RELATIVIDADE ESPECIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATIVIDADE ESPECIAL"

Transcrição

1 RELATIVIDADE ESPECIAL AULA N O ( Quadriveores - Velocidade relaivísica - Tensores ) Vamos ver um eemplo de uma lei que é possível na naureza, mas que não é uma lei da naureza. Duas parículas colidem no espaço de referência dado pelos eios e, conforme o diagrama abaio: 4 A lei é que duas parículas irão colidir e omar rajeórias não usuais odas as vezes que elas iverem a mesma coordenada. Não há nada maemaicamene inconsisene com esa lei. No enano ela parece violar alguma caracerísica das leis físicas, indo conra a nossa inuição. Ela viola a ISOTROPIA do universo, ou seja, ela vai conra o fao de que as leis físicas são independenes da orienação do sisema de referência. Se nós roacionarmos o sisema acima por no senido horário, enão, para observarmos os mesmos comporamenos, a lei eria que mudar, definindo que a colisão somene sucederia quando as parículas ivessem a mesma ordenada. Para roações inermediárias, a lei se complicaria ainda mais. Assim, esa lei quebra o princípio de que as leis físicas são independenes da orienação dos sisemas de referência, sendo que segundo ese princípio, ambém não é necessário nos assegurarmos de que os eios sejam perpendiculares enre si, pois é possível epressar as leis físicas em qualquer sisema de coordenadas! Porém, na grande maioria dos casos, ais leis se simplificam com a uilização de sisemas orogonais. Podemos dizer que a lei acima não é invariane segundo a roação do sisema. Se nós modificarmos a lei, dizendo que duas irão colidir quando iverem as mesmas coordenadas e, enão a regra agora é que elas colidem apenas no mesmo pono do espaço. Nese caso a lei é independene da orienação do sisema, sendo assim invariane em relação à roação do sisema no plano. Nós podemos reescrever esa lei, uilizando veores, agora para o caso ridimensional:. Esa é uma equação veorial, porano é composa de rês equações. Traa-se de uma equação invariane segundo uma roação. É um fao que, se um veor é zero em um sisema, ele será zero em odos os ouros sisemas. Iso significa que, se odas as componenes de um veor são nulas em um sisema de referência, enão elas serão nulas em odos os sisemas de referência. Por eemplo, se ivermos anulada apenas a componene de um veor num sisema, ela poderá ser diferene de zero em ouro sisema, como eemplificado na figura abaio: V V V V 4 No enano, se odas as componenes forma nulas, enão nenhuma roação pode alerar ese fao! Esa é a razão pela qual nós epressamos as leis da naureza aravés de veores! Se dois veores são iguais em um sisema, enão eles serão iguais em qualquer sisema. Com isso, obemos leis que são independenes da orienação do sisema.

2 Vejamos agora como ficam as coisas quando acrescenamos o empo, supondo que a lei se aplique para a condição de empos iguais:. Segundo a eoria da relaividade, esa lei não seria possível, pois o conceio de simulaneidade é um conceio relaivo, de modo que uma colisão ocorreria num sisema, mas não ocorreria em ouro, onde a hisória se complicaria. A Física funciona com a ransformação de Lorenz, segundo a qual as leis da física são invarianes, permanecendo as mesmas em odos os sisemas em movimeno relaivo enre si. Vejamos o que iso significa para o caso de uma colisão simples enre parículas. Segundo as leis da física, a colisão somene pode ocorrer quando as parículas se enconrarem no mesmo pono do espaço-empo. Assim, somene quando as parículas esiverem no mesmo EVENTO do espaço-empo e que elas poderão colidir. Desse modo, não impora qual o sisema de referência, pois a colisão se dará no mesmo pono do espaço-empo. Temos assim uma lei válida segundo a eoria da relaividade. Iso udo pode ser represenado ambém veorialmene. Nese caso, eríamos um veor com quaro dimensões, de modo que a lei esabeleceria a colisão quando, ou seja: ; ; ;. Da mesma forma como já vimos para os sisemas no espaço normal, se o veor no espaço-empo em apenas algumas componenes nulas, iso não significa que elas serão nulas nos demais sisemas! Por eemplo: Nese caso,, mas Porano nós epressamos as leis da física aravés de quadriveores (4-veores), ou por meio de objeos que se ransformam de um modo V coerene com as de um 4-veor. Algumas vezes podemos epressar as leis da física por uma equação que iguala uma quania a zero; ouras vezes podemos epressá-la por uma equação que iguala uma quania a oura: ou. Os 4-veores, nauralmene, ransformam-se de acordo com a ransformação de Lorenz, ou seja, da mesma maneira como se ransformam as coordenadas. Enão um 4-vror é um objeo com quaro componenes, sendo rês relaivas ao espaço e uma relaiva ao empo. Transformação significa que, se conhecemos as componenes em um sisema, nós podemos deerminar, de acordo com a ransformação de Lorenz, as componenes em qualquer ouro sisema. Sabemos como a posição se ransforma (uilizaremos e ), de modo que as equações de Lorenz para a posição ficam assim: ' V ' V ' ' z ' z z ' z ' V ' V Oura ransformações podem envolver roações. Por eemplo, no caso de uma roação em orno do eio :

3 ' cos sen z ' sen cos z z ' z ' z Podemos epressar ese conjuno de equações lineares, uilizando índices: ' L, onde e,, z, ou e,,, Desse modo eremos: V L V Para a roação em orno de, obemos: R cos sen sen cos Podemos assim compor ransformações. Por eemplo, para um sisema que não esá se movendo na direção do eio em relação a ouro sisema, nós primeiramene fazemos uma roação al que o novo eio fique na mesma direção da velocidade de ranslação do sisema, para em seguida aplicar a ransformação de Lorenz: z z θ '' L ' ' R '' LR O processo ambém pode ser realizado de forma inversa, pois não impora a sequência das ransformações para a invariância das leis físicas. A equação ' L pode ser escria na forma maricial, como uma relação enre um veor coluna e o produo de uma mariz por ouro veor coluna, ou seja, como um veor que é função linear de veor. Assim, por eemplo, a emperaura é um escalar, pois não se modifica mediane roações. Um escalar não em componenes, sendo composo apenas por um número. Ainda nese caso de roação no espaço, a disância enre dois ponos independe da orienação do sisema, sendo, porano, um escalar. As componenes de um veor não são quanias escalares, pois elas se modificam de um sisema para ouro, conforme a orienação do sisema! Nós poderíamos supor (apesar de absurdo), para efeio de esclarecimeno do conceio de escalar, que a disância enre dois ponos no espaço fosse dada pela diferença de emperaura enre eles (a primeira medida em meros e a segunda em graus Celsius). Uma vez que ambas quanias são escalares, esa relação não dependeria da orienação dos eios, de modo que esa seria uma relação invariane mediane qualquer roação do sisema.

4 4 Volando à quesão do 4-veor velocidade, sabemos que a velocidade própria é dada pela derivada da velocidade em relação ao empo próprio : d d. Normalmene a velocidade relaivísica é chamada de, porém vamos generalizar o conceio de velocidade para um 4-veor genérico : A A, A, A, A A vanagem de uilizarmos os 4-veores esá no fao de que eles se ransformam do mesmo modo como a posição se ransforma, ou seja: A' L A. A definição de um 4-veor esá, como já falamos, baseada no fao de que, se um 4-veor é zero em um dado sisema, enão ele é zero em qualquer sisema, dando-se o mesmo para qualquer igualdade enre quadriveores. Iso é basane úil para descrever as leis da física de uma forma igual para odos os sisemas de referência. A forma de índices dada por A A, A, A, A é chamada de CONTRAVARIANTE. Eise oura forma para epressar o 4-veor, que é chamada de COVARIANTE, sendo dada por:,,, Porano: A,,, A A A A A A A A A, na qual emos Diso resula que: A A, de modo que: A A A A A A A 4 A A ; A A ; A A ; A A. A A razão para uilizarmos esa noação esá no fao de que iso facilia basane o rabalho com escalares. Por eemplo: A A A A A A A A A A A A A A A A Esa forma é idênica à do empo próprio ou disância própria, que é dada por: d d d d dz Porano a quanidade AA não se alera mediane a ransformação de Lorenz ou a ransformação de roação. Desse modo, a quania AA é um escalar, o que demonsra a uilidade da noação empregada. O comprimeno do eveno, empregando esa noação, é dado por. Oura forma de escrever AA é: A A A A. Suponhamos que emos dois 4-veores: A e B. Enão: A B A B A B A B A B A B A B A B A B AB A B A B Vejamos se esa nova quania AB ambém é invariane. Se é um 4-veor e é um 4-veor, enão é um 4-veor. Porano: invariane invariane Se subrairmos a segunda da primeira, eremos: AA AB BA BB AA AB AB BB AB BA 4AB AB ambém é um invariane. Vamos considerar alguns 4-veores específicos.

5 5 No espaço-empo, quando emos um pequeno deslocameno de posição, obemos um 4-veor: d d, d, dz, d Sabemos, porém, que o empo próprio é dado por: d d d d dz Definimos enão: d u ( velocidade própria ou 4-velocidade ). d d d d. Noe-se que há quaro componenes para a velocidade, Iso é esranho. Pensamos que, quando conhecemos as res componenes espaciais da velocidade, enão sabemos udo sobre a velocidade. Mas iso não é verdade! A razão para isso é que a quara componene da velocidade é deerminada em função das rês componenes espaciais. Iso aconece porque esa velocidade obedece a uma resrição que nos permie calcular a quara componene, em função da ouras rês. Vejamos como isso aconece. O 4-veor u é um veor uniário, pois: d d d d d dz d u u u u u é uniário d d d d Assim, uma vez que a 4-velocidade é uniária, as quaro componenes não são independenes. Temos como consequência que, para as componenes da 4-velocidade: d d d u d d d d d d d u u V, onde e se referem apenas às componenes espaciais da 4-velocidade. d d d d z dz dz d u d d d d d d d dz Como V, enão, dividindo por d, eremos: d d d d d d d v d d v u v v v Para a quara componene da 4-velocidade emos: u du d d d v OBS: A epressão u v v é a relação enre a velocidade ordinária da parícula e as rês componenes espaciais da 4-velocidade, cuja quara componene é v. Iso nos leva agora ao conceio de momeno relaivísico. Todo objeo que em cera massa de repouso, a qual chamamos de m, em um momeno 4-veor. Para podermos er um momeno que enha significado em odos os sisemas de referência o que não ocorre com a definição newoniana de massa vezes a velocidade ordinária enão devemos er um momeno dado pelo produo da massa pela velocidade relaivísica: p mu. Enão esa é a definição relaivísica do momeno de um objeo de massa, movendo-se com velocidade. Porano o momeno relaivísico, ou simplesmene momeno, em quaro componenes, sendo as rês primeiras muio parecidas com o momeno ordinário, quando a velocidade é pequena em

6 6 comparação com a velocidade da luz, e a quara componene é a energia, que, conforme já vimos, é dada pela epressão mc mv para baias velocidades. Vamos nos aer agora a uma lei física na sua forma não relaivísica, para enar como ela deveria ser modificada, a fim de se adapar à relaividade, ornando-se um invariane segundo as leis do movimeno. Esa lei que iremos esudar refere-se ao movimeno de uma parícula carregada aravés de um campo eleromagnéico. A decomposição do campo eleromagnéico em campo elérico e campo magnéico não é uma decomposição invariane. Aquilo que em um sisema de referência é um campo magnéico pode se ornar um campo elérico combinado a um campo magnéico em ouro sisema de referência, e vice-versa. Veremos enão as equações do movimeno de uma parícula carregada, epressas na forma pré- Einsein, movendo-se num campo eleromagnéico, para descobrirmos como esas leis devem ser modificadas para se ornarem equações válidas segundo a eoria relaivísica, conservando-se invariane em odos os sisemas. Da forma como as escreveremos agora, elas não serão as mesmas em odos os sisemas, porque esarão epressas com base na física pré-einsein. Na verdade, foi ese fao que levou Einsein a pensar que havia algo errado com a cinemáica ordinária de uma parícula carregada. Segundo Newon,, de modo que, para sabermos a aceleração de uma parícula, basa deerminarmos a força que aua sobre ela. Num campo eleromagnéico, esa força é deerminada pelo campo elérico e pelo campo magnéico, ambos, nese caso, dados por apenas rês componenes apenas, al como a aceleração Newoniana. Esa força é denominada de Força de Lorenz e é dada por: F ma qe v B O primeiro ermo da força,, é chamado de ermo independene da velocidade, enquano o segundo, qv B, é denominado ermo dependene da velocidade. Se nós supusermos que não haja um campo elérico, enão, se a parícula esiver se movendo, haverá uma força auando nela, devida ao segundo ermo. Mas iso é algo ineressane, porque em algum ouro sisema de referência, a velocidade da parícula pode ser nula. Nese caso, não haveria conribuição para a força advinda do segundo ermo, qv B. No enano há uma força auando sobre a parícula, pois, se a parícula acelera em um sisema, enão ela acelera em odos os sisemas! Concluímos enão que, se num sisema há apenas o campo magnéico, em algum ouro sisema, no qual a velocidade da parícula seja zero, deve eisir um campo elérico. Ese fao é suficiene para nos mosrar que os campos eléricos e magnéicos devem-se misurar um com o ouro quando submeidos a uma ransformação de Lorenz. Qual é enão esa coneão enre campos eléricos e magnéicos? A coneão se dá enre os dois aravés de um novo objeo, que nós chamamos de TENSOR. Temos um objeo dado por seis componenes ( e ), que ceramene não é um escalar ( e em rês componenes cada um) e que ambém não é um quadriveor. Traa-se de algo novo, que esabelece como esas componenes se ransformam. A fim de escrevermos o que é o campo eleromagnéico do pono de visa relaivísico, nós precisamos enender o conceio de ensor. Tensor é ese novo objeo para lidar com o campo eleromagnéico. Nós iremos represená-lo pela lera. Um escalar é um ensor de ordem zero, ou seja, é um ensor que não em índices, uma vez que um escalar não em componenes. Assim um escalar é o eemplo mais simples de um ensor. Um veor (por eemplo, um 4-veor) é um ensor, mas é um ensor de primeira ordem, o que significa um objeo que em apenas um índice, o qual pode assumir, no caso do 4-veor, quaro valores:, cada um correspondendo a uma componene. O ermo ensor é usualmene empregado para ensores com dois ou mais índices. O ensor mais simples é aquele formado por dois veores. Vejamos um eemplo de um ensor AB e,,,. formado por dois 4-veores: Traa-se nese caso de um objeo com 6 componenes, que é represenado por uma mariz 44 :

7 7 4 A A A A 4 A A A A A B 4 A A A A A A A A Nós poderíamos omar rês veores, obendo assim um ensor de ordem 64. Nese caso nós eríamos que represená-lo por uma mariz cúbica. O que caraceriza um ensor é a sua propriedade de se ransformar, em relação à mudança do sisema de referência, sempre da mesma maneira na forma do produo de veores (no caso acima o produo de dois veores). Vejamos como o produo de dois veores se ransforma. Suponhamos que conhecemos as componenes do 4-veor, enão as suas componenes em um novo sisema de referência, no qual eremos agora, serão dadas por: A' L A. Da mesma forma, a ransformação para o 4-veor será dada por: ' Vemos enão que a lei de ransformação para o produo ' ' A B L A L B L L A B é dada por: B L A. Assim, seja lá o que for um ensor, ele se ransforma de acordo com um objeo que é composo por dois, um para cada índice: A' B' L L A B. Temos enão a lei geral para a ransformação de um ensor de segunda ordem: T ' L L T. Assim, se sabemos as componenes de em um sisema, enão omamos os (as marizes de ransformação de Lorenz) e as aplicamos a cada índice, obendo assim as componenes (ou índices) do ensor no novo sisema de referência. Ese padrão de ransformação se repee para ensores de ordem maior que dois. É imporane lembrar que, de maneira geral: A' B' B' A'. Há dois ensores especiais de segunda ordem. Eles são chamados de ensores siméricos e anissiméricos. Tensor simérico: T T. Tensor anissimérico: T T. Em ermos de marizes, eles correspondem a marizes siméricas e anissiméricas, onde as componenes inferiores (fora da diagonal) são iguais ou de sinal oposo às das componenes superiores. Nosso ineresse agora será em relação ao ensor anissimérico, que deve er zeros na diagonal, pois T T T. T T T T T T T T T T T T T e,,, Vemos enão que um ensor simérico possui dez componenes relevanes, dadas pelos elemenos da diagonal e por um dos conjunos (superior ou inferior) de elemenos siuados fora da diagonal. Por ouro lado, o ensor anissimérico em apenas seis elemenos relevanes (os elemenos fora da diagonal, siuados acima ou abaio dela). Ese é o mesmo número de componenes do campo eleromagnéico ( e ). Tal ipo de ensor é o único objeo, com seis componenes, que se ransforma segundo a lei geral dos ensores. Iso não aconece, por eemplo, com um objeo formado por seis escalares ou pelo conjuno de um 4-veor e dois escalares. Assim o campo eleromagnéico consiui um ensor anissimérico, o qual coném seis componenes. É em função desse ensor que queremos ver como funciona a força de Lorenz e como ela se ransforma segundo a ransformação de Lorenz.

8 8 Vamos escrever agora a relação eaa enre o ensor anissimérico e as componenes do campo eleromagnéico, sendo que, mais arde, iremos deduzir esa relação. B B E B B E B B E z E E E Ou seja: B B E B B E F B B E E E E Ese ensor ou mariz é chamado comumene de F (alvez, para lembrar Farada...). Bz B Vamos nos concenrar apenas nas componenes magnéicas: Bz B, deiando de lado as B B componenes emporais ( ). Temos enão um ensor com apenas rês componenes relevanes, ou seja, um ensor ridimensional. F B F B Assim: F B F B F B F B Nesa segunda forma de escrever os ermos dese ensor, podemos ver um padrão nos índices. Todos eles são uma sequência cíclica dos números no senido horário: Com relação ao campo elérico emos algo diferene: F E; F E; F E. Ou seja, o índice do campo corresponde ao primeiro do ensor, manendo-se o ouro consane no empo. Vemos que o campo magnéico, viso como um veor no espaço ridimensional, em uma idenidade com um ensor anissimérico ou com um veor ridimensional. Esa coneão enre ensores anissiméricos e veores ridimensionais somene é verdadeira em rês dimensões, e não em ouras! Iso significa que apenas um ensor anissimérico, de segunda ordem, em rês componenes independenes, que podem ser associadas a um veor ridimensional. No enano, se ivermos um ensor 44, ele não poderá ser associado a um 4-veor! A parir dese ensor anissimérico, do 4-veor velocidade e do 4-veor aceleração, escreveremos uma equação para a força de Lorenz, que se ornará invariane para odos os sisemas de referência.

RELATIVIDADE ESPECIAL

RELATIVIDADE ESPECIAL 1 RELATIIDADE ESPECIAL AULA N O 5 ( Equações de Mawell em forma ensorial Equação da Coninuidade 4-veor densidade de correne) Anes de prosseguirmos com a Teoria da Relaividade, observando as consequências

Leia mais

Capítulo Cálculo com funções vetoriais

Capítulo Cálculo com funções vetoriais Cálculo - Capíulo 6 - Cálculo com funções veoriais - versão 0/009 Capíulo 6 - Cálculo com funções veoriais 6 - Limies 63 - Significado geomérico da derivada 6 - Derivadas 64 - Regras de derivação Uiliaremos

Leia mais

RELATIVIDADE ESPECIAL

RELATIVIDADE ESPECIAL 1 RELATIVIDADE ESPECIAL AULA N O (paradoos - empo próprio - elocidade momeno) Vamos agora coninuar a er os efeios decorrenes da Transformação de Lorenz com relação às leis da Física, nos diersos sisemas

Leia mais

Observação: No próximo documento veremos como escrever a solução de um sistema escalonado que possui mais incógnitas que equações.

Observação: No próximo documento veremos como escrever a solução de um sistema escalonado que possui mais incógnitas que equações. .. Sisemas Escalonados Os sisemas abaio são escalonados: 7 Veja as maries associadas a esses sisemas: 7 Podemos associar o nome "escalonado" com as maries ao "escalar" os eros ou energar a "escada" de

Leia mais

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS LTROMAGNTISMO II 3 ONDAS LTROMAGNÉTICAS A propagação de ondas eleromagnéicas ocorre quando um campo elérico variane no empo produ um campo magnéico ambém variane no empo, que por sua ve produ um campo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CÁLCULO II - PROJETO NEWTON AULA 20. Palavras-chaves: derivada,derivada direcional, gradiente

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CÁLCULO II - PROJETO NEWTON AULA 20. Palavras-chaves: derivada,derivada direcional, gradiente Assuno: Derivada direcional UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CÁLCULO II - PROJETO NEWTON AULA 20 Palavras-chaves: derivada,derivada direcional, gradiene Derivada Direcional Sejam z = fx, y) uma função e x

Leia mais

F B d E) F A. Considere:

F B d E) F A. Considere: 5. Dois corpos, e B, de massas m e m, respecivamene, enconram-se num deerminado insane separados por uma disância d em uma região do espaço em que a ineração ocorre apenas enre eles. onsidere F o módulo

Leia mais

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL Movimeno unidimensional 5 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL. Inrodução Denre os vários movimenos que iremos esudar, o movimeno unidimensional é o mais simples, já que odas as grandezas veoriais que descrevem o

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica Geometria. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Introdução à Computação Gráfica Geometria. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Inrodção à Compação Gráfica Geomeria Cladio Esperança alo Roma Caalcani onos e Veores (2D) ono: Denoa posição no plano Veor: Denoa deslocameno, iso é, incli a noção de direção e magnide Ambos são normalmene

Leia mais

5 de fevereiro de x 2 y

5 de fevereiro de x 2 y P 2 - Gabario 5 de fevereiro de 2018 Quesão 1 (1.5). Considere x 2 y g(x, y) = (x, y + x 2 ) e f (x, y) = x 4, se (x, y) = (0, 0) + y2. 0, se (x, y) = (0, 0) Mosre que: (a) f e g admiem odas as derivadas

Leia mais

Movimento unidimensional. Prof. DSc. Anderson Cortines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL

Movimento unidimensional. Prof. DSc. Anderson Cortines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL Movimeno unidimensional Prof. DSc. Anderson Corines IFF campus Cabo Frio MECÂNICA GERAL 218.1 Objeivos Ter uma noção inicial sobre: Referencial Movimeno e repouso Pono maerial e corpo exenso Posição Diferença

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuios Eléricos I EEL42 Coneúdo 8 - Inrodução aos Circuios Lineares e Invarianes...1 8.1 - Algumas definições e propriedades gerais...1 8.2 - Relação enre exciação

Leia mais

Porto Alegre, 14 de novembro de 2002

Porto Alegre, 14 de novembro de 2002 Poro Alegre, 14 de novembro de 2002 Aula 6 de Relaividade e Cosmologia Horácio Doori 1.12- O paradoo dos gêmeos 1.12.1- Sisemas Inerciais (observadores) com velocidades diversas vêem a disância emporal

Leia mais

Definição 0.1. Define se a derivada direcional de f : R n R em um ponto X 0 na direção do vetor unitário u como sendo: df 0) = lim t 0 t (1)

Definição 0.1. Define se a derivada direcional de f : R n R em um ponto X 0 na direção do vetor unitário u como sendo: df 0) = lim t 0 t (1) Cálculo II - B profs.: Heloisa Bauzer Medeiros e Denise de Oliveira Pino 1 2 o semesre de 2017 Aulas 11/12 derivadas de ordem superior/regra da cadeia gradiene e derivada direcional Derivadas direcionais

Leia mais

Circuitos Elétricos I EEL420

Circuitos Elétricos I EEL420 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuios Eléricos I EEL420 Coneúdo 1 - Circuios de primeira ordem...1 1.1 - Equação diferencial ordinária de primeira ordem...1 1.1.1 - Caso linear, homogênea, com

Leia mais

Capítulo 11. Corrente alternada

Capítulo 11. Corrente alternada Capíulo 11 Correne alernada elerônica 1 CAPÍULO 11 1 Figura 11. Sinais siméricos e sinais assiméricos. -1 (ms) 1 15 3 - (ms) Em princípio, pode-se descrever um sinal (ensão ou correne) alernado como aquele

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara Insiuo de Física USP Física V - Aula 6 Professora: Mazé Bechara Aula 6 Bases da Mecânica quânica e equações de Schroedinger. Aplicação e inerpreações. 1. Ouros posulados da inerpreação de Max-Born para

Leia mais

Cálculo Vetorial - Lista de Exercícios

Cálculo Vetorial - Lista de Exercícios álculo Veorial - Lisa de Exercícios (Organizada pela Profa. Ilka Rebouças). Esboçar o gráfico das curvas represenadas pelas seguines funções veoriais: a) a 4 i j, 0,. d) d i 4 j k,. b) b sen i 4 j cos

Leia mais

2 Formulação do Problema

2 Formulação do Problema 30 Formulação do roblema.1. Dedução da Equação de Movimeno de uma iga sobre Fundação Elásica. Seja a porção de viga infinia de seção ransversal consane mosrada na Figura.1 apoiada sobre uma base elásica

Leia mais

Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares

Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares (Chiang e Wainwrigh Capíulos 17 e 18) Caracerização Geral de Equações a diferenças Lineares: Seja a seguine especificação geral de uma equação a diferença

Leia mais

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti Inrodção à Compação Gráfica Geomeria Adapação: Aoria: João alo ereira Anónio Cosa Cladio Esperança alo Roma Caalcani onos e Vecores (2D) ono: Denoa posição no plano ( Vecor: Denoa deslocameno, iso é, incli

Leia mais

Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem

Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem Seção 5: Equações Lineares de 1 a Ordem Definição. Uma EDO de 1 a ordem é dia linear se for da forma y + fx y = gx. 1 A EDO linear de 1 a ordem é uma equação do 1 o grau em y e em y. Qualquer dependência

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna. Aula 23. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna. Aula 23. Professora: Mazé Bechara Insiuo de Física USP Física Moderna Aula 3 Professora: Mazé Bechara Aula 3 Bases da Mecânica quânica e equações de Schroedinger: para odos os esados e para esados esacionários. Aplicação e inerpreações.

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Matemática. Primeira Lista de Exercícios MAT 241 Cálculo III

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Matemática. Primeira Lista de Exercícios MAT 241 Cálculo III Universidade Federal de Viçosa Cenro de Ciências Exaas e Tecnológicas Deparameno de Maemáica Primeira Lisa de Exercícios MAT 4 Cálculo III Julgue a veracidade das afirmações abaixo assinalando ( V para

Leia mais

VERSÃO PARA IMPRESSÃO

VERSÃO PARA IMPRESSÃO VERSÃO PARA IMPRESSÃO MECÂNICA UIA 4 DINÂMICA DO CORPO RÍGIDO Ese maerial é desinado exclusivamene aos alunos e professores do Cenro Universiário IESB, coném informações e coneúdos proegidos e cuja divulgação

Leia mais

Aula - 2 Movimento em uma dimensão

Aula - 2 Movimento em uma dimensão Aula - Moimeno em uma dimensão Física Geral I - F-18 semesre, 1 Ilusração dos Principia de Newon mosrando a ideia de inegral Moimeno em 1-D Enender o moimeno é uma das meas das leis da Física. A Mecânica

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr. UFRGS Instituto de Matemática - Departamento de Estatística

Prof. Lorí Viali, Dr. UFRGS Instituto de Matemática - Departamento de Estatística Conceio Na Esaísica exisem siuações onde os dados de ineresse são obidos em insanes sucessivos de empo (minuo, hora, dia, mês ou ano), ou ainda num período conínuo de empo, como aconece num elerocardiograma

Leia mais

DICAS PARA RESOLUÇÃO - LISTA 5 ÁLGEBRA LINEAR (MATRIZES E DETERMINANTES) t

DICAS PARA RESOLUÇÃO - LISTA 5 ÁLGEBRA LINEAR (MATRIZES E DETERMINANTES) t DICAS PARA RESOLUÇÃO - LISTA 5 ÁLGEBRA LINEAR (MATRIZES E DETERMINANTES) 0. a, a, a, A a, a, a,,,, a a a 0 5 4 0. + 6 4 + 4 7 + 8 5 8 5 a) A + B + 8 9 + 0 6 + 6 5 9 B 7 4 6 5 7 b)a 9 7 8 9 5 8 8 0 0. s,

Leia mais

Cinemática em uma dimensão. o Posição, deslocamento velocidade, aceleração. o Movimento com aceleração constante, o Queda livre

Cinemática em uma dimensão. o Posição, deslocamento velocidade, aceleração. o Movimento com aceleração constante, o Queda livre Cinemáica em uma dimensão o Posição, deslocameno velocidade, aceleração. o Movimeno com aceleração consane, o Queda livre Mecânica( Dinâmica! é! o! esudo! do! movimeno! de! um! corpo! e! da! relação!dese!movimeno!com!conceios!lsicos!como!força!

Leia mais

Formas Quadráticas e Cônicas

Formas Quadráticas e Cônicas Formas Quadráicas e Cônicas Sela Zumerle Soares Anônio Carlos Nogueira (selazs@gmail.com) (anogueira@uu.br). Resumo Faculdade de Maemáica, UFU, MG Nesse rabalho preendemos apresenar alguns resulados da

Leia mais

Curvas e Superfícies Paramétricas

Curvas e Superfícies Paramétricas Curvas e Superfícies araméricas Eemplo de superfícies NURBS Curvas e Superfícies ara aplicações de CG normalmene é mais conveniene adoar a forma paramérica Independene do sisema de coordenadas Represenação

Leia mais

O gráfico que é uma reta

O gráfico que é uma reta O gráfico que é uma rea A UUL AL A Agora que já conhecemos melhor o plano caresiano e o gráfico de algumas relações enre e, volemos ao eemplo da aula 8, onde = + e cujo gráfico é uma rea. Queremos saber

Leia mais

Mecânica da partícula

Mecânica da partícula -- Mecânica da parícula Moimenos sob a acção de uma força resulane consane Prof. Luís C. Perna LEI DA INÉRCIA OU ª LEI DE NEWTON LEI DA INÉRCIA Para que um corpo alere o seu esado de moimeno é necessário

Leia mais

Funções vetoriais. I) Funções vetoriais a valores reais:

Funções vetoriais. I) Funções vetoriais a valores reais: Funções veoriais I) Funções veoriais a valores reais: f: I R f() R (f 1 n (), f (),..., f n ()) I = inervalo da rea real denominada domínio da função veorial f = {conjuno de odos os valores possíveis de,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 06/2010. Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico DISCIPLINA / ÁREA. Matemática.

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 06/2010. Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico DISCIPLINA / ÁREA. Matemática. CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 6/ Professor do Magisério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico DISCIPLINA / ÁREA Maemáica Caderno de Provas Quesões Objeivas INSTRUÇÕES: - Aguarde auorização para abrir o

Leia mais

Cinemática Vetorial Movimento Retilíneo. Movimento. Mecânica : relaciona força, matéria e movimento

Cinemática Vetorial Movimento Retilíneo. Movimento. Mecânica : relaciona força, matéria e movimento Fisica I - IO Cinemáica Veorial Moimeno Reilíneo Prof. Crisiano Olieira Ed. Basilio Jafe sala crislpo@if.usp.br Moimeno Mecânica : relaciona força, maéria e moimeno Cinemáica : Pare da mecânica que descree

Leia mais

Circuitos Elétricos- módulo F4

Circuitos Elétricos- módulo F4 Circuios léricos- módulo F4 M 014 Correne elécrica A correne elécrica consise num movimeno orienado de poradores de cara elécrica por acção de forças elécricas. Os poradores de cara podem ser elecrões

Leia mais

Tensão é uma das repostas do MC ao carregamento

Tensão é uma das repostas do MC ao carregamento Cap. 3. Tensão. Eisência das forças inernas. rincípio das ensões de Euler e Cauch 3. Vecor das ensões no pono 3. Componenes caresianas 3. Componenes inrínsecas 4. Tensor das ensões no pono 4. Valores necessários

Leia mais

Aula 6 Geração de Grades

Aula 6 Geração de Grades Universidade Federal do ABC Aula 6 Geração de Grades EN34 Dinâmica de Fluidos Compuacional TRANSFORMAÇÕES DE COORDENADAS Grade de ponos discreos A abordagem de diferenças finias apresenada aé agora, que

Leia mais

Notas de aula - profa Marlene - função logarítmica 1

Notas de aula - profa Marlene - função logarítmica 1 Noas de aula - profa Marlene - função logarímica Inrodução U - eparameno de Maemáica Aplicada (GMA) NOTAS E AULA - CÁLCULO APLICAO I - PROESSORA MARLENE unção Logarímica e unção Eponencial No Ensino Médio

Leia mais

Física C Extensivo V. 7

Física C Extensivo V. 7 Física C Exensivo V. 7 Resolva Aula 6 Aula 8 6.01) C 6.0) E 8.01) D 8.0) 60º 7.01) B 7.0) E F m = µ 0 π F m = µ 0 π F m = µ 0 π. i i 1.. l d. I. I. l d. I. l d Aula 7 l = 50 cm l,5 m a) φ 1 = B 1. A. cos

Leia mais

Capítulo 2: Conceitos Fundamentais sobre Circuitos Elétricos

Capítulo 2: Conceitos Fundamentais sobre Circuitos Elétricos SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA TE041 Circuios Eléricos I Prof. Ewaldo L. M. Mehl Capíulo 2: Conceios Fundamenais sobre Circuios Eléricos 2.1. CARGA ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA

Leia mais

Modelos Não-Lineares

Modelos Não-Lineares Modelos ão-lineares O modelo malhusiano prevê que o crescimeno populacional é exponencial. Enreano, essa predição não pode ser válida por um empo muio longo. As funções exponenciais crescem muio rapidamene

Leia mais

NOTAÇÕES. x 2y < 0. A ( ) apenas I. B ( ) apenas I e II. C ( ) apenas II e III. D ( ) apenas I e III. E ( ) todas. . C ( ) [ ] 5, 0 U [1, )

NOTAÇÕES. x 2y < 0. A ( ) apenas I. B ( ) apenas I e II. C ( ) apenas II e III. D ( ) apenas I e III. E ( ) todas. . C ( ) [ ] 5, 0 U [1, ) NOTAÇÕES C é o conjuno dos números complexos R é o conjuno dos números reais N = {,,,} i denoa a unidade imaginária, ou seja, i = - z é o conjugado do número complexo z Se X é um conjuno, P(X) denoa o

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [C] No eixo horizonal, o movimeno é uniforme com velocidade consane o empo, podemos calculá-la. Δs 60 m vh vh vh 15 m s Δ 4 s Com o auxílio da rionomeria e com a velocidade

Leia mais

Análise e Processamento de BioSinais

Análise e Processamento de BioSinais Análise e Processameno de BioSinais Mesrado Inegrado em Engenaria Biomédica Faculdade de Ciências e Tecnologia Slide Análise e Processameno de BioSinais MIEB Adapado dos slides S&S de Jorge Dias Tópicos:

Leia mais

Exercícios Sobre Oscilações, Bifurcações e Caos

Exercícios Sobre Oscilações, Bifurcações e Caos Exercícios Sobre Oscilações, Bifurcações e Caos Os ponos de equilíbrio de um modelo esão localizados onde o gráfico de + versus cora a rea definida pela equação +, cuja inclinação é (pois forma um ângulo

Leia mais

Antes de mais nada, é importante notar que isso nem sempre faz sentido do ponto de vista biológico.

Antes de mais nada, é importante notar que isso nem sempre faz sentido do ponto de vista biológico. O modelo malusiano para empo conínuo: uma inrodução não rigorosa ao cálculo A dinâmica de populações ambém pode ser modelada usando-se empo conínuo, o que é mais realisa para populações que se reproduzem

Leia mais

Física C Semi-Extensivo V. 4

Física C Semi-Extensivo V. 4 Física C Semi-Exensivo V. 4 Exercícios 0) C 07) 4 0) E 03) E I. Correa. II. Incorrea. A inensidade do campo magnéico no pono A seria nula se as correnes eléricas ivessem o mesmo senido. III.Incorrea Incorrea.

Leia mais

5 0,5. d d ,6 3. v Δt 0,03s Δt 30ms. 3. Gabarito: Lista 01. Resposta da questão 1: [D]

5 0,5. d d ,6 3. v Δt 0,03s Δt 30ms. 3. Gabarito: Lista 01. Resposta da questão 1: [D] Gabario: Lisa 01 Resposa da quesão 1: [D] Seja v 1 a velocidade média desenvolvida por Juliana nos reinos: ΔS1 5 v 1 v1 10 km h. Δ1 0,5 Para a corrida, a velocidade deverá ser reduzida em 40%. Enão a velocidade

Leia mais

02 A prova pode ser feita a lápis. 03 Proibido o uso de calculadoras e similares. 04 Duração: 2 HORAS. SOLUÇÃO:

02 A prova pode ser feita a lápis. 03 Proibido o uso de calculadoras e similares. 04 Duração: 2 HORAS. SOLUÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR 9/6/ CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES: Prova sem consula

Leia mais

Cinemática unidimensional

Cinemática unidimensional 0.1 Problemas correspondenes ao Capíulo 2 1 0.1 Problemas correspondenes ao Capíulo 2 Cinemáica unidimensional 1. A conclusão de Zeca esá errada. Podemos verificar isso mesmo anes de fazer qualquer cálculo,

Leia mais

RASCUNHO. a) 120º10 b) 95º10 c) 120º d) 95º e) 110º50

RASCUNHO. a) 120º10 b) 95º10 c) 120º d) 95º e) 110º50 ª QUESTÃO Uma deerminada cidade organizou uma olimpíada de maemáica e física, para os alunos do º ano do ensino médio local. Inscreveramse 6 alunos. No dia da aplicação das provas, consaouse que alunos

Leia mais

PARTE 12 DERIVADAS DIRECIONAIS

PARTE 12 DERIVADAS DIRECIONAIS PARTE DERIVADAS DIRECIONAIS. Inrodução Dada uma função f : Dom(f) R n R X = (x, x,..., x n ) f(x) = f(x, x,..., x n ), vimos que a derivada parcial de f com respeio à variável x i no pono X 0, (X 0 ),

Leia mais

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 1º SIMULADO ENEM 017 Resposa da quesão 1: MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Basa aplicar a combinação de see espores agrupados dois a dois, logo: 7! C7,!(7 )! 7 6 5! C7,!5! 7 6 5! C7, 1!5! Resposa da quesão

Leia mais

O potencial eléctrico de um condutor aumenta à medida que lhe fornecemos carga eléctrica. Estas duas grandezas são

O potencial eléctrico de um condutor aumenta à medida que lhe fornecemos carga eléctrica. Estas duas grandezas são O ondensador O poencial elécrico de um conduor aumena à medida que lhe fornecemos carga elécrica. Esas duas grandezas são direcamene proporcionais. No enano, para a mesma quanidade de carga, dois conduores

Leia mais

Motivação. Prof. Lorí Viali, Dr.

Motivação. Prof. Lorí Viali, Dr. Moivação rof. Lorí Viali, Dr. vialli@ma.ufrgs.br hp://www.ma.ufrgs.br/~vialli/ Na práica, não exise muio ineresse na comparação de preços e quanidades de um único arigo, como é o caso dos relaivos, mas

Leia mais

2.7 Derivadas e Taxas de Variação

2.7 Derivadas e Taxas de Variação LIMITES E DERIVADAS 131 2.7 Derivadas e Taas de Variação O problema de enconrar a rea angene a uma curva e o problema de enconrar a velocidade de um objeo envolvem deerminar o mesmo ipo de limie, como

Leia mais

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre 1. Objeivos. Inrodução 3. Procedimeno experimenal 4. Análise de dados 5. Quesões 6. Referências 1. Objeivos Nesa experiência, esudaremos o movimeno da queda de

Leia mais

O gráfico que é uma reta

O gráfico que é uma reta O gráfico que é uma rea A UUL AL A Agora que já conhecemos melhor o plano caresiano e o gráfico de algumas relações enre e, volemos ao eemplo da aula 8, onde = + e cujo gráfico é uma rea. Queremos saber

Leia mais

CAPÍTULO 10 DERIVADAS DIRECIONAIS

CAPÍTULO 10 DERIVADAS DIRECIONAIS CAPÍTULO 0 DERIVADAS DIRECIONAIS 0. Inrodução Dada uma função f : Dom(f) R n R X = (x, x,..., x n ) f(x) = f(x, x,..., x n ), vimos que a derivada parcial de f com respeio à variável x i no pono X 0, (X

Leia mais

N(0) número de núcleos da espécie inicial no instante t=0. N(t) número de núcleos da espécie inicial no instante t. λ constante de decaimento

N(0) número de núcleos da espécie inicial no instante t=0. N(t) número de núcleos da espécie inicial no instante t. λ constante de decaimento 07-0-00 Lei do Decaimeno Radioacivo probabilidade de ransformação elemenar durane d d número médio de ransformações (dum elemeno) ocorridas em d N = Nd número médio de ocorrências na amosra com N elemenos

Leia mais

As cargas das partículas 1, 2 e 3, respectivamente, são:

As cargas das partículas 1, 2 e 3, respectivamente, são: 18 GAB. 1 2 O DIA PROCSSO SLTIVO/2006 FÍSICA QUSTÕS D 31 A 45 31. A figura abaixo ilusra as rajeórias de rês parículas movendo-se unicamene sob a ação de um campo magnéico consane e uniforme, perpendicular

Leia mais

Física 1. 2 a prova 21/10/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 21/10/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 21/1/217 Aenção: Leia as recomendações anes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do carão de resposas. 2- Leia os enunciados com aenção. 3- Analise sua resposa.

Leia mais

Exercícios sobre o Modelo Logístico Discreto

Exercícios sobre o Modelo Logístico Discreto Exercícios sobre o Modelo Logísico Discreo 1. Faça uma abela e o gráfico do modelo logísico discreo descrio pela equação abaixo para = 0, 1,..., 10, N N = 1,3 N 1, N 0 = 1. 10 Solução. Usando o Excel,

Leia mais

está localizado no cruzamento da i-ésima linha com a j-ésima coluna.

está localizado no cruzamento da i-ésima linha com a j-ésima coluna. MATRIZES 1. DEFINIÇÕES As marizes são frequenemene usadas para organizar dados, como uma abela indexada. Por exemplo, as noas dos alunos de uma escola podem ser disposas numa mariz cujas colunas correspondem

Leia mais

FATO Medicina. Lista Complementar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 5,0 m s, e a maior. 5 km e 10 km, sua velocidade foi 30 km h. 10 km totais.

FATO Medicina. Lista Complementar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 5,0 m s, e a maior. 5 km e 10 km, sua velocidade foi 30 km h. 10 km totais. FATO Medicina Lisa Complemenar Física - MRU / MRUV( Prof.º Elizeu) 0. (Efomm 07) Um rem deve parir de uma esação A e parar na esação B, disane 4 km de A. A aceleração e a desaceleração podem ser, no máximo,

Leia mais

LISTA 1 FUNÇÕES VETORIAIS CONCEITOS BÁSICOS CÁLCULO III

LISTA 1 FUNÇÕES VETORIAIS CONCEITOS BÁSICOS CÁLCULO III LISTA FUNÇÕES VETORIAIS CONCEITOS BÁSICOS CÁLCULO III. Faça a represenação gráfica dos campos veoriais gerados por: a) V [, y] x b) V y i x j c) V [ x, y ]. Deermine o lugar no espaço onde os veores, do

Leia mais

Conceito. Exemplos. Os exemplos de (a) a (d) mostram séries discretas, enquanto que os de (e) a (g) ilustram séries contínuas.

Conceito. Exemplos. Os exemplos de (a) a (d) mostram séries discretas, enquanto que os de (e) a (g) ilustram séries contínuas. Conceio Na Esaísica exisem siuações onde os dados de ineresse são obidos em insanes sucessivos de empo (minuo, hora, dia, mês ou ano), ou ainda num período conínuo de empo, como aconece num elerocardiograma

Leia mais

Mecânica Geral Básica

Mecânica Geral Básica Mecânica Geral Básica Cinemáica do Pono Maerial Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Moimeno Reilíneo: Posição, Velocidade e Aceleração Diz-se que uma parícula que se moe ao longo de uma linha rea esá em moimeno

Leia mais

Circuitos elétricos oscilantes. Circuito RC

Circuitos elétricos oscilantes. Circuito RC Circuios eléricos oscilanes i + - Circuio C Processo de carga do capacior aé V c =. Como C /V c a carga de euilíbrio é C. Como variam V c, i e durane a carga? Aplicando a Lei das Malhas no senido horário

Leia mais

RELATIVIDADE ESPECIAL

RELATIVIDADE ESPECIAL 1 RELATIVIDADE ESPECIAL AULA N O 4 ( Tensor Eletromagnético Equação de Onda ) Vamos buscar entender o conceito de força, não eatamente sobre a sua origem, mas sim sobre um mais profundo conceito de força.

Leia mais

Eletromagnetismo. As Leis do Eletromagnetismo

Eletromagnetismo. As Leis do Eletromagnetismo Eleromagneismo As Leis do Eleromagneismo Eleromagneismo» As Leis do Eleromagneismo 1 Duas formas de enunciar as leis As leis dinâmicas da física são voladas para a descrição da evolução no empo, ou no

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-07 UNICAMP IFGW F128 2o Semestre de 2012

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-07 UNICAMP IFGW F128 2o Semestre de 2012 F-18 Física Geral I Aula eploraória-07 UNICAMP IFGW username@ii.unicamp.br F18 o Semesre de 01 1 Energia Energia é um conceio que ai além da mecânica de Newon e permanece úil ambém na mecânica quânica,

Leia mais

Voo Nivelado - Avião a Hélice

Voo Nivelado - Avião a Hélice - Avião a Hélice 763 º Ano da icenciaura em ngenharia Aeronáuica edro. Gamboa - 008. oo de ruzeiro De modo a prosseguir o esudo analíico do desempenho, é conveniene separar as aeronaves por ipo de moor

Leia mais

yy + (y ) 2 = 0 Demonstração. Note que esta EDO não possui a variável independente e assim faremos a mudança de variável

yy + (y ) 2 = 0 Demonstração. Note que esta EDO não possui a variável independente e assim faremos a mudança de variável UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 4-018.1 1A VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - PARTE Nome Legível Turma RG CPF Resposas sem

Leia mais

AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM

AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM 163 22. PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM 22.1. Inrodução Na Seção 9.2 foi falado sobre os Parâmeros de Core e

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA

CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA Inrodução Ese arigo raa de um dos assunos mais recorrenes nas provas do IME e do ITA nos úlimos anos, que é a Cinéica Química. Aqui raamos principalmene dos

Leia mais

3 LTC Load Tap Change

3 LTC Load Tap Change 54 3 LTC Load Tap Change 3. Inrodução Taps ou apes (ermo em poruguês) de ransformadores são recursos largamene uilizados na operação do sisema elérico, sejam eles de ransmissão, subransmissão e disribuição.

Leia mais

Análise Matemática II

Análise Matemática II Análise Maemáica II Exame/Tese 3 - de Junho de 5 Licenciaura em Eng. Informáica e de Compuadores Nome: Número: Exame: Todas as pergunas Tese: Pergunas 5, 6, 7, 8 e 9 Indique na erceira coluna da abela

Leia mais

Capítulo 2. Modelização matemática por equações diferenciais

Capítulo 2. Modelização matemática por equações diferenciais DINÂMICA DE SISTEMAS BIOLÓGICOS E FISIOLÓGICOS Capíulo. Modelização maemáica por equações diferenciais Se quisermos definir uma axonomia de sisemas, que nos apoie no esabelecimeno de uma eoria unificadora,

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2013/2014. EIC0014 FÍSICA II 2o ANO 1 o SEMESTRE

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2013/2014. EIC0014 FÍSICA II 2o ANO 1 o SEMESTRE MESTRADO NTEGRADO EM ENG. NFORMÁTCA E COMPUTAÇÃO 2013/2014 EC0014 FÍSCA 2o ANO 1 o SEMESTRE Nome: Duração 2 horas. Prova com consula de formulário e uso de compuador. O formulário pode ocupar apenas uma

Leia mais

R A B VETORES. Módulo. Valor numérico + unidade de medida. Intensidade

R A B VETORES. Módulo. Valor numérico + unidade de medida. Intensidade ETORES 1- DEFINIÇÃO: Ene maemáico usado para caracerizar uma grandeza eorial. paralelogramo. O eor resulane é raçado a parir das origens aé a inersecção das linhas auxiliares. - TIPOS DE GRANDEZAS.1- GRANDEZA

Leia mais

INSTRUÇÃO: Assinale as proposições verdadeiras, some os números a elas associados e marque o resultado na Folha de Respostas.

INSTRUÇÃO: Assinale as proposições verdadeiras, some os números a elas associados e marque o resultado na Folha de Respostas. SIMULADO DE MATEMÁTICA - TURMAS DO O ANO DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO ANCHIETA-BA - JULHO DE 0. ELABORAÇÃO: PROFESSORES OCTAMAR MARQUES E ADRIANO CARIBÉ. PROFESSORA MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA QUESTÕES de 0 a

Leia mais

Notação Equações de Maxwell Caracterização de Ondas Electromagnéticas Escrita em valores instantâneos e em Amplitudes Complexas Propagação no ar, em

Notação Equações de Maxwell Caracterização de Ondas Electromagnéticas Escrita em valores instantâneos e em Amplitudes Complexas Propagação no ar, em Revisão de Conceios Fundamenais Noação quações de Maxwell Caracerização de Ondas lecromagnéicas scria em valores insanâneos e em Ampliudes Complexas Propagação no ar, em Meios Dielécricos e em Meios Conduores

Leia mais

Exercícios de torção livre em seção circular fechada - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP

Exercícios de torção livre em seção circular fechada - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP São Paulo, dezembro de 2015. 1) a. Deerminar a dimensão a de modo a se er a mesma ensão de cisalhameno máxima nos rechos B-C e C-D. b. Com al dimensão pede-se a máxima ensão de cisalhameno no recho A-B.

Leia mais

! " # $ % & ' # % ( # " # ) * # +

!  # $ % & ' # % ( #  # ) * # + / G 6 a Aula 2006.09.25 AMIV! # & ' # # # * # + 6. Equações de Cauchy Riemann em coordenadas polares. Analiicidade e derivada do logarimo Com objecivo de deduzir a analiicidade do logarimo complexo, vamos

Leia mais

Fundamentos de Computação Gráfica Prova Aluna: Patrícia Cordeiro Pereira Pampanelli

Fundamentos de Computação Gráfica Prova Aluna: Patrícia Cordeiro Pereira Pampanelli Fundamenos de Compuação Gráfica Prova -6- Aluna: Parícia Cordeiro Pereira Pampanelli Observação: Os códigos uilizados para o desenvolvimeno da prova enconram-se em anexo. Quesão : A Transformada Discrea

Leia mais

Introdução ao Controle Ótimo: Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo.

Introdução ao Controle Ótimo: Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo. Inrodução ao Conrole Óimo: Oimização de funções e funcionais. Oimização paramérica. Problema de conrole óimo com empo final fio. Oimização Deerminação de uma ação que proporciona um máimo de benefício,

Leia mais

Aplicações à Teoria da Confiabilidade

Aplicações à Teoria da Confiabilidade Aplicações à Teoria da ESQUEMA DO CAPÍTULO 11.1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS 11.2 A LEI DE FALHA NORMAL 11.3 A LEI DE FALHA EXPONENCIAL 11.4 A LEI DE FALHA EXPONENCIAL E A DISTRIBUIÇÃO DE POISSON 11.5 A LEI

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Universidade Federal de Ouro Preo Deparameno de Maemáica MTM14 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III Anônio Silva, Edney Oliveira, Marcos Marcial, Wenderson Ferreira Lisa de Exercícios 1 1 Para cada um

Leia mais

35ª Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase

35ª Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase ª Olimpíada rasileira de Maemáica GRITO Segunda Fase Soluções Nível Segunda Fase Pare PRTE Na pare serão aribuídos ponos para cada resposa correa e a ponuação máxima para essa pare será. NENHUM PONTO deverá

Leia mais

SISTEMAS DE EQUAÇÕES A DIFERENÇAS LINEARES

SISTEMAS DE EQUAÇÕES A DIFERENÇAS LINEARES 8//7 SISTEMAS DE EQUAÇÕES A DIFERENÇAS LINEARES Teorema: Considere o seguine sisema de k equações a diferenças lineares de primeira ordem, homogêneo: x a x a x... a x k k x a x a x... a x k k x a x a x...

Leia mais

Séries de Tempo. José Fajardo. Agosto EBAPE- Fundação Getulio Vargas

Séries de Tempo. José Fajardo. Agosto EBAPE- Fundação Getulio Vargas Séries de Tempo Inrodução José Faardo EBAPE- Fundação Geulio Vargas Agoso 0 José Faardo Séries de Tempo . Por quê o esudo de séries de empo é imporane? Primeiro, porque muios dados econômicos e financeiros

Leia mais

figura 1 Vamos encontrar, em primeiro lugar, a velocidade do som da explosão (v E) no ar que será dada pela fórmula = v

figura 1 Vamos encontrar, em primeiro lugar, a velocidade do som da explosão (v E) no ar que será dada pela fórmula = v Dispara-se, segundo um ângulo de 6 com o horizone, um projéil que explode ao aingir o solo e oue-se o ruído da explosão, no pono de parida do projéil, 8 segundos após o disparo. Deerminar a elocidade inicial

Leia mais

REDUÇÃO DE DIMENSIONALIDADE

REDUÇÃO DE DIMENSIONALIDADE Análise de componenes e discriminanes REDUÇÃO DE DIMENSIONALIDADE Uma esraégia para abordar o problema da praga da dimensionalidade é realizar uma redução da dimensionalidade por meio de uma ransformação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE MATEMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO º TRIMESTRE MATEMÁTICA ALUNO(a): Nº: SÉRIE: ª TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /08 Obs.: Esa lisa deve ser enregue resolvida no dia da prova de Recuperação. Valor:

Leia mais

Tabela: Variáveis reais e nominais

Tabela: Variáveis reais e nominais Capíulo 1 Soluções: Inrodução à Macroeconomia Exercício 12 (Variáveis reais e nominais) Na abela seguine enconram se os dados iniciais do exercício (colunas 1, 2, 3) bem como as soluções relaivas a odas

Leia mais