WORKSHOP: INTELIGÊNCIA EM PRECIFICAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "WORKSHOP: INTELIGÊNCIA EM PRECIFICAÇÃO"

Transcrição

1 WORKSHOP: INTELIGÊNCIA EM PRECIFICAÇÃO 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc.

2 Precificação Tática Baseada em Custos A precificação com base no custo + margem é o procedimento mais comum de fixação de preço, porque carrega uma aura de prudência financeira. A prudência financeira, de acordo com essa visão, é alcançada por meio da precificação de todo produto e serviço de modo a gerar um retorno justo sobre todos os custos, desde que completa e corretamente alocados.

3 Precificação Tática Baseada em Custos Modelo tradicional de formação de preços: Produto Custo Preço Valor Clientes Departamento de engenharia e fabricação projetam e produzem o que consideram um bom produto. Departamento financeiro totaliza os custos de criação e desenvolvimento e estabelece o custo unitário. Sobre o custo unitário, departamento financeiro aplica um markup e estabelece o preço-alvo para as diversas versões do produto que podem ser oferecidas. Marketing entra no processo com a tarefa de demonstrar aos clientes um valor suficiente que justifique os preços. Os clientes avaliam a oferta recebida e determinam sua disposição de pagar pelo valor que percebem, aceitando, recusando ou negociando a oferta.

4 Por que a precificação baseada em custos não funciona?

5 Porque na maioria dos negócios, é IMPOSSÍVEL determinar o custo unitário de um produto antes de estabelecer seu preço.

6 Custo Unitário X Volume Os custos unitários variam de acordo com o volume. Essa variação ocorre porque uma parte significativa dos custos é fixa e precisa ser, de algum modo, alocada para determinar o custo unitário total. Essas alocações dependem do volume: quanto maior o volume, menor o custo unitário. O volume, por sua vez, oscila conforme o preço: quanto menor o preço, maior o volume.

7 Comportamento dos Custos X Volume Espécie de Custo Custo Fixo Total (CF) Custo Fixo Unitário (Cf) Custo Variável Total (CV) Custo Variável por Unidade (Cv) Custo Total (CT) Custo Total Médio por Unidade (Cm) Comportamento em relação à variação do volume da produção Não varia Varia inversamente Varia proporcionalmente Não varia Varia proporcionalmente Varia inversamente

8 Custo Unitário X Volume - Exemplo Se, na capacidade máxima de produção (10 unidades), o custo fixo total é de R$ 1.000,00 e o variável constante total é de R$ 3.000,00, tem-se a representação numa tabela de todos os custos quanto à formação, totais e unitários, nos diversos níveis de capacidade. Qde. CF CV CT Cf Cv Ct ,00 300, , ,00 300, , ,00 600, ,00 500,00 300,00 800, ,00 900, ,00 333,33 300,00 633, , , ,00 250,00 300,00 550, , , ,00 200,00 300,00 500, , , ,00 166,67 300,00 466, , , ,00 142,86 300,00 442, , , ,00 125,00 300,00 425, , , ,00 111,11 300,00 411, , , ,00 100,00 300,00 400,00

9 Precificação Tática Baseada em Custos: Consequências Para solucionar o problema da fixação do custo unitário, os profissionais que definem o preço com base no custo são forçados a fazer a suposição absurda de que podem determiná-lo sem afetar o volume. O resultado é uma decisão de precificação que mina os lucros: o método de precificação custo + margem leva a preços além do devido em mercados mais fracos, em que a competição é acirrada e a preços abaixo do devido em mercados fortes, onde há espaço para uma margem maior exatamente na direção oposta de uma estratégia prudente.

10 Precificação Tática Baseada em Custos: Espiral da Morte Se a competição no mercado aumenta e as vendas desaceleram, os custos unitários precisam ser recalculados e os preços, elevados, para garantir a margem. Com preços mais altos, as vendas declinam ainda mais. Um aumento de preço para cobrir custos fixos maiores reduz as vendas e causa elevação no custo unitário, levando à espiral da morte da precificação baseada em custos.

11 Precificação Tática Baseada em Custos: Espiral da Morte Queda nas vendas Aumento no Preço Aumento nos Custos

12 Precificação Tática Baseada em Custos: Consequências Se os preços baseados no custo se mostrarem injustificáveis, os gerentes podem tentar corrigir o processo permitindo flexibilidade nas margens de lucro. Embora essa tática possa minimizar o dano, ela não é necessariamente uma solução, pois o retorno financeiro do produto continua inadequado. Finanças culpa marketing pelo corte de preço, e marketing culpa finanças pelos custos excessivos.

13 Precificação Tática Baseada em Custos: Consequências O problema permanece recorrente à medida que as características e os custos de novos produtos continuam incompatíveis com as necessidades e os valores dos clientes. Além disso, quando os clientes são premiados com desconto por sua resistência ao preço, essa resistência torna-se mais frequente, mesmo quando o produto tem valor para eles.

14 Em vez de precificar reativamente para cobrir custos e metas de lucro, os gerentes devem fixar preços proativamente. É preciso reconhecer que a precificação afeta o volume de vendas e que o volume de vendas afeta os custos.

15 Como deve ser a precificação então?

16 Precificação Estratégica Baseada em Valor O preço-alvo baseia-se em estimativas do valor e da porção que a empresa espera capturar, dadas as opções da concorrência. O trabalho de gestão financeira não é insistir em que o preço cubra os custos, mas sim em que só se incorpora em custos para criar produtos que possam ter preços lucrativos, tendo em vista seu valor para os clientes. Ao contrário da precificação por custos, a precificação por valor começa pelo cliente.

17 Precificação Estratégica Baseada em Valor Clientes Valor Preço Custo Produto A empresa pensa a qual(is) segmento(s) de mercado quer que o produto atenda. Em seguida, determina os benefícios que esses potenciais clientes procuram......e o preço-alvo que eles podem ser convencidos a pagar por tais benefícios. O departamento de engenharia e criação é desafiado a desenvolver produtos e serviços que possam ser produzidos a um custo baixo o suficiente para atender a esse mercado com lucro. Se o departamento de engenharia e criação conseguir criar um produto/serviço economicamente viável, ele é lançado no mercado.

18 Como precificar com base em valor?

19 Precificação Estratégica Baseada em Valor - Passo a Passo Como precificar um produto/ serviço com base em valor? INÍCIO Identificar perfis de clientes atendidos e segmentá-los por valor Identificar direcionadores de valor para cada segmento de clientes Definir barreiras de segmentação Definir estratégia de preço Monetizar direcionadores de valor psicológicos através de pesquisas Não Sim Calcular EVE (Estimativa de Valor Econômico) com dados externos ou internos Os direcionadores de valor do segmento-alvo relacionam-se a custo ou receita? Os valores monetários encontrados para cada segmento diferem muito entre si? Não Sim Adotar preço e oferta únicos para todos os segmentos Verificar lucratividade de preços múltiplos Não Definir diferenciação de ofertas e preços por segmento Sim É mais lucrativo ter preços múltiplos?

20 2015 by Ibramerc. Este trabalho, incluindo todos os modelos, slides e textos estão sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite Você pode utilizar e distribuir esse material desde que a fonte IBRAMERC seja mencionada. Autorizações adicionais podem ser concedidas no âmbito desta licença pelo abaixo: alex.leite@ibramerc.org.br 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial- ShareAlike 4.0 International License. To view a copy of this license, visit You must give appropriate credit to Ibramerc, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may not use the material for commercial purposes. If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same license as the original.

WORKSHOP: ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA

WORKSHOP: ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA : 2015 by Confeb. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Confeb. Análise do fluxo de caixa para implantação de projetos Fluxo

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 05: Elaboração de Preço - Sensibilidade ao Preço

INCOMPANY SERPRO Aula 05: Elaboração de Preço - Sensibilidade ao Preço Aula 05: Elaboração de Preço - Sensibilidade ao Preço V2. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Valor Percebido

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Valor Percebido Aula: Análise - Valor Percebido 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Valor Percebido Definição:

Leia mais

MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIO Aula: Indicadores

MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIO Aula: Indicadores MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIO Aula: es 2017 by Confeb. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Confeb. es Financeiros Pagamento

Leia mais

MBA EM INTELIGÊNCIA DE MERCADO

MBA EM INTELIGÊNCIA DE MERCADO 2018 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Como a área de Inteligência de Mercado deve atuar nos ambientes

Leia mais

Implementando uma Gestão de Pipeline

Implementando uma Gestão de Pipeline Implementando uma Gestão de Pipeline Valêncio Garcia Diretor Comercial valencio.garcia@iopera.com.br 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you

Leia mais

OS 8 PRINCIPAIS INDICADORES NA GESTÃO DE ESTOQUES

OS 8 PRINCIPAIS INDICADORES NA GESTÃO DE ESTOQUES OS 8 PRINCIPAIS INDICADORES NA GESTÃO DE ESTOQUES 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. es de Supply

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Módulo: Negociação Aula 3: Necessidade, Prazo, BATNA e Itens Negociáveis 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 5: NECESSIDADE + PRAZO + BATNA + ITENS NEGOCIÁVEIS

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 5: NECESSIDADE + PRAZO + BATNA + ITENS NEGOCIÁVEIS AULA 5: 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Dinâmica: O fruto milagroso Relacionamento + Comunicação

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Desenvolvimento de Iniciativas A3 Sourcing

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Desenvolvimento de Iniciativas A3 Sourcing COMGÁS Strategic Sourcing Desenvolvimento de Iniciativas A3 Sourcing V2 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

Leia mais

Framework MBA GESTÃO DE COMPRAS NEGOCIAÇÃO. Valor. Strategic Sourcing. Gestão de Fornecedores. Gestão por Categorias

Framework MBA GESTÃO DE COMPRAS NEGOCIAÇÃO. Valor. Strategic Sourcing. Gestão de Fornecedores. Gestão por Categorias Módulo 6 Negociação 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework Valor Strategic Sourcing Gestão

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 03: Segmentação de Clientes

INCOMPANY SERPRO Aula 03: Segmentação de Clientes Aula 03: Segmentação de Clientes V2. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO POSICIONAMENTO SEGMENTAÇÃO

Leia mais

MBA GESTÃO COMERCIAL NEGOCIAÇÃO O QUE É ÉTICA?

MBA GESTÃO COMERCIAL NEGOCIAÇÃO O QUE É ÉTICA? Módulo 6 Negociação 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. O QUE É ÉTICA? DEFINIÇÃO DE ÉTICA substantivo

Leia mais

Fichas de indicadores e fórmulas de planejamento e logística

Fichas de indicadores e fórmulas de planejamento e logística Fichas de indicadores e fórmulas de planejamento e logística 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 4: CULTURA + PODER + AUTORIDADE

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 4: CULTURA + PODER + AUTORIDADE AULA 4: 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Relacionamento + Comunicação Planejamento Substância

Leia mais

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Aula 01: Johari e Liderança Situacional 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Orientação Trabalho de Conclusão do Módulo: FINANÇAS E ECONOMIA APLICADAS A COMPRAS 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share,

Leia mais

Passo a passo de como montar sua matriz estratégica de categorias de compras. Febracorp University

Passo a passo de como montar sua matriz estratégica de categorias de compras. Febracorp University Passo a passo de como montar sua matriz estratégica de categorias de compras Matriz Kraljic - Definição A matriz de Kraljic, desenvolvida por Peter Kraljic, proporciona uma visão estratégica de compras,

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 01: Posicionamento e Diagnose

INCOMPANY SERPRO Aula 01: Posicionamento e Diagnose Aula 01: Posicionamento e Diagnose V1. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. Apresentações e Expectativas Apresentações Objetivo

Leia mais

WORKSHOP COMPLIANCE - INTELIGÊNCIA EM CONTROLES INTERNOS

WORKSHOP COMPLIANCE - INTELIGÊNCIA EM CONTROLES INTERNOS Confeb. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Confeb. COMPLIANCE = AGIR DE ACORDO COM AS REGRAS Estar compliant significa estar

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing COMGÁS Strategic Sourcing V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. ? Qual é o processo de Strategic Sourcing

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 6: CVB + ARGUMENTOS + ZOPA

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 6: CVB + ARGUMENTOS + ZOPA AULA 6: 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Relacionamento + Comunicação Planejamento Substância

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Módulo: Negociação Aula 2: Maturidade e Cultura 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit

Leia mais

MBA GESTÃO COMERCIAL NEGOCIAÇÃO. Cultura

MBA GESTÃO COMERCIAL NEGOCIAÇÃO. Cultura Módulo 6 Negociação 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Cultura Os principais fatores culturais

Leia mais

WORKSHOP MÉTRICAS E INDICADORES DE TI

WORKSHOP MÉTRICAS E INDICADORES DE TI 2016 by ebusiness. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to ebusiness. Dashboard Como Fazer Definir objetivo e público-alvo do

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Percepção

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Percepção COMGÁS Strategic Sourcing Percepção V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Processo 1 Priorizar categorias

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework SRM Desenvolvimento

Leia mais

WORKSHOP S&OP EM 5 ETAPAS

WORKSHOP S&OP EM 5 ETAPAS 2017 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Implementação Projeto Piloto 1 Escolha do time 2 Identificação

Leia mais

Módulo 5 Gestão por Categorias

Módulo 5 Gestão por Categorias Módulo 5 Gestão por Categorias 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework Valor Strategic Sourcing

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Módulo: Pós-Venda Aula 2 e 3: Valor do e Segmentação 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas Aula 3: Quantitativos Sazonalidade/Tendência, Média Móvel e Suavização 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 02: Segmentação de Clientes

INCOMPANY SERPRO Aula 02: Segmentação de Clientes Aula 02: Segmentação de Clientes V2. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO POSICIONAMENTO SEGMENTAÇÃO

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas Aula 5: S&OP em 5 Etapas 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. 1 Implementação

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Análise de Riscos

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Análise de Riscos COMGÁS Strategic Sourcing Análise de Riscos V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Como a relação com os

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Win/Loss

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Win/Loss Aula: Análise - Win/Loss 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Análise Win Loss Conceituando Análise

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas Aula 4: Quantitativos Regressão Linear 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to I

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Módulo: Pós-Venda Aula 4: Estratégia Política Comercial 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate

Leia mais

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS V2 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. O que são conflitos?

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 06: Movimentação Tática

INCOMPANY SERPRO Aula 06: Movimentação Tática Aula 06: Movimentação Tática V2. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. NOME DO MBA NOME DO MÓDULO ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO

Leia mais

INCOMPANY ALIANÇA HAMBURG SÜD CAPACITAÇÃO COMERCIAL - RENTABILIZAÇÃO DA CARTEIRA DE CLIENTES

INCOMPANY ALIANÇA HAMBURG SÜD CAPACITAÇÃO COMERCIAL - RENTABILIZAÇÃO DA CARTEIRA DE CLIENTES HAMBURG SÜD Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Apresentação e expectativas Rentabilidade da Carteira

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto V3 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework SRM Desenvolvimento

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Kraljic

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Kraljic COMGÁS Strategic Sourcing Kraljic V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Processo 1 Priorizar categorias

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Aula 3: Conflito e Confronto

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Aula 3: Conflito e Confronto Aula 3: Conflito e Confronto 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. ESPECIALIAZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Gestão de Fornecedores - Processo

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing COMGÁS Strategic Sourcing V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Processo 1 Priorizar categorias 2 Analisar

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. O que vocês entendem de Gestão

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto COMGÁS Strategic Sourcing Estratégia, Canvas e Orientação Projeto V3 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Módulo: Finanças e Economia Aplicadas a Compras Aula: Demonstrativos, Índices e Capital de Giro 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Coleta - Ciclos e Fontes

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Coleta - Ciclos e Fontes Aula: Coleta - Ciclos e Fontes 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. O que são KITs? Agora que já

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas Aula 4: S&OP em 5 Etapas 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. O que

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Aula 2: Inteligência Emocional

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Aula 2: Inteligência Emocional Aula 2: Inteligência Emocional 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. ESPECIALIAZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework SRM Desenvolvimento

Leia mais

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Qual método poderá nos ajudar

Leia mais

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing RFx e AHP

INCOMPANY COMGÁS Strategic Sourcing RFx e AHP COMGÁS Strategic Sourcing RFx e AHP V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. RFI (Fase 1) Exigência dos solicitantes

Leia mais

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Aula 04: Remuneração 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Gestão

Leia mais

PREÇO by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc.

PREÇO by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. PREÇO 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Gestão do Pipeline Projeção de Vendas MBA GESTÃO COMERCIAL

Leia mais

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Net Leads e Landing Page

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Net Leads e Landing Page WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Net Leads e Landing Page 2017 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc.

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Módulo: Finanças e Economia Aplicadas a Compras Aulas: Fluxo de Caixa e Viabilidade Financeira 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Inteligência e Tomada de Decisão

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Inteligência e Tomada de Decisão Aula: Inteligência e Tomada de Decisão 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Alinhamento de Expectativas

Leia mais

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: DG, e Spears - Social Selling

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: DG,  e Spears - Social Selling WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: DG, E-mail e Spears - Social Selling 2017 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit

Leia mais

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe

Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Módulo: Liderança e Gestão de Equipe Aula 02: Feedback e Gestão de Conflitos 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit

Leia mais

Estratégia e Inteligência Universo Competitiva. Suspects de Leads Prospects Argumentação para Vendas Oportunidades. Consultivas.

Estratégia e Inteligência Universo Competitiva. Suspects de Leads Prospects Argumentação para Vendas Oportunidades. Consultivas. Módulo 6 Negociação 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Gestão do Pipeline Projeção de Vendas

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 7: COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL E TÁTICAS (INÍCIO)

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 7: COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL E TÁTICAS (INÍCIO) AULA 7: 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Relacionamento + Comunicação Planejamento Substância

Leia mais

WORKSHOP INTELIGÊNCIA EM PRECIFICAÇÃO

WORKSHOP INTELIGÊNCIA EM PRECIFICAÇÃO 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Apresentações e Expectativas 1. Fale com a pessoa ao seu lado

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Sinais de Alerta

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Sinais de Alerta Aula: Análise - Sinais de Alerta 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Sinais de Alerta (Early Warnings)

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas

MBA EM GESTÃO COMERCIAL Módulo: Projeção de Vendas Módulo: Projeção de Vendas Aula 1: Introdução, Métodos Qualitativos e Projeção via Pipeline Projeção de Vendas Projeção de vendas É o valor da receita que uma empresa espera ganhar em algum ponto no futuro.

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Planejamento de Inteligência

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Planejamento de Inteligência Aula: Planejamento de Inteligência 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Plano de Aula 1. Missão,

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Aulas: Matemática Financeira

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Aulas: Matemática Financeira MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Aulas: Matemática Financeira 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. MBA EM

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Módulo: Negociação Aula 6: Táticas (Meio e Fim) 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit

Leia mais

Gestão de Pessoas e Comunicação Corporativa

Gestão de Pessoas e Comunicação Corporativa Gestão de Pessoas e Comunicação Corporativa 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Gestão de Pessoas

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 04: Importância Derivada e Declarada

INCOMPANY SERPRO Aula 04: Importância Derivada e Declarada Aula 04: Importância Derivada e Declarada. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO POSICIONAMENTO

Leia mais

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. O que é Jornada do Cliente?

Leia mais

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Target - Customer Journey Map

WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Target - Customer Journey Map WORKSHOP - DRIVING LEADS 2.0 Aula: Target - Customer Journey Map 2017 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc.

Leia mais

Formação Preço de Venda

Formação Preço de Venda Formação Preço de Venda O preço de venda de um produto ou serviço nada mais é do que a soma de duas parcelas: custo de aquisição e lucro desejado; ou, em formato matemático: Preço de Venda = Custo + Lucro

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Módulo: Pós-Venda Aula 1: Processo, CLV, Atratividade e Categoria 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give

Leia mais

Uso das Informações de Custos na Tomada de de Preços

Uso das Informações de Custos na Tomada de de Preços Uso das Informações de Custos na Tomada de de Preços Objetivos de aprendizagem: Depois de ler e discutir este tópico você será capaz entender 1. Explicar a formação do preço de venda. 1. Estratégias de

Leia mais

01/09/2010. Incubadoras. Benchmarking

01/09/2010. Incubadoras. Benchmarking Incubadoras Benchmarking 1 Você sabe o que é uma incubadora?! Incubadora: Possui um ambiente especialmente planejado; Tem como base o empreendedorismo e seu incentivo Visa difundir o conhecimento. Qual

Leia mais

2017 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc.

2017 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. 2017 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. DESIGN THINKING 2017 by Inbrasc. This work is licensed under

Leia mais

Preço. Como precificar meus produtos e serviços?

Preço. Como precificar meus produtos e serviços? Preço Como precificar meus produtos e serviços? Precificação deve ser coerente com o a estratégia de marketing adotada e o custo associado. Ninguém precifica esperando prejuízo! Ao colocar um preço em

Leia mais

PRECIFICAÇÃO. Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing

PRECIFICAÇÃO. Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing PRECIFICAÇÃO Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing PREÇO: É o valor monetário pelo qual comprador e vendedor estão dispostos a realizar uma troca comercial. Para o comprador: Valor monetário que

Leia mais

Produção e o Custo da Empresa. Conceitos básicos; Função de produção; Lei dos rendimentos decrescentes; Equilíbrio da firma; Custos de Produção.

Produção e o Custo da Empresa. Conceitos básicos; Função de produção; Lei dos rendimentos decrescentes; Equilíbrio da firma; Custos de Produção. Produção e o Custo da Empresa Conceitos básicos; Função de produção; Lei dos rendimentos decrescentes; Equilíbrio da firma; Custos de Produção. 1. Conceitos básicos A economia é formada por diversas empresas

Leia mais

CAPTAÇÃO DE VALOR Estratégias de Preço

CAPTAÇÃO DE VALOR Estratégias de Preço CAPTAÇÃO DE VALOR Estratégias de Preço Quem gera receita e despesa no mix? Necessidades Percepção do consumidor Benefícios Captação de Valor Estratégias de Preço Conceito de preço Quantidade de $ que um

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Módulo 4 Gestão de Fornecedores 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Framework SRM Desenvolvimento

Leia mais

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider.

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider. Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa kamila schneider Quanto custa? 14 julho2011 www.portalmercadobrasil.com.br Fator fundamental na hora

Leia mais

Interpolação por Gregory-Newton e erro de truncamento. Manaíra Lima e Loïc Cerf 19 de abril de 2018 UFMG ICEx DCC

Interpolação por Gregory-Newton e erro de truncamento. Manaíra Lima e Loïc Cerf 19 de abril de 2018 UFMG ICEx DCC Interpolação por Gregory-Newton e erro de truncamento 19 de abril de 2018 UFMG ICEx DCC Exercício A Exercício Seja a tabela de pontos: x 0 2 3 4 5 y 1 21 76 185 366. a) Calcule P 2 (3,2) com o método mais

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Elicitação

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Elicitação ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO Elicitação 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Vídeo: A Procura da

Leia mais

Tradução da 6a. edição norte-americana

Tradução da 6a. edição norte-americana N. Gregory Mankiw Introdução à Economia Tradução da 6a. edição norte-americana 14 Os custos de produção 2013 Cengage Learning. All Rights ReMay served. not be copied, scanned, or duplicated, in whole or

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - SWOT

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - SWOT Aula: Análise - SWOT 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Atividade Compartilhem suas experiências

Leia mais

INCOMPANY MONSANTO INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL

INCOMPANY MONSANTO INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL INCOMPANY MONSANTO INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Apresentação e

Leia mais

O que é a Ética? Ética da pessoa... Princípios e Normas Éticas. Sócrates

O que é a Ética? Ética da pessoa... Princípios e Normas Éticas. Sócrates 1 O que é a Ética? Ética da pessoa... Princípios e Normas Éticas 2 Sócrates É sujeito ético moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções

Leia mais

FINANÇAS E FORMAÇÃO DE PREÇOS. ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Flávio Smania Ferreira 2016

FINANÇAS E FORMAÇÃO DE PREÇOS. ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Flávio Smania Ferreira 2016 FINANÇAS E FORMAÇÃO DE PREÇOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Flávio Smania Ferreira 2016 AULA 8 Modelos de Formação de Preço Modelos de Formação de Preço Método de Retorno Desejado Modelo de

Leia mais

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor

Leia mais

Principais Idiomas de Laços. Prof. Alberto Costa Neto Programação em Python

Principais Idiomas de Laços. Prof. Alberto Costa Neto Programação em Python Principais Idiomas de Laços Prof. Alberto Costa Neto Programação em Python Criando laços espertos Você precisa descobrir ou calcular algo sobre os valores contidos em uma seqüência. Durante a iteração,

Leia mais

Medidas para fazer uma gestão eficiente

Medidas para fazer uma gestão eficiente Medidas para fazer uma gestão eficiente Universo das MPEs em Minas Gerais 686,6 mil micro e pequenas empresas representam: 99,2% de empresas formais 20% do PIB 55,8% dos empregados nas empresas formais

Leia mais

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor

Leia mais

Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor

Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor Prof. Dr. Andres Rodriguez Veloso 1º Semestre de 2017 2ª e 5ª feira Matutino 30/06/2017 Cap. 14 - Desenvolvimento de estratégias e programas de determinação

Leia mais

Prof. Dr. Silvio Aparecido Crepaldi.

Prof. Dr. Silvio Aparecido Crepaldi. 1 2 O objetivo deste capítulo é ensinar a calcular o custo de um produto por meio do sistema de custeio variável, identificando a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança para

Leia mais

O que é Legislação? Direito de Propriedade Material, Industrial e Intelectual

O que é Legislação? Direito de Propriedade Material, Industrial e Intelectual O que é Legislação? Direito de Propriedade Material, Industrial e Intelectual 1 A palavra " lei " se refere a limites em várias formas de comportamento. Lei= do verbo latinoligare=significa "aquilo que

Leia mais

RESUMÃO ECONOMIA ENGENHARIA TURMA C 2010 BY LEON

RESUMÃO ECONOMIA ENGENHARIA TURMA C 2010 BY LEON RESUMÃO ECONOMIA ENGENHARIA TURMA C 2010 BY LEON Para a fabricação de qualquer produto, temos a principio, despesas a serem analisadas. Essas despesas não variam de mês a mês, chamamos de despesas invariáveis

Leia mais