Ondas Eletromagnéticas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ondas Eletromagnéticas."

Transcrição

1 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir Odas Eletromagéticas. 33. Itrodução As odas eletromagéticas estão presetes o osso dia a dia. Por meio destas odas, iformações do mudo são recebidas (tv, Iteret, telefoia, rádio, etc). Tais odas também estão presetes a luz, microodas e demais radiações eletromagéticas. 33. O Arco-Íris de Maxwell. James Clerk Maxwell mostrou que um raio lumioso é uma oda progressiva de campos elétricos e magéticos e que a óptica, o estudo da luz visível, é um ramo do eletromagetismo. Depois de Maxwell, Heirich Hertz descobriu as odas de rádio e verificou que se propagavam com a mesma velocidade da luz. Hoje cohecemos um largo espectro de odas, o arco-íris de Maxwell. A figura ao lado mostra a sesibilidade relativa do olho humao a odas eletromagéticas de diferetes comprimetos de oda (luz visível).

2 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir 33.3 Descrição Qualitativa de uma Oda Eletromagética. Uma oda eletromagética é formada pela iteração de dois campos, um elétrico ( E ) e outro magético ( B ), que são perpediculares etre si. O produto vetorial E B apota o setido de propagação da oda e os campos variam seoidalmete, o que permite escrevê-los a forma: E = Emse( kx ωt) e B = Bmse( kx ωt) Além da equação do capítulo 6, que mostra o cálculo da velocidade da luz, c = = m / s µ ε, ou seja, aproximadamete 3x 8 m/s. Ela pode ser calculada também pela razões: E m E = c B e = c B m Os ites 33.4; 33.5; 33.6 serão vistos em detalhes em física3.

3 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir Polarização. A figura ao lado mostra uma oda eletromagética com campo elétrico oscilado paralelamete ao eixo vertical (y). O plao que cotém o vetor E é chamado de plao de polarização da oda. Uma luz ão-polarizada, mostrada a figura abaixo é formada por odas com o campo elétrico em diferetes direções (a), que pode também ser represetada a forma da figura (b). É possível trasformar a luz ão-polarizada em polarizada fazedo-a passar por um filtro polarizador, como mostra figura ao lado.

4 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir 4 As compoetes do campo elétrico paralelas à direção de polarização são trasmitidas por um filtro polarizador; as compoetes perpediculares são absorvidas. Itesidade da Luz Polarizada Trasmitida. Cosiderado uma luz ão-polarizada cujas oscilações de E podem ser separadas em compoetes y e z. Quado as compoetes z são absorvidas, metade da itesidade I da oda origial é perdida. A itesidade I da luz que emerge do filtro é, portato: I = I Esta é a chamada regra da metade, válida somete se a luz que icide o filtro polarizador for ão-polarizada. Se a luz que icide o polarizador já é polarizada, como o caso da figura ao lado, o campo E pode ser separado em duas compoetes, em relação a direção de polarização do filtro. No caso da figura, E y (trasmitida) e E (absorvida). A compoete z paralela trasmitida pode ser calculada por: E y = E cos No caso que estamos aalisado, a itesidade I da oda emergete é proporcioal a E y e a itesidade I é proporcioal a E. I = I cos Válida se a luz que icide o polarizador já for polarizada.

5 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir 5 Exercício: A figura ao lado, desehada em perspectiva, mostra um cojuto de três filtros polarizadores sobre o qual icide um feixe de luz iicialmete ãopolarizada. A direção de polarização do primeiro filtro é paralela ao eixo y, a do segudo faz um âgulo de 6 com a primeira o setido atihorário e a do terceiro é paralela ao eixo x. Que fração da itesidade iicial I da luz sai do cojuto e em que direção esta luz está polarizada? Resp.,94 ou 9,4% 33.8 Reflexão e Refração. Embora as odas lumiosas se espalhem ao se afastarem da fote, a hipótese de que a luz se propague em liha reta, costitui uma boa aproximação. O estudo das propriedades das odas lumiosas usado esta aproximação é chamado de óptica geométrica. Quado um raio lumioso passa de um meio para o outro, parte dele é refletido e parte é trasmitido (refratado) o outro meio. Na ' figura,, e são os âgulos de icidêcia, reflexão e refração respectivamete.

6 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir 6 Resultados experimetais mostram que a reflexão e refração obedecem as seguites leis: Lei da Reflexão: O raio refletido está o plao de icidêcia e tem um âgulo de reflexão igual ao âgulo de icidêcia. = ' Lei da Refração: O raio refratado está o plao de icidêcia e tem um âgulo de refração que está relacioado ao âgulo através da equação: se = se LEI DE SNELL-DESCARTES Ode e são os ídices de refração dos meios e. Se =, =. Neste caso, a refração ão desvia o raio lumioso que cotiua a sua trajetória retilíea (a). Se >, <. Neste caso, a refração faz o raio lumioso se aproximar da ormal (b). Se <, >. Neste caso, a refração faz o raio lumioso se afastar da ormal (c).

7 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir 7 Exercício: Na figura abaixo (a), um feixe de luz moocromática é refletido e refratado o poto A da iterface etre a substâcia, cujo ídice de refração é =, 33, e a substâcia, cujo ídice de refração é =, 77. O feixe icidete faz um âgulo de 5 com a iterface. Qual é o âgulo de reflexão o poto A? Qual é o âgulo de refração? A luz que peetrou a substâcia o poto A chega ao poto B da iterface etre a substâcia e a substâcia 3, que é o ar, como mostra a figura (b). As duas iterfaces são paralelas e o poto B, parte da luz é refletida e parte é refratada. Qual é o âgulo de reflexão? Qual o âgulo de refração? Resp. = ; = 8,88 ' = 8,88 ; = 58, ; 33.9 Reflexão Itera Total. Na figura ao lado, raios lumiosos são emitidos por uma fote potual o fudo de uma piscia. Na medida em que o âgulo de icidêcia aumeta, o

8 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir 8 raio se afasta da ormal, até que saia rasate a superfície da água. Nesta situação, dizemos que o âgulo de icidêcia é o âgulo crítico, ou âgulo limite, a qual o âgulo refratado faz um âgulo de 9 o com a ormal. A partir do âgulo crítico ão ocorre mais refração, apeas reflexão itera total. Para determiarmos o valor de se = c o se c = se c, usamos a lei de Sell: se 9 se c = c = se ode e são os ídices de refração da água e do ar respectivamete. Exercício: A figura mostra um prisma triagular de vidro imerso o ar. Um raio lumioso peetra o prisma perpedicularmete a uma das faces e é totalmete refletido a iterface vidro-ar. Se = 45, o que se pode dizer a respeito do ídice de refração do vidro? >,4

9 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir Polarização por Reflexão. A figura ao lado mostra um raio de luz ão-polarizada icidido em uma superfície de vidro. Para um certo âgulo de icidêcia, cohecido como âgulo de Brewster( B ) a luz refletida possui apeas a compoete perpedicular,ou seja, é totalmete polarizada. A luz refratada possui as duas compoetes, paralela e perpedicular. A Lei de Brewster Observa-se experimetalmete que o âgulo de Brewster é aquele para o qual os raios refletido e refratado são perpediculares. Na figura, teremos que: B + r = 9 Usado a Lei de Sell para a figura acima, teremos: o que os leva a: seb = ser o seb = se( 9 B) = = ta B ÂNGULO DE BREWSTER cos B Se os raios icidete e refletido se propagam o ar, podemos fazer = e =, que simplifica a equação acima em: = ta B LEI DE BREWSTER

10 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir Exercícios: 3) Na figura ao lado, um feixe de luz ãopolarizada, com uma itesidade de 43W/m, atravessa um sistema composto por dois filtros polarizadores cujas direções fazem âgulos = 7 e = 9 com o eixo y. Qual a itesidade da luz trasmitida pelo sistema? 33) Na figura ao lado, um feixe de luz ãopolarizada atravessa três filtros polarizadores cujas direções de polarização fazem âgulos = 4, = e 3 = 4 com a direção do eixo y. Que percetagem da itesidade iicial da luz é trasmitida pelo cojuto? (preste ateção aos âgulos). 36) Um feixe de luz ão-polarizada atravessa um cojuto de filtros polarizadores. Os âgulos e das direções de polarização dos filtros são medidos o setido ati-horários, o setido positivo do eixo y (ão estão desehados em escala a figura). O âgulo é fixo mas o âgulo pode ser ajustado. A figura mostra a itesidade da luz que atravessa o sistema em fução de. (A escala do eixo de itesidade ão é cohecida). Que porcetagem da itesidade iicial da luz é trasmitida pelo cojuto para = 9?

11 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir 4) Um feixe de luz ão-polarizada atravessa um cojuto de três filtros polarizadores. Os âgulos, e 3 (ão mostrados o deseho) das direções de polarização são medidos o setido ati-horário, o setido positivo do eixo y. Os âgulos e 3 são fixos, mas o âgulo pode ser ajustado. O figura mostra a itesidade da Luz que atravessa o cojuto em fução de. (A escala do eixo de itesidades ão é cohecida). Que percetagem da itesidade iicial da luz é trasmitida pelo cojuto para = 9? 45) Um raio de luz que se propaga iicialmete o vácuo icide a superfície de uma placa de vidro. No vácuo, o raio faz um âgulo de 3, com a ormal à superfície, equato o vidro faz um âgulo de, com a ormal. Qual é o ídice de refração do vidro? 47) Quado o taque retagular de metal da figura ao lado está cheio até a borda de um líquido descohecido, um observador O, com os olhos ao ível do alto do taque, pode ver o vértice E. A figura mostra um raio que se refrata a superfície do líquido e toma a direção do observador. Determie o ídice de refração do líquido. 48) Na figura, uma estaca vertical com,m de comprimeto se projeta do fudo de uma piscia até um poto 5,cm acima da água. O Sol estã 55, o acima do horizote. Qual é o comprimeto da sobra da estaca o fudo da piscia?

12 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir 5) Na figura ao lado, a luz icide, fazedo um âgulo = 4, com a ormal, a iterface etre dois materiais trasparetes. Parte da luz atravessa as outras três camadas trasparetes e parte é refletida para cima e escapa para o ar. Determie os valores (a) de 5 e (b) 4. 54) O ídice de refração do bezeo é,8. Qual o âgulo crítico para um raio lumioso que se propaga o bezeo em direção a uma iterface plaa do bezeo com o ar 55) Uma fote lumiosa potual está a 8cm abaixo da superfície de uma piscia. Calcule o diâmetro do círculo a superfície através do qual a luz emerge da água. 56) No diagrama de raios da figura ao lado, ode os âgulos ão estão em escala, o raio icide com o âgulo crítico a iterface etre os materiais e 3. O âgulo φ = 6 e os dois ídices de refração são =, 7 e =,6. Determie (a) o ídice de refração 3 e (b) o valor do âgulo. (c) Se o valor de aumetar, a luz coseguirá peetrar o meio 3? 59) A figura mostra uma fibra óptica simplificada: Um úcleo de plástico ( =, 58) evolvido por um revestimeto de plástico com um ídice de refração meor ( =, 53 ). Um raio lumioso icide em uma das extremidades da fibra com um âgulo. O raio deve sofrer reflexão itera total o poto A, ode atige a iterface úcleo-revestimeto (isto é ecessário para que ão haja perda

13 Cap 33: Óptica Odas Eletromagéticas - Prof. Wladimir 3 de luz cada vez que o raio icide a iterface). Qual é o maio valor de para o qual é possível que haja reflexão itera total o poto A? 6) Na figura, um raio lumioso icide perpedicularmete à face ab de um prisma de vidro =, ). Determie o maior valor ( 5 possível do âgulo φ para que o raio seja totalmete refletido a face ac do prisma se este estiver imerso (a) o ar; (b) a água. 64) (a) Para que âgulo de icidêcia a luz refletida a água é totalmete polarizada? (b) Este âgulo depede do comprimeto de oda da luz? 65) Um raio de luz que está se propagado a água ( a =, 33) icide uma placa de vidro ( v =, 53 ). Para que âgulo de icidêcia a luz refletida é totalmete polarizada? 66) Na figura, um raio lumioso que estava se propagado iicialmete o ar icide em um material com um ídice de refração =, 5. Abaixo do material está o material 3, com ídice de refração 3. O raio icide a iterface ar-material com o âgulo de Brewster para esta iterface e icide a iterface material - material 3 com o âgulo de Brewster para esta iterface. Qual é o valor de 3?

Aula 2 Óptica geométrica (reflexão e refração) F-428: Física Geral IV

Aula 2 Óptica geométrica (reflexão e refração) F-428: Física Geral IV Aula Óptica geométrica (reflexão e refração) F-48: Física Geral IV Odas eletromagéticas plaas o vácuo E(r,t) E 0 se (k. r - t) O vetor de propagação k defiirá a direção e setido do raio associado a óptica

Leia mais

REFRAÇÃO DA LUZ I) FÓRMULA DE REFRAÇÃO DA LUZ

REFRAÇÃO DA LUZ I) FÓRMULA DE REFRAÇÃO DA LUZ REFRAÇÃO DA LUZ Feômeo que ocorre quado a luz muda seu meio de propagação, com mudaça em sua velocidade. Porém é válido lembrar que simultaeamete com a refração ocorre também a reflexão e absorção da luz.

Leia mais

REFRAÇÃO DA LUZ I) FÓRMULA DE REFRAÇÃO DA LUZ

REFRAÇÃO DA LUZ I) FÓRMULA DE REFRAÇÃO DA LUZ I) FÓRMULA DE REFRAÇÃO DA LUZ c = ídice de refração: represeta quatas vezes a velocidade da luz o meio em questão é meor que a velocidade da luz o vácuo REFRAÇÃO DA LUZ Feômeo que ocorre quado a luz muda

Leia mais

Gabarito: Resposta da questão 1: [D] Observando a figura, temos que: Do meio 3 para o 2, o raio se aproxima da normal, logo: n2 n 3.

Gabarito: Resposta da questão 1: [D] Observando a figura, temos que: Do meio 3 para o 2, o raio se aproxima da normal, logo: n2 n 3. Gabarito: Resposta da questão : [D] Observado a figura, temos que: Do meio 3 para o, o raio se aproxima da ormal, logo: 3. Do meio para o, o raio sofre reflexão total, logo:. Aplicado a lei de Sell do

Leia mais

Propriedades das Ondas

Propriedades das Ondas Propriedades das Odas Reflexão, Refração da Luz e Difração da Luz Reflexão, Absorção e Trasmissão de uma oda E icidete = E reflectida + E absorvida + E trasmitida Reflexão Regular e Difusa da Luz Quado

Leia mais

Ótica geométrica. Descrição dos fenómenos óticos que ocorrem em sistemas com componentes de dimensões superiores aos comprimentos de onda da radiação

Ótica geométrica. Descrição dos fenómenos óticos que ocorrem em sistemas com componentes de dimensões superiores aos comprimentos de onda da radiação Ramos da Ótica Ótica Geométrica Ótica geométrica Descrição dos feómeos óticos que ocorrem em sistemas com compoetes de dimesões superiores aos comprimetos de oda da radiação Ótica Física Em sistemas com

Leia mais

Ondas Eletromagnéticas. Cap. 33

Ondas Eletromagnéticas. Cap. 33 Ondas Eletromagnéticas. Cap. 33 33.1 Introdução As ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso dia a dia. Por meio destas ondas, informações do mundo são recebidas (tv, Internet, telefonia, rádio,

Leia mais

INFORMAÇÕES. Monitoria: sala C1-07, das 11:00 as 12:00h toda 4a feira (como no semestre passado).

INFORMAÇÕES. Monitoria: sala C1-07, das 11:00 as 12:00h toda 4a feira (como no semestre passado). INFORMAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS CAPÍTULO 5 Q5.4, Q5.0, Q5., Q5.3, Q5.4, Q5.5, Q5.6 5.0, 5., 5.33, 5.35, 5.4, 5.43, 5.5 LISTA DE EXERCÍCIOS CAPÍTULO 7 Exs.:, 3, 5, 8, 0, 3, 4, 5, 8, 9, 3, 5, 6, 9, 3, 37,

Leia mais

Cap Ondas Eletromagnéticas

Cap Ondas Eletromagnéticas Cap. 33 - Ondas Eletromagnéticas Espectro EM; Descrição de onda EM; Vetor de Poynting e Transferência de energia; Polarização; ; Polarização e Reflexão. Espectro EM Onda: flutuação/oscilação de alguma

Leia mais

UNIVERSIDADE DA MADEIRA

UNIVERSIDADE DA MADEIRA Biofísica UNIVERSIDADE DA MADEIRA P9:Lei de Sell. Objetivos Verificar o deslocameto lateral de um feixe de luz LASER uma lâmia de faces paralelas. Verificação do âgulo critico e reflexão total. Determiação

Leia mais

1-A figura 1 a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água.

1-A figura 1 a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água. REFRAÇÃO- LEI DE SNELL DESCARTES -A figura a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água. Os índices de refração são,00 para o ar,,50 para vidro e,33 para

Leia mais

Física IV Aula 3 Sandro Fonseca de Souza Helena Malbouisson

Física IV Aula 3 Sandro Fonseca de Souza Helena Malbouisson Física IV uerj-fisica-iv-quimica@googlegroups.com Aula 3 Sandro Fonseca de Souza Helena Malbouisson 1 Aula Anterior Pressão de radiação; Polarização. 2 Aula de Hoje Óptica Geométrica; Reflexão e Refração;

Leia mais

4Parte OBJETIVO GERAL. Parte I Preparação da atividade laboratorial

4Parte OBJETIVO GERAL. Parte I Preparação da atividade laboratorial Relatórios das atividades laboratoriais AL 3.1 ONDAS: ABSORÇÃO, REFLEXÃO, REFRAÇÃO E REFLEXÃO TOTAL OBJETIVO GERAL Ivestig os feómeos de absorção, reflexão, refração e reflexão total, determi o ídice de

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA. FÍSICA IV Óptica e Física Moderna. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA. FÍSICA IV Óptica e Física Moderna. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA FÍSICA IV Óptica e Física Moderna Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling O plano de ensino Bibliografia: Geração de ondas eletromagnéticas Propriedades das ondas eletromagnéticas

Leia mais

Mecânica dos Sólidos II

Mecânica dos Sólidos II Curso de Egeharia Civil Uiversidade Estadual de Marigá Cetro de Tecologia Departameto de Egeharia Civil Mecâica dos Sólidos II Bibliografia: Beer, F. P.; Johsto, Jr. E. R.; DEWolf, J. T. Resistêcia dos

Leia mais

d = t sen (θ a θ b ). b

d = t sen (θ a θ b ). b Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 019/1 Lista de Exercícios do Capítulo Propriedades da Luz Professor Carlos Zarro 1) Três espelhos interceptam-se em ângulos retos. Um

Leia mais

Aula 3 - Ondas Eletromagnéticas

Aula 3 - Ondas Eletromagnéticas Aula 3 - Ondas Eletromagnéticas Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário - Transporte de Energia e o Vetor de Poynting; Polarização; Reflexão e Refração; Reflexão Interna Total; Situação a ser analisada...

Leia mais

Aula 3 Ondas Eletromagnéticas

Aula 3 Ondas Eletromagnéticas Aula 3 Ondas letromagnéticas - Luz visível (nos permitem ver - Infravermelhos (aquecem a Terra - Ondas de radiofrequencia (transmissão de rádio - Microondas (cozinhar -Transporte de momento linear - Polarização

Leia mais

QUESTÕES OBJETIVAS., definida por f ( x) b,

QUESTÕES OBJETIVAS., definida por f ( x) b, 9) Cosidere uma fução f : uma progressão: a) aritmética decrescete. b) geométrica decrescete. c) aritmética crescete. d) geométrica crescete. e) costate. QUESTÕES OBJETIVAS x, defiida por f ( x) b, com

Leia mais

POLARIZAÇÃO DA LUZ. Figura 1 - Representação dos campos elétrico E e magnético B de uma onda eletromagnética que se propaga na direção x.

POLARIZAÇÃO DA LUZ. Figura 1 - Representação dos campos elétrico E e magnético B de uma onda eletromagnética que se propaga na direção x. POLARIZAÇÃO DA LUZ INTRODUÇÃO Uma onda eletromagnética é formada por campos elétricos e magnéticos que variam no tempo e no espaço, perpendicularmente um ao outro, como representado na Fig. 1. A direção

Leia mais

Física 3 Óptica.

Física 3 Óptica. www.fisicaaveia.com.br www.fisicaaveia.com.br/cei Refração: asectos gerais DEFINIÇÃO REFRAÇÃO Mudaça de meio de roagação da luz, com cosequete mudaça de velocidade. A refração ão é o desvio, é a mudaça

Leia mais

Eletromagnetismo II. 15 a Aula. Professor Alvaro Vannucci

Eletromagnetismo II. 15 a Aula. Professor Alvaro Vannucci Eletromagetismo II 5 a Aula Professor Alvaro Vaucci Na última aula, vimos... Icidêcia oblíqua: ( meios dielétricos) θi θr siθi (Lei da eflexão) siθ t (Lei de Sell) Obtivemos os Coeficietes de Fresel (

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - 2ª MENSAL - 3º TRIMESTRE TIPO A

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - 2ª MENSAL - 3º TRIMESTRE TIPO A PROVA DE FÍSICA º ANO - ª MENSAL - º TRIMESTRE TIPO A 0) Aalise a(s) afirmação(ões) abaio e assiale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Um raio lumioso propaga-se do meio A, cujo ídice de

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ÓPTICA E VETORES 1º ANO

EXERCÍCIOS DE ÓPTICA E VETORES 1º ANO EXERCÍCIOS DE ÓPTICA E VETORES º ANO º) Em cada um dos casos abaixo determie o módulo da força resultate que atua o corpo: a) F = N F = 4N R 4 R N b) c) F = N F = 4N R 4 R 7N F = 4N F = N R 4 R 5 R 5N

Leia mais

1- REFRAÇÃO LUMINOSA é a variação de velocidade da luz devido à mudança do meio de propagação. refração do meio em que o raio se encontra.

1- REFRAÇÃO LUMINOSA é a variação de velocidade da luz devido à mudança do meio de propagação. refração do meio em que o raio se encontra. REFRAÇÃO - LENTES - REFRAÇÃO LUMINOSA é a variação de velocidade da luz devido à mudaça do meio de propagação. - Ídice de refração absoluto: é uma relação etre a velocidade da luz em um determiado meio

Leia mais

2 Conceitos Básicos de Redes de Bragg

2 Conceitos Básicos de Redes de Bragg Capítulo Coceitos Básicos de Redes de Bragg 1 Coceitos Básicos de Redes de Bragg.1. Redes de Bragg em fibras ópticas Uma rede de Bragg gravada em uma fibra óptica costitui uma modulação local e periódica

Leia mais

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15 7. Campo Magnético 7.1 - Campo magnético de uma corrente elétrica 7.2 - Linhas de força 7.3 - Fluxo magnético e indução magnética 7.4 - Campo magnético de uma espira 7.5 - Lei de Ampère 7.6 - Campo magnético

Leia mais

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS REFLEXÃO, REFRAÇÃO, DIFRAÇÃO, INTERFERÊNCIA E RESSONÂNCIA

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS REFLEXÃO, REFRAÇÃO, DIFRAÇÃO, INTERFERÊNCIA E RESSONÂNCIA ONDAS ELETROMAGNÉTICAS REFLEXÃO, REFRAÇÃO, DIFRAÇÃO, INTERFERÊNCIA E RESSONÂNCIA O conhecimento das propriedades da luz nos permite explicar por que o céu é azul, funcionamento dos olhos, e dispositivos

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - 1ª MENSAL - 3º TRIMESTRE TIPO A

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - 1ª MENSAL - 3º TRIMESTRE TIPO A PROVA DE FÍSICA º ANO - ª MENSAL - º TRIMESTRE TIPO A 0) Aalise o esquema abaio e assiale V pa a(s) verdadeira(s) e F pa a(s) falsa(s) as afirmativas que o seguem. (V) O âgulo de iidêia é 45 ; o de refração,

Leia mais

Capítulo 33. Ondas eletromagnéticas

Capítulo 33. Ondas eletromagnéticas Capítulo 33 Ondas eletromagnéticas O Arco-íris de Maxwell James Clerk Maxwell: - raio luminoso = onda eletromagnética - óptica (luz visível) = ramo do eletrom. Meados do séc. XIX: - espectro = UV-Vis +

Leia mais

Método do Lugar das Raízes

Método do Lugar das Raízes Método do Lugar das Raízes Coceito de Lugar das Raízes; O Procedimeto do Lugar das Raízes; Projeto de Parâmetros pelo Método do Lugar das Raízes; Sesibilidade e Lugar das Raízes; Cotrolador de Três Termos

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE REFRAÇÃO

EXERCÍCIOS SOBRE REFRAÇÃO EXERCÍCIOS SOBRE REFRAÇÃO TODOS SÃO BEM DIFÍCEIS FAÇA UM OU DOIS POR DIA CONSULTE A RESOLUÇÃO SOMENTE EM ÚLTIMO CASO LUTE E NÃO DESISTA FACILMENTE... BOM TRABALHO!!! 1. (UERJ/2013) Um raio luminoso monocromático,

Leia mais

Introdução à Física Quântica

Introdução à Física Quântica Itrodução à Física Quâtica A icapacidade da Física clássica em eplicar certos feómeos levou ao desevolvimeto de duas teorias que revolucioaram a Física o iício do século XX: A Teoria da Relatividade de

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos

Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos 1 Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos Óptica Técnica Aula 3 Refração da Luz O que é Refração? 2 É o fenômeno da passagem da luz de um meio a outro. Com exceção da incidência normal, a

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS II. Professor Ricardo Fagundes

FÍSICA MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS II. Professor Ricardo Fagundes FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS II RESSONÂNCIA Para entendermos esse fenômeno vamos exemplificá-lo. O aparelho de microondas funciona com esse princípio. Ao liberar um

Leia mais

constante de atenuação transversal (i.e., segundo x) no meio , apenas os modos TE ímpares com ( Ez

constante de atenuação transversal (i.e., segundo x) no meio , apenas os modos TE ímpares com ( Ez Aula de Programas 4 Programa 7 No programa MATLAB, ititulado PA_7, represete graficamete o diagrama de dispersão dos primeiros modos TE e TM de uma placa dieléctrica aberta assete sobre um PEC (perfect

Leia mais

Física IV. Aula 2 Prof. Helena Malbouisson

Física IV. Aula 2 Prof. Helena Malbouisson Física IV Aula 2 Prof. Helena Malbouisson 1 Normas e Datas Atendimento ao estudante: sala 3018 A professora Helena Malbouisson. Os alunos com menos de 75% de presença serão reprovados por falta. Entretanto,

Leia mais

11 Aplicações da Integral

11 Aplicações da Integral Aplicações da Itegral Ao itroduzirmos a Itegral Defiida vimos que ela pode ser usada para calcular áreas sob curvas. Veremos este capítulo que existem outras aplicações. Essas aplicações estedem-se aos

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DA UNIFESP VESTIBULAR 2011 RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia.

PROVA DE MATEMÁTICA DA UNIFESP VESTIBULAR 2011 RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia. PROVA DE MATEMÁTICA DA UNIFESP VESTIBULAR 0 Profa Maria Atôia Gouveia 6 A figura represeta um cabo de aço preso as etremidades de duas hastes de mesma altura h em relação a uma plataforma horizotal A represetação

Leia mais

3 - Na figura a seguir, está esquematizado um aparato experimental que é utilizado. 1 - Dois raios de luz, um vermelho (v) e outro

3 - Na figura a seguir, está esquematizado um aparato experimental que é utilizado. 1 - Dois raios de luz, um vermelho (v) e outro 1 - Dois raios de luz, um vermelho (v) e outro azul (a), incidem perpendicularmente em pontos diferentes da face AB de um prisma transparente imerso no ar. No interior do prisma, o ângulo limite de incidência

Leia mais

Experiência de Óptica Geométrica

Experiência de Óptica Geométrica 1º Semestre 2003/2004 Istituto Superior Técico Experiêcia de Óptica Geométrica Liceciatura em Egeharia Física Tecológica Ricardo Figueira º53755 dré uha º53757 Tiago Marques º53775 LFX4 Professor Berardo

Leia mais

Matemática Aplicada. Uma solução: Sejam x e y as quantidades de melancias e melões no início da manhã. No final da manhã as quantidades eram

Matemática Aplicada. Uma solução: Sejam x e y as quantidades de melancias e melões no início da manhã. No final da manhã as quantidades eram Matemática Aplicada 1 Maoel vede melacias e melões em sua barraca o mercado de frutas. Certo dia, iiciou seu trabalho com a barraca cheia de frutas e, durate a mahã, vedeu 1 melacias e 16 melões. Maoel

Leia mais

Cap. 4 - Estimação por Intervalo

Cap. 4 - Estimação por Intervalo Cap. 4 - Estimação por Itervalo Amostragem e iferêcia estatística População: cosiste a totalidade das observações em que estamos iteressados. Nº de observações a população é deomiado tamaho=n. Amostra:

Leia mais

FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A JANEIRO 2010

FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A JANEIRO 2010 FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A JANEIRO 00 APSA Nº4 º Ao de Esolaridade. Na figura está represetado o omportameto de um feixe lumioso ao iidir sobre três superfíies distitas, A, B e C... Idetifique

Leia mais

Exercícios REFRAÇÃO 2

Exercícios REFRAÇÃO 2 Exercícios REFRAÇÃO 2 1.(UFPR) Descartes desenvolveu uma teoria para explicar a formação do arcoíris com base nos conceitos da óptica geométrica. Ele supôs uma gota de água com forma esférica e a incidência

Leia mais

Capítulo 33. Ondas eletromagnéticas Aula 1

Capítulo 33. Ondas eletromagnéticas Aula 1 Capítulo 33 Ondas eletromagnéticas Aula 1 James Clerk Maxwell: - raio luminoso onda eletromagnética - óptica (luz visível) ramo do eletromagnetismo Forma integral Equações de Maxwell Forma diferencial

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL PPE6408 Tópicos Especiais de Física Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) Escola de Engenharia de

Leia mais

Unidade Senador Canedo Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série:3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I

Unidade Senador Canedo Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série:3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I Unidade Senador Canedo Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série:3ª Data: / / 2017. LISTA DE FÍSICA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Ulbra 016) Um objeto está à frente de um espelho e tem sua imagem aumentada em quatro vezes e projetada em uma tela que está a,4 m do objeto, na sua horizontal. Que tipo de espelho foi utilizado e

Leia mais

Monitoria: sala C1-07, das 11:00 as 12:00h Amanhã - 4ª feira

Monitoria: sala C1-07, das 11:00 as 12:00h Amanhã - 4ª feira CAPÍTULO 7 Moitoria: sala C-07, das :00 as :00h Amahã - 4ª feira DIFRAÇÃO DE FRAUNHOFER FENDA SIMPLES CRITÉRIO DE RAYLEIGH REDES DE DIFRAÇÃO LEI DE BRAGG DIFRAÇÃO DE RAIOS-X LISTA DE EXERCÍCIOS CAPÍTULO

Leia mais

Algoritmos de Iluminação Global

Algoritmos de Iluminação Global Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Iterfaces Objectivo: calcular a cor de cada poto a partir da ilumiação directa de uma fote de luz, mais a soma de todas as reflexões das superfícies próximas. Nos

Leia mais

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física II Prof. Aloísio Elói

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física II Prof. Aloísio Elói CES Cetro de Esio Superior de C. Lafaiete Faculdade de Egeharia Elétrica Física II Prof. Aloísio Elói Superposição e Odas Estacioárias Resumo Serway & Jewett, capítulo 14. 1. Pricípío da superposição:

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 65) ª FASE DE JULHO 016 GRUPO I 1. Sabe-se que: P ( A B ) 0, 6 P A B P A Logo, 0, + 0, P A B Como P P 0, 6 P A B 1 0,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel. Refração da Luz. Disciplina: Física II Professor: Carlos Alberto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel. Refração da Luz. Disciplina: Física II Professor: Carlos Alberto ISTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊCIA E TECOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel Refração da Luz Disciplina: Física II Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá:

Leia mais

Refração da luz. Prof.: Luiz Felipe. Ciências da Natureza Física

Refração da luz. Prof.: Luiz Felipe. Ciências da Natureza Física Refração da luz Fenômeno que ocorre quando há a passagem da luz de um meio de propagação para outro, necessariamente mudando de velocidade. Incidência oblíqua: refração com desvio; Incidência perpendicular:

Leia mais

-0,4-0,6 -0,9 -1,5 -3,4 -13,6 EXERCÍCIOS

-0,4-0,6 -0,9 -1,5 -3,4 -13,6 EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS FÍSICA MODERNA ÁTOMO DE BOHR PROF. MARENGÃO. (UFRN) Um átomo de hidrogêio, ao passar de um estado quâtico para outro, emite ou absorve radiação eletromagética de eergias bem defiidas. No diagrama

Leia mais

POLARIZAÇÃO-2 CAPÍTULO 31 TIPLER, MOSKA. 6ª EDIÇÃO. Revisão: Polarização. Prof. André L. C. Conceição DAFIS. Polarização

POLARIZAÇÃO-2 CAPÍTULO 31 TIPLER, MOSKA. 6ª EDIÇÃO. Revisão: Polarização. Prof. André L. C. Conceição DAFIS. Polarização POLARIZAÇÃO- Prof. André L. C. Conceição DAFIS CAPÍTULO 31 TIPLER, MOSKA. 6ª EDIÇÃO Polarização Revisão: Polarização Polarização: convencionalmente refere-se à direção do campo elétrico y B E z Plano de

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na fgv

CPV O cursinho que mais aprova na fgv CPV O cursiho que mais aprova a fgv FGV ecoomia a Fase 0/dezembro/0 MATEMÁTICA 0. Chamaremos de S() a soma dos algarismos do úmero iteiro positivo, e de P() o produto dos algarismos de. Por exemplo, se

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC G1 Gabarito - FIS FÍSICA MODERNA Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula:

PUC-RIO CB-CTC G1 Gabarito - FIS FÍSICA MODERNA Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula: PUC-RIO CB-CTC G1 Gabarito - FIS1061 - FÍSICA MODERNA 20-09-2013 Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula: AS RESPOSTAS PRECISAM SER JUSTIFICADAS A PARTIR DE LEIS FÍSICAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS Não

Leia mais

Raios de luz: se propagam apenas em uma. direção e em um sentido

Raios de luz: se propagam apenas em uma. direção e em um sentido A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela perceptível. O seu estudo é a base da óptica. Raios de luz: se propagam

Leia mais

g 4 Processo Seletivo EFOMM Exame de Conhecimentos MATEMÁTICA 1ª Questão

g 4 Processo Seletivo EFOMM Exame de Conhecimentos MATEMÁTICA 1ª Questão Processo Seletivo EFOMM 07 - Exame de Cohecimetos.... MATEMÁTICA ª Questão Cosidere a equação 4 x ax + 9ax 6ax + 9a = 0. Sabedo que a é raiz dupla dessa equação e ão é ulo, determie o valor de a. ( a )

Leia mais

Física. Refração Luminosa ÓPTICA GEOMÉTRICA. Professor Eurico ( Kiko )

Física. Refração Luminosa ÓPTICA GEOMÉTRICA. Professor Eurico ( Kiko ) Física ÓPTICA GEOMÉTRICA Refração Luminosa Professor Eurico ( Kiko ) Refração da Luz: fenômeno que ocorre quando a luz, propagando-se em um meio, atinge uma superfície de separação e passa a se propagar

Leia mais

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt.

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. A ótica pode ser tratada a partir de dois conceitos, como um feixe de luz, tratada na ótica geométrica, ou como uma onda eletromagnética, ambas com o mesmos comportamentos

Leia mais

Mecânica dos Sólidos I

Mecânica dos Sólidos I Curso de Egeharia Civil Uiversidade Estadual de Marigá Cetro de Tecologia Departameto de Egeharia Civil Mecâica dos Sólidos I Bibliografia: Beer, F. P.; Johsto, Jr. E. R.; DEWolf, J. T. Resistêcia dos

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano de escolaridade Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano de escolaridade Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Teste.º Ao de escolaridade Versão Nome: N.º Turma: Professor: José Tioco /0/08 Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano de escolaridade Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano de escolaridade Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Teste.º Ao de escolaridade Versão Nome: N.º Turma: Professor: José Tioco /0/08 Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar

Leia mais

Física. Óptica. Professor Alexei Muller.

Física. Óptica. Professor Alexei Muller. Física Óptica Professor Alexei Muller www.acasadoconcurseiro.com.br Física ÓPTICA Introdução à Óptica Óptica Geométrica A óptica geométrica estuda a geometria dos raios de luz, sem buscar explicações

Leia mais

FORMA TRIGONOMÉTRICA. Para ilustrar, calcularemos o argumento de z 1 i 3 e w 2 2i AULA 34 - NÚMEROS COMPLEXOS

FORMA TRIGONOMÉTRICA. Para ilustrar, calcularemos o argumento de z 1 i 3 e w 2 2i AULA 34 - NÚMEROS COMPLEXOS 145 AULA 34 - NÚMEROS COMPLEXOS FORMA TRIGONOMÉTRICA Argumeto de um Número Complexo Seja = a + bi um úmero complexo, sedo P seu afixo o plao complexo. Medido-se o âgulo formado pelo segmeto OP (módulo

Leia mais

Proposta de prova-modelo

Proposta de prova-modelo Proposta de prova-modelo Matemática A. AN DE ESCLARIDADE Duração: (Cadero + Cadero ): 0 miutos. Tolerâcia: 0 miutos Cadero : 7 miutos. Tolerâcia: miutos (é permitido o uso de calculadora) Na resposta aos

Leia mais

Matemática A. Versão 1. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A.

Matemática A. Versão 1. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A. Teste Itermédio de Matemática A Versão Teste Itermédio Matemática A Versão Duração do Teste: 90 miutos 6.05.0.º Ao de Escolaridade Decreto-Lei.º 74/004, de 6 de Março Na sua folha de respostas, idique

Leia mais

Proposta de Exame de Matemática A 12.º ano

Proposta de Exame de Matemática A 12.º ano Proposta de Eame de Matemática A 1.º ao Nome da Escola Ao letivo 0-0 Matemática A 1.º ao Nome do Aluo Turma N.º Data Professor - - 0 GRUP I Na resposta aos ites deste grupo, selecioe a opção correta. Escreva,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano de escolaridade Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano de escolaridade Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Teste.º Ao de escolaridade Versão 4 Nome: N.º Turma: Professor: José Tioco //8 Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 17. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 17. Professora: Mazé Bechara Istituto de Física USP Física Modera I Aula 17 Professora: Mazé Bechara Aula 17 O Modelo Atômico de Bohr 1. O experimeto de Rutherford e a dimesão do úcleo atômico.. A questão da estabilidade atômica esse

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano de escolaridade Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano de escolaridade Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Teste.º Ao de escolaridade Versão Nome: N.º Turma: Professor: José Tioco //8 Apresete o seu raciocíio de forma clara, idicado todos os cálculos que tiver de efetuar

Leia mais

2.ª FASE 2018 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA A ª FASE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

2.ª FASE 2018 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA A ª FASE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA A 08.ª FASE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Site: http://recursos-para-matematica.webode.pt/ Facebook: https://www.facebook.com/recursos.para.matematica EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA

Leia mais

REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ

REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ Experiência 7 REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ Reflexão e refração da luz 103 Natureza da luz A luz tem uma natureza ondulatória, i.e., ondas eletromagnéticas com uma gama de c.d.o. entre os 400 nm (vermelho)

Leia mais

(V) A reflexão total pode ocorrer desde que a luz esteja se propagando do meio mais refringente para o menos refringente. senl =.

(V) A reflexão total pode ocorrer desde que a luz esteja se propagando do meio mais refringente para o menos refringente. senl =. PROVA DE FÍSICA º ANO - 1ª MENSAL - º TRIMESTRE TIPO A 01) Um raio de luz moocromática, propagado-se um meio trasparete A, cujo ídice de refração é A, icide a superfície s de separação com outro meio trasparete

Leia mais

Apostila 2. Capítulo 9. Refração. Página 321. Gnomo

Apostila 2. Capítulo 9. Refração. Página 321. Gnomo Apostila 2 Capítulo 9 Página 321 Refração Refração Refração da luz é a passagem da luz de um meio para outro, acompanhada de variação em sua velocidade de propagação. O que caracteriza a refração é a variação

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. G1 Gabarito - FIS FÍSICA MODERNA Turma: 33-A. Nome Legível: Assinatura: Matrícula:

PUC-RIO CB-CTC. G1 Gabarito - FIS FÍSICA MODERNA Turma: 33-A. Nome Legível: Assinatura: Matrícula: PUC-RIO CB-CTC G1 Gabarito - FIS1061 - FÍSICA MODERNA 19-04-2013 Turma: 33-A Nome Legível: Assinatura: Matrícula: AS RESPOSTAS PRECISAM SER JUSTIFICADAS A PARTIR DE LEIS FÍSICAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS Não

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado MATEMÁTICA 0 Seja f ( ) log ( ) + log uma fução

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO GLOBAL - MATEMÁTICA A 11.º ANO DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS GRUPO I

TESTE DE AVALIAÇÃO GLOBAL - MATEMÁTICA A 11.º ANO DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS GRUPO I TESTE DE AVALIAÇÃO GLOBAL - MATEMÁTICA A 11º ANO DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS GRUPO I Os cico ites deste grupo são de escolha múltipla Em cada um deles, são idicadas quatro opções, das quais só uma está

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado MATEMÁTICA 0 Um úmero atural é primo quado ele

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado GABARITO MATEMÁTICA 0 Na figura a seguir, esboçamos

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. Prova 3 Matemática QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3 Prova QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA UEM Comissão Cetral do Vestibular Uificado GABARITO MATEMÁTICA 0 Cosidere as retas perpediculares

Leia mais

OTI0001- Óptica Física

OTI0001- Óptica Física OTI0001- Óptica Física Lúcio Mioru Tozawa dfi2lmt@joiville.udesc.br UDESC CCT - DFI Aula 4 Letes Superfícies Refratoras Esféricas (a) Reflexão pela superfície Luz icidete e refletida o lado R (Images Reais).

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na FGV

CPV O cursinho que mais aprova na FGV O cursiho que mais aprova a FGV FGV ecoomia a Fase 0/dezembro/00 MATEMÁTICA 0. Se P é 0% de Q, Q é 0% de R e S é 0% de R, etão P S é igual a: 0 c 0. Dado um petágoo regular ABCDE, costrói-se uma circuferêcia

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Ziraldo Data: 18/08/2018 Nota: Professor(a): Miguel Moreira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

NOTAÇÕES. Observação: Os sistemas de coordenadas considerados são os cartesianos retangulares.

NOTAÇÕES. Observação: Os sistemas de coordenadas considerados são os cartesianos retangulares. R C : cojuto dos úmeros reais : cojuto dos úmeros complexos i : uidade imagiária: i2 = 1 z Re(z) Im(z) det A : módulo do úmero z E C : parte real do úmero z E C : parte imagiária do úmero z E C : determiate

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ao 08 - a Fase Proposta de resolução Cadero... Como P µ σ < X < µ + σ 0,94, logo como P X < µ σ P X > µ + σ, temos que: P X < µ σ 0,94 E assim, vem que: P X > µ σ P X

Leia mais

Objectivos da Aula: Ser Capaz de proceder à Construção de Mohr para estados planos. Comparar os resultados Analíticos com os Resultados Gráficos.

Objectivos da Aula: Ser Capaz de proceder à Construção de Mohr para estados planos. Comparar os resultados Analíticos com os Resultados Gráficos. Sumário e Objectivos Sumário: Perpedicularidade das esões Pricipais. Elipsóide de Lamé. esões Octaédricas. Caso Particular do Estado Plao de esão. esões Pricipais Secudárias. Circuferêcia ou Circulo de

Leia mais

Física PRÉ VESTIBULAR / / Aluno: Nº: Turma: PRÉ-VESTIBULAR REFRAÇÃO

Física PRÉ VESTIBULAR / / Aluno: Nº: Turma: PRÉ-VESTIBULAR REFRAÇÃO PRÉ VESTIBULAR Física / / PRÉ-VESTIBULAR Aluno: Nº: Turma: REFRAÇÃO 01 (UFPR) Descartes desenvolveu uma teoria para explicar a formação do arco-íris com base nos conceitos da óptica geométrica Ele supôs

Leia mais

ONDAS APONTAMENTOS TEÓRICOS. Filipe Santos Moreira 2004/05

ONDAS APONTAMENTOS TEÓRICOS. Filipe Santos Moreira 2004/05 ONDAS AONTAMENTOS TEÓRICOS Filipe Satos Moreira 4/5 Odas (EE) Ídice ÍNDICE... ANÁLISE VECTORIAL... 5. Derivadas parciais... 5.. Derivada de uma fução... 5.. Derivadas parciais... 5..3 Derivadas de fuções

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2016 GRUPO I Associação de Professores de Matemática Cotactos: Rua Dr. João Couto,.º 7-A 1500-6 Lisboa Tel.: +51 1 716 6 90 / 1 711 0 77 Fa: +51 1 716 64 4 http://www.apm.pt email: geral@apm.pt PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 1o Ao 00 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I 1. Como a probabilidade do João acertar em cada tetativa é 0,, a probabilidade do João acertar as tetativas é 0, 0, 0, 0,

Leia mais

Espaço Amostral = todas as possibilidades de se formar dois conjuntos com 5 elementos cada.

Espaço Amostral = todas as possibilidades de se formar dois conjuntos com 5 elementos cada. Dez cartões estão umeradas de 1 a 10. Depois de embaralhados, são formados dois cojuto de 5 cartões cada. Determie a probabilidade de que os úmeros 9 e 10 apareçam um mesmo cojuto. C, C,..., C 1 10 Espaço

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Evandro 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA Evandro 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA Evandro 1 trimestre Ensino Médio º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº Sala de Estudos: Refração, dioptro plano, lâminas de faces paralelas e prismas. 1. (Unicamp) Uma lente de Fresnel

Leia mais

Física. Leonardo Gomes (Arthur F. Vieira) Óptica

Física. Leonardo Gomes (Arthur F. Vieira) Óptica Óptica Óptica 1. (Fuvest-SP) Em agosto de 1999, ocorreu o último eclipse solar total do século. Um estudante imaginou, então, uma forma de simular eclipses. Pensou em usar um balão esférico e opaco, de

Leia mais

E X A M E ª FASE, V E R S Ã O 1 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O

E X A M E ª FASE, V E R S Ã O 1 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O Preparar o Eame 0 Matemática A E X A M E 0 4 ª FASE, V E R S Ã O P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O GRUPO I ITENS DE ESOLHA MÚLTIPLA Tem-se que A e B são idepedetes, portato, P A B P A PB Assim: 0,48

Leia mais

n 1 x sen = n 2 x sen

n 1 x sen = n 2 x sen LEI DE SNELL - DESCARTES R.I N n 1 x sen î 1 2 ^ n 2 x sen r î ^ r R.R n 1 x sen = n 2 x sen î ^ r 1 Índice de refração relativo: Índice de refração do meio 1 em relação ao meio 2. n 1 n 2 ^ r sen sen

Leia mais

Física Experimental IV Polarização - Lei de Malus. Prof. Alexandre Suaide Prof. Manfredo Tabacniks

Física Experimental IV Polarização - Lei de Malus. Prof. Alexandre Suaide Prof. Manfredo Tabacniks Física Experimental IV - 2008 Polarização - Lei de Malus Prof. Alexandre Suaide Prof. Manfredo Tabacniks Polarização da luz Objetivos Estudar o fenômeno de polarização da luz Aula 1 Métodos de polarização

Leia mais