Geometria espacial. Aula 14. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geometria espacial. Aula 14. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental"

Transcrição

1 Geometria espacial Aula 14 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental

2 Meta Apresentar os conceitos da Geometria Espacial. Objetivos Ao concluir esta aula, você deverá ser capaz de: 1. calcular o volume e a área total das principais figuras espaciais; 2. resolver problemas do cotidiano, envolvendo Geometria Espacial. 3. Distinguir as principais figuras espaciais (prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera).

3 Vamos trabalhar em três dimensões! 339 Podemos traduzir um balão em pleno vôo como a Física, fazendo a Geometria e a Arte passearem no espaço. A Geometria Espacial estuda as relações entre formas e medidas dos corpos geométricos que ocupam suas posições no espaço tridimensional (comprimento, largura e altura), onde nós vivemos. Nesta aula, você vai conhecer os principais sólidos geométricos, como prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera, além de aprender a calcular suas áreas e volumes. Aula 14 Geometria espacial Entendendo o espaço O que é o espaço? O tempo todo usamos o espaço. Mas se alguém perguntar o que é o espaço, acredito que muitos terão dificuldades de explicar. Vamos fazer um teste: escreva, no espaço a seguir, o que vem a sua cabeça quando falamos de espaço. Você pode tentar explicar isso, dizendo: o espaço é tudo o que nos envolve e é o local onde podemos nos mover para frente, para trás, para os lados e para cima. Adam Ciesielski Fonte: Imagine um prédio de cinco andares e você precisa chegar ao último andar. É provável que você procure um elevador, certo? Tomando como referência a porta do prédio, por exemplo, imagine que você deva dar dez passos para frente e 6 passos para a direita para chegar até ela. Pronto! Agora é só subir até o quinto andar.

4 340 e-tec Brasil Disciplina Quando afirmamos que vamos nos deslocar para a frente, para os lados ou para cima, devemos quantificar e identificar o quanto iremos nos deslocar nessas direções. Logo, necessitamos conhecer um ponto de partida (uma origem) para o sistema e identificar esse ponto como (0,0,0), pois esperamos que ele seja um ponto de referência para todos os outros pontos. Você pode estar se perguntando o porquê dessa representação (0,0,0). Um ponto no espaço é representado por três coordenadas (x, y e z): P(x, y, z) onde x indicará a quantidade deslocada no eixo que contém os deslocamentos para a frente, y indicará a quantidade deslocada no eixo que contém os deslocamentos para o lado e z indicará a quantidade deslocada no eixo que contém os deslocamentos para cima. Então, de acordo com o exemplo do prédio, a sua posição final dentro do prédio pode ser representada pelo ponto P(10, 6, 5).

5 341 Saiba mais... Coordenadas geográficas Há um Sistema Geográfico de identificação de posição na face da Terra que leva em consideração outros objetos, como meridianos e paralelos, para indicar a longitude e a latitude de um ponto na superfície do globo terrestre. Como uma circunferência tem 360 graus (e a terra tem uma circunferência máxima), os cientistas dividiram 360 graus por 24 (horas) para obter 15 graus por hora. Aula 14 Geometria espacial Considerando a planificação do globo terrestre, traçaram linhas imaginárias geodésicas (verticais) sobre a superfície terrestre. Essas linhas passam pelos pólos Norte e Sul, sendo denominadas meridianos, cuja referência básica foi a cidade de Greenwich (Inglaterra), que tem o meridiano 0. Fizeram o mesmo com linhas horizontais na planificação, denominando-as paralelos. Hoje podemos observar a localização de uma cidade em qualquer lugar do mundo situada no meridiano m e no paralelo p. É lógico que cada local está localizado acima do nível do mar (eixo z), razão pela qual esse sistema pode ser indicado como: P(m,p,z). A Geometria Espacial funciona como uma ampliação da Geometria Plana e trata dos métodos apropriados para o estudo de objetos espaciais, como, por exemplo, o cálculo de volume de regiões sólidas. Agora, vamos conhecer alguns sólidos geométricos: Prisma reto Prisma é um sólido geométrico delimitado por faces planas, no qual as bases situam-se em planos paralelos. Os prismas podem ser classificados como retos ou oblíquos, de acordo com a inclinação das arestas laterais. Veja, a seguir, alguns exemplos:

6 342 e-tec Brasil Disciplina Ricardo Ferreira Paraizo Aresta da base superior Plano da face lateral Aresta lateral Figura 14.1: Representação de um prisma pentagonal: A base é um pentágono. Já em um prisma quadrangular, a base é um quadrado. Algum dia você viu um objeto com o formato de um prisma? Observe o plano da base superior e o plano da face lateral, indicados no prisma pentagonal (Figura 14.1). Agora, responda ao que lhe foi perguntado: POLÍGONO Superfície plana limitada, em todos os lados, por linhas retas. Que tipo de POLÍGONO representa o plano da face lateral? ( ) quadrado ( ) pentágono Adam Ciesielski ( ) retângulo Fonte: Que tipo de polígono representa a base superior? ( ) quadrado Adam Ciesielski ( ) pentágono ( ) retângulo Fonte:

7 Vamos às repostas: 343 O polígono da face lateral é denominado retângulo (quadrilátero de quatro ângulos retos). Já o polígono da base superior é denominado pentágono (polígono de 5 lados). Como a base é formada por um pentágono, temos um prisma pentagonal. Este é um prisma regular, pois a base é formada por um polígono regular, ou seja, um polígono de lados de tamanhos iguais. E, ainda, é um exemplo de um prisma reto, pois suas arestas laterais são perpendiculares aos planos das bases. Num prisma reto, as faces laterais são retângulos, como é o caso do prisma pentagonal da Figura Aula 14 Geometria espacial O volume de um prisma é dado pela seguinte fórmula: V prisma = S b.h V prisma = volume do prisma S b = Área da base h = altura do prisma Ainda existem outros tipos de prisma: o triangular (a base é formada por um triângulo), o quadrangular (a base é formada por um quadrilátero), o hexagonal (a base é formada por um hexágono) etc. Paralelepípedo O formato prismático que encontramos por todo lado no nosso dia-a-dia é o chamado paralelepípedo, que é um prisma de base formada por um paralelogramo. Veja um exemplo: Ricardo Ferreira Paraizo c a b Figura 14.2: Caixa de giz.

8 344 A caixinha de giz (Figura 14.2) tem o nome de paralelepípedo retângulo (também e-tec Brasil Disciplina chamado de paralelepípedo reto-retângulo ou ortoedro). Veja, a seguir, algumas fórmulas importantes no estudo do paralelogramo: (i) Fórmula para calcular a área total do paralelepípedo retângulo: S Total paralelepípedo = 2(ab + ac + bc) S Total paralelepípedo Lê-se: área total do paralelepípedo Observe que para calcular a área total do paralelepípedo retângulo basta somar as áreas de todas as faces laterais com as áreas das duas bases. (ii) Fórmula para calcular a área total do cubo: S total cubo = 6a 2 S total cubo Lê-se: área total do cubo. A área total do cubo também é calculada somando-se as áreas de todas as faces laterais. (iii) Fórmula para calcular o comprimento da diagonal do paralelepípedo retângulo: D = a + b + c D Lê-se comprimento da diagonal do paralelepípedo. (iii) Fórmula para calcular o comprimento da diagonal do cubo D = a 3 D Lê-se comprimento da diagonal do cubo. Veja um exemplo: Os cavalos da fazenda do Zé estão comendo muita ração ultimamente. Os animais estão consumindo o volume ocupado por um cocho cheio de ração por dia. Qual o volume de ração em m³ que o Zé precisa produzir durante 30 dias, considerando-se as dimensões do cocho representadas na imagem a seguir?

9 345 Ricardo Ferreira Paraizo Aula 14 Geometria espacial Figura 14.3: Os cavalos estão se alimentando satisfatoriamente? Figura 14.4: Ampliação do cocho. Vamos à solução: 1º passo: Calculamos o volume de um cocho cheio. Observando a Figura 14.4, podemos ver que o cocho é um prisma (considere a base formada por um trapézio). Para calcular o volume desse prisma, basta multiplicar a área da base (que é um trapézio) pela altura do prisma. V prisma = S b H S b = área da base de um trapézio H = altura do prisma B + b h S 2 S b = área da base (trapézio) b = ( ) B = comprimento do lado maior do trapézio = 49,5 cm b = comprimento do lado menor do trapézio = 30 cm

10 346 h = altura do trapézio = 35 cm. e-tec Brasil Disciplina ( ) B b h Substituindo a fórmula S = + temos: b 2 ( 49, ) 35 79, , 5 S b = = = = 1391, 25cm º passo: Calcular o volume do prisma utilizando a fórmula. V prisma = S b H 2 V prisma = 1391,25 350= ,5 cm³ Transformando a medida temos: km 3 hm 3 dam 3 m 3 dm 3 cm 3 mm 3 4, V prisma = 4,869375,5 m³ 3º passo: Vamos à regra de três para calcular o consumo de ração em 1 mês. Em 1 dia os cavalos consomem 4, m³ Em 30 dias os cavalos vão consumir x x= 30 4, ,08 m³ Logo, o volume de ração em m³ que o Zé precisa produzir durante 30 dias será de aproximadamente 146,08 m³ Pirâmide Ricardo Ferreira Paraizo Consideremos um polígono contido em um plano horizontal e um ponto V localizado fora desse plano. Uma pirâmide é a reunião de todos os segmentos que têm uma extremidade em V e a outra num ponto qualquer do polígono. O ponto V recebe o nome de vértice da pirâmide. Figura 14.5: Pirâmide quadrangular.

11 É possível calcular o volume da pirâmide através da fórmula: V pirâmide = 1 S b.h 3 V pirâmide = Volume da pirâmide S b = área da base da pirâmide h = altura da pirâmide Aula 14 Geometria espacial 347 Exemplo: Veja a pirâmide da figura a seguir e calcule: a. sua área lateral b. sua área total c. seu volume H = cm Vamos à solução: a. S lateral = 4.S equilátero (Lê-se: A área lateral é igual a quatro vezes a área de um triângulo isósceles.) S equilátero = b. h 2 h equilátero = l 3 2 = S equilátero = = cm 2 4 Como a área lateral é 4.SS equilátero, temos: S lateral = = , 73 43, 75cm 4 A área lateral é igual a 43,75 cm². 2 3 b. S total = S base + S lateral (Lê-se: A área total é igual a área da base, somado com a área lateral.)

12 348 S base = S quadrado e-tec Brasil Disciplina (Lê-se: A área da base é igual à área do quadrado.) Sbase = l² Sbase = 25 cm² Como S total = S base + S lateral. Temos: S total = ,75= 68,75 cm². c. V pirâmide = 1 3 S b.h V pirâmide = =. 2 20, 83. 1, 41 29, 37cm 2 6 Agora, você precisa verificar se realmente aprendeu o que foi ensinado até aqui. 3 Atividade 1 Atende aos Objetivos 1 e 2 Faça com atenção a atividade a seguir para que possamos continuar a aula. Quando a pirâmide de Quéops terminou de ser construída tinha 146 m de altura e 233 m de aresta da base. Sabendo que essa pirâmide é uma pirâmide regular quadrangular, calcule o volume dessa pirâmide. Cilindro O conceito de cilindro é muito importante. Em diversos lugares, encontramos aplicações intensas do uso de cilindros. Nas construções, observamos caixasd água, ferramentas, objetos, vasos de plantas, muitos deles com formas cilíndricas.

13 349 Ricardo Ferreira Paraizo h Planificação do cilindro Aula 14 Geometria espacial r Figura 14.6: Formato cilíndrico. Em um cilindro, a área lateral e total é dada por: S lateral = 2πrh S total = 2πr(h + r) S lateral Lê-se: área lateral do cilindro S total Lê-se: área total do cilindro h = altura do cilindro r = raio da circunferência π 3,14 E o volume o cilindro é calculado pela fórmula: V cilindro = πr 2 h V cilindro Lê-se: volume do cilindro O cilindro reto é também chamado cilindro de revolução. Isso porque o mesmo é gerado pela rotação de um retângulo em torno de um de seus lados.

14 350 Exemplo: e-tec Brasil Disciplina Quantos litros de água cabem no bebedouro para os cavalos, considerando o formato do bebedouro o mesmo da imagem a seguir. Ricardo Ferreira Paraizo Figura 14.7: O cavalo está matando a sede! Figura 14.8: Cilindro dentro do cilindro. Veja a solução: 25 cm H = cm r A C B A C B 94 cm I II III O recipiente é um cilindro dentro de um cilindro. O volume do recipiente que contém água é o cilindro interno. Para calcular o volume do cilindro interno: (1º passo) Calculamos o raio do cilindro interno (r): r = AB BC = = 22 cm r = raio do cilindro interno

15 (2º passo) Calculamos o volume do cilindro interno: 351 V cilindro interno = π R² H V cilindro interno = π (22)² 80 V cilindro interno = π = 38720π cm³ , ,8 cm³ = ,8 ml kl hl dal l dl Cl ml 1 2 1, Aula 14 Geometria espacial V cilindro interno = ,8 ml = 121,5808 litros Portanto, no bebedouro para os cavalos, cabem aproximadamente 121 litros de água. Agora, teste seus conhecimentos na atividade a seguir para depois continuar estudando os sólidos geométricos. Quantos m 2 de alumínio você precisará adquirir para construir um reservatório Atividade 2 Atende aos Objetivos 1 e 2 (sem tampa) do formato a seguir? Cone

16 352 Considere uma região plana limitada por uma curva suave fechada e um ponto P e-tec Brasil Disciplina fora desse plano. Denominamos cone ao sólido formado pela reunião de todos os segmentos de reta que têm uma extremidade em um ponto P (vértice) e a outra num ponto qualquer da região plana. g = GERATRIZ DO CONE Fonte: Michal Zacharzewski Figura 14.9: A casquinha do sorvete tem formato cônico.

17 Podemos calcular a área lateral do cone pela fórmula: 353 S lateral = πrg S lateral Lê-se: área lateral do cone. g = geratriz do cone r = raio do cone E a área total do cone é dada por: S total = π r(g + r) Aula 14 Geometria espacial S total Lê-se: área total do cone. Já para calcular o volume do cone, fazemos: V= 1 3 r2 h V = volume do cone h = altura do cone Vamos fazer um exemplo: Um cone circular reto de altura 3 2 cm tem volume igual a 18 2π cm³. Calcular o raio da base desse cone. Solução: 1 VCone =. Sb. h VCone =. π. R. h π =. π. R. 3 2 R = 18 R = 9. 2 R = 3 2 cm 3 Então, o raio da base desse cone é igual 3 2cm.

18 354 e-tec Brasil Disciplina Atividade 3 Atende ao Objetivo 1 Um cone circular reto tem altura de 8 cm e raio da base medindo 6 cm. Qual é sua área lateral em cm²? Tronco do cone Quando fazemos um corte horizontal no cone e jogamos fora a ponta, a parte que sobra é o tronco do cone. Observe a figura a seguir: um recipiente no formato de um tronco de cone. R Ricardo Ferreira Paraizo h Figura 14.10: Tanque para colocar água quente para filagem do queijo. O tanque representa um tronco de cone. Veja a fórmula para calcular o volume e a área lateral desse tronco de cone.

19 V tronco do cone = 1 3.π.h[R2 + Rr + r 2 ] 355 S lateral = π(r + r)g S total com tampa = π[r(g + R) + r(g + r)] S total com a tampa = área total do tronco, considerando que o mesmo tem uma superfície circular tampando o tanque na sua parte superior. V tronco do cone = volume do tronco do cone Aula 14 Geometria espacial S lateral = área lateral do tronco S total = área total do tronco h = altura do tronco do cone R = raio maior r = raio menor π 3,14 Saiba mais... No processamento do queijo mussarela, há uma etapa de filagem, que consiste em filar a massa em água quente a 75 80º C (isto é, a massa, ao ser colocada em água quente, torna-se elástica, capaz de ser amassada e esticada facilmente, formando fios compridos). Em seqüência, é feita a moldagem no formato desejado. Agora, mais uma vez, chegou a hora de praticar.

20 356 e-tec Brasil Disciplina Atividade 4 Atende aos Objetivos 1 e 2 Um depósito de cereais tem a forma da figura a seguir (um cilindro somado a um tronco de cone). Suas medidas estão assinaladas na figura. Calcule a capacidade em litros desse depósito: (use π =3,14) Esfera Do ponto de vista prático, a película fina que envolve um sólido esférico tem o formato esférico. Em um melão, por exemplo, a casca que envolve a fruta tem o formato esférico. Chris Windras Figura 14.11: Olhando com bons olhos, a casca do melão poderia ter formato de uma esfera. Fonte:

21 Empresas de laticínios que armazenam líquidos em tanques de formatos esféricos necessitam realizar cálculos de volumes de regiões esféricas. A fórmula para calcular o volume da esfera é dada por: V = 4 3 πr 3 V = volume da esfera R = raio da esfera π 3,14 Aula 14 Geometria espacial 357 Já para o cálculo da área da superfície esférica, fazemos: S = 4πR 2 S = área R = raio da esfera π 3,14 Veja como aplicar as fórmulas da circunferência no exemplo a seguir. Seja uma esfera de 58 cm de diâmetro. Determinar: a. a área dessa esfera; b. o volume dessa esfera. Vamos à solução: a. Como diâmetro é igual ao dobro do raio (D=2R), temos: 58 = 2R R= 29 cm (raio é igual a 29 cm) Para calcular a área da esfera, usamos: S = 4.π.R S = 4.π.29 = 116.π S 116.3,14 = 364,24 cm² Então, a área da esfera é aproximadamente igual a 364,24 cm². b. Para calcular o volume da esfera, usamos a fórmula: V =. π. R =. π. 29 =. π = 32518, 66πcm , 61cm O volume da esfera é aproximadamente ,61 cm³ Agora que você já conheceu os principais sólidos geométricos, continue praticando. Mãos à obra!

22 358 e-tec Brasil Disciplina Atividade 5 Atende ao Objetivo 1 Determine a área de uma esfera, sendo 2304π cm³ o seu volume. Atividade 6 Atende ao Objetivo 3 Veja as figuras a seguir. Coloque, ao lado de cada item localizado depois das imagens, a numeração que corresponde ao respectivo formato: Ricardo Ferreira Paraizo 5 6 7

23 Aula 14 Geometria espacial Ricardo Ferreira Paraizo a. Prismáticos:... b. Cilíndricos:... c. Cônicos:... d. Piramidais:... e. Esféricos:...

24 360 e-tec Brasil Disciplina Resumindo... A Geometria Espacial estuda as relações entre formas e medidas dos corpos geométricos que ocupam suas posições no espaço em que vivemos. Veja a seguir as tabelas, mostrando os principais sólidos geométricos com suas fórmulas de áreas e volumes: PRISMA RETO Área lateral Área total Volume S l = n.s 1 n= número de faces laterais S 1 = área de uma face lateral S t = S l + S b S b = Área da base V =S b.h h = altura PIRÂMIDE Área total Volume S t = S l + S b V = 1 3 S b.h CILINDRO Área total Volume S t = 2πr(h + r) r= raio da base do cilindro π 3,14 V = πr 2 h

25 361 CONE Aula 14 Geometria espacial Área da base S b = πr² Área lateral S l = πrg g = geratriz do cone Área total S T = πr(g + r) Volume V= 1 3 r2 h TRONCO DO CONE Área lateral Área total S l = π(r + r)g g = geratriz do tronco do cone S T = π[r(g + R) + r(g + r)] Volume V = 1 3.π.h[R2 + Rr + r 2 ] ESFERA Área da superfície esférica Volume S = 4πR 2 R= raio da esfera V = 4 3 πr 3

26 362 Informação sobre a próxima aula e-tec Brasil Disciplina Na próxima aula, você vai aprender a resolver e interpretar graficamente os sistemas de equações de 1º grau. Respostas das Atividades Atividade 1 Quando dizemos que uma pirâmide é regular, a sua base é formada por um polígono regular (lados iguais). V pirâmide = 1. S b. h 3 S base = 233² = m² V pirâmide = ,6m 3 3 Então, a pirâmide de Quéops tem um volume aproximado de ,6 m³. Atividade 2 Na verdade, estamos querendo calcular a área total de lataria para fazer um reservatório com o formato indicado. Vamos dividir o objeto em duas partes: Parte prismática (1º) Parte prismática A área da parte prismática consta de retângulos. Como já sabemos, para calcular a área de retângulo basta multiplicar a base pela altura. Então, teremos:

27 S da parte prismática = 2X1,5X0,7 + 2X0,7X1 363 S da parte prismática = 2,1 +1,4 =3,5 m² (2º) Parte semi-cilíndrica (meio cilindro) Agora vamos calcular a área da parte semi-cilíndrica. Para isso, primeiramente vamos calcular a metade da área lateral do cilindro e depois somar com as duas metades das áreas dos círculos. Então, teremos: Aula 14 Geometria espacial Parte semi-cilíndrica (veja que dois semi-círculos formam um círcul.) S lateral do cilindro = 2.π.r.h r = raio do cilindro h = altura do cilindro π 3,14 S lateral do cilindro = 2.π.r.h S lateral do cilindro = 2 3,14 1,5 = 4,71 m² S lateral do semi-cilindro = S S círculo = π.r 2 lateral do cilindro 2 2 4, 71 = 2, 35m , , 14 S círculo = 3, 14 0, = = = m Agora, vamos somar todas as áreas: S TOTAL = S da parte prismática + S lateral do semi-cilindro + S círculo = 3,5 + 2,35 +0,785 6,64 m² S = área A área total de lataria será de aproximadamente 6,64 m².

28 364 Atividade 3 e-tec Brasil Disciplina A área lateral de um cone circular reto pode ser calculada pela fórmula: S lateral = πrg x² = x = 100 g= 10 cm S lateral = πrg S lateral = π.6.10= 60π= 60.3,14 188,4 cm² Atividade 4 1º passo: Calcular o volume da parte cilíndrica (V 1 ). Parte cilíndrica do silo V 1 = π R² h V 1 = π (6)² 6 V 1 = π 36 6 V 1 = π (6)² 6 V 1 = 216π m³

29 2º passo: Calcular o volume da parte do tronco do cone (V 2 ). 365 Aula 14 Geometria espacial Parte em formato de tronco do cone do silo V 2 = 1 3 π h[r2 + R r + r 2 ] V 2 = 1 3 π 4[ ] V 2 = 1 3 V 2 = 1 3 π 4[ ] π 4[43] V 2 = π m³ 3º passo: Somar os volumes da parte cilíndrica V 1 (encontrado no 1º passo) com o volume da parte em forma de tronco de cone V 2 (encontrado no 2º passo). V total = V 1 + V 2 V total = 216π π somando as frações: V total = 648π + 172π 820π 820 3, , 8 = 858, 27m Como 1m³ = 1000 litros, então 858,27 m³ = litros A capacidade em litros do depósito é litros. Atividade 5 Como foi dado o volume da esfera, usamos a fórmula: V = 4 3 π. R π = 4 3 π. R = 4 3. R = 4R 3 3 = 1728 R= 1728 R= R = 12

30 366 Para calcular a área, usamos S = 4πR². e-tec Brasil Disciplina S = 4.π.(12)² S= 4.π.144 S= 576π S 1808,64 cm². Atividade 6 a. prismático: 1; 3; 8; 11 b. cilíndricos: 4; 9; 12; 13; 14; 17 c. cônicos: 6; 10; 15 d. piramidais: 2; 7 e. esféricos: 5; 16 Site consultado Disponível em: < grad2004/queijos/tipos.htm> Bibliografias complementares IEZZI Gelson. et al. Matemática vol ed. São Paulo: Atual, DANTE, Luiz Roberto. Matemática Contexto & Aplicações v.2. São Paulo: Ática, 1999.

Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016. Professora : Cristiane Fernandes

Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016. Professora : Cristiane Fernandes Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016 Professora : Cristiane Fernandes Pirâmide A pirâmide é uma figura geométrica espacial, um poliedro composto por uma base (triangular, pentagonal, quadrada, retangular,

Leia mais

GEOMETRIA MÉTRICA. As bases são polígonos congruentes. Os prismas são designados de acordo com o número de lados dos polígonos das bases.

GEOMETRIA MÉTRICA. As bases são polígonos congruentes. Os prismas são designados de acordo com o número de lados dos polígonos das bases. GEOMETRIA MÉTRICA 1- I- PRISMA 1- ELEMENTOS E CLASSIFICAÇÃO Considere o prisma: As bases são polígonos congruentes. Os prismas são designados de acordo com o número de lados dos polígonos das bases. BASES

Leia mais

V = 12 A = 18 F = = 2 V=8 A=12 F= = 2

V = 12 A = 18 F = = 2 V=8 A=12 F= = 2 Por: Belchior, Ismaigna e Jannine Relação de Euler Em todo poliedro convexo é válida a relação seguinte: V - A + F = 2 em que V é o número de vértices, A é o número de arestas e F, o número de faces. Observe

Leia mais

Definição A figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos à reta r, com uma extremidade num ponto do círculo R e a

Definição A figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos à reta r, com uma extremidade num ponto do círculo R e a CILINDRO Definição A figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos à reta r, com uma extremidade num ponto do círculo R e a outra no plano, denomina-se cilindro circular.

Leia mais

Matemática GEOMETRIA ESPACIAL. Professor Dudan

Matemática GEOMETRIA ESPACIAL. Professor Dudan Matemática GEOMETRIA ESPACIAL Professor Dudan CUBO Um hexaedro é um poliedro com 6 faces, um paralelepípedo retângulo com todas as arestas congruentes ( a= b = c). Exemplo O volume de uma caixa cúbica

Leia mais

Hewlett-Packard. Cilindros. Aulas 01 a 02. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard. Cilindros. Aulas 01 a 02. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard Cilindros Aulas 01 a 02 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário Cilindros... 1 Cilindro... 1 Elementos do cilindro... 1 O cilindro possui:... 1 Classificação... 1 O cilindro

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 16 CONE E CILINDRO. Professor Haroldo Filho

MATEMÁTICA MÓDULO 16 CONE E CILINDRO. Professor Haroldo Filho MATEMÁTICA Professor Haroldo Filho MÓDULO 16 CONE E CILINDRO 1. CILINDRO CIRCULAR Considere dois planos paralelos, α e β, seja R um círculo no plano α, seja s uma reta secante aos dois planos que não intersecta

Leia mais

Geometria Espacial Profº Driko

Geometria Espacial Profº Driko Geometria Espacial Profº Driko PRISMAS Sejam α e β dois planos paralelos distintos, uma reta r secante a esses planos e uma região poligonal convexa A1A2A3...An contida em α. Consideremos todos os segmentos

Leia mais

CONE Considere uma região plana limitada por uma curva suave (sem quinas), fechada e um ponto P fora desse plano.

CONE Considere uma região plana limitada por uma curva suave (sem quinas), fechada e um ponto P fora desse plano. CONE Considere uma região plana limitada por uma curva suave (sem quinas), fechada e um ponto P fora desse plano. Denominamos cone ao sólido formado pela reunião de todos os segmentos de reta que têm uma

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE 9º ANO ANO LECTIVO

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE 9º ANO ANO LECTIVO ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE 9º ANO ANO LECTIVO 2011-2012 Sólidos Geométricos NOME: Nº TURMA: Polígonos Um polígono é uma figura geométrica plana limitada por uma linha fechada.

Leia mais

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho Geometria Espacial Prismas e Cilindros Tarefa 2 Cursista: Maria Candida Pereira

Leia mais

OS PRISMAS. 1) Definição e Elementos :

OS PRISMAS. 1) Definição e Elementos : 1 OS PRISMAS 1) Definição e Elementos : Dados dois planos paralelos α e β, um polígono contido em um desses planos e um reta r, que intercepta esses planos, chamamos de PRISMA o conjunto de todos os segmentos

Leia mais

REGULARES POLIEDROS IRREGULARES

REGULARES POLIEDROS IRREGULARES GEOMETRIA ESPACIAL ESFERA OBLÍQUO RETO CILINDRO OBLÍQUO RETO CONE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO REGULAR OBLÍQUA RETA PIRÂMIDE REGULAR OBLÍQUO RETO PRISMA IRREGULARES ICOSAEDRO DODECAEDRO OCTAEDRO HEXAEDRO TETRAEDRO

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO 3º ANO ENSINO MÉDIO

DESENHO GEOMÉTRICO 3º ANO ENSINO MÉDIO DESENHO GEOMÉRICO º NO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: DENYS YOSHID PERÍODO: NOIE DESENHO GEOMÉRICO NO ENSINO MÉDIO - 016 1 Sumário 1.Pirâmide... 1.1 Elementos de uma pirâmide... 1. Classificação da pirâmide...

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Cilindros e Cones Lista A Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Cilindros e Cones Lista A Professor Marco Costa 1. Um tanque, na forma de um cilindro circular reto, tem altura igual a 3 m e área total (área da superfície lateral mais áreas da base e da tampa) igual a 20. m2. Calcule, em metros, o raio da base deste

Leia mais

Cilindro. Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Cilindro. Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: GEOMETRIA ESPACIAL: ESTUDO DOS CORPOS REDONDOS Os corpos redondos são os sólidos que tem superfícies curvas, como o cilindro, o cone e a esfera. A sua principal característica é o fato de não apresentarem

Leia mais

Nome: Nº Ano: Turma: Disciplina: Professor: Data: / / GABARITO - LISTA DE REFORÇO MATEMÁTICA 2 0 ANO EF

Nome: Nº Ano: Turma: Disciplina: Professor: Data: / / GABARITO - LISTA DE REFORÇO MATEMÁTICA 2 0 ANO EF Nome: Nº Ano: Turma: Disciplina: Professor: Data: / / GABARITO - LISTA DE REFORÇO MATEMÁTICA 2 0 ANO EF 01) Observando a figuras e simplesmente contando, determine o número de faces, arestas e o vértices

Leia mais

Geometria Métrica Espacial

Geometria Métrica Espacial UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Geometria Métrica Espacial

Leia mais

MATEMÁTICA. Geometria Espacial

MATEMÁTICA. Geometria Espacial MATEMÁTICA Geometria Espacial Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Geometria Espacial Conceitos primitivos São conceitos primitivos (e, portanto, aceitos sem definição) na Geometria espacial os

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA II EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA II EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016 INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (1) 1087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): º Ano:C1 Nº Professora: Marcilene Siqueira Gama COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

ZAILY MADEIROS.

ZAILY MADEIROS. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ CIEP BRIZOLÃO 223 OLYMPIO MARQUES DOS SANTOS PROFESSOR (A): ZAILY MADEIROS MATRÍCULA: 09382375 SÉRIE: 2ºANO DO ENSINO MÉDIO

Leia mais

Lista de exercícios de Geometria Espacial 2017 Prof. Diego. Assunto 1 Geometria Espacial de Posição

Lista de exercícios de Geometria Espacial 2017 Prof. Diego. Assunto 1 Geometria Espacial de Posição Assunto 1 Geometria Espacial de Posição (01). Considere um plano a e um ponto P qualquer no espaço. Se por P traçarmos a reta perpendicular a a, a intersecção dessa reta com a é um ponto chamado projeção

Leia mais

Matemática 6.º ano. 1. Determine o valor das seguintes expressões e apresente o resultado como uma potência. Mostre como chegou ao resultado.

Matemática 6.º ano. 1. Determine o valor das seguintes expressões e apresente o resultado como uma potência. Mostre como chegou ao resultado. 1. Determine o valor das seguintes expressões e apresente o resultado como uma potência. Mostre como chegou ao resultado. a) ( 3 4 )25 : ( 3 4 )15 5 10 b) 15 35 : 5 35 3 45 2. Calcule o valor das seguintes

Leia mais

3º TRIMESTRE DE 2016

3º TRIMESTRE DE 2016 COLÉGIO MILITAR DO RIO E JANEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES GEOMETRIA ESPACIAL º ANO DO ENSINO MÉDIO Equipe: Prof. Cap Boente, Prof Magda, Prof Fernando e Prof Zamboti 3º TRIMESTRE DE 06 PRISMAS

Leia mais

Pirâmide, cone e esfera

Pirâmide, cone e esfera A UA UL LA Pirâmide, cone e esfera Introdução Dando continuidade à unidade de Geometria Espacial, nesta aula vamos estudar mais três dos sólidos geométricos: a pirâmide, o cone e a esfera. Nossa aula A

Leia mais

GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL

GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL .. PARALELEPÍPEDOS RETÂNGULOS Um paralelepípedo retângulo é um prisma reto cujas bases são retângulos. AB CD A' B' C' D' a BC AD B' C' A' D' b COMPRIMENTO LARGURA AA' BB' CC'

Leia mais

Módulo Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera. Esfera. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Módulo Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera. Esfera. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Geometria Espacial - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera Esfera. a série E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Geometria Espacial - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera. Esfera.

Leia mais

π y 2 6 π 8 3 (2,42 + 3, ,4 3,6) y ,22 ( ) y 2 0,64 19 y 2 12,16cm. Tomando π = 3, o volume do cone será dado por: Vcilindro

π y 2 6 π 8 3 (2,42 + 3, ,4 3,6) y ,22 ( ) y 2 0,64 19 y 2 12,16cm. Tomando π = 3, o volume do cone será dado por: Vcilindro Resposta da questão 1: [B] π.5.6 olume do cone = = 50 π cm olume do líquido do cilindro da figura : 65π - 50π = 575π Altura do líquido do cilindro da figura : π.5.h = 575π h = cm. Na figura, temos: = 0

Leia mais

Cilindro. MA13 - Unidade 23. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT

Cilindro. MA13 - Unidade 23. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT Cilindro MA13 - Unidade 23 Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT Cilindro Em um plano H considere uma curva simples fechada C e seja r uma

Leia mais

1) Em cada Prisma representado a seguir, calcule a área da base (A b ), a área lateral (A L ), a área total (A T ) e o volume (V):

1) Em cada Prisma representado a seguir, calcule a área da base (A b ), a área lateral (A L ), a área total (A T ) e o volume (V): EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO GEOMETRIA SÓLIDA ÁREAS E VOLUMES DE PRISMAS, CILINDROS E CONES 2 a SÉRIE ENSINO MÉDIO 2011 ==========================================================================================

Leia mais

1) Um prisma reto de base regular apresenta aresta da base igual a 20 cm e altura igual a 15 cm. Determine:

1) Um prisma reto de base regular apresenta aresta da base igual a 20 cm e altura igual a 15 cm. Determine: I) PRISMAS 1) Um prisma reto de base regular apresenta aresta da base igual a 20 cm e altura igual a 15 cm. Determine: a) a área da base, o apótema da base, a área lateral, área total e volume considerando

Leia mais

Poliedross. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 23 Poliedros 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA

Poliedross. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 23 Poliedros 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA Poliedross 1.5 Superfície poliédrica fechada Uma superfície poliédrica fechada é composta de um número finito (quatro ou mais) de superfícies poligonais planas, de modo que cada lado de uma dessas superfícies

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL TETRAEDRO HEXAEDRO OCTAEDRO DODECAEDRO ICOSAEDRO REGULARES RETO POLIEDROS OBLÍQUO PRISMA REGULAR IRREGULARES RETA OBLÍQUA PIRÂMIDE

GEOMETRIA ESPACIAL TETRAEDRO HEXAEDRO OCTAEDRO DODECAEDRO ICOSAEDRO REGULARES RETO POLIEDROS OBLÍQUO PRISMA REGULAR IRREGULARES RETA OBLÍQUA PIRÂMIDE GEOMETRIA ESPACIAL SÓLIDOS GEOMÉTRICOS POLIEDROS REGULARES SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO IRREGULARES CONE TETRAEDRO HEXAEDRO OCTAEDRO DODECAEDRO ICOSAEDRO ESFERA CILINDRO PRISMA PIRÂMIDE RETO OBLÍQUO RETO RETO

Leia mais

Resumo de Geometria Espacial Métrica

Resumo de Geometria Espacial Métrica 1) s. esumo de Geometria Espacial Métrica Extensivo - São João da Boa Vista Matemática - Base Base Base Base Base oblíquo reto quadrangular regular exagonal regular triangular regular Base Fórmulas dos

Leia mais

PRISMAS E PIRÂMIDES 1. DEFINIÇÕES (PRISMAS) MATEMÁTICA. Prisma oblíquo: as arestas laterais são oblíquas aos planos das bases.

PRISMAS E PIRÂMIDES 1. DEFINIÇÕES (PRISMAS) MATEMÁTICA. Prisma oblíquo: as arestas laterais são oblíquas aos planos das bases. PRISMAS E PIRÂMIDES. DEFINIÇÕES (PRISMAS) Chama-se prisma todo poliedro convexo composto por duas faces (bases) que são polígonos congruentes contidos em planos paralelos e as demais faces (faces laterais)

Leia mais

3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo

3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo 3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo LISTA DE ESTUDO.. Áreas 1. Calcule a área da região mais escura. 2. Um quadrado tem área de 25 cm 2. O que

Leia mais

Exercícios Obrigatórios

Exercícios Obrigatórios Exercícios Obrigatórios 1) (UFRGS) A figura abaixo, formada por trapézios congruentes e triângulos equiláteros, representa a planificação de um sólido. Esse sólido é um (a) tronco de pirâmide. (b) tronco

Leia mais

LISTA 4 = PIRÂMIDES E CONES

LISTA 4 = PIRÂMIDES E CONES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO - INSTITUTO DE MATEMÁTICA LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA Professores: Luis Mazzei e Mariana Duro Acadêmicos: Marcos Vinícius

Leia mais

Cones, cilindros, esferas e festividades, qual a ligação?

Cones, cilindros, esferas e festividades, qual a ligação? Cones, cilindros, esferas e festividades, qual a ligação? Helena Sousa Melo hmelo@uac.pt Professora do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores Publicado no jornal Correio dos Açores em 5

Leia mais

1. (Ufrgs 2011) No hexágono regular representado na figura abaixo, os pontos A e B possuem, respectivamente, coordenadas (0, 0) e (3,0).

1. (Ufrgs 2011) No hexágono regular representado na figura abaixo, os pontos A e B possuem, respectivamente, coordenadas (0, 0) e (3,0). Nome: nº Professor(a): Série: 2º EM. Turma: Data: / /2013 Nota: Sem limite para crescer Bateria de Exercícios Matemática II 3º Trimestre 1º Trimestre 1. (Ufrgs 2011) No hexágono regular representado na

Leia mais

U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA!

U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! 1 U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! http://ueedgartito.wordpress.com RESUMO DE GEOMETRIA ESPACIAL São conceitos primitivos ( e, portanto,

Leia mais

Volumes (prismas e cilindros) Áreas (prismas e cilindros) Volumes (pirâmides e cones) Áreas (pirâmides e cones)

Volumes (prismas e cilindros) Áreas (prismas e cilindros) Volumes (pirâmides e cones) Áreas (pirâmides e cones) Volumes (prismas e cilindros) Áreas (prismas e cilindros) Volumes (pirâmides e cones) Áreas (pirâmides e cones) A geometria é um ramo da matemática que se dedica ao estudo do espaço e das figuras que podem

Leia mais

Centro de Estudos Gilberto Gualberto Ancorando a sua aprendizagem e) 4. b) 3 3

Centro de Estudos Gilberto Gualberto Ancorando a sua aprendizagem e) 4. b) 3 3 e) 4 GEOMETRIA ESPACIAL FGV Questão 01 - (FGV /017) O líquido AZ não se mistura com a água. A menos que sofra alguma obstrução, espalha-se de forma homogênea sobre a superfície da água formando uma fina

Leia mais

Módulo Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera. Cone. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Módulo Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera. Cone. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Geometria Espacial - olumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera Cone. ano/e.m. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Geometria Espacial - olumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera. Cone. 1 Exercícios

Leia mais

Equação da circunferência e Geometria Espacial

Equação da circunferência e Geometria Espacial COLÉGIO PEDRO II CAMPUS REALENGO II LISTA DE APROFUNDAMENTO - ENEM MATEMÁTICA PROFESSOR: ANTÔNIO ANDRADE COORDENADOR: DIEGO VIUG Equação da circunferência e Geometria Espacial Questão 01 No plano cartesiano,

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento Mat Geom Espacial

Exercícios de Aprofundamento Mat Geom Espacial 1. (Fuvest 015) No cubo ABCDEFGH, representado na figura abaixo, cada aresta tem medida 1. Seja M um ponto na semirreta de origem A que passa por E. Denote por θ o ângulo BMH e por x a medida do segmento

Leia mais

FÁTIMA HELENA COSTA DIAS. institucional: MATEMÁTICA NA ESCOLA, 2ª SÉRIE, 2º BIMESTRE. Tutor: Daiana da Silva Leite

FÁTIMA HELENA COSTA DIAS.  institucional: MATEMÁTICA NA ESCOLA, 2ª SÉRIE, 2º BIMESTRE. Tutor: Daiana da Silva Leite FÁTIMA HELENA COSTA DIAS e-mail institucional: fhelena@educacao.rj.gov.br MATEMÁTICA NA ESCOLA, 2ª SÉRIE, 2º BIMESTRE Tutor: Daiana da Silva Leite Grupo: 05 Tarefa 4 Duração Prevista: 290 minutos, distribuídos

Leia mais

Definição e elementos. Um plano Um círculo C contido em Um ponto V que não pertence a

Definição e elementos. Um plano Um círculo C contido em Um ponto V que não pertence a CONE Cones Definição e elementos Um plano Um círculo C contido em Um ponto V que não pertence a Elementos do cone Base: é o círculo C, de centro O, situado no plano Vértice: é o ponto V Elementos do cone

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP 463 - João Borges Barreto - Ururai Campos dos Goytacazes/RJ PROFESSOR: Príscila Henriques Gomes Oliveira MATRÍCULA:

Leia mais

Onde: É no triângulo retângulo que vale a máxima Pitagórica: O quadrado da. a b c

Onde: É no triângulo retângulo que vale a máxima Pitagórica: O quadrado da. a b c 1 Sumário TRIGONOMETRIA... GEOMETRIA ESPACIAL...8 Geometria Plana Fórmulas Básicas...8 Prismas... 11 Cilindro... 18 Pirâmide... 1 Cone... 4 Esferas... 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... TRIGONOMETRIA Trigonometria

Leia mais

Geometria Espacial: Sólidos Geométricos

Geometria Espacial: Sólidos Geométricos Aluno(a): POLIEDROS E PRISMA (1º BIM) Noções Sobre Poliedros Denominam-se sólidos geométricos as figuras geométricas do espaço. Entre os sólidos geométricos, destacamos os poliedros e os corpos redondos.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012. Plano de Trabalho 2 PIRÂMIDES E CONES

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012. Plano de Trabalho 2 PIRÂMIDES E CONES FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012 Plano de Trabalho 2 PIRÂMIDES E CONES Cursista: Izabel Leal Vieira Tutor: Paulo Alexandre Alves de Carvalho 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO.......................................

Leia mais

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Desenho Técnico Material de aula Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Geometria Conversão de unidades Polígonos e sólidos Escala Desenho

Leia mais

REGULARES POLIEDROS IRREGULARES

REGULARES POLIEDROS IRREGULARES GEOMETRIA ESPACIAL ESFERA OBLÍQUO RETO CILINDRO OBLÍQUO RETO CONE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO REGULAR OBLÍQUA RETA PIRÂMIDE REGULAR OBLÍQUO RETO PRISMA IRREGULARES ICOSAEDRO DODECAEDRO OCTAEDRO HEXAEDRO TETRAEDRO

Leia mais

Exercícios de Revisão

Exercícios de Revisão Professor: Cassio Kiechaloski Mello Disciplina: Matemática Exercícios de Revisão Geometria Analítica Geometria Plana Geometria Espacial Números Complexos Polinômios Na prova de recuperação final, não será

Leia mais

UNITAU APOSTILA CILINDROS PROF. CARLINHOS

UNITAU APOSTILA CILINDROS PROF. CARLINHOS ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA CILINDROS PROF. CARLINHOS NOME DO ALUNO: Nº TURMA: 1 CILINDROS Na figura abaixo, temos: - Dois planos paralelos α e β; - Um círculo contido em

Leia mais

Elementos do cone Em um cone, podem ser identificados vários elementos:

Elementos do cone Em um cone, podem ser identificados vários elementos: Cones O conceito de cone Considere uma região plana limitada por uma curva suave (sem quinas), fechada e um ponto P fora desse plano. Denominamos cone ao sólido formado pela reunião de todos os segmentos

Leia mais

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Espacial 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Espacial 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Espacial 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Professor: Hermes Jardim Disciplina: Matemática Lista 1 1º Bimestre 2012 Aluno(a): Número: Turma: 1) Resolva

Leia mais

Prismas e. cilindros

Prismas e. cilindros FORMAÇÃO CONTINUADA MATEMÁTICA PLANO DE TRABALHO 2 2º BIMESTRE Prismas e cilindros NOME: JOSIANE ALVES DA SILVA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO TUTURA: SUSI CRISTINA GRUPO: 03 2014 SUMÁRIO 1 Introdução... 03

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Professora Sonia Regina Scudese PROFESSOR: Jozilaine Moreira Franklin dos Santos MATRÍCULA: 09583501

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE 1ª. SÉRIE Exercícios de PA e PG 1. Determinar o 61º termo da PA ( 9,13,17,21,...) Resp. 249 2. Determinar a razão da PA ( a 1,a 2, a 3,...) em que o primeiro

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PRISMAS, PIRÂMIDES, CILINDROS E CONES PROF. FLABER

LISTA DE EXERCÍCIOS PRISMAS, PIRÂMIDES, CILINDROS E CONES PROF. FLABER ALUNO(A): TURMA: Nº Caro aluno, Esta lista de exercícios tem como objetivo auxiliá-lo e orientá-lo no estudo para que possa melhorar seu desempenho na Prova Oficial. Resolva os exercícios com dedicação.

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Volume Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Volume Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Volume Prof. Dudan Matemática VOLUME DEFINIÇÃO As medidas de volume possuem grande importância nas situações envolvendo capacidades de sólidos. Podemos definir volume como

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ COLÉGIO ESTADUAL DOM JOÃO VI

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ COLÉGIO ESTADUAL DOM JOÃO VI FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ COLÉGIO ESTADUAL DOM JOÃO VI Professora: ANA PAULA LIMA Matrículas: 09463027/09720475 Série: 2º ANO ENSINO MÉDIO Tutora: KARINA

Leia mais

Conteúdo: Usar a realidade aumentada para mostrar os elementos da pirâmide para cálculo do volume.( base e a altura da pirâmide).

Conteúdo: Usar a realidade aumentada para mostrar os elementos da pirâmide para cálculo do volume.( base e a altura da pirâmide). ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL Componente Curricular: Matemática Professores Ministrantes: Leandro Série/ Ano letivo: 2º ano 2013 Data: AULA 2.1 Conteúdo: Usar a realidade aumentada para mostrar

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL

GEOMETRIA ESPACIAL GEOMETRIA ESPACIAL - 016 1. (Unicamp 016) Considere os três sólidos exibidos na figura abaixo, um cubo e dois paralelepípedos retângulos, em que os comprimentos das arestas, a e b, são tais que a b 0.

Leia mais

Matemática Geometria Espacial. Professor Bacon

Matemática Geometria Espacial. Professor Bacon Matemática Geometria Espacial Professor Bacon Prismas Volume Fórmula Geral: V= A.base x Altura (h) Área lateral = soma das áreas laterais Um caminhão basculante tem a carroceria com as dimensões indicadas

Leia mais

Geometria Espacial - Prismas

Geometria Espacial - Prismas Geometria Espacial - Prismas ) As três dimensões de um paralelepípedo reto retângulo de volume 05 m, são proporcionais a, e 5. A soma do comprimento de todas as arestas é: a) 08m b) 6m c) 80m d) m 7m )

Leia mais

a) 1m. b) 0,5 m. c) 0,6 m. d) 0,314 m. e) 0,628 m. que S pertence à reta determinada por A e E e que AE 2cm, AD 4cm e AB 5cm. sólido seja igual a 4 3

a) 1m. b) 0,5 m. c) 0,6 m. d) 0,314 m. e) 0,628 m. que S pertence à reta determinada por A e E e que AE 2cm, AD 4cm e AB 5cm. sólido seja igual a 4 3 Lista 06 Matemática Geometria Espacial 1. (Fuvest 015) A grafite de um lápis tem quinze centímetros de comprimento e dois milímetros de espessura. Dentre os valores abaixo, o que mais se aproxima do número

Leia mais

Geometria Espacial. 1) Poliedros convexos

Geometria Espacial. 1) Poliedros convexos 1) Poliedros convexos Geometria Espacial Observe os sólidos abaixo cujas faces são polígonos convexos. Podemos observar que: a) Cada aresta é comum a duas e somente a duas faces b) Duas faces nunca estão

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 3ª PROVA SUBSTITUTIVA DE MATEMÁTICA Professor(a): Cláudia e Gustavo Valor da Prova: 65 pontos

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 3ª PROVA SUBSTITUTIVA DE MATEMÁTICA Professor(a): Cláudia e Gustavo Valor da Prova: 65 pontos ª PROA SUBSTITUTIA DE MATEMÁTICA 01 Aluno(a): Nº Ano: º Turma: Data: Nota: Professor(a): Cláudia e Gustavo alor da Prova: 5 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 17 ) alor das questões:

Leia mais

Lista 19 - GEOMETRIA ESPACIAL (Cilindros e Cones)

Lista 19 - GEOMETRIA ESPACIAL (Cilindros e Cones) Lista 19 - GEOMETRIA ESPACIAL (Cilindros e Cones) 1) Um tipo de descarga de água para vaso sanitário é formado por um cilindro com altura de m e diâmetro interno de 8 cm. Então, dos valores abaixo, o mais

Leia mais

Resposta: A Matemática B 2ª série 1º trimestre Prismas Tarefa 10

Resposta: A Matemática B 2ª série 1º trimestre Prismas Tarefa 10 2011 - Matemática B 2ª série 1º trimestre Prismas Tarefa 9 1) As dimensões de um paralelepípedo retângulo são 12 cm, 15 cm e 16 cm. A área total(em cm²) e a medida da diagonal (em cm) são iguais, respectivamente

Leia mais

Cone. MA13 - Unidade 23. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT

Cone. MA13 - Unidade 23. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT Cone MA13 - Unidade 23 Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT Cone Em um plano H considere uma curva simples fechada C e seja V um ponto fora

Leia mais

REVISÃO UNIOESTE 2016 MATEMÁTICA GUSTAVO

REVISÃO UNIOESTE 2016 MATEMÁTICA GUSTAVO REVISÃO UNIOESTE 01 MATEMÁTICA GUSTAVO 1 Considere a figura: Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de metros de lado, conforme a figura

Leia mais

Módulo Geometria Espacial II - volumes e áreas de prismas e pirâmides. Volumes e o Princípio de Cavalieri. 3 ano/e.m.

Módulo Geometria Espacial II - volumes e áreas de prismas e pirâmides. Volumes e o Princípio de Cavalieri. 3 ano/e.m. Módulo Geometria Espacial II - volumes e áreas de prismas e pirâmides Volumes e o Princípio de Cavalieri. 3 ano/e.m. Volumes e o Princípio de Cavalieri. Geometria Espacial II - volumes e áreas de prismas

Leia mais

V= V = AULA 7 - GEOMETRIA ESPACIAL CONE DE REVOLUÇÃO. Área Lateral

V= V = AULA 7 - GEOMETRIA ESPACIAL CONE DE REVOLUÇÃO. Área Lateral UL 7 - GEOMETRI ESPCIL Área Lateral CONE DE REVOLUÇÃO É um sólido gerado pela rotação completa de um triângulo retângulo em torno de um de seus catetos. Elementos: R é o raio da base g é a geratriz h é

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE EXERCÍCIOS DE REVISÃO ENSINO MÉDIO 4º. BIMESTRE 1ª. SÉRIE Exercícios de PA e PG 1. Determinar o 61º termo da PA ( 9,13,17,21,...) Resp. 249 2. Determinar a razão da PA ( a 1,a 2, a 3,...) em que o primeiro

Leia mais

Geometria Espacial - AFA

Geometria Espacial - AFA Geometria Espacial - AFA 1. (AFA) O produto da maior diagonal pela menor diagonal de um prisma hexagonal regular de área lateral igual a 1 cm e volume igual a 1 cm é: 10 7. 0 7. 10 1. (D) 0 1.. (AFA) Qual

Leia mais

RaizDoito. 1. Num referencial o.m. do plano, considere a reta r de equação x = -5.

RaizDoito. 1. Num referencial o.m. do plano, considere a reta r de equação x = -5. 1. Num referencial o.m. do plano, considere a reta r de equação x = -5. Qual dos seguintes pares de pontos define uma reta perpendicular à reta r? (A) (B) ( C) (D) 2. A condição que define o domínio plano

Leia mais

REVISÃO Lista 11 Geometria Espacial. para área lateral, total, V para volume, d para diagonal, h para altura, r para raio, g para geratriz )

REVISÃO Lista 11 Geometria Espacial. para área lateral, total, V para volume, d para diagonal, h para altura, r para raio, g para geratriz ) NOME: ANO: º Nº: PROFESSOR(A): Ana Luiza Ozores DATA: Algumas definições (Nas fórmulas a seguir, vamos utilizar aqui REVISÃO Lista Geometria Espacial A B para área da base, para área lateral, total, V

Leia mais

Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar

Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar Exercícios de Revisão 1º no Ensino Médio Prof. Osmar 1.- Sendo = { x Z / 0 x 2 } e = { y Z / 0 x 5}. esboce o gráfico da função f : tal que y = 2 x + 1 e dê seu conjunto imagem. 2.- No gráfico abaixo de

Leia mais

c) o volume do cone reto cujo vértice é o centro da esfera e a base é o círculo determinado pela intersecção do plano com a esfera.

c) o volume do cone reto cujo vértice é o centro da esfera e a base é o círculo determinado pela intersecção do plano com a esfera. Esferas forças armadas 1 (FUVEST) Uma superfície esférica de raio 1 é cortada por um plano situado a uma distância de 1 do centro da superfície esférica, determinando uma circunferência O raio dessa circunferência

Leia mais

Módulo Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera. Cilindro. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Módulo Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera. Cilindro. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera Cilindro. 3 ano/e.m. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindro, Cone e Esfera.

Leia mais

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B.

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B. Noções de Geometria Professora: Gianni Leal 6º B. Figuras geométricas no espaço: mundo concreto e mundo abstrato Mundo concreto: é mundo no qual vivemos e realizamos nossas atividades. Mundo abstrato:

Leia mais

2. (Fuvest 2005) A base ABCD da pirâmide ABCDE é um retângulo de lados AB = 4 e BC = 3.

2. (Fuvest 2005) A base ABCD da pirâmide ABCDE é um retângulo de lados AB = 4 e BC = 3. 1. (Fuvest 2004) No sólido S representado na figura ao lado, a base ABCD é um retângulo de lados AB = 2Ø e AD = Ø; as faces ABEF e DCEF são trapézios; as faces ADF e BCE são triângulos eqüiláteros e o

Leia mais

Geometria Espacial Cilindro, Cone, Esfera, Inscrição e Circunscrição

Geometria Espacial Cilindro, Cone, Esfera, Inscrição e Circunscrição Geometria Espacial Cilindro, Cone, Esfera, Inscrição e Circunscrição Enem 15 semanas 1. Um quadrado de lados medindo 1 cm sofre uma rotação completa em torno de um eixo paralelo a um de seus lados. A distância

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: Matemática Série: 2ª Professor (a): Ana Cristina Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Relação da matéria para a recuperação final. 2º Colegial / Geometria / Jeca

Relação da matéria para a recuperação final. 2º Colegial / Geometria / Jeca Relação da matéria para a recuperação final. º olegial / eometria / Jeca ula 33 - eometria métrica do espaço - Prisma reto. ula 34 - Paralelepípedo retorretângulo. ula 35 - ubo. ula 36 - Prisma regular.

Leia mais

10 11 Escola Municipal Francis Hime SÓLIDOS GEOMÉTRICOS 6º ANO Nome: 1601 Geometria: Uma ciência de muitos povos A geometria, assim como as ciências, nasceu das necessidades e das observações do homem.

Leia mais

EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS:

EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS: EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS: 32 - Sabendo-se que um ângulo externo de um triângulo retângulo mede 287, quais os valores dos ângulos internos deste? 37 - Assinale qual dos polígonos abaixo possui todos

Leia mais

Hewlett-Packard PRISMAS. Aulas 01 e 02. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos

Hewlett-Packard PRISMAS. Aulas 01 e 02. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Hewlett-Packard PRISMAS Aulas 01 e 02 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 2016 Sumário PRISMAS... 1 CLASSIFICAÇÃO DE UM PRISMA... 1 ÁREAS EM UM PRISMA... 1 EXERCÍCIOS FUNDAMENTAIS...

Leia mais

Roteiro de Estudos do 2º Trimestre 2ª Série Disciplina: Geometria Professor: Hugo P.

Roteiro de Estudos do 2º Trimestre 2ª Série Disciplina: Geometria Professor: Hugo P. Roteiro de Estudos do º Trimestre ª Série Disciplina: Geometria Professor: Hugo P Conteúdos para Avaliação Trimestral: Pirâmides; Cones; Cilindros; Cálculos de área lateral; área total; volume Problemas

Leia mais

OS PRISMAS. 1) Conceito :

OS PRISMAS. 1) Conceito : 1 SÍNTESE DE CONTEÚDO MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE - ENSINO MÉDIO ASSUNTO : OS PRISMAS NOME :...NÚMERO :... TURMA :... ============================================================ OS PRISMAS 1) Conceito :

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL CONTEÚDOS. Capacidade e volume Poliedros Pirâmides Cilindros Cone Esfera AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS

GEOMETRIA ESPACIAL CONTEÚDOS. Capacidade e volume Poliedros Pirâmides Cilindros Cone Esfera AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS GEOMETRIA ESPACIAL CONTEÚDOS Capacidade e volume Poliedros Pirâmides Cilindros Cone Esfera AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Capacidade e volume Na receita de bolo estava indicado 500 ml de leite ou 500 cm³?

Leia mais

3º ANO DO ENSINO MÉDIO. 1.- Quais são os coeficientes angulares das retas r e s? 60º 105º. 0 x x. a) Escreva uma equação geral da reta r.

3º ANO DO ENSINO MÉDIO. 1.- Quais são os coeficientes angulares das retas r e s? 60º 105º. 0 x x. a) Escreva uma equação geral da reta r. EXERCÍCIOS DE REVISÃO 3º BIMESTRE GEOMETRIA ANALÍTICA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 1.- Quais são os coeficientes angulares das retas r e s? s 60º 105º r 2.- Considere a figura a seguir: 0 x r 2 A C -2 0 2 5

Leia mais

Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes

Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Aula 12 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar as grandezas geométricas: perímetro, área e volume. Objetivos Após

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON PROFJWPS@GMAIL.COM DEFINIÇÕES GEOMETRIA PLANA Ponto: Um elemento do espaço que define uma posição. Reta: Conjunto infinito de pontos. Dois pontos são

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DO RIO E JANEIRO. Equipe: Prof. Cap Boente, Prof Magda, Prof Zamboti e Prof Fernando 3º TRIMESTRE DE 2016

COLÉGIO MILITAR DO RIO E JANEIRO. Equipe: Prof. Cap Boente, Prof Magda, Prof Zamboti e Prof Fernando 3º TRIMESTRE DE 2016 COLÉGIO MILITR DO RIO E JNEIRO LIST 3 DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTRES GEOMETRI ESPCIL º NO DO ENSINO MÉDIO Equipe: Prof. Cap Boente, Prof Magda, Prof Zamboti e Prof Fernando 3º TRIMESTRE DE 016 CILINDRO Sejam

Leia mais