Resumo. 1 Introdução. (83) r

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resumo. 1 Introdução. (83) r"

Transcrição

1 AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS E O ESTADO DA QUESTÃO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS PESQUISAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Eliziane Rocha Casto Meste em Educação Univesidade Estadual do Ceaá, elizianecasto@hotmail.com Geni Peeia Cadoso Especialista em Metodologia do Ensino Supeio Univesidade Fedeal do Maanhão, genicad@yahoo.com.b Raimundo Luna Nees Douto em Educação Univesidade Fedeal do Maanhão, aimundolunanees@gmail.com Resumo Este atigo é pate de uma pesquisa de Mestado Acadêmico em Educação, sendo seu objetivo investiga os esultados obtidos po outos pesquisadoes no tocante ao ensino de estutuas multiplicativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Paa isso fez-se um mapeamento de pesquisas ealizadas no Basil em nível de Pós-Gaduação sticto sensu em Educação, Educação Matemática e Ensino de Matemática com defesas ealizadas ente Tata-se de uma pesquisa do tipo Estado da Questão (EQ) efetuada no peíodo ente maio-junho de 2015 no Banco de Teses da Coodenação de Apefeiçoamento de Pessoal de Nível Supeio (CAPES) e no site da Biblioteca Digital Basileia de Teses e Dissetações (BDTD). Os esultados evelam e apofundam a tessitua teóica que contona o desenvolvimento da pesquisa da qual é pate integante e apontam indicativos elevantes ao ensino das estutuas multiplicativas, assim como a novas demandas investigativas no campo da Educação Matemática. Palavas-chave: Estutuas Multiplicativas. Estado da Questão. Anos iniciais. 1 Intodução Valendo-se de seu caáte sumaizado, optou-se po faze um estudo do tipo Estado da Questão (EQ) paa apesenta um mapeamento de pesquisas basileias em nível de Pós-Gaduação sticto sensu em Educação, Educação Matemática e Ensino de Matemática que vesam sobe o ensino de estutuas multiplicativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A justificativa paa essa empeitada teóica eside no desígnio de veifica quais os esultados obtidos po outos estudantes/pesquisadoes no tocante ao ensino de estutuas multiplicativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, temática que se configua como objeto de estudo de uma pesquisa, oa em andamento. Desta foma, buscou-se a inspiação, a oientação e as infomações que auxiliaam na compeensão do efeido objeto de estudo pecoendo-se metodicamente os caminhos paa a constução do Estado da Questão (EQ) evelando-se com isso, ceta inquietação com o modo de 1 Este estudo tem oigem na linha de pesquisa Fomação, Didática e Tabalho Docente especificamente, no núcleo de Ensino e suas Tecnologias do Mestado Acadêmico em Educação da Univesidade Estadual do Ceaá. Foi também apofundado no âmbito do Gupo de Pesquisa Educação Matemática, Ciências e Podução de Sabees- UFMA.

2 entende e encaminha o pocesso de podução científica (NÓBREGA-THERRIEN; THERRIEN, 2004, p.5). O caminha da pesquisa exploatóia que caacteiza o Estado da Questão (EQ) é um pecuso necessáio na delimitação e caacteização do objeto específico de investigação de inteesse do pesquisado e culmina na identificação e definição das categoias centais da abodagem teóico-metodológica. Nesse sentido, difee do Estado da Ate, cuja finalidade é o mapeamento e discussão de deteminada podução científica em ceto campo de conhecimento e da Revisão da Liteatua que po sua vez, possibilita a sustentação teóica do estudo (NÓBREGA- THERRIEN; THERRIEN, 2004). Tem-se ciência de que os estudos aqui mapeados não epesentam a totalidade dos estudos nacionais, não obstante, considea-se que este estudo, além de evidencia a necessidade de novos mapeamentos paa ampliação do panoama do Estado da Questão (EQ) também aponta caminhos paa futuas investigações ao fonece um panoama geal dos esultados obtidos pelas pesquisas sobe o ensino de estutuas multiplicativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2 As Estutuas Multiplicativas O estudo sobe as estutuas multiplicativas possui como efeencial teóico a Teoia dos Campos Conceituais do psicólogo Geád Vegnaud. Configua-se como uma teoia da conceitualização do eal que busca possibilita a localização e o estudo das filiações e uptuas ente conhecimentos, sob a ótica do seu pópio conteúdo conceitual (VERGNAUD, 1990). No âmbito da Aitmética, Vegnaud debuçou-se fundamentalmente em dois campos conceituais: o Campo das estutuas Aditivas e o Campo das estutuas Multiplicativas (VERGNAUD, 1990). Nos limites dessa pesquisa, optou-se po investiga o Campo das Estutuas Multiplicativas ou Campo Conceitual Multiplicativo, cuja beleza e divesidade evestem-no de uma consideável complexidade cognitiva. O Conjunto das Estutuas Multiplicativas aglutina dois conjuntos: um conjunto de conceitos e teoemas que pemitem analisa as situações cujo tatamento implica em uma ou váias multiplicações e divisões dando oigem a vaiados casos de popoção simples e popoção múltipla e pelo conjunto fomado po estas váias situações tais como fação, função linea, bilinea e não linea, composição de funções lineaes, azão, popoção, espaço vetoial, análise dimensional, combinação, poduto catesiano, áea, volume, isomofismo etc (VERGNAUD, 1990).

3 Pefilhando-se os pincípios da Teoia dos Campos Conceituais, compeende-se que o ensino das estutuas multiplicativas eque dos alunos, o conhecimento dos númeos e de sua simbolização de maneia mais complexa do que no caso das estutuas aditivas, pois as opeações de multiplicação e divisão exigem a compeensão de novos significados dos númeos e uma nova coleção de invaiantes elacionados com as opeações de multiplicação e divisão e não com a adição e a subtação. Fente a isso, Vegnaud (1990) apesenta duas gandes categoias paa o estudo do Campo Conceitual Multiplicativo, confome seja a elação enedada. Cada categoia, em seu inteio, possui divesas situações com vaiados sentidos e significados. Tais categoias são: Isomofismo de Medidas (elação quatenáia) e Poduto de Medidas (elação tenáia). A pati dessas categoias, situações de estutua multiplicativa são classificadas de acodo com eixos, classes e tipos. Este é efeencial teóico que sustenta todos os estudos mapeados, atibuindo a eles, coeência e consistência na fundamentação e análise dos dados empíicos. 3 As Estutuas Multiplicativas no Ensino Fundamental: o Estado da Questão (EQ) Utilizando-se dos descitoes: Estutuas Multiplicativas, Situações Multiplicativas, Campo Multiplicativo nessa mesma odem de busca no Banco de Teses da Coodenação de Apefeiçoamento de Pessoal de Nível Supeio (CAPES) e também no site da Biblioteca Digital Basileia de Teses e Dissetações (BDTD), excluindo-se os que já haviam sido contemplados po outo descito, obteve-se um total de 123 pesquisas nas quais a Teoia dos Campos Conceituais foi utilizada como efeencial teóico, em suas divesas nuances. Estas pesquisas estão elacionadas a áeas como: Física, Infomática, Química e Matemática. Buscando-se uma compeensão ampla da poblemática em foco fundada nos egistos dos achados científicos e nas bases teóico-metodológicas aceca da temática (NOBREGA- THERRIEN; THERRIEN, 2010, p. 34) deu-se pioidade paa as pesquisas desenvolvidas em Pogama de Pós-Gaduação em Educação, Educação Matemática e Ensino de Matemática. Então, fez-se uma leitua exploatóia dos esumos das dissetações e teses selecionadas excluindo-se aqueles que não possuíam elação com o contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com esse pocedimento apuou-se um total de 23 pesquisas, estes coespondem a 18,69% dos estudos encontados e foam defendidas no peíodo compeendido ente 2006 e Ante esse conjunto de pesquisas debuçou-se sobe cada uma fazendo-se a divisão das pesquisas consideando-se os sujeitos envolvidos e os constutos da Teoia dos Campos Conceituais

4 que foam postos em evidência. Este pocedimento foi opotuno paa po em voga os estudos que mais se apoximam desta investigação. Com esse diecionamento, fez-se a leitua de cada um dos estudos, agupando-os a pati dos Pogamas que estão inseidas. Os esultados podem se consultados no quado 1 a segui. Quado 1 Pesquisas mapeadas: sujeitos e constutos da TCC PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO SUJEITOS Alunos Pofesso Invaiantes Opeatóios CONSTRUTO DA TCC EM EVIDÊNCIA Situaçõespoblema Repesentação simbólica Eskemas 2 - Situação Educação Educação Matemática Ensino de Matemática Fonte: Elaboação dos autoes com base nas Dissetações e Teses mapeadas (2015). Consideando-se as divesas nuanças da teoia vegnaudiana, cumpe fisa que a indicação dos constutos da Teoia dos Campos Conceituais apesentados nos quados acima e evidenciados a pati da leitua exploatóia das pesquisas encontadas não excluem do escopo do tabalho, o enfoque dos demais elementos da teoia, apenas epesentam sinteticamente os elementos mais sobessalentes do pecuso investigativo. No pocesso de identificação de tais constutos foam consideados os poblemas e objetivos das espectivas pesquisas. Pela leitua do quado acima é possível constata que teze das pesquisas mapeadas tiveam como sujeitos os alunos e dez elegeam os pofessoes como sujeitos. Nota-se a tendência das pesquisas dos Pogamas em Educação e dos Pogamas de Ensino da Matemática em elege os alunos como sujeitos de pesquisa. De modo geal, os pesquisadoes que lançaam o olha investigativo paa os alunos desvelaam as elações ente vaiadas situações e a adicação de conceitos, destacando nesse pocesso a significação e função de conceitos atelados ao ensino de Geometia, aos eos dos alunos, aos algoitmos, as estatégias utilizadas pelos alunos na esolução de situações-poblema, a 2 Temo usado na tadução do temo fancês schème, utilizado po Vegnaud paa se efei à oganização estável da conduta de toda pessoa fente a uma deteminada classe de situação ( VERGNAUD, 2015).

5 análise combinatóia, as dificuldades conceituais básicas da matemática, as vaiáveis pesentes em uma situação combinatóia, as taefas matemáticas não otineias, as opeação de divisão e aos múltiplos e divisoes. A soma dos esultados destas pesquisas aponta paa a impotância da mobilização de eskemas dos alunos po meio de vaiadas taefas, notadamente a esolução de situações-poblema a pati de difeentes estatégias, sendo que tais heuísticas estatégias devem se discutidas de foma coletiva paa que os alunos ampliem as possibilidades de uso tonando-as mais eficientes. Essas pesquisas também evidenciam que as estatégias dos alunos são supotes de análise de eos e como tal devem se utilizadas com vistas à intevenção sobe as dificuldades conceituais básicas da matemática no âmbito dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, estas pesquisas demonstaam, po seus esultados, que é possível pomove a compeensão e constução de conceitos em salas de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, po meio de epesentações simbólicas eficientes. Também apontaam a influência dieta dos supotes de epesentação e da claeza dos enunciados matemáticos sobe a esolução das situações-poblema petencentes ao Campo Conceitual Multiplicativo demonstando que a epesentação simbólica e a utilização do mateial conceto favoecem um melho desempenho dos alunos. No quado 1 também é evelada a tendência das pesquisas oigináias dos Pogamas de pós-gaduação em Educação Matemática em elege os pofessoes como sujeitos de pesquisa. Tais pesquisas focaam nas competências e concepções docentes a pati das seguintes categoias: tabalho docente, ensino de situações de combinatóia, conhecimento pofissional docente, pática de pofessoas polivalentes, planejamentos e aulas sobe combinatóia e ensino de pobabilidade. A leitua do conjunto das pesquisas nas quais os pofessoes figuam como sujeitos possibilitou a constatação de que ainda se fazem pesentes em sala de aula páticas mecanicistas no âmbito do pocesso didático da disciplina Matemática. Como exemplo de tais páticas, cita-se o potagonismo dos algoitmos convencionais e da memoização das tabuadas no ensino das opeações de multiplicação e divisão nas aulas de matemática, que são conduzidas po um pecuso que se inicia pela demonstação dos pocedimentos de esolução de cada algoitmo e temina na aplicação de execícios epetitivos. Nessa dieção, tais pesquisas apontaam nos limites de sua abangência, que a memoização da tabuada e o algoitmo da multiplicação ainda ocupam luga cental quando se tata do Campo das Estutuas Multiplicativas.

6 Também descotinaam o pode da mediação e intevenção docente no tatamento de situações petencentes ao campo conceitual multiplicativo e fisam po seus esultados, que as situações popostas aos alunos devem faze com que os mesmos adquiam novos conhecimentos de modo ativo e paticipativo, sendo ajudados a peenche as lacunas conceituais que apesentam. Nesse sentido, sinalizam a impotância da fomação continuada paa a melhoia da pática docente, sobetudo paa que os pofessoes ampliem a compeensão das difeentes lógicas envolvidas nas situações-poblema de estutua multiplicativa. 4 Consideações finais Consideando-se o pecuso aqui ealizado, as fontes consultadas e o intevalo tempoal analisado, infee-se que a constução do Estado da Questão a pati do mapeamento de pesquisas basileias em nível de Pós-Gaduação Sticto Sensu em Educação, Educação Matemática e Ensino de Matemática cuja base teóica foi a Teoia dos Campos Conceituais contibuiu paa a eflexão sobe a impotância da análise das competências dos pofessoes em elação aos conteúdos matemáticos petencentes ao campo multiplicativo apofundando, desta foma, a tessitua teóica que contona o desenvolvimento da pesquisa da qual este estudo é pate integante. Diante da quantidade de dissetações e teses inventaiadas, sinaliza-se a necessidade de ampliação das bases de dados paa que seja possível evela novos hoizontes e maio panoama do EQ com elação às dissetações e teses defendidas no Basil e que tangenciam o ensino de estutuas multiplicativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nessa dieção, novos estudos exploatóios do tipo Estado da Questão (EQ) devem se ealizados paa que possam compo o debate, a análise e a eflexão sobe o ensino de estutuas multiplicativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Refeências NOBREGA-THERRIEN, Silvia Maia; THERRIEN, Jacques. Os tabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p. 5-16, VERGNAUD, G. Entevista publicada na Revista GEEMPA, n. 11, p , setembo, Entevista concedida à Candy Maques Lauendon..La théoie des champs conceptuels. Taducido po Juan Godino. Recheches en Didáctique des Mathématiques, v. 10, n. 2, p , 1990.

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 1

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 1 DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 1 Eika Cistina Peeia Guimaães; Univesidade Fedeal do Tocantins-email:eikacistina0694@hotmail.com

Leia mais

UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BAIRRO SÃO BERNARDO EM SÃO LUÍS-MA 1

UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BAIRRO SÃO BERNARDO EM SÃO LUÍS-MA 1 UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BAIRRO SÃO BERNARDO EM SÃO LUÍS-MA 1 Kaina Silva Melonio Gaduanda em Licenciatua em Pedagogia Univesidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO PROEJA DO IFMT CAMPUS CONFRESA 1

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO PROEJA DO IFMT CAMPUS CONFRESA 1 A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO PROEJA DO IFMT CAMPUS CONFRESA 1 Maa Maia Duta; Thiago Beiigo Lopes; Macelo Fanco Leão Mesta em Ciências Ambientais; Meste

Leia mais

O PAPEL DAS APRENDIZAGENS IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS. Juliana Chioca Ipolito Mestre em Educação Universidade Federal do Tocantins

O PAPEL DAS APRENDIZAGENS IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS. Juliana Chioca Ipolito Mestre em Educação Universidade Federal do Tocantins O PAPEL DAS APRENDIZAGENS IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS Juliana Chioca Ipolito Meste em Educação Univesidade Fedeal do Tocantins Este atigo é esultado de pate dos estudos ealizados na disciplina Linguagem escita,

Leia mais

PROINFO: O ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO BAIXO PARNAÍBA-MA 1

PROINFO: O ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO BAIXO PARNAÍBA-MA 1 PROINFO: O ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO BAIXO PARNAÍBA-MA 1 Auto: Begson Peeia Utta Gaduado em Pedagogia/Meste em Educação pela UFMA Univesidade Fedeal do Maanhão begsonutta@hotmail.com

Leia mais

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES DE PROBABILIDADE.

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES DE PROBABILIDADE. DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES DE PROBABILIDADE. Iuy Feeia Gaspa Gaduando em Pedagogia, Univesidade Fedeal do Tocantins UFT, iuyfgaspa@gmail.com Andey Patick Monteio

Leia mais

A OFERTA DO ENSINO MÉDIO NAS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO DO MARAJÓ E METROPOLITANA DE BELÉM/PA¹

A OFERTA DO ENSINO MÉDIO NAS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO DO MARAJÓ E METROPOLITANA DE BELÉM/PA¹ A OFERTA DO ENSINO MÉDIO NAS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO DO MARAJÓ E METROPOLITANA DE BELÉM/PA¹ Gean Feeia de Noonha Gaduando de Pedagogia Univesidade Fedeal do Paá. gean.noonha@hotmail.com Layza Amanda Silva

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TREINAMENTO: OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ATUAÇÃO DE TREINADORES 1

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TREINAMENTO: OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ATUAÇÃO DE TREINADORES 1 FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TREINAMENTO: OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ATUAÇÃO DE TREINADORES 1 Michelle Caldeia de Sousa Silva Especialista em Estudos Linguísticos Univesidade Estadual da Bahia-ellehcim20@hotmail.com

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA ATUAL 1

GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA ATUAL 1 GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA ATUAL 1 Yanda Bandão Macêdo Souza yandabms@hotmail.com Gaduanda do cuso de Pedagogia Univesidade Estadual do Sudoeste da Bahia Buna dos Santos Santana bunasantana0209@hotmail.com

Leia mais

TUKEY Para obtenção da d.m.s. pelo Teste de TUKEY, basta calcular:

TUKEY Para obtenção da d.m.s. pelo Teste de TUKEY, basta calcular: Compaação de Médias Quando a análise de vaiância de um expeimento nos mosta que as médias dos tatamentos avaliados não são estatisticamente iguais, passamos a ejeita a hipótese da nulidade h=0, e aceitamos

Leia mais

ELETRICIDADE CAPÍTULO 3 LEIS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

ELETRICIDADE CAPÍTULO 3 LEIS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS ELETICIDADE CAPÍTULO 3 LEIS DE CICUITOS ELÉTICOS - CONSIDEE A SEGUINTE ELAÇÃO: 3. LEI DE OHM - QUALQUE POCESSO DE CONVESÃO DE ENEGIA PODE SE ELACIONADO A ESTA EQUAÇÃO. - EM CICUITOS ELÉTICOS : - POTANTO,

Leia mais

A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID

A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID Nagila Alves de Almeida Gaduanda em Licenciatua em Ciências Natuais Química Univesidade Fedeal do Maanhão

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Santa Cruz (1),

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Santa Cruz (1), UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA INTERVENÇÃO SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA Janiélison dos Santos Silva (1); Jobson de Faias Lima (1); Fancisco Joge de Souza (2); Cistiano Rodigo Gobbi

Leia mais

VETORES GRANDEZAS VETORIAIS

VETORES GRANDEZAS VETORIAIS VETORES GRANDEZAS VETORIAIS Gandezas físicas que não ficam totalmente deteminadas com um valo e uma unidade são denominadas gandezas vetoiais. As gandezas que ficam totalmente expessas po um valo e uma

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO SEGUNDO ANO DA COLEÇÃO DIDÁTICA PROJETO PROSA 1. Jéssica Reis Santos

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO SEGUNDO ANO DA COLEÇÃO DIDÁTICA PROJETO PROSA 1. Jéssica Reis Santos ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO SEGUNDO ANO DA COLEÇÃO DIDÁTICA PROJETO PROSA 1 Jéssica Reis Santos Univesidade Fedeal do Paá - jessica.hist@hotmail.com Resumo Este atigo tem como desígnio

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: PROPORCIONANDO ENSINAR ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS 1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: PROPORCIONANDO ENSINAR ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: PROPORCIONANDO ENSINAR ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS 1 Kaina Taís Kein (Gaduanda em Aquitetua e Ubanismo Univates) Cento Univesitáio Univates kainakein@gmail.com

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UNIFESSPA: O INÍCIO DE UMA EXPERIÊNCIA 1

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UNIFESSPA: O INÍCIO DE UMA EXPERIÊNCIA 1 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UNIFESSPA: O INÍCIO DE UMA EXPERIÊNCIA 1 Cleuzeni Santiago da Silva (autoa) Especialista em Ensino-Apendizagem da Língua Potuguesa Univesidade Fedeal do Sul e Sudeste

Leia mais

2. Ensino de História e Questão Agrária no Maranhão: repensando o conhecimento histórico.

2. Ensino de História e Questão Agrária no Maranhão: repensando o conhecimento histórico. ENSINO DE HISTÓRIA: REPENSANDO A QUESTÃO AGRÁRIA EM SALA DE AULA 1 Maiana da Sulidade Oientadoa Pofª Dª Monica Piccolo Almeida (UEMA) Mestanda do Pogama de Pós Gaduação Históia Ensino e Naativa da Univesidade

Leia mais

PERCEPÇÕES EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO COMPETITIVO

PERCEPÇÕES EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO COMPETITIVO PERCEPÇÕES EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO COMPETITIVO Thelma Helena Costa Chahini (1); Maia da Piedade Resende (2) Dª em Educação; Dª em Psicologia Univesidade Fedeal

Leia mais

AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS USANDO LÁPIS E PAPEL NA COMPREENSÃO DE GEOMETRIA: investigação com alunos do nono ano do ensino fundamental 1

AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS USANDO LÁPIS E PAPEL NA COMPREENSÃO DE GEOMETRIA: investigação com alunos do nono ano do ensino fundamental 1 AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS USANDO LÁPIS E PAPEL NA COMPREENSÃO DE GEOMETRIA: investigação com alunos do nono ano do ensino fundamental 1 Raimundo Luna Nees D. Em Educação (Matemática) UNESP/SP Univesidade

Leia mais

A AFETIVIDADE COMO ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLA DA REDE PRIVADA EM SÃO LUÍS, MARANHÃO.

A AFETIVIDADE COMO ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLA DA REDE PRIVADA EM SÃO LUÍS, MARANHÃO. A AFETIVIDADE COMO ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLA DA REDE PRIVADA EM SÃO LUÍS, MARANHÃO.* Chistiane Valêska Aaujo Costa Lima Meste em Educação FACULDADE PITÁGORAS

Leia mais

A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1

A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Josivando Feeia da Cuz Gaduando em Pedagogia Univesidade Estadual do Ceaá josivan.feeia@aluno.uece.b

Leia mais

O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO CARA A CARA MATEMÁTICO

O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO CARA A CARA MATEMÁTICO O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO CARA A CARA MATEMÁTICO Auto (1) José Denis Gomes da Cuz; Instituto Fedeal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Gande do Note Campus Santa Cuz, denis_gomes.2006@hotmail.com.

Leia mais

CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA INVERSA DE POSIÇÃO

CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA INVERSA DE POSIÇÃO Capítulo 4 - Cinemática Invesa de Posição 4 CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA INVERSA DE POSIÇÃO 4.1 INTRODUÇÃO No capítulo anteio foi visto como detemina a posição e a oientação do ógão teminal em temos das vaiáveis

Leia mais

Guia do Professor Objeto de aprendizagem: Fluxo e Lei de Gauss NOA UFPB

Guia do Professor Objeto de aprendizagem: Fluxo e Lei de Gauss NOA UFPB Guia do Pofesso Objeto de apendizagem: Fluxo e Lei de Gauss NOA UFPB 1. Intodução Apesentamos adiante instuções sobe como utiliza esse objeto de apendizagem com a intenção de facilita a constução de significados

Leia mais

OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS 1

OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS 1 OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS 1 Camila Luciana Bomfim da Rocha; Acadêmica do Cuso de Licenciatua em Matemática da Univesidade Fedeal do Tocantins Bolsista

Leia mais

DE CONTO EM CONTO SE GANHA UM PONTO: A NARRATIVA DO DIA A DIA NOS IMPRESSOS LITERÁRIOS.

DE CONTO EM CONTO SE GANHA UM PONTO: A NARRATIVA DO DIA A DIA NOS IMPRESSOS LITERÁRIOS. DE CONTO EM CONTO SE GANHA UM PONTO: A NARRATIVA DO DIA A DIA NOS IMPRESSOS LITERÁRIOS. Dulcimáia Alves Medeios; Maia Andéia Peeia Rodigues; Vanlúcia Alves da Costa. Univesidade do Estado do Rio Gande

Leia mais

PREVALÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO COTIDIANO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA Aline Santana Figueiredo¹

PREVALÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO COTIDIANO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA Aline Santana Figueiredo¹ PREVALÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO COTIDIANO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA Aline Santana Figueiedo¹ 1 Acadêmica de Enfemagem Univesidade Fedeal do Maanhão, email:

Leia mais

LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA: ferramenta pedagógica para o ensino de leitura e escrita na escola 1

LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA: ferramenta pedagógica para o ensino de leitura e escrita na escola 1 LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA: feamenta pedagógica paa o ensino de leitua e escita na escola 1 Auto: Maia Valdilene Santos Peeia Gaduanda em Licenciatua em Linguagens e Códigos Língua Potuguesa

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM CÉLULAS COOPERATIVAS: UM MOVIMENTO SOCIAL PARA INSERÇÃO DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NA UNIVERSIDADE 1

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM CÉLULAS COOPERATIVAS: UM MOVIMENTO SOCIAL PARA INSERÇÃO DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NA UNIVERSIDADE 1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM CÉLULAS COOPERATIVAS: UM MOVIMENTO SOCIAL PARA INSERÇÃO DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NA UNIVERSIDADE 1 Jaqueline da Silva Viana Gaduanda em Administação Pública Univesidade da

Leia mais

Universidade Federal do Pará-UFPA; RESUMO

Universidade Federal do Pará-UFPA;  RESUMO A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (LEI 9.795/99) E OS DESAFIOS PARA SUA APLICABILIDADE NAS ESCOLAS 1 Suellem Matins Pantoja 2 (1);Mailia Nascimento Babosa 3 (2); Mailena Loueio Da Silva 4 (1) Univesidade

Leia mais

PERFIL SOCIOECONÔMICO DAS FAMÍLIAS CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ/MA. Thamyres da Silva Martins 1 1

PERFIL SOCIOECONÔMICO DAS FAMÍLIAS CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ/MA. Thamyres da Silva Martins 1 1 PERFIL SOCIOECONÔMICO DAS FAMÍLIAS CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ/MA Thamyes da Silva Matins 1 1 Gaduando em Enfemagem; Univesidade Fedeal do Maanhão thamyesms@yahoo.com.b

Leia mais

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: ALGUMAS APROXIMAÇÕES 1. Márcia Francione Sena do Nascimento

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: ALGUMAS APROXIMAÇÕES 1. Márcia Francione Sena do Nascimento A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: ALGUMAS APROXIMAÇÕES 1 Mácia Fancione Sena do Nascimento Gaduanda do 8º peíodo do cuso de pedagogia da Univesidade do Estado do Rio Gande do Note. E-mail:

Leia mais

ENSINO DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU COM O AUXÍLIO DOS JOGOS DIDÁTICOS

ENSINO DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU COM O AUXÍLIO DOS JOGOS DIDÁTICOS ENSINO DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU COM O AUXÍLIO DOS JOGOS DIDÁTICOS Atu Cuz de Sousa Acadêmico do 9º peíodo do cuso de Licenciatua em Matemática pela UFT. Bolsista do PIBID (Pogama

Leia mais

A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autora: Luiza Maria Paixão Lepos

A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autora: Luiza Maria Paixão Lepos A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autoa: Luiza Maia Paixão Lepos Gaduada em Ciências Sociais pela Univesidade Fedeal do Sul e Sudeste do Paá. Pofessoa de Sociologia

Leia mais

INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, CIDADANIA E DIREITO 1. Conceição Aparecida Barbosa Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa USP. Resumo

INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, CIDADANIA E DIREITO 1. Conceição Aparecida Barbosa Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa USP. Resumo INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, CIDADANIA E DIREITO 1 Conceição Apaecida Babosa Doutoado em Filologia e Língua Potuguesa USP Univesidade Fedeal do Maanhão conceicaobabosaufsb@gmail.com Resumo O pesente atigo objetiva

Leia mais

Exercícios e outras práticas sobre as aplicações da Termodinâmica Química 1 a parte

Exercícios e outras práticas sobre as aplicações da Termodinâmica Química 1 a parte 5 Capítulo Capítulo Execícios e outas páticas sobe as aplicações da emodinâmica Química 1 a pate Só queo sabe do que pode da ceto Não tenho tempo a pede. (leta da música Go Back, cantada pelo gupo itãs.

Leia mais

A VOZ NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A VOZ NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A VOZ NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Natal Lânia Roque Fenandes Dª em Educação Instituto Fedeal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceaá IFCE, Campus Fotalezalaninhaoque@gmail.com Resumo As

Leia mais

FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS E TESSITURAS SOBRE SUA ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE *

FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS E TESSITURAS SOBRE SUA ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE * FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS E TESSITURAS SOBRE SUA ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE * Jadson dos Santos Peeia 1 ; Lucília Rosália Duta Gonçalves

Leia mais

PROJETO ARTES VISUAIS NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID PEDAGOGIA UFC 1

PROJETO ARTES VISUAIS NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID PEDAGOGIA UFC 1 PROJETO ARTES VISUAIS NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID PEDAGOGIA UFC 1 Miela dos Santos Amaal (1); Nayaa Feitas da Silva (2); Maia José Albuqueque da Silva (3) (1. Gaduada em Pedagogia,

Leia mais

TEXTO, POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1. Járede Sousa Barros de Oliveira de Oliveira RESUMO

TEXTO, POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1. Járede Sousa Barros de Oliveira de Oliveira RESUMO TEXTO, POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1 Jáede Sousa Baos de Oliveia de Oliveia Pedagoga gaduada pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitóia, FAVIX/ES, especialista em Psicopedagogia pela

Leia mais

A CRIANÇA E OS PRINCÍPIOS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E DA AFETIVIDADE 1. Laiana Kelly Castro Freire (1 autora)

A CRIANÇA E OS PRINCÍPIOS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E DA AFETIVIDADE 1. Laiana Kelly Castro Freire (1 autora) A CRIANÇA E OS PRINCÍPIOS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E DA AFETIVIDADE 1 Laiana Kelly Casto Feie (1 autoa) Gaduanda em Dieito da Faculdade de Educação Santa Teezinha FEST E-mail:

Leia mais

GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DE EDUCADORES NA FORMAÇÃO DE MENINAS E MENINOS. Creusivan Carvalho Nolêto

GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DE EDUCADORES NA FORMAÇÃO DE MENINAS E MENINOS. Creusivan Carvalho Nolêto GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DE EDUCADORES NA FORMAÇÃO DE MENINAS E MENINOS. Ceusivan Cavalho Nolêto Univesidade Fedeal do Maanhão; ceusivan@hotmail.com GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

Prova Escrita de Matemática A

Prova Escrita de Matemática A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Pova Escita de Matemática A 12.º Ano de Escolaidade Deceto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Pova 635/2.ª Fase Citéios de Classificação 11 Páginas 2015 Pova 635/2.ª

Leia mais

TEATRO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID

TEATRO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID TEATRO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID Jose Ismaildo Dantas de Oliveia Gaduando da Univesidade do Estado do Rio Gande do Note Email: ubonego80@hotmail.com Maia Iene Batista de Lima Costa Pofessoa da

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE SOFTWARE PARA O APRENDIZADO DE TABELA PERIÓDICA COM O AUXILIO DE TABLET E APARELHOS CELULARES

ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE SOFTWARE PARA O APRENDIZADO DE TABELA PERIÓDICA COM O AUXILIO DE TABLET E APARELHOS CELULARES ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE SOFTWARE PARA O APRENDIZADO DE TABELA PERIÓDICA COM O AUXILIO DE TABLET E APARELHOS CELULARES Jaqueline Mendes da Cunha (1); Géssica Gacia Ramos (1); Antônio Macos de Oliveia

Leia mais

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1.

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Auto: Gessyka Felix da Silva; Co-auto: Indianaa Cabal de Moais; Oientado: Maia Rosima Gomes dos Santos Rodigues Gaduandas em Licenciatua

Leia mais

Prova Escrita de Matemática A

Prova Escrita de Matemática A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Pova Escita de Matemática A 12.º Ano de Escolaidade Deceto-Lei n.º 19/2012, de 5 de julho Pova 65/1.ª Fase Citéios de Classificação 11 Páginas 2016 Pova 65/1.ª

Leia mais

APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS ÚTEIS COM A OBRA A GALINHA RUIVA : EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS ÚTEIS COM A OBRA A GALINHA RUIVA : EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS ÚTEIS COM A OBRA A GALINHA RUIVA : EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Letícia Bezea Fança Email: leticiafanca_pedagogia@outlook.com; Lizanda Maia de Casto Fenandes Email:

Leia mais

A APLICAÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

A APLICAÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA A APLICAÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Maia Josivânia de Lima Abdala (1); Maxsuel da Silva Emiliano (1); Thiago Jeffeson de Aaújo (4) Instituto

Leia mais

Mecânica Técnica. Aula 5 Vetor Posição, Aplicações do Produto Escalar. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica Técnica. Aula 5 Vetor Posição, Aplicações do Produto Escalar. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues ula 5 Veto Posição, plicações do Poduto Escala Pof. MSc. Luiz Eduado Mianda J. Rodigues Pof. MSc. Luiz Eduado Mianda J. Rodigues Tópicos bodados Nesta ula Vetoes Posição. Veto Foça Oientado ao Longo de

Leia mais

Ana Cláudia Nunes Silva Graduanda em Pedagogia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

Ana Cláudia Nunes Silva Graduanda em Pedagogia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. QUAIS AS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR A CONSTRUÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE POLÍGONOS REGULARES E IRREGULARES COM O GEOGEBRA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA? Ana Cláudia Nunes Silva Gaduanda em Pedagogia

Leia mais

A BRINQUEDOTECA COMO UM LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM [cri]ativa 1. Ana Paula Pegoraro*; Graziele Silveira dos Santos*; Edson Carpes Camargo**

A BRINQUEDOTECA COMO UM LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM [cri]ativa 1. Ana Paula Pegoraro*; Graziele Silveira dos Santos*; Edson Carpes Camargo** A BRINQUEDOTECA COMO UM LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM [ci]ativa 1 Ana Paula Pegoao*; Gaziele Silveia dos Santos*; Edson Capes Camago** * Acadêmicas do cuso de Licenciatua em Pedagogia do IFRS. ** Pedagogo.

Leia mais

PARA ALÉM DOS QUINTAIS CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA DE ENTENDIMENTO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 9º ANO 1

PARA ALÉM DOS QUINTAIS CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA DE ENTENDIMENTO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 9º ANO 1 PARA ALÉM DOS QUINTAIS CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA DE ENTENDIMENTO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 9º ANO 1 Sheylani Tatiany da Silva Mestanda em Educação Univesidade de Aaaquaa - UNIARA Gaduada em Psicologia

Leia mais

BRINCAR, MANIPULAR E CRIAR: DESCOBRINDO O MUNDO DAS SENSAÇÕES COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS EM CRECHE

BRINCAR, MANIPULAR E CRIAR: DESCOBRINDO O MUNDO DAS SENSAÇÕES COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS EM CRECHE BRINCAR, MANIPULAR E CRIAR: DESCOBRINDO O MUNDO DAS SENSAÇÕES COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS EM CRECHE Nilcia Moaes costa nilcia7_moaes@hotmail.com Acadêmica do Cuso de pedagogia da Univesidade Fedeal do

Leia mais

A ESCOLA CONECTADA: A EMERGÊNCIA DE WEB CURRÍCULO 1

A ESCOLA CONECTADA: A EMERGÊNCIA DE WEB CURRÍCULO 1 A ESCOLA CONECTADA: A EMERGÊNCIA DE WEB CURRÍCULO 1 Luan Passos Cadoso (1); Gaduado em Letas Déboa Suzane Gomes Mendes (2); Especialista em Metodologia do Ensino Supeio (1) Univesidade Fedeal do Maanhão

Leia mais

A COMPLEXIDADE E OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: AS TERMINOLOGIAS SUBSTANTIVO E ADJETIVO 1

A COMPLEXIDADE E OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: AS TERMINOLOGIAS SUBSTANTIVO E ADJETIVO 1 A COMPLEXIDADE E OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: AS TERMINOLOGIAS SUBSTANTIVO E ADJETIVO 1 Auto: Antonio Cilíio da Silva Neto (1); Oientado: D. Luiz Robeto Peel Futado de Oliveia (2)

Leia mais

TEATRO NA ESCOLA: ensinando e encenando fábulas. Autor: Kelly Costa Freire Graduanda em Linguagens e Códigos Música

TEATRO NA ESCOLA: ensinando e encenando fábulas. Autor: Kelly Costa Freire Graduanda em Linguagens e Códigos Música TEATRO NA ESCOLA: ensinando e encenando fábulas Auto: Kelly Costa Feie Gaduanda em Linguagens e Códigos Música Univesidade Fedeal do Maanhão kellycfeie@hotmail.com Co-auto: Juliana Pinho Liate Gaduanda

Leia mais

Marco Antônio Nogueira Gomes. Doutor em Informática na Educação Universidade Estadual do Maranhão

Marco Antônio Nogueira Gomes. Doutor em Informática na Educação Universidade Estadual do Maranhão O APRENDER E ENSINAR DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CIRCO ESCOLA EM SÃO LUIS DO MARANHÃO* Maco Antônio Nogueia Gomes. Douto em Infomática na

Leia mais

A AFETIVIDADE DOS PROFESSORES, EM SALA DE AULA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM UMA CRECHE MUNICIPAL.

A AFETIVIDADE DOS PROFESSORES, EM SALA DE AULA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM UMA CRECHE MUNICIPAL. A AFETIVIDADE DOS PROFESSORES, EM SALA DE AULA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM UMA CRECHE MUNICIPAL. Aiella de Lima Faias 1 Iaa Apaecida Paiva 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO www.uema.b RESUMO

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA. Juliana Muniz dos Santos Pós Graduanda

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA. Juliana Muniz dos Santos Pós Graduanda A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA RESUMO Juliana Muniz dos Santos Pós Gaduanda Faculdade Aldema Rosado Jumuni01@hotmail.com Maia

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueado PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoia Fanqueado Dados da Empesa Razão Social: Welbe Teinamentos S/C LTDA Nome Fantasia: Micolins Data de fundação: 25/01/2002 Númeo de funcionáios:

Leia mais

Algoritmo Genético Especializado na Resolução de Problemas com Variáveis Contínuas e Altamente Restritos

Algoritmo Genético Especializado na Resolução de Problemas com Variáveis Contínuas e Altamente Restritos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO - CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Algoitmo Genético Especializado na Resolução de Poblemas com Vaiáveis Contínuas

Leia mais

DEFICIENCIA AUDITIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES: UMA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 1. Leiliane Pereira Frazão. Gracilene Luz Santana

DEFICIENCIA AUDITIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES: UMA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 1. Leiliane Pereira Frazão. Gracilene Luz Santana DEFICIENCIA AUDITIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES: UMA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 1 Leiliane Peeia Fazão Mestanda em Educação paa Saúde, Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e em Educação

Leia mais

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL 1

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL 1 A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL 1 Anna Cistina Sousa Menezes; Maia Dilma Lima; Elzimeie Silva Coelho Alunas do 7º peíodo do Cuso de Pedagogia Univesidade Fedeal do Maanhão,

Leia mais

RESUMO: INTRODUÇÃO. Palavras-chave: Gestão democrática, Parcerias público-privadas, ProEMI/JF.

RESUMO: INTRODUÇÃO. Palavras-chave: Gestão democrática, Parcerias público-privadas, ProEMI/JF. O PROGRAMA JOVEM DO FUTURO DO INSTITUTO UNIBANCO EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE BELÉM 1 Jhanielly Gonçalves Babosa; Teezinha Fátima Andade Monteio dos Santos Gaduanda em Pedagogia; Doutoa em Educação Univesidade

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Rita de Cássia Gomes Gacia Pedagoga Especialista Secetaia de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC AM) Ruth

Leia mais

O Paradoxo de Bertrand para um Experimento Probabilístico Geométrico

O Paradoxo de Bertrand para um Experimento Probabilístico Geométrico O Paadoxo de etand paa um Expeimento Pobabilístico Geomético maildo de Vicente 1 1 Colegiado do Cuso de Matemática Cento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univesidade Estadual do Oeste do Paaná Caixa

Leia mais

AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regina Kelly dos Santos Univesidade do Estado do Rio Gande do Note UERN, Reginah_kelly@hotmail.com

Leia mais

Resumo. 1 Introdução. (83) r

Resumo. 1 Introdução. (83) r O CURRÍCULO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE 1 Auto (1); Co-autoa (2); Oientadoa (3) Fancisco Rokes Sousa Leite (1) Mestando em Educação pelo Pogama de Pós-Gaduação em Gestão de Ensino da

Leia mais

Palavras chaves: Letramento/alfabetização. Jogos pedagógicos. PIBID.

Palavras chaves: Letramento/alfabetização. Jogos pedagógicos. PIBID. LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO COM JOGOS PEDAGOGICOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC 1 Antônia Fenandes Feeia (1); Alan Abeu Noonha (1); Maia José Albuqueque da Silva (3) Pós-gaduada em Ate Educação

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DAS SALAS AMBIENTES E DOS MATERIAIS MONTESSORIANOS PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ¹

CONTRIBUIÇÃO DAS SALAS AMBIENTES E DOS MATERIAIS MONTESSORIANOS PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ¹ CONTRIBUIÇÃO DAS SALAS AMBIENTES E DOS MATERIAIS MONTESSORIANOS PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ¹ Dayane Kely Boges Teixeia Gaduanda em Licenciatua em Pedagogia

Leia mais

A GESTÃO DAS MÍDIAS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 1

A GESTÃO DAS MÍDIAS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 1 A GESTÃO DAS MÍDIAS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 1 Maia Eliana Alves Lima (1) Doutoanda em Educação Univesidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias / Lisboa RESUMO: O pesente estudo tem po objetivo

Leia mais

Componente de Química

Componente de Química Componente de Química 3. Elementos químicos Os elementos químicos conhecidos actualmente são 115 e todas as substâncias que existem são a pati deles constituídas. Assim sendo existem 115 difeentes tipos

Leia mais

A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET: UMA ARTICULAÇÃO CRÍTICO REFLEXIVA 1. Ana Maura Tavares dos Anjos. Andréa da Costa Silva RESUMO

A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET: UMA ARTICULAÇÃO CRÍTICO REFLEXIVA 1. Ana Maura Tavares dos Anjos. Andréa da Costa Silva RESUMO A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET: UMA ARTICULAÇÃO CRÍTICO REFLEXIVA 1 Ana Maua Tavaes dos Anjos Mesta em Educação pelo Pogama de Pós-Gaduação em Educação - UECE Pofessoa substituta da Faculdade

Leia mais

OS EXTRATERRESTES E O ENSINO DE CIÊNCIAS: ASTROBIOLOGIA COMO EIXO INTEGRADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 1

OS EXTRATERRESTES E O ENSINO DE CIÊNCIAS: ASTROBIOLOGIA COMO EIXO INTEGRADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 1 OS EXTRATERRESTES E O ENSINO DE CIÊNCIAS: ASTROBIOLOGIA COMO EIXO INTEGRADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 1 Caio Césa Silva Lima²; Macelo Soaes dos Santos³ ²Gaduando de Licenciatua em Ciências Natuais/Biologia,

Leia mais

Elvira Aparecida Simões Araujo³ Doutora em Educação Unitau Universidade de Taubaté, Resumo

Elvira Aparecida Simões Araujo³ Doutora em Educação Unitau Universidade de Taubaté, Resumo POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: acesso e pemanência no ensino supeio 1 Maia Claudia Lima Sousa² Meste em Gestão e Desenvolvimento Regional Devy- FACIMP Faculdade de Impeatiz, maiaclaudia-lima@hotmail.com

Leia mais

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS-PAR COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORIA EDUCACIONAL 1

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS-PAR COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORIA EDUCACIONAL 1 O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS-PAR COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORIA EDUCACIONAL 1 Naiaa de Souza Aaújo (Autoa) Discente do Cuso de Pedagogia Univesidade Fedeal do Paá- UFPA-naiaasouzaufpa@hotmail.com Ana

Leia mais

Mecânica Técnica. Aula 4 Adição e Subtração de Vetores Cartesianos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica Técnica. Aula 4 Adição e Subtração de Vetores Cartesianos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 4 Adição e Subtação de Vetoes Catesianos Pof. MSc. Luiz Eduado Mianda J. Rodigues Pof. MSc. Luiz Eduado Mianda J. Rodigues Tópicos Abodados Nesta Aula Opeações com Vetoes Catesianos. Veto Unitáio.

Leia mais

ABORDAGENS DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DA CRIANÇA COM AUTISMO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NA ÁREA

ABORDAGENS DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DA CRIANÇA COM AUTISMO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NA ÁREA ABORDAGENS DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DA CRIANÇA COM AUTISMO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NA ÁREA Aíla Maia de Oliveia Silva (1); Disneylândia Maia Ribeio (2) Univesidade do Estado do Rio Gande do

Leia mais

RESUMO INTRODUÇÃO. (83) r

RESUMO INTRODUÇÃO. (83) r O MÉTODO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO: SEU USO NUMA PESQUISA QUALITATIVA 1 Andeany dos Santos Silva (autoa); Michel Cleyton do Camo Silva (co-auto); Ivana de Oliveia Gomes e Silva (Oientadoa) RESUMO Com o intuito

Leia mais

REINTERPRETANDO A CONSTRUÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE LEIBNIZ COM USO DE RECURSOS GEOMÉTRICOS

REINTERPRETANDO A CONSTRUÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE LEIBNIZ COM USO DE RECURSOS GEOMÉTRICOS REINERPREAND A CNSRUÇÃ D CÁLCUL DIFERENCIAL E INEGRAL DE LEIBNIZ CM US DE RECURSS GEMÉRICS Intodução Ségio Caazedo Dantas segio@maismatematica.com.b Resumo Nesse teto apesentamos algumas deduções que Leibniz

Leia mais

O perímetro da circunferência

O perímetro da circunferência Univesidade de Basília Depatamento de Matemática Cálculo 1 O peímeto da cicunfeência O peímeto de um polígono de n lados é a soma do compimento dos seus lados. Dado um polígono qualque, você pode sempe

Leia mais

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Refletindo sobre os aspectos da produção escrita em meio as formas de mediação pedagógica

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Refletindo sobre os aspectos da produção escrita em meio as formas de mediação pedagógica O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Refletindo sobe os aspectos da podução escita em meio as fomas de mediação pedagógica Hildevânia da Silva Monte1 Univesidade do Estado do Rio Gande do Note UERN hilda-monte02@hotmail.com

Leia mais

METÁFORA: uma reflexão conceitual a partir de uma proposta de atividade para o ensino fundamental 1

METÁFORA: uma reflexão conceitual a partir de uma proposta de atividade para o ensino fundamental 1 METÁFORA: uma eflexão conceitual a pati de uma poposta de atividade paa o ensino fundamental 1 Auto: BARRETO, Daniela Jaqueline Tôes (Mestanda em Letas: Ensino de Língua e Liteatua) Oientadoa: FOSSILE,

Leia mais

3. Estática dos Corpos Rígidos. Sistemas de vectores

3. Estática dos Corpos Rígidos. Sistemas de vectores Secção de Mecânica Estutual e Estutuas Depatamento de Engenhaia Civil e Aquitectua ESTÁTICA Aquitectua 2006/07 3. Estática dos Copos ígidos. Sistemas de vectoes 3.1 Genealidades Conceito de Copo ígido

Leia mais

Dhemersson Warly Santos Costa 1 Graduando em Ciências Biológicas Universidade Federal do

Dhemersson Warly Santos Costa 1 Graduando em Ciências Biológicas Universidade Federal do O QUE DIZEM OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS NATURAIS EM DUAS UNIVERSIDADES DO PARÁ SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL?. Auto (1); Co-auto (2); Oientado (3) Dhemesson Waly Santos Costa

Leia mais

A ÉTICA NA E PARA A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: URGÊNCIA DE VALORES

A ÉTICA NA E PARA A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: URGÊNCIA DE VALORES A ÉTICA NA E PARA A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: URGÊNCIA DE VALORES 1 Natalia Estela Gomes Gaduanda em Pedagogia nataliaestela07@gmail.com Univesidade Fedeal de Campina Gande Dogival Gonçalves Fenandes

Leia mais

MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA DA CIDADE DE CODÓ-MA 1. Kelly Almeida de Oliveira 2

MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA DA CIDADE DE CODÓ-MA 1. Kelly Almeida de Oliveira 2 MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA DA CIDADE DE CODÓ-MA 1 Kelly Almeida de Oliveia 2 Docente do cuso de Pedagogia da UFMA, Campus VII, Codó. Jessyane Kely dos Santos Guimaães 3 Discente do cuso de Pedagogia da

Leia mais

Albideias de Oliveira Corrêa Graduando do Curso de Ciências Humanas/ História Universidade Federal do Maranhão;

Albideias de Oliveira Corrêa Graduando do Curso de Ciências Humanas/ História Universidade Federal do Maranhão; PROCEDIMENTOS DE ESCOLHA E UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: ALGUMAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA SOBRE ESTE PROCESSO 1 Oséas Cunha da Silva Gaduando do Cuso de Ciências Humanas/ Históia Univesidade

Leia mais

O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS

O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS Manoel dos Santos Costa Douto em Ensino de Ciências e Matemática Univesidade Ceuma

Leia mais

AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE DE FERMAT PARA O ESTUDO DE TEORIA DOS NÚMEROS

AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE DE FERMAT PARA O ESTUDO DE TEORIA DOS NÚMEROS AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE DE FERMAT PARA O ESTUDO DE TEORIA DOS NÚMEROS José Josimáio da Silva Basto (1); Amanda Raphaela Pachêco de Melo (1); Jobson de Faias Lima (2); Thiago Jeffeson de Aaújo

Leia mais

O ENSINO DE GEOMETRIA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA GESTALT

O ENSINO DE GEOMETRIA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA GESTALT O ENSINO DE GEOMETRIA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA GESTALT Flávia Apaecida Bezea da Silva1; Oientado: Pof. D. José Joelson Pimentel de Almeida2. Univesidade Estadual da Paaíba Pogama de Pós-gaduação

Leia mais

REFLEXÕES DO RACIONALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

REFLEXÕES DO RACIONALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA REFLEXÕES DO RACIONALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Fenanda Cistina Silva Gomes Vieia(1); Mestanda em Educação Univesidade Fedeal do Maanhão - UFMA Eliane Maia Pinto Pedosa (2); Pof. Da. Em

Leia mais

Árvores Digitais. Fonte de consulta: Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC. Capítulo11

Árvores Digitais. Fonte de consulta: Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC. Capítulo11 Ávoes Digitais Fonte de consulta: Szwacfite, J.; Makezon, L. Estutuas de Dados e seus Algoitmos, 3a. ed. LTC. Capítulo Pemissas do que vimos até aqui } As chaves têm tamanho fixo } As chaves cabem em uma

Leia mais

SISTEMA DE COORDENADAS

SISTEMA DE COORDENADAS ELETROMAGNETISMO I 1 0 ANÁLISE VETORIAL Este capítulo ofeece uma ecapitulação aos conhecimentos de álgeba vetoial, já vistos em outos cusos. Estando po isto numeado com o eo, não fa pate de fato dos nossos

Leia mais

RESUMO. Palavras-Chave: Educação. Vulnerabilidade social. Matrículas. Direito.

RESUMO. Palavras-Chave: Educação. Vulnerabilidade social. Matrículas. Direito. VULNERABILIDADE SOCIAL DAS POPULAÇÕES EM BUSCA DO SEU DIREITO A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ 1 Eivânio da Silva Cavalho 2 Suely Costa Mendes 3 RESUMO O pesente estudo faz uma análise

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM ESTUDO EM UMA TURMA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CESP/UEA 1.

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM ESTUDO EM UMA TURMA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CESP/UEA 1. CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM ESTUDO EM UMA TURMA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CESP/UEA 1. Romulo Igo da Silva Feeia (1); Vigílio Bandeia do Nascimento Filho (1).

Leia mais

FECHE A CAIXA DA MULTIPLICAÇÃO

FECHE A CAIXA DA MULTIPLICAÇÃO FECHE A CAIXA DA MULTIPLICAÇÃO Apaecida Fancisco da SILVA* Helia Matiko Yano KODAMA * Resumo: Este atigo tem como objetivo divulga pate dos tabalhos ealizados em sala de aula de matemática da EE Otacílio

Leia mais

A DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS 1

A DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS 1 A DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS 1 Pablo Aguia Casto Batista; Buna Célia Almeida Dias; Fabício Aaão Feie Cavalho. Mestando em Cuículo e Gestão

Leia mais