Questão 2. Questão 1. Resposta. Resposta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questão 2. Questão 1. Resposta. Resposta"

Transcrição

1 Atenção: Esceva a esolução COMPLETA de cada questão no espaço esevado paa a mesma. Não basta esceve apenas o esultado final: é necessáio mosta os cálculos e o aciocínio utilizado. Utilize g 10m/s e π3, sempe que fo necessáio na esolução das questões. Questão 1 Uma possível solução paa a cise do táfego aéeo no Basil envolve o empego de um sistema de tens de alta velocidade conectando gandes cidades. Há um pojeto de uma feovia de 400 km de extensão que inteligaá as cidades de São Paulo e Rio de Janeio po tens que podem atingi até 300 km/h. a) Paa se competitiva com o tanspote aéeo, estima-se que a viagem de tem ente essas duas cidades deve dua, no máximo, 1 hoa e 40 minutos. Qual é a velocidade média de um tem que faz o pecuso de 400 km nesse tempo? b) Considee um tem viajando em linha eta com velocidade constante. A uma distância de 30 km do final do pecuso, o tem inicia uma desaceleação unifome de 0,06 m/s, paa chega com velocidade nula a seu destino. Calcule a velocidade do tem no início da desaceleação. a) Da definição de velocidade média, paa um intevalo de tempo Δt 40 1h40min h, temos: ΔS 400 vm v 40 km/h t 5 m Δ 3 b) Da Equação de Toicelli, a velocidade v 0 do tem no início da desaceleação é dada po: v v 0 + aδs 0 v 0 + ( 0,06) v0 60 m/s Questão Um expeimento inteessante pode se ealizado abandonando-se de ceta altua uma bola de basquete com uma bola de pingue-pongue (tênis de mesa) em epouso sobeela,confomemostaafigua(a).apóso choque da bola de basquete com o solo, e em seguidacomaboladepingue-pongue,esta última atinge uma altua muito maio do que sua altua inicial. (a) 80 cm a) Paa h 80 cm, calcule a velocidade com que a bola de basquete atinge o solo. Despeze a esistência do a. b) Abandonadas de uma altua difeente, a bola de basquete, de massa M, eflete no solo e sobe com uma velocidade de módulo 5,0 m/s. Ao subi, ela colide com a bola de pingue-pongue que está caindo também com 5,0 m/s, confome a situação epesentada na figua (b). Considee que, na colisão ente as bolas, a enegia cinética do sistema não se conseva e que, imediatamente após o choque, as bolas de basquete e pingue-pongue sobem com velocidades de b 4,95 m/s e p 7,0 m/s, espectivamente. A pati da sua pópia expeiência cotidiana, faça uma estimativa paa a massa da bola de pingue-pongue, e, usando esse valo e os dados acima, calcule a massa da bola de basquete. a) Consideando o efeencial no solo, po consevação de enegia, temos: (b)

2 física Mv Ec Eg Mgh v gh v 10 0,8 v 4,0 m/s b) Oientando a tajetóia paa cima, da consevação da quantidade de movimento, vem: Qinicial Qfinal M m M b + m p M 5 m 5 M 4,95 + m 7 M 40m Estimando a massa da bola de pingue-pongue como sendo 3 g, a massa da bola de basquete é dada po: M 40m 40 3 M 70 g Obs.: de acodo com o site da Confedeação Basileia de Tênis de Mesa, a massa oficial de uma bola de pingue-pongue é,7 g. Questão 3 Nas cenas dos filmes e nas ilustações gáficas do Homem-aanha, a espessua do cabo de teia de aanha que seia necessáio paa sustentá-lo é nomalmente exageada. De fato, os fios de seda da teia de aanha são mateiais extemamente esistentes e elásticos. Paa defomações ΔL elativamente pequenas, um cabo feito de teia de aanha pode se apoximado po uma mola de constante elástica k A dada pela fómula k ( ) N/m, onde L L é o compimento inicial e A aáeadaseção tansvesal do cabo. Paa os cálculos abaixo, considee a massa do Homem-aanha M 70 kg. a) Calcule a áea A da seção tansvesal do cabo de teia de aanha que supotaia o peso do Homem-aanha com uma defomação de 1,0 % do compimento inicial do cabo. b) Suponha que o Homem-aanha, em queda live, lance veticalmente um cabo de fios de teia de aanha paa inteompe a sua queda. Como ilusta a figua (a), no momento em que o cabo se pende, a velocidade de queda do Homem-aanha tem módulo 0. No ponto de altua mínima mostado em (b), o cabo de teia atinge uma defomação máxima de ΔL,0 m e o Homem-aanha tem, nesse instante, velocidade 0. Sendo a constante elástica do cabo de teia de aanha, neste caso, k 7700 N/m, calcule 0. a) Sendo L f o compimento final do cabo da teia, no equilíbio, temos: Fe k(lf L) P Mg 10 A k 10 L P Fe A A(Lf L) Mg 10 L A m b) Da consevação da enegia mecânica, com a efeência no ponto em que sua velocidade é nula, temos: M k L Em i Em f Mg L 0 Δ Δ m/s Questão 4 L 0 (1) (a) (b) 0 Uma lata de efigeante contém ceta quantidade de açúca, no caso de um efigeante comum, ou de adoçante, no caso de um efigeante dietético. a) Considee uma lata de efigeante comum contendo 30 ml de água e 40 g de açúca, e outa de efigeante dietético, contendo 38 ml de água e uma massa despezível de adoçante. Moste qual das duas latas deveia boia em um ecipiente com água, cuja

3 física 3 densidade é d a 1,0 g/cm 3. A massa da lata de efigeante vazia é igual a 15,0 g e seu volume total é de 350 ml. Neste item, despeze o volume ocupado pelo mateial da lata e a massa de gás cabônico no seu inteio. b) Suponha, agoa, uma outa situação na qual o gás cabônico ocupa ceto volume na pate supeio da lata, a uma pessão P 3, N/m paa uma tempeatua T 300 K. A massa mola do gás cabônico vale 44 g/mol e, assumindo que o mesmo se compote como um gás ideal, calcule a densidade de gás cabônico na pate supeio da lata. A lei dos gases ideais é dada po P nrt, onder 8,3 J/mol Ken éonúmeo de moles do gás. Questão 5 O iigado otativo, epesentado na figua, é um dispositivo bastante utilizado paa a iigação de jadins e gamados. Paa seu funcionamento, o fluxo de água de entada é dividido em tês teminais no iigado. Cada um destes teminais é inclinado em elação ao eixo adial paa que a foça de eação, esultante da mudança de dieção dos jatos de água no inteio dos teminais, popocione o toque necessáio paa gia o iigado. Na figua, os vetoes coplanaes F 1, F e F 3 epesentam as componentes das foças de eação pependiculaes aos vetoes 1, e 3 espectivamente. a) Sendo a densidade do efigeante comum (d C ) e a do efigeante dietético (d D ), vem: m d F 1 1 F (mágua + maçúca + m lata ) ( ) dc 350 (mágua dd + m lata ) ( ) 350 F 3 3 dc 1,0 g/m dd 0,98 g/m Paa a lata boia na água, é necessáio que sua densidade seja meno que 1 g/m, logo concluímos que a lata de efigeante dietético flutua e a de efigeante comum afunda. b) Sabendo que n m, a densidade (d) do gás M cabônico é dada po: P m nrt P M R T d 5 3 m PM R T 8,3 300 d 5,3 kg/ m 3 Obs.: 1) A unidade coeta da constante univesal dos gases é J/(mol K). ) O plual de mol é mols. a) Se os módulos das foças F 1, F e F 3 valem 0, N e os módulos de 1, e 3 são iguais a 6,0 cm, qual é o toque total (momento esultante das foças) sobe o iigado, em elação ao seu cento, poduzido pelos tês jatos de água em conjunto? b) Considee que os jatos de água sejam lançados hoizontalmente da extemidade do iigado a uma altua de 80 cm do solo e com velocidade esultante de 8,0 m/s. A que distância hoizontal do ponto de lançamento, a água atinge o solo? a) Como as foças fazem o iigado gia no mesmo sentido, o momento esultante (M R) é dado pela soma dos momentos M 1, M e M 3. Assim, temos:

4 física 4 M F MR 3 F MR 3M MR 3 0, 0,06 MR 0,036 N m b) Sendo h 0,8 m a altua do iigado em elação ao solo, o tempo (t) de queda da água pode se encontado po: gt 10 t h 0,8 t 0,4 s Potanto, a distância (d) pedida é dada po: d v t 8 0,4 d 3, m Questão 6 Obsevações astonômicas indicam que as velocidades de otação das estelas em tono de galáxias são incompatíveis com a distibuição de massa visível das galáxias, sugeindo que gande pate da matéia do Univeso é escua, isto é, matéia que não inteage com a luz. O movimento de otação das estelas esulta da foça de atação gavitacional que as galáxias execem sobe elas. A cuva no gáfico abaixo mosta como a GMm foça gavitacional FG, que uma galáxia de massa M exece sobe uma estela extena à galáxia, deve vaia em função da distância da estela em elação ao cento da galáxia, consideando-se m 1, kg paa a massa da estela. A constante de gavitação G vale 6,7 10 m kg s a) Do gáfico, temos, paa 1, m, 19 FG 4,0 10 N. Assim, a massa M é dada po: GMm 19 6,7 10 M 10 FG (1,6 10 ) 40 M 1,5 10 kg b) Do Pincípio Fundamental da Dinâmica e do gáfico, temos: Rcp FG mv mv FG Rcp v ,6 10 Questão 7 v 8, m/s A infomação digital de um CD é amazenada em uma camada de gavação que eside abaixo de uma camada potetoa, composta po um plástico de 1, mm de espessua. A leitua da infomação é feita atavés de um feixe de lase que passa atavés de uma lente convegente e da camada potetoa paa se focalizado na camada de gavação, confome epesenta a figua abaixo. Nessa configuação, a áea cobeta pelo feixe na supefície do CD é elativamente gande, eduzindo os distúbios causados po iscos na supefície. Feixe de Lase F G (N) 1, , , , mm Lente 30º R Supefície do CD Camada de poteção Ponto de leitua 4, Camada de gavação, , , , , ,8 10 0, (m) a) Detemine a massa M da galáxia. b) Calcule a velocidade de uma estela em óbita cicula a uma distância 1, m do cento da galáxia. a) Considee que o mateial da camada de poteção tem índice de efação n 1,5, e que o ângulo de incidência do feixe é de 30 o em elação ao eixo nomal à supefície do CD. Usando a Lei de Snell, n1 senθ1 n senθ, calcule o aio R do feixe na supefície do CD. Considee R 0 no ponto de leitua.

5 física 5 b) Duante a leitua, a velocidade angula de otação do CD vaia confome a distância do sistema ótico de leitua em elação ao eixo de otação. Isso é necessáio paa que a velocidade linea do ponto de leitua seja constante. Qual deve se a azão ente a velocidade angula de otação do CD quando o sistema ótico está na pate cental, de aio 1,0 cm, e velocidade angula de otação do CD quando o mesmo está na pate extena, de aio 10 cm? a) Da situação descita, temos o esquema: 1, mm Consideando que a supefície do CD esteja voltada paa o a (1), usando a Lei de Snell, paa o θ 1 30, temos: n1 senθ1 n senθ 1 1 1,5 R R + 1, R 0,4 mm b) Sendo v ω, paa v constante, temos: ω1 ω1 ω11 ω ω 10 1 ω,0 ω 1 ω 5,0 30 R Questão 8 R 1, + supefície do CD (1) camada de poteção () O uído sonoo nas poximidades de odovias esulta pedominantemente da compessão do a pelos pneus de veículos que tafegam a altas velocidades. O uso de asfalto emboachado pode eduzi significativamente esse uído. O gáfico a segui mosta duas cuvas de intensidade do uído sonoo em função da feqüência, uma paa asfalto comum e outa paa asfalto emboachado. Intensidade (W/m ) 1,5 10 _ 5 1, 10 _ 5 9,0 10 _ 6 6,0 10 _ 6 3,0 10 _ 6 a) As intensidades da figua foam obtidas a uma distância 10 m da odovia. Considee que a intensidade do uído sonoo é dada po I P /4π, onde P é a potência de emissão do uído. Calcule P na feqüência de 1000 Hz paa o caso do asfalto emboachado. b) Uma possível explicação paa a oigem do pico em tono de 1000 Hz é que as anhuas longitudinais dos pneus em contato com o solo funcionam como tubos sonoos abetos nas extemidades. O modo fundamental de vibação em um tubo abeto ocoe quando o compimento de onda é igual ao dobo do compimento do tubo. Consideando que a feqüência fundamental de vibação seja 1000 Hz, qual deve se o compimento do tubo? A velocidade de popagação do som no a é v 340 m/s. a) No caso do asfalto emboachado, paa 10 m e f Hz, vem: I P 6 P 3,0 10 4π P 3,6 10 W b) Da equação fundamental da ondulatóia e λl, vem: v λf v Lf 340 L λ L L 0,17 m Questão Feqüência (Hz) O chuveio elético é amplamente utilizado emtodoopaíseéoesponsávelpogande pate do consumo elético esidencial. A figua abaixo epesenta um chuveio metálico em funcionamento e seu cicuito elético equivalente. A tensão fonecida ao chuveio vale 00 e sua esistência é R 1 10 Ω.

6 física 6 B , ( θ f 0) 10 o θ f 40 C A R b) Se uma pessoa ateada toca o ponto B, teemos R em paalelo com R 1. Assim, a coente i no amo AB é dada po: i Req. i R R R R 1 1 Req. R R R R i i 0, A Obs.: a unidade coeta de calo específico é o J/(kg C). Questão 10 B R 1 a) Suponha um chuveio em funcionamento, pelo qual fluem 3,0 litos de água po minuto, e considee que toda a enegia dissipada na esistência do chuveio seja tansfeida paa a água. O calo absovido pela água, nesse caso, é dado po Q mcδθ, ondec J/kg o Cé o calo específico da água, m é a sua massa e Δθ é a vaiação de sua tempeatua. Sendo a densidade da água igual a 1000 kg/m 3,calcule a tempeatua de saída da água quando a tempeatua de entada fo igual a 0 o C. b) Considee agoa que o chuveio esteja defeituoso e que o ponto B do cicuito ente em contato com a cacaça metálica. Qual a coente total no amo AB do cicuito se uma pessoa toca o chuveio como mosta a figua? A esistência do copo humano nessa situação vale R 1000 Ω. a) Sendo a vazão φ 3,0 L/min 0,05 kg/s, temos: Q φ P Δt m cδθ R t P 1 Δ R1 O alicate-ampeímeto é um medido de coente elética, cujo pincípio de funcionamento baseia-se no campo magnético poduzido pela coente. Paa se faze uma medida, basta envolve o fio com a alça do ampeímeto, como ilusta a figua a segui. i alça do ampeímeto,5 cm a) No caso de um fio etilíneo e longo, pelo qual passa uma coente i, o módulo do campo magnético poduzido a uma distância do 0i cento do fio é dado po B μ, onde π 7 Tm μ0 4π 10. Se o campo magnético A num ponto da alça cicula do alicate da figua fo igual a 1, T, qual é a coente que pecoe o fio situado no cento da alça do ampeímeto?

7 física 7 b) A alça do alicate é composta de uma bobina com váias espias, cada uma com áea A 0,6 cm. Numa ceta medida, o campo magnético, que é pependicula à áea da espia, vaia de zeo a 5, T em, s. Qual é a foça eletomotiz induzida, ε, em uma espia? A lei de indução de Faaday é dada po: ε ΔΦ,ondeΦ éo Δt fluxo magnético, que, nesse caso, é igual ao poduto do campo magnético pela áea da espia. a) Consideando que o fio é pependicula ao plano da alça cicula, temos: 7 μ0 i 5 4π 10 i B 1,0 10 π π,5 10 i 1,5 A b) A foça eletomotiz induzida ε, numa única espia, é dada po: ΔΦ ε Δt 0 ΔΦ Φf Φi Φf B A ε B A Δt ε 1, Questão , Com um pouco de capacidade de intepetação do enunciado, é possível entende um poblema de Física modena, como o exposto abaixo, com base nos conhecimentos de ensino médio. O Positônio é um átomo fomado po um eléton e sua anti-patícula, o pósiton, que possui caga oposta e massa igual à do eléton. Ele é semelhante ao átomo de Hidogênio, que possui um eléton e um póton. A enegia do nível fundamental desses átomos é dada po E1 13,6 e,ondem m e é a massa do ( 1 + e ) mp eléton e m p é a massa do pósiton, no caso do Positônio, ou a massa do póton, no caso do átomodehidogênio.paaoátomodehidogênio, como a massa do póton é muito maio que a massa do eléton, E 1 13,6 e. a) Calcule a enegia do nível fundamental do Positônio. b) Ao contáio do átomo de Hidogênio, o Positônio é muito instável, pois o eléton pode se aniquila apidamente com a sua anti-patícula, poduzindo fótons de alta enegia, chamados aios gama. Consideando que as massas do eléton e do pósiton são me mp kg, e que, ao se aniquilaem, toda a sua enegia, dada pela elação de Einstein Ep + Ee mec + mpc, é convetida na enegia de dois fótons gama, calcule a enegia de cada fóton poduzido. A velocidade da luz é c 3, m/s. a) De acodo com o enunciado, a enegia no estado fundamental do Positônio é dada po: E1 13,6 m e 1 + m p 13,6 me 1 + me E1 6,8 e b) Consideando que os dois fótons possuem a mesma enegia E, temos: E Ep + Ee Ep + Ee mec + mpc E mec me mp 31 8 E 9 10 (3 10 ) Questão 1 14 E 8,1 10 J Paa espelhos esféicos nas condições de Gauss, a distância do objeto ao espelho, p, a distância da imagem ao espelho, p, eoaio de cuvatua do espelho, R, estão elacionados atavés da equação O aumento linea tansvesal do espelho p p R esféico

8 física 8 p é dado po A, onde o sinal de A epesenta a oientação da imagem, dieita quan- p do positivo e invetida, quando negativo. Em paticula, espelhos convexos são úteis po pemiti o aumento do campo de visão e po essa azão são feqüentemente empegados em saídas de gaagens e em coedoes de supemecados. A figua a segui mosta um espelho esféico convexo de aio de cuvatua R. Quando uma pessoa está a uma distância de 4,0 m da supefície do espelho, sua imagem vitual se foma a 0 cm deste, confome mosta a figua. Usando as expessões fonecidas acima, calcule o que se pede. a) O aio de cuvatua do espelho. b) O tamanho h da imagem, se a pessoa tive H 1,60 m de altua. a) Como a imagem é vitual, sua posição é p 0, m. Assim, temos: 1 1 p + 1 p 1 R 4 + ( 0,) R R 0,4 m Logo, o espelho tem aio de cuvatua de 4 cm. b) O tamanho da imagem é dado po: h A p h H ( 0,) p 1,6 4 h 0,08 m h 8,0cm H h R Obs.: a igo, na imagem fomada pelo espelho, a mulhe epesentada deveia esta voltada paa o lado contáio. C 4,0 m 0 cm

- B - - Esse ponto fica à esquerda das cargas nos esquemas a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV. b. F. a. F

- B - - Esse ponto fica à esquerda das cargas nos esquemas a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV. b. F. a. F LIST 03 LTROSTÁTIC PROSSOR MÁRCIO 01 (URJ) Duas patículas eleticamente caegadas estão sepaadas po uma distância. O gáfico que melho expessa a vaiação do módulo da foça eletostática ente elas, em função

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CONCURSO DE DMISSÃO O CURSO DE GRDUÇÃO FÍSIC CDERNO DE QUESTÕES 2008 1 a QUESTÃO Valo: 1,0 Uma bóia náutica é constituída de um copo cilíndico vazado, com seção tansvesal de áea e massa m, e de um tonco

Leia mais

PRINCÍPIOS DA DINÂMICA LEIS DE NEWTON

PRINCÍPIOS DA DINÂMICA LEIS DE NEWTON Pofa Stela Maia de Cavalho Fenandes 1 PRINCÍPIOS DA DINÂMICA LEIS DE NEWTON Dinâmica estudo dos movimentos juntamente com as causas que os oiginam. As teoias da dinâmica são desenvolvidas com base no conceito

Leia mais

)25d$0$*1e7,&$62%5( &21'8725(6

)25d$0$*1e7,&$62%5( &21'8725(6 73 )5d$0$*1e7,&$6%5( &1'875(6 Ao final deste capítulo você deveá se capaz de: ½ Explica a ação de um campo magnético sobe um conduto conduzindo coente. ½ Calcula foças sobe condutoes pecoidos po coentes,

Leia mais

Dinâmica Trabalho e Energia

Dinâmica Trabalho e Energia CELV Colégio Estadual Luiz Vianna Física 1 diano do Valle Pág. 1 Enegia Enegia está elacionada à capacidade de ealiza movimento. Um dos pincípios básicos da Física diz que a enegia pode se tansfomada ou

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL. a) Encher a leiteira até a metade, pois ela tem um volume 20 vezes maior que o volume do copo.

GEOMETRIA ESPACIAL. a) Encher a leiteira até a metade, pois ela tem um volume 20 vezes maior que o volume do copo. GEOMETRIA ESPACIAL ) Uma metalúgica ecebeu uma encomenda paa fabica, em gande quantidade, uma peça com o fomato de um pisma eto com base tiangula, cujas dimensões da base são 6cm, 8cm e 0cm e cuja altua

Leia mais

Física Geral I - F 128 Aula 8: Energia Potencial e Conservação de Energia. 2 o Semestre 2012

Física Geral I - F 128 Aula 8: Energia Potencial e Conservação de Energia. 2 o Semestre 2012 Física Geal I - F 18 Aula 8: Enegia Potencial e Consevação de Enegia o Semeste 1 Q1: Tabalho e foça Analise a seguinte afimação sobe um copo, que patindo do epouso, move-se de acodo com a foça mostada

Leia mais

física eletrodinâmica GERADORES

física eletrodinâmica GERADORES eletodinâmica GDOS 01. (Santa Casa) O gáfico abaixo epesenta um geado. Qual o endimento desse geado quando a intensidade da coente que o pecoe é de 1? 40 U(V) i() 0 4 Do gáfico, temos que = 40V (pois quando

Leia mais

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 10/08/13 PROFESSOR: MALTEZ

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 10/08/13 PROFESSOR: MALTEZ ESOLUÇÃO DA AALIAÇÃO DE MATEMÁTICA o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 0/08/ POFESSO: MALTEZ QUESTÃO 0 A secção tansvesal de um cilindo cicula eto é um quadado com áea de m. O volume desse cilindo, em m, é: A

Leia mais

Caro cursista, Todas as dúvidas deste curso podem ser esclarecidas através do nosso plantão de atendimento ao cursista.

Caro cursista, Todas as dúvidas deste curso podem ser esclarecidas através do nosso plantão de atendimento ao cursista. Cao cusista, Todas as dúvidas deste cuso podem se esclaecidas atavés do nosso plantão de atendimento ao cusista. Plantão de Atendimento Hoáio: quatas e quintas-feias das 14:00 às 15:30 MSN: lizado@if.uff.b

Leia mais

Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exercícios de Electromagnetismo Ficha 1

Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exercícios de Electromagnetismo Ficha 1 Instituto Escola Supeio Politécnico de Tecnologia ÁREA INTERDEPARTAMENTAL Ano lectivo 010-011 011 Engenhaia Electotécnica e de Computadoes Eecícios de Electomagnetismo Ficha 1 Conhecimentos e capacidades

Leia mais

Fenômenos de Transporte I. Aula 10. Prof. Dr. Gilberto Garcia Cortez

Fenômenos de Transporte I. Aula 10. Prof. Dr. Gilberto Garcia Cortez Fenômenos de Tanspote I Aula Pof. D. Gilbeto Gacia Cotez 8. Escoamento inteno iscoso e incompessíel 8. Intodução Os escoamentos completamente limitados po supefícies sólidas são denominados intenos. Ex:

Leia mais

Os Fundamentos da Física

Os Fundamentos da Física TEMA ESPECAL DNÂMCA DAS TAÇÕES 1 s Fundamentos da Física (8 a edição) AMALH, NCLAU E TLED Tema especial DNÂMCA DAS TAÇÕES 1. Momento angula de um ponto mateial, 1 2. Momento angula de um sistema de pontos

Leia mais

SEGUNDA LEI DE NEWTON PARA FORÇA GRAVITACIONAL, PESO E NORMAL

SEGUNDA LEI DE NEWTON PARA FORÇA GRAVITACIONAL, PESO E NORMAL SEUNDA LEI DE NEWON PARA FORÇA RAVIACIONAL, PESO E NORMAL Um copo de ssa m em queda live na ea está submetido a u aceleação de módulo g. Se despezamos os efeitos do a, a única foça que age sobe o copo

Leia mais

LISTA COMPLETA PROVA 03

LISTA COMPLETA PROVA 03 LISTA COMPLETA PROVA 3 CAPÍTULO 3 E. Quato patículas seguem as tajetóias mostadas na Fig. 3-8 quando elas passam atavés de um campo magnético. O que se pode conclui sobe a caga de cada patícula? Fig. 3-8

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Unesp 2013) No dia 5 de junho de 2012, pôde-se obseva, de deteminadas egiões da Tea, o fenômeno celeste chamado tânsito de Vênus, cuja póxima ocoência se daá em 2117. Tal fenômeno só é possível poque

Leia mais

DISCIPLINA ELETRICIDADE E MAGNETISMO LEI DE AMPÈRE

DISCIPLINA ELETRICIDADE E MAGNETISMO LEI DE AMPÈRE DISCIPLINA ELETICIDADE E MAGNETISMO LEI DE AMPÈE A LEI DE AMPÈE Agoa, vamos estuda o campo magnético poduzido po uma coente elética que pecoe um fio. Pimeio vamos utiliza uma técnica, análoga a Lei de

Leia mais

3. Elementos de Sistemas Elétricos de Potência

3. Elementos de Sistemas Elétricos de Potência Sistemas Eléticos de Potência. Elementos de Sistemas Eléticos de Potência..4 apacitância e Susceptância apacitiva de Linhas de Tansmissão Pofesso:. Raphael Augusto de Souza Benedito E-mail:aphaelbenedito@utfp.edu.b

Leia mais

ELETRÔNICA II. Engenharia Elétrica Campus Pelotas. Revisão Modelo CA dos transistores BJT e MOSFET

ELETRÔNICA II. Engenharia Elétrica Campus Pelotas. Revisão Modelo CA dos transistores BJT e MOSFET ELETRÔNICA II Engenaia Elética Campus Pelotas Revisão Modelo CA dos tansistoes BJT e MOSFET Pof. Mácio Bende Macado, Adaptado do mateial desenvolvido pelos pofessoes Eduado Costa da Motta e Andeson da

Leia mais

Fig. 8-8. Essas linhas partem do pólo norte para o pólo sul na parte externa do material, e do pólo sul para o pólo norte na região do material.

Fig. 8-8. Essas linhas partem do pólo norte para o pólo sul na parte externa do material, e do pólo sul para o pólo norte na região do material. Campo magnético Um ímã, com seus pólos note e sul, também pode poduzi movimentos em patículas, devido ao seu magnetismo. Contudo, essas patículas, paa sofeem esses deslocamentos, têm que te popiedades

Leia mais

Objetivo Estudo do efeito de sistemas de forças não concorrentes.

Objetivo Estudo do efeito de sistemas de forças não concorrentes. Univesidade edeal de lagoas Cento de Tecnologia Cuso de Engenhaia Civil Disciplina: Mecânica dos Sólidos 1 Código: ECIV018 Pofesso: Eduado Nobe Lages Copos Rígidos: Sistemas Equivalentes de oças Maceió/L

Leia mais

Densidade de Fluxo Elétrico. Prof Daniel Silveira

Densidade de Fluxo Elétrico. Prof Daniel Silveira ensidade de Fluxo Elético Pof aniel ilveia Intodução Objetivo Intoduzi o conceito de fluxo Relaciona estes conceitos com o de campo elético Intoduzi os conceitos de fluxo elético e densidade de fluxo elético

Leia mais

Mecânica Clássica (Licenciaturas em Física Ed., Química Ed.) Folha de problemas 4 Movimentos de corpos sob acção de forças centrais

Mecânica Clássica (Licenciaturas em Física Ed., Química Ed.) Folha de problemas 4 Movimentos de corpos sob acção de forças centrais Mecânica Clássica (icenciatuas em Física Ed., Química Ed.) Folha de oblemas 4 Movimentos de coos sob acção de foças centais 1 - Uma atícula de massa m move-se ao longo do eixo dos xx, sujeita à acção de

Leia mais

Aplicação da Lei Gauss: Algumas distribuições simétricas de cargas

Aplicação da Lei Gauss: Algumas distribuições simétricas de cargas Aplicação da ei Gauss: Algumas distibuições siméticas de cagas Como utiliza a lei de Gauss paa detemina D s, se a distibuição de cagas fo conhecida? s Ds. d A solução é fácil se conseguimos obte uma supefície

Leia mais

FÍSICA 3 Fontes de Campo Magnético. Prof. Alexandre A. P. Pohl, DAELN, Câmpus Curitiba

FÍSICA 3 Fontes de Campo Magnético. Prof. Alexandre A. P. Pohl, DAELN, Câmpus Curitiba FÍSICA 3 Fontes de Campo Magnético Pof. Alexande A. P. Pohl, DAELN, Câmpus Cuitiba EMENTA Caga Elética Campo Elético Lei de Gauss Potencial Elético Capacitância Coente e esistência Cicuitos Eléticos em

Leia mais

Capítulo 12. Gravitação. Recursos com copyright incluídos nesta apresentação:

Capítulo 12. Gravitação. Recursos com copyright incluídos nesta apresentação: Capítulo Gavitação ecusos com copyight incluídos nesta apesentação: Intodução A lei da gavitação univesal é um exemplo de que as mesmas leis natuais se aplicam em qualque ponto do univeso. Fim da dicotomia

Leia mais

Prof. Dirceu Pereira

Prof. Dirceu Pereira Polícia odoviáia edeal Pof. Diceu Peeia ísica 3.4. OÇAS EM TAJETÓIAS CUILÍNEAS Se lançamos um copo hoizontalmente, póximo a supefície da Tea, com uma velocidade inicial de gande intensidade, da odem de

Leia mais

LISTA de GRAVITAÇÃO PROFESSOR ANDRÉ

LISTA de GRAVITAÇÃO PROFESSOR ANDRÉ LISA de GRAVIAÇÃO PROFESSOR ANDRÉ 1. (Ufgs 01) Em 6 de agosto de 01, o jipe Cuiosity" pousou em ate. Em um dos mais espetaculaes empeendimentos da ea espacial, o veículo foi colocado na supefície do planeta

Leia mais

Módulo 5: Conteúdo programático Eq da continuidade em Regime Permanente. Escoamento dos Fluidos - Equações Fundamentais

Módulo 5: Conteúdo programático Eq da continuidade em Regime Permanente. Escoamento dos Fluidos - Equações Fundamentais Módulo 5: Conteúdo pogamático Eq da continuidade em egime Pemanente Bibliogafia: Bunetti, F. Mecânica dos Fluidos, São Paulo, Pentice Hall, 7. Eoamento dos Fluidos - Equações Fundamentais Popiedades Intensivas:

Leia mais

Sejam todos bem-vindos! Física II. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling

Sejam todos bem-vindos! Física II. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling Sejam todos bem-vindos! Física II Pof. D. Cesa Vandelei Deimling Bibliogafia: Plano de Ensino Qual a impotância da Física em um cuso de Engenhaia? A engenhaia é a ciência e a pofissão de adquii e de aplica

Leia mais

/(,'(%,276$9$57()/8;2 0$*1e7,&2

/(,'(%,276$9$57()/8;2 0$*1e7,&2 67 /(,'(%,76$9$57()/8; 0$*1e7,& Ao final deste capítulo você deveá se capaz de: ½ Explica a elação ente coente elética e campo magnético. ½ Equaciona a elação ente coente elética e campo magnético, atavés

Leia mais

ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE/ERROS EM OPERAÇÕES NUMÉRICAS

ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE/ERROS EM OPERAÇÕES NUMÉRICAS ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE/ERROS EM OPERAÇÕES NUMÉRICAS. Intodução O conjunto dos númeos epesentáveis em uma máquina (computadoes, calculadoas,...) é finito, e potanto disceto, ou seja não é possível

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Questão 3. alternativa C. alternativa E

Questão 1. Questão 2. Questão 3. alternativa C. alternativa E Questão 1 Dois pilotos iniciaam simultaneamente a disputa de uma pova de automobilismo numa pista cuja extensão total é de, km. Enquanto Máio leva 1,1 minuto paa da uma volta completa na pista, Júlio demoa

Leia mais

Resistência dos Materiais IV Lista de Exercícios Capítulo 2 Critérios de Resistência

Resistência dos Materiais IV Lista de Exercícios Capítulo 2 Critérios de Resistência Lista de Execícios Capítulo Citéios de Resistência 0.7 A tensão de escoamento de um mateial plástico é y 0 MPa. Se esse mateial é submetido a um estado plano de tensões ocoe uma falha elástica quando uma

Leia mais

Equações Básicas na Forma Integral - I. Prof. M. Sc. Lúcio P. Patrocínio

Equações Básicas na Forma Integral - I. Prof. M. Sc. Lúcio P. Patrocínio Fenômenos de Tanspote Equações Básicas na Foma Integal - I Pof. M. Sc. Lúcio P. Patocínio Objetivos Entende a utilidade do teoema de Tanspote de Reynolds. Aplica a equação de consevação da massa paa balancea

Leia mais

75$%$/+2(327(1&,$/ (/(75267È7,&2

75$%$/+2(327(1&,$/ (/(75267È7,&2 3 75$%$/+(37(&,$/ (/(7567È7,& Ao final deste capítulo você deveá se capa de: ½ Obte a epessão paa o tabalho ealiado Calcula o tabalho que é ealiado ao se movimenta uma caga elética em um campo elético

Leia mais

Gregos(+2000 anos): Observaram que pedras da região Magnézia (magnetita) atraiam pedaços de ferro;

Gregos(+2000 anos): Observaram que pedras da região Magnézia (magnetita) atraiam pedaços de ferro; O Campo Magnético 1.Intodução: Gegos(+2000 anos): Obsevaam que pedas da egião Magnézia (magnetita) ataiam pedaços de feo; Piee Maicout(1269): Obsevou a agulha sobe imã e macou dieções de sua posição de

Leia mais

I~~~~~~~~~~~~~~-~-~ krrrrrrrrrrrrrrrrrr. \fy --~--.. Ação de Flexão

I~~~~~~~~~~~~~~-~-~ krrrrrrrrrrrrrrrrrr. \fy --~--.. Ação de Flexão Placas - Lajes Placas são estutuas planas onde duas de suas tês dimensões -lagua e compimento - são muito maioes do que a teceia, que é a espessua. As cagas nas placas estão foa do plano da placa. As placas

Leia mais

Antenas. Antena = transição entre propagação guiada (circuitos) e propagação não-guiada (espaço). Antena Isotrópica

Antenas. Antena = transição entre propagação guiada (circuitos) e propagação não-guiada (espaço). Antena Isotrópica Antenas Antena tansição ente popagação guiada (cicuitos) e popagação não-guiada (espaço). Antena tansmissoa: Antena eceptoa: tansfoma elétons em fótons; tansfoma fótons em elétons. Antena sotópica Fonte

Leia mais

Prof. Dirceu Pereira

Prof. Dirceu Pereira Aula de UNIDADE - MOVIMENTO VERTICAL NO VÁCUO 1) (UFJF-MG) Um astonauta está na supefície da Lua quando solta, simultaneamente, duas bolas maciças, uma de chumbo e outa de madeia, de uma altua de,0 m em

Leia mais

MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS. Exercícios

MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS. Exercícios MECÂNICA DO MEIO CONTÍNUO Execícios Mecânica dos Fluidos 1 Considee um fluido ideal em epouso num campo gavítico constante, g = g abendo que p( z = 0 ) = p a, detemine a distibuição das pessões nos casos

Leia mais

Vedação. Fig.1 Estrutura do comando linear modelo ST

Vedação. Fig.1 Estrutura do comando linear modelo ST 58-2BR Comando linea modelos, -B e I Gaiola de esfeas Esfea Eixo Castanha Vedação Fig.1 Estutua do comando linea modelo Estutua e caacteísticas O modelo possui uma gaiola de esfeas e esfeas incopoadas

Leia mais

PARTE IV COORDENADAS POLARES

PARTE IV COORDENADAS POLARES PARTE IV CRDENADAS PLARES Existem váios sistemas de coodenadas planas e espaciais que, dependendo da áea de aplicação, podem ajuda a simplifica e esolve impotantes poblemas geométicos ou físicos. Nesta

Leia mais

Unidade temática 1: Energia: Conservação, transformação e degradação

Unidade temática 1: Energia: Conservação, transformação e degradação Unidade temática 1: Enegia: Consevação, tansfomação e degadação A- O tabao. 1- oça. As foças podem defoma os copos ou povoca a vaiação da sua veocidade num dado intevao de tempo. São gandezas caacteizadas

Leia mais

FORÇA ENTRE CARGAS ELÉTRICAS E O CAMPO ELETROSTÁTICO

FORÇA ENTRE CARGAS ELÉTRICAS E O CAMPO ELETROSTÁTICO LTOMAGNTISMO I FOÇA NT CAGAS LÉTICAS O CAMPO LTOSTÁTICO Os pimeios fenômenos de oigem eletostática foam obsevados pelos gegos, 5 séculos antes de Cisto. les obsevaam que pedaços de âmba (elekta), quando

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2012 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2012 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA DE FASE PROVA DE FÍSI E SEU ENSINO Cao pofesso, caa pofessoa esta pova tem 3 (tês) questões, com valoes difeentes indicados nas pópias questões. A pimeia questão é objetiva, e as

Leia mais

ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA CONCURSO DE ADMISSÃO AO CFS B 2/2002 PROVA DE MATEMÁTICA FÍSICA QUÍMICA

ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA CONCURSO DE ADMISSÃO AO CFS B 2/2002 PROVA DE MATEMÁTICA FÍSICA QUÍMICA ESCOL DE ESPECILISTS DE ERONÁUTIC CONCURSO DE DMISSÃO O CS /00 PROV DE MTEMÁTIC ÍSIC QUÍMIC CÓDIGO D PROV 9 MRQUE NO CRTÃO DE RESPOSTS O CÓDIGO D PROV. s questões de 0 a 0 efeem se a Matemática 0 Se a

Leia mais

EM423A Resistência dos Materiais

EM423A Resistência dos Materiais UNICAMP Univesidade Estadual de Campinas EM43A esistência dos Mateiais Pojeto Tação-Defomação via Medidas de esistência Pofesso: obeto de Toledo Assumpção Alunos: Daniel obson Pinto A: 070545 Gustavo de

Leia mais

FÍSICA. Prova Comentada 2008 Física 2ª Fase

FÍSICA. Prova Comentada 2008 Física 2ª Fase 2ª FASE FÍSICA FÍSICA INTRODUÇÃO A proposta da prova de Física da Unicamp tem sido a de avaliar os conhecimentos básicos do Ensino Médio dos candidatos, contextualizados sempre em situações reais e da

Leia mais

CAMPOS MAGNETOSTÁTICOS PRODUZIDOS POR CORRENTE ELÉTRICA

CAMPOS MAGNETOSTÁTICOS PRODUZIDOS POR CORRENTE ELÉTRICA ELETOMAGNETMO 75 9 CAMPO MAGNETOTÁTCO PODUZDO PO COENTE ELÉTCA Nos capítulos anteioes estudamos divesos fenômenos envolvendo cagas eléticas, (foças de oigem eletostática, campo elético, potencial escala

Leia mais

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE Faculdade de Engenhaia Tansmissão de calo 3º Ano Aula 4 Aula Pática- Equação Difeencial de Tansmissão de Calo e as Condições de Contono Poblema -4. Calcula a tempeatua no

Leia mais

LISTA 3 - Prof. Jason Gallas, DF UFPB 10 de Junho de 2013, às 18:20. Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica,

LISTA 3 - Prof. Jason Gallas, DF UFPB 10 de Junho de 2013, às 18:20. Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica, LISTA 3 - Pof Jason Gallas, DF UFPB 1 de Junho de 13, às 18: Execícios Resolvidos de Física Básica Jason Alfedo Calson Gallas, pofesso titula de física teóica, Douto em Física pela Univesidade Ludwig Maximilian

Leia mais

Termodinâmica 1 - FMT 159 Noturno, segundo semestre de 2009

Termodinâmica 1 - FMT 159 Noturno, segundo semestre de 2009 Temodinâmica - FMT 59 Notuno segundo semeste de 2009 Execícios em classe: máquinas témicas 30/0/2009 Há divesos tipos de motoes témicos que funcionam tanfeindo calo ente esevatóios témicos e ealizando

Leia mais

De Kepler a Newton. (através da algebra geométrica) 2008 DEEC IST Prof. Carlos R. Paiva

De Kepler a Newton. (através da algebra geométrica) 2008 DEEC IST Prof. Carlos R. Paiva De Keple a Newton (atavés da algeba geomética) 008 DEEC IST Pof. Calos R. Paiva De Keple a Newton (atavés da álgeba geomética) 1 De Keple a Newton Vamos aqui mosta como, a pati das tês leis de Keple sobe

Leia mais

1 Analise a figura a seguir, que representa o esquema de um circuito com a forma da letra U, disposto perpendicularmente à superfície da Terra.

1 Analise a figura a seguir, que representa o esquema de um circuito com a forma da letra U, disposto perpendicularmente à superfície da Terra. FÍSIC 1 nalise a figura a seguir, que representa o esquema de um circuito com a forma da letra U, disposto perpendicularmente à superfície da Terra. Esse circuito é composto por condutores ideais (sem

Leia mais

Movimentos de satélites geoestacionários: características e aplicações destes satélites

Movimentos de satélites geoestacionários: características e aplicações destes satélites OK Necessito de ee esta página... Necessito de apoio paa compeende esta página... Moimentos de satélites geoestacionáios: caacteísticas e aplicações destes satélites Um dos tipos de moimento mais impotantes

Leia mais

1ª Aula do Cap. 6 Forças e Movimento II

1ª Aula do Cap. 6 Forças e Movimento II ATRITO 1ª Aula do Cap. 6 Foças e Movimento II Foça de Atito e Foça Nomal. Atito e históia. Coeficientes de atito. Atito Dinâmico e Estático. Exemplos e Execícios. O efeito do atito ente duas supefícies

Leia mais

1 m 2. Substituindo os valores numéricos dados para a análise do movimento do centro de massa, vem: Resposta: D. V = 2 10 3,2 V = 8 m/s

1 m 2. Substituindo os valores numéricos dados para a análise do movimento do centro de massa, vem: Resposta: D. V = 2 10 3,2 V = 8 m/s 01 De acordo com o enunciado, não há dissipação ou acréscimo de energia. Considerando que a energia citada seja a mecânica e que, no ponto de altura máxima, a velocidade seja nula, tem-se: ε ε = ' + 0

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Escola de Educação Profissional SENAI Plínio Gilberto Kröeff MECÂNICA TÉCNICA

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Escola de Educação Profissional SENAI Plínio Gilberto Kröeff MECÂNICA TÉCNICA SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Escola de Educação Pofissional SENAI Plínio Gilbeto Köeff MECÂNICA TÉCNICA Pofesso: Dilma Codenonsi Matins Cuso: Mecânica de Pecisão São Leopoldo 2009 1 SUMÁRIO

Leia mais

Capítulo III Lei de Gauss

Capítulo III Lei de Gauss ELECTROMAGNETISMO Cuso de Electotecnia e de Computadoes 1º Ano º Semeste 1-11 3.1 Fluxo eléctico e lei de Gauss Capítulo III Lei de Gauss A lei de Gauss aplicada ao campo eléctico, pemite-nos esolve de

Leia mais

MECÂNICA. F cp. F t. Dinâmica Força resultante e suas componentes AULA 7 1- FORÇA RESULTANTE

MECÂNICA. F cp. F t. Dinâmica Força resultante e suas componentes AULA 7 1- FORÇA RESULTANTE AULA 7 MECÂICA Dinâmica oça esultante e suas componentes 1- ORÇA RESULTATE oça esultante é o somatóio vetoial de todas as foças que atuam em um copo É impotante lemba que a foça esultante não é mais uma

Leia mais

Notas de Aula de Física

Notas de Aula de Física Vesão pelimina de setembo de Notas de Aula de ísica 8. CONSRVAÇÃO DA NRGIA... ORÇAS CONSRVATIVAS NÃO-CONSRVATIVAS... TRABALHO NRGIA POTNCIAL... 4 ORÇAS CONSRVATIVAS - NRGIA MCÂNICA... 4 negia potencial

Leia mais

Rolamentos rígidos de esferas

Rolamentos rígidos de esferas Rolamentos ígidos de esfeas Os olamentos ígidos de esfeas estão disponíveis em váios tamanhos e são os mais populaes ente todos os olamentos. Esse tipo de olamento supota cagas adiais e um deteminado gau

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Un/SP INMTRO Nas questões de 31 a 7, maque, paa cada uma, a única opção coeta, de acodo com o espectivo comando Paa as devidas macações, use a folha de espostas, único documento válido paa a coeção das

Leia mais

2.6 RETRODISPERSÃO DE RUTHERFORD. 2.6.1 Introdução

2.6 RETRODISPERSÃO DE RUTHERFORD. 2.6.1 Introdução Capítulo Técnicas de Caacteização Estutual: RS.6 RETRODISPERSÃO DE RUTHERFORD.6. Intodução De modo a complementa a análise estutual das váias amostas poduzidas paa este tabalho, foi utilizada a técnica

Leia mais

Rotor bobinado: estrutura semelhante ao enrolamento de estator. Rotor em gaiola de esquilo

Rotor bobinado: estrutura semelhante ao enrolamento de estator. Rotor em gaiola de esquilo Coente altenada é fonecida ao etato dietamente; Coente altenada cicula no cicuito de oto po indução, ou ação tanfomado; A coente de etato (que poui uma etutua n-fáica) poduzem um campo giante no entefeo;!"

Leia mais

b) Calcule as temperaturas em Kelvin equivalentes às temperaturas de 5,0 ºC e 17,0 ºC.

b) Calcule as temperaturas em Kelvin equivalentes às temperaturas de 5,0 ºC e 17,0 ºC. Questão 1 A pressão P no interior de um fluido em equilíbrio varia com a profundidade h como P = P 0 + ρgh. A equação dos gases ideais relaciona a pressão, o volume e a temperatura do gás como PV = nrt,

Leia mais

EXPERIÊNCIA 5 - RESPOSTA EM FREQUENCIA EM UM CIRCUITO RLC - RESSONÂNCIA

EXPERIÊNCIA 5 - RESPOSTA EM FREQUENCIA EM UM CIRCUITO RLC - RESSONÂNCIA UM/AET Eng. Elética sem 0 - ab. icuitos Eléticos I Pof. Athemio A.P.Feaa/Wilson Yamaguti(edição) EPEIÊNIA 5 - ESPOSTA EM FEQUENIA EM UM IUITO - ESSONÂNIA INTODUÇÃO. icuito séie onsideando o cicuito da

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Escola de Engenharia. 1 Cinemática 2 Dinâmica 3 Estática

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Escola de Engenharia. 1 Cinemática 2 Dinâmica 3 Estática UNIVERSIDDE PRESITERIN MKENZIE Escola de Engenhaia 1 inemática 2 Dinâmica 3 Estática 1ºs/2006 1) Uma patícula movimenta-se, pecoendo uma tajetóia etilínea, duante 30 min com uma velocidade de 80 km/h.

Leia mais

Dimensionamento de uma placa de orifício

Dimensionamento de uma placa de orifício Eata de atigo do engenheio Henique Bum da REBEQ 7-1 Po um eo de fechamento de mateial de ilustação, pate do atigo do Engenheio Químico Henique Bum, publicado na seção EQ na Palma da Mão, na edição 7-1

Leia mais

CAPÍTULO III- DESCRIÇÃO DE UM FLUIDO EM MOVIMENTO. 1. Leis Físicas Fundamentais. 3 leis escoamentos independentes da natureza do fluido

CAPÍTULO III- DESCRIÇÃO DE UM FLUIDO EM MOVIMENTO. 1. Leis Físicas Fundamentais. 3 leis escoamentos independentes da natureza do fluido CAPÍTULO III- DESCRIÇÃO DE UM FLUIDO EM MOVIMENTO 1. Leis Físicas Fundamentais 3 leis escoamentos independentes da natueza do fluido Leis Básicas Equações Fundamentais Lei da Consevação de Massa Equação

Leia mais

Unidade 13 Noções de Matemática Financeira. Taxas equivalentes Descontos simples e compostos Desconto racional ou real Desconto comercial ou bancário

Unidade 13 Noções de Matemática Financeira. Taxas equivalentes Descontos simples e compostos Desconto racional ou real Desconto comercial ou bancário Unidade 13 Noções de atemática Financeia Taxas equivalentes Descontos simples e compostos Desconto acional ou eal Desconto comecial ou bancáio Intodução A atemática Financeia teve seu início exatamente

Leia mais

Prova Teórica. Terça-feira, 5 de Julho de 2005

Prova Teórica. Terça-feira, 5 de Julho de 2005 36 a Olimpíada Intenacional de Física. Salamanca (Espanha) 5 Pova Teóica Teça-feia, 5 de Julho de 5 Po favo, le estas instuções antes de inicia a pova:. O tempo disponível paa a pova teóica é de 5 hoas..

Leia mais

; Densidade da água ρ

; Densidade da água ρ Na solução da prova, use quando necessário: COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE VESTIULAR Aceleração da gravidade g = m / s ; Densidade da água ρ a =, g / cm = kg/m 8 5 Velocidade da luz no vácuo c =,

Leia mais

UFABC - Física Quântica - Curso Prof. Germán Lugones. Aula 14. A equação de Schrödinger em 3D: átomo de hidrogénio (parte 2)

UFABC - Física Quântica - Curso Prof. Germán Lugones. Aula 14. A equação de Schrödinger em 3D: átomo de hidrogénio (parte 2) UFABC - Física Quântica - Cuso 2017.3 Pof. Gemán Lugones Aula 14 A equação de Schödinge em 3D: átomo de hidogénio (pate 2) 1 Equação paa a função adial R() A equação paa a pate adial da função de onda

Leia mais

Romero Tavares. Vestibulares da UFPB. Provas de Física Resolvidas de 1994 até 1998

Romero Tavares. Vestibulares da UFPB. Provas de Física Resolvidas de 1994 até 1998 Romeo Taaes Vestibulaes da UFPB Poas de Física Resolidas de 994 até 998 João Pessoa, outubo de 998 Pof. Romeo Taaes - (8)5-869 Apesentação Romeo Taaes é Bachael em Física pela Uniesidade Fedeal de Penambuco,

Leia mais

Vestibular Comentado - UVA/2013.1 Conhecimentos Específicos

Vestibular Comentado - UVA/2013.1 Conhecimentos Específicos Vestibular Comentado - UVA/3. Física Comentários: Professores: João Batista e Joelson Studart. Um paraquedista salta de uma altura de. m. Após 45 m de queda, a força de resistência do ar se iguala à força

Leia mais

Aula Prática 5: Preparação para o teste

Aula Prática 5: Preparação para o teste Aula Pática 5: Pepaação paa o teste Tipo I: Equação Newton Foças não estauadoas & Enegia Tipo II: Equação Newton Foças estauadoas & Enegia Tipo III: Cicula & Gavidade & Enegia Poblema tipo 1: Equação Newton

Leia mais

20 Exercícios Revisão

20 Exercícios Revisão 0 Execícios Revisão Nome Nº 1ª séie Física Beth/Reinaldo Data / / T cte. G. M. m F v a cp v G. M T.. v R Tea = 6,4 x 10 6 m M Tea = 6,0 x 10 4 kg G = 6,7 x 10 11 N.m /kg g = 10 m/s P = m.g M = F. d m d

Leia mais

1ªAula do cap. 10 Rotação

1ªAula do cap. 10 Rotação 1ªAula do cap. 10 Rotação Conteúdo: Copos ígidos em otação; Vaiáveis angulaes; Equações Cinemáticas paa aceleação angula constante; Relação ente Vaiáveis Lineaes e Angulaes; Enegia Cinética de Rotação

Leia mais

Condensador esférico Um condensador esférico é constituído por uma esfera interior de raio R e carga

Condensador esférico Um condensador esférico é constituído por uma esfera interior de raio R e carga onensao esféico Um conensao esféico é constituío po uma esfea inteio e aio e caga + e uma supefície esféica exteio e aio e caga. a) Detemine o campo eléctico e a ensiae e enegia em too o espaço. b) alcule

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo do E. B. de Pinhal Novo Física e Química A 10ºAno MEDIÇÃO EM QUÍMICA

Escola Secundária com 3º Ciclo do E. B. de Pinhal Novo Física e Química A 10ºAno MEDIÇÃO EM QUÍMICA Escola Secundáia com 3º Ciclo do E. B. de Pinhal Novo Física e Química A 10ºAno MEDIÇÃO EM QUÍMICA Medi - é compaa uma gandeza com outa da mesma espécie, que se toma paa unidade. Medição de uma gandeza

Leia mais

Movimentos: Variações e Conservações

Movimentos: Variações e Conservações Movimentos: Vaiações e Consevações Volume único Calos Magno S. da Conceição Licinio Potugal Lizado H. C. M. Nunes Raphael N. Púbio Maia Apoio: Fundação Ceciej / Extensão Rua Visconde de Niteói, 1364 Mangueia

Leia mais

Movimento Circular. o movimento circular uniforme o força centrípeta o movimento circular não uniforme

Movimento Circular. o movimento circular uniforme o força centrípeta o movimento circular não uniforme Movimento Cicula o movimento cicula unifome o foça centípeta o movimento cicula não unifome Movimento cicula unifome Quando uma patícula se move ao longo de uma cicunfeência com velocidade escala constante,

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2011 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 Um varal de roupas foi construído utilizando uma haste rígida DB de massa desprezível, com

Leia mais

FISICA. Justificativa: Taxa = 1,34 kw/m 2 Energia em uma hora = (1,34 kw/m 2 ).(600x10 4 m 2 ).(1 h) ~ 10 7 kw. v B. v A.

FISICA. Justificativa: Taxa = 1,34 kw/m 2 Energia em uma hora = (1,34 kw/m 2 ).(600x10 4 m 2 ).(1 h) ~ 10 7 kw. v B. v A. FISIC 01. Raios solares incidem verticalmente sobre um canavial com 600 hectares de área plantada. Considerando que a energia solar incide a uma taxa de 1340 W/m 2, podemos estimar a ordem de grandeza

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Resposta

Questão 1. Questão 2. Resposta Questão 1 A energia que um atleta gasta pode ser determinada pelo volume de oxigênio por ele consumido na respiração. Abaixo está apresentado o gráfico do volume V de oxigênio, em litros por minuto, consumido

Leia mais

ELECTROMAGNETISMO E ÓPTICA

ELECTROMAGNETISMO E ÓPTICA ELECTOMAGNETISMO E ÓPTICA (vesão de 5//4) NOTA: Estes poblemas, e espectivas soluções, foam cedidos pelo Pof. Filipe Mendes, do Dep. Física do IST.. Dois potões estão sepaados de uma distância d, como

Leia mais

CAPÍTULO 4 4.1 GENERALIDADES

CAPÍTULO 4 4.1 GENERALIDADES CAPÍTULO 4 PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA Nota de aula pepaada a pati do livo FUNDAMENTALS OF ENGINEERING THERMODINAMICS Michael J. MORAN & HOWARD N. SHAPIRO. 4. GENERALIDADES Enegia é um conceito fundamental

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [A] A velocidade linea de cada ponto da hélice é popocional ao aio: v ωr I A intensidade da foça de atito é popocional à velocidade linea: Fat kv II O toque da foça

Leia mais

TEORIA DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

TEORIA DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Aula 0 EORIA DA GRAVIAÇÃO UNIVERSAL MEA Mosta aos alunos a teoia da gavitação de Newton, peda de toque da Mecânica newtoniana, elemento fundamental da pimeia gande síntese da Física. OBJEIVOS Abi a pespectiva,

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Resposta

Questão 1. Questão 2. Resposta Questão Um forno solar simples foi construído com uma caixa de isopor, forrada internamente com papel alumínio e fechada com uma tampa de vidro de 40 cm 50 cm. Dentro desse forno, foi colocada uma pequena

Leia mais

FGE0270 Eletricidade e Magnetismo I

FGE0270 Eletricidade e Magnetismo I FGE7 Eleticidade e Magnetismo I Lista de execícios 5 9 1. Quando a velocidade de um eléton é v = (,x1 6 m/s)i + (3,x1 6 m/s)j, ele sofe ação de um campo magnético B = (,3T) i (,15T) j.(a) Qual é a foça

Leia mais

2/27/2015. Física Geral III

2/27/2015. Física Geral III /7/5 Física Geal III Aula Teóica (Cap. pate /3) : ) O campo elético ) Cálculo do campo elético poduzido po: a) uma caga puntifome b) uma distibuição disceta de cagas Pof. Macio R. Loos O ue é um campo?

Leia mais

= R. Sendo m = 3,3. 10 27 kg, V = 3,0. 10 7 m/s e R = 0,45m, calcula-se a intensidade da força magnética. 3,3. 10 27. (3,0. 10 7 ) 2 = (N) 0,45

= R. Sendo m = 3,3. 10 27 kg, V = 3,0. 10 7 m/s e R = 0,45m, calcula-se a intensidade da força magnética. 3,3. 10 27. (3,0. 10 7 ) 2 = (N) 0,45 37 a FÍSICA Em um cíclotron tipo de acelerador de partículas um deutério alcança velocidade final de 3,0 x 10 7 m/s, enquanto se move em um caminho circular de raio 0,45m, mantido nesse caminho por uma

Leia mais

GABARITO DO SIMULADO DISCURSIVO

GABARITO DO SIMULADO DISCURSIVO GABARITO DO SIMULADO DISCURSIVO 1. (Unifesp 013) O atleta húngaro Krisztian Pars conquistou medalha de ouro na olimpíada de Londres no lançamento de martelo. Após girar sobre si próprio, o atleta lança

Leia mais

digitar cuidados computador internet contas Assistir vídeos. Digitar trabalhos escolares. Brincar com jogos. Entre outras... ATIVIDADES - CAPÍTULO 1

digitar cuidados computador internet contas Assistir vídeos. Digitar trabalhos escolares. Brincar com jogos. Entre outras... ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 1 COMPLETE AS FASES USANDO AS PALAVAS DO QUADO: CUIDADOS INTENET CONTAS DIGITA TAEFAS COMPUTADO A COM O COMPUTADO É POSSÍVEL DE TEXTO B O COMPUTADO FACILITA AS tarefas digitar VÁIOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CÁLCULO VETORIAL

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CÁLCULO VETORIAL OBJETIVOS DO CURSO UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CÁLCULO VETORIAL Fonece ao aluno as egas básicas do cálculo vetoial aplicadas a muitas gandezas na física e engenhaia (noção de

Leia mais

ELECTROMAGNETISMO. EXAME Época Especial 8 de Setembro de 2008 RESOLUÇÕES

ELECTROMAGNETISMO. EXAME Época Especial 8 de Setembro de 2008 RESOLUÇÕES ELETROMAGNETISMO EXAME Época Especial 8 de Setemo de 8 RESOLUÇÕES a Paa que a patícula esteja em equíio na posição ilustada, a foça eléctica tem de te o mesmo sentido que E A caga tem de se positiva T

Leia mais