Pº R.Co.12/2012 SJC-CT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pº R.Co.12/2012 SJC-CT"

Transcrição

1 Pº R.Co.12/2012 SJC-CT Recorrente: Raúl... Sumário: Suspensão dos trabalhos de assembleia-geral de sociedade por quotas - Documentação das deliberações Assinatura das atas Retificação do registo de destituição de gerente. Relatório 1. A presente impugnação tem por objeto a decisão da Senhora Conservadora da Conservatória do Registo Comercial de.. de recusar a retificação do averbamento de cessação de funções do gerente Raúl., na sociedade Colégio P., Lda., matriculada sob o nº Av.2 à inscrição nº 2 ( Ap. / ). Aquele averbamento teve por base as atas nºs 5, 6 e 7, das quais, para o que neste processo assume pertinência, consta: Ata nº 5 (reunião da a.g. de 4 de novembro de 2011): a) que a assembleia iniciou os trabalhos com a presença dos sócios Ana P.., Vítor G, Maria J. e Teresa O. e que, após o encerramento do período de antes da ordem do dia, chegaram os Dr.s José B.. e Ana R., representantes 1 dos sócios Raúl., Cantinho.., Lda, Laura G. Paulo C., b) que foi deliberada a destituição do gerente Raúl, por maioria de 79,55% dos votos, c) que o sócio Raúl se encontrava impedido de participar na votação nos termos do disposto no art. 251º/1/f) do Código das Sociedades Comerciais e d) que foi deliberada a suspensão os trabalhos, com designação do dia 23 de novembro de 2011 para a respetiva continuação. A ata mostra-se assinada pelos primeiros quatro sócios indicados, que foram os que votaram favoravelmente a proposta de destituição. Ata nº 6( reunião da a.g. de 23 de novembro de 2011): a) que estavam presentes os sócios Ana P.., Vítor G.., Maria J.. e Teresa O, b) que, em face da ausência dos restantes sócios, o presidente da mesa propôs 1 Na prática, como foi esclarecido no momento da votação, foi o Dr. José Barroco que assumiu a representação dos sócios indicados.

2 que lhes fossem remetidas cartas registadas com aviso de receção, solicitando a assinatura da ata nº 5 e que, caso se recusassem injustificadamente a assiná-la, fossem judicialmente notificados para o mesmo efeito, c) que foi lida a ata nº 5, a qual foi aprovada por todos os sócios presentes, que a assinaram, d) que foi deliberada a suspensão dos trabalhos, com designação do dia 5 de dezembro de 2011 para se proceder à leitura, aprovação e assinatura da ata desta sessão e e) que todos os sócios presentes assinaram a ata. Ata nº 7( reunião da a.g. de 5 de dezembro de 2011): consta exclusivamente que estavam presentes os sócios Ana P.., Vítor G.., Maria J.. e Teresa O. e que teve lugar a leitura, aprovação e assinatura das atas nºs 6 e nº7. 2. A retificação foi requerida pela Ap../ , cujos termos se dão aqui por integralmente reproduzidos, alegando-se que a ata nº 5 não se encontra subscrita por todos os sócios presentes na assembleia e que os que a não assinaram não foram judicialmente notificados para o efeito, concluindo-se: Nestes termos, Deve o presente pedido de retificação ser considerado procedente, por provado e, em consequência, ser o registo de cessão de funções de membro de órgãos social respeitante ao ora interessado recusado 2 ou, sem conceder, ser concedido provisório por dúvidas. Mais se requer o averbamento do registo da pendência da retificação, nos termos do nº 1 do art. 87º do CRC. 3. A Senhora Conservadora recusou a retificação, em despacho de 17 de fevereiro de 2012, que aqui se dá por integralmente reproduzido, considerando que a ata nº 5 não reveste autonomia enquanto título e que Só as três atas resultantes das 3 sessões legalmente convocada valem como um todo. E estão assinadas pelos presentes, na continuidade. A notificação judicial prevista no art. 63º do C. Soc. Comerciais aplica-se a uma ata enquanto um todo. ( ). Assim a ata apresentada assinada pelos presentes, maioria ( da 1ª sessão) e totalidade das seguintes tem força probatória plena para o ato tal como foi requerido, não se vislumbrando que a existir algum vício ele se enquadre nos casos de nulidade do art. 56 C. Soc. Comerciais, vícios esses, e só esses impeditivos, de um registo definitivo.(art. 48º, nº 1 al.c C.Reg. Comercial). 2 O que o requerente certamente pretende é o cancelamento do registo retificando, com fundamento na sua nulidade por insuficiência de título.

3 4. Foi interposto recurso pela Ap.../ , cujos termos se dão aqui por integralmente reproduzidos, alegando-se em síntese que: a) ( )independentemente de estar sob a alçada da mesma Assembleia Geral, cada um das deliberações tomadas em cada uma das sessões vale por si, não tendo que ser reiteradas nas sessões subsequentes ; b) As deliberações assim tomadas cristalizam-se, não podendo ser reponderadas posteriormente, em virtude de um dos sócios, por exemplo, não ter estado presente na sessão na qual as mesmas foram tomadas ; c) ( ) se bastasse a assinatura dos presentes na última sessão da Assembleia Geral, estar-se-ia a dar cobertura a um texto que deve ser o reflexo do que se passou em cada uma das sessões sem que as pessoas que o subscrevem tenham estado necessariamente presentes na discussão ; d) ( ) o registo concedido não o poderia ter sido, por violação da lei ; e) ( ) até à presente data, o ora sócio recorrente, desconhece o real e efetivo texto do conteúdo das atas, tendo mesmo tido necessidade de proceder à notificação judicial avulsa dos sócios que requereram os registos e assinaram a referida ata para que os mesmos procedam à entrega do original do Livro de Atas na sede social, facto que ainda não ocorreu. Já na parte final, o recorrente introduz a seguinte citação, como sendo 3 do acórdão da Relação do Porto, nº 4847/10, de 29 de setembro de 2011: As atas da assembleias-gerais que contenham deliberações dos sócios devem ser assinadas por todos os sócios, podendo sê-lo em momento posterior e, embora possam ser lavradas por notário, a lei não atribui valor probatório. O registo da nomeação de gerentes de sociedade por quotas, pedido com base em ata que não se mostre assinada por todos os sócios que tiverem tomado parte na respetiva assembleia, deve ser lavrado com a natureza de provisório por dúvidas 5. A recorrida procedeu à notificação dos interessados não requerentes, cumprindo o disposto no art. 90º do Código do Registo Comercial (CRCom) 4. 3 Consultado o Acórdão, no mesmo suporte que foi indicado pelo recorrente - -, verificamos que o texto, tal como está citado, não está nele incluído; o primeiro período não consta de todo, sendo, aliás, incongruente, e o segundo corresponde ao respetivo sumário. 4 A recorrida designou a sua decisão por recusa do pedido de retificação, sem invocar qualquer disposição do CRCom.

4 Saneamento: o recurso é tempestivo, e inexistem questões prévias ou prejudiciais que obstem ao conhecimento do mérito. Pronúncia: A posição deste Conselho vai expressa na seguinte Deliberação 1. A assembleia-geral de uma sociedade por quotas pode deliberar suspender os respetivos trabalhos, uma ou duas vezes, fixando o seu recomeço para data que não diste mais de 90 dias, devendo ser lavrada uma ata por cada reunião ( art.s 248º/1 e 387º e 388º/1 CSC) 5. do 2. Sem embargo de a assembleia-geral dever ser documentada pelo conjunto de todas as atas, cada ata documenta autonomamente o que Na ficha consta uma anotação de pendência de retificação e um averbamento de recusa de retificação. Rigorosamente, em processo de retificação não existe recusa ; ou há despacho de indeferimento liminar ou decisão final de indeferimento da retificação e, em qualquer dos casos a lei determina que se averbe a pendência da retificação ( art. 87º/1 do CRCom). Ora, se aquela decisão corresponde a um indeferimento liminar, haveria que ter averbado a pendência de retificação e, se não tivesse ocorrido impugnação, esse averbamento seria cancelado logo que se verificasse o decurso do respetivo prazo; existindo impugnação, haveria que ter notificado os interessados não requerentes para impugnarem os fundamentos do recurso (art. 88º/4 do CRCom). Ao invés, se aquela decisão corresponde a decisão (final) sobre a retificação, haveria igualmente que ter averbado a pendência da retificação e, antes da decisão, haveriam que ter sido notificados os interessados não requerentes para deduzirem oposição à retificação ( art.90º/1 do CRCom). Recebido o recurso no IRN, o Setor Jurídico e de Contencioso (SJC) entendeu enquadrar a decisão como decisão final e propôs que o processo baixasse ao serviço de registo para efeito da notificação em falta ao abrigo do art. 90º, proposta que mereceu concordância superior. 5 In casu a assembleia-geral foi suspensa por duas vezes, tendo sido lavrada uma ata por cada reunião, se bem que a última da ata da reunião anterior. foi marcada apenas com a finalidade de ler, aprovar e assinar

5 se passou em cada uma das reuniões, em resultado da declaração de ciência da maioria dos sócios participantes Apesar da natureza da declaração imanente à assinatura da ata testemunho do que se passou na reunião -, o apuramento da maioria dos sócios que tomaram parte na assembleia ( art. 63º/3 do CSC) não deve ser feito por cabeça, mas levar em conta os votos presentes ou representados 7. 6 A divergência entre recorrida e recorrente situa-se precisamente nesta relação do desdobramento da assembleia-geral em várias reuniões com o desdobramento da documentação das deliberações tomadas em cada reunião. De um lado temos a posição da recorrida, que entende que o conjunto das atas formam um todo, e que a irregularidade casual do extrato da 1ª sessão não se estende às restantes, sendo a ordem de trabalhos e as decisões renovadas em cada sessão, exatamente por se tratar de uma única Assembleia, para defender que não tem que haver lugar à notificação judicial avulsa dos sócios que tenham estado na 1ª sessão e ausentes nas seguintes, pois bastaria que tivessem comparecido e a tivessem assinado; do outro temos o recorrente, que defende a autonomia de cada uma das atas, para efeito do conteúdo probatório e de assinatura. Afigura-se-nos que, quanto a esta questão, assiste razão ao recorrente. De unidade pode falar-se no sentido de que cada assembleia-geral é documentada pelo conjunto das atas das diversas reuniões; já não no sentido de que, não tendo sido os mesmos os sócios presentes nas diversas reuniões e a lei não impõe que o sejam -, só se considerem como tendo estado presentes na assembleia os sócios que estiveram presentes em todas as reuniões. O mesmo aconteceria se a lei determinasse que a documentação fosse feita por ata única; todos os presentes, em todas as reuniões ou em qualquer delas, teriam o dever de a assinar, mas o seu testemunho ou declaração de ciência teria por objeto apenas o que se passara na(s) reunião(ões) em que tivessem estado presentes. 7 No Pº R.Co.1 e 2/2007 DSJ-CT ( in defendemos o entendimento oposto, por termos considerado determinantes a letra da lei( sócios que nela tenham participado art. 248º/6 do CSC) e o facto de a assinatura da ata constituir uma afirmação de ciência, ou seja, traduzir um testemunho de que o que a ata relata corresponde ao que efetivamente aconteceu na assembleia dos sócios. A questão não está aqui em tabela, mas impõe-se aproveitar a oportunidade quando no ponto seguinte apreciar-mos a questão que tem a ver com a previsão legal da notificação judicial avulsa, vamos ter que convocar o entendimento deste Conselho constante do mesmo parecer para ponderar da justeza da interpretação então defendida, levando sobretudo em conta que a doutrina extrarregistral se afasta da mesma. De facto, a dita doutrina ( cfr. Pinto Furtado, in Deliberações dos Sócios, pág. 699, Paulo Olavo Cunha, in Direito das Sociedades Comerciais, pág.s 527 e 528 e Albino de Matos, in A Documentação das Deliberações Sociais no Projeto de Código das Sociedades, pág.s 68 e 69) inclina-se para considerar que a lei não pode ter deixado de levar em conta o risco que resultaria da exigência da maioria pessoal, traduzido na possibilidade de paralisação da atividade social pela minoria deliberativa,

6 4. A ata adquire força probatória logo que se verifique o número suficiente de assinaturas para formar a mencionada maioria, desde que a sociedade tenha promovido a notificação judicial avulsa dos sócios que a não assinaram, nos termos do disposto no nº 3 do art. 63º do CSC, e tenha decorrido o prazo, não inferior a oito dias, que lhes foi fixado para o fazerem 8. atribuindo a este elemento teleológico caráter determinante para dar por afastado o sentido que à primeira vista resulta do elemento literal, conjugado com a natureza testemunhal da assinatura. Reapreciada a questão, ponderando que, dado o caráter insubstituível da ata enquanto meio de prova de deliberação tomada em assembleia geral ( art. 63º/1 do CSC), aquele elemento teleológico assume um peso especial e conferindo a devida importância à vertente doutrinária para mais num âmbito que não é puramente registral - afigura-se-nos como mais ajustada a referida interpretação. No caso dos autos e qualquer que seja o entendimento, verifica-se a assinatura da ata nº 5 pela maioria dos sócios presentes, já que assinaram todos os sócios que votaram favoravelmente a destituição do gerente, os quais são também a maioria dos sócios participantes, considerando que os restantes foram representados pela mesma pessoa (Dr. José Barroco). 8 Também neste ponto nos afastamos do entendimento defendido no indicado Pº R.Co.1 e 2/2007 DSJ-CT. Esta mudança de posição não é, no entanto, determinada pela jurisprudência invocada pelo recorrente (Acórdão da Relação do Porto supra mencionado). Tratou-se de acórdão proferido em Apelação interposta pelo Presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. (IRN, I.P.) de decisão que, em 1ª instância, havia determinado a feitura de registo de nomeação de gerentes como definitivo, proferida em recurso de decisão de recusa por parte do Conservador, a qual já havia sido objeto de recurso hierárquico Pº R.Co.5/2010 SJC-CT, disponível em - no qual se decidiu pela provisoriedade por dúvidas. Em causa estava uma ata lavrada por notário, não assinada por todos os sócios presentes na assembleia-geral, mas não foi a falta de notificação judicial avulsa que constituiu fundamento da revogação da decisão da 1ª instância. O fundamento foi antes dando por procedente a totalidade dos argumentos do Presidente do IRN,I.P. - a presença de dúvida quanto a existência da deliberação de nomeação de gerentes, nomeadamente pelo facto de o presidente da mesa não ter declarado que a proposta de designação tinha sido aprovada e atenta a junção de duas declarações escritas apresentadas por um grupo de sócios, alegadamente maioritário, no sentido da suspensão da assembleia. A falta de notificação judicial avulsa não constituiu fundamento da Apelação para a Relação - como já não constituíra fundamento da decisão proferida no indicado Pº R.Co.5/2010 SJC-CT, no qual inclusive se confirmou o entendimento defendido anteriormente no Pº R.Co.1 e 2/2007 DSJ-CT - a qual é tratada exclusivamente no enquadramento da especialidade de se tratar de ata lavrada por notário, para se defender que não lhe é à partida aplicável o regime da notificação judicial avulsa previsto no art. 63º do CSC, mas sim o disposto nos artigos 46º/6 e 70º/1, c) e d) do Código do Notariado. Nesse enquadramento e quanto a esta questão, o Acórdão mais não faz do que reproduzir o teor das disposições do CSC que se referem à assinatura das atas.

7 5. Decorrentemente, deve ser lavrado provisoriamente por dúvidas o registo de cessação de funções de gerente pedido com base em ata da assembleia geral assinada pela maioria dos sócios que nela participaram, se não for feita prova da notificação judicial avulsa dos restantes sócios participantes e do decurso do mencionado prazo ( art. 69º/1/l) e 3 do CRCom e art. 63º/3 e 248º/6 do CSC) Efetuado o mencionado registo como definitivo, o mesmo enferma de inexatidão resultante de erro de qualificação, suscetível de retificação no âmbito do processo especial de retificação de registo( art.s 23º e 81º e seguintes do CRCom) 10. Em consonância com o exposto, propomos a procedência da impugnação quanto ao pedido subsidiário de retificação do registo para provisório por dúvidas. O sumário do Acórdão incluído na citação feita pelo recorrente pretensamente feita, conforme referimos na nota 1-, para lá de não estar em sintonia com o fundamento da procedência do recurso, pode inclusive, se lido isoladamente, ser mal interpretado. É que, mesmo quem entenda que a ata assinada pela maioria dos sócios só adquire força probatória com o decurso do prazo fixado aos restantes sócios para a assinarem, não poderá subscrever a afirmação de que O registo ( ) pedido com base em ata que não se mostre assinada por todos os sócios que tiverem tomado parte na assembleia, deve ser efetuado como provisório e por dúvidas ; poderia ser efetuado definitivo se, embora a ata não estivesse assinada por todos, estivesse assinada pela maioria e já tivesse decorrido aquele prazo. Infletimos de entendimento por se nos afigurar que, ao termos defendido uma interpretação corretiva do disposto no nº 3 do mencionado art. 63º do CSC, não levámos na devida conta o disposto no art. 9º/3 do Código Civil, que estabelece que Na fixação do sentido e alcance da lei, o intérprete presumirá que o legislador consagrou as soluções mais acertadas e soube exprimir o seu pensamento em termos adequados. Além disso, e corroborando que teremos ultrapassado os limites legais da interpretação, temos igualmente a vertente doutrinária que, embora questionando-se quanto à bondade da opção legal, não se afasta do sentido literalmente manifestado - Cfr. os dois primeiros Autores e obras mencionados na nota anterior, respetivamente pág.s 698 e 699 e a pág Nesta situação não pode dar-se por manifesto que o facto não está titulado ( cfr. art. 48º/1/b) do CRCom), pois pode ter ocorrido a notificação e decorrido o prazo fixado para a assinatura. Caso tenha sido feita prova da notificação e não tenha decorrido ainda (na data da apresentação) o dito prazo, o registo deve ser recusado por manifesta falta de título. 10 Foi o que aconteceu na situação dos autos. A alegação do recorrente, de que não teve lugar a notificação judicial avulsa, não pode ser relevada, tanto mais que tratando-se retificação por erro de qualificação, não podem ser tidos em conta senão os elementos disponíveis no juízo inicial de qualificação.

8 Deliberação aprovada em sessão do Conselho Consultivo de 25 de janeiro de Luís Manuel Nunes Martins, relator. Esta deliberação foi homologada pelo Exmo. Senhor Presidente do Conselho Diretivo em

- 1 - Pº R.Co.27/2009 SJC-CT

- 1 - Pº R.Co.27/2009 SJC-CT - 1 - Pº R.Co.27/2009 SJC-CT Recorrente: Joaquim. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial do. Acto impugnado: Indeferimento liminar de pedidos de rectificação das inscrições 3 e 4 relativas à sociedade

Leia mais

Venda executiva Caducidade - Impugnação pauliana - Artigo 824º do Código Civil.

Venda executiva Caducidade - Impugnação pauliana - Artigo 824º do Código Civil. DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 5/ CC /2016 N/Referência: Pº R.P.106/2015 STJ-CC Data de homologação: 02-02-2016 Recorrente: Lamberto B, representado por João V., advogado. Recorrido:

Leia mais

N/Referência: PºR.P.128/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PºR.P.128/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 3/ CC /2017 N/Referência: PºR.P.128/2016 STJ-CC Data de homologação: 16-02-2017 Recorrente: A. Raposo..l, advogado. Recorrido: Conservatóia do Registo Predial

Leia mais

P.º n.º R.P. 43/2010 SJC-CT Transmissão de locação financeira. Recusa. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 43/2010 SJC-CT Transmissão de locação financeira. Recusa. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 43/2010 SJC-CT Transmissão de locação financeira. Recusa. DELIBERAÇÃO 1., advogado, apresentou na Conservatória do Registo Predial de, no dia de de ( Ap. ), um pedido de registo a que chamou

Leia mais

Pº R.P. 241/2008 SJC-CT-

Pº R.P. 241/2008 SJC-CT- Pº R.P. 241/2008 SJC-CT- Acção proposta no âmbito do artº 205º CPEREF- Ordem de separação de determinado prédio da massa falida Cancelamento de hipotecas e penhoras Insuficiência do título. DELIBERAÇÃO

Leia mais

Consulente: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de.

Consulente: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de. Pº C.Co.53/2010 SJC-CT Consulente: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de. Consulta: Qual a data a considerar como sendo a da designação e da cessação de funções de membros dos órgãos

Leia mais

N/Referência: PºR.P.135/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PºR.P.135/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 5/ CC /2017 N/Referência: PºR.P.135/2016 STJ-CC Data de homologação: 16-02-2017 Recorrente: A. Raposo l, advogado. Recorrido: Conservatória do Registo Predial

Leia mais

Anotação no diário e na ficha Notificação e impugnação da decisão Sentido e

Anotação no diário e na ficha Notificação e impugnação da decisão Sentido e Pº R.Co. 22/2008 SJC-CT Pº C.P. 73/2008 SJC-CT Recorrente (Pº R.Co. 22/2008 SJC-CT):, Lda. Recorrida (mesmo processo): Conservatória do Registo Comercial de.. Consulente (Pº C.P. 73/2008 SJC-CT): Instituto

Leia mais

Sumário: Alteração do contrato social. Título para registo.

Sumário: Alteração do contrato social. Título para registo. P.º R. Co. 16/2007DSJ-CT Sumário: Alteração do contrato social. Título para registo. Recorrente: Sociedade «G, Limitada», representada por M D..., advogada. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial

Leia mais

Pº R.P. 206/2009 SJC-CT

Pº R.P. 206/2009 SJC-CT Pº R.P. 206/2009 SJC-CT Extinção de usufruto causada pelo óbito do usufrutuário. Obrigatoriedade do registo. Sujeito da obrigação de promover o registo. Termo inicial da contagem do prazo de cumprimento

Leia mais

N/Referência: Pº R.P.76/2017 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: Pº R.P.76/2017 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 51/ CC /2017 N/Referência: Pº R.P.76/2017 STJ-CC Data de homologação: 16-11-2017 Recorrente: Helena M.., agente de execução. Recorrido: Conservatória do

Leia mais

Pº R.Bm.1/2013 SJC-CT

Pº R.Bm.1/2013 SJC-CT Pº R.Bm.1/2013 SJC-CT Recorrente:. Banque Sucursal Portugal. Sumário: Registo de penhora de veículo provisório por natureza (art. 92º/2/a) do Código do Registo Predial) Certificação pelo Tribunal de que

Leia mais

CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013

CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013 CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013 DESTINATÁRIOS: Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares Serviços Centrais e Equipas Multidisciplinares da IGEC Assunto: I NOTIFICAÇÃO DAS DECISÕES DE PROCESSOS DISCIPLINARES

Leia mais

PARECER. Fundamentação

PARECER. Fundamentação P.º n.º R.P. 73/2012 SJC-CT Renovação de registo provisório de aquisição lavrado com base em contrato-promessa de alienação. Registo caducado. Pendência de retificação. PARECER 1. A coberto da ap., de

Leia mais

P.º n.º R.P. 92/2010 SJC-CT Aquisição. Contrato promessa. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 92/2010 SJC-CT Aquisição. Contrato promessa. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 92/2010 SJC-CT Aquisição. Contrato promessa. DELIBERAÇÃO 1. Indicando como objecto mediato o prédio descrito sob o nº... da freguesia de..., o recorrente apresentou na Conservatória do Registo

Leia mais

P.º n.º R.P. 169/2011 SJC-CT Conversão do arresto em penhora. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 169/2011 SJC-CT Conversão do arresto em penhora. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 169/2011 SJC-CT Conversão do arresto em penhora. DELIBERAÇÃO Sobre o prédio da ficha nº, da freguesia de..., da Conservatória do Registo Predial de prédio urbano situado na Rua...,, inscrito

Leia mais

Ficou também arquivada a planta topográfica do prédio rectificando elaborada por técnico qualificado.

Ficou também arquivada a planta topográfica do prédio rectificando elaborada por técnico qualificado. P.º n.º R.P. 148/2011 SJC-CT Registo de constituição de propriedade horizontal precedido da anexação de dois prédios urbanos. Tributação emolumentar devida pelo averbamento. Inaplicabilidade das verbas

Leia mais

Pº R.P. 132/2008 SJC-CT

Pº R.P. 132/2008 SJC-CT Pº R.P. 132/2008 SJC-CT - Impugnação de decisão de recusa, consoante respeite a acto de registo nos termos requeridos ou rectificação de registos ( nºs 1 e 2, respectivamente, do art. 140º do C.R.P.) Interpretação

Leia mais

P.º n.º R. P. 255/2009 DSJ-CT- PARECER I Relatório 1

P.º n.º R. P. 255/2009 DSJ-CT- PARECER I Relatório 1 P.º n.º R. P. 255/2009 DSJ-CT- Cancelamento de registo de aquisição, causada por usucapião, efectuado com base em escritura de distrate da justificação. Interpretação do n.º 3 do artigo 33.º do Decreto-Lei

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0545/10 Data do Acordão: 15-09-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IVA CADUCIDADE DO DIREITO À LIQUIDAÇÃO

Leia mais

N/Referência: PºR.P.95/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PºR.P.95/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 59/ CC /2016 N/Referência: PºR.P.95/2016 STJ-CC Data de homologação: 23-10-2016 Recorrente: Município de P... Recorrido: Conservatória do Registo Predial

Leia mais

P.º n.º R.P. 224/2010 SJC-CT Prédio não descrito. Aquisição. Declaração a que se refere o artigo 42.º, n.º 6 do Código do Registo Predial.

P.º n.º R.P. 224/2010 SJC-CT Prédio não descrito. Aquisição. Declaração a que se refere o artigo 42.º, n.º 6 do Código do Registo Predial. P.º n.º R.P. 224/2010 SJC-CT Prédio não descrito. Aquisição. Declaração a que se refere o artigo 42.º, n.º 6 do Código do Registo Predial. DELIBERAÇÃO 1. No dia 27 de Julho de 2010 foi celebrada perante

Leia mais

N/Referência: P.º R P 102/2018 STJSR-CC Data de homologação: Arrendamento Provisório por natureza, artigo 92.º, n.º 2, alínea d).

N/Referência: P.º R P 102/2018 STJSR-CC Data de homologação: Arrendamento Provisório por natureza, artigo 92.º, n.º 2, alínea d). DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 46/ CC /2018 N/Referência: P.º R P 102/2018 STJSR-CC Data de homologação: 15-11-2018 Recorrente: Ana, Advogada Recorrido: Conservatória do Registo Predial

Leia mais

N/Referência: P.º R.P. 118/2016 STJSR-CC Data de homologação:

N/Referência: P.º R.P. 118/2016 STJSR-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 1/ CC /2017 N/Referência: P.º R.P. 118/2016 STJSR-CC Data de homologação: 20-01-2017 Recorrente: Francisco J.., representado por Constantino.., advogado.

Leia mais

P.º R. P. 184/2009 SJC-CT

P.º R. P. 184/2009 SJC-CT P.º R. P. 184/2009 SJC-CT Transferência de património, ao abrigo do D. L. n.º 112/2004 de 13 de Maio, entre dois organismos integrantes do sistema de segurança social, o Instituto da... e o Instituto Recusa

Leia mais

Recorrente: «L Sociedade Unipessoal, Limitada». Recorrida: Conservatória do Registo Comercial da. Relatório:

Recorrente: «L Sociedade Unipessoal, Limitada». Recorrida: Conservatória do Registo Comercial da. Relatório: P.º R. Co. 4/2007DSJ-CT - Registo da constituição da sociedade e nomeação de gerentes. Título constitutivo omisso quanto à data do encerramento do exercício social e ao número de identificação fiscal da

Leia mais

Pº R.Co.18/2012 SJC-CT

Pº R.Co.18/2012 SJC-CT Pº R.Co.18/2012 SJC-CT Recorrente: S Construções Lda. Sumário: Retificação de registo de encerramento de liquidação, lavrado no âmbito do disposto art. 24º/6 do Regime Jurídico dos Procedimentos Administrativos

Leia mais

Pº R. Bm. 9/2008 SJC-CT Recorrente: Ana, advogada. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de.

Pº R. Bm. 9/2008 SJC-CT Recorrente: Ana, advogada. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Pº R. Bm. 9/2008 SJC-CT Recorrente: Ana, advogada. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Relatório 1. Com data de 13 de Outubro de 2008 ( cuja apresentação só foi anotada no Diário no dia 20090624,

Leia mais

Relatório. Pº R. Bm. 4/2009 SJC-CT

Relatório. Pº R. Bm. 4/2009 SJC-CT Pº R. Bm. 4/2009 SJC-CT Recorrente: Vítor. Recorrida: Conservatória do Registo de Automóveis de. Acto impugnado: Ap. de 23 de Abril de 2009 recusa de registo de propriedade com referência ao veículo automóvel

Leia mais

DELIBERAÇÃO. A senhora conservadora manteve a decisão proferida nos termos que aqui igualmente damos por reproduzidos na íntegra.

DELIBERAÇÃO. A senhora conservadora manteve a decisão proferida nos termos que aqui igualmente damos por reproduzidos na íntegra. Proc.º n.º R. P. 10/2010 SJC-CT Impugnação judicial da decisão de recusa de conversão do registo de acção após improcedência do recurso hierárquico. Pedido de conversão desse mesmo registo formulado na

Leia mais

Pº R.P. 243/2007 DSJ-CT

Pº R.P. 243/2007 DSJ-CT Pº R.P. 243/2007 DSJ-CT- Cancelamento de registo de aquisição em processo executivo com base em decisão judicial que determina a anulação da venda, a restituição do preço e do IMT ao comprador Recusa por

Leia mais

Pº R. Co. 9/2011 SJC-CT. Recorrentes: Laboratório de Análises Clínicas, S.A. e outro. Recorrida: Conservadora do Registo Comercial de...

Pº R. Co. 9/2011 SJC-CT. Recorrentes: Laboratório de Análises Clínicas, S.A. e outro. Recorrida: Conservadora do Registo Comercial de... Pº R. Co. 9/2011 SJC-CT Recorrentes: Laboratório de Análises Clínicas, S.A. e outro. Recorrida: Conservadora do Registo Comercial de... Registos a qualificar: a) Cessação de funções de membros dos órgãos

Leia mais

Sumário: Registo definitivo de transformação de sociedade comercial. Pedido de retificação do mesmo. Indeferimento liminar.

Sumário: Registo definitivo de transformação de sociedade comercial. Pedido de retificação do mesmo. Indeferimento liminar. Proc.º n.º R. Co. 26/2012 SJC-CT Sumário: Registo definitivo de transformação de sociedade comercial. Pedido de retificação do mesmo. Indeferimento liminar.. Recorrente: Amílcar., representado pelos advogados

Leia mais

N/Referência: P.º R.P. 117/2016 STJSR-CC Data de homologação:

N/Referência: P.º R.P. 117/2016 STJSR-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 66/ CC /2016 N/Referência: P.º R.P. 117/2016 STJSR-CC Data de homologação: 16-12-2016 Recorrente:..-ALUGUER DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, LDA Recorrido: Conservatória

Leia mais

P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar.

P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar. P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar. DELIBERAÇÃO 1 A Senhora Conservadora do Registo Predial

Leia mais

Pº R. Co. 25/2006 DSJ-CT. Recorrente: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de.

Pº R. Co. 25/2006 DSJ-CT. Recorrente: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Pº R. Co. 25/2006 DSJ-CT. Recorrente: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Registo a qualificar: Transmissão de dívida com hipoteca a favor de P Sociedade

Leia mais

N/Referência: Pº R.P.5/2015 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: Pº R.P.5/2015 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 52/ CC /2015 N/Referência: Pº R.P.5/2015 STJ-CC Data de homologação: 26-03-2015. Banco, S.A.. Conservatória do Registo Predial de. Assunto: Descrição aberta

Leia mais

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06 CIRCULAR Nº 1/IGE/06 Data: 24.FEV.06 Destinatários: Directores Regionais de Educação Presidentes dos Conselhos Executivos dos Estabelecimentos da Educação e Ensino Serviços Centrais e Delegações Regionais

Leia mais

P.º n.º R.P. 193/2010 SJC-CT Transmissão da posição contratual. Averbamento à inscrição de aquisição do direito de superfície.

P.º n.º R.P. 193/2010 SJC-CT Transmissão da posição contratual. Averbamento à inscrição de aquisição do direito de superfície. P.º n.º R.P. 193/2010 SJC-CT Transmissão da posição contratual. Averbamento à inscrição de aquisição do direito de superfície. DELIBERAÇÃO 1. O prédio descrito sob nº... da freguesia de foi, na dependência

Leia mais

Pº C.P. 35/2009 SJC-CT-

Pº C.P. 35/2009 SJC-CT- Pº C.P. 35/2009 SJC-CT- Gratuitidade prevista no nº 3 do art. 33º do referido D.L. nº 116/2008 - Pedidos efectuados para lá dos prazos previstos para o cumprimento atempado da obrigação de registar Agravamento

Leia mais

Sumário: Legado. Interpretação do testamento. Registo de aquisição. Declarações complementares e prova complementar.

Sumário: Legado. Interpretação do testamento. Registo de aquisição. Declarações complementares e prova complementar. P.º n.º R. P. 122/2008 SJC-CT Sumário: Legado. Interpretação do testamento. Registo de aquisição. Declarações complementares e prova complementar. DELIBERAÇÃO 1 O presente recurso vem interposto contra

Leia mais

P.º R. P. 24/2009 SJC-CT-

P.º R. P. 24/2009 SJC-CT- P.º R. P. 24/2009 SJC-CT- Inscrição de penhora efectuada como provisória por dúvidas. Anotação indevida da sua caducidade. Eliminação desta anotação e elaboração do registo de conversão. Relatório DELIBERAÇÃO

Leia mais

Pº R.Co.24/2012 SJC-CT

Pº R.Co.24/2012 SJC-CT - 1 - Pº R.Co.24/2012 SJC-CT Recorrente: S Sociedade de Gestão e Investimento Imobiliário, S.A. Sumário: Retificação de registo de designação dos órgãos sociais, de definitivo para provisório por dúvidas

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo cordão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01140/16 Data do Acordão: 25-10-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário:

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Relatório

DELIBERAÇÃO. Relatório P.º n.º R. P. 253/2007 SJC-CT- Providência de recuperação de empresa mediante reconstituição empresarial. Sentença homologatória do acordo de credores. Título para o registo de cancelamento da inscrição

Leia mais

Diapositivo 3. U1 User;

Diapositivo 3. U1 User; A Empresa Societária (MDTF) Maria Miguel Carvalho 4 de novembro de 2011 Módulo II Estrutura organizatória das sociedades U1 Deliberações dos Sócios (Procedimento Deliberativo) 1 Diapositivo 3 U1 User;

Leia mais

Proc.º n.º R. Co. 25/2011 SJC-CT

Proc.º n.º R. Co. 25/2011 SJC-CT Proc.º n.º R. Co. 25/2011 SJC-CT Sumário: Pedido de extinção do procedimento administrativo de dissolução de sociedade comercial por quotas. Indeferimento. Inadmissibilidade de interposição de recurso

Leia mais

Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É

Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É obrigatória a constituição de advogado no recurso de apelação interposto pelo presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo

Leia mais

N/Referência: PºR.Co.1/2018 STJSR-CC Data de homologação:

N/Referência: PºR.Co.1/2018 STJSR-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 16/ CC /2018 N/Referência: PºR.Co.1/2018 STJSR-CC Data de homologação: 03-04-2018 Recorrente: Lívia P., advogada. Recorrido: Conservatória do Registo Comercial

Leia mais

Deliberação. Casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nubente estrangeiro. Declaração de inexistência de impedimentos.

Deliberação. Casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nubente estrangeiro. Declaração de inexistência de impedimentos. Proc. C.C. 109/2010 SJC CT Deliberação Casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nubente estrangeiro. Declaração de inexistência de impedimentos. O Consulado de Portugal em B., Brasil, atento o despacho n.º

Leia mais

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) PROCEDIMENTO DISCIPLINAR

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) PROCEDIMENTO DISCIPLINAR Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro 1 PROCEDIMENTO DISCIPLINAR Não dispensa a leitura da Lei. FASES (O QUÊ?) QUEM COMO EM QUE SITUAÇÕES QUANDO/ QUANTO PARTICIPAÇÃO*

Leia mais

Proc.s R.Co 1 e 2/2007 DSJ-CT

Proc.s R.Co 1 e 2/2007 DSJ-CT Proc.s R.Co 1 e 2/2007 DSJ-CT Recorrente: H. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Despachos impugnados : os de indeferimento liminar dos pedidos de rectificação do Av.1 à inscrição nº 1 e

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0919/08 Data do Acordão: 11-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IMPUGNAÇÃO JUDICIAL RECLAMAÇÃO

Leia mais

Proc. R.C. 3/2008 SJC CT. Parecer

Proc. R.C. 3/2008 SJC CT. Parecer Proc. R.C. 3/2008 SJC CT Parecer Recurso hierárquico. Aquisição da nacionalidade portuguesa por efeito de adopção por decisão transitada em julgado antes da entrada em vigor da Lei n.º 37/81, de 3 de Outubro.

Leia mais

PARECER. Para a fundamentação de direito são invocados os artigos 68.º e 70.º do Código do Registo Predial.

PARECER. Para a fundamentação de direito são invocados os artigos 68.º e 70.º do Código do Registo Predial. P.º n.º R.P. 17/2013 STJ-CC Registo de incidente deduzido em processo de execução fiscal. Princípio do trato sucessivo. Despacho de provisoriedade por dúvidas. PARECER 1 O presente recurso hierárquico

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES

REGULAMENTO DA ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES REGULAMENTO DA ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES REGULAMENTO DA ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES Aprovado na Assembleia de Representantes de 25 de março de 2000 e alterado na Assembleia de Representantes de 8 de

Leia mais

P.º n.º R.P. 92/2011 SJC-CT Procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de imóveis (Casa Pronta) DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 92/2011 SJC-CT Procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de imóveis (Casa Pronta) DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 92/2011 SJC-CT Procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de imóveis (Casa Pronta) DELIBERAÇÃO 1. No âmbito de procedimento casa pronta 1, a Senhora Notária Afecta à

Leia mais

P.º R. P. 231/2007 DSJ-CT

P.º R. P. 231/2007 DSJ-CT P.º R. P. 231/2007 DSJ-CT -Transacção judicial Registo de aquisição Título Reconhecimento do direito de propriedade Trato sucessivo Obrigações fiscais. DELIBERAÇÃO Vem o presente recurso hierárquico interposto

Leia mais

ECLI:PT:TRL:2011: TBCSC.A.L

ECLI:PT:TRL:2011: TBCSC.A.L ECLI:PT:TRL:2011:2087.10.9TBCSC.A.L1.7.94 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trl:2011:2087.10.9tbcsc.a.l1.7.94 Relator Nº do Documento Luís Espírito Santo rl Apenso Data do Acordão 17/03/2011

Leia mais

P.º R. P. 257/2009 SJC-CT

P.º R. P. 257/2009 SJC-CT 1 P.º R. P. 257/2009 SJC-CT-Rectificação de registo Pedido de conversão registo, lavrado provisoriamente por dúvidas, em consequência do registo rectificando Conexão entre o averbamento peticionado e o

Leia mais

Pº R.P. 42/2008 SJC-CT

Pº R.P. 42/2008 SJC-CT Pº R.P. 42/2008 SJC-CT- Aquisição executiva Registo de acção instaurada contra o executado com pedido de execução específica do contrato-promessa, efectuado já depois de registada a penhora do prédio Cancelamento

Leia mais

na sequência da rectificação do Av. 1 à descrição 7271 da freguesia de para anotação. A devolução daquele emolumento é da mais elementar justiça.

na sequência da rectificação do Av. 1 à descrição 7271 da freguesia de para anotação. A devolução daquele emolumento é da mais elementar justiça. Proc.º R.P.234/2004 DSJ-CT- Inscrição de apreensão em processo de insolvência Emolumento. DELIBERAÇÃO Conta impugnada: Registo de apreensão em processo de falência, dos prédios descritos sob os nºs 06959/,06980/,

Leia mais

(Sumário elaborado pela Relatora) Acordam os Juízes no Tribunal da Relação de Lisboa:

(Sumário elaborado pela Relatora) Acordam os Juízes no Tribunal da Relação de Lisboa: Acórdãos TRL Processo: 258/14.8TBPDL.L1 6 Relator: ANABELA CALAFATE Descritores: ADMINISTRADOR DE INSOLVÊNCIA REMUNERAÇÃO Nº do Documento: RL Data do Acordão: 02 07 2015 Votação: UNANIMIDADE Texto Integral:

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Na verdade, as hipotecas encontram-se inscritas a favor do BS, e a declaração para cancelamento foi emitida pelo BA.

DELIBERAÇÃO. Na verdade, as hipotecas encontram-se inscritas a favor do BS, e a declaração para cancelamento foi emitida pelo BA. P.º R. P. 17/2009 SJC-CT - Cancelamento de inscrições hipotecárias. Prova da integração do crédito hipotecário no património da entidade que autoriza aquele registo. Título. DELIBERAÇÃO 1 Em 14 de Novembro

Leia mais

Recorrente: Manuel.., representado pelo advogado J. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de.

Recorrente: Manuel.., representado pelo advogado J. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Proc.º n.º R. Co. 25/2010 SJC-CT Sumário: Início oficioso do procedimento administrativo de dissolução de sociedade comercial por quotas. Despacho de suspensão. Inadmissibilidade de interposição de recurso

Leia mais

Pº C.P. 145/2009 SJC-CT-

Pº C.P. 145/2009 SJC-CT- - 1 - Pº C.P. 145/2009 SJC-CT- Inutilização da descrição sem inscrições em vigor( art. 87º, nº g) do C.R.P.) - Âmbito da previsão legal; Pedidos de registo pendentes; Pedido registo do prédio como omisso,

Leia mais

P.º R. P. 113/2005 DSJ-CT:

P.º R. P. 113/2005 DSJ-CT: P.º R. P. 113/2005 DSJ-CT: Renovação de registo provisório de aquisição lavrado com base em contrato-promessa de alienação. Documento comprovativo do consentimento das partes. Declarações complementares

Leia mais

N/Referência: P.º R. Co. 22/2017 STJSR-CC Data de homologação: retificação; indeferimento liminar; insuficiência do título; deliberações.

N/Referência: P.º R. Co. 22/2017 STJSR-CC Data de homologação: retificação; indeferimento liminar; insuficiência do título; deliberações. DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 2/ CC /2018 N/Referência: P.º R. Co. 22/2017 STJSR-CC Data de homologação: 14-02-2018 Recorrente: Tânia., advogada Recorrido: Conservatória do Registo Comercial

Leia mais

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário 1. São duas as questões suscitadas pelo Demandado: - uma que respeita a competência do relator para a decisão tomada e a eventual nulidade

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL. Nossa Senhora do Rosário

REGULAMENTO ELEITORAL. Nossa Senhora do Rosário REGULAMENTO ELEITORAL APROSÁRIO Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio de Nossa Senhora do Rosário Capítulo I - Disposições gerais Artigo 1º - Âmbito O presente regulamento contém as

Leia mais

Renúncia mandato. Pelo Exº Senhor Presidente de Junta de Freguesia foi solicitado parecer acerca da seguinte situação:

Renúncia mandato. Pelo Exº Senhor Presidente de Junta de Freguesia foi solicitado parecer acerca da seguinte situação: Renúncia mandato Pelo Exº Senhor Presidente de Junta de Freguesia foi solicitado parecer acerca da seguinte situação: Em 20 de março de 2016, um dos quatro vogais da Junta de Freguesia apresentou a renúncia

Leia mais

A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação

A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação P.º n.º C.P. 68 e 69/2010 SJC-CT Certidão negativa. Informação acerca da omissão de prédio no registo. É indispensável a indicação do anterior artigo da matriz onde o prédio, seja da matriz rústica ou

Leia mais

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS Preâmbulo O Estatuto da Ordem dos Engenheiros (EOE), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/92, de 30 de junho, alterado e republicado pela Lei n.º 123/2015,

Leia mais

Pronúncia. A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação

Pronúncia. A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação Pº C.Co. 34/2011 SJC-CT Relatório Em relatório elaborado no âmbito de auditoria levada a cabo à actuação de um conjunto de conservatórias, quanto ao dever de fiscalizar o cumprimento da obrigação de promover

Leia mais

R.P. 140, /2006 DSJ-CT-

R.P. 140, /2006 DSJ-CT- P.ºs R.P. 140, 141 e 142/2006 DSJ-CT- Averbamento de alteração da inscrição de aquisição Modificação subjectiva Alteração da firma ou denominação de sociedade estrangeira (no âmbito de transferência de

Leia mais

Pº R.P. 193/2005 DSJ-CT- Incerteza, resultante do título e das declarações complementares, quanto ao objecto do registo. PARECER

Pº R.P. 193/2005 DSJ-CT- Incerteza, resultante do título e das declarações complementares, quanto ao objecto do registo. PARECER 1 Pº R.P. 193/2005 DSJ-CT- Incerteza, resultante do título e das declarações complementares, quanto ao objecto do registo. I- OS FACTOS: PARECER 1- Em 7 de Agosto de 1979, foi lavrada, na Secretaria Notarial

Leia mais

DECISÃO. 2ª Adenda ao Diretório da Rede 2015 e 1ª Adenda ao Diretório da Rede 2016

DECISÃO. 2ª Adenda ao Diretório da Rede 2015 e 1ª Adenda ao Diretório da Rede 2016 DECISÃO 2ª Adenda ao Diretório da Rede 2015 e 1ª Adenda ao Diretório da Rede 2016 Decisão relativa ao recurso interposto pela Fertagus Travessia do Tejo, Transportes, S.A. sobre a 2ª Adenda ao Diretório

Leia mais

N/Referência: PROC.: R. Bm. 11/2013 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PROC.: R. Bm. 11/2013 STJ-CC Data de homologação: N.º 11/ CC /2014 N/Referência: PROC.: R. Bm. 11/2013 STJ-CC Data de homologação: 28-02-2014 Recorrente: Joaquim F. Recorrido: Espaço dos Registos. Assunto: A tributação emolumentar do recurso hierárquico

Leia mais

XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ. Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017

XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ. Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017 XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017 Foi solicitado à ASCR pelo Dr. Inácio Peres uma breve exposição sobre algumas questões notariais e registrais no âmbito da insolvência. Como

Leia mais

P.º n.º R.P. 192/2011 SJC-CT Declaração de nulidade da venda por sentença. Cancelamento do registo de aquisição. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 192/2011 SJC-CT Declaração de nulidade da venda por sentença. Cancelamento do registo de aquisição. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 192/2011 SJC-CT Declaração de nulidade da venda por sentença. Cancelamento do registo de aquisição. DELIBERAÇÃO A. A ficha informática da freguesia de, do concelho da que descreve o 1º andar

Leia mais

Recorrente: «H( ), Lda.». Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. I Relatório:

Recorrente: «H( ), Lda.». Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. I Relatório: P.º R. Co. 9/2007DSJ-CT - Destituição e nomeação de gerentes. Qualificação dos correspondentes pedidos de registo baseados em acta eventualmente falsa. Recorrente: «H( ), Lda.». Recorrida: Conservatória

Leia mais

Averigue o Tribunal onde pende a ação de anulação referida e comunique ao referido processo a presente decisão.

Averigue o Tribunal onde pende a ação de anulação referida e comunique ao referido processo a presente decisão. P.º n.º R.P.126/2012 SJC-CT Registo de ação de impugnação pauliana, com inclusão do pedido de cancelamento do registo do facto impugnado, encontrando-se registada ação de divisão de coisa comum. Cancelamento

Leia mais

N/Referência: Pº R.Co.2/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: Pº R.Co.2/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 23/ CC /2016 N/Referência: Pº R.Co.2/2016 STJ-CC Data de homologação: 22-04-2016 Recorrente: Maria A, solicitadora. Recorrido: Conservatória do Registo

Leia mais

Sumário: Designação de gerentes. Registo do referido facto. Ata notarial. Qualificação. Retificação.

Sumário: Designação de gerentes. Registo do referido facto. Ata notarial. Qualificação. Retificação. Proc.º n.º R. Co. 36/2012 SJC-CC Sumário: Designação de gerentes. Registo do referido facto. Ata notarial. Qualificação. Retificação. Recorrente: Albino M.. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial

Leia mais

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA REGIMENTO DA ASSEMBLEIA Triénio 2018/2021 Vila do Porto, 24 de setembro de 2018 Artigo 1º Primeira sessão da assembleia 1.1 Os trabalhos da primeira sessão de

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO Acórdãos STA Processo: 0405/13 Data do Acordão: 22-05-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P15791 Nº do Documento: SA2201305220405 Data de Entrada:

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2015: T8STB.A.E1 Relator Nº do Documento Manuel Bargado

ECLI:PT:TRE:2015: T8STB.A.E1  Relator Nº do Documento Manuel Bargado ECLI:PT:TRE:2015:949.14.3T8STB.A.E1 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2015:949.14.3t8stb.a.e1 Relator Nº do Documento Manuel Bargado Apenso Data do Acordão 22/10/2015 Data de decisão sumária

Leia mais

Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps.

Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps. Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps. [, Lda.], com sede na Rua [ ], [ ], matriculada na Conservatória

Leia mais

PARECER. Relatório. Vejamos qual o contexto jurídico de cada uma das citadas entidades e o propósito da retificação pedida.

PARECER. Relatório. Vejamos qual o contexto jurídico de cada uma das citadas entidades e o propósito da retificação pedida. DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 3/ CC /2018 N/Referência: P.º R. Co. 15, 16, 17, 18 e 20/2017 STJSR-CC Data de homologação: 18-01-2018 Recorrente: Miguel S., Advogado Recorrido: Conservatória

Leia mais

CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia eleitoral

CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia eleitoral 1 CAPÍTULO I Dos princípios gerais Artigo 1º. Assembleia eleitoral 1- Em cumprimento dos Estatutos do Centro Social da Lapa dos Dinheiros, doravante também designado Instituição, o presente Regulamento

Leia mais

Proc.º n.º C. Bm. 30/2010 SJC-CT

Proc.º n.º C. Bm. 30/2010 SJC-CT Proc.º n.º C. Bm. 30/2010 SJC-CT Sumário: Modelos de requerimento para atos de registo de veículos. Promoção de atos de registos via online. Extinção de reserva de propriedade. Documentos para o cancelamento

Leia mais

P.º n.º R.P. 123/2009 SJC-CT

P.º n.º R.P. 123/2009 SJC-CT P.º n.º R.P. 123/2009 SJC-CT - Aquisição. Usucapião. Justificação notarial para reatamento do trato sucessivo. Imposto de selo. Decreto-Lei n.º 116/2008, de 4 de Julho. Doação. Caducidade do ónus de eventual

Leia mais

P.º R. P. 240/2008 SJC-CT-

P.º R. P. 240/2008 SJC-CT- P.º R. P. 240/2008 SJC-CT- Escritura de partilha. Cumulação dos bens de heranças distintas. Qualificação do pedido de registo respeitante aos imóveis partilhados. DELIBERAÇÃO Relatório 1 Em 12 de Setembro

Leia mais

Registo a qualificar: Transformação da sociedade recorrente, requisitado pela Ap. 4 de e efectuado pela Ap. 38 de

Registo a qualificar: Transformação da sociedade recorrente, requisitado pela Ap. 4 de e efectuado pela Ap. 38 de Pº R.Co. 9/2010 SJC-CT. Recorrente: Agro-, S.A. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Registo a qualificar: Transformação da sociedade recorrente, requisitado pela Ap. 4 de 13.02.2010 e efectuado

Leia mais

Pº R.P. 12/2009 SJC-CT-

Pº R.P. 12/2009 SJC-CT- Pº R.P. 12/2009 SJC-CT- Recusa do pedido de registo com base em culpa leve do serviço de registo Restituição do emolumento - descrição do caso em especial. Relatório: DELIBERAÇÃO Pela Ap. 45, de 11 de

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES Proposta de adequação à Lei 123/2015 REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES PROPOSTA ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES 8.OUT.2016

Leia mais

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 036/17 Data do Acordão: 22 03 2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: CUMULAÇÃO DE IMPUGNAÇÕES Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo I Há toda

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2006:

ECLI:PT:TRE:2006: ECLI:PT:TRE:2006:376.06.3.21 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2006:376.06.3.21 Relator Nº do Documento Maria Alexandra Moura Santos Apenso Data do Acordão 13/07/2006 Data de decisão sumária

Leia mais

N/Referência: P.º C.P. 41/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: P.º C.P. 41/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 10/ CC /2017 N/Referência: P.º C.P. 41/2016 STJ-CC Data de homologação: 20-01-2017 Consulente: Setor Técnico-Jurídico dos Serviços de Registo (STJSR). Assunto:

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC)

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Revogou a Sentença nº 5/2016 - SRATC ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Descritores: Extinção do procedimento por responsabilidades sancionatórias /prescrição/ artigo

Leia mais