3 Resultados Empíricos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3 Resultados Empíricos"

Transcrição

1 3 Resultados Empíricos Para cada tipo de família, deseja-se explorar a relação etre a riqueza da família e as suas decisões de ivestimeto ivestimeto a atividade empresarial e em capital humao dos filhos. A aálise se cocetra, mais especificamete, o efeito da riqueza da família sobre os seguites evetos: o chefe da família ser um empresário; o côjuge ser um empresário; os filhos apresetarem ível educacioal de acordo com o que se observa em média para criaças de mesma idade; e os filhos trabalharem. Utiliza-se o modelo probit, que tem a forma Pr( y 1 x ) = F( x ' β ) =, ode F é a fução de distribuição acumulada da ormal padroizada e y é uma variável biária que idica a ocorrêcia, para o idivíduo, do eveto que se deseja explicar. Para todas as defiições de y que serão adotadas, o vetor de variáveis explicativas, x, será composto da variável de riqueza e algumas variáveis de cotrole. Os exercícios desevolvidos esta seção cosistem, portato, em estimar a ocorrêcia de algus evetos utilizado a variável de riqueza como variável explicativa. É importate observar que os coeficietes que compõem o vetor β ão represetam, como ocorre os modelos lieares, os efeitos margiais: Pr ( y = 1 x ) F( x ' β ) x = x = f ( x ' β ) β, sedo f a fução de desidade da ormal padroizada. Assim, a derivada parcial de ( y 1 ) x k é proporcioal a k Pr = com respeito a x β através de uma costate de proporcioalidade, ( ' β ) f, que depede de todos os elemetos de x. Etão, cada idivíduo da amostra, com seu vetor x, tem uma costate de proporcioalidade diferete, logo tem um efeito margial diferete. Nesta situação, pode-se reportar o resultado da estimação de três formas: (1) reportar a derivada parcial avaliada a média x

2 27 amostral das variáveis explicativas: Pr ( y = 1 x) f ( x ˆ β ) ˆ β x x= x = ', ode x = E N [ x ], o que ão é recomedável; 18 (2) reportar a média amostral dos F( x ' ˆ β ) efeitos margiais: E = ˆ β E [ f ( x ' ˆ β )] N N ; ou (3) reportar os x coeficietes do vetor β, com a ressalva de que o iteressate estes coeficietes são a sigificâcia estatística, o sial e a magitude apeas para efeito de comparação. Os resultados das regressões são reportados da terceira forma, ao logo das tabelas 3 a 17. Todas as tabelas apresetam o mesmo formato: cada uma se refere a um determiado membro da família, uma determiada defiição da variável depedete, y, e apreseta diferetes especificações do vetor x. Na primeira colua da tabela são apresetados os resultados sem que ehuma variável de cotrole esteja presete, ou seja, x é igual a variável de riqueza do idivíduo. A partir desta, as coluas seguites são referetes ao acréscimo sucessivo de algus grupos de variáveis de cotrole o vetor x. Para os chefes de família, e de forma aáloga para seus côjuges, usa-se o modelo probit para estimar a probabilidade de ser um empresário. O primeiro grupo de cotrole é composto por dummies de ao e de região. O segudo busca cotrolar pelas características do egócio e é composto por dummies de ramos de atividade, dummy de área rural e dummy de região metropolitaa. Na seqüêcia, são itroduzidas as características do próprio idivíduo e depois as características do parceiro. Seguem-se as características da família, como seu úmero de compoetes, etre outras. Por fim, o último grupo de variáveis de cotrole é composto por uma dummy que idica se o trabalho do côjuge pertece ao mesmo ramo de atividade do chefe, uma dummy para idetificar se o côjuge é empresário e uma dummy que idetifica se o côjuge é empresário o mesmo ramo de atividade do chefe. Quaisquer fatores que alterem a oferta e a demada de crédito estarão relacioados à atividade empresarial, a preseça de restrições fiaceiras, e por isso devem estar etre as variáveis de cotrole. A demada por crédito ão é a 18 Ver Ruud (2000), p. 755.

3 28 mesma para os diferetes tipos de empreedimetos. Os custos variam depededo da atividade desevolvida. As características do egócio e do mercado em que está iserido afetam ão somete o motate de fiaciameto desejado, mas também a quatia que o emprestador está disposto a coceder. Etre estas características, pode-se citar o tamaho do mercado ode é vedido o produto de quem toma o empréstimo, ou a competitividade este mercado. A capacidade do moitorameto de quem empresta pode variar com o tipo de atividade para qual o empréstimo se destia. Da mesma forma, algumas atividades podem cotar com istituições de crédito específicas para o seu fiaciameto. As características do mercado ode opera o emprestador afetam igualmete a dispoibilidade de crédito. Aida que seja difícil mesurar o impacto de grade parte destes fatores ou saber em que direção eles operam, são importates cotroles para ivestigar a relação etre riqueza e atividade empresarial. As dummies utilizadas para idetificar o tipo do egócio do potecial empresário afetam o coeficiete da variável de riqueza em todas as regressões que serão apresetadas. Além da heterogeeidade de riqueza dos agetes e da itermediação fiaceira, o taleto empresarial é um importate igrediete em algus modelos de escolha ocupacioal. 19 Etre as características pessoais, as dummies de educação são as mais importates por aproximarem o taleto empresarial. O taleto empresarial tora o potecial empresário meos depedete de fiaciameto, porque empresários qualificados irão precisar de meos capital para iiciar um egócio. Isto pode ocorrer ou porque taleto e capital são substitutos, ou porque taleto e capital são complemetares e empresários mais taletosos podem produzir mais com a mesma quatidade de capital (Paulso e Towsed, 2001). Em geral, idivíduos mais taletosos têm maior probabilidade de começar um egócio. Algus trabalhos têm ressaltado a importâcia do marido ser empresário a decisão da esposa se torar, também, uma empresária (Bruce, 1986 e Devie, 19 A heterogeeidade do taleto empresarial é fudametal o modelo de Lloyd-Ellis e Berhardt (2000). Se existe uma abudâcia relativa de empresários eficietes a ecoomia um processo de desevolvimeto tradicioal emerge. Se, ao cotrário, empresários eficietes são relativamete escassos, o modelo gera um comportameto de logo prazo cíclico.

4 ). 20 Aliado a evidêcia ecotrada a seção aterior, de que a proporção de empresários é maior etre os idivíduos que possuem parceiros empresários, isso motivou a iclusão do último grupo de variáveis de cotrole. Ele teta captar a cooperação iformal, por meio da troca de iformações e experiêcias, e a cooperação formal, por meio da costituição de sociedade, etre os parceiros. A dummy que idica se o parceiro é empresário o mesmo ramo de atividade é o mais próximo que se tem para idetificar se chefes e côjuges são sócios. Para as criaças, é ivestigada a difereça dos seus aos de estudo e a média de aos de estudo para criaças de mesma idade, região e ao. É utilizado o modelo probit para estimar a probabilidade de que os aos de estudo das criaças sejam maiores ou iguais a essa média. Usa-se aida o modelo probit para estimar a probabilidade da criaça trabalhar. Para os dois exercícios são icluídos sucessivamete os seguites cotroles: dummies de ao, de região, de área metropolitaa e de área rural; características da criaça; características do chefe; características do côjuge; e características da família. O primeiro grupo de cotrole capta: difereças o retoro à educação etre regiões; políticas de icetivo a educação diferetes etre regiões e aos; difereças o custo de vida, ou a importâcia da reda, etre regiões rurais e urbaas; difereças a oferta de vagas escolares; ou quaisquer outras difereças a oferta e demada de educação e trabalho etre os aos e as localidades. 21 O efeito dos outros cotroles será visto posteriormete caso a caso. A aálise é feita em separado para meios e meias, pois é comumete aceito que existe um viés de gêero a alocação de recursos etre os filhos. Este viés pode se dever a custos e retoros diferetes o ivestimeto em meios e meias, como em Rosezweig e Schultz (1982), ou os pais podem apresetar diferetes visões sobre os filhos ou preferêcia heterogêeas [Thomas (1994)] Bruce (1986) reporta que ter um marido com alguma experiêcia empresarial quase dobra a probabilidade da mulher ser também uma empresária. Devie (1994) também ecotra que a maioria das mulheres empresárias tem um marido empresário. 21 Para a estimação da educação, elimia-se parte do efeito dos aos e regiões usado, como variável depedete, os aos de estudo meos uma média de aos de estudo calculada ão só por idade, mas também por ao e região. Retira-se o efeito destas variáveis sobre o ível médio educacioal, mas elas aida podem ter algum efeito sobre a dispersão dos aos de estudo e, por isso, serão icluídas como cotroles. 22 Este artigo apreseta evidêcia de que recursos materos impactam mais fortemete a acumulação de capital das filhas, equato recursos pateros afetam mais os filhos homes. Davies e Juse (1995) ecotram pouco efeito do diferecial de oportuidade de redimeto de meios e meias. Acham uma pura preferêcia pela criaça do sexo masculio.

5 Chefes e Côjuges: A Decisão de se Dedicar à Atividade Empresarial As tabelas 3 a 9 apresetam a estimação da probabilidade de ser um empresário dos chefes e côjuges. Nestas regressões, o coeficiete da variável de riqueza forece alguma iformação sobre o fucioameto do mercado de crédito. Como discutido ateriormete, ão existe razão para esperar que a riqueza impacte a decisão de se torar um empresário, quado restrições de crédito estão ausetes. Falhas o mercado de crédito são resposáveis por fazer surgir essa ligação etre riqueza e atividade empresarial. Nesse setido, um coeficiete da variável de riqueza positivo idica que os agetes, esta ecoomia, estão restritos a crédito. Para todos os membros dos diferetes tipos de família, a variável de riqueza apreseta um coeficiete altamete sigificativo e positivo. Isto é verdade mesmo após a iclusão de todos os grupos de variáveis de cotrole. Este resultado é cosistete com a preseça de restrições de crédito. Essa depedêcia com relação a própria riqueza se mostrou mais forte para os côjuges dos casais sem filhos (0,28) e para as mulheres solteiras (0,21). Os idivíduos meos restritos são os chefes e os côjuges dos casais com filhos (0,121 e 0,123, respectivamete). Os chefes dos casais sem filhos, mães solteiras e homes solteiros apresetam os seguites coeficietes da variável de riqueza: 0,18, 0,17 e 0,15. São apresetados abaixo, de forma mais detalhada, os resultados obtidos para os diferetes tipos de família Homes Solteiros e Mulheres Solteiras Os aos de estudo aproximam a habilidade empresarial, afetado de forma positiva a probabilidade de homes e mulheres se dedicarem à atividade empresarial. Para os homes, as dummies a partir de 5 aos de estudo são sigificativas a 1% e quato maior a classe de aos de estudo maior o seu impacto. Para as mulheres, etretato, os aos de estudo só afetam a decisão de serem empresárias a partir de 9 aos de estudo e este efeito é meor do que o observado para os homes.

6 31 O coeficiete da variável de riqueza dimiui para homes e mulheres quado se cosideram os aos de estudo. Como a educação está restrita ao crédito, ates de cotrolar pela educação, o coeficiete da riqueza estava captado seu efeito direto sobre a probabilidade de ser empresário e o efeito idireto de permitir o acúmulo de mais aos de estudo. Outra explicação é que a itrodução das variáveis de estudo reduz a depedêcia com relação à riqueza. Como já foi mecioado, riqueza e taleto empresarial podem ser substitutos ou idivíduos mais habilidosos podem produzir mais com meos capital. A idade ão é sigificativa, mas lembre-se que todos os adultos da amostra estão restritos a idade etre 20 e 29 aos. O úmero de idivíduos a família parece também ão ter relevâcia. [Ver tabelas 3 e 4 o Apêdice] Mães Solteiras A tabela 5 apreseta o probit para as mães solteiras. Assim como observado para as mulheres solteiras, os aos de estudo relaxam a restrição de crédito e impactam de forma positiva a probabilidade de que se torem empresárias a partir da coclusão da primeira série do segudo grau. O efeito destas dummies de aos de estudo é maior do que o observado para os homes solteiros. Detre as características da família, apeas o fato de pelo meos um dos filhos trabalhar é sigificativo. Este impacto positivo pode ser devido ao trabalho do filho complemetar a reda da família ou o filho pode estar trabalhado para a mãe. [Ver tabela 5 o Apêdice] Casais sem Filhos O efeito das variáveis de educação reportado acima para os solteiros se repete para os chefes dos casais sem filhos. A grade maioria dos chefes de

7 32 família é do sexo masculio, mas existem famílias ode o chefe é uma mulher. 23 A dummy de sexo femiio possui sial egativo. Percebe-se que as características do côjuge são importates a decisão do chefe torar-se um empregador. A colua 5 da Tabela 6 suporta as coclusões descritas a seguir. Se o côjuge trabalha, o chefe se sete meos pressioado a buscar atividades mais lucrativas, o icetivo a empreeder o esforço ligado à atividade empresarial dimiui. Por outro lado, quato maior o redimeto do côjuge, mais capital está dispoível para que o chefe abra seu próprio egócio. O efeito positivo do redimeto do côjuge pode se dever também a existêcia de um fluxo de reda garatido para o domicílio em caso de falêcia do empreedimeto do chefe. Os aos de estudo do côjuge também afetam a decisão do chefe, idicado a troca de iformação o casal. A idade do chefe ão é sigificativa, em tão pouco a idade do côjuge. A existêcia de mais alguém morado o mesmo domicílio também ão se mostrou importate. A última colua, quado se cotrola para a possibilidade do chefe e do côjuge estarem trabalhado jutos e para uma possível troca de experiêcia do côjuge com a atividade empresarial ou com atividades que sejam do mesmo ramo de atividade do chefe, forece duas revelações iteressates. Em primeiro lugar, o valor do coeficiete da dummy de ocupação do côjuge aumeta (torado-se mais egativo), equato as três dummies iseridas a última colua têm sial positivo. Desse modo, o fato do côjuge trabalhar tem o efeito egativo que já foi mecioado acima e um efeito positivo quado o côjuge trabalha ajudado o chefe ou trabalha para o chefe. A dummy de côjuge empregado o mesmo ramo de atividade do chefe pode captar ão somete a possibilidade do côjuge estar trabalhado para o chefe, mas também que o chefe se beeficia da experiêcia profissioal do côjuge. Além disso, o chefe também se beeficia com a experiêcia do côjuge a atividade empresarial, como idica a dummy de côjuge empresário. Uma seguda característica iteressate da colua 7 é o fato da variável de redimeto do côjuge perder a sigificâcia. O impacto do trabalho do côjuge é ão fiaceiro; o que parece cotar de fato é a ajuda direta do côjuge ou a trasferêcia de capital humao. Observe que o coeficiete da 23 Isso ocorre em 1,5% dos casais sem filhos e em 0,78% dos casais com filhos.

8 33 variável de riqueza ão se altera da colua 6 para 7. Etre as três dummies iseridas a colua 7, ote que ter um côjuge que é empresário o mesmo ramo de atividade do chefe tem o maior coeficiete. [Ver tabela 6 o Apêdice] O comportameto dos côjuges dos casais sem filhos é bem diferete do que acaba de ser observado para os respectivos chefes de família. Primeiramete, o côjuge está mais restrito a crédito. É surpreedete aida o fato das características próprias ão serem sigificativas para determiar se serão ou ão empresários, em mesmo após a iclusão dos cotroles restates. Ou seja, os resultados sugerem que a decisão de se torar um empresário ão está associada a ehuma característica destas pessoas, sedo defiida apeas por aspectos relacioados à riqueza da família, úmero de pessoas, reda e características empresariais do chefe. O úmero de idivíduos a família possui sial positivo. Estes outros moradores podem estar trazedo alguma reda adicioal para o domicílio ou possivelmete isso pode estar captado a preseça de empregada doméstica ou alguma outra pessoa ajudado os cuidados da casa, o que estaria ligado à riqueza. Os chefes parecem ser os resposáveis por impulsioar o côjuge para a atividade empresarial: via suporte fiaceiro (o coeficiete de redimeto do chefe ão perde sigificâcia como ocorre a tabela aterior), repasse de experiêcia ou via costituição de sociedade o empreedimeto. Ao cotrário do que se observou para os chefes, o coeficiete da riqueza dimiui da colua 6 para a colua 7. [Ver tabela 7 o Apêdice] Casais com Filhos Os chefes dos casais com filhos são os idivíduos meos restritos a crédito. Isso pode ser coseqüêcia da decisão de ter filhos ser edógea, pois depede parcialmete da riqueza. Etretato, como mostra a tabela 2, a riqueza média dos casais com filhos ão é a maior. A primeira classe de aos de estudo já impacta de forma positiva a probabilidade de serem empresários. Adicioalmete, para este

9 34 tipo de idivíduo, a idade se mostrou sigificativa. As classes de aos de estudo do côjuge também são todas sigificativas. A iclusão das 3 dummies fiais a colua 7 apreseta o mesmo efeito idetificado para os chefes dos casais sem filhos: o coeficiete de ocupação do côjuge aumeta, some a sigificâcia da variável de redimeto do côjuge e o coeficiete da variável de riqueza ão muda. Com exceção da dummy de filho trabalhado, todas as variáveis sobre a família são sigificativas. Quato maior o úmero de filhos e quato mais ovos eles são, provavelmete mais avesso ao risco é o chefe da família e meor o seu desejo de ser um empresário. O efeito de reduzir a probabilidade de ser um empresário parece ser ligeiramete maior quado o filho é do sexo femiio. O úmero de pessoas a família eleva essa probabilidade. Possivelmete, devido à preseça de alguém para tomar cota das criaças ou da casa. [Ver tabela 8 o Apêdice] Os côjuges dos casais com filhos ão têm um comportameto semelhate aos côjuges dos casais sem filhos. Neste caso, as características próprias têm relevâcia. A educação relaxa a restrição de crédito e aumeta a probabilidade do côjuge ser empresário. A educação dos chefes também é importate: os aos de estudo do chefe são sigificativos após o quito ao de estudo. Assim como para casais sem filhos, o chefe estar ocupado só é importate para o côjuge se o trabalho é a atividade empresarial ou se o côjuge vai trabalhar com ele. Verifica-se aida que os côjuges de casais sem filhos são mais restritos que seus chefes, equato para os casais com filhos o coeficiete da variável de riqueza de chefes e côjuges é mais parecido. Para casais sem filhos, pode-se dizer que se iveste prioritariamete a carreira do chefe. Nos casais com filhos, por sua vez, é provável que exista uma maior cooperação ou que os filhos aumetem o poder de bargaha dos côjuges sobre os recursos do domicílio. [Ver tabela 9 o Apêdice] 3.2. Criaças: Decisões sobre Educação e Trabalho Ifatil As Tabelas 10 a 17 apresetam os resultados para as decisões dos pais sobre educação e trabalho dos filhos. Assim como a decisão de se torar um empresário,

10 35 as decisões de ivestimeto as criaças deveriam depeder apeas dos custos e retoros esperados. Dessa forma, se existe alguma relação etre esses ivestimetos e a riqueza, as famílias devem estar restritas a crédito. Suas escolhas estão determiadas pelo estoque pessoal de ativos. É ivestigado, primeiramete, o ivestimeto em educação e, em seguida, a participação o mercado de trabalho Ivestimeto em Educação das Criaças Ates de explorar os determiates do ivestimeto em educação dos filhos, vale lembrar que a variável de aos de estudo utilizada se refere ao último grau e série cocluídos e ão aos aos de freqüêcia da criaça a escola. A amostra para esse exercício se restrige a criaças com mais de 6 aos, pois o primeiro ao de estudo é atigido ormalmete com 7 aos de idade. A variável depedete utilizada é a probabilidade de que a criaça teha aos de estudo igual ou superior a uma média de aos de estudo calculada por idade, para cada ao e região. Observa-se que a variável de riqueza possui coeficiete positivo e sigificativo para filhos e filhas de mães solteiras ou de casais. Este resultado cofirma a preseça ativa de restrições de crédito afetado as decisões de ivestimeto dos pais em educação dos filhos. Os outros determiates da educação das criaças são explorados com mais detalhes as duas próximas subseções Mães Solteiras Para os filhos em geral, ser o filho mais velho está positivamete relacioado com a escolaridade, o que pode refletir o custo relativamete mais baixo de se ivestir esse filho equato a família aida é pequea. A idade também apreseta um coeficiete positivo; parece haver mais criaças com atraso escolar etre as criaças mais ovas. Para as meias, estar trabalhado tem um efeito egativo, etretato, uma vez que a filha trabalha, quato mais horas trabalhadas maior a probabilidade de terem os aos de estudo adequados à criaças de mesma idade. Para os meios, por sua vez, o trabalho ão está afetado a educação.

11 36 Etre as características da mãe, apeas sua escolaridade é relevate. Iúmeros trabalhos reportam uma relação positiva etre educação da mãe e educação dos filhos. Como exemplo, mães mais educadas são melhores professoras em casa (Behrma, Foster, Rosezweig e Vashishtha, 1997). A educação da mãe pode estar também ligada à saúde da criaça (Currie e Moretti, 2003), o que se reflete o desempeho a escola. Para os meios, apeas a dummy de 12 aos de estudo ou mais e ão sabe ler e escrever são sigificativas. Para as meias, a educação da mãe é importate a partir de 5 aos de estudo. A idade média das criaças da família está impactado a educação de forma positiva. Isso pode idicar a preseça de irmãos mais velhos ajudado com a reda da família ou com os trabalhos domésticos. É possível que os trabalhos domésticos aumetem com o úmero de pessoas a família, e talvez por isso o coeficiete da variável de úmero de pessoas a família teha um coeficiete egativo para as filhas. [Ver tabela 10 e 11 o Apêdice] Casal com Filhos Assim como para os filhos de mães solteiras, a idade e a dummy de filho mais velho apresetam um coeficiete positivo. Ser filho úico, por sua vez, está egativamete relacioado com a escolaridade. Como a decisão de ter filhos depede da riqueza, essa variável pode estar captado que famílias que decidiram ter um filho apeas são mais pobres. As horas trabalhadas a semaa têm o sial egativo esperado, para meios e meias, diferetemete do que se observou para os filhos de mães solteiras. Equato o redimeto do chefe é positivo e altamete sigificativo, o redimeto do côjuge ão é sigificativo para as meias e tem sial egativo para os filhos homes. As características de trabalho do côjuge ão estão impactato a educação das meias. Para os meios, além do redimeto, as horas trabalhadas e a codição de ocupação também são importates. As horas trabalhadas apresetam um sial positivo pouco ituitivo.

12 37 Aparetemete, só a idade do chefe da família afeta a escolaridade das criaças, a idade do côjuge ão é sigificativa. A escolaridade de ambos os pais está ajudado a explicar o desempeho educacioal dos filhos. Para meios, as dummies a partir de 5 aos de estudo dos chefes e côjuges são sigificativas. O efeito da educação do côjuge parece ser mais forte. [Ver tabela 12 e 13 o Apêdice] Codição de Ocupação das Criaças A seguir são explorados os determiates da codição de ocupação de meios e meias. Como a PNAD só reporta características de trabalho para criaças acima de 10 aos, este trabalho está sujeito a essa limitação. A riqueza está egativamete relacioada ao trabalho das criaças. Este efeito se mostrou mais forte para os filhos de mães solteiras. Para as filhas de mães solteiras, a probabilidade de trabalhar está associada apeas a mães que ão sabem ler, mães empresárias (que provavelmete empregam as filhas) e a preseça de mais criaças o domicílio, especialmete outras meias. Essa probabilidade está aida ligada a mães que trabalham muito, já que o coeficiete de horas trabalhadas é positivo. O trabalho para os filhos homes parece ser mais atural, estado iclusive positivamete relacioado com a mãe ter cocluído o primeiro segmeto do primeiro grau. A dummy do segudo segmeto também é sigificativa, mas apreseta um coeficiete meor. Detre as mães que ão cocluíram o primeiro grau, a freqüêcia de criaças trabalhado é maior etre aquelas que ão sabem ler. A preseça de outras criaças a família também aumeta a probabilidade de trabalhar, mas, ao cotrário do que se observa para as meias, para os filhos homes, o coeficiete da variável de úmero de filhos e de úmero de filhas é praticamete igual. [Ver tabelas 14 e 15 o Apêdice] Para criaças que moram com ambos os pais, a probabilidade de trabalharem está de um modo geral ligada à educação do chefe e ao trabalho do côjuge. Educação do chefe está egativamete relacioada à probabilidade de

13 38 trabalho dos filhos; a partir de 9 aos de estudo, para as meias, e de 5 aos de estudo para os meios. O redimeto do trabalho da mãe tem efeito egativo para filhos e filhas. O fato de o côjuge trabalhar aumeta a probabilidade das filhas trabalharem. Para os filhos, por sua vez, essa probabilidade cresce com o úmero de horas trabalhadas pelo côjuge. Para os meios, outros dois fatores que aumetam a chace de trabalhar são mães que ão sabem ler e a idade média dos filhos. A idade média dos filhos pode estar captado irmãos que também trabalham. [Ver tabelas 16 e 17 o Apêdice] Esta seção utilizou o modelo probit para observar a relação etre a riqueza domiciliar e as decisões dos pais sobre torarem-se empresários e sobre educação e trabalho dos seus filhos e filhas. Foi possível idetificar, paralelamete, outros fatores que afetam estas decisões. Destaca-se a relevâcia das características do parceiro a decisão de ser um empresário, tedo sido observado, iclusive, o caso extremo dos côjuges de casais sem filhos, ode ehuma de suas características pessoais se mostrou importate para esta decisão. Percebe-se aida que côjuges estão mais restritos que os chefes de família. Com relação à educação das criaças, foi ecotrada, como esperado, uma relevâcia da educação dos pais bem como, verificou-se a relevâcia também de variáveis relacioadas aos irmãos variáveis de úmero de filhas e úmero de filhos, idade média das criaças e dummy de filho mais velho. Etre outros resultados, pode-se apotar aida que, em geral, o trabalho ifatil ão está ligado às características próprias da criaça, e sim as características dos pais e da família.

DETERMINANDO A SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA PARA AS DIFERENÇAS ENTRE MÉDIAS

DETERMINANDO A SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA PARA AS DIFERENÇAS ENTRE MÉDIAS DTRMINANDO A SIGNIFIÂNIA STATÍSTIA PARA AS DIFRNÇAS NTR MÉDIAS Ferado Lag da Silveira Istituto de Física - UFRGS lag@if.ufrgs.br O objetivo desse texto é apresetar através de exemplos uméricos como se

Leia mais

10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão

10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão 10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão 10.1 Itrodução Localizado o cetro de uma distribuição de dados, o próximo passo será verificar a dispersão desses dados, buscado uma medida para essa dispersão.

Leia mais

6.1 Estimativa de uma média populacional: grandes amostras. Definição: Um estimador é uma característica amostral (como a média amostral

6.1 Estimativa de uma média populacional: grandes amostras. Definição: Um estimador é uma característica amostral (como a média amostral 6 ESTIMAÇÃO 6.1 Estimativa de uma média populacioal: grades amostras Defiição: Um estimador é uma característica amostral (como a média amostral x ) utilizada para obter uma aproximação de um parâmetro

Leia mais

5 Teoria dos Valores Extremos

5 Teoria dos Valores Extremos Teoria dos Valores Extremos 57 5 Teoria dos Valores Extremos A Teoria dos Valores Extremos vem sedo bastate utilizada em campos ligados a evetos raros. Sua estatística é aplicada a estimação de evetos

Leia mais

Comparação entre duas populações

Comparação entre duas populações Comparação etre duas populações AMOSTRAS INDEPENDENTES Comparação etre duas médias 3 Itrodução Em aplicações práticas é comum que o iteresse seja comparar as médias de duas diferetes populações (ambas

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 17

Sumário. 2 Índice Remissivo 17 i Sumário 1 Itrodução à Iferêcia Estatística 1 1.1 Defiições Básicas................................... 1 1.2 Amostragem....................................... 2 1.2.1 Tipos de Amostragem.............................

Leia mais

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos:

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos: 48 DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL LEI DOS GRANDES NÚMEROS Pretede-se estudar o seguite problema: À medida que o úmero de repetições de uma experiêcia cresce, a frequêcia relativa

Leia mais

Cap. VI Histogramas e Curvas de Distribuição

Cap. VI Histogramas e Curvas de Distribuição TLF /11 Capítulo VI Histogramas e curvas de distribuição 6.1. Distribuições e histogramas. 6 6.. Distribuição limite 63 6.3. Sigificado da distribuição limite: frequêcia esperada e probabilidade de um

Leia mais

O teste de McNemar. A tabela 2x2. Depois - Antes

O teste de McNemar. A tabela 2x2. Depois - Antes Prof. Lorí Viali, Dr. http://www.pucrs.br/famat/viali/ viali@pucrs.br O teste de McNemar O teste de McNemar para a sigificâcia de mudaças é particularmete aplicável aos experimetos do tipo "ates e depois"

Leia mais

O QUE HÁ DE ERRADO COM O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO? - COMPARAÇÃO ENTRE OS RETORNOS MÉDIOS DO IBOVESPA E DO CDI NO PERÍODO DE 1986 A 2004

O QUE HÁ DE ERRADO COM O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO? - COMPARAÇÃO ENTRE OS RETORNOS MÉDIOS DO IBOVESPA E DO CDI NO PERÍODO DE 1986 A 2004 V I I S E M E A D P E S Q U I S A Q U A N T I T A T I V A F I N A N Ç A S O QUE HÁ DE ERRADO COM O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO? - COMPARAÇÃO ENTRE OS RETORNOS MÉDIOS DO IBOVESPA E DO CDI NO PERÍODO DE

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS E PRINCÍPIOS DE ESTATÍSTICA

CONCEITOS BÁSICOS E PRINCÍPIOS DE ESTATÍSTICA 1 CONCEITOS BÁSICOS E PRINCÍPIOS DE ESTATÍSTICA 1. Coceitos Básicos de Probabilidade Variável aleatória: é um úmero (ou vetor) determiado por uma resposta, isto é, uma fução defiida em potos do espaço

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA DO PORTO. Licenciatura em Economia E C O N O M E T R I A I I PARTE

FACULDADE DE ECONOMIA DO PORTO. Licenciatura em Economia E C O N O M E T R I A I I PARTE FACULDADE DE ECONOMIA DO PORTO Liceciatura em Ecoomia E C O N O M E T R I A I (LEC0) Exame Fial 0 de Jaeiro de 00 RESOLUÇÃO: I PARTE I GRUPO a) Dispoível uma amostra de observações de Y para períodos cosecutivos,

Leia mais

Análise de Regressão Linear Múltipla I

Análise de Regressão Linear Múltipla I Aálise de Regressão Liear Múltipla I Aula 04 Gujarati e Porter, 0 Capítulos 7 e 0 tradução da 5ª ed. Heij et al., 004 Capítulo 3 Wooldridge, 0 Capítulo 3 tradução da 4ª ed. Itrodução Como pode ser visto

Leia mais

5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO

5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO 5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO 5.1 INTRODUÇÃO Um sistema é defiido como todo o cojuto de compoetes itercoectados, previamete determiados, de forma a realizar um cojuto

Leia mais

A finalidade de uma equação de regressão seria estimar valores de uma variável, com base em valores conhecidos da outra.

A finalidade de uma equação de regressão seria estimar valores de uma variável, com base em valores conhecidos da outra. Jaete Pereira Amador Itrodução A aálise de regressão tem por objetivo descrever através de um modelo matemático, a relação existete etre duas variáveis, a partir de observações dessas viráveis. A aálise

Leia mais

Lista de Exercícios #6 Assunto: Propriedade dos Estimadores e Métodos de Estimação

Lista de Exercícios #6 Assunto: Propriedade dos Estimadores e Métodos de Estimação Assuto: Propriedade dos Estimadores e Métodos de Estimação. ANPEC 08 - Questão 6 Por regulametação, a cocetração de um produto químico ão pode ultrapassar 0 ppm. Uma fábrica utiliza esse produto e sabe

Leia mais

n ) uma amostra aleatória da variável aleatória X.

n ) uma amostra aleatória da variável aleatória X. - Distribuições amostrais Cosidere uma população de objetos dos quais estamos iteressados em estudar uma determiada característica. Quado dizemos que a população tem distribuição FX ( x ), queremos dizer

Leia mais

ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p

ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p Objetivo Estimar uma proporção p (descohecida) de elemetos em uma população, apresetado certa característica de iteresse, a partir da iformação forecida por uma amostra.

Leia mais

Estimadores de Momentos

Estimadores de Momentos Estimadores de Mometos A média populacioal é um caso particular daquilo que chamamos de mometo. Na realidade, ela é o primeiro mometo. Se X for uma v.a. cotíua, com desidade f(x; θ 1,..., θ r ), depededo

Leia mais

; 2N 2N.! " j %.(1 & q)2 N & j.q j. j!(2n & j)!

; 2N 2N.!  j %.(1 & q)2 N & j.q j. j!(2n & j)! DERIVA GENÉTICA Seja uma população de tamaho fiito N, costate ao logo das gerações; sejam aida p e q as freqüêcias dos alelos A e a de um loco autossômico a geração ; como o tamaho da população é costate,

Leia mais

Distribuições Amostrais

Distribuições Amostrais 7/3/07 Uiversidade Federal do Pará Istituto de Tecologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Egeharia Mecâica 3/07/07 09:3 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria

Leia mais

1. Dados: Deve compreender-se a natureza dos dados que formam a base dos procedimentos

1. Dados: Deve compreender-se a natureza dos dados que formam a base dos procedimentos 9. Testes de Hipóteses 9.. Itrodução Uma hipótese pode defiir-se simplesmete como uma afirmação acerca de uma mais populações. Em geral, a hipótese se refere aos parâmetros da população sobre os quais

Leia mais

Estimar uma proporção p (desconhecida) de elementos em uma população, apresentando certa característica de interesse, a partir da informação

Estimar uma proporção p (desconhecida) de elementos em uma população, apresentando certa característica de interesse, a partir da informação ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p 1 Objetivo Estimar uma proporção p (descohecida) de elemetos em uma população, apresetado certa característica de iteresse, a partir da iformação forecida por uma

Leia mais

Caderno de Exercício 2

Caderno de Exercício 2 1 Cadero de Exercício Estimação Potual e Itervalos de Cofiaça 1. Exercícios Aulas 1. Exercício 8.6 do livro Statistics for Ecoomics ad Busiess. O úmero de adares vedidos em cada dia por uma empresa imobiliária

Leia mais

EFICIÊNCIA DOS GASTOS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Priscila Fraiz de Paula 1, Evandro Rodrigues de Faria 2, Mariane Carolina do Vale Gomes 3

EFICIÊNCIA DOS GASTOS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Priscila Fraiz de Paula 1, Evandro Rodrigues de Faria 2, Mariane Carolina do Vale Gomes 3 EFICIÊNCIA DOS GASTOS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Priscila Fraiz de Paula 1, Evadro Rodrigues de Faria 2, Mariae Carolia do Vale Gomes 3 Resumo: A pesquisa objetivou avaliar quais são os fatores determiates

Leia mais

Distribuições Amostrais

Distribuições Amostrais 9/3/06 Uiversidade Federal do Pará Istituto de Tecologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Egeharia Mecâica 3/09/06 3:38 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CESPE/UB FUB/0 fa 5 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 60 As distribuições B e C possuem os mesmos valores para os quartis Q e Q, e o quartil superior em B correspode ao quartil cetral (Q ) da distribuição A.

Leia mais

Como a dimensão da amostra é , o número de inquiridos correspondente é

Como a dimensão da amostra é , o número de inquiridos correspondente é 41. p ˆ 0, 5 e z 1, 960 Se a amplitude é 0,, etão a margem de erro é 0,1. 0,5 0,48 1,960 0,1 0,496 96 0,0510 0,496 0,0510 0,496 0,0510 Tema 5 71) 1.1 4 11 6% Como a dimesão da amostra é 15 800, o úmero

Leia mais

n i=1 X i n X = n 1 i=1 X2 i ( n i=1 X i) 2 n

n i=1 X i n X = n 1 i=1 X2 i ( n i=1 X i) 2 n Exercício 1. As otas fiais de um curso de Estatística foram as seguites 7, 5, 4, 5, 6, 1, 8, 4, 5, 4, 6, 4, 5, 6, 4, 6, 6, 4, 8, 4, 5, 4, 5, 5 e 6. a. Determie a mediaa, os quartis e a média. Resposta:

Leia mais

Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos

Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos. Análise de Algoritmos Aálise de Algoritmos Aálise de Algoritmos Prof Dr José Augusto Baraauskas DFM-FFCLRP-USP A Aálise de Algoritmos é um campo da Ciêcia da Computação que tem como objetivo o etedimeto da complexidade dos

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 COMPARAÇÕES DE DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE PARA UMA SÉRIE DE VAZÕES MÁXIMAS PARA CURSO D ÁGUA RIO DO VEADO, ES MILLENA MIRELLA VIEIRA TAVEIRA ; GEOVANE JUNQUEIRA ALVES ; ANTÔNIO MARCIANO DA SILVA ;

Leia mais

O termo "linear" significa que todas as funções definidas no modelo matemático que descreve o problema devem ser lineares, isto é, se f( x1,x2

O termo linear significa que todas as funções definidas no modelo matemático que descreve o problema devem ser lineares, isto é, se f( x1,x2 MÓDULO 4 - PROBLEMAS DE TRANSPORTE Baseado em Novaes, Atôio Galvão, Métodos de Otimização: aplicações aos trasportes. Edgar Blücher, São Paulo, 978..CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR É uma técica

Leia mais

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO Teoria da amostragem

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO Teoria da amostragem Estatística: Aplicação ao Sesoriameto Remoto SER 04 - ANO 017 Teoria da amostragem Camilo Daleles Reó camilo@dpi.ipe.br http://www.dpi.ipe.br/~camilo/estatistica/ Algumas Cosiderações... É importate ter

Leia mais

Obtemos, então, uma amostra aleatória de tamanho n de X, que representamos por X 1, X 2,..., X n.

Obtemos, então, uma amostra aleatória de tamanho n de X, que representamos por X 1, X 2,..., X n. Vamos observar elemetos, extraídos ao acaso e com reposição da população; Para cada elemeto selecioado, observamos o valor da variável X de iteresse. Obtemos, etão, uma amostra aleatória de tamaho de X,

Leia mais

e, respectivamente. Os valores tabelados para a distribuição t-student dependem do número de graus de liberdade ( n 1 e

e, respectivamente. Os valores tabelados para a distribuição t-student dependem do número de graus de liberdade ( n 1 e Prof. Jaete Pereira Amador 1 1 Itrodução Um fator de grade importâcia a pesquisa é saber calcular corretamete o tamaho da amostra que será trabalhada. Devemos ter em mete que as estatísticas calculadas

Leia mais

INFERÊNCIA. Fazer inferência (ou inferir) = tirar conclusões

INFERÊNCIA. Fazer inferência (ou inferir) = tirar conclusões INFERÊNCIA Fazer iferêcia (ou iferir) = tirar coclusões Iferêcia Estatística: cojuto de métodos de aálise estatística que permitem tirar coclusões sobre uma população com base em somete uma parte dela

Leia mais

Sobre a unicidade de taxas internas de retorno positivas *

Sobre a unicidade de taxas internas de retorno positivas * Sobre a uicidade de taxas iteras de retoro positivas * Clóvis de Faro ** 1. Itrodução; 2. A fução valor futuro; 3. Codição de suficiêcia baseada em uma propriedade da fução k(i); 4. Cofroto com as codições

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ISBN 978-85-7846-516-2 UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Resumo Alisso Herique dos Satos UEL Email: alisso_hs612@hotmail.com Ferada Felix Silva UEL Email: ferada.f.matematica@gmail.com

Leia mais

Instruções gerais sobre a Prova:

Instruções gerais sobre a Prova: DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UFMG PROVA DE ESTATÍSTICA & PROBABILIDADES SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2012/2013 Istruções gerais sobre a Prova: (a) Cada questão respodida corretamete vale 1 (um) poto. (b) Cada

Leia mais

Cap. 4 - Estimação por Intervalo

Cap. 4 - Estimação por Intervalo Cap. 4 - Estimação por Itervalo Amostragem e iferêcia estatística População: cosiste a totalidade das observações em que estamos iteressados. Nº de observações a população é deomiado tamaho=n. Amostra:

Leia mais

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) PROJETO FATORIAL 2 k COMPLETO E REPLICADO. Dr. Sivaldo Leite Correia

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) PROJETO FATORIAL 2 k COMPLETO E REPLICADO. Dr. Sivaldo Leite Correia PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) PROJETO FATORIAL 2 k COMPLETO E REPLICADO Dr. Sivaldo Leite Correia CONCEITOS, LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES Nos tópicos ateriores vimos as estratégias geeralizadas para

Leia mais

Estatística II Licenciatura em Gestão TESTE I

Estatística II Licenciatura em Gestão TESTE I Estatística II Liceciatura em Gestão 1 o semestre 2015/2016 14/01/2016 09:00 Nome N o Espaço reservado a classificações A utilização do telemóvel, em qualquer circustâcia, é motivo suficiete para a aulação

Leia mais

Quantificando os Fenômenos Biológicos

Quantificando os Fenômenos Biológicos 1 ECOSSISTEMA Os ecossistemas estão costituídos por comuidades. A comuidade é uma uidade ecológica de visualização meos clara a atureza que outros coceitos como o de idivíduo ou mesmo o de população, que

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 6 CARTAS DE CONTROLE PARA ATRIBUTOS

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 6 CARTAS DE CONTROLE PARA ATRIBUTOS ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG 09008 AULA 6 CARTAS DE CONTROLE PARA ATRIBUTOS PROFESSORES: CARLA SCHWENGBER TEN CATEN Tópicos desta aula Cartas de Cotrole para Variáveis Tipo 1: Tipo 2: Tipo 3: X X X ~

Leia mais

PROVA 1 27/10/ Os dados apresentados na seqüência mostram os resultados de colesterol

PROVA 1 27/10/ Os dados apresentados na seqüência mostram os resultados de colesterol PROVA 1 7/10/009 Nome: GABARITO 1. Os dados apresetados a seqüêcia mostram os resultados de colesterol mg /100ml em dois grupos de aimais. O grupo A é formado por 10 total ( ) aimais submetidos a um cotrole

Leia mais

Os Setores-Chave da Economia de Minas Gerais: uma análise a partir das matrizes de insumo-produto de 1996 e 2005

Os Setores-Chave da Economia de Minas Gerais: uma análise a partir das matrizes de insumo-produto de 1996 e 2005 Os Setores-Chave da Ecoomia de Mias Gerais: uma aálise a partir das matrizes de isumo-produto de 996 e 2005 Autores: Câdido Luiz de Lima Ferades (Professor da FACE-UFMG, Doutor em Ecoomia pela UFRJ) e

Leia mais

FILAS PARALELAS COM SERVIDORES HETEROGÊNEOS E JOCKEYING PROBABILÍSTICO

FILAS PARALELAS COM SERVIDORES HETEROGÊNEOS E JOCKEYING PROBABILÍSTICO CAÍTULO FILAS ARALELAS COM SERVIDORES HETEROGÊNEOS E JOCKEYING ROBABILÍSTICO Nesse capítulo mostraremos a ovidade desse trabalho que é a obteção das equações de balaço de um sistema de filas paralelas

Leia mais

CARTA DE CONTROLE PARA MONITORAMENTO DE FRAÇÃO DE CONFORMES UTILIZANDO UM NOVO ESTIMADOR

CARTA DE CONTROLE PARA MONITORAMENTO DE FRAÇÃO DE CONFORMES UTILIZANDO UM NOVO ESTIMADOR XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. CARTA DE CONTROLE PARA MONITORAMENTO DE FRAÇÃO DE CONFORMES UTILIZANDO UM NOVO ESTIMADOR Ruth Pereira Loureço (USP) ruth.p.loureco@gmail.com Lida Lee Ho

Leia mais

Virgílio A. F. Almeida DCC-UFMG 1/2005

Virgílio A. F. Almeida DCC-UFMG 1/2005 Virgílio A. F. Almeida DCC-UFMG 1/005 !" # Comparado quatitativamete sistemas eperimetais: Algoritmos, protótipos, modelos, etc Sigificado de uma amostra Itervalos de cofiaça Tomado decisões e comparado

Leia mais

Capítulo 5. CASO 5: EQUAÇÃO DE POISSON 5.1 MODELO MATEMÁTICO E SOLUÇÃO ANALÍTICA

Capítulo 5. CASO 5: EQUAÇÃO DE POISSON 5.1 MODELO MATEMÁTICO E SOLUÇÃO ANALÍTICA Capítulo 5. CASO 5: EQUAÇÃO DE POISSON No presete capítulo, é abordado um problema difusivo uidimesioal com absorção de calor (Icropera e DeWitt, 199, o que resulta uma equação de Poisso, que é uma equação

Leia mais

Distribuições Amostrais

Distribuições Amostrais Distribuições Amostrais O problema da iferêcia estatística: fazer uma afirmação sobre os parâmetros da população θ (média, variâcia, etc) através da amostra. Usaremos uma AAS de elemetos sorteados dessa

Leia mais

Teorema do limite central e es/mação da proporção populacional p

Teorema do limite central e es/mação da proporção populacional p Teorema do limite cetral e es/mação da proporção populacioal p 1 RESULTADO 1: Relembrado resultados importates Seja uma amostra aleatória de tamaho de uma variável aleatória X, com média µ e variâcia σ.temos

Leia mais

Objetivos. Os testes de hipóteses ser: Paramétricos e Não Paramétricos. Testes não-paramétricos. Testes paramétricos

Objetivos. Os testes de hipóteses ser: Paramétricos e Não Paramétricos. Testes não-paramétricos. Testes paramétricos Objetivos Prof. Lorí Viali, Dr. http://www.pucrs.br/famat/viali/ viali@pucrs.br Testar o valor hipotético de um parâmetro (testes paramétricos) ou de relacioametos ou modelos (testes ão paramétricos).

Leia mais

CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES

CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES 6. INTRODUÇÃO INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Estimação por poto por itervalo Testes de Hipóteses População X θ =? Amostra θ Iferêcia Estatística X, X,..., X 6. ESTIMAÇÃO

Leia mais

Sequências Reais e Seus Limites

Sequências Reais e Seus Limites Sequêcias Reais e Seus Limites Sumário. Itrodução....................... 2.2 Sequêcias de Números Reais............ 3.3 Exercícios........................ 8.4 Limites de Sequêcias de Números Reais......

Leia mais

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA. As Diferentes Médias. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA. As Diferentes Médias. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA As Diferetes Médias Primeiro Ao do Esio Médio Autor: Prof Atoio Camiha Muiz Neto Revisor: Prof Fracisco Bruo Holada Nesta aula, pausamos a discussão de Estatística

Leia mais

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. (Versão: para o manual a partir de 2016/17)

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. (Versão: para o manual a partir de 2016/17) Capítulo 5- Itrodução à Iferêcia estatística. (Versão: para o maual a partir de 2016/17) 1.1) Itrodução.(222)(Vídeo 39) Na iferêcia estatística, aalisamos e iterpretamos amostras com o objetivo de tirar

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 3 TEOREMA DO LIMITE CENTRAL INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 3 TEOREMA DO LIMITE CENTRAL INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG 09008 AULA 3 TEOREMA DO LIMITE CENTRAL INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO PROFESSOR: CARLA SCHWENGBER TEN CATEN Teorema do limite cetral A soma (e sua média) de

Leia mais

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES Aluo(a): Turma: Professores: Data: Edu/Vicete Noções de Estatística Podemos eteder a Estatística como sedo o método de estudo de comportameto coletivo, cujas coclusões são

Leia mais

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística.

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. Capítulo 5- Itrodução à Iferêcia estatística. 1.1) Itrodução.(184) Na iferêcia estatística, aalisamos e iterpretamos amostras com o objetivo de tirar coclusões acerca da população de ode se extraiu a amostra.

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 3 Resumo dos dados uméricos por meio de úmeros. Medidas de Tedêcia Cetral A tedêcia cetral da distribuição de freqüêcias de uma variável em um cojuto de dados é caracterizada pelo valor típico dessa

Leia mais

APLICAÇÃO DE UM MODELO DE PEDIDOS COORDENADOS PARA A GESTÃO DE ESTOQUE DE PRODUTOS IMPORTADOS

APLICAÇÃO DE UM MODELO DE PEDIDOS COORDENADOS PARA A GESTÃO DE ESTOQUE DE PRODUTOS IMPORTADOS APLICAÇÃO DE UM MODELO DE PEDIDOS COORDENADOS PARA A GESTÃO DE ESTOQUE DE PRODUTOS IMPORTADOS Arthur Strommer de Farias Hugo T. Y. Yoshizaki Escola Politécica USP - Departameto De Egeharia De Produção

Leia mais

Estimação da média populacional

Estimação da média populacional Estimação da média populacioal 1 MÉTODO ESTATÍSTICO Aálise Descritiva Teoria das Probabilidades Iferêcia Os dados efetivamete observados parecem mostrar que...? Se a distribuição dos dados seguir uma certa

Leia mais

ESTATISTICA AFRF 2005 Resolução Prof. Angelo Primo Jr.

ESTATISTICA AFRF 2005 Resolução Prof. Angelo Primo Jr. ESTATISTICA AFRF 005 Resolução Prof. Agelo Primo Jr. Q39- Para dados agrupados represetados por uma curva de freqüêcias, as difereças etre os valores da média, da mediaa e da moda são idicadores da assimetria

Leia mais

Número-índice: Conceito, amostragem e construção de estimadores

Número-índice: Conceito, amostragem e construção de estimadores Número-ídice: Coceito, amostragem e costrução de estimadores Objetivo Geral da aula Defiir o que são os úmeros-ídices, efatizado a sua importâcia para aálise ecoômica. Cosidere os dados apresetados a Tabela

Leia mais

Nota de Aula 15: Demanda por Moeda (revisada) V = P Y M

Nota de Aula 15: Demanda por Moeda (revisada) V = P Y M Fudação Getúlio Vargas / EPGE Ecoomia Moetária e Fiaceira Prof. Marcos Atoio Silveira Nota de Aula 15: Demada por Moeda (revisada) Bibliografia: Mishki, cap.1 (traduzida) 1 Equação de Troca Velocidade

Leia mais

n C) O EMV é igual a i 1

n C) O EMV é igual a i 1 PROVA DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 009 Istruções: a) Cada questão respodida corretamete vale (um) poto. c) Cada questão respodida icorretamete vale - (meos um) poto. b) Cada questão

Leia mais

1 Distribuições Amostrais

1 Distribuições Amostrais 1 Distribuições Amostrais Ao retirarmos uma amostra aleatória de uma população e calcularmos a partir desta amostra qualquer quatidade, ecotramos a estatística, ou seja, chamaremos os valores calculados

Leia mais

Distribuições de Estatísticas Amostrais e Teorema Central do Limite

Distribuições de Estatísticas Amostrais e Teorema Central do Limite Distribuições de Estatísticas Amostrais e Teorema Cetral do Limite Vamos começar com um exemplo: A mega-sea de 996 a N 894 úmeros de a 6: Média: m 588 Desvio padrão: 756 49 amostras de 6 elemetos Frequêcia

Leia mais

O PROBLEMA DE TRANSPORTES SOB A ÓTICA DOS MODELOS DE EQUILÍBRIO ESPACIAL DE MERCADO

O PROBLEMA DE TRANSPORTES SOB A ÓTICA DOS MODELOS DE EQUILÍBRIO ESPACIAL DE MERCADO O PROBLEMA DE TRANSPORTES SOB A ÓTICA DOS MODELOS DE EQUILÍBRIO ESPACIAL DE MERCADO Sérgio Ferado Mayerle, Dr. UFSC / CTC / EPS - mayerle@eps.ufsc.br - Floriaópolis - SC Thiago Dedavid de Almeida Bastos

Leia mais

Revisando... Distribuição Amostral da Média

Revisando... Distribuição Amostral da Média Estatística Aplicada II DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL MÉDIA AULA 08/08/16 Prof a Lilia M. Lima Cuha Agosto de 016 Revisado... Distribuição Amostral da Média Seja X uma v. a. de uma população com média µ e variâcia

Leia mais

Amostragem 04/08/2014. Conceito, propriedades, métodos e cálculo. Conceitos básicos de População e Amostra. Qualidade. População;

Amostragem 04/08/2014. Conceito, propriedades, métodos e cálculo. Conceitos básicos de População e Amostra. Qualidade. População; 04/08/014 Uidade 4 : Amostragem Amostragem Coceito, propriedades, métodos e cálculo João Garibaldi Almeida Viaa Coceitos básicos de População e Amostra População; Elemetos que compõem uma população; Ceso;

Leia mais

DERIVADAS DE FUNÇÕES11

DERIVADAS DE FUNÇÕES11 DERIVADAS DE FUNÇÕES11 Gil da Costa Marques Fudametos de Matemática I 11.1 O cálculo diferecial 11. Difereças 11.3 Taxa de variação média 11.4 Taxa de variação istatâea e potual 11.5 Primeiros exemplos

Leia mais

1 a Lista de PE Solução

1 a Lista de PE Solução Uiversidade de Brasília Departameto de Estatística 1 a Lista de PE Solução 1. a) Qualitativa omial. b) Quatitativa discreta. c) Quatitativa discreta. d) Quatitativa cotíua. e) Quatitativa cotíua. f) Qualitativa

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL INTRODUÇÃO ROTEIRO POPULAÇÃO E AMOSTRA. Estatística Aplicada à Engenharia

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL INTRODUÇÃO ROTEIRO POPULAÇÃO E AMOSTRA. Estatística Aplicada à Engenharia ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL 1. Itrodução. Teorema Cetral do Limite 3. Coceitos de estimação potual 4. Métodos de estimação potual 5. Referêcias Estatística Aplicada à Egeharia 1 Estatística

Leia mais

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM 6 AMOSTRAGEM ALEATÓRIA DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM Quado se pretede estudar uma determiada população, aalisam-se certas características ou variáveis dessa população. Essas variáveis poderão ser discretas

Leia mais

APÊNDICE B FUNDAMENTOS DE ANÁLISE ECONÔMICA

APÊNDICE B FUNDAMENTOS DE ANÁLISE ECONÔMICA Apêdice B 1 APÊNDICE B FUNDAMENTOS DE ANÁLISE ECONÔMICA A aálise ecoômica de projetos 1 de eergia compara os valores dos ivestimetos realizados hoje com os resultados a serem obtidos o futuro. Nessa comparação

Leia mais

Estimação da média populacional

Estimação da média populacional Estimação da média populacioal 1 MÉTODO ESTATÍSTICO Aálise Descritiva Teoria das Probabilidades Iferêcia Os dados efetivamete observados parecem mostrar que...? Se a distribuição dos dados seguir uma certa

Leia mais

EXERCÍCIO: ANÁLISE OPERACIONAL

EXERCÍCIO: ANÁLISE OPERACIONAL EXERCÍCIO: ANÁLISE OPERACIONAL Corredor A: ligação etre o Leste e o Cetro da cidade de São Poli extesão de cerca de 8 km até o Ael B (limita face leste da área cetral), distiguido-se 3 trechos em fução

Leia mais

Introdução. Exemplos. Comparar três lojas quanto ao volume médio de vendas. ...

Introdução. Exemplos. Comparar três lojas quanto ao volume médio de vendas. ... Itrodução Exemplos Para curar uma certa doeça existem quatro tratametos possíveis: A, B, C e D. Pretede-se saber se existem difereças sigificativas os tratametos o que diz respeito ao tempo ecessário para

Leia mais

4 Teoria da Probabilidade

4 Teoria da Probabilidade 48 4 Teoria da Probabilidade Apresetam-se este capítulo coceitos de probabilidade e de estimação de fuções desidade de probabilidade ecessários ao desevolvimeto e compreesão do modelo proposto (capítulo

Leia mais

Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos 2007.

Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos 2007. Ageda Aálise e Técicas de Algoritmos Motivação para aálise de de algoritmos Aálise assitótica Algus exemplos simples Jorge Figueiredo Aálise de de Algoritmos Dois aspectos importates: Um problema pode,

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 0 Estimação de parâmetros populacioais 9.. Itrodução Aqui estudaremos o problema de avaliar certas características dos elemetos da população (parâmetros), com base em operações com os dados de uma

Leia mais

2.2. Séries de potências

2.2. Séries de potências Capítulo 2 Séries de Potêcias 2.. Itrodução Série de potêcias é uma série ifiita de termos variáveis. Assim, a teoria desevolvida para séries ifiitas de termos costates pode ser estedida para a aálise

Leia mais

Exercício: Mediu-se os ângulos internos de um quadrilátero e obteve-se 361,4. Qual é o erro de que está afetada esta medida?

Exercício: Mediu-se os ângulos internos de um quadrilátero e obteve-se 361,4. Qual é o erro de que está afetada esta medida? 1. Tratameto estatísticos dos dados 1.1. TEORIA DE ERROS O ato de medir é, em essêcia, um ato de comparar, e essa comparação evolve erros de diversas origes (dos istrumetos, do operador, do processo de

Leia mais

PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2005

PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2005 PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 005 Istruções para a prova: a) Cada questão respodida corretamete vale um poto. b) Questões deixadas em braco valem zero potos (este caso marque todas alterativas).

Leia mais

Intervalos de Confiança

Intervalos de Confiança Itervalos de Cofiaça Prof. Adriao Medoça Souza, Dr. Departameto de Estatística - PPGEMQ / PPGEP - UFSM - 0/9/008 Estimação de Parâmetros O objetivo da Estatística é a realização de iferêcias acerca de

Leia mais

EPR 007 Controle Estatístico de Qualidade

EPR 007 Controle Estatístico de Qualidade EP 7 Cotrole Estatístico de Qualidade Prof. Dr. Emerso José de Paiva Gráficos e tabelas origiadas de Costa, Epprecht e Carpietti (212) 1 Num julgameto, ifelizmete, um iocete pode ir pra cadeia, assim como

Leia mais

BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS. 1 a Edição

BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS. 1 a Edição BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS 1 a Edição Rio Grade 2017 Uiversidade Federal do Rio Grade - FURG NOTAS DE AULA DE CÁLCULO

Leia mais

CORRELAÇÃO Aqui me tens de regresso

CORRELAÇÃO Aqui me tens de regresso CORRELAÇÃO Aqui me tes de regresso O assuto Correlação fez parte, acompahado de Regressão, do programa de Auditor Fiscal, até 998, desaparecedo a partir do cocurso do ao 000 para agora retorar soziho.

Leia mais

Taxas e Índices. Ana Maria Lima de Farias Dirce Uesu Pesco

Taxas e Índices. Ana Maria Lima de Farias Dirce Uesu Pesco Taxas e Ídices Aa Maria Lima de Farias Dirce Uesu esco Itrodução Nesse texto apresetaremos coceitos básicos sobre ídices e taxas. Embora existam aplicações em diversos cotextos, essas otas utilizaremos

Leia mais

Estimação de Parâmetros. 1. Introdução

Estimação de Parâmetros. 1. Introdução Estimação de Parâmetros. Itrodução O objetivo da Estatística é a realização de iferêcia acerca de uma população, baseadas as iformações amostrais. Como as populações são caracterizados por medidas uméricas

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 19

Sumário. 2 Índice Remissivo 19 i Sumário 1 Estatística Descritiva 1 1.1 Coceitos Básicos.................................... 1 1.1.1 Defiições importates............................. 1 1.2 Tabelas Estatísticas...................................

Leia mais

MAE0229 Introdução à Probabilidade e à Estatística II

MAE0229 Introdução à Probabilidade e à Estatística II Exercício : Sabe-se que o tempo de viagem de um local A a zoa orte de São Paulo até a USP segue uma distribuição ormal com desvio padrão 9 miutos. Em 200 dias aotou-se o tempo gasto para vir desse poto

Leia mais

Formas Normais. Dalton E. dos Santos, Kelvin E. Nogueira da Silva, Jorge L. dos Santos Ramos Jr.

Formas Normais. Dalton E. dos Santos, Kelvin E. Nogueira da Silva, Jorge L. dos Santos Ramos Jr. Formas Normais Dalto E. dos Satos, Kelvi E. Nogueira da Silva, Jorge L. dos Satos Ramos Jr. Departameto de Iformática Uiversidade Tecológica Federal do Paraá (UTFPR) CEP: 80230-901 Curitiba PR Brasil daltoes@ms.com,

Leia mais

Escola de Engenharia de Lorena EEL USP Departamento de Engenharia Química DEQUI Disciplina: Normalização e Controle da Qualidade NCQ

Escola de Engenharia de Lorena EEL USP Departamento de Engenharia Química DEQUI Disciplina: Normalização e Controle da Qualidade NCQ 1 Escola de Egeharia de orea EE SP Departameto de Egeharia Química DEQI Disciplia: Normalização e Cotrole da Qualidade NCQ Capítulo : Amostragem por Variáveis (MI STD 1) SEÇÃO A.1 Objetivo Este capítulo

Leia mais

Medidas de Posição. É igual ao quociente entre a soma dos valores do conjunto e o número total dos valores.

Medidas de Posição. É igual ao quociente entre a soma dos valores do conjunto e o número total dos valores. Medidas de Posição São as estatísticas que represetam uma série de dados orietado-os quato à posição da distribuição em relação ao eixo horizotal do gráfico da curva de freqüêcia As medidas de posições

Leia mais

S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S. Prof. Benito Frazão Pires. Uma sequência é uma lista ordenada de números

S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S. Prof. Benito Frazão Pires. Uma sequência é uma lista ordenada de números S E Q U Ê N C I A S E L I M I T E S Prof. Beito Frazão Pires Uma sequêcia é uma lista ordeada de úmeros a, a 2,..., a,... ) deomiados termos da sequêcia: a é o primeiro termo, a 2 é o segudo termo e assim

Leia mais

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental Aula #4

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental Aula #4 Métodos Quatitativos para Ciêcia da Computação Experimetal Aula #4 Jussara Almeida DCC-UFMG 2017 Measuremets are ot to provide umbers, but isights Metodologia de Comparação de Sistemas Experimetais Comparado

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA FATORES DE INFLUÊNCIA - TEORIA

CINÉTICA QUÍMICA FATORES DE INFLUÊNCIA - TEORIA Itrodução CINÉTICA QUÍMICA FATORES DE INFLUÊNCIA - TEORIA A Ciética Química estuda a velocidade com a qual as reações acotecem e os fatores que são capazes de realizar ifluêcia sobre ela. A medida mais

Leia mais