c (1) OS PREÇOS E A RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS NA ANÁLISE DE PROJETOS Benedito Silva Neto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "c (1) OS PREÇOS E A RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS NA ANÁLISE DE PROJETOS Benedito Silva Neto"

Transcrição

1 OS PREÇOS E A RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS NA ANÁLISE DE PROJETOS Benedto Sva Neto Um dos pressupostos normamente adotados quando se anasa um proeto é que a rentabdade dos nvestmentos deve orentar a aoação dos reursos na soedade. Como a rentabdade dos nvestmentos só pode ser anasada em termos monetáros, ta pressuposto mpa que os preços refetem as neessdades soas de produtos. Em outras paavras, o pressuposto (neoásso), de que os preços são defndos peas utdades margnas tornara a rentabdade dos nvestmentos o prnpa rtéro de aoação de reursos na soedade. Ta aoação sera, assm, defnda essenamente pea esasse reatva dos reursos que determna as suas utdades margnas. No entanto, tas pressupostos são nsustentáves. Por eempo (porque as nonsstênas são mutas), não é possíve, omo nos modeos neoássos, auar dretamente o produto obtdo em função das quantdades físas de trabaho, apta e terra (Y = f(l, C, T)) na medda em que ada uma destas varáves possu uma undade dferente. É omo querer mutpar dos pees por no gatos, assumndo que o resutado é de (o quê?). O probema é que a aoação dos reursos na soedade pode ser mas bem ompreendda reonheendo que ea é defnda por proessos soas, que têm no trabaho o seu fundamento ontoógo báso. Assm, é a aoação dos reursos que determnam os preços e não o nverso. Os preços apenas podem, em ertas ondções, orentar as esohas dos agentes eonômos para que estes, ndvduamente, utem os reursos de aordo om o que fo defndo peos proessos soas, os quas nas soedades aptastas se onsttuem essenamente na uta de asses. Este meansmo de formação de preços pode ser demonstrado pea teora da renda dferena de Mar, que será brevemente dsutda a segur. A teora da renda dferena de Mar pode ser formaada por meo de um modeo de programação near, onde probema prma onsste em enontrar as ténas e as quantdades de produto que mnmam o trabaho, de forma a satsfaer a demanda de produtos, respetando as restrções de meos de gerados peo trabaho e de reursos naturas, pode ser formuado omo, Função obetvo: mnmar q + k (1) sueta às restrções q D (2) q k a 0 (3) onde temos, k R (4) = quantdade de trabaho neessára por undade do produto om a téna.

2 2 q = quantdade q do produto fabrado om a téna. = quantdade de trabaho neessáro por undade de meo de produto om a téna. k = quantdade k do meo de gerado om a téna. a = quantdade a do meo de neessára para produr uma undade do produto om a téna. D = quantdade demandada D de produto. = quantdade de reourso natura neessáro para a do meo de om a téna. R = quantdade máma R a ser utada do reurso natura. Quanto às undades de medda utadas no modeo, onsderando ut = undade de tempo, uf = undade de produto, meo de ou reurso natura, na epressão (1) temos que: ut uf uf ut O probema dua de enontrar os preços dos produtos e dos reursos que mamam o vaor agregado onsderando a demanda de produtos, a dsponbdade de reursos e as ondções ténas de, pode ser formuado omo, Função obetvo: mamar D p 0 R r (5) sueta à restrção p a (6) onde, aém das varáves do probema prma, á desrtas, temos, p = preço do produto. = preço do meo de (gerado peo trabaho). r = preço do reurso natura. r (7) De aordo om o teorema da duadade, om as souções ótmas temos,

3 3 mínmo q + k = mámod p R r 0 (8) Retomando a notação adotada anterormente, mas onsderando agora, um = undade monetára, as undades de medda utadas no modeo dua são, um na epressão (5): uf um uf um e nas epressões (6) e (7), uf O probema prma permte anasar, de forma obetva, ara e onsstente, as reações entre, por um ado, as rqueas, representadas peos oefentes D (demanda de produtos do trabaho), e R (reursos naturas dsponíves), presentes nas epressões 2, e 4 respetvamente, e pea varáve (meo de produdo peo trabaho), presente na epressão 3, e, por outro ado, o vaor, epresso peo resutado da função obetvo (epressão 1). Já o probema dua permte anasar omo os preços se reaonam om rqueas e vaores. É mportante observar que o perf do onsumo que determna a demanda de produtos do trabaho é defndo a partr das reações soas que regem a dstrbução do vaor produdo. Da mesma forma, a dsponbdade dos reursos naturas não é defnda apenas pea sua quantdade absouta na naturea, mas prnpamente peas reações de propredade que reguam o aesso a tas reursos. Neste sentdo, é são os proessos soas que regem a dstrbução do vaor gerado e o aesso aos reursos naturas que determnam os preços e não o nverso. No entanto, nas soedades aptastas, omo os nvestmentos são deddos por agentes prvados, é a sua rentabdade que orenta a sua aoação (o que, aás, pode rar dstorções na aoação dos reursos que preudam a efêna da eonoma). É por esta raão que, em gera, a eaboração de proetos de nvestmento é quase sempre reaada eusvamente para a seeção dos proetos mas rentáves do ponto de vsta prvado. Eempo numéro O probema prma do modeo formaa uma stuação em que a demanda se onsttu de dos produtos. O produto a representa um produto de onsumo orrente, omo por eempo, um móve de madera pré-fabrado. O produto b representa um obeto de uo, omo, por eempo, um móve de madera feto sob medda e bem mas sofstado. No modeo se onsdera que os dos produtos são fabrados a partr de, um meo de (madera etraída, tratada e benefada), utando o mesmo reurso natura (madera bruta). A quantdade de madera bruta dsponíve é determnada pea apadade anua de de uma foresta. Para ada produto e meo de há duas ténas de dsponíves. É mportante saentar que as ténas são espeífas para ada produto. Por eempo, a que pode ser apada para a fabração do produto 1 nada tem a ver om que pode ser apada para a fabração do produto 2.

4 Os oefentes numéros da função obetvo do probema prma orrespondem à quantdade de trabaho neessára de ser dretamente apada para fabrar ada produto, om ada téna. Por eempo, 2 a 1 sgnfa que são neessáras duas undades de tempo (horas, por eempo) para fabrar uma undade de produto a om a. Já os oefentes presentes nas restrções reatvas aos meos de e ao reurso natura ndam a quantdade de meo de ou reurso natura neessáro para a fabração de ada produto om ada téna. Por eempo, 15 b 2 nda que no undades de meo de (pranhas de madera benefada de 10 kg, por eempo) são neessáras para a fabração de uma undade de produto b om a. O probema prma defne a quantdade a ser fabrada de ada produto e meo de por meo de ada téna, de forma a satsfaer a demanda dos produtos respetando as restrções de reurso natura, mnmando o vaor na forma de trabaho soamente neessáro. A formuação do probema prma é a segunte: onde, Mnmar 2 a a b b 2 + k k 2 (9) sueto às restrções demanda de a) a 1 + a 2 >= 90 (10) demanda de b) b 1 + b 2 >= 10 (11) demanda de k) 10 a a b b 2 - k 1 - k 2 <= 0 (12) reurso natur.) 9 k k 2 <= 3600 (13) a 1 = produto a gerado om a ; a 2 = produto a gerado om a ; b 1 = produto b gerado om a ; b 2 = produto b gerado om a ; k 1 = meo de gerado om a ; k 2 = meo de gerado om a. 4 O probema dua, obtdo a partr do probema prma, defne os preços que mamam o vaor monetáro de aordo om as ténas e as quantdades defndas peo probema prma. A formuação do probema dua é, Mamar 90 p a + 10 p b - 0 p k p r (14) sueto as restrções pa1) p a - 10 p k <= 2 (15) pa2) p a - 5 p k <= 15 (16) pb1) p b - 20 p k <= 10 (17) pb2) p b - 15 p k <= 25

5 5 pk1) p k - 9 p r <= 1 (20) pk2) p k - 3 p r <= 2 (21) onde p a = preço do produto a ; p b = preço do produto b ; p k = preço do meo de ; p r = preço do reurso natura r. O nome das restrções do probema dua fa ausão à nfuêna de ada produto ou meo de, assm omo a téna utada para produ-o, sobre a determnação do preço. Por eempo, a restrção pa1 fa ausão a nfuêna do produto a gerado om a sobre o preço deste produto. De aordo om o teorema da duadade, nas ondções ótmas temos, Mínmo 2 a a b b 2 + k k 2 = Mámo 90 p a + 10 p b - 0 p k p r (22) ou sea, o mínmo de vaor na forma de trabaho soamente neessáro é quanttatvamente gua ao vaor monetáro mámo obtdo a partr dos preços. Isto nda que os preços defndos peo probema dua são efentes na orentação dos produtores em reação às ténas a serem esohdas de forma a satsfaer a demanda e respetar as restrções de reursos, mnmando o trabaho e mamando o vaor monetáro. É nteressante saentar a mportâna do oneto de efêna aqu desrto, o qua se apa não apenas aos preços, mas também as ténas. As reações soas não são onsderadas de forma epíta na estrutura do modeo, não afetando, assm, a dstrbução do vaor monetáro. No entanto, no modeo as reações soas podem ser onsderadas por meo do eame do perf da demanda. Uma dstrbução do vaor monetáro favoráve às asses domnantes mpa no aumento do onsumo de produtos de uo, representados no eempo numéro peo produto b. Inversamente, uma dstrbução do vaor monetáro favoráve às asses popuares provoa um aumento da demanda de produtos de onsumo orrente, representados no eempo numéro peo produto a. Como no modeo os produtos de uo egem mas trabaho e mas meos de (nusve reurso natura), um aumento do seu onsumo mpa em maor pressão sobre a utação de reursos naturas, podendo provoar aumento generaado dos preços. Para anasar este proesso por meo de um eempo, podemos onsderar omo ponto de partda a soução do modeo apresentada na tabea 7, e os vaores monetáros obtdos a partr desta soução apresentados na tabea 8. Os dados apresentados nestas tabeas foram obtdos om a demanda dos produtos nas quantdades onsderadas nas tabeas anterores, sto é, 90 undades de produto de onsumo orrente e 10 undades de produto de onsumo de uo. Como pode ser observado nas tabeas 1 e 2, as duas ténas dsponíves para a fabração do meo de são efentes, enquanto que para a fabração dos produtos de onsumo, quer sea de onsumo orrente ou de uo, apenas as ténas que egem menos trabaho são efentes. Isto oorre devdo à moderada esasse do reurso natura.

6 Tabea 1. Soução do modeo om a demanda de 90 undades de produto de onsumo orrente e 10 undades de produto de onsumo de uo. Téna Quantdade Preço Prma Dua Meo de 2, Reurso natura ,17 Função obetvo Tabea 2. Vaor agregado pea apação de 8 undades de trabaho, onsderando uma demanda de 90 undades do produto de onsumo orrente e 10 undades do produto de onsumo de uo. Meo de Meo de Produção físa 4 0,53 0,8 0, Vaor monetáro do produto fna , , Vaor monetáro do meo de 100 6, V. mon. da menos v. m. dos meos de 8 7,73 8 7, Vaor monetáro do reurso natura Vaor agregado 8 7,73 8 7,2 8 8 Nas tabeas 3 e 4 são mostrados os resutados obtdos om o aumento da demanda do produto de onsumo de uo de 10 para 25 undades físas e a dmnução do onsumo de produtos de onsumo orrente de 90 para 75 undades físas. Tabea 3. Soução do modeo om a demanda de 75 undades de produto de onsumo orrente e 25 undades de produto de onsumo de uo. Téna Quantdade Preço Prma Dua Meo de 2, Reurso natura ,20 Função obetvo

7 7 Tabea 4. Vaor agregado pea apação de 8 undades de trabaho, onsderando uma demanda de 75 undades do produto de onsumo orrente e 25 undades do produto de onsumo de uo. Meo de Meo de Produção físa 4 0,53 0,8 0, Vaor monetáro do produto fna ,93 49,6 19,84 20,8 10,4 Vaor monetáro do meo de 104 6,93 41,6 12, V. mon. da menos v. m. dos meos de ,36 20,8 10,4 Vaor monetáro do reurso natura ,4 2,4 Vaor agregado ,36 6,4 8 Neste aso, omo o produto de uo ege mas trabaho e reurso natura para ser fabrado, sem que sto sea ompensado pea dmnução da egêna de trabaho e de reurso natura provoada pea queda da demanda dos produtos de onsumo orrente, a para a do produto a (onsumo orrente) torna-se neessára, assm omo o abandono da para a fabração do meo de. O resutado é o aumento dos preços dos dos produtos de onsumo, do meo de e do reurso natura. Tas preços estmuam os agentes eonômos a esoher as ténas efentes, omo mostra a tabea 4. Este eempo, bastante smpes, mostra omo a ateração da dstrbução do vaor que determna o perf da demanda, nde sobre os preços. O mesmo podera ser mostrado em reação à aterações no aesso aos reursos naturas. No aso do eempo, se podera onsderar que os propretáros da foresta pudessem dedr eporá-a rapdamente, sem se preoupar om a sua reonsttução. Com sto ees poderam obter uma rentabdade mas eevada e, quando a foresta fosse destruída, reorentar os seus nvestmentos para outra atvdade, sempre prourando o mámo de rentabdade.

c (1) OS PREÇOS E A RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS NA ANÁLISE DE PROJETOS Benedito Silva Neto

c (1) OS PREÇOS E A RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS NA ANÁLISE DE PROJETOS Benedito Silva Neto OS PREÇOS E A RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS NA ANÁLISE DE PROJETOS Benedto Sva Neto Um dos pressupostos normamente adotados quando se anasa um projeto é que a rentabdade dos nvestmentos deve orentar

Leia mais

Equilíbrio Espacial de Preços

Equilíbrio Espacial de Preços Equlíbro Espaal de Preços Seam: ρ = S ( w) urva nversa da oferta assoada ao merado produtor ; π = D ( w) urva nversa da demanda assoada ao merado onsumdor ; C ( w ) usto margnal de transportes assoada

Leia mais

Flambagem por Compressão

Flambagem por Compressão Unvesdade Santa Cecía Fambagem por Compressão Conceto de estabdade do equíbro. De forma bastante comum ocorre confusão entre o que são equíbro e estabdade. Uma estrutura pode ser nstáve estando em equíbro.

Leia mais

3 Contínuo Generalizado

3 Contínuo Generalizado 3 Contínuo Generalzado Um meo ontínuo lásso é omposto por partíulas, dstrbuídas de manera unforme, sendo ada uma delas representadas por um ponto, aqu denomnado de P. Este ponto materal possu oordenadas

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos T.446 Resposta: E f E Sendo amarela voleta, vem: E amarela E voleta A velodade dos fótons é a mesma e gual a. T.447 Resposta: b Max Plank onsderou que a energa radante não é emtda (ou absorvda) de modo

Leia mais

Medidas de Bem-Estar no Modelo de Equilíbrio Parcial. Suponha que, para um determinado sub-conjunto de L 1 bens da economia,

Medidas de Bem-Estar no Modelo de Equilíbrio Parcial. Suponha que, para um determinado sub-conjunto de L 1 bens da economia, Meddas de Be-Estar no Modeo de Euíbro Para te-se ue: Suona ue, ara u deternado sub-onunto de bens da eonoa, a) a desesa de uauer onsudor o ada u desses bens é ua fração euena da sua renda: Sutsky: U R

Leia mais

5 Aplicação do GFMM no BEM

5 Aplicação do GFMM no BEM 38 5 Apação do GFMM o BEM esse apítuo os desevovmetos apresetados o apítuo 4 são apados ao BEM pea expasão das souções fudametas utzadas as tegrações sobre os segmetos do otoro. É apresetada a formuação

Leia mais

MECANISMOS DE CORROSÃO DE MATERIAIS METÁLICOS. APOSTILA PARA A DISCIPLINA PMT ª. Parte

MECANISMOS DE CORROSÃO DE MATERIAIS METÁLICOS. APOSTILA PARA A DISCIPLINA PMT ª. Parte MECANISMOS DE CORROSÃO DE MATERIAIS METÁLICOS APOSTILA PARA A DISCIPLINA PMT 2507 4ª. Parte Neusa Alonso-Falleros Abr/2008 2 CAPÍTULO 4 CINÉTICA DAS REAÇÕES DE ELETRODO QUE ENVOLVEM TRANSPORTE DE MASSA

Leia mais

IPC-W: Metodologia de Cálculo

IPC-W: Metodologia de Cálculo IPC-W: Metodologa de Cálulo EMAp/IBRE 2/novembro/207 O presente relatóro resume a metodologa de álulo do IPC-W, ontrastando om o álulo do IPC. Este proesso de álulo é posteror à extração e lmpeza dos dados,

Leia mais

3 Método Fast Multipole

3 Método Fast Multipole 22 3 Método Fast Multpole Nesse apítulo, apresenta-se o Método Fast Multpole (FMM), omo proposto por Greengard e Rokhln (1987). O algortmo fo eleto um dos 1 melhores do séulo XX (DONGARRA e SULLIVAN, 2).

Leia mais

3 Classificação Supervisionada

3 Classificação Supervisionada 3 Cassfcação Supervsonada 3.. Aprendzado de Máquna A aprendzagem de máquna é uma área da ntegênca artfca que estuda métodos computaconas, a fm de obter um determnado conhecmento específco através de experêncas.

Leia mais

3 Modelagem 2D do veículo com suspensão flexível

3 Modelagem 2D do veículo com suspensão flexível Modelagem D do veíulo om suspensão fleível 57 3 Modelagem D do veíulo om suspensão fleível Neste apítulo, as suspensões do veíulo são modeladas omo tendo uma erta flebldade e amortemento na dreção transversal

Leia mais

Eletromagnetismo Aplicado

Eletromagnetismo Aplicado letromagnetsmo Aplcado Undade 5 Propagação de Ondas letromagnétcas em Meos Ilmtados e Polaração Prof. Marcos V. T. Heckler Propagação de Ondas letromagnétcas e Polaração 1 Conteúdo Defnções e parâmetros

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Departamento de Engenharia Mecânica

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Departamento de Engenharia Mecânica PE ECÂNIC Terera Prova e junho e 9 Duração a Prova: 5 mnutos (não é permto o uso e auaoras) ª Questão (, ponto) Na paestra o a 5 e junho e 9 mostrou-se ue a enomnaa Euação e eshhersy, por ee euza em 897-94

Leia mais

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS Depto de Físca/UFMG Laboratóro de Fundamentos de Físca NOTA II TABELAS E GRÁFICOS II.1 - TABELAS A manera mas adequada na apresentação de uma sére de meddas de um certo epermento é através de tabelas.

Leia mais

4 Experimentos Mistura-Processo

4 Experimentos Mistura-Processo Modeagem em Epermentos Mstura-Processo para Otmação de Processos Industras 5 4 Epermentos Mstura-Processo Em certas stuações podem estr outros fatores, aém das proporções dos componentes, ue afetem as

Leia mais

Apêndice B Frações mássicas, molares e volúmicas. Estequiometria.

Apêndice B Frações mássicas, molares e volúmicas. Estequiometria. Elementos de Engenhara Químca I Apêndce B Apêndce B Frações másscas, molares e volúmcas. Estequometra. O engenhero químco lda constantemente com msturas de compostos químcos em stuações que mporta caracterzar

Leia mais

Álefe F. Figueiredo(1P); Tatiane Maga P. Mendes(2); Iara S. Ribeiro(2); Francisco C. de Araújo(3)

Álefe F. Figueiredo(1P); Tatiane Maga P. Mendes(2); Iara S. Ribeiro(2); Francisco C. de Araújo(3) ESTRATÉGIA PARA O DIMENSIONAMENTO DE SEÇÕES EM CONCRETO ARMADO (CA) DE FORMA GEOMÉTRICA QUALQUER SOB FLEXÃO COMPOSTA NORMAL Strategy for szng renfored onrete (RC) setons of any geometr shape under ombned

Leia mais

NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES

NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES 1 O nosso objetvo é estudar a relação entre duas varáves quanttatvas. Eemplos:. Idade e altura das cranças.. v. Tempo de prátca de esportes e rtmo cardíaco

Leia mais

CADERNOS DO IME Série Estatística

CADERNOS DO IME Série Estatística CADERNOS DO IME Sére Estatístca DISCUSSÃO DE PREMISSAS BÁSICAS PARA A MODELAGEM DO PROBLEMA DE PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DA GERAÇÃO DE LONGO PRAZO Mara Luza.V.Lsboa CEPEL / UERJ msboa@cepe.br Luz.Guherme

Leia mais

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos Curso de extensão, MMQ IFUSP, feverero/4 Alguns exercíco báscos I Exercícos (MMQ) Uma grandeza cujo valor verdadero x é desconhecdo, fo medda três vezes, com procedmentos expermentas dêntcos e, portanto,

Leia mais

2010 The McGraw-Hill Companies, Inc. All rights reserved. Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho

2010 The McGraw-Hill Companies, Inc. All rights reserved. Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho rof.: nastáco nto Gonçalves lho Introdução Nem sempre é possível tratar um corpo como uma únca partícula. Em geral, o tamanho do corpo e os pontos de aplcação específcos de cada uma das forças que nele

Leia mais

Teoria do momento linear: Teoria do momento linear: Voo vertical

Teoria do momento linear: Teoria do momento linear: Voo vertical Teora do momento lnear: oo ertal Estudamos o oo a parar do elóptero. amos agora estudar o oo ertal (subda e desda). Estas operações são mportantes: Desolagem ertal Aterragem ertal Teora do momento lnear:

Leia mais

Análise de Agrupamentos (Clusters) Marcelo Lauretto

Análise de Agrupamentos (Clusters) Marcelo Lauretto Anáse de Agrupamentos (Custers) Marceo Lauretto Introdução Anáse de Agrupamentos (Custer Anayss) é um conunto de técncas com o obetvo prncpa de dentfcar obetos/entdades com característcas smares. Obetvo:

Leia mais

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA AV. FERNANDO FERRARI, 514 - GOIABEIRAS 29075-910 VITÓRIA - ES PROF. ANDERSON COSER GAUDIO FONE: 4009.7820 FAX: 4009.2823

Leia mais

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização 30 4 METODOLOGIA 4.1 Modelagem dos Resultados Consderando Sazonalzação A sazonalzação da quantdade de energa assegurada versus a quantdade contratada unforme, em contratos de fornecmento de energa elétrca,

Leia mais

Flambagem. Cálculo da carga crítica via MDF

Flambagem. Cálculo da carga crítica via MDF Flambagem Cálculo da carga crítca va MDF ROF. ALEXANDRE A. CURY DEARTAMENTO DE MECÂNICA ALICADA E COMUTACIONAL Flambagem - Cálculo da carga crítca va MDF Nas aulas anterores, vmos como avalar a carga crítca

Leia mais

Programação Dinâmica. Fernando Nogueira Programação Dinâmica 1

Programação Dinâmica. Fernando Nogueira Programação Dinâmica 1 Programação Dnâmca Fernando Noguera Programação Dnâmca A Programação Dnâmca procura resolver o problema de otmzação através da análse de uma seqüênca de problemas mas smples do que o problema orgnal. A

Leia mais

Instituto Superior Técnico FUNDAMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES

Instituto Superior Técnico FUNDAMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES Insttuto Superor éno Departamento de Engenhara Eletroténa e de Computadores FUNDAMENOS DE ELECOMUNICAÇÕES Vtor Barroso Professor Assoado 999 INDÍCE DE CONEÚDOS. eora da Informação: Codfação de Fonte.

Leia mais

ANEXO I RISCO DOS SORTEIOS A REALIZAR

ANEXO I RISCO DOS SORTEIOS A REALIZAR Contnuação da Resoução CNSP N o 84, de 013. ANEXO I RISCO DOS SORTEIOS A REALIZAR Art.1 o Consdera-se, para os fns deste anexo, os concetos e notações abaxo: I R. sorteos : montante de capta, referente

Leia mais

Marco Aurélio Crocco Rangel Galinari Fabiana Santos Mauro Borges Lemos Rodrigo Simões

Marco Aurélio Crocco Rangel Galinari Fabiana Santos Mauro Borges Lemos Rodrigo Simões TEXTO PARA DISUSSÃO Nº 191 METODOLOGIA DE IDENTIFIAÇÃO DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOAIS POTENIAIS: UMA NOTA TÉNIA Maro Aurélo roo Rangel Galnar Fabana Santos Mauro Borges Lemos Rodrgo Smões ABRIL DE 2003 2

Leia mais

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16%

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16% Análse de Rsco 1 RISCO Rsco possbldade de perda. Quanto maor a possbldade, maor o rsco. Exemplo: Empresa X va receber $ 1.000 de uros em 30 das com títulos do governo. A empresa Y pode receber entre $

Leia mais

Sistemas Equivalentes de Forças

Sistemas Equivalentes de Forças Nona E 3 Corpos CÍTULO ECÂNIC VETORIL R ENGENHEIROS: ESTÁTIC Ferdnand. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de ula: J. Walt Oler Teas Tech Unverst Rígdos: Sstemas Equvalentes de Forças 2010 The cgraw-hll

Leia mais

Duas empresas dividem um mercado. Sejam. As duas empresas devem decidir simultaneamente quanto produzir.

Duas empresas dividem um mercado. Sejam. As duas empresas devem decidir simultaneamente quanto produzir. Aplação: Duopólo de Cournot Duas empresas dvdem um merado. Sejam 1 e as uantdades produzdas, respetvamente pelas empresas 1 e ; p() a função de demanda nversa na ual 1 + e 1 ( 1 ) e ( ) as funções de usto

Leia mais

Teoria Elementar da Probabilidade

Teoria Elementar da Probabilidade 10 Teora Elementar da Probabldade MODELOS MATEMÁTICOS DETERMINÍSTICOS PROBABILÍSTICOS PROCESSO (FENÓMENO) ALEATÓRIO - Quando o acaso nterfere na ocorrênca de um ou mas dos resultados nos quas tal processo

Leia mais

A análise de variância de uma classificação (One-Way ANOVA) verifica se as médias de k amostras independentes (tratamentos) diferem entre si.

A análise de variância de uma classificação (One-Way ANOVA) verifica se as médias de k amostras independentes (tratamentos) diferem entre si. Prof. Lorí Va, Dr. http://www. ufrgs.br/~va/ va@mat.ufrgs.br aáse de varâca de uma cassfcação (Oe-Way NOV) verfca se as médas de amostras depedetes (tratametos) dferem etre s. Um segudo tpo de aáse de

Leia mais

Les 590. Modelos Estáticos Modelos Estáticos: Ignoram as implicações das interações repetidas entre firmas ao longo do tempo.

Les 590. Modelos Estáticos Modelos Estáticos: Ignoram as implicações das interações repetidas entre firmas ao longo do tempo. Les 590 odelos lássos de Olgopólo ournot ertrand Aulas 8, 9 e 0 7_8/05/06 odelos Estátos odelos Estátos: Ignoram as mplações das nterações repetdas entre frmas ao longo do tempo onsderam dados (exógenos

Leia mais

TESTES DE CONTROLO Teste 6

TESTES DE CONTROLO Teste 6 TESTES DE CNTRL Teste 6 GRUP I Na resposta a cada um dos cnco tens deste grupo selecona a únca opção correta. Escreve na tua fola de respostas apenas o número de cada tem e a letra que dentfca a únca opção

Leia mais

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média.

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média. Estatístca Dscplna de Estatístca 0/ Curso de Admnstração em Gestão Públca Profª. Me. Valéra Espíndola Lessa e-mal: lessavalera@gmal.com Meddas de Dspersão Indcam se os dados estão, ou não, prómos uns dos

Leia mais

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média.

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média. Estatístca Dscplna de Estatístca 0/ Curso Superor de tecnólogo em Gestão Ambental Profª. Me. Valéra Espíndola Lessa e-mal: lessavalera@gmal.com Meddas de Dspersão Indcam se os dados estão, ou não, prómos

Leia mais

SIMULAÇÃO DINÂMICA DE UMA REDE DE TROCADORES DE CALOR

SIMULAÇÃO DINÂMICA DE UMA REDE DE TROCADORES DE CALOR SIULAÇÃO DINÂICA DE UA REDE DE TROCADORES DE CALOR E. L. R. TONASSI, J. C. LEOS, E. R. A. LIA e A. L. H. COSTA Unversdade do Estado do Ro de Janero, Programa de Pós Graduação em Engenara Químa E-mal para

Leia mais

Modelo linear normal com erros heterocedásticos. O método de mínimos quadrados ponderados

Modelo linear normal com erros heterocedásticos. O método de mínimos quadrados ponderados Modelo lnear normal com erros heterocedástcos O método de mínmos quadrados ponderados Varâncas homogêneas Varâncas heterogêneas y y x x Fgura 1 Ilustração da dstrbução de uma varável aleatóra y (condconal

Leia mais

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão AULA 5.3. Afectação de Bens Públicos: a Condição de Samuelson

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão AULA 5.3. Afectação de Bens Públicos: a Condição de Samuelson Mcroeconoma II Cursos de Economa e de Matemátca Aplcada à Economa e Gestão AULA 5.3 Afectação de Bens Públcos: a Condção de Isabel Mendes 2007-2008 5/3/2008 Isabel Mendes/MICRO II 5.3 Afectação de Bens

Leia mais

Capítulo 3-1. A 2ª Lei da Termodinâmica

Capítulo 3-1. A 2ª Lei da Termodinâmica Capítulo 3-1. A 2ª Le da ermodnâma Baseado no lvro: Atkns Pysal Cemstry Egt Edton Peter Atkns Julo de Paula 29-04-2007 Mara da Coneção Pava 1 A segunda le da termodnâma é baseada na experêna umana. odos

Leia mais

Teoria dos Jogos. Prof. Maurício Bugarin ECO/UnB 2015-II

Teoria dos Jogos. Prof. Maurício Bugarin ECO/UnB 2015-II Teora dos Jogos Pro. Mauríco Bugarn ECO/UnB 5-II Cap. 3: Jogos Estátcos com Inormação Incompeta Rotero Capítuo : Jogos Estátcos com Inormação Competa Cap do Gbbons Capítuo 3: Jogos Estátcos com Inormação

Leia mais

Associação entre duas variáveis quantitativas

Associação entre duas variáveis quantitativas Exemplo O departamento de RH de uma empresa deseja avalar a efcáca dos testes aplcados para a seleção de funconáros. Para tanto, fo sorteada uma amostra aleatóra de 50 funconáros que fazem parte da empresa

Leia mais

7 - Distribuição de Freqüências

7 - Distribuição de Freqüências 7 - Dstrbução de Freqüêncas 7.1 Introdução Em mutas áreas há uma grande quantdade de nformações numércas que precsam ser dvulgadas de forma resumda. O método mas comum de resumr estes dados numércos consste

Leia mais

Dados ajustáveis a uma linha recta

Dados ajustáveis a uma linha recta Capítulo VI juste dos Mínmos Quadrados Dados ajustáves a uma lnha recta Determnação das constantes e B Incerteza nas meddas de Incerteza na determnação de e B juste dos mínmos quadrados a outras curvas:

Leia mais

INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL DE LAGRANGE E DE HERMITE INTRODUÇÃO

INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL DE LAGRANGE E DE HERMITE INTRODUÇÃO Interpoação Ponoa de Lagrange e de Herte INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL DE LAGRANGE E DE HERMITE INTRODUÇÃO Obetvando a preparação aos étodos de aproação a sere apcados à resoução nuérca de equações dferencas

Leia mais

TABELAS E GRÁFICOS PARA VARIÁVEIS ALEATÓRIAS QUANTITATIVAS CONTÍNUAS

TABELAS E GRÁFICOS PARA VARIÁVEIS ALEATÓRIAS QUANTITATIVAS CONTÍNUAS TABELAS E GRÁFICOS PARA VARIÁVEIS ALEATÓRIAS QUANTITATIVAS CONTÍNUAS Varável Qualquer característca assocada a uma população Classfcação de varáves Qualtatva { Nomnal sexo, cor dos olhos Ordnal Classe

Leia mais

Jogos de Estratégia: Álgebra Linear aplicada aos jogos de 2 jogadores de

Jogos de Estratégia: Álgebra Linear aplicada aos jogos de 2 jogadores de Jogos de stratégia: Ágebra Linear apiada aos jogos de 2 jogadores de soma nua Projeto desenvovido para apresentação na prova ora de Ágebra Linear João Canas Instituto Superior Ténio Mestrado Integrado

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ROBÓTICA. Modelo Cinemático de Robôs Manipuladores

FUNDAMENTOS DE ROBÓTICA. Modelo Cinemático de Robôs Manipuladores FUNDMENTO DE ROBÓTI Modeo nemátco de Robôs Manpuadores Modeo nemátco de Robôs Manpuadores Introdução Modeo nemátco Dreto Modeo nemátco de um Robô de GDL Representação de Denavt-Hartenberg Exempos de pcação

Leia mais

Modelo de Alocação de Vagas Docentes

Modelo de Alocação de Vagas Docentes Reunão Comssão de Estudos de Alocação de Vagas Docentes da UFV Portara 0400/2016 de 04/05/2016 20 de mao de 2016 Comssão de Estudos das Planlhas de Alocação de Vagas e Recursos Ato nº 009/2006/PPO 19/05/2006

Leia mais

Ramos Energia e Automação

Ramos Energia e Automação Mestrado Integrado em Engenhara Electrotécnca e de Computadores Investgação Operaconal Ramos Energa e Automação 2009.01.15 Prova com consulta Alunos admtdos a exame com avalação contínua Duração: 2h30

Leia mais

Problemas de engenharia

Problemas de engenharia Análse de Sstemas de otênca Análse de Sstemas de otênca ( AS ) Aula 3 Operação Econômca de Sstemas de otênca 03//008 roblemas de engenhara Análse de Sstemas de otênca ( AS ) ANÁLISE Defndo o sstema, determnar

Leia mais

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens O problema da superdspersão na análse de dados de contagens 1 Uma das restrções mpostas pelas dstrbuções bnomal e Posson, aplcadas usualmente na análse de dados dscretos, é que o parâmetro de dspersão

Leia mais

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro UNIVERIDADE DE ÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINITRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ADMINITRAÇÃO RAD1507 Estatístca Aplcada à Admnstração I Prof. Dr. Evandro Marcos adel Rbero

Leia mais

Laboratório de Mecânica Aplicada I Estática: Roldanas e Equilíbrio de Momentos

Laboratório de Mecânica Aplicada I Estática: Roldanas e Equilíbrio de Momentos Laboratóro de Mecânca Aplcada I Estátca: Roldanas e Equlíbro de Momentos 1 Introdução O conhecmento das condções de equlíbro de um corpo é mprescndível em númeras stuações. Por exemplo, o estudo do equlíbro

Leia mais

UMA VALIDAÇÃO MATEMÁTICA PARA UM ALGORITMO QUE SIMULA MISTURAS DE DISTRIBUIÇÕES

UMA VALIDAÇÃO MATEMÁTICA PARA UM ALGORITMO QUE SIMULA MISTURAS DE DISTRIBUIÇÕES UMA VALIDAÇÃO MATEMÁTICA PARA UM ALGORITMO QUE SIMULA MISTURAS DE DISTRIBUIÇÕES Ana Paula Coelho MADEIRA Lucas Montero CHAVES Devanl Jaques de SOUZA Resumo: Uma valdação matemátca, utlzando o conceto de

Leia mais

X = 1, se ocorre : VB ou BV (vermelha e branca ou branca e vermelha)

X = 1, se ocorre : VB ou BV (vermelha e branca ou branca e vermelha) Estatístca p/ Admnstração II - Profª Ana Cláuda Melo Undade : Probabldade Aula: 3 Varável Aleatóra. Varáves Aleatóras Ao descrever um espaço amostral de um expermento, não especfcamos que um resultado

Leia mais

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos Despacho Econômco de Sstemas Termoelétrcos e Hdrotérmcos Apresentação Introdução Despacho econômco de sstemas termoelétrcos Despacho econômco de sstemas hdrotérmcos Despacho do sstema braslero Conclusões

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA PROFESSORES RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS. Seção 1 (ex.1) a) PB b) PIM c) PI d) PIB e) PB f) PBM g) PIM. Seção 2 (ex.

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA PROFESSORES RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS. Seção 1 (ex.1) a) PB b) PIM c) PI d) PIB e) PB f) PBM g) PIM. Seção 2 (ex. MATERIAL COMPLEMENTAR PARA PROFESSORES RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS Seção (e.) a) PB b) PIM c) PI d) PIB e) PB f) PBM g) PIM Seção (e.) a) Não b) Sm ( 0, 0 com z 0) c) Não d) Sm ( 0, com z ) e) Sm (, 0 com

Leia mais

3 Método de Elementos Finitos (MEF)

3 Método de Elementos Finitos (MEF) 3 Método de Elementos Fntos (MEF) As prmeras aplações do Método de Elementos Fntos (MEF) em problemas de eletromagnetsmo (EM) surgram na lteratura no fnal da déada de 60 e, desde então, o número de publações

Leia mais

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características Experênca (aulas 08 e 09) Curvas característcas 1. Objetvos 2. Introdução 3. Procedmento expermental 4. Análse de dados 5. Referêncas 1. Objetvos Como no expermento anteror, remos estudar a adequação de

Leia mais

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA CAPÍTULO DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A MÉDIA ARITMÉTICA OU PROMÉDIO Defnção: é gual a soma dos valores do grupo de dados dvdda pelo número de valores. X x Soma dos valores de x número de

Leia mais

Medida do campo magnético terrestre

Medida do campo magnético terrestre Unversdade de Combra ELECTROTECNIA TEÓRICA 006/07 Trabaho prátco n o Objectvo Medda do campo magnétco terrestre Pretende-se medr a componente horzonta do campo magnétco terrestre 1, H, utzando o método

Leia mais

4 Critérios para Avaliação dos Cenários

4 Critérios para Avaliação dos Cenários Crtéros para Avalação dos Cenáros É desejável que um modelo de geração de séres sntétcas preserve as prncpas característcas da sére hstórca. Isto quer dzer que a utldade de um modelo pode ser verfcada

Leia mais

Notas de Aula de Probabilidade A

Notas de Aula de Probabilidade A VII- VARIÁVEIS ALEATÓRIAS UNIDIMENSIONAIS. 7. CONCEITO DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS: Informalmente, uma varável aleatóra é um característco numérco do resultado de um epermento aleatóro. Defnção: Uma varável

Leia mais

Introdução e Organização de Dados Estatísticos

Introdução e Organização de Dados Estatísticos II INTRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS 2.1 Defnção de Estatístca Uma coleção de métodos para planejar expermentos, obter dados e organzá-los, resum-los, analsá-los, nterpretá-los e deles extrar

Leia mais

Palavras-Chave: Métodos Interativos da Potência e Inverso, Sistemas Lineares, Autovetores e Autovalores.

Palavras-Chave: Métodos Interativos da Potência e Inverso, Sistemas Lineares, Autovetores e Autovalores. MSc leandre Estáco Féo ssocação Educaconal Dom Bosco - Faculdade de Engenhara de Resende Caa Postal 8.698/87 - CEP 75-97 - Resende - RJ Brasl Professor e Doutorando de Engenhara aefeo@yahoo.com.br Resumo

Leia mais

Análise de influência

Análise de influência Análse de nfluênca Dzemos que uma observação é nfluente caso ela altere, de forma substancal, alguma propredade do modelo ajustado (como as estmatvas dos parâmetros, seus erros padrões, valores ajustados...).

Leia mais

ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS DE BARRAS PELO MÉTODO DE RIGIDEZ

ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS DE BARRAS PELO MÉTODO DE RIGIDEZ ANÁISE MATRICIA DE ESTRUTURAS DE BARRAS PEO MÉTODO DE RIGIDEZ A análse matrcal de estruturas pelo método de rgdez compreende o estudo de cnco modelos estruturas báscos: trelça plana, trelça espacal, pórtco

Leia mais

PREDIÇÃO DAS PROPRIEDADES DE SATURAÇÃO DE FLUIDOS CRIOGÊNICOS

PREDIÇÃO DAS PROPRIEDADES DE SATURAÇÃO DE FLUIDOS CRIOGÊNICOS PREDIÇÃO DAS PROPRIEDADES DE SATURAÇÃO DE FLUIDOS CRIOGÊNICOS L.M. SOTINI 1, P.F. ARCE-CASTILLO 1 1 Unversdade de São Paulo, Esola de Engenhara de Lorena, Depto de Engenhara Químa E-mal para ontato: pare@usp.br

Leia mais

Modelos Espaciais de Equilíbrio Geral Computável I EAE 5918

Modelos Espaciais de Equilíbrio Geral Computável I EAE 5918 Modeos Espacas de Equíbro Gera Computáve I EE 598 EE 598... ths advance n anaytca capabty s acheved at a cost. Generay speang the magntudes to be yeded by the modes envsaged are not to be vewed as precse

Leia mais

Cap. IV Análise estatística de incertezas aleatórias

Cap. IV Análise estatística de incertezas aleatórias TLF 010/11 Cap. IV Análse estatístca de ncertezas aleatóras Capítulo IV Análse estatístca de ncertezas aleatóras 4.1. Méda 43 4.. Desvo padrão 44 4.3. Sgnfcado do desvo padrão 46 4.4. Desvo padrão da méda

Leia mais

MATRIZ INTER-REGIONAL REGIONAL DE INSUMO-PRODUTO SÃO PAULO / RESTO DO BRASIL. Eduardo A. Haddad Edson P. Domingues. TD Nereus

MATRIZ INTER-REGIONAL REGIONAL DE INSUMO-PRODUTO SÃO PAULO / RESTO DO BRASIL. Eduardo A. Haddad Edson P. Domingues. TD Nereus MTRIZ INTER-REGIONL REGIONL DE INSUMO-PRODUTO SÃO PULO / RESTO DO BRSIL Eduardo. Haddad Edson P. Domngues TD Nereus 10-2003 São Pauo 2003 Matrz Inter-regona de Insumo-Produto São Pauo / Resto do Bras Eduardo.

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 014 Estatístca Descrtva e Análse Exploratóra Etapas ncas. Utlzadas para descrever e resumr os dados. A dsponbldade de uma grande quantdade de dados e de

Leia mais

PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES Unversdade Federa da Baha Insttuto de Físa Departaento de Físa Gera FIS 1 - Físa Gera e Experenta II-E / Laboratóro Tura Teóra/ Práta T: P: 0 Data: 08/06/001 Auno Adrano L. do Vae PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

Leia mais

Método do limite superior

Método do limite superior Introdução método do lmte superor é uma alternata analítca apromada aos métodos completos (e. método das lnas de escorregamento) que possu um domíno de aplcabldade muto asto e que permte obter alores de

Leia mais

EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA

EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA Engenhara de Tráfego Consdere o segmento de va expressa esquematzado abaxo, que apresenta problemas de congestonamento no pco, e os dados a segur apresentados: Trechos

Leia mais

Eventos coletivamente exaustivos: A união dos eventos é o espaço amostral.

Eventos coletivamente exaustivos: A união dos eventos é o espaço amostral. DEFINIÇÕES ADICIONAIS: PROBABILIDADE Espaço amostral (Ω) é o conjunto de todos os possíves resultados de um expermento. Evento é qualquer subconjunto do espaço amostral. Evento combnado: Possu duas ou

Leia mais

R X. X(s) Y Y(s) Variáveis aleatórias discretas bidimensionais

R X. X(s) Y Y(s) Variáveis aleatórias discretas bidimensionais 30 Varáves aleatóras bdmensonas Sea ε uma experênca aleatóra e S um espaço amostral assocado a essa experênca. Seam X X(s) e Y Y(s) duas funções cada uma assocando um número real a cada resultado s S.

Leia mais

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens O problema da superdspersão na análse de dados de contagens 1 Uma das restrções mpostas pelas dstrbuções bnomal e Posson, aplcadas usualmente na análse de dados dscretos, é que o parâmetro de dspersão

Leia mais

Soluções: OMercadoMonetárioe afunçãolm com Oferta de Moeda Exógena. Ana Santos e Vivaldo Mendes

Soluções: OMercadoMonetárioe afunçãolm com Oferta de Moeda Exógena. Ana Santos e Vivaldo Mendes Soluções: OMercadoMonetároe afunçãolm com Oferta de Moeda Exógena Ana Santos e Vvaldo Mendes ISCTE, Novembro 2000 Exercíco 70 (Determnação da Função LM) a) A oferta monetára é dada pela expressão: M s

Leia mais

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência.

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência. MODELO DE REGRESSÃO DE COX Os modelos de regressão paramétrcos vstos anterormente exgem que se suponha uma dstrbução estatístca para o tempo de sobrevvênca. Contudo esta suposção, caso não sea adequada,

Leia mais

Algoritmos Genéticos com Parâmetros Contínuos

Algoritmos Genéticos com Parâmetros Contínuos com Parâmetros Contínuos Estéfane G. M. de Lacerda DCA/UFRN Mao/2008 Exemplo FUNÇÃO OBJETIVO : 1,0 f ( x, y) 0, 5 sen x y 0, 5 1, 0 0, 001 x 2 2 2 y 2 2 2 0,8 0,6 0,4 0,2 0,0-100 -75-50 -25 0 25 50 75

Leia mais

Aplicação de modelos simples

Aplicação de modelos simples Aplação de modelos smples Sstemas fehados (assa fxa) em que as varações de temperatura e omposção oorrem ao longo do tempo: Pressão onstante O volume vara ao longo do tempo Volume onstante A pressão vara

Leia mais

ϕ ( + ) para rotações com o Flechas e deflexões

ϕ ( + ) para rotações com o Flechas e deflexões Fechas e defeões Seja uma barra reta, em euiíbrio, apoiada em suas etremidades, submetida a uma feão norma. Esta barra fetida, deia de ser reta assumindo uma forma, como a mostrada na figura. figura barra

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE INTRODUÇÃO À ROBABILIDAD Conetos básos xpermento aleatóro ou fenômeno aleatóro Stuações ou aontementos ujos resultados não podem ser prevstos om erteza. Um expermento ou fenônemo que, se for observado

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Informáta Aprendagem de Máquna Aprendado não-supersonado Formação de agrupamentos Aprendado ão-supersonado Cassfação supersonada: dsrmnar padrões om base num modeo pré-defndo de asses. Cassfação não-supersonada:

Leia mais

Resumos Numéricos de Distribuições

Resumos Numéricos de Distribuições Estatístca Aplcada à Educação Antono Roque Aula Resumos umércos de Dstrbuções As representações tabulares e grácas de dados são muto útes, mas mutas vezes é desejável termos meddas numércas quanttatvas

Leia mais

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 4. Resumos Numéricos de Distribuições

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 4. Resumos Numéricos de Distribuições Probabldade e Estatístca I Antono Roque Aula Resumos umércos de Dstrbuções As representações tabulares e grácas de dados são muto útes, mas mutas vezes é desejável termos meddas numércas quanttatvas para

Leia mais

5 PROPAGAÇÃO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

5 PROPAGAÇÃO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS 5 PROPAGAÇÃO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS 5. Introdção de Inerteza de Medção Aplada a Redes Neras Após ter-se oado a nerteza de medção é preso realzar ma análse ríta dentfando o

Leia mais

Análise de Regressão. Profa Alcione Miranda dos Santos Departamento de Saúde Pública UFMA

Análise de Regressão. Profa Alcione Miranda dos Santos Departamento de Saúde Pública UFMA Análse de Regressão Profa Alcone Mranda dos Santos Departamento de Saúde Públca UFMA Introdução Uma das preocupações estatístcas ao analsar dados, é a de crar modelos que explctem estruturas do fenômeno

Leia mais

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo 3 Metodologa de Avalação da Relação entre o Custo Operaconal e o Preço do Óleo Este capítulo tem como objetvo apresentar a metodologa que será empregada nesta pesqusa para avalar a dependênca entre duas

Leia mais

Cálculo do Conceito ENADE

Cálculo do Conceito ENADE Insttuto aconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera IEP Mnstéro da Educação ME álculo do onceto EADE Para descrever o cálculo do onceto Enade, prmeramente é mportante defnr a undade de observação

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO E DESIGUALDADE ESPACIAIS DO CONSUMO RESIDENCIAL DE ELETRICIDADE: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 1989-2005 COM MEDIDAS DE INFORMAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO E DESIGUALDADE ESPACIAIS DO CONSUMO RESIDENCIAL DE ELETRICIDADE: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 1989-2005 COM MEDIDAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA APLICADA DISTRIBUIÇÃO E DESIGUALDADE ESPACIAIS DO CONSUMO RESIDENCIAL DE ELETRICIDADE: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 1989-2005 COM MEDIDAS DE INFORMAÇÃO

Leia mais