Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando"

Transcrição

1 Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 1: Cirandando Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Conhecer um texto instrucional e sua função social. Priorizar várias possibilidades de leituras (poemas, códigos, obras, imagens etc). Ampliar o repertório imaginário utilizando-se de diferentes formas textuais. Compreender e interpretar os diferentes tipos de textos. Oralidade e escrita Produções textuais Relacionar oralidade, desenho e escrita. Aprimorar a organização do pensamento. Aprimorar a oralidade. Representar e conhecer símbolos. Relacionar letras/sons. Desenvolver estratégias de leitura pelo reconhecimento da letra inicial. Identificar partes da fala na escrita. Conhecer as letras do alfabeto. Identificar as letras do alfabeto nas palavras. Aprofundar os conhecimentos sobre as vogais. Trabalhar a possibilidade de leitura, com indícios como letra inicial e/ou final nas adivinhações. Perceber sons, letras e palavras repetidas em um texto. Relacionar oralidade, desenho e escrita na tentativa de formalização da escrita. Ler, compreender e interpretar vários tipos de textos. Compor e decompor palavras com o alfabeto móvel. Participar de atividades orais e expressar-se livremente. Identificar palavras em um conjunto de letras. Identificar partes da fala na escrita. Identificar o próprio nome e os nomes de outras pessoas do convívio familiar. Reconhecer o nome de objetos e de lugares do convívio social e familiar. Produzir textos individuais e coletivos. Socializar ideias antes da produção textual. Possibilitar situações de construção da escrita. Raciocínio lógico-matemático Quantidade Explorar a contagem um a um e por agrupamento. Representar as quantidades com símbolos arbitrários e/ou convencionais. Relacionar número e quantidade. Registrar quantidades usando os símbolos numéricos. Contar e comparar quantidades (mais, menos, igual, total). Classificação, ordenação e sequência Classificar objetos seguindo atributos. Fazer contagem e classificar objetos. Reconhecer a ordem crescente e decrescente dos números de 0 a 10. Construir uma sequência numérica. Aprimorar a noção de igual e diferente. Explorar a ideia de ordem (primeiro, último).

2 Geometria Identificar as figuras planas e sólidas. Explorar as formas dos objetos. Identificar atributos (cor, forma, tamanho, espessura, peso, textura, som) nos objetos. Reconhecer as semelhanças e as diferenças entre os sólidos e figuras geométricas. Números e operações Sistematizar a grafia dos números. Exercitar a grafia dos números. Reconhecer a escrita de números representados. Atribuir valores mais e menos. Desenvolver noções de adição e subtração. Desenvolver a noção de par. Medidas de tempo Desenvolver noções de dia, noite, tarde, manhã. Reconhecer o calendário como instrumento de medida do tempo (dia, semana, mês, ano). Perceber mudanças e evoluções com o passar do tempo. Medidas Ampliar as noções espaciais e sua relatividade (frente, trás, entre, lado). Explorar as noções espaciais por meio da tridimensionalidade. Desenvolver localização espacial: mais próximo, mais distante, no meio. Comparar distâncias percorridas ou medidas. Natureza e sociedade Seres vivos Observar o processo de nascimento e crescimento dos seres vivos: plantas e animais. Ampliar o repertório sobre o ciclo das plantas e suas partes. Compreender quais são as necessidades básicas dos seres vivos. Reconhecer as características comuns às pessoas e aos animais. Reconhecer a própria imagem corporal. Os seres vivos e os ambientes Saber diferenciar os conceitos: lugar e paisagem. Identificar diferentes paisagens. Reconhecer os diferentes ambientes. Perceber a diversidade de vida existente em cada ambiente. Identificar as características de cada ambiente e o modo de vida daquele lugar. Reconhecer as consequências das ações dos seres humanos nos ambientes: preservação e equilíbrio. Conscientizar-se da produção de lixo e da importância da coleta seletiva para a preservação do meio ambiente. Relacionar a saúde e a qualidade de vida ao ambiente. Diferenciar os espaços de trabalho, de lazer e de cultura de uma cidade. Ampliar os conhecimentos a respeito de hábitos e características dos animais. Distinguir hábitos diurnos de hábitos noturnos. Hábitos de higiene Demonstrar cuidados em relação à alimentação, ao vestir-se e aos hábitos de higiene. Ampliar os hábitos e atitudes que demonstrem cuidados com o corpo e com o ambiente. Formação pessoal e social Identidade e autonomia Folclore Levantar conhecimento prévio sobre o folclore brasileiro. Conhecer as manifestações folclóricas de um povo. Conhecer as personagens do folclore brasileiro.

3 Apropriar-se das características das personagens do folclore brasileiro. Reconhecer e valorizar as manifestações culturais como forma de preservação da identidade. Ampliar o repertório de brincadeiras folclóricas. Diferenciar brincadeiras folclóricas de outros tipos de brincadeiras. Convívio social Compreender e valorizar as normas do convívio social. Desenvolver atitudes de respeito. Participar de brincadeiras e jogos coletivos com regras. Expressar-se por meio de ideias e opiniões próprias. Demonstrar atitudes de cortesia solidariedade e cooperação. Reconhecer e valorizar as manifestações culturais como forma de preservação da identidade. Valorizar a diversidade cultural. Identificar costumes e invenções do tempo presente/passado. Identidade Afirmação da imagem corporal. Identificação e reconhecimento do próprio nome. Fortalecer a identidade social. Pesquisar a história do nome. Desenvolver a autonomia. Arte e movimento Habilidades motoras Expressão corporal Expressão plástica Participar de atividades que envolvam o movimento do corpo. Demonstrar domínio sobre o próprio corpo. Demonstrar habilidades para se movimentar em um espaço. Montar quebra-cabeças. Ampliar as habilidades de coordenação motora fina como: traçar, riscar, cortar, rasgar, colar, recortar etc. Exercitar a motricidade fina ao ligar pontos. Exercitar a motricidade fina por meio de recorte com tesoura. Expressar-se por meio da dança. Fazer uso do ritmo na expressão corporal. Adquirir noções de lateralidade (esquerda, direita). Exercitar a expressão corporal. Expressar-se plasticamente por meio do desenho. Explorar diferentes formatos de representação da figura humana espacialmente (de costas, de frente e de perfil). Representar a personagem com base em informações interpretativas do texto. Aprimorar as habilidades artísticas. Expressar-se plasticamente por meio de desenho, explorando diferentes formas de figurações e representações plásticas planas. Criar artisticamente a partir de diferentes materiais. Expressão musical Ampliar o repertório folclórico musical. Perceber e diferenciar sons vocais e não vocais. Diferenciar vários ritmos. Percepção visual Desenvolver olhar estético. Exercitar a acuidade visual. Apreciar e interpretar obras de artistas plásticos. Ampliar o repertório de cores e formas. Despertar o olhar sensível. Reconhecer as formas dos objetos.

4 Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 2: De lá pra cá, de cá pra lá Linguagem oral e escrita Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Priorizar várias possibilidades de leitura (poemas, códigos, obras etc). Ampliar o repertório imaginário utilizando-se de diferentes formas textuais. Compreender e interpretar os diferentes tipos de textos. Oralidade e escrita Produções textuais Relacionar oralidade, desenho e escrita. Aprimorar a organização do pensamento. Aprimorar a oralidade. Representar e conhecer símbolos. Relacionar letras/sons. Desenvolver estratégias de leitura e escrita. Aprimorar a noção da função social da escrita. Conhecer as letras do alfabeto. Identificar as letras do alfabeto nas palavras. Aprofundar os conhecimentos sobre as vogais. Ler, compreender e interpretar vários tipos de textos. Compor e decompor palavras com o alfabeto móvel. Participar de atividades orais e expressar-se livremente. Nomear e reconhecer sentimentos. Identificar palavras em um conjunto de letras. Identificar partes da fala na escrita. Identificar o próprio nome e os nomes de outras pessoas do convívio familiar. Reconhecer o nome de objetos e de lugares do convívio social e familiar. Estimular a escrita espontânea. Produzir textos individuais e coletivos. Socializar ideias antes da produção textual. Possibilitar situações de construção da escrita. Raciocínio lógico-matemático Quantidade Explorar a contagem um a um e por agrupamento. Representar as quantidades com símbolos arbitrários e/ou convencionais. Relacionar número e quantidade. Registrar quantidades usando os símbolos numéricos. Contar e comparar quantidades (mais, menos, igual, total). Classificação, ordenação e sequência Classificar objetos seguindo atributos. Fazer contagem e classificar objetos. Reconhecer a ordem crescente e decrescente dos números de 0 a 10. Construir uma sequência numérica. Aprimorar a noção de igual e diferente. Compreender a noção de conjunto. Explorar a ideia de ordem (primeiro, último).

5 Geometria Identificar as figuras planas e sólidas. Explorar as formas dos objetos. Identificar atributos (cor, forma, tamanho, espessura, peso, textura, som) nos objetos. Reconhecer as semelhanças e as diferenças entre os sólidos e figuras geométricas. Números e operações Sistematizar a grafia dos números. Exercitar a grafia dos números. Reconhecer a escrita de números representados. Atribuir valores mais e menos. Desenvolver noções de adição e subtração. Desenvolver a noção de par. Medidas de tempo Desenvolver noções de dia, noite, tarde, manhã. Reconhecer o calendário como instrumento de medida do tempo (dia, semana, mês, ano). Perceber mudanças e evoluções com o passar do tempo. Medidas Ampliar as noções espaciais e sua relatividade (frente, trás, entre, lado). Explorar as noções espaciais por meio da tridimensionalidade. Desenvolver localização espacial: mais próximo, mais distante, no meio. Comparar distâncias percorridas ou medidas. Natureza e sociedade Seres vivos Observar o processo de nascimento e crescimento dos seres vivos: plantas e animais. Reconhecer as formas de reprodução de alguns seres vivos: mamíferos e ovíparos. Perceber as mudanças que ocorrem no corpo de um ser vivo durante o crescimento. Compreender quais são as necessidades básicas dos seres vivos. Reconhecer as características comuns às pessoas e aos animais. Reconhecer a própria imagem corporal. Os seres vivos e os ambientes Saber diferenciar os conceitos: lugar e paisagem. Identificar diferentes paisagens. Reconhecer os diferentes ambientes. Perceber a diversidade de vida existente em cada ambiente. Identificar as características de cada ambiente e o modo de vida daquele lugar. Reconhecer as consequências das ações dos seres humanos nos ambientes: preservação e equilíbrio. Relacionar a saúde e a qualidade de vida no ambiente. Compreeender-se como sujeito responsável pela organização do ambiente escolar. Diferenciar os espaços de trabalho, de lazer e de cultura de uma cidade. Ampliar o repertório sobre o ciclo das plantas e suas partes. Hábitos de higiene Demonstrar cuidados em relação à alimentação, ao vestir-se e aos hábitos de higiene. Ampliar os hábitos e atitudes que demonstrem cuidados com o corpo e com o ambiente. Formação pessoal e social Identidade e autonomia Meios de transporte Relacionar os meios de transporte. Classificar os meios de transporte de acordo com a força que os move. Reconhecer os meios de transporte como: aéreos, terrestres e aquáticos. Perceber as principais funções dos meios de transporte para as pessoas/mercadorias.

6 Discriminar os tipos e as características dos meios de transporte. Conhecer a evolução dos meios de transporte. Construir hipóteses sobre os meios de transporte do futuro. Compreender a importância do transporte coletivo na vida das pessoas e sua contribuição para o meio ambiente. Apropriar-se da necessidade das regras de trânsito. Conhecer e identificar as cores dos semáforos e seus significados. Reconhecer alguns símbolos convencionais e ampliar o repertório acerca deles. Convívio social Compreender e valorizar as normas do convívio social. Desenvolver atitudes de respeito. Participar de brincadeiras e jogos coletivos com regras. Expressar-se por meio de ideias e opiniões próprias. Demonstrar atitudes de cortesia, solidariedade e cooperação. Reconhecer e valorizar as manifestações culturais como forma de preservação da identidade. Valorizar a diversidade cultural. Identificar costumes e invenções do tempo presente/passado. Conhecer e valorizar a personagem histórica brasileira Santos Dumont. Identidade Afirmação da imagem corporal. Identificação e reconhecimento do próprio nome. Pesquisar a história do nome. Desenvolver a autonomia. Arte e movimento Habilidades motoras Expressão corporal Expressão plástica Participar de atividades que envolvam o movimento do corpo. Demonstrar domínio sobre o próprio corpo. Demonstrar habilidades para se movimentar em um espaço. Montar quebra-cabeças. Ampliar as habilidades de coordenação motora fina como: traçar, riscar, cortar, rasgar, colar, recortar etc. Exercitar a motricidade fina. Expressar-se por meio da dança. Usar o corpo para expressar sentimentos. Fazer uso do ritmo na expressão corporal. Adquirir noções de lateralidade (esquerda, direita). Exercitar a expressão corporal. Expressar-se plasticamente por meio do desenho. Explorar diferentes formatos de representação da figura humana. Aprimorar as habilidades artísticas. Expressar-se plasticamente em composições tridimensionais. Criar artisticamente a partir de diferentes materiais. Expressão musical Ampliar o repertório musical. Perceber e diferenciar sons vocais e não vocais. Diferenciar vários ritmos. Percepção visual Desenvolver olhar estético. Exercitar a acuidade visual. Apreciar e interpretar obras de artistas plásticos. Ampliar o repertório de cores e formas. Despertar o olhar sensível. Reconhecer as formas dos objetos.

7 Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 3: Nossos animais Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Estimular a apreciação de textos literários. Compreender e interpretar textos informativos e expositivos. Priorizar as várias possibilidades de leitura (gestos, desenhos, poemas, códigos, quadrinhas, informativos, obras de arte, nomes). Ampliar o repertório imaginário utilizando-se de diferentes formas textuais. Selecionar as histórias preferidas da turma. Oralidade e escrita Produção de textos Relacionar oralidade, desenho e escrita. Desenvolver a organização do pensamento. Aprimorar a oralidade. Representar e conhecer símbolos. Relacionar letras/sons. Desenvolver estratégias de leitura e escrita. Relacionar palavras com hipóteses da escrita. Compreender a função social da escrita. Conhecer as letras do alfabeto. Identificar as letras do alfabeto nas palavras. Aprofundar os conhecimentos sobre as vogais. Ler, compreender e interpretar vários tipos de textos. Exercitar o olhar para o destaque da figura-fundo como estratégia de leitura. Recontar oralmente a história lida pelo professor. Compor e decompor palavras com o alfabeto móvel. Participar de atividades orais e expressar-se livremente. Exercitar a linguagem oral ao fazer rimas. Nomear e reconhecer sentimentos. Identificar palavras em um conjunto de letras. Sistematizar a composição e decomposição de sílabas e palavras Identificar partes da fala na escrita. Identificar o próprio nome e os nomes de outras pessoas do convívio familiar. Reconhecer o nome de objetos e de lugares do convívio social e familiar. Produzir textos individuais e coletivos. Socializar ideias antes da produção textual. Possibilitar situações de construção da escrita. Organizar o pensamento. Confeccionar fichas informativas sobre animais. Raciocínio lógico-matemático Geometria Identificar as figuras planas e espaciais. Explorar as formas dos objetos segundo as suas posições. Identificar atributos (cor, forma, tamanho, espessura, peso, textura, som, volume) nos objetos. Reconhecer as semelhanças e as diferenças entre figuras espaciais e figuras planas. Representar figuras planas e objetos tridimensionais.

8 Quantidade Explorar a contagem um a um e por agrupamento. Representar as quantidades com símbolos arbitrários e/ou convencionais. Relacionar número, contagem e quantidade. Registrar quantidades usando os símbolos numéricos. Contar e comparar quantidades (mais, menos, igual, total). Medidas Aprimorar as noções de maior/menor; mais/menos. Conhecer os símbolos convencionais de medidas. Conhecer a unidade de medida de massa (kg). Quantificar e comparar medidas. Relacionar e separar objetos pelo seu peso. Comparar medidas de comprimento. Números e operações Sistematizar a grafia dos números. Exercitar a grafia dos números. Reconhecer a escrita de números representados. Atribuir valores mais e menos. Desenvolver situações de raciocínio lógico-matemático. Resolver situações-problema que envolvam adição, subtração e multiplicação. Tempo e espaço Aprimorar a noção de lugar. Estabelecer relações entre tempos históricos. Ampliar o repertório de conhecimentos de outra época. Acompanhar o desenvolvimento cronológico de uma história. Representar o espaço de diferentes modos. Construir a noção de lugar. Aproximar-se da noção de escala. Representar espacialmente o ambiente. Classificação, ordenação e sequência Natureza e sociedade Classificar objetos seguindo atributos. Fazer contagem e classificar objetos. Reconhecer a ordem crescente e decrescente dos números de 0 a 10. Construir uma sequência numérica. Aprimorar a noção de igual e diferente; maior e menor. Compreender a noção de conjunto. Explorar a ideia de ordem (primeiro, meio e último). Nossos animais Ativar os conhecimentos prévios sobre o tema Nossos animais. Introduzir o conceito de extinção, suas razões e consequências. Conhecer os animais em extinção no Brasil. Reconhecer e identificar animais como parte da fauna brasileira. Perceber características de alguns animais silvestres. Comparar animais e suas características. Os seres vivos e o ambiente Saber diferenciar os conceitos: lugar e paisagem. Identificar diferentes paisagens. Reconhecer os diferentes ambientes. Perceber a diversidade de vida existente em cada ambiente. Identificar as características de cada ambiente e o modo de vida daquele lugar. Reconhecer as consequências das ações dos seres humanos nos ambientes: preservação e equilíbrio. Relacionar a saúde e a qualidade de vida ao ambiente. Perceber e entender a relação da interdependência entre os seres vivos. Compreender a inter-relação entre animais e meio ambiente. Construir hábitos alimentares saudáveis. Instigar a curiosidade pelo mundo natural. Valorizar a importância do ambiente para a preservação das espécies.

9 Classificação dos animais Preservação e equilíbrio Identificar diferentes formas de reprodução de alguns seres vivos (ovíparos e vivíparos). Perceber as mudanças que ocorrem no desenvolvimento dos animais. Observar e representar as características físicas básicas de um animal. Reconhecer características de alguns animais silvestres. Conhecer os principais hábitos de alguns animais. Aprimorar a noção de mamífero. Desenvolver o conceito de metamorfose. Compreender a sequência lógica dos ciclos de vida dos animais. Alertar para as consequências das ações humanas no ambiente. Conhecer lugares e paisagens brasileiras. Identificar uma reserva natural brasileira. Aprimorar as capacidades de observação e investigação. Arte e movimento Habilidades motoras Expressão corporal Expressão plástica Exercitar a coordenação motora fina por meio de atividades de preenchimento de limites e de cobrir traçados. Criar exercícios com o corpo que desenvolvam o equilíbrio. Ampliar as habilidades de coordenação motora fina. Explorar o conceito de equilíbrio e localização espacial por meio de atividades com o corpo. Ler e interpretar imagens e obras. Expressar-se artisticamente depois da apreciação de uma obra de arte. Expressar-se plasticamente por meio de composição plana. Estimular o interesse pelas artes plásticas. Aprender uma nova técnica artística de expressão e usá-la em uma representação. Aprimorar a capacidade de representação por meio do desenho. Expressar-se plasticamente por meio de uma composição plana ou tridimensional. Conhecer a escultura como expressão artística. Percepção visual Exercitar a percepção de proporção dos tamanhos da representação gráfica e da representação real do desenho. Aprimorar a percepção visual. Desenvolver o olhar estético e sensível. Apreciar uma obra de arte. Observar uma imagem e descobrir a sequência proposta. Compreender e diferenciar as diferentes formas de expressão artística. Formação pessoal e social Identidade Acolher a criança com suas particularidades e incluí-la no desenvolvimento das situações planejadas. Reconhecer-se como parte integrante de uma sociedade atual. Fazer uso da memória para relatar fatos acontecidos. Manifestar opiniões próprias sobre acontecimentos. Convívio social/ sentimentos Respeito ao outro Conversar sobre os sentimentos inerentes ao ser humano e sobre a capacidade de conhecê-los e controlá-los. Conscientizar-se das diferenças entre as pessoas e saber respeitá-las. Respeitar os limites e os sentimentos das pessoas. Compartilhar preferências. Valorizar o diálogo como meio de superação de conflitos. Construir a noção de diversidade humana.

10 Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 4: Contos e encantos Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Estimular a apreciação de textos literários. Compreender e interpretar textos informativos e expositivos. Aproximar-se da compreensão da organização estrutural de uma narrativa: começo, conflito, desenrolar do conflito, desfecho. Priorizar as várias possibilidades de leitura (gestos, desenhos, poemas, códigos, quadrinhas, informativos, obras de arte, nomes). Ampliar o repertório imaginário, utilizando-se de diferentes formas textuais. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os contos clássicos infantis. Conhecer alguns contos tradicionais da literatura infantil. Selecionar as histórias preferidas da turma. Oralidade e escrita Produção de textos Relacionar oralidade, desenho e escrita. Desenvolver a organização do pensamento. Aprimorar a oralidade. Representar e conhecer símbolos. Relacionar letras/sons. Desenvolver estratégias de leitura e escrita. Compreender a função social da escrita. Conhecer as letras do alfabeto. Identificar as letras do alfabeto nas palavras. Aprofundar os conhecimentos sobre as vogais. Ler, compreender e interpretar vários tipos de textos. Estimular a apreciação de textos literários. Recontar oralmente a história lida pelo professor. Compor e decompor palavras com o alfabeto móvel. Participar de atividades orais e expressar-se livremente. Exercitar a linguagem oral ao fazer rimas. Nomear e reconhecer sentimentos. Identificar palavras em um conjunto de letras. Sistematizar a composição e decomposição de sílabas e palavras. Identificar partes da fala na escrita. Identificar o próprio nome e os nomes de outras pessoas do convívio familiar. Reconhecer o nome de objetos e de lugares do convívio social e familiar. Relatar várias versões para a mesma história. Construir a noção de coerência factual. Reconhecer as letras que formam o ditongo ÃO. Produzir textos individuais e coletivos. Socializar ideias antes da produção textual. Possibilitar situações de construção da escrita. Organizar o pensamento. *Produzir textos descritivos que caracterizem as personagens. Criar novos finais para as histórias contadas. Criar um novo título para a história. Desenvolver a noção de encadeamento de fatos. Construir a noção de coerência factual. Acompanhar o desenvolvimento cronológico de uma história. Conhecer a organização estrutural de uma narrativa (começo, conflito, desenrolar do conflito, desfecho).

11 Raciocínio lógico-matemático Geometria Identificar as figuras planas e espaciais. Explorar as formas dos objetos segundo suas posições. Identificar atributos (cor, forma, tamanho, espessura, peso, textura, som, volume) nos objetos. Reconhecer as semelhanças e as diferenças entre figuras espaciais e figuras planas. Representar figuras planas e objetos tridimensionais. Quantidade Explorar a contagem um a um e por agrupamento. Representar as quantidades com símbolos arbitrários e/ou convencionais. Relacionar número, contagem e quantidade. Registrar quantidades usando os símbolos numéricos. Contar e comparar quantidades (mais, menos, igual, total). Representar, comparar, classificar e relacionar quantidades. Medidas Aprimorar as noções de maior/menor; mais/menos. Conhecer os símbolos convencionais de medidas. Conhecer a unidade de medida de massa (kg). Quantificar e comparar medidas. Relacionar e separar objetos pelo seu peso. Comparar medidas de comprimento. Números e operações Sistematizar a grafia dos números. Exercitar a grafia dos números. Reconhecer a escrita de números representados. Atribuir valores mais e menos. Desenvolver situações de raciocínio lógico-matemático. Resolver situações-problema que envolvam adição, subtração e multiplicação. Tempo e espaço Aprimorar a noção de lugar. Estabelecer relações entre tempos históricos. Ampliar o repertório de conhecimentos de outra época. Ampliar a noção temporal. Acompanhar o desenvolvimento cronológico de uma história. Representar o espaço de diferentes modos. Construir a noção de lugar. Aproximar-se da noção de escala. Representar espacialmente o ambiente. Classificação, ordenação e sequência Natureza e sociedade Classificar objetos seguindo atributos. Fazer contagem e classificar objetos. Reconhecer a ordem crescente e decrescente dos números de 0 a 10. Ampliar o conhecimento da sequência numérica de 1 até 15. Aprimorar a noção de igual e diferente; maior e menor. Compreender a noção de conjunto. Explorar a ideia de ordem (primeiro, meio e último). Tempo histórico Desenvolver o conceito de Idade Média. Reconhecer os castelos como construções medievais. Conhecer a arquitetura medieval. Identificar vestimentas medievais. Aprender sobre o modo de vida medieval. Estabelecer relações entre tempos históricos. Ampliar o repertório de conhecimento de outra época. Reconhecer a tapeçaria como uma técnica artística medieval.

12 Os seres vivos e o ambiente Aprender que as caravelas foram um dos grandes inventos da Idade Média. Comparar profissões em tempos históricos diferentes. Identificar costumes e invenções do tempo presente/passado. Saber diferenciar os conceitos: lugar e paisagem. Identificar diferentes paisagens. Reconhecer os diferentes ambientes. Perceber a diversidade de vida existente em cada ambiente. Identificar as características de cada ambiente e o modo de vida daquele lugar. Relacionar a saúde e a qualidade de vida no ambiente. Construir hábitos alimentares saudáveis. Arte e movimento Habilidades motoras Exercitar a coordenação motora fina por meio de atividades de preenchimento de limites e de cobrir traçados. Criar exercícios com o corpo que desenvolvam o equilíbrio. Ampliar as habilidades de coordenação motora fina. Expressão corporal Explorar o conceito de equilíbrio e localização espacial por meio de atividades com o corpo. Expressão plástica Ler e interpretar imagens e obras. Expressar-se artisticamente depois da apreciação de uma obra de arte. Estimular o interesse pelas artes plásticas. Aprender uma nova técnica artística de expressão e usá-la em uma representação. Aprimorar a capacidade de representação por meio do desenho. Expressar-se plasticamente por meio de uma composição plana ou tridimensional. Conhecer a escultura como expressão artística. Sistematizar a representação da figura humana. Conhecer uma expressão artística medieval. Reconhecer a tapeçaria como uma técnica artística. Criar uma tapeçaria com material alternativo. Percepção visual Exercitar a percepção de proporção dos tamanhos da representação gráfica e da representação real do desenho. Aprimorar a percepção visual. Desenvolver o olhar estético e sensível. Apreciar uma obra de arte. Observar uma imagem e descobrir a sequência proposta. Compreender e diferenciar as diferentes formas de expressão artística. Experimentar as propriedades da luz. Refletir a respeito de um fenômeno físico. Conhecer a técnica do teatro de sombras. Formação pessoal e social Identidade Reconhecer-se como parte integrante de uma sociedade atual. Fazer uso da memória para relatar fatos acontecidos. Manifestar opiniões próprias sobre acontecimentos. Convívio social/ sentimentos Conversar sobre os sentimentos inerentes ao ser humano e sobre a capacidade de conhecê-los e controlá-los. Conscientizar-se das diferenças entre as pessoas e saber respeitá-las. Respeitar os limites e os sentimentos das pessoas. Compartilhar preferências. Respeito ao outro Valorizar o diálogo como meio de superação de conflitos. Construir a noção de diversidade humana.

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Cirandinha. Unidade 1: lelita, a borboleta. Ético Sistema de Ensino Planejamento Educação infantil

Planejamento. Educação infantil Cirandinha. Unidade 1: lelita, a borboleta. Ético Sistema de Ensino Planejamento Educação infantil Planejamento Educação infantil Cirandinha Unidade 1: lelita, a borboleta Conhecimento do corpo Representação corporal Identidade Consciência de si Respeito a diferenças Ampliar o repertório imaginário

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL V - 2012 A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE DISCIPLINA CONTEÚDO HABILIDADES/COMPETÊNCIAS PORTUGUÊS - Construção da identidade social e do grupo; Linguagem oral Linguagem oral Desenvolver a coordenação visomotora, a criatividade

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Maternal 3 anos Educação Infantil

Maternal 3 anos Educação Infantil Maternal 3 anos Educação Infantil Eixo temático: Tema: Joca e suas aventuras As crianças, nesta fase, caracterizam-se pelo movimento e pela ação. Agem ativamente em seu entorno, acompanhando seus movimentos

Leia mais

1 o Período Educação Infantil

1 o Período Educação Infantil 1 o Período Educação Infantil Eixo temático: O tema Imaginação visa a estimular as distintas áreas de desenvolvimento integral das crianças, bem como favorecer o crescimento de suas habilidades e competências.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO ESCUTA/ LEITURA/ PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO Textos narrativos Contos de

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Expressar curiosidade e desejo de saber; Reconhecer aspetos do mundo exterior mais próximo; Perceber a utilidade de usar os materiais do seu quotidiano;

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Sandra Korso Kutzke 1 SUMÁRIO 1. Organização da coleção... 3 2.

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Beatriz Müller Maria do Rocio Torres Sônia Marangon Veima Vecchiatto

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V OBJETIVOS GERAIS. Desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio corpo; Desenvolvimento

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 4

INFORMATIVO 2015 GRUPO 4 INFORMATIVO 2015 GRUPO 4 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Disciplina: NATUREZA e SOCIEDADE Ano: INFANTIL IV Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA BÁRBARA Departamento Pré-Escolar/1º Ciclo 151 956 Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar Área

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da auto-imagem e desenvolvimento da auto-estima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2014 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e do desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Educação Infantil e Ensino Fundamental I Roteiro de Estudos 1º ANO Profª. Dalete Teixeira DISCIPLINA CONTEÚDOS PREVISTOS PROJETOS PREVISTOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos Prefeitura Municipal do Salvador Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos COMPETÊNCIA CONTEÚDO

Leia mais

Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I

Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA Nome Vogais Encontro vocálico/ Sons nasais Consoante T Gêneros textuais:parlenda;trava língua;poema;história em quadrinhos;piada;lista

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS De acordo com o PCN e o Referencial Curricular da Educação Infantil, a instituição deve criar um ambiente

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO

INFORMATIVO 2015 GRUPO INFORMATIVO 2015 GRUPO 5 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e do desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados Unidade 4 O mundo secreto das tocas e dos ninhos Unidade 5 Luz, sombra e ação! Unidade

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Público Alvo: 3ª Fase

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM COMUNICAÇÃO FASE I FASE II ORALIDADE Transmitir recados simples. Formar frases com seqüência. Argumentar para resolver conflitos. Verbalizar suas necessidades e

Leia mais

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil NOSSA MISSÃO: Por meio da educação formar cidadãos felizes, independentes, éticos e solidários VALORES: Respeito, honestidade, boa moral

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Os PCNs indicam como objetivos da Educação Infantil que os alunos sejam capazes de: Expressar, manifestar

Leia mais

Planejamento Anual 2014 Religião 1º período 2º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer-se como ser único e especial.

Planejamento Anual 2014 Religião 1º período 2º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer-se como ser único e especial. Religião 1º período 1- Ser humano (único e especial). 2- A identidade do ser humano. 3- Qualidades próprias do ser humano. 4- Caracterização do ser humano (sentimentos, vontades, liberdade e capacidade

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Conhecer diferentes termos espaciais (em pé, deitado, em cima, em baixo, à frente, atrás, dentro, fora ) Descrever itinerários diários (exemplos:

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Educação Infantil I Segmento I Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Ano: Infantil I Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS - ALUNOS EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS

Leia mais

Planificação Anual da Sala dos 5anos

Planificação Anual da Sala dos 5anos Nome do Aluno: Janine Colaço Reis Planificação Anual da Sala dos 5anos Calendarizaçã o (mês) Áreas de conteúdo/ Conteúdos Curriculares Competências Situações de aprendizagem/ Estratégias Recursos Humanos/

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 2 (4 ou 5 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 2 (4 ou 5 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 2 (4 ou 5 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Beatriz Müller Maria do Rocio Torres Sônia Marangon Veima Vecchiatto

Leia mais

Brincando com o Lápis

Brincando com o Lápis Brincando com o Lápis 1. Objetivo Geral o Trabalhar com as habilidades ligadas à coordenação viso motora fina através de materiais que possibilitem acréscimo de vocabulário e desenvolvimento de linguagem

Leia mais

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Ana Paula, Kellen, Maristela e Waléria

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Ana Paula, Kellen, Maristela e Waléria COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO IRMÃS DOMINICANAS Curitiba, 15 de março de 2012. Senhores pais ou responsáveis, Enviamos-lhes o cronograma do que vai ser trabalhado nesta 1ª Etapa no 2º ano. O cronograma

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Período: Três semanas.

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Período: Três semanas. ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática I Era uma vez um gato xadrez... Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto.

Leia mais

Marilia Leite Conceição

Marilia Leite Conceição Marilia Leite Conceição Introdução Presença dos conhecimentos sobre natureza e sociedade na Educação Infantil: idéias e práticas correntes A criança, a natureza e a sociedade Objetivos Crianças de zero

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Infantil II Segmento I PLANO DE CURSO 2009 INFANTIL II Disciplina: ARTES Série: INFANTIL II Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS -

Leia mais

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO Formação Pessoal e Social Identidade e Autonomia Posturas de Estudante Conteúdos

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300 CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO. 1. Dados de identificação PLANO

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014-2015 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014-2015 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Ser autónomo; Ser atento; Ser observador; Ter espírito crítico; Interiorizar e respeitar as regras do grupo; Ter consciência de si e do outro

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I EDUCAÇÃO INFANTIL Maceió, 12 de março de 2015. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Senhores pais ou responsáveis Iniciamos esta semana os projetos pedagógicos do 1 Trimestre letivo. As turmas de Jardim

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL APRONIANO MARTINS DE OLIVEIRA

CENTRO EDUCACIONAL APRONIANO MARTINS DE OLIVEIRA OBJETIVOS GERAIS: Rua Emílio Castelar, 32 Fone/Fax: (0 84) 3316-9509 / 3314-0076 Mossoró/RN PROPOSTAS CURRICULARES EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezados Pais e/ou Responsáveis, Estamos vivenciando o segundo bimestre letivo e o processo de aprendizagem representa pra nós, motivo de alegria e conquistas diárias. Confiram as habilidades

Leia mais

Objetivos Específicos. Estratégias em Língua Portuguesa. Leitura de histórias em quadrinhos. Desenhos próprios. Gibisão data show.

Objetivos Específicos. Estratégias em Língua Portuguesa. Leitura de histórias em quadrinhos. Desenhos próprios. Gibisão data show. PLANEJAMENTO Folclore Professor (a): Vanessa da Rosa Competências Leitura; Oralidade; Produção textual, Ortografia, Ritmo e Memória. Avançar em seus conhecimentos sobre a escrita, ao escrever segundo suas

Leia mais

Área de Formação Pessoal e Social

Área de Formação Pessoal e Social Área de Formação Pessoal e Social Identidade/ Auto-estima Independência/ Autonomia Convivência democrática/ Cidadania Brincar com o outro (s); Ouvir os outros; Saber identificar-se a si e o outro; Esperar

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas - Conhecer a área de abrangência profissional da arte e suas características; - Reconhecer e valorizar

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 3 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Maria Helena Walber Criar desenhos, pinturas, modelagens, colagens a partir do próprio repertório;

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

Conteúdo Programático INFANTIL I

Conteúdo Programático INFANTIL I Conteúdo Programático INFANTIL I Composição oral Identificação Cor: vermelha Forma: círculo Posições: Dentro e fora Natureza e Sociedade Carnaval Páscoa Dia do Índio Estação do Ano: Outono Experiências

Leia mais

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE Disciplina Eixos temáticos (conteúdos) Habilidades prioritárias a serem desenvolvidas pelo educando. Matemática Natureza e Arte Ampliação do vocabulário; Coordenação motora; Linguagem

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS 1 ano

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS 1 ano EDUCAÇÃO INFANTIL Maceió, 02 de outubro de 2015. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS 1 ano Senhores pais ou responsáveis Seguem abaixo os temas, objetivos, atividades e evento de culminância dos projetos a serem

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 1º CICLO - 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MENSAL DE JANEIRO DOMÍNIOS METAS/OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) MATERIAIS/RECURSOS MODALIDADES

Leia mais

O Ensino de Matemática na Educação Infantil

O Ensino de Matemática na Educação Infantil Débora de Oliveira O Ensino de Matemática na Educação Infantil No Brasil, desde 1996, a Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e tem como guia de reflexão de cunho educacional

Leia mais

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03 PROJETO RECICLAGEM 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza

Leia mais

A Arte e as Crianças

A Arte e as Crianças A Arte e as Crianças A criança pequena consegue exteriorizar espontaneamente a sua personalidade e as suas experiências inter-individuais, graças aos diversos meios de expressão que estão à sua disposição.

Leia mais

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE Unidade II ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ana Lucia M. Gasbarro A formação pessoal e social da criança, áreas de conhecimento e desenvolvimento da criança Introdução A importância

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016 EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES Ano letivo 2015/2016 3.º Ano Descoberta e organização progressiva de volumes Modelagem

Leia mais

PLANO DE TRABALHO - 2014

PLANO DE TRABALHO - 2014 Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Eloisa Pereira Alves da Silva Oralidade PLANO DE TRABALHO - 2014 Participar de situações que envolvam usos da linguagem oral no cotidiano escolar, respeitando

Leia mais

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL SOCIALIZAÇÃO Desenvolver atitudes procedimentos e conceitos Interiorizar valores espirituais morais e críticos Desenvolver

Leia mais

PROJECTO PEDAGÓGICO O PLANETA TERRA. Ano Lectivo 2010/2011 COLÉGIO DA QUINTA INGLESA

PROJECTO PEDAGÓGICO O PLANETA TERRA. Ano Lectivo 2010/2011 COLÉGIO DA QUINTA INGLESA PROJECTO PEDAGÓGICO O PLANETA TERRA Ano Lectivo 2010/2011 COLÉGIO DA QUINTA INGLESA [ PROJECTO PEDAGÓGICO] 2010/2011 PROJECTO PEDAGÓGICO Levantamento Teórico Este projecto foi concebido para alargar os

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

Deficiência Intelectual Síndrome de Down. Serviço de Atendimento Pedagógico às Necessidades Educacionais Especiais SEME

Deficiência Intelectual Síndrome de Down. Serviço de Atendimento Pedagógico às Necessidades Educacionais Especiais SEME Deficiência Intelectual Síndrome de Down Serviço de Atendimento Pedagógico às Necessidades Educacionais Especiais SEME A Síndrome de Down é uma deficiência de origem genética, que ocorre quando crianças

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 12, Toledo PR Fone: 277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 DISCIPLINA: LINGUAGEM

Leia mais

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos Prefeitura Municipal do Salvador Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos COMPETÊNCIA CONTEÚDO

Leia mais

PLANEJAMENTO 3º TRIMESTRE/2014. Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano

PLANEJAMENTO 3º TRIMESTRE/2014. Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano *Construir discursos com música, representação e imagens, expressando o que vê, pensa e sente sobre os temas abordados; *Refletir sobre a importância

Leia mais

Cores e Formas. Aplicando os conceitos da reciclagem, fazer uso das formas geométricas como materiais para a composição e decomposição de figuras.

Cores e Formas. Aplicando os conceitos da reciclagem, fazer uso das formas geométricas como materiais para a composição e decomposição de figuras. Cores e Formas 1) Objetivo Geral Aplicando os conceitos da reciclagem, fazer uso das formas geométricas como materiais para a composição e decomposição de figuras. 2) Objetivo Específico Reconhecimento,

Leia mais

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos e Silvana Bento de Melo Couto. Escola: E. M. José

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014/2015 A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa. Na educação pré-escolar assume uma dimensão marcadamente formativa,

Leia mais

Planejamento Anual. 1º Ano. Ensino Fundamental

Planejamento Anual. 1º Ano. Ensino Fundamental Planejamento Anual 1º Ano Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2 Objetivos: 1. Utilizar as mais diferentes linguagens para comunicar-se e expressar suas ideias; 2. Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 II A Jogos As crianças da Turma dos Amigos, desde os primeiros dias de aula, têm incluídos em sua rotina as brincadeiras com jogos de encaixe. Vários jogos estão disponíveis

Leia mais

Língua Portuguesa. Expectativas de aprendizagem. Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos.

Língua Portuguesa. Expectativas de aprendizagem. Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos. Língua Portuguesa As crianças do 1º ano têm o direito de aprender e desenvolver competências em comunicação oral, em ler e escrever de acordo com suas hipóteses. Para isto é necessário que a escola de

Leia mais

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EVELISE RAQUEL DE PONTES (UNESP). Resumo O ato de contar histórias para crianças da educação infantil é a possibilidade de sorrir, criar, é se envolver com

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 2 PERÍODO

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 2 PERÍODO CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 2 PERÍODO Falar de educação é em primeiro lugar falar de ser humano. E falar de ser humano é pensar e sentir, deslocar-se de lugares e posições

Leia mais