Renato Frade Eliane Scheid Gazire

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Renato Frade Eliane Scheid Gazire"

Transcrição

1 APÊNDICE A CADENO DE ATIVIDADES PONTIFÍCIA UNIVESIDADE CATÓLICA DE MINAS GEAIS Mestado em Ensino de Ciências e Matemática COMPOSIÇÃO E/OU DECOMPOSIÇÃO DE FIGUAS PLANAS NO ENSINO MÉDIO: VAN HIELE, UMA OPÇÃO enato Fade Eliane Scheid Gazie

2 INTODUÇÃO O pesente tabalho, esultado decoente de um pocesso de pesquisa no Mestado de Ensino de Ciências e Matemática da PUC-Minas, foi oientado e sugeido pela pofessoa Eliane Scheid Gazie e tem como objetivo apesenta ao educado uma possibilidade de intevenção pedagógica no ensino da Matemática, mais especificamente na composição e/ou decomposição de figuas planas na esolução de poblemas geométicos. Neste módulo são apesentadas sugestões de vinte questões envolvendo o tema, com a sua esolução, oientações e comentáios paa o pofesso tabalhá-las em sala de aula. As atividades foam pepaadas dento de uma linha metodológica voltada paa a esolução de poblemas, definidas e testadas duante o pocesso da pesquisa. Após o contato com essas questões, muitas outas podem se pepaadas pelo pópio usuáio que tenha inteesse docente. Acompanha este módulo um CD com os poblemas paa seem aplicados na sala de aula. A intenção é que este mateial, como modelo didático-metodológico, contibua paa o desenvolvimento de habilidades e de conceitos geométicos, de aciocínio lógico e, em suma, de compeensão do pocesso de composição e/ou decomposição de figuas planas. Neste Cadeno de Atividades, apesentaemos sugestões de questões paa que os pofessoes de Matemática tabalhem com os alunos do Ensino Médio. Emboa tenha sido feita uma tentativa de colocá-las em odem cescente de dificuldade, o pofesso, conhecendo as potencialidades dos seus alunos, é que deveá decidi se apesentaá esse ou aquele poblema ao seu educando ou, ainda, a odem a se disponibilizada. Aceditamos que, após a leitua deste tabalho, pofessoes e estudantes de Matemática estaão mais bem pepaados paa desenvolve atividades que envolvam a composição e/ou decomposição de figuas planas. Os autoes.

3 PEFÁCIO Pezado (a) leito (a): Um dos pincipais objetivos do ensino de Matemática é faze o aluno a pensa podutivamente e, paa isso, nada melho que apesenta-lhe situações-poblema que o envolvam, o desafiem e o motivem a quee esolvê-las. (DANTE, 00, p.11). Sugeimos, como poposta de tabalho pedagógico, atividades pautadas no modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geomético, uma vez que sugee uma oganização do tabalho de modo a popicia uma apendizagem significativa das habilidades geométicas, possibilitando ao aluno da ª séie do Ensino Médio a competência necessáia à esolução de poblemas po meio da composição e/ou decomposição de figuas planas. O modelo consiste em cinco níveis ascendentes de compeensão, descevendo caacteísticas do pocesso de pensamento. O pogesso de um nível paa o seguinte se dá aceca da vivência de atividades adequadas, não dependendo da idade ou matuação do aluno (LOPES; NASSE, 1997). O modelo Van Hiele é fundamentado numa visão que valoiza a apendizagem da Geometia ao longo de todos os anos de Ensino Básico, uma vez que se move sequencialmente a pati do nível inicial (visualização), até o nível mais elevado (igo), sendo cada nível caacteizado po elações ente os objetos de estudo e linguagens pópias. Po isso, duante o estudo, é necessáio um acompanhamento sistemático po pate do educado, no sentido de gaanti ao educando atividades po meio das quais ele possa vivencia cada nível de aciocínio a pati do domínio dos níveis anteioes. Assim, deve-se esta atendo aos cinco níveis de compeensão, a sabe: Visualização: Apenas a foma de uma figua é pecebida. Análise: A figua é analisada e seus componentes e popiedades são descobetos.

4 Dedução infomal: Pecebe-se que uma figua pode te mais do que um nome (inclusão de classes). Exemplo: um quadado também é um etângulo (e um paalelogamo!). Dedução: Constói-se demonstações e não apenas as memoiza; enxega a possibilidade de desenvolve uma demonstação de mais de uma maneia; compeende a inteação das condições necessáias e suficientes; distingue uma afimação e sua ecípoca. igo: A Geometia é vista no plano abstato. Este nível ecebe pouca atenção dos pesquisadoes, po isso é menos desenvolvido. Até mesmo Van Hiele, fundamentado do modelo que leva seu nome, se dedicava mais aos quato pimeios níveis do que a este. Vale essalta, ainda, que, são os desafios popostos pelo pofesso que vão oienta o tabalho do discente, tonando-o capaz de ealiza quaisque atividades que envolvam as habilidades adquiidas. Essas consideações mostam que o pofesso inteessado na evolução cognitiva de seus alunos não pode apenas estingi-se ao conhecimento do conteúdo a se desenvolvido em sala de aula. É necessáio busca estatégias de ensino que favoeçam o inteesse e a motivação dos alunos. Po fim, este tabalho tem como objetivo auxilia o docente no execício de seu ofício, a desenvolve habilidades geométicas baseando-se no modelo Van Hiele.

5 SUGESTÕES DE ATIVIDADES

6 ATIVIDADE 1 Consideando como unidade de medida o a quantos quadinhos? A) 10 B) 1 C) 17 D), a áea destacada da figua coesponde esolução Altenativa C Pelo fato da figua esta sobe a malha quadiculada espea-se que os alunos optem po contaem quadadinho po quadadinho, uma vez que a efeência dada epesenta a áea de um quadadinho. Logo, conta-se quantos quadadinhos a figua tem e obtém a esposta. Potanto, altenativa C. Nesse caso, sugee-se o empego do modelo Van Hiele que exploe a visualização e a analise da figua.

7 ATIVIDADE Na figua, o lado de cada quadadinho mede 1 cm. Qual é a áea da egião cinza? A) 10 cm B) 1,5 cm C) 1,5 cm D) 16 cm esolução Altenativa B Uma solução é obseva que é possível sobepo a egião banca do quadado à egião cinza, bastando paa isso giá-la 180º ao edo do cento do quadado. Logo elas têm a mesma áea, que é igual á metade da áea do quadado, ou seja, 5 1,5 cm. Outa solução é calcula a áea da egião cinza po pates, como na figua ao lado. Paa isso, usamos epetidamente o fato de que a diagonal de um etângulo divide esse etângulo em dois tiângulos de mesma áea. Na figua, decompomos a egião cinza em tiângulos e etângulos, indicando em cada um sua áea. Logo a áea da egião cinza é 1 1 0,5,5 1 0,5 1,5 cm. Nessa atividade sugee-se uma visualização cuidadosa das figuas inseidas na malha, seguida de uma análise citeiosa e da aplicação da dedução.

8 ATIVIDADE Na malha etangula ao lado, o peímeto da figua A é 156 cm e o da figua B é 1 cm. Qual é o peímeto da figua C? A) 15 cm B) 1 cm C) 160 cm D) 17 cm esolução Altenativa B Sejam b, h e d, espectivamente, os compimentos da base, altua e diagonal dos etângulos da malha. O peímeto da figua A é igual a 1 d, donde 156 concluímos que d 1. O 1 peímeto da figua B é igual a 1 8d h 5. O teoema de Pitágoas diz que 8 8h 8d, donde concluímos que 1 8h 8d d b h e segue que b Finalmente o peímeto da figua C é igual a 6b h d, ou seja, cm. Já nessa atividade faz-se necessáio o empego do modelo de van Hiele pesente na esolução de poblemas que tabalhe com a visualização, a análise e a dedução infomal. e

9 ATIVIDADE Uma egião a se cultivada está epesentada na malha quadiculada seguinte. Se a malha é quadiculada com quadados de lados iguais a 1 km, então, a áea, em km, da egião a se cultivada, é: A) 9 B) 1 C) D) 0 esolução Altenativa B Essa é uma questão que veifica a capacidade de os alunos decompoem a figua em polígonos tiangulaes e quadangulaes. Sendo assim, os pé equisitos são básicos (áea do tiângulo, áea do etângulo, áea do quadado, áea do tapézio etc). Paa essa questão são apesentadas duas soluções, a segui. Obseve que paa esolve essa atividade é possível uma intevenção que tabalhe a visualização, a análise e a dedução infomal, confome o modelo Van Hiele.

10 Pimeia solução Mediante esses conhecimentos, uma possível solução é inicia a esolução decompondo a figua em um tapézio e em um tiângulo. Consideando A, como a áea da egião a se cultivada, tem-se: A Áea Tapézio Áea Tiângulo A A ( 10 6) 7 7 A 1 km esposta. Utilizando essa estatégia de decomposição, têm-se outas maneias de se chega à Segunda solução Pelo fato de a figua esta sobe a malha quadiculada, espeava-se um alto índice de aceto, pois muitos alunos, ao se depaaem com esse tipo de questão, optam po contaem quadadinho po quadadinho, uma vez que a efeência dada (1x1) epesenta a sua áea. Logo, conta-se quantos quadadinhos a figua tem e, po apoximações, obtém-se a esposta.

11 ATIVIDADE 5 O tangam é um conhecido queba-cabeça que consiste em um quadado composto po sete polígonos: cinco tiângulos etângulos isósceles, um quadado e um paalelogamo. Com um tangam, em que AB = 10 cm, constuímos este matelo : A áea do matelo mede: A) 100 cm B) 50 cm C) 100( 1) cm D) 50( 1) cm esolução Altenativa A Ao constuimos qualque figua com todas as peças do tangam as áeas seão iguais, potanto paa descobi a áea do matelo basta sabe a áea do quadado ( ). Potanto, altenativa A. Na esolução do poblema apesentado, deve-se segui o modelo Van Hiele quanto à visualização, à analise, à dedução infomal e à dedução.

12 ATIVIDADE 6 No etângulo a segui, A, B e C são pontos médios de seus lados e O é o ponto de enconto de suas diagonais. A áea da egião sombeada é: 1 A) da áea do etângulo. 1 B) da áea do etângulo. 1 C) da áea do etângulo. D) da áea do etângulo. 5 esolução Altenativa C O aluno econhece que a figua pode se dividida em quato pates, pecebendo que a egião sombeada possui áea igual a da egião banca, logo, a áea sombeada é metade da áea do etângulo. Paa a solução do poblema pode-se utiliza os níveis de visualização e análise. do modelo Van Hiele.

13 ATIVIDADE 7 Na figua está epesentado o etângulo ABCD cuja diagonal AC foi dividida em tês pates iguais pelos pontos P e Q: Consideando-se que BC 1 e CD 9 é COETO afima que a áea do tiângulo CDQ é A) 18. B) 18,75. C),50. D) 5. esolução Altenativa A Consideem-se as seguintes constuções na figua inicial:

14 Tata-se de um item de nível elevado, pois o aluno pecisa te uma abstação capaz de visualiza uma eta, passando po D, paalela ao segmento AC. Entende-se, assim, que todo segmento pependicula às duas etas é a altua. Infei essa definição não é fácil. Além disso, o aluno deve te o domínio de que a áea de um tiângulo não se altea quando sua base pemanece fixa e o teceio vétice pecoe uma eta paalela à base. Finalmente, quando duas figuas possuem mesma áea, dizemos que elas são equivalentes. A questão apesenta como habilidades cognitivas pimodiais a compeensão, intepetação e extapolação. A decomposição da figua se faz pesente, uma vez que, pimeiamente, decompõese o etângulo em duas pates iguais, atavés da diagonal AC e, posteiomente, uma nova decomposição em tês pates iguais, pois os tiângulos ADP, PDQ e QDC possuem mesma base e mesma altua, logo, são conguentes e possuem áea igual a 18, potanto altenativa coeta é a A. Potanto, nessa atividade, a visualização, a análise e a dedução infomal é de suma impotância paa a solução da questão apesentada.

15 ATIVIDADE 8 Obsevando a figua a segui, na qual ABCD é um quadado, detemine a distância pecoida po uma pessoa que sai do vétice A e pecoe os contonos das semicicunfeências, etonando ao ponto A. ( Obsevação: Considea,1). A) 6 unidades de compimento. B) 7 unidades de compimento. C) 7,68 unidades de compimento. D) 8,68 unidades de compimento. esolução Altenativa C Devemos pecebe que o que se pede é o peímeto de quato semicicunfeências. A segui, econhecemos que o lado do quadado é 6, uma vez que a diagonal do quadado é 6. Logo, o aio das cicunfeências é, metade do lado do quadado. Esta questão exige pimeiamente, visualização além do econhecimento da fómula do compimento de uma cicunfeência, C. Sendo assim, calcula-se C,1 C 18, 8. Como são duas semicicunfeências, a distância pecoida é 18,8 7,68. Potanto, altenativa C. Nesta atividade, pecebem-se os níveis visualização, análise, dedução infomal e dedução do modelo Van Hiele.

16 ATIVIDADE 9 A cicunfeência cicunscita ao hexágono egula possui aio de cm. em cm: A pati dessa infomação, é COETO afima que o caminho em negito mede A) 0 B) 8 0 C) 8 D) esolução Altenativa A Obseva-se que o caminho em negito da figua epesenta o seu peímeto. Paa a esolução da mesma, é necessáio que o aluno visualize as codas CD e AF sendo essas os diâmetos das semicicunfeências, e tenha conhecimento da fómula esolutiva do compimento de uma cicunfeência e da popiedade de polígonos inscitíveis. Paa tanto, o caminho em negito é calculado da seguinte maneia: Peímeto Peímeto 5 0 Peímeto 0 Nesta atividade pecebem-se os níveis visualização, análise e dedução infomal e dedução.

17 ATIVIDADE 10 Na figua, vê-se uma semicicunfeência de diâmeto AC, no qual foam constuídas as semicicunfeências de diâmeto AB e BC, cujas medidas são 6 cm e cm, espectivamente. O peímeto da egião destacada, em cm, é: A) 5. B) 10. C) 19. D) 0. esolução Altenativa B Paa esolve essa questão, os alunos pecisam se capazes de visualiza e analisa as infomações do texto com a figua, devendo pecebe a decomposição da figua, econhecendo que o que se pede é a somatóia do peímeto de cada uma das tês semicicunfeências e não a áea, apesa de a figua o induzi a pensa dessa foma. Uma vez memoizado que o compimento C de uma cicunfeência é dado pela fómula C =, o peímeto (P) da egião sombeada é dado po: P = P = 10 Nesta atividade pecebem-se os níveis visualização, análise e dedução infomal e dedução.

18 ATIVIDADE 11 Na figua, o etângulo ABCD tem dimensões 15m e 6m e os acos CE e AF têm centos nos vétices B e D, espectivamente. A áea da egião sombeada, em m², consideando, é igual a A) 81 B) 6 C) 6 D) 18 esolução Altenativa C Nessa questão, espea-se que os alunos sejam capazes de visualiza e analisa as infomações do texto com a figua. Eles devem, potanto, pecebe a decomposição e composição da figua, econhecendo que o que se pede é a áea do etângulo menos a metade da áea do cículo (composição de duas pates). Uma vez que a áea do etângulo é o poduto da base pela altua e que a do cículo é., a esolução da questão é imediata: 90-5 = 6. Aconselha-se etoma as definições de cículo, cicunfeência, quadiláteos, paalelogamos e etângulos, aplicando o modelo Van Hiele quanto à visualização e à análise das figuas apesentadas.

19 ATIVIDADE 1 Considee que os ângulos de todos os cantos da figua abaixo são etos e que todos os acos são acos de cicunfeências de aio, com centos sobe os pontos em destaque: Nesse caso, a áea da egião sombeada é igual a: A). B). C) 16. D) 16. esolução Altenativa C Consideando as seguintes constuções na figua inicial e indicando po AS a áea sombeada, tem-se duas opções de eagupamento da egião sombeada mencionada no texto, que sejam: a) b) A S l A S A S 16 infomal. Nesta atividade, estão pesentes os níveis Van Hiele, visualização, análise e dedução

20 ATIVIDADE 1 Obseve a figua: Nela, a cicunfeência de cento O tem aio e acos AB, BC, CD, DE, EF, FG, GH e HA conguentes. O valo da áea sombeada, em função de, é A) ( ). B) ( 1). C). D) ( 1). esolução Altenativa A Dado que os acos são todos conguentes, então, podemos calcula os ângulos centais: A cicunfeência completa mede 60º, ou seja, 60º equivale a 8 acos, logo, 1 aco equivale a 60º/8, que dá 5º. Potanto, 5º é a medida de cada um dos ângulos de cada tiângulo etângulo. Isso indica que cada tiângulo etângulo é isósceles (tem catetos iguais). Então, paa cada tiângulo:

21 hipotenusa ( aio do cículo) cateto a a a a a a a Pecebe-se que na composição de dois tiângulos obtém-se um quadado. A áea sombeada, po sua vez, é obtida pela difeença ente a áea do cículo e quato vezes a áea do quadado, logo: A s Áea Sombeada Áea do Cículo Áea do Quadado Seja A s atividade. As a áea sombeada. A s A s Os níveis visualização, análise, dedução infomal e dedução estão pesentes nesta

22 ATIVIDADE 1 Nessa figua, o tiângulo equiláteo ABC está inscito numa cicunfeência de aio : Então, a áea da egião hachuada é: A). B). C). D). esolução Altenativa A Considee as seguintes constuções na figua inicial:

23 A áea da egião hachuada é igual a um teço da difeença ente a áea do cículo e a áea do tiângulo ABC. Como a única medida fonecida é o valo do aio, deve-se esceve o lado CB do tiângulo, de medida igual a l, e sua altua AH, de medida igual a h, necessáios paa o cálculo de sua áea, em função do aio da cicunfeência. A altua do tiângulo é igual à soma de seu apótema, a = OH, com o aio, = AO, da cicunfeência. Assim, deve-se esceve o apótema em função do aio. O tiângulo ABC é equiláteo e está inscito na cicunfeência. O segmento OH= a = 1 1, pois epesenta da altua. Como o segmento AO = =, tem-se que h =. Utilizando-se do Teoema de Pitágoas, chega-se a: OB OH HB 1 HB 1 HB HB, logo, o lado do tiângulo é l = 1 Áea hachuada 1 Áea hachuada Áea do Cículo l 1 Áea hachuada 1 1 Áea hachuada 1 Áea hachuada Áea hachuada Áea do Tiângulo Os níveis de Van Hiele pesentes na esolução são: visualização, análise e dedução infomal e dedução.

24 ATIVIDADE 15 Obseve a figua: Nessa figua, ABCD epesenta um quadado de lado 11 e AP = AS = C = CQ. O peímeto do quadiláteo PQS é A) 11. B). C) 11. D). esolução Altenativa D Consideando-se as seguintes constuções na figua inicial e indicando po P o peímeto do quadiláteo PQS, tem-se: P x 11 x x 11 x P x 11 x x 11 x P Os níveis de Van Hiele pesentes na esoluçã são: visualização, análise e dedução infomal e dedução.

25 ATIVIDADE 16 Na figua abaixo, os cículos menoes são tangentes ente si e aos cículos concênticos de aio e. A áea da egião sombeada é: A) ). ( B) ). ( C) ). ( D) ). ( E) ). ( esolução Altenativa C Paa esolve a questão é necessáio que o aluno peceba a áea sombeada como sendo a difeença ente o Cículo maio e a somatóia do cículo intemediáio com os 1 menoes: 1 A 1 A ] 6 [ A A 6 A. Potanto, altenativa C. É impotante essalta que pelo fato de os dados da questão apesentada acima não seem numéicos, dificulta a esolução da questão. Como sugestão de atividades de intevenção pedagógica é inteessante discuti questões que facilitem a passagem de dados aitméticos paa algébicos. Os níveis Van Hiele pesentes na esolução são: visualização, análise e dedução infomal e dedução.

26 ATIVIDADE 17 A figua mosta um etângulo de áea cm com os pontos médios dos lados em destaque. Qual é a áea, em cm, da egião cinza? i. 8 ii. 10 iii. 1 iv. 1 esolução Altenativa D Considee a decomposição do etângulo indicada na figua, e seja a a áea do etângulo. As áeas B1 e B são iguais, pois coespondem a áeas de tiângulos com mesma medida de base e altua; o mesmo ocoe com B e B. O tiângulo etângulo fomado po B 1, B e B tem como catetos um lado do etângulo e metade do outo lado; sua áea é então B a e temos 1 B B B B B que a B1 B B ; o mesmo ocoe com B B B. Logo, o que implica em B1 B. Logo B1 B B B e segue a a B 1 B 1 B 1 B 1, donde B1. Po simetia, todas essas conclusões se 1 a a aplicam a C 1, C, C e C. Logo A a 8 1cm. 1 Os níveis Van Hiele pesentes na esolução são: visualização, análise e dedução infomal e dedução.

27 ATIVIDADE 18 Obseve a figua: Nela, a cicunfeência maio C tem aio, e cada uma das cicunfeências menoes, C 1, C, C e C, é tangente a C e a um lado do quadado inscito. Os centos de C 1, C, C e C estão em diâmetos de C pependiculaes a lados do quadado. A soma das áeas limitadas po essas quato cicunfeências menoes é A) 8 ( ). B) ( ). C) ( ). D) ( ). esolução Altenativa D Consideando as seguintes constuções na figua inicial e, posteiomente, aplicando o Teoema de Pitágoas, tem-se:

28 x x x x A A A 6 A A 6 A Como sugestão, desenvolve atividades que envolvam figuas inscitíveis e cicunscitíveis em difeentes níveis de dificuldade, confome os níveis Van Hiele: visualização, análise e dedução infomal e dedução.

29 ATIVIDADE 19 Obseve esta figua: Nessa figua, o quadado ABCD tem áea igual a 1; o tiângulo BPQ é equiláteo; e os pontos P e Q petencem, espectivamente, aos lados AD e CD. Assim sendo, a áea do tiângulo BCQ é: A) 1. B) C) D).. esolução Altenativa C Paa a esolução desta questão, é necessáio que o aluno tenha conhecimentos sobe os seguintes conteúdos: elações méticas no tiângulo etângulo e áea de tiângulos e quadiláteos.

30 Na figua abaixo, ABCD é um quadado de lado 1 e BPQ é um tiângulo eqüiláteo, cujo lado é equivalente à hipotenusa do tiângulo etângulo BCQ, de altua 1 e base x: A pati do Teoema de Pitágoas, conclui-se que equivalente a PB e PQ. A pati do tiângulo etângulo DPQ, tem-se que: 1 x x 1 0 ( 1 x) (1 x) x As aízes da equação acima são BQ 1 x. Esse valo é Paa essa situação, tem-se como condição de existência x < 1. No entanto, a solução da equação é dada po x =, consequentemente, a áea do tiângulo BCQ é igual a. Potanto, a altenativa coeta é a leta C. Sugeimos, como atividade de intevenção pedagógica, questões envolvendo a decomposição de figuas planas, enfatizando o Teoema de Pitágoas, a áea de polígonos associadas à condição de existência de um dado poblema, em que os níveis Van Hiele visualização, análise e dedução infomal e dedução estejam pesentes.

31 ATIVIDADE 0 O tapézio isósceles da figua tem um ângulo agudo de 60 e áea. A áea do cículo inscito nesse tapézio é: A) B) C) D) esolução Altenativa D Consideando-se as seguintes constuções na figua inicial, obseva-se que, paa se obte a áea do cículo, é necessáio detemina o aio do mesmo:

32 Sendo assim, utiliza-se a tigonometia básica paa obte: cateto oposto tg 0 x x cateto adjacente x tg 0 y y y Dado que a áea do tapézio é de, e mediante a figua inicial (metade da figua, uma vez que a figua é simética), tem-se: ( Base Maio Base meno) altua Sabendo-se que a áea do cículo é dada pela fómula: A, conclui-se que A. Sugeimos como atividade de intevenção pedagógica, questões envolvendo a decomposição de figuas planas, enfatizando o Teoema de Pitágoas, as áeas dos quadiláteos e do cículo e a tigonometia básica, focadas nos níveis Van Hiele: visualização, análise e dedução infomal e dedução.

GEOMETRIA ESPACIAL. a) Encher a leiteira até a metade, pois ela tem um volume 20 vezes maior que o volume do copo.

GEOMETRIA ESPACIAL. a) Encher a leiteira até a metade, pois ela tem um volume 20 vezes maior que o volume do copo. GEOMETRIA ESPACIAL ) Uma metalúgica ecebeu uma encomenda paa fabica, em gande quantidade, uma peça com o fomato de um pisma eto com base tiangula, cujas dimensões da base são 6cm, 8cm e 0cm e cuja altua

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Questão 3. alternativa C. alternativa E

Questão 1. Questão 2. Questão 3. alternativa C. alternativa E Questão 1 Dois pilotos iniciaam simultaneamente a disputa de uma pova de automobilismo numa pista cuja extensão total é de, km. Enquanto Máio leva 1,1 minuto paa da uma volta completa na pista, Júlio demoa

Leia mais

PARTE IV COORDENADAS POLARES

PARTE IV COORDENADAS POLARES PARTE IV CRDENADAS PLARES Existem váios sistemas de coodenadas planas e espaciais que, dependendo da áea de aplicação, podem ajuda a simplifica e esolve impotantes poblemas geométicos ou físicos. Nesta

Leia mais

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 10/08/13 PROFESSOR: MALTEZ

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 10/08/13 PROFESSOR: MALTEZ ESOLUÇÃO DA AALIAÇÃO DE MATEMÁTICA o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 0/08/ POFESSO: MALTEZ QUESTÃO 0 A secção tansvesal de um cilindo cicula eto é um quadado com áea de m. O volume desse cilindo, em m, é: A

Leia mais

Áreas de Figuras Planas: Resultados Básicos - Parte 2. Nono Ano. Autor: Prof. Ulisses Lima Parente Revisor: Prof. Antonio Caminha M.

Áreas de Figuras Planas: Resultados Básicos - Parte 2. Nono Ano. Autor: Prof. Ulisses Lima Parente Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Mateial Teóico - Módulo Áeas de Figuas Planas Áeas de Figuas Planas: Resultados ásicos - Pate Nono no uto: Pof. Ulisses Lima Paente Reviso: Pof. ntonio aminha M. Neto 8 de outubo de 08 xemplos Nesta segunda

Leia mais

MESTRADO EM MACROECONOMIA e FINANÇAS Disciplina de Computação. Aula 05. Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano

MESTRADO EM MACROECONOMIA e FINANÇAS Disciplina de Computação. Aula 05. Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano MESTRADO EM MACROECONOMIA e FINANÇAS Disciplina de Computação Aula 5 Pof. D. Maco Antonio Leonel Caetano Guia de Estudo paa Aula 5 Poduto Vetoial - Intepetação do poduto vetoial Compaação com as funções

Leia mais

Unidade 13 Noções de Matemática Financeira. Taxas equivalentes Descontos simples e compostos Desconto racional ou real Desconto comercial ou bancário

Unidade 13 Noções de Matemática Financeira. Taxas equivalentes Descontos simples e compostos Desconto racional ou real Desconto comercial ou bancário Unidade 13 Noções de atemática Financeia Taxas equivalentes Descontos simples e compostos Desconto acional ou eal Desconto comecial ou bancáio Intodução A atemática Financeia teve seu início exatamente

Leia mais

Áreas parte 2. Rodrigo Lucio Isabelle Araújo

Áreas parte 2. Rodrigo Lucio Isabelle Araújo Áeas pate Rodigo Lucio Isabelle Aaújo Áea do Cículo Veja o cículo inscito em um quadado. Medida do lado do quadado:. Áea da egião quadada: () = 4. Então, a áea do cículo com aio de medida é meno do que

Leia mais

ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE/ERROS EM OPERAÇÕES NUMÉRICAS

ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE/ERROS EM OPERAÇÕES NUMÉRICAS ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE/ERROS EM OPERAÇÕES NUMÉRICAS. Intodução O conjunto dos númeos epesentáveis em uma máquina (computadoes, calculadoas,...) é finito, e potanto disceto, ou seja não é possível

Leia mais

3. Elementos de Sistemas Elétricos de Potência

3. Elementos de Sistemas Elétricos de Potência Sistemas Eléticos de Potência. Elementos de Sistemas Eléticos de Potência..4 apacitância e Susceptância apacitiva de Linhas de Tansmissão Pofesso:. Raphael Augusto de Souza Benedito E-mail:aphaelbenedito@utfp.edu.b

Leia mais

Objetivo Estudo do efeito de sistemas de forças não concorrentes.

Objetivo Estudo do efeito de sistemas de forças não concorrentes. Univesidade edeal de lagoas Cento de Tecnologia Cuso de Engenhaia Civil Disciplina: Mecânica dos Sólidos 1 Código: ECIV018 Pofesso: Eduado Nobe Lages Copos Rígidos: Sistemas Equivalentes de oças Maceió/L

Leia mais

Transformações geométricas

Transformações geométricas Instituto Politécnico de Bagança Escola upeio de Educação Tansfomações geométicas 1 Tanslações endo dado um vecto u, a tanslação associada a u é a aplicação que faz coesponde ao ponto M o ponto M tal que

Leia mais

b) A área sombreada (S) é igual à área do setor AOM subtraída da área do triângulo ODC e da área do setor DCM do círculo de centro C.

b) A área sombreada (S) é igual à área do setor AOM subtraída da área do triângulo ODC e da área do setor DCM do círculo de centro C. 13 Geometia I - GRITO VLIÇÃO - 01/ Questão 1. (pontuação: ) o seto O de cento O, aio O = 3 e ângulo O = 60 o está inscita uma cicunfeência como mosta a figua. a) alcule o aio dessa cicunfeência. b) alcule

Leia mais

- B - - Esse ponto fica à esquerda das cargas nos esquemas a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV. b. F. a. F

- B - - Esse ponto fica à esquerda das cargas nos esquemas a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV. b. F. a. F LIST 03 LTROSTÁTIC PROSSOR MÁRCIO 01 (URJ) Duas patículas eleticamente caegadas estão sepaadas po uma distância. O gáfico que melho expessa a vaiação do módulo da foça eletostática ente elas, em função

Leia mais

78

78 0 As medianas taçadas dos ângulos agudos de um tiângulo etângulo medem medida da mediana taçada do ângulo eto é : (A) 5 cm (B) cm (C) cm (D) cm (E) cm 7 cm e cm. A 0 Os lados de um tiângulo medem AB 0,

Leia mais

Matemática do Ensino Médio vol.2

Matemática do Ensino Médio vol.2 Matemática do Ensino Médio vol.2 Cap.11 Soluções 1) a) = 10 1, = 9m = 9000 litos. b) A áea do fundo é 10 = 0m 2 e a áea das paedes é (10 + + 10 + ) 1, = 51,2m 2. Como a áea que seá ladilhada é 0 + 51,2

Leia mais

)25d$0$*1e7,&$62%5( &21'8725(6

)25d$0$*1e7,&$62%5( &21'8725(6 73 )5d$0$*1e7,&$6%5( &1'875(6 Ao final deste capítulo você deveá se capaz de: ½ Explica a ação de um campo magnético sobe um conduto conduzindo coente. ½ Calcula foças sobe condutoes pecoidos po coentes,

Leia mais

APÊNDICE. Revisão de Trigonometria

APÊNDICE. Revisão de Trigonometria E APÊNDICE Revisão de Tigonometia FUNÇÕES E IDENTIDADES TRIGONOMÉTRICAS ÂNGULOS Os ângulos em um plano podem se geados pela otação de um aio (semi-eta) em tono de sua etemidade. A posição inicial do aio

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Unesp 2013) No dia 5 de junho de 2012, pôde-se obseva, de deteminadas egiões da Tea, o fenômeno celeste chamado tânsito de Vênus, cuja póxima ocoência se daá em 2117. Tal fenômeno só é possível poque

Leia mais

75$%$/+2(327(1&,$/ (/(75267È7,&2

75$%$/+2(327(1&,$/ (/(75267È7,&2 3 75$%$/+(37(&,$/ (/(7567È7,& Ao final deste capítulo você deveá se capa de: ½ Obte a epessão paa o tabalho ealiado Calcula o tabalho que é ealiado ao se movimenta uma caga elética em um campo elético

Leia mais

O perímetro da circunferência

O perímetro da circunferência Univesidade de Basília Depatamento de Matemática Cálculo 1 O peímeto da cicunfeência O peímeto de um polígono de n lados é a soma do compimento dos seus lados. Dado um polígono qualque, você pode sempe

Leia mais

Prof. Dirceu Pereira

Prof. Dirceu Pereira Polícia odoviáia edeal Pof. Diceu Peeia ísica 3.4. OÇAS EM TAJETÓIAS CUILÍNEAS Se lançamos um copo hoizontalmente, póximo a supefície da Tea, com uma velocidade inicial de gande intensidade, da odem de

Leia mais

I~~~~~~~~~~~~~~-~-~ krrrrrrrrrrrrrrrrrr. \fy --~--.. Ação de Flexão

I~~~~~~~~~~~~~~-~-~ krrrrrrrrrrrrrrrrrr. \fy --~--.. Ação de Flexão Placas - Lajes Placas são estutuas planas onde duas de suas tês dimensões -lagua e compimento - são muito maioes do que a teceia, que é a espessua. As cagas nas placas estão foa do plano da placa. As placas

Leia mais

Fig. 8-8. Essas linhas partem do pólo norte para o pólo sul na parte externa do material, e do pólo sul para o pólo norte na região do material.

Fig. 8-8. Essas linhas partem do pólo norte para o pólo sul na parte externa do material, e do pólo sul para o pólo norte na região do material. Campo magnético Um ímã, com seus pólos note e sul, também pode poduzi movimentos em patículas, devido ao seu magnetismo. Contudo, essas patículas, paa sofeem esses deslocamentos, têm que te popiedades

Leia mais

Geometria: Perímetro, Área e Volume

Geometria: Perímetro, Área e Volume Geometia: Peímeto, Áea e Volume Refoço de Matemática ásica - Pofesso: Macio Sabino - 1 Semeste 2015 1. Noções ásicas de Geometia Inicialmente iemos defini as noções e notações de alguns elementos básicos

Leia mais

física eletrodinâmica GERADORES

física eletrodinâmica GERADORES eletodinâmica GDOS 01. (Santa Casa) O gáfico abaixo epesenta um geado. Qual o endimento desse geado quando a intensidade da coente que o pecoe é de 1? 40 U(V) i() 0 4 Do gáfico, temos que = 40V (pois quando

Leia mais

ATIVIDADES PARA SALA PÁG. 50

ATIVIDADES PARA SALA PÁG. 50 GTI esoluções apítulo ojeções, ângulos e distâncias estacando o tiângulo, tem-se o 8 0 TIIS SL ÁG. 0 0 0 onte luminosa cm 7 cm 4 7 I. = 7 + II. tg = = 6 49 = + d = 76 4 7 = = = 4 + d 4 + d = 48 d = d 4

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CÁLCULO VETORIAL

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CÁLCULO VETORIAL OBJETIVOS DO CURSO UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CÁLCULO VETORIAL Fonece ao aluno as egas básicas do cálculo vetoial aplicadas a muitas gandezas na física e engenhaia (noção de

Leia mais

De Kepler a Newton. (através da algebra geométrica) 2008 DEEC IST Prof. Carlos R. Paiva

De Kepler a Newton. (através da algebra geométrica) 2008 DEEC IST Prof. Carlos R. Paiva De Keple a Newton (atavés da algeba geomética) 008 DEEC IST Pof. Calos R. Paiva De Keple a Newton (atavés da álgeba geomética) 1 De Keple a Newton Vamos aqui mosta como, a pati das tês leis de Keple sobe

Leia mais

é igual a f c f x f c f c h f c 2.1. Como g é derivável em tem um máximo relativo em x 1, então Resposta: A

é igual a f c f x f c f c h f c 2.1. Como g é derivável em tem um máximo relativo em x 1, então Resposta: A Pepaa o Eame 03 07 Matemática A Página 84. A taa de vaiação instantânea da função f em c é igual a f c e é dada po: c f f c f c h f c f lim lim c c ch h0 h Resposta: D... Como g é deivável em tem um máimo

Leia mais

Plano de Aulas. Matemática. Módulo 20 Corpos redondos

Plano de Aulas. Matemática. Módulo 20 Corpos redondos Plano de Aulas Matemática Módulo 0 Copos edondos Resolução dos execícios popostos Retomada dos conceitos 8 CAPÍTULO 1 1 No cilindo equiláteo, temos: ] 6 ] cm A lateal s ] A lateal s 6 ] ] A lateal.704s

Leia mais

Resistência dos Materiais IV Lista de Exercícios Capítulo 2 Critérios de Resistência

Resistência dos Materiais IV Lista de Exercícios Capítulo 2 Critérios de Resistência Lista de Execícios Capítulo Citéios de Resistência 0.7 A tensão de escoamento de um mateial plástico é y 0 MPa. Se esse mateial é submetido a um estado plano de tensões ocoe uma falha elástica quando uma

Leia mais

singular GEOMETRIA ANALÍTICA 2º E.M. Tarde Colégio Técnico Noturno Profª Liana (Lista de exercícios elaborada pelo professor DANRLEY)

singular GEOMETRIA ANALÍTICA 2º E.M. Tarde Colégio Técnico Noturno Profª Liana (Lista de exercícios elaborada pelo professor DANRLEY) 1 singula GEOMETRIA ANALÍTICA 2º E.M. Tade Colégio Técnico Notuno Pofª Liana (Lista de eecícios elaboada pelo pofesso DANRLEY) SISTEMA CARTESIANO ORTOGONAL 2 1) Indique a que quadante petence cada ponto:

Leia mais

Movimentos de satélites geoestacionários: características e aplicações destes satélites

Movimentos de satélites geoestacionários: características e aplicações destes satélites OK Necessito de ee esta página... Necessito de apoio paa compeende esta página... Moimentos de satélites geoestacionáios: caacteísticas e aplicações destes satélites Um dos tipos de moimento mais impotantes

Leia mais

PRINCÍPIOS DA DINÂMICA LEIS DE NEWTON

PRINCÍPIOS DA DINÂMICA LEIS DE NEWTON Pofa Stela Maia de Cavalho Fenandes 1 PRINCÍPIOS DA DINÂMICA LEIS DE NEWTON Dinâmica estudo dos movimentos juntamente com as causas que os oiginam. As teoias da dinâmica são desenvolvidas com base no conceito

Leia mais

Caro cursista, Todas as dúvidas deste curso podem ser esclarecidas através do nosso plantão de atendimento ao cursista.

Caro cursista, Todas as dúvidas deste curso podem ser esclarecidas através do nosso plantão de atendimento ao cursista. Cao cusista, Todas as dúvidas deste cuso podem se esclaecidas atavés do nosso plantão de atendimento ao cusista. Plantão de Atendimento Hoáio: quatas e quintas-feias das 14:00 às 15:30 MSN: lizado@if.uff.b

Leia mais

EM423A Resistência dos Materiais

EM423A Resistência dos Materiais UNICAMP Univesidade Estadual de Campinas EM43A esistência dos Mateiais Pojeto Tação-Defomação via Medidas de esistência Pofesso: obeto de Toledo Assumpção Alunos: Daniel obson Pinto A: 070545 Gustavo de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA EXPRESSÃO GRÁFICA BÁSICA - ENG 1070

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA EXPRESSÃO GRÁFICA BÁSICA - ENG 1070 PONTIFÍI UNIVERSIDDE TÓLI DE GOIÁS DEPRTMENTO DE ENGENHRI EXPRESSÃO GRÁFI ÁSI - ENG 1070 I - Elementos Fundamentais da Geometia 1- Ponto: O ponto geomético é um ente ideal, isto é, só existe na nossa imaginação.

Leia mais

REVISÃO Lista 07 Áreas, Polígonos e Circunferência. h, onde b representa a base e h representa a altura.

REVISÃO Lista 07 Áreas, Polígonos e Circunferência. h, onde b representa a base e h representa a altura. NOME: ANO: º Nº: POFESSO(A): Ana Luiza Ozores DATA: Algumas definições Áreas: Quadrado: EVISÃO Lista 07 Áreas, Polígonos e Circunferência A, onde representa o lado etângulo: A b h, onde b representa a

Leia mais

ELETRÔNICA II. Engenharia Elétrica Campus Pelotas. Revisão Modelo CA dos transistores BJT e MOSFET

ELETRÔNICA II. Engenharia Elétrica Campus Pelotas. Revisão Modelo CA dos transistores BJT e MOSFET ELETRÔNICA II Engenaia Elética Campus Pelotas Revisão Modelo CA dos tansistoes BJT e MOSFET Pof. Mácio Bende Macado, Adaptado do mateial desenvolvido pelos pofessoes Eduado Costa da Motta e Andeson da

Leia mais

CAMPOS MAGNETOSTÁTICOS PRODUZIDOS POR CORRENTE ELÉTRICA

CAMPOS MAGNETOSTÁTICOS PRODUZIDOS POR CORRENTE ELÉTRICA ELETOMAGNETMO 75 9 CAMPO MAGNETOTÁTCO PODUZDO PO COENTE ELÉTCA Nos capítulos anteioes estudamos divesos fenômenos envolvendo cagas eléticas, (foças de oigem eletostática, campo elético, potencial escala

Leia mais

Vedação. Fig.1 Estrutura do comando linear modelo ST

Vedação. Fig.1 Estrutura do comando linear modelo ST 58-2BR Comando linea modelos, -B e I Gaiola de esfeas Esfea Eixo Castanha Vedação Fig.1 Estutua do comando linea modelo Estutua e caacteísticas O modelo possui uma gaiola de esfeas e esfeas incopoadas

Leia mais

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1 OBMEP 00 Nível 1 1 QUESTÃO 1 Como Leonardo da Vinci nasceu 91 anos antes de Pedro Américo, ele nasceu no ano 14 91 = 145. Por outro lado, Portinari nasceu 451 anos depois de Leonardo da Vinci, ou seja,

Leia mais

Prof. Dirceu Pereira

Prof. Dirceu Pereira Aula de UNIDADE - MOVIMENTO VERTICAL NO VÁCUO 1) (UFJF-MG) Um astonauta está na supefície da Lua quando solta, simultaneamente, duas bolas maciças, uma de chumbo e outa de madeia, de uma altua de,0 m em

Leia mais

SEGUNDA LEI DE NEWTON PARA FORÇA GRAVITACIONAL, PESO E NORMAL

SEGUNDA LEI DE NEWTON PARA FORÇA GRAVITACIONAL, PESO E NORMAL SEUNDA LEI DE NEWON PARA FORÇA RAVIACIONAL, PESO E NORMAL Um copo de ssa m em queda live na ea está submetido a u aceleação de módulo g. Se despezamos os efeitos do a, a única foça que age sobe o copo

Leia mais

Física Geral I - F 128 Aula 8: Energia Potencial e Conservação de Energia. 2 o Semestre 2012

Física Geral I - F 128 Aula 8: Energia Potencial e Conservação de Energia. 2 o Semestre 2012 Física Geal I - F 18 Aula 8: Enegia Potencial e Consevação de Enegia o Semeste 1 Q1: Tabalho e foça Analise a seguinte afimação sobe um copo, que patindo do epouso, move-se de acodo com a foça mostada

Leia mais

VETORES GRANDEZAS VETORIAIS

VETORES GRANDEZAS VETORIAIS VETORES GRANDEZAS VETORIAIS Gandezas físicas que não ficam totalmente deteminadas com um valo e uma unidade são denominadas gandezas vetoiais. As gandezas que ficam totalmente expessas po um valo e uma

Leia mais

Aula 10 Triângulo Retângulo

Aula 10 Triângulo Retângulo Aula 10 Triângulo Retângulo Projeção ortogonal Em um plano, consideremos um ponto e uma reta. Chama-se projeção ortogonal desse ponto sobre essa reta o pé da perpendicular traçada do ponto à reta. Na figura,

Leia mais

Conceitos e fórmulas

Conceitos e fórmulas 1 Conceitos e fórmulas 1).- Triângulo: definição e elementos principais Definição - Denominamos triângulo (ou trilátero) a toda figura do plano euclidiano formada por três segmentos AB, BC e CA, tais que

Leia mais

/(,'(%,276$9$57()/8;2 0$*1e7,&2

/(,'(%,276$9$57()/8;2 0$*1e7,&2 67 /(,'(%,76$9$57()/8; 0$*1e7,& Ao final deste capítulo você deveá se capaz de: ½ Explica a elação ente coente elética e campo magnético. ½ Equaciona a elação ente coente elética e campo magnético, atavés

Leia mais

LISTA de GRAVITAÇÃO PROFESSOR ANDRÉ

LISTA de GRAVITAÇÃO PROFESSOR ANDRÉ LISA de GRAVIAÇÃO PROFESSOR ANDRÉ 1. (Ufgs 01) Em 6 de agosto de 01, o jipe Cuiosity" pousou em ate. Em um dos mais espetaculaes empeendimentos da ea espacial, o veículo foi colocado na supefície do planeta

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Matemática 11. N DE ESLRIDDE Duação: 90 minutos Data: adeno 1 (é pemitido o uso de calculadoa) Na esposta aos itens de escolha múltipla, selecione a opção coeta. Esceva, na olha de espostas, o númeo do

Leia mais

Termodinâmica 1 - FMT 159 Noturno, segundo semestre de 2009

Termodinâmica 1 - FMT 159 Noturno, segundo semestre de 2009 Temodinâmica - FMT 59 Notuno segundo semeste de 2009 Execícios em classe: máquinas témicas 30/0/2009 Há divesos tipos de motoes témicos que funcionam tanfeindo calo ente esevatóios témicos e ealizando

Leia mais

ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA CONCURSO DE ADMISSÃO AO CFS B 2/2002 PROVA DE MATEMÁTICA FÍSICA QUÍMICA

ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA CONCURSO DE ADMISSÃO AO CFS B 2/2002 PROVA DE MATEMÁTICA FÍSICA QUÍMICA ESCOL DE ESPECILISTS DE ERONÁUTIC CONCURSO DE DMISSÃO O CS /00 PROV DE MTEMÁTIC ÍSIC QUÍMIC CÓDIGO D PROV 9 MRQUE NO CRTÃO DE RESPOSTS O CÓDIGO D PROV. s questões de 0 a 0 efeem se a Matemática 0 Se a

Leia mais

O B. Podemos decompor a pirâmide ABCDE em quatro tetraedros congruentes ao tetraedro BCEO. ABCDE tem volume igual a V = a2.oe

O B. Podemos decompor a pirâmide ABCDE em quatro tetraedros congruentes ao tetraedro BCEO. ABCDE tem volume igual a V = a2.oe GABARITO - QUALIFICAÇÃO - Setembro de 0 Questão. (pontuação: ) No octaedro regular duas faces opostas são paralelas. Em um octaedro regular de aresta a, calcule a distância entre duas faces opostas. Obs:

Leia mais

Módulo 5: Conteúdo programático Eq da continuidade em Regime Permanente. Escoamento dos Fluidos - Equações Fundamentais

Módulo 5: Conteúdo programático Eq da continuidade em Regime Permanente. Escoamento dos Fluidos - Equações Fundamentais Módulo 5: Conteúdo pogamático Eq da continuidade em egime Pemanente Bibliogafia: Bunetti, F. Mecânica dos Fluidos, São Paulo, Pentice Hall, 7. Eoamento dos Fluidos - Equações Fundamentais Popiedades Intensivas:

Leia mais

Relações Métricas nos. Dimas Crescencio. Triângulos

Relações Métricas nos. Dimas Crescencio. Triângulos Relações Métricas nos Dimas Crescencio Triângulos Trigonometria A palavra trigonometria é de origem grega, onde: Trigonos = Triângulo Metrein = Mensuração - Relação entre ângulos e distâncias; - Origem

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CONCURSO DE DMISSÃO O CURSO DE GRDUÇÃO FÍSIC CDERNO DE QUESTÕES 2008 1 a QUESTÃO Valo: 1,0 Uma bóia náutica é constituída de um copo cilíndico vazado, com seção tansvesal de áea e massa m, e de um tonco

Leia mais

GEOMETRIA DINÂMICA E O ESTUDO DE TANGENTES AO CÍRCULO

GEOMETRIA DINÂMICA E O ESTUDO DE TANGENTES AO CÍRCULO GEMETRIA DINÂMICA E ESTUD DE TANGENTES A CÍRCUL Luiz Calos Guimaães, Elizabeth Belfot e Leo Akio Yokoyama Instituto de Matemática UFRJ lcg@labma.ufj.b, beth@im.ufj.b, leoakyo@yahoo.com.b INTRDUÇÃ: CÍRCULS,

Leia mais

Aula 12 Áreas de Superfícies Planas

Aula 12 Áreas de Superfícies Planas MODULO 1 - AULA 1 Aula 1 Áreas de Superfícies Planas Superfície de um polígono é a reunião do polígono com o seu interior. A figura mostra uma superfície retangular. Área de uma superfície é um número

Leia mais

Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exercícios de Electromagnetismo Ficha 1

Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exercícios de Electromagnetismo Ficha 1 Instituto Escola Supeio Politécnico de Tecnologia ÁREA INTERDEPARTAMENTAL Ano lectivo 010-011 011 Engenhaia Electotécnica e de Computadoes Eecícios de Electomagnetismo Ficha 1 Conhecimentos e capacidades

Leia mais

Matemática D Extensivo V. 4

Matemática D Extensivo V. 4 Matemática Etensivo V. Eecícios 0) 0) 0 0) Neste eecício, basta subtai a áea do cícuo meno da do cícuo maio. S M m π R ² π ² π 9π π asta substai a áea do seto cicua da áea do tiânguo O. s 0 π R 0 R sen0

Leia mais

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 1. (alternativa C) Os números 0,01 e 0,119 são menores que 0,12. Por outro lado, 0,1 e 0,7 são maiores que 0,. Finalmente, 0,29 é maior que 0,12 e menor

Leia mais

Análise de Correlação e medidas de associação

Análise de Correlação e medidas de associação Análise de Coelação e medidas de associação Pof. Paulo Ricado B. Guimaães 1. Intodução Muitas vezes pecisamos avalia o gau de elacionamento ente duas ou mais vaiáveis. É possível descobi com pecisão, o

Leia mais

CIRCUNFERÊNCIA E POLÍGONOS. ROTAÇÕES

CIRCUNFERÊNCIA E POLÍGONOS. ROTAÇÕES B3 CIRCUNFERÊNCIA E POLÍGONOS. ROTAÇÕES Circunferência Circunferência é um conjunto de pontos do plano situados à mesma distância de um ponto fixo (centro). Corda é um segmento de recta cujos extremos

Leia mais

A área do círculo. que as rodas das bicicletas seriam pintadas com a cor da camisa de cada competidor. A pintura foi feita como na figura abaixo:

A área do círculo. que as rodas das bicicletas seriam pintadas com a cor da camisa de cada competidor. A pintura foi feita como na figura abaixo: Acesse: http://fuvestibula.com.b/ A UUL AL A A áea do cículo Em uma competição de ciclismo, foi decidido que as odas das bicicletas seiam pintadas com a co da camisa de cada competido. A pintua foi feita

Leia mais

FAÇA AS ATIVIDADES NAS DATAS SUGERIDAS PARA RELEMBRAR O QUE JÁ APRENDEMOS.

FAÇA AS ATIVIDADES NAS DATAS SUGERIDAS PARA RELEMBRAR O QUE JÁ APRENDEMOS. NOME: QUEIDO(A) EDUCANDINHO(A). FAÇA AS ATIVIDADES NAS DATAS SUGEIDAS PAA ELEMBA O QUE JÁ APENDEMOS. APOVEITE AS FÉIAS PAA DESCANSA E FAZE MUITAS COISAS GOSTOSAS E DIVETIDAS. VEJA ALGUMAS DICAS: BINCA

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 3. MATEMÁTICA III 1 GEOM. ANALÍTICA ESTUDO DO PONTO

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 3. MATEMÁTICA III 1 GEOM. ANALÍTICA ESTUDO DO PONTO INTRODUÇÃO... NOÇÕES BÁSICAS... POSIÇÃO DE UM PONTO EM RELAÇÃO AO SISTEMA...4 DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS...6 RAZÃO DE SECÇÃO... 5 DIVISÃO DE UM SEGMENTO NUMA RAZÃO DADA... 6 PONTO MÉDIO DE UM SEGMENTO...

Leia mais

Relatório Interno. Método de Calibração de Câmaras Proposto por Zhang

Relatório Interno. Método de Calibração de Câmaras Proposto por Zhang LABORATÓRIO DE ÓPTICA E MECÂNICA EXPERIMENTAL Relatóio Inteno Método de Calibação de Câmaas Poposto po Zhang Maia Cândida F. S. P. Coelho João Manuel R. S. Tavaes Setembo de 23 Resumo O pesente elatóio

Leia mais

digitar cuidados computador internet contas Assistir vídeos. Digitar trabalhos escolares. Brincar com jogos. Entre outras... ATIVIDADES - CAPÍTULO 1

digitar cuidados computador internet contas Assistir vídeos. Digitar trabalhos escolares. Brincar com jogos. Entre outras... ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 1 COMPLETE AS FASES USANDO AS PALAVAS DO QUADO: CUIDADOS INTENET CONTAS DIGITA TAEFAS COMPUTADO A COM O COMPUTADO É POSSÍVEL DE TEXTO B O COMPUTADO FACILITA AS tarefas digitar VÁIOS

Leia mais

Soluções das Questões de Matemática do Processo Seletivo de Admissão ao Colégio Naval PSACN

Soluções das Questões de Matemática do Processo Seletivo de Admissão ao Colégio Naval PSACN Soluções das Questões de Matemática do Processo Seletivo de Admissão ao Colégio Naval PSACN Questão Concurso 00 Seja ABC um triângulo com lados AB 5, AC e BC 8. Seja P um ponto sobre o lado AC, tal que

Leia mais

VERSÃO 1. Prova Escrita de Matemática A. 12.º Ano de Escolaridade. Prova 635/2.ª Fase EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

VERSÃO 1. Prova Escrita de Matemática A. 12.º Ano de Escolaridade. Prova 635/2.ª Fase EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME FINAL NACINAL D ENSIN SECUNDÁRI Pova Escita de Matemática A 1.º Ano de Escolaidade Deceto-Lei n.º 19/01, de 5 de julho Pova 65/.ª Fase 15 Páginas Duação da Pova: 150 minutos. Toleância: 0 minutos.

Leia mais

EXPERIÊNCIA 5 - RESPOSTA EM FREQUENCIA EM UM CIRCUITO RLC - RESSONÂNCIA

EXPERIÊNCIA 5 - RESPOSTA EM FREQUENCIA EM UM CIRCUITO RLC - RESSONÂNCIA UM/AET Eng. Elética sem 0 - ab. icuitos Eléticos I Pof. Athemio A.P.Feaa/Wilson Yamaguti(edição) EPEIÊNIA 5 - ESPOSTA EM FEQUENIA EM UM IUITO - ESSONÂNIA INTODUÇÃO. icuito séie onsideando o cicuito da

Leia mais

DISCIPLINA ELETRICIDADE E MAGNETISMO LEI DE AMPÈRE

DISCIPLINA ELETRICIDADE E MAGNETISMO LEI DE AMPÈRE DISCIPLINA ELETICIDADE E MAGNETISMO LEI DE AMPÈE A LEI DE AMPÈE Agoa, vamos estuda o campo magnético poduzido po uma coente elética que pecoe um fio. Pimeio vamos utiliza uma técnica, análoga a Lei de

Leia mais

Matemática e suas Tecnologias

Matemática e suas Tecnologias Matemática 8A. b A medida de cada lado do pimeio quadado é igual à medida de cada diagonal do segundo quadado. Sendo x a medida de cada lado do segundo quadado, temos: x x x Potanto, a azão da PG é igual

Leia mais

Qual é Mesmo a Definição de Polígono Convexo?

Qual é Mesmo a Definição de Polígono Convexo? Qual é Mesmo a Definição de Polígono Convexo? Elon Lages Lima IMPA, Rio de Janeiro Quando pensamos num polígono convexo, imaginamos seus vértices todos apontando para fora, ou seja, que ele não possui

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo do E. B. de Pinhal Novo Física e Química A 10ºAno MEDIÇÃO EM QUÍMICA

Escola Secundária com 3º Ciclo do E. B. de Pinhal Novo Física e Química A 10ºAno MEDIÇÃO EM QUÍMICA Escola Secundáia com 3º Ciclo do E. B. de Pinhal Novo Física e Química A 10ºAno MEDIÇÃO EM QUÍMICA Medi - é compaa uma gandeza com outa da mesma espécie, que se toma paa unidade. Medição de uma gandeza

Leia mais

Alinhamento de Três Pontos

Alinhamento de Três Pontos ANO 0 DISIPLINA: Matemática PROFESSORA): Adiano Lima SERIE/TURMA: o Ano VALOR: ATIVIDADE TRABALHO PROVA PARIAL PROVA FINAL REUPERAÇÃO ETAPA: a Etapa SUPERVISORA: Lânia Rezende DATA: NOTA ALUNOA): N. o

Leia mais

GAAL - 2013/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar

GAAL - 2013/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar GAAL - 201/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar SOLUÇÕES Exercício 1: Determinar os três vértices de um triângulo sabendo que os pontos médios de seus lados são M = (5, 0, 2), N = (, 1, ) e P = (4,

Leia mais

CPV - o cursinho que mais aprova na GV

CPV - o cursinho que mais aprova na GV FGV 1 a Fase conomia novembo/00 MTMÁTI PV - o cusinho que mais apova na GV 01. ois pilotos iniciaam simultaneamente a disputa de uma pova de automobilismo numa pista cuja etensão total é de, km. nquanto

Leia mais

Matemática D Intensivo V. 2

Matemática D Intensivo V. 2 Intensivo V. Execícios 0) Note que o lado ( ) do tetaedo é a diagonal da face do cubo de aesta, sendo assim: D 0) 0) 0) C 05) Segue que a áea da face do tetaedo é: l ( ).. Soma das aestas é dada po: S

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na GV

CPV O cursinho que mais aprova na GV RJ_MATEMATICA_9_0_08 FGV-RJ A dministação Economia Dieito C Administação 26 26 das 200 vagas da GV têm ficado paa os alunos do CPV CPV O cusinho que mais apova na GV Ciências Sociais ociais GV CPV. ociais

Leia mais

As grandezas vetoriais

As grandezas vetoriais As gandezas vetoiais No capítulo I, vimos o poquê da utilização de vetoes na caacteização de algumas gandezas físicas, difeenciando as gandezas escalaes das vetoiais. As gandezas escalaes são aquelas pefeitamente

Leia mais

Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 2003/04 Geometria 2 - Revisões 11.º Ano

Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 2003/04 Geometria 2 - Revisões 11.º Ano Escola Secundáia/ da Sé-Lamego Ficha de Tabalho de Matemática Ano Lectivo 00/04 Geometia - Revisões º Ano Nome: Nº: Tuma: A egião do espaço definida, num efeencial otonomado, po + + = é: [A] a cicunfeência

Leia mais

Matemática B. Bannafarsai_Stock / Shutterstock

Matemática B. Bannafarsai_Stock / Shutterstock Matemática annafasai_stock / Shuttestock Matemática aula 1 1 9 1 1 8 F eteminando a natueza do tiângulo F: 1 = < (é um tiângulo acutângulo) 1 + 8 = omo o tiângulo ÊF é acutângulo, o ângulo ÊF é agudo.

Leia mais

TEORIA DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

TEORIA DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Aula 0 EORIA DA GRAVIAÇÃO UNIVERSAL MEA Mosta aos alunos a teoia da gavitação de Newton, peda de toque da Mecânica newtoniana, elemento fundamental da pimeia gande síntese da Física. OBJEIVOS Abi a pespectiva,

Leia mais

Sejam todos bem-vindos! Física II. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling

Sejam todos bem-vindos! Física II. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling Sejam todos bem-vindos! Física II Pof. D. Cesa Vandelei Deimling Bibliogafia: Plano de Ensino Qual a impotância da Física em um cuso de Engenhaia? A engenhaia é a ciência e a pofissão de adquii e de aplica

Leia mais

Densidade de Fluxo Elétrico. Prof Daniel Silveira

Densidade de Fluxo Elétrico. Prof Daniel Silveira ensidade de Fluxo Elético Pof aniel ilveia Intodução Objetivo Intoduzi o conceito de fluxo Relaciona estes conceitos com o de campo elético Intoduzi os conceitos de fluxo elético e densidade de fluxo elético

Leia mais

Matemática e suas Tecnologias Matemática Alexmay Soares, Cleiton Albuquerque, Fabrício Maia, João Mendes e Thiago Pacífico

Matemática e suas Tecnologias Matemática Alexmay Soares, Cleiton Albuquerque, Fabrício Maia, João Mendes e Thiago Pacífico Univesidade Abeta do Nodeste e Ensino a Distância são macas egistadas da Fundação Demócito Rocha É poibida a duplicação ou epodução deste fascículo Cópia não autoizada é Cime Matemática e suas Tecnologias

Leia mais

MATEMÁTICA 3 A SÉRIE - E. MÉDIO

MATEMÁTICA 3 A SÉRIE - E. MÉDIO 1 MTEMÁTIC 3 SÉRIE - E. MÉDIO Pof. Rogéio Rodigues ELEMENTOS PRIMITIVOS / ÂNGULOS NOME :... NÚMERO :... TURM :... 2 I) ELEMENTOS PRIMITIVOS ÂNGULOS Os elementos pimitivos da Geometia são O Ponto, eta e

Leia mais

Capítulo 12. Gravitação. Recursos com copyright incluídos nesta apresentação:

Capítulo 12. Gravitação. Recursos com copyright incluídos nesta apresentação: Capítulo Gavitação ecusos com copyight incluídos nesta apesentação: Intodução A lei da gavitação univesal é um exemplo de que as mesmas leis natuais se aplicam em qualque ponto do univeso. Fim da dicotomia

Leia mais

Matemática / Física. Figura 1. Figura 2

Matemática / Física. Figura 1. Figura 2 Matemática / Fíica SÃO PAULO: CAPITAL DA VELOCIDADE Diveo título foam endo atibuído à cidade de São Paulo duante eu mai de 00 ano de fundação, como, po exemplo, A cidade que não pode paa, A capital da

Leia mais

QUESTÕES ÁREAS DE POLÍGONOS

QUESTÕES ÁREAS DE POLÍGONOS QUESTÕES ÁREAS DE POLÍGONOS 1. (Unicamp 014) O perímetro de um triângulo retângulo é igual a 6,0 m e as medidas dos lados estão em progressão aritmética (PA). A área desse triângulo é igual a a),0 m. b),0

Leia mais

O coeficiente angular

O coeficiente angular A UA UL LA O coeficiente angular Introdução O coeficiente angular de uma reta já apareceu na Aula 30. Agora, com os conhecimentos obtidos nas Aulas 40 e 45, vamos explorar mais esse conceito e descobrir

Leia mais

Aplicação da Lei Gauss: Algumas distribuições simétricas de cargas

Aplicação da Lei Gauss: Algumas distribuições simétricas de cargas Aplicação da ei Gauss: Algumas distibuições siméticas de cagas Como utiliza a lei de Gauss paa detemina D s, se a distibuição de cagas fo conhecida? s Ds. d A solução é fácil se conseguimos obte uma supefície

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

REINTERPRETANDO A CONSTRUÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE LEIBNIZ COM USO DE RECURSOS GEOMÉTRICOS

REINTERPRETANDO A CONSTRUÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE LEIBNIZ COM USO DE RECURSOS GEOMÉTRICOS REINERPREAND A CNSRUÇÃ D CÁLCUL DIFERENCIAL E INEGRAL DE LEIBNIZ CM US DE RECURSS GEMÉRICS Intodução Ségio Caazedo Dantas segio@maismatematica.com.b Resumo Nesse teto apesentamos algumas deduções que Leibniz

Leia mais

Dinâmica Trabalho e Energia

Dinâmica Trabalho e Energia CELV Colégio Estadual Luiz Vianna Física 1 diano do Valle Pág. 1 Enegia Enegia está elacionada à capacidade de ealiza movimento. Um dos pincípios básicos da Física diz que a enegia pode se tansfomada ou

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

NÍVEL 3 = (L BS) + L + CY ) = BS

NÍVEL 3 = (L BS) + L + CY ) = BS 009 www.cusoanglo.com.b Teinamento paa limpíadas de atemática ÍVE 3 Resoluções US 3 35 Em lasse T. emonstação o enunciado, podemos constui a figua ao lado: Sejam Z, T, S, Y, K e pontos de tangência. Então,

Leia mais