Profa. Livia Jatobá. Introdução à CFD usando o OpenFOAM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profa. Livia Jatobá. Introdução à CFD usando o OpenFOAM"

Transcrição

1 Profa. Livia Jaobá Inrodução à CFD usando o OpenFOAM

2 O que é CFD? Compuaional Fluid Dynamics ou Dinâmica dos Fluidos Compuacional É a solução numérica das equações que governam o escoameno de fluidos.

3 Por que CFD? Necessidade de predição. Cuso (ou impossibilidade) de experimenos. Ober melhor enendimeno do problema esudado. Avanço dos recursos compuacionais. Ferramenas de simulação acessíveis e adoas em projeos de engenharia.

4 Por que OpenFOAM? Open source Field Operaion And Manipulaion :-) :-( Open-Source (GLP) Redução de cusos (eliminação do cuso de licenças). Grande esforço para aprender como usar e esender a plaaforma. Mulidisciplinar: Desenvolvimeno colaboraivo. Desenvolvimeno de novos méodos é acelerado pois pare de um código já exisene. Conhecimeno geral da física do escoameno de fluidos. CFD / Méodos Numéricos. Desenvolvimeno de sofware e programação em C++. Compuação paralela.

5 Paricularidades de uma simulação CFD A validade dos resulados simulados é deerminada frene à resulados experimenais. O fenômeno ermo-físico simulado precisa de uma modelagem maemáica apropriada. O engenheiro precisa fazer as escolhas apropriadas. A qualidade dos resulados depende: Modelos que represenem o problema físico com acurácia. Méodos numéricos e algorimos que resolvam as equações com baixo erro.

6 Reflia sobre algumas quesões anes de começar Considerações gerais: O que espera-se da simulação CFD? Qual a meodologia adoada para validar os resulados? Qual o grau de acurácia dos resulados? Quano empo exise disponível para o projeo?

7 Reflia sobre algumas quesões anes de começar Termo-física: O escoameno é laminar, urbuleno ou ransicional? O escoameno é compreensível ou incompressível? O escoameno envolve mais de uma fase ou mais de uma espécie química? A roca érmica é imporane para o problema? As propriedades dos maeriais são funções de variáveis dependenes? Exise informação suficiene em relação às condições de conorno? As condições de conorno são modeladas ou aproximadas de forma apropriada?

8 Reflia sobre algumas quesões anes de começar Domínio compuacional (geomeria e malha): Pode-se consruir uma represenação discrea do domínio de escoameno de forma acurada? Qual complexidade do domínio pode ser reduzida sem impacar na acurácia da solução? O domínio compuacional irá deformar ou mover durane a simulação?

9 Reflia sobre algumas quesões anes de começar Recursos compuacionais: Uma simulação será suficiene ou serão necessárias múliplas simulações CFD para realizar a análise? Quano empo exise disponível para cada simulação? Qual ipo de recurso compuacional esá disponível?

10 Eapas de uma simulação CFD 1 a. Eapa: pré-processameno 2 a. Eapa: solução 3 a. Eapa: pós-processameno

11 Eapas de uma simulação CFD 1 a. Eapa: pré-processameno Modelo maemáico do problema físico: Equações de conservação. Equações consiuivas e propriedades do fluido. Hipóeses simplificadoras. Condição de inicial e de conorno. Modelo geomérico. Discreização do modelo geomérico (malha). Discreização das equações diferenciais (méodo numérico). Sequência de solução das equações discreizadas (algorimo). Criérios de convergência.

12 Eapas de uma simulação CFD 1 a. Eapa: pré-processameno Modelo maemáico do problema físico: Equações de conservação. Equações consiuivas e propriedades do fluido. Hipóeses simplificadoras. Condição de inicial e de conorno. Modelo geomérico. Discreização do modelo geomérico (malha). Discreização das equações diferenciais (méodo numérico). Sequência de solução das equações discreizadas (algorimo). Criérios de + r ( U) + r ( UU) = rp + r 0 + ( e o + r ( e o U)=r ( U) r q + q v

13 Eapas de uma simulação CFD 1 a. Eapa: pré-processameno Modelo maemáico do problema físico: Equações de conservação. Equações consiuivas e propriedades do fluido. Hipóeses simplificadoras. Condição de inicial e de conorno. Modelo geomérico. Discreização do modelo geomérico (malha). Discreização das equações diferenciais (méodo numérico). Sequência de solução das equações discreizadas (algorimo). Criérios de convergência.

14 Eapas de uma simulação CFD 2 a. Eapa: solução Solução do sisema algébrico formado.

15 Eapas de uma simulação CFD 3 a. Eapa: pós-processameno Análise dos resulados. Revisão do modelo maemáico e hipóeses simplificadoras.

16 Equações Básicas Modelo maemáico do problema físico: Podemos idenificar ermos semelhanes nas diferenes equações de conservação: Acúmulo Transpore Advecivo Transpore Difusivo Termos ( e @ + r ( )=0 + r ( UU) = rp + r 0 + f m + r ( e o U)=r ( U) r q + q v Forma Geral da Equação {z} Acúmulo + r (U ) {z } Advecivo = r {z } Difusivo + S {z} Fone φ é uma propriedade volumérica qualquer, φ depende do modelo de ranspore molecular e S φ é o ermo volumérico.

17 Solução Numérica Consise na subsiuição das equações diferenciais por um sisema de equações algébricas. A consrução dessa solução é feia em duas eapas: Discreização do domínio (malha). Discreização das equações (Méodo dos Volumes Acúmulo + r (U ) {z } Advecivo = r {z } Difusivo + S {z} Fone A. x = b φ é uma propriedade volumérica qualquer, φ depende do modelo de ranspore molecular e S φ é o ermo volumérico.

18 Malha É a discreização do modelo geomérico. Geomeria é a represenação 3D da região de escoameno. Malha é a divisão da geomeria em vários volumes. Quano maior o número de volumes, menor será o erro. A forma do volume afea o erro da solução numérica. De modo geral, a malha precisa ser refinada nas regiões do escoameno onde o gradiene da propriedade é alo. A consrução da malha é uma eapa críica para garanir a convergência da simulação.

19 Tipos de malha Esruurada Esruurada por blocos Não esruurada

20 Froneiras da malha As froneiras (ou conorno) da malha precisam receber propriedades opológicas. No OpenFoam, essas propriedades são aribuídas aravés de um ipo de pach. Os principais ipos são: pach: descrição mais geral, podendo receber qualquer ipo de condição de conorno. wall: permie o uso funções de parede em modelos de urbulência. symmeryplane: plano de simeria. empy: usados em casos 2D ou 1D.

21 Parâmeros de qualidade da malha Esão associados ao formao geomérico do volume e a conecividade com seus vizinhos: Razão de aspeco (aspec raio) Assimeria (disorção ou skewness) Orogonalidade (orhogonaliy) O checkmesh é um uiliário do OpenFOAM que fornece as méricas da malha.

22 Parâmeros de qualidade da malha Esão associados ao formao geomérico do volume e a conecividade com seus vizinhos: Razão de aspeco (aspec raio) Assimeria (disorção ou skewness) Orogonalidade (orhogonaliy) É a razão enre a maior e a menor aresa do elemeno.

23 Parâmeros de qualidade da malha Esão associados ao formao geomérico do volume e a conecividade com seus vizinhos: Razão de aspeco (aspec raio) Assimeria (disorção ou skewness) Orogonalidade (orhogonaliy) É a disância ( δ ) enre o veor que coneca o cenro dos volumes vizinhos e o cenro da face.

24 Parâmeros de qualidade da malha Esão associados ao formao geomérico do volume e a conecividade com seus vizinhos: Razão de aspeco (aspec raio) Assimeria (disorção ou skewness) Orogonalidade (orhogonaliy) É o ângulo enre o veor que coneca o cenro dos volumes adjacenes e o veor normal à superfície enre eles.

25 Méodo dos Volumes Finios Discreização das equações diferenciais. Consise na inegração da equação de conservação em cada um dos volumes de conrole da malha. Z + Z + r (U ) dv d = Z + Z V c r + S dv d V c é o volume de conrole (ou célula da malha), é o passo de empo.

26 Méodo dos Volumes Finios Inegração do ermo de acúmulo: Z + Z dv d Z + Z + Z V c n n o o dv d V c d Inegração do ermo advecivo: Z + Z V c r (U )dv d = Z + Z + X Z f X f A f (U ) n da d f (U n) {z f A } f d fluxo advecivo n é o veor uniário normal exerno a face.

27 Méodo dos Volumes Finios Inegração do ermo difusivo: Z + Z V c r dv d = Z + Z + X Z f X f A f n da d n {z f A f d } fluxo difusivo Inegração do ermo fone: Z + Z V c S dv d Z + S P V c d n é o veor uniário normal exerno a face.

28 Méodo dos Volumes Finios Discreização emporal explicia: Z n o V c + X f o f (U o n) f A f X f o n f A f 3 S o V 5 P c d =0 Discreização emporal implicia: = r Z n o V c + X f n f (U o n) f A f X f ( r n n) f A f S o V 5 P c d =0 3

29 Méodo dos Volumes Finios A escolha dos esquemas de inerpolação: Inerpolação emporal Inerpolação de φ f Aproximação do fluxo advecivo na face Aproximação do fluxo difusivo na face n o V c + X f n f (Uo n) f A f X f ( r n n) f A f = S o P V c O fvschemes é o arquivo onde essas escolhas são feias.

30 Méodo dos Volumes Finios Principais escolhas para o ermo advecivo: Diferenças Cenrais (CDS): Gauss linear Upwind (UDS): Gauss upwind TVD (Toal Variaion Diminishing): Gauss vanleer Gauss SuperBee Gauss vanalbada A escolha da função de inerpolação do ermo adverido é feia no subdicionário divschemes no arquivo fvschemes.

31 Condições de Conorno Dirichle: valor de φ é consane. Newmann: valor do gradiene normal de φ na face é consane. Misa. A escolha da condição de conorno depende do problema. Veremos mais dealhes nos uoriais.

32 Solução do Sisema Algébrico Méodo Direo: Eliminação Gaussiana. Méodo Ieraivo: Especificação de um criério de convergência (olerance). Pode-se adoar um faor de relaxação (relaxaionfacors) para acelerar a convergência. Exemplos: Gradiene Conjugado Pré-condicionado (PCG) Gradiene Biconjugado Pré-condicionado (PBiCG) Generalized Geomeric Algebraic Muligrid (GAMG) O fvsoluions é o arquivo onde essas escolhas são feias.

33 Convergência, erros e incerezas Tipos de convergência: Convergência de malha. Convergência da solução numérica. O foamlog é um uiliário que permie exrair dados para análise de convergência.

34 Convergência, erros e incerezas Tipos de convergência: Convergência de malha. Convergência da solução numérica. A convergência de malha é garanida quando a solução não muda a medida que a malha é refinada.

35 Convergência, erros e incerezas Tipos de convergência: Convergência de malha. Convergência da solução numérica. Moniore os seguines parâmeros: resíduos da solução do sisema algébrico; uma variável de ineresse em uma dada região do domínio; propriedades inegradas (força, fluxos, emperaura média); a conservação das propriedades.

36 Convergência, erros e incerezas Tipos de convergência: Convergência de malha. Convergência da solução numérica. Sobre simulações que aingem o esado esacionário: O esado esacionário será aingido quando o valor da variável de ineresse não muda mais ao longo das novas ierações. Se a simulação ainge o esado esacionário, o resíduo inicial do sisema algébrico diminui ao longo das ierações.

37 Convergência, erros e incerezas Tipos de convergência: Convergência de malha. Convergência da solução numérica. Sobre simulações ransienes: É necessário garanir a convergência em cada passo de empo. Não será observada a queda do resíduo inicial ao longo da simulação. Deve-se acompanhar o valor de uma dada propriedade.

38 Convergência, erros e incerezas Problemas de convergência? Reduza os valores adoados no criério de convergência. Aumene o número de ierações. Uilize soluções simplificadas como condição inicial. Reduza o número de Couran. O faor de relaxação pode ser uilizado para esabilizar a solução em algorimos do ipo pressured-based. Se a solução apresenar insabilidades, reduza os faores de relaxação. Quer acelerar a convergência? Aumene o faor relaxação ou o Couran gradualmene. Insabilidades numéricas podem ocorrer por problemas na: condição de conorno. malhas de baixa qualidade. configurações inapropriadas na solução.

39 Esruura do OpenFOAM Direório de insalação: applicaions: código fone dos solvers e uiliários. bin: shell-scrips. doc: manuais ec: arquivos de configuração para compilação. plaforms: binários compilados src: código fone básico (classes e emplaes das operações de campo, modelos de ranspore). uorials: casos pré-configurados para cada solver. wmake: scrips de compilação.

40 Esruura do OpenFOAM

41 Escoameno em uma cavidade Definição do problema: Escoameno de um fluido Newoniano, isoérmico, incompressível em uma cavidade, onde a froneira superior desloca-se com velocidade conhecida e as demais froneiras são esacionárias. Número de Reynolds Re = U xa

42 Escoameno em uma cavidade Definição do problema: Gera linhas de correne fechadas onde a naureza do vórice depende da razão de aspeco (razão da alura pela largura) da cavidade e do número de Reynolds. Re = Re = 4.030

43 Escoameno em uma cavidade Modelagem maemáica: Conservação de Quanidade de Movimeno: Equação + U ru r2 U = 1 rp 1 r2 p = r [U ru] Algorimos de acoplameno pressão-velocidade: PISO, PIMPLE ou SIMPLE

44 Escoameno em uma cavidade Solvers do OpenFOAM: pisofoam: Escoameno incompressible, ransiene (PISO), laminar ou urbuleno, fluido Newoniano ou na o-newoniano. pimplefoam: Escoameno incompressible, esaciona rio (PIMPLE), laminar ou ur- buleno, fluido Newoniano ou na o-newoniano. simplefoam: Escoameno incompressible, esaciona rio (SIMPLE), laminar ou ur- buleno, fluido Newoniano ou na o-newoniano. icofoam: Escoameno incompressible, ransiene, laminar e fluido Newoniano.

45 Escoameno em uma cavidade Solvers do OpenFOAM: pisofoam: Escoameno incompressible, ransiene (PISO), laminar ou urbuleno, fluido Newoniano ou na o-newoniano. pimplefoam: Escoameno incompressible, esaciona rio (PIMPLE), laminar ou ur- buleno, fluido Newoniano ou na o-newoniano. simplefoam: Escoameno incompressible, esaciona rio (SIMPLE), laminar ou ur- buleno, fluido Newoniano ou na o-newoniano. icofoam: Escoameno incompressible, ransiene, laminar e fluido Newoniano.

46 Escoameno em uma cavidade Geomeria: A=B =0,1m Couran

47 Escoameno em uma cavidade ransporproperies: Dimensões no OpenFOAM:

48 r KEEP CALM AND KEEP FOAMing

49 Escoameno em orno de um cilindro

50 r KEEP FOAMing AND SHARE IT

51 Referências The OpenFOAM Technology Primer, T. Maric, J. Hopken, K. Mooney, sourceflux, User Guide, OpenFOAM. An Inroducion o Compuaional Fluid Dynamics: The Finie Volume Mehod, H. Verseeg, W. Malalasekera, 2nd Ediion, Wolf Dynamics, OpenFOAM Tuorials: uorials/openfoam_uorials/overview.hml

Tópicos Especiais em CFD - Efeitos Especiais

Tópicos Especiais em CFD - Efeitos Especiais Tópicos Especiais em CFD - Efeitos Especiais http://www.liviajatoba.com/iprj-te-cfd-ee Professora Livia Jatobá Aula 01: Introdução 1 SOBRE A DISCIPLINA Dinâmica dos Fluidos Computacional para Efeitos Especiais

Leia mais

4 Análise de Sensibilidade

4 Análise de Sensibilidade 4 Análise de Sensibilidade 4.1 Considerações Gerais Conforme viso no Capíulo 2, os algorimos uilizados nese rabalho necessiam das derivadas da função objeivo e das resrições em relação às variáveis de

Leia mais

Introdução às Medidas em Física

Introdução às Medidas em Física Inrodução às Medidas em Física 43152 Elisabeh Maeus Yoshimura emaeus@if.usp.br Bloco F Conjuno Alessandro Vola sl 18 agradecimenos a Nemiala Added por vários slides Conceios Básicos Lei Zero da Termodinâmica

Leia mais

4 Modelagem Matemática e Método Numérico

4 Modelagem Matemática e Método Numérico 4 Modelagem Maemáica e Méodo Numérico Nese capíulo serão descrios a modelagem maemáica e o méodo numérico uilizados no presene rabalho. Inicialmene será apresenada a forma final das equações governanes

Leia mais

Introdução ao Controle Ótimo: Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo.

Introdução ao Controle Ótimo: Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo. Inrodução ao Conrole Óimo: Oimização de funções e funcionais. Oimização paramérica. Problema de conrole óimo com empo final fio. Oimização Deerminação de uma ação que proporciona um máimo de benefício,

Leia mais

5.1. Filtragem dos Estados de um Sistema Não-Linear Unidimensional. Considere-se o seguinte MEE [20] expresso por: t t

5.1. Filtragem dos Estados de um Sistema Não-Linear Unidimensional. Considere-se o seguinte MEE [20] expresso por: t t 5 Esudo de Casos Para a avaliação dos algorimos online/bach evolucionários proposos nese rabalho, foram desenvolvidas aplicações em problemas de filragem dos esados de um sisema não-linear unidimensional,

Leia mais

4 Metodologia Proposta para o Cálculo do Valor de Opções Reais por Simulação Monte Carlo com Aproximação por Números Fuzzy e Algoritmos Genéticos.

4 Metodologia Proposta para o Cálculo do Valor de Opções Reais por Simulação Monte Carlo com Aproximação por Números Fuzzy e Algoritmos Genéticos. 4 Meodologia Proposa para o Cálculo do Valor de Opções Reais por Simulação Mone Carlo com Aproximação por Números Fuzzy e Algorimos Genéicos. 4.1. Inrodução Nese capíulo descreve-se em duas pares a meodologia

Leia mais

AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM

AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM 163 22. PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM 22.1. Inrodução Na Seção 9.2 foi falado sobre os Parâmeros de Core e

Leia mais

Tópicos Especiais em Energia Elétrica (Projeto de Inversores e Conversores CC-CC)

Tópicos Especiais em Energia Elétrica (Projeto de Inversores e Conversores CC-CC) Deparameno de Engenharia Elérica Tópicos Especiais em Energia Elérica () ula 2.2 Projeo do Induor Prof. João mérico Vilela Projeo de Induores Definição do úcleo a Fig.1 pode ser observado o modelo de um

Leia mais

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre 1. Objeivos. Inrodução 3. Procedimeno experimenal 4. Análise de dados 5. Quesões 6. Referências 1. Objeivos Nesa experiência, esudaremos o movimeno da queda de

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr. UFRGS Instituto de Matemática - Departamento de Estatística

Prof. Lorí Viali, Dr. UFRGS Instituto de Matemática - Departamento de Estatística Conceio Na Esaísica exisem siuações onde os dados de ineresse são obidos em insanes sucessivos de empo (minuo, hora, dia, mês ou ano), ou ainda num período conínuo de empo, como aconece num elerocardiograma

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA

CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA Inrodução Ese arigo raa de um dos assunos mais recorrenes nas provas do IME e do ITA nos úlimos anos, que é a Cinéica Química. Aqui raamos principalmene dos

Leia mais

VII Congresso de Mecânica Aplicada e Computacional Universidade de Évora 14 a 16 de Abril de 2003

VII Congresso de Mecânica Aplicada e Computacional Universidade de Évora 14 a 16 de Abril de 2003 VII Congresso de Mecânica Aplicada e Compuacional Universidade de Évora 4 a 6 de Abril de 003 RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DE EQUILÍBRIO ENRE IMAGENS DE OBJECOS DEFORMÁVEIS Raquel Ramos Pinho, João Manuel R. S.

Leia mais

Séries de Tempo. José Fajardo. Agosto EBAPE- Fundação Getulio Vargas

Séries de Tempo. José Fajardo. Agosto EBAPE- Fundação Getulio Vargas Séries de Tempo Inrodução José Faardo EBAPE- Fundação Geulio Vargas Agoso 0 José Faardo Séries de Tempo . Por quê o esudo de séries de empo é imporane? Primeiro, porque muios dados econômicos e financeiros

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br Coneúdo Filração Pare 1 - Mecanismos de filração - Perda de carga relaiva à ora formada

Leia mais

3 Retorno, Marcação a Mercado e Estimadores de Volatilidade

3 Retorno, Marcação a Mercado e Estimadores de Volatilidade eorno, Marcação a Mercado e Esimadores de Volailidade 3 3 eorno, Marcação a Mercado e Esimadores de Volailidade 3.. eorno de um Aivo Grande pare dos esudos envolve reorno ao invés de preços. Denre as principais

Leia mais

1. Introdução. 2. Fundamentação Teórica. 2.1 Equações de Conservação

1. Introdução. 2. Fundamentação Teórica. 2.1 Equações de Conservação ANÁLISE NUMÉRICA PARA MODELOS DE TURBULÊNCIA K-ω E SST/ K-ω PARA O ESCOAMENTO DE AR NO INTERIOR DE UMA LAREIRA DE PEQUENO PORTE Marcelo Moraes Galarça (mgalarca@mecanica.ufrgs.br) Modelagem da Turbulência

Leia mais

AULA 8 CONDUÇÃO DE CALOR EM REGIME TRANSITÓRIO SISTEMA CONCENTRADO

AULA 8 CONDUÇÃO DE CALOR EM REGIME TRANSITÓRIO SISTEMA CONCENTRADO Noas de aula de PME 3361 Processos de Transferência de Calor 57 AULA 8 CONDUÇÃO DE CALOR EM REGIME TRANSITÓRIO SISTEMA CONCENTRADO Inrodução Quando um corpo ou sisema a uma dada emperaura é bruscamene

Leia mais

Modelagem e Previsão do Índice de Saponificação do Óleo de Soja da Giovelli & Cia Indústria de Óleos Vegetais

Modelagem e Previsão do Índice de Saponificação do Óleo de Soja da Giovelli & Cia Indústria de Óleos Vegetais XI SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 8 a 1 de novembro de 24 Modelagem e Previsão do Índice de Saponificação do Óleo de Soja da Giovelli & Cia Indúsria de Óleos Vegeais Regiane Klidzio (URI) gep@urisan.che.br

Leia mais

ROTEIRO DE CÁLCULO. Este roteiro de cálculo se aplica ao projeto de trocadores de calor casco e tubos, sem mudança de fase

ROTEIRO DE CÁLCULO. Este roteiro de cálculo se aplica ao projeto de trocadores de calor casco e tubos, sem mudança de fase ROEIRO DE CÁLCULO Ese roeiro de cálculo se aplica ao projeo de rocadores de calor casco e ubos, sem mudança de fase . Deerminar qual fluido passa pelo ubo e qual passa pelo casco. Diferença de emperauras

Leia mais

Modelos Não-Lineares

Modelos Não-Lineares Modelos ão-lineares O modelo malhusiano prevê que o crescimeno populacional é exponencial. Enreano, essa predição não pode ser válida por um empo muio longo. As funções exponenciais crescem muio rapidamene

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara Insiuo de Física USP Física V - Aula 6 Professora: Mazé Bechara Aula 6 Bases da Mecânica quânica e equações de Schroedinger. Aplicação e inerpreações. 1. Ouros posulados da inerpreação de Max-Born para

Leia mais

Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares

Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares (Chiang e Wainwrigh Capíulos 17 e 18) Caracerização Geral de Equações a diferenças Lineares: Seja a seguine especificação geral de uma equação a diferença

Leia mais

4 Método de geração de cenários em árvore

4 Método de geração de cenários em árvore Méodo de geração de cenários em árvore 4 4 Méodo de geração de cenários em árvore 4.. Conceios básicos Uma das aividades mais comuns no mercado financeiro é considerar os possíveis esados fuuros da economia.

Leia mais

4 O modelo econométrico

4 O modelo econométrico 4 O modelo economérico O objeivo desse capíulo é o de apresenar um modelo economérico para as variáveis financeiras que servem de enrada para o modelo esocásico de fluxo de caixa que será apresenado no

Leia mais

Exercícios sobre o Modelo Logístico Discreto

Exercícios sobre o Modelo Logístico Discreto Exercícios sobre o Modelo Logísico Discreo 1. Faça uma abela e o gráfico do modelo logísico discreo descrio pela equação abaixo para = 0, 1,..., 10, N N = 1,3 N 1, N 0 = 1. 10 Solução. Usando o Excel,

Leia mais

DEMOGRAFIA. Assim, no processo de planeamento é muito importante conhecer a POPULAÇÃO porque:

DEMOGRAFIA. Assim, no processo de planeamento é muito importante conhecer a POPULAÇÃO porque: DEMOGRAFIA Fone: Ferreira, J. Anunes Demografia, CESUR, Lisboa Inrodução A imporância da demografia no planeameno regional e urbano O processo de planeameno em como fim úlimo fomenar uma organização das

Leia mais

Conceito. Exemplos. Os exemplos de (a) a (d) mostram séries discretas, enquanto que os de (e) a (g) ilustram séries contínuas.

Conceito. Exemplos. Os exemplos de (a) a (d) mostram séries discretas, enquanto que os de (e) a (g) ilustram séries contínuas. Conceio Na Esaísica exisem siuações onde os dados de ineresse são obidos em insanes sucessivos de empo (minuo, hora, dia, mês ou ano), ou ainda num período conínuo de empo, como aconece num elerocardiograma

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 21 Influência da Fuselagem da Superfície Horizontal da Empenagem na Estabilidade Longitudinal Estática

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 21 Influência da Fuselagem da Superfície Horizontal da Empenagem na Estabilidade Longitudinal Estática Inrodução ao Projeo de Aeronaves Aula 21 Inluência da Fuselagem da Superície Horizonal da Empenagem na Esabilidade Longiudinal Esáica Tópicos Abordados Conribuição da Fuselagem na Esabilidade Longiudinal

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna. Aula 23. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna. Aula 23. Professora: Mazé Bechara Insiuo de Física USP Física Moderna Aula 3 Professora: Mazé Bechara Aula 3 Bases da Mecânica quânica e equações de Schroedinger: para odos os esados e para esados esacionários. Aplicação e inerpreações.

Leia mais

MÉTODOS PARAMÉTRICOS PARA A ANÁLISE DE DADOS DE SOBREVIVÊNCIA

MÉTODOS PARAMÉTRICOS PARA A ANÁLISE DE DADOS DE SOBREVIVÊNCIA MÉTODOS PARAMÉTRICOS PARA A ANÁLISE DE DADOS DE SOBREVIVÊNCIA Nesa abordagem paramérica, para esimar as funções básicas da análise de sobrevida, assume-se que o empo de falha T segue uma disribuição conhecida

Leia mais

ANÁLISE DO EFEITO DE MISTURADORES ESTÁTICOS EM UM REATOR TUBULAR DE POLIMERIZAÇÃO USANDO FERRAMENTAS DE CFD

ANÁLISE DO EFEITO DE MISTURADORES ESTÁTICOS EM UM REATOR TUBULAR DE POLIMERIZAÇÃO USANDO FERRAMENTAS DE CFD ANÁLISE DO EFEITO DE MISTURADORES ESTÁTICOS EM UM REATOR TUBULAR DE POLIMERIZAÇÃO USANDO FERRAMENTAS DE CFD Icaro P. Guidolini 1, Carlos Eduardo Fones, José Carlos Pino 1 * 1 Programa de Engenharia Química/COPPE,

Leia mais

Fenômenos de adsorção em interfaces sólido/solução. Modelagens matemáticas de processos cinéticos

Fenômenos de adsorção em interfaces sólido/solução. Modelagens matemáticas de processos cinéticos Modelagens maemáicas de processos cinéicos Em cinéica química, vários parâmeros definem a dinâmica dos processos químicos. Os principais são as consanes cinéicas de velocidade e a ordem da reação. Quando

Leia mais

ESCOAMENTO EM UMA CAVIDADE

ESCOAMENTO EM UMA CAVIDADE CAPÍTULO 1 ESCOAMENTO EM UMA CAVIDADE 1.1 Definição do problema O problema físico estudado neste tutorial consiste no escoamento de um fluido Newtoniano, isotérmico, incompressível em uma cavidade, onde

Leia mais

4 Procedimentos de solução

4 Procedimentos de solução 4 Procedimenos de solução De acordo com Leis e chrefler (998), os roblemas de acolameno fluido mecânico odem ser resolvidos aravés de esraégias acoladas ou desacoladas. As soluções acoladas dividem-se

Leia mais

MODELAGEM, OTIMIZAÇÃO E SIMULAÇÃO DE POLÍTICAS OPERATIVAS BASEADAS EM PROGRAMAÇÃO DINÂMICA NO PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO ENERGÉTICA

MODELAGEM, OTIMIZAÇÃO E SIMULAÇÃO DE POLÍTICAS OPERATIVAS BASEADAS EM PROGRAMAÇÃO DINÂMICA NO PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO ENERGÉTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E ENERGIA MODELAGEM, OTIMIZAÇÃO E SIMULAÇÃO DE POLÍTICAS OPERATIVAS BASEADAS EM PROGRAMAÇÃO DINÂMICA

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Programa de Engenharia Química 2014/1

Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Programa de Engenharia Química 2014/1 Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Programa de Engenharia Química COQ 79 ANÁLISE DE SISTEMAS DA ENGENHARIA QUÍMICA AULA 5: Represenações Enrada-Saída e o Domínio Transformado; Transformada de

Leia mais

Formulação do Método do Tubo de Trajetórias para a Equação de Convecção.

Formulação do Método do Tubo de Trajetórias para a Equação de Convecção. Formulação do Méodo do Tubo de Trajeórias para a Equação de Convecção. Luciana Prado Moua Pena Deparameno de Maemáica Aplicada (GMA), Universidade Federal Fluminense - UFF 24020-140, Nierói-RJ, Brasil

Leia mais

Um modelo matemático para o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e controle de epidemias

Um modelo matemático para o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e controle de epidemias Universidade Federal de Ouro Preo Modelagem e Simulação de Sisemas Terresres DECOM- prof. Tiago Garcia de Senna Carneiro Um modelo maemáico para o ciclo de vida do mosquio Aedes aegypi e conrole de epidemias

Leia mais

4 Filtro de Kalman. 4.1 Introdução

4 Filtro de Kalman. 4.1 Introdução 4 Filro de Kalman Ese capíulo raa da apresenação resumida do filro de Kalman. O filro de Kalman em sua origem na década de sessena, denro da área da engenharia elérica relacionado à eoria do conrole de

Leia mais

Problema de controle ótimo com equações de estado P-fuzzy: Programação dinâmica

Problema de controle ótimo com equações de estado P-fuzzy: Programação dinâmica Problema de conrole óimo com equações de esado P-fuzzy: Programação dinâmica Michael Macedo Diniz, Rodney Carlos Bassanezi, Depo de Maemáica Aplicada, IMECC, UNICAMP, 1383-859, Campinas, SP diniz@ime.unicamp.br,

Leia mais

Primeira Lista de Exercícios

Primeira Lista de Exercícios TP30 Modulação Digial Prof.: MSc. Marcelo Carneiro de Paiva Primeira Lisa de Exercícios Caracerize: - Transmissão em Banda-Base (apresene um exemplo de especro de ransmissão). - Transmissão em Banda Passane

Leia mais

Contabilometria. Séries Temporais

Contabilometria. Séries Temporais Conabilomeria Séries Temporais Fone: Corrar, L. J.; Theóphilo, C. R. Pesquisa Operacional para Decisão em Conabilidade e Adminisração, Ediora Alas, São Paulo, 2010 Cap. 4 Séries Temporais O que é? Um conjuno

Leia mais

2 Formulação do Problema

2 Formulação do Problema 30 Formulação do roblema.1. Dedução da Equação de Movimeno de uma iga sobre Fundação Elásica. Seja a porção de viga infinia de seção ransversal consane mosrada na Figura.1 apoiada sobre uma base elásica

Leia mais

QUESTÃO 60 DA CODESP

QUESTÃO 60 DA CODESP UEÃO 60 D CODE - 0 êmpera é um ipo de raameno érmico uilizado para aumenar a dureza de peças de aço respeio da êmpera, é correo afirmar: ) a êmpera modifica de maneira uniforme a dureza da peça, independenemene

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA AO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Silvio A. de Araujo Socorro Rangel

MATEMÁTICA APLICADA AO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Silvio A. de Araujo Socorro Rangel MAEMÁICA APLICADA AO PLANEJAMENO DA PRODUÇÃO E LOGÍSICA Silvio A. de Araujo Socorro Rangel saraujo@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br Apoio Financeiro: PROGRAMA Inrodução 1. Modelagem maemáica: conceios

Leia mais

MODELOS USADOS EM QUÍMICA: CINÉTICA NO NÍVEL SUPERIOR. Palavras-chave: Modelos; Cinética Química; Compostos de Coordenação.

MODELOS USADOS EM QUÍMICA: CINÉTICA NO NÍVEL SUPERIOR. Palavras-chave: Modelos; Cinética Química; Compostos de Coordenação. MDELS USADS EM QUÍMICA: CINÉTICA N NÍVEL SUPERIR André Luiz Barboza Formiga Deparameno de Química Fundamenal, Insiuo de Química, Universidade de São Paulo. C.P. 6077, CEP 05513-970, São Paulo, SP, Brasil.

Leia mais

MOTIVAÇÃO. CONTEÚDO Introdução MOTIVAÇÃO. CONTEÚDO Introdução Motivação, Objetivo, Definição, Características Básicas e Histórico.

MOTIVAÇÃO. CONTEÚDO Introdução MOTIVAÇÃO. CONTEÚDO Introdução Motivação, Objetivo, Definição, Características Básicas e Histórico. CONTEÚDO Inrodução Moivação, Objeivo, Definição, Caracerísicas Básicas e Hisórico Conceios Básicos Neurônio Arificial, Modos de Inerconexão Processameno Recall e Learning Regras de Aprendizado Regra de

Leia mais

Curvas e Superfícies Paramétricas

Curvas e Superfícies Paramétricas Curvas e Superfícies araméricas Eemplo de superfícies NURBS Curvas e Superfícies ara aplicações de CG normalmene é mais conveniene adoar a forma paramérica Independene do sisema de coordenadas Represenação

Leia mais

Função de risco, h(t) 3. Função de risco ou taxa de falha. Como obter a função de risco. Condições para uma função ser função de risco

Função de risco, h(t) 3. Função de risco ou taxa de falha. Como obter a função de risco. Condições para uma função ser função de risco Função de risco, h() 3. Função de risco ou axa de falha Manuenção e Confiabilidade Prof. Flavio Fogliao Mais imporane das medidas de confiabilidade Traa-se da quanidade de risco associada a uma unidade

Leia mais

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS. 9th BRAZILIAN CONGRESS OF THERMAL ENGINEERING AND SCIENCES

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS. 9th BRAZILIAN CONGRESS OF THERMAL ENGINEERING AND SCIENCES IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS 9h BRAZILIAN CONGRESS OF THERMAL ENGINEERING AND SCIENCES UMA APLICAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NO ENSINO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR Paper CIT0-0059 André.

Leia mais

COMO CONHECER A DISTRIBUIÇÃO DE TEMPERATURA

COMO CONHECER A DISTRIBUIÇÃO DE TEMPERATURA ESUDO DA CONDUÇÃO DE CALOR OBJEIVOS - Deerminar a disribuição de emperaura em um meio - Calcular o fluo de calor usando a Lei de Fourier Aplicações: - Conhecer a ineridade esruural de um meio em aluns

Leia mais

Capitulo IV : Interpolação Polinômios de Bernstein,

Capitulo IV : Interpolação Polinômios de Bernstein, TC 708 Análise Numérica Capiulo IV : Inerpolação Polinômios de Bernsein, b d a c Lucas Máximo M Alves Prof. Anonio Marques Carrer Universidade Federal do Paraná UFPR 1 Coneúdo 1. Inrodução 2. Problemas

Leia mais

Incertezas na Robótica Móvel Filtros Bibliografia Recomendada. EESC-USP M. Becker /78

Incertezas na Robótica Móvel Filtros Bibliografia Recomendada. EESC-USP M. Becker /78 Aula 5 Inrodução à Robóica Móvel Lidando com Incerezas Prof. Dr. Marcelo Becker EESC - USP Sumário da Aula Inrodução às Incerezas Incerezas na Robóica Móvel Filros Bibliografia Recomendada EESC-USP M.

Leia mais

3 Metodologia do Estudo 3.1. Tipo de Pesquisa

3 Metodologia do Estudo 3.1. Tipo de Pesquisa 42 3 Meodologia do Esudo 3.1. Tipo de Pesquisa A pesquisa nese rabalho pode ser classificada de acordo com 3 visões diferenes. Sob o pono de visa de seus objeivos, sob o pono de visa de abordagem do problema

Leia mais

Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo.

Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo. Inrodução ao Conrole Óimo: Oimização de funções e funcionais. Oimização paramérica. Problema de conrole óimo com empo final fio. Conrole Óimo Linear-Quadráico: Problemas de regulação (Projeo de Regulador)

Leia mais

Figuras do Livro Introdução à Análise Complexa, Séries de Fourier e Equações Diferenciais

Figuras do Livro Introdução à Análise Complexa, Séries de Fourier e Equações Diferenciais Figuras do Livro Inrodução à Análise Complea, Séries de Fourier e Equações Diferenciais Pedro Marins Girão Deparameno de Maemáica Insiuo Superior Técnico Julho de 04 Capíulo Números compleos iiz θ = π

Leia mais

APÊNDICE B DETALHAMENTO DAS EQUAÇÕES DO FLUXO SUBTERRÂNEO. B1 Equações Fundamentais do Fluxo Subterrâneo

APÊNDICE B DETALHAMENTO DAS EQUAÇÕES DO FLUXO SUBTERRÂNEO. B1 Equações Fundamentais do Fluxo Subterrâneo 8 APÊNDICE B DETALHAMENTO DA EQUAÇÕE DO FLUXO UBTERRÂNEO Nese apêndice, são deduzidas as euações diferenciais parciais ue governam o fluo nos meios porosos saurados B Euações Fundamenais do Fluo uerrâneo

Leia mais

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO AQUECIMENTO DE CILINDRO DE LAMINAÇÃO

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO AQUECIMENTO DE CILINDRO DE LAMINAÇÃO VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NAIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 8 a de agoso de Campina Grande Paraíba - Brasil Augus 8, Campina Grande Paraíba Brazil SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO AQUECIMENO

Leia mais

J. A. T. A. DANTAS, P. R. PEGORARO e J. A. W. GUT

J. A. T. A. DANTAS, P. R. PEGORARO e J. A. W. GUT VALIDAÇÃO DA MODLAGM D DISPRSÃO MÁSSICA M UM PASTURIZADOR BITUBULAR PARA PROCSSAMNTO D LÍQUIDOS VISCOSOS ATRAVÉS DO AJUST DA DIFUSIVIDAD FTIVA J. A. T. A. DANTAS, P. R. PGORARO e J. A. W. GUT Universidade

Leia mais

LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA

LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS ENTRO DE TENOLOGIA LABORATÓRIO DE HIDRÁULIA Vladimir aramori Josiane Holz Irene Maria haves Pimenel Marllus Gusavo Ferreira Passos das Neves Maceió - Alagoas Ouubro de 2012

Leia mais

TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 18 LIVRO DO NILSON)

TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 18 LIVRO DO NILSON) TRANSFORMADA DE FOURIER NOTAS DE AULA (CAP. 8 LIVRO DO NILSON). CONSIDERAÇÕES INICIAIS SÉRIES DE FOURIER: descrevem funções periódicas no domínio da freqüência (ampliude e fase). TRANSFORMADA DE FOURIER:

Leia mais

3 Metodologia 3.1. O modelo

3 Metodologia 3.1. O modelo 3 Meodologia 3.1. O modelo Um esudo de eveno em como obeivo avaliar quais os impacos de deerminados aconecimenos sobre aivos ou iniciaivas. Para isso são analisadas as diversas variáveis impacadas pelo

Leia mais

Cálculo do valor em risco dos ativos financeiros da Petrobrás e da Vale via modelos ARMA-GARCH

Cálculo do valor em risco dos ativos financeiros da Petrobrás e da Vale via modelos ARMA-GARCH Cálculo do valor em risco dos aivos financeiros da Perobrás e da Vale via modelos ARMA-GARCH Bruno Dias de Casro 1 Thiago R. dos Sanos 23 1 Inrodução Os aivos financeiros das companhias Perobrás e Vale

Leia mais

1 Pesquisador - Embrapa Semiárido. 2 Analista Embrapa Semiárido.

1 Pesquisador - Embrapa Semiárido.   2 Analista Embrapa Semiárido. XII Escola de Modelos de Regressão, Foraleza-CE, 13-16 Março 2011 Análise de modelos de previsão de preços de Uva Iália: uma aplicação do modelo SARIMA João Ricardo F. de Lima 1, Luciano Alves de Jesus

Leia mais

Séries temporais Modelos de suavização exponencial. Séries de temporais Modelos de suavização exponencial

Séries temporais Modelos de suavização exponencial. Séries de temporais Modelos de suavização exponencial Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Análise de séries de empo: modelos de suavização exponencial Profa. Dra. Liane Werner Séries emporais A maioria dos méodos de previsão se baseiam na

Leia mais

Modelos de Crescimento Endógeno de 1ªgeração

Modelos de Crescimento Endógeno de 1ªgeração Teorias do Crescimeno Económico Mesrado de Economia Modelos de Crescimeno Endógeno de 1ªgeração Inrodução A primeira geração de modelos de crescimeno endógeno ena endogeneiar a axa de crescimeno de SSG

Leia mais

1 2 hours ago and started questioning his colleagues. (Van Heuven et al., 1999, p. 150)

1 2 hours ago and started questioning his colleagues. (Van Heuven et al., 1999, p. 150) Porfolio de: Transferência de calor em regime ransiene abordagem macroscópica - méodo da capaciância global (iens 5.1 a 5.3 de Incropera & De Wi, iem 2.6.1 de Kreih) Problema moivador: John foi um exímio

Leia mais

Exercícios Sobre Oscilações, Bifurcações e Caos

Exercícios Sobre Oscilações, Bifurcações e Caos Exercícios Sobre Oscilações, Bifurcações e Caos Os ponos de equilíbrio de um modelo esão localizados onde o gráfico de + versus cora a rea definida pela equação +, cuja inclinação é (pois forma um ângulo

Leia mais

Circuitos Elétricos I EEL420

Circuitos Elétricos I EEL420 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuios Eléricos I EEL420 Coneúdo 1 - Circuios de primeira ordem...1 1.1 - Equação diferencial ordinária de primeira ordem...1 1.1.1 - Caso linear, homogênea, com

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuios Eléricos I EEL42 Coneúdo 8 - Inrodução aos Circuios Lineares e Invarianes...1 8.1 - Algumas definições e propriedades gerais...1 8.2 - Relação enre exciação

Leia mais

3 LTC Load Tap Change

3 LTC Load Tap Change 54 3 LTC Load Tap Change 3. Inrodução Taps ou apes (ermo em poruguês) de ransformadores são recursos largamene uilizados na operação do sisema elérico, sejam eles de ransmissão, subransmissão e disribuição.

Leia mais

ABORDAGEM MULTIOJETIVA PARA SOLUCIONAR UMA MATRIZ ENERGÉTICA CONSIDERANDO IMPACTOS AMBIENTAIS

ABORDAGEM MULTIOJETIVA PARA SOLUCIONAR UMA MATRIZ ENERGÉTICA CONSIDERANDO IMPACTOS AMBIENTAIS ABORDAGEM MULTIOJETIVA PARA SOLUCIONAR UMA MATRIZ ENERGÉTICA CONSIDERANDO IMPACTOS AMBIENTAIS T. L. Vieira, A. C. Lisboa, D. A. G. Vieira ENACOM, Brasil RESUMO A mariz energéica é uma represenação quaniaiva

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiene Aula 25 O meio aquáico IV: Auodepuração Prof.ª Heloise Knapi Auodepuração de rios Auodepuração de rios Cinéica da desoxigenação O conceio

Leia mais

4 Modelagem e metodologia de pesquisa

4 Modelagem e metodologia de pesquisa 4 Modelagem e meodologia de pesquisa Nese capíulo será apresenada a meodologia adoada nese rabalho para a aplicação e desenvolvimeno de um modelo de programação maemáica linear misa, onde a função-objeivo,

Leia mais

Fundamentos de Computação Gráfica Prova Aluna: Patrícia Cordeiro Pereira Pampanelli

Fundamentos de Computação Gráfica Prova Aluna: Patrícia Cordeiro Pereira Pampanelli Fundamenos de Compuação Gráfica Prova -6- Aluna: Parícia Cordeiro Pereira Pampanelli Observação: Os códigos uilizados para o desenvolvimeno da prova enconram-se em anexo. Quesão : A Transformada Discrea

Leia mais

ANÁLISE DA VIDA REMANESCENTE E DO DANO ACUMULADO EM COMPONENTES DE PLANTAS TERMELÉTRICAS EXPOSTOS AOS MECANISMOS DE DANO POR FLUÊNCIA E FADIGA

ANÁLISE DA VIDA REMANESCENTE E DO DANO ACUMULADO EM COMPONENTES DE PLANTAS TERMELÉTRICAS EXPOSTOS AOS MECANISMOS DE DANO POR FLUÊNCIA E FADIGA ANÁLISE A VIA REMANESENTE E O ANO AUMULAO EM OMPONENTES E PLANTAS TERMELÉTRIAS EXPOSTOS AOS MEANISMOS E ANO POR FLUÊNIA E FAIGA Bruno Reis ardoso Heloísa unha Furado arlos Frederico Troa Ma enro de Pesquisas

Leia mais

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 1º SIMULADO ENEM 017 Resposa da quesão 1: MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Basa aplicar a combinação de see espores agrupados dois a dois, logo: 7! C7,!(7 )! 7 6 5! C7,!5! 7 6 5! C7, 1!5! Resposa da quesão

Leia mais

Hidrograma Unitário Sintético

Hidrograma Unitário Sintético Universidade de São Paulo PH 3307 Hidrologia plicada Escola Poliécnica Deparameno de Engenharia Hidráulica e mbienal Hidrograma Uniário Sinéico ula 22 Pare 2-2 Prof. Dr. risvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin

Leia mais

Capítulo 2: Conceitos Fundamentais sobre Circuitos Elétricos

Capítulo 2: Conceitos Fundamentais sobre Circuitos Elétricos SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA TE041 Circuios Eléricos I Prof. Ewaldo L. M. Mehl Capíulo 2: Conceios Fundamenais sobre Circuios Eléricos 2.1. CARGA ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA

Leia mais

Proporcional, Integral e Derivativo

Proporcional, Integral e Derivativo Implemenação de um conrolador do ipo Proporcional, Inegral e Derivaivo num auómao programável e(k) PID u(k) U s min U s max u s ( pv( Moor ario velocidade Auomao programável Processo Aluno: José Lucas

Leia mais

Capítulo 3 Derivada. 3.1 Reta Tangente e Taxa de Variação

Capítulo 3 Derivada. 3.1 Reta Tangente e Taxa de Variação Inrodução ao Cálculo Capíulo Derivada.1 Rea Tangene e Taxa de Variação Exemplo nr. 1 - Uma parícula caminha sobre uma rajeória qualquer obedecendo à função horária: s() 5 + (s em meros, em segundos) a)

Leia mais

ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS NA PREVISÃO DA RECEITA DE UMA MERCEARIA LOCALIZADA EM BELÉM-PA USANDO O MODELO HOLT- WINTERS PADRÃO

ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS NA PREVISÃO DA RECEITA DE UMA MERCEARIA LOCALIZADA EM BELÉM-PA USANDO O MODELO HOLT- WINTERS PADRÃO XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS NA PREVISÃO DA RECEITA DE UMA MERCEARIA LOCALIZADA EM BELÉM-PA USANDO O MODELO HOLT- WINTERS PADRÃO Breno Richard Brasil Sanos

Leia mais

ECONOMETRIA. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

ECONOMETRIA. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. ECONOMETRIA Prof. Paricia Maria Borolon, D. Sc. Séries Temporais Fone: GUJARATI; D. N. Economeria Básica: 4ª Edição. Rio de Janeiro. Elsevier- Campus, 2006 Processos Esocásicos É um conjuno de variáveis

Leia mais

Introdução aos Sinais

Introdução aos Sinais UNIVASF Análise de Sinais e Sisemas Inrodução aos Sinais Prof. Rodrigo Ramos godoga@gmail.com Classificação de Sinais Sinais Sinais geralmene ransporam informações a respeio do esado ou do comporameno

Leia mais

4 Análise dos tributos das concessionárias selecionadas

4 Análise dos tributos das concessionárias selecionadas 4 Análise dos ribuos das concessionárias selecionadas Nese capíulo serão abordados os subsídios eóricos dos modelos esaísicos aravés da análise das séries emporais correspondenes aos ribuos e encargos

Leia mais

Versão preliminar serão feitas correções em sala de aula 1

Versão preliminar serão feitas correções em sala de aula 1 Versão preinar serão feias correções em sala de aula 7.. Inrodução Dependendo das condições de soliciação, o maerial pode se enconrar sob diferenes esados mecânicos. Quando as cargas (exernas) são pequenas

Leia mais

Temperatura. Teoria cinéticamedida da energia cinética de translação média dos átomos ou moléculas que constituem o corpo.

Temperatura. Teoria cinéticamedida da energia cinética de translação média dos átomos ou moléculas que constituem o corpo. Temperaura Teoria cinéicamedida da energia cinéica de ranslação média dos áomos ou moléculas que consiuem o corpo. Definição ermodinâmica (2º Princípio da Termodinâmica) 1 S U N, V Definição operacional

Leia mais

Ana Paula Pintado Wyse Luiz Bevilacqua Marat Rafikov

Ana Paula Pintado Wyse Luiz Bevilacqua Marat Rafikov Modelagem da dinâmica de ransmissão da malária em ambiene sazonal considerando raameno diferenciado e conrole do veor com mosquios ransgênicos Ana Paula Pinado Wyse Luiz Bevilacqua Mara Rafikov Proposa

Leia mais

APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS FÍSICOS NA SIMULAÇÃO DA DEFORMAÇÃO DE OBJECTOS EM IMAGENS

APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS FÍSICOS NA SIMULAÇÃO DA DEFORMAÇÃO DE OBJECTOS EM IMAGENS 8º CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE ENGENHARIA MECÂNICA Cusco, 23 a 25 de Ouubro de 2007 APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS FÍSICOS NA SIMULAÇÃO DA DEFORMAÇÃO DE OBJECTOS EM IMAGENS Gonçalves, P.*, Tavares, João Manuel

Leia mais

INTRODUÇÃO TEÓRICA - EXPERIÊNCIA 3. Comportamento de Componentes Passivos

INTRODUÇÃO TEÓRICA - EXPERIÊNCIA 3. Comportamento de Componentes Passivos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLIÉCNICA Deparameno de Engenharia de Sisemas Elerônicos PSI - EPUSP PSI 3031/3212 - LABORAÓRIO DE CIRCUIOS ELÉRICOS INRODUÇÃO EÓRICA - EXPERIÊNCIA 3 Comporameno de Componenes

Leia mais

Desempenho de um Algoritmo Multigrid Paralelo Aplicado às Equações de Navier-Stokes

Desempenho de um Algoritmo Multigrid Paralelo Aplicado às Equações de Navier-Stokes Desempeno de um Algorimo Muligrid Paralelo Aplicado às Equações de Navier-Sokes Réveron Luis Anunes Neundorf PPGMNE Universidade Federal do Paraná Curiiba-PR, Brasil reveron@simepar.br Marcio Auguso Villela

Leia mais

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL

Movimento unidimensional 25 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL Movimeno unidimensional 5 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL. Inrodução Denre os vários movimenos que iremos esudar, o movimeno unidimensional é o mais simples, já que odas as grandezas veoriais que descrevem o

Leia mais

30/08/15' Incerteza- Padrão. Repetitividade. Estimativa da Repetitividade (para 95,45% de probabilidade) Estimativa da Repetitividade

30/08/15' Incerteza- Padrão. Repetitividade. Estimativa da Repetitividade (para 95,45% de probabilidade) Estimativa da Repetitividade Incereza- Padrão Repeiividade! A incereza padrão corresponde ao desvio-padrão (esimaiva do desvio-padrão da população) e deve ser associado a ela o número de graus de liberdade (reflee o grau de segurança

Leia mais

4 Metodologia e resultados preliminares para análise de velocidade utilizando o gradiente descendente

4 Metodologia e resultados preliminares para análise de velocidade utilizando o gradiente descendente 4 Meodologia e resulados preliminares para análise de velocidade uilizando o gradiene descendene O processameno uilizando diferenes equações de sobreempo normal para a obenção de análise de velocidade

Leia mais

Questões sobre derivadas. 1. Uma partícula caminha sobre uma trajetória qualquer obedecendo à função horária 2

Questões sobre derivadas. 1. Uma partícula caminha sobre uma trajetória qualquer obedecendo à função horária 2 Quesões sobre deriadas. Uma parícula caminha sobre uma rajeória qualquer obedecendo à função horária s ( = - + 0 ( s em meros e em segundos. a Deermine a lei de sua elocidade em função do empo. b Deermine

Leia mais

ais: rios Luiz Henry Monken e Silva, Ivo Neitzel e Ed Pinheiro Lima*

ais: rios Luiz Henry Monken e Silva, Ivo Neitzel e Ed Pinheiro Lima* Resolução de equações diferenciais por redes neurais arificiais ais: problemas com gradienes elevados e domínios arbirários rios Luiz Henry onken e Silva, Ivo Neizel e Ed Pinheiro Lima* Programa de Pós-Graduação

Leia mais

ALFREDO GAY NETO RODRIGO PROVASI CORREIA AMBIENTE DE ANÁLISE DE RISERS EM ÁGUAS ULTRAPROFUNDAS: ANÁLISE ESTÁTICA, PRÉ E PÓS-PROCESSADOR

ALFREDO GAY NETO RODRIGO PROVASI CORREIA AMBIENTE DE ANÁLISE DE RISERS EM ÁGUAS ULTRAPROFUNDAS: ANÁLISE ESTÁTICA, PRÉ E PÓS-PROCESSADOR AFREDO GAY NETO RODRIGO PROVASI CORREIA AMBIENTE DE ANÁISE DE RISERS EM ÁGUAS UTRAPROFUNDAS: ANÁISE ESTÁTICA, PRÉ E PÓS-PROCESSADOR Trabalho de formaura dos cursos de graduação dos Deparamenos de Engenharia

Leia mais