CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, Nonoai-RS Fone: (0xx54)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300"

Transcrição

1 CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, Nonoai-RS Fone: (0xx54) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO. 1. Dados de identificação PLANO DE ATIVIDADE 1.1 Nome da unidade: Colégio Cenecista Padre Manoel Gomez Gonzalez 1.2 Nome do município: Nonoai/RS 1.3 Modalidade de ensino: Educação Infantil 1.4 Educação Infantil: MATERNAL (1 ano) 1.5 Âmbitos: Currículo por Conhecimento: Formação Pessoal e Social /Conhecimento de mundo. 1.6 Carga horária: 200 dias letivos/800 horas 1.7 Turno: Diurno 1.8 Vigência: a partir 2013 Âmbitos: Formação Pessoal e Social Objetivo: valorizar e ampliar construção da identidade, autonomia pessoal e social nas mais diferentes linguagens corporal e expressiva, que busquem explorar o mundo repleto de fantasias despertando-lhes a imaginação e possibilitando-lhes novas descobertas. Ementa Desenvolvimento da linguagem oral, do movimento, da identidade e da autonomia, do brincar e do trabalho com artes. Identidade e Autonomia As crianças de um ano começam a descobrir e a construir uma representação do próprio corpo, de suas possibilidades, de suas limitações e de seus desafios. Através de atividades lúdicas, desenvolvemos a expressão corporal e o contato interno. Âmbito: Conhecimento de Mundo Objetivo: Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e demais situações de interações com objetos diversos. Possuir descoberta dos seus movimentos. Explorar o ambiente que os rodeia com maior destreza. Escolha; Interação; Respeito à diversidade.

2 Eixos Movimento e Musica Ementa: Este período é retratado pela exploração do mundo que rodeia as crianças e pela descoberta dos movimentos e da locomoção de seus corpos. Desde antes de nascer, as crianças vivem em um ambiente sonoro, com a presença musical em situações diferentes. Isso faz com que elas iniciem, de forma intuitiva, o seu processo de musicalização. A música clássica e a folclórica devem ser exploradas, pois transmitem tranquilidade para o acalanto. Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, explorar e utilizar os movimentos de expressão, encaixe, lançamento, jogos e demais situações de interações. Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, controlando gradualmente o próprio movimento e flexibilidade; Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão musical ampliando as possibilidades do próprio movimento; Articular um maior número de sons; Lateralidade; Organização temporal e espacial; Condutas motoras; Condutas neuromotoras; Condutas perceptivo-motoras. Artes Visuais Ementa: As crianças observam imagens, telas, gravuras, etc. Já são capazes de produzir seus primeiros traços gráficos (rabiscos), mais considerados como movimento do que como representação. Apreciação em artes visuais; Fazer artístico. Linguagem oral e escrita Ementa: Nesta fase, as crianças iniciam o processo de ampliação de vocabulário e de comunicação de suas necessidades básicas. Brincadeiras lúdicas propiciam a elas a exploração do ambiente ao redor e o estímulo da descoberta do mundo da escrita. Leituras de histórias infantis levarão as crianças ao mundo do faz de conta, estimulando, assim, sua criatividade. Desenvolvimento da linguagem oral; Práticas de leitura; Apreciar leitura de histórias e outros gêneros textuais; Leitura de textos não verbais; Práticas da escrita( visualização da escrita); Marcas gráficas.

3 Natureza e Sociedade Ementa: As crianças observam o meio que as rodeia, exploram diferentes objetos, sentem interesse em descobrir e em ter contato com pequenos animais e planta. Organização dos grupos sociais e do modo de vida; Observação e exploração do ambiente imediato (manutenção e preservação); Família; Moradia; Escola; Meios de comunicação, transporte, classificação dos meios de transporte, trânsito; Astronomia; Dia; Seres vivos - Vegetais (germinação, identificação e cuidados) Animais ( Identificação e cuidados, características, ambientes em que vivem); Conhecimento lógico-matemático Ementa: Nesta fase, as crianças iniciam o conhecimento sobre o mundo matemático, através da estimulação e da interação com o meio. Habilidades e competências Espaço e forma, Percepções tátil, gustativa, visual, auditiva, olfativa; Equilíbrio, orientação espacial; Formas geométricas planas; Grandezas de medidas tempo e comprimento; Números contagem oral, classificação, seriação.

4 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO. 2. Dados de identificação PLANO DE ATIVIDADE 1.1 Nome da unidade: Colégio Cenecista Padre Manoel Gomez Gonzalez 1.2 Nome do município: Nonoai/RS 1.3 Modalidade de ensino: Educação Infantil 1.4 Educação Infantil: MATERNAL (2 anos) 1.5 Âmbitos: Currículo por Conhecimento: Formação Pessoal e Social /Conhecimento de mundo. 1.6 Carga horária: 200 dias letivos/800 horas 1.7 Turno: Diurno 1.8 Vigência: a partir 2013 Âmbitos: Formação Pessoal e Social Objetivo: valorizar e ampliar construção da identidade, autonomia pessoal e social nas mais diferentes linguagens corporal e expressiva, como forma de construção e ampliação dos significados construídos. Ementa Desenvolvimento da linguagem oral, do movimento, da identidade e da autonomia, do brincar e do trabalho com artes. Identidade e Autonomia Familiarizar-se desenvolver e explorar o conhecimento da imagem corporal, suas características físicas e partes que compõe o corpo; Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras; Explorar os movimentos de preensão; Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras; Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos; Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo conhecendo progressivamente, os hábitos de higiene pessoal e do ambiente; Expressar suas ideias, necessidades e opiniões próprias e coletivas; Participar, respeitar e interagir com situações que envolvam as combinações das regras de convivência, e a diversidade cultural e social existente. Ampliar seus conhecimentos sobre o próprio corpo, observando-o, explorando-o e testando os seus limites. Âmbito: Conhecimento de Mundo Objetivo: Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e demais situações de interações com objetos diversos. Possuir domínio dos seus movimentos. Explorar o ambiente que os rodeia com maior destreza.

5 Eixos Movimento e Musica Ementa: As crianças já possuem um pequeno domínio de seus movimentos e já conseguem explorar o ambiente que as rodeia com maior destreza. As crianças fazem articulações de um maior número de sons, principalmente da língua materna, exploram gestos durante a música como bater palmas, pernas e pés. Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, explorar e utilizar os movimentos de expressão, encaixe, lançamento, jogos e demais situações de interações. Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, controlando gradualmente o próprio movimento e flexibilidade; Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão musical ampliando as possibilidades do próprio movimento; Articular um maior número de sons; Lateralidade; Organização temporal e espacial. Artes Visuais Ementa: Exploram e reconhecem diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas e gráficos. As crianças criam, individualmente, formas expressivas integrando a percepção e a imaginação que podem, então, ser apropriadas pelas leituras simbólicas de adultos. Apreciação em artes visuais; Fazer artístico e marcas gráficas Linguagem oral e escrita Ementa: Nesta fase a linguagem oral e escrita amplia a capacidade de comunicação e estimulam a capacidade da leitura e escrita de forma integrada e complementar. O vocabulário é ampliado, despertando nas crianças a imaginação e a compreensão de novas palavras. A pronúncia melhora, e elas aprendem os nomes das pessoas, dos animais, das plantas, etc. Aprendem a comunicar suas necessidades básicas e a expressar frases com maior clareza. Nessa etapa, são apresentados diversos portadores de textos, utilizando, assim, as diferentes formas de linguagem (corporal, musical, oral e escrita),para que as crianças possam expressar suas idéias, seus sentimentos, suas necessidade, e o grande desejo de construírem os significados, enriquecendo a capacidade expressiva de compreenderem e de serem compreendidas. Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos; Aprender a escutar textos e histórias; Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias entre outros; Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano; Escolher livros para ler; demonstrar capacidades de reconto de histórias;

6 Participar de pequenas dramatizações; Reconhecer as vogais; Identificar os nomes dos colegas; Diferenciar escrita de desenhos; Desenvolver a criatividade; Coordenação através da música, ritmo e movimento; Associar informações auditivas a informações visuais; Encorajar o uso da língua em contexto. Ampliar o vocabulário. Natureza e Sociedade Ementa: Nesta fase, as crianças estabelecem relações e interagem com o meio, desenvolvendo capacidades ligadas à observação e ao reconhecimento dos diferentes tipos dos elementos. Organização dos grupos sociais e do modo de vida; Observação e exploração do ambiente imediato (manutenção e preservação); Família; Moradia; Escola; Meios de comunicação, transporte, classificação dos meios de transporte, trânsito; Astronomia; Dia; Seres vivos - Vegetais (germinação, identificação e cuidados) Animais ( Identificação e cuidados, características, ambientes em que vivem); Conhecimento lógico-matemático Ementa: As crianças passam a se apropriar dos primeiros conceitos matemáticos, através da oralidade, fazendo questionamentos, observações e tentativas. Habilidades e competências Espaço e forma, Percepções tátil, gustativa, visual, auditiva, olfativa; Equilíbrio, orientação espacial; Formas geométricas, planas, objetos espaciais, simetria; Grandezas e medidas, medida de tempo; Conceitos topológicos, medidas de comprimento e de capacidade; Números, contagem oral, comparação de quantidades, sequenciação e classificação.

7 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO. 3. Dados de identificação PLANO DE ATIVIDADE 1.1 Nome da unidade: Colégio Cenecista Padre Manoel Gomez Gonzalez 1.2 Nome do município: Nonoai/RS 1.3 Modalidade de ensino: Educação Infantil 1.4 Educação Infantil: MATERNAL (3 anos) 1.5 Âmbitos: Currículo por Conhecimento: Formação Pessoal e Social /Conhecimento de mundo. 1.6 Carga horária: 200 dias letivos/800 horas 1.7 Turno: Diurno 1.8 Vigência: a partir 2013 Âmbitos: Formação Pessoal e Social Objetivo: valorizar e ampliar construção da identidade, autonomia pessoal e social nas mais diferentes linguagens corporal e expressiva, como forma de construção e ampliação dos significados construídos. Ementa Desenvolvimento da linguagem oral, do movimento, da identidade e da autonomia, do brincar e do trabalho com artes. Identidade e Autonomia Familiarizar-se desenvolver e explorar o conhecimento da imagem corporal, suas características físicas e partes que compõe o corpo; Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras; Explorar os movimentos de preensão; Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras; Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos; Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo conhecendo progressivamente, os hábitos de higiene pessoal e do ambiente; Expressar suas ideias, necessidades e opiniões próprias e coletivas; Participar, respeitar e interagir com situações que envolvam as combinações das regras de convivência, e a diversidade cultural e social existente. Âmbito: Conhecimento de Mundo Objetivo: Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e demais situações de interações com objetos diversos.

8 Eixos Movimento e Musica Ementa: Explorar e estabelecer diferentes movimentos utilizando a música e brincadeiras para desenvolver sua expressividade corporal e social e de lateralidade. Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, explorar e utilizar os movimentos de expressão, encaixe, lançamento, jogos e demais situações de interações. Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, controlando gradualmente o próprio movimento e flexibilidade. Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão musical ampliando as possibilidades do próprio movimento. Artes Visuais Ementa: Através de diferentes produções artísticas ampliar o conhecimento de mundo, produzindo e utilizando diferentes materiais e formas para a apropriação do conhecimento e desenvolvimento de expressão. Explorar as possibilidades e valorizar as próprias produções artísticas e do outro. Produzir trabalhos e manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística; Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação; Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura; Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação. Coordenar vários segmentos motores como recortar, colar, encaixar, pintar desenhar, amassar, amarrar, desamarrar etc. Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura; Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação. Linguagem oral e escrita Ementa: A ampliação da capacidade de comunicação oral e escrita da criança ocorre na interação por meio de diálogos e discussões; descobertas; no contexto social. Utilizar a literatura infantil tendo como base personagens negras e a cultura afro. Apropriar-se progressivamente da leitura e da escrita e passam a expor suas opiniões de forma mais precisa. Proporcionar às crianças a aquisição de um vocabulário básico, articuladas às estruturas essenciais da Língua Inglesa, a partir de palavras relacionadas a sua realidade imediata. Fazer com que a abordagem do Ensino de Língua Inglesa para essa fase da educação, aconteça através de um processo oral e áudio-visual.

9 Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos; Aprender a escutar textos e histórias; Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias entre outros; Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano; Escolher livros para ler; demonstrar capacidades de reconto de histórias; Participar de pequenas dramatizações; Reconhecer as vogais; Identificar os nomes dos colegas; Copiar seu nome; Diferenciar escrita de desenhos; Desenvolver a criatividade; Coordenação através da música, ritmo e movimento; Associar informações auditivas a informações visuais; Encorajar o uso da língua em contexto. Natureza e Sociedade Ementa: Estudo dos seres vivos e não vivos, contato com pequenos animais e plantas, investigação sobre o ambiente em que as crianças estão inseridas estabelecendo relações e interagindo com o mesmo proporcionando o desenvolvimento do pensamento e das emoções. Investigar fenômenos físicos, naturais e fatos sócio-culturais. Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos; Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias; Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana; Estabelecer relações entre o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos; Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies. Conhecimento lógico-matemático Ementa: A criança antes mesmo de entrar na escola já interage no universo matemático, pois em seu cotidiano pratica inúmeras situações envolvendo a linguagem matemática.as vivências proporcionadas nessa fase contribuem na formação da autonomia, do pensar, da organização de informações e na aquisição de novos conceitos partindo de situações concretas.

10 Habilidades e competências Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem por exemplo; Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima, embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje; Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura; Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto; Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho; Agrupamento de objetos (classificação); Discriminar e nomear as primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio; Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável; Identificar gradativamente os numerais (até 5) e as quantidades correspondentes.

11 CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, Nonoai-RS Fone: (0xx54) PLANO DE ATIVIDADES 1. Dados de identificação 1.1 Nome da unidade: Colégio Cenecista Padre Manoel Gomez Gonzalez 1.2 Nome do município: Nonoai/RS 1.3 Modalidade de ensino: Educação Infantil 1.4 Âmbitos: Currículo por conhecimento: Formação Pessoal e Social / Conhecimento de mundo. 1.5 Educação Infantil: Nível I (4 anos) 1.6 Carga horária: 200 dias letivos/800 horas 1.7 Turno: Diurno 1.8 Vigência: a partir Âmbitos: Formação Pessoal e Social Objetivo: Ampliar sua identidade e autonomia, imagem corporal, as relações sociais e as diferentes linguagens como forma de representar os significados construídos. Eixos Identidade e Autonomia Ementa: Estudo da identidade e autonomia, imagem corporal, capacidade de fazer escolhas; envolver-se no faz-de-conta, jogo simbólico, mímica, interação, respeito à diversidade, auto-estima, cuidados pessoais e jogos e brincadeiras. Desenvolver uma imagem positiva de si mesma, ampliando a autonomia, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades. Expressar e controlar progressivamente suas necessidades, seus desejos e seus sentimentos em situações cotidianas. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.

12 Utilizar e escolher objetos de que dispõe para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia. Relacionar se com outras crianças, com seus professores e demais pessoas da escola, demonstrando suas habilidades e seus interesses. Respeitar regras simples de convívio social. Participar na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros e ao ambiente. Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participa, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõe. Ter uma imagem positiva de si mesma, buscando sua autoconfiança, e percebendo suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas. Adotar hábitos, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, a alimentação, o conforto, a segurança, a proteção do corpo e os cuidados com a aparência. Participar de situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço. Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade. Brincar. 2- Âmbito: Conhecimento de Mundo Objetivo: Construir o conhecimento de mundo por meio das diferentes linguagens e das relações que as crianças estabelecem com os objetos de conhecimento. Eixos Movimento Ementa: Estabelecimento de relações entre seu corpo, seus movimentos e o espaço, desenvolvendo suas expressividade, equilíbrio, coordenação, lateralidade, velocidade e força. Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvimento cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo. Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc. para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos. Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações. Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo. Deslocar-se com destreza progressiva num espaço, ao andar e pular, demonstrando atitudes de confiança nas próprias habilidades motoras. Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.

13 Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação. Música Ementa: Interpretação, improvisação e composição de diferentes ritmos sonoros com entonação melódica; comunicação através do cantar, dramatizar e reproduzir ritmos orientados utilizado a diversidade cultural os diferentes ritmos identificando a cultura afro e indígena e produção de sons com instrumentos musicais. Perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais. Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo. Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura. Brincar com a musica, imitar, inventar e reproduzir criações musicais. Artes visuais Ementa: Representação de diferentes produções artísticas, visando a produção de marcas gráficas, nas quais criam formas expressivas através de sua percepção, sentimentos e imaginação, se apropriando de leituras simbólicas do mundo que o cerca e desenvolvendo o gosto com o processo de criação artística. Representação da diversidade no ambiente escolar. Ampliar o conhecimento de mundo que possui, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística. Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. Linguagem oral e escrita Ementa: Ampliação da linguagem oral das crianças, possibilitando a ampliação de suas relações sociais, comunicando-se e expressando-se com maior clareza em diferentes situações do cotidiano; demonstrando interesse pelo mundo da leitura e da escrita de palavras, utilizando a literatura infantil tendo como base personagens negras e a cultura afro em situações que ela se faz necessário, no encontro com diferentes tipos de texto. Proporcionar às crianças a aquisição de um vocabulário básico, articuladas às estruturas essenciais da Língua Inglesa, a partir de palavras relacionadas a sua realidade imediata. Fazer com que a abordagem do Ensino de Língua Inglesa para essa fase da educação, aconteça através de um processo oral e áudio-visual.

14 Escolher os livros para manusear e apreciar. Interessar-se pela leitura de histórias. Executar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor. Participar de variadas situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências. Reconhecer e gravar as letras do alfabeto. Criar hipóteses de escrita em situações em que isso seja necessário. Visualizar as letras do alfabeto, para ter noção dos símbolos que se utilizarão no momento da leitura e da escrita. Demonstrar interesse em representar as primeiras formas simbólicas com traços. Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento. Reconhecer e escrever o próprio nome, os dos colegas, os dos professores e os de familiares, dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário. Participar de situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, noticias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas, rótulos, embalagens, etc. Desenvolver o hábito de fazer previsões. Desenvolver a criatividade. Associar música, ritmo e movimento. Diferenciar informações auditivas e informações visuais. Encorajar o uso da língua em contexto. Natureza e sociedade Ementa: Investigação sobre o ambiente em que as crianças estão inseridas, pessoas, animais, plantas e outros elementos do meio, estabelecendo relações e interagindo com o mesmo, ampliando o conhecimento da cultura e percebendo-se como sujeitos integrantes de um grupo social. Conhecer os diferentes meios de comunicação e transporte para identificar suas funções e utilização nos diferentes tempos e espaços. Explorar o ambiente onde vivem e as relações com outras pessoas de diferentes idades e diferente sexo. Estabelecer contato com pequenos animais, com plantas, com objetos diversos. Observar e entender fenômenos naturais do cotidiano. Identificar as formas de sinalização de trânsito e usá-las corretamente. Estabelecer algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais. Valorizar as atividades de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente. Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana. Possibilitar o conhecimento, a identificação dos elementos do planeta (solo, luz, água, ar) e os fenômenos naturais. Conhecer os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.

15 Conhecimento lógico-matemático Ementa: Construção dos primeiros conceitos matemáticos, através de questionamentos, observações e tentativas, fazendo uso da linguagem apropriada e registros não convencionais, envolvendo espaço e forma, grandezas e medidas, números e o tratamento da informação. Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Identificar as propriedades geométricas de objetos e figuras planas e espaciais, como formas, medidas e tipos de contornos, relacionando com objetos de uso diário. Utilizar vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações em que as crianças interagem. Compreender tabelas e gráficos simples estabelecendo comparações. Representar as quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e registros não convencionais.

16 CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, Nonoai-RS Fone: (0xx54) Dados de identificação PLANO DE ATIVIDADES 1.1 Nome da unidade: Colégio Cenecista Padre Manoel Gomez Gonzalez 1.2 Nome do município: Nonoai/RS 1.3 Modalidade de ensino: Educação Infantil 1.4 Âmbito: Currículo por conhecimento: Formação Pessoal e Social / Conhecimento de mundo. 1.5 Educação Infantil: Nível II (5 anos) 1.6 Carga horária: 200 dias letivos/800 horas 1.7 Turno: Diurno 1.8 Vigência: a partir 2013 Âmbito Formação Pessoal e Social Objetivo: Ampliar sua identidade e autonomia, sua imagem corporal, as relações sociais e as diferentes linguagens como forma de representar os significados construídos. Relacionar os conhecimentos adquiridos no universo da Educação Infantil com o cotidiano e suas experiências pessoais. Eixos Identidade/Autonomia Ementa: Capacidade de fazer escolhas; envolver-se no faz-de-conta, jogo simbólico, mímica, interação, respeito à diversidade, auto-estima, cuidados pessoais, jogos e brincadeiras. Desenvolver a linguagem oral, do movimento, da identidade e da autonomia, do brincar e do trabalho com artes. Ter uma imagem positiva de si, buscando sua autoconfiança, percebendo suas limitações e possibilidades, agindo de acordo com elas. Expressar seus desejos, idéias, opiniões, necessidades, sentimentos, vontades e desagrados. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz. Brincar. Interagir com outras crianças, com seus professores e demais pessoas da escola, demonstrando suas habilidades e seus interesses. Participar na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros e ao ambiente.

17 Identificar e enfrentar situações de conflitos utilizando seus recursos pessoais, respeitando o convívio social e a diversidade que os compõe. Valorizar atitudes relacionadas à saúde e bem estar individual e coletivo. Participar de situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço. Âmbito: Conhecimento de Mundo Objetivo: Construir o conhecimento de mundo por meio das diferentes linguagens e das relações que as crianças estabelecem com os objetos de conhecimento. Eixos Movimento Ementa: Estabelecimento de relações entre seu corpo, seus movimentos e o espaço, desenvolvendo sua expressividade, equilíbrio, coordenação, lateralidade, velocidade e força. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação. Ampliar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc, para uso de objetos diversos. Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação. Deslocar-se com destreza progressiva num espaço, ao andar, correr e pular, demonstrando atitude de confiança nas próprias habilidades motoras. Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo. Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações. Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos. Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo. Música Ementa: Interpretação, improvisação e composição de diferentes ritmos sonoros com entonação melódica; cantar, dramatizar e reproduzir ritmos orientados utilizado a diversidade cultural os diferentes ritmos identificando a cultura afro e indígena. Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais, obras e seus compositores. Reconhecer elementos musicais básicos como: frases, partes, elementos que se repetem. Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.

18 Desenvolver memória musical de diversos gêneros e estilos através de repertório de canções. Artes Visuais Ementa: Representação de diferentes produções artísticas, visando a produção de marcas gráficas, nas quais criam formas expressivas através de sua percepção, sentimentos e imaginação, se apropriando de leituras simbólicas do mundo que o cerca e desenvolvendo o gosto com o processo de criação artística. Apreciar suas próprias produções artísticas e dos outros. Ampliar o conhecimento de mundo que possui, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. Fazer leitura de obras de artes a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos. Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação. Linguagem oral e escrita Ementa: Ampliação da linguagem oral das crianças, possibilitando a ampliação de suas relações sociais, comunicando-se e expressando-se com maior clareza em diferentes situações do cotidiano; demonstrando interesse pelo mundo da leitura e da escrita utilizando a literatura infantil tendo como base personagens negras e a cultura afro, em situações que ela se faz necessário, no encontro com diferentes tipos de texto. Proporcionar às crianças a aquisição de um vocabulário básico, articuladas às estruturas essenciais da Língua Inglesa, a partir de palavras relacionadas a sua realidade imediata. Fazer com que a abordagem do Ensino de Língua Inglesa para essa fase da educação, aconteça através de um processo oral e áudio-visual. Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor. Participar de variadas situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências, elaborando perguntas e respostas sobre os diversos contextos. Interessar-se pela leitura de histórias. Escolher os livros para manusear e apreciar. Participar de situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas, rótulos, embalagens, etc. Reconhecer e escrever o próprio nome, os dos colegas, os dos professores e os de familiares, dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário. Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento. Demonstrar interesse em representar as primeiras formas simbólicas com traços. Criar hipóteses de escrita em situações em que isso seja necessário. Visualizar as letras do alfabeto, para ter noção dos símbolos que se utilizarão no momento da leitura e da escrita.

19 Reconhecer e grafar as letras do alfabeto. Desenvolver o hábito de fazer previsões. Desenvolver a criatividade. Coordenar música, ritmo e movimento. Associar informações auditivas a informações visuais. Encorajar o uso da língua em contexto. Natureza e sociedade Ementa: Investigação sobre o ambiente em que as crianças estão inseridas, pessoas, animais, plantas e outros elementos do meio, estabelecendo relações e interagindo com o mesmo, ampliando o conhecimento da cultura e percebendo-se como sujeitos integrantes de um grupo social. Valorizar e conhecer diferentes formas de expressão cultural. Explorar o ambiente para que possa participar e interagir com elementos de diferentes grupos, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas, com objetos diversos e com fenômenos naturais, manifestando curiosidade e interesse. Conhecer os diferentes meios de comunicação e transporte para identificar suas funções e utilização nos diferentes tempos e espaços. Identificar as formas de sinalização de trânsito e usá-las corretamente. Valorizar as atividades de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente. Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando e respeitando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana. Estabelecer algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais. Conhecer os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo. Possibilitar o conhecimento, a identificação dos elementos do planeta (solo, luz, água, ar) e os fenômenos naturais. Conhecimento lógico-matemático Ementa: Construção dos primeiros conceitos matemáticos, através de questionamentos, observações e tentativas, fazendo uso da linguagem apropriada e registros não convencionais, envolvendo espaço e forma, grandezas e medidas, números e o tratamento da informação, ampliando os conhecimentos que cada criança possui interagindo com os colegas através dos jogos e brincadeiras. Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Representar as quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/os registros não convencionais. Relacionar idéia de número a quantidade correspondente. Compreender tabelas e gráficos simples estabelecendo comparações. Explicitar e/ou representar a posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações em que as crianças considerarem necessárias a essa ação.explorar e identificar as propriedades geométricas de objetos e figuras planas e espaciais, como formas, medidas e tipos de contornos.

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

Maternal 3 anos Educação Infantil

Maternal 3 anos Educação Infantil Maternal 3 anos Educação Infantil Eixo temático: Tema: Joca e suas aventuras As crianças, nesta fase, caracterizam-se pelo movimento e pela ação. Agem ativamente em seu entorno, acompanhando seus movimentos

Leia mais

1 o Período Educação Infantil

1 o Período Educação Infantil 1 o Período Educação Infantil Eixo temático: O tema Imaginação visa a estimular as distintas áreas de desenvolvimento integral das crianças, bem como favorecer o crescimento de suas habilidades e competências.

Leia mais

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil NOSSA MISSÃO: Por meio da educação formar cidadãos felizes, independentes, éticos e solidários VALORES: Respeito, honestidade, boa moral

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL V - 2012 A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

Leia mais

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos Prefeitura Municipal do Salvador Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos COMPETÊNCIA CONTEÚDO

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 4

INFORMATIVO 2015 GRUPO 4 INFORMATIVO 2015 GRUPO 4 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Educação Infantil I Segmento I Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Ano: Infantil I Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS - ALUNOS EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Infantil II Segmento I PLANO DE CURSO 2009 INFANTIL II Disciplina: ARTES Série: INFANTIL II Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS -

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS De acordo com o PCN e o Referencial Curricular da Educação Infantil, a instituição deve criar um ambiente

Leia mais

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos Prefeitura Municipal do Salvador Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos COMPETÊNCIA CONTEÚDO

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL APRONIANO MARTINS DE OLIVEIRA

CENTRO EDUCACIONAL APRONIANO MARTINS DE OLIVEIRA OBJETIVOS GERAIS: Rua Emílio Castelar, 32 Fone/Fax: (0 84) 3316-9509 / 3314-0076 Mossoró/RN PROPOSTAS CURRICULARES EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente,

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO

INFORMATIVO 2015 GRUPO INFORMATIVO 2015 GRUPO 5 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezados Pais e/ou Responsáveis, Estamos vivenciando o segundo bimestre letivo e o processo de aprendizagem representa pra nós, motivo de alegria e conquistas diárias. Confiram as habilidades

Leia mais

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE Unidade II ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ana Lucia M. Gasbarro A formação pessoal e social da criança, áreas de conhecimento e desenvolvimento da criança Introdução A importância

Leia mais

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II Músicas infantis. Danças, músicas e personagens folclóricos. Conhecer textos e melodias folclóricos; Entoar músicas do folclore brasileiro; Dançar músicas folclóricas; Imitar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer

Leia mais

Propiciar a socialização da criança através da participação numa comunidade mais ampla, onde descubra e domine regras próprias do convívio social.

Propiciar a socialização da criança através da participação numa comunidade mais ampla, onde descubra e domine regras próprias do convívio social. EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Expressar curiosidade e desejo de saber; Reconhecer aspetos do mundo exterior mais próximo; Perceber a utilidade de usar os materiais do seu quotidiano;

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 1: Cirandando Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Conhecer um texto instrucional e sua função social. Priorizar

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Os PCNs indicam como objetivos da Educação Infantil que os alunos sejam capazes de: Expressar, manifestar

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE Disciplina Eixos temáticos (conteúdos) Habilidades prioritárias a serem desenvolvidas pelo educando. Matemática Natureza e Arte Ampliação do vocabulário; Coordenação motora; Linguagem

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. Premissas básicas:

EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. Premissas básicas: EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação Infantil, enquanto segmento de ensino que propicia um maior contato formal da criança com o mundo que a cerca, deve favorecer a socialização da criança, permitir a interação

Leia mais

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS SÉRIE: Berçário A Berçário

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados Unidade 4 O mundo secreto das tocas e dos ninhos Unidade 5 Luz, sombra e ação! Unidade

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Disciplina: NATUREZA e SOCIEDADE Ano: INFANTIL IV Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE DISCIPLINA CONTEÚDO HABILIDADES/COMPETÊNCIAS PORTUGUÊS - Construção da identidade social e do grupo; Linguagem oral Linguagem oral Desenvolver a coordenação visomotora, a criatividade

Leia mais

A Arte e as Crianças

A Arte e as Crianças A Arte e as Crianças A criança pequena consegue exteriorizar espontaneamente a sua personalidade e as suas experiências inter-individuais, graças aos diversos meios de expressão que estão à sua disposição.

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Sandra Korso Kutzke 1 SUMÁRIO 1. Organização da coleção... 3 2.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da auto-imagem e desenvolvimento da auto-estima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL SOCIALIZAÇÃO Desenvolver atitudes procedimentos e conceitos Interiorizar valores espirituais morais e críticos Desenvolver

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V OBJETIVOS GERAIS. Desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio corpo; Desenvolvimento

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 3

INFORMATIVO 2015 GRUPO 3 INFORMATIVO 2015 GRUPO 3 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2014 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e do desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 1

INFORMATIVO 2015 GRUPO 1 INFORMATIVO 2015 GRUPO 1 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II Desenvolver reações físicas - rítmicas à música (palmas, marchas, etc); Representar, com movimentos corporais elementos e objetos do meio circundante; Deslocar com

Leia mais

Área de Formação Pessoal e Social

Área de Formação Pessoal e Social Área de Formação Pessoal e Social Identidade/ Auto-estima Independência/ Autonomia Convivência democrática/ Cidadania Brincar com o outro (s); Ouvir os outros; Saber identificar-se a si e o outro; Esperar

Leia mais

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná Plano de Trabalho Docente 2014 Educação Infantil Estimulação

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e do desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

2 o Período Educação Infantil

2 o Período Educação Infantil 2 o Período Educação Infantil Eixo temático: Em época de tantas transformações, é preciso compreender a necessidade de mudarmos nossas atitudes como cidadãos. É com essa visão de tornar o mundo melhor

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014-2015 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014-2015 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Ser autónomo; Ser atento; Ser observador; Ter espírito crítico; Interiorizar e respeitar as regras do grupo; Ter consciência de si e do outro

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016 EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES Ano letivo 2015/2016 3.º Ano Descoberta e organização progressiva de volumes Modelagem

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150.

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150. COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150. PROJETO PRIMEIRAS SENSAÇÕES SÉRIE: Berçário A Berçário B PROFESSORAS:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM COMUNICAÇÃO FASE I FASE II ORALIDADE Transmitir recados simples. Formar frases com seqüência. Argumentar para resolver conflitos. Verbalizar suas necessidades e

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BERÇÁRIO e INICIAL 1º BIMESTRE - BERÇÁRIO e INICIAL

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BERÇÁRIO e INICIAL 1º BIMESTRE - BERÇÁRIO e INICIAL CUÍCULO UNFCDO P DUCÇÃO BÁC BÇÁO e NCL 1º BM - BÇÁO e NCL Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC o estabelecimento de aproximações a algumas noções matemáticas presentes no cotidiano. equência numérica por meio da

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL III PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 3 ANOS Organize suas atividades de forma ordenada, dando a cada uma o seu tempo

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 DISCIPLINA: LINGUAGEM

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Cirandinha. Unidade 1: lelita, a borboleta. Ético Sistema de Ensino Planejamento Educação infantil

Planejamento. Educação infantil Cirandinha. Unidade 1: lelita, a borboleta. Ético Sistema de Ensino Planejamento Educação infantil Planejamento Educação infantil Cirandinha Unidade 1: lelita, a borboleta Conhecimento do corpo Representação corporal Identidade Consciência de si Respeito a diferenças Ampliar o repertório imaginário

Leia mais

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85901-150 Toledo Paraná

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85901-150 Toledo Paraná Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85901-150 Toledo Paraná Plano de Trabalho Docente 2014 Educação Infantil Pré Escolar

Leia mais

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil : Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (4 ANOS /ETAPA I) ANO 2013

PLANEJAMENTO ANUAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (4 ANOS /ETAPA I) ANO 2013 PLANEJAMENTO ANUAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (4 ANOS /ETAPA I) ANO 2013 INTRODUÇÃO O Planejamento anual para a faixa etária de quatro anos com base no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil RCNEI

Leia mais

CONTEÚDO ANUAL 2015 EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTEÚDO ANUAL 2015 EDUCAÇÃO INFANTIL COLÉGIO NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus CONTEÚDO ANUAL 2015 EDUCAÇÃO INFANTIL Ensinar não é construir conhecimento, mas criar as possibilidades para

Leia mais

PROJETO ANIMAIS. 1. Tema: O mundo dos animais. Área de abrangência: 2. Duração: 01/06 a 30/06. 3. Apresentação do projeto:

PROJETO ANIMAIS. 1. Tema: O mundo dos animais. Área de abrangência: 2. Duração: 01/06 a 30/06. 3. Apresentação do projeto: PROJETO ANIMAIS 1. Tema: O mundo dos animais Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza e Sociedade (x) Matemática 2. Duração: 01/06

Leia mais

Condutas psicomotoras: brinquedos tradicionais e diversões de antigamente ainda encantam?

Condutas psicomotoras: brinquedos tradicionais e diversões de antigamente ainda encantam? Condutas psicomotoras: brinquedos tradicionais e diversões de antigamente ainda encantam? Profª. Ms. Cláudia Yazlle Profª. Ms. Gabriela Maffei 5 e 6 de junho Objetivos da aula de hoje As crianças de 4

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL GRUPO IV (4 ANOS) Desenvolvimento físico-motor: Pula em um pé só sem perder o equilíbrio. Consegue recortar com facilidade uma

PLANEJAMENTO ANUAL GRUPO IV (4 ANOS) Desenvolvimento físico-motor: Pula em um pé só sem perder o equilíbrio. Consegue recortar com facilidade uma PLANEJAMENTO ANUAL GRUPO IV (4 ANOS) Desenvolvimento físico-motor: Pula em um pé só sem perder o equilíbrio. Consegue recortar com facilidade uma figura utilizando tesoura. É possível que ainda não seja

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPECÓ SC

A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPECÓ SC A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPECÓ SC FIGUEIREDO, Anelice Maria Banhara - SME / Chapecó/SC anelicefigueiredo@gmail.com LORENZET, Simone Vergínia - SME

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Beatriz Müller Maria do Rocio Torres Sônia Marangon Veima Vecchiatto

Leia mais

Planificação Anual da Sala dos 5anos

Planificação Anual da Sala dos 5anos Nome do Aluno: Janine Colaço Reis Planificação Anual da Sala dos 5anos Calendarizaçã o (mês) Áreas de conteúdo/ Conteúdos Curriculares Competências Situações de aprendizagem/ Estratégias Recursos Humanos/

Leia mais

CONTEÚDO ANUAL 2016 OBJETIVOS GERAIS:

CONTEÚDO ANUAL 2016 OBJETIVOS GERAIS: CONTEÚDO ANUAL 2016 SEGMENTO: Ensino Fundamental I SÉRIE: 1º ano OBJETIVOS GERAIS: Criar condições para o desenvolvimento integral das crianças, considerando as possibilidades de aprendizagem que apresentam,

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PROINFÂNCIA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A

Leia mais

EIXO: TEMPO, ESPAÇO E CIDADANIA Conhecer o próprio corpo por meio do uso de habilidades físicas, motoras e perceptivas.

EIXO: TEMPO, ESPAÇO E CIDADANIA Conhecer o próprio corpo por meio do uso de habilidades físicas, motoras e perceptivas. O que se aprende, como se aprende e onde se aprende O Currículo O trabalho na educação infantil da Nossa Infância é organizado por eixos que são orientados por faixa etária: BERÇÁRIO 1 Nos primeiros anos

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 2 PERÍODO

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 2 PERÍODO CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 2 PERÍODO Falar de educação é em primeiro lugar falar de ser humano. E falar de ser humano é pensar e sentir, deslocar-se de lugares e posições

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 1º CICLO - 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MENSAL DE JANEIRO DOMÍNIOS METAS/OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) MATERIAIS/RECURSOS MODALIDADES

Leia mais

Língua Portuguesa. Expectativas de aprendizagem. Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos.

Língua Portuguesa. Expectativas de aprendizagem. Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos. Língua Portuguesa As crianças do 1º ano têm o direito de aprender e desenvolver competências em comunicação oral, em ler e escrever de acordo com suas hipóteses. Para isto é necessário que a escola de

Leia mais

Plano Anual. Interação e socialização da criança no meio social familiar e escolar. Ampliação progressiva do conhecimento do mundo.

Plano Anual. Interação e socialização da criança no meio social familiar e escolar. Ampliação progressiva do conhecimento do mundo. Centro Educacional Mundo do Saber Maternal II Ano Letivo: 2013 Tema: A fazenda do tio Chico Professora: Heloiza Regina Gervin Plano Anual Eu sou tio Chico, um menino muito esperto e que adora brincar e

Leia mais

14. As áreas de conhecimento e o desenvolvimento da criança de até 6 anos

14. As áreas de conhecimento e o desenvolvimento da criança de até 6 anos 14. As áreas de conhecimento e o desenvolvimento da criança de até 6 anos Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Volume III Âmbito de Conhecimento de Mundo Este volume do RCNEI orienta

Leia mais

PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos

PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos Ano letivo 2015/2016 «Onde nos leva uma obra de arte» Fundamentação teórica (justificação do projeto): As crianças nesta faixa etária (1-2 anos) aprendem com todo o seu

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 3 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Maria Helena Walber Criar desenhos, pinturas, modelagens, colagens a partir do próprio repertório;

Leia mais

13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS

13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS 13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS A importância da formação pessoal e social da criança para o seu desenvolvimento integral e para a

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 MATERNAL II Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 3ª Etapa de 2014. Este material serve de

Leia mais

Quatro coordenadas para o andamento da educação musical

Quatro coordenadas para o andamento da educação musical Quatro coordenadas para o andamento da educação musical Léa Pintor Martins de Arruda Maria Angela de Souza Lima Rizzi O trabalho realizado com os educadores, pela equipe da Associação Arte Despertar no

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular/Ciclo: 1º Ciclo Disciplina: Expressões Artísticas e Físico-Motora Ano de escolaridade: 4º ano Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL 1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL ANTECEDENTES Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS PEDAGÓGICOS SETOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Eunápolis BA 2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Simone Helen Drumond Ischkanian

O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Simone Helen Drumond Ischkanian O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O projeto - o lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem

Leia mais

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO Formação Pessoal e Social Identidade e Autonomia Posturas de Estudante Conteúdos

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 MATERNAL III Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 3ª Etapa de 2014. Este material serve

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 2 (4 ou 5 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 2 (4 ou 5 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 2 (4 ou 5 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Beatriz Müller Maria do Rocio Torres Sônia Marangon Veima Vecchiatto

Leia mais

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Educação Infantil e Ensino Fundamental I Roteiro de Estudos 1º ANO Profª. Dalete Teixeira DISCIPLINA CONTEÚDOS PREVISTOS PROJETOS PREVISTOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais