Aula 06 Transformadas z

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 06 Transformadas z"

Transcrição

1 Aula 06 Trasformadas

2 Trasformadas Na aálise de sistemas cotíuos por vees é mais vatajoso o uso da frequêcia complexa s. No caso de sistemas discretos, uma ferrameta bastate comum usada para passar um sial o domíio do tempo para o domíio da frequêcia é a Trasformada. A Trasformada também fa o uso de uma frequêcia complexa que este caso é. Portato, as Trasformada são uma espécie de Trasformadas de Laplace para sistemas discretos.

3 Trasformadas As Trasformadas são baseadas em séries de potêcias, as Séries de Lauret, publicadas em 84 pelo matemático fracês Pierre Alphose Lauret (8-854). Mas, tudo idica que, embora ão tivessem sido publicadas ateriormete, estas séries já tiham sido desevolvidas dois aos ates, em 84, por Karl Theodor Wilhelm Weierstrass (85-897), um matemático alemão que frequetemete é citado como sedo o pai da aálise modera. As séries de Lauret são uma represetação de um sial por séries de potêcias, geeraliado a cohecida expasão em séries de Taylor para casos em que esta ão pode ser aplicada. As séries de Taylor tiham sido criadas pelo matemático iglês Brook Taylor (685-7). As Trasformadas têm grade importâcia os métodos actuais de aálise de sistemas de cotrolo discreto, em processos de amostragem, o processameto de siais digitais, etc.

4 Trasformadas Brook Taylor (685 7) Karl Weierstrass (85 897) Pierre Alphose Lauret (8 854)

5 Trasformadas Da expasão em série de Taylor sabemos os seguites resultados clássicos: e ν 0 ν!, ν eq. (6.) log(+ ν) ( ) + ν, ν <, ν eq. (6.) resultados que serão utiliados mais adiate. Como trataremos de séries de potêcia ifiitas, será útil relembrar aqui esta itrodução a cohecida fórmula do limite da soma de progressões geométricas (P.G.) de raão q 0.

6 Trasformadas Isto é, se x { a : a : a : : a : } { a : a q : a q : a q : }, ou seja, a + a q,,,, ; ou, equivaletemete a a q -,,,, A soma S dos primeiros termos da P.G. é dada por: S a + a q + L+ a q S k 0 a a k (q ) (q ) eq. (6.)

7 Trasformadas equato que, se a P.G. for ilimitada (ou ifiita) e a raão q satisfa < q <, etão, a soma S de todos os termos é dada por: S a + a q + a q + a q + L a 0, isto é a ( q) S eq. (6.4) Outro resultado cohecido é o limite da série ifiita abaixo: < α <, 4 α + α + α + 4α α L eq. (6.5) α ( α)

8 Trasformadas Trasformadas defiição { x[] } ou X() + { } x[] X() x[] 0 eq. (6.6) Trasformada uilateral (para 0)

9 Trasformadas Exemplo 6.: x[ ] 5 u [ + ] + u [ ] u [ ] + 4 u 0 [ Note que o termo com valor 5, para desaparece pois está à esquerda da origem. o o x[] o 5,,, 4, 0, se se se se outro 0 valor de ] X() + 4

10 Trasformadas Trasformadas da expoecial discreta Sial x[] a u [] (expoecial discreto) x[] a u[] Usado a defiição eq. (6.6) vemos que a Trasformada deste sial é: X() 0 a u[] (a 0 ) a X() ( a ) { u [] } eq. (6.7) ou { u [] } a X() ( a) eq. (6.8)

11 Trasformadas Trasformadas do degrau discreto Sial x[] u [] (degrau uitário discreto) x[] u [] caso particular de a o sial aterior (expoecial) Logo, do resultado obtido o sial aterior, obtemos que a Trasformada do degrau uitário discreto u [] é: ou u X() ( ) { [] } { [] } u X() ( ) eq. (6.9)

12 [] u [] u 5 [] x Trasformadas Exemplo 6.: A Trasformada deste sial é: { } [] u [] u 5 [] u [] u 5 X() x[]

13 Trasformadas Etão, usado eq. (6.4) para cada uma destas somas, temos: 5 X() eq. (6.0) Note que e são somas de progressões geométricas e que as mesmas têm a (primeiro elemeto) e q (raão) respectivamete iguais a a q a q e

14 Trasformadas Usado as equações eq. (6.7) para a ½ e a /, descobre-se que: [] u e que [] u e logo, o resultado obtido a eq. (6.0) acima sigifica que: [] u [] u 5 [] u [] u 5

15 Trasformadas Este resultado obtido se dá devido à propriedade da liearidade da Trasformada, à semelhaça das Trasformadas de Laplace o capitulo 5, e será visto mais adiate a seção 6.9 (Propriedades da Trasformada ). Agora, cotiuado os cálculos a partir da eq. (6.0) temos que: { x[] } que também equivale a: { x[] } eq. (6.)

16 Trasformadas Exemplo 6.: Cosidere a Trasformada do sial expoecial x[] a u [] já vista as eq. (6.7) e eq. (6.8), ou seja, X(). eq. (6.) a a Faedo a divisão de por ( a) temos que:

17 Trasformadas Logo, X() a + a + a +L Comparado com eq. (6.6), a defiição de Trasformada, temos e portato, x[] a u [] 0,, a, x[] a, a, para para para para M < para que de facto correspode ao sial x[] que tem como Trasformada este X() da eq. (6.)

18 Trasformadas Pólos discretos Coforme visto o capítulo aterior [a seção 5.8, eq. (5.0) ], uma fração racioal é uma fração em que ambos o umerador e o deomiador são poliómios: p(s) q(s) ou p() q() As raíes do poliómio do deomiador [ q(s) ou q() ] são chamados de pólos. A Trasformada do sial x[] do Exemplo 6., dada pela eq. (6.), é uma fração racioal cujos pólos são: As Trasformadas dos siais x[] a u [] e x[] u [], dadas pelas eq. (6.8) e eq. (6.9), são frações racioais cujo úico pólo é: o caso eq. (6.8), e o caso eq. (6.9). a e

19 Trasformadas Exemplo 6.4: Cosidere o sial discreto da expoecial trucada x[] a, 0, que ecotra-se esboçado a figura abaixo: 0 N, < 0, 0 < a < N 0 < a <

20 Trasformadas A Trasformada deste sial é: ( ) N N a a a X() + e portato X() é a soma S N dos N primeiros termos da progressão geométrica com o primeiro termo a e a raão ( ) a q Logo, usado a eq. (6.) tem-se que ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) N N N N N N a a a a a a X()

21 Trasformadas Em pricipio esta Trasformada parece ter um pólo em a e (N ) pólos em 0 (ou seja, pólos múltiplos a origem). Etretato, aalisado agora o umerador desta Trasformada N a N 0 ou seja N a N que os dá a seguite solução: a e j k N π, k 0,,,..., N que são N potos igualmete espaçados o círculo de raio a, e são as raíes (ou eros) do umerador desta Trasformada. Portato, para k 0 a equação eq. (6.) acima temos que: a. Ou seja, a é um pólo e um ero do umerador ao mesmo tempo. Logo eles se cacelam e esta Trasformada só tem (N ) pólos em 0.

22 Trasformadas Sial x[] u [] (rampa uitária discreta) x[] u [] u [] tem a seguite Trasformada : X() L que é uma série ifiita do tipo da eq. (6.5) com α. Logo, usado a eq. (6.5) temos que: ou X() { u []} { u [] } ( ) ( )

23 Trasformadas Sial x[] u o [] (impulso uitário discreto) x[] u o [], 0, 0 0 tem a seguite Trasformada : 0 { u []} X() u [] o + 0 o ou seja, { u o []} que é um resultado aálogo ao obtido com as Trasformadas de Laplace o capítulo aterior: L { u o (t) } X(s)

24 Trasformadas Exemplo 6.5: Cosidere o sial discreto x[], x[] uo[ ] que é o impulso uitário discreto trasladado (i.e., com um shift ) de uma uidade de tempo para a direita. A Trasformada deste sial é: + X() 0 u o [ ] ou seja, { u [ ] } eq. (6.4) o Este resultado também pode ser obtido pela propriedade da traslação (shift) da Trasformada que será visto mais adiate a seção 6.9 (Propriedades da Trasformada ).

25 Trasformadas Exemplo 6.6: Cosidere o sial discreto x[], x[] u o[ m], m 0 que é o impulso uitário discreto trasladado (i.e., com um shift ) de m uidades de tempo para a direita. A Trasformada deste sial é: X() + 0 u o [ m] m m ou seja, m { u o [ m] } m eq. (6.5) Note que a eq. (6.5) só é válida para m 0 pois a Trasformada adoptada aqui é a uilateral [eq. (6.6)].

26 Trasformadas A expressão ecotrada o Exemplo 6. x[ ] 5 u [ + ] + u [ ] u [ ] + 4 u 0 [ o o o ] X() + 4 poderia ser obtida usado a Trasformada do impulso u o [] e o resultado dos exemplo 6.5 e 6.6, dados as equações eq. (6.4) e eq. (6.5), ou seja, { u o []} m { u [ m] }, m 0 o { u o [ + ] } 0

27 Trasformadas Exemplo 6.7: (expoecial multiplicada por um seo) Cosidere o sial discreto: [] u 4 se [] x π Usado a equação de Euler temos: [] u j [] u j [] x 4 j 4 j π π e e A Trasformada deste sial é: { } π π π + π + π π + 4 j 4 j 4 j o 4 j 4 j 4 j j j j j [] u j [] u j X() x[] o e e e e e e

28 Trasformadas π π 4 j 4 j X() e e Note que os dois pólos desta Trasformada são: 4 j π ± e ou seja,

29 Trasformadas A exemplo da Trasformada do degrau discreto, visto acima, em que primeiramete apresetamo-lo multiplicado pela expoecial discreta a, também aqui vamos iicialmete apresetar a Trasformada para os casos de seo e co-seo multiplicados por expoeciais discretas a.

30 Trasformadas Sial seo discreto multiplicado pela expoecial x[] a se(ω o )u [] tem a seguite Trasformada : { } a se( ωo ) a se( ωo) u[] X() eq. (6.7) a cos( ωo ) + a que equivale a { } o a se( ωo) u[] X() a se( ω a cos( ω ) o ) + a eq. (6.9)

31 Trasformadas Sial co-seo discreto multiplicado pela expoecial x[] a cos(ω o )u [] tem a seguite Trasformada : { } a cos( ωo ) a cos( ωo) u[] X() eq. (6.8) a cos( ωo ) + a que equivale a [ a cos( ωo )] { a cos( ωo) u[] } X() eq. (6.0) a cos( ωo ) + a

32 Note agora que o sial que tiha sido visto o exemplo 6.7 é Trasformadas x[] a se(ω o )u [] com a π ω 4 o eq. (6.) e a Trasformadas ecotrada aquele exemplo, dada pela eq. (6.6), pode ser reescrita como: 9 X() 4 j 4 j 4 j 4 j π π π π e e e e eq. (6.)

33 Trasformadas que, usado as equações de Euler e substituido ( π / 4) / se a eq. (6.) se tora em X() π se 4 π cos 4 + que correspode à eq. (6.9) com a e ω o dados em eq. (6.).

34 Trasformadas Sial seo discreto x[] se(ω o )u [] tem a seguite Trasformada : se( ω ) eq. (6.) o { se( ωo) u[] } cos( ω o ) + que equivale a { se( ω ) u [] } o se( ωo ) cos( ω o ) + eq. (6.5)

35 Trasformadas Sial co-seo discreto y[] cos(ω o )u [] tem a seguite Trasformada : o { cos( ωo) u[] } cos( ω cos( ω o ) ) + eq. (6.4) que equivale a { cos( ω ) u [] } o [ cos( ω o cos( ω o )] ) + eq. (6.6)

36 Trasformadas Exemplo 6.8: Cosidere o sial x[] ou seja, ( λ) x[] u[ ] x[] ( ) + 0, λ,,,, L 0,,, L Pela defiição de Trasformada, eq. (6.6), tem-se que: { } x[] X() ( ) + λ

37 Trasformadas e da expasão em série de Taylor, eq. (6.), obtém-se que a Trasformada deste sial é: X() log ( + λ ), > a eq. (6.7) As Trasformadas itroduidas aqui dos siais u o [], u o [-m], u [], u [], u [], se(ω o ), cos(ω o ), a se(ω o ), a cos(ω o estão a Tabela das Trasformadas as pág. e do Capítulo 6 das Notas de Aula.

38 Trasformadas Na pág. e do Capítulo 6 das Notas de Aula tem uma Tabela das Trasformadas dos siais que precisaremos. Tabela 6.

39 Trasformadas Na pág. e do Capítulo 6 das Notas de Aula tem uma Tabela das Trasformadas dos siais que precisaremos. Tabela 6. (cotiuação)

40 Trasformadas Na pág. e do Capítulo 6 das Notas de Aula tem uma Tabela das Trasformadas dos siais que precisaremos. Tabela 6. (cotiuação) Tabela 6. (cotiuação)

41 Trasformadas Homogeeidade ( homogeeity ) Propriedades da Trasformada k x k x k X() eq. (6.8) Aditividade ( additivity ) { x [] + x []} { x []} + { x []} X () + X () eq. (6.9) Liearidade ( liearity ) Como já vimos em ateriormete, a liearidade é a propriedade da aditividade, eq. (6.9), e da homogeeidade eq. (6.8) jutas: { α x [] + β x []} α { x []} + β { x []} α X () + β X () eq. (6.0) ode α, β Csão costates e x [], x [] são dois siais discretos com Trasformadas dadas por X () e X () respectivamete.

42 Trasformadas Coforme já mecioado ateriormete (o Exemplo 6.), a propriedade da liearidade da Trasformada permite escrever 5 5 [] u [] u 5 [] u [] u 5 que correspode à equação eq. (6.0)

43 Trasformadas Traslação ( time shiftig ): Se x[] é um sial discreto defiido apeas para 0,,,, ou seja x[] 0, < 0, e com Trasformada dada por X(), uma traslação de m (shift de uidade para direita): { x[ ] } X() + x[ ] Para m (shift de para direita): eq. (6.) { x[ ] } X() + x[ ] + x[ ] eq. (6.) e o caso geral, m,,, (shift de m > 0 para direita) { x[ m] } m X() + x[ m] + + x[ m + ] x[ m + ] + L + x[ ] m+ + + x[ ] m+ eq. (6.) Os termos x[ ], x[ ] -, x[ ], x[ m+] -, etc. correspodem aos resíduos a propriedade da derivada em Trasformadas de Laplace.

44 M M Trasformadas M Estes M termos aparecem pois estamos cosiderado a Trasformada uilateral, coforme a defiição a eq. (6.6), assim como o capítulo 5 cosideramos a Trasformadas de Laplace uilateral. Note que se x[] tem codições iiciais ulas (x[] 0, < 0), isto é, se x[]0, x[]0, x[]0,, etc. eq. (6.4) etão estes termos residuais são todos ulos e uma traslação de m > 0 (shift de m para direita) equivale a multiplicar por m (o domíio, da frequêcia). Isto é, o caso de codições iiciais ulas [eq. (6.4)], temos que os termos residuais desaparecem e as eq. (6.), eq. (6.) e eq. (6.) se trasformam a forma bem mais simplificada, resumidas a eq. (6.5). { x[ ] } X() X() { x [ ] } X() X() M m m { x [ m] } X() X() eq. (6.5)

45 Trasformadas As traslações ( time shiftig ) acima, x[ ]. x[ ], x[ m], m > 0, shift para direita, são também chamadas de atraso o tempo ( time delay ). No caso de shift para esquerda, x[ + ]. x[ + ], x[ + m], m > 0, são também chamadas de avaço o tempo ( time advace ). Temos etão que a traslação (shift) de uidade para esquerda: { x[ + ] } X() x[0] eq. (6.6) e a traslação (shift) de uidades para esquerda: { x[ + ] } X() x[] x[0] eq. (6.7) e o caso geral, a traslação (shift) de m uidades para esquerda): { x[ + m] } m X() x[m ] x[m ] L x[] x[m ] m + x[0] m eq. (6.8)

46 Trasformadas Mudaça de escala o domíio ( -domai scalig ): α { } α x[] X ode α C é uma costate e x[] é um sial discreto com Trasformada dada por X(). Portato, a mudaça de escala o domíio equivale à multiplicação por α o domíio do tempo. Em particular, se α e jω, etão, como e jω, ω, e jω x[] X e jω

47 Trasformadas Expasão o tempo ( time scalig ): Para um sial discreto x[] cosidere o sial expadido x (k) [] defiido abaixo. x ) [] k x[ / k], 0, se é múltiplo de k ( se ão é múltiplo de k o qual está ilustrado a figura abaixo para k e x[],,, Estes siais expadidos x (k) [] satisfaem a seguite propriedade { } ( k x X ) ) [] ( k

48 Trasformadas Cojugado ( cojugate ) { } ( x [] X ) ode x[] é um sial discreto com Trasformada dada por X(). Note que, se x[] for um sial real (x[] R) etão: X() X*(*) logo, se X() tem um pólo em a também terá em a *. Covolução ( covolutio ) Semelhatemete às trasformadas de Laplace, também a Trasformada temos que a trasformada da covolução é o produto das Trasformadas : { []* x []} X ( ) X () eq. (6.9) x

49 Trasformadas Derivada do domíio de ( -domai derivative ) { x[] } dx( ) d ode x[] é um sial discreto com Trasformada dada por X(). Portato a derivada do domíio de equivale à multiplicação por o domíio do tempo. Esta propriedade permite geeraliar algus siais da tabela Tab 6. das Trasformadas. Por exemplo, essa tabela pode-se ver as Trasformadas dos siais: x[] u [], x[] u [] e x[] u [] e com esta propriedade pode-se geeraliar para os siais: x[] u [], x[] 4 u [],, etc. Nessa mesma tabela também se ecotram as Trasformadas dos siais: x[] a u [], x[] a u [] e x[] a u [] e com esta propriedade pode-se geeraliar para os siais: x[] a u [], x[] a 4 u [],, etc.

50 Trasformadas Teorema Valor Iicial (TVI) e Teorema Valor Fial (TVF) A exemplo dos teoremas TVI e TVF para Trasformadas de Laplace, estes teoremas para Trasformadas permitem que se descubra o valor iicial x[0] e o valor fial x[ ] de um sial x[] cujo X(), a Trasformada, seja cohecida. Teorema do valor iicial (TVI): x[0] ( ) lim X Teorema do valor fial (TVF): x[ ] lim ( ) X( )

51 Trasformadas Exemplo 6.9: Cosidere o sial discreto do exemplo 6., x 5 + u cuja Trasformada de Laplace é dada pela eq. (6.). Aplicado-se os teoremas TVI e TVF obtemos: x 0 lim! # X lim! # $ e x lim! X lim! $ 0 que estão de acordo com o esperado pois que como temos x[], claro, sabemos que este caso são de facto x[0] e x[ ] 0.

52 Trasformadas Exemplo 6.0: Se tomarmos o sial degrau uitário discreto x u cuja Trasformadas é dada por (tabela Tab 6. da secção 6.8) X &, etão, aplicado-se os teoremas TVI e TVF para Trasformada, obtemos: e x 0 ' lim! # X lim! # & x lim! X lim! & que ovamete estão de acordo com o esperado pois, claro, sabemos que para o degrau uitário discreto x 0 e x. Por outro lado, se tomarmos o sial rampa uitária discreta x u $ cuja Trasformadas é dada por (tabela Tab 6.) X $, etão, aplicadose os teoremas TVI e TVF para Trasformada, obtemos: x 0 ' lim! # X lim! # $ 0

53 Trasformadas e x lim! X lim! $ lim! que ovamete estão de acordo com o esperado pois, claro, sabemos que para a rampa uitária discreta x 0 0 e x. Fialmete, se tomarmos o sial impulso uitário discreto x u ( cuja Trasformadas é dada por (tabela Tab 6.) X, etão, aplicado-se os teoremas TVI e TVF para Trasformada, obtemos: e x 0 ' lim! # X lim! # x lim! X lim! 0 que ovamete estão de acordo com o esperado pois, claro, sabemos que para o impulso uitário discreto x 0 e x 0.

54 Trasformadas Trasformada iversa As Trasformadas dos pricipais siais de iteresse para sistemas lieares ivariates o tempo (SLIT) vêm em forma de uma fração racioal, ou seja, uma fração do tipo: eq. (6.40) ode p() e q() são poliómios em. Coforme podemos observar a tabela das Trasformadas ou etc.

55 Trasformadas De forma semelhate a que é feita para se achar a Trasformadas iversas de Laplace, aqui também, para se achar a Trasformadas iversa é ecessário desmembrar o X() a forma de frações meores, ou seja, é preciso se faer a expasão de X() em frações parciais. Assim como as Trasformadas iversas de Laplace, vamos apresetar aqui, através de exemplos, três casos de expasão em frações parciais para Trasformadas iversa: o pólos reais e distitos, o pólos complexos e o pólos múltiplos.

56 Trasformadas Caso Pólos reais e distitos 8 8 X() que, separado-se em duas frações temos: X() facilmete calculamos que A A 6 ( 9 4) ( / )( / ) + B e B, logo eq. (6.4) - ( / ) u [] e podemos escrever a Trasformada iversa de X() - ( / ) u [] x[] u[] + u[] eq. (6.4)

57 Trasformadas Alterativamete pode-se calcular este x[] reescrevedo X() a forma: 4 X() + B A () X A e B que, separado-se em duas frações temos: [] u [] u [] x + e chegamos ao mesmo resultado:

58 Trasformadas Caso Pólos complexos cojugados X() (ρ cos θ) + ρ eq. (6.4) ode ρ > 0 0 < θ < π e eq. (6.44) X() tem pólos complexos cojugados: ρ ± e jθ ρ(cos θ ± jseθ) Para calcular x[] [X()] reescreve-se X() a forma, ( ρseθ) X() ( ρseθ) (ρcosθ) + ρ

59 Trasformadas e, usado a tabela Tab 6. das Trasformadas e a eq. (6.6) x[] ( ρse θ) { + ρ se[( + ) θ] } u [ + ] ρ se[( + ) θ] u se θ [ + ] que este caso equivale a ρ se[( + ) θ] x[] u[] se θ eq. (6.45) pois para, se (+) se(0) 0, etão x[ ] 0.

60 Trasformadas Alterativamete pode-se calcular este x[] reescrevedo X() a forma: X() (ρcos θ) + ρ que pode ser colocado a forma: ( se ) X() ρ θ ( ρ seθ) (ρ cos θ) + ρ e, ovamete, usado a tabela Tab 6. das Trasformadas, podemos escrever a Trasformada iversa de X() obtedo x[] e chegado ao mesmo resultado. ρ se[( + ) θ] x[] u[] eq. (6.45) se θ

61 Trasformadas Esta solução da Trasformada iversa de X()da eq. (6.4) egloba a família de trasformadas X() do tipo eq. (6.40) cujo deomiador satisfa q() b + c b < 4c eq. (6.46) ou seja, tal que o poliómio q() tem raíes complexas cojugadas. Uma fração racioal do tipo q() b + c b + c ode a codição eq. (6.46) é satisfeita, pode sempre ser reescrita a forma da eq. (6.4) X() eq. (6.4) com ρ > 0 e 0 < θ < π. (ρ cos θ) + ρ

62 Trasformadas Exemplo 6.: Aqui o poliómio do deomiador e portato, Logo, usado eq. (6.45) com ρ e θ,8 rad, x[], a Trasformada iversa de X(), é X () + 4 ρ c 4 ρ cos θ b + 4 q() b + c + 4 ρ cos θ θ arccos,8 rad 75,5º 4 se[( + ),8] x[] u[] se (,8) que está a forma da eq. (6.4) 4 b e c 4

63 Trasformadas Exemplo 6.: X() que está a forma da eq. (6.4) Aqui o poliómio do deomiador q() b + c b 5 e c 0 ρ c 0 ρ cos θ b 5 cos ρ 0 5 θ 0,79 0 e portato, θ arccos( 0,79),48 rad 4,º Logo, usado eq. (6.45) com iversa de X(), é ρ 0 e θ 0,79 rad, x[], a Trasformada (,6) se[( + ),48] x[] u[] se (,48)

64 Trasformadas Caso Pólos múltiplos (duplos, triplos, etc.) Se a eq. (6.4) cosiderarmos agora os casos i) θ 0 cos θ ρ > 0, ou ii) θ π cos θ ρ < 0, que ão estavam icluídos a eq. (6.44), etão a eq. (6.4) pode ser reescrita como: X() ρ + ρ ( ρ ) eq. (6.47) Observe que, i) θ 0 cos θ ρ > 0, ou ii) θ π cos θ ρ < 0. Além disso, será cosiderado também o caso ρ 0, iii) ρ 0 que também ão estava cotemplado a eq. (6.44). Note que ρ é o próprio pólo duplo ( ρ) que pode ser positivo ou egativo e até mesmo ero (ρ 0).

65 Trasformadas Pólos múltiplos a origem: Começamos com este último caso (iii), ρ 0, ou seja pólos duplos a origem (i.e., pólos duplos em 0). A equação eq. (6.47) X() eq. (6.47) ( ρ) com ρ 0, os forece X () ( 0) ou seja, X(), e logo, x[] é o impulso uitário x[] u o []

66 Trasformadas No caso de pólos triplos a origem (em 0), por exemplo, X() terá a expressão: X() ( 0) e a Trasformadas fica: x[] uo[ ] No caso de pólos quádruplos em 0, X() terá a expressão: X () 4 ( 0) e a Trasformadas fica: e assim por diate. x[] uo[ ]

67 Trasformadas Pólos múltiplos fora da origem: Agora vamos cosiderar o caso de ρ 0. Ou seja, casos (i) e (ii) Reescrevedo eq. (6.47) como i) ρ > 0, ou ii) ρ < 0. X() ρ ρ ( ρ) e, usado a tabela Tab 6. das Trasformadas, pode-se obter x[], a Trasformadas iversa de X(), que este caso equivale a + x[] ρ u [] ρ u [] ρ x[] ( + ) ρ u[] eq. (6.49) pois u [] u [].

68 Trasformadas Alterativamete pode-se calcular este x[] reescrevedo X() a forma: X() ρ ( ρ ρ ) e, usado a tabela Tab 6. das Trasformadas, obtém-se x[], a Trasformadas iversa de X() x[] ( + ) ρ u[] eq. (6.50) o mesmo resultado já obtido, isto é, x[] da eq. (6.49).

69 Trasformadas Esta solução da Trasformada iversa de X() egloba uma família de X() do tipo ode q() b + c b 4c eq. (6.5) ou seja, tal que o poliómio q() tem raíes duplas ρ b/

70 Trasformadas Exemplo 6.4: X() ( + ) Aqui o poliómio do deomiador é dado por q() b + c b 6 e c 9 Além disso, ρ 6/ Logo, x[], Trasformada iversa de X(), com ρ, é dada por: x[] ( + ) ( ) u[]

71 Trasformadas Exemplo 6.5: X() ( 4) Aqui o poliómio do deomiador é dado por q() b + c b 8 e c 6 Além disso, ρ ( 8)/ 4 Logo, x[], Trasformada iversa de X(), com ρ 4, é dada por: x[] 5 ( + ) 4 u[]

72 Trasformadas Exemplo 6.6: X() ( + ) Aqui o poliómio do deomiador é dado por q() b + c b 4 e c 4 Além disso, ρ ( 4)/. Logo, reescrevemos X() a forma que equivale a X() ( + ) 4 ( + ) X() ( ) ( + ) ( ) ( + )

73 Trasformadas Logo, x[], a Trasformada iversa de X(), com ρ, é facilmete obtida usado as propriedade da Trasformada (liearidade, traslação/time shift, etc.) x[] - ( ) ( + ) + - ( ) ( + ) - ( ) ( + ) - ( ) ( + ) ou seja, x[] ( ) u[] ( ) ( ) u[ ]

74 Trasformadas Solução de equações de difereças usado Trasformadas

75 Trasformadas Exemplo 6.7: Cosidere a equação de difereças de ª ordem y [] + y[ ] x[] com codição iicial ula, y[ ] 0. Faedo-se a Trasformada termo a termo, Y[] + Y() X() isto é, e logo, Y[] ( + ) X() Y[] X() X() + + e o problema de achar a solução y[] da equação de difereça se coverte o problema de achar a Trasformada iversa de Y() y[] { Y() }

76 Trasformadas Se x[] u o [] (impulso uitário discreto), por exemplo, etão X() y[] - { Y[] } - + ou seja, y[] ( ) u[] que é a solução da equação de difereças com codição iicial ula, i.e., y[ ] 0 e etrada x[] u o [] (impulso uitário discreto). Pode-se facilmete verificar que y[] ( ) u[] de facto satisfa a equação de difereças com x[] u o [] e que y[ ] 0.

77 Trasformadas Se etretato x[] u [] (degrau uitário discreto), etão portato y[] - { Y[] } X() /( ) - e facilmete se calcula que A ¾ y[] A B + ( + ) ( ) ( + ) ( ) e B ¼, logo + ( + ) ( ) y[] ( ) + u[] e agora, usado a tabela Tab 6. das Trasformadas assim como a propriedade da liearidade obtém-se: que é a solução da equação de difereças com codição iicial ula, i.e., y[ ] 0 e etrada x[] u [] (degrau uitário discreto). Pode-se facilmete verificar que y[] de facto satisfa a equação de difereças com x[] u [] e que a codição iicial, y[ ] 0, se verifica.

78 Trasformadas Exemplo 6.8: Cosidere agora a mesma equação de difereças do exemplo aterior (exemplo 6.7), ou seja, y [] + y[ ] com codição iicial y[ ]. x[] Y() + y[ ] + Y() X() Y() [ + ] + X() Y() + ( + ) ( + ) X() ero iput respose ero state respose

79 Trasformadas Cosideremos agora que a etrada x[] é o sial: Logo, e portato Y() 8 X() ( ) ( + ) x[] 8u [] 8 ( ) ( + 8 )( + ) ( + ) + ( 8 + )( ) o que permite acharmos a solução y[] da equação de difereça através da sua Trasformada iversa Y() ( + ) + ( ) y[] { Y() }

80 Trasformadas y[] ( ) u [ + ] + u [ + ] [ ( ) + ] u [ + ] que é a solução da equação de difereças com codição iicial, i.e., y[ ]. e etrada x[] 8u [] (degrau de amplitude 8 discreto). Note que, como a equação de difereças é de ª ordem e y[ ] 0, foi ecessário recuar uma uidade de tempo, o que correspode de u [] para u [+]. Pode-se facilmete verificar que y[] de facto satisfa a equação de difereças com x[] 8u [] e que a codição iicial, y[ ], se verifica.

81 Trasformadas Exemplo 6.9: Cosidere a equação às difereças de ª ordem y[] y[ ] x[] x[ ] com codição iicial ula y[ ] 0, ode a etrada x[] é + Y[] x[] u [] degrau uitário discreto ( y[ ] + Y() ) X() + x[ ] 0 0 ( + X() ) Note também X() /( - ) e que x[ ] u [ ] 0. Logo, Y[] + X() +

82 Trasformadas e portato, Y[] + + ( ) e mais uma ve pode-se achar a solução y[] da equação de difereças achado-se a Trasformada iversa de Y(), ou seja, y[] { Y() } Y[],5 +,5 ( /) ( )

83 Trasformadas y[],5 +,5 u [] que é a solução da equação de difereças com codição iicial ula, i.e., y[ ] 0 e etrada x[] u [] (degrau uitário discreto). Pode-se facilmete verificar que y[] de facto satisfa a equação de difereças com x[] u [] e que a codição iicial, y[ ] 0, se verifica.

84 Obrigado! Felippe de Soua

Aula 06. Transformadas z

Aula 06. Transformadas z Aula 06 Trasformadas Trasformadas Na aálise de sistemas cotíuos por vees é mais vatajoso o uso da frequêcia complexa s. No caso de sistemas discretos, uma ferrameta bastate comum usada para passar um sial

Leia mais

AULA 17 A TRANSFORMADA Z - DEFINIÇÃO

AULA 17 A TRANSFORMADA Z - DEFINIÇÃO Processameto Digital de Siais Aula 7 Professor Marcio Eisecraft abril 0 AULA 7 A TRANSFORMADA Z - DEFINIÇÃO Bibliografia OPPENHEIM, A.V.; WILLSKY, A. S. Siais e Sistemas, a edição, Pearso, 00. ISBN 9788576055044.

Leia mais

2.2. Séries de potências

2.2. Séries de potências Capítulo 2 Séries de Potêcias 2.. Itrodução Série de potêcias é uma série ifiita de termos variáveis. Assim, a teoria desevolvida para séries ifiitas de termos costates pode ser estedida para a aálise

Leia mais

Tópicos: Análise e Processamento de BioSinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Coimbra

Tópicos: Análise e Processamento de BioSinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Coimbra Cap. 5-Trasformada de Z Uiversidade de Coimbra Aálise e Processameto de BioSiais Mestrado Itegrado em Egeharia Biomédica Faculdade de Ciêcias e Tecologia Uiversidade de Coimbra Slide Aálise e Processameto

Leia mais

Sinais de Tempo Discreto

Sinais de Tempo Discreto Siais de Tempo Discreto Siais defiidos em istates discretos do tempo t 0, t 1, t 2,..., t,... são siais de tempo-discreto, deotados pelos símbolos f(t ), x(t ), y(t )... (sedo um iteiro). x(t )... t 1

Leia mais

Processamento Digital de Sinais Lista de Exercícios Suplementares 3-1 quad. 2012

Processamento Digital de Sinais Lista de Exercícios Suplementares 3-1 quad. 2012 Processameto Digital de Siais - Lista de Exercícios Suplemetares 3- Marcio Eisecraft abril 01 Processameto Digital de Siais Lista de Exercícios Suplemetares 3-1 quad 01 1 (1041) [OPPENHEIM, p 603] Supoha

Leia mais

DFS Série Discreta de Fourier DFT Transformada Discreta de Fourier Convolução Circular

DFS Série Discreta de Fourier DFT Transformada Discreta de Fourier Convolução Circular Sistemas de Processameto Digital Egeharia de Sistemas e Iformática Ficha 4 5/6 4º Ao/ º Semestre DFS Série Discreta de Fourier DFT Trasformada Discreta de Fourier Covolução Circular Para calcular a DFT,

Leia mais

ENGC33: Sinais e Sistemas II. 28 de novembro de 2016

ENGC33: Sinais e Sistemas II. 28 de novembro de 2016 Somatório de covolução ENGC33: Siais e Sistemas II Departameto de Egeharia Elétrica - DEE Uiversidade Federal da Bahia - UFBA 8 de ovembro de 6 Prof. Tito Luís Maia Satos / 57 Sumário Itrodução Revisão

Leia mais

Aula 05 Transformadas de Laplace

Aula 05 Transformadas de Laplace Aula 05 Transformadas de Laplace Pierre Simon Laplace (1749-1827) As Transformadas de Laplace apresentam uma representação de sinais no domínio da frequência em função de uma variável s que é um número

Leia mais

Aula 05 Transformadas de Laplace

Aula 05 Transformadas de Laplace Aula 05 Transformadas de Laplace Pierre Simon Laplace (1749-1827) As Transformadas de Laplace apresentam uma representação de sinais no domínio da frequência em função de uma variável s que é um número

Leia mais

Séries e aplicações15

Séries e aplicações15 Séries e aplicações5 Gil da Costa Marques Fudametos de Matemática I 5. Sequêcias 5. Séries 5. Séries especiais 5.4 Arquimedes e a quadratura da parábola 5.5 Sobre a Covergêcia de séries 5.6 Séries de Taylor

Leia mais

Exercícios de DSP: 1) Determine se os sinais abaixo são periódicos ou não e para cada sinal periódico, determine o período fundamental.

Exercícios de DSP: 1) Determine se os sinais abaixo são periódicos ou não e para cada sinal periódico, determine o período fundamental. Exercícios de DSP: 1) Determie se os siais abaixo são periódicos ou ão e para cada sial periódico, determie o período fudametal a x[ ] = cos( 0,15 π ) 1 18 b x [ ] = Re{ e } Im{ } jπ + e jπ c x[ ] = se(

Leia mais

FORMA TRIGONOMÉTRICA. Para ilustrar, calcularemos o argumento de z 1 i 3 e w 2 2i AULA 34 - NÚMEROS COMPLEXOS

FORMA TRIGONOMÉTRICA. Para ilustrar, calcularemos o argumento de z 1 i 3 e w 2 2i AULA 34 - NÚMEROS COMPLEXOS 145 AULA 34 - NÚMEROS COMPLEXOS FORMA TRIGONOMÉTRICA Argumeto de um Número Complexo Seja = a + bi um úmero complexo, sedo P seu afixo o plao complexo. Medido-se o âgulo formado pelo segmeto OP (módulo

Leia mais

INTRODUÇÃO À ANALISE DE SINAIS ELT 032

INTRODUÇÃO À ANALISE DE SINAIS ELT 032 INTRODUÇÃO À ANALISE DE SINAIS ELT 032 Prof. Jeremias Barbosa Machado Introdução Neste capítulo estudaremos as Transformadas de Laplace. Elas apresentam uma representação de sinais no domínio da frequência

Leia mais

J. A. M. Felippe de Souza 6 Transformadas z. 6 Transformadas z

J. A. M. Felippe de Souza 6 Transformadas z. 6 Transformadas z J. A. M. Felippe de Sua 6 Trasfrmadas 6 Trasfrmadas 6. Itrduçã às Trasfrmadas 4 6. Trasfrmadas defiiçã 7 6. Trasfrmadas da expecial e d degrau discrets 8 Sial x[] a u [] (expecial discret) 8 Exempl 6.

Leia mais

Capítulo I Séries Numéricas

Capítulo I Séries Numéricas Capítulo I Séries Numéricas Capitulo I Séries. SÉRIES NÚMERICAS DEFINIÇÃO Sedo u, u,..., u,... uma sucessão umérica, chama-se série umérica de termo geral u à epressão que habitualmete se escreve u u...

Leia mais

AULA 4. Resolução de Equações a Diferenças. Prof. Thiago Akinaga 1ºSem/2017

AULA 4. Resolução de Equações a Diferenças. Prof. Thiago Akinaga 1ºSem/2017 AULA 4 Resolução de Equações a Difereças Prof. Thiago Aiaga ºSem/07 Operador de atraso Operador de atraso 0] ] 0] ] ] ]] 0 0 0] ]] ]] Atraso uitário Atraso de amostras 0 ] ]] ]] i i i Operador de atraso

Leia mais

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos:

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos: 48 DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL LEI DOS GRANDES NÚMEROS Pretede-se estudar o seguite problema: À medida que o úmero de repetições de uma experiêcia cresce, a frequêcia relativa

Leia mais

Matemática A Extensivo V. 6

Matemática A Extensivo V. 6 Matemática A Etesivo V. 6 Eercícios 0) B Reescrevedo a equação: 88 00 8 0 8 8 0 6 0 0 A raiz do umerador é e do deomiador é zero. Fazedo um quadro de siais: + + + Q + + O que os dá como solução R 0

Leia mais

Dessa forma, concluímos que n deve ser ímpar e, como 120 é par, então essa sequência não possui termo central.

Dessa forma, concluímos que n deve ser ímpar e, como 120 é par, então essa sequência não possui termo central. Resoluções das atividades adicioais Capítulo Grupo A. a) a 9, a 7, a 8, a e a 79. b) a, a, a, a e a.. a) a, a, a, a 8 e a 6. 9 b) a, a 6, a, a 9 e a.. Se a 9 e a k são equidistates dos extremos, etão existe

Leia mais

Sucessão ou Sequência. Sucessão ou seqüência é todo conjunto que consideramos os elementos dispostos em certa ordem. janeiro,fevereiro,...

Sucessão ou Sequência. Sucessão ou seqüência é todo conjunto que consideramos os elementos dispostos em certa ordem. janeiro,fevereiro,... Curso Metor www.cursometor.wordpress.com Sucessão ou Sequêcia Defiição Sucessão ou seqüêcia é todo cojuto que cosideramos os elemetos dispostos em certa ordem. jaeiro,fevereiro,...,dezembro Exemplo : Exemplo

Leia mais

EES-49/2012 Resolução da Prova 1

EES-49/2012 Resolução da Prova 1 EES-49/ Resolução da Prova Obs: esta resolução tem explicações e passos itermediários para facilitar o etedimeto. Parte dessas explicações e os passos itermediários ão são cobrados a correção da prova.

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I Resolução do 2 ō Teste - LEIC

Cálculo Diferencial e Integral I Resolução do 2 ō Teste - LEIC Cálculo Diferecial e Itegral I Resolução do ō Teste - LEIC Departameto de Matemática Secção de Àlgebra e Aálise I.. Determie o valor dos seguites itegrais (i) e x se x dx x + (ii) x (x + ) dx (i) Visto

Leia mais

1.4 Determinantes. determinante é igual ao produto dos elementos da diagonal principal menos o produto dos elementos da diagonal secundária.

1.4 Determinantes. determinante é igual ao produto dos elementos da diagonal principal menos o produto dos elementos da diagonal secundária. 1.4 Determiates A teoria dos determiates surgiu quase simultaeamete a Alemaha e o Japão. Ela foi desevolvida por dois matemáticos, Gottfried Wilhelm Leibiz (1642-1716) e Seki Shisuke Kowa (1642-1708),

Leia mais

BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS. 1 a Edição

BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS. 1 a Edição BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS 1 a Edição Rio Grade 2017 Uiversidade Federal do Rio Grade - FURG NOTAS DE AULA DE CÁLCULO

Leia mais

5 DESENVOLVIMENTOS EM SÉRIE DE POTÊNCIAS

5 DESENVOLVIMENTOS EM SÉRIE DE POTÊNCIAS 5 DESENVOLVIMENTOS EM SÉRIE DE POTÊNCIAS Na secção aterior cocluímos que uma fução aalítica um determiado poto é holomorfa uma viihaça desse poto. Iremos mostrar que o iverso é igualmete válido. Nesta

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

lim Px ( ) 35 x 5 ), teremos Px ( ) cada vez mais próximo de 35 (denotaremos isso da forma Px ( ) 35 ). UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS IV-CCAE

lim Px ( ) 35 x 5 ), teremos Px ( ) cada vez mais próximo de 35 (denotaremos isso da forma Px ( ) 35 ). UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS IV-CCAE CURSO DISCIPLINA PROFESSOR I) Itrodução ao Limite de uma Fução UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS IV-CCAE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Limite de uma Fução José Elias

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL. Conceito de derivada. Interpretação geométrica

CÁLCULO DIFERENCIAL. Conceito de derivada. Interpretação geométrica CÁLCULO DIFERENCIAL Coceito de derivada Iterpretação geométrica A oção fudametal do Cálculo Diferecial a derivada parece ter sido pela primeira vez explicitada o século XVII, pelo matemático fracês Pierre

Leia mais

Análise da Resposta Livre de Sistemas Dinâmicos de 2 a Ordem

Análise da Resposta Livre de Sistemas Dinâmicos de 2 a Ordem Aálise da Resposta Livre de Sistemas Diâmicos de Seguda Ordem 5 Aálise da Resposta Livre de Sistemas Diâmicos de a Ordem INTRODUÇÃO Estudaremos, agora, a resposta livre de sistemas diâmicos de a ordem

Leia mais

Estudando complexidade de algoritmos

Estudando complexidade de algoritmos Estudado complexidade de algoritmos Dailo de Oliveira Domigos wwwdadomicombr Notas de aula de Estrutura de Dados e Aálise de Algoritmos (Professor Adré Bala, mestrado UFABC) Durate os estudos de complexidade

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Matemática Departamento de Matemática

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Matemática Departamento de Matemática Uiversidade Federal do Rio de Jaeiro Istituto de Matemática Departameto de Matemática Disciplia: Cálculo Diferecial e Itegral IV Uidades: Escola Politécica e Escola de Quimica Código: MAC 248 Turmas: Egeharias

Leia mais

Métodos iterativos. Métodos Iterativos para Sistemas Lineares

Métodos iterativos. Métodos Iterativos para Sistemas Lineares Métodos iterativos Métodos Iterativos para Sistemas Lieares Muitos sistemas lieares Ax = b são demasiado grades para serem resolvidos por métodos directos (por exemplo, se A é da ordem de 10000) á que

Leia mais

n ) uma amostra aleatória da variável aleatória X.

n ) uma amostra aleatória da variável aleatória X. - Distribuições amostrais Cosidere uma população de objetos dos quais estamos iteressados em estudar uma determiada característica. Quado dizemos que a população tem distribuição FX ( x ), queremos dizer

Leia mais

Matemática. B) Determine a equação da reta que contém a diagonal BD. C) Encontre as coordenadas do ponto de interseção das diagonais AC e BD.

Matemática. B) Determine a equação da reta que contém a diagonal BD. C) Encontre as coordenadas do ponto de interseção das diagonais AC e BD. Matemática 0. Um losago do plao cartesiao oxy tem vértices A(0,0), B(,0), C(,) e D(,). A) Determie a equação da reta que cotém a diagoal AC. B) Determie a equação da reta que cotém a diagoal BD. C) Ecotre

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Notas de Aula. Série e Transformada Discreta de Fourier DFS / DFT. Transformadas para sinais de tempo discreto

Processamento Digital de Sinais. Notas de Aula. Série e Transformada Discreta de Fourier DFS / DFT. Transformadas para sinais de tempo discreto Trasformada Discreta de Fourier Trasformada Discreta de Fourier Trasformadas para siais de tempo discreto Processameto Digital de Siais DTFT: X(e jω ) = x[]e jω = É uma trasformada da variável cotíua ω

Leia mais

Solução Comentada Prova de Matemática

Solução Comentada Prova de Matemática 0 questões. Sejam a, b e c os três meores úmeros iteiros positivos, tais que 5a = 75b = 00c. Assiale com V (verdadeiro) ou F (falso) as opções abaixo. ( ) A soma a b c é igual a 9 ( ) A soma a b c é igual

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Notas de Aula. Série e Transformada Discreta de Fourier DFS / DFT. Transformadas para sinais de tempo discreto

Processamento Digital de Sinais. Notas de Aula. Série e Transformada Discreta de Fourier DFS / DFT. Transformadas para sinais de tempo discreto Série e Trasformada Discreta de Fourier Série e Trasformada Discreta de Fourier Trasformadas para siais de tempo discreto Processameto Digital de Siais DTFT: X(e jω ) = x[]e jω = É uma trasformada da variável

Leia mais

Cálculo II Sucessões de números reais revisões

Cálculo II Sucessões de números reais revisões Ídice 1 Defiição e exemplos Cálculo II Sucessões de úmeros reais revisões Mestrado Itegrado em Egeharia Aeroáutica Mestrado Itegrado em Egeharia Civil Atóio Beto beto@ubi.pt Departameto de Matemática Uiversidade

Leia mais

Método dos Mínimos Quadrados. Julia Sawaki Tanaka

Método dos Mínimos Quadrados. Julia Sawaki Tanaka Método dos Míimos Quadrados Julia Sawaki Taaka Diagrama de Dispersão iterpolação ajuste ou aproximação O Método dos Míimos Quadrados é um método de aproximação de fuções. É utilizado quado: Cohecemos potos

Leia mais

S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S. Prof. Benito Frazão Pires. Uma sequência é uma lista ordenada de números

S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S. Prof. Benito Frazão Pires. Uma sequência é uma lista ordenada de números S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S Prof. Beito Frazão Pires Uma sequêcia é uma lista ordeada de úmeros a, a 2,..., a,... ) deomiados termos da sequêcia: a é o primeiro termo, a 2 é o segudo termo e assim

Leia mais

Fundamentos de Análise Matemática Profª Ana Paula. Números reais

Fundamentos de Análise Matemática Profª Ana Paula. Números reais Fudametos de Aálise Matemática Profª Aa Paula Números reais 1,, 3, cojuto dos úmeros aturais 0,1,,3, cojuto dos úmeros iteiros p q /p e q cojuto dos úmeros racioais a, a 0 a 1 a a, a e a i 0, 1,, 3, 4,

Leia mais

Controle de Sistemas. Desempenho de Sistemas de Controle. Renato Dourado Maia. Universidade Estadual de Montes Claros. Engenharia de Sistemas

Controle de Sistemas. Desempenho de Sistemas de Controle. Renato Dourado Maia. Universidade Estadual de Montes Claros. Engenharia de Sistemas Cotrole de Sistemas Desempeho de Sistemas de Cotrole Reato Dourado Maia Uiversidade Estadual de Motes Claros Egeharia de Sistemas Aálise da Resposta Temporal A resposta temporal de um sistema de cotrole

Leia mais

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari MATEMÁTICA II Profa. Dra. Amada Liz Pacífico Mafrim Perticarrari amada@fcav.uesp.br O PROBLEMA DA ÁREA O PROBLEMA DA ÁREA Ecotre a área da região que está sob a curva y = f x de a até b. S = x, y a x b,

Leia mais

Séquências e Séries Infinitas de Termos Constantes

Séquências e Séries Infinitas de Termos Constantes Capítulo Séquêcias e Séries Ifiitas de Termos Costates.. Itrodução Neste capítulo estamos iteressados em aalisar as séries ifiitas de termos costates. Etretato, para eteder as séries ifiitas devemos ates

Leia mais

Material Teórico - Módulo Binômio de Newton e Triangulo de Pascal. Soma de Elementos em Linhas, Colunas e Diagonais. Segundo Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo Binômio de Newton e Triangulo de Pascal. Soma de Elementos em Linhas, Colunas e Diagonais. Segundo Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo Biômio de Newto e Triagulo de Pascal Soma de Elemetos em Lihas, Coluas e Diagoais Segudo Ao do Esio Médio Autor: Prof Fabrício Siqueira Beevides Revisor: Prof Atoio Camiha M Neto

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão 4 Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento Matemática Progressão Aritmética e Geométrica

Exercícios de Aprofundamento Matemática Progressão Aritmética e Geométrica Exercícios de Aprofudameto Matemática Progressão Aritmética e b. (Fuvest 05) Dadas as sequêcias a 4 4, b, c a a e d, b defiidas para valores iteiros positivos de, cosidere as seguites afirmações: I. a

Leia mais

Alguns autores também denotam uma sequência usando parêntesis:

Alguns autores também denotam uma sequência usando parêntesis: Capítulo 3 Sequêcias e Séries Numéricas 3. Sequêcias Numéricas Uma sequêcia umérica é uma fução real com domíio N que, a cada associa um úmero real a. Os úmeros a são chamados termos da sequêcia. É comum

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Notas de Aula. Transformada Discreta de Fourier DFT. Transformada Discreta de Fourier - DFT.

Processamento Digital de Sinais. Notas de Aula. Transformada Discreta de Fourier DFT. Transformada Discreta de Fourier - DFT. Trasformada Discreta de Fourier Trasformada Discreta de Fourier Trasformada Discreta de Fourier - DFT Processameto Digital de Siais otas de Aula DTFT: X(e jω ) = x[]e jω = É uma trasformada da variável

Leia mais

Matemática E Extensivo V. 1

Matemática E Extensivo V. 1 Extesivo V. 0) a) r b) r c) r / d) r 7 0) A 0) B P.A. 7,,,... r a + ( ). a +. + 69 a 5 P.A. (r, r, r ) r ( r + r) 6r r r r 70 Exercícios 05) a 0 98 a a a 06) E 07) B 08) B 7 0 0; 8? P.A. ( 7, 65, 58,...)

Leia mais

ESTIMAÇÃO POR INTERVALO (INTERVALOS DE CONFIANÇA)

ESTIMAÇÃO POR INTERVALO (INTERVALOS DE CONFIANÇA) 06 ETIMÇÃO OR INTERVLO (INTERVLO DE CONINÇ) Cada um dos métodos de estimação potual permite associar a cada parâmetro populacioal um estimador. Ora a cada estimador estão associadas tatas estimativas diferetes

Leia mais

SINAIS E SISTEMAS DE TEMPO DISCRETO

SINAIS E SISTEMAS DE TEMPO DISCRETO SINAIS E SISTEMAS DE TEMPO DISCRETO SINAIS DE TEMPO DISCRETO Fução de uma variável idepedete iteira. Não é defiido em istates etre duas amostras sucessivas. É icorreto pesar que é igual a zero se ão é

Leia mais

1. Definição e conceitos básicos de equações diferenciais

1. Definição e conceitos básicos de equações diferenciais Capítulo 7: Soluções Numéricas de Equações Difereciais Ordiárias. Itrodução Muitos feómeos as áreas das ciêcias, egearias, ecoomia, etc., são modelados por equações difereciais. Supoa-se que se quer determiar

Leia mais

SEQUÊNCIAS IMPORTANTES PARA O LIMITE

SEQUÊNCIAS IMPORTANTES PARA O LIMITE começado a eteder CÁLCULO Volume Um - SEQUÊNCIAS IMPORTANTES PARA O LIMITE Uma sequêcia ifiita de úmeros () é covergete a um úmero o quado () se tora (ou é sempre) igual a o, ou se tora cada vez mais próima

Leia mais

Análise e Controle de Sistemas Lineares

Análise e Controle de Sistemas Lineares Aálise e Cotrole de Sistemas Apostila de Aálise e Cotrole de Sistemas Prof Valdemir Carrara wwwcarraraus val08@carraraus Aálise e Cotrole de Sistemas 3 Aálise e Cotrole de Sistemas Ídice Cap Coceitos

Leia mais

1.1. Ordem e Precedência dos Cálculos 1) = Capítulo 1

1.1. Ordem e Precedência dos Cálculos 1) = Capítulo 1 Capítulo. Aritmética e Expressões Algébricas O estudo de cálculo exige muito mais que o cohecimeto de limite, derivada e itegral. Para que o apredizado seja satisfatório o domíio de tópicos de aritmética

Leia mais

Séries de Fourier. As séries de Fourier são séries cujos termos são funções sinusoidais.

Séries de Fourier. As séries de Fourier são séries cujos termos são funções sinusoidais. Séries de Fourier As séries de Fourier são séries cujos termos são fuções siusoidais. Importâcia prática: uma fução periódica (em codições bastate gerais) pode ser represetada por uma série de Fourier;

Leia mais

Material Teórico - Módulo Binômio de Newton e Triangulo de Pascal. Soma de Elementos em Linhas, Colunas e Diagonais. Segundo Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo Binômio de Newton e Triangulo de Pascal. Soma de Elementos em Linhas, Colunas e Diagonais. Segundo Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo Biômio de Newto e Triagulo de Pascal Soma de Elemetos em Lihas, Coluas e Diagoais Segudo Ao do Esio Médio Autor: Prof Fabrício Siqueira Beevides Revisor: Prof Atoio Camiha M Neto

Leia mais

Secção 1. Introdução às equações diferenciais

Secção 1. Introdução às equações diferenciais Secção. Itrodução às equações difereciais (Farlow: Sec..,.) Cosideremos um exemplo simples de um feómeo que pode ser descrito por uma equação diferecial. A velocidade de um corpo é defiida como o espaço

Leia mais

CAPÍTULO IV DESENVOLVIMENTOS EM SÉRIE

CAPÍTULO IV DESENVOLVIMENTOS EM SÉRIE CAPÍTUO IV DESENVOVIMENTOS EM SÉRIE Série de Taylor e de Mac-auri Seja f ) uma fução real de variável real com domíio A e seja a um poto iterior desse domíio Supoha-se que a fução admite derivadas fiitas

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

CONCEITOS DE VIBRAÇÃO

CONCEITOS DE VIBRAÇÃO CONCEITOS DE VIBRAÇÃO Paulo S. Varoto 55 3.1 - Itrodução O objetivo pricipal desta secção é o de apresetar coceitos básicos da teoria de vibrações bem como iterpretá-los sob o poto de vista dos esaios

Leia mais

APROXIMAÇÕES AO FILTRO IDEAL

APROXIMAÇÕES AO FILTRO IDEAL APROXIMAÇÕE AO FILTRO IDEAL INTRODUÇÃO No capítulo estudaram-se vários tipos de fuções de trasferêcia de primeira e de seguda ordem, que são ecessárias para realizar qualquer fução de trasferêcia Neste

Leia mais

J. A. M. Felippe de Souza 9 Diagramas de Bode

J. A. M. Felippe de Souza 9 Diagramas de Bode 9 Diagramas de Bode 9. Itrodução aos diagramas de Bode 3 9. A Fução de rasferêcia 4 9.3 Pólos e zeros da Fução de rasferêcia 8 Equação característica 8 Pólos da Fução de rasferêcia 8 Zeros da Fução de

Leia mais

Análise Complexa Resolução de alguns exercícios do capítulo 4

Análise Complexa Resolução de alguns exercícios do capítulo 4 Aálise Complexa Resolução de algus exercícios do capítulo 4. Caso de C0, 0, : Caso de C0,, + : Exercício º z z i i z + iz iz iz porque iz < i + z i +3 z. z z i i z + iz iz porque iz > iz i z 3 i 3 z..

Leia mais

Representação em espaço de estado de sistemas de enésima ordem. Função de perturbação não envolve termos derivativos.

Representação em espaço de estado de sistemas de enésima ordem. Função de perturbação não envolve termos derivativos. VARIÁVEIS DE ESTADO Defiições MODELAGEM E DINÂMICA DE PROCESSOS Profa. Ofélia de Queiroz Ferades Araújo Estado: O estado de um sistema diâmico é o cojuto míimo de variáveis (chamadas variáveis de estado)

Leia mais

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS CADERNO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS CADERNO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS CADERNO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS - Determie quais sequêcias (siais discretos o tempo) abaixo são periódicos ou aperiódicos. No caso dos siais periódicos, determie o período

Leia mais

Números Complexos. David zavaleta Villanueva 1

Números Complexos. David zavaleta Villanueva 1 Material do miicurso a ser lecioado o III EREM-Mossoró-UERN UFRN - Uiversidade Federal do Rio Grade do Norte Edição N 0 outubro 011 Números Complexos David zavaleta Villaueva 1 1 CCET-UFRN, Natal, RN,

Leia mais

Capítulo VII: Soluções Numéricas de Equações Diferenciais Ordinárias

Capítulo VII: Soluções Numéricas de Equações Diferenciais Ordinárias Capítulo VII: Soluções Numéricas de Equações Difereciais Ordiárias 0. Itrodução Muitos feómeos as áreas das ciêcias egearias ecoomia etc. são modelados por equações difereciais. Supoa-se que se quer determiar

Leia mais

Processamento Digital de Sinais Lista de Exercícios Suplementares 2-1 semestre 2012

Processamento Digital de Sinais Lista de Exercícios Suplementares 2-1 semestre 2012 Processameto Digital de Siais Lista de Exercícios Suplemetares - semestre 0 (07 (PROAKIS; MANOLAKIS, 996, p 370 Calcule a trasformada de Fourier de tempo discreto dos seguites siais: (a x u u 6 (b x u

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA SEM 5766 ANÁLISE MODAL DE ESTRUTURAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA SEM 5766 ANÁLISE MODAL DE ESTRUTURAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA SEM 5766 ANÁLISE MODAL DE ESTRUTURAS Aula # Revisão de Coceitos GDL Prof. Paulo S. Varoto . - Objetivos

Leia mais

Mas, a situação é diferente quando se considera, por exemplo, a

Mas, a situação é diferente quando se considera, por exemplo, a . NÚMEROS COMPLEXOS Se um corpo umérico uma equação algébrica ão tem raíes, é possível costruir outro corpo umérico, mais eteso, ode a equação se tora resolúvel. Eemplo: ± raíes irracioais Mas, a situação

Leia mais

Análise Matemática I 2 o Exame

Análise Matemática I 2 o Exame Aálise Matemática I 2 o Exame Campus da Alameda LEC, LET, LEN, LEM, LEMat, LEGM 29 de Jaeiro de 2003, 3 horas Apresete todos os cálculos e justificações relevates I. Cosidere dois subcojutos de R, A e

Leia mais

Aplicações Diferentes Para Números Complexos

Aplicações Diferentes Para Números Complexos Material by: Caio Guimarães (Equipe Rumoaoita.com) Aplicações Diferetes Para Números Complexos Capítulo I Cometário Iicial O artigo que aqui apresetamos ão tem como objetivo itroduzir ao leitor o assuto

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 5

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 5 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão 5 Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

CÁLCULO I. Exibir o cálculo de algumas integrais utilizando a denição;

CÁLCULO I. Exibir o cálculo de algumas integrais utilizando a denição; CÁLCULO I Prof Edilso Neri Júior Prof Adré Almeida Aula o 9: A Itegral de Riema Objetivos da Aula Deir a itegral de Riema; Exibir o cálculo de algumas itegrais utilizado a deição; Apresetar fuções que

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA SEM 5766 ANÁLISE MODAL DE ESTRUTURAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA SEM 5766 ANÁLISE MODAL DE ESTRUTURAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA SEM 5766 ANÁLISE MODAL DE ESTRUTURAS Aula # Revisão de Coceitos GDL Prof. Paulo S. Varoto As Rotas da Aálise

Leia mais

AULA Matriz inversa Matriz inversa.

AULA Matriz inversa Matriz inversa. Note bem: a leitura destes apotametos ão dispesa de modo algum a leitura ateta da bibliografia pricipal da cadeira ÓPICOS Matriz iversa. U 6 Chama-se a ateção para a importâcia do trabalho pessoal a realizar

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 6 Radiciação Profe. Kátia RADICIAÇÃO Radiciação é a operação iversa da poteciação. Realizamos quado queremos descobrir qual o úmero que multiplicado por ele mesmo uma

Leia mais

Taxas e Índices. Ana Maria Lima de Farias Dirce Uesu Pesco

Taxas e Índices. Ana Maria Lima de Farias Dirce Uesu Pesco Taxas e Ídices Aa Maria Lima de Farias Dirce Uesu esco Itrodução Nesse texto apresetaremos coceitos básicos sobre ídices e taxas. Embora existam aplicações em diversos cotextos, essas otas utilizaremos

Leia mais

Sequências Reais. Departamento de Matemática - UEL Ulysses Sodré. 1 Sequências de números reais 1

Sequências Reais. Departamento de Matemática - UEL Ulysses Sodré.  1 Sequências de números reais 1 Matemática Essecial Sequêcias Reais Departameto de Matemática - UEL - 200 Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessecial/ Coteúdo Sequêcias de úmeros reais 2 Médias usuais 6 3 Médias versus progressões

Leia mais

Resposta de Sistemas de 2 a Ordem à Excitação Periódica Não Harmônica

Resposta de Sistemas de 2 a Ordem à Excitação Periódica Não Harmônica Resposta de Sistemas de a Ordem à Excitação Periódica Não Harmôica 1 18 Resposta de Sistemas de a Ordem à Excitação Periódica Não Harmôica 1 INTRODUÇÃO Muitas vezes, a excitação é uma fução periódica,

Leia mais

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari MATEMÁTICA II Profa. Dra. Amada Liz Pacífico Mafrim Perticarrari amada@fcav.uesp.br Ecotre a área da região que está sob a curva y = f x de a até b. S = x, y a x b, 0 y f x Isso sigifica que S, ilustrada

Leia mais

Interpolação. Interpolação Polinomial

Interpolação. Interpolação Polinomial Iterpolação Iterpolação Poliomial Objetivo Iterpolar uma fução f(x) cosiste em aproximar essa fução por uma outra fução g(x), escolhida etre uma classe de fuções defiidas (aqui, usaremos poliômios). g(x)

Leia mais

Mas o que deixou de ser abordado na grande generalidade desses cursos foi o estudo dos produtos infinitos, mesmo que só no caso numérico real.

Mas o que deixou de ser abordado na grande generalidade desses cursos foi o estudo dos produtos infinitos, mesmo que só no caso numérico real. Resumo. O estudo das séries de termos reais, estudado as disciplias de Aálise Matemática da grade geeralidade dos cursos técicos de liceciatura, é aqui estedido ao corpo complexo, bem como ao caso em que

Leia mais

Alguns autores também denotam uma sequência usando parêntesis:

Alguns autores também denotam uma sequência usando parêntesis: Capítulo 3 Sequêcias e Séries Numéricas 3. Sequêcias Numéricas Uma sequêcia umérica é uma fução real com domíio N que, a cada associa um úmero real a. Os úmeros a são chamados termos da sequêcia. É comum

Leia mais

INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL

INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1 Mat-15/ Cálculo Numérico/ Departameto de Matemática/Prof. Dirceu Melo LISTA DE EXERCÍCIOS INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL A aproximação de fuções por poliômios é uma das ideias mais atigas da aálise umérica,

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 65) ª FASE DE JULHO 016 GRUPO I 1. Sabe-se que: P ( A B ) 0, 6 P A B P A Logo, 0, + 0, P A B Como P P 0, 6 P A B 1 0,

Leia mais

FILAS PARALELAS COM SERVIDORES HETEROGÊNEOS E JOCKEYING PROBABILÍSTICO

FILAS PARALELAS COM SERVIDORES HETEROGÊNEOS E JOCKEYING PROBABILÍSTICO CAÍTULO FILAS ARALELAS COM SERVIDORES HETEROGÊNEOS E JOCKEYING ROBABILÍSTICO Nesse capítulo mostraremos a ovidade desse trabalho que é a obteção das equações de balaço de um sistema de filas paralelas

Leia mais

1 a Lista de PE Solução

1 a Lista de PE Solução Uiversidade de Brasília Departameto de Estatística 1 a Lista de PE Solução 1. a) Qualitativa omial. b) Quatitativa discreta. c) Quatitativa discreta. d) Quatitativa cotíua. e) Quatitativa cotíua. f) Qualitativa

Leia mais

( ) ( ) ( ) (19) O ELITE RESOLVE IME 2010 MATEMÁTICA - DISCURSIVAS. MATEMÁTICA QUESTÃO 01 Sejam os conjuntos P 1

( ) ( ) ( ) (19) O ELITE RESOLVE IME 2010 MATEMÁTICA - DISCURSIVAS. MATEMÁTICA QUESTÃO 01 Sejam os conjuntos P 1 (9) 5-0 wwwelitecampiascombr O ELITE RESOLVE IME 00 MATEMÁTICA - DISCURSIVAS MATEMÁTICA QUESTÃO 0 Sejam os cojutos P, P, S e ( P S) P e ( S S) ( P P) Demostre que ( S S ) ( P P ) S tais que ( ) P S P,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2/4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2/4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A º Ao Versão /4 Nome: Nº Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias Quado, para

Leia mais

Soluções dos Exercícios do Capítulo 6

Soluções dos Exercícios do Capítulo 6 Soluções dos Eercícios do Capítulo 6 1. O poliômio procurado P() a + b + c + d deve satisfazer a idetidade P(+1) P() +, ou seja, a(+1) + b(+1) + c(+1) + d a + b + c + d +, o que é equivalete a (a 1) +

Leia mais

(i) (1,5 val.) Represente na forma de um intervalo ou de uma união disjunta de intervalos cada um dos conjuntos seguintes:

(i) (1,5 val.) Represente na forma de um intervalo ou de uma união disjunta de intervalos cada um dos conjuntos seguintes: Istituto Superior Técico Departameto de Matemática o TESTE DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - Versão A MEAero o Sem. 0/3 0//0 Duração: h30m RESOLUÇÃO. 3,0 val. i,5 val. Represete a forma de um itervalo

Leia mais

11 Aplicações da Integral

11 Aplicações da Integral Aplicações da Itegral Ao itroduzirmos a Itegral Defiida vimos que ela pode ser usada para calcular áreas sob curvas. Veremos este capítulo que existem outras aplicações. Essas aplicações estedem-se aos

Leia mais

Considerações finais

Considerações finais Cosiderações fiais Bases Matemáticas Defiições prelimiares Defiição 1 Dizemos que y é uma cota superior para um cojuto X se, para todo x X é, verdade que y x. Exemplo 1 os úmeros 2, 3, π e quaisquer outros

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versões 1/3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versões 1/3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versões / Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

DFS Série Discreta de Fourier DFT Transformada Discreta de Fourier Convolução Circular

DFS Série Discreta de Fourier DFT Transformada Discreta de Fourier Convolução Circular Sistemas de Processameto Digital Egeharia de Sistemas e Iformática Ficha 4 /6 4.º Ao/.º Semestre DFS Série Discreta de Fourier DFT Trasformada Discreta de Fourier Covolução Circular Série Discreta de Fourier

Leia mais