Módulo: Liderança e Gestão de Equipe

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo: Liderança e Gestão de Equipe"

Transcrição

1 Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Aula 04: Remuneração 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

2 Gestão de Pessoas - Processo 1 Autoconhecimento 2 Relacionamento 3 Estrutura 4 Desenvolvimento

3 Gestão de Pessoas - Processo 1 Autoconhecimento 2 Relacionamento 3 Estrutura 4 Desenvolvimento Perfil de Equipe Remuneração Contratação

4 Gestão de Pessoas - Processo 1 Autoconhecimento 2 Relacionamento 3 Estrutura 4 Desenvolvimento Perfil de Equipe Remuneração Contratação

5 Como Remunerar a Força de Vendas Aula-Debate

6 1. Organizem-se em três grupos. 2. Cada grupo deve ler e analisar o artigo recebido, sendo: Grupo 1 Como motivar de verdade seus vendedores Grupo 2 O jeito certo de usar a remuneração Grupo 3 Uma receita radical para a aula de vendas

7 Apresentação Cada grupo, um por vez, deve apresentar as ideias centrais do artigo que estudou para a sala.

8 Debate: O que vocês acham das ideias e modelos de remuneração apresentados?

9 Atividade

10 Atividade 1. Precisaremos de 4 voluntários. 2. Cada voluntário, um de cada vez, deverá apresentar para a classe o plano de remuneração da empresa onde trabalha. 3. Durante a apresentação, o restante da classe deverá anotar discordâncias e questionamentos a respeito dos planos de remuneração apresentados. 4. Ao final das apresentações, a classe debaterá com os voluntários as discordâncias e questionamentos levantados.

11 Debate: Com base nos artigos e nos relatos apresentados, o que vocês consideram positivo para um plano de remuneração de vendas? O que vocês consideram pouco eficiente?

12 Consenso Polêmico Não fazer

13 O que vocês fariam então para reestruturar o plano de remuneração de uma empresa?

14 Atividade

15 Atividade 1. Organizem-se em grupos. 2. Construam um modelo passo-a-passo para construir o plano de remuneração em uma empresa. 3. Apresentem o resultado e participem da discussão em sala.

16 Plano de Remuneração A maior parte das empresas remunera a equipe de vendas com uma combinação de remuneração fixa e remuneração variável. Remuneração Fixa Remuneração Variável

17 Plano de Remuneração Salário Benefícios Remuneração Fixa Remuneração Variável Remuneração por habilidades Remuneração por resultados Remuneração por competências Reconhecimentos Incentivos Participação nos lucros Participação acionária Benefícios flexíveis

18 Mas qual é a combinação e a proporção ideal para o seu negócio?

19 O plano de remuneração da equipe de vendas precisa ser adequado ao perfil do negócio e do vendedor.

20 Baixa Experiência Alta MBA EM GESTÃO COMERCIAL Remuneração por Perfil de Negócio Apresentador/ Display Baixa Complexidade e Alta Experiência Alta Complexidade e Alta Experiência Relacionador Fechador Baixa Complexidade e Baixa Experiência Alta Complexidade e Baixa Experiência Consultor Baixa Complexidade Alta

21 Fonte: LONGO, W. Um tipo para cada negócio, e um negócio para cada tipo. Disponível em: < Acesso em: 25 jun MBA EM GESTÃO COMERCIAL Remuneração por Perfil de Negócio Apresentador/Display Relacionador Fechador Consultor Sua opção preferencial de remuneração é através de um fixo individual e prêmio por equipe. Sua forma preferencial de remuneração é a fixa mais variável, ambas individuais. Sua motivação principal é a comissão, o resultado imediato. Sua opção preferencial de remuneração é fixa individual, além de um variável por equipe.

22 E também à estratégia do negócio.

23 Remuneração por Estratégia de Negócio Estratégia Aumentar market-share Aumentar wallet-share Força de vendas: Hunter Força de vendas: Farmer

24 Remuneração por Estratégia de Negócio: Hunter Se a empresa estiver focada em conquistar novos clientes, o plano de remuneração deve estimular o fechamento de novos contratos, recompensando os vendedores por trazerem novas contas para a casa.

25 Remuneração por Estratégia de Negócio: Farmer Se a empresa estiver focada em reter os clientes existentes e ampliar a participação deles, o plano de remuneração deve estimular esse estratégia, recompensando os vendedores que apresentarem melhor índice de retenção e de ampliação de contratos.

26 Remuneração por Estratégia de Negócio: Guia Geral Estratégia de Negócio Aumentar os lucros em 10% Aumentar o volume de vendas de certa classe de produtos em 10% Aumentar o volume de vendas das contas existentes Estratégia de Remuneração Alguma forma de incentivo é geralmente necessária, como uma comissão ou bônus. Uma taxa mais alta de comissão pode ser paga nas vendas de artigos de alta margem ou em qualquer linha de produtos que a empresa queira vender. Pode ser pago um bônus para aumentar os negócios de contas existentes em certo percentual. O bônus pode ser ligado a uma cota para negócios contínuos. Ou, então, comissões mais altas podem ser pagas pelos negócios contínuos. Fonte: SPIRO, R. L.; RICH, G. A.; STANTON, W. J. Gestão da Força de Vendas. 12 ed. São Paulo: MCGraw-Hill, 2009.

27 Remuneração por Estratégia de Negócio: Guia Geral Estratégia de Negócio Melhorar a satisfação do cliente Estimular o trabalho missionário Desenvolver um novo território Estratégia de Remuneração Um bônus é a melhor forma para alcançar esse objetivo, embora o aumento de salário também funcione. As atividades missionárias podem incluir o treinamento de profissionais de vendas negociadores para realizar demonstrações ou elaboras mostruários. Alguns desses esforços podem ser individualmente medidos para que depois possa ser dado um bônus por essa realização. Os esforços que não podem ser avaliados facilmente podem ser recompensados, o que faz que o salário forme o volume de remuneração total. Provavelmente toda a renda deva ser na forma de salário, pelo menos nos primeiros estágios do desenvolvimento territorial. Fonte: SPIRO, R. L.; RICH, G. A.; STANTON, W. J. Gestão da Força de Vendas. 12 ed. São Paulo: MCGraw-Hill, 2009.

28 Como deve ser o plano de remuneração quando o perfil da força de vendas for complexo?

29 A IBM tem um processo de vendas complexo e vende um mundaréu de produtos e serviços complicaods, mas sua política de remuneração tem três elementos e pode ser escrita no verso de um cartão de visita. É assim que devia ser um bom plano. Andris Zoltners, pioneiro na análise da força de vendas, consultor, autor de The Power of Sales Analytics e outros seis títulos na área.

30 O plano de remuneração do setor de vendas deve respaldar a estratégia da empresa; motivar uma ampla gama de vendedores; ser justo e fácil de explicar e entender; e não pagar mais do que o orçamento da empresa permite.

31 Plano de Remuneração - Passo a Passo Equilibrar fixo e variável Conceber o plano Definir período de cálculo Estipular o patamar de remuneração Considerar outros elementos Fonte: CHUNG, DOUG J. Como motivar de verdade seus vendedores. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015.

32 Plano de Remuneração - Passo a Passo Equilibrar fixo e variável Conceber o plano Definir período de cálculo Estipular o patamar de remuneração Considerar outros elementos Fonte: CHUNG, DOUG J. Como motivar de verdade seus vendedores. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015.

33 1- Estipular o Patamar de Remuneração Patamar de remuneração é a política de remuneração da empresa de remunerar abaixo, acima ou na média do mercado. Para definir qual será o patamar de remuneração, portanto, é necessário avaliar a competitividade externa, desenvolvendo pesquisas para saber o quanto o mercado está pagando por um determinado profissional e depois decidir se o patamar de remuneração na sua empresa ficará acima, abaixo ou dentro dessa média de mercado. É uma medida crucial para atrair e segurar talentos.

34 1- Estipular o Patamar de Remuneração É possível encontrar diversas pesquisas de cargos e salários disponíveis no mercado: Robert Half Salary Guide: Hays Group: ntent/documents/digitalasset/hays_ pdf Salário BR: Data Folha: Salariômetro: RHINFO:

35 Pesquisa de Cargos e Salários - Exemplo Fonte: Robert Half 2015 Salary Guide.

36 Pesquisa de Cargos e Salários - Exemplo Fonte: Guia Salarial Hays Insper 2014/15.

37 Pesquisa de Cargos e Salários - Exemplo Fonte: Guia Salarial Hays Insper 2014/15.

38 Plano de Remuneração - Passo a Passo Equilibrar fixo e variável Conceber o plano Definir período de cálculo Estipular o patamar de remuneração Considerar outros elementos Fonte: CHUNG, DOUG J. Como motivar de verdade seus vendedores. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015.

39 2- Equilibrar Fixo e Variável A proporção da renda que vem do salário fixo e de incentivos determina o grau de risco do plano. O equilíbrio varia de setor para setor e, em geral, depende do grau de certeza de que o esforço feito por um vendedor vai influenciar diretamente as vendas. A remuneração variável deve ser estruturada para incentivar o vendedor a vender mais. Se for vista como uma marca impossível de alcançar, não terá o efeito desejado.

40 Plano de Remuneração - Passo a Passo Equilibrar fixo e variável Conceber o plano Definir período de cálculo Estipular o patamar de remuneração Considerar outros elementos Métricas Tipo de Plano Curva de Remuneração Fonte: CHUNG, DOUG J. Como motivar de verdade seus vendedores. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015.

41 Plano de Remuneração - Passo a Passo Equilibrar fixo e variável Conceber o plano Definir período de cálculo Estipular o patamar de remuneração Considerar outros elementos Métricas Tipo de Plano Curva de Remuneração Fonte: CHUNG, DOUG J. Como motivar de verdade seus vendedores. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015.

42 3.1- Métricas A maioria das empresas paga a vendedores uma comissão sobre a receita bruta, embora em algumas a remuneração seja calculada pela rentabilidade das vendas.

43 3.1- Métricas: Deflatores Algumas empresas colocam deflatores no cálculo da comissão de vendas, utilizados para penalizar os vendedores que não cumprirem alguma meta. Os deflatores mais utilizados são: porcentagem de absenteísmo, nota de monitoria, porcentagem de pausas e TMV (Tempo Médio de Venda). Considerando, por exemplo, que a nota de monitoria esperada seja de 8.5, todo vendedor que não atingir essa nota perderá um percentual ou até toda sua RV. O risco da utilização de deflatores é atrelar muitas condições ao comissionamento a ponto de a remuneração variável se tornar inelegível, o que pode desmotivar o vendedor, impedindo-o e de alcançar a meta de vendas.

44 Plano de Remuneração - Passo a Passo Equilibrar fixo e variável Conceber o plano Definir período de cálculo Estipular o patamar de remuneração Considerar outros elementos Métricas Tipo de Plano Curva de Remuneração Fonte: CHUNG, DOUG J. Como motivar de verdade seus vendedores. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015.

45 3.2- Tipo de Plano Muitas empresas complementam salário fixo e comissões com bônus condicionados à superação de metas ou outros objetivos. A remuneração pode ser paga em dinheiro ou transferência de propriedade. Os tipos mais utilizados são: PLR - Participação nos Lucros e Resultados, Bônus, Participação Acionária ou Stock Options e Phanton Stock Options.

46 3.2- Tipo de Plano Fonte: Remuneração variável: como compensar seu time pelo resultado. Disponível em: < Acesso em: 04 ago

47 Plano de Remuneração - Passo a Passo Equilibrar fixo e variável Conceber o plano Definir período de cálculo Estipular o patamar de remuneração Considerar outros elementos Métricas Tipo de Plano Curva de Remuneração Fonte: CHUNG, DOUG J. Como motivar de verdade seus vendedores. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015.

48 3.3- Curva de Remuneração Uso de tetos limita remuneração dos melhores vendedores e achata a curva de remuneração (ou a torna regressiva ); aceleradores ou comissão por resultados extraordinários eleva remuneração dos melhores, criando uma estrutura progressiva.

49 Plano de Remuneração - Passo a Passo Equilibrar fixo e variável Conceber o plano Definir período de cálculo Estipular o patamar de remuneração Considerar outros elementos Fonte: CHUNG, DOUG J. Como motivar de verdade seus vendedores. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015.

50 4- Definir Período de Cálculo Para criar vínculos entre o desempenho e a recompensa, a remuneração variável pode ser realizada com base em metas e pagamentos de curto ou longo prazo. Estudos revelam que períodos de cálculo mais curtos ajudam a manter o pessoal de baixo desempenho motivado e comprometido.

51 Plano de Remuneração - Passo a Passo Equilibrar fixo e variável Conceber o plano Definir período de cálculo Estipular o patamar de remuneração Considerar outros elementos Fonte: CHUNG, DOUG J. Como motivar de verdade seus vendedores. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015.

52 5- Considerar Outros Elementos Muitas empresas usam incentivos não monetários como concursos ou programas de reconhecimento.

53 Agora que sabemos por onde começar...

54 Atividade

55 Atividade 1. Organizem-se em 4 grupos. Cada voluntário que apresentou o plano de remuneração na atividade anterior deve ficar em um grupo diferente. 2. Com base no que foi discutido durante toda aula, reestruturem o plano de remuneração da empresa do voluntário do grupo. 3. Apresentem os resultados e participem da discussão em sala.

56 Bibliografia CHUNG, DOUG J. Como motivar de verdade seus vendedores. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015. Guia Salarial Hays Insper 2014/15. Disponível em: < Acesso em: 4 ago LONGO, W. Um tipo para cada negócio, e um negócio para cada tipo. Disponível em: < Acesso em: 25 jun Para motivar, dinheiro não basta. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015. PINK, D. H. Uma receita radical para a área de vendas. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p ago/2012. Remuneração: marcas fortes pagam menos. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p. 17. jul/2015. ROBERGE, M. O jeito certo de usar a remuneração. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p abr/2015.

57 Bibliografia Remuneração variável: como compensar seu time pelo resultado. Disponível em: < Acesso em: 04 ago Robert Half 2015 Salary Guide. Disponível em: < Acesso em: 4 ago SAlIBY, P. Como Escolher a Estratégia de Remuneração Mais Alinhada ao Meu Negócio? Disponível em < Acesso em: 04 ago SPIRO, R. L.; RICH, G. A.; STANTON, W. J. Gestão da Força de Vendas. 12 ed. São Paulo: MCGraw-Hill, STEENBURGH, T.; AHEARNE, M. Como motivar a força de vendas: o que realmente funciona. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, p ago/2012. ZOLTNERS, A. A.; SINHA, P; LORIMER, S. E. The Complete Guide to Sales Force Incentive Compensation: How to Design and Implement Plans That Work. USA: ZOLTNERS, A. A.; SINHA, P; LORIMER, S. E. The Power of Sales Analytics. Evanston: ZS Associates, 2014.

58 GRUPO COPYRIGHT 2015 by IBRAMERC. MBA em Gestão Comercial. Este trabalho, incluindo todos os modelos, slides e textos estão sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite Você pode utilizar e distribuir esse material desde que a fonte IBRAMERC seja mencionada. Autorizações adicionais podem ser concedidas no âmbito desta licença pelo alex.leite@ibramerc.org.br by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. To view a copy of this license, visit You must give appropriate credit to Ibramerc, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may not use the material for commercial purposes. If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same license as the original.

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Aula 01: Johari e Liderança Situacional 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit

Leia mais

MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIO Aula: Indicadores

MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIO Aula: Indicadores MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIO Aula: es 2017 by Confeb. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Confeb. es Financeiros Pagamento

Leia mais

Implementando uma Gestão de Pipeline

Implementando uma Gestão de Pipeline Implementando uma Gestão de Pipeline Valêncio Garcia Diretor Comercial valencio.garcia@iopera.com.br 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you

Leia mais

WORKSHOP: ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA

WORKSHOP: ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA : 2015 by Confeb. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Confeb. Análise do fluxo de caixa para implantação de projetos Fluxo

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Desenvolvimento de Iniciativas A3 Sourcing

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Desenvolvimento de Iniciativas A3 Sourcing COMGÁS Strategic Sourcing Desenvolvimento de Iniciativas A3 Sourcing V2 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

Leia mais

Framework MBA GESTÃO DE COMPRAS NEGOCIAÇÃO. Valor. Strategic Sourcing. Gestão de Fornecedores. Gestão por Categorias

Framework MBA GESTÃO DE COMPRAS NEGOCIAÇÃO. Valor. Strategic Sourcing. Gestão de Fornecedores. Gestão por Categorias Módulo 6 Negociação 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework Valor Strategic Sourcing Gestão

Leia mais

MBA GESTÃO COMERCIAL NEGOCIAÇÃO O QUE É ÉTICA?

MBA GESTÃO COMERCIAL NEGOCIAÇÃO O QUE É ÉTICA? Módulo 6 Negociação 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. O QUE É ÉTICA? DEFINIÇÃO DE ÉTICA substantivo

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 05: Elaboração de Preço - Sensibilidade ao Preço

INCOMPANY SERPRO Aula 05: Elaboração de Preço - Sensibilidade ao Preço Aula 05: Elaboração de Preço - Sensibilidade ao Preço V2. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework SRM Desenvolvimento

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Orientação Trabalho de Conclusão do Módulo: FINANÇAS E ECONOMIA APLICADAS A COMPRAS 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share,

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 4: CULTURA + PODER + AUTORIDADE

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 4: CULTURA + PODER + AUTORIDADE AULA 4: 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Relacionamento + Comunicação Planejamento Substância

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Módulo: Negociação Aula 2: Maturidade e Cultura 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Valor Percebido

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Valor Percebido Aula: Análise - Valor Percebido 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Valor Percebido Definição:

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Módulo: Negociação Aula 3: Necessidade, Prazo, BATNA e Itens Negociáveis 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Percepção

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Percepção COMGÁS Strategic Sourcing Percepção V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Processo 1 Priorizar categorias

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 5: NECESSIDADE + PRAZO + BATNA + ITENS NEGOCIÁVEIS

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 5: NECESSIDADE + PRAZO + BATNA + ITENS NEGOCIÁVEIS AULA 5: 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Dinâmica: O fruto milagroso Relacionamento + Comunicação

Leia mais

WORKSHOP: INTELIGÊNCIA EM PRECIFICAÇÃO

WORKSHOP: INTELIGÊNCIA EM PRECIFICAÇÃO WORKSHOP: INTELIGÊNCIA EM PRECIFICAÇÃO 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Precificação Tática

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing COMGÁS Strategic Sourcing V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. ? Qual é o processo de Strategic Sourcing

Leia mais

Módulo 5 Gestão por Categorias

Módulo 5 Gestão por Categorias Módulo 5 Gestão por Categorias 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework Valor Strategic Sourcing

Leia mais

MBA EM INTELIGÊNCIA DE MERCADO

MBA EM INTELIGÊNCIA DE MERCADO 2018 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Como a área de Inteligência de Mercado deve atuar nos ambientes

Leia mais

MBA GESTÃO COMERCIAL NEGOCIAÇÃO. Cultura

MBA GESTÃO COMERCIAL NEGOCIAÇÃO. Cultura Módulo 6 Negociação 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Cultura Os principais fatores culturais

Leia mais

Fichas de indicadores e fórmulas de planejamento e logística

Fichas de indicadores e fórmulas de planejamento e logística Fichas de indicadores e fórmulas de planejamento e logística 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

Leia mais

OS 8 PRINCIPAIS INDICADORES NA GESTÃO DE ESTOQUES

OS 8 PRINCIPAIS INDICADORES NA GESTÃO DE ESTOQUES OS 8 PRINCIPAIS INDICADORES NA GESTÃO DE ESTOQUES 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. es de Supply

Leia mais

WORKSHOP S&OP EM 5 ETAPAS

WORKSHOP S&OP EM 5 ETAPAS 2017 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Implementação Projeto Piloto 1 Escolha do time 2 Identificação

Leia mais

Passo a passo de como montar sua matriz estratégica de categorias de compras. Febracorp University

Passo a passo de como montar sua matriz estratégica de categorias de compras. Febracorp University Passo a passo de como montar sua matriz estratégica de categorias de compras Matriz Kraljic - Definição A matriz de Kraljic, desenvolvida por Peter Kraljic, proporciona uma visão estratégica de compras,

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 6: CVB + ARGUMENTOS + ZOPA

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 6: CVB + ARGUMENTOS + ZOPA AULA 6: 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Relacionamento + Comunicação Planejamento Substância

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Módulo: Pós-Venda Aula 2 e 3: Valor do e Segmentação 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 03: Segmentação de Clientes

INCOMPANY SERPRO Aula 03: Segmentação de Clientes Aula 03: Segmentação de Clientes V2. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO POSICIONAMENTO SEGMENTAÇÃO

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas Aula 3: Quantitativos Sazonalidade/Tendência, Média Móvel e Suavização 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must

Leia mais

WORKSHOP COMPLIANCE - INTELIGÊNCIA EM CONTROLES INTERNOS

WORKSHOP COMPLIANCE - INTELIGÊNCIA EM CONTROLES INTERNOS Confeb. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Confeb. COMPLIANCE = AGIR DE ACORDO COM AS REGRAS Estar compliant significa estar

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Análise de Riscos

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Análise de Riscos COMGÁS Strategic Sourcing Análise de Riscos V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Como a relação com os

Leia mais

WORKSHOP MÉTRICAS E INDICADORES DE TI

WORKSHOP MÉTRICAS E INDICADORES DE TI 2016 by ebusiness. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to ebusiness. Dashboard Como Fazer Definir objetivo e público-alvo do

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 01: Posicionamento e Diagnose

INCOMPANY SERPRO Aula 01: Posicionamento e Diagnose Aula 01: Posicionamento e Diagnose V1. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. Apresentações e Expectativas Apresentações Objetivo

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 02: Segmentação de Clientes

INCOMPANY SERPRO Aula 02: Segmentação de Clientes Aula 02: Segmentação de Clientes V2. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO POSICIONAMENTO SEGMENTAÇÃO

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas Aula 5: S&OP em 5 Etapas 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. 1 Implementação

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas Aula 4: Quantitativos Regressão Linear 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to I

Leia mais

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS V2 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. O que são conflitos?

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto V3 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Módulo: Pós-Venda Aula 4: Estratégia Política Comercial 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 06: Movimentação Tática

INCOMPANY SERPRO Aula 06: Movimentação Tática Aula 06: Movimentação Tática V2. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. NOME DO MBA NOME DO MÓDULO ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Win/Loss

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Win/Loss Aula: Análise - Win/Loss 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Análise Win Loss Conceituando Análise

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework SRM Desenvolvimento

Leia mais

INCOMPANY ALIANÇA HAMBURG SÜD CAPACITAÇÃO COMERCIAL - RENTABILIZAÇÃO DA CARTEIRA DE CLIENTES

INCOMPANY ALIANÇA HAMBURG SÜD CAPACITAÇÃO COMERCIAL - RENTABILIZAÇÃO DA CARTEIRA DE CLIENTES HAMBURG SÜD Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Apresentação e expectativas Rentabilidade da Carteira

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Kraljic

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Kraljic COMGÁS Strategic Sourcing Kraljic V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Processo 1 Priorizar categorias

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Gestão de Fornecedores - Processo

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto V3 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas Aula 4: S&OP em 5 Etapas 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. O que

Leia mais

Gestão de Pessoas e Comunicação Corporativa

Gestão de Pessoas e Comunicação Corporativa Gestão de Pessoas e Comunicação Corporativa 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Gestão de Pessoas

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Coleta - Ciclos e Fontes

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Coleta - Ciclos e Fontes Aula: Coleta - Ciclos e Fontes 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. O que são KITs? Agora que já

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing COMGÁS Strategic Sourcing V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Processo 1 Priorizar categorias 2 Analisar

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Módulo: Finanças e Economia Aplicadas a Compras Aula: Demonstrativos, Índices e Capital de Giro 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Aula 2: Inteligência Emocional

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Aula 2: Inteligência Emocional Aula 2: Inteligência Emocional 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. ESPECIALIAZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Aula 3: Conflito e Confronto

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Aula 3: Conflito e Confronto Aula 3: Conflito e Confronto 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. ESPECIALIAZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Qual método poderá nos ajudar

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. O que vocês entendem de Gestão

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing RFx e AHP

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing RFx e AHP COMGÁS Strategic Sourcing RFx e AHP V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. RFI (Fase 1) Exigência dos solicitantes

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework SRM Desenvolvimento

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Módulo: Finanças e Economia Aplicadas a Compras Aulas: Fluxo de Caixa e Viabilidade Financeira 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give

Leia mais

Estratégia e Inteligência Universo Competitiva. Suspects de Leads Prospects Argumentação para Vendas Oportunidades. Consultivas.

Estratégia e Inteligência Universo Competitiva. Suspects de Leads Prospects Argumentação para Vendas Oportunidades. Consultivas. Módulo 6 Negociação 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Gestão do Pipeline Projeção de Vendas

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 7: COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL E TÁTICAS (INÍCIO)

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 7: COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL E TÁTICAS (INÍCIO) AULA 7: 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Relacionamento + Comunicação Planejamento Substância

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Planejamento de Inteligência

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Planejamento de Inteligência Aula: Planejamento de Inteligência 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Plano de Aula 1. Missão,

Leia mais

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Aula 02: Feedback e Gestão de Conflitos 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Aulas: Matemática Financeira

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Aulas: Matemática Financeira MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Aulas: Matemática Financeira 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. MBA EM

Leia mais

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Net Leads e Landing Page

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Net Leads e Landing Page WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Net Leads e Landing Page 2017 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc.

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Inteligência e Tomada de Decisão

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Inteligência e Tomada de Decisão Aula: Inteligência e Tomada de Decisão 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Alinhamento de Expectativas

Leia mais

PREÇO by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc.

PREÇO by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. PREÇO 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Gestão do Pipeline Projeção de Vendas MBA GESTÃO COMERCIAL

Leia mais

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. O que é Jornada do Cliente?

Leia mais

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: DG, e Spears - Social Selling

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: DG,  e Spears - Social Selling WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: DG, E-mail e Spears - Social Selling 2017 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit

Leia mais

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Aula 03: Perfil de Equipe 2015 by Ibramerc This work is licensed under the Creative Commons If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Módulo: Negociação Aula 6: Táticas (Meio e Fim) 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas Módulo: Projeção de Vendas Aula 1: Introdução, Métodos Qualitativos e Projeção via Pipeline Projeção de Vendas Projeção de vendas É o valor da receita que uma empresa espera ganhar em algum ponto no futuro.

Leia mais

2017 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

2017 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. 2017 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. DESIGN THINKING 2017 by Inbrasc. This work is licensed under

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Sinais de Alerta

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Sinais de Alerta Aula: Análise - Sinais de Alerta 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Sinais de Alerta (Early Warnings)

Leia mais

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Target - Customer Journey Map

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Target - Customer Journey Map WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Target - Customer Journey Map 2017 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc.

Leia mais

REMUNERAÇÃO Remuneração Objetivo Atrair, Reter e Motivar eficazmente os colaboradores para a obtenção de vantagem competitiva. Objetivos da Remuneração Manter a equidade dos salários dos colaboradores;

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

Gestão de pessoas e desempenho organizacional

Gestão de pessoas e desempenho organizacional Aula 12 Gestão de pessoas e desempenho organizacional Agenda 1 Seminário 2 Medindo a performance do RH 1 Seminário 5 Competing on talent analytics. Davenport, Harris & Shapiro. Harvard Business Review,

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 04: Importância Derivada e Declarada

INCOMPANY SERPRO Aula 04: Importância Derivada e Declarada Aula 04: Importância Derivada e Declarada. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO POSICIONAMENTO

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO 1 / 9 1. OBJETIVO 1.1 Geral Estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Módulo: Pós-Venda Aula 1: Processo, CLV, Atratividade e Categoria 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give

Leia mais

presente política se aplicam a todos os colaboradores do Instituto

presente política se aplicam a todos os colaboradores do Instituto 1. OBJETIVO O objetivo desta política é orientar a execução das práticas de Cargos e Salários do Instituto Sócrates Guanaes, bem como estabelecer uma política efetiva e eficaz para o gerenciamento de pessoas

Leia mais

Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna

Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna Celso Bazzola Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém Alvin Toffler 1 TENDÊNCIAS DE MERCADO O RH

Leia mais

SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS

SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS AMAD Consultoria e Treinamento SISTEMAS DE RECOMPENSA FINANCEIROS 16 de dezembro de 2014 ESTRATÉGIAS DE SISTEMAS DE RECOMPENSA Salário fixo../70 80/90 2000... Benefícios Remuneração Variável CURTO PRAZO

Leia mais

remuneração Dalia Derner

remuneração Dalia Derner Processo de valorização de pessoas: remuneração Dalia Derner Objetivos Definir os conceitos de remuneração fixa, variável e por competência Definir os tipos de remuneração variável Descrever o sistema

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework SRM Desenvolvimento

Leia mais

01/09/2010. Incubadoras. Benchmarking

01/09/2010. Incubadoras. Benchmarking Incubadoras Benchmarking 1 Você sabe o que é uma incubadora?! Incubadora: Possui um ambiente especialmente planejado; Tem como base o empreendedorismo e seu incentivo Visa difundir o conhecimento. Qual

Leia mais

INTRODUÇÃO. #remuneraçãovaríavel 3

INTRODUÇÃO. #remuneraçãovaríavel 3 ÍNDICE Introdução 3 Qual é o foco? 4 Meritocracia no incentivo profissional 4 Meritocracia atrelada à remuneração variável 7 Vantagens da remuneração variável 8 Perigos da má implantação da remuneração

Leia mais

Apresentação Exposuper. Diego Furtado e Elton Moraes Junho 2017

Apresentação Exposuper. Diego Furtado e Elton Moraes Junho 2017 Apresentação Exposuper Diego Furtado e Elton Moraes Junho 2017 Agenda do Dia SOBRE NÓS MACRO TENDÊNCIAS DO SETOR DE VAREJO REMUNERAÇÃO ENGAJAMENTO CONTATOS 2017 Korn Ferry. All rights reserved 2 1 Sobre

Leia mais

Remuneração estratégica. Entenda as vantagens de investir em políticas de remuneração variável (PLR)

Remuneração estratégica. Entenda as vantagens de investir em políticas de remuneração variável (PLR) Remuneração estratégica Entenda as vantagens de investir em políticas de remuneração variável (PLR) ÍNDICE Divida o seu conteúdo em capítulos e enumere as páginas dessa maneira Introdução Os desafios atuais

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Elicitação

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Elicitação ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Elicitação 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Vídeo: A Procura da

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Banco Pan S.A. Proposta da Administração 2017 Assembleia Geral Extraordinária 24 de novembro de 2017

Banco Pan S.A. Proposta da Administração 2017 Assembleia Geral Extraordinária 24 de novembro de 2017 Banco Pan S.A. Proposta da Administração 2017 Assembleia Geral Extraordinária 24 de novembro de 2017 BANCO PAN S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF: 59.285.411/0001-13 NIRE: 35.300.012.879 Prezados Senhores Acionistas,

Leia mais

2017 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

2017 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. 2017 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2017 by Inbrasc. This work is licensed

Leia mais

Economia de Empresas (RAD 1610) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira. Incentivos por compensações

Economia de Empresas (RAD 1610) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira. Incentivos por compensações Economia de Empresas (RAD 1610) Incentivos por compensações Onde estamos? Introdução; O comportamento segundo economistas; Mercados, organizações e o papel do conhecimento; Demanda; Estrutura de mercado;

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

SEJA UM PARCEIRO COMERCIAL ATEMDE ODONTO AUMENTE SUA RENDA MENSAL

SEJA UM PARCEIRO COMERCIAL ATEMDE ODONTO AUMENTE SUA RENDA MENSAL SEJA UM PARCEIRO COMERCIAL ATEMDE ODONTO AUMENTE SUA RENDA MENSAL COMO FAZER? Você se cadastra no site. www.atemde.com.br Recebe um treinamento e se habilita a vender os PLANOS ODONTOLÓGICOS ATEMDE ODONTO.

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

Remuneração e Recompensa

Remuneração e Recompensa Remuneração e Recompensa Disciplina: Gestão por Competências Prof. Joel Dutra Alunas: Cristina Leme Elizângela de Jesus Oliveira Fernanda Ferrari Agenda Contexto / Conceitos Apresentação Empresa Objeto

Leia mais

APRENDIZADO DO VIDEO 3

APRENDIZADO DO VIDEO 3 APRENDIZADO DO VIDEO 3 Vídeo 1 O crescimento do mercado de coaching executivo e de negócios: Um mercado que hoje movimenta no mundo todo 2 Bilhões de dólares e con nua em crescimento principalmente no

Leia mais