LISTA de GASES e TERMODINÂMICA PROFESSOR ANDRÉ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISTA de GASES e TERMODINÂMICA PROFESSOR ANDRÉ"

Transcrição

1 LISTA de GASES e TERMODINÂMICA PROFESSOR ANDRÉ 1. (Ug 01)O ntrogêno líqudo é requentemente utlzado em sstemas crogêncos, para trabalhar a baxas temperaturas. A gura a segur lustra um reservatóro de 100 ltros, com paredes adabátcas, contendo 60 ltros da substânca em sua ase líquda a uma temperatura de 77 K. O restante do volume é ocupado por ntrogêno gasoso que se encontra em equlíbro térmco com o líqudo. Na parte superor do reservatóro exste uma válvula de alívo para manter a pressão manométrca do gás em 1, atm. Quando o regstro do tubo central é aberto, o gás sore uma lenta expansão sotérmca empurrando o líqudo. Consderando-se que oram retrados 10% do volume do líqudo durante esse processo e que o gás não escapa para o ambente, calcule: Dados: R = 8, J/K.mol; 1atm = 10 Pa. a) O número de mols do gás evaporado durante o processo. b) O trabalho realzado pelo gás sobre o líqudo.. (Epcar (Aa) 01) Uma máquna térmca uncona azendo com que mols de um gás deal percorra o cclo ABCDA representado na gura. Sabendo-se que a temperatura em A é 7 C, que os calores especícos molares do gás, a volume constante e a pressão constante, valem, respectvamente, R e R e que R vale aproxmadamente 8 J mol K, o rendmento dessa máquna, em porcentagem, está mas próxmo de a) 1 b) 1 c) 18 d) 1. (Pucrj 01)Um sstema termodnâmco recebe certa quantdade de calor de uma onte quente e sore uma expansão sotérmca ndo do estado 1 ao estado, ndcados na gura. Imedatamente após a expansão ncal, o sstema sore uma segunda expansão térmca, adabátca, ndo de um estado para o estado com coecente de Posson γ =1,.

2 a) Determne o volume ocupado pelo gás após a prmera expansão, ndo do estado 1 ao estado. b) Determne a pressão no gás quando o estado é atngdo.. (Urgs 01) Uma amostra de gás deal evolu de um estado A para um estado B, através de um processo, em que a pressão P e o volume V varam conorme o gráco abaxo. Consdere as seguntes armações sobre esse processo. I. A temperatura do gás dmnuu. II. O gás realzou trabalho postvo. III. Este processo é adabátco. Quas estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) I, II e III.. (Unesp 01) Determnada massa de gás deal sore a transormação cíclca ABCDA mostrada no gráco. As transormações AB e CD são sobárcas, BC é sotérmca e DA é adabátca. Consdere que, na transormação AB, 00kJ de calor tenham sdos ornecdos ao gás e que, na transormação CD, ele tenha perddo 0kJ de calor para o meo externo. Calcule o trabalho realzado pelas orças de pressão do gás na expansão AB e a varação de energa nterna sorda pelo gás na transormação adabátca DA.

3 6. (Umg 01) Na gura está representado um pstão consttuído de um clndro e um êmbolo. O êmbolo, que pode se mover lvremente, tem massa de 0,0 kg e uma área de seção transversal de 8,0 cm. Esse pstão contém,0 10 mol de um gás deal à temperatura de 7 C. A pressão no ambente é de 1,0 atm. a) DETERMINE o valor da orça que o gás exerce sobre o êmbolo na stuação de equlíbro. b) DETERMINE o valor da altura h em que o êmbolo se encontra nessa stuação. Em seguda, o gás é aquecdo até que sua temperatura atnja 7 C. c) DETERMINE o valor do deslocamento Δ h do pstão devdo a esse aquecmento. 7. (Uerj 01) Sabe-se que a pressão que um gás exerce sobre um recpente é decorrente dos choques de suas moléculas contra as paredes do recpente. Dmnundo em 0% o volume do recpente que contém um gás deal, sem alterar sua temperatura, estabeleça a razão entre a pressão nal e a pressão ncal. 8. (Espcex (Aman) 01)Em um laboratóro, um estudante realza alguns expermentos com um gás pereto. Incalmente o gás está a uma temperatura de 7 C; em seguda, ele sore uma expansão sobárca que torna o seu volume cnco vezes maor. Imedatamente após, o gás sore uma transormação socórca e sua pressão ca a um sexto do seu valor ncal. O valor nal da temperatura do gás passa a ser de a) 7 C b) 0 C c) 7 C d) C e) 7 C 9. (Uncamp 01)Pressão parcal é a pressão que um gás pertencente a uma mstura tera se o mesmo gás ocupasse soznho todo o volume dsponível. Na temperatura ambente, quando a umdade relatva do ar é de 100%, a pressão parcal de vapor de água vale,0 10 Pa. Nesta stuação, qual sera a porcentagem de moléculas de água no ar? Dados: a pressão atmosérca vale 1,0 10 Pa; consdere que o ar se comporta como um gás deal. a) 100%. b) 97%. c) %. d) %. 10. (Urgs 01) A gura a segur apresenta um dagrama p x V que lustra um cclo termodnâmco de um gás deal. Este cclo, com a realzação de trabalho de 70 J, ocorre em três processos sucessvos. No processo AB, o sstema sore um aumento de pressão mantendo o volume constante; no processo BC, o sstema se expande mantendo a temperatura constante e dmnundo a pressão; e, nalmente, no processo CA, o sstema retorna ao estado ncal sem varar a pressão.

4 O trabalho realzado no processo BC e a relação entre as temperaturas T A e T B são, respectvamente, a) 110 J e T A = T B /8. b) 110 J e T A = 8T B. c) 60 J e T A = T B /8. d) 190 J e T A = T B /8. e) 190 J e T A = 8T B. 11. (Ues 01) Uma massa de 0,0 g de um gás deal com massa molar de M=,00 g/mol é aquecdo de sua temperatura ncal T = 00 K para uma temperatura nal de T =700 K, azendo com que seu volume ncal aumente de V = 0,00 m para um volume nal de V = 0,900 m, sob uma mesma pressão externa xa. Sabendo que o processo o quase-estátco, determne a) a pressão sob a qual se realza o processo; b) a varação da energa nterna sorda pelo gás; c) o trabalho realzado pelo gás nessa expansão; d) a quantdade de calor que o gás recebe durante o processo. Dados: c p = 1, cal/g.k é o calor especíco do gás sob pressão constante e 1 cal =,18 J. 1. (Epcar (Aa) 01) Com relação às máqunas térmcas e a Segunda Le da Termodnâmca, analse as proposções a segur. I. Máqunas térmcas são dspostvos usados para converter energa mecânca em energa térmca com consequente realzação de trabalho. II. O enuncado da Segunda Le da Termodnâmca, proposto por Clausus, arma que o calor não passa espontaneamente de um corpo ro para um corpo mas quente, a não ser orçado por um agente externo como é o caso do rergerador. III. É possível construr uma máquna térmca que, operando em transormações cíclcas, tenha como únco eeto transormar completamente em trabalho a energa térmca de uma onte quente. IV. Nenhuma máquna térmca operando entre duas temperaturas xadas pode ter rendmento maor que a máquna deal de Carnot, operando entre essas mesmas temperaturas. São corretas apenas a) I e II b) II e III c) I, III e IV d) II e IV 1. (Enem 01)Aumentar a ecênca na quema de combustível dos motores à combustão e reduzr suas emssões de poluentes são a meta de qualquer abrcante de motores. É também o oco de uma pesqusa braslera que envolve expermentos com plasma, o quarto estado da matéra e que está presente no processo de gnção. A nteração da aísca emtda pela vela de gnção com as moléculas de combustível gera o plasma que provoca a explosão lberadora de energa que, por sua vez, az o motor unconar. Dsponível em: Acesso em: jul. 010 (adaptado). No entanto, a busca da ecênca reerencada no texto apresenta como ator lmtante a) o tpo de combustível, óssl, que utlzam. Sendo um nsumo não renovável, em algum momento estará esgotado. b) um dos prncípos da termodnâmca, segundo o qual o rendmento de uma máquna térmca nunca atnge o deal. c) o unconamento cíclco de todo os motores. A repetção contínua dos movmentos exge que parte da energa seja transerda ao próxmo cclo.

5 d) as orças de atrto nevtável entre as peças. Tas orças provocam desgastes contínuos que com o tempo levam qualquer materal à adga e ruptura. e) a temperatura em que eles trabalham. Para atngr o plasma, é necessára uma temperatura maor que a de usão do aço com que se azem os motores. 1. (Epcar (Aa) 01) Um motorsta calbra os pneus de seu carro com uma pressão de 0 lbras pol a uma temperatura de 7 C. Após uma vagem, a temperatura deles subu para 7 C. Desprezando-se a varação de volume dos pneus e sabendo-se que 10% da massa de ar contda em um dos pneus escapou pela válvula durante a vagem, a pressão do ar neste pneu, ao térmno desta vagem, em lbras pol, é de aproxmadamente a) b) 6 c) 9 d) 1. (Uerj 01) Em um reator nuclear, a energa lberada na ssão de 1 g de urâno é utlzada para evaporar a quantdade de,6 10 kg de água a 7ºC e sob 0 atm, necessára para movmentar uma turbna geradora de energa elétrca. Admta que o vapor d água apresenta comportamento de gás deal. O volume de vapor d água, em ltros, gerado a partr da ssão de 1 g de urâno, corresponde a: a) 1, 10 b) c) d) 6, , , (Uncamp 01)Os balões desempenham papel mportante em pesqusas atmosércas e sempre encantaram os espectadores. Bartolomeu de Gusmão, nascdo em Santos em 168, é consderado o nventor do aeróstato, balão empregado como aeronave. Em temperatura ambente, Tamb 00 K, a densdade do ar atmosérco vale ρamb 1,6 kg/m. Quando o ar no nteror de um balão é aquecdo, sua densdade dmnu, sendo que a pressão e o volume permanecem constantes. Com sso, o balão é acelerado para cma à medda que seu peso ca menor que o empuxo. a) Um balão trpulado possu volume total V 6,0 10 ltros. Encontre o empuxo que atua no balão. b) Qual será a temperatura do ar no nteror do balão quando sua densdade or reduzda a ρquente 1,0 kg/m? Consdere que o ar se comporta como um gás deal e note que o número de moles de ar no nteror do balão é proporconal à sua densdade. 17. (Unesp 01) Um rasco para medcamento com capacdade de 0 ml, contém ml de remédo, sendo o volume restante ocupado por ar. Uma enermera encaxa uma sernga nesse rasco e retra 10 ml do medcamento, sem que tenha entrado ou saído ar do rasco. Consdere que durante o processo a temperatura do sstema tenha permanecdo constante e que o ar dentro do rasco possa ser consderado um gás deal. Na stuação nal em que a sernga com o medcamento anda estava encaxada no rasco, a retrada dessa dose ez com que a pressão do ar dentro do rasco passasse a ser, em relação à pressão ncal, a) 60% maor. b) 0% maor. c) 60% menor. d) 0% menor.

6 e) % menor. 18. (Pucrj 01)Um processo acontece com um gás deal que está dentro de um balão extremamente lexível em contato com a atmosera. Se a temperatura do gás dobra ao nal do processo, podemos dzer que: a) a pressão do gás dobra, e seu volume ca pela metade. b) a pressão do gás ca constante, e seu volume ca pela metade. c) a pressão do gás dobra, e seu volume dobra. d) a pressão do gás ca pela metade, e seu volume dobra. e) a pressão do gás ca constante, e seu volume dobra. 19. (Urgs 011) A gura abaxo apresenta o dagrama da pressão p(pa) em unção do volume Vm de um sstema termodnâmco que sore três transormações sucessvas: XY, YZ e ZX. O trabalho total realzado pelo sstema após as três transormações é gual a a) 0. b) 1,6 10 J. c) d) e),0 10 J., 10 J.,8 10 J. 0. (Udesc 011)Um gás em uma câmara echada passa pelo cclo termodnâmco representado no dagrama p x V da Fgura. O trabalho, em joules, realzado durante um cclo é: a) + 0 J b) - 90 J c) + 90 J d) - 60 J e) - 0 J 1. (Usm 011)A respeto dos gases que se encontram em condções nas quas seu comportamento pode ser consderado deal, arma-se que I. a grandeza que é chamada de temperatura é proporconal à energa cnétca méda das moléculas. II. a grandeza que é chamada de pressão é a energa que as moléculas do gás transerem às paredes do recpente que contém esse gás. III. a energa nterna do gás é gual à soma das energas cnétcas das moléculas desse gás. Está(ão) correta(s)

7 a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e III. e) I, II e III.. (Uu 011)Certa quantdade de gás deal ocupa ncalmente um volume V 0, à pressão p 0 e temperatura T 0. Esse gás se expande à temperatura constante e realza trabalho sobre o sstema, o qual é representado nos grácos pela área sob a curva. Assnale a alternatva que melhor representa a quantdade de calor trocada com o meo. a) b) c) d). (Epcar (Aa) 011) O dagrama abaxo representa um cclo realzado por um sstema termodnâmco consttuído por n mols de um gás deal. Sabendo-se que em cada segundo o sstema realza 0 cclos guas a este, é correto armar que a(o) a) potênca desse sstema é de 1600 W. b) trabalho realzado em cada cclo é - 0 J. c) quantdade de calor trocada pelo gás com o ambente em cada cclo é nula. d) temperatura do gás é menor no ponto C.

8 . (Unesp 011)Em um trocador de calor echado por paredes datérmcas, ncalmente o gás monoatômco deal é resrado por um processo socórco e depos tem seu volume expanddo por um processo sobárco, como mostra o dagrama pressão versus volume. a) Indque a varação da pressão e do volume no processo socórco e no processo sobárco e determne a relação entre a temperatura ncal, no estado termodnâmco a, e nal, no estado termodnâmco c, do gás monoatômco deal. b) Calcule a quantdade total de calor trocada em todo o processo termodnâmco abc.. (Usc 011) Os grácos a segur ndcam quatro transormações gasosas dstntas, com a pressão expressa em pascal, o volume em metros cúbcos e a temperatura em kelvn. Todas as transormações ocorreram no sentdo de A para B. Consdere R = 0,080 atm.l/mol.ke assnale a(s) proposção(ões) correta(s). 01)O gráco II ndca uma transormação sotérmca e o gráco IV ndca uma transormação socórca. 0)Nos grácos I e III, a curva representa a grandeza ísca temperatura e a área abaxo da curva é numercamente gual ao trabalho assocado à transormação gasosa. 0)Admtndo que a temperatura do gás no gráco I é de 00 K, podemos armar que, nesta porção de gás, temos aproxmadamente, 10 mols. 08)No gráco III, o trabalho assocado à transormação gasosa vale, 10 J. 16)O gráco IV ndca uma transormação socórca e o trabalho assocado a esta transormação é zero, ou seja, não houve troca de energa com a vznhança na orma de calor. )No gráco III, a temperatura do gás dmnuu, pos ele perdeu mas energa na orma de calor do que recebeu na orma de trabalho. 6)Em todas as transormações podemos consderar o gás real como deal se o gás estver sendo submetdo a altas temperatura e pressão.

9 GABARITO e RESOLUÇÃO Resposta da questão 1: a) Dados: Pressão: p 0 = p= 1, atm = 1, 10 N/m (constante); Volume total: V T = 100 L = 10-1 m ; Volume de líqudo: V L = 60 L = 6 10 m ; Constante dos gases: R = 8, J/molK. O volume gasoso ncal é: V L 10 m. Assumndo comportamento de gás deal para o ntrogêno, o número de mols ncal (n 0 ) é: p 0 V 0 1, p0 V0 n0 R T n 0 n0 8,7 mol. R T 8, 77 66,8 Após a abertura do regstro, o volume de líqudo dmnu de 10%, correspondendo à varação ( Δ V), em módulo: 1 ΔV 10% ΔV 6 L. 10 O gás passa a ocupar esse volume, passando então a: V1 V0 ΔV 0 6 V1 6 L. O novo número de mols é n 1 : p 1V 1 1, 10,6 10 6, 10 p1 V1 n1 R T n 1 n1 10 mol. R T 8, 77 66,8 O número de mols do gás evaporado durante o processo é Δ n. Δn n n 10 8,7 1 0 Δn 0, mol. b) Dado: p= 1, atm = 1, 10 N/m (constante). Como a transormação é sobárca, o trabalho (W) é: W p V 1, , 10 Δ 610 W 80 J. Resposta da questão : Questão anulada no gabarto ocal. O enuncado apresenta um valor ncorreto do calor especíco molar a volume constante. Segundo a relação de Mayer C P C V = R, e como podemos observar, os valores apresentados não convergem com essa relação. P V C C R / R / R 11/6 R Por esse motvo a questão o anulada. Porém, devemos ressaltar que caso utlzássemos os valores apresentados no enuncado encontraríamos uma das alternatvas. Vejamos qual: Calculo do trabalho do gás no cclo O trabalho no cclo é numercamente gual à área do cclo, assm sendo, temos: W ( 1).10.(0, 0,).10 J Calculando as temperaturas do gás no estado B, C e D. P V P V PV P V θ θ θ θ A A B B C C D D A B C D Comparando o gás nos estados A e B:

10 P V A A B B θ A P V θ B 1.10 V A.10 V ( 7) θ B B = θ B K θ B 1000K Comparando o gás nos estados B e C: PV B B θb PCVC θc 0, 0, 1000 θ θ C 000K C Comparando o gás nos estados C e D: PCVC PDVD θc θd (000) θ θ D 1000K D Cálculo da quantdade de calor absorvdo (Q ABS. ) pelo gás: Processo A B: QV n.c V.ΔθAB Q V.( / ).8.( ) Q V.10 J Processo B C: QP n.c P.ΔθBC Q P.( / ).8.( ) QP 10 J Nos processos C D e D A o gás rejeta calor para o ambente (Q<0). Assm, o calor absorvdo (Q ABS. ) é dado por: Q ABS J Calculando o rendmento da máquna térmca: W η Q ABS. η ,18 ( / ).10 η 18% Resposta da questão : a) P 0.V0 PV x10 xx10 x10 xv V x10 m. γ γ b) 1, 1, P0 V0 PV x P(6) x P x x, atm, x10 N / m Resposta da questão : [A] Analsando cada uma das armações: [I] Correta. Aplcando a le geral dos gases: PA VA PB VB P0 V0 P0 V0 B TA TB TA TB A temperatura dmnuu. T T. [II] Incorreta. Como houve uma compressão, o gás realzou trabalho negatvo. Calculando esse trabalho, que é, numercamente, gual á Área entre A e B e o exo do volume. A

11 P0 P0 WAB V0 V 0 WAB P0 V 0. [III] Incorreta. O gás soreu compressão e resramento, logo ele perdeu calor, não sendo, portanto, um processo adabátco. Calculando essa quantdade de calor: Q ΔU W Q Δ PV W Q P0 V0 P0 V0 P0 V 0 9 Q P0 V0 P0 V 0 Q P0 V 0. Resposta da questão : Calculando o trabalho realzado na expansão AB (W AB ): Como a transormação é sobárca (pressão constante), o trabalho pode ser obtdo pelo produto da pressão pela varação do volume. Assm: WAB pab ΔVAB , 10 0,7, J WAB 80 kj. Respondendo à segunda pergunta do enuncado, que é a varação da energa nterna na transormação DA. 1ª Solução: Dados: pa 10 N / m ; pd 10 N / m ; N/m ; V A = 0, m ; V D = 0, m Para um gás monoatômco, deal, a energa nterna é dada por: UA pav A U n R T p V UA UD pava pdv D UD pdvd ΔUDA 10 0, 10 0, 1, , 10 ΔUDA 0 kj. ª Solução: Usando a prmera le da termodnâmca, que parece ser a sugestão do enuncado. Dados: Q AB = +00 kj (calor recebdo); Q CD = 0 kj (calor ceddo) Da resposta da pergunta anteror, W AB = 80 kj. O trabalho na transormação CD é: WCD pcd ΔVCD 10 0, 10 WCD 00 kj (compressão). AB : UB UA QAB WAB ΔU Q W BC : UC UB 0 (sotérmca) UD UA QAB WAB QCD W CD CD: UD UC QCD WCD UA UD QAB WAB QCD WCD UA UD kj ΔUDA 0 kj. Comentáro: Estranhamente as duas soluções não chegaram ao mesmo valor. Isso ocorreu porque o examnador smplesmente chutou os valores dos calores trocados nas transormações AB e CD, respectvamente, 00 kj e 0 kj. Os dados estão ncoerentes. Vamos corrgr os valores e tornar a questão coerente.

12 Aplcando a equação geral nas dversas transormações: pa VA pb VB 0, 1 TA 10 A B : T B TB T A I. TA TB TA TB 0, 10 TA B C : TC T B sotérmca II. pc VC pd VD 0, 0, TC 1 C D : T D TD T C III. TC TD TC TD Combnando (I) e (III): TD TA T A TD T A. 1 6 Usando a equação do calor sensível, calculamos a relação entre os calores trocados nas transormações AB e CD: 10 7 QAB m c TA T A QAB m c TA Q m c ΔT 10-1 QCD m c TA T A QCD m c T A QAB QAB 7 6 QAB QCD -1 QCD 1 QCD QAB - 1 Q CD. Para que as duas soluções cheguem ao mesmo resultado, retomemos a expressão da varação da energa nterna da 1ª solução, lembrando que a resposta correta é 0 kj. UA UD QAB WAB QCD W CD 0 QAB 80 QCD 00 0 QAB QCD QAB Q CD QAB QCD 0. Montando o sstema: QAB QCD 0 1 QAB - Q CD QCD QCD -0 QCD Q CD -70 kj. 1 QAD QAD 700 kj. 1 Portanto, a questão ca correta com o enuncado abaxo, com os valores corrgdos destacados: Determnada massa de gás monoatômco deal sore a transormação cíclca ABCDA mostrada no gráco. As transormações AB e CD são sobárcas, BC é sotérmca e DA é adabátca. Consdere que, na transormação AB, 700kJ de calor tenham sdos ornecdos ao gás e que, na transormação CD, ele tenha perddo 70kJ de calor para o meo externo. Resposta da questão 6: Dados: m e = 0, kg; A = 8 cm = 8x10 - m ; n = x10 - mol; T = 7 C = 00 K; T 1 = 7 C = 0 K; p = 1 atm = 10 Pa; R = 8, J/molK. a) No equlíbro, a pressão exercda pelo gás equlbra a pressão atmosérca, somada à pressão exercda pelo peso do êmbolo. Então, o valor da orça exercda pelo gás sobre o êmbolo é: gás e atm gás gás F m g p A F 0, F 80 F 8 N. gás b) Aplcando a equação de Clapeyron:

13 n R T n R T n R T Fgás p A Fgás A Fgás A h V A h F 10 8, h gás h 0,1 m. c) Supondo que o aquecmento se dê à pressão constante, aplcando a le geral dos gases: p V p V1 A h A h1 h h1 0,1 h1 h1 0,1 m. T T T T T T Δh h h 0,1 0,1 Δh 0,01 m. Resposta da questão 7: Condções ncas do gás: v0 v p0 p θ0 θ Condções nas do gás: v 0,v p? θ θ p0 v0 p v p v p 0, v p θo θ θ θ p0 Resposta da questão 8: [D] 1ª transormação gasosa: sobárca (pressão constante), ndo do estado para o estado. P P T 7C 00K V.V (volume cnco vezes maor) Da equação geral dos gases peretos, temos: P.V P.V T T Como P P : P.V P.V V V T T T T Substtundo os valores: V.V T 100K 00 T ª transormação gasosa: socórca (volume constante), ndo do estado para o estado x. V Vx T 100K P P x (sua pressão ca a um sexto do seu valor ncal) 6 Da equação geral dos gases peretos, temos:

14 P.V P.V T T x x x Como V Vx: P.V P.V P P T T T T x x x x x Substtundo os valores: P P 6 Tx 100 Tx Tx 0K 0 C 0K Analsando as alternatvas: Tx C Resposta da questão 9: [D] P P.10 r P T r % Resposta da questão 10: [A] Dados: W cclo = 70 J; p A =p C = 80 N/m ; p B = 60 N/m ; V A = V B = 1m ; V C = 8 m. O trabalho realzado (W) no cclo é gual ao somatóro dos trabalhos nas transormações parcas. O trabalho na transormação AB é nulo, pos ela é sométrca. WBC WCA WAB W cclo WBC pa VA VC 0 70 WBC WBC WBC 1.10 J. Como a transormação AB é sométrca, da le geral dos gases: pa pb TA pa TA 80 1 TA TB TB pb TB 60 8 T T B A. 8 Resposta da questão 11: Dados: m = 0 g; M = g/mol; T = 00 K; T = 700 K; V = 0, m ; V = 0,9 m. Como não o ornecda a constante unversal dos gases, vamos adotá-la: R = 8, J/(molK) a) Aplcando a equação de Clapeyron nas stuações nal e ncal: p V n R T m T T pv V n RT T p R p V n R T M V V p 8, 0,9 0,, p,77 10 N / m. b) Aplcando a expressão da varação da energa nterna (U) para um gás deal: ΔU n RΔT ΔU p ΔV ΔU 0,6, ΔU,9 10 J.

15 c) Aplcando a expressão do trabalho para uma transormação sobárca: τ p ΔV ΔU 0,6, ΔU 1,66 10 J. d) Pela 1ª Le da Termodnâmca: Q ΔU τ Q,9 10 1,66 10 Q,1 10 J. Esse cálculo também pode ser eetuado pela expressão do calor sensível, já que a banca examnadora orneceu o calor especíco sensível do gás e o equvalente mecânco de calor: 1 cal =,18 J e c p = 1, cal/gk. Assm: Q m cpδt cal J Q 0g 1,,18 00K g K cal Q,18 10 J. A derença vercada é devda às aproxmações. Resposta da questão 1: [D] I. Falsa. Máqunas térmcas são dspostvos usados para converter energa térmca em energa mecânca com consequente realzação de trabalho. II. Verdadera. Idem enuncado. III. Falsa. De acordo com a Segunda Le da Termodnâmca, nenhuma máquna térmca, operando em cclos, pode retrar calor de uma onte e transormá-lo ntegralmente em trabalho. IV. Verdadera. Idem enuncado. Resposta da questão 1: [B] A segunda le da Termodnâmca arma: É mpossível uma máquna Térmca, operando em cclos, transormar ntegralmente calor em trabalho. Em termos de cálculo, ela pode ser traduzda pela expressão do cclo de Carnot, que dá o máxmo rendmento ( η ) possível para uma máquna térmca operando em cclos entre uma onte quente e uma onte ra, respectvamente, a temperaturas absolutas T 1 e T : T η 1. T 1 Para transormar ntegralmente calor em trabalho, o rendmento tera que ser gual η 1. Nesse caso: T T T 0 K. T1 T1 Ou seja, temperatura da onte ra devera ser zero absoluto, o que é um absurdo. Resposta da questão 1: [C] Observamos no enuncado uma transormação gasosa. Ao analsarmos o estado ncal e nal do gás, de acordo com a Equação de Clapeyron, teremos: Estado ncal do gás ( P.V n.r.t ) P 0 lbras/pol V n R T 7C 00K Estado nal do gás ( P.V n.r.t )

16 P? V n R 0,9.n T 7C 0K Dvdndo as duas equações, teremos: P.V n.r.t P.V n.r.t Como o volume não vara, V V, ou seja: P.V n.r.t P n.t (Eq.1) P.V n.r.t P n.t O enuncado norma que 10% da massa do gás escapou, e, como m m n M M n m m n M M n m m M M n n m 90%.m m 0,9.m m m m 0,9.m n 0,9.n n n n n m n, concluímos que: M Substtundo na Eq.1: P n.t P n.t 0 00 P 8,8 lbras/pol P n.t P 0,9.n.T P 0,9.0 Resposta da questão 1: [B] Dados: m,6 10 kg ; M 18 g kg ; R 810 atm L/mol ; T 7ºC 10 K ; P 0 atm. Usando a equação de Clapeyron: 6 m mrt, PV RT V M MP V,67 10 L. Resposta da questão 16: 6 a) Dados: V 10 L 10 m ; g 10 m / s ; ρamb 1,6 kg / m. Da expressão do empuxo: E ρamb V g 1, E,78 10 N. b) Dados: ρamb 1,6 kg / m ; ρquente 1,0 kg / m ; Pquente P amb; Vquente V amb. Da equação de Clapeyron: PV PV nrt R (cons tante). nt Então:

17 PquenteVquente PambVamb nquentetquente nambt amb nquentetquente nambtamb nquente namb Tamb. Tquente Mas o enuncado arma que o número de mols de ar no nteror do balão é proporconal à sua densdade. Então: nquente ρquente Tamb 1,0 00 1,6 00 T quente namb ρamb Tquente 1,6 Tquente 1,0 T 60 K. quente Resposta da questão 17: [D] O volume ncal (V 0 ) de ar no rasco é: V0 0 V0 1 ml. Como oram retrados 10 ml de líqudo e as paredes do rasco não murcharam, como ndca a gura, o volume (V) ocupado pelo ar passa a ser: V 1 10 V ml. Sendo constante a temperatura, e p e p 0 as respectvas pressões nal e ncal do ar, aplcando a Le Geral dos Gases: 1 p V p0 V 0 p p0 1 p p 0 p 0,6 p 0 p 60% p 0. Então, a pressão nal é 0% menor, em relação à pressão ncal. Resposta da questão 18: [E] Se o balão é extremamente lexível, a transormação é sobárca, sendo a pressão constante, gual à pressão atmosérca. Aplcando a le geral: p1 V1 p V p V1 p V V V 1. T1 T T T Resposta da questão 19: [B] Em uma evolução cíclca, o trabalho é numercamente gual à área do cclo. Se o cclo é horáro, o trabalho é postvo. Se ant-horáro, é negatvo. (1,0 0,) 6,0,0 x10 W 1,6x10 J Resposta da questão 0: [E]

18 Em um cclo echado o trabalho é numercamente gual à área da gura. Seu valor é negatvo devdo ao sentdo anthoráro. 0 W 0J Resposta da questão 1: [D] I. Correta. A temperatura absoluta é dretamente proporconal a energa cnétca méda das partículas. II. Incorreta. Pressão não é energa. III. Correta. Resposta da questão : [C] A Prmera Le da Termodnâmca dz que a varação da energa nterna de um gás é a derença entre o calor que ele troca com o meo e o trabalho que realza ( ΔU Q W). Quando a temperatura se mantém constante, a varação da energa nterna é nula e o calor trocado é gual ao trabalho realzado. No dagrama P x V, o trabalho é numercamente gual à área compreendda entre a curva representatva do gráco e o exo V. Como ΔU 0, então Q W Resposta da questão : [A] A requênca de operação é 0 cclos/s, ou seja, 0 Hz. Notemos anda que, no exo das abscssas o volume está em ltro. (1 L = 10 m ). Calculando o trabalho (W cclo ) em cada cclo. Como se trata de um cclo no sentdo horáro, o trabalho realzado é postvo, sendo numercamente gual á área nterna do cclo. W " Área" 0,6 0, W 0 J. cclo O trabalho total (W) em 0 cclos é: W J. Calculando a potênca do sstema: W J P P W. t 1 s Resposta da questão : a) No processo socórco (volume constante) (a b): cclo

19 Varação do volume: Δ V ab = V b V a = 0 Varação da pressão: Δ P ab = P b P a = (1,0,0)10 Δ P ab =,010 Pa. No processo sobárco (pressão constante) (bc): Varação do volume: Δ V bc = V c V b = (6,0,0)10 Δ V ab =,010 m. Varação da pressão: Δ P bc = P c P b = 0. Aplcando a equação geral dos gases entre os estados a e c. Pa Va Pc Vc Ta Tc Ta Tc Ta Ta T c 1. Ta Tc Tc b) Sendo Q a quantdade de calor trocado, Δ U a varação da energa nterna e W o trabalho realzado entre dos estados, a 1ª le da termodnâmca nos dá: Q = Δ U + W. Como mostrado no tem anteror, a temperatura do gás nos estados a e c são guas, portanto a varação da energa nterna entre esses dos estados é nula ( Δ U ac = 0). Então: Q ac = W ac = W ab + W bc. Mas a transormação ab é socórca W ab = 0. Então: Q ac = W bc = P c (V bc ) = 1,010,010 Q ac =,010 J. Resposta da questão : = 8 Gabarto SuperPro : 0 + = 01) Incorreta: o gráco II não representa uma transormação sotérmca, pos o produto pressão volume não é pa pb constante. O gráco IV não representa uma transormação socórca, pos. T T 0) Correta: da equação de Clapeyron: p V n R T. Assm, nos grácos I e III as curvas permtem determnar a temperatura em cada ponto e a área abaxo da curva permte calcular o trabalho realzado na transormação. 0) Incorreta: Dado: R = 0,08 atml/(molk) = 8 J/(molK). (Ao gabartar a prova, a banca examnadora esqueceu-se de azer essa conversão de undades, devendo ser essa a razão do gabarto errado) pv 10 p V n R T n n, 10 mols. R T ) Incorreta: O trabalho (W) na transormação é numercamente gual à área entre a lnha do gráco e o exo do volume. No caso, a área de um trapézo: 10 W 1 10, 10 J. 16) Incorreta: a transormação não é socórca, portanto, o trabalho é não nulo. ) Correta: no gráco III, supondo constante o número de mols, a temperatura do gás dmnuu, pos o produto pressão volume dmnuu. pv p V n R T T. A temperatura absoluta é dretamente proporconal ao produto pv. nr 6) Incorreta: um gás real tem comportamento aproxmado ao de um gás deal, quando submetdo a baxa pressão e alta temperatura. A B

γ = C P C V = C V + R = q = 2 γ 1 = 2 S gas = dw = W isotermico

γ = C P C V = C V + R = q = 2 γ 1 = 2 S gas = dw = W isotermico Q1 Um clndro feto de materal com alta condutvdade térmca e de capacdade térmca desprezível possu um êmbolo móvel de massa desprezível ncalmente fxo por um pno. O rao nterno do clndro é r = 10 cm, a altura

Leia mais

FIS01183 Turma C/CC Prova da área 2 07/05/2010. Nome: Matrícula: Explicite seu raciocínio e os cálculos realizados em cada passo!

FIS01183 Turma C/CC Prova da área 2 07/05/2010. Nome: Matrícula: Explicite seu raciocínio e os cálculos realizados em cada passo! FIS8 urma C/CC rova da área 7/5/ Nome: Matrícula: Em todas as questões: Cudado com as undades! Explcte seu racocíno e os cálculos realzados em cada passo! BOA ROA! uestão - Laboratóro (, pontos) Na aula

Leia mais

Preencha a tabela a seguir, de acordo com as informações do texto.

Preencha a tabela a seguir, de acordo com as informações do texto. 1. Uma amostra de um gás está contida em um cilindro ao qual se adapta um êmbolo. A figura a seguir mostra o diagrama pressão X volume das transformações sofridas pelo gás. A energia interna do gás no

Leia mais

Prof. Oscar. Cap. 20 ENTROPIA E SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA

Prof. Oscar. Cap. 20 ENTROPIA E SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA Pro. Oscar Cap. 20 ENROPIA E SEGUNDA LEI DA ERMODINÂMICA 20.1 INRODUÇÃO Os processos que ocorrem num únco sentdo são chamados de rreversíves. A chave para a compreensão de por que processos undreconas

Leia mais

Física 10 Questões [Difícil]

Física 10 Questões [Difícil] Físca Questões [Dfícl] - (UF MG) Um líqudo encontra-se, ncalmente, à temperatura T o, pressão P o e volume o, em um recpente fechado e solado termcamente do ambente, conforme lustra a fgura ao lado. Após

Leia mais

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por:

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por: Primeira Lei da Termodinâmica A energia interna U de um sistema é a soma das energias cinéticas e das energias potenciais de todas as partículas que formam esse sistema e, como tal, é uma propriedade do

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q17 Teoria cinética dos gases

Química. Resolução das atividades complementares. Q17 Teoria cinética dos gases Resolução das atvdades complementares 2 Químca Q17 Teora cnétca dos gases p. 10 1 (Untau-SP) Se numa transormação sobárca, uma massa gasosa tver seu volume aumentado de 3 4, a temperatura: a) permanecerá

Leia mais

CQ110 : Princípios de FQ

CQ110 : Princípios de FQ CQ110 : Prncípos de FQ CQ 110 Prncípos de Físco Químca Curso: Farmáca Prof. Dr. Marco Vdott mvdott@ufpr.br Potencal químco, m potencal químco CQ110 : Prncípos de FQ Propredades termodnâmcas das soluções

Leia mais

1 Princípios da entropia e da energia

1 Princípios da entropia e da energia 1 Prncípos da entropa e da energa Das dscussões anterores vmos como o conceto de entropa fo dervado do conceto de temperatura. E esta últma uma conseqüênca da le zero da termodnâmca. Dentro da nossa descrção

Leia mais

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA AV. FERNANDO FERRARI, 514 - GOIABEIRAS 29075-910 VITÓRIA - ES PROF. ANDERSON COSER GAUDIO FONE: 4009.7820 FAX: 4009.2823

Leia mais

Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica.

Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica. Cap 20: Entropa e Segunda Le da ermodnâmca - Pro. Wladmr 1 Entropa e Segunda Le da ermodnâmca. 20.1 Introdução Os processos que ocorrem num únco sentdo são chamados de rreversíves. chave para a compreensão

Leia mais

Aula 7: Circuitos. Curso de Física Geral III F-328 1º semestre, 2014

Aula 7: Circuitos. Curso de Física Geral III F-328 1º semestre, 2014 Aula 7: Crcutos Curso de Físca Geral III F-38 º semestre, 04 Ponto essencal Para resolver um crcuto de corrente contínua, é precso entender se as cargas estão ganhando ou perdendo energa potencal elétrca

Leia mais

Física do Calor Licenciatura: 14ª Aula (02/10/2015)

Física do Calor Licenciatura: 14ª Aula (02/10/2015) Físca do Calor Lcencatura: 4ª ula (2//25) Pro. lvaro annucc mos, na últma aula: Conceto de Entropa (S): exprme a tendênca de todos os sstemas íscos de evoluírem espontaneamente para uma stuação de maor

Leia mais

Física E Semiextensivo V. 3

Física E Semiextensivo V. 3 Físca E emextensvo V. 3 Exercícos 0) D É mpossível um dspostvo operando em cclos converter ntegralmente calor em trabalho. 0) A segunda le também se aplca aos refrgeradores, pos estes também são máqunas

Leia mais

Covariância e Correlação Linear

Covariância e Correlação Linear TLF 00/ Cap. X Covarânca e correlação lnear Capítulo X Covarânca e Correlação Lnear 0.. Valor médo da grandeza (,) 0 0.. Covarânca na propagação de erros 03 0.3. Coecente de correlação lnear 05 Departamento

Leia mais

Trabalho e Energia. Definimos o trabalho W realizado pela força sobre uma partícula como o produto escalar da força pelo deslocamento.

Trabalho e Energia. Definimos o trabalho W realizado pela força sobre uma partícula como o produto escalar da força pelo deslocamento. Trabalho e Energa Podemos denr trabalho como a capacdade de produzr energa. Se uma orça eecutou um trabalho sobre um corpo ele aumentou a energa desse corpo de. 1 OBS: Quando estudamos vetores vmos que

Leia mais

Exercícios de Física. Prof. Panosso. Fontes de campo magnético

Exercícios de Física. Prof. Panosso. Fontes de campo magnético 1) A fgura mostra um prego de ferro envolto por um fo fno de cobre esmaltado, enrolado mutas vezes ao seu redor. O conjunto pode ser consderado um eletroímã quando as extremdades do fo são conectadas aos

Leia mais

Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009

Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009 .. Unersdade de São aulo Insttuto de Físca FE11 - FÍSIA II para o Insttuto Oceanográco 1º Semestre de 009 Qunta Lsta de Exercícos Temperatura, alor, 1ª Le da Termodnâmca e ropredades dos Gases 1) Um relógo

Leia mais

Expansão livre de um gás ideal

Expansão livre de um gás ideal Expansão lvre de um gás deal (processo não quase-estátco, logo, rreversível) W=0 na expansão lvre (P e = 0) Paredes adabátcas a separar o gás das vznhanças Q = 0 ª Le U gás = Q + W = 0 U = U Para um gás

Leia mais

Associação de resistores em série

Associação de resistores em série Assocação de resstores em sére Fg.... Na Fg.. está representada uma assocação de resstores. Chamemos de I, B, C e D. as correntes que, num mesmo nstante, passam, respectvamente pelos pontos A, B, C e D.

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 25 (pág. 86) AD TM TC. Aula 26 (pág. 86) AD TM TC. Aula 27 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 25 (pág. 86) AD TM TC. Aula 26 (pág. 86) AD TM TC. Aula 27 (pág. Físca Setor Prof.: Índce-controle de studo ula 25 (pág. 86) D TM TC ula 26 (pág. 86) D TM TC ula 27 (pág. 87) D TM TC ula 28 (pág. 87) D TM TC ula 29 (pág. 90) D TM TC ula 30 (pág. 90) D TM TC ula 31 (pág.

Leia mais

F r. PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO o DIA GAB. 1 5 FÍSICA QUESTÕES DE 11 A 20

F r. PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO o DIA GAB. 1 5 FÍSICA QUESTÕES DE 11 A 20 PSES 2 a ETP TRIÊNIO 2004-2006 1 o DI G. 1 5 FÍSI QUESTÕES DE 11 20 11. onsdere um sstema consttuído por duas partículas. Uma das partículas está ncalmente se movendo e colde nelastcamente com a outra

Leia mais

DISPONIBILIDADE DE ENERGIA

DISPONIBILIDADE DE ENERGIA Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo DISPONIBILIDADE DE ENERGIA Neste capítulo será estudado a Segunda Le da ermodnâmca sob város aspectos: ecênca e otmzação de máunas térmcas, rergeradores e entropa.

Leia mais

Ex: Ciclo de Carnot para um gás ideal

Ex: Ciclo de Carnot para um gás ideal Cclo de Carnot ransormação reversível cíclca de um sstema termodnâmco, durante a qual o sstema: ) Sore uma expansão sotérmca à temp. durante a qual lu calor para o sstema; ) Sore um arreecmento adabátco

Leia mais

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos.

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos. Insttuto de Físca de São Carlos Laboratóro de Eletrcdade e Magnetsmo: Transferênca de Potênca em Crcutos de Transferênca de Potênca em Crcutos de Nesse prátca, estudaremos a potênca dsspada numa resstênca

Leia mais

DISPONIBILIDADE DE ENERGIA

DISPONIBILIDADE DE ENERGIA Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo DISPONIBILIDADE DE ENERGIA Neste capítulo será estudado a Segunda Le da ermodnâmca sob város aspectos: ecênca e otmzação de máunas térmcas, rergeradores e entropa.

Leia mais

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS Depto de Físca/UFMG Laboratóro de Fundamentos de Físca NOTA II TABELAS E GRÁFICOS II.1 - TABELAS A manera mas adequada na apresentação de uma sére de meddas de um certo epermento é através de tabelas.

Leia mais

Notas de Aula de Física

Notas de Aula de Física Versão prelmnar 7 de setembro de Notas de Aula de Físca 7. TRABAO E ENERGIA CINÉTICA... MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO COM FORÇA CONSTANTE... TRABAO EXECUTADO POR UMA FORÇA VARIÁVE... Análse undmensonal...

Leia mais

1 a Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós: Num nó, a soma das intensidades de correntes que chegam é igual à soma das intensidades de correntes que saem.

1 a Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós: Num nó, a soma das intensidades de correntes que chegam é igual à soma das intensidades de correntes que saem. Les de Krchhoff Até aqu você aprendeu técncas para resolver crcutos não muto complexos. Bascamente todos os métodos foram baseados na 1 a Le de Ohm. Agora você va aprender as Les de Krchhoff. As Les de

Leia mais

( ) ( ) ( ) ( ) Algumas consequências do Primeiro Princípio. Método das misturas (utilizado para determinar calores específicos, em calorimetria)

( ) ( ) ( ) ( ) Algumas consequências do Primeiro Princípio. Método das misturas (utilizado para determinar calores específicos, em calorimetria) Método das msturas (utlzado para determnar calores especícos, em calormetra) Joseph lack (sec. XIII) ( ) ( ) ( ) ( ) W W W W ª Le aplcada a cada um dos subsstemas: No nteror de uma parede adabátca (calorímetro),

Leia mais

Física C Intensivo V. 2

Física C Intensivo V. 2 Físca C Intensvo V Exercícos 01) C De acordo com as propredades de assocação de resstores em sére, temos: V AC = V AB = V BC e AC = AB = BC Então, calculando a corrente elétrca equvalente, temos: VAC 6

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2012 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 Sentdo de rotaçãoo do corpo y orça 30 º x orça solo Um corpo de 4 kg está preso a um o e descreve

Leia mais

Capítulo 19. A teoria cinética dos gases

Capítulo 19. A teoria cinética dos gases Capítulo 19 A teora cnétca dos gases Neste capítulo, a ntroduzr a teora cnétca dos gases que relacona o momento dos átomos e moléculas com olume, pressão e temperatura do gás. Os seguntes tópcos serão

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [D] Condções ncas do balão: V1 = 10,0 L P1 = 1,00 atm T1 = 27 C + 273 = 300K Condções fnas na troposfera: V2 =? P2 = 0,25 atm T2 = -50,0 C + 273 = 223K SOLUÇÃO PRATIQUE E CASA De acordo com

Leia mais

/augustofisicamelo. Menu. 01 Gerador elétrico (Introdução) 12 Associação de geradores em série

/augustofisicamelo. Menu. 01 Gerador elétrico (Introdução) 12 Associação de geradores em série Menu 01 Gerador elétrco (Introdução) 12 Assocação de geradores em sére 02 Equação do gerador 13 Assocação de geradores em paralelo 03 Gráfco característco dos geradores 14 Receptores elétrcos (Introdução)

Leia mais

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos Despacho Econômco de Sstemas Termoelétrcos e Hdrotérmcos Apresentação Introdução Despacho econômco de sstemas termoelétrcos Despacho econômco de sstemas hdrotérmcos Despacho do sstema braslero Conclusões

Leia mais

QiD 6 3ª SÉRIE/PRÉ - VESTIBULAR PARTE 3 QUÍMICA

QiD 6 3ª SÉRIE/PRÉ - VESTIBULAR PARTE 3 QUÍMICA PARA A VALIDADE DO QD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Resoluções dos testes propostos. T.255 Resposta: d O potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada é dado por: Q 100 9 10 Q 1,0 10 9 C

Resoluções dos testes propostos. T.255 Resposta: d O potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada é dado por: Q 100 9 10 Q 1,0 10 9 C apítulo da físca apactores Testes propostos ndade apítulo apactores Resoluções dos testes propostos T.55 Resposta: d O potencal elétrco de uma esfera condutora eletrzada é dado por: Vk 0 9 00 9 0,0 0 9

Leia mais

Sinais Luminosos 2- CONCEITOS BÁSICOS PARA DIMENSIONAMENTO DE SINAIS LUMINOSOS.

Sinais Luminosos 2- CONCEITOS BÁSICOS PARA DIMENSIONAMENTO DE SINAIS LUMINOSOS. Snas Lumnosos 1-Os prmeros snas lumnosos Os snas lumnosos em cruzamentos surgem pela prmera vez em Londres (Westmnster), no ano de 1868, com um comando manual e com os semáforos a funconarem a gás. Só

Leia mais

a) Qual a pressão do gás no estado B? b) Qual o volume do gás no estado C

a) Qual a pressão do gás no estado B? b) Qual o volume do gás no estado C Colégio Santa Catarina Unidade XIII: Termodinâmica 89 Exercícios de Fixação: a) PV = nr T b)pvn = RT O gráfico mostra uma isoterma de uma massa c) PV = nrt d) PV = nrt de gás que é levada do e) PV = nrt

Leia mais

Corolário do Teorema de Carnot ou Segundo Teorema de Carnot

Corolário do Teorema de Carnot ou Segundo Teorema de Carnot eorema de Carnot De todas as máqunas térmcas que unconam entre duas determnadas ontes de calor, a que tem rendmento máxmo é a máquna de Carnot. * * * * * e > Fr. Coroláro do eorema de Carnot ou Seundo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso de Economia

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso de Economia CCSA - Centro de Cêncas Socas e Aplcadas Curso de Economa ECONOMIA REGIONAL E URBANA Prof. ladmr Fernandes Macel LISTA DE ESTUDO. Explque a lógca da teora da base econômca. A déa que sustenta a teora da

Leia mais

Introdução e Organização de Dados Estatísticos

Introdução e Organização de Dados Estatísticos II INTRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS 2.1 Defnção de Estatístca Uma coleção de métodos para planejar expermentos, obter dados e organzá-los, resum-los, analsá-los, nterpretá-los e deles extrar

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES O Danel Slvera pedu para eu resolver mas questões do concurso da CEF. Vou usar como base a numeração do caderno foxtrot Vamos lá: 9) Se, ao descontar uma promssóra com valor de face de R$ 5.000,00, seu

Leia mais

Física. Setor B. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 86) AD TM TC. Aula 24 (pág. 87) AD TM TC. Aula 25 (pág.

Física. Setor B. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 86) AD TM TC. Aula 24 (pág. 87) AD TM TC. Aula 25 (pág. Físca Setor Prof.: Índce-controle de studo ula 23 (pág. 86) D TM TC ula 24 (pág. 87) D TM TC ula 25 (pág. 88) D TM TC ula 26 (pág. 89) D TM TC ula 27 (pág. 91) D TM TC ula 28 (pág. 91) D TM TC evsanglo

Leia mais

Lista de Exercícios - Unidade 10 Entropia e a segunda lei da termodinâmica

Lista de Exercícios - Unidade 10 Entropia e a segunda lei da termodinâmica Lista de Exercícios - Unidade 10 Entropia e a segunda lei da termodinâmica Segunda Lei da Termodinâmica 1. (UECE 2009) Imagine um sistema termicamente isolado, composto por cilindros conectados por uma

Leia mais

2- TRABALHO NUMA TRANSFORMAÇÃO GASOSA 4-1ª LEI DA TERMODINÂMICA

2- TRABALHO NUMA TRANSFORMAÇÃO GASOSA 4-1ª LEI DA TERMODINÂMICA AULA 07 ERMODINÂMICA GASES 1- INRODUÇÃO As variáveis de estado de um gás são: volume, pressão e temperatura. Um gás sofre uma transformação quando pelo menos uma das variáveis de estado é alterada. Numa

Leia mais

Termodinâmica. www.nsaulasparticulares.com.br Página 1 de 20

Termodinâmica. www.nsaulasparticulares.com.br Página 1 de 20 Termodinâmica 1. (Uem 2012) Sobre o consumo e a transformação da energia, assinale o que for correto. 01) Ao realizar exercícios físicos, é possível sentir a temperatura do corpo aumentar. Isso ocorre

Leia mais

INTRODUÇÃO SISTEMAS. O que é sistema? O que é um sistema de controle? O aspecto importante de um sistema é a relação entre as entradas e a saída

INTRODUÇÃO SISTEMAS. O que é sistema? O que é um sistema de controle? O aspecto importante de um sistema é a relação entre as entradas e a saída INTRODUÇÃO O que é sstema? O que é um sstema de controle? SISTEMAS O aspecto mportante de um sstema é a relação entre as entradas e a saída Entrada Usna (a) Saída combustível eletrcdade Sstemas: a) uma

Leia mais

EXPANSÃO TÉRMICA DOS LÍQUIDOS

EXPANSÃO TÉRMICA DOS LÍQUIDOS Físca II Protocolos das Aulas Prátcas 01 DF - Unversdade do Algarve EXPANSÃO ÉRMICA DOS ÍQUIDOS 1 Resumo Estuda-se a expansão térmca da água destlada e do glcerol utlzando um pcnómetro. Ao aquecer-se,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ESTUDO DOS GASES

LISTA DE EXERCÍCIOS ESTUDO DOS GASES GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES LISTA DE EXERCÍCIOS ALUNO(A): Nº NAZARÉ DA MATA, DE DE 2015 2º ANO ESTUDO

Leia mais

Cálculo de variações de entropia

Cálculo de variações de entropia álculo de varações de entropa I stema de um corpo em nteracção com uma onte de calor quecmento rreversível, a volume constante m, c c onte F F onte onte entropa é uma unção de estado e a sua varação é

Leia mais

Física I LEC+LET Guias de Laboratório 2ª Parte

Física I LEC+LET Guias de Laboratório 2ª Parte Físca I LEC+LET Guas de Laboratóro 2ª Parte 2002/2003 Experênca 3 Expansão lnear de sóldos. Determnação de coefcentes de expansão térmca de dferentes substâncas Resumo Grupo: Turno: ª Fera h Curso: Nome

Leia mais

Consideraremos agora, uma de cada vez, as equivalentes angulares das grandezas de posição, deslocamento, velocidade e aceleração.

Consideraremos agora, uma de cada vez, as equivalentes angulares das grandezas de posição, deslocamento, velocidade e aceleração. CAPÍTULO 5 77 5.1 Introdução A cnemátca dos corpos rígdos trata dos movmentos de translação e rotação. No movmento de translação pura todas as partes de um corpo sofrem o mesmo deslocamento lnear. Por

Leia mais

Nenhum desses processos violaria a Lei de Conservação de Energia se ocorresse no sentido inverso.

Nenhum desses processos violaria a Lei de Conservação de Energia se ocorresse no sentido inverso. SEGUNDA LEI E ENROPIA Processos rreversíves e entroa Alguns rocessos termodnâmcos num só sentdo. Exemlos: - grão de mlho se transformando em oca; - caneca de café esfrando - exansão lvre de um gás. ocorrem

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DA UFBA VESTIBULAR 2010 2 a Fase. RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia.

PROVA DE MATEMÁTICA DA UFBA VESTIBULAR 2010 2 a Fase. RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia. PROVA DE MATEMÁTICA DA UFBA VESTIBUAR a Fase RESOUÇÃO: Proa Mara Antôna Gouvea Questão Um quadrado mágco é uma matr quadrada de ordem maor ou gual a cujas somas dos termos de cada lnha de cada coluna da

Leia mais

4. Introdução à termodinâmica

4. Introdução à termodinâmica 4. Introdução à termodinâmica 4.1. Energia interna O estabelecimento do princípio da conservação da energia tornou-se possível quando se conseguiu demonstrar que junto com a energia mecânica, os corpos

Leia mais

Sistemas de Filas: Aula 5. Amedeo R. Odoni 22 de outubro de 2001

Sistemas de Filas: Aula 5. Amedeo R. Odoni 22 de outubro de 2001 Sstemas de Flas: Aula 5 Amedeo R. Odon 22 de outubro de 2001 Teste 1: 29 de outubro Com consulta, 85 mnutos (níco 10:30) Tópcos abordados: capítulo 4, tens 4.1 a 4.7; tem 4.9 (uma olhada rápda no tem 4.9.4)

Leia mais

AULA 10 Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

AULA 10 Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica UFABC - BC0205 - Prof. Germán Lugones AULA 10 Entropa e a Segunda Le da ermodnâmca Sad Carnot [1796-1832] R. Clausus [1822-1888] W. homson (Lord Kelvn) [1824-1907] Quando um saco de ppocas é aquecdo em

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos Capítulo 10 da físca 3 xercícos propostos Undade Capítulo 10 eceptores elétrcos eceptores elétrcos esoluções dos exercícos propostos 1 P.50 a) U r 100 5 90 V b) Pot d r Pot d 5 Pot d 50 W c) Impedndo-se

Leia mais

(note que não precisa de resolver a equação do movimento para responder a esta questão).

(note que não precisa de resolver a equação do movimento para responder a esta questão). Mestrado Integrado em Engenhara Aeroespacal Mecânca e Ondas 1º Ano -º Semestre 1º Teste 31/03/014 18:00h Duração do teste: 1:30h Lea o enuncado com atenção. Justfque todas as respostas. Identfque e numere

Leia mais

LENTES ESFÉRICAS I) TIPOS DE LENTES III) COMPORTAMENTO ÓPTICO. Lentes de bordos delgados: Lentes de bordos espessos:

LENTES ESFÉRICAS I) TIPOS DE LENTES III) COMPORTAMENTO ÓPTICO. Lentes de bordos delgados: Lentes de bordos espessos: LENTES ESFÉRICAS I) TIPOS DE LENTES III) COMPORTAMENTO ÓPTICO Lentes de bordos delgados: Lentes de bordos esessos: Sendo n = índce de reração do meo e n = índce de reração da lente Lentes Convergentes:

Leia mais

S f S k = S ( U k, V 0, ) N 0 + S. onde U k e U k

S f S k = S ( U k, V 0, ) N 0 + S. onde U k e U k que o sstema atnge, como resultado da lberação de um do seus vínculo, será um estado onde o sstema terá N 1 vínculos e além dsso aquele será o estado com maor entropa, de todos os possíves (veja a rgura

Leia mais

16) O produto nr tem um valor constante de 50atm.cm 3 /K. 32) A densidade final do gás foi de 50% do valor inicial.

16) O produto nr tem um valor constante de 50atm.cm 3 /K. 32) A densidade final do gás foi de 50% do valor inicial. Exercícios de termodinâmica Para as questões 01 e 02: Em uma transformação isotérmica, mantida a 127 C, o volume de certa quantidade de gás, inicialmente sob pressão de 2,0 atm, passa de 10 para 20 litros.

Leia mais

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Por que precisamos calibrar os pneus dos carro? Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9aapomthyje Pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade

Leia mais

As Leis da Termodinâmica

As Leis da Termodinâmica As Leis da Termodinâmia Gabarito Parte I: esposta da questão 1: a) P 0.V0 PV x xx = = x xv V = x m. P0 V0 = PV x = P() 2 x 2 P= x x 2, atm 2, x N/m = = = = b) 1, 1, A: U UA = QA A ΔU = Q C: UC U = 0 (isotérmia)

Leia mais

Energia de deformação na flexão

Energia de deformação na flexão - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Energa de deformação na

Leia mais

SC de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

SC de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 SC de Físca I - 2017-2 Nota Q1 88888 Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assnatura: Questão 1 - [3,5 pontos] Uma partícula de massa m se move sobre uma calha horzontal lsa com velocdade constante de módulo

Leia mais

TERMODINÂMICA QUÍMICA

TERMODINÂMICA QUÍMICA TERMODIÂMICA QUÍMICA Fabano A.. Fernandes Sandro M. zzo Deovaldo Moraes Jr. a Edção 006 SUMÁRIO. ITRODUÇÃO À TERMODIÂMICA.. Introdução.. Defnção e Importânca.3. aráves Termodnâmcas.3.. Temperatura.3..

Leia mais

Eletricidade 3 Questões do ENEM. 8. Campo Elétrico 11 Questões do ENEM 13. Energia Potencial Elétrica 15 Questões do ENEM 20

Eletricidade 3 Questões do ENEM. 8. Campo Elétrico 11 Questões do ENEM 13. Energia Potencial Elétrica 15 Questões do ENEM 20 1 4º Undade Capítulo XIII Eletrcdade 3 Questões do ENEM. 8 Capítulo XIV Campo Elétrco 11 Questões do ENEM 13 Capítulo XV Energa Potencal Elétrca 15 Questões do ENEM 20 Capítulo XVI Elementos de Um Crcuto

Leia mais

ELETRICIDADE E MAGNETISMO

ELETRICIDADE E MAGNETISMO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Professor: Renato Mederos ELETRICIDADE E MAGNETISMO NOTA DE AULA III Goâna - 2014 CORRENTE ELÉTRICA Estudamos anterormente

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA COLEGIADO DO CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL CAMPUS I - SALVADOR

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA COLEGIADO DO CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL CAMPUS I - SALVADOR Matéra / Dscplna: Introdução à Informátca Sstema de Numeração Defnção Um sstema de numeração pode ser defndo como o conjunto dos dígtos utlzados para representar quantdades e as regras que defnem a forma

Leia mais

Distribuição de Massa Molar

Distribuição de Massa Molar Químca de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmoln carla.dalmoln@udesc.br Dstrbução de Massa Molar Materas Polmércos Polímero = 1 macromolécula com undades químcas repetdas ou Materal composto por númeras

Leia mais

Capítulo. Capacitores Resoluções dos exercícios propostos. P.283 a) Dados: ε 0 8,8 10 12 F/m; A (0,30 0,50) m 2 ; d 2 10 3 m 0,30 0,50 2 10 3

Capítulo. Capacitores Resoluções dos exercícios propostos. P.283 a) Dados: ε 0 8,8 10 12 F/m; A (0,30 0,50) m 2 ; d 2 10 3 m 0,30 0,50 2 10 3 apítulo a físca xercícos propostos nae apítulo apactores apactores Resoluções os exercícos propostos P.8 a) aos: ε 0 8,8 0 F/m; (0,0 0,50) m ; 0 m ε 0 8,8 0 0,0 0,50 0 6,6 0 0 F b) ao:.000 V 6,6 00.000,

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 10. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisores. Prof. Samuel Feitosa

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 10. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisores. Prof. Samuel Feitosa Polos Olímpcos de Trenamento Curso de Teora dos Números - Nível 2 Prof. Samuel Fetosa Aula 10 Dvsores Suponha que n = p α 1 2...pα é a fatoração em prmos do ntero n. Todos os dvsores de n são da forma

Leia mais

Física do Calor Licenciatura: 6ª Aula (19/08/2015)

Física do Calor Licenciatura: 6ª Aula (19/08/2015) Físca do Calor Lcencatura: 6ª Aula (9/08/05) Pro. Alaro annucc mos, na últma aula: Se um gás sore uma transormação sotérmca, então o trabalho é calculado por: W F I Pd usando que P = KT: W n K T d W( T

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 03 DA UNICAMP-FASE. PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA QUESTÃO 37 A fgura abaxo exbe, em porcentagem, a prevsão da oferta de energa no Brasl em 030, segundo o Plano Naconal

Leia mais

CAPÍTULO 1 Exercícios Propostos

CAPÍTULO 1 Exercícios Propostos CAPÍTULO 1 Exercícos Propostos Atenção: Na resolução dos exercícos consderar, salvo menção em contráro, ano comercal de das. 1. Qual é a taxa anual de juros smples obtda em uma aplcação de $1.0 que produz,

Leia mais

As tabelas resumem as informações obtidas da amostra ou da população. Essas tabelas podem ser construídas sem ou com perda de informações.

As tabelas resumem as informações obtidas da amostra ou da população. Essas tabelas podem ser construídas sem ou com perda de informações. 1. TABELA DE DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA As tabelas resumem as normações obtdas da amostra ou da população. Essas tabelas podem ser construídas sem ou com perda de normações. As tabelas sem perda de normação

Leia mais

n 1 L 1 n 2 L 2 Supondo que as ondas emergentes podem interferir, é correto afirmar que

n 1 L 1 n 2 L 2 Supondo que as ondas emergentes podem interferir, é correto afirmar que QUESTÃO 29 QUESTÃO 27 Uma escada de massa m está em equilíbrio, encostada em uma parede vertical, como mostra a figura abaixo. Considere nulo o atrito entre a parede e a escada. Sejam µ e o coeficiente

Leia mais

Do ponto de vista da Termodinâmica, gás ideal é aquele para o qual vale, para quaisquer valores de P e T, a equação de estado de Clapeyron:

Do ponto de vista da Termodinâmica, gás ideal é aquele para o qual vale, para quaisquer valores de P e T, a equação de estado de Clapeyron: Equação de Estado de Van der Waals Do ponto de vista da Termodinâmica, gás ideal é aquele para o qual vale, para quaisquer valores de P e T, a equação de estado de Clapeyron: P i V i = nrt em que colocamos

Leia mais

Expectativa de respostas da prova de Física Vestibular 2003 FÍSICA. C) Usando a lei das malhas de Kirchhoff temos para a malha mais externa:

Expectativa de respostas da prova de Física Vestibular 2003 FÍSICA. C) Usando a lei das malhas de Kirchhoff temos para a malha mais externa: QUESTÃO 1 FÍSICA A) Usando a le dos nós de Krchhoff temos, prmero no nó X: 0 1 0 0 1 50 6 Em seguda, temos no nó Y: 4 5 0 5 4. 188mA como 0 50 5 15 ma. 15 5 B) A le da conseração da carga. C) Usando a

Leia mais

do Semi-Árido - UFERSA

do Semi-Árido - UFERSA Unversdade Federal Rural do Sem-Árdo - UFERSA Temperatura e Calor Subêna Karne de Mederos Mossoró, Outubro de 2009 Defnção: A Termodnâmca explca as prncpas propredades damatéra e a correlação entre estas

Leia mais

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA Ensino Médio Nome:...N o...turma:... Data: / / Disciplina: Física Dependência Prof. Marcelo Vettori ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA I- ESTUDO DOS GASES 1- Teoria Cinética dos Gases: as moléculas constituintes

Leia mais

Gabarito para a prova de 1º Ano e 8ª serie (atual 9º Ano)

Gabarito para a prova de 1º Ano e 8ª serie (atual 9º Ano) Gabarto para a prova de 1º Ano e 8ª sere (atual 9º Ano) 1. t t c F 5 3 9 ; t c 451 3 5 9 o ; tc 33 C ΔS. a) Δ t 5 s V 4, 1 mnuto possu 6 s, portanto, dos 5 s temos: 8 mnutos (equvale a 48 s) e sobram segundos.

Leia mais

TURMA DE ENGENHARIA - FÍSICA

TURMA DE ENGENHARIA - FÍSICA Prof Cazuza 1 (Uff 2012) O ciclo de Stirling é um ciclo termodinâmico reversível utilizado em algumas máquinas térmicas Considere o ciclo de Stirling para 1 mol de um gás ideal monoatônico ilustrado no

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO Condições iniciais do gás: v0 vp0 pè0 è Condições finais do gás: vf 0,v p f? èf è Letra E p0 v0 pf vf p v pf 0, v p f 2 èo èf è è p0 a) Como foi informado que o processo ocorre em temperatura constante,

Leia mais

TRABALHO E ENERGIA PROF. JOÃO VICENTE

TRABALHO E ENERGIA PROF. JOÃO VICENTE TRABALHO E ENERGIA PRO. JOÃO VICENTE ESTAÇÃO ECOLOGICA DE PETI 1 - CONCEITO DE TRABALHO Observe a figura abaixo: d Se o corpo sofreu a ação de força durante um certo deslocamento, foi realizado no corpo

Leia mais

Eletricidade 3. Campo Elétrico 8. Energia Potencial Elétrica 10. Elementos de Um Circuito Elétrico 15. Elementos de Um Circuito Elétrico 20

Eletricidade 3. Campo Elétrico 8. Energia Potencial Elétrica 10. Elementos de Um Circuito Elétrico 15. Elementos de Um Circuito Elétrico 20 1 3º Undade Capítulo XI Eletrcdade 3 Capítulo XII Campo Elétrco 8 Capítulo XIII Energa Potencal Elétrca 10 Capítulo XIV Elementos de Um Crcuto Elétrco 15 Capítulo XV Elementos de Um Crcuto Elétrco 20 Questões

Leia mais

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias 7. Resolução Numérca de Equações Dferencas Ordnáras Fenômenos físcos em dversas áreas, tas como: mecânca dos fludos, fluo de calor, vbrações, crcutos elétrcos, reações químcas, dentre váras outras, podem

Leia mais

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( )

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( ) Física 0 Duas partículas A e, de massa m, executam movimentos circulares uniormes sobre o plano x (x e representam eixos perpendiculares) com equações horárias dadas por xa ( t ) = a+acos ( ωt ), ( t )

Leia mais

Termodinâmica Exercícios resolvidos Quasar. Termodinâmica. Exercícios resolvidos

Termodinâmica Exercícios resolvidos Quasar. Termodinâmica. Exercícios resolvidos erodnâca Exercícos resolvdos Quasar erodnâca Exercícos resolvdos. Gases peretos Cp e Cv a) Mostre que a relação entre o calor especíco olar a pressão constante Cp e a volue constante Cv é dada por Cp Cv

Leia mais

V.1. Introdução. Reações Químicas.

V.1. Introdução. Reações Químicas. V.1. Introdução. Reações Químcas. V. Balanços Materas a Processos com Reação Químca Uma equação químca acertada ornece muta normação. Por exemplo, a reação de síntese do metanol: CO (g) + 3H (g) CH 3 OH

Leia mais

Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx

Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de dmissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx Questão Concurso 009 Uma partícula O descreve um movimento retilíneo uniforme e está

Leia mais

1 P r o j e t o F u t u r o M i l i t a r w w w. f u t u r o m i l i t a r. c o m. b r

1 P r o j e t o F u t u r o M i l i t a r w w w. f u t u r o m i l i t a r. c o m. b r F Físca 1998 1. Um certo calorímetro contém 80 gramas de água à temperatura de 15 O C. dconando-se à água do calorímetro 40 gramas de água a 50 O C, observa-se que a temperatura do sstema, ao ser atngdo

Leia mais

ELEMENTOS DE CIRCUITOS

ELEMENTOS DE CIRCUITOS MINISTÉRIO D EDUCÇÃO SECRETRI DE EDUCÇÃO PROFISSIONL E TECNOLÓGIC INSTITUTO FEDERL DE EDUCÇÃO, CIÊNCI E TECNOLOGI DE SNT CTRIN CMPUS DE SÃO JOSÉ - ÁRE DE TELECOMUNICÇÕES CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICÇÕES

Leia mais

Trabalho e Energia. Curso de Física Básica - Mecânica J.R. Kaschny (2005)

Trabalho e Energia. Curso de Física Básica - Mecânica J.R. Kaschny (2005) Trabalho e Energa Curso de Físca Básca - Mecânca J.R. Kaschny (5) Lembrando nosso epermento de queda lvre... z z 1 v t 1 z = z - v t - gt ( ) z- z v = g = t Contudo, se consderarmos obtemos: v z z 1 t

Leia mais

valor do troco recebido foi a) R$ 0,50. b) R$ 1,00. c) R$ 1,50. d) R$ 2,50. e) R$ 2,00.

valor do troco recebido foi a) R$ 0,50. b) R$ 1,00. c) R$ 1,50. d) R$ 2,50. e) R$ 2,00. Nome: nº Data: / _ / 017 Professor: Gustavo Bueno Slva - Ensno Médo - 3º ano Lsta de Revsão 1. (Upe-ssa 017) Márca e Marta juntas pesam 115 kg; Marta e Mônca pesam juntas 113 kg; e Márca e Mônca pesam

Leia mais

No gráfico, encontra-se a substância no estado líquido nos pontos a) I, II e IV b) III, IV e V c) II, III e IV d) I, III e V

No gráfico, encontra-se a substância no estado líquido nos pontos a) I, II e IV b) III, IV e V c) II, III e IV d) I, III e V 1. (Ueg 2015) A mudança do estado ísico de determinada substância pode ser avaliada em unção da variação da temperatura em relação ao tempo, conorme o gráico a seguir. Considere que a 0C o composto encontra-se

Leia mais