SUPERPOSIÇÃO DE ONDAS E ONDAS ESTACIONÁRIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUPERPOSIÇÃO DE ONDAS E ONDAS ESTACIONÁRIAS"

Transcrição

1 Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo SUPERPOSIÇÃO DE ONDAS E ONDAS ESTACIONÁRIAS Superposição de Odas O pricípio de superposição é uma propriedade do movimeto odulatório. Este pricípio afirma que quado duas odas ou mais se superpõem, a oda resultate é a soma algébrica da sodas idividuais. Veja uma iteressate simulação o edereço a seguir: Superposição e Equação de Oda O pricípio de superposição é coseqüêcia de a equação de oda ser liear para pequeos deslocametos trasversais. Se y e y forem duas soluções diferetes da fução de oda, a combiação liear a seguir também será (álgebra liear): y 3 = C y + C y () ode Ce C são costates arbitrárias. Iterferêcia de Odas Harmôicas Seja y a fução de oda de uma oda harmôica que avaça para direita com amplitude y, a freqüêcia agular ω e o úmero de oda k : y = y se( kx ω () ode fizemos = y = em x =. Cosidere uma outra oda também avaçado para direita com a mesma freqüêcia, mesma amplitude, mesmo úmero de oda e apeas com uma difereça de fase δ (esta fase os diz que o istate t =, em x = a fução apresetava um deslocameto, ou seja, y tiha um valor diferete de zero)represetada pela fução de oda y : y = y se( kx ω t + δ ) (3) t os istate em que o deslocameto era ulo ( ) A Figura mostra as curvas, um certo istate, das duas fuções de oda. Fig. Deslocameto em fução da posição de duas odas harmôica com os mesmo parâmetros, porém, com uma difereça de fase. A oda resultate será: ( kx ω + y se( kx ω + δ ) y + y = y se t (4)

2 Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo Podemos simplificar a equação (4) utilizado a idetidade trigoométrica: seθ + seθ = cos ( θ θ ) se ( θ + θ ). Neste caso temos θ = kx ωt e θ = kx ωt + δ ( θ θ ) = kx ωt δ +, substituido a Equação (4) teremos: e, assim, ( θ θ ) = δ y + y = y cos δ se kx ωt + δ (5) ode foi usado que cos δ = cos δ. Note que a oda resultate tem a mesma freqüêcia, mesmo e mesmo úmero de oda das odas origiais. No etato apreseta uma fase diferete das odas origiais. A amplitude desta oda é da por: A = y cos δ. (6) Aalisado a Equação (6) se δ = (odas em fase) teremos A = y, ou seja, a amplitude será o dobros das odas origiais, chamamos isto de iterferêcia costrutiva. Se o δ = 8, teremos A =, ou seja, iterferêcia destrutiva. Veja dois iteressates applets os edereços eletrôicos a seguir: o.html (ótimo) Batimetos Deomia-se de batimeto a iterferêcia de duas odas de freqüêcias ligeiramete diferetes. Cosideremos duas odas sooras de freqüêcias agulares ω e ω, com a mesma amplitude de pressão. A variação de pressão que percebemos pela audição é da por: e p = p seω t (7a) p = p seω t (7b) A oda resultate será: p = p seω t + p seω t = p cos ( ω ω ) t se ( ω + ω )t (8) ( + ) ω Tomado ω ω med = para a freqüêcia agular média e ω = ω ω para a difereça de freqüêcias agulares, a fução resultate é:

3 Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo 3 ode fizemos p = p cos ωt seω medt = p cos π ft se πf medt (9) = ω ω f e f med π med =. π A Figura mostra o gráfico das variações de pressão, um poto fixo, em fução do tempo. Fig. Batimeto. a) duas odas de freqüêcias ligeiramete diferetes. b) resultate das duas odas em (a). Cosulte o edereço a seguir para ter acesso a uma simulação sobre este assuto.. ( ) f O som que ouvimos tem freqüêcia + f f med = e amplitude p cos π ft. A amplitude oscila com a freqüêcia f e como a itesidade do som é proporcioal ao quadrado da amplitude, ó ouvimos um som forte sempre a amplitude está um máximo ou um míimo. Esta freqüêcia de oscilação de máximo e míimo, que é o dobro de f, é a freqüêcia de batimetos: f bat = f () A freqüêcia de batimetos é a difereça etre freqüêcia de duas odas. Se dois geradores de siais emitirem um em 4 Hz e outro em 43 Hz, ouviremos um som pulsate com freqüêcia média de 4 Hz e um máximo de itesidade vezes por segudo (freqüêcia de batimetos). Difereça de Fase Devido à Difereça de Percurso A difereça de fase etre duas odas pode ser provocada pela difereça de percurso etre o poto de superposição e as fotes das odas. Se a difereça de percurso for de um comprimeto de oda, ou de um úmero iteiro de comprimetos de oda, a iterferêcia será costrutiva. Se a difereça for de meio comprimeto de oda ou de um úmero ímpar de meioscomprimetos de oda, o máximo de uma oda coicide com o míimo da outra, e a iterferêcia será destrutiva. Cosidere duas odas em fase geradas por duas fotes distitas em locai diferetes (por exemplo, dois alto-falates em lugares diferetes em uma sala):

4 Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo 4 p = p se A difereça de fase das duas fuções é dada por: Fazedo δ k = π teremos: λ p = p se ( kx ω ( kx ω ( kx ω ( kx = k( x x ) = k x = ω o ( 36 ) λ x x δ = π =. () λ λ e A equação () mostra que a difereça de faseδ depede do comprimeto de oda ( ) da difereça de percurso ( x). A Figura 3 mostra a cofiguração das odas de duas fotes putiformes, que oscilam em fase e estão separadas por uma pequea distacia. Fig. 3 Odas provocadas por duas fotes oscilado em fase próxima uma da outra. As restas tracejadas mostram os potos em que a difereça de percurso é múltiplo iteiro de λ. A Figura 4 mostra a variação da itesidade da oda resultate das duas fotes em fução da difereça de percurso. Fig. 4 Variação da itesidade em fução da difereça de percurso. I é a itesidade de cada fote isolada. Nos poto ode a iterferêcia é costritiva a itesidade é 4 vezes maior do que a itesidade de cada oda, pois a amplitude é o dobro e a itesidade é proporcioal ao

5 Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo 5 quadrado da amplitude. Nos poto de itesidade destrutiva a itesidade é ula. A itesidade média, represetada pela reta horizotal tracejada, é o dobro da itesidade das odas idividualmete. Fotes coeretes São fotes que estão em fase ou que apresetam uma difereça de fase costate. Fotes icoeretes São fotes que ão apresetam uma difereça de fase costate com o passar do tempo, ou seja, a difereça de fase varia aleatoriamete. Experiêcia de dupla feda A luz é resultado da irradiação idepedete de milhões de átomo, a difereça de fase etre as odas destas fotes flutua aleatoriamete. Em ótica se cosegue coerêcia pela divisão do feixe luz de uma fote em um ou mais de dois feixes que podem ser recombiados para se ter uma figura de iterferêcia. Esta experiêcia foi utilizada por Thomas Youg, em 8, para demostrar mostrar a atureza odulatória da luz. A itesidade da luz é máxima quado a difereça de percurso etre um poto do ateparo e as duas fedas é úmero iteiro de λ. Veja um applet o seguite edereço eletrôico: Odas Estacioárias Odas cofiadas o espaço, por exemplo, odas as cordas de um violão, podem origiar cofigurações estacioárias. Isto ocorre porque teremos odas se deslocado direções opostas. Estas odas se superpõem de acordo com pricípio de superposição. Existem certas freqüêcias para quais a superposição provoca uma oda estacioária. O edereço a seguir apreseta uma simulação sobre este tópico: Corda fixa as duas extremidades A Figura 5 mostra as cofigurações de odas estacioárias uma corda presa as duas extremidades. As freqüêcias resposáveis por estas cofigurações são as freqüêcias aturais de ressoâcia da corda. Cada freqüêcia está associada a um modo de vibração. O primeiro modo é deomiado de modo fudametal (ou primeiro harmôico), a freqüêcia (tem o dobro da primeira) de ressoâcia imediatamete seguite é o segudo harmôico e assim sucessivamete. Os potos de máximos são deomiados de vetre e os de míimo de ó. Aalisado a Figura 5 e fazedo uma associação com o comprimeto de oda de cada harmôico, o comprimeto da corda e o úmero de vetres, obtemos a seguite relação: λ L =, =,,3... () Este resultado é a codição de oda estacioária. Em termos de freqüêcia podemos escrever:

6 Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo 6 f v v v = = = = f λ L L =,,3... (3) Fig. 5 Odas estacioárias uma corda com as extremidades fixas. Veja um applet o lik: Corda fixa em uma extremidade A Figura 6 mostra as cofigurações de oda estacioária para uma corda presa em apeas uma de suas extremidade. Fig 6 Odas estacioárias uma corda presa em apeas uma pota De modo aálogo ao aterior, a codição de oda estacioária é dada por: λ L =, =,3, (4) As freqüêcias de ressoâcia são: v f = = f 4L =,3,5... (5)

7 Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo 7 Fuções de oda das odas estacioárias Prova das equações e 4 Uma oda estacioária é formada quado duas odas, viajado em setidos opostos, se superpõem satisfazedo as codições de ressoâcia. Sejam as seguites odas: y x, = yse( kx + w e y ( x, = y se( kx w. e ( d O somatório destas fuções é: y ( x, = y se( kx)cos( w. Esse resultado vem do fato que se(a) + se(b) = se((a + b)/). cos ((a - b)/), sedo a = kx + ωt e b = kx ωt. A equação acima descreve o comportameto de uma oda estacioária. Cosidere as seguites situações: ) Corda fixa em x = e x = L. y(, = y y( L, = y se( k.) cos( ω = ok se( k. L)cos( ω = kl = π L = λ, =,, 3,... ) Corda fixa apeas em x =. y(, = y y( L, = y se( k.) cos( ω = ok se( k. L)cos( ω = valor máximo se( kl) = ± L = 4 λ, =, 3, 5... Odas sooras estacioárias Uma oda soora pode ser descrita como uma oda de pressão ou oda de deslocameto. As codições de oda estacioária são as mesmas de uma corda. Na oda soora, as variações de pressão e de deslocameto estão 9 fora de fase. Assim, uma oda soora estacioária, os ós de pressão são os vetres de deslocameto e vice-versa. Por exemplo, a extremidade aberta de um tubo de órgão é um ó de pressão e um vetre de deslocameto; a extremidade fechada é um vetre pressão e um ó de deslocameto. Veja uma iteressate simulação o edereço abaixo:

8 Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo 8 3 Superposição de odas estacioárias Em geral, um sistema ão vibra um úico modo harmôico. O seu movimeto é o resultado da mistura de vários modos harmôicos possíveis. A fução de oda é uma combiação liear das fuções de odas harmôicas: y x, t = A se k x cos ω t + δ (8) ( ) ( ) A maior parte da eergia da oda está associada ao modo fudametal, mas pequeas frações de eergia são pertietes aos outros modos. 4 Aálise harmôica (aálise de Fourier) e sítese harmôica A Figura 7 mostra o gráfico das variações de pressão em fução do tempo para 3 istrumetos tocado uma mesma ota. A formas de oda são bastate diferetes. As otas têm a mesma altura (provoca a mesma sesação de som), porém difere por uma qualidade que é deomiada de timbre. A pricipal razão desta difereça de timbre, são os harmôicos que acompaham a fudametal emitida pelos istrumetos (os harmôicos presetes a forma de oda de cada istrumeto têm itesidades diferetes). As formas de odas podem ser estedidas os harmôicos que as costituem. Este método é deomiado de Aálise de Fourier (resultado dos trabalhos do matemático fracês J. Fourier). O iverso da aálise harmôica é a sítese harmôica, que trata da costrução de uma oda periódica pela superposição de compoetes harmôicos. A Figura 8 mostra os três primeiros harmôicos ímpares que levam à sítese de uma oda quadrada. Veja uma excelete simulação o edereço eletrôico a seguir: Fig. 7 Formas de oda da vibração (a) de um diapasão, (b) de uma clarieta e (c) de um oboé (Istrumeto musical de sopro, feito de madeira, de timbre semelhate ao do clariete, mas levemete asal). Fig. 8 (a) os três primeiros harmôicos ímpares de uma oda seoidal simples, usados para sitetizar uma oda quadrada. (b) A aproximação de uma oda quadrada resultate da soma dos três primeiros harmôicos ímpares mecioados em (a).

9 Notas de aula Física II Profs. Amauri e Ricardo 5 Pacotes de odas e dispersão É bom salietar que o modelo de oda harmôica cosidera a oda periódica o tempo, ou seja, se repete idefiidamete. Na realidade, ós ão temos este comportameto a atureza e sim a existêcia de pulsos odulatórios. Os pulsos odulatórios ão são periódicos, ou seja, eles têm pricípio e fim. Estes pulsos também podem ser represetados por um grupo de odas (deomiado de pacote de odas). No etato, a sítese de um pulso exige uma distribuição cotíua de freqüêcias, ao cotrário das odas harmôicas que podem ser represetadas por uma distribuição discreta de freqüêcias. Se a duração de um pulso for muito curta, t, o itervalo de freqüêcias, para descrevê-lo é muito grade. A relação etre estas duas gradezas é dada por: ω, ecessário ω t (9) A largura do pulso e o itervalo de úmero de oda estão relacioados por: k x () Meio ão-dispersivo O pacote de oda matêm sua forma à medida que avaça o meio, todos os compoetes do pacote se deslocam com a mesma velocidade. Neste caso, a velocidade das odas ão depede do comprimeto de oda em da freqüêcia. O ar é um exemplo deste meio para odas sooras. Meio dispersivo Existe depedêcia etre a velocidade de oda e a freqüêcia ou o comprimeto de oda. O pacote de oda muda de forma ao avaçar. Velocidade de grupo A velocidade com que avaça uma oda um meio dispersivo. Esta velocidade ão coicide com a velocidade de fase das compoetes harmôicas do pacote. Por exemplo, a velocidade de grupo das odas superficiais em águas profudas é a metade da velocidade de fase das odas harmôicas compoetes. Os sólidos e líquidos em geral são dispersivos para odas sooras. Um efeito mais comum de dispersão é o arco-íris, que se forma em virtude de a velocidade das odas lumiosas a água depederem da freqüêcia e do comprimeto de oda. Exercícios. Duas odas com freqüêcias, comprimetos de oda e amplitudes respectivamete iguais avaçam uma mesma direção. a) Se a difereça de fase etre elas for de π e se a amplitude de ambas for de 4, cm, qual a amplitude da oda resultate? b) Para que difereça de fase δ a amplitude resultate será igual a 4, cm?. Quado se faz soar um diapasão de 44 Hz (o lá da afiação de uma orquestra) e a corda lá de violão desafiado, percebem-se 3 batimetos por segudo. Depois de apertar um pouco a cravelha da corda, a freqüêcia dos batimetos aumeta para 6 por segudo. Qual a freqüêcia da ota da corda depois de apertada? 3. Duas fotes sooras oscilam em fase. Num poto a 5, m de uma e a 5,7 m da outra, a amplitude da pressão da oda de cada fote, separadamete, é p. Determiar a amplitude da oda resultate se a freqüêcia das odas sooras for de a). Hz, b). Hz e c) 5 Hz. (cosidere a velocidade do som como 34 m/s)

10 Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo 4. Uma corda está tesioada etre dois suportes fixos, separados pela distacia de,7 m, e a tesão é ajustada até que a freqüêcia fudametal da corda seja a da ota lá de afiação, 44 Hz. Qual a velocidade das odas trasversais da corda? 5. Uma corda com comprimeto de 3 m e,5 kg/m de desidade liear de massa está fixada em duas extremidades. Uma de suas freqüêcias de ressoâcia é de 5 Hz. A freqüêcia de ressoâcia imediatamete seguite a esta é 336 Hz. (a) A que harmôico correspode à freqüêcia de 5 Hz? c) Qual a freqüêcia fudametal? d) Qual a tesão a corda? Exercícios para casa Vide o livro 4 a edição (capítulo 6) De a 4, 6 e 7, 3 a 35, 37 a 43. 7/8/6 8:5:54

Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo 1 SUPERPOSIÇÃO DE ONDAS E ONDAS ESTACIONÁRIAS. e y2

Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo 1 SUPERPOSIÇÃO DE ONDAS E ONDAS ESTACIONÁRIAS. e y2 Notas de aula- Física II Profs. Amauri e Ricardo SUPERPOSIÇÃO DE ONDAS E ONDAS ESTACIONÁRIAS Superposição de Odas O pricípio de superposição é uma propriedade do movimeto odulatório. Este pricípio afirma

Leia mais

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física II Prof. Aloísio Elói

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física II Prof. Aloísio Elói CES Cetro de Esio Superior de C. Lafaiete Faculdade de Egeharia Elétrica Física II Prof. Aloísio Elói Superposição e Odas Estacioárias Resumo Serway & Jewett, capítulo 14. 1. Pricípío da superposição:

Leia mais

GABARITO DO GE5 ONDAS ESTACIONÁRIAS, BATIMENTOS E EFEITO DOPPLER

GABARITO DO GE5 ONDAS ESTACIONÁRIAS, BATIMENTOS E EFEITO DOPPLER GABARTO DO GE ONDAS ESTACONÁRAS, BATMENTOS E EFETO DOPPLER.9 Exercícios de Fixação G.E..9.1) Duas odas 1 e estão presetes em uma corda: y 1 (3 mm) se [(, rad/m)x - (1,7 rad/s)t] y (3 mm) se [(, rad/m)x

Leia mais

CORDAS E TUBOS SONOROS TEORIA

CORDAS E TUBOS SONOROS TEORIA CORDAS E TUBOS SONOROS TEORIA Já vimos a formação de odas estacioárias de maeira geral. Agora, vamos estudar este assuto de forma mais específica. Primeiramete, vamos os cocetrar em uma corda, que pode

Leia mais

Física B Semi-Extensivo V. 4

Física B Semi-Extensivo V. 4 Semi-Extesio V 4 Exercícios ) 9 Correta correta Como os dois estão emitido sos com a mesma altura, as freqüêcias emitidas pelo iolio e pela flauta são iguais 4 Correta 8 Correta 6 Correta correta Tato

Leia mais

Série Trigonométrica de Fourier

Série Trigonométrica de Fourier studo sobre a Série rigoométrica de Fourier Série rigoométrica de Fourier Uma fução periódica f( pode ser decomposta em um somatório de seos e seos eqüivaletes à fução dada f ( o ( ( se ( ) ode: o valor

Leia mais

INTERFERÊNCIA, ONDAS ESTACIONÁRIAS, ONDAS NÃO HARMÔNICAS

INTERFERÊNCIA, ONDAS ESTACIONÁRIAS, ONDAS NÃO HARMÔNICAS INTERFERÊNCIA, ONDAS ESTACIONÁRIAS, ONDAS NÃO HARMÔNICAS Aula 5 META Itroduzir aos aluos coceitos da iterferêcia das odas, odas estacioárias e odas ão harmôicas. Mostrar o papel que as odas estacioárias

Leia mais

>> cm f < Hz. Sólido: meio contínuo

>> cm f < Hz. Sólido: meio contínuo Capítulo IV. VIBRAÇÕES NOS SÓIDOS CRISTAINOS Alargameto do coceito de sólido: ovo modelo Átomos que vibram colectivamete quado excitados A vibração global pode ser represetada por uma ONDA que se propaga

Leia mais

Virgílio Mendonça da Costa e Silva

Virgílio Mendonça da Costa e Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA VIBRAÇÕES DOS SISTEMAS MECÂNICOS VIBRAÇÕES LIVRES COM AMORTECIMENTO DE SISTEMAS DE GL NOTAS DE AULAS Virgílio Medoça

Leia mais

Matemática A Extensivo V. 6

Matemática A Extensivo V. 6 Matemática A Etesivo V. 6 Eercícios 0) B Reescrevedo a equação: 88 00 8 0 8 8 0 6 0 0 A raiz do umerador é e do deomiador é zero. Fazedo um quadro de siais: + + + Q + + O que os dá como solução R 0

Leia mais

CONCEITOS DE VIBRAÇÃO

CONCEITOS DE VIBRAÇÃO CONCEITOS DE VIBRAÇÃO Paulo S. Varoto 55 3.1 - Itrodução O objetivo pricipal desta secção é o de apresetar coceitos básicos da teoria de vibrações bem como iterpretá-los sob o poto de vista dos esaios

Leia mais

DFS Série Discreta de Fourier DFT Transformada Discreta de Fourier Convolução Circular

DFS Série Discreta de Fourier DFT Transformada Discreta de Fourier Convolução Circular Sistemas de Processameto Digital Egeharia de Sistemas e Iformática Ficha 4 5/6 4º Ao/ º Semestre DFS Série Discreta de Fourier DFT Trasformada Discreta de Fourier Covolução Circular Para calcular a DFT,

Leia mais

GERAÇÃO E MEDIÇÃO DE ONDAS SONORAS ESTÁTICAS EM TUBO DE KUNDT.

GERAÇÃO E MEDIÇÃO DE ONDAS SONORAS ESTÁTICAS EM TUBO DE KUNDT. Acústica Comprimeto de oda e velocidade do som Velocidade do som o ar GERAÇÃO E MEDIÇÃO DE ONDAS SONORAS ESTÁTICAS EM TUBO DE KUNDT. Geração de odas sooras estáticas em tubo de Kudt com ambas etremidades

Leia mais

Resposta de Sistemas de 2 a Ordem à Excitação Periódica Não Harmônica

Resposta de Sistemas de 2 a Ordem à Excitação Periódica Não Harmônica Resposta de Sistemas de a Ordem à Excitação Periódica Não Harmôica 1 18 Resposta de Sistemas de a Ordem à Excitação Periódica Não Harmôica 1 INTRODUÇÃO Muitas vezes, a excitação é uma fução periódica,

Leia mais

Capítulo 39: Mais Ondas de Matéria

Capítulo 39: Mais Ondas de Matéria Capítulo 39: Mais Odas de Matéria Os elétros da superfície de uma lâmia de Cobre foram cofiados em um curral atômico - uma barreira de 7,3 âgstros de diâmetro, imposta por 48 átomos de Ferro. Os átomos

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna. Aula 25. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna. Aula 25. Professora: Mazé Bechara Istituto de Física USP Física Modera Aula 5 Professora: Mazé Bechara Aula 5 A equação de Schroediger para estados estacioários ligados. Aplicação o movimeto uidimesioal. 1. Aplicação : os auto estados

Leia mais

objetivo Exercícios Meta da aula Pré-requisitos

objetivo Exercícios Meta da aula Pré-requisitos Exercícios A U L A 6 Meta da aula Aplicar o formalismo quâtico estudado as Aulas a 5 deste módulo à resolução de um cojuto de exercícios. objetivo Esperamos que, após o térmio desta aula, você teha cosolidado

Leia mais

Processamento Digital de Sinais Lista de Exercícios Suplementares 3-1 quad. 2012

Processamento Digital de Sinais Lista de Exercícios Suplementares 3-1 quad. 2012 Processameto Digital de Siais - Lista de Exercícios Suplemetares 3- Marcio Eisecraft abril 01 Processameto Digital de Siais Lista de Exercícios Suplemetares 3-1 quad 01 1 (1041) [OPPENHEIM, p 603] Supoha

Leia mais

4. MEDIDAS DINÂMICAS CONCEITOS BÁSICOS

4. MEDIDAS DINÂMICAS CONCEITOS BÁSICOS 4. MEDIDAS DINÂMICAS CONCEITOS BÁSICOS Muitas vezes os experimetos requerem medidas de gradezas físicas que variam com o tempo. Para a correta medição destas gradezas, é ecessário cohecer as propriedades

Leia mais

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari MATEMÁTICA II Profa. Dra. Amada Liz Pacífico Mafrim Perticarrari amada@fcav.uesp.br O PROBLEMA DA ÁREA O PROBLEMA DA ÁREA Ecotre a área da região que está sob a curva y = f x de a até b. S = x, y a x b,

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 25. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 25. Professora: Mazé Bechara Istituto de Física USP Física V - Aula 5 Professora: Mazé Bechara Aula 5 Aida o átomo de H. A proposta de de Broglie de caráter dual das partículas materiais 1. Aida o átomo de hidrogêio, a procura do

Leia mais

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos:

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos: 48 DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL LEI DOS GRANDES NÚMEROS Pretede-se estudar o seguite problema: À medida que o úmero de repetições de uma experiêcia cresce, a frequêcia relativa

Leia mais

ONDAS APONTAMENTOS TEÓRICOS. Filipe Santos Moreira 2004/05

ONDAS APONTAMENTOS TEÓRICOS. Filipe Santos Moreira 2004/05 ONDAS AONTAMENTOS TEÓRICOS Filipe Satos Moreira 4/5 Odas (EE) Ídice ÍNDICE... ANÁLISE VECTORIAL... 5. Derivadas parciais... 5.. Derivada de uma fução... 5.. Derivadas parciais... 5..3 Derivadas de fuções

Leia mais

2 - PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO GERADOR DE CORRENTE CONTINUA

2 - PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO GERADOR DE CORRENTE CONTINUA 2 - PRICÍPIO D FUCIOAMTO DO GRADOR D CORRT COTIUA 2.1 - A FORÇA LTROMOTRIZ IDUZIDA O pricípio de fucioameto do gerador de correte cotíua tem por base a Lei de Faraday que estabelece que, se o fluxo magético

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 25. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 25. Professora: Mazé Bechara Istituto de Física USP Física V - Aula 5 Professora: Mazé Bechara Paulo Vazolii - cietista e compositor Aula 5 Aida o átomo de H. A proposta de de Broglie de caráter dual das partículas materiais 1. Aida

Leia mais

GABARITO AULA DE VÉSPERA USP/UNICAMP

GABARITO AULA DE VÉSPERA USP/UNICAMP GABARITO AULA DE VÉSPERA USP/UNICAMP João Paulo 1 4 5 6 7 8 9 10 C B C C C 11 1 1 14 15 16 17 18 19 0 C C C E B E E D A 1 4 5 6 7 8 9 0 E A C D D D C A C 1 4 5 6 7 8 9 40 C E B A A B E B B D COMENTÁRIOS

Leia mais

Gabarito: Resposta da questão 1: [D] Observando a figura, temos que: Do meio 3 para o 2, o raio se aproxima da normal, logo: n2 n 3.

Gabarito: Resposta da questão 1: [D] Observando a figura, temos que: Do meio 3 para o 2, o raio se aproxima da normal, logo: n2 n 3. Gabarito: Resposta da questão : [D] Observado a figura, temos que: Do meio 3 para o, o raio se aproxima da ormal, logo: 3. Do meio para o, o raio sofre reflexão total, logo:. Aplicado a lei de Sell do

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento Matemática Progressão Aritmética e Geométrica

Exercícios de Aprofundamento Matemática Progressão Aritmética e Geométrica Exercícios de Aprofudameto Matemática Progressão Aritmética e b. (Fuvest 05) Dadas as sequêcias a 4 4, b, c a a e d, b defiidas para valores iteiros positivos de, cosidere as seguites afirmações: I. a

Leia mais

Ótica geométrica. Descrição dos fenómenos óticos que ocorrem em sistemas com componentes de dimensões superiores aos comprimentos de onda da radiação

Ótica geométrica. Descrição dos fenómenos óticos que ocorrem em sistemas com componentes de dimensões superiores aos comprimentos de onda da radiação Ramos da Ótica Ótica Geométrica Ótica geométrica Descrição dos feómeos óticos que ocorrem em sistemas com compoetes de dimesões superiores aos comprimetos de oda da radiação Ótica Física Em sistemas com

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 20. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 20. Professora: Mazé Bechara Istituto de Física USP Física Modera I Aula 20 Professora: Mazé Bechara Satos FC tricampeão paulista Aula 20 A oda da partícula material e o pricípio de icerteza 1. Odas de de Broglie - aplicações: (a)

Leia mais

Dentro, a/2 < x < a/2: com: Ondas com a mesma amplitude nos 2 sentidos. Elas se combinam formando uma onda estacionária. Então podemos fazer A = B:

Dentro, a/2 < x < a/2: com: Ondas com a mesma amplitude nos 2 sentidos. Elas se combinam formando uma onda estacionária. Então podemos fazer A = B: Poços de potecial: E < V Detro a/ < < a/: ψ com: i i Ae + Be me p Odas com a mesma amplitude os setidos. Elas se combiam formado uma oda estacioária. Etão podemos fazer A B: ψ ψ i i + e B e Bʹ cos e Bʹ

Leia mais

ELECTROMAGNETISMO E ÓPTICA

ELECTROMAGNETISMO E ÓPTICA ELECTROMAGNETISMO E ÓPTICA NOTAS DE CURSO Prof. Resposável: Mário J. Piheiro Istituto Superior Técico 008 1 O electromagetismo estuda o efeito das cargas eléctricas em repouso ou em movimeto. Eistem dois

Leia mais

Eletromagnetismo II 1 o Semestre de 2007 Noturno - Prof. Alvaro Vannucci

Eletromagnetismo II 1 o Semestre de 2007 Noturno - Prof. Alvaro Vannucci Eletromagetismo 1 o Semestre de 7 Noturo - Prof. Alvaro Vaucci 1 a aula 7/fev/7 ivros-texto: eitz-milford Griffiths Vamos relembrar as 4 equações básicas do Eletromagetismo 1 a ) ei de Gauss: O Fluxo do

Leia mais

étodos uméricos MÉTODO DOS MOMENTOS - MOM Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos MÉTODO DOS MOMENTOS - MOM Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos MÉTODO DOS MOMETOS - MOM Prof. Erivelto Geraldo epomuceo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EGEHARIA ELÉTRICA UIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CETRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECOLÓGICA

Leia mais

ESCUTANDO O COEFICIENTE DE RESTITUIÇÃO E A ACELERAÇÃO

ESCUTANDO O COEFICIENTE DE RESTITUIÇÃO E A ACELERAÇÃO ESCUANDO O COEFICIENE DE RESIUIÇÃO E A ACELERAÇÃO GRAVIACIONAL DE UMA BOLA Carlos Eduardo Aguiar [carlos@if.ufrj.br] Fracisco Laudares [f_laudares@hotmail.com] Istituto de Física, Uiversidade Federal do

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 1o Ao 00 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I 1. Como a probabilidade do João acertar em cada tetativa é 0,, a probabilidade do João acertar as tetativas é 0, 0, 0, 0,

Leia mais

Ondas Eletromagnéticas.

Ondas Eletromagnéticas. Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir Odas Eletromagéticas. 33. Itrodução As odas eletromagéticas estão presetes o osso dia a dia. Por meio destas odas, iformações do mudo são recebidas

Leia mais

Radiação térmica Física Moderna 1 Aula 2 1

Radiação térmica Física Moderna 1 Aula 2 1 Radiação térmica Maxwell, 1873 odas eletromagéticas (teoria) Correte alterada produção de odas com comportameto aálogo ao da luz (reflexão, refração, difração, iterferêcia,...) Hertz, 1887 comprovação

Leia mais

2.2. Séries de potências

2.2. Séries de potências Capítulo 2 Séries de Potêcias 2.. Itrodução Série de potêcias é uma série ifiita de termos variáveis. Assim, a teoria desevolvida para séries ifiitas de termos costates pode ser estedida para a aálise

Leia mais

SOM: Onda Longitudinal

SOM: Onda Longitudinal Acústica Som: Oda mecâica (propaga-se em meios materiais); Oda Logitudial (Direção de propagação coicide com a direção de ibração); Oda Tridimesioal. SOM: Oda Logitudial PROPAGAÇ ÃO VIBRA ÇÃO QUALIDADES

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Questão 4. Questão 3. alternativa C. alternativa B. alternativa D. alternativa A n 2 n! O valor de log 2. c) n. b) 2n.

Questão 1. Questão 2. Questão 4. Questão 3. alternativa C. alternativa B. alternativa D. alternativa A n 2 n! O valor de log 2. c) n. b) 2n. Questão 4 6 O valor de log :! a). b). c). d) log. e) log. Para iteiro positivo, 4 6 = = ( ) ( ) ( 3) ( ) = = ( 3 ) =! Portato 4 6! log = log!! = = log =. Questão Num determiado local, o litro de combustível,

Leia mais

Cap. VI Histogramas e Curvas de Distribuição

Cap. VI Histogramas e Curvas de Distribuição TLF /11 Capítulo VI Histogramas e curvas de distribuição 6.1. Distribuições e histogramas. 6 6.. Distribuição limite 63 6.3. Sigificado da distribuição limite: frequêcia esperada e probabilidade de um

Leia mais

3 parâmetros: Y. transformada fasorial de y ( t) Y contém 2 / 3 das informações de y ( t)

3 parâmetros: Y. transformada fasorial de y ( t) Y contém 2 / 3 das informações de y ( t) trodução ao estudo de sistemas de potêcia Represetação fasorial Aplicada a circuitos assitoticamete estáveis, para o estudo do seu regime permaete seoidal. Corretes e tesões represetadas por úmeros complexos

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 22. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 22. Professora: Mazé Bechara Istituto de Física USP Física V - Aula Professora: Mazé Bechara Aula O Modelo Atômico de Bohr. Determiações das velocidades o movimeto de um elétro iteragido com o úcleo o modelo de Bohr.. Os estados atômicos

Leia mais

CÁLCULO I. Exibir o cálculo de algumas integrais utilizando a denição;

CÁLCULO I. Exibir o cálculo de algumas integrais utilizando a denição; CÁLCULO I Prof Edilso Neri Júior Prof Adré Almeida Aula o 9: A Itegral de Riema Objetivos da Aula Deir a itegral de Riema; Exibir o cálculo de algumas itegrais utilizado a deição; Apresetar fuções que

Leia mais

Exercícios de DSP: 1) Determine se os sinais abaixo são periódicos ou não e para cada sinal periódico, determine o período fundamental.

Exercícios de DSP: 1) Determine se os sinais abaixo são periódicos ou não e para cada sinal periódico, determine o período fundamental. Exercícios de DSP: 1) Determie se os siais abaixo são periódicos ou ão e para cada sial periódico, determie o período fudametal a x[ ] = cos( 0,15 π ) 1 18 b x [ ] = Re{ e } Im{ } jπ + e jπ c x[ ] = se(

Leia mais

binomial seria quase simétrica. Nestas condições será também melhor a aproximação pela distribuição normal.

binomial seria quase simétrica. Nestas condições será também melhor a aproximação pela distribuição normal. biomial seria quase simétrica. Nestas codições será também melhor a aproximação pela distribuição ormal. Na prática, quado e p > 7, a distribuição ormal com parâmetros: µ p 99 σ p ( p) costitui uma boa

Leia mais

Experimento 1 Estudo da Lei de Hooke

Experimento 1 Estudo da Lei de Hooke Experimeto 1 Estudo da Lei de Hooke 1.1 Objetivos Físicos Verificação experimetal da lei de Hooke para uma mola helicoidal: Medida experimetal do módulo de rigidez do material μ. 1. Objetivos Didáticos

Leia mais

b) Fabrico de peças cilíndricas Capítulo 5 - Distribuições conjuntas de probabilidades e complementos X - comprimento da peça Y - diâmetro da peça

b) Fabrico de peças cilíndricas Capítulo 5 - Distribuições conjuntas de probabilidades e complementos X - comprimento da peça Y - diâmetro da peça Capítulo 5 - Distribuições cojutas de probabilidades e complemetos 5.1 Duas variáveis aleatórias discretas. Distribuições cojutas, margiais e codicioais. Idepedêcia Em relação a uma mesma eperiêcia podem

Leia mais

Séries e aplicações15

Séries e aplicações15 Séries e aplicações5 Gil da Costa Marques Fudametos de Matemática I 5. Sequêcias 5. Séries 5. Séries especiais 5.4 Arquimedes e a quadratura da parábola 5.5 Sobre a Covergêcia de séries 5.6 Séries de Taylor

Leia mais

1. Definição e conceitos básicos de equações diferenciais

1. Definição e conceitos básicos de equações diferenciais Capítulo 7: Soluções Numéricas de Equações Difereciais Ordiárias. Itrodução Muitos feómeos as áreas das ciêcias, egearias, ecoomia, etc., são modelados por equações difereciais. Supoa-se que se quer determiar

Leia mais

Análise da Resposta Livre de Sistemas Dinâmicos de 2 a Ordem

Análise da Resposta Livre de Sistemas Dinâmicos de 2 a Ordem Aálise da Resposta Livre de Sistemas Diâmicos de Seguda Ordem 5 Aálise da Resposta Livre de Sistemas Diâmicos de a Ordem INTRODUÇÃO Estudaremos, agora, a resposta livre de sistemas diâmicos de a ordem

Leia mais

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari MATEMÁTICA II Profa. Dra. Amada Liz Pacífico Mafrim Perticarrari amada@fcav.uesp.br Ecotre a área da região que está sob a curva y = f x de a até b. S = x, y a x b, 0 y f x Isso sigifica que S, ilustrada

Leia mais

Fundamentos de Análise Matemática Profª Ana Paula. Números reais

Fundamentos de Análise Matemática Profª Ana Paula. Números reais Fudametos de Aálise Matemática Profª Aa Paula Números reais 1,, 3, cojuto dos úmeros aturais 0,1,,3, cojuto dos úmeros iteiros p q /p e q cojuto dos úmeros racioais a, a 0 a 1 a a, a e a i 0, 1,, 3, 4,

Leia mais

11 Aplicações da Integral

11 Aplicações da Integral Aplicações da Itegral Ao itroduzirmos a Itegral Defiida vimos que ela pode ser usada para calcular áreas sob curvas. Veremos este capítulo que existem outras aplicações. Essas aplicações estedem-se aos

Leia mais

APROXIMAÇÕES AO FILTRO IDEAL

APROXIMAÇÕES AO FILTRO IDEAL APROXIMAÇÕE AO FILTRO IDEAL INTRODUÇÃO No capítulo estudaram-se vários tipos de fuções de trasferêcia de primeira e de seguda ordem, que são ecessárias para realizar qualquer fução de trasferêcia Neste

Leia mais

Séries de Fourier. As séries de Fourier são séries cujos termos são funções sinusoidais.

Séries de Fourier. As séries de Fourier são séries cujos termos são funções sinusoidais. Séries de Fourier As séries de Fourier são séries cujos termos são fuções siusoidais. Importâcia prática: uma fução periódica (em codições bastate gerais) pode ser represetada por uma série de Fourier;

Leia mais

Capítulo 5. CASO 5: EQUAÇÃO DE POISSON 5.1 MODELO MATEMÁTICO E SOLUÇÃO ANALÍTICA

Capítulo 5. CASO 5: EQUAÇÃO DE POISSON 5.1 MODELO MATEMÁTICO E SOLUÇÃO ANALÍTICA Capítulo 5. CASO 5: EQUAÇÃO DE POISSON No presete capítulo, é abordado um problema difusivo uidimesioal com absorção de calor (Icropera e DeWitt, 199, o que resulta uma equação de Poisso, que é uma equação

Leia mais

Sinais de Tempo Discreto

Sinais de Tempo Discreto Siais de Tempo Discreto Siais defiidos em istates discretos do tempo t 0, t 1, t 2,..., t,... são siais de tempo-discreto, deotados pelos símbolos f(t ), x(t ), y(t )... (sedo um iteiro). x(t )... t 1

Leia mais

Termodinâmica e Estrutura da Matéria. 19/Fev/2016 Aula 1

Termodinâmica e Estrutura da Matéria. 19/Fev/2016 Aula 1 Termodiâmica e Estrutura da Matéria 19/Fev/016 Aula 1 Temperatura e a Lei Zero da Termodiâmica Sistema Termodiâmico Termómetros e Escalas de Temperatura Descrição macroscópica dos gases ideais Equação

Leia mais

Eletrônica 1. Aula 04 (Introdução ao transistor) CIN-UPPE

Eletrônica 1. Aula 04 (Introdução ao transistor) CIN-UPPE Eletrôica 1 Aula 04 (Itrodução ao trasistor) CIN-UPPE Trasistor O trasistor é um dispositivo semicodutor que tem como fução pricipal amplificar um sial elétrico, pricipalmete pequeos siais, tais como:

Leia mais

Estudando complexidade de algoritmos

Estudando complexidade de algoritmos Estudado complexidade de algoritmos Dailo de Oliveira Domigos wwwdadomicombr Notas de aula de Estrutura de Dados e Aálise de Algoritmos (Professor Adré Bala, mestrado UFABC) Durate os estudos de complexidade

Leia mais

CORRELAÇÃO Aqui me tens de regresso

CORRELAÇÃO Aqui me tens de regresso CORRELAÇÃO Aqui me tes de regresso O assuto Correlação fez parte, acompahado de Regressão, do programa de Auditor Fiscal, até 998, desaparecedo a partir do cocurso do ao 000 para agora retorar soziho.

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DA UNIFESP VESTIBULAR 2011 RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia.

PROVA DE MATEMÁTICA DA UNIFESP VESTIBULAR 2011 RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia. PROVA DE MATEMÁTICA DA UNIFESP VESTIBULAR 0 Profa Maria Atôia Gouveia 6 A figura represeta um cabo de aço preso as etremidades de duas hastes de mesma altura h em relação a uma plataforma horizotal A represetação

Leia mais

Capítulo II - Sucessões e Séries de Números Reais

Capítulo II - Sucessões e Séries de Números Reais Capítulo II - Sucessões e Séries de Números Reais 2 Séries de úmeros reais Sabemos bem o que sigifica u 1 + u 2 + + u p = p =1 e cohecemos as propriedades desta operação - comutatividade, associatividade,

Leia mais

Capítulo VII: Soluções Numéricas de Equações Diferenciais Ordinárias

Capítulo VII: Soluções Numéricas de Equações Diferenciais Ordinárias Capítulo VII: Soluções Numéricas de Equações Difereciais Ordiárias 0. Itrodução Muitos feómeos as áreas das ciêcias egearias ecoomia etc. são modelados por equações difereciais. Supoa-se que se quer determiar

Leia mais

A letra x representa números reais, portanto

A letra x representa números reais, portanto Aula 0 FUNÇÕES UFPA, 8 de março de 05 No ial desta aula, você seja capaz de: Saber dizer o domíio e a imagem das uções esseciais particularmete esta aula as uções potêcias; Fazer o esboço de gráico da

Leia mais

DERIVADAS DE FUNÇÕES11

DERIVADAS DE FUNÇÕES11 DERIVADAS DE FUNÇÕES11 Gil da Costa Marques Fudametos de Matemática I 11.1 O cálculo diferecial 11. Difereças 11.3 Taxa de variação média 11.4 Taxa de variação istatâea e potual 11.5 Primeiros exemplos

Leia mais

5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO

5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO 5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO 5.1 INTRODUÇÃO Um sistema é defiido como todo o cojuto de compoetes itercoectados, previamete determiados, de forma a realizar um cojuto

Leia mais

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM 6 AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM Quado se pretede estudar uma determiada população, aalisam-se certas características ou variáveis dessa população. Essas variáveis poderão ser discretas

Leia mais

FÍSICA MODERNA I AULA 14

FÍSICA MODERNA I AULA 14 Uiversidade de São Paulo Istituto de Física FÍSICA MODERNA I AULA 14 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto Pelletro sala 114 rizzutto@if.usp.br 1o. Semestre de 014 Moitor: Gabriel M. de Souza Satos Págia do

Leia mais

GRUPO I Duração: 50 minutos

GRUPO I Duração: 50 minutos Matemática A. o ao TESTE DE AVALIAÇÃO GLOBAL MATEMÁTICA A.º ANO O teste é costituído por dois grupos (I e II). Utiliza apeas caeta ou esferográfica de tita azul ou preta. Só é permitido o uso de calculadora

Leia mais

==Enunciado== 2. (a) Mostre que se h(t) é uma função seccionalmente contínua e periódica, de período T, que admite transformada de Laplace, então

==Enunciado== 2. (a) Mostre que se h(t) é uma função seccionalmente contínua e periódica, de período T, que admite transformada de Laplace, então Departameto de Matemática - Escola Superior de ecologia - Istituto Politécico de Viseu Complemetos de Aálise Matemática Egeharia de Sistemas e Iformática Euciado e Resolução da a. Frequêcia de 5/6 Duração:

Leia mais

Séries e Equações Diferenciais Lista 02 Séries Numéricas

Séries e Equações Diferenciais Lista 02 Séries Numéricas Séries e Equações Difereciais Lista 02 Séries Numéricas Professor: Daiel Herique Silva Defiições Iiciais ) Defia com suas palavras o coceito de série umérica, e explicite difereças etre sequêcia e série.

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ao Versão 4 Nome: N.º Turma: Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações ecessárias. Quado, para

Leia mais

Matemática. B) Determine a equação da reta que contém a diagonal BD. C) Encontre as coordenadas do ponto de interseção das diagonais AC e BD.

Matemática. B) Determine a equação da reta que contém a diagonal BD. C) Encontre as coordenadas do ponto de interseção das diagonais AC e BD. Matemática 0. Um losago do plao cartesiao oxy tem vértices A(0,0), B(,0), C(,) e D(,). A) Determie a equação da reta que cotém a diagoal AC. B) Determie a equação da reta que cotém a diagoal BD. C) Ecotre

Leia mais

S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S. Prof. Benito Frazão Pires. Uma sequência é uma lista ordenada de números

S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S. Prof. Benito Frazão Pires. Uma sequência é uma lista ordenada de números S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S Prof. Beito Frazão Pires Uma sequêcia é uma lista ordeada de úmeros a, a 2,..., a,... ) deomiados termos da sequêcia: a é o primeiro termo, a 2 é o segudo termo e assim

Leia mais

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS rof Me Arto Barboi SUMÁRIO INTRODUÇÃO EQUAÇÃO DIFERENCIAL ORDINÁRIA (EDO) Ordem de uma Equação Diferecial Ordiária Grau de uma Equação Diferecial Ordiária Solução geral e particular

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na fgv

CPV O cursinho que mais aprova na fgv CPV O cursiho que mais aprova a fgv FGV ecoomia a Fase 0/dezembro/0 MATEMÁTICA 0. Chamaremos de S() a soma dos algarismos do úmero iteiro positivo, e de P() o produto dos algarismos de. Por exemplo, se

Leia mais

ANÁLISE DE ONDAS ESTÁTICAS SOBRE UMA MOLA ESPIRAL TENSIONADA E UMA CORDA TENSIONADA.

ANÁLISE DE ONDAS ESTÁTICAS SOBRE UMA MOLA ESPIRAL TENSIONADA E UMA CORDA TENSIONADA. Meâia Osilações e odas Odas meâias ANÁLISE DE ONDAS ESTÁTICAS SOBRE UMA MOLA ESPIRAL TENSIONADA E UMA CORDA TENSIONADA. Geração de odas logitudiais estátias em uma mola espiral e de odas trasversais estátias

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 65) ª FASE DE JULHO 016 GRUPO I 1. Sabe-se que: P ( A B ) 0, 6 P A B P A Logo, 0, + 0, P A B Como P P 0, 6 P A B 1 0,

Leia mais

Séries de Fourier. As séries de Fourier são séries cujos termos são funções sinusoidais.

Séries de Fourier. As séries de Fourier são séries cujos termos são funções sinusoidais. Séries de Fourier As séries de Fourier são séries cujos termos são fuções siusoidais. Importâcia prática: uma fução periódica (em codições bastate gerais) pode ser represetada por uma série de Fourier;

Leia mais

3.4.2 Cálculo da moda para dados tabulados. 3.4 Moda Cálculo da moda para uma lista Cálculo da moda para distribuição de freqüências

3.4.2 Cálculo da moda para dados tabulados. 3.4 Moda Cálculo da moda para uma lista Cálculo da moda para distribuição de freqüências 14 Calcular a mediaa do cojuto descrito pela distribuição de freqüêcias a seguir. 8,0 10,0 10 Sabedo-se que é a somatória das, e, portato, = 15+25+16+34+10 = 100, pode-se determiar a posição cetral /2

Leia mais

Sequências Reais e Seus Limites

Sequências Reais e Seus Limites Sequêcias Reais e Seus Limites Sumário. Itrodução....................... 2.2 Sequêcias de Números Reais............ 3.3 Exercícios........................ 8.4 Limites de Sequêcias de Números Reais......

Leia mais

Superposição de ondas

Superposição de ondas Superposição de ondas A superposição de ondas resulta numa onda que corresponde à soma algébrica das ondas sobrepostas A superposição de ondas não afeta de nenhum modo a progressão de cada uma y 10 8 6

Leia mais

Microssistemas de RF

Microssistemas de RF Microssistemas de RF João Paulo Carmo, PhD Ivestigador Pricipal Uiversidade do Miho Departameto de Electróica Idustrial Cetro MicroElectroMechaical Systems (CMEMS) de I&D jcarmo@dei.umiho.pt http://lattes.cpq.br/55899691405458

Leia mais

QUESTÕES OBJETIVAS., definida por f ( x) b,

QUESTÕES OBJETIVAS., definida por f ( x) b, 9) Cosidere uma fução f : uma progressão: a) aritmética decrescete. b) geométrica decrescete. c) aritmética crescete. d) geométrica crescete. e) costate. QUESTÕES OBJETIVAS x, defiida por f ( x) b, com

Leia mais

1.1. Ordem e Precedência dos Cálculos 1) = Capítulo 1

1.1. Ordem e Precedência dos Cálculos 1) = Capítulo 1 Capítulo. Aritmética e Expressões Algébricas O estudo de cálculo exige muito mais que o cohecimeto de limite, derivada e itegral. Para que o apredizado seja satisfatório o domíio de tópicos de aritmética

Leia mais

TRABALHO1 MEDIÇÕES, ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E ERROS.

TRABALHO1 MEDIÇÕES, ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E ERROS. TRABALHO1 MEDIÇÕES, ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E ERROS. 1.1 Objectivos Medir gradezas físicas, utilizado os istrumetos adequados. Apresetar correctamete os resultados das medições, ao ível da utilização

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema III Sucessões Reais. TPC nº 10 (entregar no dia 6 de Maio de 2011) 1ª Parte

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema III Sucessões Reais. TPC nº 10 (entregar no dia 6 de Maio de 2011) 1ª Parte Escola Secudária com º ciclo D. Diis º Ao de Matemática A Tema III Sucessões Reais TPC º 0 (etregar o dia 6 de Maio de 0) ª Parte As cico questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas

Leia mais

Séquências e Séries Infinitas de Termos Constantes

Séquências e Séries Infinitas de Termos Constantes Capítulo Séquêcias e Séries Ifiitas de Termos Costates.. Itrodução Neste capítulo estamos iteressados em aalisar as séries ifiitas de termos costates. Etretato, para eteder as séries ifiitas devemos ates

Leia mais

Aula-10 Mais Ondas de Matéria II

Aula-10 Mais Ondas de Matéria II http://www.bugma3.com/physics/ Aula-0 Mais Odas de Matéria II Física Geral F-48 Partícula em uma Caixa ( poço ) Vamos resolver a equação de Schrödiger para uma partícula cofiada a uma caixa de paredes

Leia mais

A finalidade de uma equação de regressão seria estimar valores de uma variável, com base em valores conhecidos da outra.

A finalidade de uma equação de regressão seria estimar valores de uma variável, com base em valores conhecidos da outra. Jaete Pereira Amador Itrodução A aálise de regressão tem por objetivo descrever através de um modelo matemático, a relação existete etre duas variáveis, a partir de observações dessas viráveis. A aálise

Leia mais

Bases e dimensão. Roberto Imbuzeiro Oliveira. 22 de Março de 2012

Bases e dimensão. Roberto Imbuzeiro Oliveira. 22 de Março de 2012 Bases e dimesão Roberto Imbuzeiro Oliveira 22 de Março de 2012 1 Defiições básicas Nestas otas X é espaço vetorial com mais de um elemeto sobre o corpo F {R, C}. Uma base (ão ecessariamete LI) de X é um

Leia mais

... Newton e Leibniz criaram, cada qual em seu país e quase ao mesmo tempo, as bases do cálculo diferencial.

... Newton e Leibniz criaram, cada qual em seu país e quase ao mesmo tempo, as bases do cálculo diferencial. DERIVADAS INTRODUÇÃO O Cálculo Diferecial e Itegral, criado por Leibiz e Newto o século XVII, torou-se logo de iício um istrumeto precioso e imprescidível para a solução de vários problemas relativos à

Leia mais

Mecânica dos Sólidos II

Mecânica dos Sólidos II Curso de Egeharia Civil Uiversidade Estadual de Marigá Cetro de Tecologia Departameto de Egeharia Civil Mecâica dos Sólidos II Bibliografia: Beer, F. P.; Johsto, Jr. E. R.; DEWolf, J. T. Resistêcia dos

Leia mais

Processamento Digital de Sinais Lista de Exercícios Suplementares 2-1 semestre 2012

Processamento Digital de Sinais Lista de Exercícios Suplementares 2-1 semestre 2012 Processameto Digital de Siais Lista de Exercícios Suplemetares - semestre 0 (07 (PROAKIS; MANOLAKIS, 996, p 370 Calcule a trasformada de Fourier de tempo discreto dos seguites siais: (a x u u 6 (b x u

Leia mais

propriedade _ elástica _ do _ meio propriedade _ inercial

propriedade _ elástica _ do _ meio propriedade _ inercial Cap 17 (8 a edição) Odas Sooras II Odas ecâicas: ecessita de u eio de propagação. Elas pode ser trasersais e logitudiais. Oda soora: Logitudial (so, soar, radar) Neste capítulo: odas se propaga o ar e

Leia mais