermine

Leia mais

Tópicos Especiais em Energia Elétrica (Projeto de Inversores e Conversores CC-CC)

Tópicos Especiais em Energia Elétrica (Projeto de Inversores e Conversores CC-CC) Deparameno de Engenharia Elérica Tópicos Especiais em Energia Elérica () ula 2.2 Projeo do Induor Prof. João mérico Vilela Projeo de Induores Definição do úcleo a Fig.1 pode ser observado o modelo de um

Leia mais

A CONTABILIZAÇÃO DOS LUCROS DO MANIPULADOR 1

A CONTABILIZAÇÃO DOS LUCROS DO MANIPULADOR 1 16 : CADERNOS DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS A CONTABILIZAÇÃO DOS LUCROS DO MANIPULADOR 1 PAULO HORTA* A esimaiva dos lucros obidos pelo preenso manipulador apresena-se como uma arefa imporane na análise

Leia mais

3 LTC Load Tap Change

3 LTC Load Tap Change 54 3 LTC Load Tap Change 3. Inrodução Taps ou apes (ermo em poruguês) de ransformadores são recursos largamene uilizados na operação do sisema elérico, sejam eles de ransmissão, subransmissão e disribuição.

Leia mais

Porto Alegre, 14 de novembro de 2002

Porto Alegre, 14 de novembro de 2002 Poro Alegre, 14 de novembro de 2002 Aula 6 de Relaividade e Cosmologia Horácio Doori 1.12- O paradoo dos gêmeos 1.12.1- Sisemas Inerciais (observadores) com velocidades diversas vêem a disância emporal

Leia mais

4 O Papel das Reservas no Custo da Crise

4 O Papel das Reservas no Custo da Crise 4 O Papel das Reservas no Cuso da Crise Nese capíulo buscamos analisar empiricamene o papel das reservas em miigar o cuso da crise uma vez que esa ocorre. Acrediamos que o produo seja a variável ideal

Leia mais

Equações Diferenciais Ordinárias Lineares

Equações Diferenciais Ordinárias Lineares Equações Diferenciais Ordinárias Lineares 67 Noções gerais Equações diferenciais são equações que envolvem uma função incógnia e suas derivadas, além de variáveis independenes Aravés de equações diferenciais

Leia mais

Modelos BioMatemáticos

Modelos BioMatemáticos Modelos BioMaemáicos hp://correio.fc.ul.p/~mcg/aulas/biopop/ edro J.N. Silva Sala 4..6 Deparameno de Biologia Vegeal Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa edro.silva@fc.ul.p Genéica opulacional

Leia mais

Curvas e Superfícies Paramétricas

Curvas e Superfícies Paramétricas Curvas e Superfícies araméricas Eemplo de superfícies NURBS Curvas e Superfícies ara aplicações de CG normalmene é mais conveniene adoar a forma paramérica Independene do sisema de coordenadas Represenação

Leia mais

2 CONCEITOS TEÓRICOS FUNDAMENTAIS

2 CONCEITOS TEÓRICOS FUNDAMENTAIS 2 CONCEITOS TEÓRICOS FUNDAMENTAIS Ese capíulo esá dividido em rês pares. A primeira é dedicada aos fundamenos da Teoria da Elasicidade, em paricular da Elasicidade Linear. A segunda pare raa dos conceios

Leia mais

Noções de Espectro de Freqüência

Noções de Espectro de Freqüência MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Campus São José Curso de Telecomunicações Noções de Especro de Freqüência Marcos Moecke São José - SC, 6 SUMÁRIO 3. ESPECTROS DE FREQÜÊNCIAS 3. ANÁLISE DE SINAIS NO DOMÍNIO DA

Leia mais

(I)

(I) Duas parículas esão em movimeno uniforme descrevendo circunferências concênricas de raio diferenes e períodos de 80 s e 0 s. No insane inicial as parículas esão alinhadas com o cenro das circunferências.

Leia mais

Séries temporais Modelos de suavização exponencial. Séries de temporais Modelos de suavização exponencial

Séries temporais Modelos de suavização exponencial. Séries de temporais Modelos de suavização exponencial Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Análise de séries de empo: modelos de suavização exponencial Profa. Dra. Liane Werner Séries emporais A maioria dos méodos de previsão se baseiam na

Leia mais