Universidade. Curso: Ciência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade. Curso: Ciência"

Transcrição

1 Univesidade Fedeal Rual do Semi Áido PROGRAD Cuso: Ciência e Tecnologia Disciplina: Mecânica Clássica UFERSA Po Reitoia de Gaduação Lista I Cinemática e Leis de Newton 1. O micômeto (1 μm) é feqüentemente chamado de mícon. (a) Quantos mícons cosntituem 1,0 km? (b) Que fação de um centímeto é igual a 1,0 μm? (c) Quantos mícons existem em 1, 0 jada? 2. A Tea é apoximadamente uma esfea de aio 6,37 x 10 6 m. Quais são (a) sua cicunfeência em quilômetos, (b) a áea de sua supefície em quilômetos quadados, e (c) seu volume em quilômetos cúbicos? 3. O ouo, que tem densidade de 19,32 g/cm 3 é o metal mais maleável e pode se pensado até uma folha fina ou esticado até um longo fio. (a) Se uma amosta de ouo, com uma massa de 27,63 g, fo pensada até foma uma folha de espessua igual a 1,000 μm, qual seá a áea dessa folha? (b) Se em vez disso o ouo fo esticado até foma um fio cilíndico de aio igual a 2,500 μm, qual seia o compimentoo do fio? 4. Do a ois vetoes b são dados po a = 4iˆ ˆ e (c) ache o módulo de 2a b 3 ˆj+ k e b = iˆ+ ˆj + 4kˆ. Enconte (a) a + b, (b) 5. Moste que paa qualque veto a. 2 que (a) ab. = a e (b) a a = Esceva cada veto indicado na figua abaixo em temos de vetoes unitáios î e ĵ. 7. Um avião viajaa 280 km em um cuso etilíneo a 32,5º a leste do note. Qual o deslocamento paa note e paa leste do avião, em elação ao seu ponto de patida? 8. Os tês vetoes na figua abaixo têm módulos a = 3,00 m, b = 4,00 m, c = θ = 30,0º. Quais são (a) a componente (d c d) a compon = Pa + Qb nente y de b e x e (b) a componente y de a 10,0 m e o ângulo ; (c) a componente ; e (e) a componente x e (f) a componente y de x e c? Se, quais são os valoes de (g) P e (h) Q?

2 u ) ) 9. Em um enconto de atoes mímicos, o ato 1 desloca se de d1 = (4,0 m) i + (5,0 m) j e o u ) ) u u u u u u u ato 2 de d2 = ( 3,0 m) i + (4,0 m) j. Quais são (a) d 1 d 2, (b) d 1 d 2, (c) ( d 1 + d 2 ) d 2 e (d) a componente de d u 1 ao longo da dieção de d u 2? 10. Um baco a vela pate do lado ameicano do lago Eie paa um ponto no lado canadense, 90,0 km ao note. O navegante, contudo, temina a 50,0 km a leste do ponto de patida. (a) Que distância e (b) em que sentido ele deve navega paa atingi o destino oiginal? 11. Dois Besouos coem sobe uma áea plana, patindo do mesmo ponto. O besouo 1 coe 0,50 m paa o leste, e depois 0,80 m 30º ao note do leste.o besouo 2 também faz duas coidas; a pimeia de 1,6 m 40º ao leste do note. Quais devem se (a) o módulo e (b) o sentido de sua segunda coida se ele deve temina na mesma posição final do besouo 1? 12. Uma velejadoa enconta ventos que impelem seu pequeno baco a vela. Ela veleja 2,00 km de oeste paa leste, a segui 3,50 km paa sudoeste e depois uma ceta distância em dieção desconhecida. No final do tajeto ela se enconta a 5,80 km dietamente a leste de seu ponto de patida. Detemine o módulo, dieção e sentido do teceio deslocamento. 13. Paa os vetoes da figua abaixo, com a=4, b=3 e c=5, quais são (a) o módulo e (b) o sentido de a b (c) o módulo e (d) o sentido de a c e (e) o módulo e (f) o sentido de b c? 14. Um veto d u tem módulo de 3,0 m e aponta paa o sul. Quais são (a) o módulo e (b) o sentido do veto 5,0 d u? Quais são (c) o módulo e (d) o sentido do veto 2,0 d u?

3 15. Moste que a áea do tiângulo contido ente a, b e a linha que passa po suas extemidades na figua abaixo é 1 2 a b. 16. Uma viagem de cao de San Diego a Los Angeles dua 2h e 20 min. Quando você diige um cao com velocidade média de 105 Km/h. Em um feiado, poém, o tânsito está muito pesado e você pecoe a mesma distância com uma velocidade média de 70 Km/h. Qual o tempo adicional que você levaá paa pecoe esse pecuso? 17. Um automóvel viaja em uma estada etilínea po 40Km a 30Km/h. Depois, continuando no mesmo sentido, pecoe mais 40Km a 60Km/h. a) Qual é a velocidade média do cao duante essa viagem de 80Km? Considee o sentido x>0. b) Qual é a velocidade escala média? c) Tace o gáfico de x vesus t e indique como enconta a velocidade média no gáfico. 18. Em uma gincana cada concoente coe 25,0 m tanspotando um ovo equilibado em uma colhe, dá a volta e etona ao ponto de patida. Maia coe os pimeios 25,0 m em 20,0 s e quando volta, leva apenas 15,0 s. Calcule a velocidade média nos seguintes casos. a) Na ida e na volta. b) No pecuso total. c) Calcule a velocidade escala média no pecuso total. 19. Se a posição de uma patícula é dado po x = 4 12t + 3t 2 ( onde t está em segundos e x em metos), detemine: a) A sua velocidade média nos intevalos de 0 a 1s, 1 a 3s e 3 a 4s. b) A sua velocidade instantânea nos instantes 1, 2 e 3s. 20. Constua gáficos da velocidade e da posição em função do tempo paa o movimento consideado. 21. A posição de uma patícula movendo se ao longo do eixo x é dada po x = 12t 2 2t 3, onde x está em metos e t em segundos. Detemine. a) A posição, a velocidade e a aceleação da patícula em t = 3s. b) A coodenada positiva máxima alcançada pela patícula. c) A velocidade máxima positiva alcançada pela patícula. d) A aceleação da patícula no instante em que ela não está se movendo. (paa um instante de t difeente de zeo). 22. A velocidade de um cao em função do tempo é dado po v(t) = a + b t 2, onde a = 3m/s e b = 0,100 m/s 3. a) Calcule a aceleação instantânea nos instantes t = 0, t = 1s e t = 5s. b) Desenhe gáficos de v x t e a x t paa o movimento do cao no intevalo de tempo de 0 a 5s.

4 23. Um avião pecisa de 280m paa atingi a velocidade necessáia paa decolagem. Se ele pate do epouso, se move com aceleação constante e leva 8,0 s no pecuso, qual é sua velocidade no momento da decolagem? 24. Um cao viajando a 56,0 Km/h enconta se a 24,0m de uma baeia quando o motoista aciona os feios. O cao bate na baeia 2s após. a) Qual o módulo da aceleação do cao, consideada constante, antes do impacto? b) Qual a velocidade do cao no momento do impacto? 25. Quando um sinal luminoso fica vede, um cao um cao que estava paado começa o movimento com aceleação constante de3,20 m/s 2. No mesmo instante, um caminhão que se desloca com velocidade constante de 20m/s ultapassa o cao. a) Qual a distância pecoida a pati do sinal paa que o cao ultapasse o caminhão? b) Qual a velocidade do cao no momento em que ultapassa o caminhão? c) Faça um gáfico vxt dos movimentos desses dois veículos. 26. A aceleação máxima que pode se toleada po passageios de um metô é 1,4m/s 2. Sabendo se que duas estações estão localizadas a 800m uma da outa, detemine. a) A velocidade máxima que o metô pode alcança ente as estações. b) O tempo de viagem ente as estações c) A velocidade escala média do metô de uma estação a outa 27. Um tijolo é abandonado do alto de um edifício, atingindo o solo 2,5s depois. A esistência do a pode se despezada, de modo que o movimento do tijolo pode se consideado de queda live. a) Qual a altua do edifício? b) Qual o módulo de sua velocidade ao atingi o solo? 28. Um balão de a quente que se desloca veticalmente paa cima com velocidade constante de 5,0 m/s, deixa cai um saco de aeia no momento em que se enconta a 40,0m acima do solo. Depois que é abandonado o saco de aeia passa a se move em queda live. Detemine: a) A posição e velocidade do saco de aeia nos instantes t=0,20s e t=1,0s. b) O tempo em que o saco de aeia leva paa atingi o solo, desde o instante em que foi abandonado. c) A velocidade do saco de aeia ao atingi o solo. d) A altua máxima, em elação ao solo, atingida pelo saco de aeia. 29. A figua mosta a velocidade em função da posição paa uma bola lançada veticalmente paa cima na supefície da Tea. Despezando a esistência do a enconte o valo de V A.

5 30. Você está sobe o telhado de um edifício de 46,0m de altua. Uma pessoa, que possui 1,80m de altua, está caminhando em dieção ao edifício com uma velocidade constante de 1,2m/s. Se você deseja joga um ovo na cabeça dele, em que ponto ele deve esta quando você laga o ovo? Considee o movimento de queda live. 31. Um pojetista de páginas da Intenet cia uma animação na qual um ponto da tela do computado possui posição 4,0 2,5 5,0. a) Ache o módulo, a dieção e o sentido da velocidade média do ponto paa o intevalo ente t 1 =0 e t 2 =2,0 s. b) Ache o módulo a dieção e o sentido da velocidade instantânea paa t 1 =0 e t 2 =2,0 s. c) Faça um desenho da tajetóia do ponto no intevalo ente t 1 =0 e t 2 =2,0 s e moste as velocidades calculadas em (b). 32. Se, onde b e c são constantes positivas, quando o veto velocidade faz um ângulo de 45 com os eixos Ox e Oy? 33. A posição de uma patícula que se move num plano xy é dada po 2,0 5,0 6,0 7,0 com em metos e t em segundos. Na notação de vetoes unitáios, calcule (a), (b), (c) paa t=2,0 s. (d) Qual é o ângulo ente o sentido positivo do eixo x e uma eta tangente à tajetóia da patícula em t=2,0 s? 34. A velocidade de uma patícula que se move sobe um plano xy é dada po 6,0 4,0 8,0, com em metos po segundo e t(>0) em segundos. (a) Qual é a aceleação quando t= 3,0 s? (b) Quando (se acontece) a aceleação é nula? (c) Quando (se acontece) a velocidade é nula? (d) Quando (se acontece) a velocidade escala da patícula é igual a 10 m/s? 35. Uma patícula deixa a oigem com uma velocidade inicial 3,0 / e uma aceleação constante 1,0 0,5 /. Quando ela alcança o máximo valo de sua coodenada x, quais são (a) a sua velocidade e (b) o seu veto posição? 36. Uma pequena bola ola hoizontalmente sobe uma mesa de 1,20 m de altua até cai após alcança sua boda. Ela atinge o piso em um ponto hoizontalmente a 1,52 m da boda da mesa. (a) Po quanto tempo a bola fica no a? (b) Qual é sua velocidade no instante em que ela deixa a mesa? 37. Um dado é aemessado hoizontalmente com uma velocidade inicial de 10 m/s em dieção a um ponto P, o cento de um alvo de paede. Ele bate em um ponto Q no alvo, veticalmente abaixo de P, 1,19 s depois. (a) Qual é a distância PQ? (b) A que instante do alvo ele é aemessado? 38. A velocidade de lançamento de um pojétil é cinco vezes sua velocidade em sua altua máxima. Enconte o ângulo de lançamento θ Na figua abaixo, uma bola é jogada paa a esqueda da boda esqueda de um telhado, a uma altua h acima do chão. A bola bate no chão 1,50 s depois, a uma distância d = 25,0 m do edifício fazendo um ângulo θ = 60 com a hoizontal. (a) Enconte h. (Sugestão: Uma maneia seia evete o movimento, como se fosse um videoteipe.) Quais são (b) o módulo e (c) o ângulo elativo à hoizontal com que a bola é jogada?

6 40. Uma bola de golfe ecebe uma tacada ao nível do solo. A velocidade da bola de golfe em função do tempo é mostada na figua abaixo, onde t = 0 no instante em que a bola é golpeada. (a) Que distância a bola de golfe pecoe na hoizontal antes de etona ao nível do solo? (b) Qual é a altua máxima acima do nível do solo que a bola alcança? 41. Um caossel de um paque de divesões gia em tono de um eixo vetical a uma taxa constante. Um homem em pé em sua boda tem uma velocidade escala constante de 3,66 m/s e uma aceleação centípeta de módulo 1,83 m/s 2. O veto posição localiza se em elação ao eixo de otação. (a) Qual é o módulo de? Qual é o sentido de quando está diigido (b) paa o leste e (c) paa o sul? 42. Uma patícula se move em movimento cicula unifome, sobe um plano hoizontal xy. Em um ceto instante, ela passa pelo ponto de coodenadas (4,00m, 4,00m) com um velocidade de 5,00 m/s e uma aceleação de 12,5 m/s 2. Quais são as coodenadas (a) x e (b) y do cento da tajetóia cicula? 43. Uma bolsa em um aio de 2,00 m e uma cateia em um aio de 3,00 m deslocam se em movimento cicula unifome sobe o piso de um caossel que gia. Elas estão sobe a mesma linha adial. Em um ceto instante, a aceleação da bolsa é (2,00 m/s 2 ) +(4,00 m/s 2 ). Naquele instante. Qual é a aceleação da cateia em notação de vetoes unitáios? 44. Um baco está viajando io acima no sentido positivo de um eixo x a 14 km/h em elação à água do io. A água está fluindo a 9,0 km/h em elação às magens. Quais são (a) o módulo e (b) o sentido da velocidade do baco em elação às magens? Uma ciança no baco caminha da popa paa a poa a 6,0 km/h em elação ao baco. Quais são (c) o módulo e (d) o sentido da velocidade da ciança em elação às magens? 45. A neve está caindo veticalmente com uma velocidade constante de 8,0 m/s. Com que ângulo, em elação à vetical, os flocos de neve paecem esta saindo quando vistos po um motoista de um cao viajando em uma estada eta e plana com velocidade de 50 km/h? 46. A figua abaixo mosta vistas supeioes de quato situações nas quais foças atuam sobe um bloco que está em um piso sem atito. Se os módulos das foças foem escolhidos apopiadamente, em que situação é possível que o bloco esteja (a) em epouso e (b) movendo se com velocidade constante?

7 47. Um homem esta puxando uma mala paa cima ao longo de uma ampa de caga de um caminhão de mudanças. A ampa possui um ângulo de 20 e o homem exece uma foça F paa cima cuja dieção foma um ângulo de 30 com a ampa. (a) Qual deve se o modulo da foça F necessáia paa que o componente de F x paalelo à ampa possua módulo igual a 60 N? (b) qual deve se o módulo do componente F y, neste caso? 48. Um potuáio aplica uma foça hoizontal constante de 80 N em um bloco de gelo sobe uma supefície hoizontal lisa. A foça de atito é despezível. O bloco pate do epouso e se move 11 m em 5 s. (a) Qual é a massa do bloco de gelo? (b) Se o potuáio paa de empua o bloco depois de 5 s, qual seá a distância pecoida pelo bloco nos 5 s posteioes? 49. Na supefície de Io, uma das luas de Júpite, a aceleação da gavidade é g = 1,81 m/s 2. Uma melancia pesa 44 N na supefície da tea. (a) Qual sua massa na supefície da tea? (b) Qual sua massa e o seu peso na supefície de Io? 50. Existem duas foças hoizontais atuando na caixa de 2 kg, mas a vista supeio da figua abaixo mosta apenas uma delas (de módulo F 1 = 20 N). A caixa desloca se ao longo do eixo x. Paa cada um dos valoes da aceleação a x da caixa enconte a segunda foça em temos de vetoes unitáios: (a) 10 m/s 2, (b) 20 m/s 2, (c) 0 m/s 2, (d) 10 m/s 2 e (e) 20 m/s O piso de um elevado exece uma foça nomal de 620 N de baixo paa cima sobe um passageio que pesa 650 N. Quais são as eações dessas duas foças? O passageio está sendo aceleado? Em caso afimativo, detemine o módulo, a dieção e o sentido da aceleação. 52. Considee a figua abaixo. As caixas estão sobe uma supefície hoizontal sem atito. A mulhe (ainda de tênis especiais paa tação) aplica uma foça F = 50 N sobe a caixa de 6 kg. As massas das codas são despezíveis. (a) faça um diagama do copo live paa a caixa de 6 kg e um diagama do copo live paa a mulhe. Paa cada foça, indique qual é o copo que a exece. (b) Qual é o módulo da aceleação da caixa de 6 kg? (c) Qual é a tensão T da coda que conecta as duas caixas? 53. Um ginasta de massa m está subindo em uma coda vetical pesa ao teto. O peso da coda pode se despezado. Calcule a tensão na coda quando o ginasta esta (a) subindo com velocidade constante; (b) suspenso em epouso na coda; (c) subindo e aumentando de

8 velocidade com uma aceleação de módulo a ; (d) descendo e aumentando a velocidade com uma aceleação de a. 54. Um eléton (massa = 9,11 x kg) deixa a extemidade de um tubo luminoso de TV com velocidade inicial zeo e se desloca em linha eta até a gade de aceleação que está a uma distância de 1,80 cm. Ele a atinge a 3 x 10 6 m/s. Se a foça que o aceleado fo constante, calcule (a) a aceleação; (b) o tempo paa atingi a gade; (c) a foça esultante, em newtons. (a foça gavitacional sobe o eléton é despezível). 55. Tês astonautas, impulsionados po mochilas a jato, empuam e diigem um asteóide de 120 kg em dieção a uma doca de pocessamento, execendo foças mostadas na Fig. Abaixo, com F 1 = 32 N, F 2 = 55 N, F 3 = 41 N e θ = 30, e θ 3 = 60. Qual a aceleação do asteóide (em temos dos vetoes unitáios e como u m (b) módulo e (c) um sentido em elação ao sentido positivo do eixo x? 56. A figua abaixo mosta um sistema em que quato discos estão suspensos po codas. A mais compida no topo passa po uma polia sem atito e exece uma foça de 98 N sobe a paede à qual está pesa. As tensões nas codas menoes são T 1 = 58,8 N, T 2 = 49 N, e T 3 = 9,8 N. Quais são as massas (a) do disco A, (b) do disco B, (c) do disco C, e (d) do disco D? 57. Na figua abaixo um caixote de massa m = 100 kg é empuado com velocidade constante sobe uma ampa sem atito (θ = 30 ) po uma foça hoizontal F. Quais são os módulos de (a) F e (b) da foça que a ampa exece sobe o caixote? 58. Alguns insetos podem caminha penduados em finos gavetos. Suponha que um desses insetos tenha massa m e esteja penduado em um gaveto hoizontal, como mosta a figua abaixo, com um ângulo θ = 40. Todas as suas seis penas estão sob a mesma tensão e as

9 seções das penas mais póximas do copo são hoizontais. (a) Qual é a azão ente a tensão em cada tíbia (pate dianteia da pena) e o peso do inseto? (b) Se inseto estica suas penas de alguma foma, a tensão em cada tíbia aumenta, diminui ou pemanece a mesma? 59. Dois adultos e uma ciança desejam empua uma caixa apoiada sobe odas no sentido x indicado pela figua abaixo. Os dois adultos empuam com foças F 1 e F 2 confome mosta a figua abaixo. (a) Detemine o módulo, a dieção e o sentido da meno foça que a ciança deve exece. A foça de atito é despezível. (b) Se a ciança exece a meno foça mencionada no item (a), a caixa se acelea a 2,0 m/s 2 no sentido +x. Qual é o peso da caixa? 60. A figua abaixo mosta quato pingüins que estão sendo puxados sobe gelo muito escoegadio (sem atito) po um zelado. As massas de tês pingüins e a tensão em duas codas são m 1 = 12 kg, m 3 = 15 kg, m 4 = 20 kg, T 4 = 222 N. Enconte a massa do pingüim m 2 que não é dada.

TEXTO DE REVISÃO 13 Impulso e Quantidade de Movimento (ou Momento Linear).

TEXTO DE REVISÃO 13 Impulso e Quantidade de Movimento (ou Momento Linear). TEXTO DE REVISÃO 13 Impulso e Quantidade de Movimento (ou Momento Linea). Cao Aluno: Este texto de evisão apesenta um dos conceitos mais impotantes da física, o conceito de quantidade de movimento. Adotamos

Leia mais

XForça. Um corpo, sobre o qual não age nenhuma força, tende a manter seu estado de movimento ou de repouso. Leis de Newton. Princípio da Inércia

XForça. Um corpo, sobre o qual não age nenhuma força, tende a manter seu estado de movimento ou de repouso. Leis de Newton. Princípio da Inércia Física Aistotélica of. Roseli Constantino Schwez constantino@utfp.edu.b Aistóteles: Um copo só enta em movimento ou pemanece em movimento se houve alguma foça atuando sobe ele. Aistóteles (384 a.c. - 3

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Escola de Engenharia. 1 Cinemática 2 Dinâmica 3 Estática

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Escola de Engenharia. 1 Cinemática 2 Dinâmica 3 Estática UNIVERSIDDE PRESITERIN MKENZIE Escola de Engenhaia 1 inemática 2 Dinâmica 3 Estática 1ºs/2006 1) Uma patícula movimenta-se, pecoendo uma tajetóia etilínea, duante 30 min com uma velocidade de 80 km/h.

Leia mais

Universidade de Évora Departamento de Física Ficha de exercícios para Física I (Biologia)

Universidade de Évora Departamento de Física Ficha de exercícios para Física I (Biologia) Univesidade de Évoa Depatamento de Física Ficha de eecícios paa Física I (Biologia) 4- SISTEMA DE PARTÍCULAS E DINÂMICA DE ROTAÇÃO A- Sistema de patículas 1. O objecto epesentado na figua 1 é feito de

Leia mais

Exercício 1 Escreva as coordenadas cartesianas de cada um dos pontos indicados na figura abaixo. Exemplo: A=(1,1). y (cm)

Exercício 1 Escreva as coordenadas cartesianas de cada um dos pontos indicados na figura abaixo. Exemplo: A=(1,1). y (cm) INTRODUÇÃO À FÍSICA tuma MAN / pofa Mata F Baoso EXERCÍCIOS Eecício Esceva as coodenadas catesianas de cada um dos pontos indicados na figua abaio Eemplo: A=(,) (cm) F E B A - O (cm) - D C - - Eecício

Leia mais

IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO

IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO AULA 10 IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO 1- INTRODUÇÃO Nesta aula estudaemos Impulso de uma foça e a Quantidade de Movimento de uma patícula. Veemos que estas gandezas são vetoiais e que possuem a mesma

Leia mais

Nessas condições, a coluna de água mede, em metros, a) 1,0. b) 5,0. c) 8,0. d) 9,0. e) 10.

Nessas condições, a coluna de água mede, em metros, a) 1,0. b) 5,0. c) 8,0. d) 9,0. e) 10. EVSÃO UEL-UEM-ENEM HDOSTÁTCA. 01 - (FATEC SP/011/Janeio) Nas figuas apesentadas, obsevam-se tês blocos idênticos e de mesma densidade que flutuam em líquidos difeentes cujas densidades são, espectivamente,

Leia mais

FGE0270 Eletricidade e Magnetismo I

FGE0270 Eletricidade e Magnetismo I FGE7 Eleticidade e Magnetismo I Lista de eecícios 1 9 1. As cagas q 1 = q = µc na Fig. 1a estão fias e sepaadas po d = 1,5m. (a) Qual é a foça elética que age sobe q 1? (b) Colocando-se uma teceia caga

Leia mais

DA TERRA À LUA. Uma interação entre dois corpos significa uma ação recíproca entre os mesmos.

DA TERRA À LUA. Uma interação entre dois corpos significa uma ação recíproca entre os mesmos. DA TEA À LUA INTEAÇÃO ENTE COPOS Uma inteação ente dois copos significa uma ação ecípoca ente os mesmos. As inteações, em Física, são taduzidas pelas foças que atuam ente os copos. Estas foças podem se

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental I (MAF 2201)

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental I (MAF 2201) 1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Depatamento de Matemática e Física Coodenado da Áea de Física Disciplina: Física Geal e Expeimental I (MAF 221) LISTA 1 CAPÍTULO 2 1. (Pegunta 1) A Fig. 1 mosta quato tajetóias

Leia mais

3ª Aula do cap. 06 ATRITO E MOVIMENTO CIRCULAR.

3ª Aula do cap. 06 ATRITO E MOVIMENTO CIRCULAR. 3ª Aula do cap. 06 ATRITO E MOVIMENTO CIRCULAR. Moimento cicula e unifome Este moimento tem elocidade com módulo constante poem sua dieção muda continuamente. Exemplos: Moimento de satélites atificiais.

Leia mais

Problemas sobre Indução Electromagnética

Problemas sobre Indução Electromagnética Faculdade de Engenhaia Poblemas sobe Indução Electomagnética ÓPTICA E ELECTROMAGNETISMO MIB Maia Inês Babosa de Cavalho Setembo de 7 Faculdade de Engenhaia ÓPTICA E ELECTROMAGNETISMO MIB 7/8 LEI DE INDUÇÃO

Leia mais

MECÂNICA. Dinâmica Atrito e plano inclinado AULA 6 1- INTRODUÇÃO

MECÂNICA. Dinâmica Atrito e plano inclinado AULA 6 1- INTRODUÇÃO AULA 6 MECÂNICA Dinâmica Atito e plano inclinado 1- INTRODUÇÃO Quando nós temos, po exemplo, duas supefícies em contato em que há a popensão de uma desliza sobe a outa, podemos obseva aí, a apaição de

Leia mais

MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE

MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE I-MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE II-MOVIMENTO DE QUEDA COM RESISTÊNCIA DO AR MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE 1 1 QUEDA LIVRE A queda live é um movimento de um copo que, patindo do epouso, apenas está sujeito à inteacção

Leia mais

TRABALHO E POTÊNCIA. O trabalho pode ser positivo ou motor, quando o corpo está recebendo energia através da ação da força.

TRABALHO E POTÊNCIA. O trabalho pode ser positivo ou motor, quando o corpo está recebendo energia através da ação da força. AULA 08 TRABALHO E POTÊNCIA 1- INTRODUÇÃO Uma foça ealiza tabalho quando ela tansfee enegia de um copo paa outo e quando tansfoma uma modalidade de enegia em outa. 2- TRABALHO DE UMA FORÇA CONSTANTE. Um

Leia mais

DINÂMICA ATRITO E PLANO INCLINADO

DINÂMICA ATRITO E PLANO INCLINADO AULA 06 DINÂMICA ATRITO E LANO INCLINADO 1- INTRODUÇÃO Quando nós temos, po exemplo, duas supefícies em contato em que há a popensão de uma desliza sobe a outa, podemos obseva aí, a apaição de foças tangentes

Leia mais

MECÂNICA. F cp. F t. Dinâmica Força resultante e suas componentes AULA 7 1- FORÇA RESULTANTE

MECÂNICA. F cp. F t. Dinâmica Força resultante e suas componentes AULA 7 1- FORÇA RESULTANTE AULA 7 MECÂICA Dinâmica oça esultante e suas componentes 1- ORÇA RESULTATE oça esultante é o somatóio vetoial de todas as foças que atuam em um copo É impotante lemba que a foça esultante não é mais uma

Leia mais

QUESTÕES. Prof. Edson Osni Ramos v 10. Questão 1 - (BP )

QUESTÕES. Prof. Edson Osni Ramos v 10. Questão 1 - (BP ) C U R S O GABARITO - EXTENSIVO - ABRIL - 005 Questão 1 - (BP - 005) QUESTÕES Pof. Edson Osni Ramos 01. Está coeta. Obseve a figua acima. 0. Está coeta. Se Jadel consegui salta impimindo uma velocidade

Leia mais

Matemática. Atividades. complementares. ENSINO FUNDAMENTAL 6- º ano. Este material é um complemento da obra Matemática 6. uso escolar. Venda proibida.

Matemática. Atividades. complementares. ENSINO FUNDAMENTAL 6- º ano. Este material é um complemento da obra Matemática 6. uso escolar. Venda proibida. 6 ENSINO FUNDMENTL 6- º ano Matemática tividades complementaes Este mateial é um complemento da oba Matemática 6 Paa Vive Juntos. Repodução pemitida somente paa uso escola. Venda poibida. Samuel Casal

Leia mais

Física Geral 2010/2011

Física Geral 2010/2011 Física Geal / 3 - Moimento a duas dimensões: Consideemos agoa o moimento em duas dimensões de um ponto mateial, ataés do estudo das quantidades ectoiais posição, elocidade e aceleação. Vectoes posição,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2013 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2013 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURM DE 03 FSE PROV DE FÍSIC E SEU ENSINO Cao pofesso, caa pofessoa esta pova tem 3 (tês) questões, com valoes difeentes indicados nas pópias questões. pimeia questão é objetiva, e as

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 REFERÊNCIA DE CORREÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA. e uma das raízes é x = 1

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 REFERÊNCIA DE CORREÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA. e uma das raízes é x = 1 UFJF ONURSO VESTIULR REFERÊNI DE ORREÇÃO D PROV DE MTEMÁTI 4 Questão Seja P( = ax + bx + cx + dx + e um polinômio com coeficientes eais em que b = e uma das aízes é x = Sabe-se que a < b < c < d < e fomam

Leia mais

Grandezas vetoriais: Além do módulo, necessitam da direção e do sentido para serem compreendidas.

Grandezas vetoriais: Além do módulo, necessitam da direção e do sentido para serem compreendidas. NOME: Nº Ensino Médio TURMA: Data: / DISCIPLINA: Física PROF. : Glênon Duta ASSUNTO: Gandezas Vetoiais e Gandezas Escalaes Em nossas aulas anteioes vimos que gandeza é tudo aquilo que pode se medido. As

Leia mais

Questões Conceituais

Questões Conceituais Questões em Aula Questões Conceituais QC.1) Determine os sinais positivo ou negativo da posição, da velocidade e da aceleração da partícula da Fig. Q1.7. QC.) O movimento de uma partícula é apresentado

Leia mais

Polícia Rodoviária Federal. Exercícios de Física Aula 1 de 5. Prof. Dirceu Pereira UNIDADE 1 - NOÇÕES SOBRE VETORES. 1) Não são grandezas vetoriais:

Polícia Rodoviária Federal. Exercícios de Física Aula 1 de 5. Prof. Dirceu Pereira UNIDADE 1 - NOÇÕES SOBRE VETORES. 1) Não são grandezas vetoriais: UNIDADE 1 - NOÇÕES SOBRE VETORES 1) Não são gandezas vetoiais: a) tempo, deslocamento e foça. b) foça, velocidade e aceleação. c) tempo, tempeatua e volume. d) tempeatua, velocidade e volume. ) (Unitau-SP)

Leia mais

19 - Potencial Elétrico

19 - Potencial Elétrico PROBLEMAS RESOLVIDOS DE FÍSICA Pof. Andeson Cose Gaudio Depatamento de Física Cento de Ciências Exatas Univesidade Fedeal do Espíito Santo http://www.cce.ufes.b/andeson andeson@npd.ufes.b Última atualização:

Leia mais

Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exercícios de Electromagnetismo Ficha 1

Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exercícios de Electromagnetismo Ficha 1 Instituto Escola Supeio Politécnico de Tecnologia ÁREA INTERDEPARTAMENTAL Ano lectivo 010-011 011 Engenhaia Electotécnica e de Computadoes Eecícios de Electomagnetismo Ficha 1 Conhecimentos e capacidades

Leia mais

Prof. Dirceu Pereira

Prof. Dirceu Pereira Aula de UNIDADE - MOVIMENTO VERTICAL NO VÁCUO 1) (UFJF-MG) Um astonauta está na supefície da Lua quando solta, simultaneamente, duas bolas maciças, uma de chumbo e outa de madeia, de uma altua de,0 m em

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [A] A velocidade linea de cada ponto da hélice é popocional ao aio: v ωr I A intensidade da foça de atito é popocional à velocidade linea: Fat kv II O toque da foça

Leia mais

VETORES GRANDEZAS VETORIAIS

VETORES GRANDEZAS VETORIAIS VETORES GRANDEZAS VETORIAIS Gandezas físicas que não ficam totalmente deteminadas com um valo e uma unidade são denominadas gandezas vetoiais. As gandezas que ficam totalmente expessas po um valo e uma

Leia mais

Circunferência e círculo

Circunferência e círculo Cicunfeência e cículo evolução da humanidade foi aceleada po algumas descobetas e invenções. Ente elas, podemos cita a impensa de Johannes Gutenbeg (1400-1468), na lemanha, po volta de 1450, que pemitiu

Leia mais

Lista de Exercícios de Fenômeno de Transporte II

Lista de Exercícios de Fenômeno de Transporte II Lista de Execícios de Fenômeno de Tanspote II Exemplo.) Considee a tansfeência de calo em estado estacionáio ente duas supefícies gandes mantidas a tempeatua constantes de 300 e 00 K e que estão sepaadas

Leia mais

A dinâmica estuda as relações entre as forças que actuam na partícula e os movimentos por ela adquiridos.

A dinâmica estuda as relações entre as forças que actuam na partícula e os movimentos por ela adquiridos. CAPÍTULO 4 - DINÂMICA A dinâmica estuda as elações ente as foças que actuam na patícula e os movimentos po ela adquiidos. A estática estuda as condições de equilíbio de uma patícula. LEIS DE NEWTON 1.ª

Leia mais

TÓPICOS DE FÍSICA BÁSICA 2006/1 Turma IFA PRIMEIRA PROVA SOLUÇÃO

TÓPICOS DE FÍSICA BÁSICA 2006/1 Turma IFA PRIMEIRA PROVA SOLUÇÃO Tópicos de Física ásica 006/1 pof. Mata SEMN 8 PRIMEIR PROV - SOLUÇÃO NOME: TÓPIOS E FÍSI ÁSI 006/1 Tuma IF PRIMEIR PROV SOLUÇÃO QUESTÃO 1 (alo: 1,5 pontos) Numa epeiência, foam deteminados os aloes da

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON. r r

AS LEIS DE NEWTON. r r As leis de Newwton 49 AS LEIS DE NEWON 4 4. Intodução Até o momento estudamos váios tipos de movimento sem no entanto nos peocupamos com suas causas. Já sabíamos intuitivamente que paa se modifica o movimento

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecânica

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecânica ESCOL POLITÉCNIC D UNIVESIDDE DE SÃO PULO Depatamento de Engenhaia ecânica PE 100 ecânica Pova de ecupeação - Duação 100 minutos 05 de feveeio de 013 1 - Não é pemitido o uso de calculadoas, celulaes,

Leia mais

Aula Prática 5: Preparação para o teste

Aula Prática 5: Preparação para o teste Aula Pática 5: Pepaação paa o teste Tipo I: Equação Newton Foças não estauadoas & Enegia Tipo II: Equação Newton Foças estauadoas & Enegia Tipo III: Cicula & Gavidade & Enegia Poblema tipo 1: Equação Newton

Leia mais

DFÍSICA ÍNDICE. Pré Vestibular Diferencial. Física Dinâmica CAPITULO 01:DINÂMICA...164 CAPITULO 02: TRABALHO E ENERGIA...173

DFÍSICA ÍNDICE. Pré Vestibular Diferencial. Física Dinâmica CAPITULO 01:DINÂMICA...164 CAPITULO 02: TRABALHO E ENERGIA...173 DFÍSIC ÍNDICE CPITULO 01:DINÂMIC...164 CPITULO 0: TRLHO E ENERGI...173 CPITULO 03: CONSERVÇÃO D ENERGI MECÂNIC...176 CPITULO 04: IMPULSO E QUNTIDDE DE MOVIMENTO...178 CPITULO 06: GRVITÇÃO UNIVERSL...181

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2012 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2012 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA DE FASE PROVA DE FÍSI E SEU ENSINO Cao pofesso, caa pofessoa esta pova tem 3 (tês) questões, com valoes difeentes indicados nas pópias questões. A pimeia questão é objetiva, e as

Leia mais

MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS. Exercícios

MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS. Exercícios MECÂNICA DO MEIO CONTÍNUO Execícios Mecânica dos Fluidos 1 Considee um fluido ideal em epouso num campo gavítico constante, g = g abendo que p( z = 0 ) = p a, detemine a distibuição das pessões nos casos

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Civil MECÂNICA II

Licenciatura em Engenharia Civil MECÂNICA II Licenciatua em Engenhaia Civil MECÂNICA II Exame (época nomal) 17/01/2003 NOME: Não esqueça 1) (4 AL.) de esceve o nome a) Uma patícula desceve um movimento no espaço definido pelas seguintes tajectóia

Leia mais

Física e Química 11.º Ano Proposta de Resolução da Ficha N.º 3 Forças e Movimentos

Física e Química 11.º Ano Proposta de Resolução da Ficha N.º 3 Forças e Movimentos ísica e Química 11.º Ano Poposta de Resolução da icha N.º 3 oças e ovimentos 1. Dados: v = const a = 15,0 N R N = 6,0 N Gupo I Estando o copo em equilíbio R = 0 N ou seja: a = sen e R N = cos explicitando

Leia mais

Dinâmica do Movimento Circular

Dinâmica do Movimento Circular Dinâmica do Movimento Cicula Gabaito: Resposta da questão 1: [E] A fita F 1 impede que a gaota da cicunfeência extena saia pela tangente, enquanto que a fita F impede que as duas gaotas saiam pela tangente.

Leia mais

PR1 FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Leis de Newton e suas Aplicações

PR1 FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Leis de Newton e suas Aplicações PR1 FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Leis de Newton e suas Aplicações 1. (G1 - utfpr 01) Associe a Coluna I (Afirmação) com a Coluna II (Lei Física).

Leia mais

http://aprendendofisica.net/rede - @apfisica - http://www.cp2centro.net/

http://aprendendofisica.net/rede - @apfisica - http://www.cp2centro.net/ COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS CENTRO Lista de Exercícios de Dinâmica 2 a. Série 2015 d.c Coordenador: Prof. Marcos Gonçalves Professor: Sérgio F. Lima 1) Determine as trações nas cordas 1 e 2 da figura abaixo.

Leia mais

LISTA 02. r 2. puxam uma banana split (sorvete com calda e banana) em um balcão sem atrito. (a) Determine o vetor força resultante F r 1

LISTA 02. r 2. puxam uma banana split (sorvete com calda e banana) em um balcão sem atrito. (a) Determine o vetor força resultante F r 1 01 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Depatamento de Matemática e Física Coodenado da Áea de Física Disciplina: Física Geal e Expeimental I (MAF 01) LISTA 0 CAPÍTULO 05 1. (Pegunta 01) Duas foças hoizontais,

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Civil MECÂNICA II

Licenciatura em Engenharia Civil MECÂNICA II Licenciatua em Engenhaia Civil MECÂNICA II Exame (época de ecuso) 11/0/003 NOME: Não esqueça 1) (4 AL.) de esceve o nome a) Diga, numa fase, o que entende po Cento Instantâneo de Rotação (CIR). Sabendo

Leia mais

Aula 31 Área de Superfícies - parte II

Aula 31 Área de Superfícies - parte II MÓDULO - UL 1 ula 1 Áea de Supefícies - pate II Objetivos Defini sólidos de evolução. Detemina áeas de algumas supefícies de evolução. Intodução Considee um plano e uma linha simples L contida nesse plano.

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MECÂNICA B PME ª LISTA DE EXERCÍCIOS MAIO DE 2010

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MECÂNICA B PME ª LISTA DE EXERCÍCIOS MAIO DE 2010 MECÂNICA B PME 00 3ª ISTA DE EXECÍCIOS MAIO DE 010 1) A patícula pode desliza se atito no anel cicula que ia ao edo do eixo z co velocidade anula constante ω0. a) Aplique o teoea da esultante paa osta

Leia mais

r r r r r S 2 O vetor deslocamento(vetor diferença) é aquele que mostra o módulo, a direção e o sentido do menor deslocamento entre duas posições.

r r r r r S 2 O vetor deslocamento(vetor diferença) é aquele que mostra o módulo, a direção e o sentido do menor deslocamento entre duas posições. d d A Cinemática Escala estuda as gandezas: Posição, Deslocamento, Velocidade Média, Velocidade Instantânea, Aceleação Média e Instantânea, dando a elas um tatamento apenas numéico, escala. A Cinemática

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SCOL POLITÉCIC UIVRSI SÃO PULO epatamento de ngenhaia ecânica P 100 CÂIC 1 Pova Substitutiva 1 de julho de 017 - uação: 110 minutos (não é pemitido o uso de celulaes, tablets, calculadoas e dispositivos

Leia mais

Movimento unidimensional com aceleração constante

Movimento unidimensional com aceleração constante Movimento unidimensional com aceleação constante Movimento Unifomemente Vaiado Pof. Luís C. Pena MOVIMENTO VARIADO Os movimentos que conhecemos da vida diáia não são unifomes. As velocidades dos móveis

Leia mais

TICA. Rígidos MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA. Nona Edição CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr.

TICA. Rígidos MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA. Nona Edição CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. CAPÍTULO 4 Equilíbio MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA TICA Fedinand P. Bee E. Russell Johnston, J. Notas de Aula: J. Walt Ole Texas Tech Univesity de Copos Rígidos 2010 The McGaw-Hill Companies,

Leia mais

FÍSICA FUNDAMENTAL 1 o Semestre de 2011 Prof. Maurício Fabbri. A quantidade de movimento (ou momento) de um corpo é um vetor definido como: r

FÍSICA FUNDAMENTAL 1 o Semestre de 2011 Prof. Maurício Fabbri. A quantidade de movimento (ou momento) de um corpo é um vetor definido como: r ÍSIC UNDMENTL 1 o Semeste de 011 Pof. Mauício abbi 5 a Séie de Execícios 004-11 Dinâmica e as Leis de Newton s leis de consevação Cinemática Pate II 1. QUNTIDDE DE MOVIMENTO E S LEIS DE NEWTON (I) quantidade

Leia mais

TICA. Rígidos MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr.

TICA. Rígidos MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. CAPÍTULO 4 Equilíbio MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA TICA Fedinand P. Bee E. Russell Johnston, J. Notas de Aula: J. Walt Ole Texas Tech Univesity de Copos Rígidos 2010 The McGaw-Hill Companies,

Leia mais

Departamento de Física - Universidade do Algarve FORÇA CENTRÍFUGA

Departamento de Física - Universidade do Algarve FORÇA CENTRÍFUGA FORÇA CENTRÍFUGA 1. Resumo Um copo desceve um movimento cicula unifome. Faz-se vaia a sua velocidade de otação e a distância ao eixo de otação, medindo-se a foça centífuga em função destes dois paâmetos..

Leia mais

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA)

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA) XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA) 1) Na Figura 1, uma esfera lisa pode ser lançada por três escorregadores polidos. Ordene os escorregadores de acordo com o trabalho que a força gravitacional

Leia mais

1ª Ficha Global de Física 12º ano

1ª Ficha Global de Física 12º ano 1ª Ficha Global de Física 1º ano Duação: 10 minutos Toleância: não há. Todos os cálculos devem se apesentados de modo clao e sucinto Note: 1º - as figuas não estão desenhadas a escala; º - o enunciado

Leia mais

Energia no movimento de uma carga em campo elétrico

Energia no movimento de uma carga em campo elétrico O potencial elético Imagine dois objetos eletizados, com cagas de mesmo sinal, inicialmente afastados. Paa apoximá-los, é necessáia a ação de uma foça extena, capaz de vence a epulsão elética ente eles.

Leia mais

Lista de Exercícios (Profº Ito) Componentes da Resultante

Lista de Exercícios (Profº Ito) Componentes da Resultante 1. Um balão de ar quente está sujeito às forças representadas na figura a seguir. Qual é a intensidade, a direção e o sentido da resultante dessas forças? c) qual o valor do módulo das tensões nas cordas

Leia mais

Aula 6: Aplicações da Lei de Gauss

Aula 6: Aplicações da Lei de Gauss Univesidade Fedeal do Paaná eto de Ciências xatas Depatamento de Física Física III Pof. D. Ricado Luiz Viana Refeências bibliogáficas: H. 25-7, 25-9, 25-1, 25-11. 2-5 T. 19- Aula 6: Aplicações da Lei de

Leia mais

Exercícios Propostos

Exercícios Propostos Lista 4: Terceira Lei de Newton Q.1) A figura mostra duas massa em repouso. A corda é desprovida de massa, e a polia livre de atrito. A escala do dinamômetro está calibrada em kg. Quanto marca o dinamômetro?

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ecânica PE 00 Pova de Recupeação /07/014 Duação da Pova: 100 minutos (Não é pemitido o uso de calculadoas, celulaes, tablets e/ou outos equipamentos similaes) 1ª uestão (4,0 pontos) No sistema indicado

Leia mais

Mecânica. Conceito de campo Gravitação 2ª Parte Prof. Luís Perna 2010/11

Mecânica. Conceito de campo Gravitação 2ª Parte Prof. Luís Perna 2010/11 Mecânica Gavitação 2ª Pate Pof. Luís Pena 2010/11 Conceito de campo O conceito de campo foi intoduzido, pela pimeia vez po Faaday no estudo das inteacções elécticas e magnéticas. Michael Faaday (1791-1867)

Leia mais

20, 28rad/s (anti-horário);

20, 28rad/s (anti-horário); Poblema 1 onsidee que a estutua epesentada na figua se enconta num ceto instante de tempo na posição mostada. Sabendo ainda que nesse instante a velocidade no ponto é de m/s (com a diecção e sentido definidos

Leia mais

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton)

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Exercício 1. (TAUBATÉ) Um automóvel viaja com velocidade constante de 72km/h em trecho retilíneo de estrada. Pode-se afirmar que a resultante das

Leia mais

AT4 DESENHO GEOMÉTRICO SEQUÊNCIA DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS

AT4 DESENHO GEOMÉTRICO SEQUÊNCIA DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS L M NNI MINTL a U/USa epatamento de ngenhaia ivil da USa xpessão áfica paa ngenhaia T4 SN MÉTI SQUÊNI NSTUÇÕS MÉTIS ste texto teóico apesenta uma séie de constuções geométicas () que são consideadas básicas.

Leia mais

F-328 Física Geral III

F-328 Física Geral III F-328 Física Geal III Aula exploatóia Cap. 23 UNICAMP IFGW 1 Ponto essencial O fluxo de água atavessando uma supefície fechada depende somente das toneias no inteio dela. 2 3 1 4 O fluxo elético atavessando

Leia mais

LISTA 03. Trabalho, energia cinética e potencial, conservação da energia

LISTA 03. Trabalho, energia cinética e potencial, conservação da energia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I LISTA 03 Trabalho, energia cinética e potencial, conservação da energia 1. Um saco de farinha de 5,

Leia mais

Mecânica Técnica. Aula 5 Vetor Posição, Aplicações do Produto Escalar. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica Técnica. Aula 5 Vetor Posição, Aplicações do Produto Escalar. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues ula 5 Veto Posição, plicações do Poduto Escala Pof. MSc. Luiz Eduado Mianda J. Rodigues Pof. MSc. Luiz Eduado Mianda J. Rodigues Tópicos bodados Nesta ula Vetoes Posição. Veto Foça Oientado ao Longo de

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 3 Potencial Elétrico

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 3 Potencial Elétrico Ensino Médio Pofesso: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Séie: 3ª Tuma: Data: / /2018 Lista 3 Potencial Elético N2 Nota 1. Em um campo elético, há um ponto P cujo potencial elético vale VP

Leia mais

)25d$0$*1e7,&$62%5( &21'8725(6

)25d$0$*1e7,&$62%5( &21'8725(6 73 )5d$0$*1e7,&$6%5( &1'875(6 Ao final deste capítulo você deveá se capaz de: ½ Explica a ação de um campo magnético sobe um conduto conduzindo coente. ½ Calcula foças sobe condutoes pecoidos po coentes,

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico ESAF/ANA/2009 da Pova de Raciocínio Lógico (Refeência: Pova Objetiva 1 comum a todos os cagos). Opus Pi. Rio de Janeio, maço de 2009. Opus Pi. opuspi@ymail.com 1 21 Um io pincipal tem, ao passa em deteminado

Leia mais

Lista de Exercícios - Força e Movimento I

Lista de Exercícios - Força e Movimento I UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica I Lista de Exercícios - Força e Movimento I Perguntas: 1. Na figura 1 as forças F 1 e F

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na GV

CPV O cursinho que mais aprova na GV RJ_MATEMATICA_9_0_08 FGV-RJ A dministação Economia Dieito C Administação 26 26 das 200 vagas da GV têm ficado paa os alunos do CPV CPV O cusinho que mais apova na GV Ciências Sociais ociais GV CPV. ociais

Leia mais

20 Exercícios Revisão

20 Exercícios Revisão 0 Execícios Revisão Nome Nº 1ª séie Física Beth/Reinaldo Data / / T cte. G. M. m F v a cp v G. M T.. v R Tea = 6,4 x 10 6 m M Tea = 6,0 x 10 4 kg G = 6,7 x 10 11 N.m /kg g = 10 m/s P = m.g M = F. d m d

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. P2 DE ELETROMAGNETISMO segunda-feira GABARITO. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma:

PUC-RIO CB-CTC. P2 DE ELETROMAGNETISMO segunda-feira GABARITO. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: PUC-RIO CB-CTC P2 DE ELETROMAGNETISMO 16.05.11 segunda-feia GABARITO Nome : Assinatua: Matícula: Tuma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é pemitido destaca folhas

Leia mais

FGE0270 Eletricidade e Magnetismo I

FGE0270 Eletricidade e Magnetismo I FGE7 Eleticidade e Magnetismo I Lista de execícios 9 1. Uma placa condutoa uadada fina cujo lado mede 5, cm enconta-se no plano xy. Uma caga de 4, 1 8 C é colocada na placa. Enconte (a) a densidade de

Leia mais

Prof. Dr. Oscar Rodrigues dos Santos

Prof. Dr. Oscar Rodrigues dos Santos FÍSICA 017-1º. Semeste Pof. D. Osca Rodigues dos Santos oscasantos@utfp.edu.b ou pofoscafisica@gmail.com EMENTA Gavitação. Mecânica dos Fluidos. Oscilações. Ondas Mecânicas. Óptica Geomética. Tempeatua.

Leia mais

MECÂNICA DOS FLUIDOS I Engenharia Mecânica e Naval Exame de 2ª Época 10 de Fevereiro de 2010, 17h 00m Duração: 3 horas.

MECÂNICA DOS FLUIDOS I Engenharia Mecânica e Naval Exame de 2ª Época 10 de Fevereiro de 2010, 17h 00m Duração: 3 horas. MECÂNICA DOS FLUIDOS I Engenhaia Mecânica e Naval Exame de ª Época 0 de Feveeio de 00, 7h 00m Duação: hoas Se não consegui esolve alguma das questões passe a outas que lhe paeçam mais fáceis abitando,

Leia mais

Mecânica e Ondas. Trabalho I. Conservação da Energia Mecânica da Roda de Maxwell

Mecânica e Ondas. Trabalho I. Conservação da Energia Mecânica da Roda de Maxwell Mecânica e Ondas Tabalho I Consevação da Enegia Mecânica da Roda de Maxwell Objectivo Deteminação do momento de inécia da oda de Maxwell. Estudo da tansfeência de enegia potencial em enegia de tanslação

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Departamento de Engenharia Mecânica

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Departamento de Engenharia Mecânica ª Questão ( pontos. Um caetel de massa M cento e aios (exteno e (inteno está aticulado a uma baa de massa m e compimento L confome indicado na figua. Mediante a aplicação de uma foça (constante a um cabo

Leia mais

a) Qual é a energia potencial gravitacional, em relação à superfície da água, de um piloto de 60kg, quando elevado a 10 metros de altura?

a) Qual é a energia potencial gravitacional, em relação à superfície da água, de um piloto de 60kg, quando elevado a 10 metros de altura? 1. (Espcex (Aan) 17) U cubo de assa 4 kg está inicialente e epouso sobe u plano hoizontal se atito. Duante 3 s, aplica-se sobe o cubo ua foça constante, hoizontal e pependicula no cento de ua de suas faces,

Leia mais

PLANO INCLINADO. a. a aceleração com que o bloco desce o plano; b. a intensidade da reação normal sobre o bloco;

PLANO INCLINADO. a. a aceleração com que o bloco desce o plano; b. a intensidade da reação normal sobre o bloco; PLANO INCLINADO 1. Um corpo de massa m = 10kg está apoiado num plano inclinado de 30 em relação à horizontal, sem atrito, e é abandonado no ponto A, distante 20m do solo. Supondo a aceleração da gravidade

Leia mais

MECÂNICA - DINÂMICA APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON BLOCOS

MECÂNICA - DINÂMICA APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON BLOCOS 1 MECÂNICA - DINÂMICA APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON BLOCOS 1. (Ufrj) Dois blocos de massa igual a 4kg e 2kg, respectivamente, estão presos entre si por um fio inextensível e de massa desprezível. Deseja-se

Leia mais

ATIVIDADES PARA SALA PÁG. 50

ATIVIDADES PARA SALA PÁG. 50 GTI esoluções apítulo ojeções, ângulos e distâncias estacando o tiângulo, tem-se o 8 0 TIIS SL ÁG. 0 0 0 onte luminosa cm 7 cm 4 7 I. = 7 + II. tg = = 6 49 = + d = 76 4 7 = = = 4 + d 4 + d = 48 d = d 4

Leia mais

Capítulo TRABALHO E ENERGIA

Capítulo TRABALHO E ENERGIA Capítulo 6 TRABALHO E ENERGIA A B C DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 6 - TRABALHO E ENERGIA 6.1 Um bloco, com 20kg de massa, sobe uma rampa com 15º de inclinação e percorre 55,375 metros até parar. Os coeficientes

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Civil MECÂNICA II

Licenciatura em Engenharia Civil MECÂNICA II Licenciatua em Engenhaia Civil MECÂNC Recuso 08/02/2002 Não esqueça de esceve o nome NOME: 1) ESCOLH MÚLTPL ssinale nas quadículas vedadeio V ou falso F. Nota: Podeão eisti nenhuma ou mais do que uma esposta

Leia mais

Transformações 2D. Soraia Raupp Musse

Transformações 2D. Soraia Raupp Musse Tansfomações 2D Soaia Raupp Musse Tansfomações 2D - Tanslação Posição inicial Tanslação Posição final 2 Tansfomações 2D - Tanslação Cada vétice é modificado + t + t Utiliza-se vetoes paa epesenta a tansfomação

Leia mais

APOSTILA. AGA Física da Terra e do Universo 1º semestre de 2014 Profa. Jane Gregorio-Hetem. CAPÍTULO 4 Movimento Circular*

APOSTILA. AGA Física da Terra e do Universo 1º semestre de 2014 Profa. Jane Gregorio-Hetem. CAPÍTULO 4 Movimento Circular* 48 APOSTILA AGA0501 - Física da Tea e do Univeso 1º semeste de 014 Pofa. Jane Gegoio-Hetem CAPÍTULO 4 Movimento Cicula* 4.1 O movimento cicula unifome 4. Mudança paa coodenadas polaes 4.3 Pojeções do movimento

Leia mais

. Essa força é a soma vectorial das forças individuais exercidas em q 0 pelas várias cargas que produzem o campo E r. Segue que a força q E

. Essa força é a soma vectorial das forças individuais exercidas em q 0 pelas várias cargas que produzem o campo E r. Segue que a força q E 7. Potencial Eléctico Tópicos do Capítulo 7.1. Difeença de Potencial e Potencial Eléctico 7.2. Difeenças de Potencial num Campo Eléctico Unifome 7.3. Potencial Eléctico e Enegia Potencial Eléctica de Cagas

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO Fixação 1) O bloco da figura, de peso P = 50N, é arrastado ao longo do plano horizontal pela força F de intensidade F = 100N. A força de

Leia mais

TICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr.

TICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. CAPÍTULO 2 Está MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA TICA Fedinand P. Bee E. Russell Johnston, J. Notas de Aula: J. Walt Ole Teas Tech Univesit das Patículas Mecânica Vetoial paa Engenheios: Está

Leia mais

Figura 14.0(inicio do capítulo)

Figura 14.0(inicio do capítulo) NOTA DE AULA 05 UNIVESIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPATAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GEAL E EXPEIMENTAL II (MAF 0) Coodenação: Pof. D. Elias Calixto Caijo CAPÍTULO 14 GAVITAÇÃO 1. O MUNDO

Leia mais

Figura 1 Bolas em rota de colisão

Figura 1 Bolas em rota de colisão As equações do poblema Objeto de apendizagem: Colisões bidimensionais Romeo Taaes omeo@fisica.ufpb.b NOA - UFPB Poblema Vamos considea uma bola que se moe com elocidade I, na dieção de uma outa bola que

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ESCA ITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃ AU DEARTAMENT DE ENENHARIA MECÂNICA Mecânica II ME 300 ova de Recupeação 3/07/015 Duação da ova: 100 minutos (Não é pemitido o uso de dispositivos eleto-eletônicos)

Leia mais

COLÉGIO MILITAR BELO HORIZONTE

COLÉGIO MILITAR BELO HORIZONTE COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE MG 3 DE OUTUBRO DE 004 DURAÇÃO: 10 MINUTOS CONCURSO DE ADMISSÃO 004 / 005 PROVA DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO IDENTIFICAÇÃO NÚMERO DE INSCRIÇÃO:

Leia mais

TICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA. Nona Edição CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr.

TICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA. Nona Edição CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. CAPÍTULO 2 Está MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA TICA Fedinand P. Bee E. Russell Johnston, J. Notas de Aula: J. Walt Ole Teas Tech Univesit das Patículas Conteúdo Intodução Resultante de Duas

Leia mais

PME 2200 Mecânica B 1ª Prova 31/3/2009 Duração: 100 minutos (Não é permitido o uso de calculadoras)

PME 2200 Mecânica B 1ª Prova 31/3/2009 Duração: 100 minutos (Não é permitido o uso de calculadoras) PME Mecânica B ª Pova 3/3/9 Duação: minutos (Não é pemitido o uso de calculadoas) ª Questão (3, pontos) O eixo esbelto de compimento 3L e massa m é apoiado na aticulação e no anel B e possui discos de

Leia mais