Critério de Resistência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Critério de Resistência"

Transcrição

1 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I. OBJETIVOS FUNDAMENTAIS Um corpo em equilíbrio, ujeito a carga externa ativa e reativa, poui em eu interior eforço. Ete eforço interno ou olicitaçõe interna ão devido ao delocamento da partícula que compõem o corpo, até que eja atingido o equilíbrio. Oberve-e que o equilíbrio e dá na configuração deformada do corpo, que admitiremo como igual à configuração inicial poi em etrutura etaremo empre no campo da pequena deformaçõe. A Reitência do Materiai e preocupa fundamentalmente com o comportamento da divera parte de um corpo quando ob a ação deta olicitaçõe interna. Pode-e reumir um problema de Reitência do Materiai conforme fluxograma abaixo: Etrutura Carga Externa Ativa Solicitaçõe Tenõe Carga Externa Reativa Deformaçõe Limite Reitente do Material Critério de Reitência PROJETO VERIFICAÇÃO II. TENSÕES Conforme foi dito, a tenõe que e deenvolvem entre a partícula de um corpo ão coneqüência do eforço interno deenvolvido. Como o eforço ão elemento vetoriai (módulo, direção e entido) a tenão como coneqüência também o erá. De acordo com o método da eçõe: "Supõe-e um corpo carregado e em equilíbrio etático. Ao e cortar ete corpo por uma eção qualquer "S" iolando, como exemplo, a parte da equerda, pode-e dizer que na eção cortada devem e deenvolver eforço que e equivalham ao eforço da parte da direita retirada, para que aim o itema permaneça em equilíbrio. Ete eforço, convenientemente decompoto, e contituem na olicitaçõe interna fundamentai. O iolamento da parte da equerda foi um exemplo, poi com a parte da direita o memo pode er feito." Partindo dete raciocínio pode-e afirmar que em cada elemento de área que contitui a eção cortada etá endo deenvolvido um elemento de força, cujo omatório (reultante) mantém o equilíbrio do corpo iolado. A tenão (r) deenvolvida no elemento de área citado nada mai é do que a ditribuição do efeito da força pela área de atuação da mema.

2 Subtituindo-e a repreentação da força pela tenão que ela provoca, obtem-e o repreentado na figura (a). Como a tenão é um elemento vetorial ela pode, como qualquer vetor, er decompota no epaço egundo 3 direçõe ortogonai conveniente, e, faz-e eta decompoição em direçõe conveniente (fig. b) levando-e em conideração a deformaçõe que provocada. Ito permite dividir a componente da tenão do ponto em dua categoria: Tenõe Tangenciai ou de Cialhamento (τ) - Contida pelo plano da eção de referência. Tenão Normal (σ) - Perpendicular à eção de referência. Conceito: A. TENSÕES NORMAIS (σ) A tenão normal tem a direção perpendicular à eção de referência e o eu efeito é o de provocar alongamento ou encurtamento da fibra longitudinai do corpo, mantendo-a paralela. Deformação epecífica longitudinal (ε) Cotuma-e medir a deformação de peça ujeita a tenão normal pela deformação epecífica longitudinal, repreentando-a pela letra ε Deformação Epecífica Longitudinal é a relação que exite entre a deformação medida em um corpo e o eu comprimento inicial, endo a medida feita na direção da tenão. Seja: l i comprimento inicial da barra lf comprimento final da barra ε = l li l deformação total l = l f - l i Oberve que no exemplo dado l > 0 portanto ε > 0 (alongamento) Pode-e motrar outro exemplo onde l < 0 conequentemente ε < 0 (encurtamento)

3 Nete exemplo l 0 portanto ε 0 OBSERVAÇÕES: 1. Sinal: (+) Alongamento Correponde a uma tenão de tração que também é poitiva (-) Encurtamento Correponde a uma tenão de compreão que também é negativa 2. Unidade: - adimenional quando adota-e para l a mema unidade que para li -taxa mileimal ( ) - Nete cao mede-e l em mm e li em m(metro). Conceito: B. TENSÕES TANGENCIAIS ( τ ) Tenão deenvolvida no plano da eção de referência tendo o efeito de provocar corte ou cialhamento neta eção. Ditorção Epecífica ( γ ) Medida de deformação de corpo ubmetido a tenõe tangenciai, endo repreentada pela letra grega γ. Supõe-e um bloco com areta A, B, C e D, ubmetido a tenõe tangenciai em ua face. Para melhor viualizar-e a deformação conidera-e fixa a face compreendida pela areta A e B. CC' tg γ = = CA DD' DB Como a etrutura trabalham empre no campo da pequena deformaçõe e então γ <<< 1 rad, então arco e tangente e confundem e pode-e coniderar: CC' DD' γ = CA DB Ditorção epecífica é a relação entre o delocamento obervado e a ditância repectiva, medida perpendicular ao delocamento. Repreenta fiicamente a variação que ofre o ângulo reto de um corpo ubmetido a tenõe de cialhamento.

4 OBSERVAÇÃO: Quanto à unidade, a ditorção egue a da deformação epecífica longitudinal: adimenional ou taxa mileimal, realvando-e que quando adimenional repreenta um arco expreo em radiano. III. DEFORMAÇÕES E ELASTICIDADE Deformação é a alteração da forma que ofre um corpo ubmetido a olicitaçõe, devido ao movimento da partícula que o contituem. Exite a tendência do corpo de voltarem à forma original devido á força de atração entre a partícula. Podem-e diferenciar o tipo de deformaçõe durante o enaio imple de uma mola prea a uma uperfície fixa, e ubmetida uceivamente a carga cada vez maiore, até a ua ruptura. A. DEFORMAÇÕES ELÁSTICAS Iniciando o enaio oberva-e que a mola e ditende ob a ação da carga, e e medido numericamente o valor da carga e ua repectiva ditenão tem-e: P d 1 P2 Pn = =... = k (contante elática da mola) d d 1 = 2 n Além dito, e o enaio for interrompido durante eta fae, a mola voltará a ter ua forma e eu comprimento inicial. Ete comportamento caracteriza uma deformação elática, cuja propriedade ão: - deformaçõe reverívei - proporcionalidade entre carga e deformação. B. DEFORMAÇÕES PLÁSTICAS:

5 Se aumentada a carga obre eta mola, depoi de um limite terminaria a proporcionalidade entre carga e deformação e apear da tendência do corpo em aumir ua forma original, empre retariam a chamada Deformaçõe Reiduai. Conidera-e então terminado o regime elático e o corpo paa a atuar em regime plático. Note-e então que no regime plático termina a proporcionalidade e a reveribilidade da deformaçõe. Aumentada ainda mai a carga, o próximo limite eria a Ruptura. IV. LEI DE HOOKE Conforme e vê, a maioria do projeto de peça ão tratado no regime elático do material, endo o cao mai ofiticado trabalhado em regime plático e e contituindo no que há de mai moderno e ainda em etudo no campo da Reitência do Materiai. Robert Hooke em 1678 enunciou a lei que leva o eu nome e que é a bae de funcionamento do corpo em regime elático. "A tenõe deenvolvida e ua deformaçõe epecífica coneqüente ão proporcionai enquanto não e ultrapaa o limite elático do material." Expreõe analítica: σ ε τ γ = E(mod. de elaticidade longitudinal) = G(mod.de elaticidade tranveral) Ete módulo de elaticidade ão contante elática de um material, e determinado experimentalmente. Exemplo: Aço Comum: E 2, kn/cm 2 G 0, kn/cm 2 V. LEI DE POISSON Etudo realizado por POISSON determinam que ao memo tempo em que a tenõe normai provocam deformação em ua direção também o fazem em direçõe perpendiculare a ua: Obervando o modelo acima, pode-e notar que enquanto o corpo ofre um encurtamento (diminuição no eu comprimento), a dimenõe de ua eção tranveral aumentam. Se foe obervado um corpo tracionado, o aumento de eu comprimento viria acompanhado de uma diminuição na dimenõe de ua eção tranveral.

6 Além dio, o etudo de Poion conduzem a uma proporcionalidade entre a deformaçõe longitudinai e tranverai, definindo a contante µ chamada de coeficiente de Poion, e e contituindo na terceira contante elática de um material, também determinada experimentalmente. ε t ε = µ Foi obervado que em qualquer direção perpendicular a da tenão, a deformação epecífica tranveral tem o memo valor. A contante elática de um memo material e relacionam pela expreão: E G = 2(1 + µ ) Tenão em uma ó direção não implica em deformação em uma ó direção. VI. PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS Para erem determinada a caracterítica mecânica do materiai, ão realizado em laboratório, enaio com amotra do material, chamada de corpo de prova. No Brail ete enaio ão realizado empregando-e método padronizado e regulamentado pela ABNT. O enaio mai cotumeiro é o de tração imple, onde determinamo TENSÕES LIMITES do divero materiai. Indica a tenão máxima alcançada pelo material, em laboratório, em que e inicie o eu proceo de ruptura. Com a realização dete enaio já e podem eparar o materiai em doi grande grupo: DÚTEIS E FRÁGEIS A. MATERIAIS DÚTEIS : São coniderado materiai dútei aquele que ofrem grande deformaçõe ante da ruptura. Dentre o materiai dútei ainda tem-e dua categoria:

7 1. Dútil com ecoamento real: exemplo: aço comum Num enaio de tração axial imple cotuma-e demontrar o reultado atravé de um diagrama tenão x deformação epecífica (σ x ε ). No cao de material dútil com ecoamento real a forma dete diagrama egue o eguinte modelo: reta AB - Indica a proporcionalidade entre σ x ε, portanto o período em que o material trabalha em regime elático (lei de Hooke). Deformaçõe reverívei. σp - Tenão de proporcionalidade: Repreenta o limite do regime elático. curva BC: A curvatura indica o fim da proporcionalidade, caracterizando o regime plático do material. Pode-e notar que a deformaçõe crecem mai rapidamente do que a tenõe e ceado o enaio já aparecem a deformaçõe reiduai. Graficamente pode-e calcular a deformação reidual traçando pelo ponto de interee uma reta paralela à do regime elático. Nota-e que nete trecho a deformaçõe reiduai ão ainda pequena, apear de irreverívei. σ e - Tenão de ecoamento: quando é atingida a tenão de ecoamento o material e deorganiza internamente (a nível molecular) e em que e aumente a tenão ao qual ele é ubmetido, aumenta grandemente a deformação que ele apreenta. trecho CD - Chamado de patamar de ecoamento. Durante ete período começam a aparecer falha no material (etricçõe), ficando o memo invalidado para a função reitente. curva D: Apó uma reorganização interna o material continua a reitir a tenão em regime plático, porém agora com grande e viívei deformaçõe reiduai. A etricçõe ão agora perceptívei nitidamente. Não e admitem etrutura com eta ordem de grandeza para a deformaçõe reiduai. σ R - Tenão de ruptura: conforme analiou-e no enaio acima, para etrutura, o material pode er aproveitado até o ecoamento, portanto ua TENSÃO LIMITE erá a TENSÃO DE ESCOAMENTO. 2. Dútil com ecoamento convencional Exemplo: aço duro Se comportam de maneira emelhante ao anterior, ma não apreentam patamar de ecoamento. Como em etrutura não e admitem grande deformaçõe reiduai e convenciona ete limite, ficando a tenão correpondente convencionada

8 como TENSÃO DE ESCOAMENTO, que é também a TENSÃO LIMITE do material. OBSERVAÇÕES: O materiai dútei de uma maneira geral ão claificado como aquele que apreentam grande deformaçõe ante da ruptura, podendo também er utilizado em regime plático com pequena deformaçõe reiduai. Apreentam uma propriedade importantíima que é reitirem igualmente a tração e a compreão, Ito quer dizer que o ecoamento erve como limite de tração e de compreão. B. MATERIAIS FRÁGEIS Exemplo : concreto São materiai que e caracterizam por pequena deformaçõe anteriore a ruptura. O diagrama σ x ε é quae linear endo quae global a aplicação da lei de Hooke. Nete cao a TENSÃO LIMITE é a TENSÃO DE RUPTURA. Ao contrário do materiai dútei, ele reitem diferentemente à tração e à compreão, endo neceário o doi enaio e obtendo-e aim doi limite: σt = Limite de ruptura a tração σc = Limite ruptura a compreão Em geral ete materiai reitem melhor a compreão do que a tração.

9 VII. CRITÉRIO DE RESISTÊNCIA - COEFICIENTE DE SEGURANÇA Em termo gerai um projeto etá empre ligado ao binômio economia x egurança. Deve-e adotar um índice que otimize ete binômio. Diz-e também que memo endo determinada em laboratório a utilização da tenão limite em projeto é arricada, poi exitem divero fatore de incerteza. Em vita do que foi expoto adota-e o eguinte critério: A tenão limite é reduzida dividindo-a pôr um número que chamaremo de coeficiente de egurança (). Para que ete número reduza o módulo da tenão limite, ele deve er maior do que a unidade. Então, para que haja egurança: 1 A tenõe aim reduzida, que ão a que realmente podemo utilizar, ão chamada de TENSÕES ADMISSÍVEIS ou TENSÕES DE SERVIÇO que para erem diferenciada da tenõe limite ão ainalada com uma barra (σ ). σ adm σ = lim Pode-e reumir analíticamente o critério de egurança conforme abaixo, para o divero cao: MATERIAIS DÚTEIS MATERIAIS FRÁGEIS σe σt σ máxt = = σe (tenão de ecoa. adm.) σ máxt = = σt (tenão de tração adm.) σe σ máxc = = σe (tenão de ec. adm.) σc σ máxc = = σc (tenão de compr. adm.)

CAPÍTULO IV INTRODUÇÃO Á RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

CAPÍTULO IV INTRODUÇÃO Á RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS CAPÍTULO IV 1 INTRODUÇÃO Á RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I. OBJETIVO FUNDAMENTAL A Resistência dos Materiais se preocupa fundamentalmente com o comportamento das diversas partes de um corpo quando sob a ação

Leia mais

Considere as seguintes expressões que foram mostradas anteriormente:

Considere as seguintes expressões que foram mostradas anteriormente: Demontração de que a linha neutra paa pelo centro de gravidade Foi mencionado anteriormente que, no cao da flexão imple (em eforço normal), a linha neutra (linha com valore nulo de tenõe normai σ x ) paa

Leia mais

6 Previsões teóricas Cálculo segundo procedimento de Leon et al. (1996) Momento resistente da ligação

6 Previsões teóricas Cálculo segundo procedimento de Leon et al. (1996) Momento resistente da ligação Previõe teórica Ete capítulo apreentada a previõe de reultado teórico do comportamento da ligação etudada, egundo o modelo analítico utilizado nete trabalho. O primeiro procedimento decrito é referente

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À RESISTENCIA DOS MATERIAIS ESFORÇO NORMAL SIMPLES

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À RESISTENCIA DOS MATERIAIS ESFORÇO NORMAL SIMPLES 1 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À RESISTENCIA DOS MATERIAIS ESFORÇO NORMAL SIMPLES I. INTRODUÇÃO A RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Um corpo em equilíbrio, sujeito a cargas externas ativas e reativas, possui em seu interior

Leia mais

2 Cargas Móveis, Linhas de Influência e Envoltórias de Esforços

2 Cargas Móveis, Linhas de Influência e Envoltórias de Esforços 2 Carga óvei, Linha de Influência e Envoltória de Eforço 21 Introdução Para o dimenionamento de qualquer etrutura é neceário conhecer o eforço máximo e mínimo que ela apreentará ao er ubmetida ao carregamento

Leia mais

3 Equações de movimentos

3 Equações de movimentos 3 Equaçõe de movimento A formulação da equaçõe governante e da condiçõe de contorno, memo que para um cao geral, é uualmente muito direta. ontudo, a olução analítica do problema, em muito cao é impoível

Leia mais

2. FLEXO-TORÇÃO EM PERFIS DE SEÇÃO ABERTA E PAREDES DELGADAS.

2. FLEXO-TORÇÃO EM PERFIS DE SEÇÃO ABERTA E PAREDES DELGADAS. 2. FLEXO-TORÇÃO EM PERFIS DE SEÇÃO BERT E PREDES DELGDS. Nete capítulo ão apreentado, de forma concia, com bae no trabalho de Mori e Munaiar Neto (2009), algun conceito báico neceário ao entendimento do

Leia mais

Estabilidade. Marcio Varela

Estabilidade. Marcio Varela Estabilidade Marcio Varela Esforços internos O objetivo principal deste módulo é estudar os esforços ou efeitos internos de forças que agem sobre um corpo. Os corpos considerados não são supostos perfeitamente

Leia mais

CÁLCULO DE ARMADURAS LONGITUDINAIS DE VIGAS RECTANGULARES DE BETÃO ARMADO SUJEITAS A FLEXÃO SIMPLES PLANA DE ACORDO COM O EUROCÓDIGO 2

CÁLCULO DE ARMADURAS LONGITUDINAIS DE VIGAS RECTANGULARES DE BETÃO ARMADO SUJEITAS A FLEXÃO SIMPLES PLANA DE ACORDO COM O EUROCÓDIGO 2 Nº 6 NOV. 008 VOL. 6 ISSN 645-5576 CÁLCULO DE ARMADURAS LONGITUDINAIS DE VIGAS RECTANGULARES DE BETÃO ARMADO SUJEITAS A FLEXÃO SIMPLES PLANA DE ACORDO COM O EUROCÓDIGO E. JÚLIO Profeor Auxiliar DEC FCTUC

Leia mais

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I 14 ESTADO LIMITE ÚLTIMO DE RESISTÊNCIA À TORÇÃO

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I 14 ESTADO LIMITE ÚLTIMO DE RESISTÊNCIA À TORÇÃO ESRUURS DE BEÃO RMDO I ESRUURS DE BEÃO RMDO I 14 ESDO LIMIE ÚLIMO DE RESISÊNCI À ORÇÃO 14 ESDO LIMIE ÚLIMO DE RESISÊNCI À ORÇÃO PROGRM 1 Introdução ao betão armado 2 Bae de Projecto e cçõe 3 Propriedade

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL Aula 03 TENSÃO

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL Aula 03 TENSÃO CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL Tensão Tensão é ao resultado da ação de cargas externas sobre uma unidade de área da seção analisada na peça, componente mecânico ou estrutural submetido à solicitações

Leia mais

FÍSICA 2º ANO DIFERENÇA DE DOIS VETORES Duas grandezas vetoriais são iguais quando apresentam o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.

FÍSICA 2º ANO DIFERENÇA DE DOIS VETORES Duas grandezas vetoriais são iguais quando apresentam o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido. FÍSICA º ANO I- ETOES - GANDEZA ESCALA E ETOIAL a) G Ecalar: é aquela que fica perfeitamente definida quando conhecemo o eu valor numérico e a ua unidade de medida Ex: maa, tempo, comprimento, energia,

Leia mais

CIRCUITO EQUIVALENTE DA MÁQUINA ASSÍNCRONA. José Roberto Cardoso. Motor de Indução Parado com terminais do rotor em aberto

CIRCUITO EQUIVALENTE DA MÁQUINA ASSÍNCRONA. José Roberto Cardoso. Motor de Indução Parado com terminais do rotor em aberto CIRCUITO EQUIVALENTE DA MÁQUINA ASSÍNCRONA Joé Roberto Cardoo Motor de Indução Parado com terminai do rotor em aberto O circuito da figura motra o circuito equivalente por fae do motor de indução com o

Leia mais

CAPÍTULO V. Em um corpo que está submetido a um sistema de forças ativas e reativas, isto é, que está em equilíbrio ocorre:

CAPÍTULO V. Em um corpo que está submetido a um sistema de forças ativas e reativas, isto é, que está em equilíbrio ocorre: 37 CAPÍTULO V I. INTRODUÇÃO Em um corpo que está submetido a um sistema de forças ativas e reativas, isto é, que está em equilíbrio ocorre: 1. Um fenômeno geométrico que é a mudança da sua forma original:

Leia mais

3. Modelagem Numérica

3. Modelagem Numérica 67 3. Modelagem Numérica Nete capítulo realiza-e um etudo ervindo-e de imulaçõe numérica com o método do elemento finito para conhecer o comportamento e otimizar o dimenionamento do reparo tipo luva, aim

Leia mais

No dimensionamento à flexão simples, os efeitos do esforço cortante podem

No dimensionamento à flexão simples, os efeitos do esforço cortante podem FLEXÃO SIMPLES NA RUÍNA: EQUAÇÕES CAPÍTULO 7 Libânio M. Pinheiro, Caiane D. Muzardo, Sandro P. Santo. 12 maio 2003 FLEXÃO SIMPLES NA RUÍNA: EQUAÇÕES 7.1 HIPÓTESES No dimenionamento à flexão imple, o efeito

Leia mais

ESTADOS LIMITES DE UTILIZAÇÃO

ESTADOS LIMITES DE UTILIZAÇÃO CAPÍTULO 6 Volume ESTADOS LIMITES DE UTILIZAÇÃO Prof. Joé Milton de Araújo - FURG 1 1- Combinaçõe da açõe de erviço a) combinaçõe quae permanente: atuam durante um período maior ou igual à metade da vida

Leia mais

ES013 - Exemplo de um Projeto Completo de Edifício de Concreto Armado. Prof. Túlio Nogueira Bittencourt. Aula 6. Cálculo e Detalhamento das Vigas

ES013 - Exemplo de um Projeto Completo de Edifício de Concreto Armado. Prof. Túlio Nogueira Bittencourt. Aula 6. Cálculo e Detalhamento das Vigas Ecola Politécnica da Univeridade de São Paulo Departamento de Engenharia de Etrutura e Fundaçõe ES013 - Exemplo de um Projeto Completo de Edifício de Concreto Armado Prof. Túlio Nogueira Bittencourt Aula

Leia mais

Relações entre tensões e deformações

Relações entre tensões e deformações 9 de agosto de 06 As relações entre tensões e deformações são estabelecidas a partir de ensaios experimentais simples que envolvem apenas uma componente do tensor de tensões. Ensaios complexos com tensões

Leia mais

Coeficientes de dilatação térmica - linear

Coeficientes de dilatação térmica - linear Cálculo da junta Coeficiente de dilatação térmica - linear MATERIAL 10-6 (mm / mm / ºC) Alv. de tijolo e emboço 6 Alv. de tijolo e cerâmica 5 Concreto etrutural 9 Vidro 9 Acrílico 81 PVC 60 Granito 11

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral II. Lista 8 - Exercícios/ Resumo da Teoria

Cálculo Diferencial e Integral II. Lista 8 - Exercícios/ Resumo da Teoria Cálculo Diferencial e Integral II Lita 8 - Exercício/ Reumo da Teoria Derivada Direcionai Definição Derivada Direcional. A derivada da função f x, no ponto P x, na direção do veror u u 1, u é o número

Leia mais

Propriedades mecânicas dos materiais

Propriedades mecânicas dos materiais Propriedades mecânicas dos materiais Ensaio de tração e compressão A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa propriedade é inerente

Leia mais

Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais

Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais O ensaio de tração e compressão A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa propriedade

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cuco, a 5 de Outubro de 007 ANÁLISE DA SUPERFÍCIE DE RUPTURA DE NÚCLEOS DE CONCRETO CONFINADO *Allende, K. A.; De Souza V. C. M.; DARWISH F. D. Univeridade

Leia mais

Física I. Oscilações - Resolução

Física I. Oscilações - Resolução Quetõe: Fíica I Ocilaçõe - Reolução Q1 - Será que a amplitude eacontantenafae de um ocilador, podem er determinada, e apena for epecificada a poição no intante =0? Explique. Q2 - Uma maa ligada a uma mola

Leia mais

ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO COM ARMADURA DE CONFINAMENTO

ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO COM ARMADURA DE CONFINAMENTO ISSN 1809-5860 ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO COM ARMADURA DE CONFINAMENTO Rodrigo Gutavo Delalibera 1 & Joé Samuel Giongo Reumo Ete trabalho dicute a utilização de armadura

Leia mais

Teste de tração - compressão

Teste de tração - compressão PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS Prof. Renata Machado Soares - REMA I Teste de tração - compressão Resistência capacidade de suportar carga sem deformação excessiva ou ruptura; A partir de um ensaio

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cuco, a 5 de Outubro de 007 ANÁLISE DA DUCTILIDADE DO CONCRETO CONFINADO DE PILARES RETANGULARES REFORÇADOS POR ENCAMISAMENTO ATRAVÉS DA ABSORÇÃO ENERGÉTICA

Leia mais

Convecção Natural. v (N 1) x T (N 3)

Convecção Natural. v (N 1) x T (N 3) Introdução Convecção Natural Convecção Natural em Placa Vertical O problema de convecção natural em placa verticai pode er analiado a partir da equação de quantidade de movimento na direcção vertical.

Leia mais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Resistência dos Materiais I SLIDES 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedades Mecânicas dos Materiais 2 3 Propriedades

Leia mais

Modelação e Simulação Problemas - 4

Modelação e Simulação Problemas - 4 Modelação e Simulação - Problema Modelação e Simulação Problema - P. Para cada uma da funçõe de tranferência eguinte eboce qualitativamente a repota no tempo ao ecalão unitário uando empre que aplicável)

Leia mais

MECÂNICA DO CONTÍNUO. Tópico 2. Cont. Elasticidade Linear Cálculo Variacional

MECÂNICA DO CONTÍNUO. Tópico 2. Cont. Elasticidade Linear Cálculo Variacional MECÂNICA DO CONTÍNUO Tópico 2 Cont. Elaticidade Linear Cálculo Variacional PROF. ISAAC NL SILVA Lei de Hooke Até o limite elático, a tenão é diretamente proporcional à deformação: x E. e x e e y z n E

Leia mais

MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO

MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO Diciplina de Fíica Aplicada A 1/ Curo de Tecnólogo em Getão Ambiental Profeora M. Valéria Epíndola Lea MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO Agora etudaremo o movimento na direção verticai e etaremo deprezando

Leia mais

O valor máximo da tensão tangencial de cisalhamento é obtido no ponto onde o momento estático é máximo, isto é, na linha neutra.

O valor máximo da tensão tangencial de cisalhamento é obtido no ponto onde o momento estático é máximo, isto é, na linha neutra. I - CISALHAMENTO 1 - ESTADO DE TENSÃO 1.1 - GENERALIDADES No capítulo anteriore, analiou-e o comportamento e viga e concreto armao ubmetia a olicitaçõe normai. A tenõe interna reultante o efeito e flexão

Leia mais

Ww Ws. w = e = Vs 1 SOLO CONCEITOS BÁSICOS

Ww Ws. w = e = Vs 1 SOLO CONCEITOS BÁSICOS 1 SOLO CONCEITOS BÁSICOS O olo, ob o ponto de vita da Engenharia, é um conjunto de partícula ólida com vazio ou poro entre ela. Ete vazio podem etar preenchido com água, ar ou ambo. Aim o olo é : - eco

Leia mais

Resistência dos Materiais Teoria 2ª Parte

Resistência dos Materiais Teoria 2ª Parte Condições de Equilíbrio Estático Interno Equilíbrio Estático Interno Analogamente ao estudado anteriormente para o Equilíbrio Estático Externo, o Interno tem um objetivo geral e comum de cada peça estrutural:

Leia mais

Carregamentos de Amplitudes Variável. Waldek Wladimir Bose Filho, PhD NEMAF Núcleo de Ensaio de Materiais e Análise de Falhas

Carregamentos de Amplitudes Variável. Waldek Wladimir Bose Filho, PhD NEMAF Núcleo de Ensaio de Materiais e Análise de Falhas Carregamento de Amplitude Variável Waldek Wladimir oe Filho, PhD EMAF úcleo de Enaio de Materiai e Análie de Falha Tenão Repetição ou Variação de Carga Carregamento em vôo Vôo médio Carga em olo Média

Leia mais

Projeto do compensador PID no lugar das raízes

Projeto do compensador PID no lugar das raízes Projeto do compenador PID no lugar da raíze 0 Introdução DAELN - UTFPR - Controle I Paulo Roberto Brero de Campo Neta apotila erão etudado o projeto do compenadore PI, PD e PID atravé do lugar da raíze

Leia mais

AULA 03 - TENSÃO E DEFORMAÇÃO

AULA 03 - TENSÃO E DEFORMAÇÃO AULA 03 - TENSÃO E DEFORMAÇÃO Observação: Esse texto não deverá ser considerado como apostila, somente como notas de aula. A - DEFORMAÇÃO Em engenharia, a deformação de um corpo é especificada pelo conceito

Leia mais

Um Estudo Numérico do Comportamento Solo e Estaca em Duas Dimensões S.T. Oshima 1 ; A.L. Christoforo 2 ; G. C. L. Nacif 3 ; T. H.

Um Estudo Numérico do Comportamento Solo e Estaca em Duas Dimensões S.T. Oshima 1 ; A.L. Christoforo 2 ; G. C. L. Nacif 3 ; T. H. Univeridade Federal de São João Del-Rei MG 6 a 8 de maio de 1 Aociação Braileira de Método Computacionai em Engenharia Um Etudo Numérico do Comportamento Solo e Etaca em Dua Dimenõe S.T. Ohima 1 ; A..

Leia mais

PROPOSTA PARA REVISÃO DA ABNT NBR 15200:2004. Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio

PROPOSTA PARA REVISÃO DA ABNT NBR 15200:2004. Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio PROPOSTA PARA REVISÃO DA ABNT NBR 15200:2004 Projeto de etrutura de concreto em ituação de incêndio Sumário Prefácio 1 Ecopo 2 Referência normativa 3 Definiçõe 4 Simbologia 5 Requiito gerai 6 Propriedade

Leia mais

Fenômenos de Transporte III. Aula 07. Prof. Gerônimo

Fenômenos de Transporte III. Aula 07. Prof. Gerônimo Fenômeno de Tranporte III ula 7 Prof. Gerônimo 7- DIFUSÃO EM REGIME PERMETE COM REÇÃO QUÍMIC 7.- Conideraçõe a repeito Vimo até então a difuão ocorrendo em que houvee geração ou conumo do oluto no meio

Leia mais

AVALIAÇÃO INTEGRADA DA ESTABILIDADE DO REVESTIMENTO CONDUTOR DE POÇOS DE PETRÓLEO

AVALIAÇÃO INTEGRADA DA ESTABILIDADE DO REVESTIMENTO CONDUTOR DE POÇOS DE PETRÓLEO AVALIAÇÃO INTEGRADA DA ESTABILIDADE DO REVESTIMENTO CONDUTOR DE POÇOS DE PETRÓLEO Caio Yuri da Silva Medeiro João Paulo Lima Santo caioyuri_2211@hotmail.cm jpl@lccv.ufal.br Univeridade Federal de Alagoa,

Leia mais

III- FLEXÃO SIMPLES 1- EQUAÇÕES DE COMPATIBILIDADE DE DEFORMAÇÃO

III- FLEXÃO SIMPLES 1- EQUAÇÕES DE COMPATIBILIDADE DE DEFORMAÇÃO III- FLEXÃO SIMPLES - EQUAÇÕES DE COMPATIBILIDADE DE DEFORMAÇÃO A eormaçõe na lexão imple correponem ao omínio, 3 e 4. O valore e x que limitam ete omínio poem er obtio acilmente a equaçõe e compatibiliae

Leia mais

Intervalo de Confiança para a Variância de uma População Distribuída Normalmente. Pode-se mostrar matematicamente que a variância amostral,

Intervalo de Confiança para a Variância de uma População Distribuída Normalmente. Pode-se mostrar matematicamente que a variância amostral, Etatítica II Antonio Roque Aula 8 Intervalo de Confiança para a Variância de uma População Ditribuída Normalmente Pode-e motrar matematicamente que a variância amotral, ( x x) n é um etimador não envieado

Leia mais

Sociedade de Engenharia de Áudio. Artigo de Convenção. Apresentado na VII Convenção Nacional de maio de 2003, São Paulo, Brasil

Sociedade de Engenharia de Áudio. Artigo de Convenção. Apresentado na VII Convenção Nacional de maio de 2003, São Paulo, Brasil Sociedade de Engenharia de Áudio Artigo de Convenção Apreentado na VII Convenção Nacional 68 de maio de 003, São Paulo, Brail Ete artigo foi reproduzido do original entregue pelo autor, em ediçõe, correçõe

Leia mais

5 DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE ROTAÇÃO PLÁSTICA

5 DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE ROTAÇÃO PLÁSTICA 5 DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE ROTAÇÃO PLÁSTICA 5. Introdução O preente capítulo trata da determinação da capacidade de rotação plática de elemento unidimenionai de concreto armado que apreentam ecoamento

Leia mais

Graduação em Engenharia Civil Mestrado Acadêmico Faculdade de Engenharia FEN/UERJ

Graduação em Engenharia Civil Mestrado Acadêmico Faculdade de Engenharia FEN/UERJ orção Programa de Pó-GraduaP Graduação em Engenharia Civil Metrado Acadêmico Faculdade de Engenharia FEN/UERJ Profeor: Luciano Rodrigue Ornela de Lima 1. Introdução Momento toror () ecundário Combinado

Leia mais

Tema III. TRAÇÃO E COMPRESSÃO 3.1. Introdução. Esforços solicitantes são esforços (efeitos) internos:

Tema III. TRAÇÃO E COMPRESSÃO 3.1. Introdução. Esforços solicitantes são esforços (efeitos) internos: Tema III. TRAÇÃO E COMRESSÃO 3.1. Introdução Esforços solicitantes são esforços (efeitos) internos: Força normal ou axial (N), É definida como força axial ou normal a carga que atua na direção do eixo

Leia mais

10 - Estratégias de Acionamento e Controle do MI Equações de regime permanente : 0 dt

10 - Estratégias de Acionamento e Controle do MI Equações de regime permanente : 0 dt - Etratégia de Acionamento e Controle do M Equaçõe de regime permanente : ). ( dt d j R z j R j R U mec p H H H H mec p mec z p z A equaçõe dinâmica tornam-e: Expreando (.) omente em função da corrente

Leia mais

CAPÍTULO 4. Movimento Variado. Introdução. 2-Aceleração Escalar Média

CAPÍTULO 4. Movimento Variado. Introdução. 2-Aceleração Escalar Média CAPÍTULO 4 Movimento Variado Introdução O movimento do corpo no dia-a-dia ão muito mai variado do que propriamente uniforme, até porque, para entrar em movimento uniforme, um corpo que etava em repouo,

Leia mais

Vigas: Solicitações Tangenciais CONCRETO ARMADO

Vigas: Solicitações Tangenciais CONCRETO ARMADO 5 iga: Solicitaçõe Tangenciai CONCRETO RMDO Serão analiada eçõe ujeita a orça cortante () e a momento torçor (T) que geram tenõe de cialhamento (). 1. Tenõe principai numa viga de comportamento elático

Leia mais

PROJETO ESTRUTURAL. Márcio R. S. Corrêa ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND

PROJETO ESTRUTURAL. Márcio R. S. Corrêa ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND PROJETO ESTRUTURAL Márcio R. S. Corrêa Exemplo de Dimenionamento de Elemento CAE / Compreão imple Determinar a reitência mínima de bloco que deve ter a parede de alvenaria não-armada, indicada na igura,

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO AO EMPREGO DA MECÂNICA DO DANO PARA A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DINÂMICO NÃO-LINEAR DE VIGAS EM CONCRETO ARMADO

CONTRIBUIÇÃO AO EMPREGO DA MECÂNICA DO DANO PARA A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DINÂMICO NÃO-LINEAR DE VIGAS EM CONCRETO ARMADO Francico Adriano de Araújo CONTRIBUIÇÃO AO EMPREGO DA MECÂNICA DO DANO PARA A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DINÂMICO NÃO-LINEAR DE VIGAS EM CONCRETO ARMADO Diertação apreentada à Ecola de Engenharia de São

Leia mais

Resistência dos Materiais SUMÁRIO 1. TENSÕES DE CISALHAMENTO... 1 1.1 DIMENSIONAMENTO... 2 1.2 EXEMPLOS... 2

Resistência dos Materiais SUMÁRIO 1. TENSÕES DE CISALHAMENTO... 1 1.1 DIMENSIONAMENTO... 2 1.2 EXEMPLOS... 2 Reitência do Materiai SUMÁRIO 1. TESÕES DE CISLHMETO... 1 1.1 DIMESIOMETO... 1. EXEMPLOS... Cialhamento 0 Prof. Joé Carlo Morilla Reitência do Materiai 1. Tenõe de Cialhamento Quando dua força cortante

Leia mais

Aula 08 Equações de Estado (parte I)

Aula 08 Equações de Estado (parte I) Aula 8 Equaçõe de Etado (parte I) Equaçõe de Etado input S output Já vimo no capítulo 4 ( Repreentação de Sitema ) uma forma de repreentar itema lineare e invariante no tempo (SLIT) atravé de uma função

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO OCEANOGRÁFICO IOF Oceanografia Física Descritiva

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO OCEANOGRÁFICO IOF Oceanografia Física Descritiva UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO OCEANOGRÁFICO IOF10 - Oceanografia Fíica Decritiva Arquivo obtido em: Aluno Danilo Rodrigue Vieira IOF10 - OCEANOGRAFIA FÍSICA DESCRITIVA a Lita de Exercício o Semetre

Leia mais

Estruturas Metálicas PROPRIEDADES DOS AÇOS

Estruturas Metálicas PROPRIEDADES DOS AÇOS Estruturas Metálicas PROPRIEDADES DOS AÇOS 1. Diagrama Tensão- Deformação Uma propriedade mecânica importante para os materiais em geral é a chamada tensão ( ), definida por: F A o Onde F é a carga aplicada

Leia mais

Miloje / Shutterstock. Matemática B. CP_18_GAIA_MB1.indd 1 12/01/ :44

Miloje / Shutterstock. Matemática B. CP_18_GAIA_MB1.indd 1 12/01/ :44 Miloje / Shuttertock Matemática _18_GI_M1.indd 1 1/01/018 14:44 Matemática aula 1 é ietriz de Ô Ô Ô Soma de ângulo adjacente Quanto ao valor, a oma de doi ângulo adjacente pode er claificada em trê categoria:

Leia mais

MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS. Prof. Dr. Daniel Caetano

MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS. Prof. Dr. Daniel Caetano MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Conhecer o comportamento dos materiais na tração e compressão Compreender o gráfico de tensão x deformação

Leia mais

Tensões. Professores: Nádia Forti Marco Carnio

Tensões. Professores: Nádia Forti Marco Carnio Tensões Professores: Nádia Forti Marco Carnio SOLICITAÇÃO AXIAL Se uma força tende a alongar o elemento, é chamada de força de tração. Se uma força tende a encurtar o elemento, é chamada de força de compressão.

Leia mais

APOSTILA DE MOVIMENTO CIRCULAR Uniforme - MCU

APOSTILA DE MOVIMENTO CIRCULAR Uniforme - MCU Prof. Dr.Claudio Sergio Sartori e Prof. Dr. Irval C. de Faria 1 APOSTILA DE MOVIMENTO CIRCULAR Uniforme - MCU 1 S de 2017 Prof. Dr.Claudio Sergio Sartori e Prof. Dr. Irval Cardoo de Faria. Prof. Dr.Claudio

Leia mais

AULA 4 Materiais de Construção II

AULA 4 Materiais de Construção II AULA 4 Materiais de Construção II Introdução Para a construção, as propriedades que interessam considerar aos metais são várias, concretamente, a aparência, densidade, dilatação e condutibilidade térmica,

Leia mais

Medida do Tempo de Execução de um Programa. Bruno Hott Algoritmos e Estruturas de Dados I DECSI UFOP

Medida do Tempo de Execução de um Programa. Bruno Hott Algoritmos e Estruturas de Dados I DECSI UFOP Medida do Tempo de Execução de um Programa Bruno Hott Algoritmo e Etrutura de Dado I DECSI UFOP Clae de Comportamento Aintótico Se f é uma função de complexidade para um algoritmo F, então O(f) é coniderada

Leia mais

Objetivo do capítulo. O ensaio de tração e compressão

Objetivo do capítulo. O ensaio de tração e compressão Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais Adaptado pela prof. Dra. Danielle Bond Objetivo do capítulo Agora que já discutimos os conceitos básicos de tensão e deformação, mostraremos, neste capítulo,

Leia mais

2 Revisão Bibliográfica

2 Revisão Bibliográfica Revião Bibliográfica.. Introdução Apreentam-e, reumidamente, o trabalho de Breler & Gilbert (96), Papia et al. (988), Mau (990), Queiroga & Giongo (000) e Pantazopoulou (998). Apreentam-e também a precriçõe

Leia mais

DIMENSIONAMENTO PLÁSTICO DE PÓRTICOS METÁLICOS. Vítor José Fernandes Félix Vitorino Paulo de Oliveira Ribeiro Leal SUMÁRIO

DIMENSIONAMENTO PLÁSTICO DE PÓRTICOS METÁLICOS. Vítor José Fernandes Félix Vitorino Paulo de Oliveira Ribeiro Leal SUMÁRIO DIMESIOAMETO PLÁSTICO DE PÓRTICOS METÁLICOS Vítor Joé Fernande Félix Vitorino Paulo de Oliveira Ribeiro Leal SUMÁRIO O preente trabalho foi realizado no âmbito do programa da diciplina de Seminário de

Leia mais

Tabela Periódica Princípio de Exclusão de Pauli

Tabela Periódica Princípio de Exclusão de Pauli Fíica IV Poi Engenharia Eétrica: 18ª Aua (3/10/014) Prof. Avaro Vannucci Na útima aua vimo: Grandeza fíica reacionada com o número quântico: (i) Número quântico orbita (azimuta) Momento Anguar Orbita L

Leia mais

Objetivos da quinta aula da unidade 5. Evocar os conceitos de potência e rendimento de uma máquina

Objetivos da quinta aula da unidade 5. Evocar os conceitos de potência e rendimento de uma máquina 305 Curo Báico de Mecânica do Fluido Objetivo da quinta aula da unidade 5 Evocar o conceito de potência e rendimento de uma máquina Introduzir o conceito de potência fornecida, ou retirada, de um fluido

Leia mais

Capítulo 5 COMPARAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE MODULAÇÃO HÍBRIDAS Introdução

Capítulo 5 COMPARAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE MODULAÇÃO HÍBRIDAS Introdução 76 Capítulo 5 COMPARAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE MODULAÇÃO HÍBRIDAS 5.. Introdução No capítulo precedente foi deenvolvido um etudo para ecolher a configuração da amplitude da fonte CC do inveror com trê célula

Leia mais

3 Modelagem numérica com o programa FLAC

3 Modelagem numérica com o programa FLAC 3 Modelagem numérica com o programa FLAC 3.1. Decrição geral do programa FLAC FLAC v.5 (ITASCA, 2005) é um programa para análie 2D (etado plano de deformação, de tenão e axiimetria) baeado no método da

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ECONOMIA EAE 206 Macroeconomia I º Semetre de 207 Profeore: Gilberto Tadeu Lima e Pedro Garcia Duarte Gabarito

Leia mais

MÓDULO 2: Propriedades mecânicas dos metais. Deformação elástica, Deformação plástica

MÓDULO 2: Propriedades mecânicas dos metais. Deformação elástica, Deformação plástica MÓDULO 2: Propriedades mecânicas dos metais. Deformação elástica, Deformação plástica Propriedades mecânicas dos metais Muitos materiais, quando em serviço, são submetidos a forças ou cargas. O comportamento

Leia mais

Conteúdo. Resistência dos Materiais. Prof. Peterson Jaeger. 3. Concentração de tensões de tração. APOSTILA Versão 2013

Conteúdo. Resistência dos Materiais. Prof. Peterson Jaeger. 3. Concentração de tensões de tração. APOSTILA Versão 2013 Resistência dos Materiais APOSTILA Versão 2013 Prof. Peterson Jaeger Conteúdo 1. Propriedades mecânicas dos materiais 2. Deformação 3. Concentração de tensões de tração 4. Torção 1 A resistência de um

Leia mais

COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS PARTE I

COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS PARTE I ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS PARTE I PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia

Leia mais

Exercícios para resolução fora do âmbito das aulas teórico-práticas - n os 9 e 10

Exercícios para resolução fora do âmbito das aulas teórico-práticas - n os 9 e 10 Licenciatura em Engenharia Civil 4º Ano 1º Semetre MECÂNICA DOS SOLOS 1 Ano lectivo 2002/2003 FOLHA DE EXERCÍCIOS Nº 2 Caracterítica Fíica do Solo Exercício para reolução fora do âmbito da aula teórico-prática

Leia mais

Sistemas de Processamento Digital de Sinais Processadores de Sinal para Comunicações Gonçalo Tavares 2009/2010, 2º semestre Série de problemas #1

Sistemas de Processamento Digital de Sinais Processadores de Sinal para Comunicações Gonçalo Tavares 2009/2010, 2º semestre Série de problemas #1 Sitema de Proceamento Digital de Sinai Proceadore de Sinal para Comunicaçõe Gonçalo Tavare 009/00, º emetre Série de problema # I Ainale apena uma repota correcta. ) Num itema com amotragem impuliva ideal

Leia mais

Transformada de Laplace

Transformada de Laplace Sinai e Sitema - Tranformada de Laplace A Tranformada de Laplace é uma importante ferramenta para a reolução de equaçõe diferenciai. Também é muito útil na repreentação e análie de itema. É uma tranformação

Leia mais

Verificação de um programa de computador para simulação de escoamentos viscoelasticos

Verificação de um programa de computador para simulação de escoamentos viscoelasticos Verificação de um programa de computador para imulação de ecoamento vicoelatico Joana Malheiro*, Paulo J. Oliveira* e Fernando. Pinho** * Departamento de Engenharia Electromecânica niveridade da Beira

Leia mais

Módulo III Movimento Uniforme (MU)

Módulo III Movimento Uniforme (MU) Módulo III Moimento Uniforme (MU) Em moimento retilíneo ou curilíneo em que a elocidade ecalar é mantida contante, diz-e que o móel etá em moimento uniforme. Nete cao, a elocidade ecalar intantânea erá

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A ESTRUTURAS. Gerson Moacyr Sisniegas Alva

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A ESTRUTURAS. Gerson Moacyr Sisniegas Alva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A COMPORTAMENTO DOS MATERIAIS E DAS ESTRUTURAS Gerson Moacyr Sisniegas Alva A prática sem teoria é cega

Leia mais

DIMENSIONAMENTO ÓTIMO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO COM SEÇÃO T

DIMENSIONAMENTO ÓTIMO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO COM SEÇÃO T Mecánica Computacional Vol XXIX, pág. 9217-9230 (artículo completo) Eduardo Dvorkin, Marcela Goldchmit, Mario Storti (Ed.) Bueno Aire, Argentina, 15-18 Noviembre 2010 DIMENSIONAMENTO ÓTIMO DE VIGAS DE

Leia mais

AULA 03 - TENSÃO E DEFORMAÇÃO

AULA 03 - TENSÃO E DEFORMAÇÃO AULA 03 - TENSÃO E DEFORMAÇÃO Observação: Esse texto não deverá ser considerado como apostila, somente como notas de aula. DEFORMAÇÃO Em engenharia, a deformação de um corpo é especificada pelo conceito

Leia mais

Cascas. Placas e Cascas Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica. Placas e Cascas

Cascas. Placas e Cascas Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica. Placas e Cascas Caca 377 Metrado Integrado em Engenharia Aeronáutica . Tenõe de Membrana em Caca Uma caca é um corpo tridimenional com: uma da ua dimenõe muito menor do que a outra dua; a curvatura da ua uperfície média

Leia mais

3 Avaliação do campo de deformações em torno de uma estaca

3 Avaliação do campo de deformações em torno de uma estaca 3 valiação do campo de deformaçõe em torno de uma etaca 3.1. Método teórico 3.1.1. Método aeado na funçõe de tranferência de carga Um método aeado na funçõe de tranferência de carga foi inicialmente propoto

Leia mais

1 Transformada de Laplace de u c (t)

1 Transformada de Laplace de u c (t) Tranformada de Laplace - Função de Heaviide Prof ETGalante Equaçõe diferenciai ob ação de funçõe decontínua aparecem com frequência na análie do uxo de corrente em circuito elétrico ou na vibraçõe de itema

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA ANÁLISE NUMÉRICA NÃO-LINEAR DE ELEMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURAL CONSIDERANDO A VARIAÇÃO DE ADERÊNCIA WASHINGTON GULTENBERG DE MOURA LUKE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL DEPARTAMENTO

Leia mais

DIMENSIONAMENTO ÓTIMO DE SEÇÕES DE VIGAS T EM CONCRETO ARMADO

DIMENSIONAMENTO ÓTIMO DE SEÇÕES DE VIGAS T EM CONCRETO ARMADO DIMENSIONAMENTO ÓTIMO DE SEÇÕES DE VIGAS T EM CONCRETO ARMADO ANA BEATRIZ CARVALHO E SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO UENF CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ MAIO 2011 ii DIMENSIONAMENTO

Leia mais

Estudo do Circuito Grampeador para os Conversores Flyback e Forward e do Circuito Equivalente do Transformador de Três Enrolamentos

Estudo do Circuito Grampeador para os Conversores Flyback e Forward e do Circuito Equivalente do Transformador de Três Enrolamentos UFSC - Univeridade Federal de Santa Catarina CTC - Centro Tecnolóico EEL - Departamento de Enenharia Elétrica INEP - Intituto de Eletrônica de Potência Etudo do Circuito Grampeador para o Converore Flyback

Leia mais

QUESTÃO 21 ITAIPU/UFPR/2015

QUESTÃO 21 ITAIPU/UFPR/2015 QUTÃO TAPU/UFPR/5. Um gerador com conexão etrela-aterrado etá prete a er conectado a um itema elétrico atravé de um tranformador elevador ligado com conexão delta-etrela aterrado, tal como repreentado

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO À FORÇA CORTANTE

DIMENSIONAMENTO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO À FORÇA CORTANTE UNIERSIDDE ESTDUL PULIST UNESP - Campu de Bauru/SP FCULDDE DE ENGENHRI Departamento de Engenharia Civil Diciplina: 1309 - ESTRUTURS DE CONCRETO II NOTS DE UL DIMENSIONMENTO DE IGS DE CONCRETO RMDO À FORÇ

Leia mais

Sistemas e Sinais 2009/2010

Sistemas e Sinais 2009/2010 Análie de Sitema alimentado Sitema e Sinai 9/ Análie de itema realimentado Álgebra de diagrama de bloco Sitema realimentado Etabilidade Deempenho SSin Diagrama de bloco Sitema em érie X Y G G Z Y G X Z

Leia mais

Representação de Modelos Dinâmicos em Espaço de Estados Graus de Liberdade para Controle

Representação de Modelos Dinâmicos em Espaço de Estados Graus de Liberdade para Controle Repreentação de Modelo Dinâmico em Epaço de Etado Grau de Liberdade para Controle Epaço de Etado (CP1 www.profeore.deq.ufcar.br/ronaldo/cp1 DEQ/UFSCar 1 / 79 Roteiro 1 Modelo Não-Linear Modelo Não-Linear

Leia mais

8 Equações de Estado

8 Equações de Estado J. A. M. Felippe de Souza 8 Equaçõe de Etado 8 Equaçõe de Etado 8. Repreentação por Variávei de Etado Exemplo 4 Exemplo 8. 4 Exemplo 8. 6 Exemplo 8. 6 Exemplo 8.4 8 Matriz na forma companheira Exemplo

Leia mais

AULA 4 Materiais de Construção II

AULA 4 Materiais de Construção II Faculdade de Engenharia - Licenciatura em Engenharia Civil UL 4 Materiais de Construção II Capítulo ula 4 (Teórica/Prática) II ços para Construção Introdução Ensaios sobre os aços: 1) Ensaio de Tracção;

Leia mais

1 Inferência Estatística - Teoria da Estimação

1 Inferência Estatística - Teoria da Estimação 1 Inferência Etatítica - Teoria da Etimação 1.1 Introdução Nete capítulo abordaremo ituaçõe em que o interee etá em obter informaçõe da população com bae em amotra. Como exemplo, conidere a eguinte ituaçõe.

Leia mais

7ADERÊNCIA ENTRE O CONCRETO E O AÇO

7ADERÊNCIA ENTRE O CONCRETO E O AÇO 7. Tipo de aderência 7 7DERÊNCI ENTRE O CONCRETO E O ÇO aderência entre o concreto e o aço pode er obtida: por adeão (Figura 7.a); por atrito (Figura 7.b); e mecanicamente (Figura 7.c) concreto aço a)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA Programa de Pó-Graduação em Engenharia Civil MODELO DA LIGAÇÃO ENTRE CONCRETO E ARMADURA NA ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE CONCRETO PELO MÉTODO

Leia mais

Computação Gráfica. Ponto, Linha, Vetor e Matriz

Computação Gráfica. Ponto, Linha, Vetor e Matriz Computação Gráfica Ponto, Linha, Vetor e Matriz Prof. Rodrigo Rocha rodrigor@antanna.g.br Onde Etamo... Introdução a Computação Gráfica; Repreentação de Imagen: vetorial e matricial; Dipoitivo de entrada

Leia mais