DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 1"

Transcrição

1 DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 1 Eika Cistina Peeia Guimaães; Univesidade Fedeal do Tocantins- eikacistina0694@hotmail.com Fenanda de Jesus Santos Bito; Univesidade Fedeal do Tocantins- nanda.jbito@gmail.com.b Andey Patick Monteio de Paula. Univesidade Fedeal do Tocantins- andey.dpaula@hotmail.com Resumo Esta pesquisa compeende o esultado final das atividades ealizadas no âmbito da disciplina Matemática Básica, ealizada no cuso de Pedagogia da Univesidade Fedeal do Tocantins Câmpus de Tocantinópolis, e temos como objetivo identifica as dificuldades em esolve poblemas de multiplicação e divisão de númeos natuais po alunos do 5º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa foi ealizada no 2º bimeste do ano letivo de 2016 em uma escola pivada do município de Tocantinópolis do estado do Tocantins, e contou com a paticipação de teze alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os poblemas foam identificados como: um poblema de configuação etangula, um poblema padão simples/aplicação, dois poblemas padão-composto/ aplicação. E paa suas análises consideamos os potocolos do aluno efeentes às esoluções. Os dados nos evelaam que a maio dificuldade dos alunos se deu po intepetação e eos de cálculo. Palavas-Chave: Resolução de poblemas. Multiplicação. Divisão. INTRODUÇÃO As discussões a espeito desta tendência têm dente um de seus pincipais pecussoes Geoge Polya que popôs suas ideias a espeito da heuística de esolução de poblemas em seu livo How to solve it no ano de 1945, taduzida paa o potuguês como A ate de esolve poblemas. Além deste, atualmente estudiosos como Dante (2000), Leblanc; Poudfit; Putt (1997), Butts (1997) e Onucchi (1999) adotaam esta estatégia como metodologia de ensino e avaliação em educação matemática, valoizando o aspecto autônomo da esolução de poblemas e ampliando sua impotância paa além do simples esolução de execícios. Paa Onucchi (1999) um poblema caacteiza-se po aquilo que não se sabe faze, mas deseja-se faze, configuando-se, como qualque situação que leve o aluno a pensa, que lhe seja desafiadoa e não tivial. Nesta pespectiva a esolução de poblemas é consideada pelos Paâmetos Cuiculaes Nacionais, como ponto de patida da atividade matemática. (BRASIL, p. 31), poém confome Dante (2000), não especifica apenas desta disciplina. 1 Pesquisa esultante das atividades ineentes a disciplina Matemática Básica desenvolvida no cuso de Pedagogia da Univesidade Fedeal do Tocantins, Câmpus de Tocantinópolis, no 2º semeste, ano coente de 2016.

2 Evidenciando a impotância da esolução e melhoia dos pocessos de ensino e apendizagem em matemática, Polya (2006) considea quato etapas impotantes paa a esolução de poblemas, dente estas: Compeensão do poblema (O aluno pecisa compeende o poblema, entende bem o enunciado, identifica a incógnita, os dados das condicionantes); Estabelecimento de um plano (valoização de conhecimentos pévios, elação com a esolução de poblemas coelatos e po fim elaboa um plano paa sua execução); Execução do Plano (consideado a etapa final do pocesso, sendo peciso que as etapas, do plano estejam inteiamente coetas) e Retospecto (acontece uma evisão de todo pocesso podendo assim consolida seus conhecimentos e apefeiçoa sua capacidade de esolução de poblemas). Outas questões elevantes, a esolução de poblemas se dá pincipalmente a espeito das classificações deste na matemática escola. Dante (2000), po exemplo, classifica os poblemas em Poblemas-padão; Poblemas-pocesso ou heuísticos; Poblemas de Aplicação (situação poblema) e Poblemas Queba-cabeça. Já Leblanc; Poudfit; Putt (1997) considea-os como poblemapocesso; Poblemas-modelo de livos didáticos. Butts (1997) assume que os poblemas são do tipo Poblemas de Aplicação; Poblemas de pesquisa abeta; Situação Poblema. Basil (1997) nos popõe difeentes tipos de poblemas atelados ao estudo e aplicação de conhecimentos ineentes a multiplicação e divisão de númeos natuais, sendo classificados em poblemas associados à ideia de multiplicação compaativa; poblemas associados à ideia de compaação ente azões, que, potanto envolvem a ideia de popocionalidade; poblemas associados à ideia de configuação etangula e poblemas associados à ideia de combinatóia. Dente estas vaiedades de poblemas, temos como objetivo nesta pesquisa identifica as dificuldades dos alunos do 5ºano do ensino fundamental em esolve poblemas de multiplicação e divisão. METODOLOGIA O pesente tabalho é futo de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina Matemática Básica do cuso de Pedagogia da Univesidade Fedeal do Tocantins, câmpus de Tocantinópolis, sendo ealizada junto a 13 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, com idades ente 9 e 11 anos, maioia do sexo feminino de uma escola pivada da cidade de Tocantinópolis. Paa a análise dos dados, identificamos os alunos como sendo Aluno 1, Aluno 2 e assim sucessivamente, como foma de peseva sua identidade e consideado seus efeidos potocolos efeentes a esolução de quato poblemas de multiplicação e divisão de númeos natuais, a qual foam oganizadas de acodo com as seguintes categoias:

3 Eos de intepetação: Enquada-se nesta categoia, os alunos que eaam po motivo de intepetação do enunciado do poblema em casos que: não conseguiam identifica a opeação; conseguiam identifica a opeação, mas eaam o algoitmo do poblema e identificaam a opeação, esolvem coetamente o algoitmo e indicam a esposta do poblema eada. Eo de cálculo: Enquada-se nesta categoia, os alunos que eaam po não ealiza coetamente os cálculos envolvidos, a pesa de conseguiem identifica a opeação. RESULTADOS E DISCUSSÃO Paa início de nossa análise consideamos a tabela a segui: Tabela 1: Númeos de acetos e eos. Questões Enunciado Uma escola tem 16 salas de aulas, com 28 cateias po sala. Quantas cateias possui a escola? Na fila tem 78 caos espeando uma balsa que os levaá à ilha dos Cadumes. A balsa tanspota no máximo 8 caos de cada vez. Quantas viagens seão necessáias paa atavessa todos os caos que estão espeando? Paa uma festa de anivesáio foam compados 6 caixas de efigeantes com 24 gaafas cada uma. Duante a festa foam consumidas 4 caixas de efigeantes mais 15 gaafas. Quantas gaafas de efigeantes não foam consumidas? Zeca vendeu 9 embalagens de uma dúzia de ovos e 3 04 embalagens de meia dúzia. Quantos ovos ele vendeu? Fonte: Pesquisa de Campo (2016) *Valo Absoluto Acetos Eos Em Banco V.A* % V.A % V.A % 7 54% 6 46% 0 0% 10 77% 2 15% 1 8% 2 15% 9 70% 2 15% 3 22% 9 70% 1 8% Obsevando a tabela a cima, pecebemos que os alunos tiveam maio númeo de acetos na pimeia questão (54%) e na segunda questão (77%). As questões 3 e 4 obtiveam maio pocentagem de eos, ambas configuam índices de eos de 70%. (metodologia). A segui faemos a análise de cada questão, confome categoias sinalizadas no item anteio Consideações a espeito dos poblemas 01: A efeida questão, de acodo com Basil (1997) configua-se como questão de configuação etangula, onde a ideia intuitiva do poblema nos emete a um etângulo, necessáio paa sua esolução a multiplicação dos elementos (base x altua), estando em evidência à utilização do algoitmo de multiplicação podendo se esolvido também de foma pictóica.

4 Imagem 01: Eo de Intepetação Imagem 02: Eo de Cálculo Fonte: Aluno 11 Fonte: Aluno 10 Nesta questão, ocoeu apenas 1 eo de intepetação, confome potocolo a cima, no entanto este se deu, pincipalmente po uma falta de uma melho compeensão do poblema. Polya (2000), a fim de identifica os elementos dos poblemas e as estatégias necessáias paa sua esolução. Obseva-se em que o aluno em questão equivocou-se ao utiliza a opeação de divisão paa esolve o poblema, a qual seia necessáio a multiplicação de seus elementos, 16 x 28, obtendo assim o esultado 448, que seia a solução do poblema. 5 alunos, eaam esta questão, po conta de não conseguiem ealiza o cálculo envolvido, apesa de conseguiem identifica a opeação, como pode se visto o potocolo do aluno 10. Obseva-se que o eo se deu devido o aluno não continua o pocesso de multiplicação com o númeo 1 (uma dezena). Consideações a espeito dos poblemas 02: O efeido poblema de acodo com Dante (2000) tata-se de um poblema do tipo padão simples, po envolve a aplicação de apenas um algoitmo, neste caso a divisão. Já paa Buts (1997) este poblema é caacteístico de poblemas de aplicação, po envolve a aplicação dieta de um algoitmo e po conte dietamente em seu enunciado uma estatégia paa esolvê-lo (a divisão). Ampliando nossas análises consideamos que este poblema também possa se classificado como poblema de aciocínio lógico, po considea a necessidade de uma eal atenção paa esolvê-la e compaações com situações eais. Neste poblema tivemos 10 eos de intepetação, pois apesa de identifica o algoitmo, declaaam a esposta eada do poblema e 2 eos de cálculo, confome a segui. Imagem 03: Eo de Intepetação Imagem 04: Eo de cálculo Fonte: Aluno 6 Fonte: Aluno 6 Os alunos conseguiam esolve o algoitmo do poblema, po have a necessidade de ceto aciocínio lógico, estes declaam espostas eadas. Os eos se deam po não considea o esto 6 caos (vaiável disceta) levando-os a intuíem que não podeia leva mais, a esposta coeta seia 10 viagens e não 9, como foi a esposta do aluno 6.

5 Consideações a espeito do poblema 03: Este poblema de acodo com Butts (1997) é do tipo de aplicação e paa Dante (2000) configua-se como um poblema do tipo padão-composto, po envolve mais de uma opeação paa sua solução, neste caso a multiplicação, adição e subtação. De maneia geal tivemos neste poblema 7 eos de cálculo e 2 eos de intepetação, confome veemos nas análises a segui. Imagem 05: Eo de Intepetação Imagem 06: Eo de Cálculo Fonte: Aluno 11 Fonte: Aluno 07 Obseva-se de acodo com a imagem a cima que os eos de intepetação ocoeam pincipalmente pela não atenção da opeação de multiplicação, e em seguida ealizando estatégias de esolução atavés da adição e subtação. Consideações a espeito dos poblemas 04: Este poblema, assim como o poblema 03, foi consideado po nós também como poblema de aplicação e padão composto, neste caso envolve as opeações de multiplicação e adição. No geal nesta questão tivemos 5 eos de cálculo, 4 eos de intepetação, 3 coetas e 1 banco, confome podemos ve nos potocolos a baixo: Imagem 07: Eo de Intepetação Imagem 08: Eo de cálculo Fonte: Aluno 03 Fonte: Aluno 10 Obseva-se que apesa de conseguiem identifica pacialmente o algoitmo do poblema (12 x 9 = 108), não conseguiam continua a esolução, fazendo assim uma divisão, onde seia necessáio a multiplicação de 3 x 6 e depois a adição , obtendo como esolução o esultado 126 ovos. Os eos de cálculo com maio evidência se deam po não utiliza coetamente o algoitmo da multiplicação, e ainda po seu uso aleatóio no poblema. CONSIDERAÇÕES FINAIS A pati do objetivo em analisa a elação dos alunos com a esolução de poblemas envolvendo multiplicação e divisão, identificamos que ente outas, as dificuldades ineentes as intepetações do poblema e eo de cálculo tiveam maio evidencia, sendo 19 eos de cálculo e

6 17 eos de intepetação e que ao aluno do sexo feminino tiveam maio pocentagem de acetos consideando o geal das questões. Ficou evidente também nesta expeiência que, os alunos encontaam divesas fomas e estatégias, na tentativa de esolve os poblemas, caacteísticas impotantes paa o apendizado em matemática. As atividades desta pesquisa foam decoentes da disciplina matemática básica ealizada no cuso de Pedagogia, no qual nos ajudou extemamente enquanto futuas pofissionais da educação, já que seemos pofessoas da disciplina de matemática das séies iniciais do Ensino Fundamental, e que essas questões apesentadas duante a pesquisa estaão pesentes em nossas futuas egências, e diante disso buscaemos leva uma metodologia difeenciada paa a sala de aula, e assim sabeemos avalia as estatégias de esolução de cada aluno, com um olha mais cítico. REFERÊNCIAS BRASIL. Paâmetos Cuiculaes Nacionais: teceio e quato ciclos: apesentação dos temas tansvesais. Basília: Ministéio da Educação e do Despoto. Secetaia de Educação Fundamental. MEC/SEF, p.. Paâmetos Cuiculaes Nacionais (1ª a 4ª Séie): matemática. Basília: Ministéio da Educação e do Despoto. Secetaia de Educação Fundamental. MEC/SEF, p. BUTTS, T. Fomulando poblemas adequadamente. In: STEPHEN, K.; REYS, R. E (Ogs). A esolução de poblemas na matemática escola. Tadução de: Higino H. Domingues e Olga Cobo. São Paulo. Editoa: Atual, p DANTE, L. R.. Didática da esolução de poblemas de matemática. 12a edição. São Paulo Editoa: Ática, LEBLANC, J. F.; PROUDFIT, L.; PUTT, I. J. Ensinando esolução de poblemas na elementay school. In: STEPHEN, K.; REYS, R. E (Ogs). A esolução de poblemas na matemática escola. Tadução de: Higino H. Domingues e Olga Cobo. São Paulo. Editoa: Atual, p ONUCHIC, L. R. Ensino-apendizagem de Matemática atavés da esolução de poblemas. In: BICUDO, M. A. V.(Og) Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editoa UNESP, p

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES DE PROBABILIDADE.

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES DE PROBABILIDADE. DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES DE PROBABILIDADE. Iuy Feeia Gaspa Gaduando em Pedagogia, Univesidade Fedeal do Tocantins UFT, iuyfgaspa@gmail.com Andey Patick Monteio

Leia mais

ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UM PROCESSO INTEGRADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 1

ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UM PROCESSO INTEGRADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 1 ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UM PROCESSO INTEGRADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 1 Manoel dos Santos Costa Douto em Ensino de Ciências e Matemática Univesidade

Leia mais

A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS. (OUTROS).

A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS. (OUTROS). A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS. (OUTROS). Auto (1); Co-auto (1); Oientado (3) Adiane Pinheio Teixeia Gaduanda do cuso de Geogafia adianepteixeia@gmail.com José Nazaeno de Souza Monteio¹

Leia mais

ENSINO DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU COM O AUXÍLIO DOS JOGOS DIDÁTICOS

ENSINO DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU COM O AUXÍLIO DOS JOGOS DIDÁTICOS ENSINO DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU COM O AUXÍLIO DOS JOGOS DIDÁTICOS Atu Cuz de Sousa Acadêmico do 9º peíodo do cuso de Licenciatua em Matemática pela UFT. Bolsista do PIBID (Pogama

Leia mais

AS PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INFANTIL 1

AS PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INFANTIL 1 AS PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INFANTIL 1 Edima Campelo Aaújo (Oientado) Pedagogo; Meste em Ciências da Educação Pofesso da Faculdade ISEPRO; e-mail: ojuaacampelo@hotmail.com

Leia mais

OS DECRETOS NA GESTÃO ESCOLAR PARAENSE 1

OS DECRETOS NA GESTÃO ESCOLAR PARAENSE 1 OS DECRETOS NA GESTÃO ESCOLAR PARAENSE 1 Auto: Cassio Vale 2 Mestando pelo Pogama de Pós-Gaduação em Educação Univesidade Fedeal do Paá - UFPA (E-mail: cassiovale07@yahoo.com.b ) Coautoa: Maia do Socoo

Leia mais

Atendimento Educacional Especializado: relato de uma experiência de letramento com estudantes surdos

Atendimento Educacional Especializado: relato de uma experiência de letramento com estudantes surdos Atendimento Educacional Especializado: elato de uma expeiência de letamento com estudantes sudos Mainalva Alexandino Loiola Especialista em LIBRAS Pofessoa da Escola Municipal Doutoa Maia Amélia Bastos,

Leia mais

ELETRICIDADE CAPÍTULO 3 LEIS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

ELETRICIDADE CAPÍTULO 3 LEIS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS ELETICIDADE CAPÍTULO 3 LEIS DE CICUITOS ELÉTICOS - CONSIDEE A SEGUINTE ELAÇÃO: 3. LEI DE OHM - QUALQUE POCESSO DE CONVESÃO DE ENEGIA PODE SE ELACIONADO A ESTA EQUAÇÃO. - EM CICUITOS ELÉTICOS : - POTANTO,

Leia mais

BRINQUEDOTECA DO CAMPUS UFMA DE IMPERATRIZ: uma análise das atividades desenvolvidas com uma pré-escola municipal localizada em seus arredores

BRINQUEDOTECA DO CAMPUS UFMA DE IMPERATRIZ: uma análise das atividades desenvolvidas com uma pré-escola municipal localizada em seus arredores BRINQUEDOTECA DO CAMPUS UFMA DE IMPERATRIZ: uma análise das atividades desenvolvidas com uma pé-escola municipal localizada em seus aedoes Buna Coelho de Oliveia Gaduada em Pedagogia Univesidade Estadual

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA ATUAL 1

GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA ATUAL 1 GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA ATUAL 1 Yanda Bandão Macêdo Souza yandabms@hotmail.com Gaduanda do cuso de Pedagogia Univesidade Estadual do Sudoeste da Bahia Buna dos Santos Santana bunasantana0209@hotmail.com

Leia mais

ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL Fabicia Silva Feeia da Costa (1); Auea Danielly Bezea da Costa Oliveia (1); Maia Cleonice Soaes (3) Gaduanda do cuso

Leia mais

TEATRO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID

TEATRO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID TEATRO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID Jose Ismaildo Dantas de Oliveia Gaduando da Univesidade do Estado do Rio Gande do Note Email: ubonego80@hotmail.com Maia Iene Batista de Lima Costa Pofessoa da

Leia mais

ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE ACORDO COM OS POSTULADOS DA PSICOLINGUISTA EMÍLIA FERREIRO 1

ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE ACORDO COM OS POSTULADOS DA PSICOLINGUISTA EMÍLIA FERREIRO 1 ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE ACORDO COM OS POSTULADOS DA PSICOLINGUISTA EMÍLIA FERREIRO 1 Maia Miaíe Peeia Silva (1); Fancicleide Cesáio de Oliveia Fontes (1); (1) Gaduanda do Cuso

Leia mais

Material Teórico - Sistemas Lineares e Geometria Anaĺıtica. Sistemas com Três Variáveis - Parte 2. Terceiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Sistemas Lineares e Geometria Anaĺıtica. Sistemas com Três Variáveis - Parte 2. Terceiro Ano do Ensino Médio Mateial Teóico - Sistemas Lineaes e Geometia Anaĺıtica Sistemas com Tês Vaiáveis - Pate 2 Teceio Ano do Ensino Médio Auto: Pof. Fabício Siqueia Benevides Reviso: Pof. Antonio Caminha M. Neto 1 Sistemas

Leia mais

AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE ÁGUA BRANCA-PI 1

AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE ÁGUA BRANCA-PI 1 AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE ÁGUA BRANCA-PI 1 Edima Campelo Aaújo (Oientado) Pedagogo; Meste em Ciências da Educação Pofesso da Faculdade

Leia mais

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR INFORMAÇÃO-PROVA MATEMÁTICA A 208 Pova 5 2.º Ano de Escolaidade (Deceto-Lei n.º 9/202, de 5 de julho) INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR Na sequência da Infomação-Pova do exame final nacional de Matemática A 5, de

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE SOFTWARE PARA O APRENDIZADO DE TABELA PERIÓDICA COM O AUXILIO DE TABLET E APARELHOS CELULARES

ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE SOFTWARE PARA O APRENDIZADO DE TABELA PERIÓDICA COM O AUXILIO DE TABLET E APARELHOS CELULARES ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE SOFTWARE PARA O APRENDIZADO DE TABELA PERIÓDICA COM O AUXILIO DE TABLET E APARELHOS CELULARES Jaqueline Mendes da Cunha (1); Géssica Gacia Ramos (1); Antônio Macos de Oliveia

Leia mais

A RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS NO MARAJÓ - PARÁ 1 Tatiana Gama de Almeida Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia

A RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS NO MARAJÓ - PARÁ 1 Tatiana Gama de Almeida Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia A RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS NO MARAJÓ - PARÁ 1 Tatiana Gama de Almeida Acadêmica do Cuso de Licenciatua em Pedagogia Univesidade Fedeal do Paá Campus Univesitáio do Maajó Beves

Leia mais

Descontos desconto racional e desconto comercial

Descontos desconto racional e desconto comercial Descontos desconto acional e desconto comecial Uma opeação financeia ente dois agentes econômicos é nomalmente documentada po um título de cédito comecial, devendo esse título conte todos os elementos

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO PROFEBPAR NO MUNICÍPIO DE CODÓ/MA 1

CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO PROFEBPAR NO MUNICÍPIO DE CODÓ/MA 1 CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO PROFEBPAR NO MUNICÍPIO DE CODÓ/MA 1 Samaa de Jesus Cuz 2 Discente do cuso de Pedagogia da UFMA, Campus VII, Codó Iislene Paiva Aaújo 3 Discente do cuso de Pedagogia da UFMA,

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE X LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. Palavras chaves: Leitura, Estágio Supervisionado II, Docência.

INTERDISCIPLINARIDADE X LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. Palavras chaves: Leitura, Estágio Supervisionado II, Docência. INTERDISCIPLINARIDADE X LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II Cistiana Fenandes da Costa1 fcistiana534@gmail.com Jadiane da Silva Oliveia2 jadis.oliveia@gmail.com Kala Tapuia Gomes

Leia mais

LER PARA MAIS APRENDER: INCENTIVO AO HÁBITO DE LEITURA A ALUNOS DA 2ª E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Beatriz Santana do Carmo. Renato Sousa Linhares

LER PARA MAIS APRENDER: INCENTIVO AO HÁBITO DE LEITURA A ALUNOS DA 2ª E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Beatriz Santana do Carmo. Renato Sousa Linhares 1 LER PARA MAIS APRENDER: INCENTIVO AO HÁBITO DE LEITURA A ALUNOS DA 2ª E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Beatiz Santana do Camo Acadêmica do VI peíodo de Letas Licenciatua em Língua Potuguesa e Liteatuas de

Leia mais

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das tarefas de classe propostas por uma professora do 1º ano

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das tarefas de classe propostas por uma professora do 1º ano PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das taefas de classe popostas po uma pofessoa do 1º ano Rhaiza Ludimila Gomes Vieia Univesidade Estadual do Maanhão/ haiza.ludimila@hotmail.com

Leia mais

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1.

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Auto: Gessyka Felix da Silva; Co-auto: Indianaa Cabal de Moais; Oientado: Maia Rosima Gomes dos Santos Rodigues Gaduandas em Licenciatua

Leia mais

RESUMO: INTRODUÇÃO. Palavras-chave: Gestão democrática, Parcerias público-privadas, ProEMI/JF.

RESUMO: INTRODUÇÃO. Palavras-chave: Gestão democrática, Parcerias público-privadas, ProEMI/JF. O PROGRAMA JOVEM DO FUTURO DO INSTITUTO UNIBANCO EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE BELÉM 1 Jhanielly Gonçalves Babosa; Teezinha Fátima Andade Monteio dos Santos Gaduanda em Pedagogia; Doutoa em Educação Univesidade

Leia mais

Lab. 4 Laboratório de Resposta em Frequência 1

Lab. 4 Laboratório de Resposta em Frequência 1 Lab. 4 Laboatóio de Resposta em Fequência 1 Análise do Diagama de Bode Constução do Diagama de Bode Diagama de Bode de uma Função Resposta em Fequência Identificação Expeimental da Função Resposta em Fequência

Leia mais

TUKEY Para obtenção da d.m.s. pelo Teste de TUKEY, basta calcular:

TUKEY Para obtenção da d.m.s. pelo Teste de TUKEY, basta calcular: Compaação de Médias Quando a análise de vaiância de um expeimento nos mosta que as médias dos tatamentos avaliados não são estatisticamente iguais, passamos a ejeita a hipótese da nulidade h=0, e aceitamos

Leia mais

A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ-MA SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA 1

A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ-MA SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA 1 A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ-MA SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA 1 Elaíne Lima Santana 2 Mestanda em Ensino Cento Univesitáio UNIVATES. E-mail:elaineimp@gmail.com Eloíza Mainho

Leia mais

A FORMAÇÃO LEITORA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1

A FORMAÇÃO LEITORA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 A FORMAÇÃO LEITORA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 Andeza Emicala Peeia Cavalcante Mestanda do Pogama de Pós-Gaduação em Ensino- PPGE da Univesidade do Estado

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Santa Cruz (1),

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Santa Cruz (1), UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA INTERVENÇÃO SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA Janiélison dos Santos Silva (1); Jobson de Faias Lima (1); Fancisco Joge de Souza (2); Cistiano Rodigo Gobbi

Leia mais

O LIXO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR 1. Bethânia Monteiro Moreira. Andréia Pereira da Silva

O LIXO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR 1. Bethânia Monteiro Moreira. Andréia Pereira da Silva O LIXO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR 1 Bethânia Monteio Moeia Aluna do cuso Licenciatua em Pedagogia. Univesidade Fedeal do Paá (UFPA). E-mail: bmonteiomoeia@bol.com.b Andéia Peeia da Silva

Leia mais

JOGOS NA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO E DE DIVULGAÇÃO DE ASPECTOS SOBRE A LIBRAS E A SURDEZ ENTRE LICENCIANDOS 1

JOGOS NA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO E DE DIVULGAÇÃO DE ASPECTOS SOBRE A LIBRAS E A SURDEZ ENTRE LICENCIANDOS 1 JOGOS NA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO E DE DIVULGAÇÃO DE ASPECTOS SOBRE A LIBRAS E A SURDEZ ENTRE LICENCIANDOS 1 Adiana Moeia de Souza Coêa; Elane Aguia Feitosa de Feitas; Especialista

Leia mais

SUGESTÕES METODÓLOGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFIA: POR UMA CARTOGRAFIA DA REALIDADE 1

SUGESTÕES METODÓLOGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFIA: POR UMA CARTOGRAFIA DA REALIDADE 1 SUGESTÕES METODÓLOGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFIA: POR UMA CARTOGRAFIA DA REALIDADE 1 Maia Dayane Peeia¹ Gaduanda em Licenciatua em Pedagogia Maia Ilza Matins da Silva Monteio² Gaduanda em Licenciatua

Leia mais

4 Modelo para Extração de Regras Fuzzy a partir de Máquinas de Vetores Suporte FREx_SVM 4.1 Introdução

4 Modelo para Extração de Regras Fuzzy a partir de Máquinas de Vetores Suporte FREx_SVM 4.1 Introdução 4 Modelo paa Extação de Regas Fuzzy a pati de Máquinas de Vetoes Supote FREx_SVM 4.1 Intodução Como já mencionado, em máquinas de vetoes supote não se pode explica a maneia como sua saída é obtida. No

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO PROEJA DO IFMT CAMPUS CONFRESA 1

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO PROEJA DO IFMT CAMPUS CONFRESA 1 A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO PROEJA DO IFMT CAMPUS CONFRESA 1 Maa Maia Duta; Thiago Beiigo Lopes; Macelo Fanco Leão Mesta em Ciências Ambientais; Meste

Leia mais

Análise da Influência da Rigidez das Ligações Viga-Pilar em um Edifício de Concreto Armado Filipe Marinho Nascimento 1, José de Moura Rêgo Neto 2

Análise da Influência da Rigidez das Ligações Viga-Pilar em um Edifício de Concreto Armado Filipe Marinho Nascimento 1, José de Moura Rêgo Neto 2 Análise da Influência da igidez das Ligações Viga-Pila em um Edifício de Conceto Amado Filipe Mainho Nascimento, José de Moua êgo Neto 2 Univesidade Fedeal do Piauí / Depatamento de ecusos Hídicos e Geotecnia

Leia mais

INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS * Palavras- chave: Ciências Naturais, Ensino de Ciências, Formação Inicial.

INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS * Palavras- chave: Ciências Naturais, Ensino de Ciências, Formação Inicial. INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS * Renata do Socoo Lima da Silva 1 ; Rosane Andéia Silva dos Santos 2 ; João Manoel da Silva Malheio 3 1 Discente do cuso de Licenciatua Plena em Pedagogia

Leia mais

GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR 1

GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR 1 GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR 1 Glaucia de Sousa Gomes Gaduanda do cuso de pedagogia Univesidade Fedeal da Paaíba Campus III Felipe do Nascimento Felipe Gaduando do cuso de pedagogia Univesidade

Leia mais

OS IMPACTOS DAS RELAÇÕES ENTRE O COLETIVO DISCENTE E SUA EQUIPE GESTORA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DE SÃO LUÍS-MA 1

OS IMPACTOS DAS RELAÇÕES ENTRE O COLETIVO DISCENTE E SUA EQUIPE GESTORA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DE SÃO LUÍS-MA 1 OS IMPACTOS DAS RELAÇÕES ENTRE O COLETIVO DISCENTE E SUA EQUIPE GESTORA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DE SÃO LUÍS-MA 1 Jaquileuza Aaújo Matins Gaduanda do Cuso de Pedagogia

Leia mais

TIC NA EDUCAÇÃO: UM PANORAMA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO-MA 1. Graduanda em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa

TIC NA EDUCAÇÃO: UM PANORAMA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO-MA 1. Graduanda em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa TIC NA EDUCAÇÃO: UM PANORAMA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO-MA 1 Auto(a): Maia de Jesus de Sousa da Silva Gaduanda em Linguagens e Códigos Língua Potuguesa Univesidade Fedeal do Maanhão

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE 1

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 Jessy Thainná Santos e Silva Discente do Cuso de Pedagogia Univesidade Fedeal do Paá / Campus Maajó Beves jessy_thainna@hotmail.com Emio Feitas

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROEJA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE 2007 A 2013

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROEJA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE 2007 A 2013 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROEJA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE 2007 A 2013 Auto: L.M.S. Gaduação em Pedagogia, Meste em Educação pelo Pogama de Pós Gaduação em Educação Pofissional - PPGEP

Leia mais

CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA INVERSA DE POSIÇÃO

CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA INVERSA DE POSIÇÃO Capítulo 4 - Cinemática Invesa de Posição 4 CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA INVERSA DE POSIÇÃO 4.1 INTRODUÇÃO No capítulo anteio foi visto como detemina a posição e a oientação do ógão teminal em temos das vaiáveis

Leia mais

A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID

A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID Nagila Alves de Almeida Gaduanda em Licenciatua em Ciências Natuais Química Univesidade Fedeal do Maanhão

Leia mais

METÁFORA: uma reflexão conceitual a partir de uma proposta de atividade para o ensino fundamental 1

METÁFORA: uma reflexão conceitual a partir de uma proposta de atividade para o ensino fundamental 1 METÁFORA: uma eflexão conceitual a pati de uma poposta de atividade paa o ensino fundamental 1 Auto: BARRETO, Daniela Jaqueline Tôes (Mestanda em Letas: Ensino de Língua e Liteatua) Oientadoa: FOSSILE,

Leia mais

A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1

A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Josivando Feeia da Cuz Gaduando em Pedagogia Univesidade Estadual do Ceaá josivan.feeia@aluno.uece.b

Leia mais

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: ALGUMAS APROXIMAÇÕES 1. Márcia Francione Sena do Nascimento

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: ALGUMAS APROXIMAÇÕES 1. Márcia Francione Sena do Nascimento A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: ALGUMAS APROXIMAÇÕES 1 Mácia Fancione Sena do Nascimento Gaduanda do 8º peíodo do cuso de pedagogia da Univesidade do Estado do Rio Gande do Note. E-mail:

Leia mais

AS COTAS RACIAIS: UMA MEDIDA INCLUSIVA OU RACISTA? 1

AS COTAS RACIAIS: UMA MEDIDA INCLUSIVA OU RACISTA? 1 AS COTAS RACIAIS: UMA MEDIDA INCLUSIVA OU RACISTA? 1 Kaine Silva Nunes Gaduanda do Cuso de Licenciatua em Ciências Humanas/ Geogafia Univesidade Fedeal do Maanhão- UFMA/Campus de Gajaú. E-mail: kainenunes932@gmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regina Kelly dos Santos Univesidade do Estado do Rio Gande do Note UERN, Reginah_kelly@hotmail.com

Leia mais

INTERTEXTUALIDADE E RELEITURA: MECANISMOS DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE TEXTOS 1

INTERTEXTUALIDADE E RELEITURA: MECANISMOS DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE TEXTOS 1 INTERTEXTUALIDADE E RELEITURA: MECANISMOS DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE TEXTOS 1 Laissa Rodigues Reis Sousa Acadêmica do VI peíodo do Cuso de Letas Licenciatua em Língua Potuguesa e Liteatuas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DAS TICS EM SALA DE AULA 1. Ailton Durigon RESUMO INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DAS TICS EM SALA DE AULA 1. Ailton Durigon RESUMO INTRODUÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DAS TICS EM SALA DE AULA 1. Ailton Duigon Instituto Fedeal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Cataina (IFSC) Campus Lages. E-mail: ailton.duigon@ifsc.edu.b

Leia mais

Helena Quirino Porto Aires

Helena Quirino Porto Aires LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Helena Quiino Poto Aies Meste em Educação Univesidade Fedeal do Tocantins UFT hequiiino.uft@mail.uft.edu.b

Leia mais

O TRABALHO PEDAGOGICO NO PROEJA: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA DOCENTE 1

O TRABALHO PEDAGOGICO NO PROEJA: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA DOCENTE 1 O TRABALHO PEDAGOGICO NO PROEJA: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA DOCENTE 1 Sandy Caoline Seaba Coelho Gaduanda do Cuso de Licenciatua Plena em Pedagogia. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Univesidade

Leia mais

PROJETO ARTES VISUAIS NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID PEDAGOGIA UFC 1

PROJETO ARTES VISUAIS NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID PEDAGOGIA UFC 1 PROJETO ARTES VISUAIS NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID PEDAGOGIA UFC 1 Miela dos Santos Amaal (1); Nayaa Feitas da Silva (2); Maia José Albuqueque da Silva (3) (1. Gaduada em Pedagogia,

Leia mais

APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS ÚTEIS COM A OBRA A GALINHA RUIVA : EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS ÚTEIS COM A OBRA A GALINHA RUIVA : EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS ÚTEIS COM A OBRA A GALINHA RUIVA : EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Letícia Bezea Fança Email: leticiafanca_pedagogia@outlook.com; Lizanda Maia de Casto Fenandes Email:

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA COLEÇÃO ASAS PARA VOAR 1

A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA COLEÇÃO ASAS PARA VOAR 1 A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA COLEÇÃO ASAS PARA VOAR 1 Fenanda Laissa Oliveia Tenóio (1); Cinthia Rogéia de Sousa Feeia Silva (2); Genylton

Leia mais

Resumo. Palavras-Chave: Conhecimento. Educação Indígena. Informática Básica. INTRODUÇÃO

Resumo. Palavras-Chave: Conhecimento. Educação Indígena. Informática Básica. INTRODUÇÃO UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA BÁSICA DOS ACADÊMICOS DA 7ª TURMA DO CURSO DE GESTÃO TERRITORIAL INDÍGENA DO INSTITUTO INSIKIRAN DA UFRR 1. Auto: Macos Vieia Aaújo (1); Co-auto: Maia

Leia mais

RESUMO. (83) r

RESUMO. (83) r 1 A MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONSIDERANDO O TRABALHO CURRICULAR PAUTADO NAS APRENDIZAGENS DAS DIFERENTES LINGUAGENS COM AS CRIANÇAS. Fancisca

Leia mais

A AFETIVIDADE DOS PROFESSORES, EM SALA DE AULA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM UMA CRECHE MUNICIPAL.

A AFETIVIDADE DOS PROFESSORES, EM SALA DE AULA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM UMA CRECHE MUNICIPAL. A AFETIVIDADE DOS PROFESSORES, EM SALA DE AULA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM UMA CRECHE MUNICIPAL. Aiella de Lima Faias 1 Iaa Apaecida Paiva 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO www.uema.b RESUMO

Leia mais

O PAPEL DAS APRENDIZAGENS IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS. Juliana Chioca Ipolito Mestre em Educação Universidade Federal do Tocantins

O PAPEL DAS APRENDIZAGENS IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS. Juliana Chioca Ipolito Mestre em Educação Universidade Federal do Tocantins O PAPEL DAS APRENDIZAGENS IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS Juliana Chioca Ipolito Meste em Educação Univesidade Fedeal do Tocantins Este atigo é esultado de pate dos estudos ealizados na disciplina Linguagem escita,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 1. Yandra Brandão Macêdo Souza Graduanda em Pedagogia

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 1. Yandra Brandão Macêdo Souza Graduanda em Pedagogia A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 1 Yanda Bandão Macêdo Souza Gaduanda em Pedagogia Univesidade Estadual do Sudoeste da Bahia- yandabms@hotmail.com Buna dos Santos Santana Gaduanda

Leia mais

O PLANEJAMENTO COMO O CENTRO DE APOIO PARA A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO RESUMO

O PLANEJAMENTO COMO O CENTRO DE APOIO PARA A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO RESUMO O PLANEJAMENTO COMO O CENTRO DE APOIO PARA A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO Geizilda Dantas de Souza Univesidade do Estado do Rio Gande do Note (UERN) ge.souza@hotmail.com.b Paulisma Campos Alves Univesidade

Leia mais

TRABAJO. Empresa o Entidad Daimon Engenharia e Sistemas Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA

TRABAJO. Empresa o Entidad Daimon Engenharia e Sistemas Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA Título Análise de Patida de Motoes de Indução em Redes de Distibuição Utilizando Cicuito Elético Equivalente Obtido po Algoitmo Evolutivo Nº de Registo (Resumen 134 Empesa o Entidad Daimon Engenhaia e

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EJA.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EJA. 1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EJA. Facivane Pinho de Souza¹ Èissa Regina Silva de Souza 2 Leide Ana Viana Ribeio 3 Especialista em Lingua Basileia de Sinais 1 Especialista

Leia mais

O ÁBACO DE FRAÇÃO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA Autor (1) Tiago Felipe Oliveira e Silva;

O ÁBACO DE FRAÇÃO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA Autor (1) Tiago Felipe Oliveira e Silva; O ÁBACO DE FRAÇÃO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA Auto (1) Tiago Felipe Oliveia e Silva; Instituto Fedeal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Gande do Note Campus

Leia mais

O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL GEOPLANO COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA ABORDAGEM ALGÉBRICA

O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL GEOPLANO COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA ABORDAGEM ALGÉBRICA O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL GEOPLANO COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA ABORDAGEM ALGÉBRICA Maxsuel da Silva Emiliano1; Maia Josivânia de Lima Abdala1. Instituto Fedeal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO RESUMO ESCOLAR 1 Samaa Boges da Silva Licenciada em Pedagogia Univesidade Fedeal do Piauí - UFPI Ianeide Moais Lopes Oliveia Licenciada em Pedagogia

Leia mais

O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR 1 Rafael Chaves da Luz Meste em Gestão e Desenvolvimento Regional, DeVy/Facimp Faculdade de Impeatiz,

Leia mais

A AULA DE ARTE NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA E.E.I.F MARIA PIA BRÍGIDO 1

A AULA DE ARTE NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA E.E.I.F MARIA PIA BRÍGIDO 1 A AULA DE ARTE NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA E.E.I.F MARIA PIA BRÍGIDO 1 Maia das Dôes de Souza Gonçalves Gaduanda do cuso de Pedagogia e Bolsista de Pogama Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Fancisca Dêyvila da Silva Batista Gaduanda do Cuso de Pedagogia Univesidade Fedeal de Campina Gande

Leia mais

Resumo. 1 Introdução. (83) r

Resumo. 1 Introdução. (83) r AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS E O ESTADO DA QUESTÃO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS PESQUISAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Eliziane Rocha Casto Meste em Educação Univesidade Estadual

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: PROPORCIONANDO ENSINAR ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS 1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: PROPORCIONANDO ENSINAR ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: PROPORCIONANDO ENSINAR ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS 1 Kaina Taís Kein (Gaduanda em Aquitetua e Ubanismo Univates) Cento Univesitáio Univates kainakein@gmail.com

Leia mais

Aula Invariantes Adiabáticos

Aula Invariantes Adiabáticos Aula 6 Nesta aula, iemos inicia o estudo sobe os invaiantes adiabáticos, finalizando o capítulo 2. Também iniciaemos o estudo do capítulo 3, onde discutiemos algumas popiedades magnéticas e eléticas do

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: um olhar a partir das produções acadêmicas no período de 2006 a

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: um olhar a partir das produções acadêmicas no período de 2006 a FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: um olha a pati das poduções acadêmicas no peíodo de 2006 a 2015 1 Milena Ross do Nascimento da Silva Especialista em Docência do Ensino Supeio Instituto de Ensino Supeio

Leia mais

REPENSANDO O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO 1

REPENSANDO O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO 1 REPENSANDO O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO 1 Auto (a): Buna dos Santos (Gaduanda do cuso de Psicologia-UNIVATES) Cento univesitáio UNIVATES-bdsantos@outlook.com

Leia mais

EVOLUÇÃO DA MATRICULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICIPIO DE BELÉM- PA, NOS ANOS DE 2013 A

EVOLUÇÃO DA MATRICULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICIPIO DE BELÉM- PA, NOS ANOS DE 2013 A EVOLUÇÃO DA MATRICULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICIPIO DE BELÉM- PA, NOS ANOS DE 2013 A 2016 1. Elisa Patícia Paiva de Alcântaa (1); Daniele Boges Silva (2); Selma Costa Pena (3). (1) Discente do Cuso de

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO SEGUNDO ANO DA COLEÇÃO DIDÁTICA PROJETO PROSA 1. Jéssica Reis Santos

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO SEGUNDO ANO DA COLEÇÃO DIDÁTICA PROJETO PROSA 1. Jéssica Reis Santos ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO SEGUNDO ANO DA COLEÇÃO DIDÁTICA PROJETO PROSA 1 Jéssica Reis Santos Univesidade Fedeal do Paá - jessica.hist@hotmail.com Resumo Este atigo tem como desígnio

Leia mais

SER EDUCADOR EM CLASSES MULTIANOS DO MARAJÓ: uma reflexão sobre a realidade dos profissionais de três Escolas Ribeirinhas de Breves/PA 1

SER EDUCADOR EM CLASSES MULTIANOS DO MARAJÓ: uma reflexão sobre a realidade dos profissionais de três Escolas Ribeirinhas de Breves/PA 1 SER EDUCADOR EM CLASSES MULTIANOS DO MARAJÓ: uma eflexão sobe a ealidade dos pofissionais de tês Escolas Ribeiinhas de Beves/PA 1 Auto: Elbison Bispo Gomes Gaduando em Pedagogia Univesidade Fedeal do Paá/Campus

Leia mais

A VOZ NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A VOZ NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A VOZ NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Natal Lânia Roque Fenandes Dª em Educação Instituto Fedeal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceaá IFCE, Campus Fotalezalaninhaoque@gmail.com Resumo As

Leia mais

AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS USANDO LÁPIS E PAPEL NA COMPREENSÃO DE GEOMETRIA: investigação com alunos do nono ano do ensino fundamental 1

AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS USANDO LÁPIS E PAPEL NA COMPREENSÃO DE GEOMETRIA: investigação com alunos do nono ano do ensino fundamental 1 AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS USANDO LÁPIS E PAPEL NA COMPREENSÃO DE GEOMETRIA: investigação com alunos do nono ano do ensino fundamental 1 Raimundo Luna Nees D. Em Educação (Matemática) UNESP/SP Univesidade

Leia mais

PREVALÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO COTIDIANO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA Aline Santana Figueiredo¹

PREVALÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO COTIDIANO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA Aline Santana Figueiredo¹ PREVALÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO COTIDIANO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA Aline Santana Figueiedo¹ 1 Acadêmica de Enfemagem Univesidade Fedeal do Maanhão, email:

Leia mais

Física Experimental: Mecânica. Aula 1. Introdução ao laboratório

Física Experimental: Mecânica. Aula 1. Introdução ao laboratório Física Expeimental: Mecânica Aula 1 Intodução ao laboatóio 1 Conteúdo desta aula: -Objetivos... slides 3 6 -Divisão de gupos... slides 6 8 -Uso de equipamentos... slides 9 11 -Unidades Intenacionais...

Leia mais

Algumas observações com relação ao conjunto de apostilas do curso de Fundamentos de Física Clássica ministrado pelo professor Ricardo (DF/CCT/UFCG).

Algumas observações com relação ao conjunto de apostilas do curso de Fundamentos de Física Clássica ministrado pelo professor Ricardo (DF/CCT/UFCG). undamentos de isica Classica Pof Ricado OBS: ESTAS APOSTILAS ORAM ESCRITAS, INICIALMENTE, NUM PC CUJO TECLADO NÃO POSSUIA ACENTUAÇÃO GRÁICA (TECLADO INGLES) PORTANTO, MUITAS PALAVRAS PODEM ESTAR SEM ACENTOS

Leia mais

A UTILIZAÇAO DO COMPUTADOR E DE SOFTWARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL FREI BENJAMIN DE BORNO EM GRAJAÚ- MA 1

A UTILIZAÇAO DO COMPUTADOR E DE SOFTWARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL FREI BENJAMIN DE BORNO EM GRAJAÚ- MA 1 A UTILIZAÇAO DO COMPUTADOR E DE SOFTWARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL FREI BENJAMIN DE BORNO EM GRAJAÚ- MA 1 Keilla dos Santos Aaújo Gaduanda em Licenciatua em Ciências Natuais/Química

Leia mais

TEATRO NA ESCOLA: ensinando e encenando fábulas. Autor: Kelly Costa Freire Graduanda em Linguagens e Códigos Música

TEATRO NA ESCOLA: ensinando e encenando fábulas. Autor: Kelly Costa Freire Graduanda em Linguagens e Códigos Música TEATRO NA ESCOLA: ensinando e encenando fábulas Auto: Kelly Costa Feie Gaduanda em Linguagens e Códigos Música Univesidade Fedeal do Maanhão kellycfeie@hotmail.com Co-auto: Juliana Pinho Liate Gaduanda

Leia mais

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ROBERTO SILVINO 1

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ROBERTO SILVINO 1 PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ROBERTO SILVINO 1 Laissa Pantoja da Gama (1); Maia Celiane S. Lopes (2); Calos Renilton Feitas Cuz (3) Bolsista do Pogama de Iniciação à

Leia mais

SABERES DOCENTES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS 1. Tyciana Vasconcelos Batalha Graduanda em Pedagogia

SABERES DOCENTES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS 1. Tyciana Vasconcelos Batalha Graduanda em Pedagogia SABERES DOCENTES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS 1 Tyciana Vasconcelos Batalha Gaduanda em Pedagogia Univesidade Fedeal do Maanhão (UFMA). E-mail: alftyci@gmail.com Maycon Peeia Guimaães Gaduando

Leia mais

QUÍMICA NO COTIDIANO: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Palavras-chave: Ensino de química, Contextualização, Ensino Médio.

QUÍMICA NO COTIDIANO: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Palavras-chave: Ensino de química, Contextualização, Ensino Médio. QUÍMICA NO COTIDIANO: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Giselly de Oliveia Silva (1); Émeson Silva da Penha (2); Eivaldo Gumecindo de Souza Neto (3); Ana Patícia Siqueia Tavaes Falcão (4) 1 Instituto

Leia mais

GEOGRAFIA HISTÓRICA COMO TEORIA DE ANÁLISE: ENTRE ESPAÇO E TEMPO 1

GEOGRAFIA HISTÓRICA COMO TEORIA DE ANÁLISE: ENTRE ESPAÇO E TEMPO 1 GEOGRAFIA HISTÓRICA COMO TEORIA DE ANÁLISE: ENTRE ESPAÇO E TEMPO 1 Keila Andade Haiashida Pós-Doutoado em Educação (UFPB), Doutoado em Geogafia (UECE), Mestado em Educação (UFC), Gaduação em Pedagogia

Leia mais

PALAVRAS CHAVES: Leitura, Mediação, PIBID, Experiência, Intervivência.

PALAVRAS CHAVES: Leitura, Mediação, PIBID, Experiência, Intervivência. UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA PIBID COM O PROJETO: UMA VIAGEM NA BIBLIOTECA: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA Maia Jocelma Duate de Lima Gaduanda da Univesidade do Estado do Rio Gande do Note-UERN E-mail:

Leia mais

Estimativa da área semeada de milho segunda safra 2018 na região oeste do Paraná utilizando imagens Landsat 8. Pedro Barella 1* ; Jonathan Richetti 2

Estimativa da área semeada de milho segunda safra 2018 na região oeste do Paraná utilizando imagens Landsat 8. Pedro Barella 1* ; Jonathan Richetti 2 p. 185 a 189. 185 Estimativa da áea semeada de milho segunda safa 2018 na egião oeste do Paaná utilizando imagens Landsat 8 Pedo Baella 1* ; Jonathan Richetti 2 1 Acadêmico do cuso de Agonomia do cento

Leia mais

FÍSICA º Ano de Escolaridade. Código 315

FÍSICA º Ano de Escolaridade. Código 315 INFORMAÇÃO-PROVA FÍSICA 018 Código 315 1.º Ano de Escolaidade Intodução O pesente documento divulga infomação elativa à pova de exame de equivalência à fequência da disciplina de Física, a ealiza em 018,

Leia mais

LINGUAGEM TEATRAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL

LINGUAGEM TEATRAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL LINGUAGEM TEATRAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL I Fancisca Thais Peeia Costa Gaduanda da Univesidade do Estado do Rio Gande do Note Email: tatahpedagogia@outlook.com Fancicleide Cesáio

Leia mais

AS VARIÁVEIS COGNITIVAS DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA DE ISOMORFISMO DE MEDIDAS ELABORADAS POR PROFESSORAS DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

AS VARIÁVEIS COGNITIVAS DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA DE ISOMORFISMO DE MEDIDAS ELABORADAS POR PROFESSORAS DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AS VARIÁVEIS COGNITIVAS DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA DE ISOMORFISMO DE MEDIDAS ELABORADAS POR PROFESSORAS DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Eliziane Rocha Casto Mesta em Educação Univesidade Estadual do Ceaá,

Leia mais

AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO

AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO José Hélio de Oliveia Alfedo* Fancisco de Assis Mainho Moais** Edináia Mainho da Costa*** *Discente do Cuso de Pedagogia pela Faculdade Evolução

Leia mais

O Jogo do resta-um num tabuleiro infinito

O Jogo do resta-um num tabuleiro infinito O Jogo do esta-um num tabuleio infinito Alexande Baaviea Milton Pocópio de Boba 1. Intodução. No EREMAT-007 em Canoas-RS, acompanhando a Kelly, aluna de Matemática da UNIVILLE, assisti a váias palestas,

Leia mais

OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS 1

OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS 1 OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS 1 Camila Luciana Bomfim da Rocha; Acadêmica do Cuso de Licenciatua em Matemática da Univesidade Fedeal do Tocantins Bolsista

Leia mais

PALAVRAS- CHAVE: Escola; Qualidade de vida; Atividade Física.

PALAVRAS- CHAVE: Escola; Qualidade de vida; Atividade Física. RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS COM A ALIMENTAÇÃO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFª MARIA EDILMA DE FREITAS, NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS- RN. Alexia Caolinne Aquino Silva(1)

Leia mais

A PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADO E A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ 1 Aline Cristina Guerreiro Siqueira

A PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADO E A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ 1 Aline Cristina Guerreiro Siqueira A PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADO E A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ 1 Aline Cistina Gueeio Siqueia Gaduanda do Cuso de Pedagogia e bolsista do Obsevatóio da Educação; Univesidade Fedeal

Leia mais

O PROFESSOR E A FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA PRÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA. Renata Paiva de Freitas. Vinicius Batista Vieira. Francisca Laura Neta

O PROFESSOR E A FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA PRÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA. Renata Paiva de Freitas. Vinicius Batista Vieira. Francisca Laura Neta O PROFESSOR E A FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA PRÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA 1 Renata Paiva de Feitas Univesidade do Estado do Rio Gande do Note-UERN, enatapedagoga06@gmail.com 2 Vinicius Batista Vieia Instituto

Leia mais