Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues"

Transcrição

1 Plano de Trabalho Docente 011 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE Qualificação: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo: III Componente Curricular: APLICATIVOS PARA PROJETOS C.H. Semanal: 5 h/a Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: Instalar, codificar, compilar e documentar programas e sistemas de informação. Atividades Identificar demanda de mercado. Elaborar anteprojeto. Projeto conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico. Definir critérios de navegação. Definir interface de comunicação e interatividade. Dimensionar vida útil de sistema e aplicações. Trabalhar em equipe.

2 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular (Consultar o Plano de Curso da habilitação para preencher esta planilha, copiar e colar abaixo) Componente Curricular: Aplicativos para Projetos Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Selecionar aplicativos para atender 1 Utilizar adequadamente os softwares 1 Ferramentas de apoio para as necessidades do projeto. aplicativos de gerenciamento de projetos. desenvolvimento de projetos. Ferramentas de Apoio: Visio. Identificar e utilizar aplicativos para elaboração e gerenciamento de projetos Implementar projetos utilizando ferramentas adequadas. Operação das ferramentas de apoio. 3 Documentar o(s) projeto(s).

3 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Aplicativos para Projetos Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Utilizar adequadamente os softwares aplicativos Ferramentas de apoio para de gerenciamento de desenvolvimento de projetos. projetos. Ferramentas de Implementar projetos Apoio: Visio. utilizando ferramentas Competência nº1 adequadas. Utilizar adequadamente os softwares aplicativos de gerenciamento de projetos. Implementar projetos utilizando ferramentas adequadas. Documentar o(s) projeto(s). Operação das ferramentas de apoio. Competência nº Procedimentos Didáticos Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática, apresentação de softwares básicos e simulações; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática, apresentação de softwares básicos e simulações; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. Cronograma / Dia e Mês 0/07 a 30/09 03/10 a 08/1

4 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Aplicativos para Projetos Módulo: III Competência (por extenso) Ferramentas de apoio para desenvolvimento de projetos. Ferramentas de Apoio: Visio. Indicadores de Domínio Projetar e desenvolver modelagem de sistemas e diagrama de fluxo de dados a partir da ferramenta, utilizando adequadamente os seus recursos. Instrumentos de Avaliação Demonstrações Práticas, seguidas de relato (oral ou escrito). Critérios de Desempenho Assimilação do Conteúdo Compreensão Relacionamento de Idéias Exercícios Criatividade Interesse Evidências de Desempenho Demonstração contendo os indicadores e de acordo com os critérios de desempenho. Solução adequada de problemas expostos em sala de aula. Operação das ferramentas de apoio. Projetar e desenvolver modelagem de sistemas e diagrama de fluxo de dados a partir da ferramenta, utilizando adequadamente os seus recursos. Demonstrações Práticas, seguidas de relato (oral ou escrito). Assimilação do Conteúdo Compreensão Relacionamento de Idéias Exercícios Criatividade Interesse Demonstração contendo os indicadores e de acordo com os critérios de desempenho. Solução adequada de problemas expostos em sala de aula.

5 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores. Conteúdo apostilado fornecido pelo professor. Ferramenta de auxilio a modelagem de sistema. Pompilho, S. Análise Essencial - Guia prático de análise de sistemas VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Outras Observações/ Informações Semana Tecnológica. VIII Identificação: Nome da professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues Assinatura: Data: 05/08/011 IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 10, de 06/01/009. Assinatura: Data:

6 Plano de Trabalho Docente 011 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE Qualificação: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo: III Componente Curricular: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE II C.H. Semanal: 5 h/a Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: Instalar, codificar, compilar e documentar programas e sistemas de informação. Atividades Desenvolver interface gráfica. Codificar programas orientados a objetos e estruturados. Compilar programas orientados a objetos e estruturados. Testar programas orientados a objetos e estruturados. Documentar sistemas e aplicações orientados a objetos e estruturados. Definir padronizações de sistemas e aplicações.

7 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Avaliar resultados de teste dos 1 Utilizar compiladores e ambientes de 1 Desenvolvimento de software programas orientados a objetos desenvolvimento na elaboração de sistemas. Linguagem de apoio: JAVA. Distinguir e avaliar linguagens de programação orientada a objetos, aplicando-a no desenvolvimento de software. 3 Executar procedimentos de testes de programas. Redigir instruções de uso dos programas implementados. Ambientes de desenvolvimento de programas. Netbeans. 4 Aplicar as técnicas de programação (orientada a objetos).

8 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Desenvolvimento de Software II Módulo: III Habilidade,3 1, Bases Tecnológicas e Competências* Desenvolvimento de software Linguagem de apoio: JAVA. Competência nº Ambientes desenvolvimento programas. Netbeans. Competência nº1 de de Procedimentos Didáticos Atividades teóricas ou práticas com utilização do computador, pseudocódigos e ferramentas na representação da solução de problemas, exercícios de situações problema, utilizando computadores e a linguagem JAVA para o desenvolvimento de sistemas. Atividades teóricas ou práticas com utilização do computador, pseudocódigos e ferramentas na representação da solução de problemas, exercícios de situações problema, utilizando computadores e a linguagem JAVA e o software Netbeans para o desenvolvimento de sistemas. Cronograma / Dia e Mês 0/07 a 30/09 03/10 a 08/1

9 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Desenvolvimento de Software II Módulo: III Competência (por extenso) Avaliar resultados de testes dos programas orientados a objeto. Indicadores de Domínio Testar o sistema desenvolvido a fim de avaliar seu comportamento. Resolver possíveis erros de programação apresentados. Instrumentos de Avaliação Demonstrações Práticas, seguidas de relato (oral ou escrito). Critérios de Desempenho Assimilação do Conteúdo Compreensão Relacionamento de Idéias Exercícios Criatividade Interesse Evidências de Desempenho Demonstração contendo os indicadores e de acordo com os critérios de desempenho. Solução adequada de problemas expostos em sala de aula. Distinguir e avaliar linguagens de programação orientada a objeto, aplicando-a no desenvolvimento de software. Utilizar os procedimentos do software adequadamente. Ter capacidade de desenvolver um sistema com os conceitos de orientação a objetos. Demonstrações Práticas, seguidas de relato (oral ou escrito). Assimilação do Conteúdo Compreensão Relacionamento de Idéias Exercícios Criatividade Interesse Demonstração contendo os indicadores e de acordo com os critérios de desempenho. Solução adequada de problemas expostos em sala de aula. Compreender a orientação a objeto e aplicá-la em programação. Utilizar os procedimentos do software adequadamente. Ter capacidade de desenvolver um sistema com os conceitos de orientação a objetos. Demonstrações Práticas, seguidas de relato (oral ou escrito). Assimilação do Conteúdo Compreensão Relacionamento de Idéias Exercícios Criatividade Interesse Demonstração contendo os indicadores e de acordo com os critérios de desempenho. Solução adequada de problemas expostos em sala de aula.

10 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores e com os software Netbeans. Quadro, Internet, Slides, programas para exemplo. DEITEL, P. J. Java: como programar. 6ª Ed. Editora Pearson. BATES, B.; SIERRA, K. Use a cabeça! Java. ª ed. Editora O Reilly. Conteúdo apostilado fornecido pelo professor. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Outras Observações/ Informações Semana Tecnológica. VIII Identificação: Nome da professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues Assinatura: Data: 05/08/011 IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 10, de 06/01/009. Assinatura: Data:

11 Plano de Trabalho Docente 011 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Ensino Técnico Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Qualificação: Técnico em Informática Módulo: lll Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Informática C.H. Semanal:,5 h/a Professor(es): Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Compor equipe técnica. Atualizar documentações de sistemas e aplicações. Documentar sistemas e aplicações orientados a objetos e estruturados. Definir cronograma de trabalho. Reunir-se com equipe de trabalho ou cliente. Definir padronizações de sistemas e aplicações. Especificar atividades e tarefas. Distribuir tarefas

12 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Informática Módulo:lll Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Articular o conhecimento científico e 1 Consultar catálogos e manuais de fabricantes 1 tecnológico numa perspectiva e de fornecedores de serviços técnicos. interdisciplinar 3 4 Definir fases de execução de projetos com base na natureza e na complexidade das atividades. Correlacionar recursos necessários e plano de produção. Identificar fontes de recursos necessários para o desenvolvimento de projetos Classificar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. Utilizar, de modo racional, os recursos destinados ao projeto. Redigir relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. Construir gráficos, planilhas, cronogramas e fluxogramas 3 4 Referencial teórico: pesquisa e compilação de dados, produções científicas etc. Construção de conceitos relativos ao tema do trabalho: definições, terminologia, simbologia etc. Definição dos procedimentos metodológicos: Cronograma de atividades; fluxograma do processo Dimensionamento dos recursos necessários 5 6 Analisar e acompanhar o desenvolvimento do cronograma físicofinanceiro. Avaliar de forma quantitativa e qualitativa o desenvolvimento de projetos. 6 Comunicar idéias de forma clara e objetiva por meio de textos e explanações orais Identificação das fontes de recursos Elaboração dos dados de pesquisa: seleção, codificação e tabulação Análise dos dados: interpretação, explicação e especificação. 7 Analisar metodologias de gestão da qualidade no contexto profissional. 8 Técnicas para elaboração de relatórios, gráficos, histogramas. 9 Sistemas de gerenciamento de projeto 10 Formatação de trabalhos acadêmicos

13 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Referencial teórico: pesquisa e compilação de dados, produções científicas etc. Construção de conceitos relativos ao tema do trabalho: definições, terminologia, simbologia etc. Definição dos procedimentos metodológicos: Cronograma de atividades; fluxograma do processo. Dimensionamento dos recursos necessários Identificação das fontes de recursos Identificação das fontes de recursos Elaboração dos dados de pesquisa: seleção, codificação e tabulação Elaboração dos dados de pesquisa: seleção, codificação e tabulação Análise dos dados: interpretação, explicação e especificação. Procedimento Didáticos Cronograma / Dia e Mês Aulas expositivas, dialogadas, teóricas em laboratórios de informática, utilizando computadores e internet. 0 /07 a 10/08 Aulas expositivas, dialogadas, teóricas em laboratórios de informática, utilizando computadores, internet e biblioteca da escola Aulas expositivas, dialogadas, teóricas em laboratórios de informática, utilizando computadores, internet e biblioteca da escola Aulas expositivas, dialogadas, teóricas em laboratórios de informática, utilizando computadores, internet e biblioteca da escola Aulas expositivas, dialogadas, teóricas em laboratórios de informática, utilizando computadores, internet e biblioteca da escola 11 /08 a 30/08 31 /08 a 15/09 16/09 a 10/10 11/10 a 10/11 6 Técnicas para elaboração de relatórios, gráficos, histogramas. Técnicas para elaboração de relatórios, gráficos, histogramas. Sistemas de gerenciamento de projeto Formatação de trabalhos acadêmicos Aulas expositivas, dialogadas, teóricas em laboratórios de informática, utilizando computadores, internet e biblioteca da escola 1 /11 a 08/1

14 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Informática Módulo:lll Competência Articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar Definir fases de execução de projetos com base na natureza e na complexidade das atividades. Indicadores de Domínio Consultar catálogos e manuais de fabricantes e de fornecedores de serviços técnicos. Classificar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. Instrumentos de Avaliação Avaliação por etapas do TCC, mediante normas organização, interesse. produção e desenvolvimento do TCC Critérios de Desempenho - Relacionamento de idéias - Resolução de problemas - Participação - Organização - Manuseio de equipamento - Interesse - Atividades individuais ou em grupo Evidências de Desempenho Solução adequada dos problemas efetuados Apresentação dos resultados das fases Apresentação final do sistema em pleno funcionamneto. Correlacionar recursos necessários e plano de produção. Identificar fontes de recursos necessários para o desenvolvimento de projetos. Analisar e acompanhar o desenvolvimento do cronograma físico-financeiro. Avaliar de forma quantitativa e qualitativa o desenvolvimento de projetos. Utilizar, de modo racional, os recursos destinados ao projeto. Redigir relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. Construir gráficos, planilhas, cronogramas e fluxogramas Comunicar idéias de forma clara e objetiva por meio de textos e explanações orais Analisar metodologias de gestão da qualidade no contexto profissional

15 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Filme sobre TCC Centro Paula Souza Apostila sobre TCC Centro Paula Souza VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Outras Observações/ Informações Semana Tecnológica. VIII Identificação: Nome do professor(a): Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti Assinatura: Data: IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 10, de 06/01/009. Assinatura: Data:

16 Plano de Trabalho Docente 011 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Área Profissional: Informática Habilitação Profissional: Técnico em Informática Vespertino Qualificação: Técnico em Informática Módulo: III (C10) Componente Curricular: ÉTICA, CIDADANIA E QUALIDADE C.H. Semanal:,5 Professor: LUIZ ANTONIO SIRPA I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. 1 Manter-se atualizado tecnicamente. Manter sigilo. 3 Expressar-se oralmente. 4 Trabalhar em equipe. 5 Especificar recursos e estratégias de comunicação e comercialização.

17 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente curricular: Ética, Cidadania e Qualidade - ECQ Módulo: III Competências Habilidades Bases Tecnológicas Analisar os códigos de ética profissional, as regras e regulamentos organizacionais. Atualizar conhecimentos, desenvolver e ou aprimorar habilidades, aderir a criações e introduzir inovações tendo em vista melhorar o desempenho pessoal e organizacional. Promover a imagem da organização, percebendo ameaças e oportunidades que possam afetála e os procedimentos de controle adequados a cada situação. Trabalhar em equipe e cooperativamente, valorizando e encorajando a autonomia e a contribuição de cada um. Reconhecer e prever situações de risco ou desrespeito à saúde pessoal, social e ambiental e selecionar procedimentos que possam evitá-las Participar e/ou coordenar equipes de trabalho. Identificar políticas, normas e controle de qualidade em produtos e serviços, aplicando-os na atividade profissional. Aplicar a legislação e os códigos de ética profissional nas relações pessoais, profissionais e comerciais. Estabelecer relações de respeito mútuo entre produtor / consumidor, empregador / empregado, parceiro / concorrente. Participar e / ou coordenar equipes de trabalho. Cumprir criticamente as regras, regulamentos e procedimentos organizacionais. Promover a imagem da organização Higiene e Segurança no Trabalho Relações interpessoais cliente Saúde social e ambiental Gestão empreendedora e qualidade Ética profissional, regras e regulamentos organizacionais Conceitos de trabalho em equipe, cooperação e autonomia pessoal. Critérios de imagem pessoal. Código de Defesa do Consumidor

18 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Bases Tecnológicas e Competências Habilidades - Participar e/ou coordenar equipes de trabalho. - Higiene e Segurança no Trabalho; - Analisar os códigos de ética profissional, regras e regulamentos organizacionais. Procedimentos Didáticos - Aulas expositivas e dialogadas - Apresentação e discussão sobre os temas abordados. - Discussões e conclusões individuais e em grupos sobre os temas abordados. Cronograma Dia / Mês 0/07 a 05/08 Identificar políticas, normas e controle de qualidade em produtos e serviços, aplicando-os na atividade profissional. Relações interpessoais cliente Atualizar conhecimentos, desenvolver e ou aprimorar habilidades, aderir a criações e introduzir inovações tendo em vista melhorar o desempenho pessoal e organizacional. - Projeção de vídeos e filmes temáticos. - Aula expositiva e dialogada; - Exercícios de fixação, individual e em equipe. - Discussões e debates sobre o tema. - Dinâmicas; 1/08 a 6/08 Aplicar a legislação e os códigos de ética profissional nas relações pessoais, profissionais e comerciais. Saúde social e ambiental Promover a imagem da organização, percebendo ameaças e oportunidades que possam afetá-la e os procedimentos de controle adequados a cada situação. - Projeção de vídeos temáticos; - Aula expositiva e dialogada; - Exercícios individuais e em equipe; - Relatórios. - Dinâmica. 0/09 a 16/09 Estabelecer relações de respeito mútuo entre produtor / consumidor, empregador / empregado, parceiro / concorrente. Gestão empreendedora e qualidade Trabalhar em equipe e cooperativamente, valorizando e encorajando a autonomia e a contribuição de cada um. - Aulas expositivas e dialogadas - Apresentação e discussão sobre os temas abordados. - Discussões e conclusões individuais e em grupos sobre os temas abordados. 3/09 a 14/10 Participar e / ou coordenar equipes de trabalho. Ética profissional, regras e regulamentos organizacionais Reconhecer e prever situações de risco ou desrespeito à saúde pessoal, social e ambiental e selecionar procedimentos que possam evitá-las. - Projeção de vídeos e filmes temáticos. - Aula expositiva e dialogada; - Exercícios de fixação, individual e em equipe. - Discussões e debates sobre o tema. - Dinâmicas. 1/10 a 04/11 Cumprir criticamente as regras, regulamentos e procedimentos organizacionais. Promover a imagem da organização. Conceitos de trabalho em equipe, cooperação e autonomia pessoal. Critérios de imagem pessoal. Código de Defesa do Consumidor - Projeção de vídeos e filmes temáticos. - Aula expositiva e dialogada; - Exercícios de fixação, individual e em equipe. - Discussões e debates sobre o tema. - Dinâmicas. 11/11 a 08/1

19 IV Procedimentos de Avaliação Componente curricular: Ética, Cidadania e Qualidade Módulo: III Competência Instrumento de Critérios de Indicadores de Domínio (Por extenso) Avaliação Desempenho 1. Analisar os códigos de ética profissional, as regras e regulamentos organizacionais. Aplicar a legislação e os códigos de ética profissional nas relações pessoais, profissionais e comerciais. Bases Tecnológicas - Ética profissional, regras e regulamentos organizacionais. - Participação; - Observação; - Exercícios individuais e em equipe. - Interpretação de texto. - Assiduidade. - Clareza; - Criticidade; - Relacionamento de ideias; - Cooperação; - Comunicação; - Expressão. Evidências de Desempenho - É capaz de visualizar e aprimorar suas habilidades pessoais e organizacionais.. Atualizar conhecimentos, desenvolver e ou aprimorar habilidades, aderir a criações e introduzir inovações tendo em vista melhorar o desempenho pessoal e organizacional. Estabelecer relações de respeito mútuo entre produtor / consumidor, empregador / empregado, parceiro / concorrente. Bases Tecnológicas - Gestão empreendedora e qualidade. - Participação; - Observação; - Exercícios individuais e em equipe; - Assiduidade. - Domínio de conceitos; - Persuasão; - Expressão; - Responsabilidade; - Interesse. - É capaz de visualizar e aprimorar suas habilidades pessoais e organizacionais. 3. Promover a imagem da organização, percebendo ameaças e oportunidades que possam afetá-la e os procedimentos de controle adequados a cada situação. Cumprir criticamente as regras, regulamentos e procedimentos organizacionais. Bases Tecnológicas: Saúde social e ambiental. - Participação; - Relatórios; - Exercícios; - Debates. - Atividade em equipe; - Assiduidade. - Liderança; - Motivação; - Controle; - Interesse; - Responsabilidade; -Cooperação. - Consegue defender uma opinião fundamentando-a em argumentos convincentes.

20 4. Trabalhar em equipe e cooperativamente, valorizando e encorajando a autonomia e a contribuição de cada um. Participar e / ou coordenar equipes de trabalho. Bases Tecnológicas - Conceitos de trabalho em equipe, cooperação e autonomia pessoal. - Exercícios individuais e em equipe. - Avaliação individual e escrita; - Participação; - Observação; - Relatórios. - Pesquisa; - Assiduidade. - Atividade em equipe. - Domínio de Conceitos; - Clareza; - Criticidade; - Liderança; - Motivação; - Comunicação; - Cooperação. - É capaz de identificar e aceitar as diferentes condutas do relacionamento em equipes. 5. Reconhecer e prever situações de risco ou desrespeito à saúde pessoal, social e ambiental e selecionar procedimentos que possam evitá-las. Identificar políticas, normas e controle de qualidade em produtos e serviços, aplicando-os na atividade profissional. Bases Tecnológicas - Higiene e Segurança no Trabalho; - Participação; - Observação; - Exercícios individuais e em equipe. - Interpretação de texto. - Assiduidade. - Clareza; - Criticidade; - Relacionamento de ideias; - Interesse; - Motivação; - Objetividade; - Responsabilidade; - Expressão. - Desempenho prático que evidencie uma relação de respeito mútuo entre todos visando a melhoria do desempenho profissional e organizacional. - Saúde social e ambiental.

21 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Parâmetros Curriculares Nacionais, Vol. 8, Ética ; Laboratório de Informática. - sites especializados Recursos Humanos; Livro Básico: Chiavenato, Idalberto - Recursos Humanos Ed. Atlas ; Chiavenato, Idalberto Recursos Humanos O capital Humano das Organizações, 8ª ed., Editora Atlas; Jogos de empresa e Técnicas Vivenciais Ed. Pearson Education do Brasil Ltda. Maria Rita Gramigna. Biblioteca; Apostilas; Regulamentos organizacionais. Revistas especializadas, jornais; filmes de acordo com o tema. Data-show; retroprojetor; sala de vídeo. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Retomada de conteúdo quando for necessário; incentivar a participação do aluno; A recuperação é um processo contínuo de aprendizagem. Para isso, serão utilizados diferentes instrumentos como: pesquisas, relatórios, exercícios e avaliações objetivas. VII - Outras Observações / Informações: Participação em eventos: Semana Tecnológica. Filmes relacionados aos temas propostos para assimilação, debate, reflexão e atividades práticas em equipe ou individual. VIII Identificação: Nome do professor: LUIZ ANTONIO SIRPA Assinatura: Data: 05/08/011 IX Parecer do coordenador de área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 10, de 06/01/009. Assinatura: Data:

22 Plano de Trabalho Docente 011 Ensino Técnico ETEC Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação: Técnico em Informática Módulo: 3º Componente Curricular: Gestão de Sistemas Operacionais III C.H. Semanal: 5 ha Professores: Luis Alexandre Boyago Santos I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições Analisar e operar os serviços e funções dos sistemas operacionais. Atividades Monitorar desempenho e performance de sistemas e aplicações. Trabalhar em equipe.

23 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Analisar os serviços e funções 1 Utilizar adequadamente os recursos 1 Funções e serviços de sistema operacional. de sistemas operacionais, de hardware dos computadores. utilizando suas ferramentas e Instalação e configuração do Sistema Operacional recursos em atividades de configuração, manipulação de 3 Administração do Sistema Operacional arquivos, segurança e outras. Selecionar o sistema operacional de acordo com as necessidades do usuário. Distinguir arquiteturas de sistemas operacionais identificando as vantagens e limitações de cada opção. 4 Administração de redes 3 Verificar o funcionamento integral dos equipamentos e softwares do sistema de informação, interpretando orientações dos manuais.

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Tecnologia da Informação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Professor: Luís Alexandre Boyago dos Santos

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Professor: Luís Alexandre Boyago dos Santos Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico em

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS II

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS II Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES II

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES II Plano de Trabalho Docente 0 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 6 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Qualificação: Auxiliar de informática para internet Módulo: 1º

Plano de Trabalho Docente 2011. Qualificação: Auxiliar de informática para internet Módulo: 1º Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em informática para internet

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 203 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 36 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prefessor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Qualificação Técnica de Nível Médio

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo III 1 Semestre/2010 MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET TEMAS Teórica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã Área de conhecimento: Ambiente, Saúde e Segurança Componente Curricular: Aplicativos Informatizados

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Informática

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Informática Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática Plano de Trabalho Docente 01 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: PROFISSIONAL TÉCNICA DE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo I (Noite) EXTENSÃO ÍNDIA VANUÍRE 1 Semestre/2010 MÓDULO I Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE INFORMÁTICA PARA INTERNET

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico em

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA EtecMONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Eixo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo III (Noite) EXTENSÃO ÍNDIA VANUÍRE 1 Semestre/2011 Centro Paula Souza 2011 Centro Paula Souza 2011 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática para Internet

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática para Internet Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO - Extensão E.E. Índia Vanuíre Código: 9136 Município: Tupã (SP) Área profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E.

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. ÍNDIA VANUÍRE CÓDIGO: 136 MUNICÍPIO: TUPÃ EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO HABILITAÇÃO PROFISSIONAL:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136. Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Etec Monsenhor Antônio Magliano Plano de Trabalho Docente 2014 Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico. ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO - Extensão EE Índia Vanuíre

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico. ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO - Extensão EE Índia Vanuíre Plano de Trabalho Docente 010 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO - Extensão EE Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Qualificação: PROGRAMADOR DE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico Etec:Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico em Mecânica

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico em Mecânica Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código : 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Administração Central Administração Central Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 91 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Redes

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Redes Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 9136 Município: Tupã (SP) Área profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 05 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico em Mecânica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: BAURU Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 20 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 09 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: Desenvolvimento e Design de Websites I

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: Desenvolvimento e Design de Websites I Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico de Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Ensino Técnico FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Tecnologia da Informação Habilitação Profissional: Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM REDES de COMPUTADORES. Qualificação: ASSISTENTE TÉCNICO de REDES

Plano de Trabalho Docente 2011. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM REDES de COMPUTADORES. Qualificação: ASSISTENTE TÉCNICO de REDES Plano de Trabalho Docente 2011 ETEC: MASSUYUKI KAWANO Ensino Técnico Código: Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMÁTICA Habilitação Profissional: TÉCNICO EM REDES de COMPUTADORES Qualificação: ASSISTENTE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETE Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área Profissional: Habilitação Profissional: Técnico em Qualificação: Técnico em Componente Curricular:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça / SP EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática. Professor: Oscar da Costa Meira Junior

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática. Professor: Oscar da Costa Meira Junior Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO - EXTENSÃO INDIA VANUIRE Código: 9136 Município: TUPÃ Área Profissional: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional: Técnico em Desenho de Construção Civil

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática para Internet

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática para Internet Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Massuyuki Kawano Código:136 Município: Tupã (SP) Área profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETE Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC Suzano Código: 146 Município: Suzano Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado Qualificação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: INFRAESTRUTURA Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional

Leia mais