Álgebra. Progressão geométrica (P.G.)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Álgebra. Progressão geométrica (P.G.)"

Transcrição

1 Progressão geométrica (P.G.). Calcule o valor de sabendo que: a) + 6 e 0-6 formam nessa ordem uma P.G.. b) + e + 6 formam nessa ordem uma P.G. crescente.. Calcule o seto termo de uma progressão geométrica sabendo que as epressões + e + são nessa ordem os três primeiros termos.. Dada a P.G. (y) calcule e y.. As epressões + + e - formam nessa ordem uma P.G.. Calcular o valor de e escrever a P.G... Escreva: a) uma P.G. de quatro termos em que a = e q =. b) uma progressão geométrica de 6 termos em que a = - e q =. c) uma progressão geométrica de cinco termos em que a = 0 e q =. d) uma progressão geométrica de termos em que a = - e q =. e) uma P.G. de quatro termos em que a = y e q = y. 6. Determine o valor de de modo que os números + + e + 0 formem nesta ordem uma P.G.. 7. Dados os números e nesta ordem determine o número que se deve somar a cada um deles para que se tenha uma P.G... Três números estão em P.G. de tal forma que a sua soma é 0 e o produto é Calcule os três números. 9. Numa P.G. de termos a soma dos dois primeiros é e a soma dos dois últimos é 6. Qual o terceiro termo da P.G.? 0. Numa progressão geométrica de quatro termos positivos a soma dos dois primeiros vale e a soma dos dois últimos vale 9. Calcule a razão da progressão. Álgebra. Determine o primeiro termo da P.G. em que a = 7 e a razão é q =.. Qual o primeiro termo da progressão geométrica em que a = e a 7 =?. Qual o primeiro termo da progressão geométrica em que a = 0 e a 6 = 0?. Obtenha três números em P.G. de modo que sua soma seja e seu produto 7.. Determine três números em P.G. sendo seu produto 6 e sua soma Calcular o quinto termo de uma P.G. sabendo que a = 6 e a 7 = Determinar a posição do número 79 na P.G Calcular o décimo termo da progressão geométrica Qual o termo geral da progressão geométrica (...). 0. Encontre o termo geral uma progressão geométrica (...).. Qual o 6º termo da progressão geométrica Qual é o primeiro termo de uma P.G. na qual o décimo primeiro termo é 07 e a razão é?. Uma P.G. tem 6 termos sendo o último termo e a razão. Qual é o primeiro termo dessa P.G.?. Calcule: a) o décimo termo da progressão geométrica b) o décimo segundo termo da P.G. definida por c) o oitavo termo da progressão geométrica (79...). Rua Baronesa 70 - sala 06 - Praça Seca Telefone:

2 . Sabendo que numa P.G.: a) a = e a = calcule o primeiro b) a = e a = calcule o sétimo c) a = e a = 6 calcule o 0º d) a = e a = 096 calcule a razão. 6. Os três primeiros termos de uma P.G. são + +. Calcule o valor do quinto 7. Determine a posição do número: a) 79 numa uma progressão geométrica onde a = e a = 7 b) 096 na P.G..... Calcule o número de termos de uma P.G. sabendo que o último termo é 0 o primeiro é e a razão é. 9. Faça a interpolação de : a) cinco meios geométricos entre e b) cinco meios geométricos entre e 79 6 c) oito meios geométricos entre e. 0. Insira quatro meios geométricos entre e.. Insira dois meios geométricos reais entre - e.. Entre os números e b foram inseridos termos obtendo-se uma P.G. de razão. Qual o valor de b?. Inserindo-se quatro meios geométricos entre a e 6 obtém-se uma P.G. de razão igual a. Qual o valor de a?. Inserindo-se cinco meios geométricos entre e obtém-se uma seqüência. Determine o quinto termo dessa seqüência.. Numa P.G. de razão o primeiro termo é 9 e o último é 0. Quantos termos tem essa P.G.? 6. Numa P.G. crescente com cinco termos o quinto é 0 e o terceiro 90. Escreva essa P.G.. 7. Sabe-se que numa P.G. o terceiro termo é 6 e o seto 0. Escreva essa P.G... Numa P.G. o quinto termo é e o oitavo 6. Calcule a razão e o primeiro 9. Quantos termos tem a progressão geométrica finita ( )? 0. Determine a posição ocupada pelo termo de valor na P.G. finita em que o primeiro termo é e a razão.. Obtenha a P.G. em que a soma do primeiro termo com o terceiro seja 0 e a do segundo com o quarto 60.. Numa P.G. a soma dos dois primeiros termos é e a do terceiro com o quarto 9. Determine a P.G... Determine a soma dos termos de cada P.G.: a) 0 6 b) ( ) Rua Baronesa 70 - sala 06 - Praça Seca Telefone: c) ( 6) d) 6 6 e) ( ). Calcule a soma dos vinte primeiros termos da P.G. ( ).. Determine a soma dos dez primeiros termos da P.G. ( ). 6. Numa P.G. conhecemos S = 0 e q =. Calcule a e a. 7. Obtenha a soma dos seis primeiros termos da P.G. (7...).. Qual será a soma dos vinte primeiros termos de uma P.G. em que o primeiro termo é e a razão. 9. Numa P.G. a soma dos termos é 7. Sabendo-se que a n = 6 e q = calcular o primeiro termo dessa P.G..

3 0. Resolva a equação: = Numa PG a = 6 e a =. Ache a soma dos cinco primeiros termos.. Quantos termos devemos considerar na P.G. ( 6...) para se obter uma soma de 76?. Calcule o termo a de uma P.G. sabendo que S n = é a soma dos seus n n primeiros termos.. Calcule a soma dos termos de cada uma das seguintes P.G.: 0 a) (...) c) ( ) b) (0 0...) d) ( ). Obtenha a fração geratriz das seguintes dízimas periódicas: a) b) 0... c) 0... d) e) Resolva as equações em que o primeiro membro representa a soma dos termos de uma P.G. infinita: a) = 0 b) = 9 c) = 6 7. Calcule o limite da soma de cada uma das seguintes progressões geométricas: a) ( 6...) b) (7 9.. ) c) (...) d) (... ) 9 9. Calcule o primeiro termo e a razão de uma P.G. convergente sabendo que o 6 limite da soma é e que o segundo termo é. 9. Calcule o primeiro termo de uma P.G. sabendo que a soma dos infinitos termos é 6 e a razão é. 60. Dado um quadrado de lado unindo seus pontos médios dois a dois obtemos um segundo quadrado. Repetindo essa operação no segundo quadrado obtemos um terceiro e assim infinitamente. Determine o limite da soma: a) dos perímetros dos infinitos quadrados construídos; b) das áreas dos infinitos quadrados construídos. 6. Calcule nas equações abaio: a) = b) = c) = 6. Qual o valor da epressão: Sendo q p com p e q primos entre si a soma dos infinitos termos da seqüência... a soma p + q é: 6 6. Em uma P.G. o primeiro termo é e o quarto termo é. O quinto termo dessa P.G. é: 6. Em uma P.G. de termos a soma dos dois primeiros termos é e a soma dos dois últimos é 6. O terceiro termo da P.G. é: 66. A soma dos dois primeiros termos de uma P.G. de razão positiva é. A soma do terceiro termo com o quarto termo é 60. Qual é a razão dessa P.G.? 67. O quinto e o sétimo termos de uma P.G. de razão positiva valem respectivamente 0 e 6. O seto termo dessa P.G. é: 6. Numa P.G. de termos a soma dos termos de ordem par é 0 e a soma dos termos de ordem ímpar é. Então o quarto termo dessa progressão é: 69. A soma dos termos de ordem ímpar de uma P.G. infinita é e a soma dos termos de ordem par é 7. O primeiro termo da progressão é: Rua Baronesa 70 - sala 06 - Praça Seca Telefone:

4 70. Simplifique A = Sendo a n o termo geral de uma P.G. onde n N - {0} se a + a 6 = -60 e a + a = 0 o seto termo dessa progressão é: 7. Uma bola é lançada na vertical de encontro ao solo de uma altura h. Cada vez que bate no solo ela sobe até a metade da altura de que caiu. Determine a distância total percorrida pela bola em sua trajetória até atingir o repouso. 7. O lado de um triângulo eqüilátero mede cm. Unindo-se os pontos médios de seus lados obtém-se um novo triângulo eqüilátero. Unindo-se os pontos médios dos lados do novo triângulo obtém-se um outro triângulo eqüilátero e assim sucessivamente. a) Determine a soma dos perímetros de todos os triângulos. b) Determine a soma das áreas de todos os triângulos. 7. Qual é o número que devemos somar aos números a a e a + para obtermos três números em PG? 7. Sabendo que ( ) é uma PG calcule o 00º 76. Obtenha a PG de quatro elementos em que a soma dos dois primeiros é e a soma dos dois últimos é Prove que se yz estão em PG nessa ordem vale a relação: ( + y + z)( - y + z) = + y + z 7. Os lados de um triângulo retângulo apresentam medidas em PG. Calcule a razão da PG. 79. Sabendo que a população de certo município foi de 0000 habitantes em 990 e que essa população vem crescendo a taa de % ao ano determine a melhor aproimação para o número de habitantes desse município em Um químico tem litros de álcool. Ele retira litros e os substitui por água. Em seguida retira litros da mistura e os substitui por água novamente. Após efetuar essa operação vezes aproimadamente quantos litros de álcool sobram na mistura?. Obtenha a PG cujos elementos verificam as relações. a + a + a 6 = 0 e a + a + a 7 = 0. No máimo quantos termos tem uma PG cujo primeiro termo é e último termo é se queremos que sua razão seja menor do que /?. Se numa PG cujo termo inicial é tem-se que S = S = obtenha S. OBS: S n = soma dos n primeiros termos da PG.. No mínimo quantos termos da PG ( ) devem ser somados para que a soma seja maior do que 000?. Qual o erro cometido quando em vez de somar os 000 elementos iniciais calcula-se a soma dos infinitos termos da PG...? 6. Determine m sabendo que: =. m m 7. Qual é a geratriz das dízimas periódicas abaio? a) 0(7) c) 07(09) e) () b) () d) 9(). A soma dos termos de ordem ímpar de uma PG infinita é 0 e a soma dos termos de ordem par é 0. Obtenha o primeiro 9. Divide-se um segmento de comprimento m em três partes iguais e retira-se a parte central; para cada um dos segmentos repete-se o processo retirando-se suas partes centrais e assim sucessivamente. Calcule a soma dos comprimentos retirados. 90. O lado de um triângulo eqüilátero mede. Unindo os pontos médios de seus lados obtém-se um novo triângulo eqüilátero. Unindo os pontos médios do novo triângulo obtém-se outro triângulo eqüilátero e assim sucessivamente. Calcule a soma dos perímetros de todos os triângulos citados. Rua Baronesa 70 - sala 06 - Praça Seca Telefone:

5 9. Num triângulo eqüilátero de lado a se inscreve uma circunferência de raio r. Nesta circunferência se inscreve um triangulo eqüilátero de lado a e neste inscreve-se uma circunferência de raio r. repete-se indefinidamente a operação de inscrição. Calcule:. a) b) ±. 60. = 6 e y = ou = -6 e y = -. = - 9 = a) b) c) d) - - n n e) ny ny y y q = ou 9. ou ª a n = n- 0. a n = n a) b) c). a) b) c) 0 d) a) 7ª b) ª a) b) c) RESPOSTAS (6660). a = e q = ª ou a) b) c) + 0 d) 6 e) a = 6 e a = = ou -. termos.. a) b) 0 c) - d) 0. a) b) /0 7 c) 00 6 d) e) 6. a) b) c) - 7. a) b) c) 9 d). a = 6 e q = a) 6 + b) 6. a) 6 b) 0 c) 6..(+ ) ± /9 7. h a) o limite da soma dos lados dos triângulos; b) o limite da soma dos raios das circunferências; c) o limite da soma das áreas dos triângulos; d) o limite da soma das áreas dos círculos. 7. a) cm b) cm 7. 6 a ( 0 0 0) ou (- -7 7) 77. demonstração litros. 0 n a =. n a) 7 c) d) 69 b) 66 9 e) R.: m a) a b) a π c) a d) 9 a Rua Baronesa 70 - sala 06 - Praça Seca Telefone:

... Onde usar os conhecimentos os sobre s?...

... Onde usar os conhecimentos os sobre s?... Manual de IV Matemática SEQÜÊNCIA OU SUCESSÃO Por que aprender Progr ogressõe ssões? s?... O estudo das Progressões é uma ferramenta que nos ajuda a entender fenômenos e fatos do cotidiano, desde situações

Leia mais

x 1. Em cada uma das figuras, eles são apenas os primeiros elementos dos

x 1. Em cada uma das figuras, eles são apenas os primeiros elementos dos 0) Nas figuras a seguir, a curva é o gráfico da função x retângulos hachurados para infinitos que possuem as mesmas características. f x. Observe atentamente o que ocorre com os x. Em cada uma das figuras,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE 1ª. SÉRIE Exercícios de PA e PG 1. Determinar o 61º termo da PA ( 9,13,17,21,...) Resp. 249 2. Determinar a razão da PA ( a 1,a 2, a 3,...) em que o primeiro

Leia mais

PROGRESSÃO GEOMÉTRICA

PROGRESSÃO GEOMÉTRICA Hewlett-Packard PROGRESSÃO GEOMÉTRICA Aulas 01 a 05 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 2018 Sumário PROGRESSÃO GEOMÉTRICA (P.G.)... 1 PRELIMINAR 1... 1 DEFINIÇÃO... 1 A RAZÃO DE

Leia mais

Para simplificar a notação, também usamos denotar uma sequência usando apenas a imagem de :

Para simplificar a notação, também usamos denotar uma sequência usando apenas a imagem de : Sequências Uma sequência é uma função f de em, ou seja. Para todo número natural i associamos um número real por meio de uma determinada regra de formação. A sequencia pode ser denotada por: Ou, por meio

Leia mais

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Lista de Exercícios de Matemática / º ano Professor(: Leonardo Data: / JANEIRO / 06. De sonhos e Aluno(: Questão 0) Um casal tem três filhos cujas idades estão em progressão

Leia mais

Seqüências Numéricas

Seqüências Numéricas Seqüências Numéricas É uma seqüência composta por números que estão dispostos em uma determinada ordem pré-estabelecida. Alguns exemplos de seqüências numéricas: (,, 6, 8, 0,,... ) (0,,, 3,, 5,...) (,,

Leia mais

1. Progressão aritmética Resumo e lista

1. Progressão aritmética Resumo e lista Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares ª ano do Ensino Médio Atividade de Matemática do 1º bimestre de 019 Conteúdo: Progressão aritmética, Progressão geométrica Aluno(s):... N o(s) :... Aluno(s):...

Leia mais

Sequência divergente: toda sequência que não é convergente.

Sequência divergente: toda sequência que não é convergente. 1.27. Sequências convergentes. 1.27.1 Noção de sequência convergente: uma sequência é dita convergente quando os termos dessa sequência, conforme o aumento do n, se aproximam de um número constante. Esse

Leia mais

Módulo de Progressões Geométricas. Soma dos Termos da P.G. Infinita. 1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis

Módulo de Progressões Geométricas. Soma dos Termos da P.G. Infinita. 1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Módulo de Progressões Geométricas Soma dos Termos da P.G. Infinita a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Progressões Geométrica Soma dos Termos da P.G. Infinita Eercícios Introdutórios

Leia mais

TÓPICOS DE REVISÃO MATEMÁTICA I SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES. Prof. Rogério Rodrigues

TÓPICOS DE REVISÃO MATEMÁTICA I SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES. Prof. Rogério Rodrigues 0 TÓPICOS DE REVISÃO MATEMÁTICA I SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES Prof. Rogério Rodrigues 1 1) SEQUÊNCIA NUMÉRICA: 1.1) Definição: È toda relação que associa cada um dos números naturais n (n 0) a um número real

Leia mais

MATEMÁTICA. Sequências Numéricas P.A e P.G. Professor : Dêner Rocha

MATEMÁTICA. Sequências Numéricas P.A e P.G. Professor : Dêner Rocha MATEMÁTICA Sequências Numéricas P.A e P.G Professor : Dêner Rocha Sequência Podemos observar facilmente que o termo sequencia é facilmente encontrado no nosso dia-adia. Vejamos alguns explos: a) As notas

Leia mais

ww.vestibularsc.com.br

ww.vestibularsc.com.br 1) Encontre os cinco primeiros termoss da seqüência definida por an = n² n + 2n, n e N*. 2) Seja a sequência definida por a n = ( 1) n. n 2, n N *, determine o valor de a 4 a 2 3) Dada a sequência por

Leia mais

4. Considerando o triângulo retângulo ABC, determine as medidas a e b indicadas.

4. Considerando o triângulo retângulo ABC, determine as medidas a e b indicadas. LISTAS DE ATIVIDADE A SER REALIZADA ANO 018 LISTA UM 1. No triângulo retângulo determine as medidas x e y indicadas. (Use: sen 65º = 0,91; cos 65º = 0,4 e tg 65º =,14) 4. Considerando o triângulo retângulo

Leia mais

Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar 2º. BIMESTRE

Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar 2º. BIMESTRE Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar 2º. IMESTRE I PORCENTAGEM 1. Qual o montante, após dois anos, em uma aplicação que rende 10% ao semestre ( juros compostos), sabendo que o capital

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: RONALDO VILAS BOAS COSTA Disciplina: GEOMETRIA 9 B 25 C

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: RONALDO VILAS BOAS COSTA Disciplina: GEOMETRIA 9 B 25 C COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: RONALDO VILAS BOAS COSTA Disciplina: GEOMETRIA TRABALHO Data: /1/018 Nota: Estudante :. No. 1) O valor de no triângulo retângulo abaio é: a) 10. b) 1.

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 06 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Como P A B ) P A B ) P A B), temos que: P A B ) 0,6 P A B) 0,6 P A B) 0,6 P A B) 0,4 Como P A B) P A) + P B) P A B) P A

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 4 Bimestre Matemática Prof. Leandro Capítulo 12: Função Logarítmica: Escala Richter, definição de logaritmo, propriedades operatórias dos

Leia mais

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS PROGRESSÕES

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS PROGRESSÕES PROGRESSÕES A cada 76 anos o cometa Halley pode ser visto da Terra. Ele passou por aqui, pela última vez em 986 e deverá reaparecer no ano de 06. Depois em 38,, 90... e assim sucessivamente. Os números

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE 1ª. SÉRIE Exercícios de PA e PG 1. Determinar o 61º termo da PA ( 9,13,17,21,...) Resp. 249 2. Determinar a razão da PA ( a 1,a 2, a 3,...) em que o primeiro

Leia mais

3 de um dia correspondem a é

3 de um dia correspondem a é . (UFRGS/) Na promoção de venda de um produto cujo custo unitário é de R$ 5,75 se lê: Leve, pague. Usando as condições da promoção, a economia máima que poderá ser feita na compra de 88 itens deste produto

Leia mais

Aluno: Turma: 2º CN Ano: 2014 Data : Matéria: Turno:Noite Valor :30pontos Nota:

Aluno: Turma: 2º CN Ano: 2014 Data : Matéria: Turno:Noite Valor :30pontos Nota: ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO JANEIRO/2015 RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Turma: 2º CN Ano: 2014 Data : Matéria: Turno:Noite

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE 1ª. SÉRIE Inequações Modulares 1.- Resolver em IR a) x 1 < 2 b) 1-2x > 3 c) x 2 4x < 0 Exercícios de PA e PG 1. Determinar o 61º termo da PA ( 9,13,17,21,...)

Leia mais

a 1 a 2 = a 7 = a 31 = a 44 = a 51 = Podemos escrever qualquer termo de uma PA se soubermos o 1º termo e a razão desta PA. n ln.

a 1 a 2 = a 7 = a 31 = a 44 = a 51 = Podemos escrever qualquer termo de uma PA se soubermos o 1º termo e a razão desta PA. n ln. 1.6. Progressão Aritmética (PA). Observe as sequências abaixo: (a n) = (1, 4, 7, 10, 13,...) (b n) = ( -7, -5, -3, -1, 1, 3,...) (c n) = (2016, 2012, 2008, 2004,...) Elas possuem um padrão semelhante.

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: / 12/2016 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega

Leia mais

2. O valor do décimo termo é

2. O valor do décimo termo é PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS ) Em uma PG, o primeiro termo é e o terceiro, a) b) 4 c) d) 6 e). O valor do décimo termo é ) O número de termos de uma PG é ímpar e seu termo médio é 9. Pode-se afirmar que o produto

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO GABARITO

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO GABARITO º ANO GABARITO Questão Matemática I 8 9 7 a9 = = 7 9 6 a8 = = 6 9 55 a7 = = Portanto, a média aritmética dos últimos termos será dada por: 8 7 6 55 + + + 7 7 M = = = 6 Questão O número de vigas em cada

Leia mais

Exercícios de Revisão

Exercícios de Revisão Professor: Cassio Kiechaloski Mello Disciplina: Matemática Exercícios de Revisão Geometria Analítica Geometria Plana Geometria Espacial Números Complexos Polinômios Na prova de recuperação final, não será

Leia mais

Matemática E Intensivo V. 1

Matemática E Intensivo V. 1 GABARITO Matemática E Intensivo V. Exercícios 0) 5 0) 5 Seja o termo geral = 3n, então: Par =, temos: a = 3. = 3 = Par =, temos: a = 3. = 6 = 5 Par = 3, temos: a 3 = 3. 3 = 9 = 8 Então a + a + a 3 = +

Leia mais

PG Nível Básico

PG Nível Básico PG 016 Nível Básico 1. (Efomm 016) Numa progressão geométrica crescente, o 3º termo é igual à soma do triplo do 1º termo com o dobro do º termo. Sabendo que a soma desses três termos é igual a 6, determine

Leia mais

C) D) E) A) 410,00 B) 460,00 C) 425,00 D) 435,00 E) 420,00 A) ,00 B) ,00 C) 2.400,00 D) ,00 E) 21.

C) D) E) A) 410,00 B) 460,00 C) 425,00 D) 435,00 E) 420,00 A) ,00 B) ,00 C) 2.400,00 D) ,00 E) 21. MATEMÁTICA NÍVEL FUNDAMENTAL I. PORCENTAGEM 1.Fração Percentual 20%= 0,2 35%= 0,35 4%= 0,04 2. Cálculo da porcentagem de um número Exs: a) Calcular 25% de 600 0,25 x 600 = 150 b) Calcular 8% de 50 0,08

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Progressões Aritméticas & Geométricas. Prof. Valdex Santos

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Progressões Aritméticas & Geométricas. Prof. Valdex Santos Aluno: Prof. Valdex Santos I unidade Turma: 1. Identifique as sequências que representam progressões geométricas: a) (3,12,48,192,...) b) ( 3,6, 12,24, 48,...) c) (5,15,75,375,...) d) ( 1/3, 1/6, 1/12,...)

Leia mais

ACADEMIA DA FORÇA AÉREA PROVA DE MATEMÁTICA 1998

ACADEMIA DA FORÇA AÉREA PROVA DE MATEMÁTICA 1998 PROVA DE MATEMÁTICA 998 Se a seqüência de inteiros positivos (,, y) é uma Progressão Geométrica e (+, y, ) uma Progressão Aritmética, então, o valor de + y é a) b) c) d) A soma das raízes da equação log

Leia mais

Exercícios Obrigatórios

Exercícios Obrigatórios Exercícios Obrigatórios 1) (UFRGS/2015) Para fazer a aposta mínima na mega sena uma pessoa deve escolher 6 números diferentes em um cartão de apostas que contém os números de 1 a 60. Uma pessoa escolheu

Leia mais

Portanto, o comprimento total de vigas necessárias para fazer a sequência completa de grades, em metros, foi de

Portanto, o comprimento total de vigas necessárias para fazer a sequência completa de grades, em metros, foi de 1. (Unesp 016) A figura indica o padrão de uma sequência de grades, feitas com vigas idênticas, que estão dispostas em posição horizontal e vertical. Cada viga tem 0,5 m de comprimento. O padrão da sequência

Leia mais

Resolução do Vestibular UDESC 2019/1. Logo o dado foi jogado 8 vezes

Resolução do Vestibular UDESC 2019/1. Logo o dado foi jogado 8 vezes As faces do cubo são os primos: 2, 3, 5, 7, 11 e 13 Fatorando 1171170 temos: 1171170 2 585585 3 195195 3 65065 5 13013 7 1859 11 169 13 13 13 1 Logo o dado foi jogado 8 vezes 1 2 A 1 3 1 1 4 2 0 1 2 0

Leia mais

Proposta de teste de avaliação 2 Matemática 9

Proposta de teste de avaliação 2 Matemática 9 Proposta de teste de avaliação Matemática 9 Nome da Escola Ano letivo 0-0 Matemática 9.º ano Nome do Aluno Turma N.º Data Professor - - 0 Na resolução dos itens da parte A, podes utilizar a calculadora.

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO - MATEMÁTICA

RACIOCÍNIO LÓGICO - MATEMÁTICA RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 QUESTÕES - RACIOCINIO LÓGICO 12. Uma sequência de números segue a seguinte lei de formação: se um número N dessa sequência é par, adicione a ele

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO Matemática Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ALUNO(a): Valor: Nº: SÉRIE: 1ª TURMA: 20,0 UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2018 Obs.: Esta lista deve ser entregue resolvida no dia da prova de Recuperação.

Leia mais

TIPO DE PROVA: A. Questão 1. Questão 4. Questão 2. Questão 5. Questão 3. alternativa D. alternativa D. alternativa D. alternativa B.

TIPO DE PROVA: A. Questão 1. Questão 4. Questão 2. Questão 5. Questão 3. alternativa D. alternativa D. alternativa D. alternativa B. Questão TIPO DE PROVA: A Um mapa está numa escala :0 000 000, o que significa que uma distância de uma unidade, no mapa, corresponde a uma distância real de 0 000 000 de unidades. Se no mapa a distância

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A º Ano Versão Nome: Nº Turma: Aprete o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias Quando, para

Leia mais

COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII UFJF

COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII UFJF COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII UFJF Conteúdos Prova de Recuperação 1. Conjuntos Numéricos: - a. Identificar e representar números Naturais (IN), Inteiros (Z), Racionais (Q), Irracionais (Ir) e Reais.

Leia mais

MATEMÁTICA 1º BIM MÉDIO INT. EM AGRONEGÓCIO 2º ANO

MATEMÁTICA 1º BIM MÉDIO INT. EM AGRONEGÓCIO 2º ANO Postado em 04 / 03 / 13 SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E PROGRESSÃO ARITMÉTICA Aluno(a): TURMA: 1- SEQUÊNCIAS O estudo das sequencias lógicas despertou o interesse de vários estudiosos/pesquisadores Um deles foi

Leia mais

GABARITO DO CADERNO DE QUESTÕES

GABARITO DO CADERNO DE QUESTÕES OLÍMPIADAS DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE GABARITO DO CADERNO DE QUESTÕES NÍVEL 3 Ensino Médio Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó 017 OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA GABARITO: 1.

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A º Ano Versão Nome: Nº Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias Quando,

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Professores: Tammy, Sandra, Figo, Laendle, Pupo. Série: 9º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão

Leia mais

Observação: Os sistemas de coordenadas considerados são cartesianos ortogonais. n(a B) = 23, n(b A) = 12, n(c A) = 10, n(b C) = 6 e n(a B C) = 4,

Observação: Os sistemas de coordenadas considerados são cartesianos ortogonais. n(a B) = 23, n(b A) = 12, n(c A) = 10, n(b C) = 6 e n(a B C) = 4, NOTAÇÕES N = {0, 1, 2, 3,...} i: unidadeimaginária;i 2 = 1 Z: conjuntodosnúmerosinteiros z : módulodonúmeroz C Q: conjuntodosnúmerosracionais z: conjugadodonúmeroz C R: conjuntodosnúmerosreais Re z: parterealdez

Leia mais

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica.

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. 13 PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter Semana (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia CRONOGRAMA 04/05 Progressão Aritmética Exercícios

Leia mais

TIPO DE PROVA: A. Questão 1. Questão 2. Questão 3. Questão 4. alternativa A. alternativa B. alternativa D

TIPO DE PROVA: A. Questão 1. Questão 2. Questão 3. Questão 4. alternativa A. alternativa B. alternativa D TIPO DE PROVA: A Questão Se o dobro de um número inteiro é igual ao seu triplo menos 4, então a raiz quadrada desse número a) b) c) d) 4 e) 5 Sendo o número inteiro em questão, temos: 4 4 Logo a raiz quadrada

Leia mais

Matemática Unidade I Álgebra Série 15 - Progressão geométrica. a 4 = a 1 q 3 54 = 2 q 3 q 3 = 27 q = 3. a 5 = a 1 q 4 a 5 = a 5 = 162

Matemática Unidade I Álgebra Série 15 - Progressão geométrica. a 4 = a 1 q 3 54 = 2 q 3 q 3 = 27 q = 3. a 5 = a 1 q 4 a 5 = a 5 = 162 0 a 4 = a q 3 54 = q 3 q 3 = 7 q = 3 a 5 = a q 4 a 5 = 3 4 a 5 = 6 Resposta: C 0 a 8 = a q 4 43 = 3 q6 3 5 3 = q 6 q 6 = 3 6 Como os termos são positivos, q > 0; assim: q = 3 a 5 = a q 3 a 5 = 3 33 a 5

Leia mais

a 22, nesta ordem, apresentam a seguinte propriedade: Os três primeiros

a 22, nesta ordem, apresentam a seguinte propriedade: Os três primeiros PROCESSO SELETIVO/2004 CGE GAB. 1 1 o DIA 1 MATEMÁTICA QUESTÕES DE 01 A 15 01. A soma das raízes das equações + 1 log 5 ( 4 ) + log 5 ( 4 7) = 1 e 7 7 = 294 vale: a) 4 b) c) 2 d) 5 e) 6 02. Na matriz quadrada

Leia mais

. Calcule a medida do segmento CD. 05. No triângulo retângulo da figura ao lado, BC = 13m

. Calcule a medida do segmento CD. 05. No triângulo retângulo da figura ao lado, BC = 13m 05. No triângulo retângulo da figura ao lado, = 1m, D = 8m e D = 4m. alcule a medida do segmento D. LIST DE EXERÍIOS GEOMETRI PLN PROF. ROGERINHO 1º Ensino Médio Triângulo retângulo, razões trigonométricas,

Leia mais

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica.

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. 13 PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter Semana (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia CRONOGRAMA 04/05 Progressão Aritmética Exercícios

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE PROGRESSÃO ARITMÉTRICA E GEOMÉTRICA

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE PROGRESSÃO ARITMÉTRICA E GEOMÉTRICA 01. (UNESP 016) A figura indica o padrão de uma sequência de grades, feitas com vigas idênticas, que estão dispostas em posição horizontal e vertical. Cada viga tem 0,5 m de comprimento. O padrão da sequência

Leia mais

MATEMÁTICA PROGRESSÕES ARITMÉTICAS (P.A.) PROFº. ADRIANO PAULO. 02. Calcule o 17º termo da P.A. cujo primeiro termo é 3 e cuja razão é 5.

MATEMÁTICA PROGRESSÕES ARITMÉTICAS (P.A.) PROFº. ADRIANO PAULO. 02. Calcule o 17º termo da P.A. cujo primeiro termo é 3 e cuja razão é 5. MATEMÁTICA PROGRESSÕES ARITMÉTICAS (P.A.) PROFº. ADRIANO PAULO Determine x de modo que (x, 2x + 1, 5x + 7) seja uma P.A. 01. Determine a de modo que (a 2, (a + 1) 2, (a + 5) 2 ) seja uma P.A. 02. Calcule

Leia mais

REVISÃO UNIOESTE 2016 MATEMÁTICA GUSTAVO

REVISÃO UNIOESTE 2016 MATEMÁTICA GUSTAVO REVISÃO UNIOESTE 01 MATEMÁTICA GUSTAVO 1 Considere a figura: Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de metros de lado, conforme a figura

Leia mais

d 5 = 2. Descreva com tuas palavras o padrão relacionado a TODAS as sequências anteriores.

d 5 = 2. Descreva com tuas palavras o padrão relacionado a TODAS as sequências anteriores. .5. Progressão Geométrica. (PG). Observem as sequências abaixo e determine os próximos três termos da sequência pelo padrão existente nos primeiros termos: (a n) = (3, 6,, 4, 48,...) a 6 = a 7 = a 8 =

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A Teste de avaliação Grupo I

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A Teste de avaliação Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A 0 05 007 Teste de avaliação Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas quatro alternativas,

Leia mais

Soluções do Nível 3 (Ensino Médio) 1 a Fase

Soluções do Nível 3 (Ensino Médio) 1 a Fase Soluções do Nível (Ensino Médio) a Fase. (alternativa C) Como A, B e C são pontos médios, os quatro triângulos rotulados com I na figura ao lado são congruentes, bem como os dois indicados por II. Logo

Leia mais

PROGRESSÕES. 2) (UFRGS) Considere os triângulos I, II e III caracterizados abaixo através de seus lados.

PROGRESSÕES. 2) (UFRGS) Considere os triângulos I, II e III caracterizados abaixo através de seus lados. PROGRESSÕES 1) (UFPI) Numa PA, a 5 = 10 e a 15 = 40; então a é igual a (a) 3 (b) (c) 1 (d) 0 (e) -1 ) (UFRGS) Considere os triângulos I, II e III caracterizados abaixo através de seus lados. - triângulo

Leia mais

Numa circunferência está inscrito um triângulo equilátero cujo apótema mede 3cm. A medida do diâmetro dessa circunferência é:

Numa circunferência está inscrito um triângulo equilátero cujo apótema mede 3cm. A medida do diâmetro dessa circunferência é: EXERCÍCIO COMPLEMENTARES - MATEMÁTICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - 3ª ETAPA ============================================================================================== 01- Assunto: Função Polinomial

Leia mais

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA ALEXSANDRO KESLLER MATEMÁTICA OFICINA ÁLGEBRA PAZ NA ESCOLA 14.03.2019 MATEMÁTICA BÁSICA Conhecimentos Álgebricos Medidas de comprimento Transformações de unidades de medidas de comprimento Conhecimentos

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES ÁLGEBRA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL ===========================================================================================

BANCO DE QUESTÕES ÁLGEBRA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL =========================================================================================== PROFESSOR: MARCELO SOARES BANCO DE QUESTÕES ÁLGEBRA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL =========================================================================================== 01- Um azulejista usou 2000 azulejos

Leia mais

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA ALEXSANDRO KESLLER MATEMÁTICA OFICINA ÁLGEBRA PAZ NA ESCOLA 21.03.2019 MATEMÁTICA BÁSICA Conhecimentos Álgebricos Medidas de comprimento Transformações de unidades de medidas de comprimento Conhecimentos

Leia mais

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Faculdade de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Matemática e Estatística Disciplina: Princípios da Contagem Semestre: 205.2 Prof.:Laudelino Gomes Ferreira

Leia mais

MATEMÁTICA SEGUNDO ANO

MATEMÁTICA SEGUNDO ANO O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário Albert Einstein MATEMÁTICA SEGUNDO ANO NOME COMPLETO: TURMA: TURNO: ANO: PROFESSORA: Progressão Aritmética Conceito; Termo Geral; Soma

Leia mais

01- Assunto: Função Polinomial do 1º grau. Determine o domínio da função f(x) =

01- Assunto: Função Polinomial do 1º grau. Determine o domínio da função f(x) = EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - MATEMÁTICA - ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - ª ETAPA ============================================================================================== 0- Assunto: Função Polinomial do

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

f f f é: x log x Professor: MARA BASTOS E THIAGO LIMEIRA Turma: 11 Nota: Nome Completo: Obs.: Data: 24/11/2014

f f f é: x log x Professor: MARA BASTOS E THIAGO LIMEIRA Turma: 11 Nota: Nome Completo: Obs.: Data: 24/11/2014 ATENÇÃO Esta é uma avaliação individual e não são permitidas consultas a nenhum tipo de material didático. Utilize caneta azul ou preta, respostas à lápis não serão consideradas para efeito de revisão,

Leia mais

NOTAÇÕES. Obs.: São cartesianos ortogonais os sistemas de coordenadas considerados

NOTAÇÕES. Obs.: São cartesianos ortogonais os sistemas de coordenadas considerados ITA006 NOTAÇÕES : conjunto dos números complexos : conjunto dos números racionais i: unidade imaginária; i z = x+ iy, x, y = 1 : conjunto dos números reais : conjunto dos números inteiros = {0, 1,, 3,...

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 206 Exame de Matemática Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: material de escrita

Leia mais

a) b) 5 3 sen 60 o = x. 2 2 = 5. 3 x = x = No triângulo da figura abaixo, o valor do x é igual a: a) 7 c) 2 31 e) 7 3 b) 31 d) 31 3

a) b) 5 3 sen 60 o = x. 2 2 = 5. 3 x = x = No triângulo da figura abaixo, o valor do x é igual a: a) 7 c) 2 31 e) 7 3 b) 31 d) 31 3 Matemática a. série do Ensino Médio Frentes e Eercícios propostos AULA FRENTE Num triângulo ABC em que AB = 5, B^ = º e C^ = 5º, a medida do lado AC é: a) 5 b) 5 c) 5 d) 5 e) 5 Sabendo-se que um dos lados

Leia mais

Ao final de 10 anos, o número de exames por imagem aumentou de 40 milhões por ano para 94 milhões por ano. Isso

Ao final de 10 anos, o número de exames por imagem aumentou de 40 milhões por ano para 94 milhões por ano. Isso Resposta da questão 1: [C] a1 = 6 an = 4 n = número de dias r = 4 = 6 + (n 1) 18 = n 1 n = 19 (6 + 4) 19 48 19 S = = S = 456km Resposta da questão : [C] Tem-se que os elementos de uma mesma coluna estão

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2010

Canguru Matemático sem Fronteiras 2010 Canguru Matemático sem Fronteiras 2010 Duração: 1h30min Destinatários: alunos do 12 Ano de Escolaridade Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões

Leia mais

ITA18 - Revisão. LMAT10A-1 - ITA 2017 (objetivas) Questão 1

ITA18 - Revisão. LMAT10A-1 - ITA 2017 (objetivas) Questão 1 ITA18 - Revisão LMAT10A-1 - ITA 2017 (objetivas) Questão 1 Sejam X e Y dois conjuntos finitos com X Y e X Y. Considere as seguintes afirmações: 1. Existe uma bijeção f : X Y. 2. Existe uma função injetora

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016 estinatários: alunos do 12. o ano de escolaridade uração: 1h 0min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. s questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase

XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase Soluções Nível 3 Segunda Fase Parte A PARTE A Na parte A serão atribuídos pontos para cada resposta correta e a pontuação máima para essa

Leia mais

30 s. Matemática Volume Questão O valor de 2, é: a) 1,2 b) 1, c) 1,5 d) Um número entre 0,5 e 1

30 s. Matemática Volume Questão O valor de 2, é: a) 1,2 b) 1, c) 1,5 d) Um número entre 0,5 e 1 30 s Matemática Volume 5 1. Questão Determine a soma e o produto das raízes 7x + x + 5 = 0.. Questão O valor de,777... é: a) 1, b) 1,666... c) 1,5 d) Um número entre 0,5 e 1 3. Questão Para que a média

Leia mais

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 23/04/12 PROFESSOR: MALTEZ

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 23/04/12 PROFESSOR: MALTEZ RSOLUÇÃO VLIÇÃO MTMÁTI o NO O NSINO MÉIO T: /0/1 PROSSOR: MLTZ Um terreno será vendido através de um plano de pagamentos mensais em que o primeiro pagamento de R$ 500,00 será feito 1 mês após a compra,

Leia mais

a) b) c) x 3 x 2- O perímetro de um quadrado é 20 cm. Determine sua diagonal.

a) b) c) x 3 x 2- O perímetro de um quadrado é 20 cm. Determine sua diagonal. 1- Calcule x nos triângulos abaixo: a) b) c) 12 13 x 3 x x 5 13 2- O perímetro de um quadrado é 20 cm. Determine sua diagonal. 4 3- A diagonal de um quadrado tem 7 2 cm. Determine o perímetro do quadrado.

Leia mais

Segmento: ENSINO MÉDIO. 03/2017 Turma: 2 A. Tipo de Atividade: LISTA DE EXERCÍCIOS

Segmento: ENSINO MÉDIO. 03/2017 Turma: 2 A. Tipo de Atividade: LISTA DE EXERCÍCIOS Segmento: ENSINO MÉDIO Disciplina: MATEMÁTICA Tipo de Atividade: LISTA DE EXERCÍCIOS Prof. Marcelo 03/2017 Turma: 2 A 1) Determine o valor de x, para que a seqüência (x,3x+2,10x+12) seja uma P.G. Determine

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA II EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA II EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016 INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (1) 1087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): º Ano:C1 Nº Professora: Marcilene Siqueira Gama COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NOTAS DE AULA: REPRESENTAÇÕES DECIMAIS A representação decimal é a forma como escrevemos um número em uma única base, e como essa

Leia mais

Numa PA, qualquer termo, a partir do segundo, é a média aritmética do seu antecessor e do seu sucessor.

Numa PA, qualquer termo, a partir do segundo, é a média aritmética do seu antecessor e do seu sucessor. EEAR/AFA/EFOMM 0-0-015 FELIPE MATEMÁTICA Progressão aritmética ( PA ) Definição Consideremos a seqüência (, 4, 6, 8, 10, 1, 14, 16). Observamos que, a partir do segundo termo, a diferença entre qualquer

Leia mais

ÁREA E PERÍMETRO EXERCÍCIOS DE CONCURSOS

ÁREA E PERÍMETRO EXERCÍCIOS DE CONCURSOS ÁREA E PERÍMETRO EXERCÍCIOS DE CONCURSOS E0059 (EXATUS) PM-ES 2012 QUESTÃO 66 A área de um triângulo equilátero de arestas medindo 8 cm é igual a: RESOLUÇÃO E0565 (EXATUS) PM-ES 2012 QUESTÃO 92 92 Tifany

Leia mais

Avaliação 01. Onde P é o peso em quilogramas, A é a altura em cm e S é medido em m². Sendo assim calcule a superfície corporal de uma pessoa com:

Avaliação 01. Onde P é o peso em quilogramas, A é a altura em cm e S é medido em m². Sendo assim calcule a superfície corporal de uma pessoa com: Avaliação 0 ) Médicos ligados aos desportos de desenvolveram empiricamente a seguinte fórmula para calcular a área da superfície de uma pessoa em função do seu peso e sua Altura. 0,45 0,75 S( P, A) 0,007P

Leia mais

Meu nome: Meu Professor: Minha Instituição:

Meu nome: Meu Professor: Minha Instituição: Meu nome: Meu Professor: Minha Instituição: 1. Hipotenusa, uma senhora aposentada de 75 anos, começou à zero hora do dia primeiro de agosto (segunda-feira) do ano de 2016 a tomar regularmente quatro tipos

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Professores: Tammy, Sandra, Rafael, Bill, M Laendle, Pupo, Figo Ano: 9 ano Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou defasagens

Leia mais

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Desenho Técnico Material de aula Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Geometria Conversão de unidades Polígonos e sólidos Escala Desenho

Leia mais

Gabarito de Respostas

Gabarito de Respostas Gabarito de Respostas Nome Processo GRUÇÃO M MINISTRÇÃO - RIO JNIRO Ingresso /9 Fase FS ÚNI Tipo Prova - VR MTMÁTI LINGU PORTUGUS INGLÊS HUMNS IÊNIS Questão lternativa Questão lternativa Questão lternativa

Leia mais

Progressão Aritmética

Progressão Aritmética CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Definição Uma (P.A.) é uma sequência de números (a 1, a 2,..., a n,...) (n N) na qual a diferença entre cada termo a n+1 e o seu antecessor

Leia mais

Meu nome: Meu Professor: Minha Instituição:

Meu nome: Meu Professor: Minha Instituição: Meu nome: Meu Professor: Minha Instituição: 1. Hipotenusa, uma senhora aposentada de 75 anos, começou à zero hora do dia primeiro de agosto (segunda-feira) do ano de 2016 a tomar regularmente quatro tipos

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento 2015 Mat Log/Exp/Teo. Num.

Exercícios de Aprofundamento 2015 Mat Log/Exp/Teo. Num. Eercícios de Aprofundamento 05 Mat Log/Ep/Teo. Num.. (Ita 05) Considere as seguintes afirmações sobre números reais: I. Se a epansão decimal de é infinita e periódica, então é um número racional. II..

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO MATEMÁTICA Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

30's Volume 9 Matemática

30's Volume 9 Matemática 30's Volume 9 Matemática www.cursomentor.com 20 de janeiro de 201 Q1. Uma pessoa adulta possui aproximadamente litros de sangue. Em uma pessoa saudável, 1 mm 3 de sangue possui, aproximadamente: milhões

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE 9º ANO ANO LECTIVO

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE 9º ANO ANO LECTIVO ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE 9º ANO ANO LECTIVO 2011-2012 Sólidos Geométricos NOME: Nº TURMA: Polígonos Um polígono é uma figura geométrica plana limitada por uma linha fechada.

Leia mais

a) ( ) 1/999 b) ( ) 1/989 c) ( ) 1/99 d) ( ) 1/98 e) ( ) 1/97

a) ( ) 1/999 b) ( ) 1/989 c) ( ) 1/99 d) ( ) 1/98 e) ( ) 1/97 01) Para facilitar a contagem de germes de uma determinada amostra de leite, foram feitas duas diluições, ambas em água destilada. Na primeira, misturou-se 1 cm 3 de leite em 99 cm 3 de água. Depois, diluiu-se

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS

INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS MINITÉRIO DA DEFEA EXÉRCITO BRAILEIRO DEP - DEPA (Casa de Thomaz Coelho / 1889) CONCURO DE ADMIÃO AO 1 o ANO DO ENINO MÉDIO 008/009 18 DE OUTUBRO DE 008 APROVO DIRETOR DE ENINO COMIÃO DE ORGANIZAÇÃO PREIDENTE

Leia mais

Assinale as proposições verdadeiras some os resultados e marque na Folha de Respostas.

Assinale as proposições verdadeiras some os resultados e marque na Folha de Respostas. PROVA DE MATEMÁTICA a AVALIAÇÃO UNIDADE 8 a SÉRIE E M _ COLÉGIO ANCHIETA-A ELAORAÇÃO DA PROVA: PROF OCTAMAR MARQUES PROFA MARIA ANTÔNIA CONCEIÇÃO GOUVEIA QUESTÕES DE A 8 Assinale as proposições verdadeiras

Leia mais