4 Análise de Sensibilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 Análise de Sensibilidade"

Transcrição

1 4 Análise de Sensibilidade 4.1 Considerações Gerais Conforme viso no Capíulo 2, os algorimos uilizados nese rabalho necessiam das derivadas da função objeivo e das resrições em relação às variáveis de projeo para deerminar a direção de busca do processo de oimização. De forma geral, os gradienes da função objeivo e das resrições são calculados a parir dos gradienes das resposas da esruura deerminadas na eapa de análise. Dependendo do problema, as resposas de ineresse podem ser deslocamenos, ensões, freqüências naurais e cargas críicas. Oura grandeza de ineresse, muio uilizada como função objeivo, é o peso (volume) da esruura. A análise de sensibilidade, ambém chamada de gradienes das resposas da esruura, desempenha um papel cenral no processo de oimização pois é avaliada a cada passo do algorimo. Nese capíulo, são desenvolvidas analiicamene as sensibilidades dos deslocamenos e a sensibilidade da carga limie para o elemeno de pórico com comporameno geomericamene não-linear, bem como uma aproximação uilizada nese rabalho a fim de se adapar as caracerísicas da análise não-linear visa no capíulo anerior. É apresenado ambém o méodo das diferenças finias a fim de se validar as formulações analíicas. Por fim são analisados alguns exemplos para validar as implemenações. 4.2 Méodo Analíico O méodo analíico consise na diferenciação direa das equações de equilíbrio lineares e não-lineares. Para faciliar o desenvolvimeno das equações para o cálculo da sensibilidade, considera-se uma esruura descria por uma única variável de projeo x.

2 Análise de Sensibilidade Sensibilidade dos Deslocamenos A equação de equilíbrio na análise linear é dada por: K( x) u ( x) =P ( x) (4.1) derivando-se (4.1) em relação a variável de projeo x, obém-se dk u( x) + K du = dp (4.2) Reorganizando (4.2) emos du dp dk K = u ( x) (4.3) onde du dx represena a sensibilidade dos deslocamenos com relação às variáveis de projeo x. Para calcular du dx, os seguines passos devem ser seguidos: (i) resolver a equação (4.1) para u, (ii) compuar o lado direio da equação (4.3) (chamado de pseudo-forças), (iii) resolver a equação (4.3) para du dx usando a já decomposa mariz de rigidez, realizando somene rerosubsiuições com o veor de pseudoforças. Na análise não-linear, a equação de equilíbrio incremenal é dada da seguine forma: R( F( x), u( x); x) = P( x) - F( F( x), u ( x); x) = 0 (4.4) onde P é suposo, no caso geral, dependene das variáveis de projeo. Derivando-se (4.4) em relação a variável de projeo x d P F d F F d u F = 0 dx F dx u dx x (4.5)

3 Análise de Sensibilidade 66 Reorganizando os ermos de (4.5) e fazendo uso da seguine relação K + ( T) F = (4.6) u em-se d u d P F d F F dx dx F dx x + ( T) K = (4.7) onde d u dx represena a sensibilidade dos incremenos de deslocamenos com relação às variáveis de projeo x. A equação (4.7) pode ser escria usando a seguine noação K + ( T) + d d d d u R P F = = dx u u( x) u u( x) (4.8) onde o lado direio de (4.7) é diferenciado de forma oal desconsiderando-se a dependência implícia de u sobre x. Observa-se agora que, devido a formulação uilizar o RLA, em-se um problema dependene do caminho (pah-dependen), ou seja, a sensibilidade das forças inernas d F dx compuada na eapa anerior enra no lado direio da equação (4.7), e sua aualização para o próximo passo é dada da seguine forma: + d d + ( T) d F F u = + K (4.9) u u( x) A equação (4.8) é a equação básica para a solução da sensibilidade incremenal dos deslocamenos e algumas observações podem ser feias ao seu respeio: A mariz do lado esquerdo da equação (4.8) é a mesma mariz de rigidez angene obida após a convergência para um pono de equilíbrio. Na eapa de erência, o lado direio da equação (4.8) é conhecido.

4 Análise de Sensibilidade 67 A equação de sensibilidade em (4.8) é linear em d u dx. Assim nenhuma ieração é necessária para resolvê-la. A sensibilidade é compuada de forma incremenal no final do passo, uma vez conhecida a sensibilidade de d F dx no início do passo. Conseqüenemene as sensibilidades incremenais êm que ser compuadas no final do passo, aualizadas e armazenadas para serem usadas no próximo passo Méodo Analíico Aproximado (MAA) A equação (4.8), descria acima, necessia de um grande esforço compuacional para o cálculo das sensibilidades incremenais. Em cada passo de carga é necessário avaliar a sensibilidade dos deslocamenos incremenais, o que envolve a resolução de um sisema de equações lineares para cada variável de projeo x. A deerminação dos ponos críicos feia no presene rabalho (seção 3.5) gera, com a diminuição do GSP, muios incremenos de carga anes do pono críico, o que ornaria o processo de oimização basane leno se para cada pono de equilíbrio fossem aualizadas as sensibilidades incremenais. Para adapar a análise de sensibilidade ao presene rabalho, foram feias algumas considerações apresenadas a seguir. A sensibilidade dos deslocamenos incremenais pode ser escria da seguine forma: + d u d u d u = - (4.10) Pré-muliplicando (4.10) por em-se + ( T) K e subsiuindo o resulado em (4.8), d u d P d F d u K = + K (4.11) dx + + ( T) + ( T) u u( x) Tomando-se derivada de x da relação de equilíbrio no passo anerior dada abaixo

5 Análise de Sensibilidade 68 d d P ( T) d u F ( ( x); x) = = 0 dx P-F u K (4.12) dx dx x e somando-se (4.12) a (4.11), em-se a seguine relação d u d P F d F d u K K - K ) (4.13) dx dx x dx dx ( T) + ( T) ( T) = + ( u u( x) onde + d d d P P P = + (4.14) Conforme viso na seção 3.44, as esraégias de incremeno auomáico de carga êm como objeivo gerar pequenos incremenos quando a resposa da esruura for foremene não-linear e produzir grandes incremenos quando a resposa da esruura for aproximadamene linear, o que faz com que a variação da rigidez da esruura no inervalo [, + ] seja pequena, enão K - K 0 (4.15) + ( T) ( T) e o ermo d u dx é eliminado de (4.13). Finalmene, quando as forças exernas P independem de x, d u F d F K F (4.16) + + ( T) + = = dx x dx u u( x) onde + F seria o veor de pseudo-forças. A equação (4.16) é uma equação aproximada para o cálculo da sensibilidade oal dos deslocamenos e algumas observações podem ser feias a seu respeio: A mariz do lado esquerdo da equação (4.16) é a mesma mariz de rigidez angene obida após a convergência para equilíbrio em +. Na eapa de erência, o lado direio da equação (4.16) é conhecido.

6 Análise de Sensibilidade 69 A equação de sensibilidade em (4.16) é linear em d + u dx. Assim nenhuma ieração é necessária para resolvê-la. A sensibilidade d + u dx é compuada a qualquer insane desejado, uma vez conhecida a sensibilidade de F x. Conseqüenemene, somene a sensibilidade da força inerna em que ser compuada no final do passo, aualizada e armazenada para ser usada no próximo passo Sensibilidade da Carga Limie Para se calcular a sensibilidade da carga limie basa considerar o faor de carga λ como dependene impliciamene de x, ou seja, o veor de carregameno exerno fica definido como : P= λ( x) P ( x) = λ( x) P ( x) + λp ( x) (4.17) + + onde P é um veor de erência de magniude arbirária. Derivando-se (4.17) em relação a x, em-se: + + d P d λ + dp = P + λ (4.18) Assim a equação (4.13) fica da seguine forma d u d λ dp K P F (4.19) ( T) + + = + λ No nível da carga críica ( + λ = λ * ), um aserisco é adicionado nos ermos de (4.19) para idenificar o pono onde eles esão sendo avaliados. Enão se escreve * * ( T )* du dλ * dp K = P + λ * F (4.20)

7 Análise de Sensibilidade 70 A mariz de rigidez angene ( T )* K é singular e ϕ ϕ ( T)* T ( T)* K = K = 0, onde ϕ é o auoveor associado com o auovalor nulo da mariz K ( T )*. Prémuliplicando a equação anerior por ϕ T, em-se * * T ( T )* du T dλ T * dp T * ϕ K = ϕ P + ϕ λ ϕ F (4.21) Eliminando os ermos nulos ϕ ϕ ( T)* T ( T)* K = K = 0 e isolando o ermo com * dλ dx, em-se * T dλ T * T * dp = ϕ P ϕ F ϕ λ (4.22) dx dx Finalmene, em-se a expressão para o cálculo da sensibilidade do pono limie: dp * ϕ λ dλ F dx = T dx ϕ P T * * (4.23) ou, quando as forças exernas P independem de x * dλ dx ϕ F = T ϕ T * P (4.24) A equação (4.24) é uma equação aproximada para o cálculo da sensibilidade da carga críica e algumas observações podem ser feias a seu respeio: A sensibilidade é calculada de maneira direa, uma vez que o veor das pseudo-forças é calculado de maneira incremenal e conhecido no pono críico. O auoveor associado com o auovalor nulo da mariz é calculado aravés do méodo das inversas generalizadas para a mariz ( T )* K.

8 Análise de Sensibilidade Méodo das Diferenças Finias (MDF) A mais simples écnica para cálculo da sensibilidade com respeio a variável de projeo é a aproximação por diferenças finias. Esa écnica é geralmene cara compuacionalmene, mas é de fácil implemenação e por iso muio usada. A mais simples aproximação por diferenças finias é a de primeira ordem, chamada de diferença a frene. Seja a função f ( x ), onde x é a variável de projeo. A aproximação de primeira ordem, f x, para a derivada, df dx, é dada por: onde f f( x+ x) f( x) = (4.25) x x x é uma perurbação absolua, pequena o suficiene para produzir resulados saisfaórios. Geralmene essa perurbação é definida aravés da seguine expressão: x = ηx (4.26) onde η é o valor da perurbação relaiva. A maior dificuldade no MDF é selecionar o valor da perurbação η, se for selecionada uma pequena perurbação, para reduzir o erro de runcameno (pois a derivada só é exaa quando x ende a zero), pode-se er um excessivo erro de arredondameno causado pela forma como os números reais são represenados nos compuadores. Perurbações relaivas enre 10-4 a 10-8 geralmene levam a bons resulados, o suficiene para aplicações práicas. 4.4 Exemplos Nesa seção são apresenados exemplos de análise de sensibilidade de esruuras geomericamene não-lineares. Os exemplos raam ano da sensibilidade dos deslocamenos nodais como da sensibilidade das cargas críicas das esruuras. Os objeivos são verificar a validade das expressões apresenadas nese capíulo, esar a implemenação compuacional e comparar a precisão dos méodos discuidos aneriormene.

9 Análise de Sensibilidade 72 As esruuras foram analisadas aravés do MEF uilizando a esraégia de ieração comprimeno de arco cilíndrico junamene com o méodo de Newon- Raphson Padrão, com incremeno auomáico do comprimeno de arco 0 conrolando o valor inicial do parâmero de carga, λ. No início do processo adoou-se: 0 λ 1 = Para conrolar a convergência foi adoado ζ 3 = 10. A malha menos inada possui 20 elemenos e a malha mais inada 100 elemenos sendo as mesmas uilizadas na seção 3.6. O MDF foi uilizado para verificar a consisência das sensibilidades calculadas pelo MAA, uilizou-se η variando de 10-4 a 10-8, sendo considerado como válido o que melhor represena a endência dos resulados. Geralmene a perurbação de 10-5 apresenou bons resulados Pórico de Lee A geomeria do pórico é mosrada na figura 4.1. O comporameno desa esruura foi esudado no capíulo anerior. Os valores numéricos empregados são L = 120, H = 120, Lp = 24 e P = 1. A seção ransversal do pórico é reangular de dimensões b = 3 e h 1 = h 2 = 2 e o maerial uilizado apresena E = 720. As variáveis de projeo são as aluras das barras (h). Lp P θ w u h2 H h1 L Figura 4.1. Pórico de Lee. O deslocameno verical (w) do pono de aplicação da carga e a sua sensibilidade calculada pelos MAA e MDF, para diversos faores de carga, são apresenados nas abelas 4.1 e 4.2.

10 Análise de Sensibilidade 73 TABELA 4.1 Pórico de Lee deslocamenos e sensibilidades para h 1 n º de dw/dh λ w 1 Elemenos MAA MDF , , , TABELA 4.2 Pórico de Lee deslocamenos e sensibilidades para h 2 n º de dw/dh λ w 2 Elemenos MAA MDF , , , A carga críica e a sua sensibilidade calculada pelos MAA e MDF são mosradas na abela 4.3. TABELA 4.3 Pórico de Lee cargas críicas e sensibilidades n º de d λ cr /dh 1 dλ cr /dh λ 2 elemenos cr MAA MDF MAA MDF Pórico de Williams A geomeria do pórico é mosrada na figura 4.2. O comporameno desa esruura foi esudado no capíulo anerior. Os valores numéricos empregados são P H h1 L θ w u h2 Figura 4.2. Pórico de Williams.

11 Análise de Sensibilidade 74 L = , H = 0.386, e P = 1. A seção ransversal do pórico é reangular de dimensões b = e h 1 = h 2 = e o módulo de elasicidade é 1.03 x As variáveis de projeo são as aluras das barras (h). TABELA 4.4 Pórico de Williams deslocamenos e sensibilidades para h 1 n º de dw/dh λ W 1 elemenos MAA MDF x x x x x x O deslocameno verical (w) do pono de aplicação da carga e a sua sensibilidade calculada pelos MAA e MDF, para diversos faores de carga, são apresenados na abela 4.4. A carga críica e a sua sensibilidade calculada pelos MAA e MDF são mosradas na abela 4.5. TABELA 4.5 Pórico de Williams cargas críicas e sensibilidades d λ /dh 1 n º de elemenos λ cr MAA MDF cr

3 Análise Não-Linear Geométrica

3 Análise Não-Linear Geométrica 3 Análise Não-inear Geomérica 3.1 Comenários Iniciais Ese capíulo começa com uma breve discussão sobre o comporameno não linear, o objeivo da análise não linear, e o seu lugar na engenharia esruural. As

Leia mais

3 Formulação do Problema da Dinâmica de Risers Empregando-se o Método dos Elementos Finitos 3.1. Fenomenologia do Comportamento Estrutural de Risers

3 Formulação do Problema da Dinâmica de Risers Empregando-se o Método dos Elementos Finitos 3.1. Fenomenologia do Comportamento Estrutural de Risers 43 3 Formulação do Problema da Dinâmica de Risers Empregando-se o Méodo dos Elemenos Finios 3.1. Fenomenologia do Comporameno Esruural de Risers O comporameno não linear de esruuras pode ser de origem

Leia mais

Introdução ao Controle Ótimo: Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo.

Introdução ao Controle Ótimo: Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo. Inrodução ao Conrole Óimo: Oimização de funções e funcionais. Oimização paramérica. Problema de conrole óimo com empo final fio. Oimização Deerminação de uma ação que proporciona um máimo de benefício,

Leia mais

3 Modelos de Markov Ocultos

3 Modelos de Markov Ocultos 23 3 Modelos de Markov Oculos 3.. Processos Esocásicos Um processo esocásico é definido como uma família de variáveis aleaórias X(), sendo geralmene a variável empo. X() represena uma caracerísica mensurável

Leia mais

5.1. Filtragem dos Estados de um Sistema Não-Linear Unidimensional. Considere-se o seguinte MEE [20] expresso por: t t

5.1. Filtragem dos Estados de um Sistema Não-Linear Unidimensional. Considere-se o seguinte MEE [20] expresso por: t t 5 Esudo de Casos Para a avaliação dos algorimos online/bach evolucionários proposos nese rabalho, foram desenvolvidas aplicações em problemas de filragem dos esados de um sisema não-linear unidimensional,

Leia mais

TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 18 LIVRO DO NILSON)

TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 18 LIVRO DO NILSON) TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 8 LIVRO DO NILSON). CONSIDERAÇÕES INICIAIS SÉRIES DE FOURIER: descrevem funções periódicas no domínio da freqüência (ampliude e fase). TRANSFORMADA DE FOURIER:

Leia mais

Capítulo 2: Proposta de um Novo Retificador Trifásico

Capítulo 2: Proposta de um Novo Retificador Trifásico 30 Capíulo 2: Proposa de um Novo Reificador Trifásico O mecanismo do descobrimeno não é lógico e inelecual. É uma iluminação suberrânea, quase um êxase. Em seguida, é cero, a ineligência analisa e a experiência

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuios Eléricos I EEL42 Coneúdo 8 - Inrodução aos Circuios Lineares e Invarianes...1 8.1 - Algumas definições e propriedades gerais...1 8.2 - Relação enre exciação

Leia mais

2 Formulação do Problema

2 Formulação do Problema 30 Formulação do roblema.1. Dedução da Equação de Movimeno de uma iga sobre Fundação Elásica. Seja a porção de viga infinia de seção ransversal consane mosrada na Figura.1 apoiada sobre uma base elásica

Leia mais

Anderson Pereira. Projeto ótimo de pórticos planos com restrição à flambagem

Anderson Pereira. Projeto ótimo de pórticos planos com restrição à flambagem Anderson Pereira Projeo óimo de póricos planos com resrição à flambagem Disseração apresenada como requisio parcial para obenção do grau de Mesre pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil do Deparameno

Leia mais

3 Estudo da Barra de Geração [1]

3 Estudo da Barra de Geração [1] 3 Esudo da Barra de eração [1] 31 Inrodução No apíulo 2, raou-se do máximo fluxo de poência aiva e reaiva que pode chear à barra de cara, limiando a máxima cara que pode ser alimenada, e do possível efeio

Leia mais

Modelos Não-Lineares

Modelos Não-Lineares Modelos ão-lineares O modelo malhusiano prevê que o crescimeno populacional é exponencial. Enreano, essa predição não pode ser válida por um empo muio longo. As funções exponenciais crescem muio rapidamene

Leia mais

3 - Diferencial. 3.1 Plano tangente. O plano tangente a uma superfície z = f(x,y) no ponto (x 0, y 0,f(x 0,y 0 )) é dado por: f x

3 - Diferencial. 3.1 Plano tangente. O plano tangente a uma superfície z = f(x,y) no ponto (x 0, y 0,f(x 0,y 0 )) é dado por: f x 18 - Diferencial.1 Plano angene O plano angene a uma superfície z f(x, no pono (x 0, y 0,f(x 0,y 0 )) é dado por: z f ( x0,.(.( y Exemplo 1: Deerminar o plano angene a superfície z x +y nos ponos P(0,0,0)

Leia mais

3 LTC Load Tap Change

3 LTC Load Tap Change 54 3 LTC Load Tap Change 3. Inrodução Taps ou apes (ermo em poruguês) de ransformadores são recursos largamene uilizados na operação do sisema elérico, sejam eles de ransmissão, subransmissão e disribuição.

Leia mais

Problema de controle ótimo com equações de estado P-fuzzy: Programação dinâmica

Problema de controle ótimo com equações de estado P-fuzzy: Programação dinâmica Problema de conrole óimo com equações de esado P-fuzzy: Programação dinâmica Michael Macedo Diniz, Rodney Carlos Bassanezi, Depo de Maemáica Aplicada, IMECC, UNICAMP, 1383-859, Campinas, SP diniz@ime.unicamp.br,

Leia mais

RESPOSTA TRANSIENTE NÃO-LINEAR DE PÓRTICOS E ARCOS COM LIGAÇÕES SEMI-RÍGIDAS

RESPOSTA TRANSIENTE NÃO-LINEAR DE PÓRTICOS E ARCOS COM LIGAÇÕES SEMI-RÍGIDAS Proceedings of he XXVI Iberian Lain-American Congress on Compuaional Mehods in Engineering CILAMCE 25 Brazilian Assoc. for Comp. Mechanics (ABMEC) & Lain American Assoc. of Comp. Mehods in Engineering

Leia mais

Circuitos Elétricos I EEL420

Circuitos Elétricos I EEL420 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuios Eléricos I EEL420 Coneúdo 1 - Circuios de primeira ordem...1 1.1 - Equação diferencial ordinária de primeira ordem...1 1.1.1 - Caso linear, homogênea, com

Leia mais

Movimento unidimensional. Prof. DSc. Anderson Cortines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL

Movimento unidimensional. Prof. DSc. Anderson Cortines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL Movimeno unidimensional Prof. DSc. Anderson Corines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL 218.1 Objeivos Ter uma noção inicial sobre: Referencial Movimeno e repouso Pono maerial e corpo exenso Posição Diferença

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr. UFRGS Instituto de Matemática - Departamento de Estatística

Prof. Lorí Viali, Dr. UFRGS Instituto de Matemática - Departamento de Estatística Conceio Na Esaísica exisem siuações onde os dados de ineresse são obidos em insanes sucessivos de empo (minuo, hora, dia, mês ou ano), ou ainda num período conínuo de empo, como aconece num elerocardiograma

Leia mais

5 Método dos Mínimos Quadrados de Monte Carlo (LSM)

5 Método dos Mínimos Quadrados de Monte Carlo (LSM) Méodo dos Mínimos Quadrados de Mone Carlo (LSM) 57 5 Méodo dos Mínimos Quadrados de Mone Carlo (LSM) O méodo LSM revela-se uma alernaiva promissora frene às radicionais écnicas de diferenças finias e árvores

Leia mais

4 Método de geração de cenários em árvore

4 Método de geração de cenários em árvore Méodo de geração de cenários em árvore 4 4 Méodo de geração de cenários em árvore 4.. Conceios básicos Uma das aividades mais comuns no mercado financeiro é considerar os possíveis esados fuuros da economia.

Leia mais

MÉTODOS NUMÉRICOS EM PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR SEM RESTRIÇÃO PARA MINIMIZAÇÃO DA ENERGIA POTENCIAL DE UMA TRELIÇA ESTRUTURAL

MÉTODOS NUMÉRICOS EM PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR SEM RESTRIÇÃO PARA MINIMIZAÇÃO DA ENERGIA POTENCIAL DE UMA TRELIÇA ESTRUTURAL MÉTODOS NUMÉRICOS EM PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR SEM RESTRIÇÃO PARA MINIMIZAÇÃO DA ENERGIA POTENCIAL DE UMA TRELIÇA ESTRUTURAL Aline Michelly Silva Moreira aline_michelly@vm.uff.br Milena de Andrade Sacrameno

Leia mais

Exercícios de torção livre em seção circular fechada - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP

Exercícios de torção livre em seção circular fechada - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP São Paulo, dezembro de 2015. 1) a. Deerminar a dimensão a de modo a se er a mesma ensão de cisalhameno máxima nos rechos B-C e C-D. b. Com al dimensão pede-se a máxima ensão de cisalhameno no recho A-B.

Leia mais

Tópicos Especiais em Energia Elétrica (Projeto de Inversores e Conversores CC-CC)

Tópicos Especiais em Energia Elétrica (Projeto de Inversores e Conversores CC-CC) Deparameno de Engenharia Elérica Tópicos Especiais em Energia Elérica () ula 2.2 Projeo do Induor Prof. João mérico Vilela Projeo de Induores Definição do úcleo a Fig.1 pode ser observado o modelo de um

Leia mais

Minimização da Energia Potencial de Sistemas Estruturais Não-Lineares: uma comparação de algoritmos numéricos de programação nãolinear

Minimização da Energia Potencial de Sistemas Estruturais Não-Lineares: uma comparação de algoritmos numéricos de programação nãolinear Buffoni e al. / Invesigação Operacional, 27 (2007) 85-05 85 Minimização da Energia Poencial de Sisemas Esruurais Não-Lineares: uma comparação de algorimos numéricos de programação nãolinear Salee Souza

Leia mais

Antes de mais nada, é importante notar que isso nem sempre faz sentido do ponto de vista biológico.

Antes de mais nada, é importante notar que isso nem sempre faz sentido do ponto de vista biológico. O modelo malusiano para empo conínuo: uma inrodução não rigorosa ao cálculo A dinâmica de populações ambém pode ser modelada usando-se empo conínuo, o que é mais realisa para populações que se reproduzem

Leia mais

ANÁLISE NÃO-LINEAR ESTÁTICA E DINÂMICA DE ARCOS ABATIDOS

ANÁLISE NÃO-LINEAR ESTÁTICA E DINÂMICA DE ARCOS ABATIDOS ANÁLISE NÃO-LINEAR ESTÁTICA E DINÂMICA DE ARCOS ABATIDOS Alexandre S. Galvão asgalvao@homail.com TAA - Escola de Engenharia Indusrial Mealúrgica de Vola Redonda - UFF CEP 27255-250, Vola Redonda - RJ -

Leia mais

Exercícios sobre o Modelo Logístico Discreto

Exercícios sobre o Modelo Logístico Discreto Exercícios sobre o Modelo Logísico Discreo 1. Faça uma abela e o gráfico do modelo logísico discreo descrio pela equação abaixo para = 0, 1,..., 10, N N = 1,3 N 1, N 0 = 1. 10 Solução. Usando o Excel,

Leia mais

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Log Soluções Reforço escolar M ae máica Dinâmica 4 2ª Série 1º Bimesre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Maemáica 2ª do Ensino Médio Algébrico simbólico Função Logarímica Primeira Eapa Comparilhar Ideias

Leia mais

Para Newton, conforme o tempo passa, a velocidade da partícula aumenta indefinidamente. ( )

Para Newton, conforme o tempo passa, a velocidade da partícula aumenta indefinidamente. ( ) Avaliação 1 8/0/010 1) A Primeira Lei do Movimeno de Newon e a Teoria da elaividade esria de Einsein diferem quano ao comporameno de uma parícula quando sua velocidade se aproxima da velocidade da luz

Leia mais

4 O Fenômeno da Estabilidade de Tensão [6]

4 O Fenômeno da Estabilidade de Tensão [6] 4 O Fenômeno da Esabilidade de Tensão [6] 4.1. Inrodução Esabilidade de ensão é a capacidade de um sisema elérico em maner ensões aceiáveis em odas as barras da rede sob condições normais e após ser submeido

Leia mais

Motivação. Prof. Lorí Viali, Dr.

Motivação. Prof. Lorí Viali, Dr. Moivação rof. Lorí Viali, Dr. vialli@ma.ufrgs.br hp://www.ma.ufrgs.br/~vialli/ Na práica, não exise muio ineresse na comparação de preços e quanidades de um único arigo, como é o caso dos relaivos, mas

Leia mais

I INVESTIGAÇÃO DE MÉTODOS DE SELEÇÃO AUTOMÁTICA DE CIRCUITOS USANDO A TEORIA DOS GRAFOS PARA A ANÁLISE DE REDES HIDRÁULICAS

I INVESTIGAÇÃO DE MÉTODOS DE SELEÇÃO AUTOMÁTICA DE CIRCUITOS USANDO A TEORIA DOS GRAFOS PARA A ANÁLISE DE REDES HIDRÁULICAS º Congresso Brasileiro de Engenharia Saniária e Ambienal I- - INVESTIGAÇÃO DE MÉTODOS DE SELEÇÃO AUTOMÁTICA DE CIRCUITOS USANDO A TEORIA DOS GRAFOS PARA A ANÁLISE DE REDES HIDRÁULICAS Rober Schiaveo de

Leia mais

Respondidos (parte 13)

Respondidos (parte 13) U Coneúdo UNoas de aulas de Transpores Exercícios Respondidos (pare 3) Hélio Marcos Fernandes Viana da pare 3 Exemplo numérico de aplicação do méodo udo-ou-nada, exemplo de cálculo do empo de viagem equações

Leia mais

4 Metodologia Proposta para o Cálculo do Valor de Opções Reais por Simulação Monte Carlo com Aproximação por Números Fuzzy e Algoritmos Genéticos.

4 Metodologia Proposta para o Cálculo do Valor de Opções Reais por Simulação Monte Carlo com Aproximação por Números Fuzzy e Algoritmos Genéticos. 4 Meodologia Proposa para o Cálculo do Valor de Opções Reais por Simulação Mone Carlo com Aproximação por Números Fuzzy e Algorimos Genéicos. 4.1. Inrodução Nese capíulo descreve-se em duas pares a meodologia

Leia mais

Conceito. Exemplos. Os exemplos de (a) a (d) mostram séries discretas, enquanto que os de (e) a (g) ilustram séries contínuas.

Conceito. Exemplos. Os exemplos de (a) a (d) mostram séries discretas, enquanto que os de (e) a (g) ilustram séries contínuas. Conceio Na Esaísica exisem siuações onde os dados de ineresse são obidos em insanes sucessivos de empo (minuo, hora, dia, mês ou ano), ou ainda num período conínuo de empo, como aconece num elerocardiograma

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara Insiuo de Física USP Física V - Aula 6 Professora: Mazé Bechara Aula 6 Bases da Mecânica quânica e equações de Schroedinger. Aplicação e inerpreações. 1. Ouros posulados da inerpreação de Max-Born para

Leia mais

Exercícios Sobre Oscilações, Bifurcações e Caos

Exercícios Sobre Oscilações, Bifurcações e Caos Exercícios Sobre Oscilações, Bifurcações e Caos Os ponos de equilíbrio de um modelo esão localizados onde o gráfico de + versus cora a rea definida pela equação +, cuja inclinação é (pois forma um ângulo

Leia mais

Aula 6 Geração de Grades

Aula 6 Geração de Grades Universidade Federal do ABC Aula 6 Geração de Grades EN34 Dinâmica de Fluidos Compuacional TRANSFORMAÇÕES DE COORDENADAS Grade de ponos discreos A abordagem de diferenças finias apresenada aé agora, que

Leia mais

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre 1. Objeivos. Inrodução 3. Procedimeno experimenal 4. Análise de dados 5. Quesões 6. Referências 1. Objeivos Nesa experiência, esudaremos o movimeno da queda de

Leia mais

APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS NO CONTROLE DA POLUIÇÃO PROVOCADA PELO TRÁFEGO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS

APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS NO CONTROLE DA POLUIÇÃO PROVOCADA PELO TRÁFEGO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS ! "#$ " %'&)(*&)+,- /2*&4365879&4/:+58;2*=?5@A2*3B;- C)D 5,5FE)5G+ &4- (IHJ&?,+ /?=)5KA:+5MLN&OHJ5F&4E)2*EOHJ&)(IHJ/)G- D - ;/);& Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 9 a de ouubro de 27 APLICAÇÃO DA ANÁLISE

Leia mais

2 CONCEITOS TEÓRICOS FUNDAMENTAIS

2 CONCEITOS TEÓRICOS FUNDAMENTAIS 2 CONCEITOS TEÓRICOS FUNDAMENTAIS Ese capíulo esá dividido em rês pares. A primeira é dedicada aos fundamenos da Teoria da Elasicidade, em paricular da Elasicidade Linear. A segunda pare raa dos conceios

Leia mais

4 CER Compensador Estático de Potência Reativa

4 CER Compensador Estático de Potência Reativa 68 4 ompensador Esáico de Poência Reaiva 4.1 Inrodução ompensadores esáicos de poência reaiva (s ou Saic var ompensaors (Ss são equipamenos de conrole de ensão cuja freqüência de uso em aumenado no sisema

Leia mais

REDUÇÃO DE DIMENSIONALIDADE

REDUÇÃO DE DIMENSIONALIDADE Análise de componenes e discriminanes REDUÇÃO DE DIMENSIONALIDADE Uma esraégia para abordar o problema da praga da dimensionalidade é realizar uma redução da dimensionalidade por meio de uma ransformação

Leia mais

4 Modelo de fatores para classes de ativos

4 Modelo de fatores para classes de ativos 4 Modelo de aores para classes de aivos 4.. Análise de esilo baseado no reorno: versão original (esáica A análise de esilo baseada no reorno é um procedimeno esaísico que visa a ideniicar as ones de riscos

Leia mais

Capítulo Cálculo com funções vetoriais

Capítulo Cálculo com funções vetoriais Cálculo - Capíulo 6 - Cálculo com funções veoriais - versão 0/009 Capíulo 6 - Cálculo com funções veoriais 6 - Limies 63 - Significado geomérico da derivada 6 - Derivadas 64 - Regras de derivação Uiliaremos

Leia mais

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL Movimeno unidimensional 5 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL. Inrodução Denre os vários movimenos que iremos esudar, o movimeno unidimensional é o mais simples, já que odas as grandezas veoriais que descrevem o

Leia mais

4 Filtro de Kalman. 4.1 Introdução

4 Filtro de Kalman. 4.1 Introdução 4 Filro de Kalman Ese capíulo raa da apresenação resumida do filro de Kalman. O filro de Kalman em sua origem na década de sessena, denro da área da engenharia elérica relacionado à eoria do conrole de

Leia mais

Séries temporais Modelos de suavização exponencial. Séries de temporais Modelos de suavização exponencial

Séries temporais Modelos de suavização exponencial. Séries de temporais Modelos de suavização exponencial Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Análise de séries de empo: modelos de suavização exponencial Profa. Dra. Liane Werner Séries emporais A maioria dos méodos de previsão se baseiam na

Leia mais

Características dos Processos ARMA

Características dos Processos ARMA Caracerísicas dos Processos ARMA Aula 0 Bueno, 0, Capíulos e 3 Enders, 009, Capíulo. a.6 Morein e Toloi, 006, Capíulo 5. Inrodução A expressão geral de uma série emporal, para o caso univariado, é dada

Leia mais

Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem

Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem Definição. Uma EDO de 1 a ordem é dia linear se for da forma y + fx y = gx. 1 A EDO linear de 1 a ordem é uma equação do 1 o grau em y e em y. Qualquer dependência

Leia mais

4. Matriz de Sensibilidade dos Controles de Tensão

4. Matriz de Sensibilidade dos Controles de Tensão . Mariz de Sensibilidade dos Conroles de Tensão. Inrodução A mariz de sensibilidade dos conroles de ensão, aqui definida e denominada [CS], relaciona as ensões conroladas e as grandezas conroladoras em

Leia mais

AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM

AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM 163 22. PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM 22.1. Inrodução Na Seção 9.2 foi falado sobre os Parâmeros de Core e

Leia mais

LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA

LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS ENTRO DE TENOLOGIA LABORATÓRIO DE HIDRÁULIA Vladimir aramori Josiane Holz Irene Maria haves Pimenel Marllus Gusavo Ferreira Passos das Neves Maceió - Alagoas Ouubro de 2012

Leia mais

yy + (y ) 2 = 0 Demonstração. Note que esta EDO não possui a variável independente e assim faremos a mudança de variável

yy + (y ) 2 = 0 Demonstração. Note que esta EDO não possui a variável independente e assim faremos a mudança de variável UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 4-018.1 1A VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - PARTE Nome Legível Turma RG CPF Resposas sem

Leia mais

Sistema de Apoio à Tomada de Decisão na Operação em Tempo Real do Sistema da CTEEP

Sistema de Apoio à Tomada de Decisão na Operação em Tempo Real do Sistema da CTEEP Sisema de Apoio à Tomada de Decisão na Operação em Tempo Real do Sisema da CTEEP T. Ohishi, UNICAMP e P. V. Pereira, CTEEP Resumo-Ese projeo desenvolveu um sisema de supore à decisão para operação de um

Leia mais

Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares

Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares (Chiang e Wainwrigh Capíulos 17 e 18) Caracerização Geral de Equações a diferenças Lineares: Seja a seguine especificação geral de uma equação a diferença

Leia mais

SISTEMAS DE EQUAÇÕES A DIFERENÇAS LINEARES

SISTEMAS DE EQUAÇÕES A DIFERENÇAS LINEARES 8//7 SISTEMAS DE EQUAÇÕES A DIFERENÇAS LINEARES Teorema: Considere o seguine sisema de k equações a diferenças lineares de primeira ordem, homogêneo: x a x a x... a x k k x a x a x... a x k k x a x a x...

Leia mais

4 Procedimentos de solução

4 Procedimentos de solução 4 Procedimenos de solução De acordo com Leis e chrefler (998), os roblemas de acolameno fluido mecânico odem ser resolvidos aravés de esraégias acoladas ou desacoladas. As soluções acoladas dividem-se

Leia mais

Introdução aos multivibradores e circuito integrado 555

Introdução aos multivibradores e circuito integrado 555 2 Capíulo Inrodução aos mulivibradores e circuio inegrado 555 Mea dese capíulo Enender o princípio de funcionameno dos diversos ipos de mulivibradores e esudo do circuio inegrado 555. objeivos Enender

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 21 Influência da Fuselagem da Superfície Horizontal da Empenagem na Estabilidade Longitudinal Estática

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 21 Influência da Fuselagem da Superfície Horizontal da Empenagem na Estabilidade Longitudinal Estática Inrodução ao Projeo de Aeronaves Aula 21 Inluência da Fuselagem da Superície Horizonal da Empenagem na Esabilidade Longiudinal Esáica Tópicos Abordados Conribuição da Fuselagem na Esabilidade Longiudinal

Leia mais

ESTUDOS COMPARATIVOS DE FREQÜÊNCIAS NATURAIS DE PLACAS TRIANGULARES E RETANGULARES MONTADAS EM BALANÇO

ESTUDOS COMPARATIVOS DE FREQÜÊNCIAS NATURAIS DE PLACAS TRIANGULARES E RETANGULARES MONTADAS EM BALANÇO ESTUDOS COMPARATIVOS DE FREQÜÊCIAS ATURAIS DE PLACAS TRIAGULARES E RETAGULARES MOTADAS EM BALAÇO Américo Teuo Miazima Araildo Lima da Silva Faculdade de Engenharia de Guaraingueá, Deparameno de Mecânica,

Leia mais

Implementação Numérica do Método do Tubo de Trajetórias para a Equação de Convecção.

Implementação Numérica do Método do Tubo de Trajetórias para a Equação de Convecção. ISSN 98-88 Implemenação Numérica do Méodo do Tubo de Traeórias para a Equação de onvecção. Luciana Prado Moua Pena Deparameno de Maemáica Aplicada GMA), Universidade Federal Fluminense - UFF 00-0, Nierói-RJ,

Leia mais

4 O Papel das Reservas no Custo da Crise

4 O Papel das Reservas no Custo da Crise 4 O Papel das Reservas no Cuso da Crise Nese capíulo buscamos analisar empiricamene o papel das reservas em miigar o cuso da crise uma vez que esa ocorre. Acrediamos que o produo seja a variável ideal

Leia mais

APÊNDICE A. Rotação de um MDT

APÊNDICE A. Rotação de um MDT APÊNDICES 7 APÊNDICE A Roação de um MDT 8 Os passos seguidos para a realização da roação do MDT foram os seguines: - Deerminar as coordenadas do cenro geomérico da região, ou pono em orno do qual a roação

Leia mais

Circuitos elétricos oscilantes. Circuito RC

Circuitos elétricos oscilantes. Circuito RC Circuios eléricos oscilanes i + - Circuio C Processo de carga do capacior aé V c =. Como C /V c a carga de euilíbrio é C. Como variam V c, i e durane a carga? Aplicando a Lei das Malhas no senido horário

Leia mais

Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo.

Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo. Inrodução ao Conrole Óimo: Oimização de funções e funcionais. Oimização paramérica. Problema de conrole óimo com empo final fio. Conrole Óimo Linear-Quadráico: Problemas de regulação (Projeo de Regulador)

Leia mais

Definição 0.1. Define se a derivada direcional de f : R n R em um ponto X 0 na direção do vetor unitário u como sendo: df 0) = lim t 0 t (1)

Definição 0.1. Define se a derivada direcional de f : R n R em um ponto X 0 na direção do vetor unitário u como sendo: df 0) = lim t 0 t (1) Cálculo II - B profs.: Heloisa Bauzer Medeiros e Denise de Oliveira Pino 1 2 o semesre de 2017 Aulas 11/12 derivadas de ordem superior/regra da cadeia gradiene e derivada direcional Derivadas direcionais

Leia mais

INSTABILIDADE ESTÁTICA E DINÂMICA DE PÓRTICOS PLANOS COM LIGAÇÕES SEMI-RÍGIDAS

INSTABILIDADE ESTÁTICA E DINÂMICA DE PÓRTICOS PLANOS COM LIGAÇÕES SEMI-RÍGIDAS Alexandre da Silva Galvão INSTABILIDADE ESTÁTICA E DINÂMICA DE PÓRTICOS PLANOS COM LIGAÇÕES SEMI-RÍGIDAS Tese de Douorado Tese apresenada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio como

Leia mais

Tabela: Variáveis reais e nominais

Tabela: Variáveis reais e nominais Capíulo 1 Soluções: Inrodução à Macroeconomia Exercício 12 (Variáveis reais e nominais) Na abela seguine enconram se os dados iniciais do exercício (colunas 1, 2, 3) bem como as soluções relaivas a odas

Leia mais

) quando vamos do ponto P até o ponto Q (sobre a reta) e represente-a no plano cartesiano descrito acima.

) quando vamos do ponto P até o ponto Q (sobre a reta) e represente-a no plano cartesiano descrito acima. ATIVIDADE 1 1. Represene, no plano caresiano xy descrio abaixo, os dois ponos (x 0,y 0 ) = (1,2) e Q(x 1,y 1 ) = Q(3,5). 2. Trace a rea r 1 que passa pelos ponos e Q, no plano caresiano acima. 3. Deermine

Leia mais

di L Ri v V dt + + = (1) dv dt

di L Ri v V dt + + = (1) dv dt Experiência Circuio RLC érie Regime DC Aluno: Daa: / /. Objeivos de Aprendizagem dese Experimeno A experiência raa de circuios ransiórios de segunda ordem. O objeivo dese experimeno é: Analisar as diferenes

Leia mais

6 Análise do processo de filtragem

6 Análise do processo de filtragem 6 Análise do processo de filragem Ese capíulo analisa o processo de filragem para os filros de Kalman e de parículas. Esa análise envolve ão somene o processo de filragem, não levando em consideração o

Leia mais

CAPÍTULO III TORÇÃO SIMPLES

CAPÍTULO III TORÇÃO SIMPLES CAPÍTULO III TORÇÃO SIPLES I.INTRODUÇÂO Uma peça esará sujeia ao esforço de orção simples quando a mesma esiver submeida somene a um momeno de orção. Observe-se que raa-se de uma simplificação, pois no

Leia mais

3 Retorno, Marcação a Mercado e Estimadores de Volatilidade

3 Retorno, Marcação a Mercado e Estimadores de Volatilidade eorno, Marcação a Mercado e Esimadores de Volailidade 3 3 eorno, Marcação a Mercado e Esimadores de Volailidade 3.. eorno de um Aivo Grande pare dos esudos envolve reorno ao invés de preços. Denre as principais

Leia mais

Voo Nivelado - Avião a Hélice

Voo Nivelado - Avião a Hélice - Avião a Hélice 763 º Ano da icenciaura em ngenharia Aeronáuica edro. Gamboa - 008. oo de ruzeiro De modo a prosseguir o esudo analíico do desempenho, é conveniene separar as aeronaves por ipo de moor

Leia mais

Lista de Exercícios n o.1. 1) O diodo do circuito da Fig. 1(a) se comporta segundo a característica linearizada por partes da Fig 1(b). I D (ma) Fig.

Lista de Exercícios n o.1. 1) O diodo do circuito da Fig. 1(a) se comporta segundo a característica linearizada por partes da Fig 1(b). I D (ma) Fig. Universidade Federal da Bahia EE isposiivos Semiconduores ENG C41 Lisa de Exercícios n o.1 1) O diodo do circuio da Fig. 1 se compora segundo a caracerísica linearizada por pares da Fig 1. R R (ma) 2R

Leia mais

Aplicação. Uma famosa consultoria foi contratada por uma empresa. que, entre outras coisas, gostaria de entender o processo

Aplicação. Uma famosa consultoria foi contratada por uma empresa. que, entre outras coisas, gostaria de entender o processo Aplicação Uma famosa consuloria foi conraada por uma empresa que, enre ouras coisas, gosaria de enender o processo gerador relacionado às vendas de deerminado produo, Ainda, o conraane gosaria que a empresa

Leia mais

O cliente é a razão do nosso trabalho, a fim de inseri-lo em um novo contexto social de competitividade e empregabilidade.

O cliente é a razão do nosso trabalho, a fim de inseri-lo em um novo contexto social de competitividade e empregabilidade. Sumário nrodução 5 O circuio série em correne alernada 6 A correne em circuios série 6 Gráficos senoidais do circuio série 7 Gráficos fasoriais do circuio série 10 mpedância do circuio série 1 A correne

Leia mais

4 O modelo econométrico

4 O modelo econométrico 4 O modelo economérico O objeivo desse capíulo é o de apresenar um modelo economérico para as variáveis financeiras que servem de enrada para o modelo esocásico de fluxo de caixa que será apresenado no

Leia mais

5 Solução por Regressão Simbólica 5.1. Introdução

5 Solução por Regressão Simbólica 5.1. Introdução 5 Solução por Regressão Simbólica 5.. Inrodução ese capíulo é descrio um esudo de caso uilizando-se o modelo proposo no capíulo 4. reende-se com esse esudo de caso, mosrar a viabilidade do modelo, suas

Leia mais

3 Avaliação de Opções Americanas

3 Avaliação de Opções Americanas Avaliação de Opções Americanas 26 3 Avaliação de Opções Americanas Derivaivos com caracerísicas de exercício americano, em especial opções, são enconrados na maioria dos mercados financeiros. A avaliação

Leia mais

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS LTROMAGNTISMO II 3 ONDAS LTROMAGNÉTICAS A propagação de ondas eleromagnéicas ocorre quando um campo elérico variane no empo produ um campo magnéico ambém variane no empo, que por sua ve produ um campo

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Programa de Engenharia Química 2014/1

Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Programa de Engenharia Química 2014/1 Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Programa de Engenharia Química COQ 79 ANÁLISE DE SISTEMAS DA ENGENHARIA QUÍMICA AULA 5: Represenações Enrada-Saída e o Domínio Transformado; Transformada de

Leia mais

3 Metodologia do Estudo 3.1. Tipo de Pesquisa

3 Metodologia do Estudo 3.1. Tipo de Pesquisa 42 3 Meodologia do Esudo 3.1. Tipo de Pesquisa A pesquisa nese rabalho pode ser classificada de acordo com 3 visões diferenes. Sob o pono de visa de seus objeivos, sob o pono de visa de abordagem do problema

Leia mais

APÊNDICE B DETALHAMENTO DAS EQUAÇÕES DO FLUXO SUBTERRÂNEO. B1 Equações Fundamentais do Fluxo Subterrâneo

APÊNDICE B DETALHAMENTO DAS EQUAÇÕES DO FLUXO SUBTERRÂNEO. B1 Equações Fundamentais do Fluxo Subterrâneo 8 APÊNDICE B DETALHAMENTO DA EQUAÇÕE DO FLUXO UBTERRÂNEO Nese apêndice, são deduzidas as euações diferenciais parciais ue governam o fluo nos meios porosos saurados B Euações Fundamenais do Fluo uerrâneo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 2º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema II Inrodução ao Cálculo Diferencial II TPC nº 9 Enregar em 4 2 29. Num loe de bolbos de úlipas a probabilidade de que

Leia mais

Cinemática unidimensional

Cinemática unidimensional 0.1 Problemas correspondenes ao Capíulo 2 1 0.1 Problemas correspondenes ao Capíulo 2 Cinemáica unidimensional 1. A conclusão de Zeca esá errada. Podemos verificar isso mesmo anes de fazer qualquer cálculo,

Leia mais

Lista de Função Exponencial e Logarítmica Pré-vestibular Noturno Professor: Leandro (Pinda)

Lista de Função Exponencial e Logarítmica Pré-vestibular Noturno Professor: Leandro (Pinda) Lisa de Função Eponencial e Logarímica Pré-vesibular Nourno Professor: Leandro (Pinda) 1. (Ueg 018) O gráfico a seguir é a represenação da 1 função f() log a b 3. (Epcar (Afa) 017) A função real f definida

Leia mais

3 Modelo Teórico e Especificação Econométrica

3 Modelo Teórico e Especificação Econométrica 3 Modelo Teórico e Especificação Economérica A base eórica do experimeno será a Teoria Neoclássica do Invesimeno, apresenada por Jorgensen (1963). Aneriormene ao arigo de Jorgensen, não havia um arcabouço

Leia mais

Curvas e Superfícies Paramétricas

Curvas e Superfícies Paramétricas Curvas e Superfícies araméricas Eemplo de superfícies NURBS Curvas e Superfícies ara aplicações de CG normalmene é mais conveniene adoar a forma paramérica Independene do sisema de coordenadas Represenação

Leia mais

INTRODUÇÃO TEÓRICA - EXPERIÊNCIA 3. Comportamento de Componentes Passivos

INTRODUÇÃO TEÓRICA - EXPERIÊNCIA 3. Comportamento de Componentes Passivos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLIÉCNICA Deparameno de Engenharia de Sisemas Elerônicos PSI - EPUSP PSI 3031/3212 - LABORAÓRIO DE CIRCUIOS ELÉRICOS INRODUÇÃO EÓRICA - EXPERIÊNCIA 3 Comporameno de Componenes

Leia mais

3 Metodologia 3.1. O modelo

3 Metodologia 3.1. O modelo 3 Meodologia 3.1. O modelo Um esudo de eveno em como obeivo avaliar quais os impacos de deerminados aconecimenos sobre aivos ou iniciaivas. Para isso são analisadas as diversas variáveis impacadas pelo

Leia mais

Aula - 2 Movimento em uma dimensão

Aula - 2 Movimento em uma dimensão Aula - Moimeno em uma dimensão Física Geral I - F-18 semesre, 1 Ilusração dos Principia de Newon mosrando a ideia de inegral Moimeno em 1-D Enender o moimeno é uma das meas das leis da Física. A Mecânica

Leia mais

Análise e Processamento de BioSinais

Análise e Processamento de BioSinais Análise e Processameno de BioSinais Mesrado Inegrado em Engenaria Biomédica Faculdade de Ciências e Tecnologia Slide Análise e Processameno de BioSinais MIEB Adapado dos slides S&S de Jorge Dias Tópicos:

Leia mais

Um critério para a avaliação da formação de laços em umbilicais submarinos

Um critério para a avaliação da formação de laços em umbilicais submarinos Um criério para a avaliação da formação de laços em umbilicais submarinos Waldir Terra Pino Deparameno de Maeriais e Consruções FURG, Rio Grande, RS waldir.pino@gmail.com RESUMO: O uso de cabos e umbilicais

Leia mais

ais: rios Luiz Henry Monken e Silva, Ivo Neitzel e Ed Pinheiro Lima*

ais: rios Luiz Henry Monken e Silva, Ivo Neitzel e Ed Pinheiro Lima* Resolução de equações diferenciais por redes neurais arificiais ais: problemas com gradienes elevados e domínios arbirários rios Luiz Henry onken e Silva, Ivo Neizel e Ed Pinheiro Lima* Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PROPAGAÇÃO DE ONDAS ELÁSTICAS UTILIZANDO FUNÇÕES DE GREEN NUMÉRICAS LOCAIS EM MODELOS DISCRETIZADOS POR ELEMENTOS FINITOS.

PROPAGAÇÃO DE ONDAS ELÁSTICAS UTILIZANDO FUNÇÕES DE GREEN NUMÉRICAS LOCAIS EM MODELOS DISCRETIZADOS POR ELEMENTOS FINITOS. PROPAGAÇÃO DE ONDAS ELÁSTICAS UTILIZANDO FUNÇÕES DE GREEN NUMÉRICAS LOCAIS EM MODELOS DISCRETIZADOS POR ELEMENTOS FINITOS Cleberson Dors TESE SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DA COORDENAÇÃO DOS PROGRAMAS DE

Leia mais

2.7 Derivadas e Taxas de Variação

2.7 Derivadas e Taxas de Variação LIMITES E DERIVADAS 131 2.7 Derivadas e Taas de Variação O problema de enconrar a rea angene a uma curva e o problema de enconrar a velocidade de um objeo envolvem deerminar o mesmo ipo de limie, como

Leia mais

Formulação do Método do Tubo de Trajetórias para a Equação de Convecção.

Formulação do Método do Tubo de Trajetórias para a Equação de Convecção. Formulação do Méodo do Tubo de Trajeórias para a Equação de Convecção. Luciana Prado Moua Pena Deparameno de Maemáica Aplicada (GMA), Universidade Federal Fluminense - UFF 24020-140, Nierói-RJ, Brasil

Leia mais