O Método das Diferenças Finitas na Análise de Placas Finas 4.1. Capítulo 4

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Método das Diferenças Finitas na Análise de Placas Finas 4.1. Capítulo 4"

Transcrição

1 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. Caítuo O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Rectanguares Finas. Conceitos Básicos A unção contínua (, ) (, ) tem vaores conhecidos num conunto discreto de ontos (i,,,, etc.) como se reresenta no quadro.. A determinação das derivadas da unção (, ) nos ontos (i,,,...) ode azer-se recorrendo ao chamado método das dierenças initas. onto coord. coord. (, ) i- i- i- i i i i i Quadro.: Função (, ) tabeada.

2 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. Considere-se que os ontos (i,,,...) no ano O, ara os quais se conhece o vaor (, ), de acordo com a igura., têm coordenadas tais que: i i... e i.... A consideração de intervaos e constante, segundo os eios dos e dos, aciita a sistematização e aicação do método das dierenças initas, não é orém condição necessária ara eeitos de utiização do reerido método. A consideração de tornar-se necessária. ode O i - i - i i i i - m i - m - i - i - i - m m m Figura.: Maha no ano O. A derivada da unção (, ) em ordem a, de acordo com a deinição de derivada arcia, num onto, é: im 0. Se se considerar um intervao suicientemente equeno, ode considerar-se que:

3 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.. Considerando váida esta aroimação., ara a unção tabeada no quadro e a distribuição dos ontos no ano O reresentada na igura., a derivada da unção (,) em ordem a no onto, ode determinar-se, ea dierença à rente: (a) ea dierença atrás: (b). ou ea dierença centra: (c) estas três hióteses ossíveis ara a determinação do vaor aroimado da ª derivada em ordem a da unção (, ) no onto, a chamada dierença centra.c, conduz, em gera, a uma mehor aroimação. A determinação das derivadas arciais de ª ordem, ode ser eita de modo anáogo, isto é: im E 0 im E 0. Admita-se que os ontos, E,, E, são os ontos reresentados na igura., isto é, os ontos corresondentes a metade dos intervaos, ; -, ;, e, e considerando o intervao como sendo / e /, as derivadas que aarecem no

4 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. numerador odem ser cacuadas considerando uma das três hióteses.a,.b e.c. Para as diversas hióteses, obtêm-se eressões que corresondem a aroimações, or dierenças initas, distintas. / / - E E' ' / / / / / Figura.: Maha de dierenças initas centrais. Considerando que o cácuo das derivadas de ª ordem nos ontos,e,,e é eito recorrendo à órmua.c, dierenças centrais, obtém-se: E E. Substituindo estas aroimações ara as derivadas arciais de ª ordem nas órmuas., obtém-se: i.7

5 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. As derivadas e determinam-se de modo anáogo, ou sea: im i 0 im 0.8 Recorrendo à eressão..c, ara a dierença ao centro, ara eeitos de determinação de um vaor aroimado das derivadas:,,, obtêm-se ara as derivadas.8, a eressão seguinte:.9 A derivada, no onto, é determinada de modo anáogo, sendo: im 0 (a).0 ou sea: ( ) (b)

6 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. As derivadas de ordem suerior determinam-se de modo anáogo. Assim a metodoogia seguida ara a determinação das derivadas de ordem ímar é a utiizada na determinação das derivadas / e / e ara a determinação das derivadas de ordem ar, segue-se a metodoogia utiizada ara a determinação da derivada /. As eressões obtidas ara as derivadas arciais necessárias à anáise de acas rectanguares or dierenças initas são as reresentadas no quadro. e a notação está de acordo com a igura.. Podem utiizar-se outras aroimações or dierenças initas ara eeitos de cacuo das derivadas da unção, a aroimação aqui considerada é adequada ao cácuo e os resutados obtidos são mais satisatórios do que os resutados que se obteriam usando a dierença atrás ou á rente na deinição das várias derivadas. m i m i Quadro.: Fórmuas das ierenças Centrais

7 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.7.. Reresentação da Equação de Lagrange eo Método das ierenças Finitas A equação de Lagrange, obtida or consideração de equiíbrio na teoria gera das acas, é: ) (,. onde: reresenta o desocamento transversa de um onto do ano médio da aca (,) é a intensidade da carga aicada; é a rigidez à eão ara acas inas. Considere-se no ano médio da aca um conunto discreto de ontos, como o que se reresenta na igura., as derivadas do desocamento transversa odem ser determinadas no onto, a artir dos vaores da unção w nos ontos vizinhos de, ou sea: ( ) ( ) m i ( ) ( ). Tendo em conta as eressões das derivadas de ª ordem (.) intervenientes na equação de Lagrange, esta toma a orma or dierenças initas seguinte:

8 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.8 ( ) ( ) ( ) m. (a) à qua se ode dar a orma seguinte: ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 8 ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ). (b)

9 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.9 sendo o quadrado médio considerado ocaizado no onto e os restantes coeicientes considerados nos ontos ocaizados ara cima e ara baio ara direita e ara esquerda do onto. A determinação da carga az-se considerando a área de inuência da carga no onto como se reere osteriormente. A equação de Lagrange reresentada eas (.) a e (.b) ode ser considerada em quaquer onto da maha de dierenças initas no domínio da aca, uma vez que em quaquer onto da aca se deve veriicar a equação de equiíbrio em articuar nos ontos da maha considerada or dierenças initas. A aicação da equação (.) a ontos no interior da aca não oerece em gera diicudades, deve notar-se que os ontos oram considerados iguamente esaçados segundo o eio dos e segundo o eio dos. Nos ontos da ronteira da aca a veriicação da equação de equiíbrio imica em gera a consideração de ontos ictícios ora do domínio da aca. A equação de equiíbrio deve ser escrita tantas vezes quantas as que corresondem ao número de ontos da maha or dierenças initas or orma a obter-se um sistema de equações com n equações a n incógnitas que são os desocamentos transversais nos ontos da maha considerada. A consideração das equações de equiíbrio or si sós não chega ara se obter a resosta da aca, sendo necessário considerar as condições de ronteira. Veamos ara a aca reresentada na igura., as diicudades que odem surgir na aicação da equação de Lagrange em termos de dierenças initas. Para aciitar vamos admitir que a aca está simesmente aoiada ao ongo de arte do contorno, sea, or eemo o ado B- e que está encastrada ao ongo de outro dos ados, sea or eemo o ado C-. Os outros ados consideram-se ivres. A escrita da equação de Lagrange, não oerece diicudade, nos ontos,,,,. Todos os ontos necessários à escrita da reerida equação aarecem no interior da aca ou no seu contorno. Para os ontos 8, 7,,, 8, 9, 0,,,,,, surge a necessidade de se considerarem ontos no eterior da aca como se constata da igura.. Esses ontos terão de ser considerados como ontos ictícios no eterior da aca, sendo os desocamentos nesses ontos reacionáveis com os desocamentos nos ontos do interior da aca or consideração das condições de ronteira.

10 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.0 C A B Figura.: Maha de dierenças ara a aca ABC C A B Figura.: Pontos ictícios. Isto é equivaente a dizer que são necessárias equações comementares que são as equações corresondentes às condições de ronteira. O número de equações de ronteira a serem consideradas é equivaente ao número de ontos ictícios que têm de ser considerados ara que se considere veriicada a equação de Lagrange em todos os ontos do domínio da aca.

11 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.. Reresentação or ierenças Finitas dos Esorços Unitários e das Reacções de Aoio Os esorços unitários M, M, M odem determinar-se a artir do desocamento transversa W como oi deinido anteriormente, recorrendo às ormuas seguintes: M ν M ν ( ) M ν. onde,, reresentam as curvaturas, ou deormações generaizadas. Considere-se o onto da maha reresentada na igura. e admita-se que são conhecidos os desocamentos transversais nos ontos da reerida maha, azendo uso das órmuas de dierenças initas reresentadas no quadro., cacuam-se as curvaturas no onto azendo uso das ormuas seguintes: ( ) ( ). ( )

12 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. Tendo em conta as eressões (.) ara as curvaturas os esorços (.) odem ser escritos or dierenças initas do seguinte modo: ( M ) ν ( ) ( ) ou ( M ) ν ( ) ν ( ) ( ) ( ) ν ( ) ( ) ( ). A eressão corresondente ao momento M, no onto, é: ( M ) ν ( ) ( ) ou sea: ( ) ( M ) ν ( ) ν ( ) ( ) ν ( ) ( ) ( ).7

13 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. O momento torsor M, em unção dos desocamentos nos ontos vizinhos do onto, é: ( ) ( ) M ν c ou ( ) ν M ( ).9 Os esorços transversos e reacções T e T e as reacções R, R e R v também odem ser cacuados a artir do vaor da deormada num conunto discreto de ontos. Os esorços transversos erimem-se em unção da deormada (, ), do seguinte modo: T T. Por dierenças initas as eressões dos esorços transversos são: ( ) ( ) T ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) () ( ) ( ) e

14 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. T ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) () As reacções de aoio R, R e R v são de acordo com a "Teoria Gera das Pacas Finas", as seguintes: R ( ν) ( ν) R R v ( ) ν. As eressões acabadas de determinar odem ser utiizadas ara eeitos de obtenção dos esorços unitários reevantes ara eeitos da anáise de acas, desde que seam conhecidos os desocamentos num conunto discreto de ontos. Estas reacções erimemse or dierenças initas do seguinte modo:

15 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. ν ν R ( ) ν ( ) ( ) ν ( ) ( ) ( ) () ν ν.7 ν ( ) ( ) ν ( ) ( ) ν ( ) R () ν ( ) ν ( ) ( ) ( ) ν ( ).8 e ν ν Rv () ν ν.9 Como oi reerido anteriormente, a consideração da equação de Lagrange não é suiciente ara eeitos de cácuo do camo de desocamentos, eo que se deve considerar também as condições de contorno... Condições de Contorno

16 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas... Bordo Simesmente Aoiado No caso do aoio da aca ocorrer segundo uma inha araea ao eio dos e a uma distância a daquee eio, ara a é: 0 e 0 ou ν 0 e 0 M Mas / 0 ao ongo da direcção a e ortanto as condições anteriores resumem-se a: 0 e 0.0 No caso do aoio da aca ocorrer segundo uma inha araea ao eio dos e a uma distância b daquee eio, ara b é: M 0 e 0 ou 0 e 0. Mas ara b é / 0 e ortanto estas condições resumem-se a: 0 e 0 o momento Se eistirem momentos aicados ao ongo do contorno o momento M ara b, são iguais aos momentos aicados. M ara a e

17 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.7 esigne-se or,, os ontos eistentes, ao ongo do bordo simesmente aoiado, quando se considera uma maha, ara eeitos de integração da equação de Lagrange, eo método das dierenças initas como se reresenta na igura i - Bordo Simesmente Aoiado Figura.: Bordos Simesmente Aoiados No nó deve ser, de acordo com as equações (.0): 0 ou sea 0 e ou sea 0. donde se concui que deve de ser: 0 e. No nó i- deve de ser: i 0 e h Os ontos h - e são ontos ictícios necessários ara eeitos do estabeecimento da equação de Lagrange nos ontos - e - da aca. O uso das equações (.) e (.) conuntamente com a equação de Lagrange nos ontos reeridos ornece as duas equações suementares que ermitem o reacionamento dos desocamentos nos nós ictícios com os desocamentos de ontos no interior da aca.

18 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.8.. Bordo Encastrado No caso de se tratar de uma aca com bordos encastrados como se reresenta na igura.8 e no caso do sistema de eios ter origem num dos cantos da aca, se a aca estiver encastrada em todo o contorno, as condições de ronteira são: O Bordo Encastrado O i - i - i - i - i Figura.8: Bordos Encastrados. 0 e 0 e 0 ara a e ara 0 0 ara b e ara 0. Na igura.8, os ontos i,, e estão sobre um bordo encastrado. Aicando as ormuas or dierenças initas às eressões. obtém-se, ara o nó as condições seguintes:

19 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.9 0 e. Esta aroimação ara a rimeira derivada de utiizada ara eeitos de cácuo do desocamento no nó ictício, é bastante grosseira. Os resutados obtidos considerando este tio de aroimação são bastante aastados dos resutados eactos a não ser que se considerem mahas de dierenças initas muito reinadas. Para eeitos de estabeecimento das condições de ronteira de um bordo encastrado é conveniente considerar-se um oinómio interoador de ordem suerior à rimeira ara eeitos de cácuo de / desenvovimento em série de Taor do seguinte modo:. Consideremos que ( h, ) é deinido considerando um h h h ( h, ) ( ) h.... Admitindo que / 0 no onto, e considerando que h, obtém-se: ( ) ( ) ( ) ( ) Retendo os três rimeiros termos da série de Taor, obtém-se:.7 (a) No caso de se reterem os quatro rimeiros termos da série de Taor, obtêm-se: ( ) 8.7 (b)

20 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.0 No caso do bordo ser encastrado odem utiizar-se as equações.7 a) e.7 b) ara eeitos de cácuo do desocamento no nó ictício que combinadas com a equação de Lagrange odem conduzir às equações necessárias à resoução do robema. Os resutados obtidos considerando estas aroimações ara a rimeira derivada do desocamento transversa são mais róimas das souções eactas mesmo quando se consideram mahas esarsas.... Bordo Livre No caso do bordo ivre e de acordo com a igura.9 têm de considerar-se as condições de ronteira seguinte: Para 0 e ara a é: M 0 er 0 ou M M Aicado er R Aicado Para 0 e ara a é: M 0 er 0 ou M M Aicado er R Aicado.8 O Bordo Livre Figura.9: Bordo Livre. Recorrendo às equações (.7),(.7),(.8) e (.9) odem determinar-se os desocamentos dos nós ictícios, e e em unção dos desocamentos

21 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. transversais dos nós no interior da aca tendo em conta as condições (.8) ou combinar estas equações com as equações de Lagrange or orma a obter um sistema de equações que ermita a determinação do camo de desocamentos... einição da Carga Eementar No segundo da equação de Lagrange or dierenças initas aarece a arcea corresondente a carga que deve ser considerada na área de inuência do nó, a qua ara o nó é designada or. No caso da carga aicada à aca ser uniormemente distribuída e de intensidade o vaor a atribuir a é quaquer que sea o nó que se estea a considerar. No caso de se tratar de uma carga distribuída de intensidade variáve è necessário determinar a área de inuência do nó ara se oder determinar o vaor médio da carga distribuída no nó. Na igura.0 reresentam-se áreas de inuência no interior e no contorno de uma maha de dierenças initas. Essas áreas eementares são: A A A A.9 No caso de se tratar de uma distribuição de cargas quaquer (, ) a carga deve ser cacuada a artir da resutante de (, ) na resectiva área de inuência a qua se ode designar or R ou sea: R, A R A R R,. A A

22 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. ' ''' bordo '' ânguo Figura.0: Áreas de Inuência. No caso de se tratar de uma carga concentrada P num dos ontos, ', '' ou ''' determinase o vaor de corresondente substituindo R eo vaor onderado da carga concentrada no onto,,,, nas eressões atrás consideradas... Aicações...Método das ierenças Finitas na Anáise de uma Paca Quadrada Simesmente Aoiada Considere-se uma aca quadrada de ado e esessura t, sueita a uma carga uniormemente distribuída de intensidade, constituída or um materia isotróico com móduo de Young E e coeiciente de Poisson ν.a aca é considerada simesmente aoiada ao ongo do contorno. Para eeitos de anáise da aca considere-se um sistema de eios Oz, sendo o ano O coincidente com o ano médio da aca e o eio dos zz norma ao ano médio da aca. A origem do sistema de eios é considerada coincidente com o centro da aca. Note-se que ara eeitos de utiização das eressões desenvovidas no caítuo se considera, e z. Na Figura. reresenta-se a aca eo resectivo ano médio e considera-se uma maha or dierenças initas que corresonde a /. Note-se que a numeração

23 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. dos nós na maha de dierenças initas tem em conta a simetria eistente em reação aos eios e às diagonais da aca. z C A B c b a Bordo Simesmente Aoiado Figura.: Paca Quadrada. As condições de contorno que corresondem ao bordo simesmente aoiado, são: 0 e [ ] [ ] [ ] n n n M M M 0. A equação de Lagrange deve ser veriicada em todos os ontos da aca, em articuar nos ontos da maha or dierenças initas. Note-se que nos ontos,, não é necessário considerar a equação de Lagrange uma vez que se conhecem os desocamentos. As equações que resutam da aicação da equação de Lagrange aos ontos, e, são: a 0 b.

24 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. onde reresenta o moduo de rigidez à eão Et / ( - ν ). As equações anteriores odem ser simiicadas azendo uso das condições de ronteira que aós imor a condição de momento nuo, são: 0 e a e b. Substituindo estas condições nas equações (.), obtém-se: Resovendo este sistema de equações obtém-se: ; ; 0.00 O cácuo dos momentos ectores unitários é eito azendo uso das eressões.7, tendo em conta que /, ou sea. [ M ] [ M ] ( ν)( ) [ ] Para n0., o momento no centro da aca é: [ ] [ M ] 0.07 M

25 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. Os resutados obtidos or dierenças initas odem ser comarados com os resutados tabeados do Timosheno ara o onto médio da aca que são: / e M M no caso de ser ν0. constatando-se que o erro cometido no cácuo dos esorços,.%, é mais eevado que o erro cometido no cácuo dos desocamentos,.0.7%. Os outros esorços são acimente cacuados uma vez conhecidos os desocamentos e as tensões também são acimente cacuadas....método das ierenças Finitas na Anáise de uma Paca Quadrada Encastrada Considere-se uma aca quadrada de ado e esessura t, sueita a uma carga uniormemente distribuída de intensidade, constituída or um materia isotróico com móduo de Young E e coeiciente de Poisson ν. A aca é considerada encastrada ao ongo do contorno eterior. A origem do sistema de eios é considerada coincidente com o centro da aca. Note-se que ara eeitos de utiização das eressões desenvovidas no caítuo se considera, e z. Na Figura. reresenta-se a aca eo resectivo ano médio e considera-se uma maha or dierenças initas que corresonde a /. À semehança do caso anterior ode considerar-se simetria e ortanto é suiciente considerar no interior da aca três ontos com desocamentos distintos, os ontos, e da igura. Nos ontos do contorno é conhecido o desocamento e a incinação, ou sea: 0 e 0 Stehen P. Timosheno and S. Woinows-Krieger, Theor o Pates and Shes, McGRAW-HILL Boo Coman.

26 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas. z C A B c b a Bordo Encastrado Figura.: Paca Encastrada sueita a uma Carga Uniormemente istribuida As equações que resutam da consideração da equação de Lagrange nos ontos, e são: a 0 b. Tendo em conta que as condições de ronteira imicam que sea: 0 e ( ) ( ) b a 9 e 9 tendo em conta as equações (.7b), o sistema de equações (.) toma a orma: 8 0.() 0.() 0 cua soução é: ; ; 0.00

27 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.7 Pode comarar-se o vaor obtido ara w com o vaor tabeado do Timosheno que é: 0.00 O erro cometido é de.7%, como se vê ara uma maha anáoga à maha utiizada no caso da aca simesmente aoiada o erro é mais eevado no caso de aca encastrada. Podem cacuar-se também os momentos no onto médio da aca, que são: M [ ] [ M ] ( ν )( ) [ ] O vaor tabeado no Timosheno ara o momento é 0.0, o erro cometido no cácuo do momento or dierenças initas é 7.%, bastante mais eevado que o erro cometido no cácuo do desocamento. Probemas. Considere uma aca quadrada de ado a encastrada ao ongo do contorno eterior e 0 0 submetida à acção de uma carga hidrostática ta que. esigne or E o a móduo de Young e or ν o coeiciente de Poisson. Fazendo uso do método das dierenças initas, determine: a) O desocamento nos ontos, e da maha reresentada na igura. C a c b a z a A B b) Os momentos ectores nos ontos e. c) O momento ector máimo.

28 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.8 d) As tensões σ, σ e σ nos ontos e. e) Comare os resutados obtidos ara o desocamento e momentos no onto com os resutados tabeados do Timosheno. Comente os resutados obtidos or dierenças initas.. Considere uma aca quadrada de ado a, encastrada em três ados e simesmente aoiada no outro, como se reresenta na igura, sueita a uma carga uniormemente distribuída de intensidade. A aca é isotróica sendo E o moduo de Young e ν o coeiciente de Poisson. Fazendo uso do método das dierenças initas, determine: C a c b a z a A B a) etermine os desocamentos nos ontos, e. b) etermine os momentos unitários nos ontos,,. c) etermine o momento ector máimo na ronteira da aca. d) etermine as tensões σ, σ e σ no onto. Trace os diagramas de tensões segundo a direcção do eio dos que assa no onto.. Considere uma aca quadrada de ado a simesmente aoiada ao ongo do contorno e sueita a uma distribuição trianguar de carga como se reresenta na igura. Considere que o materia da aca é isotróico sendo E o moduo de Young e ν o coeiciente de Poisson. Fazendo uso do método das dierenças initas determine:

29 O Método das ierenças Finitas na Anáise de Pacas Finas.9 W W C z a W W W W W a W W W W W W W W W z A B a) Os desocamentos nos ontos indicados na igura. b) Os momentos unitários no onto. O iagrama de momentos segundo a direcção do eio dos que assa no onto. c) As reacções de aoio.

Método dos Deslocamentos

Método dos Deslocamentos Método dos Desocamentos formuação matemática do método das forças e dos desocamentos é bastante semehante, devendo a escoha do método de anáise incidir num ou noutro conforme seja mais vantajoso O método

Leia mais

Carregamento fora dos nós

Carregamento fora dos nós Carregamento ora dos nós { } { } 3 5 6 3,, 5, 6, 4, 4, desocamento nuo ara os graus de ierdade ivres { } { } 9, 9,,, 7 3 9 { } { } 4 5 6 7 EF-3 Mecânica da Estruturas Anáise Matricia de Estruturas - Introdução

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecânica

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecânica ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecânica PME-350 MECÂNICA DOS SÓLIDOS II Prof. R. Ramos Jr. 1 a Prova 13/09/01 Duração: 100 minutos 1 a Questão (5,0 pontos):

Leia mais

4 Análises de probabilidade de ruptura de fundações

4 Análises de probabilidade de ruptura de fundações 4 Anáises de robabiidade de rutura de fundações 4.1. Introdução No resente caítuo são aresentadas formas de estimarem-se robabiidades de rutura de fundações suerficiais e rofundas. Iniciamente, são desenvovidos

Leia mais

ϕ ( + ) para rotações com o Flechas e deflexões

ϕ ( + ) para rotações com o Flechas e deflexões Fechas e defeões Seja uma barra reta, em euiíbrio, apoiada em suas etremidades, submetida a uma feão norma. Esta barra fetida, deia de ser reta assumindo uma forma, como a mostrada na figura. figura barra

Leia mais

2 Modelagem da casca cilíndrica

2 Modelagem da casca cilíndrica odelagem da casca cilíndrica As cascas cilíndricas odem ser definidas como um coro cuja distância de qualquer onto interno deste coro a uma suerfície de referência (usualmente a suerfície média da casca)

Leia mais

Uma lagrangeana para a corda vibrante

Uma lagrangeana para a corda vibrante Uma agrangeana para a corda vibrante Pense em uma corda de comprimento presa em suas extremidades ao ongo de uma inha horizonta que vamos tomar como sendo o eixo x. Então a corda não se move nos pontos

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I Ano lectivo de 2015/2016 2º Semestre

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I Ano lectivo de 2015/2016 2º Semestre NÁISE DE ESTRUTURS I no lectivo de 015/016 º Semestre Exercício 5 - Simetria Problema 1 (7 de Janeiro de 1997) Trace os diagramas de esforços da estrutura reresentada na figura 1.a, com base nos esforços

Leia mais

6 - Formalismo termodinâmico. 6.1 Postulados

6 - Formalismo termodinâmico. 6.1 Postulados 6 - Formaismo termodinâmico 6.1 Postuados Probema fundamenta da termodinâmica do equiíbrio: determinação do estado fina de equiíbrio acançado aós a remoção de víncuos internos de um sistema comosto. Primeiro

Leia mais

Resolução / Critério de Avaliação

Resolução / Critério de Avaliação FEUP- ENGENRI IIL Exercício omementar TEORI DE ESTRUTURS no ectivo / Resoução / ritério de vaiação onvenção usada para diagramas de esforços: - N - e N - d Nota sobre a vaiação: ada item avaiado ou está

Leia mais

PME Mecânica dos Sólidos I 5 a Lista de Exercícios

PME Mecânica dos Sólidos I 5 a Lista de Exercícios ESCOL POLITÉCNIC D UNIVERSIDDE DE SÃO PULO DEPRTMENTO DE ENGENHRI MECÂNIC PME-00 - Mecânica dos Sóidos I 5 a Lista de Eercícios 1) estrutura treiçada indicada abaio é formada por barras de mesmo materia

Leia mais

CIRCUITOS TRIFÁSICOS. VI.1 Produção da Tensão Trifásica:

CIRCUITOS TRIFÁSICOS. VI.1 Produção da Tensão Trifásica: RUOS RFÁSOS maior parte da geração, transmissão e utiização em ata potência da energia eétrica envove sistemas poiásicos, ou seja, sistemas nos quais são disponíveis diversas ontes de mesma ampitude com

Leia mais

3TRU022: Mecânica II Prof.: Roberto Buchaim Exercícios resolvidos

3TRU022: Mecânica II Prof.: Roberto Buchaim Exercícios resolvidos Eercícios de Vigas Isostáticas TRU: Mecânica II Prof.: Roberto Buchaim Eercícios resovidos º Eercício - Determinar para a viga bi-apoiada abaio as reações de apoio, e os diagramas dos esforços soicitantes.

Leia mais

CIRCUITOS TRIFÁSICOS. VI.1 Produção da Tensão Trifásica:

CIRCUITOS TRIFÁSICOS. VI.1 Produção da Tensão Trifásica: RUOS RFÁSOS maior parte da geração, transmissão e utiização em ata potência da energia eétrica envove sistemas poiásicos, ou seja, sistemas nos quais são disponíveis diversas ontes de mesma ampitude com

Leia mais

ANÁLISE COMPLEXA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS TESTE 2A - 15 DE JUNHO DE DAS 11H. Apresente e justifique todos os cálculos. dy dt = y t t ; y(1) = 1.

ANÁLISE COMPLEXA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS TESTE 2A - 15 DE JUNHO DE DAS 11H. Apresente e justifique todos os cálculos. dy dt = y t t ; y(1) = 1. Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Ágebra e Anáise ANÁLISE COMPLEXA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS TESTE A - 5 DE JUNHO DE 9 - DAS H ÀS :3H Apresente e justifique todos os cácuos.

Leia mais

Análise matricial de estruturas não-lineares usando o Método de Newton.

Análise matricial de estruturas não-lineares usando o Método de Newton. Anáise matricia de estruturas não-ineares usando o Método de Newton. Exercício Computaciona - MAP3121 1 Primeiro probema 1.1 Descrição da estrutura não-inear Considere um sistema formado por três barras

Leia mais

Limite e Continuidade

Limite e Continuidade Matemática Licenciatura - Semestre 200. Curso: Cálculo Diferencial e Integral I Professor: Robson Sousa Limite e Continuidade Neste caítulo aresentaremos as idéias básicas sobre ites e continuidade de

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA. Guia do ensaio de laboratório para as disciplinas:

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA. Guia do ensaio de laboratório para as disciplinas: INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA Guia do ensaio de aboratório para as discipinas: Transmissão de Caor e Transmissão de Caor e Massa I Anáise da transferência de caor em superfícies

Leia mais

Modelo matemático do comportamento axial e à flexão de barras

Modelo matemático do comportamento axial e à flexão de barras odeo matemático do comportamento aia e à eão de barras Este capítuo resume os principais conceitos matemáticos envovidos na ideaização do comportamento de barras. Ta ideaização baseia-se em hipóteses simpiicadoras

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Terceira Edição CAPÍTULO RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Ferdinand P. Beer E. Russe Johnston, Jr. Fambagem de Counas Capítuo 8 Fambagem de Counas 8.1 Introdução 8. Estabiidade das Estruturas 8.3 Equação de Euer

Leia mais

c) Repita as alíneas (a) e (b), admitindo que o investidor pretende agora obter um rendimento esperado de 12%.

c) Repita as alíneas (a) e (b), admitindo que o investidor pretende agora obter um rendimento esperado de 12%. Casos Práticos Caso 3.1 Considere as seguintes inormações relativas a duas acções: cção cção Rendibilidade eserada 15% 10% Desvio adrão da rentabilidade eserada 1% 8% Valor de cotação EUR10 EUR15 Coeiciente

Leia mais

VIGAS. Figura 1. Graus de liberdade de uma viga no plano

VIGAS. Figura 1. Graus de liberdade de uma viga no plano VIGS 1 INTRODUÇÃO viga é um dos elementos estruturais mais utiliados em ontes, assarelas, edifícios rincialmente ela facilidade de construção. Qual a diferença entre a viga e a barra de treliça? Uma viga

Leia mais

UM MODELO NÃO-LINEAR PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA DE DUTOS SUBTERRÂNEOS POR MEIO DE ELEMENTOS DE PÓRTICO

UM MODELO NÃO-LINEAR PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA DE DUTOS SUBTERRÂNEOS POR MEIO DE ELEMENTOS DE PÓRTICO UM MODELO NÃO-LINEAR PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA DE DUTOS SUBTERRÂNEOS POR MEIO DE ELEMENTOS DE PÓRTICO Wadir Terra Pinto 1, Pauo R. Dias Pinheiro 2 1 Departamento de Materiais e Construção

Leia mais

Secção 5. Equações lineares não homogéneas.

Secção 5. Equações lineares não homogéneas. Secção 5 Equações lineares não omogéneas Farlow: Sec 36 a 38 Vimos na secção anterior como obter a solução geral de uma EDO linear omogénea Veremos agora como resoler o roblema das equações não omogéneas

Leia mais

5.1. Simulações para o Campo Magnético Gerado por um Ímã Permanente.

5.1. Simulações para o Campo Magnético Gerado por um Ímã Permanente. Simuações. No presente capítuo são apresentadas simuações referentes ao comportamento de parâmetros importantes para o desenvovimento do transdutor de pressão. As simuações foram eaboradas com o objetivo

Leia mais

Função par e função ímpar

Função par e função ímpar Pré-Cálculo Humberto José Bortolossi Deartamento de Matemática Alicada Universidade Federal Fluminense Função ar e função ímar Parte 3 Parte 3 Pré-Cálculo 1 Parte 3 Pré-Cálculo 2 Função ar Definição Função

Leia mais

UMA REPRESENTAÇÃO PARA PARES-MODULARES DE GRAFOS P 4 - REDUTÍVEIS 1

UMA REPRESENTAÇÃO PARA PARES-MODULARES DE GRAFOS P 4 - REDUTÍVEIS 1 UMA REPRESENTAÇÃO PARA PARES-MODULARES DE GRAFOS P - REDUTÍVEIS Suamita Kein IM e COPPE/Sistemas, Universidade Federa do Rio de Janeiro, Caia Posta 685, 95-970, Rio de Janeiro, RJ, Brasi E-mai: sua@cosufrbr

Leia mais

10. CARGAS ACIDENTAIS E MÓVEIS; LINHAS DE INFLUÊNCIA

10. CARGAS ACIDENTAIS E MÓVEIS; LINHAS DE INFLUÊNCIA 10. CARGA ACIDENTAI E MÓVEI; LINHA DE INFLUÊNCIA 10.1. Introdução Diversas estruturas são soicitadas por cargas móveis. Exempos são pontes rodoviárias e ferroviárias ou pórticos industriais que suportam

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. PME Mecânica dos Sólidos II 13 a Lista de Exercícios

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. PME Mecânica dos Sólidos II 13 a Lista de Exercícios ESCOL OLITÉCNIC D UNIVERSIDDE DE SÃO ULO DERTMENTO DE ENGENHRI MECÂNIC ME-311 - Mecânica dos Sóidos II 13 a Lista de Exercícios 1) Determine as duas primeiras cargas críticas de fambagem (auto-vaores)

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 Marcel Merlin dos Santos

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 Marcel Merlin dos Santos 03/11/017 RESISTÊNIA DOS MATERIAIS Marcel Merlin dos Santos TENSÃO EM EIXOS QUE SE DEVE À ARGA AXIAL E À TORÇÃO Ocasionalmente os eios circulares são submetidos a efeitos combinados de carga aial e torção.

Leia mais

ANÁLISE MATEMÁTICA IV FICHA SUPLEMENTAR 5 EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS E TRANSFORMADA DE LAPLACE

ANÁLISE MATEMÁTICA IV FICHA SUPLEMENTAR 5 EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS E TRANSFORMADA DE LAPLACE Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Ágebra e Anáise ANÁLISE MATEMÁTICA IV FICHA SUPLEMENTAR 5 EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS E TRANSFORMADA DE LAPLACE Séries de Fourier (1 Desenvova

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. PME Mecânica dos Sólidos I 7 a Lista de Exercícios

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. PME Mecânica dos Sólidos I 7 a Lista de Exercícios ESCOL OLITÉCNIC D UNIVERSIDDE DE SÃO ULO DERTMENTO DE ENGENHRI MECÂNIC ME-300 - Mecânica dos Sóidos I 7 a Lista de Exercícios 1) Determine as duas primeiras cargas críticas de fambagem (auto-vaores) e

Leia mais

Profª Gabriela Rezende Fernandes Disciplina: Análise Estrutural 2

Profª Gabriela Rezende Fernandes Disciplina: Análise Estrutural 2 rofª Gabriea Rezende Fernandes Discipina: náise Estrutura INCÓGNIS ROÇÕES E DESLOCMENOS LINERES INDEENDENES DOS NÓS Nº OL DE INCÓGNIS d n º de desocabiidades grau de hipergeometria da estrutura d d e +

Leia mais

Aula 4 de Exercícios

Aula 4 de Exercícios Aula 4 de Eercícios. Eercício : Uma carga q está uniformemente distribuída no segmento de reta de = 0 a = L sobre o eio, com densidade linear = q=l: Qual o camo elétrico gerado or este segmento de reta

Leia mais

Sumário e Objectivos. Placas e Cascas 3ªAula. Março

Sumário e Objectivos. Placas e Cascas 3ªAula. Março Sumário e Objectivos Sumário: Teoria Clássica das Placas Finas. Equação de Lagrange. Objectivos da Aula: Apreensão dos Conceitos Fundamentais da Fleão de Placas de Pequena Espessura. arço arço Sistema

Leia mais

ES013. Exemplo de de um Projeto Completo de de um de deconcreto Armado

ES013. Exemplo de de um Projeto Completo de de um de deconcreto Armado Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Deartamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES013 Eemlo de de um Projeto Comleto de de um Edifício de deconcreto Armado Prof. Túlio Nogueira Bittencourt

Leia mais

A seguir veremos o conceito de limites das funções de duas ou mais variáveis.

A seguir veremos o conceito de limites das funções de duas ou mais variáveis. Limites de Função de várias variáveis. Limites: No curso de CDI-I estudamos ite de uma função real de uma variável. A definição rigorosa de ite é dada or: f ( L, ( / se A seguir veremos o conceito de ites

Leia mais

5.7 Aplicações da derivada ao estudo das funções.

5.7 Aplicações da derivada ao estudo das funções. Capítulo V: Derivação 0.. 4. 7. tg( ) 0 tg( π ( + + ) sen( ) + ) sen( ) Resolução: cos( ) Repare que não eiste sen( ). + 5. ( e + ) 6. 0 π ( + cos( )) cos( ) sen( ) sen( ) Mas, e como 0, então 0 + + +

Leia mais

Emerson Marcos Furtado

Emerson Marcos Furtado Emerson Marcos Furtado Mestre em Métodos Numéricos pea Universidade Federa do Paraná (UFPR). Graduado em Matemática pea UFPR. Professor do Ensino Médio nos estados do Paraná e Santa Catarina desde 199.

Leia mais

Palavras-chave: Identificação de parâmetros, Constantes elásticas, Análise Modal

Palavras-chave: Identificação de parâmetros, Constantes elásticas, Análise Modal DNTCAÇÃO D CONSTANTS LÁSTCAS ATRAVÉS D ANÁLS MODAL Sergio. Bastos Centro Tecnoógico da ndústria Química e Têxti e Universidade edera do stado do Rio de Janeiro, Departamento de ngenharia Mecânica, CTQT/COPP//URJ

Leia mais

A função f(x) = x é a função modular, cujo gráfico. A função g(x) = 1 - x é a função f(x) transformada.

A função f(x) = x é a função modular, cujo gráfico. A função g(x) = 1 - x é a função f(x) transformada. Q uestão 6 - C O número 100.000.000.000 é uma potência inteira de dez igua a 10 11 ; pois 10 10 10... 10 = 100.000.000.000 11 fatores 10 Q uestão 7 - B Todos os números inteiros com o agarismo das unidades

Leia mais

MÉTODO DOS DESLOCAMENTOS: BARRAS BI-ARTICULADAS 3D

MÉTODO DOS DESLOCAMENTOS: BARRAS BI-ARTICULADAS 3D MÉODO DOS DESOCAMENOS: BAAS BI-AICUADAS D Consideremos a estrutura constituida or duas barras bi-articuladas e submetida a uma acção força P alicada no nó e a um assentamento de aoio δ V. Persectiva P

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Lentes Esféricas Estudo Analítico o ou i objeto A o F o O F i A i imagem Estudo Analítico Equação dos ontos conjugados f ' Aumento Linear Transversal

Leia mais

Exercícios DISCURSIVOS -3

Exercícios DISCURSIVOS -3 Exercícios DISCURSIVOS -3. (Ufr 0) Sabemos que essoas com iermetroia e essoas com mioia recisam utilizar lentes de contato ou óculos ara enxergar corretamente. Exlique o que é cada um desses roblemas da

Leia mais

Triângulos especiais

Triângulos especiais A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos especiais Introdução Nesta aua, estudaremos o caso de dois triânguos muito especiais - o equiátero e o retânguo - seus ados, seus ânguos e suas razões

Leia mais

, um deslocamento segundo o eixo local l 2. , u l 2. . Para aplicar ou restringir estes deslocamentos aplica-se uma força segundo o eixo local l 1

, um deslocamento segundo o eixo local l 2. , u l 2. . Para aplicar ou restringir estes deslocamentos aplica-se uma força segundo o eixo local l 1 Método dos desocamentos formuado matriciamente 4.1 4 - MATRIZ DE RIGIDEZ NO REFERENCIA OCA 4.1 - Introdução Na figura 4.1 representa-se uma arra com um nó i na sua extremidade esquerda e um nó na sua extremidade

Leia mais

a velocidade de propagação da onda para montante. Admita que a largura do canal é b = 3 m e que a altura inicial do escoamento é h u = 2 m.

a velocidade de propagação da onda para montante. Admita que a largura do canal é b = 3 m e que a altura inicial do escoamento é h u = 2 m. Problema. Num canal com secção rectangular escoa-se, em regime uniforme, o caudal de 8 m 3 /s. Numa determinada secção deste canal existe uma comorta de regulação. Uma manobra ráida nesta comorta rovoca

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Emresariais icroeconomia Licenciatura em Administração e Gestão de Emresas 3 de Novembro de Fernando Branco Eame de Finalistas Gabinete

Leia mais

PEF 3303 ESTRUTURAS DE CONCRETO I

PEF 3303 ESTRUTURAS DE CONCRETO I PEF 3303 ESTRUTURAS DE CONCRETO I Lajes Retangulares Maciças Definição Os elementos estruturais lanos (com duas dimensões redominantes, isto é, bidimensionais) sujeitos a cargas transversais a seu lano

Leia mais

Física B Extensivo V. 4

Física B Extensivo V. 4 Extensivo V. 4 Exercícios 0) 54 0. Falso. No ar as lentes de bordas inas se comortam como convergentes, já as de bordas grossas como divergentes. 0. Verdadeiro. 04. Verdadeiro. 08. Falso. Podem ormar imagens

Leia mais

ANÁLISE NUMÉRICA DA REDUÇÃO SONORA PROPORCIONADA POR UM DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO JUNTO DA FACHADA DE UM EDIFÍCIO

ANÁLISE NUMÉRICA DA REDUÇÃO SONORA PROPORCIONADA POR UM DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO JUNTO DA FACHADA DE UM EDIFÍCIO Coimbra, Portuga, 2012 ANÁLISE NUMÉRICA DA REDUÇÃO SONORA PROPORCIONADA POR UM DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO JUNTO DA FACHADA DE UM EDIFÍCIO E. G. A. Costa 1 *, L. M. C. Godinho 2, A. S. C. Pereira 2, J. A.

Leia mais

Elementos Finitos 2014/2015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções

Elementos Finitos 2014/2015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções Curso de Mestrado em Engenharia de Estruturas 1. a Edição (014/015) Elementos Finitos 014/015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções Lista dos trabalhos e exames incluídos: Ano lectivo 014/015 Trabalho

Leia mais

3 Coeficientes Locais de Transferência de Calor e Queda de Pressão dos Fluidos

3 Coeficientes Locais de Transferência de Calor e Queda de Pressão dos Fluidos 3 Coeicientes Locais de Transerência de Caor e Queda de Pressão dos Fuidos 3.1 Introdução Neste caítuo são aresentadas as correações ara o cácuo de coeiciente de transerência de caor e queda de ressão

Leia mais

ENTECA 2003 IV ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA

ENTECA 2003 IV ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA 4 ENTECA RESOLUÇÃO DE PÓRTICOS PLANOS ATRAVÉS DA ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS Marcio Leandro Micheim Acadêmico Engenharia Civi Universidade Estadua de Maringá e-mai: micheim_eng@hotmaicom Ismae Wison

Leia mais

Fenômenos de Transporte I

Fenômenos de Transporte I Fenômenos de Transorte I Aula 0 rof. Dr. Gilberto Garcia Corte 1 3. Estática dos fluidos 3.1- Introdução or definição, um fluido deve deformar-se continuamente quando uma tensão tangencial de qualquer

Leia mais

ANÁLISE DE REGIME PLÁSTICO EM ESTRUTURAS METÁLICAS

ANÁLISE DE REGIME PLÁSTICO EM ESTRUTURAS METÁLICAS UNIVERSIDADE ANHEBI ORUBI ANDERSON FERNANDES BORGES RA: 09108654 APARECIDO ULISSES A. AORI RA: 09105194 PAULO RENATO FOLETTO RA: 09115057 ANÁLISE DE REGIE PLÁSTICO E ESTRUTURAS ETÁLICAS SÃO PAULO 011 ANDERSON

Leia mais

3 Estática das estruturas planas

3 Estática das estruturas planas STÁTI 3674 27 3 stática das estruturas panas 3.1 ácuo das reações vincuares - apoios 3.1.1 ondições de equiíbrio estático O equiíbrio estático de uma estrutura bidimensiona (a estrutura considerada, as

Leia mais

II.9 LIGAÇÕES EXCÊNTRICAS

II.9 LIGAÇÕES EXCÊNTRICAS II.9 LIGAÇÕES EXCÊNTRICAS Existem diversas situações onde a resultante das cargas na ligação não passa pelo centro de gravidade do grupo de soldas. Neste caso temos uma ligação excêntrica e o eeito desta

Leia mais

A própria caracterização geométrica da superfície topográfica, dada pela altitude, é definida rigorosamente a partir da superfície do geóide;

A própria caracterização geométrica da superfície topográfica, dada pela altitude, é definida rigorosamente a partir da superfície do geóide; 1. Geóide a definição da Forma da Terra recorre-se a dois conceitos: o da superfície topográfica (superfície sóida da Terra) e o da superfície do geóide (superfície equipotencia de referência); Dada as

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I Ano lectivo de 2018/2019 1º Semestre L/2 L/2 L. E, h, ν uniformes. Figura 1 Figura 2

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I Ano lectivo de 2018/2019 1º Semestre L/2 L/2 L. E, h, ν uniformes. Figura 1 Figura 2 Eercício 1 - Introdução à análise de lajes ANÁISE DE ESTRUTURAS I Ano lectivo de 018/019 1º Semestre Problema 1 (4 de Fevereiro de 003) Considere as lajes finas representadas nas figuras 1 e. / / E, h,

Leia mais

Microeconomia II. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia

Microeconomia II. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia Microeconomia II Licenciaturas em Administração e Gestão de Emresas e em Economia 006-007 º Semestre Fernando Branco (fbranco@uc.t) º Teste Carolina Reis (careis@fcee.uc.t) O teste tem a duração de :30

Leia mais

Parábola. Sumário Parábola com vértice V = (x o, y o ) e reta focal. paralela ao eixo OX... 7

Parábola. Sumário Parábola com vértice V = (x o, y o ) e reta focal. paralela ao eixo OX... 7 7 aráboa Sumário 7.1 Introdução....................... 2 7.2 aráboa........................ 3 7.3 ormas canônicas da paráboa............ 4 7.3.1 aráboa com vértice na origem e reta foca coincidente com

Leia mais

3) Da figura temos: 4) a altura total (h ) do vértice da cúpula até o piso é dada por: 5) Mas f > h e, portanto:

3) Da figura temos: 4) a altura total (h ) do vértice da cúpula até o piso é dada por: 5) Mas f > h e, portanto: Lista de Exercícios de Física II Eselhos Eséricos Pro: Tadeu Turma: Ano do Ensino Médio Data: 08/06/009 ) (ITA) Um objeto linear de altura h está assentado erendicularmente no eixo rincial de um eselho

Leia mais

Sistemas Reticulados

Sistemas Reticulados 8/08/016 PEF60 PEF60 Estruturas na rquitetura I I - Sistemas Reticulados Estruturas na rquitetura I I Sistemas Reticulados EP-USP FU-USP rcos e Cabos I Sistemas Reticulados (ula 3-9/08/016) Professores

Leia mais

CAPÍTULO 7 INÉRCIA DE SUPERFÍCIES

CAPÍTULO 7 INÉRCIA DE SUPERFÍCIES CPÍTULO 7 NÉRC DE SUPERFÍCES MOMENTO DE NÉRC DE SUPERFÍCES Considere uma viga simpesmente apoiada e soicitada por dois momentos iguais e opostos apicados em suas etremidades, está em um estado de soicitação

Leia mais

1 Capítulo 4 Comp m l p e l me m ntos de d Funçõ ç es

1 Capítulo 4 Comp m l p e l me m ntos de d Funçõ ç es Capítulo 4 Complementos de Funções SUMÁRIO Estrutura e cardinalidade em R Topologia Limites e continuidade de unções num ponto pela deinição (vizinhanças Teorema de Bolzano e Teorema de Weierstrass Teorema

Leia mais

Breve resolução do e-fólio B

Breve resolução do e-fólio B ÁLGEBRA LINEAR I 22 Breve resoução do e-fóio B I. Questões de escoha mútipa. d), pois o vetor nuo pertence a quaquer subespaço, e a intersecção de 2 subespaços ainda é um subespaço. 2. c), os 3 vetores

Leia mais

Relações diferenciais de equilíbrio para vigas

Relações diferenciais de equilíbrio para vigas Reações diferenciais de euiíbrio para vigas Já foi visto ue o euiíbrio de vigas pode ser imposto gobamente, o ue resuta na determinação das reações de apoio (para vigas isostáticas), ou em porções isoadas,

Leia mais

Propriedades. 1- Todo raio de luz que incide num espelho esférico paralelamente ao eixo principal reflete numa direção que passa pelo foco.

Propriedades. 1- Todo raio de luz que incide num espelho esférico paralelamente ao eixo principal reflete numa direção que passa pelo foco. ESPELHOS ESFÉRICOS Eselhos eséricos são suerícies reletoras que têm a orma de calota esérica. São côncavos se a suerície reletora or a arte interna, ou convexos, se a suerície reletora or a arte externa.

Leia mais

Transformação Representação gráfica Lei p

Transformação Representação gráfica Lei p SECREARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECREARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILIAR DO ESADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILIAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILIAR UNIDADE POLIVALENE MODELO VASCO DOS REIS VERIFICAÇÃO VALOR

Leia mais

ISCTE Licenciatura de Finanças Investimentos Frequência - Resolução 28/05/2003 Duração: 2.5h + 0.5h

ISCTE Licenciatura de Finanças Investimentos Frequência - Resolução 28/05/2003 Duração: 2.5h + 0.5h ISCE Licenciatura de Finanças Investimentos -3 Frequência - Resolução 8/5/3 Duração:.5h +.5h CASO 1 (x1.5=3 valores) a) Admita eserar, ara a róxima 5ª-eira, uma nova descida das taxas de intervenção or

Leia mais

SEM0 M Aul u a l a 14 Sistema de Múltiplos Corpos Sistema Pro r f. D r. r Ma M r a c r elo l Becker SEM - EESC - USP

SEM0 M Aul u a l a 14 Sistema de Múltiplos Corpos Sistema Pro r f. D r. r Ma M r a c r elo l Becker SEM - EESC - USP SEM4 - Aua 4 Sistema de Mútipos Corpos Prof. Dr. Marceo ecker SEM - EESC - USP Sumário da Aua ntrodução Sist. Muti-corpos no Pano Sist. Muti-corpos no Espaço Princípio de Jourdain Apicações /67 ntrodução

Leia mais

ESTUDO DA EQUAÇÃO DE DEFASAGEM

ESTUDO DA EQUAÇÃO DE DEFASAGEM Anais do 1 O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XII ENCITA / 006 Instituto Tecnoógico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasi Outubro 16 a 19 006 Ricardo Affonso do Rego Ita Departamento

Leia mais

3. ANÁLISE DE DADOS EXPERIMENTAIS

3. ANÁLISE DE DADOS EXPERIMENTAIS 3. AÁLISE DE DADOS EXPEIMETAIS 3. Introdução. Todo dado eerimental deve ser analisado através de algum tio de rocedimento. Um bom eerimentalista deve fazer todo o esforço ossível ara eliminar todos os

Leia mais

Sistemas Reticulados (Aula 3-29/08/2016)

Sistemas Reticulados (Aula 3-29/08/2016) EP-USP PEF60 PEF60 Estruturas na rquitetura I I - Sistemas Reticulados Estruturas na rquitetura Sistemas Reticulados FU-USP rcos e Cabos I Sistemas Reticulados (ula 3-9/08/016) CS: estruturas lineares

Leia mais

Resistência dos Materiais 2003/2004 Curso de Gestão e Engenharia Industrial

Resistência dos Materiais 2003/2004 Curso de Gestão e Engenharia Industrial Resistência dos Materiais 00/00 Curso de Gestão e Engenharia Industrial 17ª Aula Duração - Horas Data - de Noembro de 00 Sumário: Equação da Deformada. Obtenção da Deformada por Integração directa da equação

Leia mais

Física III. João Francisco Fuzile Rodrigues Garcia Maiara Fernanda Moreno

Física III. João Francisco Fuzile Rodrigues Garcia Maiara Fernanda Moreno Física III João Francisco Fuzile Rodrigues Garcia 8549323 Maiara Fernanda Moreno 8549344 Eercício 23.85 Ao longo do eio central de um disco carregado uniformemente, em um onto a 0,60m do centro do disco,

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 9º ENTEC Encontro de Tecnologia: a 8 de novembro de 05 CRITÉRIO DE VON MIE EM O UO DA TENÕE NORMAI PRINCIPAI Iago Porto Almeida Borges¹; Roberta Bastos de Oliveira²; Eliane Regina Flôres Oliveira³,, Universidade

Leia mais

Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda Ordem

Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda Ordem UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Laboratório de Dinâmica SEM 504 DINÂMICA ESTRUTURAL Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda

Leia mais

Métodos simplificados para o cálculo dos momentos de segunda ordem em pilares de betão armado de acordo com o Eurocódigo 2

Métodos simplificados para o cálculo dos momentos de segunda ordem em pilares de betão armado de acordo com o Eurocódigo 2 BE008 Encontro Nacional Betão Estrutural 008 Guimarães 5, 6, 7 de Novembro de 008 Métodos simpliicados para o cálculo dos momentos de segunda ordem em pilares de betão armado de acordo com o Eurocódigo

Leia mais

Estruturas de Betão Armado II. 3 Lajes - Análise

Estruturas de Betão Armado II. 3 Lajes - Análise Estruturas de Betão Armado II 1 TEORIA DE COMPORTAMENTO ELÁSTICO DE LAJES FINAS HIPÓTESES DO MODELO DE COMPORTAMENTO (1) 1) Laje de pequena espessura (deformação por corte deprezável - h

Leia mais

Por outras palavras, iremos desenvolver a operação inversa da derivação conhecida por primitivação.

Por outras palavras, iremos desenvolver a operação inversa da derivação conhecida por primitivação. RIMITIVS Definições No caítulo anterior, centramos a nossa atenção no seguinte roblema: dada uma função, determinar a sua função derivada Neste caítulo, vamos considerar o roblema inverso, ou seja, determinar

Leia mais

2 Sinais Aleatórios em Tempo Contínuo. Parte I: Espaço de Probabilidade e Variáveis Aleatórias.

2 Sinais Aleatórios em Tempo Contínuo. Parte I: Espaço de Probabilidade e Variáveis Aleatórias. Sinais Aleatórios em Tempo Contínuo. arte I: Espaço de robabilidade e Variáveis Aleatórias. Na Figura. está representado um modelo simpliicado de um sistema de comunicação. No Capítulo justiicou-se a opção

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano de escolaridade Versão.4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano de escolaridade Versão.4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Teste.º Ano de escolaridade Versão.4 Nome: N.º Turma: Professor: José Tinoco 6//08 Evite alterar a ordem das questões Nota: O teste é constituído or duas artes Caderno

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n. 86/8, de de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n. 74/004, de 6 de Março) Duração da rova: 50 minutos.ª FASE 007 VERSÃO PROVA ESCRITA

Leia mais

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança A UA UL LA Pantas e mapas Introdução Na Aua 7, aprendemos o conceito de semehança de triânguos e vimos, na Aua 0, interessantes apicações desse conceito no cácuo de distâncias difíceis de serem medidas

Leia mais

CÁLCULO DE RADIAÇÃO ACÚSTICA DE ORIGEM MAGNÉTICA NUM MOTOR ELÉTRICO DE RELUTÂNCIA CHAVEADO

CÁLCULO DE RADIAÇÃO ACÚSTICA DE ORIGEM MAGNÉTICA NUM MOTOR ELÉTRICO DE RELUTÂNCIA CHAVEADO CÁLCULO DE RADIAÇÃO ACÚSTICA DE ORIGEM MAGNÉTICA NUM MOTOR ELÉTRICO DE RELUTÂNCIA CHAVEADO Newton Sure Soeiro Universidade Federal do Pará, Deartamento de Engenharia Mecânica, 66.075-110, Belém- PA, Brasil,

Leia mais

FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS

FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS Introdução Considere os seguintes enunciados: O volume V de um cilindro é dado por V r h onde r é o raio e h é a altura. Um circuito tem cinco resistores. A corrente deste circuito

Leia mais

Óptica Geométrica: lentes finas (OG-LF)

Óptica Geométrica: lentes finas (OG-LF) Electromagnetismo e Ótica 03/4 ºS MEBiol+MEQuim Ótica Geométrica: lentes inas (OG-LF) OG-LF : ( lente biconvexa) Uma lente cujo índice de reracção é n =,5 ( vidro), e cujo meio em ue se encontra "mergulada"

Leia mais

MICROECONOMIA I Ano lectivo 2003/2004

MICROECONOMIA I Ano lectivo 2003/2004 ICROECONOIA I Ano lectivo 200/200 TÓPICOS DE RESOLUÇÃO DO TESTE INTERÉDIO de arço de 200 Diogo Lucena Ana Lacerda Paulo Gonçalves Duração máima: 2h00m GRUPO I (0 Valores) As referências do consumidor reresentativo

Leia mais

Física B Extensivo V. 4

Física B Extensivo V. 4 Física B Extensivo V. 4 Exercícios 0) V V V V F 0. Verdadeiro. Lentes, disositivos que ormam imagem usando essencialmente as leis da reração. 0. Verdadeiro. Eselhos vértice, oco, centro de curvatura. Lentes:

Leia mais

Visualização 3D: Projecções

Visualização 3D: Projecções Visualiação 3D: Projecções Sistemas Gráficos/ Comutação Gráfica e Interfaces Pieline de Visualiação Coordenadas mundo (3D) Cliing no esaço 3D (volume de visualiação) Projectar ara o lano de rojecção Transformação

Leia mais

11. Equilíbrio termodinâmico em sistemas abertos

11. Equilíbrio termodinâmico em sistemas abertos Equilíbrio termodinâmico em sistemas abertos Em um sistema aberto definimos o equilíbrio termodinâmico quando este sistema encontra-se simultaneamente em equilíbrio térmico, equilíbrio mecânico e equilíbrio

Leia mais

Unidade 3. Funções de uma variável

Unidade 3. Funções de uma variável Unidade 3 Funções de uma variável Funções Um dos conceitos mais importantes da matemática é o conceito de unção. Em muitas situações práticas, o valor de uma quantidade pode depender do valor de uma segunda.

Leia mais

AA-220 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA

AA-220 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA AA- AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA Introdução e conceitos básicos da teoria Prof. Roberto GIL Email: gil@ita.br Ramal: 648 1 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA Objetivo: Partir das equações de Navier-Stokes

Leia mais

5.1 Noção de derivada. Interpretação geométrica de derivada.

5.1 Noção de derivada. Interpretação geométrica de derivada. Capítulo V Derivação 5 Noção de derivada Interpretação geométrica de derivada Seja uma unção real de variável real Deinição: Chama-se taa de variação média de uma unção entre os pontos a e b ao quociente:

Leia mais

Tabela 19 Rendimento do CFRP no reforço ao corte. ( ) ( ) (%) 2S-3LV 316 (1) Vigas reforçadas ao corte com CFRP

Tabela 19 Rendimento do CFRP no reforço ao corte. ( ) ( ) (%) 2S-3LV 316 (1) Vigas reforçadas ao corte com CFRP Vigas F (kn) * Reorço ao corte de vigas T de betão armado usando a técnica NSM com laminados de CFR Tabela 19 Rendimento do CFR no reorço ao corte. ext.1 ε CFR ( ) ext.2 ε CFR ( ) ext.3 ε CFR ( ) ext.4

Leia mais