INTRODUÇÃO À ENERGIA MINI-HÍDRICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO À ENERGIA MINI-HÍDRICA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DEEC / Secção de Energa Energas Renováves e Produção Descentralzada INTRODUÇÃO À ENERGIA MINI-HÍDRICA Ru M.G. Castro Dezembro de 2002 (edção 1)

2 OUTROS VOLUMES DISPONÍVEIS Introdução à Energa Fotovoltaca, Novembro 2002 (edção 0) Introdução à Energa Eólca, Janero 2003 (edção 1) Condções Técncas e Económcas da Produção em Regme Especal Renovável, Feverero 2003 (edção 2) Ru Castro rcastro@st.utl.pt

3 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO Breve Perspectva Hstórca Classfcações Stuação em Portugal Custos Estmados 6 2. INTRODUÇÃO À ANÁLISE HIDROLÓGICA Curva de Duração de Caudas Correlação Caudal Precptação INTRODUÇÃO AO PROJECTO DETALHADO METODOLOGIA NA FASE DE ANTEPROJECTO Potênca a Instalar Escolha da Turbna Escolha do Gerador Energa Eléctrca Produtível Dos Grupos Turbna/Gerador ANEXO BIBLIOGRAFIA WWW Tradconal 34

4 Introdução 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. BREVE PERSPECTIVA HISTÓRICA Entre os fnas do século XIX e os prncípos do século XX, nstalaram-se mutas centras hdroeléctrcas com potêncas compreenddas entre algumas dezenas e poucos mlhares de qulowatts, precsamente o domíno de potêncas que hoje levara a classfcá-las como pequenas centras hdroeléctrcas, ou, na lnguagem corrente, centras mn-hídrcas (CMH). Os progressos entretanto verfcados na transmssão da energa eléctrca permtram que os países alta e medanamente ndustralzados passassem a estar cobertos por redes eléctrcas densamente malhadas. Esta crcunstânca, alada ao facto de as reservas de combustíves fósses de fácl extracção serem consderadas como pratcamente nesgotáves, e serem em número aprecável os locas com condções favoráves à nstalação de grandes aprovetamentos hdroeléctrcos, levou a que a produção de energa eléctrca se concentrasse em poucas centras de elevada potênca nstalada, benefcando da nerente economa de escala. Como consequênca da evolução regstada, tanto o nvestmento untáro, como as despesas de operação e manutenção por undade de energa produzda nos aprovetamentos hdroeléctrcos de baxa potênca, sofreram agravamentos ncomportáves, o que levou à sua progressva degradação e mesmo ao encerramento de mutas undades. A partr dos choques petrolíferos de 1973 e, prncpalmente, de 1981, o quadro de referênca mudou substancalmente: aumentou o valor da energa, os melhores locas para nstalação de centras hdroeléctrcas de grande porte já estavam tomados, os progressos verfcados na automação permtram reduzr drastcamente as despesas de exploração. É nesta perspectva que se nsere o renovado nteresse pelas CMH, verfcado a partr da década de otenta.

5 Introdução 2 De entre as fontes de energa eléctrca descentralzadas, a mn-hídrca era aquela que reuna as condções para um desenvolvmento mas rápdo. Por um lado, a tecnologa naconal poda dar um contrbuto maor, porque benefcava da experênca e conhecmento acumulados na área dos recursos hdroenergétcos 1. Por outro lado, o recurso hdrológco português estava razoavelmente bem estudado, fruto de campanhas de medção, conduzdas ao longo de város anos, nos prncpas cursos de água. A publcação do Decreto-Le n.º189/88, a prmera legslação orentada para a promoção da produção de energa eléctrca a partr de recursos renováves, combustíves naconas ou resíduos ndustras, agrícolas ou urbanos, bem como da cogeração, representou um marco fundamental na hstóra da produção ndependente em Portugal. O resultado da publcação da nova legslação fo rápdo e ultrapassou o que os seus promotores esperavam, revelando um potencal hdroeléctrco muto rendível que, na prátca, estava adormecdo. Para fnancar os projectos que fazam uso das chamadas energas renováves, as autordades recorreram ao programa comuntáro VALOREN, cujo prncpal objectvo era encorajar a utlzação de recursos energétcos endógenos nas regões menos favorecdas da então CEE 2. Fo como fontes de produção descentralzada que se desenvolveu a nstalação de CMH, entregando à rede públca a maor parcela de energa que era possível extrar da água. Uma das razões para sso, prendeu-se com o facto de as CMH consttuírem fontes de energa regular, pelo que não era de esperar que a sua nterlgação com o sstema electroprodutor naconal ntroduzsse perturbações no funconamento deste; outra razão pode ser encontrada na baxa utlzação anual e na precára garanta de fornecmento de energa, característcas do funconamento das CMH em rede solada. 1 Em meados da década de otenta (1985) estavam nstalados em Portugal cerca de 3000 MW de potênca hdroeléctrca. 2 Na altura, verfcou-se a apresentação de um grande número de projectos (em parte não concretzados) correspondendo a um nvestmento prvado de 150 mlhões de contos e a uma potênca nstalada de mas de 400 MW, desgnadamente nos domínos da produção mn-hídrca e da cogeração.

6 Introdução 3 Os projectstas cedo se aperceberam que uma CMH não deva ser concebda como uma cópa em escala reduzda de uma nstalação de elevada potênca, conclundo que o seu projecto requera um grau aprecável de novação, a fm de reduzr os custos, garantndo, contudo, uma fabldade adequada e smplcdade operatva. No domíno da engenhara cvl os esforços foram drgdos para a concepção de sstemas compactos e smples, tanto quanto possível pré-fabrcados, de modo a reduzr os trabalhos no local. A engenhara mecânca orentou-se para o projecto de turbnas normalzadas, com rendmentos acetáves em dversas condções de funconamento, tendo em atenção que era no domíno das quedas baxas que as oportundades se afguravam mas prometedoras. No âmbto da engenhara electrotécnca as contrbuções repartram-se, essencalmente, em duas áreas: nos conversores mecano-eléctrcos, com especal relevo para a utlzação da máquna assíncrona como gerador, e na automatzação total das nstalações, que permte a sua exploração em modo abandonado CLASSIFICAÇÕES A desgnação central mn-hídrca generalzou-se em Portugal para desgnar os aprovetamentos hdroeléctrcos de potênca nferor a 10 MW. Este lmte é geralmente usado nternaconalmente como frontera de separação entre as pequenas e as grandes centras hdroeléctrcas. As prmeras, devdo ao seu mpacto ambental dmnuto, são consderadas centras renováves; as segundas, embora usem um recurso renovável, produzem efetos não desprezáves sobre o ambente, pelo que a sua classfcação como centras renováves é problemátca. Para as centras mn-hídrcas, a Unão Internaconal dos Produtores e Dstrbudores de Energa Eléctrca UNIPEDE recomenda a classfcação em função da potênca nstalada (ver Tabela 1). No que dz respeto à altura de queda, a classfcação habtual é a que se ndca na Tabela 2.

7 Introdução 4 Tabela 1: Classfcação das centras mn-hídrcas quanto à potênca. Desgnação P nst (MW) Pequena central hdroeléctrca < 10 Mn central hdroeléctrca < 2 Mcro central hdroeléctrca < 0,5 Tabela 2: Classfcação das centras mn-hídrcas quanto à altura de queda. Desgnação h u (m) Queda baxa 2 20 Queda méda Queda alta > 150 Outra classfcação dz respeto à exstênca ou não de capacdade de armazenamento. As centras a fo de água não têm capacdade de regularzar o caudal, pelo que o caudal utlzável é o caudal nstantâneo do ro. Ao contráro, as centras com regularzação possuem uma albufera que lhes permte adaptar o caudal afluente. As CMH são, regra geral, centras a fo de água. Na Fgura 1 apresentam-se os prncpas elementos que consttuem uma central mn-hídrca, com a segunte legenda: Albufera ( ntake ) e respectvo açude Canal de adução ( feeder canal ) Câmara de carga ( fore bay ) Conduta forçada ( penstock ) Edfíco da central ( power house )

8 Introdução 5 Resttução ( tal race ) Caudal ecológco ( reserve flow ) Escada de pexe ( fsh ladder ) Fgura 1: Prncpas elementos de uma central mn-hídrca [ECO] SITUAÇÃO EM PORTUGAL Em relação à stuação em Portugal, as últmas estatístcas naconas conhecdas [Fórum] apontam para os seguntes valores em termos da potênca total nstalada em CMH (fnal de 2001): CMH entradas em funconamento após a publcação do DL 189/88: 44 centras, a que corresponde a potênca nstalada de 170 MW. Aprovetamentos ttulados por antgas concessões: 34 centras, perfazendo a potênca nstalada de 30 MW. Instalações do Sstema Eléctrco Não Vnculado (SENV) 3 : 20 centras, que totalzam 56 MW. 3 Neste subsstema do Sstema Eléctrco Naconal, produtores não vnculados e clentes elegíves estabelecem contratos blateras, estando o acesso às redes garantdo na legslação.

9 Introdução 6 Em conclusão, exstam no fnal de 2001 em Portugal 98 CMH, num total de 256 MW, sendo 78 (200 MW) centras de Produção em Regme Especal (PRE) 4, e 20 (56 MW) centras do SENV. Anda segundo a mesma fonte, a produção anual estmada para as centras de PRE é de cerca de 650 GWh/ano, sendo de 165 GWh/ano o valor correspondente às centras do SENV. Verfca-se que, desde 1994, a taxa de execução de novos aprovetamentos tem sdo extremamente baxa. Como prncpas causas para esta stuação têm sdo apontadas as dfculdades de obtenção de novos lcencamentos, centradas prncpalmente nos procedmentos admnstratvos nerentes ao processo de utlzação da água e a aplcação do regme jurídco de Reserva Ecológca Naconal (REN), obrgando ao reconhecmento de nteresse públco muncpal. No fnal de 2002, observa-se que não só o lcencamento de novas CMH está pratcamente parado, como exstem dfculdades de legalzação dos aprovetamentos ttulados por antgas concessões CUSTOS ESTIMADOS Naturalmente que a estmação de custos assocados à nstalação de CMH é uma tarefa complexa, dependendo, entre outros factores, da potênca nstalada, da altura de queda e da lgação à rede receptora. Os dados conhecdos permtem stuar o nvestmento total numa gama de varação entre 1000 /kw e 3000 /kw, sendo o lmte nferor correspondente a médas e altas quedas e potêncas superores a 1000 kw e o lmte superor correspondente a baxas quedas e potêncas nferores a 250 kw. O custo médo anual actualzado ( /kwh) é dado por: 4 Produtores ndependentes com regme jurídco específco, que produzem energa eléctrca a partr quer de aprovetamentos hdroeléctrcos com potênca nstalada nferor a 10 MVA, quer de energas renováves com excepção da energa hdráulca, quer de nstalações de cogeração.

10 Introdução 7 c ( + c ) d p = equação 1 h a c ( ) 1 em que: nverso do factor presente da anudade, dado por = n ( 1+ a) a n 1+ a, sendo a a taxa de actualzação e n o número de anos de vda útl da nstalação c p custo de nvestmento por kw nstalado ( /kw) h a utlzação anual da potênca nstalada (h) c d custos dversos, onde se ncluem, como parcela domnante, os encargos de O&M em percentagem do nvestmento total Na Fgura 2 lustra-se a curva de varação do custo médo anual da undade de energa produzda em função da utlzação anual da potênca nstalada, parametrzada em função do nvestmento por undade de potênca nstalada. O período de vda útl da nstalação fo tomado gual a 30 anos. Para os encargos de O&M tomou-se o valor de 1% do nvestmento total. A taxa de actualzação consderada fo de 7%. De acordo com a legslação em vgor (DL 339-C/2001) que estabelece a fórmula de cálculo da remuneração da energa entregue à rede públca pelos PRE que usam recursos renováves pode estmar-se que actualmente (fnal de 2002) cada undade de energa com orgem em CMH njectada na rede públca é paga a um valor que se stuará em torno de 6 a 7 cêntmos [Energa2001].

11 Introdução 8 15 cp = 3000 /kw 12 Cêntmos de Euro / kwh cp = 2000 /kw cp = 1000 /kw Utlzação anual da potênca nstalada (h) Fgura 2: Custo médo anual da undade de energa em função da utlzação anual da potênca nstalada, parametrzado em função do nvestmento por kw nstalado; a = 7%, n = 30 anos, c d = 1%c p. Por forma a garantr a adequada rentabldade económca, a experênca mostra que as CMH em operação apresentam valores da utlzação anual da potênca nstalada que se stuam, tpcamente, entre as 2000 a 2500 (cenáros secos) e as 3500 a 4000 horas (cenáros húmdos); é, por sso, acetável tomar 3000 horas como valor médo. A Fgura 2 permte conclur que, em prmera aproxmação e para as condções médas enuncadas, a vabldade económca da nstalação só será assegurada se o nvestmento untáro se stuar abaxo de 2000 /kw, o que afasta as nstalações com quedas e potêncas baxas.

12 Introdução à Análse Hdrológca 9 2. INTRODUÇÃO À ANÁLISE HIDROLÓGICA O estudo hdrológco em que se fundamenta um aprovetamento hdroeléctrco tem de ser efectuado por especalstas em hdrologa. Nesta medda, o texto que se segue destna-se apenas a fornecer ao engenhero electrotécnco a lógca básca que orenta a estmação de caudas CURVA DE DURAÇÃO DE CAUDAIS O caudal que passa por uma secção de um ro é uma varável aleatóra, com repartção não unforme ao longo do ano. Assm, os estudos hdrológcos só poderão fornecer probabldades de ocorrênca dos caudas afluentes a uma determnada secção do curso de água (geralmente, valores médos dáros), ao longo do ano. O objectvo prmero da análse hdrológca destnada a suportar os estudos de vabldade dos aprovetamentos hdroeléctrcos é, portanto, a obtenção da chamada curva méda de duração dos caudas médos dáros 5. Esta curva é uma curva méda suportada por observações realzadas ao longo de város anos; o seu sgnfcado será tanto maor, quanto maor for o período de tempo consderado para a sua construção. É geralmente acete que um período de trnta a quarenta anos é o deal para tomar como sgnfcatva a curva méda obtda. Para alguns ros portugueses conhecem-se séres de medções de caudas, fetas em estações hdrométrcas durante o tempo sufcente para que as respectvas curvas médas de duração obtdas sejam consderadas sgnfcatva. Na Fgura 3 apresenta-se uma sére méda cronológca de caudas médos dáros numa secção de um curso de água, obtda a partr de observações efectuadas durante um número sgnfcatvo de anos. 5 Normalmente usa-se a desgnação abrevada de "curva de duração de caudas" para referr a curva méda de duração de caudas médos dáros. Na sequênca, adopta-se, também, esta smplfcação de lnguagem.

13 Introdução à Análse Hdrológca Caudal (m3/s) Fgura 3: Sére méda cronológca de caudas médos dáros. A curva de duração de caudas obtém-se por ordenação monotonamente decrescente dos valores da sére cronológca referda. Na Fgura 4 apresenta-se a curva de duração de caudas correspondente à sére cronológca da Fgura 3. Acetando que a curva representada na Fgura 4 caracterza com rgor o caudal afluente a uma secção do curso de água, então cada valor do exo das ordenadas representa o caudal médo dáro que, em ano médo, é gualado ou exceddo no número de das ndcado em abcssa. No caso de o curso de água permanecer seco durante alguns das, ao caudal zero corresponderá um número de das nferor a 365. A curva de duração de caudas pode ser admensonalzada. O caudal passará a ser meddo em "por undade" (pu), tomando como base o caudal médo, e o tempo será meddo em percentagem do tempo total. A Fgura 5 mostra o aspecto da curva de duração de caudas que tem vndo a ser usada, após a aplcação da operação de admensonalzação.

14 Introdução à Análse Hdrológca Caudal (m3/s) Tempo (da) Fgura 4: Curva de duração de caudas Q/Qmed (pu) % 20% 40% 60% 80% 100% Tempo (%) Fgura 5: Curva de duração de caudas admensonalzada.

15 Introdução à Análse Hdrológca CORRELAÇÃO CAUDAL PRECIPITAÇÃO Na maor parte dos casos, os projectstas de CMH não têm a possbldade de dspor de regstos de caudas durante um número sufcentemente grande de anos efectuados precsamente no local onde se pretende construr o açude, nem sequer em secção próxma. Como proceder, então, para obter a mprescndível curva de duração de caudas para o local em estudo? Uma crcunstânca adjuvante para o trabalho dos projectstas, é que a forma da curva de duração de caudas para dos locas se mantém relatvamente nalterada, desde que as condções clmatércas, desgnadamente a dstrbução das precptações, e a natureza e o revestmento superfcal do solo, sejam semelhantes 6. Estando verfcadas estas condções, e conhecendo-se a curva de duração de caudas para uma determnada secção, é possível efectuar a sua extrapolação para outro local, graduando a curva a partr do conhecmento do respectvo caudal médo, também desgnado caudal modular (ver Fgura 5). O problema resume-se, agora, a obter o caudal modular para a secção em estudo. Vejamos qual a metodologa a prossegur para o calcular. A nformação relatva a caudas que está dsponível para o projectsta refere-se, em geral, a médas mensas tomadas num período dígto de anos no própro curso de água, ou em baca hdrográfca próxma com característcas análogas. As precptações regstadas, ao longo de dezenas de anos, pelas estações udométrcas espalhadas profusamente pelo país, consttuem uma outra fonte de nformação que está também acessível e não pode ser gnorada pelos projectstas. 6 No caso de exstr uma albufera a montante do local em estudo para regularzação dos caudas afluentes, a condção não se verfca. A curva a jusante da albufera é transformada, sendo tendencalmente atenuados os caudas mas elevados e aumentados os caudas mas baxos.

16 Introdução à Análse Hdrológca 13 Estabelecendo uma correlação entre os caudas escoados por undade de secção, H u (mm/ano), dsponíves, como se vu, para alguns anos, e as precptações, H (mm/ano), regstadas em dêntcos períodos de tempo, obtêm-se relações do tpo das representadas na equação 2. H u = k H k equação A Fgura 6 mostra dos exemplos de correlações verfcadas expermentalmente em dos cursos de água, A e B A Hu=1,09H-464 Hu (mm/ano) B Hu=0,94H H (mm/ano) Fgura 6: Correlação entre escoamentos e precptações. A curso água no norte de Portugal; B curso de água no centro de Portugal. A equação 2 fo estabelecda a partr de regstos efectuados durante poucos anos. Todava, a correlação entre escoamentos e precptações permanece ao longo dos anos, alterando-se apenas nos anos muto secos ou muto húmdos. Acetando as relações expressas por equações expermentas do tpo da equação 2, é possível, a partr dos regstos udométrcos, estmar os caudas escoados ao longo de dezenas de anos, e calcular o seu valor médo, H u, med (mm/ano).

17 Introdução à Análse Hdrológca 14 O caudal médo anual, Q med (m 3 /ano), é dado pela expressão ndcada na equação 3, em que S (km 2 ) é a área da baca hdrográfca. Q = equação 3 3 med S Hu,med 10 O caudal modular, Q mod (m 3 /ano), que se pretenda calcular para graduar a curva de duração de caudas, é dado pela equação 4. Q mod Qmed = equação 4 Vale a pena menconar que o projecto hdrológco da CMH deverá nclur mutos outros aspectos específcos que não têm cabmento nesta abordagem sntétca. A determnação do caudal máxmo de chea e a varação da altura de queda com o caudal, consttuem dos bons exemplos de cálculos adconas a efectuar.

18 Introdução ao Projecto Detalhado INTRODUÇÃO AO PROJECTO DETALHADO A potênca, P (W), que pode ser aprovetada numa central hdroeléctrca é dada pela expressão: P γ Q h η equação 5 = u Na equação 5, 3 γ = 9810 N/m é o peso volúmco da água, Q (m 3 /s) é o caudal de água que passa pela central, h u (m) é a altura de queda útl desnível entre montante e jusante deduzdo de um valor equvalente às perdas de energa hdráulca e η é o rendmento da central. 3 À parte o peso volúmco, que pode ser expresso em (kn/m ) para a potênca vr expressa em ( kw ), nenhuma das grandezas da equação 5 é constante. Esta crcunstânca torna o processo de escolha da potênca a nstalar, e a sua repartção pelo número de grupos, uma operação complexa. O factor que mas nfluenca a potênca a nstalar é o caudal, até porque é aquele que apresenta um maor espectro de varação. Nem todo o caudal afluente é, em geral, aprovetado para obter energa: pode haver lmtações por exgêncas de água para abastecmento ou rega, ou, anda, pela garanta do caudal ecológco. Assm, não será económco nstalar equpamentos que só seram plenamente aprovetados poucas horas por ano. Por outro lado, também não nteressa usar as turbnas para uma pequena fracção do seu caudal nomnal, porque o rendmento é demasado baxo. Para análses de smulação detalhada do funconamento de uma CMH, com equpamentos bem caracterzados, pode usar-se a metodologa teratva que, em lnhas geras, se descreve segur. A queda útl é calculada através da equação 6. h u M 2 T F B a = z kq z AQ equação 6 em que:

19 Introdução ao Projecto Detalhado 16 z M é a cota a montante; k é o coefcente de perda de carga do crcuto hdráulco; z F é a cota do fundo ou zero da escala hdrométrca a jusante; A e B são coefcentes empírcos da curva de vazão correspondente à resttução; Q T é o caudal turbnado na central; Q a é o caudal escoado para jusante da central. O rendmento de cada grupo turbna gerador, é função do respectvo caudal turbnado Q : 2 η (Q ) = a + b Q + c Q = 1,n equação 7 Nestas condções, a potênca (em kw) vem dada por (equação 8): n 2 B 2 3 ( z kq z AQ ) ( a Q + b Q + c Q ) P = 9,81 equação 8 M T O objectvo consste em obter a repartção de caudas, F a = 1 Q, que maxmza a potênca, P, para um determnado número de grupos, n, e um valor de caudal turbnado total, Q T. Este objectvo pode ser consegudo recorrendo aos multplcadores de Lagrange 7. A maxmzação de P é obtda com as restrções expressas na equação 9: Q < QMD n = 1 Q = Q T equação 9 7 Este método tem também aplcação na obtenção das equações do Despacho Económco de geradores.

20 Introdução ao Projecto Detalhado 17 em que QMD é o caudal máxmo dervável para cada grupo. O número de grupos a nstalar, n, com característcas conhecdas (,b,c, QMD ) a pode ser calculado a partr da maxmzação de uma função objectvo. Funções do tpo benefíco custo, como sejam os crtéros de avalação de projectos Valor Actual Líqudo (VAL) ou Taxa Interna de Rentabldade (TIR) 8 consttuem bons exemplos de funções objectvo a adoptar. O processo será repetdo para dferentes confgurações de equpamento potênca nstalada, número de grupos, tpo de turbna retendo-se a solução que maxmza a função objectvo. Na prátca, devdo à sua complexdade, a metodologa apresentada é usada em fases adantadas do projecto, no âmbto de equpas mult-dscplnares, envolvendo as dferentes especaldades da engenhara. 8 Estes concetos são ntroduzdos e aplcados ao caso de avalação de projectos de energa noutro capítulo desta dscplna.

21 Metodologa na Fase de Anteprojecto METODOLOGIA NA FASE DE ANTEPROJECTO Para análses mas smplfcadas, tendo em vsta a determnação da potênca e o número de grupos a nstalar na fase de anteprojecto, é usual recorrer a crtéros mas smples, e, em geral, envolvendo alguma dose de emprsmo. São estas metodologas, usadas nas fases ncas do projecto, que se abordam na sequênca POTÊNCIA A INSTALAR Em nstalações de CMH lgadas à rede naconal, a hpótese ncal deverá ser a nstalação de um únco grupo turbna gerador. Recorrendo à curva de duração de caudas, a turbna é dmensonada para um caudal nomnal turbnado gual ao que é exceddo em cerca de 15% (55 das) a 40% (146 das) dos das em ano médo. A escolha desta percentagem depende da forma da curva de duração e, em grande parte, da experênca do projectsta. Defndo o caudal nomnal (de projecto) e tomando, nesta fase, como constantes a altura de queda e o rendmento, a potênca é calculada pela equação 5. Uma expressão, dervada da equação 5, muto vulgarzada para o cálculo da potênca eléctrca, em kw, é: P 8 Q n h b = equação 10 o que equvale a tomar para rendmento global de todo o aprovetamento hdroeléctrco, o valor de 81,6%. de queda. Q n (m 3 /s) é o caudal nomnal e h b (m) é a altura bruta O rendmento global, que depende do caudal, é o produto dos rendmentos do crcuto hdráulco, da turbna, do gerador e do transformador, e anda nclu os dspêndos de energa nos equpamentos auxlares. Tomar 81,6%, para valor médo deste rendmento global, parece ser optmsta, para os pequenos aproveta-

22 Metodologa na Fase de Anteprojecto 19 mentos; nestes casos, será mas realsta contar com valores entre 60 a 70%, e, portanto, o coefcente da equação 10 deverá ser reduzdo para 6 ou 7. Uma expressão prátca de cálculo a usar para determnar a potênca eléctrca (em kw) numa central mn-hídrca é, portanto: P 7 Q n h b = equação ESCOLHA DA TURBINA A turbna hdráulca corresponde a uma parcela muto sgnfcatva do custo de uma CMH (pode chegar até 50%), pelo que a sua selecção crterosa se reveste de partcular nteresse. A escolha da turbna resulta da nteracção de três parâmetros queda, caudal e potênca. A Fgura 7 lustra uma tabela gráfca usada na selecção de turbnas para pequenos aprovetamentos hdroeléctrcos. Fgura 7: Tabela gráfca de selecção de turbnas para CMH [ECO].

23 Metodologa na Fase de Anteprojecto 20 As turbnas podem ser dvddas em dos tpos: turbnas de acção (ou de mpulsão) e turbnas de reacção. Qualquer um destes tpos é usado em CMH. As turbnas de acção são mas adequadas a uma utlzação caracterzada por quedas relatvamente elevadas e caudas baxos. Nas CMH, anda assm, podem encontrar-se turbnas Pelton (de acção) funconando com quedas ntermédas (20 a 100 m) e com potêncas varando entre 50 e 500 kw. Na capa deste texto mostra-se uma magem de uma turbna Pelton. Um outro tpo de turbna de acção usado prncpalmente na gama das baxas potêncas, é a turbna Bank Mtchell 9. O seu rendmento é nferor aos das turbnas de projecto convenconal, mas mantém-se num valor elevado ao longo de uma extensa gama de caudas. Esta característca torna-a adequada à operação num espectro largo de caudas. A Fgura 8 mostra o desenho de uma turbna Bank-Mtchell. Fgura 8: Desenho de uma turbna Bank-Mtchell. Nas turbnas de reacção dstnguem-se dos grandes grupos. As turbnas radas, do tpo Francs (Fgura 9), são turbnas adequadas para operação com condções ntermédas de queda e de caudal. As turbnas axas, do tpo Kaplan e hélce, são ndcadas para funconamento sob queda baxa e caudas elevados (Fgura 10). 9 Turbna de escoamento atravessante ou "cross flow".

24 Metodologa na Fase de Anteprojecto 21 Fgura 9: Imagens de turbnas Francs [VATech]. Fgura 10: Imagens de turbnas Kaplan [VATech]. As turbnas hélce são não reguláves 10, e por sso de consttução mas smples e robusta, são mas baratas, e têm menor manutenção. Em contrapartda, não têm a flexbldade proporconada pelas turbnas Kaplan, que são reguláves. Esta regulação pode ser dupla mobldade das pás da roda e do dstrbudor ou smples apenas uma possbldade de regulação. Neste últmo caso, é usual a opção pela regulação das pás da roda, por esta proporconar uma curva de rendmentos mas plana (ver Fgura 11). A Fgura 11 mostra as curvas de rendmento típcas para as turbnas menconadas (legenda: da esquerda para a dreta no exo das abcssas Pelton, Kaplan com rotor e dstrbudor reguláves, Francs, Kaplan com rotor regulável, Kaplan com dstrbudor regulável). 10 As turbnas de pás fxas possuem apenas regulação em vazo, para adaptação a dferentes regmes de caudas afluentes (período de chuvas e período de estagem).

25 Metodologa na Fase de Anteprojecto 22 Kaplan c/ rotor reg. Francs Kaplan c/ rotor + dstrb. reg. Kaplan c/ dstrb. reg. Pelton Fgura 11: Curvas típcas de rendmento das turbnas [Voth]. Outro factor a ter em conta é a varação da queda, que é partcularmente sgnfcatva nos aprovetamentos de baxa e méda queda. As turbnas Francs e Kaplan são, também sob este ponto de vsta, melhores do que as turbnas hélce: as prmeras suportam varações de queda entre 65% e 125% da queda nomnal, enquanto a gama de varação da últma é de apenas 90% a 110%. Em aprovetamentos de muto pequena potênca mcro centras tem sdo proposta a utlzação de bombas funconando em sentdo nverso, como turbnas. Apesar de uma redução de rendmento e da mpossbldade de adaptação ao caudal, esta solução apresenta vantagens nteressantes, tas como baxo preço, dsponbldade no mercado, fácl montagem e manutenção reduzda ESCOLHA DO GERADOR A escolha do conversor mecano-eléctrco para equpar uma central mnhídrca depende das especfcações mpostas à turbna, no que dz respeto a rendmento, velocdade nomnal e de embalamento, constante de nérca, tpo de regulação, etc.

26 Metodologa na Fase de Anteprojecto 23 Uma opção fundamental coloca-se entre o gerador síncrono (alternador) e o gerador assíncrono (ou de ndução) 11. O gerador assíncrono consttu, em geral, a solução técnca e economcamente preferível, devdo às suas conhecdas característcas de robustez, fabldade e economa. Nas centras de potênca mas elevada são exgdas soluções técncas mas elaboradas e os aspectos económcos são menos crítcos, pelo que o gerador síncrono é normalmente o conversor eleto. Em Portugal, verfca-se que a maor parte das centras mn-hídrcas está equpada com geradores síncronos, o que contrara a regra exposta acma. Uma prmera razão que ocorre para explcar esta stuação prende-se com o facto de, ao tempo em que as mn-hídrcas se começaram a espalhar pelo país (década de otenta), não haver experênca de operação das máqunas assíncronas no funconamento como gerador 12. Esta crcunstânca terá levado os projectstas a tomarem uma attude de prudênca e a optarem por soluções com mértos comprovados. Outra razão tem a ver com a operação das turbnas. Para quedas baxas, característcas da maor parte das aplcações mn-hídrcas, a velocdade da turbna também é baxa 13. Ora, os fabrcantes de motores de ndução não oferecam soluções equpadas com multpólos, porque não tnham aplcação na ndústra. Nestas condções, o uso deste tpo de conversor obrgava a recorrer a uma caxa de engrenagens para adaptação de velocdades. Independentemente do tpo construtvo, o custo dos geradores aumenta sensvelmente com o número de pólos, ou seja, dmnu com o aumento da velocdade nomnal. Daí a vantagem económca assocada ao uso de multplcadores de velocdade e geradores de ndução. 11 Esta opção é dscutda, em pormenor, noutro capítulo da dscplna. Na sequênca, abordam-se, apenas, aspectos específcos da aplcação em CMH. 12 Hoje em da a stuação é dferente, dada a experênca entretanto adqurda do funconamento da máquna assíncrona como gerador em aprovetamentos eólcos. 13 Da ordem de 500 a 1000 rpm.

27 Metodologa na Fase de Anteprojecto 24 Contudo, este conjunto também apresentava nconvenentes de monta: redução do rendmento e, consequentemente, da energa produzda, mas manutenção, menos fabldade, construção especal para protecção contra embalamento. Tudo vsto e ponderado, levou os projectstas a escolher a solução habtual em aprovetamentos hdroeléctrcos, consttuída por grupos turbna alternador, que dspensam a caxas de velocdades. O gerador assíncrono dspensa um sstema de exctação, sendo esta fornecda pela própra rede à qual está lgado. A consequênca é que o gerador assíncrono absorve energa reactva, que deve ser localmente gerada por meo de uma batera de condensadores, para evtar o nconvenente trânsto de energa reactva através da rede. A Fgura 12 lustra a relação entre a potênca actva njectada na rede e a potênca reactva absorvda por um gerador de ndução Q/Pn (%) P/Pn (%) Fgura 12: Potênca actva njectada, P, e potênca reactva absorvda, Q, no gerador de ndução (Pn potênca nomnal).

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS Depto de Físca/UFMG Laboratóro de Fundamentos de Físca NOTA II TABELAS E GRÁFICOS II.1 - TABELAS A manera mas adequada na apresentação de uma sére de meddas de um certo epermento é através de tabelas.

Leia mais

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos Despacho Econômco de Sstemas Termoelétrcos e Hdrotérmcos Apresentação Introdução Despacho econômco de sstemas termoelétrcos Despacho econômco de sstemas hdrotérmcos Despacho do sstema braslero Conclusões

Leia mais

Análise Econômica da Aplicação de Motores de Alto Rendimento

Análise Econômica da Aplicação de Motores de Alto Rendimento Análse Econômca da Aplcação de Motores de Alto Rendmento 1. Introdução Nesta apostla são abordados os prncpas aspectos relaconados com a análse econômca da aplcação de motores de alto rendmento. Incalmente

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso de Economia

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso de Economia CCSA - Centro de Cêncas Socas e Aplcadas Curso de Economa ECONOMIA REGIONAL E URBANA Prof. ladmr Fernandes Macel LISTA DE ESTUDO. Explque a lógca da teora da base econômca. A déa que sustenta a teora da

Leia mais

Introdução à Análise de Dados nas medidas de grandezas físicas

Introdução à Análise de Dados nas medidas de grandezas físicas Introdução à Análse de Dados nas meddas de grandezas físcas www.chem.wts.ac.za/chem0/ http://uregna.ca/~peresnep/ www.ph.ed.ac.uk/~td/p3lab/analss/ otas baseadas nos apontamentos Análse de Dados do Prof.

Leia mais

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA AV. FERNANDO FERRARI, 514 - GOIABEIRAS 29075-910 VITÓRIA - ES PROF. ANDERSON COSER GAUDIO FONE: 4009.7820 FAX: 4009.2823

Leia mais

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação Mnstéro da Educação Insttuto Naconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera Cálculo do Conceto Prelmnar de Cursos de Graduação Nota Técnca Nesta nota técnca são descrtos os procedmentos utlzados

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnilesteMG

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnilesteMG 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnlesteMG Dscplna: Introdução à Intelgênca Artfcal Professor: Luz Carlos Fgueredo GUIA DE LABORATÓRIO LF. 01 Assunto: Lógca Fuzzy Objetvo: Apresentar o

Leia mais

Sistemas Robóticos. Sumário. Introdução. Introdução. Navegação. Introdução Onde estou? Para onde vou? Como vou lá chegar?

Sistemas Robóticos. Sumário. Introdução. Introdução. Navegação. Introdução Onde estou? Para onde vou? Como vou lá chegar? Sumáro Sstemas Robótcos Navegação Introdução Onde estou? Para onde vou? Como vou lá chegar? Carlos Carreto Curso de Engenhara Informátca Ano lectvo 2003/2004 Escola Superor de Tecnologa e Gestão da Guarda

Leia mais

Sistemas de Filas: Aula 5. Amedeo R. Odoni 22 de outubro de 2001

Sistemas de Filas: Aula 5. Amedeo R. Odoni 22 de outubro de 2001 Sstemas de Flas: Aula 5 Amedeo R. Odon 22 de outubro de 2001 Teste 1: 29 de outubro Com consulta, 85 mnutos (níco 10:30) Tópcos abordados: capítulo 4, tens 4.1 a 4.7; tem 4.9 (uma olhada rápda no tem 4.9.4)

Leia mais

Aula 7: Circuitos. Curso de Física Geral III F-328 1º semestre, 2014

Aula 7: Circuitos. Curso de Física Geral III F-328 1º semestre, 2014 Aula 7: Crcutos Curso de Físca Geral III F-38 º semestre, 04 Ponto essencal Para resolver um crcuto de corrente contínua, é precso entender se as cargas estão ganhando ou perdendo energa potencal elétrca

Leia mais

5.1 Seleção dos melhores regressores univariados (modelo de Índice de Difusão univariado)

5.1 Seleção dos melhores regressores univariados (modelo de Índice de Difusão univariado) 5 Aplcação Neste capítulo será apresentada a parte empírca do estudo no qual serão avalados os prncpas regressores, um Modelo de Índce de Dfusão com o resultado dos melhores regressores (aqu chamado de

Leia mais

Sinais Luminosos 2- CONCEITOS BÁSICOS PARA DIMENSIONAMENTO DE SINAIS LUMINOSOS.

Sinais Luminosos 2- CONCEITOS BÁSICOS PARA DIMENSIONAMENTO DE SINAIS LUMINOSOS. Snas Lumnosos 1-Os prmeros snas lumnosos Os snas lumnosos em cruzamentos surgem pela prmera vez em Londres (Westmnster), no ano de 1868, com um comando manual e com os semáforos a funconarem a gás. Só

Leia mais

Nota Técnica Médias do ENEM 2009 por Escola

Nota Técnica Médias do ENEM 2009 por Escola Nota Técnca Médas do ENEM 2009 por Escola Crado em 1998, o Exame Naconal do Ensno Médo (ENEM) tem o objetvo de avalar o desempenho do estudante ao fm da escolardade básca. O Exame destna-se aos alunos

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO Nº 488, DE 29 DE AGOSTO DE 2002

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO Nº 488, DE 29 DE AGOSTO DE 2002 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO Nº 488, DE 29 DE AGOSTO DE 2002 Regulamenta o estabelecdo na Resolução CNPE n 7, de 21 de agosto de 2002, aprovada pela Presdênca da Repúblca em 22

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3259 RESOLVEU:

RESOLUÇÃO Nº 3259 RESOLVEU: Resolução nº 3259, de 28 de janero de 2005. RESOLUÇÃO Nº 3259 Altera o dreconamento de recursos captados em depóstos de poupança pelas entdades ntegrantes do Sstema Braslero de Poupança e Empréstmo (SBPE).

Leia mais

7.4 Precificação dos Serviços de Transmissão em Ambiente Desregulamentado

7.4 Precificação dos Serviços de Transmissão em Ambiente Desregulamentado 64 Capítulo 7: Introdução ao Estudo de Mercados de Energa Elétrca 7.4 Precfcação dos Servços de Transmssão em Ambente Desregulamentado A re-estruturação da ndústra de energa elétrca que ocorreu nos últmos

Leia mais

Equipas Educativas Para uma nova organização da escola. João Formosinho Joaquim Machado

Equipas Educativas Para uma nova organização da escola. João Formosinho Joaquim Machado Equpas Educatvas Para uma nova organzação da escola João Formosnho Joaqum Machado TRANSFORMAÇÕES NA ESCOLA BÁSICA TRANSFORMAÇÕES NA ESCOLA BÁSICA A expansão escolar e a mplementação das polítcas de nclusão

Leia mais

Covariância e Correlação Linear

Covariância e Correlação Linear TLF 00/ Cap. X Covarânca e correlação lnear Capítulo X Covarânca e Correlação Lnear 0.. Valor médo da grandeza (,) 0 0.. Covarânca na propagação de erros 03 0.3. Coecente de correlação lnear 05 Departamento

Leia mais

Introdução e Organização de Dados Estatísticos

Introdução e Organização de Dados Estatísticos II INTRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS 2.1 Defnção de Estatístca Uma coleção de métodos para planejar expermentos, obter dados e organzá-los, resum-los, analsá-los, nterpretá-los e deles extrar

Leia mais

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA OS MUNICÍPIOS E DISTRITOS DO CEARÁ

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA OS MUNICÍPIOS E DISTRITOS DO CEARÁ GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO - SEPLAG INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ - IPECE NOTA TÉCNICA Nº 29 PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA OS MUNICÍPIOS E DISTRITOS

Leia mais

AVALIAÇÃO SIMPLIFICADA DOS CONSUMOS DE ENERGIA ASSOCIADOS À VENTILAÇÃO

AVALIAÇÃO SIMPLIFICADA DOS CONSUMOS DE ENERGIA ASSOCIADOS À VENTILAÇÃO AVALIAÇÃO SIMPLIFICADA DOS CONSUMOS DE ENERGIA ASSOCIADOS À VENTILAÇÃO Celestno Rodrgues Ruvo Área Departamental de Engenhara Mecânca, Escola Superor de Tecnologa da Unversdade do Algarve, 8000 Faro, Portugal

Leia mais

1 a Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós: Num nó, a soma das intensidades de correntes que chegam é igual à soma das intensidades de correntes que saem.

1 a Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós: Num nó, a soma das intensidades de correntes que chegam é igual à soma das intensidades de correntes que saem. Les de Krchhoff Até aqu você aprendeu técncas para resolver crcutos não muto complexos. Bascamente todos os métodos foram baseados na 1 a Le de Ohm. Agora você va aprender as Les de Krchhoff. As Les de

Leia mais

CAPÍTULO 1 Exercícios Propostos

CAPÍTULO 1 Exercícios Propostos CAPÍTULO 1 Exercícos Propostos Atenção: Na resolução dos exercícos consderar, salvo menção em contráro, ano comercal de das. 1. Qual é a taxa anual de juros smples obtda em uma aplcação de $1.0 que produz,

Leia mais

Professor Mauricio Lutz CORRELAÇÃO

Professor Mauricio Lutz CORRELAÇÃO Professor Maurco Lutz 1 CORRELAÇÃO Em mutas stuações, torna-se nteressante e útl estabelecer uma relação entre duas ou mas varáves. A matemátca estabelece város tpos de relações entre varáves, por eemplo,

Leia mais

CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Finitos (MEF)

CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Finitos (MEF) PMR 40 - Mecânca Computaconal CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Fntos (MEF). Formulação Teórca - MEF em uma dmensão Consderemos a equação abao que representa a dstrbução de temperatura na barra

Leia mais

Motores síncronos. São motores com velocidade de rotação fixa velocidade de sincronismo.

Motores síncronos. São motores com velocidade de rotação fixa velocidade de sincronismo. Motores síncronos Prncípo de funconamento ão motores com velocdade de rotação fxa velocdade de sncronsmo. O seu prncípo de funconamento está esquematzado na fgura 1.1 um motor com 2 pólos. Uma corrente

Leia mais

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias 7. Resolução Numérca de Equações Dferencas Ordnáras Fenômenos físcos em dversas áreas, tas como: mecânca dos fludos, fluo de calor, vbrações, crcutos elétrcos, reações químcas, dentre váras outras, podem

Leia mais

IV - Descrição e Apresentação dos Dados. Prof. Herondino

IV - Descrição e Apresentação dos Dados. Prof. Herondino IV - Descrção e Apresentação dos Dados Prof. Herondno Dados A palavra "dados" é um termo relatvo, tratamento de dados comumente ocorre por etapas, e os "dados processados" a partr de uma etapa podem ser

Leia mais

Análise de Regressão. Profa Alcione Miranda dos Santos Departamento de Saúde Pública UFMA

Análise de Regressão. Profa Alcione Miranda dos Santos Departamento de Saúde Pública UFMA Análse de Regressão Profa Alcone Mranda dos Santos Departamento de Saúde Públca UFMA Introdução Uma das preocupações estatístcas ao analsar dados, é a de crar modelos que explctem estruturas do fenômeno

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI NA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS. Uma equação simplificada para se determinar o lucro de uma empresa é:

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI NA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS. Uma equação simplificada para se determinar o lucro de uma empresa é: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI A REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS Ademr José Petenate Departamento de Estatístca - Mestrado em Qualdade Unversdade Estadual de Campnas Brasl 1. Introdução Qualdade é hoje

Leia mais

NORMAS DE SELEÇÃO AO DOUTORADO

NORMAS DE SELEÇÃO AO DOUTORADO 1. INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO 1.1. Para a Área de Irrgação e Drenagem Poderão nscrever-se canddatos formados em Engenhara Agrícola, Agronoma, Meteorologa e demas Engenharas, ou em outras áreas afns a crtéro

Leia mais

ELEMENTOS DE CIRCUITOS

ELEMENTOS DE CIRCUITOS MINISTÉRIO D EDUCÇÃO SECRETRI DE EDUCÇÃO PROFISSIONL E TECNOLÓGIC INSTITUTO FEDERL DE EDUCÇÃO, CIÊNCI E TECNOLOGI DE SNT CTRIN CMPUS DE SÃO JOSÉ - ÁRE DE TELECOMUNICÇÕES CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICÇÕES

Leia mais

INTRODUÇÃO SISTEMAS. O que é sistema? O que é um sistema de controle? O aspecto importante de um sistema é a relação entre as entradas e a saída

INTRODUÇÃO SISTEMAS. O que é sistema? O que é um sistema de controle? O aspecto importante de um sistema é a relação entre as entradas e a saída INTRODUÇÃO O que é sstema? O que é um sstema de controle? SISTEMAS O aspecto mportante de um sstema é a relação entre as entradas e a saída Entrada Usna (a) Saída combustível eletrcdade Sstemas: a) uma

Leia mais

7 - Distribuição de Freqüências

7 - Distribuição de Freqüências 7 - Dstrbução de Freqüêncas 7.1 Introdução Em mutas áreas há uma grande quantdade de nformações numércas que precsam ser dvulgadas de forma resumda. O método mas comum de resumr estes dados numércos consste

Leia mais

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos 2 Metodologa de Medção de Rscos para Projetos Neste capítulo remos aplcar os concetos apresentados na seção 1.1 ao ambente de projetos. Um projeto, por defnção, é um empreendmento com metas de prazo, margem

Leia mais

Elaboração: Fevereiro/2008

Elaboração: Fevereiro/2008 Elaboração: Feverero/2008 Últma atualzação: 19/02/2008 E ste Caderno de Fórmulas tem por objetvo esclarecer aos usuáros a metodologa de cálculo e os crtéros de precsão utlzados na atualzação das Letras

Leia mais

Prof. Benjamin Cesar. Onde a(n, i) é o fator de valor atual de uma série de pagamentos. M: montante da renda na data do último depósito.

Prof. Benjamin Cesar. Onde a(n, i) é o fator de valor atual de uma série de pagamentos. M: montante da renda na data do último depósito. Matemátca Fnancera Rendas Certas Prof. Benjamn Cesar Sére de Pagamentos Unforme e Peródca. Rendas Certas Anudades. É uma sequênca de n pagamentos de mesmo valor P, espaçados de um mesmo ntervalo de tempo

Leia mais

Controlo Metrológico de Contadores de Gás

Controlo Metrológico de Contadores de Gás Controlo Metrológco de Contadores de Gás José Mendonça Das (jad@fct.unl.pt), Zulema Lopes Perera (zlp@fct.unl.pt) Departamento de Engenhara Mecânca e Industral, Faculdade de Cêncas e Tecnologa da Unversdade

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES O Danel Slvera pedu para eu resolver mas questões do concurso da CEF. Vou usar como base a numeração do caderno foxtrot Vamos lá: 9) Se, ao descontar uma promssóra com valor de face de R$ 5.000,00, seu

Leia mais

Responda às questões utilizando técnicas adequadas à solução de problemas de grande dimensão.

Responda às questões utilizando técnicas adequadas à solução de problemas de grande dimensão. Departamento de Produção e Sstemas Complementos de Investgação Operaconal Exame Época Normal, 1ª Chamada 11 de Janero de 2006 Responda às questões utlzando técncas adequadas à solução de problemas de grande

Leia mais

Associação de resistores em série

Associação de resistores em série Assocação de resstores em sére Fg.... Na Fg.. está representada uma assocação de resstores. Chamemos de I, B, C e D. as correntes que, num mesmo nstante, passam, respectvamente pelos pontos A, B, C e D.

Leia mais

Aula Características dos sistemas de medição

Aula Características dos sistemas de medição Aula - Característcas dos sstemas de medção O comportamento funconal de um sstema de medção é descrto pelas suas característcas (parâmetros) operaconas e metrológcas. Aqu é defnda e analsada uma sére destes

Leia mais

2 Incerteza de medição

2 Incerteza de medição 2 Incerteza de medção Toda medção envolve ensaos, ajustes, condconamentos e a observação de ndcações em um nstrumento. Este conhecmento é utlzado para obter o valor de uma grandeza (mensurando) a partr

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação do 2 Bimestre. Lista de exercícios de Recuperação de Matemática 3º E.M.

Lista de Exercícios de Recuperação do 2 Bimestre. Lista de exercícios de Recuperação de Matemática 3º E.M. Lsta de Exercícos de Recuperação do Bmestre Instruções geras: Resolver os exercícos à caneta e em folha de papel almaço ou monobloco (folha de fcháro). Copar os enuncados das questões. Entregar a lsta

Leia mais

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos.

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos. Insttuto de Físca de São Carlos Laboratóro de Eletrcdade e Magnetsmo: Transferênca de Potênca em Crcutos de Transferênca de Potênca em Crcutos de Nesse prátca, estudaremos a potênca dsspada numa resstênca

Leia mais

Objetivos da aula. Essa aula objetiva fornecer algumas ferramentas descritivas úteis para

Objetivos da aula. Essa aula objetiva fornecer algumas ferramentas descritivas úteis para Objetvos da aula Essa aula objetva fornecer algumas ferramentas descrtvas útes para escolha de uma forma funconal adequada. Por exemplo, qual sera a forma funconal adequada para estudar a relação entre

Leia mais

MACROECONOMIA I LEC 201

MACROECONOMIA I LEC 201 ACROECONOIA I LEC 20 3.2. odelo IS-L Outubro 2007, sandras@fep.up.pt nesdrum@fep.up.pt 3.2. odelo IS-L odelo Keynesano smples (KS): equlíbro macroeconómco equlíbro no mercado de bens e servços (BS). odelo

Leia mais

ESTATÍSTICA MULTIVARIADA 2º SEMESTRE 2010 / 11. EXERCÍCIOS PRÁTICOS - CADERNO 1 Revisões de Estatística

ESTATÍSTICA MULTIVARIADA 2º SEMESTRE 2010 / 11. EXERCÍCIOS PRÁTICOS - CADERNO 1 Revisões de Estatística ESTATÍSTICA MULTIVARIADA º SEMESTRE 010 / 11 EXERCÍCIOS PRÁTICOS - CADERNO 1 Revsões de Estatístca -0-11 1.1 1.1. (Varáves aleatóras: função de densdade e de dstrbução; Méda e Varânca enquanto expectatvas

Leia mais

3.1. Conceitos de força e massa

3.1. Conceitos de força e massa CAPÍTULO 3 Les de Newton 3.1. Concetos de força e massa Uma força representa a acção de um corpo sobre outro,.e. a nteracção físca entre dos corpos. Como grandeza vectoral que é, só fca caracterzada pelo

Leia mais

2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS

2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 22 2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS Como vsto no capítulo 1, a energa frme de uma usna hdrelétrca corresponde à máxma demanda que pode ser suprda contnuamente

Leia mais

Controle Estatístico de Qualidade. Capítulo 8 (montgomery)

Controle Estatístico de Qualidade. Capítulo 8 (montgomery) Controle Estatístco de Qualdade Capítulo 8 (montgomery) Gráfco CUSUM e da Méda Móvel Exponencalmente Ponderada Introdução Cartas de Controle Shewhart Usa apenas a nformação contda no últmo ponto plotado

Leia mais

4 Critérios para Avaliação dos Cenários

4 Critérios para Avaliação dos Cenários Crtéros para Avalação dos Cenáros É desejável que um modelo de geração de séres sntétcas preserve as prncpas característcas da sére hstórca. Isto quer dzer que a utldade de um modelo pode ser verfcada

Leia mais

www.obconcursos.com.br/portal/v1/carreirafiscal

www.obconcursos.com.br/portal/v1/carreirafiscal www.obconcursos.com.br/portal/v1/carrerafscal Moda Exercíco: Determne o valor modal em cada um dos conjuntos de dados a segur: X: { 3, 4,, 8, 8, 8, 9, 10, 11, 1, 13 } Mo 8 Y: { 10, 11, 11, 13, 13, 13,

Leia mais

Física. Setor B. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 86) AD TM TC. Aula 24 (pág. 87) AD TM TC. Aula 25 (pág.

Física. Setor B. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 86) AD TM TC. Aula 24 (pág. 87) AD TM TC. Aula 25 (pág. Físca Setor Prof.: Índce-controle de studo ula 23 (pág. 86) D TM TC ula 24 (pág. 87) D TM TC ula 25 (pág. 88) D TM TC ula 26 (pág. 89) D TM TC ula 27 (pág. 91) D TM TC ula 28 (pág. 91) D TM TC evsanglo

Leia mais

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC)

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC) UNDADE V DELNEAMENTO NTERAMENTE CASUALZADO (DC) CUABÁ, MT 015/ PROF.: RÔMULO MÔRA romulomora.webnode.com 1. NTRODUÇÃO Este delneamento apresenta como característca prncpal a necessdade de homogenedade

Leia mais

Avaliação de Económica de Projectos e Cálculo de Tarifas

Avaliação de Económica de Projectos e Cálculo de Tarifas Gestão Avançada ada de Sstemas de Abastecmento de Água Avalação de Económca de Projectos e Cálculo de Tarfas Antóno Jorge Montero 26 de Mao de 2008 Aula 5-1 COCEITO DE PROJECTO Processo específco utlzado

Leia mais

CQ110 : Princípios de FQ

CQ110 : Princípios de FQ CQ110 : Prncípos de FQ CQ 110 Prncípos de Físco Químca Curso: Farmáca Prof. Dr. Marco Vdott mvdott@ufpr.br Potencal químco, m potencal químco CQ110 : Prncípos de FQ Propredades termodnâmcas das soluções

Leia mais

Análise de Projectos ESAPL / IPVC. Taxas Equivalentes Rendas

Análise de Projectos ESAPL / IPVC. Taxas Equivalentes Rendas Análse de Projectos ESAPL / IPVC Taxas Equvalentes Rendas Taxas Equvalentes Duas taxas e, referentes a períodos dferentes, dzem-se equvalentes se, aplcadas a um mesmo captal, produzrem durante o mesmo

Leia mais

Estatística stica Descritiva

Estatística stica Descritiva AULA1-AULA5 AULA5 Estatístca stca Descrtva Prof. Vctor Hugo Lachos Davla oo que é a estatístca? Para mutos, a estatístca não passa de conjuntos de tabelas de dados numércos. Os estatístcos são pessoas

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 25 (pág. 86) AD TM TC. Aula 26 (pág. 86) AD TM TC. Aula 27 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 25 (pág. 86) AD TM TC. Aula 26 (pág. 86) AD TM TC. Aula 27 (pág. Físca Setor Prof.: Índce-controle de studo ula 25 (pág. 86) D TM TC ula 26 (pág. 86) D TM TC ula 27 (pág. 87) D TM TC ula 28 (pág. 87) D TM TC ula 29 (pág. 90) D TM TC ula 30 (pág. 90) D TM TC ula 31 (pág.

Leia mais

Variabilidade Espacial do Teor de Água de um Argissolo sob Plantio Convencional de Feijão Irrigado

Variabilidade Espacial do Teor de Água de um Argissolo sob Plantio Convencional de Feijão Irrigado Varabldade Espacal do Teor de Água de um Argssolo sob Planto Convenconal de Fejão Irrgado Elder Sânzo Aguar Cerquera 1 Nerlson Terra Santos 2 Cásso Pnho dos Res 3 1 Introdução O uso da água na rrgação

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE DA FCT- UNL. Normas Regulamentares PREÂMBULO

REGULAMENTO GERAL DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE DA FCT- UNL. Normas Regulamentares PREÂMBULO REGULAMENTO GERAL DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE DA FCT- UNL Normas Regulamentares PREÂMBULO O regulamento geral dos cclos de estudos conducentes ao grau de Mestre da FCT-UNL organza,

Leia mais

Hansard OnLine. Guia Unit Fund Centre

Hansard OnLine. Guia Unit Fund Centre Hansard OnLne Gua Unt Fund Centre Índce Págna Introdução ao Unt Fund Centre (UFC) 3 Usando fltros do fundo 4-5 Trabalhando com os resultados do fltro 6 Trabalhando com os resultados do fltro Preços 7 Trabalhando

Leia mais

Distribuição de Massa Molar

Distribuição de Massa Molar Químca de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmoln carla.dalmoln@udesc.br Dstrbução de Massa Molar Materas Polmércos Polímero = 1 macromolécula com undades químcas repetdas ou Materal composto por númeras

Leia mais

Portaria Inmetro nº 248 de 17 de julho de 2008

Portaria Inmetro nº 248 de 17 de julho de 2008 INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - Portara Inmetro nº 248 de 17 de julho de 2008 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL,

Leia mais

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características Experênca (aulas 08 e 09) Curvas característcas 1. Objetvos 2. Introdução 3. Procedmento expermental 4. Análse de dados 5. Referêncas 1. Objetvos Como no expermento anteror, remos estudar a adequação de

Leia mais

Expressão da Incerteza de Medição para a Grandeza Energia Elétrica

Expressão da Incerteza de Medição para a Grandeza Energia Elétrica 1 a 5 de Agosto de 006 Belo Horzonte - MG Expressão da ncerteza de Medção para a Grandeza Energa Elétrca Eng. Carlos Alberto Montero Letão CEMG Dstrbução S.A caletao@cemg.com.br Eng. Sérgo Antôno dos Santos

Leia mais

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão AULA 4.3. Decisão Intertemporal do Consumidor O Mercado de Capital

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão AULA 4.3. Decisão Intertemporal do Consumidor O Mercado de Capital Mcroeconoma II Cursos de Economa e de Matemátca Aplcada à Economa e Gestão AULA 4.3 Decsão Intertemporal do Consumdor O Mercado de Captal Isabel Mendes 2007-2008 4/17/2008 Isabel Mendes/MICRO II 1 3. EQUILÍBRIO

Leia mais

Princípios do Cálculo de Incertezas O Método GUM

Princípios do Cálculo de Incertezas O Método GUM Prncípos do Cálculo de Incertezas O Método GUM João Alves e Sousa Laboratóro Regonal de Engenhara Cvl - LREC Rua Agostnho Perera de Olvera, 9000-64 Funchal, Portugal. E-mal: jasousa@lrec.pt Resumo Em anos

Leia mais

Regressão e Correlação Linear

Regressão e Correlação Linear Probabldade e Estatístca I Antono Roque Aula 5 Regressão e Correlação Lnear Até o momento, vmos técncas estatístcas em que se estuda uma varável de cada vez, estabelecendo-se sua dstrbução de freqüêncas,

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 03 DA UNICAMP-FASE. PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA QUESTÃO 37 A fgura abaxo exbe, em porcentagem, a prevsão da oferta de energa no Brasl em 030, segundo o Plano Naconal

Leia mais

Prof. Antônio Carlos Fontes dos Santos. Aula 1: Divisores de tensão e Resistência interna de uma fonte de tensão

Prof. Antônio Carlos Fontes dos Santos. Aula 1: Divisores de tensão e Resistência interna de uma fonte de tensão IF-UFRJ Elementos de Eletrônca Analógca Prof. Antôno Carlos Fontes dos Santos FIW362 Mestrado Profssonal em Ensno de Físca Aula 1: Dvsores de tensão e Resstênca nterna de uma fonte de tensão Este materal

Leia mais

Cálculo do Conceito ENADE

Cálculo do Conceito ENADE Insttuto aconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera IEP Mnstéro da Educação ME álculo do onceto EADE Para descrever o cálculo do onceto Enade, prmeramente é mportante defnr a undade de observação

Leia mais

Aplicando o método de mínimos quadrados ordinários, você encontrou o seguinte resultado: 1,2

Aplicando o método de mínimos quadrados ordinários, você encontrou o seguinte resultado: 1,2 Econometra - Lsta 3 - Regressão Lnear Múltpla Professores: Hedbert Lopes, Prscla Rbero e Sérgo Martns Montores: Gustavo Amarante e João Marcos Nusdeo QUESTÃO 1. Você trabalha na consultora Fazemos Qualquer

Leia mais

Laboratório de Mecânica Aplicada I Estática: Roldanas e Equilíbrio de Momentos

Laboratório de Mecânica Aplicada I Estática: Roldanas e Equilíbrio de Momentos Laboratóro de Mecânca Aplcada I Estátca: Roldanas e Equlíbro de Momentos 1 Introdução O conhecmento das condções de equlíbro de um corpo é mprescndível em númeras stuações. Por exemplo, o estudo do equlíbro

Leia mais

CAP RATES, YIELDS E AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS pelo método do rendimento

CAP RATES, YIELDS E AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS pelo método do rendimento CAP RATES, YIELDS E AALIAÇÃO DE IMÓEIS pelo étodo do rendento Publcado no Confdencal Iobláro, Março de 2007 AMARO NAES LAIA Drector da Pós-Graduação de Gestão e Avalação Ioblára do ISEG. Docente das caderas

Leia mais

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap A técnca de computação ntensva ootstrap O termo ootstrap tem orgem na expressão de língua nglesa lft oneself by pullng hs/her bootstrap, ou seja, alguém levantar-se puxando seu própro cadarço de bota.

Leia mais

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Redes de Dstrbução de Água Rede de dstrbução de água: um sstema de tubagens e elementos acessóros nstalados na va públca, em terrenos da entdade dstrbudora ou em outros sob concessão especal, cua utlzação

Leia mais

Influência dos Procedimentos de Ensaios e Tratamento de Dados em Análise Probabilística de Estrutura de Contenção

Influência dos Procedimentos de Ensaios e Tratamento de Dados em Análise Probabilística de Estrutura de Contenção Influênca dos Procedmentos de Ensaos e Tratamento de Dados em Análse Probablístca de Estrutura de Contenção Mara Fatma Mranda UENF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasl. Paulo César de Almeda Maa UENF, Campos

Leia mais

1 Topologias Básicas de Conversores CC-CC não-isolados

1 Topologias Básicas de Conversores CC-CC não-isolados 1 opologas Báscas de Conversores CC-CC não-solados 1.1 Prncípos báscos As análses que se seguem consderam que os conversores não apresentam perdas de potênca (rendmento 100%). Os nterruptores (transstores

Leia mais

1 Princípios da entropia e da energia

1 Princípios da entropia e da energia 1 Prncípos da entropa e da energa Das dscussões anterores vmos como o conceto de entropa fo dervado do conceto de temperatura. E esta últma uma conseqüênca da le zero da termodnâmca. Dentro da nossa descrção

Leia mais

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro.

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro. Aplcação Por exemplo, se prepararmos uma área expermental com todo cudado possível e fzermos, manualmente, o planto de 100 sementes seleconadas de um mlho híbrdo, cudando para que as sementes fquem na

Leia mais

ANALISADOR DE EVENTOS EM TEMPO QUASE-REAL

ANALISADOR DE EVENTOS EM TEMPO QUASE-REAL XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 GPC.01 22 a 25 Novembro de 2009 Recfe - PE GRUPO -V GRUPO DE ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO, CONTROLE E AUTOMAÇÃO EM SISTEMAS

Leia mais

Reconhecimento Estatístico de Padrões

Reconhecimento Estatístico de Padrões Reconhecmento Estatístco de Padrões X 3 O paradgma pode ser sumarzado da segunte forma: Cada padrão é representado por um vector de característcas x = x1 x2 x N (,,, ) x x1 x... x d 2 = X 1 X 2 Espaço

Leia mais

Suporte Básico para Sistemas de Tempo Real

Suporte Básico para Sistemas de Tempo Real Suporte Básco para Sstemas de Tempo Real Escalonamento e Comuncação Sldes elaborados por George Lma, com atualzações realzadas por Ramundo Macêdo Suporte Básco para Sstemas de Tempo-Real Escalonamento

Leia mais

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma Capítulo 8 Dferencação Numérca Quase todos os métodos numércos utlzados atualmente para obtenção de soluções de equações erencas ordnáras e parcas utlzam algum tpo de aproxmação para as dervadas contínuas

Leia mais

Probabilidade e Estatística. Correlação e Regressão Linear

Probabilidade e Estatística. Correlação e Regressão Linear Probabldade e Estatístca Correlação e Regressão Lnear Correlação Este uma correlação entre duas varáves quando uma delas está, de alguma forma, relaconada com a outra. Gráfco ou Dagrama de Dspersão é o

Leia mais

Software. Guia do professor. Como comprar sua moto. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Software. Guia do professor. Como comprar sua moto. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação números e funções Gua do professor Software Como comprar sua moto Objetvos da undade 1. Aplcar o conceto de juros compostos; 2. Introduzr o conceto de empréstmo sob juros; 3. Mostrar aplcações de progressão

Leia mais

AS COMPONENTES SIMÉTRICAS INSTANTÂNEAS E A MÁQUINA SIMÉTRICA

AS COMPONENTES SIMÉTRICAS INSTANTÂNEAS E A MÁQUINA SIMÉTRICA CAPÍTULO 5 A COMPONENTE IMÉTICA INTANTÂNEA E A MÁQUINA IMÉTICA 5. INTODUÇÃO O emprego das componentes smétrcas nstantâneas permte a obtenção de modelos mas smples que aqueles obtdos com a transformação

Leia mais

PLANILHAS EXCEL/VBA PARA PROBLEMAS ENVOLVENDO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR EM SISTEMAS BINÁRIOS

PLANILHAS EXCEL/VBA PARA PROBLEMAS ENVOLVENDO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR EM SISTEMAS BINÁRIOS PLANILHAS EXCEL/VBA PARA PROBLEMAS ENVOLVENDO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR EM SISTEMAS BINÁRIOS L. G. Olvera, J. K. S. Negreros, S. P. Nascmento, J. A. Cavalcante, N. A. Costa Unversdade Federal da Paraíba,

Leia mais

UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR

UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EATAS DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 014 Estatístca Descrtva e Análse Exploratóra Etapas ncas. Utlzadas para descrever e resumr os dados. A dsponbldade de uma grande quantdade de dados e de

Leia mais

ESTATÍSTICAS E INDICADORES DE COMÉRCIO EXTERNO

ESTATÍSTICAS E INDICADORES DE COMÉRCIO EXTERNO ESTATÍSTICAS E INDICADORES DE COÉRCIO ETERNO Nota préva: O texto que se segue tem por únco obectvo servr de apoo às aulas das dscplnas de Economa Internaconal na Faculdade de Economa da Unversdade do Porto.

Leia mais

MAPEAMENTO DA VARIABILIDADE ESPACIAL

MAPEAMENTO DA VARIABILIDADE ESPACIAL IT 90 Prncípos em Agrcultura de Precsão IT Departamento de Engenhara ÁREA DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA MAPEAMENTO DA VARIABILIDADE ESPACIAL Carlos Alberto Alves Varella Para o mapeamento da varabldade espacal

Leia mais

METODOLOGIA PARA O CÁLCULO DE VAZÃO DE UMA SEÇÃO TRANSVERSAL A UM CANAL FLUVIAL. Iran Carlos Stalliviere Corrêa RESUMO

METODOLOGIA PARA O CÁLCULO DE VAZÃO DE UMA SEÇÃO TRANSVERSAL A UM CANAL FLUVIAL. Iran Carlos Stalliviere Corrêa RESUMO Semnáro Anual de Pesqusas Geodéscas na UFRGS, 2. 2007. UFRGS METODOLOGIA PARA O CÁLCULO DE VAZÃO DE UMA SEÇÃO TRANSVERSAL A UM CANAL FLUVIAL Iran Carlos Stallvere Corrêa Insttuto de Geocêncas UFRGS Departamento

Leia mais

LOGÍSTICA. Capítulo - 8 Armazenamento. Mostrar como o armazenamento é importante no sistema logístico

LOGÍSTICA. Capítulo - 8 Armazenamento. Mostrar como o armazenamento é importante no sistema logístico O Papel da Logístca na Organzação Empresaral e na Economa LOGÍSTICA Capítulo - 8 Objectvos do Capítulo Mostrar como o armazenamento é mportante no sstema logístco Identfcação dos prncpas tpos de armazenamento

Leia mais

Caderno de Exercícios Resolvidos

Caderno de Exercícios Resolvidos Estatístca Descrtva Exercíco 1. Caderno de Exercícos Resolvdos A fgura segunte representa, através de um polígono ntegral, a dstrbução do rendmento nas famílas dos alunos de duas turmas. 1,,75 Turma B

Leia mais