PARTE II EQUILÍBRIO DA PARTÍCULA E DO CORPO RÍGIDO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARTE II EQUILÍBRIO DA PARTÍCULA E DO CORPO RÍGIDO"

Transcrição

1 1 PARTE II EQUILÍBRIO DA PARTÍULA E DO ORPO RÍGIDO Neste capítulo ncalente trataos do equlíbro de partículas. E seguda são apresentadas as defnções dos centros de gravdade, centros de assa e centródes - centros geoétrcos - dos corpos rígdos. São defndas as condções geras de equlíbro para os corpos rígdos, sto é, corpos para os quas as deforações são desprezadas. As equações geras de equlíbro para ssteas planos de forças e ssteas espacas de forças são apresentadas. Ao fnal é feta ua análse dos odelos de vínculos as couns aplcados aos corpos rígdos. 2.1 ONDIÇÕES DE EQUILÍBRIO PARA PARTÍULAS Nas aplcações e projetos é cou ao engenhero usar odelos sples quando os resultados ass obtdos são adequados e teros de aproação aos valores reas de casos analsados. Mutas vezes corpos rígdos são substtuídos por partículas coo splfcação. Defnos coo partícula u corpo rígdo cujas densões pode ser desprezadas. Podeos aplcar tabé as regras do equlíbro de partículas para corpos nos quas todas as forças a ele aplcadas são concorrentes nu únco ponto. Dadas váras forças aplcadas a ua partícula, ver gura 2.1, qual ou quas são as condções para ocorrer o equlíbro? Vaos defnr o equlíbro através da prera le de Newton: se a resultante de todas as forças que atua nua partícula for nula, então a sua velocdade é constante, ou seja n R 0 v c (constante) (2.1) 1

2 A 4 gura orças aplcadas nua partícula A. Mutas vezes dz-se que o equlíbro estátco ocorre quando a velocdade é nula. Mas, para aor precsão de lnguage é elhor dentfcar o caso de velocdade nula coo condção de repouso e equlíbro estátco coo qualquer condção de força resultante nula. onsdereos a segunda le de Newton para partículas: n R 1 a (2.2) Se a força resultante R for nula, então, R 0 a 0 (2.3) e a velocdade é constante. Ass a condção dada e (2.1) é necessára e t abé sufcente para ocorrer o equlíbro. 2.2 DIAGRAMA DE ORPO LIVRE Para a correta solução dos probleas de estátca é sepre necessáro esboçar o dagraa de corpo lvre. No caso das partículas é u dagraa sples: resue-e no esboço de todas as forças aplcadas na partícula (conhecdas ou ncógntas) co suas dreções, ou através de suas coponentes. Veja o eeplo apresentado na gura 2.2.

3 3 A A B A AB k Q P k gura Dagraa de corpo lvre da partícula A. Neste caso, há três forças aplcadas e A, sendo ua aplcada pelo cabo AB, outra pelo cabo A e outra pela ola AD. A força desta ola é gual à força P enquanto que a força do cabo A, que passa pela pola, será gual à Q no caso de se desprezar o atrto entre o eso e a pola. Este ua relação portante para olas lneares, entre as forças aplcadas às olas e as correspondentes deforações. Esta relação é conhecda coo le de Hooke para olas lneares, epressa da segunte fora: M k l (2.4) onde k é a constante elástca da ola, l l l0 é a sua deforação, sendo l o seu coprento quando deforada e l 0 o seu coprento quando se carga e correspondenteente se deforação. M = kl M k l M gura Le de Hooke para olas lneares de constante k.

4 4 2.3 SISTEMAS DE ORÇAS OPLANARES Quando todas as forças aplcadas a ua partícula estão nu eso plano dzeos que estas forças são coplanares. Se utlzaros o plano y coo o plano destas forças, podeos decopô-las nas duas coordenadas e y. Neste caso a aplcação da condção de equlíbro (2.1) nos conduz a R n 1 0 y j 0 (2.5) ou, a u sstea de duas equações escalares dadas por y 0 0 (2.6) 2.4 SISTEMAS DE ORÇAS TRIDIMENSIONAIS Quando não é possível colocar todas as forças aplcadas a ua partícula nu únco plano, dzeos que o sstea forado por estas forças é trdensonal. Neste caso deveos decopor todas estas forças aplcadas nas coordenadas cartesanas yz. A aplcação da condção de equlíbro (2.1) nos conduz a R n 1 0 y j z k 0 (2.7) ou a u sstea de três equações escalares y z (2.8)

5 5 2.5 ENTRO DE GRAVIDADE, ENTRO DE MASSA E ENTRÓIDE Vaos defnr as propredades de deternados pontos partculares de u corpo rígdo. entro de Gravdade é defndo coo o ponto na qual o sstea equvalente de forças dstrbuídas de u corpo, devdo à ação da gravdade, se resue a ua força, denonada força-peso W ou splesente peso do corpo. Da defnção de sstea equvalente obteos as seguntes relações: W d gd (2.9) W onsderando que o vetor aceleração da gravdade g não vara ao longo de toda a assa do corpo rígdo, teos que W g onde d (2.10) Podeos deternar as coordenadas da posção do centro de gravdade G, y G e z G usando as propredades de ssteas equvalentes através de y z G G G W W W dw y dw z dw g d y g d z g d (2.11) As coordenadas da posção do centro de assa, y e z são defndas por y z d y d (2.12) z d Observe-se que se consderaros a aceleração da gravdade g constante para todos os pontos do corpo rígdo, então o centro de assa concde co o centro de gravdade e ass será tratado e todo este teto.

6 nalente, consderando que a densdade de assa, ou assa específca ρ, seja constante ao longo de todo o volue, defnos o centróde ou centro de volue coo: V y V z V V V V dv y dv z dv 6 (2.13) Podeos estender a defnção de centróde de volue para áreas e para lnhas, através de procedento análogo. Ass, para ua dada área A no plano y, o seu centróde fca dado por equações slares a (2.13), obtdas fazendo a substtução do dferencal dv por eda. onsderando a espessura e uto pequena, obteos A y A A A da y da (2.14) Para ua dada lnha plana de coprento L, o seu centróde fca dado por equações slares a (2.13), obtdas fazendo a substtução do dferencal dv por adl. onsderando a área a da seção transversal da lnha uto pequena, obteos L y L L L dl y dl (2.15) Para sóldos de revolução há dos teoreas, conhecdos coo teoreas de Pappus e Guldnus, que relacona propredades de lnhas co áreas de superfíces geradas e propredades de áreas co volues dos sóldos gerados. dl r r l z gura Teorea I de Pappus e Guldnus.

7 7 Seja ua lnha l de coprento L, cujo centróde está na posção r, confore ndcado na fgura 2.4. O eleento de área de superfíce ds gerado pela rotação copleta do eleento da lnha dl é gual a ds 2 r dl. Portanto, a área da superfíce S gerada pela rotação copleta da lnha é dada por S 2 rdl (2.16) L Aplcando e (2.16) a propredade de centróde de lnha, obteos: S 2 r L Teorea I de Pappus e Guldnus (2.17) l da r r A z gura Teorea II de Pappus e Guldnus. Seja a área A entre a lnha l e o eo z, e o centróde desta área na posção r, confore ndcado na fgura 2.5. O eleento de volue dv gerado pela rotação copleta do eleento de área da é gual a dv 2 r da. Portanto, o volue V gerado pela rotação copleta desta área é dado por V 2 rda (2.18) A Aplcando e (2.18) a propredade de centróde de área, obteos: V 2 r A Teorea II de Pappus e Guldnus (2.19)

8 8 2.6 EQUILÍBRIO DE UM ORPO RÍGIDO Seja u corpo rígdo, confore ostra a fgura 2.6, sobre o qual atua váras forças eternas e dferentes pontos. Vaos dentfcar a força eterna resultante que atua na partícula P coo e a força nterna que a partícula j faz sobre coo f j, confore ostra a fgura 2.6. Agora vaos escrever a equação de equlíbro desta partícula do corpo rígdo da segunte fora f 0 (2.20) j j Se soaros as equações de equlíbro aplcadas a todas as partículas deste corpo rígdo, obtereos f 0 (2.21) j j z f j r P O y gura orças nua partícula P de u corpo rígdo. Se toaros os oentos de todas as forças que atua na partícula P e relação a u ponto qualquer O, tereos coo conseqüênca de (2.20) M r r f 0 (2.22) O j j Vaos soar esta equação aplcada a todos os pontos do corpo rígdo, M r r f 0 (2.23) O j j

9 Ua vez que as forças nternas sepre ocorre aos pares, os segundos teros das equações (2.21) e (2.23) são nulos. Logo estas equações de equlíbro pode ser escrtas coo 9 0 (2.24) onde a soa se faz apenas co todas as forças eternas, e M O r 0 (2.25) onde a soa se faz apenas co os oentos de todas as forças eternas. Outra fora de se obter as equações de equlíbro de u corpo rígdo é fundaentada nas les de Newton-Euler. Defne-se o equlíbro de u corpo coo o estado no qual as acelerações de todos os pontos são nulas. Isto corresponde nu corpo rígdo a u estado no qual a aceleração do centro de assa e a aceleração angular deste corpo são nulas. Usando esta defnção as equações (2.24) e (2.25) são obtdas edataente a partr das les de Newton-Euler para o ovento, fazendo nulas as acelerações ndcadas. Desta fora, a equação vetoral (2.24) de equlíbro das forças eternas pode ser escrta e suas coponentes, y e z, ou seja, y z (2.26) e a equação vetoral (2.25) de equlíbro dos oentos das forças eternas e relação à orge do sstea de referênca O, pode ser escrta através do equlíbro dos oentos e relação aos eos, y e z, ou seja M M M y z (2.27)

10 Portanto, nos probleas de ssteas de forças espacas podeos ter até ses equações escalares de equlíbro, lnearente ndependentes. Se tveros alguas condções partculares, coo por eeplo, u sstea espacal onde todas as forças são concorrentes, teos apenas as três equações (2.26) coo condção de equlíbro. Outro caso partcular é de u sstea espacal onde todas as forças são paralelas. Neste caso teos apenas três equações para o equlíbro, sendo ua das equações (2.26) e duas das (2.27). Para ssteas nos quas todas as forças estão nu plano, por eeplo, o plano y, as equações (2.26) e (2.27) fca reduzdas à: 10 e 0 (2.28) y 0 0 (2.29) Observe-se que neste caso, as forças correspondentes a bnáros aplcados deve estar no eso plano das forças, pos de outra fora o sstea de forças não sera plano. 2.7 MODELOS DE VÍNULOS ENTRE ORPOS RÍGIDOS orpos rígdos estão e geral presos a outros corpos através de deternados vínculos reas. Para os cálculos de engenhara, são crados alguns odelos que procura representar de fora próa os vínculos reas. Os odelos de vínculos ntroduze restrções a oventos, representadas por forças e oentos de bnáros correspondentes à atuação dos vínculos sobre o corpo rígdo e análse. Ass, ao fazeros o dagraa do corpo lvre de u corpo rígdo deveos colocar todas as forças eternas aplcadas, que podeos dvdr e dos tpos: carregaentos, nclundo o peso própro, e as ações dos vínculos, utas vezes denonadas reações de apoo. o relação à vnculação de u corpo rígdo podeos consderá-la sobre váras condções:

11 () vnculação ncopleta que não pede copletaente o ovento do corpo rígdo, pertndo o ovento e alguas dreções se houver ação nestas dreções, e que o equlíbro só pode ocorrer e condções partculares de carregaento. Estes casos são chaados às vezes de hpostátcos. () vnculação copleta que ntroduz u conjunto íno de forças ou oentos de bnáros necessáros para que ocorra equlíbro co quasquer carregaentos. Nestes casos qualquer ovento do corpo rígdo é peddo e as equações de equlíbro da estátca dos corpos rígdos são sufcentes para a deternação das condções de equlíbro. Estes casos são chaados de sostátcos. () vnculação copleta que ntroduz u conjunto aor que o íno de forças ou oentos de bnáros necessáros para que ocorra equlíbro co quasquer carregaentos. Dz-se tabé que há vínculos redundantes. Nestes casos, ass coo no anteror, qualquer ovento do corpo rígdo é peddo. Entretanto aqu as equações de equlíbro da estátca dos corpos rígdos não são sufcentes para a deternação das condções de equlíbro. Há necessdade de equações adconas para deternação copleta dos esforços de equlíbro. E geral estas equações adconas corresponde às condções de copatbldade de deforações, assunto que é tratado na Mecânca dos Sóldos Deforáves. Estes casos são chaados de hperestátcos. A questão de vínculos de u corpo rígdo está lgada dretaente ao conceto de graus de lberdade. Defnos graus de lberdade ao núero íno de coordenadas ndependentes necessáro para descrever o ovento de u corpo rígdo. orpos rígdos tê no áo 3 graus de lberdade nos oventos planos e 6 graus de lberdade nos oventos espacas. Os vínculos são ntroduzdos para ltar os oventos. Naqueles eleentos que o projeto requer que não ocorra ovento, coo nas aplcações da estátca, os vínculos deve ser escolhdos para pedr qualquer tpo de ovento Estruturas subetdas a esforços contdos nu plano Nas estruturas subetdas a u conjunto de esforços, todos nu únco plano, podeos ter vínculos que tenha de 0 a 3 graus de lberdade.

12 Modelos de vínculos co 0 graus de lberdade são usualente chaados de engastaentos. Nestes casos o vínculo ntroduz esforços de tal anera que qualquer ovento é peddo ndependente da estênca de outros vínculos na estrutura. No dagraa de corpo lvre este vínculo ntroduz 1 força de dreção desconhecda e 1 bnáro ou 2 forças de dreções conhecdas, e geral adota-se perpendculares entre s, e 1 bnáro ver gura 2.7a. Modelos de vínculos co 1 grau de lberdade são usualente chaados de artculações, que corresponde a pnos lsos e lgações. Estes tpos de vínculos ntroduze esforços que pede deslocaentos lneares, as não pede deslocaentos angulares. No dagraa de corpo lvre ntroduze 1 força de dreção desconhecda, ou 2 forças de dreções conhecdas ver gura 2.7b. Há tabé os vínculos engastaento óvel e gua co colar rígdo. Modelos de vínculos co 2 graus de lberdade são usualente chaados de artculações óves, que corresponde aos apoos e superfíces se atrto. Os colares artculados que corre sobre guas tabé são vínculos co 2 graus de lberdade. Estes tpos de vínculos ntroduze esforços que pede deslocaentos lneares apenas na dreção noral às superfíces e contato, as não pede deslocaentos lneares na dreção tangente às superfíces e contato e perte deslocaentos angulares. No dagraa do corpo lvre estes vínculos ntroduze 1 força de dreção conhecda ver gura 2.7c. Posções da estrutura onde não há lgação a outros corpos tê 3 graus de lberdade. De fato, neste caso não há vínculo ntroduzdo na estrutura. Eeplos de síbolos e vínculos e casos planos estão apresentados na gura Estruturas subetdas a esforços espacas Nas estruturas subetdas a u conjunto de esforços quasquer, que não esteja contdos nu únco plano, podeos ter vínculos que tenha de 0 a 6 graus de lberdade. Modelos de vínculos co 0 graus de lberdade são usualente chaados de engastaentos. Nestes casos o vínculo ntroduz esforços de tal anera que qualquer ovento é peddo ndependente da estênca de outros vínculos na estrutura. Usando o sstea cartesano, são ntroduzdos os seguntes esforços no dagraa de corpo lvre:, y, z, M, M y e.

13 Modelos de vínculos co 1 grau de lberdade são usualente chaados de artculações, que corresponde a pnos lsos e lgações. Alguns tpos de dobradças, guas e ancas de encosto (cobnação de ancal radal e ancal aal) tabé possue apenas 1 grau de lberdade. Estes tpos de vínculos ntroduze esforços que pede deslocaentos lneares, as não pede deslocaentos angulares. Há anda o caso de ancal co eo de seção retangular, que perte apenas oventos de translação nua dreção. Modelos de vínculos co 2 graus de lberdade usualente corresponde aos ancas radas, consderando que pede fleões nos eos. Estes tpos de vínculos perte apenas deslocaentos lneares e angulares e relação à dreção longtudnal. Modelos de vínculos co 3 graus de lberdade usualente corresponde às juntas esfércas. Pode tabé corresponder a ancas de encosto, quando se despreza os oentos de vínculos ntroduzdos por este tpo de apoo. Ass são peddos deslocaentos lneares e qualquer dreção, deando lvres os deslocaentos angulares. Este tpo de vínculo ntroduz no dagraa do corpo lvre ua força de dreção desconhecda, ou o que é as usual, suas 3 coponentes ortogonas. Modelos de vínculos co 4 graus de lberdade usualente corresponde aos ancas radas, consderando que não pede fleões nos eos. Estes tpos de vínculos pede apenas deslocaentos lneares nas dreções radas. Modelos de vínculos co 5 graus de lberdade usualente corresponde aos apoos sples e superfíces lsas. Introduz no dagraa do corpo lvre ua força de vínculo da dreção noral às superfíces e contato. Ua lgação através de cabos tabé corresponde a u vínculo co 5 graus de lberdade. Portanto, põe restrção apenas a deslocaentos na dreção deste tpo de vnculação. Posções da estrutura onde não há lgação a outros corpos tê 6 graus de lberdade co relação a oventos espacas. De fato, neste caso não há vínculo ntroduzdo na estrutura. 13

14 14 a) 0 GL = 3 vínculos : engastaento. θ y b) 1 GL = 2 vínculos : unão por pno lso, artculação, engastaento óvel e gua. θ y y c) 2 GL = 1 vínculo : apoo sples, artculação óvel, colar e gua. n n n gura Vínculos de estruturas co sstea plano de forças.

15 15 a) 0 GL = 6 vínculos : engastaento. M y M y Mz z b) 1 GL = 5 vínculos: ancal radal co encosto, gua e eo de seção retangular, unão por pno lso, dobradça. M y z M M y z y M y z M y z c) 2 GL = 4 vínculos: ancal radal M z gura Vínculos de estruturas co sstea espacal de forças.

16 16 d) 3 GL = 3 vínculos: junta esférca ou rótula. y z e) 4 GL = 2 vínculos : ancal radal que perte rotação. z f) 5 GL = 1 vínculo: apoo sples, apoo através de rolete, fo ou cabo. n gura Vínculos de estruturas co sstea espacal de forças.

Física. Física Módulo 1. Sistemas de Partículas e Centro de Massa. Quantidade de movimento (momento) Conservação do momento linear

Física. Física Módulo 1. Sistemas de Partículas e Centro de Massa. Quantidade de movimento (momento) Conservação do momento linear Físca Módulo 1 Ssteas de Partículas e Centro de Massa Quantdade de ovento (oento) Conservação do oento lnear Partículas e ssteas de Partículas Átoos, Bolnhas de gude, Carros e até Planetas... Até agora,

Leia mais

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 8. Invariância de Calibre-Partícula em um Campo Eletromagnético-Colchetes de Poisson

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 8. Invariância de Calibre-Partícula em um Campo Eletromagnético-Colchetes de Poisson 1 MECÂNICA CLÁSSICA AULA N o 8 Invarânca de Calbre-Partícula e u Capo Eletroagnétco-Colchetes de Posson Vaos ver novaente, agora co as detalhes, o ovento de ua partícula carregada e u capo eletroagnétco,

Leia mais

PÊNDULO ELÁSTICO. Fig. 1. Considere o sistema da figura 1. Quando se suspende uma massa, m, na mola, o seu comprimento aumenta de l 0

PÊNDULO ELÁSTICO. Fig. 1. Considere o sistema da figura 1. Quando se suspende uma massa, m, na mola, o seu comprimento aumenta de l 0 PÊNDULO ELÁSTICO. Resuo U corpo lgado a ua ola é posto e ovento osclatóro. Deterna-se as característcas do ovento e estuda-se a conservação da energa ecânca.. Tópcos teórcos Y l 0 l Fg. F r el P r X Consdere

Leia mais

2010 The McGraw-Hill Companies, Inc. All rights reserved. Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho

2010 The McGraw-Hill Companies, Inc. All rights reserved. Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho rof.: nastáco nto Gonçalves lho Introdução Nem sempre é possível tratar um corpo como uma únca partícula. Em geral, o tamanho do corpo e os pontos de aplcação específcos de cada uma das forças que nele

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 09 Unicamp - IFGW. F128 2o Semestre de 2012

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 09 Unicamp - IFGW. F128 2o Semestre de 2012 F-8 Físca Geral I Aula Exploratóra 09 Uncap - IFGW F8 o Seestre de 0 C ext a F ) ( C C C z z z z z y y y y y x x x x x r C r C ext a dt r d dt r d dt r d F ) ( (esta é a ª le de ewton para u sstea de partículas:

Leia mais

Isostática 2. Noções Básicas da Estática

Isostática 2. Noções Básicas da Estática Isostátca. Noções Báscas da Estátca Rogéro de Olvera Rodrgues .1. Força Força desgna um agente capa de modfcar o estado de repouso ou de movmento de um determnado corpo. É uma grandea vetoral e, como tal,

Leia mais

CAPÍTULO 10 DINÂMICA DO MOVIMENTO ESPACIAL DE CORPOS RÍGIDOS

CAPÍTULO 10 DINÂMICA DO MOVIMENTO ESPACIAL DE CORPOS RÍGIDOS 94 CAPÍTUL 10 DNÂCA D VENT ESPACAL DE CPS ÍDS As equações geas que desceve o ovento de u copo ígdo no espaço pode se dvddas e dos gupos: as equações que desceve o ovento do cento de assa, equações de Newton

Leia mais

CAPÍTULO 7. Seja um corpo rígido C, de massa m e um elemento de massa dm num ponto qualquer deste corpo. v P

CAPÍTULO 7. Seja um corpo rígido C, de massa m e um elemento de massa dm num ponto qualquer deste corpo. v P 63 APÍTLO 7 DINÂMIA DO MOVIMENTO PLANO DE ORPOS RÍGIDOS - TRABALHO E ENERGIA Neste capítulo será analisada a lei de Newton apresentada na fora de ua integral sobre o deslocaento. Esta fora se baseia nos

Leia mais

ESPECTROSCOPIA ROTACIONAL

ESPECTROSCOPIA ROTACIONAL 05/03/08 ESPECTOSCOPIA OTACIONAL Prof. Harley P. Martns Flho O odelo do rotor rígdo Partícula de assa grando no espaço a ua dstânca constante de u ponto fxo no espaço: Moento angular da partícula: = rp

Leia mais

Módulo 4 Sistema de Partículas e Momento Linear

Módulo 4 Sistema de Partículas e Momento Linear Módulo 4 Sstea de Partículas e Moento Lnear Moento lnear Moento lnear (quantdade de oento) de ua partícula: Grandeza etoral Undades S.I. : kg./s p Moento lnear e ª Le de ewton: Se a assa é constante: F

Leia mais

Sistemas Equivalentes de Forças

Sistemas Equivalentes de Forças Nona E 3 Corpos CÍTULO ECÂNIC VETORIL R ENGENHEIROS: ESTÁTIC Ferdnand. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de ula: J. Walt Oler Teas Tech Unverst Rígdos: Sstemas Equvalentes de Forças 2010 The cgraw-hll

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano CÁLCULO NUMÉRICO Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 7 e 8 06/204 Ajuste de Curvas AJUSTE DE CURVAS Cálculo Nuérco 3/64 INTRODUÇÃO E geral, experentos gera ua gaa de dados que

Leia mais

Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 1º Teste 04/05/ :00h

Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 1º Teste 04/05/ :00h Lcencatura e Engenhara Geológca e de Mnas Lcencatura e Mateátca Aplcada e Coputação Mestrado Integrado e Engenhara Boédca Mecânca e Ondas 1º Ano -º Seestre 1º Teste 04/05/017 19:00h Duração do teste: 1:30h

Leia mais

Figura 7.1: O problema do ajuste de funções a um conjunto de dados

Figura 7.1: O problema do ajuste de funções a um conjunto de dados Fgura 7: O problea do ajuste de funções a u conjunto de dados Capítulo 7 Aproxação de Funções por Mínos Quadrados 7 Introdução Dado u conjunto de observações (dados), frequenteente deseja-se condensar

Leia mais

Laboratório de Mecânica Aplicada I Estática: Roldanas e Equilíbrio de Momentos

Laboratório de Mecânica Aplicada I Estática: Roldanas e Equilíbrio de Momentos Laboratóro de Mecânca Aplcada I Estátca: Roldanas e Equlíbro de Momentos 1 Introdução O conhecmento das condções de equlíbro de um corpo é mprescndível em númeras stuações. Por exemplo, o estudo do equlíbro

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos da físca 3 Undade C Capítulo 4 Força agnétca esoluções dos exercícos propostos P.33 Característcas da força agnétca : dreção: perpendcular a e a, sto é: da reta s C u D r sentdo: deternado pela regra da

Leia mais

4 Sistemas de partículas

4 Sistemas de partículas 4 Sstemas de partículas Nota: será feta a segunte convenção: uma letra em bold representa um vector,.e. b b Nesta secção estudaremos a generalzação das les de Newton a um sstema de váras partículas e as

Leia mais

Cœlum Australe. Jornal Pessoal de Astronomia, Física e Matemática - Produzido por Irineu Gomes Varella

Cœlum Australe. Jornal Pessoal de Astronomia, Física e Matemática - Produzido por Irineu Gomes Varella Cœlu Australe Jornal Pessoal de Astronoa, Físca e Mateátca - Produzdo por Irneu Goes Varella Crado e 1995 Retoado e Junho de 01 Ano VI Nº 37 - Março de 015 CENTRO DE MASSA DO SISTEMA SOLAR Prof. Irneu

Leia mais

Física I para Engenharia. Aula 7 Massa variável - colisões

Física I para Engenharia. Aula 7 Massa variável - colisões Físca I para Engenhara º Seestre de 04 Insttuto de Físca- Unersdade de São Paulo Aula 7 Massa aráel - colsões Proessor: Valdr Guarães E-al: aldrg@.usp.br Massa Contnuaente Varáel F res F res F res dp d(

Leia mais

3 Metodologia de análise

3 Metodologia de análise 3 Metodologa de análse O étodo de eleentos fntos é utlzado coo a base para as análses realzadas neste trabalho. As equações que resulta da aplcação deste étodo na conservação de oentu deve levar e conta

Leia mais

ANÁLISE DE ERROS. Todas as medidas das grandezas físicas deverão estar sempre acompanhadas da sua dimensão (unidades)! ERROS

ANÁLISE DE ERROS. Todas as medidas das grandezas físicas deverão estar sempre acompanhadas da sua dimensão (unidades)! ERROS Físca Arqutectura Pasagístca Análse de erros ANÁLISE DE ERROS A ervação de u fenóeno físco não é copleta se não puderos quantfcá-lo Para é sso é necessáro edr ua propredade físca O processo de edda consste

Leia mais

Métodos Numéricos no Traçado de Campos

Métodos Numéricos no Traçado de Campos Métodos Nuércos no Traçado de Capos ELECTROTECNIA TEÓRICA LEEC Aníbal Castlho Cobra de Matos Mara Inês Barbosa de Carvalho Dezebro de 5 Nota ntrodutóra Estes apontaentos destna-se apoar as aulas da dscplna

Leia mais

Resolução. Capítulo 32. Força Magnética. 6. C Para que não haja desvio devemos garantir que as forças magnética ( F M. ) e elétrica ( F E

Resolução. Capítulo 32. Força Magnética. 6. C Para que não haja desvio devemos garantir que as forças magnética ( F M. ) e elétrica ( F E esolução orça Magnétca E D 3 C 4 D 5 Capítulo 3 Dos vetores são antparalelos quando suas dreções são concdentes (paralelos) e seus sentdos são opostos, sto é, θ 8º, coo ostra a fgura adante: E Deste odo,

Leia mais

Mecânica Geral II Notas de AULA 3 - Teoria Prof. Dr. Cláudio S. Sartori

Mecânica Geral II Notas de AULA 3 - Teoria Prof. Dr. Cláudio S. Sartori ecânca Geral II otas de UL 3 - Teora Prof. Dr. Cláudo S. Sartor QUILÍBRIO D PRTÍCUL. QUILÍBRIO D CORPOS RÍGIDOS. DIGR D CORPO LIVR. QUILÍBRIO D CORPOS RÍGIDOS 3 DISÕS. QUILÍBRIO D CORPOS RÍGIDOS SUBTIDOS

Leia mais

( ) F 1 pode ser deslocado de. M = r F. Mecânica Geral II Notas de AULA 2 - Teoria Prof. Dr. Cláudio S. Sartori. MOMENTO DE UM BINÁRIO.

( ) F 1 pode ser deslocado de. M = r F. Mecânica Geral II Notas de AULA 2 - Teoria Prof. Dr. Cláudio S. Sartori. MOMENTO DE UM BINÁRIO. ecânca Geral II otas de UL - Teora Prof. Dr. láudo S. Sartor ET DE U IÁI. Duas forças, que tenham o mesmo módulo e lnha de ação paralelas e sentdos opostos formam um bnáro. Decomposção de uma força dada

Leia mais

Dinâmica do Movimento de Rotação

Dinâmica do Movimento de Rotação Dnâmca do Movmento de Rotação - ntrodução Neste Capítulo vamos defnr uma nova grandeza físca, o torque, que descreve a ação gratóra ou o efeto de rotação de uma força. Verfcaremos que o torque efetvo que

Leia mais

Robótica. Prof. Reinaldo Bianchi Centro Universitário FEI 2016

Robótica. Prof. Reinaldo Bianchi Centro Universitário FEI 2016 Robótca Prof. Renaldo Banch Centro Unverstáro FEI 2016 6 a Aula IECAT Objetvos desta aula Momentos Lneares, angulares e de Inérca. Estátca de manpuladores: Propagação de forças e torques. Dnâmca de manpuladores:

Leia mais

Sistemas Reticulados

Sistemas Reticulados 9//6 EF6 EF6 Estruturas na rqutetura I I - Sstemas Retculados Estruturas na rqutetura I Sstemas Retculados E-US FU-US Estruturas Hperestátcas Sstemas Retculados & ão-lneardade do omportamento Estrutural

Leia mais

, para. Assim, a soma (S) das áreas pedida é dada por:

, para. Assim, a soma (S) das áreas pedida é dada por: (9) - wwweltecapnascobr O ELITE RESOLE FUEST 9 SEGUND FSE - MTEMÁTIC MTEMÁTIC QUESTÃO Na fgura ao lado, a reta r te equação x + no plano cartesano Ox lé dsso, os pontos B, B, B, B estão na reta r, sendo

Leia mais

5.1 Método de Ponderação da Linha de Rotação

5.1 Método de Ponderação da Linha de Rotação 5 etodologa O copressor é o coponente de aor nfluênca no desepenho da turbna a gás ass a precsão de sua odelage te pacto sgnfcatvo na efcáca do odelo nuérco coputaconal desta ara a odelage do copressor

Leia mais

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV)

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV) Prncpo do Trabalho rtual (PT)..Contnuo com mcroestrutura Na teora que leva em consderação a mcroestrutura do materal, cada partícula anda é representada por um ponto P, conforme Fgura. Porém suas propredades

Leia mais

Leis de conservação em forma integral

Leis de conservação em forma integral Les de conservação em forma ntegral J. L. Balño Departamento de Engenhara Mecânca Escola Poltécnca - Unversdade de São Paulo Apostla de aula Rev. 10/08/2017 Les de conservação em forma ntegral 1 / 26 Sumáro

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Unversdade Estadual do Sudoeste da Baha Departamento de Cêncas Exatas e Naturas 5 - Rotações, Centro de Massa, Momento, Colsões, Impulso e Torque Físca I Ferrera Índce 1. Movmento Crcular Unformemente

Leia mais

Física Geral I - F -128

Física Geral I - F -128 ísca Geral I - -8 Aula 9 Ssteas de partículas 0 seestre, 0 Sstea de partículas: centro de assa Consdere duas partículas de assas e e ua densão: (et) (et) d d ( et) ( et) Aqu, dstnguos forças nternas (

Leia mais

Seja o problema primal o qual será solucionado utilizando o método simplex Dual: (P)

Seja o problema primal o qual será solucionado utilizando o método simplex Dual: (P) PROGRAMA DE MESTRADO PROGRAMAÇÃO LIEAR PROFESSOR BALEEIRO Método Splex Dual no Tableau Garfnkel-ehauser E-al: abaleero@gal.co Ste: www.eeec.ufg.br/~baleero Sea o problea pral o qual será soluconado utlzando

Leia mais

2003/2004. então o momento total das forças exercidas sobre o sistema é dado por. F ij = r i F (e)

2003/2004. então o momento total das forças exercidas sobre o sistema é dado por. F ij = r i F (e) Resolução da Frequênca de Mecânca Clássca I/Mecânca Clássca 2003/2004 I Consdere um sstema de N partículas de massas m, =,..., N. a Demonstre que, se a força nterna exercda sobre a partícula pela partícula

Leia mais

Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4

Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4 Obetvs MECÂNIC - ESTÁTIC Resultantes de Ssteas de Frças Ca. 4 Dscutr cncet de ent de ua frça e strar c calcular este ent e duas e três densões. Frnecer u étd ara encntrar ent de ua frça e trn de u e esecífc.

Leia mais

1º Exame de Mecânica Aplicada II

1º Exame de Mecânica Aplicada II 1º Exame de Mecânca Aplcada II Este exame é consttuído por 4 perguntas e tem a duração de três horas. Justfque convenentemente todas as respostas apresentando cálculos ntermédos. Responda a cada pergunta

Leia mais

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 2)

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 2) Radação Térmca Processos, Propredades e Troca de Radação entre Superfíces (Parte ) Obetvo: calcular a troca por radação entre duas ou mas superfíces. Essa troca depende das geometras e orentações das superfíces,

Leia mais

Física I p/ IO FEP111 ( )

Física I p/ IO FEP111 ( ) Físca I p/ IO FEP (4300) º Seestre de 03 Insttuto de Físca Unersdade de São Paulo Proessor: Luz Carlos C M Nagane E-al: nagane@.usp.br Fone: 309.6877 4 e 0 de outubro Quantdade de Moento º Seestre de 03

Leia mais

CARGA MÓVEL. Conjunto de cargas moveis que mantêm uma posição relativa constante.

CARGA MÓVEL. Conjunto de cargas moveis que mantêm uma posição relativa constante. CARGA MÓVEL Força generalsada com ntensdade, drecção e sentdo fxos, mas com uma posção varável na estrutura. COMBOIO DE CARGAS Conjunto de cargas moves que mantêm uma posção relatva constante. CARGA DISTRIBUIDA

Leia mais

Física Geral I - F Aula 12 Momento Angular e sua Conservação. 2º semestre, 2012

Física Geral I - F Aula 12 Momento Angular e sua Conservação. 2º semestre, 2012 Físca Geral I - F -18 Aula 1 Momento Angular e sua Conservação º semestre, 01 Momento Angular Como vmos anterormente, as varáves angulares de um corpo rígdo grando em torno de um exo fxo têm sempre correspondentes

Leia mais

Eletromagnetismo Aplicado

Eletromagnetismo Aplicado letromagnetsmo Aplcado Undade 5 Propagação de Ondas letromagnétcas em Meos Ilmtados e Polaração Prof. Marcos V. T. Heckler Propagação de Ondas letromagnétcas e Polaração 1 Conteúdo Defnções e parâmetros

Leia mais

NOTAS TEÓRICAS. Considere o circuito da Fig.1. A entrada é feita pela base e a saída pelo colector. Tratase de uma montagem de emissor comum.

NOTAS TEÓRICAS. Considere o circuito da Fig.1. A entrada é feita pela base e a saída pelo colector. Tratase de uma montagem de emissor comum. NOTAS TÓRIAS Montage de essor cou onsdere o crcuto da Fg.1. A entrada é feta pela base e a saída pelo colector. Tratase de ua ontage de essor cou. + R 1 R 1 2 R 2 R L 0 -Fg.1- Os condensadores 1 e 2 são

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-10b UNICAMP IFGW

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-10b UNICAMP IFGW F-18 Físca Geral I Aula exploratóra-10b UNICAMP IFGW username@f.uncamp.br O teorema dos exos paralelos Se conhecermos o momento de nérca I CM de um corpo em relação a um exo que passa pelo seu centro de

Leia mais

SC de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

SC de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 SC de Físca I - 2017-2 Nota Q1 88888 Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assnatura: Questão 1 - [3,5 pontos] Uma partícula de massa m se move sobre uma calha horzontal lsa com velocdade constante de módulo

Leia mais

Cap. 6 - Energia Potencial e Conservação da Energia Mecânica

Cap. 6 - Energia Potencial e Conservação da Energia Mecânica Unversdade Federal do Ro de Janero Insttuto de Físca Físca I IGM1 014/1 Cap. 6 - Energa Potencal e Conservação da Energa Mecânca Prof. Elvs Soares 1 Energa Potencal A energa potencal é o nome dado a forma

Leia mais

Bioestatística Curso de Saúde. Linha Reta 2 Parábola ou curva do segundo grau. terceiro grau curva do quarto. grau curva de grau n Hipérbole

Bioestatística Curso de Saúde. Linha Reta 2 Parábola ou curva do segundo grau. terceiro grau curva do quarto. grau curva de grau n Hipérbole Teora da Correlação: Probleas relatvos à correlação são aqueles que procura estabelecer quão be ua relação lear ou de outra espéce descreve ou eplca a relação etre duas varáves. Se todos os valores as

Leia mais

Física Geral I F Aula 3 Escalares e Vetores. Segundo semestre de 2009

Física Geral I F Aula 3 Escalares e Vetores. Segundo semestre de 2009 Físca Geral I F -128 ula 3 Escalares e Vetores Segundo semestre de 2009 Grandeas Escalares e Vetoras Uma grandea físca é um escalar quando pode ser caracterada apenas por um número, sem necessdade de assocar-lhe

Leia mais

Valter B. Dantas. Geometria das massas

Valter B. Dantas. Geometria das massas Valter B. Dantas eoetria das assas 6.- Centro de assa s forças infinitesiais, resultantes da atracção da terra, dos eleentos infinitesiais,, 3, etc., são dirigidas para o centro da terra, as por siplificação

Leia mais

Método do limite superior

Método do limite superior Introdução O método do lmte superor é uma alternata analítca apromada aos métodos completos (e: método das lnhas de escorregamento) que possu um domíno de aplcabldade muto asto e que permte obter alores

Leia mais

4.5 Métodos de defuzificação. Métodos de defuzificação. Métodos. Centro de área (centro de gravidade, centróide)

4.5 Métodos de defuzificação. Métodos de defuzificação. Métodos. Centro de área (centro de gravidade, centróide) 4.5 Métodos de defuzfcação A nterpretação e utlzação dos conjuntos fuzz resultantes dos processos de nferênca pode ser fetas de fora dstntas, dependendo do tpo de sstea e da aplcação: Traduzr para u valor

Leia mais

4.1. Equilíbrio estático de um ponto material

4.1. Equilíbrio estático de um ponto material CAPÍTULO 4 Estátca As Três Les ou Prncípos undamentas da Mecânca Newtonana dscutdos no capítulo anteror sustentam todo o estudo da Estátca dos pontos materas, corpos rígdos e conjuntos de corpos rígdos.

Leia mais

Plano de Aula Leitura obrigatória Mecânica Vetorial para Engenheiros, 5ª edição revisada, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr.

Plano de Aula Leitura obrigatória Mecânica Vetorial para Engenheiros, 5ª edição revisada, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr. UC - Goás Curso: Engenhara Cvl Dscplna: Mecânca Vetoral Corpo Docente: Gesa res lano e Aula Letura obrgatóra Mecânca Vetoral para Engenheros, 5ª eção revsaa, ernan. Beer, E. ussell Johnston, Jr. Etora

Leia mais

LEI DE OHM A R. SOLUÇÃO. Usando a lei de Ohm

LEI DE OHM A R. SOLUÇÃO. Usando a lei de Ohm LEI DE OHM EXEMPLO. Uma resstênca de 7 é lgada a uma batera de V. Qual é o valor da corrente que a percorre. SOLUÇÃO: Usando a le de Ohm V I 444 A 7 0. EXEMPLO. A lâmpada lustrada no esquema é percorrda

Leia mais

CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO (UFTM) Considere uma esfera oca metálica eletrizada. Na condição de equilíbrio eletrostático,

CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO (UFTM) Considere uma esfera oca metálica eletrizada. Na condição de equilíbrio eletrostático, IENIAS DA NATUREZA LISTA: FÍSIA 13 3ª sére Ensno Médo Professor: SANDRO SANTANA Tura: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segento teátco : ONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTIO DIA: MÊS: 08 017 Deus é aor e o aor é

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS DECvl ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO ÉTODO DE CROSS Orlando J. B. A. Perera 20 de ao de 206 2 . Introdução O método teratvo ntroduzdo por Hardy Cross (Analyss of Contnuous Frames by Dstrbutng Fxed-End

Leia mais

Fone:

Fone: Prof. Valdr Gumarães Físca para Engenhara FEP111 (4300111) 1º Semestre de 013 nsttuto de Físca- Unversdade de São Paulo Aula 8 Rotação, momento nérca e torque Professor: Valdr Gumarães E-mal: valdrg@f.usp.br

Leia mais

F-328 Física Geral III

F-328 Física Geral III F-328 Físca Geral III ula Exploratóra Cap. 26-27 UNICMP IFGW F328 1S2014 1 Densdade de corrente! = J nˆ d Se a densdade for unforme através da superfíce e paralela a, teremos: d! J! v! d E! J! = Jd = J

Leia mais

Dinâmica de Estruturas MEC-EG, MIEC

Dinâmica de Estruturas MEC-EG, MIEC Dnâca de Estruturas EC-EG, IEC Atenção: As questões abaxo deve ser resolvdas se consulta, excepto do Foruláro fornecdo. É portante que as respostas seja fundaentadas de odo sntétco, as rgoroso; Resolver

Leia mais

MEDIÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE COM UM PÊNDULO SIMPLES

MEDIÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE COM UM PÊNDULO SIMPLES Medção da Aceleração da Gravdade co u Pêndulo Sples MEDIÇÃO DA ACEERAÇÃO DA GRAVIDADE COM UM PÊNDUO SIMPES O Relatóro deste trabalho consste no preenchento dos espaços neste texto Fundaento Teórco O pêndulo

Leia mais

Laboratório de Mecânica Aplicada I Determinação de Centros de Gravidade

Laboratório de Mecânica Aplicada I Determinação de Centros de Gravidade Laboratóro de Mecânca Aplcada I Determnação de Centros de Gravdade Em mutos problemas de mecânca o efeto do peso dos corpos é representado por um únco vector, aplcado num ponto denomnado centro de gravdade.

Leia mais

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos Curso de extensão, MMQ IFUSP, feverero/4 Alguns exercíco báscos I Exercícos (MMQ) Uma grandeza cujo valor verdadero x é desconhecdo, fo medda três vezes, com procedmentos expermentas dêntcos e, portanto,

Leia mais

FONTES DISCRETAS DE INFORMAÇÃO

FONTES DISCRETAS DE INFORMAÇÃO FONTES DISCRETAS DE INFORMAÇÃO Podeos caracterzar fontes dscretas de nforação por u conjunto fnto x x, K, denonados de alfabeto da fonte. A probabldade de M síbolos, {,, x M } da fonte etr cada síbolo

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-11b UNICAMP IFGW

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-11b UNICAMP IFGW F-18 Físca Geral I Aula exploratóra-11b UNICAMP IFGW username@f.uncamp.br Momento Angular = r p O momento angular de uma partícula de momento em relação ao ponto O é: p (Note que a partícula não precsa

Leia mais

Modelagem Matemática de Sistemas Mecânicos Híbridos pela Mecânica Newtoniana

Modelagem Matemática de Sistemas Mecânicos Híbridos pela Mecânica Newtoniana Modelage Mateátia de isteas Meânios Híbridos pela Meânia Newtoniana 1 7 Modelage Mateátia de isteas Meânios Híbridos pela Meânia Newtoniana 1 INTRODUÇÃO Nesta apostila aprendereos oo obter o odelo ateátio

Leia mais

ANEXOS REGULAMENTO DELEGADO DA COMISSÃO

ANEXOS REGULAMENTO DELEGADO DA COMISSÃO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 27.4.2018 C(2018) 2460 fnal ANNEXES 1 to 2 ANEXOS do REGULAMENTO DELEGADO DA COMISSÃO que altera e retfca o Regulaento Delegado (UE) 2017/655 que copleta o Regulaento (UE) 2016/1628

Leia mais

Capítulo 9 Rotação de corpos rígidos

Capítulo 9 Rotação de corpos rígidos Capítulo 9 Rotação de corpos rígdos Defnção de corpo rígdo (CR): um sstema de partículas especal, cuja estrutura é rígda, sto é, cuja forma não muda, para o qual duas partes sempre estão gualmente dstantes

Leia mais

Fluido Perfeito/Ideal

Fluido Perfeito/Ideal ν ref ref e L R scosdade do fludo é nula, ν0 - Número de Renolds é nfnto Admtndo que a conductbldade térmca é 0 s s s t s s t s Ds Admtndo que a conductbldade térmca é sufcentemente pequena para que se

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017 MESTRDO INTEGRDO EM ENG. INFORMÁTIC E COMPUTÇÃO 2016/2017 EIC0010 FÍSIC I 1o NO, 2 o SEMESTRE 30 de junho de 2017 Noe: Duração 2 horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

2a VERIFICAÇÃO REFINO DOS AÇOS I Julho Um aço é dessulfurado por uma escória, em condições desoxidantes.

2a VERIFICAÇÃO REFINO DOS AÇOS I Julho Um aço é dessulfurado por uma escória, em condições desoxidantes. a VERIFICAÇÃ REFIN D AÇ I Julho 8 U aço é dessulfurado por ua escóra, e condções desoxdantes. Reação quíca na nterface: + - = - +. Faça u esquea da nterface aço-escóra, lstando todas as etapas que pode

Leia mais

5 Relação entre Análise Limite e Programação Linear 5.1. Modelo Matemático para Análise Limite

5 Relação entre Análise Limite e Programação Linear 5.1. Modelo Matemático para Análise Limite 5 Relação entre Análse Lmte e Programação Lnear 5.. Modelo Matemátco para Análse Lmte Como fo explcado anterormente, a análse lmte oferece a facldade para o cálculo da carga de ruptura pelo fato de utlzar

Leia mais

Capítulo 15 Oscilações

Capítulo 15 Oscilações Capítulo 15 Oscilações Neste capítulo vaos abordar os seguintes tópicos: Velocidade de deslocaento e aceleração de u oscilador harônico siples Energia de u oscilador harônico siples Exeplos de osciladores

Leia mais

3 Método dos Elementos Discretos (DEM)

3 Método dos Elementos Discretos (DEM) 3 Método dos Elementos Dscretos (DEM) O método dos elementos dscretos fo ncalmente ntroduzdo por Cundall [19]; nsprado na solução de problemas geomecâncos como geotécncos Este método tem a capacdade de

Leia mais

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 7. Teorema de Liouville Fluxo no Espaço de Fases Sistemas Caóticos Lagrangeano com Potencial Vetor

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 7. Teorema de Liouville Fluxo no Espaço de Fases Sistemas Caóticos Lagrangeano com Potencial Vetor 1 MECÂNICA CLÁSSICA AULA N o 7 Teorema de Louvlle Fluo no Espaço de Fases Sstemas Caótcos Lagrangeano com Potencal Vetor Voltando mas uma ve ao assunto das les admssíves na Físca, acrescentamos que, nos

Leia mais

AULA Espaços Vectoriais Estruturas Algébricas.

AULA Espaços Vectoriais Estruturas Algébricas. Note bem: a letura destes apontamentos não dspensa de modo algum a letura atenta da bblografa prncpal da cadera Chama-se a atenção para a mportânca do trabalho pessoal a realzar pelo aluno resolvendo os

Leia mais

2 Dimensionamento Estrutural pelo Método dos Elementos Finitos Através da Utilização de Elementos de Placa

2 Dimensionamento Estrutural pelo Método dos Elementos Finitos Através da Utilização de Elementos de Placa 2 Densonaento Estrtral pelo Método dos Eleentos Fntos Atraés da Utlação de Eleentos de Placa A Mecânca dos Meos Contínos, e as especfcaente a eora da Elastcdade, te coo objeto forlar e estabelecer as eqações

Leia mais

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários Análse de Campos Modas em Guas de Onda Arbtráros Neste capítulo serão analsados os campos modas em guas de onda de seção arbtrára. A seção transversal do gua é apromada por um polígono conveo descrto por

Leia mais

ESTUDO DA MÁQUINA SIMÉTRICA TRIFÁSICA

ESTUDO DA MÁQUINA SIMÉTRICA TRIFÁSICA CAPÍTUO ETUDO DA ÁQUINA IÉTICA TIFÁICA. INTODUÇÃO A máquna de ndução trfásca com rotor bobnado é smétrca. Apresenta estruturas magnétcas clíndrcas tanto no rotor quanto no estator. Os enrolamentos, tanto

Leia mais

Tecnologia de Grupo. 1. Justificativa e Importância da Tecnologia de Grupo. 2. Algoritmo de Ordenação Binária. = 1 se a máquina i

Tecnologia de Grupo. 1. Justificativa e Importância da Tecnologia de Grupo. 2. Algoritmo de Ordenação Binária. = 1 se a máquina i Tecnologa de Grpo 1. Jstfcatva e Iportânca da Tecnologa de Grpo Tecnologa de grpos é conceto portante aplcado na foração de céllas de anfatra. A organzação do sstea de prodção e céllas de anfatra poss

Leia mais

Eletrotécnica AULA Nº 1 Introdução

Eletrotécnica AULA Nº 1 Introdução Eletrotécnca UL Nº Introdução INTRODUÇÃO PRODUÇÃO DE ENERGI ELÉTRIC GERDOR ESTÇÃO ELEVDOR Lnha de Transmssão ESTÇÃO IXDOR Equpamentos Elétrcos Crcuto Elétrco: camnho percorrdo por uma corrente elétrca

Leia mais

γ = C P C V = C V + R = q = 2 γ 1 = 2 S gas = dw = W isotermico

γ = C P C V = C V + R = q = 2 γ 1 = 2 S gas = dw = W isotermico Q1 Um clndro feto de materal com alta condutvdade térmca e de capacdade térmca desprezível possu um êmbolo móvel de massa desprezível ncalmente fxo por um pno. O rao nterno do clndro é r = 10 cm, a altura

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ROBÓTICA. Modelo Cinemático de Robôs Manipuladores

FUNDAMENTOS DE ROBÓTICA. Modelo Cinemático de Robôs Manipuladores FUNDMENTOS DE ROBÓTIC Modelo Cnemátco de Robôs Manpuladores Modelo Cnemátco de Robôs Manpuladores Introdução Modelo Cnemátco Dreto Modelo Cnemátco de um Robô de GDL Representação de Denavt-Hartenberg Exemplos

Leia mais

2 - Análise de circuitos em corrente contínua

2 - Análise de circuitos em corrente contínua - Análse de crcutos em corrente contínua.-corrente eléctrca.-le de Ohm.3-Sentdos da corrente: real e convenconal.4-fontes ndependentes e fontes dependentes.5-assocação de resstêncas; Dvsores de tensão;

Leia mais

Elasticidade aplicada à Infraestrutura de Transportes

Elasticidade aplicada à Infraestrutura de Transportes SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO Pós-graduação e Engenharia de Transportes Elasticidade aplicada à Infraestrutura de Transportes MAJ MONIZ DE ARAGÃO PROBLEMAS PLANOS EM COORDENADAS

Leia mais

Mecânica Aplicada II MEMEC+LEAN e MEAER

Mecânica Aplicada II MEMEC+LEAN e MEAER Departamento de Engenara Mecânca Área Centífca de Mecânca Aplcada e Aeroespacal Mecânca Aplcada II MEMEC+LEAN e MEAER 2 o Teste 2 o semestre 2009/10 Duração: 130m 09/06/2010 Instruções: Justfque todas

Leia mais

CELSO BERNARDO NÓBREGA FREITAS. Integração numérica de sistemas não lineares semi-implícitos via teoria de controle geométrico

CELSO BERNARDO NÓBREGA FREITAS. Integração numérica de sistemas não lineares semi-implícitos via teoria de controle geométrico CELSO BERNARDO NÓBREGA FREITAS Integração nuérca de ssteas não lneares se-plíctos va teora de controle geoétrco Defnção do Problea (, x t = f x t u t y ( t = h( x( t = 0 DAE (Equações Dferencas Algébrcas

Leia mais

4 Dinâmica de corpos articulados

4 Dinâmica de corpos articulados 4 Dnâca de corpos artculados Contnuaos a descrção ncada no capítulo anteror dos corpos artculados co as les que rege seus oventos. 4.1 Equações de Newton-Euler se restrções Asulaçãodosoventosdecorposrígdosébaseadanosssteasde

Leia mais

ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS DE BARRAS PELO MÉTODO DE RIGIDEZ

ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS DE BARRAS PELO MÉTODO DE RIGIDEZ ANÁISE MATRICIA DE ESTRUTURAS DE BARRAS PEO MÉTODO DE RIGIDEZ A análse matrcal de estruturas pelo método de rgdez compreende o estudo de cnco modelos estruturas báscos: trelça plana, trelça espacal, pórtco

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Não Lnear com Restrções Aula 9: Programação Não-Lnear - Funções de Váras Varáves com Restrções Ponto Regular; Introdução aos Multplcadores de Lagrange; Multplcadores de Lagrange e Condções

Leia mais

Centro de massa Dinâmica do corpo rígido

Centro de massa Dinâmica do corpo rígido Cetro de assa Dâca do corpo rígdo Nota: As fotografas assaladas co () fora retradas do lvro () A. Bello, C. Portela e H. Caldera Rtos e Mudaça, Porto edtora. As restates são retradas de Sears e Zeasky

Leia mais

Mecânica Aplicada II MEMEC+LEAN e MEAER

Mecânica Aplicada II MEMEC+LEAN e MEAER Departamento de Engenhara Mecânca Área Centífca de Mecânca Aplcada e Aeroespacal Mecânca Aplcada II MEMEC+LEAN e MEAER 2 a Época 2 o semestre 2011/12 Duração: 3h00m 28/06/2012 Instruções: Justfque todas

Leia mais

Termodinâmica dos Sistemas Abertos Sistemas heterogêneos: Potencial Químico. Grandezas Molares.

Termodinâmica dos Sistemas Abertos Sistemas heterogêneos: Potencial Químico. Grandezas Molares. Termoâmca dos Sstemas Abertos Sstemas heterogêneos: Potencal Químco. Grandezas Molares. A aplcação da função Energa Lvre de Gbbs aos sstemas de um únco componente permte a construção dos Dagramas de Fases

Leia mais

F-328 Física Geral III

F-328 Física Geral III F-328 Físca Geral III Aula Exploratóra Cap. 26 UNICAMP IFGW F328 1S2014 1 Corrente elétrca e resstênca Defnção de corrente: Δq = dq = t+δt Undade de corrente: 1 Ampère = 1 C/s A corrente tem a mesma ntensdade

Leia mais

Dinâmica Estocástica. Instituto de Física, novembro de Tânia -Din Estoc

Dinâmica Estocástica. Instituto de Física, novembro de Tânia -Din Estoc Dnâca Estocástca Insttuto de Físca, novebro de 06 Modelo de Glauber-Isng Equação de evolução para agnetzação Abordage de capo édo & transção de fase no odelo e expoentes crítcos Equação Mestra para dnâcas

Leia mais

Mecânica Geral 1 - Notas de Aula 2 Equilíbrio de Corpos Rígidos Centro de Massa Prof. Dr. Cláudio Sérgio Sartori.

Mecânica Geral 1 - Notas de Aula 2 Equilíbrio de Corpos Rígidos Centro de Massa Prof. Dr. Cláudio Sérgio Sartori. Mecânca Geral 1 - otas de ula Equlíbro de Corpos Rígdos Centro de Massa Prof. Dr. Cláudo Sérgo Sartor. Estátca do ponto materal. Estátca do corpo rígdo. Eemplos: plcação de forças em objetos: Les de ewton

Leia mais

Regime forçado alternado sinusoidal

Regime forçado alternado sinusoidal ege forçado alternado snusodal 35 Grandezas alternadas snusodas f ( t ) = f ( t + T ) Função peródca de período T f é alternada (A) se peródca e f a v = f d t = T T Qualquer f peródco satsfaz a 0 f = f

Leia mais

5 Validação dos Elementos

5 Validação dos Elementos 5 Valdação dos Elementos Para valdar os elementos fntos baseados nas Wavelets de Daubeches e nas Interpolets de Deslaurers-Dubuc, foram formulados dversos exemplos de análse lnear estátca, bem como o cálculo

Leia mais

16 - PROBLEMA DO TRANSPORTE

16 - PROBLEMA DO TRANSPORTE Prof. Volr Wlhel UFPR TP05 Pesqusa Operacoal 6 - PROBLEMA DO TRANSPORTE Vsa zar o custo total do trasporte ecessáro para abastecer cetros cosudores (destos) a partr de cetros forecedores (orges) a, a,...,

Leia mais