DISPONIBILIDADE DE ENERGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISPONIBILIDADE DE ENERGIA"

Transcrição

1 Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo DISPONIBILIDADE DE ENERGIA Neste capítulo será estudado a Segunda Le da ermodnâmca sob város aspectos: ecênca e otmzação de máunas térmcas, rergeradores e entropa. eremos ue é possível transerr calor de uma onte uente para uma onte ra espontaneamente, mas o nverso é probdo pos vola a a le. Estudaremos alguns cclos de máunas térmcas e seus respectvos rendmentos. Máunas érmcas e a Segunda Le da ermodnâmca Uma máuna, por mas smples ue seja, tem bascamente a naldade de converter calor em trabalho. Sua representação está mostrada na Fgura. A procura de máunas procurando atngr o máxmo de ecênca possível é a motvação de mutas pesusas nesta área. Por ecenca ueremos dzer ue a máuna desperdça o mínmo de energa uando converte calor em trabalho. ocê pode ctar alguns exemplos? W Fg. Representação esuemátca de uma máuna térmca. A máuna retra calor de um reservatóro uente e parte deste calor é convertdo em trabalho e parte é rejetado para o reservatóro ro. Fludo operante é a substânca ue tem por naldade absorver calor de uma onte uente a uma temperatura, eetuar trabalho W e rejetar calor para um reservatóro ro a uma temperatura. Ele sempre opera em cclo. Reservatóro térmco é um sstema deal ue pode ornecer ou receber calor sem ue sora modcação aprecável na sua temperatura. Isto euvale a dzer ue a sua capacdade caloríca é enorme. Rendmento o rendmento de uma máuna térmca é dendo da segunte manera: W ε = mas, como o ludo operante trabalha em cclo, seu estado ncal é gual ao estado nal, ou seja, U = U U = 0, assm, podemos escrever ue o rendmento é dado por: W ε = = =. () Para ue o rendmento seja de 00%, é necessáro ue todo calor absorvdo seja transormado em calor. Enuncado de Kelvn-Planck para a a Le da ermodnâmca é mpossível ue uma máuna, operando em cclo, receba calor de uma onte uente e eetue uma uantdade euvalente de trabalho sem ceder calor para um reservatóro ro. Exemplo: se uma máuna retra 50 J de um reservatóro uente e realza apenas 00 J de trabalho, uanto de calor o perddo para o reservatóro ro e ual o rendmento desta máuna?

2 Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo = W + = W = = 50 J. ε = W / = 00/50 = 0,4 ou 40%. Rergeradores e Segunda Le da ermodnâmca O rergerador tem como naldade retrar calor de um reservatóro ro utlzando, para sto, uma uantdade de trabalho e depostar uma uantdade de calor num reservatóro uente. Para o rergerador, utlzamos o valor de sua ecênca para saber o uanto ele é bom. Este Coecente de Ecênca (COE) é dado pela segunte euação: COE = / W, () onde é a uantdade de calor ue entra no ludo operante e W é o trabalho recebdo pelo rergerador. Podemos reescrever a E. () em unção do calor ue entra no reservatóro uente da segunte manera: COE =. (3) Obs: anto no rendmento uanto no COE, o calor consderado é auele ue entra no ludo (+) ou ue sa do ludo ( - ), uando sa, procuramos usar o seu módulo. W Fg. Representação esuemátca de um rergerador. Ele retra calor de um reservatóro ro utlzando trabalho e descarrega o calor num reservatóro uente. Enuncado da Segunda Le da ermodnâmca segundo Clausus É mpossível retrar calor de uma onte ra e transerr completamente para uma onte uente sem utlzação de trabalho. 3 Euvalênca dos Enuncados de Kelvn-Planck e Clausus Os enuncados de K-P e Clausus para a a Le são euvalentes. Se um é correto o outro também o é, e vce-versa. Suponha ue o enuncado de K-P é also, então: Prova: Consdere um rergerador acoplado com uma máuna térmca pereta. Suponha ue o rergerador retre 00 J do reservatóro ro e ceda 50 J ao reservatóro uente. A máuna, por sua vez, retra 50 J de calor do reservatóro uente e transorma totalmente em trabalho (suponha ue sto é possível naturalmente vola K-P). O resultado deste acoplamento é um rergerador pereto vola Clausus.

3 Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo 3 50 J 50 J 00 J + = 50 J 50 J reserv. uente reserv. ro 00 J 00 J Fg. 3 Demonstração da euvalênca entre o enuncado de K-P e Clausus para. Os valores são arbtráros mas tem ue ter coerênca. 30 J 80 J 50 J + = 50 J 50 J 80 J 80 J Fg. 4 Outro exemplo da demonstração da euvalênca entre o enuncado de K-P e Clausus para. Os valores são arbtráros mas tem ue ter coerênca. 4 Máuna de Carnot ual a ecênca máxma de uma máuna? eorema de Carnot: Nenhuma máuna térmca, operando entre dos reservatóros térmcos dados, pode ser mas ecente do ue uma máuna reversível ue opere entre estes reservatóros Anmações detalhadas e com possbldades de alterações nos parâmetros termodnâmcos de város cclos podem ser encontrados nos stes abaxo. Cclo de Carnot melhor máuna ue pode exstr. ou ou (em português) Cclo Otto é o cclo ue descreve a combustão de um motor a gasoa ou Cclo Desel o nome já dz, descreve o cclo de um motor a desel ou ou

4 Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo 4 Condções de reversbldade Não se pode perder energa mecânca em vrtude de ação de orças de atrto ou dsspatvas ue produzem calor; Não pode haver condução de calor provocada por derença de temperatura; 3 O processo deve ser uase-estátco de modo ue o sstema está sempre em estado de eulíbro, ou muto próxmo deste. Prova do eorema de Carnot Consdere uma máuna de Carnot (rendmento máxmo possível) trabalhando como rergerador e acoplada a uma máuna com rendmento maor ue a de Carnot. O resultado deste acoplamento é uma máuna pereta, ue vola o enuncado de K-P. Logo, nenhuma máuna pode ter um rendmento maor do ue a máuna de Carnot. 50 J 50 J 50 J + = 50 J 50 J 60 J 0 J máuna de Carnot 00 J rergerador de Carnot 00 J rendmento acma Carnot 90 J máuna pereta 0 J Fg. 5 Demonstração do eorema de Carnot O Cclo de Carnot no dagrama P é mostrado na Fgura 6. Cálculo do rendmento de Carnot O rendmento de uma máuna térmca é dado pela segunte euação: W ε = = (4) onde é a uantdade total de calor ue entra na máuna e é a uantdade total de calor ue a máuna cede para o reservatóro ro. Consdere = = e 3 = 4 =. Mas e 34. W = Pd = nr =, pos U =0 e W34 = Pd = nr 3 3 =, pos U =0. Assm,

5 Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo 5 nr 3 4 =. (5) nr Mas, num processo adabátco temos ue: γ- = cte γ - = 3 γ - e γ - = 4 γ - γ = 3 4 γ 3 4 = Levando a gualdade acma na E. (5), obtemos: = ε =. (6) CICLO DE CARNO Adabátcas: - 3 e 4 - Isotérmcas: - e 3-4. PRESSÃO OLUME Fg. 6 Dagrama P para o Cclo de Carnot com um gás deal. Entre e, calor entra no gás e realza trabalho sotermcamente ( U=0). De para 3 a expansão ocorre sem transerênca de calor ( =0). De 3 para 4 o gás é comprmdo sotermcamente perdendo calor para o meo ( U=0) e para termnar o cclo, o gás é comprmdo adabatcamente até o seu volume ncal ( =0). 5 Entropa É uma unção de estado (só depende do estado nal e ncal do processo) ue está relaconada com o calor absorvdo (ou ceddo) pelo sstema e a temperatura em ue este calor o absorvdo. Consdere um processo reversível em ue o gás a temperatura, absorve uma uantdade de calor d.

6 Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo 6 sstema d Pela a Le, temos: d = du + Pd ou d = C d + nr(d/) Ao ntegrar d, temos ue a prmera parte do lado dreto da euação acma não tem problema, pos, só depende da temperatura nal e ncal, porém, a segunda parte (ue é o trabalho) depende do camnho tomado para sar de um ponto para outro, logo, com um pouco de álgebra, obtemos a segunte expressão: d d d d = C + nr C nr = +. (7) A ntegral de d/ é a varação de entropa do sstema, ou seja, S = S S = d eja ue, se entra calor no sstema, o d é postvo e a varação de entropa é postva. Naturalmente se sa calor, a S é negatva. Num cclo completo e num processo reversível, S = - S. Se o processo não or reversível o cálculo da entropa é eto da segunte manera: substtur o processo por um reversível, e o cálculo pode ser realzado normalmente. Lembre-se ue a entropa só depende dos estados ncal e nal do processo. Os três exemplos a segur são de undamental mportânca para o entendmento do cálculo da entropa. Exemplo: Expansão adabátca lvre. Este processo está longe de ser reversível pos, ncado o processo, o gás jamas retornará ao seu estado (todo no lado esuerdo) espontaneamente. Assm, para o cálculo da entropa, consdere um gás expandndo lentamente (por ue?) de um volume para um volume. O calor trocado neste caso é gual ao trabalho, pos, a expansão é sotérmca. Assm, d dw d S = = = Pd nr nr = =. Como o volume nal é sempre maor ue o volume do gás ncal, então a entropa é sempre postva. eja ue varação de entropa negatva é mpossível, pos, é mpossível o gás do exemplo acma voltar a ocupar o volume espontaneamente.

7 Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo 7 Exemplo: Ponto de usão Consdere uma substânca de massa m passando do estado sóldo para o estado líudo. Seja L o seu calor latente de usão. d S = = ml. Exemplo: Gás expandndo num processo sobárco (P = cte). ds = d = ( C d + Pd ) = C d + nr d S = C + nr. mas como P = P, então obtemos: nr nr = =, levando este resultado na euação acma, S = C + nr S = ( C + nr) S = CP (8) ou odo este cálculo podera ser eto de orma mas smples, vejamos: S = CP. (9) ds d C d P = = S = CP d S = C P. Podemos enuncar a a Le da ermodnâmca sob o ponto de vsta da entropa, ou seja, num processo reversível, a entropa do unverso é zero. Por unverso entendemos sstema + vznhança. amos dscutr alguns exemplos. Exemplo: Expansão adabátca lvre. aração de entropa do unverso = varação de entropa do gás + varação de entropa da vznhança. S U = S S + S = nr + 0 = nr > 0 Podemos então armar ue num processo de expansão adabátca lvre, o processo não é reversível. Num processo rreversível, a entropa do unverso sempre aumenta.

8 Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo 8 Exemplo: pedra de massa m cando de uma altura h e coldndo nelastcamente com o solo. h Consdere como sstema o chão, a atmosera e a pedra (sstema). Esta, ao car, perde energa potencal em orma de energa cnétca e ao coldr com o chão toda esta energa é transormada em calor, ou seja, = mgh. O sstema está solado, logo a varação de entropa da vznhança é nula. Assm, mhg S U = =. Como a varação de entropa do unverso > 0, 0 0 então o processo é rreversível. 6 Entropa e Dsponbldade da Energa - rabalho ndsponível. O trabalho perddo num processo pode ser calculado a partr do valor da entropa do unverso. Por trabalho perddo ueremos dzer auela energa ue o transerda de um reservatóro para outro e ue dexou de realzar trabalho devdo ao ato da máuna não ter atngndo sua ecênca máxma. O trabalho perddo por uma máuna pode ser calculado a partr da segunte expressão: W perd = S U. (0) Au, a temperatura reere-se à temperatura do reservatóro mas ro. Exemplo: ual o trabalho perddo uando uma uantdade de calor lu de um reservatóro uente para um reservatóro ro? S U = S + S = + W W perd perd = = ε C + W perd = onde ε C é o rendmento de uma máuna de Carnot. eja ue este trabalho perddo é máxmo pos, o rendmento de Carnot é máxmo. Exemplo: Numa máuna de Carnot, ual o trabalho perddo? 400 K 00 J O rendmento desta máuna é: ε = / = 300/400 ou ε = 0, K 75 J 5 J A varação de entropa do unverso é: S U = S + S = + =

9 Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo 9 Derentemente do exemplo anteror, podemos ver ue nenhum trabalho é perddo na máuna de Carnot, ue é uma máuna reversível, pelo ato desta possur um rendmento máxmo. Assm, podemos armar ue: Num processo rreversível, uma uantdade de calor gual a S U., ca ndsponível para a realzação de trabalho, onde é a temperatura do reservatóro mas ro dsponível. No caso da pedra cando, podemos ver ue o trabalho perddo é 0. mgh/ 0 = mgh. Isto é a energa potencal sorda pela pedra ao car de uma altura h. Parte desta energa podera ter sdo convertda em calor, mas não o. 7 Entropa e Probabldade A entropa mede o grau de desordem de um sstema e está relaconada com a probabldade de ocorrênca de estados do sstema. Isto sgnca ue um estado bem ordenado, ou entropa peuena, tem pouca probabldade de ocorrer. Ou seja, num sstema a entropa tende sempre a aumentar. ejamos o segunte exemplo: Um gás, ao expandr lvremente para o dobro do volume, tem uma S = nr. A probabldade deste gás voltar a ocupar o volume ncal é pratcamente zero prncpalmente se o número de moléculas or grande. A probabldade de uma uantdade n de moléculas ocupar espontaneamente apenas a metade do volume após se expande lvremente é dada por: p = (/) N. Para n = moléculas, há 4 possbldades. Para n = 3, 8 possbldades A tabela abaxo mostra alguns valores de p em unção de n. N p ½ 0,5 0,5 0,065 /04 0 Podemos entender esta probabldade da segunte orma: se o gás tem 0 moléculas, a cada 04 segundos, estas moléculas ocuparão apenas a metade do volume ue elas ocupam, ou seja, estarão todos num mesmo lado. Para o caso onde temos o gás sando de um volume para um volume, a probabldade é dada por:

10 Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo 0 p = p = N = nn A mas, a varação de entropa de uma expansão lvre é dada por: N, () S = nr ou seja, p = N A S/R Exercícos - Fonte: pler 4 a edção volume ) Um mol de um gás monoatômco sore um aumento de pressão socorcamente de P = 00kPa para P = 00 kpa. Depos ele sore uma expansão sotérmca sando de um volume, = 5 l para 3 = 50 l. Em seguda, é comprmdo sobarcamente até seu estado ncal. Calcule: a) a temperatura em cada ponto; o calor trocado em cada processo do cclo e c) o rendmento desta máuna. ) Uma máuna de Carnot opera entre dos reservatóros cujas temperaturas são = 300K e = 00K. a) ual o seu rendmento? b) Se orem absorvdos 00 J de calor do reservatóro uente, por cclo, ue trabalho eetua esta máuna? b) ual o COE desta máuna ao operar como rergerador entres estes reservatóros? 3) Um mol de um gás deal sore, ncalmente, uma expansão lvre de =,3 l para = 4,6 l a = = 300 K. O gás é então comprmdo sotérmca e uase-estatcamente até atngr seu estado ncal. a) ual a varação de entropa do unverso neste cclo? b) ue trabalho o perddo no cclo? e c) Mostrar ue este trabalho é S u. Exercícos propostos - Fonte: pler 3 a edção volume. De a 30, 36, 45 e 49 (motor a gasoa). 5//008

DISPONIBILIDADE DE ENERGIA

DISPONIBILIDADE DE ENERGIA Notas de Físca II Pros Amaur e Rcardo DISPONIBILIDADE DE ENERGIA Neste capítulo será estudado a Segunda Le da ermodnâmca sob város aspectos: ecênca e otmzação de máunas térmcas, rergeradores e entropa.

Leia mais

Física do Calor Licenciatura: 14ª Aula (02/10/2015)

Física do Calor Licenciatura: 14ª Aula (02/10/2015) Físca do Calor Lcencatura: 4ª ula (2//25) Pro. lvaro annucc mos, na últma aula: Conceto de Entropa (S): exprme a tendênca de todos os sstemas íscos de evoluírem espontaneamente para uma stuação de maor

Leia mais

γ = C P C V = C V + R = q = 2 γ 1 = 2 S gas = dw = W isotermico

γ = C P C V = C V + R = q = 2 γ 1 = 2 S gas = dw = W isotermico Q1 Um clndro feto de materal com alta condutvdade térmca e de capacdade térmca desprezível possu um êmbolo móvel de massa desprezível ncalmente fxo por um pno. O rao nterno do clndro é r = 10 cm, a altura

Leia mais

Ex: Ciclo de Carnot para um gás ideal

Ex: Ciclo de Carnot para um gás ideal Cclo de Carnot ransormação reversível cíclca de um sstema termodnâmco, durante a qual o sstema: ) Sore uma expansão sotérmca à temp. durante a qual lu calor para o sstema; ) Sore um arreecmento adabátco

Leia mais

FIS01183 Turma C/CC Prova da área 2 07/05/2010. Nome: Matrícula: Explicite seu raciocínio e os cálculos realizados em cada passo!

FIS01183 Turma C/CC Prova da área 2 07/05/2010. Nome: Matrícula: Explicite seu raciocínio e os cálculos realizados em cada passo! FIS8 urma C/CC rova da área 7/5/ Nome: Matrícula: Em todas as questões: Cudado com as undades! Explcte seu racocíno e os cálculos realzados em cada passo! BOA ROA! uestão - Laboratóro (, pontos) Na aula

Leia mais

Prof. Oscar. Cap. 20 ENTROPIA E SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA

Prof. Oscar. Cap. 20 ENTROPIA E SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA Pro. Oscar Cap. 20 ENROPIA E SEGUNDA LEI DA ERMODINÂMICA 20.1 INRODUÇÃO Os processos que ocorrem num únco sentdo são chamados de rreversíves. A chave para a compreensão de por que processos undreconas

Leia mais

Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica.

Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica. Cap 20: Entropa e Segunda Le da ermodnâmca - Pro. Wladmr 1 Entropa e Segunda Le da ermodnâmca. 20.1 Introdução Os processos que ocorrem num únco sentdo são chamados de rreversíves. chave para a compreensão

Leia mais

Cálculo de variações de entropia

Cálculo de variações de entropia álculo de varações de entropa I stema de um corpo em nteracção com uma onte de calor quecmento rreversível, a volume constante m, c c onte F F onte onte entropa é uma unção de estado e a sua varação é

Leia mais

Q T = T Q T = T Q T. ds = (4.8)

Q T = T Q T = T Q T. ds = (4.8) 4.5 Entropa O prncípo zero da termodnâmca envolve o conceto de temperatura e o prmero prncípo envolve o conceto de energa nterna. temperatura e a energa nterna são ambas varáves de estado; sto é, podem

Leia mais

Física 10 Questões [Difícil]

Física 10 Questões [Difícil] Físca Questões [Dfícl] - (UF MG) Um líqudo encontra-se, ncalmente, à temperatura T o, pressão P o e volume o, em um recpente fechado e solado termcamente do ambente, conforme lustra a fgura ao lado. Após

Leia mais

Nenhum desses processos violaria a Lei de Conservação de Energia se ocorresse no sentido inverso.

Nenhum desses processos violaria a Lei de Conservação de Energia se ocorresse no sentido inverso. SEGUNDA LEI E ENROPIA Processos rreversíves e entroa Alguns rocessos termodnâmcos num só sentdo. Exemlos: - grão de mlho se transformando em oca; - caneca de café esfrando - exansão lvre de um gás. ocorrem

Leia mais

Corolário do Teorema de Carnot ou Segundo Teorema de Carnot

Corolário do Teorema de Carnot ou Segundo Teorema de Carnot eorema de Carnot De todas as máqunas térmcas que unconam entre duas determnadas ontes de calor, a que tem rendmento máxmo é a máquna de Carnot. * * * * * e > Fr. Coroláro do eorema de Carnot ou Seundo

Leia mais

AULA 10 Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

AULA 10 Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica UFABC - BC0205 - Prof. Germán Lugones AULA 10 Entropa e a Segunda Le da ermodnâmca Sad Carnot [1796-1832] R. Clausus [1822-1888] W. homson (Lord Kelvn) [1824-1907] Quando um saco de ppocas é aquecdo em

Leia mais

Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009

Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009 .. Unersdade de São aulo Insttuto de Físca FE11 - FÍSIA II para o Insttuto Oceanográco 1º Semestre de 009 Qunta Lsta de Exercícos Temperatura, alor, 1ª Le da Termodnâmca e ropredades dos Gases 1) Um relógo

Leia mais

Expansão livre de um gás ideal

Expansão livre de um gás ideal Expansão lvre de um gás deal (processo não quase-estátco, logo, rreversível) W=0 na expansão lvre (P e = 0) Paredes adabátcas a separar o gás das vznhanças Q = 0 ª Le U gás = Q + W = 0 U = U Para um gás

Leia mais

( ) ( ) ( ) ( ) Algumas consequências do Primeiro Princípio. Método das misturas (utilizado para determinar calores específicos, em calorimetria)

( ) ( ) ( ) ( ) Algumas consequências do Primeiro Princípio. Método das misturas (utilizado para determinar calores específicos, em calorimetria) Método das msturas (utlzado para determnar calores especícos, em calormetra) Joseph lack (sec. XIII) ( ) ( ) ( ) ( ) W W W W ª Le aplcada a cada um dos subsstemas: No nteror de uma parede adabátca (calorímetro),

Leia mais

F r. PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO o DIA GAB. 1 5 FÍSICA QUESTÕES DE 11 A 20

F r. PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO o DIA GAB. 1 5 FÍSICA QUESTÕES DE 11 A 20 PSES 2 a ETP TRIÊNIO 2004-2006 1 o DI G. 1 5 FÍSI QUESTÕES DE 11 20 11. onsdere um sstema consttuído por duas partículas. Uma das partículas está ncalmente se movendo e colde nelastcamente com a outra

Leia mais

Física do Calor Licenciatura: 6ª Aula (19/08/2015)

Física do Calor Licenciatura: 6ª Aula (19/08/2015) Físca do Calor Lcencatura: 6ª Aula (9/08/05) Pro. Alaro annucc mos, na últma aula: Se um gás sore uma transormação sotérmca, então o trabalho é calculado por: W F I Pd usando que P = KT: W n K T d W( T

Leia mais

Física E Semiextensivo V. 3

Física E Semiextensivo V. 3 Físca E emextensvo V. 3 Exercícos 0) D É mpossível um dspostvo operando em cclos converter ntegralmente calor em trabalho. 0) A segunda le também se aplca aos refrgeradores, pos estes também são máqunas

Leia mais

S f S k = S ( U k, V 0, ) N 0 + S. onde U k e U k

S f S k = S ( U k, V 0, ) N 0 + S. onde U k e U k que o sstema atnge, como resultado da lberação de um do seus vínculo, será um estado onde o sstema terá N 1 vínculos e além dsso aquele será o estado com maor entropa, de todos os possíves (veja a rgura

Leia mais

Capítulo 19. A teoria cinética dos gases

Capítulo 19. A teoria cinética dos gases Capítulo 19 A teora cnétca dos gases Neste capítulo, a ntroduzr a teora cnétca dos gases que relacona o momento dos átomos e moléculas com olume, pressão e temperatura do gás. Os seguntes tópcos serão

Leia mais

Cap. 6 - Energia Potencial e Conservação da Energia Mecânica

Cap. 6 - Energia Potencial e Conservação da Energia Mecânica Unversdade Federal do Ro de Janero Insttuto de Físca Físca I IGM1 014/1 Cap. 6 - Energa Potencal e Conservação da Energa Mecânca Prof. Elvs Soares 1 Energa Potencal A energa potencal é o nome dado a forma

Leia mais

Termodinâmica Exercícios resolvidos Quasar. Termodinâmica. Exercícios resolvidos

Termodinâmica Exercícios resolvidos Quasar. Termodinâmica. Exercícios resolvidos erodnâca Exercícos resolvdos Quasar erodnâca Exercícos resolvdos. Gases peretos Cp e Cv a) Mostre que a relação entre o calor especíco olar a pressão constante Cp e a volue constante Cv é dada por Cp Cv

Leia mais

SC de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

SC de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 SC de Físca I - 2017-2 Nota Q1 88888 Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assnatura: Questão 1 - [3,5 pontos] Uma partícula de massa m se move sobre uma calha horzontal lsa com velocdade constante de módulo

Leia mais

Física I. Aula 5 Energia Potencial e Conservação de energia

Física I. Aula 5 Energia Potencial e Conservação de energia ísca I º Semestre de 3 Insttuto de ísca- Unversdade de São Paulo Aula 5 Energa Potencal e Conservação de energa Proessor: Valdr Gumarães E-mal: valdrg@.usp.br one: 39.74 Energa Potencal O trabalho está

Leia mais

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 2)

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 2) Radação Térmca Processos, Propredades e Troca de Radação entre Superfíces (Parte ) Obetvo: calcular a troca por radação entre duas ou mas superfíces. Essa troca depende das geometras e orentações das superfíces,

Leia mais

CQ110 : Princípios de FQ

CQ110 : Princípios de FQ CQ 110 Prncípos de Físco Químca Curso: Farmáca Prof. Dr. Marco Vdott mvdott@ufpr.br 1 soluções eletrolítcas Qual a dferença entre uma solução 1,0 mol L -1 de glcose e outra de NaCl de mesma concentração?

Leia mais

LISTA de GASES e TERMODINÂMICA PROFESSOR ANDRÉ

LISTA de GASES e TERMODINÂMICA PROFESSOR ANDRÉ LISTA de GASES e TERMODINÂMICA PROFESSOR ANDRÉ 1. (Ug 01)O ntrogêno líqudo é requentemente utlzado em sstemas crogêncos, para trabalhar a baxas temperaturas. A gura a segur lustra um reservatóro de 100

Leia mais

Trabalho e Energia. Curso de Física Básica - Mecânica J.R. Kaschny (2005)

Trabalho e Energia. Curso de Física Básica - Mecânica J.R. Kaschny (2005) Trabalho e Energa Curso de Físca Básca - Mecânca J.R. Kaschny (5) Lembrando nosso epermento de queda lvre... z z 1 v t 1 z = z - v t - gt ( ) z- z v = g = t Contudo, se consderarmos obtemos: v z z 1 t

Leia mais

do Semi-Árido - UFERSA

do Semi-Árido - UFERSA Unversdade Federal Rural do Sem-Árdo - UFERSA Temperatura e Calor Subêna Karne de Mederos Mossoró, Outubro de 2009 Defnção: A Termodnâmca explca as prncpas propredades damatéra e a correlação entre estas

Leia mais

18 e 20/Abr/2016 Aulas 12 e 13. Introdução à Física Estatística Postulados Equilíbrio térmico Função de Partição; propriedades termodinâmicas

18 e 20/Abr/2016 Aulas 12 e 13. Introdução à Física Estatística Postulados Equilíbrio térmico Função de Partição; propriedades termodinâmicas 01/Abr/2016 Aula 11 Potencas termodnâmcos Energa nterna total Entalpa Energas lvres de Helmholtz e de Gbbs Relações de Maxwell 18 e 20/Abr/2016 Aulas 12 e 13 Introdução à Físca Estatístca Postulados Equlíbro

Leia mais

1ª e 2ª leis da termodinâmica

1ª e 2ª leis da termodinâmica 1ª e 2ª les da termodnâmca 1ª Le da Termodnâmca Le de Conservação da Energa 2ª Le da Termodnâmca Restrnge o tpo de conversões energétcas nos processos termodnâmcos Formalza os concetos de processos reversíves

Leia mais

Física Geral 3001 Cap 4 O Potencial Elétrico

Física Geral 3001 Cap 4 O Potencial Elétrico Físca Geral 3001 Cap 4 O Potencal Elétrco (Cap. 26 Hallday, Cap. 22 Sears, Cap 31 Tpler vol 2) 10 ª Aula Sumáro 4.1 Gravtação, Eletrostátca e Energa Potencal 4.2 O Potencal Elétrco 4.3 Superíces equpotencas

Leia mais

Critério de Equilíbrio

Critério de Equilíbrio Crtéro de Equlíbro ara um sstema echado onde exstem ases em equlíbro, o crtéro geral de equlíbro de ases mpõe que o potencal químco de cada espéce presente seja gual em todas as ases. α β π µ = µ = K=

Leia mais

Notas Processos estocásticos. Nestor Caticha 23 de abril de 2012

Notas Processos estocásticos. Nestor Caticha 23 de abril de 2012 Notas Processos estocástcos Nestor Catcha 23 de abrl de 2012 notas processos estocástcos 2 O Teorema de Perron Frobenus para matrzes de Markov Consdere um processo estocástco representado por um conunto

Leia mais

Ajuste de um modelo linear aos dados:

Ajuste de um modelo linear aos dados: Propagação de erros Suponhamos que se pretende determnar uma quantdade Z, a partr da medda drecta das grandezas A, B, C,, com as quas se relacona através de Z = f(a,b,c, ). Se os erros assocados a A, B,

Leia mais

Expectativa de respostas da prova de Física Vestibular 2003 FÍSICA. C) Usando a lei das malhas de Kirchhoff temos para a malha mais externa:

Expectativa de respostas da prova de Física Vestibular 2003 FÍSICA. C) Usando a lei das malhas de Kirchhoff temos para a malha mais externa: QUESTÃO 1 FÍSICA A) Usando a le dos nós de Krchhoff temos, prmero no nó X: 0 1 0 0 1 50 6 Em seguda, temos no nó Y: 4 5 0 5 4. 188mA como 0 50 5 15 ma. 15 5 B) A le da conseração da carga. C) Usando a

Leia mais

CAPÍTULO II 1ª LEI DA TERMODINÂMICA

CAPÍTULO II 1ª LEI DA TERMODINÂMICA APÍULO II - 1ª Le da ermodnâmca 1 APÍULO II 1ª LEI DA ERMODINÂMIA Introdução A ermodnâmca Químca é uma cênca nterdsclnar, que estuda as transormações de energa, e a sua relação com a estrutura da matéra.

Leia mais

Trabalho e Energia. Definimos o trabalho W realizado pela força sobre uma partícula como o produto escalar da força pelo deslocamento.

Trabalho e Energia. Definimos o trabalho W realizado pela força sobre uma partícula como o produto escalar da força pelo deslocamento. Trabalho e Energa Podemos denr trabalho como a capacdade de produzr energa. Se uma orça eecutou um trabalho sobre um corpo ele aumentou a energa desse corpo de. 1 OBS: Quando estudamos vetores vmos que

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2012 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 Sentdo de rotaçãoo do corpo y orça 30 º x orça solo Um corpo de 4 kg está preso a um o e descreve

Leia mais

Física I para Engenharia. Aula 5 Trabalho Energia Potencial

Física I para Engenharia. Aula 5 Trabalho Energia Potencial ísca I para Engenhara º Semestre de 4 Insttuto de ísca- Unversdade de São Paulo Aula 5 Trabalho Energa Potencal Proessor: Valdr Gumarães E-mal: valdrg@.usp.br Trabalho realzado por uma orça constante

Leia mais

8 Soluções Não Ideais

8 Soluções Não Ideais 8 Soluções Não Ideas 8.1 Convenções para o coefcente de atvdade na escala de frações molares Para a solução deal temos ln x onde é função apenas da pressão e temperatura. Fo anterormente mostrado que todas

Leia mais

Capítulo 4. Lord Kelvin ( )

Capítulo 4. Lord Kelvin ( ) Capítulo 4 Lord Kelvin (1824-1907) 4.1 Máuinas érmicas e o Segundo Princípio da ermodinâmica 4.2 Processos Reversíveis e Irreversíveis 4.3 Máuina de Carnot 4.4 Bombas de Calor e Rerigeradores 4.5 Entropia

Leia mais

Mecânica Estatística. - Leis da Física Macroscópica - Propriedades dos sistemas macroscópicos

Mecânica Estatística. - Leis da Física Macroscópica - Propriedades dos sistemas macroscópicos Mecânca Estatístca Tal como a Termodnâmca Clássca, também a Mecânca Estatístca se dedca ao estudo das propredades físcas dos sstemas macroscópcos. Tratase de sstemas com um número muto elevado de partículas

Leia mais

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA ECONÔMICA 2a. Prova 11/7/2006 Profa. Ana Maria Farias Turma A hs

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA ECONÔMICA 2a. Prova 11/7/2006 Profa. Ana Maria Farias Turma A hs INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA ECONÔMICA 2a. rova /7/2006 rofa. Ana Mara Faras Turma A 4-6 hs. Consdere os dados da tabela abaxo, onde temos preços e uantdades utlzadas de materal de escrtóro. Item Undade reço

Leia mais

4 Critérios para Avaliação dos Cenários

4 Critérios para Avaliação dos Cenários Crtéros para Avalação dos Cenáros É desejável que um modelo de geração de séres sntétcas preserve as prncpas característcas da sére hstórca. Isto quer dzer que a utldade de um modelo pode ser verfcada

Leia mais

Série de exercícios 2

Série de exercícios 2 Sére de exercícos -Calcule as arações em S, U e ara um rocesso que conerte mol de água líquda à 0 o C e atm em aor a 00 o C e 3 atm. Admta que a água tenha densdade e caacdade térmca constantes. Admta

Leia mais

Teoria Cinética dos Gases

Teoria Cinética dos Gases Cap 19: Teora Cnétca dos Gases - Prof. Wladmr 1 Teora Cnétca dos Gases 19.1 Introdução Um gás consste em átomos que preenchem o volume de seu recpente. As varáves volume, pressão e temperatura, são conseqüêncas

Leia mais

FÍSICO-QUÍMICA I Termodinâmica do Equilíbrio

FÍSICO-QUÍMICA I Termodinâmica do Equilíbrio UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Químca, ICEx, Setor de Físco-Químca FÍSICO-QUÍMICA I Termodnâmca do Equlíbro Prof. Wellngton Ferrera de MAGALHÃES, Departamento de Químca, e-mal: welmag@ufmg.br

Leia mais

Análise de faltas balanceadas e não-balanceadas utilizando Z bar. 1. Análise de falta balanceada usando a matriz de impedância de barra (Z bar )

Análise de faltas balanceadas e não-balanceadas utilizando Z bar. 1. Análise de falta balanceada usando a matriz de impedância de barra (Z bar ) Análse de altas balanceadas e não-balanceadas utlzando. Análse de alta balanceada usando a matrz de mpedânca de ra ( ) Aqu será eta uma análse de cálculo de curto-crcuto trásco (alta balanceada), utlzando

Leia mais

Capítulo 9. Colisões. Recursos com copyright incluídos nesta apresentação:

Capítulo 9. Colisões. Recursos com copyright incluídos nesta apresentação: Capítulo 9 Colsões Recursos com copyrght ncluídos nesta apresentação: http://phet.colorado.edu Denremos colsão como uma nteração com duração lmtada entre dos corpos. Em uma colsão, a orça externa resultante

Leia mais

CQ110 : Princípios de FQ

CQ110 : Princípios de FQ CQ110 : Prncípos de FQ CQ 110 Prncípos de Físco Químca Curso: Farmáca Prof. Dr. Marco Vdott mvdott@ufpr.br Potencal químco, m potencal químco CQ110 : Prncípos de FQ Propredades termodnâmcas das soluções

Leia mais

EXPANSÃO TÉRMICA DOS LÍQUIDOS

EXPANSÃO TÉRMICA DOS LÍQUIDOS Físca II Protocolos das Aulas Prátcas 01 DF - Unversdade do Algarve EXPANSÃO ÉRMICA DOS ÍQUIDOS 1 Resumo Estuda-se a expansão térmca da água destlada e do glcerol utlzando um pcnómetro. Ao aquecer-se,

Leia mais

Resumo de Álgebra Linear - parte II

Resumo de Álgebra Linear - parte II Aula 7 Resumo de Álge Lnear - parte II 7.1 Resumo Nesta aula contnuamos desenvolvendo concetos báscos de álge lnear, aprmorando a famlardade com a notação de Drac. Bblograa: Moysés, 8.7 (em parte), e Cohen-Tannoudj,

Leia mais

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional. ou experimental.

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional. ou experimental. Prof. Lorí Val, Dr. vall@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~vall/ É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal http://www.mat.ufrgs.br/~vall/ ou expermental. Numa relação

Leia mais

Parênteses termodinâmico

Parênteses termodinâmico Parênteses termodnâmco Lembrando de 1 dos lmtes de valdade da dstrbução de Maxwell-Boltzmann: λ

Leia mais

1 Princípios da entropia e da energia

1 Princípios da entropia e da energia 1 Prncípos da entropa e da energa Das dscussões anterores vmos como o conceto de entropa fo dervado do conceto de temperatura. E esta últma uma conseqüênca da le zero da termodnâmca. Dentro da nossa descrção

Leia mais

Introdução a Combinatória- Aplicações, parte II

Introdução a Combinatória- Aplicações, parte II Introdução a Combnatóra- Aplcações, AULA 7 7.1 Introdução Nesta aula vamos estudar aplcações um pouco dferentes das da aula passada. No caso estudaremos arranjos com repetção, permutações crculares e o

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Prof. Lorí Val, Dr. UFRGS Insttuto de Matemátca

Leia mais

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental.

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Numa relação expermental os valores de uma das

Leia mais

TERMODINÂMICA QUÍMICA

TERMODINÂMICA QUÍMICA TERMODINÂMICA QUÍMICA CAPÍTULO DA QUÍMICA FÍSICA QUE ESTUDA A VARIAÇÃO DE ENERGIA DOS SISTEMAS ENVOLVIDOS EM REACÇÕES QUÍMICAS QUALQUER SISTEMA EVOLUI ESPONTANEAMENTE DE UM ESTADO DE MAIOR ENERGIA PARA

Leia mais

V.1. Introdução. Reações Químicas.

V.1. Introdução. Reações Químicas. V.1. Introdução. Reações Químcas. V. Balanços Materas a Processos com Reação Químca Uma equação químca acertada ornece muta normação. Por exemplo, a reação de síntese do metanol: CO (g) + 3H (g) CH 3 OH

Leia mais

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS (EDO) PROBLEMA DO VALOR INICIAL (PVI)

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS (EDO) PROBLEMA DO VALOR INICIAL (PVI) EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS (EDO) PROBLEMA DO VALOR INICIAL (PVI) Introdução Seja a segunte equação derencal: d ( ) ; d para. que é reerencado com o problema do valor ncal. Essa denomnação deve-se

Leia mais

13. Oscilações Eletromagnéticas (baseado no Halliday, 4 a edição)

13. Oscilações Eletromagnéticas (baseado no Halliday, 4 a edição) 13. Osclações Eletromagnétcas (baseado no Hallday, 4 a edção) Nova Físca Velha Matemátca Aqu vamos estudar: 1) como a carga elétrca q vara com o tempo num crcuto consttuído por um ndutor (), um capactor

Leia mais

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios Algarsmos Sgnfcatvos Propagação de Erros ou Desvos L1 = 1,35 cm; L = 1,3 cm; L3 = 1,30 cm L4 = 1,4 cm; L5 = 1,7 cm. Qual destas meddas está correta? Qual apresenta algarsmos com sgnfcado? O nstrumento

Leia mais

Alocação sequencial - filas

Alocação sequencial - filas Alocação sequencal - las Flas A estrutura de dados Fla também é bastante ntutva. A analoga é com uma la de pessoas aguardando para serem atenddas no guchê de um banco, ou aguardando o ônbus. Se houver

Leia mais

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos.

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos. Nesse prátca, estudaremos a potênca dsspada numa resstênca de carga, em função da resstênca nterna da fonte que a almenta. Veremos o Teorema da Máxma Transferênca de Potênca, que dz que a potênca transferda

Leia mais

PROVA DE ESTATÍSTICA & PROBABILIDADES SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2010/2011

PROVA DE ESTATÍSTICA & PROBABILIDADES SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2010/2011 Instruções: PROVA DE ESTATÍSTICA & PROBABILIDADES SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 00/0 Cada uestão respondda corretamente vale (um) ponto. Cada uestão respondda ncorretamente vale - (menos um) ponto. Cada uestão

Leia mais

Física I p/ IO FEP111 ( )

Física I p/ IO FEP111 ( ) ísca I p/ IO EP (4300) º Semestre de 00 Insttuto de ísca Unversdade de São Paulo Proessor: Antono Domngues dos Santos E-mal: adsantos@.usp.br one: 309.6886 4 e 6 de setembro Trabalho e Energa Cnétca º

Leia mais

Covariância na Propagação de Erros

Covariância na Propagação de Erros Técncas Laboratoras de Físca Lc. Físca e Eng. omédca 007/08 Capítulo VII Covarânca e Correlação Covarânca na propagação de erros Coefcente de Correlação Lnear 35 Covarânca na Propagação de Erros Suponhamos

Leia mais

Flambagem. Cálculo da carga crítica via MDF

Flambagem. Cálculo da carga crítica via MDF Flambagem Cálculo da carga crítca va MDF ROF. ALEXANDRE A. CURY DEARTAMENTO DE MECÂNICA ALICADA E COMUTACIONAL Flambagem - Cálculo da carga crítca va MDF Nas aulas anterores, vmos como avalar a carga crítca

Leia mais

Aula 7: Circuitos. Curso de Física Geral III F-328 1º semestre, 2014

Aula 7: Circuitos. Curso de Física Geral III F-328 1º semestre, 2014 Aula 7: Crcutos Curso de Físca Geral III F-38 º semestre, 04 Ponto essencal Para resolver um crcuto de corrente contínua, é precso entender se as cargas estão ganhando ou perdendo energa potencal elétrca

Leia mais

QiD 6 3ª SÉRIE/PRÉ - VESTIBULAR PARTE 3 QUÍMICA

QiD 6 3ª SÉRIE/PRÉ - VESTIBULAR PARTE 3 QUÍMICA PARA A VALIDADE DO QD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Unidade I 3. Calorimetria

Unidade I 3. Calorimetria Governo do Estado do Ro Grande do Norte Seretara de Estado da Eduação e da ultura - SEE UNIVERSIDADE DO ESADO DO RIO GRANDE DO NORE - UERN Pró-Retora de Ensno de Graduação PROEG Home Page: http://.uern.r

Leia mais

2003/2004. então o momento total das forças exercidas sobre o sistema é dado por. F ij = r i F (e)

2003/2004. então o momento total das forças exercidas sobre o sistema é dado por. F ij = r i F (e) Resolução da Frequênca de Mecânca Clássca I/Mecânca Clássca 2003/2004 I Consdere um sstema de N partículas de massas m, =,..., N. a Demonstre que, se a força nterna exercda sobre a partícula pela partícula

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-11a UNICAMP IFGW

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-11a UNICAMP IFGW F-18 Físca Geral I Aula exploratóra-11a UNICAMP IFGW username@f.uncamp.br Momento Angular O momento angular em relação ao ponto O é: r p de uma partícula de momento (Note que a partícula não precsa estar

Leia mais

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos Despacho Econômco de Sstemas Termoelétrcos e Hdrotérmcos Apresentação Introdução Despacho econômco de sstemas termoelétrcos Despacho econômco de sstemas hdrotérmcos Despacho do sstema braslero Conclusões

Leia mais

NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES

NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES 1 O nosso objetvo é estudar a relação entre duas varáves quanttatvas. Eemplos:. Idade e altura das cranças.. v. Tempo de prátca de esportes e rtmo cardíaco

Leia mais

Módulo I Ondas Planas. Reflexão e Transmissão com incidência normal Reflexão e Transmissão com incidência oblíqua

Módulo I Ondas Planas. Reflexão e Transmissão com incidência normal Reflexão e Transmissão com incidência oblíqua Módulo I Ondas Planas Reflexão e Transmssão com ncdênca normal Reflexão e Transmssão com ncdênca oblíqua Equações de Maxwell Teorema de Poyntng Reflexão e Transmssão com ncdênca normal Temos consderado

Leia mais

Notas de Aula de Física

Notas de Aula de Física Versão prelmnar 7 de setembro de Notas de Aula de Físca 7. TRABAO E ENERGIA CINÉTICA... MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO COM FORÇA CONSTANTE... TRABAO EXECUTADO POR UMA FORÇA VARIÁVE... Análse undmensonal...

Leia mais

/augustofisicamelo. Menu. 01 Gerador elétrico (Introdução) 12 Associação de geradores em série

/augustofisicamelo. Menu. 01 Gerador elétrico (Introdução) 12 Associação de geradores em série Menu 01 Gerador elétrco (Introdução) 12 Assocação de geradores em sére 02 Equação do gerador 13 Assocação de geradores em paralelo 03 Gráfco característco dos geradores 14 Receptores elétrcos (Introdução)

Leia mais

Física I para Oceanografia FEP111 ( ) Aula 10 Rolamento e momento angular

Física I para Oceanografia FEP111 ( ) Aula 10 Rolamento e momento angular Físca para Oceanograa FEP (4300) º Semestre de 0 nsttuto de Físca- Unversdade de São Paulo Aula 0 olamento e momento angular Proessor: Valdr Gumarães E-mal: valdr.gumaraes@usp.br Fone: 309.704 olamento

Leia mais

Atividade em Soluções Eletrolíticas

Atividade em Soluções Eletrolíticas Modelo de solução eletrolítca segundo Debye-Hückel. - A le lmte de Debye-Hückel (LLDH) tem o lmte que está em: I 0,01. log z.z A I 1/ valêncas do íons + e do eletrólto I 1 [ z b / b ] constante que depende

Leia mais

Capítulo 3-1. A 2ª Lei da Termodinâmica

Capítulo 3-1. A 2ª Lei da Termodinâmica Capítulo 3-1. A 2ª Le da ermodnâma Baseado no lvro: Atkns Pysal Cemstry Egt Edton Peter Atkns Julo de Paula 29-04-2007 Mara da Coneção Pava 1 A segunda le da termodnâma é baseada na experêna umana. odos

Leia mais

Capítulo 1. Exercício 5. Capítulo 2 Exercício

Capítulo 1. Exercício 5. Capítulo 2 Exercício UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CIÊNCIAS ECONÔMICAS ECONOMETRIA (04-II) PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS Exercícos do Gujarat Exercíco 5 Capítulo Capítulo Exercíco 3 4 5 7 0 5 Capítulo 3 As duas prmeras demonstrações

Leia mais

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos Curso de extensão, MMQ IFUSP, feverero/4 Alguns exercíco báscos I Exercícos (MMQ) Uma grandeza cujo valor verdadero x é desconhecdo, fo medda três vezes, com procedmentos expermentas dêntcos e, portanto,

Leia mais

A VELOCIDADE ESCALAR. Prof. Alberto Ricardo Präss

A VELOCIDADE ESCALAR. Prof. Alberto Ricardo Präss Pro. Alberto Rcardo Präss A VELOCIDADE ESCALAR O conceto de velocdade. Imagnemos que um jornal tenha envado um correspondente especal à selva amazônca a m de azer uma reportagem sobre o Pco da Neblna,

Leia mais

Psicologia Conexionista Antonio Roque Aula 8 Modelos Conexionistas com tempo contínuo

Psicologia Conexionista Antonio Roque Aula 8 Modelos Conexionistas com tempo contínuo Modelos Conexonstas com tempo contínuo Mutos fenômenos de aprendzado assocatvo podem ser explcados por modelos em que o tempo é uma varável dscreta como nos casos vstos nas aulas anterores. Tas modelos

Leia mais

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 4. Resumos Numéricos de Distribuições

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 4. Resumos Numéricos de Distribuições Probabldade e Estatístca I Antono Roque Aula Resumos umércos de Dstrbuções As representações tabulares e grácas de dados são muto útes, mas mutas vezes é desejável termos meddas numércas quanttatvas para

Leia mais

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16%

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16% Análse de Rsco 1 RISCO Rsco possbldade de perda. Quanto maor a possbldade, maor o rsco. Exemplo: Empresa X va receber $ 1.000 de uros em 30 das com títulos do governo. A empresa Y pode receber entre $

Leia mais

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização 30 4 METODOLOGIA 4.1 Modelagem dos Resultados Consderando Sazonalzação A sazonalzação da quantdade de energa assegurada versus a quantdade contratada unforme, em contratos de fornecmento de energa elétrca,

Leia mais

2 a Lei da Termodinâmica

2 a Lei da Termodinâmica 2 a Lei da Termodinâmica - Primeira lei: A energia interna se conserva. No entanto, existem processos ue obedecem a primeira lei, mas ue nunca se realizarão. Ex: - O calor não lui de um corpo rio para

Leia mais

% Al 48 b) Alumínio que fica em solução. Precisamos calcular o equilíbrio da alumina com Al e O no aço:

% Al 48 b) Alumínio que fica em solução. Precisamos calcular o equilíbrio da alumina com Al e O no aço: 1a Verfcação Refno dos s I EEIMVR-UFF, Setembro de 11 Prova A 1. Calcule o valor de γ no ferro, a 17 o C, com os dados fornecdos na prova. Vmos em aula que o 1% G e o γ estão relaconados através de 1%

Leia mais

Cálculo Numérico BCC760 Interpolação Polinomial

Cálculo Numérico BCC760 Interpolação Polinomial Cálculo Numérco BCC76 Interpolação Polnomal Departamento de Computação Págna da dscplna http://www.decom.ufop.br/bcc76/ 1 Interpolação Polnomal Conteúdo 1. Introdução 2. Objetvo 3. Estênca e uncdade 4.

Leia mais

Q C U. r C K. A C d QU E Q E CU E C Q U. capacitância [farad (F)] quantidade de carga elétrica [coulomb (C)] diferença de potencial [volt (V)]

Q C U. r C K. A C d QU E Q E CU E C Q U. capacitância [farad (F)] quantidade de carga elétrica [coulomb (C)] diferença de potencial [volt (V)] capactânca [arad (F)] quantdade de carga elétrca [coulomb ()] derença de potencal [volt (V)] Q U Q U r K A d 0 R 0 R p QU E p U E p Q E QSére Q1 Q Q3 U U U U S 1 3 1 1 1 1 S P 1 3 Q Q Q Q P 1 3 U U U U

Leia mais

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV)

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV) Prncpo do Trabalho rtual (PT)..Contnuo com mcroestrutura Na teora que leva em consderação a mcroestrutura do materal, cada partícula anda é representada por um ponto P, conforme Fgura. Porém suas propredades

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ 1 É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Numa relação expermental os valores de uma das

Leia mais