RESGATE DA CULTURA POPULAR: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA CRECHE MUNICIPAL SEVERINO DE FREITAS RÊGO PAU DOS FERROS - RN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESGATE DA CULTURA POPULAR: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA CRECHE MUNICIPAL SEVERINO DE FREITAS RÊGO PAU DOS FERROS - RN"

Transcrição

1 RESGATE DA CULTURA POPULAR: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA CRECHE MUNICIPAL SEVERINO DE FREITAS RÊGO PAU DOS FERROS - RN Ceche Municipal Seveino de Feitas Rêgo; Ceche e pé-escola; Pojeto intedisciplina; Peíodo de ealização 07 e 10 de outubo. cecheseveinodefeitasego@yahoo.com.b Auto: Gealda Maia de Bem Pofa. Ma. da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Feos RN, gealdabem@hotmail.com Resumo: Este estudo buscou compeende a elevância dessa temática no cotidiano da pática docente, no que se efee a educação de cianças da pé-escola. O pojeto Resgate da cultua popula teve como objetivo econhece a impotância da cultua popula, valoizando as manifestações folclóicas e a divesidade cultual, bem como, valoiza a cultua da comunidade no âmbito do espaço escola, e intega a família das cianças atavés dos tabalhos expostos pelos pópios familiaes no decoe da exposição nas salas ambientes, no contexto escola. Assim, paa alcança este objetivo buscamos embasamento teóico em autoes como: Santos (1999), Candu (2011), Pollak (1998), dente outos que abodam a temática em estudo. Nessa pespectiva, utilizamos como instumentos de investigação, a pesquisa bibliogáfica e o elato de uma expeiência vivenciada na Ceche, que nos popocionaam cuiosidades a espeito da impotância de tabalha a cultua popula no espaço da instituição. Assim, devemos essalta que esse pojeto contibuiu paa o apendizado das cianças no que diz espeito ao univeso da cultua popula. Espeamos, po fim, que essas cianças continuem viajando dento do univeso de sua imaginação atavés dos binquedos e das damatizações po elas inventados. Palavas-chave: Ciança, Cultua Popula, Folcloe. Intodução Sabemos que na escola encontamos divesas cultuas sendo necessáio espeitá-las e tabalhá-las com uma metodologia que popocione a valoização e econhecimento de cada umas delas paa o pocesso educativo. De acodo com Candu (2011, p. 72) cultua pode então se entendida como tudo aquilo que é poduzido pelo se humano. Assim, toda pessoa é podutoa de cultua, pois o homem é um se dotado de inteligência capaz de efleti com os outos os poblemas vinculados a sociedade na qual está inseido, visto que, cada gupo social possui cultua difeenciada em vitude de que cada gupo possui seu modo de vive e oganiza sua vivência em um deteminado teitóio. O pojeto Resgate da cultua popula, foi elaboado com o objetivo de econhece a impotância da cultua popula, valoizando as manifestações folclóicas e a divesidade cultual, bem como, valoiza a cultua da comunidade no âmbito do espaço escola e intega a família das cianças atavés dos tabalhos expostos pelos pópios familiaes no decoe da exposição nas salas ambientes, no contexto escola. Assim, paa alcança este objetivo

2 buscamos embasamento teóico em autoes como: Santos (1999), Candu (2011), Pollak (1998), dente outos que abodam a temática em estudo. Nessa pespectiva, utilizamos como instumentos de investigação, a pesquisa bibliogáfica e o elato de expeiência vivenciado na Ceche, que nos popocionaam cuiosidades a espeito da impotância de tabalha a cultua popula no espaço da instituição. Desta foma, queemos apesenta a pati desse estudo a impotância de tabalha a cultua popula na Educação Infantil, pois as cianças necessitam desde pequenas conheceem a cultua na qual estão inseidas, atavés das bincadeias, cantigas de oda e de nina e dos binquedos folclóicos poduzidos po elas no decoe das aulas. Objetivos Reconhece a impotância da cultua popula, valoizando as manifestações folclóicas e a divesidade cultual, bem como, valoiza a cultua da comunidade no âmbito do espaço escola. Metodologia Sabemos que a cultua basileia de um modo geal se caacteiza de uma foma muito singula, em vitude da mistua e heanças de muitas outas cultuas, advindas da miscigenação e inteação de aças, etnias e povos com suas difeentes linguagens que compõem o povo basileio. O pesente tabalho foi desenvolvido pelas pofessoas da Ceche Municipal Seveino de Feitas Rêgo, localizada na zona ubana da cidade de Pau dos Feos RN, com a oientação da equipe pedagógica. As atividades foam desenvolvidas com as cianças de ceche e pé-escola, visto que, a exposição dos tabalhos foam apesentados em salas ambientes nos dias 07 e 10 do mês de outubo de 2016, envolvendo a paticipação da família e da comunidade do entono. Nas salas ambientes foam expostas as atividades e alguns mateiais poduzidos pelas cianças com a mediação das pofessoas, como: telefone sem fio, pé de lata, pipa, bola de meia ente outos binquedos que fazem pate da liteatua folclóica, bem como, a exposição de objetos atesanais poduzidos pelos familiaes das cianças. Segundo Santos (1999, p. 8): Cultua diz espeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações sociedades e gupos humanos. Quando se considea as cultuas paticulaes que existem ou existiam, logo se constata a sua gande vaiação.

3 Com base na fala do auto, podemos pecebe, que medidas as cultuas vaiam e povocam discussões, pois, é peciso entende os sentidos que uma ealidade cultual faz paa aqueles que a vivem, visto que, cada ealidade cultual tem sua pópia especificidade, a qual é peciso conhece as páticas e costumes de um povo que habita um deteminado espaço, paa Santos (1999, p. 8), as vaiações nas fomas de famílias po exemplo, ou nas maneias de habita de vesti [...] são esultados de sua históia, elaciona-se com as condições mateiais de sua existência. Nesse enfoque, encontamos na concepção de Santos (1999), uma abodagem na qual se tenta demonsta a iqueza das cultuas e suas elações falam bem de peto a cada um de nós, já que nos convidam a que nos vejamos como sees sociais. De acodo com Santos (1999, p. 22): Cultua está muito associada a estudo, educação, fomação escola. Po vezes se fala de cultua paa se efei unicamente às manifestações atísticas, como o teato, a música, a pintua, a escultua outas vezes, ao se fala na cultua da nossa época ela é quase que identificada com os meios de comunicação de massa, tais como o ádio, o cinema, a televisão. Ou então cultua diz espeito às festas e ceimônias tadicionais, às lendas e cenças de um povo, ou a seu modo de se vesti, à sua comida, a seu idioma. Podemos pecebe que a cultua constitui os hábitos, costumes das pessoas que estão inseidas em um deteminado luga, po isso, a música, as manifestações folclóicas estão pesentes na vida das pessoas, desde a infância po meio do epetóio das cantigas de nina, bem como, as bincadeias de oda, assim como os binquedos dente eles papagaio, pião, estilingue que fazem pate do epetóio cultual. Nesse sentido, a pesença folclóica, enquanto foma de cultua na vida de um povo só é possível devido a existência da memóia, bem como, das lembanças que temos dos nossos antepassados, as quais guadamos ecodações pessoais advindas de um deteminado contexto históico. Segundo Pollak (1989, p. 07), A memóia, essa opeação coletiva dos acontecimentos e das intepetações do passado que se que salvaguada, se intega, como vimos, em tentativas mais ou menos conscientes de defini e de efoça sentimentos de petencimento e fonteias sociais ente coletividades de tamanho difeentes: patidos, sindicatos, igejas, aldeias, egiões, clãs, famílias, nações etc.[...] paa defini seu luga espectivo, sua complementaiedade, mas também as oposições iedutíveis.

4 Desse modo, podemos pecebe diante da fala de Pollak (1989) a impotância das manifestações folclóica advindas das bincadeias, das cantigas de nina, bem como, dos binquedos cantados esultante do folcloe basileio decoente dos mitos, folguedos, cendices e, ainda, as famosas canções populaes, consideando a divesidade cultual das pessoas no que diz espeito à sua maneia difeente de vive na sociedade na qual está inseido. Resultados e Discussões Os esultados nos demonstaam que o folcloe é uma expessão popula que faz pate da históia de um povo, com seu modo de se expessa, de vive em uma deteminada egião. Paa Stini; Silva; Rebelo (2014, p. 38), o folcloe basileio é ico em danças que epesentam as tadições e a cultua de uma deteminada egião [...] aspectos eligiosos, festas, lendas, fatos históicos e acontecimentos do cotidiano e bincadeias. Desse modo, o tabalho nas escolas enfocando o tema folcloe, consiste nas fomas de expessa da cultua dos educandos, as atividades com danças, cantigas de oda, música, binquedos cantados dente outos elementos, que fazem pate da liteatua folclóica, contibui paa a valoização e conhecimento da cultua popula das cianças. Segundo Cascudo (2012, p. 15) o folcloe decoe da memóia coletiva, indistinta e contínua. Deveá se sempe o popula e mais uma sobevivência [...] os elementos caacteísticos do folcloe são: a antiguidade, a pesistência, anonimato e a oalidade. Dessa foma, podemos pecebe a impotância da liteatua folclóica na pática pedagógica no âmbito do espaço escola, uma vez que esse conhecimento é elevante no desenvolvimento e apendizagem das cianças, pois, faz pate do seu univeso social, advindos das tadições, costumes e da imaginação popula das cianças, como pate de sua fomação social e cultual, cabendo aos pofessoes sabe exploa o conhecimento dos educandos, no que diz espeito ao epetóio cultual vivenciado po eles no seu cotidiano, fazendo uma ligação com o conhecimento sistematizado na sala de aula. Patindo desse pessuposto, foam ealizadas, váias apesentações folclóicas envolvendo damatizações e danças, como: a lenda da Iaa, Vitóia Régia, Neginho do Pastoeio, bem como, uma peça teatal da música do Saci, além das danças (a Linda Rosa Juvenil, Samba Lelê, Boi-Bumbá), e confecção dos binquedos pelas cianças como demonstam as figuas abaixo:

5 Figuas 1 e 2: binquedos confeccionados juntamente com as cianças usando mateiais ecicláveis. Fonte: Acevo da Ceche municipal Seveino de Feitas Rêgo, No binca, a ciança lida com sua ealidade, dessa foma o binquedo é de fundamental impotância paa o desenvolvimento da ciança pequena, uma vez que, binca é vive ciativamente no mundo. Os binquedos expostos nas Figuas 1 e 2, foam constuídos com as cianças de ceche e pé-escola, tendo como finalidade mosta a impotância dos binquedos atesanais. De acodo com as dietizes cuiculaes paa Educação Infantil, Basil (2012, p. 46) as cianças podem binca tanto com binquedos industializados como atesanais, constuídos po adultos e cianças, além de utiliza mateiais de sucata e da natueza. Assim, pecebemos a gande motivação das cianças e alegia ao confeccionaem seu pópio binquedo na sala de aula, cujos binquedos confeccionados são de mateiais ecicláveis, dente eles: pé de lata, bola de meia; bilboquê, telefone sem fio, jogo da velha; cavalo de pau, bate-bate ente outos binquedos, que fazem pate da tadição folclóica, visto que as bincadeias com sucata desenvolvem a ciatividade das cianças, cujos mateiais, ganham fomas vaiadas.

6 Figuas 3 e 4: Atividades de dobadua e de ecote e colagem ealizada com as cianças. Fonte: Acevo da Ceche municipal Seveino de Feitas Rêgo, No egisto das atividades didáticas pedagógicas, ealizadas pelas cianças de ceche e pé-escola no decoe do desenvolvimento do pojeto, a figua 3, epesenta atividade de dobadua do saci, a figua 4, atividade de ecote e colagem com o pesonagem da Iaa, ambos são pesonagens do folcloe basileio e envolvem a pecepção, imaginação e a coodenação motoa da ciança. Além das atividades das cianças, foam também expostas no dia da culminância, objetos confeccionados pelos familiaes das cianças. Nas figuas 5 e 6, podemos obseva alguns desses objetos de atesanato. Figuas 5 e 6: Objetos de atesanato poduzido pelos familiaes das cianças. Fonte: Acevo da Ceche municipal Seveino de Feitas Rêgo, 2016.

7 Estes tabalhos foam expostos a fim de valoiza o tabalho dos atesãos da comunidade, bem como, exposição de chás caseios, paa degustação mostando a impotância das evas medicinais, além da exposição de outos objetos petencentes às manifestações folclóicas, como também, danças e bincadeias tadicionais do folcloe. Figua 7 e 8: Dança: A linda Rosa Juvenil e o Boi-bumbá com as cianças da Ceche. Fonte: Acevo da Ceche Municipal Seveino de Feitas Rêgo, Buscamos assim, gaanti a impotância das manifestações cultuais enceando as atividades com apesentações de danças e damatizações pelas cianças dente elas, a Linda Rosa Juvenil apesentada pelas cianças da pé-escola (figua 7). O Boi-bumbá apesentado pelas cianças da ceche, dente outas atividades efeente ao pojeto tabalhado. Pocuamos dessa foma, valoiza a divesidade cultual das difeentes cianças, sua família e da comunidade do entono. Segundo Aguia; Jales (2011, p. 284) buscamos cia opotunidades paa que as cianças se apopiem de elementos significativos de sua cultua, não como vedades absolutas, mas como elaboações dinâmicas e povisóias. Consideações Finais Vimos no decoe do texto, a impotância de tabalha o conhecimento folclóico no contexto da ceche, visto que, as bincadeias, as danças, bem como, a confecção de binquedos popociona o desenvolvimento físico, social e cultual das cianças pequenas, em vitude da socialização com os colegas e pofesso no decoe da constução dos binquedos, uma vez que, os binquedos ecicláveis possibilitam a ciança a conhece a pesevação do meio ambiente.

8 Nesse sentido, esse pojeto teve como intuito possibilita um vínculo de espeito mútuo, geando espaço paa a paticipação dos familiaes nas atividades executadas na ceche mostando a impotância de tabalha sobe a cultua popula esgatando os binquedos e bincadeias pefeidas pelas cianças. Pela iqueza que esse pojeto epesentou paa nossas cianças, apesentamos os tabalhos em salas ambientes paa toda comunidade, bem como, a visita das cianças de duas ceches situada nessa cidade, que contibuiu paa o apendizado das cianças, no que diz espeito ao univeso da cultua popula. Espeamos, po fim, que essas cianças continuem viajando dento do univeso de sua imaginação, atavés dos binquedos e das damatizações dos pesonagens po elas inventados. Encantados com a imaginação das cianças, econhecemos que é possível e necessáio tabalha a liteatua folclóica no cotidiano da ceche. Refeências BRASIL. Ministéio da Educação. Secetaia de Educação Básica. Dietizes cuiculaes nacionais paa a educação infantil. Basília: MEC, SEB, CANDAU, V. M, (og.) Multicultualismo: difeenças cultuais e páticas pedagógicas. 7ª ed. Petópolis, RJ: vozes, CASCUDO, L. da C. Liteatua Oal no Basil. 1ª edição digital. São Paulo, Global Editoa, JALLES, A. F; ARAÚJO, K. B. Ate e cultua na infância. EDUFRN. Natal, RN, POLLAK, M. Memóias, esquecimento, silêncio. Estudos históicos, Rio de Janeio, vol. 2, n. 3, 1989, p SANTOS, J. L. O que é cultua. 14 ed. São Paulo: Basiliense, (Coleção pimeios passos; 110). STRINI, P. J. S. A; REBELO, A. C. S; FIUZA, T. S; et al. Análise históica de danças folclóicas aplicadas à anatomia como foma educacional: uma expeiência de extensão. Revista UFG Ano XV nº 15 dezembo de 2014.

Atendimento Educacional Especializado: relato de uma experiência de letramento com estudantes surdos

Atendimento Educacional Especializado: relato de uma experiência de letramento com estudantes surdos Atendimento Educacional Especializado: elato de uma expeiência de letamento com estudantes sudos Mainalva Alexandino Loiola Especialista em LIBRAS Pofessoa da Escola Municipal Doutoa Maia Amélia Bastos,

Leia mais

TEATRO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID

TEATRO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID TEATRO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID Jose Ismaildo Dantas de Oliveia Gaduando da Univesidade do Estado do Rio Gande do Note Email: ubonego80@hotmail.com Maia Iene Batista de Lima Costa Pofessoa da

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 1. Yandra Brandão Macêdo Souza Graduanda em Pedagogia

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 1. Yandra Brandão Macêdo Souza Graduanda em Pedagogia A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 1 Yanda Bandão Macêdo Souza Gaduanda em Pedagogia Univesidade Estadual do Sudoeste da Bahia- yandabms@hotmail.com Buna dos Santos Santana Gaduanda

Leia mais

A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM O FAZER PEDAGÓGICO 1

A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM O FAZER PEDAGÓGICO 1 A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM O FAZER PEDAGÓGICO 1 Antônia Maía Emelly Cabal da Silva Vieia Fomação inicial em Pedagogia (UERN) com mestado em Educação (UFRN) Univesidade do

Leia mais

BRINCAR, MANIPULAR E CRIAR: DESCOBRINDO O MUNDO DAS SENSAÇÕES COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS EM CRECHE

BRINCAR, MANIPULAR E CRIAR: DESCOBRINDO O MUNDO DAS SENSAÇÕES COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS EM CRECHE BRINCAR, MANIPULAR E CRIAR: DESCOBRINDO O MUNDO DAS SENSAÇÕES COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS EM CRECHE Nilcia Moaes costa nilcia7_moaes@hotmail.com Acadêmica do Cuso de pedagogia da Univesidade Fedeal do

Leia mais

O LIXO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR 1. Bethânia Monteiro Moreira. Andréia Pereira da Silva

O LIXO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR 1. Bethânia Monteiro Moreira. Andréia Pereira da Silva O LIXO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR 1 Bethânia Monteio Moeia Aluna do cuso Licenciatua em Pedagogia. Univesidade Fedeal do Paá (UFPA). E-mail: bmonteiomoeia@bol.com.b Andéia Peeia da Silva

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO PROEJA DO IFMT CAMPUS CONFRESA 1

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO PROEJA DO IFMT CAMPUS CONFRESA 1 A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO PROEJA DO IFMT CAMPUS CONFRESA 1 Maa Maia Duta; Thiago Beiigo Lopes; Macelo Fanco Leão Mesta em Ciências Ambientais; Meste

Leia mais

A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autora: Luiza Maria Paixão Lepos

A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autora: Luiza Maria Paixão Lepos A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autoa: Luiza Maia Paixão Lepos Gaduada em Ciências Sociais pela Univesidade Fedeal do Sul e Sudeste do Paá. Pofessoa de Sociologia

Leia mais

AS PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INFANTIL 1

AS PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INFANTIL 1 AS PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INFANTIL 1 Edima Campelo Aaújo (Oientado) Pedagogo; Meste em Ciências da Educação Pofesso da Faculdade ISEPRO; e-mail: ojuaacampelo@hotmail.com

Leia mais

MÚSICA REGIONAL: SEU USO NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

MÚSICA REGIONAL: SEU USO NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 MÚSICA REGIONAL: SEU USO NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Rosicléia de Melo Nunes Gaduada em Pedagogia Univesidade do Estado do Amazonas Email:osicleiademelonunes@gmail.com

Leia mais

DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLAR AMAZÔNICA E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA FREIREANA 1

DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLAR AMAZÔNICA E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA FREIREANA 1 DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLAR AMAZÔNICA E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA FREIREANA 1 Hanna Tamies Gomes Coêa Gaduanda de Licenciatua Plena em Pedagogia. Bolsita PIBIC/CNPQ Univesidade do Estado do Paá Ivanilde

Leia mais

A RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS NO MARAJÓ - PARÁ 1 Tatiana Gama de Almeida Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia

A RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS NO MARAJÓ - PARÁ 1 Tatiana Gama de Almeida Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia A RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS NO MARAJÓ - PARÁ 1 Tatiana Gama de Almeida Acadêmica do Cuso de Licenciatua em Pedagogia Univesidade Fedeal do Paá Campus Univesitáio do Maajó Beves

Leia mais

A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1

A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Josivando Feeia da Cuz Gaduando em Pedagogia Univesidade Estadual do Ceaá josivan.feeia@aluno.uece.b

Leia mais

A AULA DE ARTE NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA E.E.I.F MARIA PIA BRÍGIDO 1

A AULA DE ARTE NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA E.E.I.F MARIA PIA BRÍGIDO 1 A AULA DE ARTE NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA E.E.I.F MARIA PIA BRÍGIDO 1 Maia das Dôes de Souza Gonçalves Gaduanda do cuso de Pedagogia e Bolsista de Pogama Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

MULTICULTURALISMO E LEITURA NA ESCOLA: ABORDAGEM TEÓRICA E REFLEXIVA

MULTICULTURALISMO E LEITURA NA ESCOLA: ABORDAGEM TEÓRICA E REFLEXIVA MULTICULTURALISMO E LEITURA NA ESCOLA: ABORDAGEM TEÓRICA E REFLEXIVA Jocelinha Macena da Silva; Keute Gláudia da Conceição Soaes Bezea Univesidade do Estado do Rio Gande do Note, E-mail: jocelinha.macena.s@hotmial.com

Leia mais

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORES NA TRANSAMAZÔNICA 1.

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORES NA TRANSAMAZÔNICA 1. A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORES NA TRANSAMAZÔNICA 1. Sidneia Santos de Sousa Especialista em Educação. Secetaia Municipal de Educação de Paagominas-Pa / sidneiasousa@bol.com.b

Leia mais

LINGUAGEM TEATRAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL

LINGUAGEM TEATRAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL LINGUAGEM TEATRAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL I Fancisca Thais Peeia Costa Gaduanda da Univesidade do Estado do Rio Gande do Note Email: tatahpedagogia@outlook.com Fancicleide Cesáio

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO SEGUNDO ANO DA COLEÇÃO DIDÁTICA PROJETO PROSA 1. Jéssica Reis Santos

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO SEGUNDO ANO DA COLEÇÃO DIDÁTICA PROJETO PROSA 1. Jéssica Reis Santos ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO SEGUNDO ANO DA COLEÇÃO DIDÁTICA PROJETO PROSA 1 Jéssica Reis Santos Univesidade Fedeal do Paá - jessica.hist@hotmail.com Resumo Este atigo tem como desígnio

Leia mais

PROJETO ARTES VISUAIS NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID PEDAGOGIA UFC 1

PROJETO ARTES VISUAIS NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID PEDAGOGIA UFC 1 PROJETO ARTES VISUAIS NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID PEDAGOGIA UFC 1 Miela dos Santos Amaal (1); Nayaa Feitas da Silva (2); Maia José Albuqueque da Silva (3) (1. Gaduada em Pedagogia,

Leia mais

DA TEORIA A PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ACADEMIA REFLETIDAS NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

DA TEORIA A PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ACADEMIA REFLETIDAS NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL DA TEORIA A PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ACADEMIA REFLETIDAS NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL Autoa: Fancisca Lindevânia Diniz Lopes Gaduanda do Cuso de Pedagogia - Univesidade Fedeal de Campina

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE X LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. Palavras chaves: Leitura, Estágio Supervisionado II, Docência.

INTERDISCIPLINARIDADE X LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. Palavras chaves: Leitura, Estágio Supervisionado II, Docência. INTERDISCIPLINARIDADE X LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II Cistiana Fenandes da Costa1 fcistiana534@gmail.com Jadiane da Silva Oliveia2 jadis.oliveia@gmail.com Kala Tapuia Gomes

Leia mais

SUGESTÕES METODÓLOGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFIA: POR UMA CARTOGRAFIA DA REALIDADE 1

SUGESTÕES METODÓLOGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFIA: POR UMA CARTOGRAFIA DA REALIDADE 1 SUGESTÕES METODÓLOGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFIA: POR UMA CARTOGRAFIA DA REALIDADE 1 Maia Dayane Peeia¹ Gaduanda em Licenciatua em Pedagogia Maia Ilza Matins da Silva Monteio² Gaduanda em Licenciatua

Leia mais

LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA: ferramenta pedagógica para o ensino de leitura e escrita na escola 1

LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA: ferramenta pedagógica para o ensino de leitura e escrita na escola 1 LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA: feamenta pedagógica paa o ensino de leitua e escita na escola 1 Auto: Maia Valdilene Santos Peeia Gaduanda em Licenciatua em Linguagens e Códigos Língua Potuguesa

Leia mais

DE CONTO EM CONTO SE GANHA UM PONTO: A NARRATIVA DO DIA A DIA NOS IMPRESSOS LITERÁRIOS.

DE CONTO EM CONTO SE GANHA UM PONTO: A NARRATIVA DO DIA A DIA NOS IMPRESSOS LITERÁRIOS. DE CONTO EM CONTO SE GANHA UM PONTO: A NARRATIVA DO DIA A DIA NOS IMPRESSOS LITERÁRIOS. Dulcimáia Alves Medeios; Maia Andéia Peeia Rodigues; Vanlúcia Alves da Costa. Univesidade do Estado do Rio Gande

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES: Práticas de leitura na. Educação Infantil 1

UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES: Práticas de leitura na. Educação Infantil 1 UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES: Páticas de leitua na RESUMO Educação Infantil 1 Deisy Chistina Moeia Santos 2 Univesidade Estadual do Piauí - UESPI deisychistina@hotmail.com Jozemília de Jesus dos

Leia mais

APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS ÚTEIS COM A OBRA A GALINHA RUIVA : EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS ÚTEIS COM A OBRA A GALINHA RUIVA : EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS ÚTEIS COM A OBRA A GALINHA RUIVA : EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Letícia Bezea Fança Email: leticiafanca_pedagogia@outlook.com; Lizanda Maia de Casto Fenandes Email:

Leia mais

RESUMO. (83) r

RESUMO. (83) r 1 A MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONSIDERANDO O TRABALHO CURRICULAR PAUTADO NAS APRENDIZAGENS DAS DIFERENTES LINGUAGENS COM AS CRIANÇAS. Fancisca

Leia mais

A AFETIVIDADE DOS PROFESSORES, EM SALA DE AULA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM UMA CRECHE MUNICIPAL.

A AFETIVIDADE DOS PROFESSORES, EM SALA DE AULA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM UMA CRECHE MUNICIPAL. A AFETIVIDADE DOS PROFESSORES, EM SALA DE AULA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM UMA CRECHE MUNICIPAL. Aiella de Lima Faias 1 Iaa Apaecida Paiva 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO www.uema.b RESUMO

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR 1

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR 1 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR 1 Melcka Yulle Conceição Ramos Mestanda em Educação Univesidade Fedeal do Maanhão Maia José Pies Baos Cadozo Doutoa em Educação Univesidade

Leia mais

LER PARA MAIS APRENDER: INCENTIVO AO HÁBITO DE LEITURA A ALUNOS DA 2ª E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Beatriz Santana do Carmo. Renato Sousa Linhares

LER PARA MAIS APRENDER: INCENTIVO AO HÁBITO DE LEITURA A ALUNOS DA 2ª E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Beatriz Santana do Carmo. Renato Sousa Linhares 1 LER PARA MAIS APRENDER: INCENTIVO AO HÁBITO DE LEITURA A ALUNOS DA 2ª E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Beatiz Santana do Camo Acadêmica do VI peíodo de Letas Licenciatua em Língua Potuguesa e Liteatuas de

Leia mais

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES DE PROBABILIDADE.

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES DE PROBABILIDADE. DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES DE PROBABILIDADE. Iuy Feeia Gaspa Gaduando em Pedagogia, Univesidade Fedeal do Tocantins UFT, iuyfgaspa@gmail.com Andey Patick Monteio

Leia mais

BRINQUEDOTECA DO CAMPUS UFMA DE IMPERATRIZ: uma análise das atividades desenvolvidas com uma pré-escola municipal localizada em seus arredores

BRINQUEDOTECA DO CAMPUS UFMA DE IMPERATRIZ: uma análise das atividades desenvolvidas com uma pré-escola municipal localizada em seus arredores BRINQUEDOTECA DO CAMPUS UFMA DE IMPERATRIZ: uma análise das atividades desenvolvidas com uma pé-escola municipal localizada em seus aedoes Buna Coelho de Oliveia Gaduada em Pedagogia Univesidade Estadual

Leia mais

BRINCAR E APRENDER: A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1

BRINCAR E APRENDER: A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 BRINCAR E APRENDER: A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Autoa: Juliete Soaes de Albuqueque Gaduada do Cuso de Pedagogia - Univesidade Fedeal de Campina Gande Co-autoa: Zildene Fancisca

Leia mais

ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE ACORDO COM OS POSTULADOS DA PSICOLINGUISTA EMÍLIA FERREIRO 1

ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE ACORDO COM OS POSTULADOS DA PSICOLINGUISTA EMÍLIA FERREIRO 1 ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE ACORDO COM OS POSTULADOS DA PSICOLINGUISTA EMÍLIA FERREIRO 1 Maia Miaíe Peeia Silva (1); Fancicleide Cesáio de Oliveia Fontes (1); (1) Gaduanda do Cuso

Leia mais

GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR 1

GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR 1 GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR 1 Glaucia de Sousa Gomes Gaduanda do cuso de pedagogia Univesidade Fedeal da Paaíba Campus III Felipe do Nascimento Felipe Gaduando do cuso de pedagogia Univesidade

Leia mais

(83) r

(83) r REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO DO ESPAÇO ESCOLAR 1 Auto (1): Gealda Maia de Bem Pofa. Ms. da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Feos RN, gealdabem@hotmail.com Resumo:

Leia mais

AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE ÁGUA BRANCA-PI 1

AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE ÁGUA BRANCA-PI 1 AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE ÁGUA BRANCA-PI 1 Edima Campelo Aaújo (Oientado) Pedagogo; Meste em Ciências da Educação Pofesso da Faculdade

Leia mais

A ESCOLA, NA VISÃO DA CRIANÇA 1 Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro 2 Suely Costa Mendes 3 RESUMO

A ESCOLA, NA VISÃO DA CRIANÇA 1 Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro 2 Suely Costa Mendes 3 RESUMO A ESCOLA, NA VISÃO DA CRIANÇA 1 Kala Bianca Feitas de Souza Monteio 2 Suely Costa Mendes 3 RESUMO O pesente estudo faz uma análise aceca do que pensam as cianças do pimeio ano do ensino fundamental de

Leia mais

A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS. (OUTROS).

A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS. (OUTROS). A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS. (OUTROS). Auto (1); Co-auto (1); Oientado (3) Adiane Pinheio Teixeia Gaduanda do cuso de Geogafia adianepteixeia@gmail.com José Nazaeno de Souza Monteio¹

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA ATUAL 1

GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA ATUAL 1 GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA ATUAL 1 Yanda Bandão Macêdo Souza yandabms@hotmail.com Gaduanda do cuso de Pedagogia Univesidade Estadual do Sudoeste da Bahia Buna dos Santos Santana bunasantana0209@hotmail.com

Leia mais

ENSINO DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU COM O AUXÍLIO DOS JOGOS DIDÁTICOS

ENSINO DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU COM O AUXÍLIO DOS JOGOS DIDÁTICOS ENSINO DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU COM O AUXÍLIO DOS JOGOS DIDÁTICOS Atu Cuz de Sousa Acadêmico do 9º peíodo do cuso de Licenciatua em Matemática pela UFT. Bolsista do PIBID (Pogama

Leia mais

2. Ensino de História e Questão Agrária no Maranhão: repensando o conhecimento histórico.

2. Ensino de História e Questão Agrária no Maranhão: repensando o conhecimento histórico. ENSINO DE HISTÓRIA: REPENSANDO A QUESTÃO AGRÁRIA EM SALA DE AULA 1 Maiana da Sulidade Oientadoa Pofª Dª Monica Piccolo Almeida (UEMA) Mestanda do Pogama de Pós Gaduação Históia Ensino e Naativa da Univesidade

Leia mais

TEXTO, POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1. Járede Sousa Barros de Oliveira de Oliveira RESUMO

TEXTO, POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1. Járede Sousa Barros de Oliveira de Oliveira RESUMO TEXTO, POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1 Jáede Sousa Baos de Oliveia de Oliveia Pedagoga gaduada pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitóia, FAVIX/ES, especialista em Psicopedagogia pela

Leia mais

A FORMAÇÃO LEITORA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1

A FORMAÇÃO LEITORA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 A FORMAÇÃO LEITORA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 Andeza Emicala Peeia Cavalcante Mestanda do Pogama de Pós-Gaduação em Ensino- PPGE da Univesidade do Estado

Leia mais

O PROFESSOR E A FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA PRÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA. Renata Paiva de Freitas. Vinicius Batista Vieira. Francisca Laura Neta

O PROFESSOR E A FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA PRÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA. Renata Paiva de Freitas. Vinicius Batista Vieira. Francisca Laura Neta O PROFESSOR E A FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA PRÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA 1 Renata Paiva de Feitas Univesidade do Estado do Rio Gande do Note-UERN, enatapedagoga06@gmail.com 2 Vinicius Batista Vieia Instituto

Leia mais

PROJETO TOCAR: ORIENTAÇÃO MUSICAL PARA PROFESSORES REGENTES DO ENSINO INFANTIL, UTILIZANDO O VIOLÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO.

PROJETO TOCAR: ORIENTAÇÃO MUSICAL PARA PROFESSORES REGENTES DO ENSINO INFANTIL, UTILIZANDO O VIOLÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO. PROJETO TOCAR: ORIENTAÇÃO MUSICAL PARA PROFESSORES REGENTES DO ENSINO INFANTIL, UTILIZANDO O VIOLÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO. Kalla Gyzelle Rodigues de Oliveia Pofessoa de Música Secetaia Municipal de

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DAS SALAS AMBIENTES E DOS MATERIAIS MONTESSORIANOS PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ¹

CONTRIBUIÇÃO DAS SALAS AMBIENTES E DOS MATERIAIS MONTESSORIANOS PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ¹ CONTRIBUIÇÃO DAS SALAS AMBIENTES E DOS MATERIAIS MONTESSORIANOS PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ¹ Dayane Kely Boges Teixeia Gaduanda em Licenciatua em Pedagogia

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EJA.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EJA. 1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EJA. Facivane Pinho de Souza¹ Èissa Regina Silva de Souza 2 Leide Ana Viana Ribeio 3 Especialista em Lingua Basileia de Sinais 1 Especialista

Leia mais

TEATRO NA ESCOLA: ensinando e encenando fábulas. Autor: Kelly Costa Freire Graduanda em Linguagens e Códigos Música

TEATRO NA ESCOLA: ensinando e encenando fábulas. Autor: Kelly Costa Freire Graduanda em Linguagens e Códigos Música TEATRO NA ESCOLA: ensinando e encenando fábulas Auto: Kelly Costa Feie Gaduanda em Linguagens e Códigos Música Univesidade Fedeal do Maanhão kellycfeie@hotmail.com Co-auto: Juliana Pinho Liate Gaduanda

Leia mais

r

r ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROJETO ESCOLA LABORATÓRIO: SABERES, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NO PERÍODO DAS FÉRIAS ESCOLARES POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA * Lucília Rosália Duta

Leia mais

A MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ESCRITA DO GÊNERO CRÔNICA NAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

A MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ESCRITA DO GÊNERO CRÔNICA NAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA A MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ESCRITA DO GÊNERO CRÔNICA NAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Auto (a): Maia da Conceição de Souza Peeia Co-auto (a): Fancisco Rafael Andade Gaduanda do 7º peíodo

Leia mais

A AFETIVIDADE COMO ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLA DA REDE PRIVADA EM SÃO LUÍS, MARANHÃO.

A AFETIVIDADE COMO ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLA DA REDE PRIVADA EM SÃO LUÍS, MARANHÃO. A AFETIVIDADE COMO ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLA DA REDE PRIVADA EM SÃO LUÍS, MARANHÃO.* Chistiane Valêska Aaujo Costa Lima Meste em Educação FACULDADE PITÁGORAS

Leia mais

PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE PENSAM E FAZEM OS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL? 1

PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE PENSAM E FAZEM OS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL? 1 PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE PENSAM E FAZEM OS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL? 1 Niuza Alves da Costa Ribeio Acadêmica de Pedagogia pela UFPI/CMRV Luciana Matias Cavalcante Pofessoa

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: um olhar a partir das produções acadêmicas no período de 2006 a

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: um olhar a partir das produções acadêmicas no período de 2006 a FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: um olha a pati das poduções acadêmicas no peíodo de 2006 a 2015 1 Milena Ross do Nascimento da Silva Especialista em Docência do Ensino Supeio Instituto de Ensino Supeio

Leia mais

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Fancisca Dêyvila da Silva Batista Gaduanda do Cuso de Pedagogia Univesidade Fedeal de Campina Gande

Leia mais

A PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADO E A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ 1 Aline Cristina Guerreiro Siqueira

A PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADO E A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ 1 Aline Cristina Guerreiro Siqueira A PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADO E A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ 1 Aline Cistina Gueeio Siqueia Gaduanda do Cuso de Pedagogia e bolsista do Obsevatóio da Educação; Univesidade Fedeal

Leia mais

O PAPEL DAS APRENDIZAGENS IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS. Juliana Chioca Ipolito Mestre em Educação Universidade Federal do Tocantins

O PAPEL DAS APRENDIZAGENS IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS. Juliana Chioca Ipolito Mestre em Educação Universidade Federal do Tocantins O PAPEL DAS APRENDIZAGENS IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS Juliana Chioca Ipolito Meste em Educação Univesidade Fedeal do Tocantins Este atigo é esultado de pate dos estudos ealizados na disciplina Linguagem escita,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA NA ESCOLA ADVENTISTA EM TUCURUÍ-PA

EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA NA ESCOLA ADVENTISTA EM TUCURUÍ-PA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA NA ESCOLA ADVENTISTA EM TUCURUÍ-PA Cistina da Silva Baos Auto (1) Gaduando do Cuso de Pedagogia, da Univesidade Fedeal do Paá do

Leia mais

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1.

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Auto: Gessyka Felix da Silva; Co-auto: Indianaa Cabal de Moais; Oientado: Maia Rosima Gomes dos Santos Rodigues Gaduandas em Licenciatua

Leia mais

INTRODUÇÃO. (83) r RESUMO

INTRODUÇÃO. (83) r RESUMO ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO NORTE DO TOCANTINS ATRAVÉS DA LUDICIDADE 1 Luiz Gonzaga Medeios Júnio * ; Adiano Filipe Baeto Gangeio ** * Acadêmico

Leia mais

O PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES EM JOSÉ DA PENHA-RN

O PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES EM JOSÉ DA PENHA-RN O PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES EM JOSÉ DA PENHA-RN José Rosamilton de Lima Univesidade do Estado do Rio Gande do Note osamiltonlima@hotmail.com Resumo: Neste tabalho

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE SAVIANE, VYGOTSKY, BANDURA E WALLON PARA A COMPREENSÃO DA INFÂNCIA E DA CULTURA.

AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE SAVIANE, VYGOTSKY, BANDURA E WALLON PARA A COMPREENSÃO DA INFÂNCIA E DA CULTURA. AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE SAVIANE, VYGOTSKY, BANDURA E WALLON PARA A COMPREENSÃO DA INFÂNCIA E DA CULTURA. Janusa Adiana Maciel da Cuz Univesidade Fedeal do Paá UFPA, janusacuzz@hotmail.com Resumo:

Leia mais

SER EDUCADOR EM CLASSES MULTIANOS DO MARAJÓ: uma reflexão sobre a realidade dos profissionais de três Escolas Ribeirinhas de Breves/PA 1

SER EDUCADOR EM CLASSES MULTIANOS DO MARAJÓ: uma reflexão sobre a realidade dos profissionais de três Escolas Ribeirinhas de Breves/PA 1 SER EDUCADOR EM CLASSES MULTIANOS DO MARAJÓ: uma eflexão sobe a ealidade dos pofissionais de tês Escolas Ribeiinhas de Beves/PA 1 Auto: Elbison Bispo Gomes Gaduando em Pedagogia Univesidade Fedeal do Paá/Campus

Leia mais

A ESCRITA REFLEXIVA NO RELATÓRIO DE ESTÁGIO: IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE 1

A ESCRITA REFLEXIVA NO RELATÓRIO DE ESTÁGIO: IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE 1 A ESCRITA REFLEXIVA NO RELATÓRIO DE ESTÁGIO: IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE 1 Vanessa Costa Lima 1 ; Camila Rodigues da Silva 2 Auto 1 : Gaduada em Letas licenciatua em Língua Potuguesa e espectivas liteatuas

Leia mais

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: concepções e práticas. Maycon Pereira Guimarães 1. Ícaro Rodrigues Pinho 2. Edith Maria Batista Ferreira 3.

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: concepções e práticas. Maycon Pereira Guimarães 1. Ícaro Rodrigues Pinho 2. Edith Maria Batista Ferreira 3. A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: concepções e páticas Maycon Peeia Guimaães 1 Ícao Rodigues Pinho 2 Edith Maia Batista Feeia 3 1 Gaduando em Pedagogia pela Univesidade Fedeal do Maanhão. E-mail: mayconguimaaes@hotmail.com.b

Leia mais

Uma proposta de jogo virtual como facilitador da Aprendizagem de Física.

Uma proposta de jogo virtual como facilitador da Aprendizagem de Física. Uma poposta de jogo vitual como facilitado da Apendizagem de Física. Thaynaa Cavalho de Faia Maques Estudante de Especialização em Ensino de Física. Univesidade Candido Mendes thaynaadefaia@gmail.edu.b

Leia mais

LETRAMENTOS CRÍTICOS, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÃO INTEGRAL NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 1

LETRAMENTOS CRÍTICOS, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÃO INTEGRAL NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 1 LETRAMENTOS CRÍTICOS, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÃO INTEGRAL NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 1 Veonica Damasceno de Souza Feitoza (1); Oientadoa: Dª. Simone Batista da

Leia mais

GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DE EDUCADORES NA FORMAÇÃO DE MENINAS E MENINOS. Creusivan Carvalho Nolêto

GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DE EDUCADORES NA FORMAÇÃO DE MENINAS E MENINOS. Creusivan Carvalho Nolêto GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DE EDUCADORES NA FORMAÇÃO DE MENINAS E MENINOS. Ceusivan Cavalho Nolêto Univesidade Fedeal do Maanhão; ceusivan@hotmail.com GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO RESUMO ESCOLAR 1 Samaa Boges da Silva Licenciada em Pedagogia Univesidade Fedeal do Piauí - UFPI Ianeide Moais Lopes Oliveia Licenciada em Pedagogia

Leia mais

ARTECULANDO: A INFLUÊNCIA DA ARTE QUE TRANSFORMA A PRÁTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA 1

ARTECULANDO: A INFLUÊNCIA DA ARTE QUE TRANSFORMA A PRÁTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA 1 ARTECULANDO: A INFLUÊNCIA DA ARTE QUE TRANSFORMA A PRÁTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA 1 Janne May Alves Linhaes (1); Antônia Matinele Moeia Lima (1); Suely Souza de Menezes (2). (1) Gaduada em Pedagogia

Leia mais

A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID

A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID Nagila Alves de Almeida Gaduanda em Licenciatua em Ciências Natuais Química Univesidade Fedeal do Maanhão

Leia mais

REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSTRUINDO EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO1. Hercília Ferreira da Silva

REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSTRUINDO EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO1. Hercília Ferreira da Silva REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSTRUINDO EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO1 Hecília Feeia da Silva Univesidade Fedeal do Piauí- fhecilia@hotmail.com Gaduanda do Cuso de Pedagogia Lauanda

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A CIDADE DE BELÉM COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM. PALAVRAS CHAVES: Alfabetização, Letramento, Formação de Professores.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A CIDADE DE BELÉM COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM. PALAVRAS CHAVES: Alfabetização, Letramento, Formação de Professores. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A CIDADE DE BELÉM COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Lúcia Cistina Azevedo Quaesma 1 RESUMO Este atigo etata um pojeto constuído po pofessoes alfabetizadoes, a pati das fomações vivenciadas

Leia mais

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Laise Nascimento Rodigues Gaduanda em Pedagogia Univesidade Estadual do Maanhão. laisen01@gmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regina Kelly dos Santos Univesidade do Estado do Rio Gande do Note UERN, Reginah_kelly@hotmail.com

Leia mais

ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UM PROCESSO INTEGRADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 1

ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UM PROCESSO INTEGRADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 1 ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UM PROCESSO INTEGRADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 1 Manoel dos Santos Costa Douto em Ensino de Ciências e Matemática Univesidade

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA COLEÇÃO ASAS PARA VOAR 1

A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA COLEÇÃO ASAS PARA VOAR 1 A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA COLEÇÃO ASAS PARA VOAR 1 Fenanda Laissa Oliveia Tenóio (1); Cinthia Rogéia de Sousa Feeia Silva (2); Genylton

Leia mais

O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO CARA A CARA MATEMÁTICO

O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO CARA A CARA MATEMÁTICO O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO CARA A CARA MATEMÁTICO Auto (1) José Denis Gomes da Cuz; Instituto Fedeal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Gande do Note Campus Santa Cuz, denis_gomes.2006@hotmail.com.

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Santa Cruz (1),

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Santa Cruz (1), UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA INTERVENÇÃO SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA Janiélison dos Santos Silva (1); Jobson de Faias Lima (1); Fancisco Joge de Souza (2); Cistiano Rodigo Gobbi

Leia mais

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA VIAGEM ENTRE O OBSERVAR, O REFLETIR, O FAZER E O SE CONSTITUIR PROFESSORA

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA VIAGEM ENTRE O OBSERVAR, O REFLETIR, O FAZER E O SE CONSTITUIR PROFESSORA ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA VIAGEM ENTRE O OBSERVAR, O REFLETIR, O FAZER E O SE CONSTITUIR PROFESSORA May Caneio de Paiva Oliveia Gaduada em Pedagogia e Meste em Educação Univesidade Fedeal do Rio

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROEJA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE 2007 A 2013

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROEJA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE 2007 A 2013 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROEJA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE 2007 A 2013 Auto: L.M.S. Gaduação em Pedagogia, Meste em Educação pelo Pogama de Pós Gaduação em Educação Pofissional - PPGEP

Leia mais

UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BAIRRO SÃO BERNARDO EM SÃO LUÍS-MA 1

UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BAIRRO SÃO BERNARDO EM SÃO LUÍS-MA 1 UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BAIRRO SÃO BERNARDO EM SÃO LUÍS-MA 1 Kaina Silva Melonio Gaduanda em Licenciatua em Pedagogia Univesidade

Leia mais

O USO DA CAIXA MACKINDER NO ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA: uma experiência vivenciada por alunos de Pedagogia 1

O USO DA CAIXA MACKINDER NO ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA: uma experiência vivenciada por alunos de Pedagogia 1 O USO DA CAIXA MACKINDER NO ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA: uma expeiência vivenciada po alunos de Pedagogia 1 Geni Peeia Cadoso Especialista em Metodologia do Ensino Supeio Univesidade

Leia mais

INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS * Palavras- chave: Ciências Naturais, Ensino de Ciências, Formação Inicial.

INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS * Palavras- chave: Ciências Naturais, Ensino de Ciências, Formação Inicial. INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS * Renata do Socoo Lima da Silva 1 ; Rosane Andéia Silva dos Santos 2 ; João Manoel da Silva Malheio 3 1 Discente do cuso de Licenciatua Plena em Pedagogia

Leia mais

O TRABALHO PEDAGOGICO NO PROEJA: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA DOCENTE 1

O TRABALHO PEDAGOGICO NO PROEJA: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA DOCENTE 1 O TRABALHO PEDAGOGICO NO PROEJA: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA DOCENTE 1 Sandy Caoline Seaba Coelho Gaduanda do Cuso de Licenciatua Plena em Pedagogia. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Univesidade

Leia mais

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL 1

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL 1 A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL 1 Anna Cistina Sousa Menezes; Maia Dilma Lima; Elzimeie Silva Coelho Alunas do 7º peíodo do Cuso de Pedagogia Univesidade Fedeal do Maanhão,

Leia mais

A APRENDIZAGEM NA DIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS CONCRETAS 1

A APRENDIZAGEM NA DIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS CONCRETAS 1 A APRENDIZAGEM NA DIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS CONCRETAS 1 Gelane Rocha Galvão Caneio de Medeios Especialista em Liteatua Basileia, atualmente Dietoia Regional de Educação de Tocantinópólis.- TOgelanegalvao@gmail.com

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA. Juliana Muniz dos Santos Pós Graduanda

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA. Juliana Muniz dos Santos Pós Graduanda A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA RESUMO Juliana Muniz dos Santos Pós Gaduanda Faculdade Aldema Rosado Jumuni01@hotmail.com Maia

Leia mais

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das tarefas de classe propostas por uma professora do 1º ano

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das tarefas de classe propostas por uma professora do 1º ano PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das taefas de classe popostas po uma pofessoa do 1º ano Rhaiza Ludimila Gomes Vieia Univesidade Estadual do Maanhão/ haiza.ludimila@hotmail.com

Leia mais

PREVALÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO COTIDIANO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA Aline Santana Figueiredo¹

PREVALÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO COTIDIANO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA Aline Santana Figueiredo¹ PREVALÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO COTIDIANO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA Aline Santana Figueiedo¹ 1 Acadêmica de Enfemagem Univesidade Fedeal do Maanhão, email:

Leia mais

A ESCOLA RURAL NO POVOADO BREJÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO.

A ESCOLA RURAL NO POVOADO BREJÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. A ESCOLA RURAL NO POVOADO BREJÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Weley Sales da Silva¹, Elzima Peeia Nascimento Feaz² ¹ Aluno do cuso de Licenciatua em Matemática, Campus de Cimba/Aaguaína;

Leia mais

OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS 1

OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS 1 OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS 1 Camila Luciana Bomfim da Rocha; Acadêmica do Cuso de Licenciatua em Matemática da Univesidade Fedeal do Tocantins Bolsista

Leia mais

ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL Fabicia Silva Feeia da Costa (1); Auea Danielly Bezea da Costa Oliveia (1); Maia Cleonice Soaes (3) Gaduanda do cuso

Leia mais

A VOZ NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A VOZ NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A VOZ NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Natal Lânia Roque Fenandes Dª em Educação Instituto Fedeal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceaá IFCE, Campus Fotalezalaninhaoque@gmail.com Resumo As

Leia mais

GEOGRAFIA HISTÓRICA COMO TEORIA DE ANÁLISE: ENTRE ESPAÇO E TEMPO 1

GEOGRAFIA HISTÓRICA COMO TEORIA DE ANÁLISE: ENTRE ESPAÇO E TEMPO 1 GEOGRAFIA HISTÓRICA COMO TEORIA DE ANÁLISE: ENTRE ESPAÇO E TEMPO 1 Keila Andade Haiashida Pós-Doutoado em Educação (UFPB), Doutoado em Geogafia (UECE), Mestado em Educação (UFC), Gaduação em Pedagogia

Leia mais

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUACAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1. Roberta Silvana Barbosa Silva

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUACAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1. Roberta Silvana Barbosa Silva ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUACAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 Robeta Silvana Babosa Silva Acadêmica do cuso de Licenciatua Plena em Pedagogia. Univesidade Fedeal

Leia mais

Palavras-chave: Alfabetização, leitura, escrita, formação do sujeito.

Palavras-chave: Alfabetização, leitura, escrita, formação do sujeito. ALFABETIZAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO SOCIAL DO SUJEITO Sílvia Magaly da Silva Lima Univesidade Estadual do Rio Gande do Note silvia_magally@hotmail.com Apaecida Suiane Batista Estevam Univesidade

Leia mais

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 1

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 1 DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 1 Eika Cistina Peeia Guimaães; Univesidade Fedeal do Tocantins-email:eikacistina0694@hotmail.com

Leia mais

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Aline Peeia da Silva Aaújo Univesidade do Estado do Rio Gande do Note- UERN E-mail: aline_psa@yahoo.com.b Valéia

Leia mais

Guia do Professor Objeto de aprendizagem: Fluxo e Lei de Gauss NOA UFPB

Guia do Professor Objeto de aprendizagem: Fluxo e Lei de Gauss NOA UFPB Guia do Pofesso Objeto de apendizagem: Fluxo e Lei de Gauss NOA UFPB 1. Intodução Apesentamos adiante instuções sobe como utiliza esse objeto de apendizagem com a intenção de facilita a constução de significados

Leia mais