Pº R.Bm.1/2013 SJC-CT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pº R.Bm.1/2013 SJC-CT"

Transcrição

1 Pº R.Bm.1/2013 SJC-CT Recorrente:. Banque Sucursal Portugal. Sumário: Registo de penhora de veículo provisório por natureza (art. 92º/2/a) do Código do Registo Predial) Certificação pelo Tribunal de que o nome do titular inscrito é falso, sendo o nome verdadeiro o que consta do processo executivo como nome do executado Registo de reserva de propriedade a favor do exequente. Relatório 1. Pela Ap.. de 3 de setembro de 2012 foi registada a penhora do veículo com a matrícula , com base em título em que figura como exequente o Banque Sucursal Portugal e como executado Elio.. 1. O registo foi efetuado provisoriamente por natureza, por se mostrar registada reserva de propriedade a favor do dito. Banque Sucursal Portugal e a propriedade a favor de José Inicialmente constava do processo executivo que o nome do executado era José... Promovida a citação do executado no estabelecimento prisional onde se encontrava preso, o mesmo recusou receber a citação, alegando que o seu verdadeiro nome é Elio.. A requerimento do exequente e em face de certidão do Acórdão do 1º Juízo Criminal do Tribunal Judicial de Póvoa de Varzim (Pº /08.OJAPRT), veio ulteriormente a ser determinado o prosseguimento dos autos nos seguintes termos: Resulta da certidão que antecede, de onde consta o acórdão já transitado em julgado mais precisamente do ponto 7) da factualidade provada que A Confeções Lurdes Unipessoal, Lda iniciou a sua atividade em 21 de novembro de 2002 e, em 2008, o arguido Élio, utilizando a identidade de José.., tornouse sócio e sediou-a num seu imóvel sito na Avenida Cidade de M.,., na Póvoa, nunca aí tendo laborado. Mais daí consta (nomeadamente do Ponto 71) que o stand C. contactou a aqui exequente que deu início ao processo de contratação com o arguido Élio, sendo que em tal documentação constava sempre o nome de José.., assim identificado nos presentes autos de execução. É assim manifesto que a exequente indicou este [José ] como sendo o nome do executado porque este consta do título executivo e era este o único nome do seu conhecimento pelo que nessa medida indicou o executado José. como sendo na sua perspetiva parte legítima. Ora, decorrendo da certidão junta que a verdadeira identidade do executado é não José.. mas Elio.., facto de que só agora se tem conhecimento (repare-se que o acórdão transitou em julgado em agosto de 2011), por forma a aproveitar os atos e porque o lapso na indicação do nome do executado não pode ser imputado ao exequente, determino o prosseguimento dos autos contra o executado Elio.., sendo esta a sua verdadeira identidade, e retificando-se os autos em conformidade.

2 2. Pela Ap.. de 5 de novembro de 2012 foi pedida na Conservatória do Registo de Veículos. a conversão daquele registo de penhora. Em sede de suprimento de deficiências o serviço de registo invocou, num primeiro momento, a falta de citação do titular inscrito José, nos termos do art. 119º/3 do Código do Registo Predial e, num segundo momento, a falta de citação do Élio., igualmente nos termos do indicado art.119º/3. Documentos principais juntos com o pedido de conversão: a) Despacho referido na nota 1; b) Teor do despacho judicial ordenando que a conservatória fosse informada de que o titular inscrito não pode ser citado, por corresponder a nome falso utilizado pelo executado e esclarecida de que o executado foi citado; c) Prova da citação de Élio, enquanto executado; d) Prova da citação da titular inscrita da reserva de propriedade (exequente), acompanhada de certificação pelo tribunal de que, decorrido o prazo, a mesma não prestou qualquer declaração; e) Certidão do Acórdão do 1º Juízo Criminal do Tribunal Judicial de Póvoa de Varzim referido na nota 1, no qual foi dado como provado que José é um nome falso, utilizado pelo arguido (ora executado), nomeadamente na aquisição do veículo a que respeita a presente impugnação. A conversão foi recusada por despacho de 19 de novembro de 2012, do seguinte teor: Recusado, (o)s pedidos de conversão em definitivo de registo de penhora, ao abrigo do disposto nos art.ºs 49º do RRA, 68º e 119º nº 3 do Código do Registo Predial, aplicável ex vi do artº 19 do Decreto-Lei 54/75 de 12 de fevereiro, porquanto o agente de execução confirmou ao Tribunal, em suprimento de deficiências ocorrido em e , não ter citado «Elio.» nos termos do supra citado artigo 119º, essencial para converter em definitivo o registo de penhora, após o trânsito em julgado do acórdão proferido pelo Tribunal Criminal, segundo o qual o nome do titular inscrito «José Eduardo Teixeira Camacho» constitui um nome falso utilizado pelo executado «Elio Daquela decisão de recusa interpôs. Banque Sucursal Portugal o presente recurso, pela Ap.. de 28 de dezembro de 2012, cujos termos aqui se dão por 2 Menção constante do registo: Registo provisório EXISTE RESERVA E PASSIVO NÃO É TITULAR.

3 integralmente reproduzidos, alegando, em síntese, que o processo executivo afinal corre contra o titular inscrito, devendo ser efetuada a conversão. Confundindo o RRA com o D.L. nº 54/75 (por vezes designado por Código de Registo Automóvel) alega que a recorrida incluiu na fundamentação de direito o art. 49º do RRA, quando este diploma comporta apenas 30 artigos 3. Certamente por lapso, alega que o Élio foi citado nos termos do art. 119º, o que, em face dos elementos constantes dos autos, não corresponde à verdade, já que foi citado na qualidade de executado. 4. A recusa foi sustentada pela recorrida, em despacho que aqui se dá por integralmente reproduzido, no qual se insiste que o Élio foi citado enquanto executado e deveria tê-lo sido nos termos do art. 119º/3 do Código do Registo Predial. Saneamento O processo é o próprio, as partes legítimas 4, o recurso tempestivo 5, e inexistem questões prévias ou prejudiciais que obstem ao conhecimento do mérito. Pronúncia A posição deste Conselho vai expressa na seguinte Deliberação 3 O D.L. nº 54/75 é que comporta apenas 30 artigos; o RRA (aprovado pelo Decreto nº 55/5, de 12 de fevereiro) é composto por 63 artigos. 4 Tendo sido o Tribunal a promover o registo, mediante a comunicação prevista no art.119º/3 do CRP, e não o agente de execução, é de dar por verificado o pressuposto da legitimidade para a presente impugnação ( cfr. o tratamento que desta matéria se fez no Pº R.P. 13/2012 SJC-CT, disponível em ). 5 Ao invés de ter notificado o exequente, como se impunha pelo facto de o registo ter sido promovido pelo Tribunal (cf. nota anterior e processo nela referido), o serviço de registo notificou o Tribunal, que por sua vez procedeu à notificação do exequente. Em função da data da notificação do Tribunal, o recurso seria intempestivo; já em razão da data de notificação do exequente está verificado o pressuposto da tempestividade (o ofício do Tribunal tem data de 28 de novembro de 2012 e o recurso é de 28 de dezembro de 2012). Note-se que o serviço de registo procedeu à notificação do Tribunal por meio de carta registada e deveria tê-lo feito por via eletrónica, como determina o art. 2º do Portaria 1536/2008, de 30 de dezembro: da comunicação do Tribunal consta o endereço de correio eletrónico.

4 1. Lavrado registo de penhora provisoriamente por natureza ( art. 92º/2/a) do CRP, ex vi o disposto no art.19º do D.L. nº 54/75, de 12 de fevereiro) pelo facto de existir registo de propriedade a favor de pessoa diversa do executado, deve o mesmo ser convertido perante certidão judicial que comprove que o nome do titular inscrito da propriedade é falso e que o seu nome verdadeiro é o que consta do processo executivo como nome do executado 6. 6 Não conseguimos entender o porquê da exigência de citação do executado ao abrigo do mencionado art. 119º. É certo que, em face da certificação judicial, o nome do titular inscrito não é o que consta do registo mas, existindo identidade entre titular inscrito e executado, desaparece o fundamento para a exigência da dita citação. Diferente seria se não existisse tal identidade, caso em que, aí sim, estaria em falta a citação do titular inscrito pelo seu nome verdadeiro. Impõe-se a pergunta: -não deverá fazer-se depender a conversão da prévia sanação do vício do registo, qualquer que ele seja? Afigura-se-nos que não. Lançando mão do que escreveu no Pº R.P. 200/2008 SJC-CT( in quanto ao fundamento do regime do art. 119: Como se sabe, o mecanismo previsto no artigo 119º do CRP tem em vista conciliar os interesses legítimos dos credores e os interesses do titular registral não executado, permitindo àqueles executar os bens dos seus devedores, sem necessidade de previamente atualizar o registo e a este um meio barato e expedito de reagir, para além dos tradicionais embargos de terceiro e da tradicional ação de reivindicação. Em face do regime do art.119º, para que o registo de penhora possa ser convertido basta que o titular inscrito declare que o bem lhe não pertence ou não faça qualquer declaração, desinteressando-se o registo, de saber o que se passou a partir do titular inscrito. A intervenção do titular inscrito, para efeito do trato sucessivo, fica-se, neste especial regime, pela sua citação, quer ele declare que o bem não lhe pertence quer se fique pelo silêncio. Efetuada a venda executiva, o registo a favor do comprador fica de certa forma desligado do registo a favor do titular inscrito, se pensarmos nos termos em que normalmente se cumpre o trato sucessivo. Ora, assim sendo, como se nos afigura que é, parece-nos que se, para cumprimento do princípio do trato sucessivo a lei, em resultado da ponderação dos mencionados interesses, se basta com a citação do titular inscrito, desde que este não declare que o bem lhe pertence, se deve, em obediência à mesma ponderação, aceitar para a conversão do registo de penhora a prova resultante da certidão judiciai de que afinal existe identidade entre o titular inscrito e o executado. É certo que se nada se disser na inscrição de penhora, se publicita uma situação (registo definitivo ao abrigo do art. 119/3 do C.R.P.) diversa da real (penhora definitiva, porque o bem está inscrito em nome do executado), o que aconselha a que se mencione no averbamento de conversão, pela forma que se considere mais adequada, que existe a dita identidade. Em face do que acabou de ser dito e não fosse o que de seguida se dirá, impor-se-ia a procedência do recurso.

5 2. Encontrando-se o direito de propriedade de veículo automóvel inscrito em nome do executado mas com propriedade reservada em nome do próprio exequente, o registo de penhora deverá ser recusado nos termos do art. 7º/1 do D.L. nº 54/75, se previamente não for registada a extinção da reserva de propriedade, porquanto é inaceitável a execução da própria coisa do exequente (cfr. art.s 601º do C.C. e 821º do C.P.C.) Efetuado o registo de penhora provisoriamente por natureza nos termos do indicado art. 92º/2/a) do CRP, com fundamento, por um lado, na existência de registo de reserva de propriedade a favor do exequente e, por outro, na existência de registo de propriedade a favor de pessoa diversa do executado, e sendo impugnada a decisão que, dando por sanado apenas o primeiro daqueles fundamentos, tenha recusado a conversão do registo de penhora, não está a entidade ad quem impedida de, apesar de dar por sanado o 7 Transcrevemos a 3ª conclusão retirada no Pº C.Bm. 43/2007 SJC-CT( in para cuja fundamentação remetemos, o qual levou em conta o Acórdão nº 10/2008 do S.T.J., publicado no Diário da República, Iª Série, nº 222, de 14 de novembro de 2008, que uniformizou jurisprudência nos seguintes termos: A ação executiva na qual se penhorou um veículo automóvel, sobre o qual incide registo de reserva de propriedade a favor do exequente, não pode prosseguir para as fases de concurso de credores e da venda, sem que este promova e comprove a inscrição, no registo automóvel, da extinção da reserva de propriedade. Como deixámos relatado, a provisoriedade por natureza teve por fundamento, não só a existência de registo de propriedade a favor de pessoa diversa do executado, mas também a existência de registo de reserva de propriedade a favor do exequente. A recorrida não acompanhou o entendimento defendido no indicado processo, já que considerou a existência desse registo como fundamento da provisoriedade por natureza em vez de fundamento de recusa. Fez-se referência naquele processo à existência de uma prática de registar a penhora definitivamente, citando-se a propósito o que escreve Isabel Meneres Campos, in Cadernos de Direito Privado, nº 15, pág. 59: Ora, tem sido entendimento das conservatórias registar definitivamente as penhoras nestes casos, uma vez que, sendo o exequente o titular inscrito e sendo este que indica à penhora a viatura, então cumprese de forma indireta, com essa nomeação, a função do referido art. 119º. O próprio titular declara que pretende a penhora do bem inscrito a seu favor, pelo que não haverá que citá-lo para vir dizer se o bem lhe pertence. Isso seria um ato verdadeiramente inútil e dai que os registos das penhoras, nestes casos, sejam lavrados desde logo definitivamente. A recorrida não comungou de qualquer dos referidos entendimentos. Citada o titular da reserva de propriedade, o mesmo não prestou qualquer declaração, para efeito do disposto no art. 119º/3 do Código do Registo Predial, daí que o fundamento da recusa de conversão se tenha traduzido apenas na falta de citação do Élio.

6 fundamento da recusa da conversão ( cfr. nº 2 da presente deliberação), obstar à feitura de registo nulo, alterando a qualificação para recusa 8. Em face do exposto, propõe-se não só a improcedência da impugnação, mas também a alteração da qualificação para recusa. Deliberação aprovada em sessão do Conselho Consultivo de 21 de março de Luís Manuel Nunes Martins, relator. Esta deliberação foi homologada pelo Exmo. Senhor Presidente do Conselho Diretivo em Perante o entendimento defendido no indicado parecer C.Bm.43/2007 SJC-CT( in o registo de penhora que se viesse a converter porque, quanto ao executado, afinal existe identidade com o titular inscrito e, quanto ao exequente, se cumpriu o mecanismo do art. 119º - ficaria ferido de nulidade, por estar em falta o prévio registo da extinção da reserva de propriedade. Ora, como por diversas ocasiões e de forma reiterada tem sido defendido por este Conselho, o facto de uma questão não ter sido suscitada pela entidade a quo não deve constituir obstáculo à sua apreciação pela entidade ad quem Cfr. a título de exemplo o Pº 2/96 R.P. 4( in BRN nº 5/1996) no qual, sob o nº1, se concluiu que: 1- O princípio segundo o qual a apreciação do mérito do recurso se deverá conter nos limites das questões suscitadas no despacho impugnado deverá ceder sempre que a omissão de pronúncia sobre questões não suscitadas possa conduzir à realização de registos nulos. E se assim deve ser, como se continua a entender que deve, a dita cedência ao princípio deve ter lugar também no caso, como o dos autos, em que a decisão objeto de impugnação não é a que qualificou o registo provisoriamente por natureza na qual a questão devia ter sido suscitada -, mas a de recusa de conversão desse registo. Importa ter presente o entendimento que tem sido defendido por este Conselho, no sentido de que, em sede de impugnação de decisão de recusa de conversão de registo provisório, é possível a apreciação dos fundamentos da decisão, não oportunamente impugnada, de qualificação do registo como provisório, mesmo no caso em que o pedido de conversão não tenha visado remover as dúvidas levantadas, mas antes provocar a reapreciação do respetivo fundamento [ cfr., v.g., os Pºs 110/96 R.P. 4, in BRN nº 7/97( Caderno II), R.P. 94/99 DSJ-CT, in BRN nº 11/99( Caderno II ) e R.P. 265/2009 SJC-CT (in Importa ter igualmente presente que o fundamento da recusa, como se entendeu no mencionado Pº C.Bm.43/2007 SJC-CT, está na conjugação da falta de prévio registo da extinção da reserva de propriedade com a impossibilidade legal de, em sede de registo automóvel, se efetuarem registos provisoriamente por dúvidas ( art. 7º/1 do D.L. nº 54/75, invocado no dito parecer).

Venda executiva Caducidade - Impugnação pauliana - Artigo 824º do Código Civil.

Venda executiva Caducidade - Impugnação pauliana - Artigo 824º do Código Civil. DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 5/ CC /2016 N/Referência: Pº R.P.106/2015 STJ-CC Data de homologação: 02-02-2016 Recorrente: Lamberto B, representado por João V., advogado. Recorrido:

Leia mais

N/Referência: PºR.P.135/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PºR.P.135/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 5/ CC /2017 N/Referência: PºR.P.135/2016 STJ-CC Data de homologação: 16-02-2017 Recorrente: A. Raposo l, advogado. Recorrido: Conservatória do Registo Predial

Leia mais

N/Referência: Pº R.P.76/2017 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: Pº R.P.76/2017 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 51/ CC /2017 N/Referência: Pº R.P.76/2017 STJ-CC Data de homologação: 16-11-2017 Recorrente: Helena M.., agente de execução. Recorrido: Conservatória do

Leia mais

Pº R.P. 241/2008 SJC-CT-

Pº R.P. 241/2008 SJC-CT- Pº R.P. 241/2008 SJC-CT- Acção proposta no âmbito do artº 205º CPEREF- Ordem de separação de determinado prédio da massa falida Cancelamento de hipotecas e penhoras Insuficiência do título. DELIBERAÇÃO

Leia mais

P.º n.º R.P. 43/2010 SJC-CT Transmissão de locação financeira. Recusa. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 43/2010 SJC-CT Transmissão de locação financeira. Recusa. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 43/2010 SJC-CT Transmissão de locação financeira. Recusa. DELIBERAÇÃO 1., advogado, apresentou na Conservatória do Registo Predial de, no dia de de ( Ap. ), um pedido de registo a que chamou

Leia mais

P.º n.º R.P. 224/2010 SJC-CT Prédio não descrito. Aquisição. Declaração a que se refere o artigo 42.º, n.º 6 do Código do Registo Predial.

P.º n.º R.P. 224/2010 SJC-CT Prédio não descrito. Aquisição. Declaração a que se refere o artigo 42.º, n.º 6 do Código do Registo Predial. P.º n.º R.P. 224/2010 SJC-CT Prédio não descrito. Aquisição. Declaração a que se refere o artigo 42.º, n.º 6 do Código do Registo Predial. DELIBERAÇÃO 1. No dia 27 de Julho de 2010 foi celebrada perante

Leia mais

N/Referência: P.º R P 102/2018 STJSR-CC Data de homologação: Arrendamento Provisório por natureza, artigo 92.º, n.º 2, alínea d).

N/Referência: P.º R P 102/2018 STJSR-CC Data de homologação: Arrendamento Provisório por natureza, artigo 92.º, n.º 2, alínea d). DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 46/ CC /2018 N/Referência: P.º R P 102/2018 STJSR-CC Data de homologação: 15-11-2018 Recorrente: Ana, Advogada Recorrido: Conservatória do Registo Predial

Leia mais

N/Referência: PºR.P.128/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PºR.P.128/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 3/ CC /2017 N/Referência: PºR.P.128/2016 STJ-CC Data de homologação: 16-02-2017 Recorrente: A. Raposo..l, advogado. Recorrido: Conservatóia do Registo Predial

Leia mais

N/Referência: PºR.P.95/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PºR.P.95/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 59/ CC /2016 N/Referência: PºR.P.95/2016 STJ-CC Data de homologação: 23-10-2016 Recorrente: Município de P... Recorrido: Conservatória do Registo Predial

Leia mais

P.º n.º R.P. 212/2010 SJC-CT Penhora. Registo de aquisição de imóvel penhorado. Averbamento à descrição. Recusa. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 212/2010 SJC-CT Penhora. Registo de aquisição de imóvel penhorado. Averbamento à descrição. Recusa. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 212/2010 SJC-CT Penhora. Registo de aquisição de imóvel penhorado. Averbamento à descrição. Recusa. DELIBERAÇÃO A ficha... descreve um terreno para construção com a área de 2 080m2, inscrito

Leia mais

Pº R.P. 243/2007 DSJ-CT

Pº R.P. 243/2007 DSJ-CT Pº R.P. 243/2007 DSJ-CT- Cancelamento de registo de aquisição em processo executivo com base em decisão judicial que determina a anulação da venda, a restituição do preço e do IMT ao comprador Recusa por

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Relatório

DELIBERAÇÃO. Relatório P.º n.º R. P. 253/2007 SJC-CT- Providência de recuperação de empresa mediante reconstituição empresarial. Sentença homologatória do acordo de credores. Título para o registo de cancelamento da inscrição

Leia mais

- 1 - Pº R.Co.27/2009 SJC-CT

- 1 - Pº R.Co.27/2009 SJC-CT - 1 - Pº R.Co.27/2009 SJC-CT Recorrente: Joaquim. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial do. Acto impugnado: Indeferimento liminar de pedidos de rectificação das inscrições 3 e 4 relativas à sociedade

Leia mais

P.º n.º R.P. 169/2011 SJC-CT Conversão do arresto em penhora. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 169/2011 SJC-CT Conversão do arresto em penhora. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 169/2011 SJC-CT Conversão do arresto em penhora. DELIBERAÇÃO Sobre o prédio da ficha nº, da freguesia de..., da Conservatória do Registo Predial de prédio urbano situado na Rua...,, inscrito

Leia mais

A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação

A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação P.º n.º C.P. 68 e 69/2010 SJC-CT Certidão negativa. Informação acerca da omissão de prédio no registo. É indispensável a indicação do anterior artigo da matriz onde o prédio, seja da matriz rústica ou

Leia mais

Pº R.P. 42/2008 SJC-CT

Pº R.P. 42/2008 SJC-CT Pº R.P. 42/2008 SJC-CT- Aquisição executiva Registo de acção instaurada contra o executado com pedido de execução específica do contrato-promessa, efectuado já depois de registada a penhora do prédio Cancelamento

Leia mais

Relatório. Pº R. Bm. 4/2009 SJC-CT

Relatório. Pº R. Bm. 4/2009 SJC-CT Pº R. Bm. 4/2009 SJC-CT Recorrente: Vítor. Recorrida: Conservatória do Registo de Automóveis de. Acto impugnado: Ap. de 23 de Abril de 2009 recusa de registo de propriedade com referência ao veículo automóvel

Leia mais

P.º n.º R.P. 92/2011 SJC-CT Procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de imóveis (Casa Pronta) DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 92/2011 SJC-CT Procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de imóveis (Casa Pronta) DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 92/2011 SJC-CT Procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de imóveis (Casa Pronta) DELIBERAÇÃO 1. No âmbito de procedimento casa pronta 1, a Senhora Notária Afecta à

Leia mais

P.º n.º R.P. 192/2011 SJC-CT Declaração de nulidade da venda por sentença. Cancelamento do registo de aquisição. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 192/2011 SJC-CT Declaração de nulidade da venda por sentença. Cancelamento do registo de aquisição. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 192/2011 SJC-CT Declaração de nulidade da venda por sentença. Cancelamento do registo de aquisição. DELIBERAÇÃO A. A ficha informática da freguesia de, do concelho da que descreve o 1º andar

Leia mais

Pº R.P. 206/2009 SJC-CT

Pº R.P. 206/2009 SJC-CT Pº R.P. 206/2009 SJC-CT Extinção de usufruto causada pelo óbito do usufrutuário. Obrigatoriedade do registo. Sujeito da obrigação de promover o registo. Termo inicial da contagem do prazo de cumprimento

Leia mais

PARECER. Para a fundamentação de direito são invocados os artigos 68.º e 70.º do Código do Registo Predial.

PARECER. Para a fundamentação de direito são invocados os artigos 68.º e 70.º do Código do Registo Predial. P.º n.º R.P. 17/2013 STJ-CC Registo de incidente deduzido em processo de execução fiscal. Princípio do trato sucessivo. Despacho de provisoriedade por dúvidas. PARECER 1 O presente recurso hierárquico

Leia mais

N/Referência: P.º R.P. 117/2016 STJSR-CC Data de homologação:

N/Referência: P.º R.P. 117/2016 STJSR-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 66/ CC /2016 N/Referência: P.º R.P. 117/2016 STJSR-CC Data de homologação: 16-12-2016 Recorrente:..-ALUGUER DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, LDA Recorrido: Conservatória

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Na verdade, as hipotecas encontram-se inscritas a favor do BS, e a declaração para cancelamento foi emitida pelo BA.

DELIBERAÇÃO. Na verdade, as hipotecas encontram-se inscritas a favor do BS, e a declaração para cancelamento foi emitida pelo BA. P.º R. P. 17/2009 SJC-CT - Cancelamento de inscrições hipotecárias. Prova da integração do crédito hipotecário no património da entidade que autoriza aquele registo. Título. DELIBERAÇÃO 1 Em 14 de Novembro

Leia mais

N/Referência: Pº R.P.5/2015 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: Pº R.P.5/2015 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 52/ CC /2015 N/Referência: Pº R.P.5/2015 STJ-CC Data de homologação: 26-03-2015. Banco, S.A.. Conservatória do Registo Predial de. Assunto: Descrição aberta

Leia mais

N/Referência: P.º C.P. 41/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: P.º C.P. 41/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 10/ CC /2017 N/Referência: P.º C.P. 41/2016 STJ-CC Data de homologação: 20-01-2017 Consulente: Setor Técnico-Jurídico dos Serviços de Registo (STJSR). Assunto:

Leia mais

N/Referência: PROC.: R. Bm. 11/2013 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PROC.: R. Bm. 11/2013 STJ-CC Data de homologação: N.º 11/ CC /2014 N/Referência: PROC.: R. Bm. 11/2013 STJ-CC Data de homologação: 28-02-2014 Recorrente: Joaquim F. Recorrido: Espaço dos Registos. Assunto: A tributação emolumentar do recurso hierárquico

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Relatório

DELIBERAÇÃO. Relatório Pº R. P. 200/2008 SJC-CT- Registo de penhora executado separado de pessoas e bens - registo de aquisição a favor do executado casado no regime da comunhão geral - provisoriedade por natureza (artigo 92.º,

Leia mais

P.º n.º R.P. 92/2010 SJC-CT Aquisição. Contrato promessa. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 92/2010 SJC-CT Aquisição. Contrato promessa. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 92/2010 SJC-CT Aquisição. Contrato promessa. DELIBERAÇÃO 1. Indicando como objecto mediato o prédio descrito sob o nº... da freguesia de..., o recorrente apresentou na Conservatória do Registo

Leia mais

P.º R. P. 231/2007 DSJ-CT

P.º R. P. 231/2007 DSJ-CT P.º R. P. 231/2007 DSJ-CT -Transacção judicial Registo de aquisição Título Reconhecimento do direito de propriedade Trato sucessivo Obrigações fiscais. DELIBERAÇÃO Vem o presente recurso hierárquico interposto

Leia mais

Pº R. Bm. 9/2008 SJC-CT Recorrente: Ana, advogada. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de.

Pº R. Bm. 9/2008 SJC-CT Recorrente: Ana, advogada. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Pº R. Bm. 9/2008 SJC-CT Recorrente: Ana, advogada. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Relatório 1. Com data de 13 de Outubro de 2008 ( cuja apresentação só foi anotada no Diário no dia 20090624,

Leia mais

R.P. 140, /2006 DSJ-CT-

R.P. 140, /2006 DSJ-CT- P.ºs R.P. 140, 141 e 142/2006 DSJ-CT- Averbamento de alteração da inscrição de aquisição Modificação subjectiva Alteração da firma ou denominação de sociedade estrangeira (no âmbito de transferência de

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2006:

ECLI:PT:TRE:2006: ECLI:PT:TRE:2006:376.06.3.21 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2006:376.06.3.21 Relator Nº do Documento Maria Alexandra Moura Santos Apenso Data do Acordão 13/07/2006 Data de decisão sumária

Leia mais

Pº R.P. 132/2008 SJC-CT

Pº R.P. 132/2008 SJC-CT Pº R.P. 132/2008 SJC-CT - Impugnação de decisão de recusa, consoante respeite a acto de registo nos termos requeridos ou rectificação de registos ( nºs 1 e 2, respectivamente, do art. 140º do C.R.P.) Interpretação

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Relatório:

DELIBERAÇÃO. Relatório: Pº R.P. 217/2006 DSJ-CT- Cancelamento de registo de hipoteca Título para registo Requerimento dirigido ao conservador, invocativo da prescrição Recusa. Relatório: DELIBERAÇÃO Do prédio urbano descrito

Leia mais

Pº R.P. 193/2005 DSJ-CT- Incerteza, resultante do título e das declarações complementares, quanto ao objecto do registo. PARECER

Pº R.P. 193/2005 DSJ-CT- Incerteza, resultante do título e das declarações complementares, quanto ao objecto do registo. PARECER 1 Pº R.P. 193/2005 DSJ-CT- Incerteza, resultante do título e das declarações complementares, quanto ao objecto do registo. I- OS FACTOS: PARECER 1- Em 7 de Agosto de 1979, foi lavrada, na Secretaria Notarial

Leia mais

XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ. Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017

XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ. Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017 XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017 Foi solicitado à ASCR pelo Dr. Inácio Peres uma breve exposição sobre algumas questões notariais e registrais no âmbito da insolvência. Como

Leia mais

N/Referência: P.º R.P. 118/2016 STJSR-CC Data de homologação:

N/Referência: P.º R.P. 118/2016 STJSR-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 1/ CC /2017 N/Referência: P.º R.P. 118/2016 STJSR-CC Data de homologação: 20-01-2017 Recorrente: Francisco J.., representado por Constantino.., advogado.

Leia mais

P.º R. P. 184/2009 SJC-CT

P.º R. P. 184/2009 SJC-CT P.º R. P. 184/2009 SJC-CT Transferência de património, ao abrigo do D. L. n.º 112/2004 de 13 de Maio, entre dois organismos integrantes do sistema de segurança social, o Instituto da... e o Instituto Recusa

Leia mais

N/Referência: PºR.Co.1/2018 STJSR-CC Data de homologação:

N/Referência: PºR.Co.1/2018 STJSR-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 16/ CC /2018 N/Referência: PºR.Co.1/2018 STJSR-CC Data de homologação: 03-04-2018 Recorrente: Lívia P., advogada. Recorrido: Conservatória do Registo Comercial

Leia mais

Consulente: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de.

Consulente: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de. Pº C.Co.53/2010 SJC-CT Consulente: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de. Consulta: Qual a data a considerar como sendo a da designação e da cessação de funções de membros dos órgãos

Leia mais

III Pronúncia. Vejamos, pois.

III Pronúncia. Vejamos, pois. P.º n.º R.P. 112/2012 SJC-CT Registo de aquisição efetuado como provisório por dúvidas. Falta de consentimento dos credores. Caducidade do registo. Renovação do pedido em conservatória diversa. Recusa.

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS

REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS NOTA INFORMATIVA REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS Lei n.º 7/2018, de 2 de Março 12 de março de 2018 Av. Conselheiro Fernando de Sousa, 19, 7º, 1070-072 Lisboa +(351) 21 599 99 00 geral@schiappacabral.pt

Leia mais

P.º R. P. 257/2009 SJC-CT

P.º R. P. 257/2009 SJC-CT 1 P.º R. P. 257/2009 SJC-CT-Rectificação de registo Pedido de conversão registo, lavrado provisoriamente por dúvidas, em consequência do registo rectificando Conexão entre o averbamento peticionado e o

Leia mais

Pº R. Co. 25/2006 DSJ-CT. Recorrente: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de.

Pº R. Co. 25/2006 DSJ-CT. Recorrente: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Pº R. Co. 25/2006 DSJ-CT. Recorrente: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Registo a qualificar: Transmissão de dívida com hipoteca a favor de P Sociedade

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 01380/14 Data do Acordão: 06-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

Leia mais

Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É

Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É obrigatória a constituição de advogado no recurso de apelação interposto pelo presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo

Leia mais

Pº C.P. 145/2009 SJC-CT-

Pº C.P. 145/2009 SJC-CT- - 1 - Pº C.P. 145/2009 SJC-CT- Inutilização da descrição sem inscrições em vigor( art. 87º, nº g) do C.R.P.) - Âmbito da previsão legal; Pedidos de registo pendentes; Pedido registo do prédio como omisso,

Leia mais

Recorrida: Conservatória do Registo Automóvel do

Recorrida: Conservatória do Registo Automóvel do R. Bm. 1/2007 DSJ-CT Recorrente: D Recorrida: Conservatória do Registo Automóvel do Sumário: Apreensão de veículo em processo de insolvência Título para Registo - Prova da qualidade de administrador de

Leia mais

Averigue o Tribunal onde pende a ação de anulação referida e comunique ao referido processo a presente decisão.

Averigue o Tribunal onde pende a ação de anulação referida e comunique ao referido processo a presente decisão. P.º n.º R.P.126/2012 SJC-CT Registo de ação de impugnação pauliana, com inclusão do pedido de cancelamento do registo do facto impugnado, encontrando-se registada ação de divisão de coisa comum. Cancelamento

Leia mais

P.º R. P. 24/2009 SJC-CT-

P.º R. P. 24/2009 SJC-CT- P.º R. P. 24/2009 SJC-CT- Inscrição de penhora efectuada como provisória por dúvidas. Anotação indevida da sua caducidade. Eliminação desta anotação e elaboração do registo de conversão. Relatório DELIBERAÇÃO

Leia mais

Deliberação. Casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nubente estrangeiro. Declaração de inexistência de impedimentos.

Deliberação. Casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nubente estrangeiro. Declaração de inexistência de impedimentos. Proc. C.C. 109/2010 SJC CT Deliberação Casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nubente estrangeiro. Declaração de inexistência de impedimentos. O Consulado de Portugal em B., Brasil, atento o despacho n.º

Leia mais

P.º n.º R.P. 242/2010 SJC-CT

P.º n.º R.P. 242/2010 SJC-CT P.º n.º R.P. 242/2010 SJC-CT Prédio inscrito a favor dos autores da herança. Pagamento das dívidas destes. Penhora. Habilitação dos herdeiros. Identificação dos sujeitos. Documento bastante. DELIBERAÇÃO

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC)

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Revogou a Sentença nº 5/2016 - SRATC ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Descritores: Extinção do procedimento por responsabilidades sancionatórias /prescrição/ artigo

Leia mais

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0613/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo NULIDADE PRAZO DE ARGUIÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0355/14 Data do Acordão: 28-05-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

Leia mais

ACORDAM NA SECÇÃO DISCIPLINAR DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Por despacho do Senhor Vice-Procurador-Geral da República, datado de 8 de

ACORDAM NA SECÇÃO DISCIPLINAR DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Por despacho do Senhor Vice-Procurador-Geral da República, datado de 8 de Inquérito Disciplinar n.º 18/17 RMP-PI Relator: [...] ACORDAM NA SECÇÃO DISCIPLINAR DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO I RELATÓRIO 1. Por despacho do Senhor Vice-Procurador-Geral da República,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0187/11 Data do Acordão: 25-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL NULIDADE

Leia mais

Pº R.P. 94/2009 SJC-CT

Pº R.P. 94/2009 SJC-CT Pº R.P. 94/2009 SJC-CT- (Im)possibilidade de inscrever provisoriamente por natureza ( art. 92º, nº 1, g) do C.R.P.) a constituição contratual do direito de superfície - Intervenção dos titulares da herança

Leia mais

Pronúncia. A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação

Pronúncia. A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação Pº C.Co. 34/2011 SJC-CT Relatório Em relatório elaborado no âmbito de auditoria levada a cabo à actuação de um conjunto de conservatórias, quanto ao dever de fiscalizar o cumprimento da obrigação de promover

Leia mais

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário 1. São duas as questões suscitadas pelo Demandado: - uma que respeita a competência do relator para a decisão tomada e a eventual nulidade

Leia mais

P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar.

P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar. P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar. DELIBERAÇÃO 1 A Senhora Conservadora do Registo Predial

Leia mais

Proc. R.C. 3/2008 SJC CT. Parecer

Proc. R.C. 3/2008 SJC CT. Parecer Proc. R.C. 3/2008 SJC CT Parecer Recurso hierárquico. Aquisição da nacionalidade portuguesa por efeito de adopção por decisão transitada em julgado antes da entrada em vigor da Lei n.º 37/81, de 3 de Outubro.

Leia mais

Sumário: Legado. Interpretação do testamento. Registo de aquisição. Declarações complementares e prova complementar.

Sumário: Legado. Interpretação do testamento. Registo de aquisição. Declarações complementares e prova complementar. P.º n.º R. P. 122/2008 SJC-CT Sumário: Legado. Interpretação do testamento. Registo de aquisição. Declarações complementares e prova complementar. DELIBERAÇÃO 1 O presente recurso vem interposto contra

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Relatório

DELIBERAÇÃO. Relatório 1 PºR. P. 95/2008 SJC-CT- Notificação de qualificação do registo de penhora como provisório por natureza (artigo 92º, nº2, alínea a) do Código do Registo Predial) consequências da sua omissão. DELIBERAÇÃO

Leia mais

N/Referência: Pº R.P.120/2017 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: Pº R.P.120/2017 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 6/ CC /2018 N/Referência: Pº R.P.120/2017 STJ-CC Data de homologação: 02-02-2018 Recorrente: Tomé A., advogado. Recorrido: Conservatória do Registo Predial

Leia mais

Acórdão n.º 11/ ª Secção-PL P. N.º 3 ROM-SRM/2013 (PAM-N.º 26/1012-SRMTC)

Acórdão n.º 11/ ª Secção-PL P. N.º 3 ROM-SRM/2013 (PAM-N.º 26/1012-SRMTC) 1. Relatório. Transitado em julgado interposto recurso para o Tribunal Constitucional que decidiu não conhecer do objeto de recurso de constitucionalidade Acórdão n.º 11/2013-3.ª Secção-PL P. N.º 3 ROM-SRM/2013

Leia mais

Ficou também arquivada a planta topográfica do prédio rectificando elaborada por técnico qualificado.

Ficou também arquivada a planta topográfica do prédio rectificando elaborada por técnico qualificado. P.º n.º R.P. 148/2011 SJC-CT Registo de constituição de propriedade horizontal precedido da anexação de dois prédios urbanos. Tributação emolumentar devida pelo averbamento. Inaplicabilidade das verbas

Leia mais

DELIBERAÇÃO. 2 Actualmente, a situação jurídica reflectida nas tábuas com pertinência para o caso é a seguinte:

DELIBERAÇÃO. 2 Actualmente, a situação jurídica reflectida nas tábuas com pertinência para o caso é a seguinte: Proc.º n.º R. P. 242/2009 SJC-CT Cancelamento da inscrição de aquisição com base em sentença judicial transitada em julgado. Cessação dos efeitos da referida inscrição mediante a sua transferência para

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0385/10 Data do Acordão: 11-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL TEMPESTIVIDADE

Leia mais

P.º R. P. 113/2005 DSJ-CT:

P.º R. P. 113/2005 DSJ-CT: P.º R. P. 113/2005 DSJ-CT: Renovação de registo provisório de aquisição lavrado com base em contrato-promessa de alienação. Documento comprovativo do consentimento das partes. Declarações complementares

Leia mais

P.º n.º R.P. 193/2010 SJC-CT Transmissão da posição contratual. Averbamento à inscrição de aquisição do direito de superfície.

P.º n.º R.P. 193/2010 SJC-CT Transmissão da posição contratual. Averbamento à inscrição de aquisição do direito de superfície. P.º n.º R.P. 193/2010 SJC-CT Transmissão da posição contratual. Averbamento à inscrição de aquisição do direito de superfície. DELIBERAÇÃO 1. O prédio descrito sob nº... da freguesia de foi, na dependência

Leia mais

Pº RP 281/2008 SJC-CT- aquisição com base em partilha extrajudicial. Cumprimento das obrigações fiscais. Prova.

Pº RP 281/2008 SJC-CT- aquisição com base em partilha extrajudicial. Cumprimento das obrigações fiscais. Prova. 1 Pº RP 281/2008 SJC-CT- aquisição com base em partilha extrajudicial. Cumprimento das obrigações fiscais. Prova. DELIBERAÇÃO 1. A coberto da ap.1 de 27 de Outubro de 2008, foi requerido na Conservatória

Leia mais

Acordam, em conferência, na 3" Secção Criminal do Tribunal da Relação de Lisboa

Acordam, em conferência, na 3 Secção Criminal do Tribunal da Relação de Lisboa Telef: 213222900 Fax: 213479845 Mail: lisboa.tr@lribunais.org.pt Processo n 350/08.8TYLSB.L3 Acordam, em conferência, na Criminal do Tribunal da Relação de Lisboa 1 - Após ter sido notificada do acórdão

Leia mais

Pº R.P. 182/2008 SJC-CT

Pº R.P. 182/2008 SJC-CT Pº R.P. 182/2008 SJC-CT- (i)legalidade de recusa de registo de aquisição pedido com base em inventário, com fundamento na sua manifesta nulidade, mediante invocação de que o prédio partilhado é alheio

Leia mais

DELIBERAÇÃO. A senhora conservadora manteve a decisão proferida nos termos que aqui igualmente damos por reproduzidos na íntegra.

DELIBERAÇÃO. A senhora conservadora manteve a decisão proferida nos termos que aqui igualmente damos por reproduzidos na íntegra. Proc.º n.º R. P. 10/2010 SJC-CT Impugnação judicial da decisão de recusa de conversão do registo de acção após improcedência do recurso hierárquico. Pedido de conversão desse mesmo registo formulado na

Leia mais

Pº R.Co.12/2012 SJC-CT

Pº R.Co.12/2012 SJC-CT Pº R.Co.12/2012 SJC-CT Recorrente: Raúl... Sumário: Suspensão dos trabalhos de assembleia-geral de sociedade por quotas - Documentação das deliberações Assinatura das atas Retificação do registo de destituição

Leia mais

R.P. 112/2007 DSJ-CT-

R.P. 112/2007 DSJ-CT- Proc. R.P. 112/2007 DSJ-CT- Registo de arresto Certidão de registo comercial Arresto das quotas que perfazem a totalidade do capital social da titular inscrita Recusa Falta de título Princípio da autonomia

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 9/2005-1ªS/PL-15.Mar.2005

ACÓRDÃO N.º 9/2005-1ªS/PL-15.Mar.2005 CC/DCP/13-07-2005 ACÓRDÃO N.º 9/2005-1ªS/PL-15.Mar.2005 SUMÁRIO: 1. O concurso por negociação é admissível quando todas as propostas apresentadas em concurso público sejam inaceitáveis e o concurso por

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0250/09 Data do Acordão: 20-05-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL

Leia mais

Pº R.P 167/2005 DSJ-CT-

Pº R.P 167/2005 DSJ-CT- Pº R.P 167/2005 DSJ-CT- Pedido de rectificação Averbamento de pendência Despacho de indeferimento liminar Âmbito do recurso hierárquico quanto a despacho de recusa em processo de rectificação Registo de

Leia mais

PARECER. fundado na posse e no direito de propriedade, adquiridos por via da dação em cumprimento feita pelo executado, José, à embargante;

PARECER. fundado na posse e no direito de propriedade, adquiridos por via da dação em cumprimento feita pelo executado, José, à embargante; P.º n.º R.P. 80/2012 SJC-CT Registo de penhora. Sujeito passivo. Interpretação do pedido de registo. Bem registado a favor de pessoa diversa. Embargos de terceiro. Desistência do pedido. Efeitos. Trato

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0142/09 Data do Acordão: 03-06-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL EXTEMPORANEIDADE

Leia mais

Pº R.P.70/2013 STJC-CC

Pº R.P.70/2013 STJC-CC Pº R.P.70/2013 STJC-CC Recorrente: Manuel L. Recorrida: Conservatória do Registo Predial de... Ato impugnado: Recusas dos registos pedidos pelas Ap. 7, 8.., 8. e 8 de 2013/07/18. Sumário: Registo de penhora

Leia mais

Pº R. P. 46/2009 SJC-CT-

Pº R. P. 46/2009 SJC-CT- Pº R. P. 46/2009 SJC-CT- Inscrição de penhora efectuada como provisória por dúvidas. Divergência entre as áreas constantes da matriz e as áreas das descrições prediais. Actualização/Rectificação. Conversão

Leia mais

2 II Fundamentação 1

2 II Fundamentação 1 P.º n.º C.P. 43/2012 SJC-CT Revogação do despacho de qualificação de ato de registo já executado na ficha informática. Tradução tabular da regressão no processo registral, devido à preterição de formalidades

Leia mais

DELIBERAÇÃO. recusa da ap. por inicialmente ter sido incorrectamente anotada a descrição predial. respectivamente.

DELIBERAÇÃO. recusa da ap. por inicialmente ter sido incorrectamente anotada a descrição predial. respectivamente. P.º n.º R.P. 82/2010 SJC-CT - Servidão administrativa de gás. Constituição. Título. Gratuitidade prevista no n.º 2 do artigo 33.º do Decreto-Lei n.º 116/2008. Interposição de um único recurso hierárquico

Leia mais

P.º R.P. 147/2007 DSJ-CT-

P.º R.P. 147/2007 DSJ-CT- P.º R.P. 147/2007 DSJ-CT- Fixação do sentido e alcance da norma contida no n.º 5 do artigo 31.º do D. L. 287/2003, de 12/11 Reconhecimento ao interessado da possibilidade de requerer hoje a liquidação

Leia mais

P.º R. P. 191/2008 SJC-CT- Aquisição em processo de execução rejeição da apresentação - gratuitidade do registo. DELIBERAÇÃO Relatório

P.º R. P. 191/2008 SJC-CT- Aquisição em processo de execução rejeição da apresentação - gratuitidade do registo. DELIBERAÇÃO Relatório P.º R. P. 191/2008 SJC-CT- Aquisição em processo de execução rejeição da apresentação - gratuitidade do registo. DELIBERAÇÃO Relatório 1. Em 01/09/2008 foi apresentado, na Conservatória do Registo Predial

Leia mais

Pº R.Co.18/2012 SJC-CT

Pº R.Co.18/2012 SJC-CT Pº R.Co.18/2012 SJC-CT Recorrente: S Construções Lda. Sumário: Retificação de registo de encerramento de liquidação, lavrado no âmbito do disposto art. 24º/6 do Regime Jurídico dos Procedimentos Administrativos

Leia mais

Acordam no Tribunal da Relação do Porto

Acordam no Tribunal da Relação do Porto PN 1092.01 1 ; Ag: TC Santo Tirso; Age 2 : José Julião João, Rua Senhora da Conceição 25/27 Peniche; Aga 3 : Ivone da Conceição Antunes Romão, Rua Senhora da Conceição 25 Peniche. Acordam no Tribunal da

Leia mais

P.º R. P. 99/2010 SJC-CT

P.º R. P. 99/2010 SJC-CT P.º R. P. 99/2010 SJC-CT Conversão da inscrição de penhora, provisória por natureza (alínea a) do n.º 2 do artigo 92.º do Código do Registo Predial), com fundamento em decisão judicial transitada em julgado

Leia mais

PARECER. Recurso hierárquico: Apresentação nº 2, de 30 de Janeiro de 2006.

PARECER. Recurso hierárquico: Apresentação nº 2, de 30 de Janeiro de 2006. 1 Pº R. P. 49/2006 DSJ-CT - Após a realização da escritura de fusão de duas cooperativas de crédito agrícola, a incorporada beneficiou de um registo provisório de hipoteca, em cuja titulação, - que foi

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0196/09 Data do Acordão: 25-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXTEMPORANEIDADE RECLAMAÇÃO DE

Leia mais

P.º n.º R. P. 255/2009 DSJ-CT- PARECER I Relatório 1

P.º n.º R. P. 255/2009 DSJ-CT- PARECER I Relatório 1 P.º n.º R. P. 255/2009 DSJ-CT- Cancelamento de registo de aquisição, causada por usucapião, efectuado com base em escritura de distrate da justificação. Interpretação do n.º 3 do artigo 33.º do Decreto-Lei

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0545/10 Data do Acordão: 15-09-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IVA CADUCIDADE DO DIREITO À LIQUIDAÇÃO

Leia mais

N/Referência: PROC.: C. P. 53/2014 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PROC.: C. P. 53/2014 STJ-CC Data de homologação: N.º 51/ CC /2014 N/Referência: PROC.: C. P. 53/2014 STJ-CC Data de homologação: 19-09-2014 Consulente: Setor Técnico-Jurídico dos Serviços de Registo (STJSR) do Departamento de Gestão e Apoio Técnico-Jurídico

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 40 /03 15 Jul. 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 29/03. (Processo nº 3372/02) SUMÁRIO DO ACÓRDÃO

ACÓRDÃO Nº 40 /03 15 Jul. 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 29/03. (Processo nº 3372/02) SUMÁRIO DO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Nº 40 /03 15 Jul. 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 29/03 (Processo nº 3372/02) SUMÁRIO DO ACÓRDÃO I. O âmbito da fiscalização prévia está definido, fundamentalmente, no artº44º nº1 da Lei 98/97 de 26

Leia mais

4. A senhora conservadora recorrida sustentou a qualificação impugnada em despacho que aqui se dá por integralmente reproduzido.

4. A senhora conservadora recorrida sustentou a qualificação impugnada em despacho que aqui se dá por integralmente reproduzido. P.º n.º R.P.122/2012.SJC-CT Dação em cumprimento acompanhada de declaração de renúncia à hipoteca e de declaração de manifestação de interesse na sua manutenção (artigo 871.º, n.º 4 do Código Civil). DELIBERAÇÃO

Leia mais

N/Referência: P.º R P 46/2016 STJ-CC Data de homologação: J. M., Advogado, em representação de Adélia A... &... Construções, Lda.

N/Referência: P.º R P 46/2016 STJ-CC Data de homologação: J. M., Advogado, em representação de Adélia A... &... Construções, Lda. DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 33/ CC /2016 N/Referência: P.º R P 46/2016 STJ-CC Data de homologação: 01-07-2016 Recorrente: J. M., Advogado, em representação de Adélia A... &... Construções,

Leia mais

PN ; Ap: TC Porto, 4ª Vara, 2ª. Sec. ( Ap.e: ] Apºs: Em Conferência no Tribunal da Relação do Porto I. INTRODUÇÃO:

PN ; Ap: TC Porto, 4ª Vara, 2ª. Sec. ( Ap.e: ] Apºs: Em Conferência no Tribunal da Relação do Porto I. INTRODUÇÃO: PN 2840.07-5; Ap: TC Porto, 4ª Vara, 2ª. Sec. ( Ap.e: ] Apºs: Em Conferência no Tribunal da Relação do Porto I. INTRODUÇÃO: (1) O recorrente discorda de não ter sido admitido ao concurso de credores, apresentada

Leia mais