Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1

2 Lentes Esféricas

3 Estudo Analítico o ou i objeto A o F o O F i A i imagem

4 Estudo Analítico Equação dos ontos conjugados f ' Aumento Linear Transversal i ' f A o f > 0: objeto real (antes da lente) < 0: objeto virtual (deois da lente) f > 0: lente convergente f < 0: lente divergente Vergência (ou Convergência) ' > 0: imagem real (deois da lente) < 0: imagem virtual (antes da lente) V f [f] = m [V] = m - = di (ou grau da lente) o > 0: objeto ara cima o < 0: objeto ara baixo i > 0: imagem ara cima i < 0: imagem ara baixo A > 0: imagem direita A< 0: imagem invertida Valem as mesmas regras de sinal usadas em eselhos esféricos!

5 Exercício (Puccam 00) Uma lente rojeta sobre uma tela a imagem de um objeto amliada quatro vezes. A distância do objeto à tela é de,5 m. Nessas condições, o tio de lente e sua distância focal são, resectivamente: a) convergente e 0 cm. b) convergente e 0 cm c) convergente e 40 cm. d) divergente e 0 cm. e) divergente e 0 cm. Resolução Imagem rojetada: real, invertida, amliada A ' A = = 5 cm f =? 4 ' ' 4 ' cm f ' f 5 00 ' 4 ' 4 5 ' 00 cm 4 5 f 00 f 00 f 0 cm f > 0: lente convergente

6 Exercício (UFPR 00) A figura a seguir é a reresentação esquemática de um sistema ótico formado or duas lentes convergentes, searadas 50 cm uma da outra. As distâncias focais das lentes e são, resectivamente, 0 cm e 5 cm. Utiliza-se um láis com 4 cm de comrimento como objeto, o qual é osicionado a 5 cm da lente. Com base nesses dados: a) determine a osição da imagem formada elo sistema de lentes. b) determine o tamanho da imagem formada elo sistema. Ela é direita ou invertida, em relação ao objeto? Justifique sua resosta. c) Emregando a reresentação de raios, faça um desenho em escala, mostrando a localização e o tamanho da imagem formada elo sistema. Utilize a escala 0 ara, ou seja, cada 0 cm no sistema real corresondem a cm no seu desenho.

7 Lente Lente Exercício O I I F F O F F 0 cm 0 cm 5 cm 5 cm 5 cm 50 cm a) f ' ' ' ' 5 50 ' ' 30 cm f ' 5 0 ' 5 0 ' ' 60 ' ' 60 cm Conclusão: a imagem final do sistema de lentes encontra-se à direita da lente, a 60 cm do seu centro ótico (ou a 0 cm do centro ótico da lente ).

8 Lente Lente Exercício O I I F F O F F 0 cm 0 cm 5 cm 5 cm 5 cm 50 cm Antes da resolução, uma observação/dedução: A i o A i o i i A Sistema i o i i A A o i i o ASistema A A b) 5 cm ' 30 cm 0 cm ' 60 cm A ' A ' A Sistema ' ' A Sistema ' ' ASistema 3 6 A Sistema i o 6 i 4 i 4 cm Conclusão: a imagem é direita (A sistema > 0) e amliada 6 vezes, com 4 cm de altura.

9 Lente Lente Exercício O I I F F O F F 0 cm 0 cm 5 cm 5 cm 5 cm 50 cm c)

10 (Unes 0) Em um exerimento didático de ótica geométrica, o rofessor aresenta aos seus alunos o diagrama da osição da imagem conjugada or uma lente esférica delgada, determinada or sua coordenada, em função da osição do objeto, determinada or sua coordenada, ambas medidas em relação ao centro ótico da lente. Exercício 3 I. A convergência da lente utilizada é 5 di. II. A lente utilizada roduz imagens reais de objetos colocados entre 0 e 0 cm de seu centro ótico. III. A imagem conjugada ela lente, a um objeto linear colocado a 50 cm de seu centro ótico, será invertida e terá ¼ da altura do objeto.

11 Exercício 3 I. A convergência da lente utilizada é 5 di. Resolução f f 0 0 f 0 f 0 cm 0, m V f 0, m 0 m 0 di 0 graus

12 Exercício 3 I. A convergência da lente utilizada é 5 di. II. A lente utilizada roduz imagens reais de objetos colocados entre 0 e 0 cm de seu centro ótico. Resolução Pelo gráfico, ara o intervalo 0 cm < < 0 cm (destacado em verde) temos valores < 0 (destacados em laranja). Logo, imagens virtuais.

13 Exercício 3 I. A convergência da lente utilizada é 5 di. II. A lente utilizada roduz imagens reais de objetos colocados entre 0 e 0 cm de seu centro ótico. III. A imagem conjugada ela lente, a um objeto linear colocado a 50 cm de seu centro ótico, será invertida e terá ¼ da altura do objeto. Resolução A f f Conclusão: Imagem invertida (A < 0) e com ¼ do tamanho do objeto ( A = ¼) Resosta: B

14 Exercício 4 (UFF 0) A macrofotografia é uma técnica utilizada ara fotografar equenos objetos. Uma condição que deve ser obedecida na realização dessa técnica é que a imagem do objeto no filme deve ter o mesmo tamanho do objeto real, ou seja, imagem e objeto devem estar na razão :. Suonha uma câmera formada or uma lente, uma caixa vedada e um filme, como ilustra, esquematicamente, a figura. Considere que a distância focal da lente é 55 mm, e que D e D o reresentam, resectivamente, as distâncias da lente ao filme e do objeto à lente. Nesse caso, ara realizar a macrofotografia, os valores de D e D o devem ser: a) D = 0 mm e D o = 55 mm. b) D = 55 mm e D o = 0 mm. c) D = 0 mm e D o = 0 mm. d) D = 55 mm e D o = 55 mm. e) D = 55 mm e D o = 0 mm.

15 Resolução Exercício 4 Imagem do mesmo tamanho que o objeto. Logo, objeto sobre A o e imagem sobre A i. Conclusão: = D O = x e = D = x. Foi dado f = 55 mm. f ' 55 x x 55 x x 55 x 0 mm D DO x 0 mm Resosta: C

16

17 (UFSM 0) Na figura a seguir, são reresentados um objeto (O) e a sua imagem (I) formada elos raios de luz: Assinale a alternativa que comleta corretamente as lacunas. A lente em questão é, orque, ara um objeto real, a imagem é e aarece que o objeto. a) convergente real menor b) convergente virtual menor c) convergente real maior d) divergente real maior e) divergente virtual menor

18 (UFSM 0) Na figura a seguir, são reresentados um objeto (O) e a sua imagem (I) formada elos raios de luz: Assinale a alternativa que comleta corretamente as lacunas. A lente em questão é, convergente orque, ara um objeto real, a imagem é real e aarece menor que o objeto. a) convergente real menor b) convergente virtual menor c) convergente real maior d) divergente real maior e) divergente virtual menor

19 (IFSC 0) Analise as roosições abaixo: I. Classificamos as lentes em relação ao seu formato e em relação ao meio em que elas estão imersas. II. Quando desejamos concentrar os raios luminosos que vêm do Sol em um único onto, odemos utilizar lentes de bordas grossas desde que elas estejam imersas em um meio de índice de refração maior que o seu. III. Para que a imagem conjugada or uma lente seja nítida, devemos levar em consideração a esessura da lente e a maneira como os raios incidentes chegam a ela. IV. Lentes esféricas são usadas em instrumentos óticos ara aumentar ou diminuir o tamanho da imagem, devido ao fato de a luz sofrer disersão ao atravessá-las. V. Uma lente convergente ossui semre os raios de curvatura de suas faces iguais. Assinale a alternativa correta. a) Aenas as roosições I, II e IV são verdadeiras. b) Aenas as roosições I, II e III são verdadeiras. c) Aenas as roosições II, III e V são verdadeiras. d) Aenas as roosições II, IV e V são verdadeiras. e) Aenas as roosições III, IV e V são verdadeiras.

20 (IFSC 0) Analise as roosições abaixo: I. Classificamos as lentes em relação ao seu formato e em relação ao meio em que elas estão imersas. II. Quando desejamos concentrar os raios luminosos que vêm do Sol em um único onto, odemos utilizar lentes de bordas grossas desde que elas estejam imersas em um meio de índice de refração maior que o seu. III. Para que a imagem conjugada or uma lente seja nítida, devemos levar em consideração a esessura da lente e a maneira como os raios incidentes chegam a ela. IV. Lentes esféricas são usadas em instrumentos óticos ara aumentar ou diminuir o tamanho da imagem, devido ao fato de a luz sofrer disersão ao atravessá-las. V. Uma lente convergente ossui semre os raios de curvatura de suas faces iguais. Assinale a alternativa correta. a) Aenas as roosições I, II e IV são verdadeiras. b) Aenas as roosições I, II e III são verdadeiras. c) Aenas as roosições II, III e V são verdadeiras. d) Aenas as roosições II, IV e V são verdadeiras. e) Aenas as roosições III, IV e V são verdadeiras.

21 3 (UFMG) Em um laboratório de ótica, Oscar recisa aumentar o diâmetro do feixe de luz de um laser. Para isso, ele reara um arranjo exerimental com duas lentes convergentes, que são disostas de maneira que fiquem aralelas, com o eixo de uma coincidindo com o eixo da outra. Ao ligar-se o laser, o feixe de luz é alinhado ao eixo do arranjo. Esse arranjo está reresentado neste diagrama: b) Determine o diâmetro do feixe de luz à direita da segunda lente em função de d e das distâncias focais f e f das lentes.

22 3 (UFMG) Em um laboratório de ótica, Oscar recisa aumentar o diâmetro do feixe de luz de um laser. Para isso, ele reara um arranjo exerimental com duas lentes convergentes, que são disostas de maneira que fiquem aralelas, com o eixo de uma coincidindo com o eixo da outra. Ao ligar-se o laser, o feixe de luz é alinhado ao eixo do arranjo. Esse arranjo está reresentado neste diagrama: F F d f f b) Determine o diâmetro do feixe de luz à direita da segunda lente em função de d e das distâncias focais f e f das lentes.

23 3 (UFMG) Em um laboratório de ótica, Oscar recisa aumentar o diâmetro do feixe de luz de um laser. Para isso, ele reara um arranjo exerimental com duas lentes convergentes, que são disostas de maneira que fiquem aralelas, com o eixo de uma coincidindo com o eixo da outra. Ao ligar-se o laser, o feixe de luz é alinhado ao eixo do arranjo. Esse arranjo está reresentado neste diagrama: F F d f f b) Determine o diâmetro do feixe de luz à direita da segunda lente em função de d e das distâncias focais f e f das lentes. Pela semelhança dos triângulos (azul e verde): d' d f f d' f d f

24 4 (UNICAMP ª fase 03) Um objeto é disosto em frente a uma lente convergente, conforme a figura abaixo. Os focos rinciais da lente são indicados com a letra F. Pode-se afirmar que a imagem formada ela lente a) é real, invertida e mede 4 cm. b) é virtual, direta e fica a 6 cm da lente. c) é real, direta e mede cm. d) é real, invertida e fica a 3 cm da lente.

25 4 (UNICAMP ª fase 03) Um objeto é disosto em frente a uma lente convergente, conforme a figura abaixo. Os focos rinciais da lente são indicados com a letra F. Pode-se afirmar que a imagem formada ela lente a) é real, invertida e mede 4 cm. b) é virtual, direta e fica a 6 cm da lente. c) é real, direta e mede cm. d) é real, invertida e fica a 3 cm da lente. outro modo... analiticamente = 3 cm; f = cm A f f 3 Conclusões: Imagem invertida (A < 0), logo real; Imagem com o dobro do tamanho do objeto ( A = ) Chegamos à mesma resosta!

26 5 (UFPE 0) Um objeto de altura,0 cm é colocado erendicularmente ao eixo rincial de uma lente delgada, convergente. A imagem formada elo objeto tem altura de 0,40 cm e é invertida. A distância entre o objeto e a imagem é de 56 cm. Determine a distância d entre a lente e o objeto. Dê sua resosta em centímetros.

27 5 (UFPE 0) Um objeto de altura,0 cm é colocado erendicularmente ao eixo rincial de uma lente delgada, convergente. A imagem formada elo objeto tem altura de 0,40 cm e é invertida. A distância entre o objeto e a imagem é de 56 cm. Determine a distância d entre a lente e o objeto. Dê sua resosta em centímetros. Resolução i o ' 0,4 ',0 ' 0,4 0,4 56,4 56 ' 56 56,4 40 cm d 40 cm

28 (PUC-PR 05) A equação de Gauss relaciona a distância focal (f) de uma lente esférica delgada com as distâncias do objeto () e da imagem (ˈ) ao vértice da lente. O gráfico dado mostra a amliação (m) da imagem em função da distância do objeto ara uma determinada lente delgada. Se o objeto estiver a 6 cm da lente, a que distância a imagem se formará da lente e quais as suas características? 6 a) Será formada a 3,75 cm da lente uma imagem virtual, direita e menor. b) Será formada a 30 cm da lente uma imagem real, direita e menor. c) Será formada a 30 cm da lente uma imagem virtual, invertida e menor. d) Será formada a 3,75 cm da lente uma imagem real, direita e maior. e) Será formada a 3,75 cm da lente uma imagem virtual, invertida e menor.

29 (PUC-PR 05) A equação de Gauss relaciona a distância focal (f) de uma lente esférica delgada com as distâncias do objeto () e da imagem (ˈ) ao vértice da lente. O gráfico dado mostra a amliação (m) da imagem em função da distância do objeto ara uma determinada lente delgada. Se o objeto estiver a 6 cm da lente, a que distância a imagem se formará da lente e quais as suas características? A = 0,65 6 Resolução Já sabemos a resosta, or exclusão. Mas vamos resolver ara treinar! f f A 0,65 0,65(f 6) f 0,65 f 3,75 f f f 6 3,75 f 0,65 f 3,75 0,375 f f 0 cm f ' 0 6 ' 0 6 ' ' Lente divergente: Imagem virtual ' 3,75 cm RESPOSTA: A

30 7 (Unes) Três feixes aralelos de luz, de cores vermelha, amarela e azul, incidem sobre uma lente convergente de vidro crown, com direções aralelas ao eixo da lente. Sabe-se que o índice de refração n desse vidro deende do comrimento de onda da luz, como mostrado no gráfico da figura. Aós atravessar a lente, cada feixe irá convergir ara um onto do eixo, a uma distância f do centro da lente. Sabendo que os comrimentos de onda da luz azul, amarela e vermelha são 450 nm, 575 nm e 700 nm, resectivamente, ode-se afirmar que: a) f azul = f amarelo = f vermelho b) f azul = f amarelo < f vermelho c) f azul > f amarelo > f vermelho d) f azul < f amarelo < f vermelho e) f azul = f amarelo > f vermelho

31 Resolução 7 Pelo gráfico dado, quanto maior o comrimento de onda (l), menor o índice de refração (n). (l e n inversamente roorcionais) Sabemos que, na refração, quanto menor é o índice de refração (n) do meio ara onde a luz assa, menor será o desvio (d) sofrido. (d e n diretamente roorcionais) Dados: l azul = 450 nm l amarelo = 575 nm l vermelho = 700 nm. O F F F Conclusões: l azul < l amarelo < l vermelho n azul > n amarelo > n vermelho (menor l, maior n) d azul > d amarelo > d vermelho (maior n, maior d) Por definição, distância focal (f) é a distância entre o foco F e o centro ótico O da lente. Logo: f azul < f amarelo < f vermelho Resosta: D

32 8 (UFMT) Uma vela é colocada erendicularmente ao eixo rincial, em duas osições, 30 cm e deois 0 cm, de uma lente esférica delgada convergente de distância focal f = 0 cm. A imagem da vela nas duas osições, resectivamente, é: a) real, direita e maior que a vela; virtual, direita e maior que a vela. b) virtual, invertida e maior que a vela; real, direita e maior que a vela. c) virtual, direita e maior que a vela; real, invertida e menor que a vela. d) real, invertida e menor que a vela; virtual, direita e menor que a vela. e) real, invertida e maior que a vela; virtual, direita e maior que a vela. Resolução = 30 cm (objeto entre A o e F o - Caso III) = 0 cm (objeto entre F o e O - Caso V ) Caso III VIRTUAL, DIREITA E MAIOR Caso V A o F o O F i A i 40 cm 0 cm REAL, INVERTIDA E MAIOR

33 9 (Unes 06) Durante a análise de uma lente delgada ara a fabricação de uma lua, foi construído um gráfico que relaciona a coordenada de um objeto colocado diante da lente () com a coordenada da imagem conjugada desse objeto or essa lente (ˈ). A figura reresenta a lente, o objeto e a imagem. A figura aresenta arte do gráfico construído. Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss ara essa lente, calcule a que distância se formará a imagem conjugada or ela, quando o objeto for colocado a 60 cm de seu centro ótico. Suonha que a lente seja utilizada como lua ara observar um equeno objeto de 8 mm de altura, colocado a cm da lente. Com que altura será vista a imagem desse objeto?

34 9 Resolução Pelo gráfico, quando = 0 cm, = 0 cm. f ' f 0 cm f 0 0 f 0 I) Quando = 60 cm, =? f ' 0 60 ' 0 60 ' 6 60 ' 6 60 ' ' cm II) Quando = cm, i =? 0 ' 0 ' 5 0 ' i o ' i (,5 cm) 8 mm,0 cm ' 0 4,5 cm i,5 8 mm,0 0 mm

35 0 (Unes 05) Nas câmeras fotográficas digitais, os filmes são substituídos or sensores digitais, como um CCD (sigla em inglês ara Disositivo de Carga Acolada). Uma lente esférica convergente (L), denominada objetiva, rojeta uma imagem nítida, real e invertida do objeto que se quer fotografar sobre o CCD, que lê e armazena eletronicamente essa imagem. A figura reresenta esquematicamente uma câmera fotográfica digital. A lente objetiva L tem distância focal constante e foi montada dentro de um suorte S, indicado na figura, que ode mover-se ara a esquerda, afastando a objetiva do CCD ou ara a direita, aroximando-a dele. Na situação reresentada, a objetiva focaliza com nitidez a imagem do objeto O sobre a suerfície do CCD. Considere a equação dos ontos conjugados ara lentes esféricas f em que f é a distância focal da lente, a coordenada do objeto e ˈ a coordenada da imagem. Se o objeto se aroximar da câmera sobre o eixo ótico da lente e a câmera for mantida em reouso em relação ao solo, suondo que a imagem ermaneça real, ela tende a mover-se ara a a) esquerda e não será ossível mantê-la sobre o CCD. b) esquerda e será ossível mantê-la sobre o CCD movendo-se a objetiva ara a esquerda. c) esquerda e será ossível mantê-la sobre o CCD movendo-se a objetiva ara a direita. d) direita e será ossível mantê-la sobre o CCD movendo-se a objetiva ara a esquerda. e) direita e será ossível mantê-la sobre o CCD movendo-se a objetiva ara a direita.

36 Resolução 0 Pela figura acima, aroximando-se o objeto da câmera, a imagem se desloca ara a direita e cai fora (atrás) do CCD. Como corrigir o sistema ara a imagem cair no CCD? Para que a imagem caia sobre o CCD, a lente (móvel) deve ser deslocada ara a esquerda. RESPOSTA: D

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Lentes Esféricas Lentes Esféricas: construção Biconvexa Lentes Esféricas: construção PLANO-CONVEXA Lentes Esféricas: construção CÔNCAVO-CONVEXA Lentes

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Lentes Esféricas Lentes Esféricas: construção Biconvexa Lentes Esféricas: construção PLANO-CONVEXA Lentes Esféricas: construção CÔNCAVO-CONVEXA Lentes

Leia mais

Exercícios DISCURSIVOS -3

Exercícios DISCURSIVOS -3 Exercícios DISCURSIVOS -3. (Ufr 0) Sabemos que essoas com iermetroia e essoas com mioia recisam utilizar lentes de contato ou óculos ara enxergar corretamente. Exlique o que é cada um desses roblemas da

Leia mais

Os espelhos esféricos são calotas esféricas polidas.

Os espelhos esféricos são calotas esféricas polidas. s eselhos esféricos são calotas esféricas olidas. Côncavo Polido or dentro Convexo Polido or fora C R E.S. V E.P. Centro de Curvatura (C): É o centro da suerfície esférica. Raio de Curvatura (R): É o raio

Leia mais

Espelhos esféricos - Introdução

Espelhos esféricos - Introdução Eselhos Esféricos Eselhos esféricos - ntrodução s eselhos esféricos são calotas esféricas olidas. Côncavo Polido or dentro Convexo Polido or fora Eselhos Esféricos Elementos Centro de Curvatura (C): É

Leia mais

n n n. Nessas condições, são feitas as seguintes afirmativas:

n n n. Nessas condições, são feitas as seguintes afirmativas: 1. (Epcar (Afa) 2017) Considere uma lente esférica delgada, S, de bordas finas, feita de material de índice de refração n maior do que o índice de refração do ar. Com esta lente podem-se realizar dois

Leia mais

Propriedades. 1- Todo raio de luz que incide num espelho esférico paralelamente ao eixo principal reflete numa direção que passa pelo foco.

Propriedades. 1- Todo raio de luz que incide num espelho esférico paralelamente ao eixo principal reflete numa direção que passa pelo foco. ESPELHOS ESFÉRICOS Eselhos eséricos são suerícies reletoras que têm a orma de calota esérica. São côncavos se a suerície reletora or a arte interna, ou convexos, se a suerície reletora or a arte externa.

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 2

Física B Semiextensivo V. 2 Física B Semiextensivo V Exercícios 0) V V V V F 04) E 0) E Verdadeira Verdadeira Verdadeira Verdadeira Falsa Ele refrata, afastando-se da normal Resolução Na rimeira figura o raio de luz que sai do bastão

Leia mais

3ª série LISTA: LENTES ESFÉRICAS. Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Rodrigo Alves DIA: MÊS: 09. Segmento temático: Turmas: A

3ª série LISTA: LENTES ESFÉRICAS. Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Rodrigo Alves DIA: MÊS: 09. Segmento temático: Turmas: A FÍSICA LISTA: 05 3ª série Ensino Médio Professor(a): Rodrigo Alves Turmas: A Aluno(a): Segmento temático: LENTES ESFÉRICAS DIA: MÊS: 09 2017 PROPRIEDADES DAS LENTES DELGADAS ( RAIOS NOTÁVEIS) ÇÃO DE IMAGENS

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios FÍSICA III Caítulo 13 Sistemas Óticos Reflexivos 01 D Dados: Para odermos determinar a alternativa correta, devemos determinar, e R. Equação de Gauss: 01 A) Imagem real, untiforme

Leia mais

Física B Extensivo V. 4

Física B Extensivo V. 4 Física B Extensivo V. 4 Exercícios 0) V V V V F 0. Verdadeiro. Lentes, disositivos que ormam imagem usando essencialmente as leis da reração. 0. Verdadeiro. Eselhos vértice, oco, centro de curvatura. Lentes:

Leia mais

5 - (UFMG) As figuras representam, de forma esquemática, espelhos e lentes.

5 - (UFMG) As figuras representam, de forma esquemática, espelhos e lentes. 1 - (Unicamp) Um sistema de lentes produz a imagem real de um objeto, conforme a figura a seguir. Calcule a distância focal e localize a posição de uma lente delgada que produza o mesmo efeito. 4 - (Uerj)

Leia mais

DEFINIÇÕES. CONVERGENTE Lentes delgadas de bordas delgadas (finas). DIVERGENTE Lentes delgadas de bordas espessas.

DEFINIÇÕES. CONVERGENTE Lentes delgadas de bordas delgadas (finas). DIVERGENTE Lentes delgadas de bordas espessas. DEFINIÇÕES Podemos cortar uma laca de vidro (ou cristal), basicamente de duas formas diferentes: CONVERGENTE Lentes delgadas de bordas delgadas (finas). DIVERGENTE Lentes delgadas de bordas esessas. LENTES

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO PROVA MENSAL 2ºEM

ESTUDO DIRIGIDO PROVA MENSAL 2ºEM ESTUDO DIRIGIDO PROVA MENSAL 2ºEM 1) Um objeto foi colocado em várias posições na frente de uma lente esférica. Obtenha graficamente as imagens do objeto e classifique-as em virtual/real, direita/invertida

Leia mais

Física B Extensivo V. 4

Física B Extensivo V. 4 Extensivo V. 4 Exercícios 0) 54 0. Falso. No ar as lentes de bordas inas se comortam como convergentes, já as de bordas grossas como divergentes. 0. Verdadeiro. 04. Verdadeiro. 08. Falso. Podem ormar imagens

Leia mais

Física. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) 04 e Método Gráfico

Física. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) 04 e Método Gráfico Lentes Método Gráfico Lentes Método Gráfico 1. As figuras representam feixes paralelos de luz monocromática incidindo, pela esquerda, nas caixas A e B, que dispõem de aberturas adequadas para a entrada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE LENTES

LISTA DE EXERCÍCIOS DE LENTES LISTA DE EXERCÍCIOS DE LENTES 1. (Fac. Albert Einstein - Medicin 2018) Um objeto real de 10 cm de altura é posicionado a 30 cm do centro óptico de uma lente biconvexa, perpendicularmente ao seu eixo principal.

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Lentes Esféricas: Construções das Imagens

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Lentes Esféricas: Construções das Imagens Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Lentes Esféricas: Construções das Imagens 1. (Espcex (Aman) 2012) Um objeto é colocado sobre o

Leia mais

Instituto Federal Sul Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça Física IV Lista 2

Instituto Federal Sul Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça Física IV Lista 2 Instituto Federal Sul Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça Física IV Lista 2 Resolva as questões 1. Um objeto puntiforme está em frente a um espelho plano, a 20 cm dele. O olho de um observador

Leia mais

UNESP 2015 (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82)

UNESP 2015 (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82) (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82) 1. (Questão 75) A figura representa, de forma simplificada, parte de um sistema de engrenagens que tem a função de fazer girar duas hélices, H1 e H2. Um eixo ligado

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE ÓPTICA GEOMÉTRICA

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE ÓPTICA GEOMÉTRICA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PROF. GISOLDI. (Unesp 204) Para observar uma pequena folha em detalhes, um estudante utiliza uma lente esférica convergente funcionando como lupa. Mantendo

Leia mais

2ª série LISTA: LENTES ESFÉRICAS. Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Paulo Sérgio DIA:01 MÊS: 08. Segmento temático: Turma: A e B

2ª série LISTA: LENTES ESFÉRICAS. Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Paulo Sérgio DIA:01 MÊS: 08. Segmento temático: Turma: A e B LISTA: 08 2ª série Ensino Médio Professor(a): Paulo Sérgio Turma: A e B Aluno(a): Segmento temático: LENTES ESFÉRICAS DIA:01 MÊS: 08 2017 01 - (Mackenzie SP/2017) Considere quatro lentes esféricas delgadas

Leia mais

Lente. 7- Uma lupa fornece um objeto colocado a 50cm de seu centro óptico uma imagem direita 4 vezes maior. Determine a distancia focal.

Lente. 7- Uma lupa fornece um objeto colocado a 50cm de seu centro óptico uma imagem direita 4 vezes maior. Determine a distancia focal. Lente 1- Um objeto tem altura de 20 cm e está localizado a uma distância de 30 cm de uma lente. Esse objeto produz uma imagem virtual de altura i = 40 cm. Calcule a distância da imagem a lente, a distância

Leia mais

Óptica Geométrica: lentes finas (OG-LF)

Óptica Geométrica: lentes finas (OG-LF) Electromagnetismo e Ótica 03/4 ºS MEBiol+MEQuim Ótica Geométrica: lentes inas (OG-LF) OG-LF : ( lente biconvexa) Uma lente cujo índice de reracção é n =,5 ( vidro), e cujo meio em ue se encontra "mergulada"

Leia mais

6. (Upe 2011) Em relação aos espelhos esféricos, analise as proposições que se seguem:

6. (Upe 2011) Em relação aos espelhos esféricos, analise as proposições que se seguem: º Lista de exercícios ESPELHOS ESFÉRICOS PROFESSOR: DUDU. (Uemg 0) Muitos profissionais precisam de espelhos em seu trabalho. Porteiros, por exemplo, necessitam de espelhos que lhes permitem ter um campo

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br Lentes Esféricas Lentes Esféricas: construção Biconvexa Lentes Esféricas: construção PLANO-CONVEXA Lentes Esféricas: construção CÔNCAVO-CONVEXA Lentes Esféricas: construção BICÔNCAVA

Leia mais

Espelhos esféricos. Calota esférica

Espelhos esféricos. Calota esférica Espelhos esféricos Espelhos esféricos são espelhos que resultam do corte de uma esfera formando o que se chama de calota esférica.nesses espelhos, uma das superfícies da calota é espelhada, produzindo

Leia mais

Física B Extensivo V. 4

Física B Extensivo V. 4 Física B Extensivo V. 4 Exercícios 0) V V V V F 0) 54 0. Falso. No ar as lentes de bordas inas se comortam como convergentes, já as de bordas grossas como divergentes. 04. Verdadeiro. 08. Falso. Podem

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: Leonardo Veras Exercícios de lentes 16 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Nas plantações de verduras, em momentos de grande insolação, não é conveniente molhar as folhas,

Leia mais

2º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº

2º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº Valor: 10 Nota:.. 1. (Ufsm 011) Na figura a seguir, são representados um objeto (O) e a sua imagem (I) formada pelos raios de

Leia mais

. O aumento linear transversal do espelho esférico é dado

. O aumento linear transversal do espelho esférico é dado Resoluçã Aprimoramento Aula 8 1 ºSemestre 1. (Unicamp 2008) Para espelhos esféricos nas condições de Gauss, a distância do objeto ao espelho, p, a distância da imagem ao espelho, p', e o raio de curvatura

Leia mais

LENTES. a) um espelho côncavo b) um espelho convexo. c) uma lente convergente. d) uma lente divergente. e) uma lâmina de faces paralelas.

LENTES. a) um espelho côncavo b) um espelho convexo. c) uma lente convergente. d) uma lente divergente. e) uma lâmina de faces paralelas. LENTES 1. (UNIMP) Um sistema de lentes produz a imagem real de um objeto, conforme a figura a seguir. alcule a distância focal e localize a posição de uma lente delgada que produza o mesmo efeito. a) um

Leia mais

Classificação das lentes

Classificação das lentes O que é uma lente esférica? É um sistema constituído de dois dioptros esféricos ou um dioptro esférico e um plano, nos quais a luz sofre duas refrações consecutivas. Classificação das lentes 1. Quanto

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 2 CEDAE Acompanhamento Escolar 3 CEDAE Acompanhamento Escolar 4 CEDAE Acompanhamento Escolar 5 CEDAE Acompanhamento Escolar 6 CEDAE Acompanhamento Escolar 1. Observe as três

Leia mais

TRABALHO DE FÍSCA 1º ANO A 1º BIMESTRE FÍSICA B PROF JOÃO RODRIGO

TRABALHO DE FÍSCA 1º ANO A 1º BIMESTRE FÍSICA B PROF JOÃO RODRIGO TRABALHO DE FÍSCA 1º ANO A 1º BIMESTRE FÍSICA B PROF JOÃO RODRIGO 1. (UNICAMP) Um sistema de lentes produz a imagem real de um objeto, conforme a figura a seguir. Calcule a distância focal e localize a

Leia mais

Exercícios LENTES -1.

Exercícios LENTES -1. Exercícios LENTES -1. 1. (PUC-PR) A equação de Gauss relaciona a distância focal (f) de uma lente esférica delgada com as distâncias do objeto (p) e da imagem (p ) ao vértice da lente. O gráfico dado mostra

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS LENTES ESFÉRICAS E ÓPTICA DA VISÃO PROF. PEDRO

LISTA DE EXERCÍCIOS LENTES ESFÉRICAS E ÓPTICA DA VISÃO PROF. PEDRO LISTA DE EXERCÍCIOS LENTES ESFÉRICAS E ÓPTICA DA VISÃO PROF. PEDRO 1. (Udesc 2018) Um objeto é colocado a 4,0 cm à esquerda de uma lente convergente de distância focal de 2,0 cm. Um espelho convexo de

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Instrumentos Ópticos Lupa Instrumentos Ópticos Instrumentos Ópticos Luneta Astronômica Luneta ou Telescópio Refrator Instrumentos Ópticos Telescópio

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Instrumentos Ópticos Lupa Instrumentos Ópticos Instrumentos Ópticos Luneta Astronômica Luneta ou Telescópio Refrator Instrumentos Ópticos Telescópio

Leia mais

Física. Óptica. Professor Alexei Muller.

Física. Óptica. Professor Alexei Muller. Física Óptica Professor Alexei Muller www.acasadoconcurseiro.com.br Física ÓPTICA Introdução à Óptica Óptica Geométrica A óptica geométrica estuda a geometria dos raios de luz, sem buscar explicações

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Valor: 10 Nota: SALA DE ESTUDOS: ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS 1. (Cesgranrio 2011) Um espelho esférico côncavo

Leia mais

Aluno (a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Física

Aluno (a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Física Aluno (a): nº: Turma: Nota Ano: 2º Ano EM Data: / / 2018 Recuperação Semestral Professor(a): Alex Arouca Matéria: Física VALOR: 5,0 PONTOS Espelhos Esféricos: 1) A imagem de um objeto forma-se a 40cm de

Leia mais

Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Monitor: Arthur Vieira Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: Arthur Vieira Lentes: método gráfico 04 out RESUMO Lentes São formadas por calotas transparentes com um índice de refração diferente do meio onde estão inseridas.

Leia mais

Fís. Monitor: Leonardo Veras

Fís. Monitor: Leonardo Veras Professor: Leonardo Gomes Monitor: Leonardo Veras Espelhos esféricos: método analítico 20 set RESUMO Para fazer o estudo analítico do espelhos esféricos, precisamos definir algumas medidas. De acordo com

Leia mais

PROAC / COSEAC - Gabarito. Prova de Física. 1 a Questão: (2,0 pontos) Q Q. Figura I Figura II. Figura III

PROAC / COSEAC - Gabarito. Prova de Física. 1 a Questão: (2,0 pontos) Q Q. Figura I Figura II. Figura III Prova de Física a Questão: (,0 ontos) Uma esfera de ferro com massa M = 0,50 Kg, resa a um fio inextensível de comrimento l =,5 m, descreve uma circunferência vertical de raio igual ao comrimento do fio

Leia mais

ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI

ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI LENTES ESFÉRICAS LENTES CONVERGENTES ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI Elementos Propriedades Construção Geométrica de Imagens LENTES DIVERGENTES Elementos Propriedades Construção Geométrica de Imagens CONVERGÊNCIA

Leia mais

Óptica. Aula 6 - Lentes e Instrumentos Ópticos.

Óptica. Aula 6 - Lentes e Instrumentos Ópticos. Óptica Aula 6 - Lentes e Instrumentos Ópticos Aula passada Luz que passa de um meio transparente para outro é observada de ser 1. refletida na interface entre os meios 2. refratada (muda de direção) Dedução

Leia mais

Apostila de Física 35 Reflexão da Luz Espelhos Esféricos

Apostila de Física 35 Reflexão da Luz Espelhos Esféricos Apostila de Física 35 Reflexão da Luz Espelhos Esféricos 1.0 Definições Um plano, ao cortar uma superfície esférica, divide-a em 2 partes calotas de calotas esféricas. Espelho esférico Uma calota esférica,

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre - 2018 Disciplina: Física Série: 2ª série do E. Médio Professor: Wagner Fonzi Objetivo: Favorecer ao aluno nova oportunidade para superar as dificuldades apresentadas

Leia mais

CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 1º E.M. DISCIPLINA: Física 2 CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO Caderno Número(s) da(s) aula(s) Assuntos 01 05 - Leis da Reflexão. 01 06 e 07 - As imagens formadas pelo espelho plano. 01 08 - O campo visual

Leia mais

ESTUDO DAS LENTES I) INTRODUÇÃO

ESTUDO DAS LENTES I) INTRODUÇÃO ESTUDO DAS LENTES I) INTRODUÇÃO A) DEFINIÇÃO: Corresponde a uma uma substância refrigente isolada entre duas superfícies onde uma necessariamente é esférica e a outra podendo ser esférica ou plana. B)

Leia mais

Revisão de Férias. Setor FÍSICA IV. SISTEMA DE ENSINO VETOR 1

Revisão de Férias. Setor FÍSICA IV. SISTEMA DE ENSINO VETOR   1 Revisão de Férias Setor - 1313 FÍSICA IV 1. (Unicamp 2017) Em uma animação do Tom e Jerry, o camundongo Jerry se assusta ao ver sua imagem em uma bola de Natal cuja superfície é refletora, como mostra

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO GABARITO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO GABARITO a) R = 6,7 10 5 km. b) d = 4,8km. 1,5. 10 8 km A equivalência entre altura e posição dos objetos e das imagens é dada por: Na primeira situação, a altura da imagem é 5% da altura do objeto. Logo, pode-se

Leia mais

Lentes esféricas. Prof.: Luiz Felipe. Ciências da Natureza Física

Lentes esféricas. Prof.: Luiz Felipe. Ciências da Natureza Física Lentes esféricas Uma lente esférica é um conjunto formado por 2 dioptros em que um deles é necessariamente esférico. espessura raio de curvatura vértice centro de curvatura face Nomenclatura O nome de

Leia mais

Assinale a alternativa que corresponde à formação dessa imagem, através do uso de um espelho e uma lente, separadamente.

Assinale a alternativa que corresponde à formação dessa imagem, através do uso de um espelho e uma lente, separadamente. 1. (Faculdade Albert Einstein 2016) Uma estudante de medicina, dispondo de espelhos esféricos gaussianos, um côncavo e outro convexo, e lentes esféricas de bordos finos e de bordos espessos, deseja obter,

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - 2ª MENSAL - 3º TRIMESTRE TIPO A

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - 2ª MENSAL - 3º TRIMESTRE TIPO A PROVA DE FÍSICA º ANO - ª MENSAL - 3º TRIMESTRE TIPO A 0) Considere um estreito eixe de luz branca incidindo sobre um risma de vidro. A reração desse eixe, no vidro, dá origem a um esectro colorido, no

Leia mais

UNESP 2015 (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82)

UNESP 2015 (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82) (Questões 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82) 1. (Questão 75) A figura representa, de forma simplificada, parte de um sistema de engrenagens que tem a função de fazer girar duas hélices, H1 e H2. Um eixo ligado

Leia mais

LENTES ESFÉRICAS. Chama-se lente esférica a associação de dois dioptros: um necessariamente esférico e outro plano ou esférico.

LENTES ESFÉRICAS. Chama-se lente esférica a associação de dois dioptros: um necessariamente esférico e outro plano ou esférico. LENTES ESFÉRICAS Chama-se lente esérica a associação de dois dioptros: um necessariamente esérico e outro plano ou esérico. Tipos de Lentes Bordas Finas ou Delgadas Nomenclatura nome: Face de maior raio

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA 1. (Fuvest) Um indivíduo idoso perdeu a acomodação para enxergar de perto, permanecendo sua visão acomodada para uma distância infinita. Assim, só consegue ver nitidamente um objeto pontual quando os raios

Leia mais

Física. Leonardo Gomes (Arthur F. Vieira) Óptica

Física. Leonardo Gomes (Arthur F. Vieira) Óptica Óptica Óptica 1. (Fuvest-SP) Em agosto de 1999, ocorreu o último eclipse solar total do século. Um estudante imaginou, então, uma forma de simular eclipses. Pensou em usar um balão esférico e opaco, de

Leia mais

ESPELHOS E LENTES 01/09/16

ESPELHOS E LENTES 01/09/16 ESPELHOS E LENTES 01/09/16 UM ESPELHO É UMA SUPERFÍCIE MUITO LISA E QUE PERMITE ALTO ÍNDICE DE REFLEXÃO DA LUZ QUE INCIDE SOBRE ELE. ESPELHOS POSSUEM FORMAS VARIADAS: ESPELHOS PLANOS DEFINIÇÃO UM ESPELHO

Leia mais

Formação Geométrica de Imagens Lentes Esféricas

Formação Geométrica de Imagens Lentes Esféricas Formação Geométrica de Imagens Lentes Esféricas Prof Wildson W de Aragão @Wiildsoon Comportamento Óptico das Lentes O comportamento da lente depende do meio material em que ela se encontra. Lentes - Wildson

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br Hand with Reflection Sphere (Self-Portrait in Spherical Mirror) por M.C. Escher Espelhos Esféricos: Geometria Esfera oca de vidro Espelhos Esféricos: Geometria C Centro de curvatura

Leia mais

Espelhos Esféricos 2017

Espelhos Esféricos 2017 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Considere o campo gravitacional uniforme. 1. (Pucrs 2017) Na figura abaixo, ilustra-se um espelho esférico côncavo E e seus respectivos centro de curvatura (C), foco (F) e

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 7 E 8 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 7: Espelhos e Lentes Óptica Geométrica Reflexão da luz Espelhos planos Espelhos esféricos Refração

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2019 2º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 2º do Ensino Médio A B C D E F G H I J MATUTINO Professor: SANDRA

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / /2016. Matéria: Física

Aluno(a): nº: Turma: Data: / /2016. Matéria: Física Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 2º Ano EM Data: / /2016 Trabalho Recuperação Professor(a): Clayton Matéria: Física VALOR: 15,0 1-Sabe-se que a densidade da água é 1g/cm 3. A tabela abaixo fornece as massas

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA 1. (Fuvest) Um indivíduo idoso perdeu a acomodação para enxergar de perto, permanecendo sua visão acomodada para uma distância infinita. Assim, só consegue ver nitidamente um objeto pontual quando os raios

Leia mais

REFRAÇÃO DA LUZ. Neste capítulo estudaremos as leis da refração, a reflexão total e a formação de imagens nas lentes esféricas.

REFRAÇÃO DA LUZ. Neste capítulo estudaremos as leis da refração, a reflexão total e a formação de imagens nas lentes esféricas. REFRAÇÃO DA LUZ AULA 18 1- INTRODUÇÃO Neste capítulo estudaremos as leis da refração, a reflexão total e a formação de imagens nas lentes esféricas. 2- A REFRAÇÃO A refração ocorre quando a luz ao passar

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15

LISTA DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15 LIST DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15 1 (FTEC-SP) Um estreito feixe de luz monocromática, proveniente do ar, incide na superfície de um vidro formando ângulo de 49 com a normal à superfície no ponto de incidência.

Leia mais

25 Problemas de Óptica

25 Problemas de Óptica 25 Problemas de Óptica Escola Olímpica - Gabriel Lefundes 25 de julho de 2015 Problema 1. O ângulo de deflexão mínimo um certo prisma de vidro é igual ao seu ângulo de refração. Encontre-os. Dado: n vidro

Leia mais

Dependência. Disciplina Física 2ª série. Cronograma Armando Horta Dumont

Dependência. Disciplina Física 2ª série. Cronograma Armando Horta Dumont Dependência Disciplina Física 2ª série Cronograma 2016 1ª Avaliação 1 Óptica 1.1 Conceitos Fundamentais. 1.2 Reflexão da Luz. 2ª Avaliação 1 Óptica 1.3 Espelhos esféricos. 1.4 Refração da Luz. 3ª Avaliação

Leia mais

ESPELHOS ESFÉRICOS - 01

ESPELHOS ESFÉRICOS - 01 ESPELHOS ESFÉRICOS - 01 1. (Ufu 2015) Uma pessoa projeta em uma tela a imagem de uma lâmpada, porém, em um tamanho quatro vezes maior do que seu tamanho original. Para isso, ela dispõe de um espelho esférico

Leia mais

Exercícios DISCURSIVOS -1.

Exercícios DISCURSIVOS -1. Exercícios DISCURSIVOS -1. 1- Uma pedra preciosa cônica, de 15,0 mm de altura e índice de refração igual a 1,25, possui um pequeno ponto defeituoso sob o eixo do cone a 7,50 mm de sua base. Para esconder

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Lista de Exercícios - 2º ano - Física - 3º trimestre Aluno: Série: Turma: Data:

Questão 1. Questão 2. Lista de Exercícios - 2º ano - Física - 3º trimestre Aluno: Série: Turma: Data: Lista de Exercícios - 2º ano - Física - 3º trimestre Aluno: Série: Turma: Data: Questão 1 A imagem de um objeto formada por um espelho côncavo mede metade do tamanho do objeto. Se o objeto é deslocado

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Considere a figura a

Leia mais

Nas condições descritas, relativas à natureza e à posição da imagem formada, determine:

Nas condições descritas, relativas à natureza e à posição da imagem formada, determine: Resolução aprimoramento encontro 8 1. (Uerj 2016) A altura da imagem de um objeto, posicionado a uma distância P 1 do orifício de uma câmara escura, corresponde a 5% da altura desse objeto. A altura da

Leia mais

Roteiro para atividade sobre a equação de Gauss

Roteiro para atividade sobre a equação de Gauss Produto Final Roteiro para atividade sobre a equação de Gauss Nome do aluno: Essa prática tem a finalidade contribuir em seu aprendizado sobre lentes esféricas, auxiliando em seu estudo de obtenção da

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ÓPTICA: REFRAÇÃO PROF. PEDRO RIBEIRO

LISTA DE EXERCÍCIOS ÓPTICA: REFRAÇÃO PROF. PEDRO RIBEIRO Questão 01 - (UEM PR) LISTA DE EXERCÍCIOS ÓPTICA: REFRAÇÃO PROF. PEDRO RIBEIRO Assinale o que for correto. 01. Um conjunto constituído de dois meios homogêneos e transparentes à passagem da luz visível,

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 Marcel Merlin dos Santos

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 Marcel Merlin dos Santos 03/11/017 RESISTÊNIA DOS MATERIAIS Marcel Merlin dos Santos TENSÃO EM EIXOS QUE SE DEVE À ARGA AXIAL E À TORÇÃO Ocasionalmente os eios circulares são submetidos a efeitos combinados de carga aial e torção.

Leia mais

Exames Nacionais. Prova Escrita de Matemática A 2009 VERSÃO Ano de Escolaridade Prova 635/1.ª Fase. Grupo I

Exames Nacionais. Prova Escrita de Matemática A 2009 VERSÃO Ano de Escolaridade Prova 635/1.ª Fase. Grupo I Exames Nacionais EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n. 7/00, de 6 de Março Prova Escrita de Matemática A. Ano de Escolaridade Prova 6/.ª Fase Duração da Prova: 0 minutos. Tolerância: 0 minutos

Leia mais

Plano de Aulas. Física. Módulo 15 Lentes esféricas, instrumentos ópticos e visão

Plano de Aulas. Física. Módulo 15 Lentes esféricas, instrumentos ópticos e visão Plano de Aulas Física Módulo 5 s esféricas, instrumentos ópticos e visão Resolução dos exercícios propostos Exercícios dos conceitos CAPÍTULO e) Objeto no foco Os raios incidem paralelamente ao eixo principal

Leia mais

a) 20 cm b) 24 cm c) 30 cm d) 36 cm e) 50 cm

a) 20 cm b) 24 cm c) 30 cm d) 36 cm e) 50 cm 1. (UFSM) Um objeto é colocado a 40 cm do vértice de um espelho esférico côncavo com raio de curvatura de 30 cm, conforme a figura. A distância da imagem ao espelho será de: a) 20 cm b) 24 cm c) 30 cm

Leia mais

Proposta de Exame Nacional

Proposta de Exame Nacional Proosta de Eame Nacional Matemática A. O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: Caderno : 75 minutos (+ 5 minutos de tolerância) Caderno : 75 minutos (+ 5 minutos de tolerância) Data: Caderno (é ermitido o uso de

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ÓPTICA E VETORES 1º ANO

EXERCÍCIOS DE ÓPTICA E VETORES 1º ANO EXERCÍCIOS DE ÓPTICA E VETORES 1º ANO 1º) Em cada um dos casos abaixo determine o módulo da força resultante que atua no corpo: a) F 1 = 3N F 2 = 4N b) F 1 = 3N F 2 = 4N c) F 2 = 4N F 1 = 3N 2º) (PUC-PR)

Leia mais

3ª Série / Vestibular _ TD 14

3ª Série / Vestibular _ TD 14 3ª Série / Vestibular _ TD 14 01. Um mol de gás ideal sofre o processo de transformação mostrado na figura abaixo. Em função exclusiva da constante universal dos gases R e da temperatura absoluta T descrita

Leia mais

Professor (a): Pedro Paulo S. Arrais Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2016. LISTA DE FÍSICA I

Professor (a): Pedro Paulo S. Arrais Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2016. LISTA DE FÍSICA I Ensino Médio Unid. São Judas Tadeu Professor (a): Pedro Paulo S. Arrais Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2016. LISTA DE FÍSICA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou

Leia mais

Elementos ópticos. 1 - Conceitos relacionados. Reflexão e refração da luz, imagem real, imagem virtual, distância focal.

Elementos ópticos. 1 - Conceitos relacionados. Reflexão e refração da luz, imagem real, imagem virtual, distância focal. 1 - Conceitos relacionados Reflexão e refração da luz, imagem real, imagem virtual, distância focal. 2 - Objetivos Determinar a distância focal, o centro de curvatura e verificar a formação de imagens

Leia mais

a) Classifique todas as imagens obtidas da esquerda para a direita, na ordem que elas aparecem:

a) Classifique todas as imagens obtidas da esquerda para a direita, na ordem que elas aparecem: Resolução aula 1. (UMDMDD) Utilize a abreviação R para real, V para virtual, I para invertida, D para direita, ME para menor, IG para igual e MA para maior e responda as questões abaixo referente a figura

Leia mais

Definição e elementos. Espelho Esférico É uma calota esférica na qual uma das superfícies é refletora.

Definição e elementos. Espelho Esférico É uma calota esférica na qual uma das superfícies é refletora. ESPELHOS ESFÉRICOS Definição e elementos Espelho Esférico É uma calota esférica na qual uma das superfícies é refletora. Definição e elementos - - - eixo secundário *Obs.: Qualquer eixo que passe pelo

Leia mais

Lentes Esféricas. Prof.: Henrique Dantas

Lentes Esféricas. Prof.: Henrique Dantas Lentes Esféricas Prof.: Henrique Dantas LENTES ESFÉRICAS Chamamos de lente esférica, a associação de dois dioptros, sendo um necessariamente esférico e o outro plano ou esférico. Sendo transparentes, quando

Leia mais

Espelho esférico. Parte I. Página 1

Espelho esférico. Parte I.  Página 1 Espelho esférico Parte I 1. (Uepg 2013) Um objeto real é posicionadoo na frente de um espelho esférico entre o seu centro de curvatura e o seu foco. Sobre a natureza do espelho e a imagem conjugada, assinale

Leia mais

GABARITO. Física B 07) 56 08) A 09) E. Nas lentes divergentes as imagens serão sempre virtuais. 10) A

GABARITO. Física B 07) 56 08) A 09) E. Nas lentes divergentes as imagens serão sempre virtuais. 10) A Física B Extensivo V. 4 Exercícios 0) V V V V F 0. Verdadeiro. Lentes, disositivos que ormam imagem usando essencialmente as leis da reração. 0. Verdadeiro. Eselhos vértice, oco, centro de curvatura. Lentes:

Leia mais

LENTES SABINO. Prof. Sabino

LENTES SABINO. Prof. Sabino Prof. Sabino Nomenclatura das lentes Bi convexa Plano convexa Côncavo convexa Nomenclatura das lentes Bi côncava I Plano côncava III Convexo côncava AR CONVERGENTE VIDRO DIVERGENTE VIDRO AR AR AR V I D

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física - Óptica geométrica. Mecanismos do Eclipse

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física - Óptica geométrica. Mecanismos do Eclipse Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física - Óptica geométrica 01 - (PUC RJ) A uma certa hora da manhã, a inclinação

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº ÓPTICA GEOMÉTRICA REFRAÇÃO

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº ÓPTICA GEOMÉTRICA REFRAÇÃO Sala de Estudos FÍSICA - Lucas trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº ÓPTICA GEOMÉTRICA REFRAÇÃO 1. (Puccamp 1995) Um feixe de luz monocromática, que se propaga no meio 1 com velocidade

Leia mais

09 lista Lentes e Visão DUDU

09 lista Lentes e Visão DUDU 09 lista Lentes e Visão DUDU 1. (Fuvest 2012) Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra,

Leia mais

a) 6,0 b) 7,0 c) 8,0 d) 9,0 e) 10,0

a) 6,0 b) 7,0 c) 8,0 d) 9,0 e) 10,0 1. Um estudante dispunha de um espelho côncavo e de uma lente biconvexa de vidro para montar um dispositivo que amplia a imagem de um objeto. Ele então montou o dispositivo, conforme mostrado no diagrama.

Leia mais

COLÉGIO SHALOM. Trabalho de recuperação Ensino Médio 2º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Física

COLÉGIO SHALOM. Trabalho de recuperação Ensino Médio 2º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Física COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação Ensino Médio 2º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Física Entrega na data da prova Aluno (a) :. No. 01-(Ufrrj-RJ) A figura a seguir mostra um atleta de ginástica olímpica

Leia mais