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2 Receitas salgadas Assado de batata com cascas de chuchu Bolinhos de talos vegetais Carne moída com talos Farofa de talos de agrião com farinha de milho Pão de folhas e talos Patê de talos Polenta nutritiva Refogado de casca de legumes Receitas doces Os índices de desperdício de alimentos no Brasil, um país com milhões de famintos, são cada vez maiores. Estudos realizados pela Embrapa mostram que o brasileiro joga fora mais do que aquilo que consome. A média de desperdício de alimentos no Brasil está entre 30% e 40%. Isso ocorre, na maioria das vezes, pelo despreparo das pessoas do ramo da agroindústria e também dos consumidores. Do total de desperdício no país, 10% ocorre durante a colheita; 40% no manuseio e transporte dos alimentos; 30% nas centrais de abastecimento; e os últimos 20% ficam diluídos entre supermercados e consumidores. Quem paga a conta deste desperdício é você e o meio ambiente. Bolo de cascas de frutas Bolo de talos e cascas de beterraba Bolo pudim de tangerina Creme de casca de abacaxi Doce com casca de melancia Geléia de casca de laranja Geléia de cascas de frutas Bebidas Fanta caseira Refresco de abacaxi com couve Suco de cascas de manga Seja bem-vindo ao cardápio da cozinha inteligente e bom apetite. 2 3

3 Receitas salgadas É importante utilizar cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos diminui gastos com alimentação, melhora a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos e torna possível a criação de receitas novas, criativas e muito saudáveis. Dicas de combate ao desperdício de alimentos - Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa contêm muitas fibras e podem ser aproveitados em refogados, no feijão e em sopas. - As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e podem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. - A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a juntando leite em pó e manteiga para fazer purê. - A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que é preparado como o doce de mamão verde. - Com as cascas das frutas podemos preparar sucos batendo-as no liquidificador. Estes sucos podem ser aproveitados para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos. Assado de batata com cascas de chuchu 1 ½ kg de batatas com casca; Cascas de 2 chuchus; 1 xícara (chá) de creme de leite; 1 colher (sobremesa) de shoyu; 1 colher (chá) de óleo; 1 colher (café) de sal; 2 colheres (sobremesa) de queijo parmesão ralado; 2 colheres (sopa) de salsa picada. Cozinhe numa panela as batatas inteiras e com a casca. Esfrie, corte-as em rodelas grossas e reserve. Cozinhe as cascas do chuchu e corte-as em tiras bem finas. Junte o creme de leite, o shoyu, o sal, a salsa, o alho e 1 colher de queijo. Misture tudo muito bem e reserve. Numa forma refratária untada com margarina, coloque uma camada de batatas, um pouco de creme de leite e, por cima, as cascas do chuchu, bem distribuídas. Finalize colocando a última camada de batatas, o restante do creme e polvilhe com a outra colher de queijo ralado. Leve ao forno médio, previamente aquecido, por 30 minutos. Sirva em seguida. Com a polpa do chuchu, refogue e sirva-a com o prato. Carboidratos, vitamina A, vitamina E, proteínas e cálcio. 4 5

4 Carne moída com talos 1 xícara (chá) de carne moída; 3 xícaras (chá) de talos bem lavados e cortados com 3 cm de comprimento; 2 tomates; 1 cebola picada; 2 colheres (sopa) de óleo; cheiro-verde e sal a gosto. Bolinhos de talos vegetais (espinafre, brócolis, folhas em geral e legumes) 3 xícaras de talos de vegetais diversos; 1 cebola picada; 2 dentes de alho amassados; 1 xícara de leite; 4 colheres (sopa) de farinha de trigo; Sal (a gosto); Pimenta (a gosto). Frite ligeiramente a cebola e o tomate no óleo. Acrescente a carne e o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar até que a carne e os talos estejam macios. Use talos de beterraba, brócolis, couve, etc. Proteínas, cálcio, vitamina K, vitamina E, vitamina C, ferro e potássio. Faça um refogado com a cebola, alho e os talos de vegetais picados. Depois, acrescente a farinha misturada com o leite e deixe cozinhar mexendo sempre, até formar um creme espesso. Tempera a gosto. À parte, leve ao fogo o óleo para aquecer e depois vá fazendo os bolinhos e frite-os no óleo já quente. Os bolinhos podem ser feitos às colheradas ou então enrolados. Se forem enrolados, podem ser passados em ovo batido e na farinha de rosca. Fibras, vitaminas, minerais, proteína e carboidratos. 6 7

5 Farofa de talos de agrião com farinha de milho Talos de 1 maço de agrião; 1 cebola média picada; 2 tomates maduros e firmes; 4 azeitonas verdes picadas; 2 colheres (sopa) de salsinha picada; 1 colher (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de óleo de girassol; 2 xícaras (chá) de farinha de milho; 1 colher (chá) de sal; ½ colher (café) de pimenta dedo-de-moça. Recolha os talos, lave, higienize, escorra, pique em pedacinhos e reserve. Refogue a cebola no óleo e na manteiga, acrescente o tomate, a azeitona, a salsinha e a pimenta. Acrescente os talos, refogue mais 2 minutos em fogo baixo. Adicione a farinha e o sal, mexendo rapidamente por meio minuto. Desligue e sirva em seguida. Fibras, vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B e carboidratos. Pão de folhas e talos 2 xícaras de chá de folhas e talos picados; 1 xícara de chá de caldo das folhas cozidas; 1 ovo; ½ colher de chá de açúcar; 3 colheres de chá de sal; 1 tablete de fermento biológico; 3 colheres de sopa de óleo; 4 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo. Coloque as folhas e talos no liquidificador com água e o caldo das folhas cozidas. Bata bem. Junte o ovo, açúcar, sal, fermento e o óleo e continue batendo. Coloque em uma vasilha a farinha de trigo e despeje a mistura do liquidificador. Amasse até desgrudar das mãos. Deixe a massa crescer até dobrar de volume. Amasse novamente e forme os pães, colocando em assadeira untada. Deixe crescer novamente. Coloque em forno moderado para assar por aproximadamente 40 minutos. Rende 2 pães. (Pode-se colocar folhas de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, brócolis, etc.). Vitaminas A, C e E, folato, potássio, fósforo, cálcio, sódio, ferro, iodo e magnésio. 8 9

6 Patê de talos 3 colheres de sopa de talos de beterraba; 3 colheres de sopa de talos de espinafre; 1 copo americano de maionese. Bata os talos no liquidificador com uma colher de sopa de maionese. Misture a pasta obtida com o restante da maionese. Conserve na geladeira. Sirva com pão, torrada ou bolacha salgada. Vitaminas A, C, E e B1, potássio, sódio, fósforo, cálcio, ferro e manganês. Polenta nutritiva Refogado de casca de legumes Casca de 3 batatas; Casca de 6 cenouras; Casca de 3 chuchus; 1 cebola média; 1 tomate; Cheiro-verde e sal à gosto. Depois de lavar adequadamente as cascas, pique-as em pedaços pequenos. Refogue a cebola e o tomate. Junte as cascas e refogue. Junte o cheiro-verde. Vitamina A, vitamina C, ferro, cálcio e carboidratos. VALORES NUTRITIVOS: 1 xícara de talos picados; Carboidratos: são fonte primária de energia para o homem (4 kcal/g). 1 xícara de folhas picadas; Proteínas: também fornecem energia para o homem (4 kcal/g), além 1 xícara de legumes picados; de serem responsáveis pela construção de novos tecidos, por exemplo, 1 cebola picada; na gestante e em crianças em crescimento. 2 dentes de alho picados; Lipídeos: fornecem energia (9 kcal/g), provocam maior saciedade com 100g de margarina ou óleo; menor quantidade de alimentos consumidos, em relação às proteínas 500g de fubá; e carboidratos. Sal (o necessário); Fibras: importantes na atenuação do colesterol, além de manter a 1 litro de água; integridade intestinal. 1 litro de leite. Vitaminas Vitamina A: sua ação está relacionada com a formação de ossos e dentes, Lave e higienize as folhas e os legumes muito bem, pique-os e leve além de ser essencial para a integridade da visão. para refogar. Em uma panela, coloque a margarina ou o óleo, depois Vitamina D: atua no crescimento, melhora a absorção de cálcio pelos ossos. de aquecido junte a cebola e o alho e deixe refogar um pouco. Acrescente Vitamina E: protege as células vermelhas do sangue, diminui risco de as folhas e talos e mexa bem. Depois de tudo refogado, acrescente doenças cardiovasculares e catarata. a água para cozinhar. Quando tudo estiver cozido, tempere com sal Vitamina K: ajuda na reparação de tecidos e participa da coagulação. e pimenta, acrescente o leite e vá derramando o fubá sempre mexendo Vitaminas do complexo B: atuam no crescimento e no sistema nervoso. para não empelotar. Deixe cozinhar bem, até soltar do fundo da Vitamina C: melhora absorção do ferro, e está envolvida na cicatrização de feridas. panela. Coloque em uma assadeira ou refratário. Se quiser, pode ser Minerais servida com molho ou, então, cortada em pedaços e frita em óleo quente. Ferro: presente em todas as células do organismo, é essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico e prevenção da anemia. Cálcio: proteção de ossos e dentes, melhora a absorção da vitamina B Fibras, vitaminas, minerais, carboidratos, cálcio. Fósforo: presente na formação de ossos e dentes. 11

7 Bolo de cascas de frutas 2 copos (requeijão) de cascas de frutas (manga, goiaba, maçã, banana, pêra, etc.); 1 copo (requeijão) de leite; 2 ovos; 1 e ½ colher (sopa) de manteiga; 1 copo (requeijão) de açúcar; 2 e ½ copos (requeijão) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento em pó; 1 pitada de sal. Bata no liquidificador as cascas com o leite, coe e reserve. Bata as gemas, manteiga e açúcar. Acrescente as cascas liquidificadas, farinha, fermento, sal e misture bem. Por último coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada. Pode ser servida com molho ou cortada em pedaços e frita em óleo quente. Bolo de talos e cascas de beterraba 2 xícaras (chá) de suco de talos e cascas de beterraba; ½ xícara (chá) de leite; 3 ovos; 1 colher (sopa) de amido de milho; 1 colher (café) de sal; 1 pitada de noz-moscada; Folhas de beterraba cortadas em tiras para decoração. Para o suco, bata no liquidificador os talos e as cascas de 3 beterrabas com um pouco de água, o suficiente para preparar as 3 xícaras de suco. Bata muito bem os ovos e junte o suco de talos e cascas, o leite (já misturado com o amido de milho), o sal e a noz-moscada. Despeje a massa numa assadeira untada com margarina e leve para assar em banho-maria por aproximadamente 40 minutos. Esfrie e desenforme com cuidado sobre um prato especial. Para servir, decore com as folhas de beterraba. Rale a beterraba em tiras finas e sirva crua na salada. Vitamina A, vitamina C, ferro, cálcio e carboidratos. Fibras, vitaminas, minerais, carboidratos e cálcio

8 Bolo pudim de tangerina 3 claras, 3 gemas; 8 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (chá) de casca de tangerina; 4 colheres (sopa) de suco de tangerina; 2 colheres (sopa) de margarina derretida; ¼ xícara (chá) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 ½ xícara (chá) de leite. Bata as claras até que se formem picos moles. Aos poucos adicione 8 colheres (sopa) de açúcar, batendo até que se formem picos firmes. Bata as gemas com a casca de tangerina, o suco e a margarina. Misture a farinha de trigo com 2 colheres (sopa) de açúcar. Acrescente as gemas juntamente com o leite. Acrescente as claras batidas e misture cuidadosamente. Despeje numa forma refratária quadrada. Asse em banho-maria, em forno moderado por uns 35 a 40 minutos. Sirva morno ou gelado. Proteínas, carboidratos, vitamina C, minerais, fibras e cálcio. Creme de casca de abacaxi 1 litro de suco de casca de abacaxi; 1 xícara de açúcar; 5 colheres de maisena; 1 xícara de resíduo da casca do abacaxi. Coloque em uma panela todos os ingredientes e leve ao fogo para cozinhar até formar um creme. Coloque em um recipiente, deixe esfriar e leve para a geladeira. Vitamina C, fósforo e potássio. Doce com casca de melancia ¼ xícara com a parte branca da fruta e a casca; 2 xícaras de açúcar; 2 xícaras de água. Misture a fruta cortada em tirinhas a uma calda feita com o açúcar e a água. Cozinhe com a panela tampada por 40 minutos. Se precisar, acrescente água aos poucos. Carboidratos e minerais

9 Geléia de casca de laranja 2 xícaras (chá) de cascas de laranja cortadas em tiras e fervidas; 2 xícaras (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de água. Misture a água e o açúcar numa panela, leve ao fogo e deixe ferver por 20 minutos. Acrescente as cascas de laranja e ferva por mais 10 minutos. Vitamina C, fibras, carboidratos, proteínas, lipídeos e pectina. Geléia de cascas de frutas Cascas de pêras; Cascas de 1 manga; Cascas de 3 maçãs; 2 xícaras (chá) de açúcar; 2 xícaras (chá) de água. Lave bem todas as frutas em água corrente e deixe de molho em água clorada; Despreze a água clorada; Descasque as frutas; Corte as cascas em pequenos pedaços; Em uma panela, misture as cascas com a água e o açúcar; leve ao fogo, sem mexer, até atingir o ponto de geléia. Cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B1 e B2, niacina, potássio, sódio, proteína, sacarose, riboflavina

10 Refresco de abacaxi com couve 1 litro de suco de casca de abacaxi; ½ folha de couve com talo; 4 colheres de sopa de açúcar. Ferva a casca do abacaxi com 1 litro de água. Bata no liquidificador e acrescente a couve picada e o açúcar. Coe e sirva com gelo. Vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, ácido fólico, beta-caroteno, bromelina, cálcio, ferro, manganês e potássio. Fanta caseira 4 cenouras grandes; 1 copo de suco de limão; Casca de 1 laranja; 3 litros de água; Açúcar (a gosto); Gelo (a gosto). Bata no liquidificador as cenouras com 2 copos de água. Coe e reserve o resíduo. À parte, bata o suco de cenoura, o suco de limão e a casca de laranja. Coe e acrescente o restante da água, o açúcar e o gelo. DICA: O resíduo é aproveitado para sopas, docinhos, no arroz, etc. Carboidratos, vitaminas A e C. Suco de cascas de manga Cascas de 5 mangas; 1 ½ litro de água; Açúcar ou mel a gosto. Lave e higienize bem as mangas, descasque e reserve as cascas. Leve para o liquidificador as cascas com a água e bata por 2 minutos. Coe, adoce e sirva gelado. Minerais, carboidratos e vitamina A

11 A Eurofarma estabeleceu para 2008 a redução da quantidade de resíduos orgânicos em 15% com base na geração de resíduos de 2007 e também a redução de 10% dos resíduos perigosos * Fonte: Ong Banco de Alimentos Junho / 2008 Tempo de decomposição do livro: 3 meses

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