2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS"

Transcrição

1 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 22 2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS Como vsto no capítulo 1, a energa frme de uma usna hdrelétrca corresponde à máxma demanda que pode ser suprda contnuamente (sem raconamento) na ocorrênca das vazões regstradas no hstórco. Uma das formas de se obter a Energa Frme de uma usna hdrelétrca é utlzar um procedmento teratvo do tpo tentatva e erro. Um procedmento típco sera: (a) defna uma demanda frme ncal EF; (b) smule a operação do sstema para atender a esta demanda EF; se ocorreu algum raconamento durante a smulação, reduza EF e volte ao passo (b); se não ocorreu nenhum raconamento, aumente EF e volte ao passo (b). Este procedmento deve ser aplcado até que um crtéro de convergênca seja atenddo. Neste capítulo será mostrado que a energa frme pode ser calculada dretamente através de um modelo de otmzação lnear. Por motvos ddátcos, será apresentado ncalmente o modelo para apenas uma usna e em seguda será apresentada a extensão para múltplas usnas Formulação como um problema de otmzação uma únca usna Por smplcdade de apresentação, no modelo apresentado a segur, e no restante deste trabalho, será usada uma formulação lnear para a modelagem do sstema hdrelétrco, a qual em partcular consdera constante o coefcente de produção da usna hdrelétrca 6. Outra não-lneardade desconsderada no modelo, dscutda em [1][24], é a 6 O coefcente de produção de uma usna é dretamente proporconal à altura líquda de queda, que corresponde à dferença entre a cota do reservatóro (que depende do volume armazenado) e o nível do

2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 23 representação das perdas de volume dos reservatóros por evaporação 7. Mostra-se em [36],[82] que estas não-lneardades podem ser representadas por um conjunto de nequações lneares obtdas através de envoltóras convexas ( convex hull )[81] Equação de balanço hídrco Esta equação representa a evolução do armazenamento ao longo do período de estudo: o volume fnal a cada estágo é obtdo somando-se ao volume ncal a afluênca durante o estágo (afluênca natural do ro) e subtrando-se os volumes turbnado e vertdo: v t+1 - v t + u t + w t = a t (2.2) para t = 1,..., T onde: t T ndexa os estágos (por exemplo, mês) duração do estudo (número de meses do regstro hstórco) v t armazenamento do reservatóro no níco do mês t (m 3 ) v t+1 armazenamento ao fnal do mês t = níco do mês t+1 (m 3 ) u t volume turbnado ao longo do mês (m 3 ) w t volume vertdo (m 3 ) a t afluênca ncremental ao longo do mês (m 3 ) canal de fuga (que depende do volume defluente). As perdas hdráulcas são abatdas dretamente desta altura A formulação não-lnear do problema é apresentada em [1],[24]. 7 A evaporação é proporconal ao produto do coefcente mensal de evaporação pela área do espelho d água do reservatóro, que por sua vez depende do armazenamento.

3 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS Lmtes de armazenamento e turbnamento Estas restrções são auto-explcatvas e estabelecem o volume máxmo armazenado no reservatóro e máxmo volume turbnado ao longo de cada mês: onde: v t v para t = 1,..., T (2.3) u t u para t = 1,..., T (2.4) v volume útl do reservatóro (m 3 ) u máxmo volume turbnado ao longo do mês (m 3 ) Geração hdrelétrca A produção de energa da usna (MWh) é proporconal ao produto do volume turbnado (m 3 ) e do coefcente de produção médo (MWh/m 3 ). E t = ρ u t para t = 1,..., T (2.5) onde: ρ fator de produção médo da usna (MWh/m 3 ) Energa frme Como a energa frme deve ser produzda contnuamente, o conjunto de restrções a segur essencalmente estabelece que o frme corresponde à menor energa produzda ao longo do período:

4 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 25 onde: F ρ u t para t = 1,..., T (2.6) F varável escalar que representa a energa frme da usna (MWh) Função objetvo Como vsto em (2.6), F é a menor energa produzda ao longo do período. Portanto, o objetvo é maxmzar F Formulação completa O problema de otmzação é formulado como: Max F sujeto a v t+1 - v t + u t + w t = a t (2.7a) v t v (2.7b) u t u (2.7c) F - ρ u t 0 (2.7d) para t = 1,..., T O armazenamento ncal no reservatóro, v 0, é arbtrado para ter 100% da capacdade máxma da usna, ou seja, v. 8 Por smplcdade de notação, estamos supondo que todos os estágos têm gual duração. Na prátca são utlzados estágos mensas e é feto um ajuste de MWh para MW médo.

5 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS Formulação como um problema de otmzação múltplas usnas A Energa Frme total de um conjunto de usnas hdrelétrcas, analogamente ao caso de uma usna, corresponde à máxma demanda que elas podem atender contnuamente, numa operação ntegrada, supondo a ocorrênca do regstro hstórco de vazões e sem ocorrênca de défcts. A Energa Frme de um sstema composto de múltplas usnas hdrelétrcas também pode ser obtda através de um modelo de programação lnear, análogo ao modelo para uma usna vsto no na seção 2.1. A produção de energa total do sstema, também neste caso, está sujeta a restrções operatvas de cada usna que compõe o sstema (balanço hídrco, lmtes de armazenamento e turbnamento, etc.) Equação de balanço hídrco Para o caso de um sstema com múltplas usnas, a equação de balanço hídrco é um pouco dferente, já que neste caso adcona-se à afluênca ncremental de cada usna as defluêncas das usnas a montante dela. O volume fnal a cada estágo é obtdo somando-se ao volume ncal a afluênca durante o estágo (afluênca ncremental mas defluênca das usnas a montante) e subtrando-se os volumes turbnado e vertdo: [ ut, m + wt, m ] + ut, + wt, at, v + (2.8) t 1, vt, + = m M para t = 1,..., T; = 1,..., I onde: t T ndexa os estágos (por exemplo, mês) duração do estudo (número de meses do regstro hstórco) ndexa as usnas (I - número de usnas) v t, armazenamento do reservatóro no níco do mês t (m 3 )

6 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 27 v t+1, armazenamento ao fnal do mês t = níco do mês t+1 (m 3 ) m M conjunto de usnas medatamente a montante da usna u t, volume turbnado ao longo do mês (m 3 ) w t, volume vertdo (m 3 ) a t, afluênca ncremental ao longo do mês (m 3 ) Lmtes de armazenamento e turbnamento Smlarmente ao caso uma usna somente, estas restrções são auto-explcatvas: v v t, para t = 1,..., T; = 1,...,I (2.9) u u t, para t = 1,..., T; = 1,...,I (2.10) onde: v armazenamento máxmo (m 3 ) u máxmo volume turbnado ao longo do mês (m 3 ) Geração hdrelétrca A produção de energa total do sstema é gual à soma das produções ndvduas de todas as usnas: E = ρ u, para t = 1,..., T (2.11) t t onde: ρ fator de produção médo da usna (MWh/m 3 )

7 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS Energa frme Como a energa frme deve ser produzda contnuamente, o conjunto de restrções a segur essencalmente estabelece que o frme corresponde à menor energa produzda ao longo do período: F ρ, para t = 1,..., T (2.12) u t onde: F varável escalar que representa a energa frme do conjunto de usnas (MWh) Função objetvo Como vsto em (2.12), F é a menor energa produzda ao longo do período. Portanto, o objetvo é maxmzar F Formulação Completa O problema de otmzação é formulado como: 9 Novamente, por smplcdade de notação, estamos supondo que todos os estágos têm gual duração e na prátca são utlzados estágos mensas e é feto um ajuste de MWh para MW médo.

8 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 29 Max F sujeto a [ ut, m + wt, m ] + ut, + wt, at, v + (2.13a) t 1, vt, + = m M v, v (2.13b) t u, u (2.13c) t F ρ u t, 0 (2.13d) para t = 1,..., T; para = 1,..., N Os armazenamentos ncas dos reservatóros v 0 s de cada usna são arbtrados para terem 100% das capacdades máxmas. O modelo de cálculo da energa frme (2.13) é um problema de otmzação lnear e pode ser resolvdo por pacotes computaconas comercas como o CPLEX [68] ou XPRESS- MP [69] Aplcações do modelo para cálculo de energa frme. Esta seção mostra a aplcação do modelo de cálculo de energa frme (2.13), prmero para um caso com uma únca usna, e em seguda consderando 4 usnas em cascata.

9 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS Exemplo com 1 usna A Tabela 2.1 abaxo as característcas físcas da usna do prmero exemplo: Fator de Volume útl do Turbnamento Potênca Produtbldade (ρ) reservatóro ( v ) máxmo (u ) Nomnal (MW/ m 3 /s) (hm 3 ) (m 3 /s) (MW) Usna 1 0, ,0 Tabela Característcas físcas da usna do prmero exemplo As vazões naturas utlzadas foram obtdas do hstórco de vazões de uma usna do sstema braslero com característcas semelhantes. O modelo (2.13) fo mplementado e testado para a usna com o pacote computaconal Xpress-MP. O valor da Energa Frme encontrado fo 513,7 MW médos. Isto sgnfca que a usna consegue atender, sem que haja défct, a uma demanda constante de no máxmo 513,7 MW médos, caso ocorra novamente a seqüênca hstórca de vazões smulada. Os resultados são apresentados no gráfco da Fgura 2.1, que mostra a evolução das varáves: () volume armazenado, () vertmento, () turbnamento, (v) vazão ncremental, expressos em hm 3, e (v) energa produzda, expressa em MW médos. Para que se possa ver com mas detalhes o período crítco (que será ntroduzdo na seção 2.4), o horzonte de tempo apresentado é bem menor que o smulado, que começa em 1931 e se estende até As undades nesta tabela, dferentes das apresentadas no modelo (2.13), são as mas usualmente utlzadas.

10 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS PERÍODO CRÍTICO Volume Útl (hm3) Vertmento (hm3) Turbnamento (hm3) Vazao Incr (Hm3) Energa Produzda (MW médos) Hm jan/48 jul/ MW médos jan/49 jul/49 jan/50 jul/50 jan/51 jul/51 jan/52 jul/52 jan/53 jul/53 jan/54 jul/54 jan/55 jul/55 jan/56 jul/56 jan/57 jul/57 jan/58 jul/58 jan/59 jul/59 Fgura Resultados do cálculo da energa frme para 1 usna jan/60 jul/60 jan/61 jul/61 jan/62 jul/62 Observa-se ncalmente que a energa produzda, expressa em MW médos, é constante, pos se está atendendo contnuamente a uma demanda gual à energa frme do sstema. As pequenas varações no turbnamento se devem ao fato de que os meses smulados têm número de das dferentes, e, portanto, mesmo turbnando a uma taxa constante, apresentam volumes totas turbnados em cada mês, em hm 3, dferentes Exemplo com 4 usnas Neste segundo exemplo fo utlzado um sstema hdrelétrco composto por quatro usnas localzadas em cascata. As característcas físcas das usnas estão descrtas na Tabela 2.2 e a topologa é mostrada na Fgura 2.3. As vazões naturas utlzadas foram obtdas dos dados do hstórco de vazões de 4 postos do sstema braslero. Para defnr as característcas das usnas (volume máxmo, turbnamento máxmo e fator de produção

11 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 32 médo) também foram adotados valores típcos de hdrelétrcas exstentes no sstema braslero. A Fgura 2.2 mostra a legenda das fguras usadas para representar cada tpo de usnas (fo d água, com reservatóro e somente com reservatóro): Legenda dos Tpos de Usnas Hdrelétrcas Fgura 2.2 Legenda das fguras usadas para representar usnas hdrelétrcas Fgura 2.3 Topologa dosstema-exemplo

12 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 33 Fator de Produtbldade (ρ) Volume útl do reservatóro ( v ) Turbnamento máxmo (u ) Potênca Nomnal (MW/ m 3 /s) (hm 3 ) (m 3 /s) (MW) Usna 1 0, ,0 Usna 2 0, ,5 Usna 3 0, ,0 Usna 4 1, ,0 Tabela Característcas físcas das 4 usnas segundo exemplo O valor da Energa Frme encontrado fo 799,3 MW médos, que é, portanto, a máxma demanda que estas quatro usnas conseguem atender numa operação ntegrada, sem que haja défct, caso ocorra novamente a seqüênca hstórca de vazões smulada. Os resultados são apresentados no gráfco da Fgura 2.4, que mostra a evolução da soma das varáves das quatro usnas: () volume armazenado, () vertmento, () turbnamento, (v) vazão ncremental, expressas em hm 3 e (v) energa produzda, expressa em MW médos. Novamente, para que se possa ver com mas detalhes o período crítco (que será ntroduzdo em seguda na seção 2.4), o horzonte de tempo apresentado é bem menor que o horzonte smulado (1931 até 2001).

13 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS PERÍODO CRÍTICO Volume (hm3) Vertmento (hm3) Turbnamento (hm3) Vazao Incr (hm3) Energa Gerada (MW médos) jan/50 ma/50 set/50 jan/51 ma/51 set/51 jan/52 ma/52 set/52 jan/53 ma/53 set/53 jan/54 ma/54 set/54 jan/55 ma/55 set/55 jan/56 ma/56 set/56 jan/57 ma/57 set/57 jan/58 Hm3 ma/58 set/58 jan/59 ma/59 set/59 jan/60 ma/60 set/ MW médos Fgura 2.4 Resultados do cálculo da energa frme para 4 usnas Apesar de a produção de energa ser constante, o volume turbnado apresenta uma certa varação, devdo aos dferentes coefcentes de produção das usnas que geram em dferentes proporções em cada etapa. Já o volume afluente é bastante varável, e é a varação no armazenamento do reservatóro que transforma esta sére varável de entrada numa saída constante. Em partcular, observa-se na Fgura 2.4 que o reservatóro fo enchendo para poder compensar as afluêncas mas reduzdas ao longo do período crítco Período Crítco Assocado ao cálculo do frme surge um mportante conceto que será usado em um dos métodos de alocação estudado nesta dssertação, que é o método de alocação pela geração méda no Período Crítco.

14 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 35 Quando o modelo de otmzação (2.7) para cálculo da energa frme é aplcado e a solução ótma é obtda, os valores da varável volume útl do problema apresentam um comportamento típco: sempre haverá um ntervalo de tempo em que a usna começa com seu reservatóro completamente cheo e termna com ele completamente vazo, sem haver reenchmentos parcas. Este ntervalo é conhecdo como período crítco e está destacado na Fgura 2.1 e na Fgura 2.4. O período crítco se caracterza por ter as pores afluêncas do hstórco de vazões, ou seja, é o período em que ocorre a por seca, daí o adjetvo crítco. Ele é mportante porque representa o ponto de estrangulamento da capacdade contínua de produção do sstema. Fora do período crítco, anda sera possível atender a um ncremento da demanda, sem problemas. Entretanto, dentro do período crítco, o atendmento a este mesmo ncremento levara a um raconamento Interpretação das Varáves Duas: modelo para uma usna As varáves duas (ou multplcadores de Lagrange) assocadas às restrções do modelo do frme servem para nterpretar e defnr explctamente mportantes aspectos relaconados ao problema da energa frme. A defnção do período crítco pode ser feta de manera explícta (depos de encontrada a solução ótma) através dos valores das varáves duas assocadas às restrções de atendmento ao frme (2.7d). Ele pode ser defndo como o ntervalo de tempo onde estas restrções estão atvas, sto é, têm varáves duas dferentes de zero. Para todo o resto do horzonte estas restrções estarão relaxadas, e suas varáves duas terão valores nulos. A razão é que aumentar nfntesmalmente o recurso (lado dreto) da restrção (2.7d) numa etapa fora do período crítco não gerara benefco (ou melhora) à função objetvo. Neste caso estas restrções apenas fcaram um pouco mas relaxadas e o valor ótmo do problema não se alterara. Já aumentar o recurso desta restrção numa etapa que está dentro do período crítco gerara um aumento do frme total, pos nesta etapa menos água precsara ser turbnada para atender à restrção do frme (que neste caso

15 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 36 sera menor pelo aumento do recurso no lado dreto). Com sso, mas água podera passar a ser turbnada nas etapas do período crítco, o que gerara um aumento da energa frme total da usna. Esta também é a explcação para não haver nenhum vertmento durante o período crítco, ou seja, nenhuma quantdade de água é desperdçada. Outra característca das varáves duas assocadas à restrção (2.7d) é que possuem o mesmo valor durante todo o período crítco 11, o que sgnfca que um aumento nfntesmal no lado dreto da restrção (2.7d) gerara aumentos guas na energa frme total da usna. Vsto em termos econômcos, o custo margnal de curto prazo, que reflete justamente o custo de atender a 1 MWh adconal de demanda, é gual a zero fora do período crítco; e gual ao custo do raconamento dentro do período crítco. Este conceto é a base das extensões metodológcas dscutdas nos capítulos seguntes. Outra característca do modelo dz respeto ao comportamento do reservatóro da usna durante o período crítco. Na últma etapa do período crítco o reservatóro sempre se esvaza completamente. A razão é que o modelo rá tentar aumentar o valor da varável F (que representa a capacdade de geração constante e é a própra função objetvo), até que ela atnja seu valor máxmo. Se no fnal do período crítco o reservatóro não se esvaza completamente, sgnfca que esta água que anda sobrou podera ter sdo usada para aumentar anda mas o valor de F. Por esses motvos, quando a solução ótma for obtda, sempre haverá um período crítco e o reservatóro da usna ao fnal dele sempre estará vazo. 12 O mesmo racocíno feto para as restrções de atendmento ao frme (2.7d) vale para as restrções de balanço hídrco (2.7a), ou seja, um aumento nfntesmal na quantdade de água ( recurso, ou lado dreto da restrção de balanço hídrco) que chega a montante da usna em uma etapa fora do período crítco não ra alterar o valor da energa que ela sera capaz de gerar contnuamente durante todo o horzonte. A razão é que caso esta quantdade a mas de água chegasse em uma etapa anteror ao período 11 Neste caso se supõe que todas as etapas smuladas são do mesmo tamanho. 12 Em teora, poderam exstr, para uma mesma energa frme, dos períodos crítcos dferentes. Este caso sera equvalente ao de uma solução degenerada em programação lnear, em que um dos períodos sera arbtraramente o crítco (básco). Este caso, por ser consderado estatstcamente mpossível de ocorrer, não afeta os desenvolvmentos deste trabalho.

16 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 37 crítco, ela certamente ra ser vertda antes de seu níco, quando o reservatóro se enche por completo. Já se essa quantdade chegasse depos do período crítco, ela também não ra ser capaz de mpedr o completo esvazamento do reservatóro ao fnal do período crítco. Outra característca mportante dz respeto à varável dual assocada à restrção de volume máxmo. Quando a solução ótma do problema é obtda ela terá valor maor que zero apenas na prmera etapa do período crítco, quando o reservatóro está completamente cheo. Apenas nesta etapa um aumento da capacdade do reservatóro gerara um aumento no valor da função objetvo, já que uma quantdade maor de água podera ser armazenada e utlzada durante o período crítco para aumentar a capacdade de geração constante da usna Interpretação das Varáves Duas: modelo para múltplas usnas Todas as análses das varáves duas fetas até então estão relaconadas ao modelo para uma usna (2.7). As mesmas característcas observadas neste modelo se estendem para o caso de múltplas usnas (2.13), salvo algumas observações. No níco do período crítco, por exemplo, não é garantdo que todas as usnas atngrão os níves máxmos de armazenamento ao mesmo tempo, e por sso a varável dual assocada à restrção de volume máxmo de alguma delas pode ter valor gual a zero nesta etapa. Durante o período crítco o nverso também pode ocorrer, ou seja, alguma usna pode soladamente encher completamente o reservatóro e por sso apresentar a varável dual assocada à restrção de volume máxmo maor que zero. Isto serve também para explcar a exstênca de pequenos vertmentos solados durante o período crítco. Ao fnal do período crítco os reservatóros de todas as usnas, analogamente ao caso de uma usna, se esvazam completamente e ao mesmo tempo. Há dos casos em que uma usna verte durante o período crítco. O prmero é quando ela é um reservatóro puro, sem capacdade de turbnamento, só lhe restando verter ou armazenar água. O segundo sera o de a usna possur soladamente vazões mas

17 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 38 favoráves durante o período crítco, o que faz com que encha por completo o reservatóro, mesmo turbnando o máxmo de água possível. Neste caso, a vazão excedente, que não pode ser nem armazenada, nem turbnada, é vertda. Nunca ocorrerá, porém, durante o período crítco, vertmento em uma usna que não esteja turbnando o máxmo de sua capacdade. Esta energa desperdçada por esta usna, podera ser gerada e fazer com que outra armazenasse mas água, aumentando a energa frme do sstema. Analsando as varáves duas assocadas às restrções de turbnamento máxmo constata-se que elas também poderão ter valores maores que zero somente durante o período crítco. Isto ocorre por motvos análogos aos apresentados anterormente, ou seja, um aumento nfntesmal na capacdade de turbnamento de qualquer usna numa etapa fora do período crítco não gerara um aumento da energa frme total do sstema. Tal fato ocorre geralmente com usnas cujas vazões afluentes durante o período crítco são mas favoráves, o que faz com que elas pudessem turbnar uma quantdade de água maor que suas capacdades máxmas de turbnamento.

6 ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA)

6 ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA) ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA 7 6 ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA As desvantagens do método BM apresentadas no capítulo 5 sugerem que a alocação dos benefícos seja feta proporconalmente ao prejuízo causado

Leia mais

3 O PROBLEMA DA REPARTIÇÃO DOS BENEFÍCIOS

3 O PROBLEMA DA REPARTIÇÃO DOS BENEFÍCIOS O PROBLEMA DA REPARTIÇÃO DOS BENEFÍCIOS 39 3 O PROBLEMA DA REPARTIÇÃO DOS BENEFÍCIOS Como fo vsto na seção 1.3, a produção frme total do sstema resultante de uma operação ntegrada das usnas, onde todas

Leia mais

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização 30 4 METODOLOGIA 4.1 Modelagem dos Resultados Consderando Sazonalzação A sazonalzação da quantdade de energa assegurada versus a quantdade contratada unforme, em contratos de fornecmento de energa elétrca,

Leia mais

4 Critérios para Avaliação dos Cenários

4 Critérios para Avaliação dos Cenários Crtéros para Avalação dos Cenáros É desejável que um modelo de geração de séres sntétcas preserve as prncpas característcas da sére hstórca. Isto quer dzer que a utldade de um modelo pode ser verfcada

Leia mais

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos Despacho Econômco de Sstemas Termoelétrcos e Hdrotérmcos Apresentação Introdução Despacho econômco de sstemas termoelétrcos Despacho econômco de sstemas hdrotérmcos Despacho do sstema braslero Conclusões

Leia mais

Submódulo Critérios para estudos hidrológicos

Submódulo Critérios para estudos hidrológicos Submódulo 23.5 Crtéros para estudos hdrológcos Rev. Nº. 0.0 0..0 Motvo da revsão Este documento fo motvado pela cração do Operador Naconal do Sstema Elétrco. Atendmento à Resolução Normatva ANEEL nº 5,

Leia mais

Programação Dinâmica. Fernando Nogueira Programação Dinâmica 1

Programação Dinâmica. Fernando Nogueira Programação Dinâmica 1 Programação Dnâmca Fernando Noguera Programação Dnâmca A Programação Dnâmca procura resolver o problema de otmzação através da análse de uma seqüênca de problemas mas smples do que o problema orgnal. A

Leia mais

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro UNIVERIDADE DE ÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINITRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ADMINITRAÇÃO RAD1507 Estatístca Aplcada à Admnstração I Prof. Dr. Evandro Marcos adel Rbero

Leia mais

EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA

EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA Engenhara de Tráfego Consdere o segmento de va expressa esquematzado abaxo, que apresenta problemas de congestonamento no pco, e os dados a segur apresentados: Trechos

Leia mais

Capítulo 2. APROXIMAÇÕES NUMÉRICAS 1D EM MALHAS UNIFORMES

Capítulo 2. APROXIMAÇÕES NUMÉRICAS 1D EM MALHAS UNIFORMES Capítulo. Aproxmações numércas 1D em malhas unformes 9 Capítulo. AROXIMAÇÕS NUMÉRICAS 1D M MALHAS UNIFORMS O prncípo fundamental do método das dferenças fntas (MDF é aproxmar através de expressões algébrcas

Leia mais

Problemas de engenharia

Problemas de engenharia Análse de Sstemas de otênca Análse de Sstemas de otênca ( AS ) Aula 3 Operação Econômca de Sstemas de otênca 03//008 roblemas de engenhara Análse de Sstemas de otênca ( AS ) ANÁLISE Defndo o sstema, determnar

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Não Lnear com Restrções Aula 9: Programação Não-Lnear - Funções de Váras Varáves com Restrções Ponto Regular; Introdução aos Multplcadores de Lagrange; Multplcadores de Lagrange e Condções

Leia mais

Psicologia Conexionista Antonio Roque Aula 8 Modelos Conexionistas com tempo contínuo

Psicologia Conexionista Antonio Roque Aula 8 Modelos Conexionistas com tempo contínuo Modelos Conexonstas com tempo contínuo Mutos fenômenos de aprendzado assocatvo podem ser explcados por modelos em que o tempo é uma varável dscreta como nos casos vstos nas aulas anterores. Tas modelos

Leia mais

5 Formulação para Problemas de Potencial

5 Formulação para Problemas de Potencial 48 Formulação para Problemas de Potencal O prncpal objetvo do presente capítulo é valdar a função de tensão do tpo Westergaard obtda para uma trnca com abertura polnomal (como mostrado na Fgura 9a) quando

Leia mais

Associação entre duas variáveis quantitativas

Associação entre duas variáveis quantitativas Exemplo O departamento de RH de uma empresa deseja avalar a efcáca dos testes aplcados para a seleção de funconáros. Para tanto, fo sorteada uma amostra aleatóra de 50 funconáros que fazem parte da empresa

Leia mais

MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS

MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS Às vezes é de nteresse nclur na análse, característcas dos ndvíduos que podem estar relaconadas com o tempo de vda. Estudo de nsufcênca renal: verfcar qual o efeto da

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DE DEFLUÊNCIA DOS APROVEITAMENTOS HIDROELÉTRICOS DO SISTEMA INTERLIGADO BRASILEIRO CONSIDERANDO O CONTROLE DE CHEIAS

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DE DEFLUÊNCIA DOS APROVEITAMENTOS HIDROELÉTRICOS DO SISTEMA INTERLIGADO BRASILEIRO CONSIDERANDO O CONTROLE DE CHEIAS SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GOP - 16 16 a 21 Outubro de 2005 Curtba - Paraná GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃ DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

Leia mais

UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR

UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EATAS DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

4 Discretização e Linearização

4 Discretização e Linearização 4 Dscretzação e Lnearzação Uma vez defndas as equações dferencas do problema, o passo segunte consste no processo de dscretzação e lnearzação das mesmas para que seja montado um sstema de equações algébrcas

Leia mais

Programação Linear 1

Programação Linear 1 Programação Lnear 1 Programação Lnear Mutos dos problemas algortmcos são problemas de otmzação: encontrar o menor camnho, o maor fluxo a árvore geradora de menor custo Programação lnear rovê um framework

Leia mais

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma Capítulo 8 Dferencação Numérca Quase todos os métodos numércos utlzados atualmente para obtenção de soluções de equações erencas ordnáras e parcas utlzam algum tpo de aproxmação para as dervadas contínuas

Leia mais

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos 2 Metodologa de Medção de Rscos para Projetos Neste capítulo remos aplcar os concetos apresentados na seção 1.1 ao ambente de projetos. Um projeto, por defnção, é um empreendmento com metas de prazo, margem

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO VII GRUPO DE ESTUDO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GPL

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO VII GRUPO DE ESTUDO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GPL SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 XXX.YY 22 a 25 Novembro de 2009 Recfe - PE GRUPO VII GRUPO DE ESTUDO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GPL LEVANTAMENTO

Leia mais

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC)

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC) UNDADE V DELNEAMENTO NTERAMENTE CASUALZADO (DC) CUABÁ, MT 015/ PROF.: RÔMULO MÔRA romulomora.webnode.com 1. NTRODUÇÃO Este delneamento apresenta como característca prncpal a necessdade de homogenedade

Leia mais

Adriana da Costa F. Chaves

Adriana da Costa F. Chaves Máquna de Vetor Suporte (SVM) para Regressão Adrana da Costa F. Chaves Conteúdo da apresentação Introdução Regressão Regressão Lnear Regressão não Lnear Conclusão 2 1 Introdução Sejam {(x,y )}, =1,...,,

Leia mais

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap A técnca de computação ntensva ootstrap O termo ootstrap tem orgem na expressão de língua nglesa lft oneself by pullng hs/her bootstrap, ou seja, alguém levantar-se puxando seu própro cadarço de bota.

Leia mais

Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados Análse Exploratóra de Dados Objetvos Análse de duas varáves quanttatvas: traçar dagramas de dspersão, para avalar possíves relações entre as duas varáves; calcular o coefcente de correlação entre as duas

Leia mais

APRIMORAMENTO DA MODELAGEM DA FUNÇÃO DE PRODUÇÃO ENERGÉTICA DAS USINAS HIDROELETRICAS NO MODELO DECOMP : METODOLOGIA E RESULTADOS

APRIMORAMENTO DA MODELAGEM DA FUNÇÃO DE PRODUÇÃO ENERGÉTICA DAS USINAS HIDROELETRICAS NO MODELO DECOMP : METODOLOGIA E RESULTADOS SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GOP - 11 16 a 21 Outubro de 2005 Curtba - Paraná GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS GOP APRIMORAMENTO DA

Leia mais

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo 3 Metodologa de Avalação da Relação entre o Custo Operaconal e o Preço do Óleo Este capítulo tem como objetvo apresentar a metodologa que será empregada nesta pesqusa para avalar a dependênca entre duas

Leia mais

CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA

CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA Aula 6: Estaconardade e Semvarânca: Estaconardade de a. ordem, Hpótese ntríseca, Hpótese de krgagem unversal, Crtéros para escolha, Verfcação, Representatvdade espacal,

Leia mais

5 Relação entre Análise Limite e Programação Linear 5.1. Modelo Matemático para Análise Limite

5 Relação entre Análise Limite e Programação Linear 5.1. Modelo Matemático para Análise Limite 5 Relação entre Análse Lmte e Programação Lnear 5.. Modelo Matemátco para Análse Lmte Como fo explcado anterormente, a análse lmte oferece a facldade para o cálculo da carga de ruptura pelo fato de utlzar

Leia mais

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial 3 Método Numérco O presente capítulo apresenta a dscretação da equação dferencal para o campo de pressão e a ntegração numérca da expressão obtda anterormente para a Vscosdade Newtonana Equvalente possbltando

Leia mais

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência.

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência. MODELO DE REGRESSÃO DE COX Os modelos de regressão paramétrcos vstos anterormente exgem que se suponha uma dstrbução estatístca para o tempo de sobrevvênca. Contudo esta suposção, caso não sea adequada,

Leia mais

3 Algoritmo das Medidas Corretivas

3 Algoritmo das Medidas Corretivas 3 Algortmo das Meddas Corretvas 3.1 Introdução Conforme apresentado no Capítulo, o algortmo das Meddas Corretvas compõe o conjunto das etapas responsáves pela análse de desempenho do sstema de potênca.

Leia mais

Netuno 4. Manual do Usuário. Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Departamento de Engenharia Civil

Netuno 4. Manual do Usuário. Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Departamento de Engenharia Civil Unversdade Federal de Santa Catarna UFSC Departamento de Engenhara Cvl Laboratóro de Efcênca Energétca em Edfcações - LabEEE Netuno 4 Manual do Usuáro Enedr Ghs Marcelo Marcel Cordova Floranópols, Junho

Leia mais

2 Incerteza de medição

2 Incerteza de medição 2 Incerteza de medção Toda medção envolve ensaos, ajustes, condconamentos e a observação de ndcações em um nstrumento. Este conhecmento é utlzado para obter o valor de uma grandeza (mensurando) a partr

Leia mais

GABARITO ERP19. impedância total em pu. impedância linha em pu; impedância carga em pu; tensão no gerador em pu.

GABARITO ERP19. impedância total em pu. impedância linha em pu; impedância carga em pu; tensão no gerador em pu. GABARITO ERP9 Questão mpedânca total em pu. mpedânca lnha em pu; mpedânca carga em pu; tensão no gerador em pu. Assm, tem-se que: ( ). Mas, ou seja: : ( ).. Logo: pu. () A mpedânca da carga em pu,, tem

Leia mais

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características Experênca (aulas 08 e 09) Curvas característcas 1. Objetvos 2. Introdução 3. Procedmento expermental 4. Análse de dados 5. Referêncas 1. Objetvos Como no expermento anteror, remos estudar a adequação de

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO 2 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA - ELEMENTOS Prof. Rogério Rodrigues

CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO 2 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA - ELEMENTOS Prof. Rogério Rodrigues CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA - ELEMENTOS Prof. Rogéro Rodrgues I) TABELA PRIMITIVA E DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA : No processo de amostragem, a forma de regstro mas

Leia mais

Gestão e Teoria da Decisão

Gestão e Teoria da Decisão Gestão e Teora da Decsão Logístca e Gestão de Stocks Estratégas de Localzação Lcencatura em Engenhara Cvl Lcencatura em Engenhara do Terrtóro 1 Estratéga de Localzação Agenda 1. Classfcação dos problemas

Leia mais

7 - Distribuição de Freqüências

7 - Distribuição de Freqüências 7 - Dstrbução de Freqüêncas 7.1 Introdução Em mutas áreas há uma grande quantdade de nformações numércas que precsam ser dvulgadas de forma resumda. O método mas comum de resumr estes dados numércos consste

Leia mais

Modelo linear normal com erros heterocedásticos. O método de mínimos quadrados ponderados

Modelo linear normal com erros heterocedásticos. O método de mínimos quadrados ponderados Modelo lnear normal com erros heterocedástcos O método de mínmos quadrados ponderados Varâncas homogêneas Varâncas heterogêneas y y x x Fgura 1 Ilustração da dstrbução de uma varável aleatóra y (condconal

Leia mais

3 Definição automática de carregamento ótimo

3 Definição automática de carregamento ótimo 3 Defnção automátca de carregamento ótmo A formulação ncal mostrada neste capítulo fo feta por Sérgo Álvares Maffra[11] e parte da mplementação fo feta por Anderson Perera, tendo sofrdo algumas modfcações

Leia mais

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média.

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média. Estatístca Dscplna de Estatístca 0/ Curso de Admnstração em Gestão Públca Profª. Me. Valéra Espíndola Lessa e-mal: lessavalera@gmal.com Meddas de Dspersão Indcam se os dados estão, ou não, prómos uns dos

Leia mais

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens O problema da superdspersão na análse de dados de contagens 1 Uma das restrções mpostas pelas dstrbuções bnomal e Posson, aplcadas usualmente na análse de dados dscretos, é que o parâmetro de dspersão

Leia mais

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média.

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média. Estatístca Dscplna de Estatístca 0/ Curso Superor de tecnólogo em Gestão Ambental Profª. Me. Valéra Espíndola Lessa e-mal: lessavalera@gmal.com Meddas de Dspersão Indcam se os dados estão, ou não, prómos

Leia mais

3 Animação de fluidos com SPH

3 Animação de fluidos com SPH 3 Anmação de fludos com SPH O SPH (Smoothed Partcle Hydrodynamcs) é um método Lagrangeano baseado em partículas, proposto orgnalmente para smulação de problemas astrofíscos por Gngold e Monaghan (1977)

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 014 Estatístca Descrtva e Análse Exploratóra Etapas ncas. Utlzadas para descrever e resumr os dados. A dsponbldade de uma grande quantdade de dados e de

Leia mais

EXPANSÃO TÉRMICA DOS LÍQUIDOS

EXPANSÃO TÉRMICA DOS LÍQUIDOS Físca II Protocolos das Aulas Prátcas 01 DF - Unversdade do Algarve EXPANSÃO ÉRMICA DOS ÍQUIDOS 1 Resumo Estuda-se a expansão térmca da água destlada e do glcerol utlzando um pcnómetro. Ao aquecer-se,

Leia mais

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos.

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos. Nesse prátca, estudaremos a potênca dsspada numa resstênca de carga, em função da resstênca nterna da fonte que a almenta. Veremos o Teorema da Máxma Transferênca de Potênca, que dz que a potênca transferda

Leia mais

CURSO de ESTATÍSTICA Gabarito

CURSO de ESTATÍSTICA Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA o semestre letvo de 010 e 1 o semestre letvo de 011 CURSO de ESTATÍSTICA Gabarto INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verfque se este caderno contém: PROVA DE REDAÇÃO com

Leia mais

ERLON CRISTIAN FINARDI PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS HIDROTÉRMICOS UTILIZANDO COMPUTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO

ERLON CRISTIAN FINARDI PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS HIDROTÉRMICOS UTILIZANDO COMPUTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO ERLON CRISTIAN FINARDI PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS HIDROTÉRMICOS UTILIZANDO COMPUTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO FLORIANÓPOLIS 1999 AGRADECIMENTOS O estudo apresentado nesta dssertação fo realzado no

Leia mais

Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados Análse Exploratóra de Dados Objetvos Análse de duas varáves quanttatvas: obter uma reta que se ajuste aos dados segundo o crtéro de mínmos quadrados; apresentar outros crtéros para a determnação de uma

Leia mais

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens O problema da superdspersão na análse de dados de contagens 1 Uma das restrções mpostas pelas dstrbuções bnomal e Posson, aplcadas usualmente na análse de dados dscretos, é que o parâmetro de dspersão

Leia mais

Eletromagnetismo Aplicado

Eletromagnetismo Aplicado letromagnetsmo Aplcado Undade 5 Propagação de Ondas letromagnétcas em Meos Ilmtados e Polaração Prof. Marcos V. T. Heckler Propagação de Ondas letromagnétcas e Polaração 1 Conteúdo Defnções e parâmetros

Leia mais

Mecanismos de Escalonamento

Mecanismos de Escalonamento Mecansmos de Escalonamento 1.1 Mecansmos de escalonamento O algortmo de escalonamento decde qual o próxmo pacote que será servdo na fla de espera. Este algortmo é um dos mecansmos responsáves por dstrbur

Leia mais

3 Desenvolvimento do Modelo

3 Desenvolvimento do Modelo 3 Desenvolvmento do Modelo Neste capítulo apresentaremos como está estruturado o modelo desenvolvdo nesta dssertação para otmzar o despacho de geradores dstrbuídos com o obetvo de reduzr os custos da rede

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu Programação Lnear (PL) Aula : Dualdade. Defnção do Problema Dual. Defnção do problema dual. O que é dualdade em Programação Lnear? Dualdade sgnfca a exstênca de um outro problema de PL, assocado a cada

Leia mais

Aula Características dos sistemas de medição

Aula Características dos sistemas de medição Aula - Característcas dos sstemas de medção O comportamento funconal de um sstema de medção é descrto pelas suas característcas (parâmetros) operaconas e metrológcas. Aqu é defnda e analsada uma sére destes

Leia mais

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV)

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV) Prncpo do Trabalho rtual (PT)..Contnuo com mcroestrutura Na teora que leva em consderação a mcroestrutura do materal, cada partícula anda é representada por um ponto P, conforme Fgura. Porém suas propredades

Leia mais

PROVA 2 Cálculo Numérico. Q1. (2.0) (20 min)

PROVA 2 Cálculo Numérico. Q1. (2.0) (20 min) PROVA Cálculo Numérco Q. (.0) (0 mn) Seja f a função dada pelo gráfco abaxo. Para claro entendmento da fgura, foram marcados todos os pontos que são: () raízes; () pontos crítcos; () pontos de nflexão.

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 62, DE 5 DE MAIO DE 2004

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 62, DE 5 DE MAIO DE 2004 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 62, DE 5 DE MAIO DE 2004 Estabelece os procedmentos para o cálculo do montante correspondente à energa de referênca de empreendmento de

Leia mais

Gabarito da Lista de Exercícios de Econometria I

Gabarito da Lista de Exercícios de Econometria I Gabarto da sta de Exercícos de Econometra I Professor: Rogéro lva Mattos Montor: eonardo enrque A. lva Questão Y X y x xy x ŷ ˆ ˆ y ŷ (Y - Y ) (X - X ) (Ŷ - Y ) 360 00-76 -00 35.00 40.000 36-4 30.976 3076

Leia mais

Remuneração de Índole Marginal no Uso das Redes

Remuneração de Índole Marginal no Uso das Redes Remuneração de Índole Margnal no Uso das Redes Introdução Métodos smples de remuneração: Injustos Podem gerar nefcêncas Podem gerar concorrênca desleal Tarfas de uso das redes baseadas em concetos de índole

Leia mais

Modelo de Programação Estocástica

Modelo de Programação Estocástica Modelo de Programação Estocástca 23 2 Modelo de Programação Estocástca 2.. Concetos báscos A programação estocástca (PE) é defnda como um modelo de otmzação que apresenta um ou mas parâmetros estocástcos

Leia mais

Procedimento Recursivo do Método dos Elementos de Contorno Aplicado em Problemas de Poisson

Procedimento Recursivo do Método dos Elementos de Contorno Aplicado em Problemas de Poisson Trabalho apresentado no III CMAC - SE, Vtóra-ES, 015. Proceedng Seres of the Brazlan Socety of Computatonal and Appled Mathematcs Procedmento Recursvo do Método dos Elementos de Contorno Aplcado em Problemas

Leia mais

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental.

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Numa relação expermental os valores de uma das

Leia mais

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 2)

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 2) Radação Térmca Processos, Propredades e Troca de Radação entre Superfíces (Parte ) Obetvo: calcular a troca por radação entre duas ou mas superfíces. Essa troca depende das geometras e orentações das superfíces,

Leia mais

REGRESSÃO NÃO LINEAR 27/06/2017

REGRESSÃO NÃO LINEAR 27/06/2017 7/06/07 REGRESSÃO NÃO LINEAR CUIABÁ, MT 07/ Os modelos de regressão não lnear dferencam-se dos modelos lneares, tanto smples como múltplos, pelo fato de suas varáves ndependentes não estarem separados

Leia mais

a distribuição de um momento aplicado em um nó de um pórtico por parcelas de momentos fletores equilibrantes nas barras adjacentes (Seção 2);

a distribuição de um momento aplicado em um nó de um pórtico por parcelas de momentos fletores equilibrantes nas barras adjacentes (Seção 2); PROCESSO E CROSS os pontos báscos que fundamentam o método: a dstrbução de um momento aplcado em um nó de um pórtco por parcelas de momentos fletores equlbrantes nas barras adjacentes (Seção ); a solução

Leia mais

5 Metodologia para Remuneração do Serviço Ancilar de Suporte de Potência Reativa Quando Provido por Geradores

5 Metodologia para Remuneração do Serviço Ancilar de Suporte de Potência Reativa Quando Provido por Geradores 5 Metodologa para Remuneração do Servço Anclar de Suporte de Potênca Reatva Quando Provdo por Geradores 5.. Introdução Em um sstema de potênca, o controle do perfl de tensão nas barras de carga é de grande

Leia mais

Realimentação negativa em ampliadores

Realimentação negativa em ampliadores Realmentação negatva em ampladores 1 Introdução necessdade de amplfcadores com ganho estável em undades repetdoras em lnhas telefôncas levou o Eng. Harold Black à cração da técnca denomnada realmentação

Leia mais

3 Elementos de modelagem para o problema de controle de potência

3 Elementos de modelagem para o problema de controle de potência 3 Elementos de modelagem para o problema de controle de potênca Neste trabalho assume-se que a rede de comuncações é composta por uma coleção de enlaces consttuídos por um par de undades-rádo ndvdualmente

Leia mais

Teoria da Regressão Espacial Aplicada a. Sérgio Alberto Pires da Silva

Teoria da Regressão Espacial Aplicada a. Sérgio Alberto Pires da Silva Teora da Regressão Espacal Aplcada a Modelos Genércos Sérgo Alberto Pres da Slva ITENS DE RELACIONAMENTOS Tópcos Báscos da Regressão Espacal; Banco de Dados Geo-Referencados; Modelos Genércos Robustos;

Leia mais

Notas Processos estocásticos. Nestor Caticha 23 de abril de 2012

Notas Processos estocásticos. Nestor Caticha 23 de abril de 2012 Notas Processos estocástcos Nestor Catcha 23 de abrl de 2012 notas processos estocástcos 2 O Teorema de Perron Frobenus para matrzes de Markov Consdere um processo estocástco representado por um conunto

Leia mais

2 Agregação Dinâmica de Modelos de Turbinas e Reguladores de Velocidade: Teoria

2 Agregação Dinâmica de Modelos de Turbinas e Reguladores de Velocidade: Teoria Agregação Dnâmca de Modelos de urbnas e Reguladores de elocdade: eora. Introdução O objetvo da agregação dnâmca de turbnas e reguladores de velocdade é a obtenção dos parâmetros do modelo equvalente, dados

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso de Economia

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso de Economia CCSA - Centro de Cêncas Socas e Aplcadas Curso de Economa ECONOMIA REGIONAL E URBANA Prof. ladmr Fernandes Macel LISTA DE ESTUDO. Explque a lógca da teora da base econômca. A déa que sustenta a teora da

Leia mais

Teoria Elementar da Probabilidade

Teoria Elementar da Probabilidade 10 Teora Elementar da Probabldade MODELOS MATEMÁTICOS DETERMINÍSTICOS PROBABILÍSTICOS PROCESSO (FENÓMENO) ALEATÓRIO - Quando o acaso nterfere na ocorrênca de um ou mas dos resultados nos quas tal processo

Leia mais

Resistores. antes de estudar o capítulo PARTE I

Resistores. antes de estudar o capítulo PARTE I PARTE I Undade B 6 capítulo Resstores seções: 61 Consderações ncas 62 Resstênca elétrca Le de Ohm 63 Le de Joule 64 Resstvdade antes de estudar o capítulo Veja nesta tabela os temas prncpas do capítulo

Leia mais

Proposta de método para alocação de perdas em redes eléctricas de distribuição com Produção em Regime Especial

Proposta de método para alocação de perdas em redes eléctricas de distribuição com Produção em Regime Especial Capítulo 5 Proposta de método para alocação de perdas em redes eléctrcas de dstrbução com Produção em Regme Especal Neste capítulo propõe-se uma metodologa para efectuar a alocação das perdas de uma rede

Leia mais

Simulação, via Programação Linear Sequencial com Artifícios de Linearização, para Sistema de Recursos Hídricos Parte 1 e Parte 2: Modelo e Aplicação

Simulação, via Programação Linear Sequencial com Artifícios de Linearização, para Sistema de Recursos Hídricos Parte 1 e Parte 2: Modelo e Aplicação RBRH Revsta Braslera de Recursos Hídrcos Volume 17 n.1 - Jan/Mar 2012, 33-51 Smulação, va Programação Lnear Sequencal com Artfícos de Lnearzação, para Sstema de Recursos Hídrcos Parte 1 e Parte 2: Modelo

Leia mais

UM ALGORITMO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA BI-OBJETIVO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES NÃO CAPACITADO

UM ALGORITMO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA BI-OBJETIVO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES NÃO CAPACITADO Ro de Janero, RJ, Brasl, 3 a 6 de outubro de 008 UM ALGORITMO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA BI-OBJETIVO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES NÃO CAPACITADO Paula Marana dos Santos (UFV) paula-maranna@hotmal.com

Leia mais

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão AULA 5.4

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão AULA 5.4 Mcroeconoma II Cursos de Economa e de Matemátca Aplcada à Economa e Gestão AULA 5.4 Provsão de Bens Públcos de forma descentralzada: a solução de Lndahl Isabel Mendes 2007-2008 13-05-2008 Isabel Mendes/MICRO

Leia mais

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios Algarsmos Sgnfcatvos Propagação de Erros ou Desvos L1 = 1,35 cm; L = 1,3 cm; L3 = 1,30 cm L4 = 1,4 cm; L5 = 1,7 cm. Qual destas meddas está correta? Qual apresenta algarsmos com sgnfcado? O nstrumento

Leia mais

DEFINIÇÃO - MODELO LINEAR GENERALIZADO

DEFINIÇÃO - MODELO LINEAR GENERALIZADO DEFINIÇÃO - MODELO LINEAR GENERALIZADO 1 Um modelo lnear generalzado é defndo pelos seguntes três componentes: Componente aleatóro; Componente sstemátco; Função de lgação; Componente aleatóro: Um conjunto

Leia mais

Teoremas de Otimização com Restrições de Desigualdade

Teoremas de Otimização com Restrições de Desigualdade Teoremas de Otmzação com Restrções de Desgualdade MAXIMIZAÇÃO COM RESTRIÇÃO DE DESIGUALDADE Consdere o segunte problema (P) de maxmzação condconada: Maxmze Fx onde x x,x,...,x R gx b As condções de Prmera

Leia mais

Um modelo nada mais é do que uma abstração matemática de um processo real (Seborg et al.,1989) ou

Um modelo nada mais é do que uma abstração matemática de um processo real (Seborg et al.,1989) ou Dscplna - MR070 INTRODUÇÃO À MODELAGEM DE SISTEMAS LINEARES POR EQUAÇÕES DIFERENCIAIS Os modelos de um determnado sstema podem ser físcos ou matemátcos. Neste curso focaremos a modelagem pela dentfcação

Leia mais

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EPERIMENTOS Professor: Rodrgo A. Scarpel rodrgo@ta.br www.mec.ta.br/~rodrgo Prncípos de cração de modelos empírcos: Modelos (matemátcos, lógcos, ) são comumente utlzados na

Leia mais

Contabilometria. Aula 8 Regressão Linear Simples

Contabilometria. Aula 8 Regressão Linear Simples Contalometra Aula 8 Regressão Lnear Smples Orgem hstórca do termo Regressão Le da Regressão Unversal de Galton 1885 Galton verfcou que, apesar da tendênca de que pas altos tvessem flhos altos e pas axos

Leia mais

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários Análse de Campos Modas em Guas de Onda Arbtráros Neste capítulo serão analsados os campos modas em guas de onda de seção arbtrára. A seção transversal do gua é apromada por um polígono conveo descrto por

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Constata-se, freqüentemente, a estênca de uma relação entre duas (ou mas) varáves. Se tal relação é de natureza quanttatva, a correlação é o nstrumento adequado para descobrr e medr

Leia mais

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA CAPÍTULO DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A MÉDIA ARITMÉTICA OU PROMÉDIO Defnção: é gual a soma dos valores do grupo de dados dvdda pelo número de valores. X x Soma dos valores de x número de

Leia mais

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR 1 CORRELAÇÃO E REGREÃO LINEAR Quando deseja-se estudar se exste relação entre duas varáves quanttatvas, pode-se utlzar a ferramenta estatístca da Correlação Lnear mples de Pearson Quando essa correlação

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS DECvl ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO ÉTODO DE CROSS Orlando J. B. A. Perera 20 de ao de 206 2 . Introdução O método teratvo ntroduzdo por Hardy Cross (Analyss of Contnuous Frames by Dstrbutng Fxed-End

Leia mais

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos Curso de extensão, MMQ IFUSP, feverero/4 Alguns exercíco báscos I Exercícos (MMQ) Uma grandeza cujo valor verdadero x é desconhecdo, fo medda três vezes, com procedmentos expermentas dêntcos e, portanto,

Leia mais

Modelo de Alocação de Vagas Docentes

Modelo de Alocação de Vagas Docentes Reunão Comssão de Estudos de Alocação de Vagas Docentes da UFV Portara 0400/2016 de 04/05/2016 20 de mao de 2016 Comssão de Estudos das Planlhas de Alocação de Vagas e Recursos Ato nº 009/2006/PPO 19/05/2006

Leia mais

Estatística II Antonio Roque Aula 18. Regressão Linear

Estatística II Antonio Roque Aula 18. Regressão Linear Estatístca II Antono Roque Aula 18 Regressão Lnear Quando se consderam duas varáves aleatóras ao mesmo tempo, X e Y, as técncas estatístcas aplcadas são as de regressão e correlação. As duas técncas estão

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DA OPERAÇÃO DIÁRIA EM SITUAÇÃO NORMAL DE CHEIAS E EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM RESERVATÓRIOS DE SISTEMAS HIDROELÉTRICOS

OTIMIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DA OPERAÇÃO DIÁRIA EM SITUAÇÃO NORMAL DE CHEIAS E EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM RESERVATÓRIOS DE SISTEMAS HIDROELÉTRICOS OTIMIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DA OPERAÇÃO DIÁRIA EM SITUAÇÃO NORMAL DE CHEIAS E EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM RESERVATÓRIOS DE SISTEMAS HIDROELÉTRICOS Danela de Souza Kyrllos TESE SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE

Leia mais