Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes"

Transcrição

1 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Aula 12 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental

2 Meta Apresentar as grandezas geométricas: perímetro, área e volume. Objetivos Após o estudo desta aula, você deverá ser capaz de: 1. transformar uma unidade de medida de comprimento em outra; 2. calcular a área de algumas das principais figuras geométricas planas; 3. transformar uma unidade de área em outra; 4. transformar uma unidade de volume em outra; 5. resolver problemas de aplicação de transformação de medidas e cálculo de áreas das figuras planas. Pré-requisito Para acompanhar esta aula, é importante ter em mãos: cartolina, cola e tesoura.

3 A origem do cálculo de área 289 Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje, a ocupação de terras para plantar, morar e armazenar alimentos tem sido uma preocupação dos cidadãos, que as ocupam, e do governo, que cobra impostos pela ocupação. Na sua profissão, você vai lidar com medidas a todo o momento. Por exemplo: para saber a quantidade de ração necessária para sustentar um determinado animal, você precisará entender de volume. Para saber quantos canteiros retangulares poderá construir numa fazenda, você vai precisar entender o cálculo de área. Nesta aula vamos desenvolver algumas aplicações importantes que poderá observar no seu dia-a-dia. Mas este assunto não pára por aqui; você manterá contato com ele com muita freqüência nas disciplinas técnicas de seu curso e na prática profissional. Estude com muita atenção e desenvolva as atividades com cuidado e dedicação. Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Vamos medir Vamos iniciar analisando as formas de alguns objetos. Por exemplo, uma caixa de leite tem formato de um paralelepípedo retângulo. Figura 12.1: A caixa de leite tem formato de um paralelepípedo retângulo (prisma). Podemos medir o seguimento AB utilizando a régua. A mesma ação pode ser empregada para medir o perímetro da folha de seu caderno. Você lembra o que é perímetro? É a soma dos lados de uma figura plana. Medir o perímetro do caderno é somar a medida dos quatro lados da folha do caderno.

4 290 e-tec-brasil Matemática Instrumental Escrever na folha de caderno: O perímetro (2p) é: 2p = 279, , , ,9 Logo, 2p = 990,6 mm Medidas de comprimento Desde a Antigüidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada povo possuía sua própria unidade. Com o desenvolvimento do comércio, ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com tantas medidas diferentes. Era necessário que se adotasse um padrão de medida único para cada SISTEMA MÉTRICO grandeza. Foi assim que, em 1791, surgiu o SISTEMA MÉTRICO DECIMAL. DECIMAL Faz parte do sistema internacional (SI) de unidades. Este é adotado no Brasil e tem como unidade principal e fundamental o metro. Saiba mais... Metro A palavra metro tem origem grega métron e significa o que mede. Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro corresponde a uma fração da circunferência da Terra, mais precisamente a décima milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador, no meridiano que passa por Paris. No Brasil, o metro foi adotado oficialmente em 1928.

5 Além do metro, que é a unidade fundamental de comprimento, existem ainda seus múltiplos e submúltiplos, cujos nomes são formados pelos prefixos: quilo, hecto, deca, deci, centi e mili. Mudança de unidades de comprimento Utilizamos os múltiplos do metro para medir grandes distâncias e os submúltiplos para medir pequenas distâncias. Veja os múltiplos e submúltiplos do metro na tabela a seguir: Tabela 12.1: Múltiplos e submúltiplos do metro. Múltiplos Unidade Fundamental Submúltiplos quilômetro hectômetro decâmetro metro decímetro centímetro milímetro km hm dam m dm cm mm 1.000m 100m 10m 1m 0,1m 0,01m 0,001m Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes 291 Observe que cada unidade de comprimento é dez vezes maior que a unidade imediatamente inferior. km = quilômetro (mil vezes o metro) hm = hectômetro (cem vezes o metro) dam = decâmetro (dez vezes o metro) m = metro (unidade fundamental) dm = decímetro (décimo do metro) cm = centímetro (centésimo do metro) mm = milímetro (milésimo do metro) Para a mudança de unidade no sistema métrico decimal, podemos usar uma regra prática, que explicaremos logo a seguir. Por exemplo: o comprimento do terreno retangular onde fica a minha casa é 55,6 m. Quantos centímetros correspondem a essa medida?

6 292 e-tec-brasil Matemática Instrumental Observe que dessa forma lemos a medida em metros. Então, se eu colocar a vírgula a direita do zero, lemos centímetros (cm). Ou seja, 55,6 metros (m) equivalem a centímetros (cm). Saiba mais... Comprimento da circunferência Para medir o comprimento (l) de uma circunferência, usamos a fórmula: l = 2.π.r Onde: l = comprimento da circunferência R = raio da circunferência π 3,14 (o valor de π é aproximadamente 3,14) Exemplo: Quantos metros de arame farpado você precisa usar para dar uma volta completa num cercado circular de 20 metros de raio? Substituindo na fórmula, temos: l = 2.π.r l = 2. 3, l = 125,60 m Portanto, você vai precisar de 125,60 metros de arame para dar uma volta completa num cercado circular.

7 Outro exemplo: 293 Agora, vamos transformar 234 cm em dm. A medida é 234 cm = 234,0 cm. Veja a tabela: km hm dam m dm cm mm 2 3 4, 0 Observe que o último algarismo antes da vírgula e a própria vírgula devem ficar na coluna da unidade indicada inicialmente, ou seja, na coluna do cm. Depois disso, deslocamos a vírgula para a unidade desejada. Veja: A vírgula desloca-se para o dm: km hm dam m dm cm mm 2 3, 4 0 Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Logo, 234 cm = 23,4 dm. A seguir, há uma atividade para que você pratique um pouco e fixe esse conceito, que é o pré-requisito para entender as unidades de área que virão a seguir. Atividade 1 Atende ao Objetivo 1 Complete: a. 5,3 km =... m b. 2,36 m =... cm

8 294 Unidades de área e-tec-brasil Matemática Instrumental Vamos pegar um pedaço de papel e uma régua. Com a régua vamos fazer um retângulo de 10 cm x 5 cm e quadriculá-lo com cinqüenta quadrados de mesmo tamanho. Zsuzsanna Kilián Fonte: Figura 12.2: Saber calcular a área do retângulo é fundamental para entender o cálculo da área de outras figuras planas. Veja como ficou o retângulo quadriculado:

9 Agora, vamos analisar º. O retângulo foi subdividido em 50 quadrados. 2º. Cada quadrado tem 1 cm de lado. 3º. Qual é a área desse retângulo? Podemos observar que a medida da superfície desse retângulo é a área que queremos calcular. Como a figura foi dividida em 50 quadradinhos de 1 cm de lado, concluímos que a área total do retângulo é 50 cm 2. 4º. Mas como obter a área do retângulo sem fazer quadriculado? altura = 5 cm Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes comprimento = 10 cm Basta multiplicar o comprimento pela altura, ou seja, 10 cm x 5 cm = 50 cm². Logo, podemos concluir que a área de qualquer retângulo é o comprimento multiplicado pela altura. A retângulo = base (b) x altura (h) O quadrado também tem a área calculada pelo produto da base pela altura. Mas, neste caso, podemos modificar essa fórmula:

10 296 No quadrado, como todos os lados são iguais, podemos dizer que a base é igual a e-tec-brasil Matemática Instrumental l e a altura é igual a l. Então, substituindo na fórmula, temos: A quadrado l. l Vamos a uma situação prática para que você entenda melhor: Imagine que precisamos fazer um canteiro para replantar 50 mudas de alface de tal forma que cada pé ocupe 400 cm². Qual deverá ser a área desse terreno? Não se assuste com o que foi pedido. Você vai ver que não é complicado resolver a questão. Podemos resolver este problema usando uma regra de três simples, ou seja: Ricardo Ferreira Paraizo 1 pé de alface ocupa 400 cm² 50 pés de alface ocuparão x cm². Figura 12.3: Usando unidade de área na prática agrícola. pé cm x = x = cm 2 50 x Área das principais figuras planas Nesta seção, você vai aprender que a fórmula da área do retângulo é a base para o cálculo de áreas de figuras planas elementares. Observe!

11 Área do triângulo 297 Veja o retângulo a seguir: traçando uma diagonal, dividimos esse retângulo em dois triângulos iguais. Você já conhece a fórmula da área do retângulo (A = b. h). Então, o que fazer para determinar a área do triângulo? Ora, se o retângulo foi dividido em dois triângulos iguais e desejamos saber a área de apenas um deles, basta dividir a área do retângulo por 2. Ou seja: A triângulo = b.h 2 Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Área do paralelogramo Observe as figuras a seguir. Para o cálculo da área, podemos cortar um pedaço do paralelogramo e encaixá-lo do outro lado, transformando-o num retângulo: Veja que a altura do paralelogramo é a distância de uma base a outra. Sendo assim, a altura é perpendicular à base. Com isso, a área do paralelogramo é igual à área do retângulo obtido, ou seja, o produto das medidas da base pela altura. A paralelogramo = b.h

12 298 Área do losango e-tec-brasil Matemática Instrumental O losango é uma figura geométrica que possui lados iguais e diagonais perpendiculares. Podemos construir um retângulo de maneira que o losango fique inscrito nesta construção. Dessa forma, a área do losango, determinada em função de suas diagonais, é metade da área do retângulo. A losango = diagonal maior (D) diagonal menor (d) 2 Área do trapézio O trapézio é um polígono que possui quatro lados (ou seja, é um quadrilátero); dois desses lados são paralelos. Esses lados paralelos chamam-se bases. base menor (b) base maior (B)

13 Agora, construa dois trapézios iguais e encaixe-os, colocando um deles de cabeça para baixo em relação ao outro. A figura obtida é um paralelogramo cuja área é o dobro da área do trapézio. Assim, a área do trapézio é: base maior (B) base menor (b) A trapézio = ( + ) h 2 Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes 299 Atividade 2 Atende ao Objetivo 2 Calcule a área da superfície de um bloco de pedra em forma de paralelogramo de 8 m de base e 6 cm de altura.

14 300 e-tec-brasil Matemática Instrumental Atividade 3 Atende ao Objetivo 2 O quadrilátero ABCD adiante representa um terreno em forma de trapézio, sendo 35% desse terreno ocupado por uma reserva florestal. A área total do terreno ABCD e a área da reserva florestal são respectivamente iguais a: Dados: AB = 5km DE = 4km DC = 2km a. 14 km² e 4,9 km² b. 15 km² e 5,25 km² c. 14 km² e 6,0 km² d. 15 km² e 6,3 km² e. 10 km² e 6,3 km²

15 Mudanças de unidades de medidas de área 301 Vamos começar esta seção com um exemplo: A área de uma fazenda é de 3,421 km². Você sabe quantos m² (metros quadrados) correspondem a essa medida? Nathan Berry Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Fonte: Figura 12.4: Para medir áreas muito grandes, normalmente são usados os múltiplos do m 2. Atenção! Cada unidade de medida da área é 100 vezes maior que a unidade imediatamente inferior, e não dez vezes maior, como era no caso das unidades de comprimento.

16 302 Para fazer a transformação de km 2 para m 2, vamos construir uma tabela com todas e-tec-brasil Matemática Instrumental as unidades de área. Observe que, quando trabalhamos com unidade de área, colocamos em cada casa, à direita da vírgula, dois dígitos. E com a mesma regra prática usada para as transformações de unidades de comprimento, podemos resolver esse problema. Veja: Se colocarmos a vírgula aqui, lemos a medida em m 2. Então, 3,421 km 2 equivalem a m 2. Saiba mais... Medidas agrárias Para medir as superfícies de terrenos, podemos utilizar as medidas agrárias: i. hectare (ha) ii. are (a) iii. centiare (ca)

17 A mudança de unidade se faz da mesma forma que nas medidas de superfície (área) ca = 2 ha ha a ca 1 a = 100m alqueire utilizado em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás vale m 2 = 4,84 ha. 1 alqueire utilizado em São Paulo vale m 2 = 2,42 ha. 1 alqueire utilizado no Norte vale m 2 = 2,7225 ha. Atividade 4 Atende ao Objetivo 3 Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Complete: a. 5 km 2 =...m 2 b m 2 =...km 2 c. 0,0242 km 2 =...m 2 Volume Quando estudamos o cálculo de área, trabalhamos com figuras da geometria plana. Agora, vamos observar os corpos que temos ao nosso redor, isto é, aqueles que ocupam lugar no espaço, como os rios, os móveis ou qualquer tipo de construção. Freqüentemente, temos de calcular volume de espaço que um tanque, por exemplo, ocupa. Tal conhecimento é fundamental para a agropecuária.

18 304 e-tec-brasil Matemática Instrumental Craig Jewell Fonte: Figura 12.5: O silo cilíndrico, usado para armazenar soja, é um sólido e, portanto, podemos calcular o seu volume. Medir um sólido é compará-lo com outro sólido, tomado como unidade. Por exemplo: precisamos de um recipiente em que caibam 640 cm³ (centímetros cúbicos) de água. Para isso você pode fazer um modelo utilizando cartolina e cola, seguindo a planificação adiante. 10 cm 8 cm 8 cm 8 cm 8 cm 8 cm 8 cm Podemos dizer que nesse paralelepípedo cabem 640 cubinhos de 1 cm de aresta (cubinhos como o da figura). 1 cm 8 cm 10 cm 8 cm 8 cm 1 cm 1 cm 8 cm V = a.b.c = = 640 cm³, onde a, b e c são as três dimensões do paralelepípedo. Assim, podemos calcular o volume de qualquer paralelepípedo retângulo fazendo o produto de suas dimensões.

19 305 Atenção! O volume de um corpo é a quantidade de espaço que ele ocupa. Quanto maior o espaço ocupado, maior o seu volume, e vice-versa. Com isso, o volume de um paralelepípedo é igual ao produto de suas três dimensões: comprimento, largura e altura. O volume de um paralelepípedo de dimensões a, b e c é: V = a x b x c Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Quanto ao volume do cubo, também é o produto de suas três dimensões: comprimento, largura e altura. Como os três comprimentos são iguais, tome um deles e o eleve ao cubo. V = a 3 a a a Mudanças de unidades de volume Imagine uma caixa d água que tem volume de 4,387 m 3 (metros cúbicos). Você saberia dizer quantos cubinhos de 1 cm de ARESTA cabem nessa caixa? Veja o diagrama com as unidades de volume e pense um pouco... ARESTA Em Geometria, é a linha de intersecção de duas faces de um sólido. Um cubo, por exemplo, tem 12 arestas.

20 306 km 3 hm 3 dam 3 m 3 dm 3 cm 3 mm 3 e-tec-brasil Matemática Instrumental As unidades de volume aumentam ou diminuem de em 1.000, isto é, cada unidade de volume é vezes maior do que a unidade imediatamente inferior e vezes menor do que a imediatamente superior. Se colocarmos a vírgula aqui, lemos a medida em cm³. km 3 hm 3 dam 3 m 3 dm 3 cm 3 mm 3 4, Observe que em cada casa colocamos três dígitos, pois se trata de volume. Portanto, ,0 cm³, ou seja, cabem ,0 cubinhos de 1 cm de aresta dentro dessa caixa d água. Agora é sua vez! Tente fazer as atividades a seguir para fixar o conceito e os procedimentos para transformar unidades de volume. Depois, tente resolver a atividade-desafio. Atividade 5 Atende ao Objetivo 4 Complete: a. 3 m 3 =...dm 3 b dm 3 =... m 3 c mm 3 =... cm 3

21 307 Atividade 6 D E S A F I O Atende ao Objetivo 5 A fazenda São Carlos, localizada no estado de Minas Gerais, mede 200 ha. De um lado dessa fazenda fica a fazenda Santa Rosa, que mede 300 alqueires. Do outro lado há outra fazenda chamada Santa Maria, com área de 4 km². De acordo com as informações responda: Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes a. Quantos por cento de área a fazenda Santa Rosa tem a mais que a área da fazenda Santa Maria? b. Qual é a fazenda de maior área? Represente esta área em hectare. c. Faça um gráfico de colunas colocando no eixo x o nome das fazendas e no eixo y as áreas em m².

22 308 e-tec-brasil Matemática Instrumental Resumindo... A todo momento de sua vida você está medindo alguma coisa. E para medir precisamos usar algumas normas, o principal objetivo desta aula. O comprimento serve para medir distâncias: Unidades de Comprimento quilômetro hectômetro decâmetro metro decímetro centímetro milímetro km hm dam m dm cm mm Comprimento da circunferência: l = 2.π.r A área serve para medir superfícies: Unidades de Área km 2 hm 2 dam 2 m 2 dm 2 cm 2 mm 2 Área das principais figuras planas (S): (i) Triângulo: S = b. h 2 (ii). Quadriláteros Paralelogramo : S = b x h Retângulo : S = b x h

23 Losango: Trapézio: 309 S D d =. 2 Informação sobre a próxima aula ( B + b). h S = 2 Na próxima aula, vamos trabalhar com semelhança de triângulos e Teorema de Talles. Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Respostas das Atividades Atividade 1 a. Vamos colocar a parte inteira (parte da unidade) na direção da unidade de medida, que neste item é o km. A vírgula precisa ficar à direita da unidade dada. Na casa seguinte, copiamos o número que acompanha o 5, que é o número 3. É muito simples: basta copiar 5,3 dentro das casas. Veja: km hm dam m dm cm mm 5, 3

24 310 Como queremos passar para metro (m), a vírgula desloca-se para o metro. e-tec-brasil Matemática Instrumental Lembre-se sempre de colocar zero em cada casa em branco. Agora a vírgula se desloca do km para o metro. Veja: km hm dam m dm cm mm , 0 Veja que a vírgula se deslocou para a direita da nova unidade de medida (que é o m). Resposta: 5,3 km = 5300 m b. km hm dam m dm cm mm 2 3 6, 0 Resposta: 2,36 m = 236 cm Atividade 2 h = 6 m Cuidado: não confunda o lado (l) do paralelogramo com a sua altura (h). b = 8 m h b l Para se calcular a área de um paralelogramo, basta multiplicar a base pela altura. S = b. h = 8. 6 = 48 m² Logo, a área da superfície da pedra é de 48 cm². Atividade 3 ( B + b). h A fórmula para se calcular a área do trapézio ABCD é S = 2 B = comprimento da base maior (AB) b = comprimento da base menor (CD) h = altura do trapézio (DE) S = (5 + 2).4 2 = = 14 km2

25 Os 35% do terreno que é reserva florestal podem ser calculados assim: = = = 4, 9 km Resposta: A Atividade 4 2 a. O raciocínio é um pouco parecido com a transformação da unidade de comprimento. Como agora o assunto é área, cada casa precisa ter 2 (dois) dígitos. Veja que 5 km² = 5,0 km². A parte inteira (parte da unidade) fica em direção à unidade de medida, que neste item é o km². km 2 hm 2 dam 2 m 2 dm 2 cm 2 mm 2 5, 0 Neste trapézio, a reta AB é paralela à reta CD. Essas retas paralelas são as bases maiores e menores respectivamente. Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes 311 Como queremos passar para metro quadrado (m²), a vírgula desloca-se para o m². Vamos colocar dois zeros em cada casa em branco. A vírgula desloca-se do km² para o m². Veja: km 2 hm 2 dam 2 m 2 dm 2 cm 2 mm , 00 Veja que a vírgula se deslocou para a direita da nova unidade de medida (que é o m²). Resposta: 5,0 km² = m² b. Agora a medida é m 2 = ,00 m 2. Os números 00 (as partes da unidade e dezena) em direção ao m². Veja: km 2 hm 2 dam 2 m 2 dm 2 cm 2 mm , 00 A vírgula desloca-se para o km 2 km 2 hm 2 dam 2 m 2 dm 2 cm 2 mm 2 00, Resposta: m 2 = 0,0144 km 2

26 312 c. e-tec-brasil Matemática Instrumental km 2 hm 2 dam 2 m 2 dm 2 cm 2 mm 2 0, A vírgula desloca-se para o m 2 km 2 hm 2 dam 2 m 2 dm 2 cm 2 mm , 00 Resposta: 0,0242 km 2 = m 2 Atividade 5 a. O raciocínio é um pouco parecido com a transformação da unidade de área e comprimento. Como agora o assunto é volume, cada casa precisa ter 3 dígitos. Veja que 3 m³ = 3,0 m³. A parte inteira (parte da unidade) fica em direção à unidade de medida, que neste item é o m³. km 3 hm 3 dam 3 m 3 dm 3 cm 3 mm 3 3, 000 A vírgula vai se deslocar para o dm³. Vamos colocar três zeros em cada casa em branco. A vírgula desloca-se do m³ para o dm³. Veja: km 3 hm 3 dam 3 m 3 dm 3 cm 3 mm , 000 b. Veja que a vírgula se deslocou para a direita da nova unidade de medida (que é o dm³). Resposta: 3 m 3 = dm 3 km 3 hm 3 dam 3 m3 dm 3 cm 3 mm , 000 km 3 hm 3 dam 3 m3 dm 3 cm 3 mm 3 005, Resposta: dm 3 = 5,4 m 3

27 c. 313 Atividade 6 km 3 hm 3 dam 3 m 3 dm 3 cm 3 mm , km 3 hm 3 dam 3 m3 dm 3 cm 3 mm 3 050, 000 Resposta: mm 3 = 50 cm 3 Em primeiro lugar, devemos transformar todas as medidas de área para a mesma unidade. Aqui, tudo será reduzido a m 2 ; para isso, vamos usar regra de três. FAZENDA SÃO CARLOS FAZENDA SANTA ROSA 1 ha m² 1 alqueire (MG) m² Aula 12 Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes 200 ha x 300 alqueires x x = m 2 x = m 2 FAZENDA SANTA MARIA km 2 hm 2 dam 2 m 2 4, A tabela a seguir mostra as áreas das três fazendas em m 2. FAZENDA ÁREA São Carlos m² Santa Rosa m² Santa Maria m² a. Se o aumento da área da Santa Maria fosse m² seria de 100%. Como o aumento foi de m² será de x %. m 2 % x

28 314 Resolvendo essa regra de três, temos: e-tec-brasil Matemática Instrumental x = x = = = 263% Portanto, a área da fazenda Santa Rosa é 263% maior que a área da fazenda Santa Maria. b. Podemos ver na tabela que a fazenda de maior área é a Santa Rosa. Agora, vamos representar essa área em hectare: 1 ha m² x m² x = x = x = ha Logo, a maior área em hectare é de ha (Santa Rosa). c. Áreas Área das fazendas São Carlos Santa Rosa Santa Maria Fazendas Referências bibliográficas IEZZI, Gelson et al. Matemática: ciência e aplicação v ed. São Paulo: Atual, Matemática e realidade 5ª série. 5. ed. São Paulo: Atual, GIOVANNI, José Ruy et al. A conquista da matemática 5ª série. São Paulo: FTD, MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática idéias e Desafios 5ª série. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

Desenho Técnico. Escalas

Desenho Técnico. Escalas Desenho Técnico Escalas Introdução - Escalas O desenho técnico projetivo terá sempre uma relação entre distância gráfica (D) e distância natural (R) (o que está sendo representado: peça, equipamento, instalações,

Leia mais

O perímetro da figura é a soma de todos os seus lados: P = P =

O perímetro da figura é a soma de todos os seus lados: P = P = PERÍMETRO Prof. Patricia Caldana O cálculo do perímetro de uma região pode vir a ser útil em certas situações do dia a dia; como por exemplo para se determinar a quantidade de arame farpado que é necessário

Leia mais

ÁREA. Unidades de medida de área. Prof. Patricia Caldana

ÁREA. Unidades de medida de área. Prof. Patricia Caldana ÁREA Prof. Patricia Caldana Área ou superfície de uma figura plana tem a ver com o conceito (primitivo) de sua extensão (bidimensional). Usamos a área do quadrado de lado unitário como referência de unidade

Leia mais

Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS

Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS Nome: nº Data: / / Professor: Lucas Factor Curso/Série 8º Ano Ensino Fundamental II Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS Os cálculos de perímetro e área são necessários, seja para a compra de um

Leia mais

75, 840 Lê-se "75 metros cúbicos e 840 decímetros cúbicos".

75, 840 Lê-se 75 metros cúbicos e 840 decímetros cúbicos. VOLUME Prof. Patricia Caldana Definimos volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. As figuras espaciais como o cubo, paralelepípedo, cone, pirâmide,

Leia mais

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Desenho Técnico Material de aula Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Geometria Conversão de unidades Polígonos e sólidos Escala Desenho

Leia mais

Equipe de Matemática MATEMÁTICA

Equipe de Matemática MATEMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 9R Ensino Médio Equipe de Matemática Data: Áreas de Figuras Planas MATEMÁTICA O estudo da área de figuras planas está ligado aos conceitos relacionados à Geometria

Leia mais

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA ALEXSANDRO KESLLER MATEMÁTICA OFICINA ÁLGEBRA PAZ NA ESCOLA 14.03.2019 MATEMÁTICA BÁSICA Conhecimentos Álgebricos Medidas de comprimento Transformações de unidades de medidas de comprimento Conhecimentos

Leia mais

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho Geometria Espacial Prismas e Cilindros Tarefa 2 Cursista: Maria Candida Pereira

Leia mais

Uma pessoa caminha diariamente m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado?

Uma pessoa caminha diariamente m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado? Uma pessoa caminha diariamente 4 000 m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado? Uma pessoa trabalhou durante 10 dias para fazer um serviço pelo qual recebeu R$ 325,00. Quanto recebeu por

Leia mais

O metro com seus múltiplos forma o Sistema Métrico Decimal que é apresentado no seguinte quadro:

O metro com seus múltiplos forma o Sistema Métrico Decimal que é apresentado no seguinte quadro: O metro com seus múltiplos forma o Sistema Métrico Decimal que é apresentado no seguinte quadro: Múltiplos Unidade Fundamental Submúltiplos Unidade Quilômetro Hectômetro Decâmetro Metro Decímetro Centímetro

Leia mais

Uma pessoa caminha diariamente m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado?

Uma pessoa caminha diariamente m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado? Uma pessoa caminha diariamente 4 000 m. Ao final de 10 dias, quantos quilômetros terá caminhado? Uma pessoa trabalhou durante 10 dias para fazer um serviço pelo qual recebeu R$ 325,00. Quanto recebeu por

Leia mais

O Quadro abaixo pode ser usado para a maioria das conversões de Unidades

O Quadro abaixo pode ser usado para a maioria das conversões de Unidades O Quadro abaixo pode ser usado para a maioria das conversões de Unidades Descrição Múltiplos Unidade Fundamental Submúltiplos Nome do Sufixo Quilo Hecto Deca X Deci Centi Mili Notação Cientifica 10³ 10²

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º

Leia mais

REVISÃO DE CONCEITOS BÁSICOS

REVISÃO DE CONCEITOS BÁSICOS Carlos Aurélio Nadal Doutor em Ciências Geodésicas Professor Titular do Departamento de Geomática - Setor de Ciências da Terra Unidades de medidas que utilizavam o corpo humano 2,54cm 30,48cm 0,9144m 66cm

Leia mais

Matemática Régis Cortes SISTEMA MÉTRICO

Matemática Régis Cortes SISTEMA MÉTRICO SISTEMA MÉTRICO 1 Unidades de medida ou sistemas de medida Para podermos comparar um valor com outro, utilizamos uma grandeza predefinida como referência, grandeza esta chamada de unidade padrão. As unidades

Leia mais

MEDIDAS. O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento.

MEDIDAS. O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento. MEDIDAS Comprimento O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento. Existem várias unidades que podem ser utilizadas

Leia mais

3º TRIMESTRE DE 2016

3º TRIMESTRE DE 2016 COLÉGIO MILITAR DO RIO E JANEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES GEOMETRIA ESPACIAL º ANO DO ENSINO MÉDIO Equipe: Prof. Cap Boente, Prof Magda, Prof Fernando e Prof Zamboti 3º TRIMESTRE DE 06 PRISMAS

Leia mais

1) Em cada Prisma representado a seguir, calcule a área da base (A b ), a área lateral (A L ), a área total (A T ) e o volume (V):

1) Em cada Prisma representado a seguir, calcule a área da base (A b ), a área lateral (A L ), a área total (A T ) e o volume (V): EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO GEOMETRIA SÓLIDA ÁREAS E VOLUMES DE PRISMAS, CILINDROS E CONES 2 a SÉRIE ENSINO MÉDIO 2011 ==========================================================================================

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Sistema Métrico Decimal Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Sistema Métrico Decimal Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Sistema Métrico Decimal Prof. Dudan Matemática Sistema Métrico Decimal Definição: O SISTEMA MÉTRICO DECIMAL é parte integrante do Sistema de Medidas. É adotado no Brasil tendo

Leia mais

Grandeza superfície Outras medidas de comprimento

Grandeza superfície Outras medidas de comprimento Noções de medida As primeiras noções de medida foram adquiridas com o auxílio de algumas partes do corpo humano, tornandoseunidades de medida o pé, o passo, o palmo, os dedos. É importante ressaltar que

Leia mais

Equipe de Matemática. Matemática

Equipe de Matemática. Matemática Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 2B Ensino Médio Equipe de Matemática Data: Matemática Unidades de Medidas Medidas de Comprimento A unidade fundamental de comprimento é o metro. Designa-se abreviadamente

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 04 SUPERFÍCIE E ÁREA Medir uma superfície é compará-la com outra, tomada como unidade. O resultado da comparação é um número positivo, ao

Leia mais

SIMULADO OBJETIVO S4

SIMULADO OBJETIVO S4 SIMULADO OBJETIVO S4 6º ano - Ensino Fundamental 3º Trimestre Matemática Dia: 07/1 - sexta-feira Nome completo: Turma: Unidade: 018 ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA - 3º TRI 1. A prova terá

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES DE UNIDADES

TRANSFORMAÇÕES DE UNIDADES TRANSFORMAÇÕES DE UNIDADES A) Unidades de Comprimento A unidade de principal de comprimento é o metro, entretanto existem situações em que essa unidade deixa de ser prática. Se quisermos medir grandes

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo

3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo 3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo LISTA DE ESTUDO.. Áreas 1. Calcule a área da região mais escura. 2. Um quadrado tem área de 25 cm 2. O que

Leia mais

Medidas e Conversões. Medidas e Conversões 07/02/2018. O sistema inglês

Medidas e Conversões. Medidas e Conversões 07/02/2018. O sistema inglês Professor: Juarez Alves Antunes Email: juarez.antunes@pr.senai.br Apesar de se chegar ao metro como unidade de medida, ainda são usadas outras unidades. Na Mecânica, por exemplo, é comum usar o milímetro

Leia mais

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides. Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA

Formação Continuada Nova EJA Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 7 Nome: Jairo dos Santos Regional: Centro Sul Tutor: Robson de oliveira Bastos Tema Áreas de figuras planas Tempo estimado: 4,5 horas / aulas Abordagem do tema

Leia mais

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan Matemática GEOMETRIA PLANA Professor Dudan Ângulos Geometria Plana Ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. A

Leia mais

8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Matemática. 1º Trimestre 45 questões 26 de abril (Sexta-feira)

8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Matemática. 1º Trimestre 45 questões 26 de abril (Sexta-feira) 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Matemática S º Trimestre 5 questões 6 de abril (Sexta-feir 09 SIMULADO OBJETIVO 8º ANO º TRIMESTRE. O número, corresponde à fração 0. 00. 000.. 99. MATEMÁTICA COMENTÁRIO/RESOLUÇÃO:

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 MATEMÁTICA

Leia mais

Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL

Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL Nome completo: nº Disciplina: Geometria Ano: 9 Data: / / Professor: André Moreira Instruções Gerais: 1) Leia atentamente as questões. Confira sempre os resultados

Leia mais

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de 2012 Questões de geometria das provas da OBMEP http://www.obmep.org.br/provas.htm 1. Área: conceito e áreas do quadrado

Leia mais

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 2. Pontos positivos:

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 2. Pontos positivos: AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 2 Pontos positivos: - Boa participação dos alunos; - Concentração na hora de utilizar o papel quadricula - Boa assimilação do conteúdo trabalhado; - Motivação

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 014. Geometria Euclidiana Plana Parte II Joyce Danielle de Araújo - Engenharia de Produção Vitor Bruno - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios,

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MTEMÁTIC PR ENGENHRI 016. Geometria Euclidiana Plana Parte II Danielly Guabiraba Dantas - Engenharia Civil Rafael lves da Silva - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios, que

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho POLÍGONOS E ÁREAS Tarefa 2 Grupo 1 Cursista: Tatiana Manhães da Costa. Tutora: Andréa

Leia mais

A origem das fórmulas das áreas de Figuras Planas

A origem das fórmulas das áreas de Figuras Planas A origem das fórmulas das áreas de Figuras Planas Dentro da geometria quando nos é requerido o cálculo que envolve a área de uma figura plana, primeiro é preciso reconhecer qual a figura estamos trabalhando

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Fundamental II 6º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Geometria Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1) Os códigos do quadro ao lado foram usados para escrever a mensagem

Leia mais

FÁTIMA HELENA COSTA DIAS. institucional: MATEMÁTICA NA ESCOLA, 2ª SÉRIE, 2º BIMESTRE. Tutor: Daiana da Silva Leite

FÁTIMA HELENA COSTA DIAS.  institucional: MATEMÁTICA NA ESCOLA, 2ª SÉRIE, 2º BIMESTRE. Tutor: Daiana da Silva Leite FÁTIMA HELENA COSTA DIAS e-mail institucional: fhelena@educacao.rj.gov.br MATEMÁTICA NA ESCOLA, 2ª SÉRIE, 2º BIMESTRE Tutor: Daiana da Silva Leite Grupo: 05 Tarefa 4 Duração Prevista: 290 minutos, distribuídos

Leia mais

Como você mediria a sua apostila sem utilizar uma régua? Medir é comparar duas grandezas, utilizando uma delas como padrão.

Como você mediria a sua apostila sem utilizar uma régua? Medir é comparar duas grandezas, utilizando uma delas como padrão. Unidades de Medidas Como você mediria a sua apostila sem utilizar uma régua? Medir é comparar duas grandezas, utilizando uma delas como padrão. Como os antigos faziam para realizar medidas? - Na antiguidade:

Leia mais

Áreas parte 1. Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo

Áreas parte 1. Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo Áreas parte 1 Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo Introdução Desde os egípcios, que procuravam medir e demarcar suas terras, até hoje, quando topógrafos, engenheiros e arquitetos fazem seus mapeamentos

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Volume Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Volume Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Volume Prof. Dudan Matemática VOLUME DEFINIÇÃO As medidas de volume possuem grande importância nas situações envolvendo capacidades de sólidos. Podemos definir volume como

Leia mais

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA ALEXSANDRO KESLLER MATEMÁTICA OFICINA ÁLGEBRA PAZ NA ESCOLA 21.03.2019 MATEMÁTICA BÁSICA Conhecimentos Álgebricos Medidas de comprimento Transformações de unidades de medidas de comprimento Conhecimentos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE Polígonos regulares e áreas de figuras planas

PLANO DE TRABALHO SOBRE Polígonos regulares e áreas de figuras planas FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP 259 Profª Mª Amparo Rangel de Souza PROFESSORA: Bruna Silva dos Santos Moreira MATRÍCULA: 973015-1 SÉRIE: 9º

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores/ Metas de Aprendizagem ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Tratamento dados de Representar e interpretar dados e situações

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) Acomodação dos alunos em quartetos e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) Acomodação dos alunos em quartetos e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Tanara da Silva Dicetti 1.2 Público alvo: 8º e 9º ano 1.3 Duração: Aproximadamente 2 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Figuras planas: Áreas

Leia mais

Agora vamos rever alguns conceitos básicos. da Geometria, estudados ao longo do Telecurso Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão:

Agora vamos rever alguns conceitos básicos. da Geometria, estudados ao longo do Telecurso Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão: A UA UL LA Revisão II Geometria Introdução Agora vamos rever alguns conceitos básicos da Geometria, estudados ao longo do Telecurso 2000. Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão: Uma formiga

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 6 Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 6 Professor Marco Costa 1 Projeto Jovem Nota 10 1. (Fgv 97) No plano cartesiano, os vértices de um triângulo são A (5,2), B (1,3) e C (8,-4). a) Obtenha a medida da altura do triângulo, que passa por A. b) Calcule a área do triângulo

Leia mais

Comprimento, altura e distância são a mesma coisa? Como medir?

Comprimento, altura e distância são a mesma coisa? Como medir? Comprimento, altura e distância são a mesma coisa? Como medir? Profa. Ângela Maria Hartmann O que é o comprimento? Na Física, o comprimento é uma das grandezas físicas fundamentais que expressa a distância

Leia mais

3º. TRIMESTRE. Distribuição Gratuita

3º. TRIMESTRE. Distribuição Gratuita MATEMÁTICA MATEMÁTICA 3º. TRIMESTRE Distribuição Gratuita Aluno: Turma: N : Professor: º. a Caderno de Matemática 5 série Caro aluno: Sabemos que não existe um caminho único, ou o melhor, para aprender.

Leia mais

Matemática GEOMETRIA ESPACIAL. Professor Dudan

Matemática GEOMETRIA ESPACIAL. Professor Dudan Matemática GEOMETRIA ESPACIAL Professor Dudan CUBO Um hexaedro é um poliedro com 6 faces, um paralelepípedo retângulo com todas as arestas congruentes ( a= b = c). Exemplo O volume de uma caixa cúbica

Leia mais

Exercício 1) Uma praça circular tem 200 m de raio. Quantos metros de grade serão necessários para cerca-la?

Exercício 1) Uma praça circular tem 200 m de raio. Quantos metros de grade serão necessários para cerca-la? O círculo e o número π As formas circulares aparecem com freqüência nas construções e nos objetos presente em nosso mundo. As formas circulares estão presentes: nas moedas, nos discos, roda do carro...

Leia mais

APOSTILA DE MATEMÁTICA PM/PA 2016

APOSTILA DE MATEMÁTICA PM/PA 2016 APOSTILA DE MATEMÁTICA PM/PA 2016 Olá, tudo bem? Sou o Prof. Arthur Lima, e resumi nas próximas páginas os pontos do edital de MATEMÁTICA da POLÍCIA MILITAR DO PARÁ, cujas provas serão aplicadas pela banca

Leia mais

Centro de Estudos Gilberto Gualberto Ancorando a sua aprendizagem e) 4. b) 3 3

Centro de Estudos Gilberto Gualberto Ancorando a sua aprendizagem e) 4. b) 3 3 e) 4 GEOMETRIA ESPACIAL FGV Questão 01 - (FGV /017) O líquido AZ não se mistura com a água. A menos que sofra alguma obstrução, espalha-se de forma homogênea sobre a superfície da água formando uma fina

Leia mais

Revisão de Matemática

Revisão de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DENA TOPOGRAFIA BÁSICA Revisão de Matemática Facilitador: Fabrício M. Gonçalves Unidades de medidas Unidade de comprimento (METRO)

Leia mais

1. Área do triângulo

1. Área do triângulo UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Geometria Plana II Prof.:

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 1 GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I. 2º Teste de avaliação versão1 Grupo I

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 1 GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I. 2º Teste de avaliação versão1 Grupo I Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 1 GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I º Teste de avaliação versão1 Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 4.º Ano - Ano Letivo 2016/2017

Plano Curricular de Matemática 4.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 4.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 1.º Período - Números naturais Números e operações Contar Estender as regras de construção dos numerais decimais para classes de grandeza indefinida; Conhecer os diferentes

Leia mais

OS PRISMAS. 1) Conceito :

OS PRISMAS. 1) Conceito : 1 SÍNTESE DE CONTEÚDO MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE - ENSINO MÉDIO ASSUNTO : OS PRISMAS NOME :...NÚMERO :... TURMA :... ============================================================ OS PRISMAS 1) Conceito :

Leia mais

Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros

Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento. A medida

Leia mais

Volumes parte 01. Isabelle Araujo

Volumes parte 01. Isabelle Araujo Volumes parte 01 Isabelle Araujo Introdução Suponha que queiramos medir a quantidade de espaço ocupado por um sólido S. Para isso, precisamos comparar S com uma unidade de volume. O resultado dessa comparação

Leia mais

EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS:

EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS: EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS: 32 - Sabendo-se que um ângulo externo de um triângulo retângulo mede 287, quais os valores dos ângulos internos deste? 37 - Assinale qual dos polígonos abaixo possui todos

Leia mais

PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO in ESCOLA VIRTUAL

PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO in ESCOLA VIRTUAL PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO in ESCOLA VIRTUAL 1. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F). Na figura estão representados, num referencial o.n. xoy a reta r de equação x = 4, e o

Leia mais

Avaliação do plano de trabalho 2

Avaliação do plano de trabalho 2 Avaliação do plano de trabalho 2 Pontos Positivos Critério Boa participação dos alunos; Concentração na hora de utilizar o papel quadriculado; Boa assimilação do conteúdo trabalhado; Motivação para entender

Leia mais

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir:

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir: GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES O Teorema de Tales pode ser determinado pela seguinte lei de correspondência: Se duas retas transversais são cortadas por um feixe de retas paralelas, então a razão entre

Leia mais

Gabarito. 6. a) Quatro mil, setecentos e sessenta e nove unidades.

Gabarito. 6. a) Quatro mil, setecentos e sessenta e nove unidades. O COTIDIANO E OS NÚMEROS CAPÍTULO 1 Um pouco da história dos números 1. a) 32 d) 311 22 e) 1.000.110 211 f) 1.000.101 2. Não. DC = 600 e CD = 400. 3. a) VIII d) LI g) CIII CVI e) CDII h) CCCVIII DCCCIII

Leia mais

Você pretende viajar de ônibus para a cidade X. No balcão de informações da empresa de ônibus, encontra-se este cartaz:

Você pretende viajar de ônibus para a cidade X. No balcão de informações da empresa de ônibus, encontra-se este cartaz: Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Você pretende viajar de ônibus para a cidade X. No balcão de informações da empresa de ônibus, encontra-se este cartaz: destino: cidade X saída: 14 horas e 10 minutos

Leia mais

POLÍGONOS REGULARES. Segmento: ENSINO MÉDIO. Tipo de Atividade: LISTA DE EXERCÍCIOS. 06/2017 Turma: 2 A

POLÍGONOS REGULARES. Segmento: ENSINO MÉDIO. Tipo de Atividade: LISTA DE EXERCÍCIOS. 06/2017 Turma: 2 A Segmento: ENSINO MÉDIO Disciplina: GEOMETRIA Tipo de Atividade: LISTA DE EXERCÍCIOS Prof. Marcelo 06/017 Turma: A POLÍGONOS REGULARES 1) Considere um quadrado com 3 cm de lado, inscrito em um círculo.

Leia mais

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios de Geometria

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios de Geometria 1. A figura representa três círculos idênticos no interior do triângulo retângulo isósceles ABC. 3. Observando a figura a seguir, determine (em cm): a) o valor de x. b) a medida do segmento AN, sabendo

Leia mais

Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras Luan Arjuna 1 Introdução Uma das maiores preocupações dos matemáticos da antiguidade era a determinação de comprimentos: desde a altura de um edifício até a distância entre duas cidades,

Leia mais

Área: conceito e áreas do quadrado e do retângulo

Área: conceito e áreas do quadrado e do retângulo Área: conceito e áreas do quadrado e do retângulo Dada uma figura no plano, vamos definir a área desta figuracomo o resultado da comparação da figura dada como uma certa unidade de medida. No caso do conceito

Leia mais

Geometria espacial. Aula 14. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental

Geometria espacial. Aula 14. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental Geometria espacial Aula 14 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar os conceitos da Geometria Espacial. Objetivos Ao concluir esta aula, você deverá ser capaz de: 1.

Leia mais

Lista de exercícios de Geometria Espacial 2017 Prof. Diego. Assunto 1 Geometria Espacial de Posição

Lista de exercícios de Geometria Espacial 2017 Prof. Diego. Assunto 1 Geometria Espacial de Posição Assunto 1 Geometria Espacial de Posição (01). Considere um plano a e um ponto P qualquer no espaço. Se por P traçarmos a reta perpendicular a a, a intersecção dessa reta com a é um ponto chamado projeção

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

Olhando por esse Prisma...

Olhando por esse Prisma... Reforço escolar M ate mática Olhando por esse Prisma... Dinâmica 7 2º Série 2º Bimestre DISCIPLINA série CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 2ª Geométrico Geometria Espacial: Prismas e Cilindros Primeira

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Aula 01 Ciclo 03 Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Área e Perímetro Área e perímetro são duas medidas distintas, onde a área é a medida de uma superfície e o perímetro é a

Leia mais

- Plano Anual 4º Ano de Escolaridade -

- Plano Anual 4º Ano de Escolaridade - Números e Operações TEM A - Plano Anual 4º Ano de Escolaridade - Matemática Domínios de Referência Contar 1.Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo regras de construção

Leia mais

Hewlett-Packard. Cilindros. Aulas 01 a 02. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard. Cilindros. Aulas 01 a 02. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard Cilindros Aulas 01 a 02 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário Cilindros... 1 Cilindro... 1 Elementos do cilindro... 1 O cilindro possui:... 1 Classificação... 1 O cilindro

Leia mais

Para começar esta aula, vamos "quebrar a cabeça". Nosso jogo é este: remontar as peças que formam o triângulo de modo a formar um quadrado.

Para começar esta aula, vamos quebrar a cabeça. Nosso jogo é este: remontar as peças que formam o triângulo de modo a formar um quadrado. Para começar esta aula, vamos "quebrar a cabeça". Nosso jogo é este: remontar as peças que formam o triângulo de modo a formar um quadrado. Você aprendeu a calcular a quantidade de rodapé a ser gasta em

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA Domínios Subdomínios / Conteúdos programáticos METAS

Leia mais

Para começar esta aula, vamos "quebrar a cabeça". Nosso jogo é este: remontar as peças que formam o triângulo de modo a formar um quadrado.

Para começar esta aula, vamos quebrar a cabeça. Nosso jogo é este: remontar as peças que formam o triângulo de modo a formar um quadrado. Para começar esta aula, vamos "quebrar a cabeça". Nosso jogo é este: remontar as peças que formam o triângulo de modo a formar um quadrado. Você aprendeu a calcular a quantidade de rodapé a ser gasta em

Leia mais

3 O ANO EM. Lista de Recuperação tri2. Matemática II RAPHAEL LIMA

3 O ANO EM. Lista de Recuperação tri2. Matemática II RAPHAEL LIMA 3 O ANO EM Matemática II RAPHAEL LIMA Lista de Recuperação tri2 1. Uma indústria de cerâmica localizada no município de São Miguel do Guamá no estado do Pará fabrica tijolos de argila (barro) destinados

Leia mais

Razão e Proporção PROFESSOR: JARBAS

Razão e Proporção PROFESSOR: JARBAS PROFESSOR: JARBAS A palavra razão vem do latim ratio e significa divisão. A palavra razão vem do latim ratio e significa divisão. A razão representa-se por uma fração: a b Definição: Dados dois números

Leia mais

Apontamentos de matemática 6.º ano Volumes

Apontamentos de matemática 6.º ano Volumes VOLUME DO PARALELEPÍPEDO RETÂNGULO A figura representa um paralelepípedo formado por cubos iguais. Podemos observar que é constituída por 5 3 2 = 30 cubos. Se cada cubo representar uma unidade de volume,

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão Teste Diagnóstico do módulo A1

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão Teste Diagnóstico do módulo A1 Nome: Nº 10º IG 1ª Parte 1. Qual é o perímetro da estrela representada na figura ao lado, sabendo que é formada por quatro circunferências, cada uma com 5 cm de raio, um quadrado e quatro triângulos equiláteros?

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. A atividade será divididas em etapas. Cada etapa e o tempo previsto estão descritos a seguir.

PROPOSTA DIDÁTICA. A atividade será divididas em etapas. Cada etapa e o tempo previsto estão descritos a seguir. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Tanara da Silva Dicetti 1.2 Público alvo: 6 e 7 anos 1.3 Duração: 2 Horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Áreas de figuras planas 2. Objetivo(s)

Leia mais

GGM /10/2010 Turma M2

GGM /10/2010 Turma M2 GGM00161-28/10/2010 Turma M2 Superfície retangular: Considere como unidade a superfície de um quadrado de lado u: E o retângulo de dimensão 5u e 3u: Superfície retangular: Considere como unidade a superfície

Leia mais

MEDIDAS LINEARES. Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/ segundo.

MEDIDAS LINEARES. Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/ segundo. MEDIDAS LINEARES Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/299.792.458 segundo. Nome e símbolo As unidades do Sistema Internacional podem ser escritas

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 206 Exame de Matemática Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: material de escrita

Leia mais

Atividade: Escalas utilizadas em mapas

Atividade: Escalas utilizadas em mapas Atividade: Escalas utilizadas em mapas I. Introdução: Os mapas são representações gráficas reduzidas de uma determinada região e de grande importância para vários profissionais como engenheiros, geógrafos,

Leia mais

A respeito da soma dos ângulos internos e da soma dos ângulos externos de um quadrilátero, temos os seguintes resultados:

A respeito da soma dos ângulos internos e da soma dos ângulos externos de um quadrilátero, temos os seguintes resultados: Quadriláteros Nesta aula vamos estudar os quadriláteros e os seus elementos: lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais, etc. Além disso, vamos definir e observar algumas propriedades importantes

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 1 GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I. 3º Teste de avaliação versão2.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 1 GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I. 3º Teste de avaliação versão2. Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º no de Matemática TEM 1 GEMETRI N PLN E N ESPÇ I 3º Teste de avaliação versão Grupo I s cinco questões deste grupo são de escolha mqaúltipla. Para cada uma delas

Leia mais