FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA A"

Transcrição

1 VICE-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO E CORPO DISCENTE COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA A Rio de Janeiro / 007 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

2 SUMÁRIO Qudro-síntese do conteúdo programático Contextualização da disciplina UNIDADE I RELAÇÕES BINÁRIAS Sistema cartesiano ortogonal Produto cartesiano Relação binária UNIDADE II FUNÇÕES.1 - Introdução Definição Gráfico de funções Funções crescentes e decrescentes Função constante Função afim Função quadrática Funções modulares... 4 Glossário... 5 Gabarito... 6 Referências Bibliográficas... 31

3 Quadro-síntese do conteúdo programático UNIDADES DE PROGRAMA OBJETIVOS 1 - Relações Binárias Possibilitar ao aluno a recordação dos conceitos de par ordenado, relação e função. - Funções Estudar as formas de reconhecer quando uma relação é uma função e aprender a traçar gráficos corretamente. 3 - Trigonometria Estudar as funções trigonométricas e as relações entre elas.

4 Contextualização da Disciplina Ao elaborarmos este instrucional, procuramos apresentar a teoria de modo resumido, enfatizando os exercícios e suas resoluções, evitando o excessivo formalismo. Acreditamos ter conseguido um bom desenvolvimento seqüencial das unidades, mantendo um rigor coerente com o nível para o qual o material é proposto. O objetivo é fazer com que o aluno domine as idéias básicas da disciplina de Fundamentos da Matemática A extremamente necessárias para o bom desempenho das disciplinas do curso.

5 UNIDADE I 5 RELAÇÕES BINÁRIAS 1.1 Sistema Cartesiano Ortogonal Considerando dois elementos a e b podemos, admitir a existência de um terceiro elemento (a,b) que denominamos par ordenado. Dois pares ordenados (a,b) e (c,d) são iguais se, os primeiros elementos de cada par forem iguais, isto é, a = c, e se os segundos elementos de cada par também forem iguais, ou seja, b = d. Logo: (a,b) = (c,d) a = c e b = d. Com base no que foi apresentado acima, devemos observar que (,3) (3,), embora os conjuntos {,3} e {3,} sejam iguais. Todo o par ordenado pode ser representado por um ponto no plano cartesiano. O plano cartesiano é um plano α no qual consideramos dois eixos x e y perpendiculares entre si. Seja o ponto O, o ponto de intersecção desses eixos, denominado origem do plano cartesiano. Temos: Plano α Plano cartesiano; Eixo x eixo das abscissas (Ox); Eixo y eixo das ordenadas (Oy); O origem; a abscissa do ponto P; b ordenada do ponto P; (a, b) coordenadas do ponto P; À direita da origem temos os números positivos e, à esquerda, números negativos. Acima da origem temos números positivos e, abaixo, números negativos.

6 6 Exemplos 1) Representar, no plano cartesiano, os seguintes pontos: A(, 5), B( 5,1), C( 3, 3) e D(, 3). ) Representar, no plano cartesiano, os seguintes pontos: G(3, 0), H( 3, 0), I (0, 3) e J(0, 3). Cada uma das quatro regiões determinadas pelos eixos x e y são chamadas quadrantes.

7 1. Produto Cartesiano 7 Sejam A e B dois conjuntos não vazios. Denominamos produto cartesiano de A por B o conjunto A x B, formado por pares ordenados onde o primeiro elemento de cada par pertence a A e o segundo elemento de cada par pertence a B. Simbolicamente, temos: A x B = {(x,y) x A e y B} Exemplos: 1) Se A = {,4,5,7} e B = {,3}. Determine A x B e B x A: a) A x B = { (,), (,3), (4,), (4,3), (5,), (5,3), (7,), (7,3) } b) B x A = { (,), (,4), (,5), (,7), (3,), (3,4), (3,5), (3,7)} ) Se A = {,4,5}. Determine A = A x A A = {(,), (,4), (,5), (4,), (4,4), (4,5), (5,), (5,4), (5,5)} Observe que: - Se A e B são conjuntos diferentes, então A x B B x A; - Se A tem p elementos e B tem q elementos A x B tem p.q elementos; 1.3 Relação Binária Dados dois conjuntos A e B não-vazios, chama-se Relação Binária de A em B, a qualquer subconjunto R de A x B. Exemplos: 1) Dados os conjuntos A = {,4,5,7} e B = {,3}, verifique se os conjuntos abaixo representam relações de A em B: a) R = { (,), (4,), (5,3), (7,)} b) S = { (,), (4,), (7,4)} c) T = {(4,3)} Soluções: a) R é relação de A em B, pois R A x B, todos os elementos de R são elementos de A x B; b) S não é relação de A em B, pois S A x B, o elemento (7,4) está em S e não está em A x B; c) T é relação de A em B, pois T A x B.

8 8 ) Se A = {0, 1,, 3} e B = {1,, 4}, determine os elementos da relação R = {(x,y) AxB x y}, o domínio e a imagem, utilizando a diagrama de Venn que aparece a seguir. Solução: R = { (1,1), (,1), (,), (3,1), (3,) } D(R) = {1,,3} e Im(R) = {1,} Obs.: O domínio da relação R é formado por todos os valores de x de cada par pertencente a R e a imagem da relação R é formado por todos os valores de y de cada par pertencente a R, ou seja: Domínio da Relação: D(R) = {x / (x,y) R} Imagem da Relação: Im(R) = {y / (x,y) R} Exercícios de Fixação 1) Localizar no plano cartesiano os seguintes pontos: A (3, ) B ( 1, 4) C ( 3, 1) D (4, 5) E (0, 3) F ( 1, 0) G (4, 0) H (0, 4) I (0, 0) ) Sejam os conjuntos A = {, 1, 0, 1} e B = {0, }. Determine: a) A x B b) B x A c) d) A B

9 3) Se A x B = {(0, ), (0, 3), (1, ), (1, 3), (5, ), (5, 3)}. Determine os conjuntos A e B: 4) Se A B e B tem 5 elementos, qual o número máximo de elementos de A x B? 9 5) Dados os conjuntos A =, 1,0,1, e B = 0,1,,3,4, : a) A relação R = ( x, y ) A x B / y = x b) A relação { } { } determine { } {( x, y ) A x B / y = + 1} R = x 6) Determine o domínio e a imagem de cada relação do 5º exercício: 7) Sejam os conjuntos = { 0,1, } e B = { 0,,3}. A Determine a relação R de A em B definida por x < y: 8) O produto cartesiano foi definido com os conjuntos A e B não vazios, se A ou B fossem vazios, como ficaria A x B? 9) Antes de passar para a próxima unidade, veja se você consegue definir o que é uma função e verificar quais relações dos exercícios anteriores (5 e 7), são funções, justificando a sua resposta: Exercícios de Auto-Avaliação 1) Sabendo-se que A x B = {(0,), (0,4), (0,6), (1,), (1,4), (1,6)}, determine os conjuntos A e B: ) Se A = {0,} e B = (0,,3}, determine (A B) x B: 3) Dados A = {0,1,}, B = {1,,3} e C = {4,5,6}, determine: a) (A B) x C b) (B C) x A c) (C A) x (B A) 4) Um conjunto A tem 5 elementos e um outro conjunto B, tem 4 elementos. Determine o número de elementos de: a) A x B c) A² b) B x A d) B² 5) Um conjunto A possui (x 6) elementos; um conjunto B possui (3x + 1) elementos. Calcule x, sabendo-se que A x B tem 14 elementos: 6) Um homem tem cinco camisas e três calças. De quantas maneiras diferentes ele poderá vestir-se, usando, cada vez, uma calça com uma camisa? 7) Dados os conjuntos A = {, 1, 0, 1} e B = { 1, 0, 1,, 3, 4}, determine as relações abaixo, o seu domínio e a sua imagem: a) R = {(x,y) A x B y = x + 1} b) S = {(x,y) A x B x y} c) T = {(x,y) A x B x² + y² = 3} 8) Dados A = {x N x 10} e a relação R = {(x,y) A² x + y = 10}, determine o domínio e a imagem da relação: 9) Calcule os valores de x e y de modo que: (5x + y, x + y) = (1, 5): 10) Localize, no plano cartesiano, os pontos A(0, 0), B(0, 6), C(6, 6), D(9, 10) e E(9, 0). Calcule a área e o perímetro da figura formada pela união dos pontos A, B, C, D, E e A:

10 10 UNIDADE II FUNÇÕES.1 Introdução A noção de função é fundamental em Matemática. As funções estão no nosso dia-a-dia mesmo que nós não nos apercebamos disso. Vejamos alguns exemplos: a) A quantidade de combustível consumida por um automóvel é função da distância que ele percorre; b) O valor da conta de luz depende, de uma forma determinada, da quantidade de energia que usamos naquele período, ou seja, a quantia paga é função da quantidade de energia usada. c) O preço de uma corrida de táxi é função da distância percorrida; d) A nota de um aluno na prova depende da quantidade de acertos que ele teve. Na própria Matemática, temos exemplos: a) A área de um círculo depende do tamanho do raio r, que é dada por A = ð.r. Podemos dizer que a área é função do raio, ou seja, A = f(r). b) A área do quadrado depende do tamanho do lado l do quadrado, que é dado por A = l. Logo, a área do quadrado é função do lado, ou seja, A = f(l). Muitas vezes, obtém-se uma função através de uma equação. Por exemplo, a relação entre a medida C da temperatura em graus Celsius e a medida F da mesma temperatura, em graus Fahrenheit, é definida como sendo: F 3 9 = C 5 Podemos escrever F = f (C ) ou C = f (F), vejamos: Se Se ou 5.( F 3) C = C = 9 f ( F). Definição Dados dois conjuntos A e B, não vazios, uma função f: A B é uma correspondência que, a cada elemento x A, associa um único elemento y B. O conjunto A (conjunto de partida) é chamado domínio da função f e o conjunto B (conjunto de chegada) é chamado contradomínio da função f. Como indicamos a função por f, temos y = f(x).

11 Como x é livre para variar no domínio da função, dizemos que x é variável independente, e que y, por estar dependendo de x, é a variável dependente. O conjunto dos elementos de B que estão associados por f a algum elemento de A, é chamado conjunto imagem de f. 11 Em símbolos, podemos escrever: f: A B x A, y B (x,y) f ou f: A B x A, y B y = f(x). Temos: D(f) = A, CD(f) = B e Im(f) = Exemplos: 1) Sejam os conjuntos A = {-1,0,1,} e B = {1,,3,4}. Verifique se a relação R de A em B definida por y = x + 1 é uma função, justificando a sua resposta: Solução: { y B (x, y) f} Não é função, porque nem todo elemento de A tem correspondente em B, observe que a imagem de seria o 5, mas o elemento 5 não pertence ao conjunto B. ) Verifique se a relação de R = A em R = B, cujo gráfico que aparece abaixo é uma função: + Solução: Não é função pois existem elementos de A com dois correspondentes em B.

12 1 3) Sejam os conjuntos A = {-3,-1,1,3} e B = {0,1,,3,4,5,6,7,8,9}. Seja a função f: A B, definida por y = x. Determine o conjunto imagem da função: Solução: Se y = x, temos: y = (-3) = 9 y = (-1) = 1 y = 1 = 1 y = 3 = 9 Logo, o conjunto imagem é Im = {1,9}. 4) Seja a função f : R R definida por f ( x) = 3x +. Determine: a) f ( ) + f (0); b) O elemento x do domínio tal que f ( x) = 10 : Soluções: a) Temos: f ( ) = 3.( ) + = 8 e f (0) = =. Logo: f ( ) + f (0) = 8 + = 10. b) Queremos determinar o elemento do domínio cuja imagem é 10. Então: 3 x + = 10 3x = 1 x = 4. 5) O aluguel de um carro, por um período de 30 dias, em uma locadora, é 750 u.m. (unidade monetária), acrescido de uma taxa de u.m. por quilômetro rodado. Sabendo-se que uma pessoa ficou um mês com o carro alugado. Determine: a) Uma lei de associação para essa função; b) O valor a ser pago no final do período, se ele rodar 465 km; c) O número de quilômetros que ele rodou, sabendo-se que pagou 1350 u.m. Soluções: a) y = x, onde x representa o número de quilômetros rodados. b) y = y = 1680 u.m. c) x = x = 600 x = 300 km Exercícios de Fixação 1) Sejam os conjuntos A = {0,1,,3,4} e B = {-1,0,1,,3,4,5,6,7,8}. Seja a função f: A B definida por y = x 1. Determine: a) o diagrama de Venn de f; b) o conjunto imagem de f. ) Seja a função f: R R (sendo R o Conjunto dos Números Reais) definida por f(x) = x 3x + 4. Determine: a) f b) c) f f ( ) ( 1 3) 3

13 3 3) Seja a função f: R R (sendo R o Conjunto dos Números Reais) definida por f ( x) = x. Qual é o 5 13 elemento do domínio que tem 3 como imagem? 4 4) Seja a função f: R R (sendo R o Conjunto dos Números Reais) assim definida: x 1, f ( x) = x + 1, se se Calcule: f (0); f (-1) e f (1) 5) Para estudar a capacidade de aprendizagem dos animais, um grupo de alunos de Psicologia fez uma experiência na qual um rato branco era colocado, repetidamente, em um labirinto. Os estudantes notaram que o tempo (em minutos) requerido para o rato percorrer o labirinto, na n-ésima tentativa, era de 1 aproximadamente t (n) = 3 +. n Pede-se: a) O domínio da função; b) O tempo que o rato gastou para percorrer o labirinto na 3ª tentativa; c) Em que tentativa o rato gastou 4 minutos para percorrer o labirinto. 6) Uma fábrica produz p(t) = (t² + t) pares de sapatos após t horas do início de suas atividades diárias. Se a fábrica começa a funcionar às 8 horas da manhã, responda: a) Quantos pares de sapatos são produzidos até às 10h da manhã? b) Quantos pares de sapatos são produzidos até às 11h da manhã? c) Quantos pares de sapatos são produzidos entre 10 e 11h? x < 1 x 1 7) O perímetro de um retângulo de largura x e comprimento y é 36 cm. Encontre a função que dá a área do retângulo em função da largura x: 8) Freqüentemente se diz: considere uma função f dada por f(x), o que significa uma expressão contendo x, sem menção ao domínio da função. Neste caso, supõe-se que tal domínio é formado por todos os valores de x para os quais a expressão pode ser calculada. Em esta observação, determine o domínio das seguintes funções: a) 1 f ( x) = 1 x x + b) f ( x) = x 5 c) f ( x) = x 4x + 3 d) 3 f ( x) = 3x 6 e) f ( x) = 3x + 1 f) y = 3x +

14 14.3 Gráfico de Funções Podemos descrever uma função por meio de um gráfico, no plano cartesiano. Gráfico é um conjunto de pontos cujas abscissas são elementos do seu domínio e cujas ordenadas são os correspondentes elementos de sua imagem. Exemplos: a) f ( x) = x, D = R b) Devemos recordar que para uma relação ser uma função, todo elemento pertencente ao seu domínio deve corresponder a um único elemento no seu contradomínio. Logo, observe que se você traçar uma reta perpendicular ao eixo das abscissas ela deverá interceptar o gráfico no máximo em um ponto. Observe que a relação ao lado definida de + R em R definida por x = y² não é função, pois temos elementos do domínio com dois correspondentes no contradomínio.

15 .4 Funções Crescentes e Decrescentes 15 Uma função f(x) é crescente quando, à medida que x aumenta, f(x) também aumenta. Podemos escrever: x1 > x f ( x1) > f ( x ), com x1, x D( f ). Uma função f(x) é decrescente quando, à medida que x aumenta, f(x) diminui. Podemos escrever: x1 > x f ( x1) < f ( x), com x1, x D( f ). Exemplo: Considere a função x, se x 1 f ( x) = x, se 1 < x < representada no gráfico a seguir: x + 8, se x Determine os valores de x para os quais: a) f ( x) é crescente; b) f ( x) é decrescente; c) f ( x) = 0 (raízes); d) f ( x) > 0; e) f ( x) < 0. Soluções: a) 0 < x < ; b) x < 0 ou x > ; c) 0 e 4; d) x < 4; e) x > 4.

16 16.5 Função Constante Uma função f : R R recebe o nome de função constante quando para todo x R associa sempre o mesmo elemento. Exemplo: Construir o gráfico da função ;.6 Função Afim Uma função f : R R recebe o nome de função afim quando para todo x R associa sempre o elemento, com a, b R e a 0. O gráfico da função afim é uma reta (provado em Geometria Analítica). Obs. Quando b = 0 a função também é chamada função linear. Portanto, podemos afirmar que a função linear é um caso particular da função afim. I O coeficiente a é chamado coeficiente angular ou declividade da reta representada no plano cartesiano; é a tangente do ângulo que a reta forma com o eixo das abscissas. O coeficiente linear b é chamado coeficiente linear; é o ponto em que a reta corta o eixo das ordenadas. O conjunto Imagem de uma função afim é o conjunto dos números reais; observe que para todo y real, existe um x também real, tal que: f(x) = y. Exemplos: Construir o gráfico das seguintes funções: a) f(x) = x a) f(x) = x

17 c) f(x) = x + 1 d) f(x) = x Observe que nos exemplos (a) e (b) os coeficientes lineares são iguais a zero, logo, a reta corta o eixo y no ponto (0,0), origem do sistema cartesiano. Já nos exemplos (c) e (d) os coeficientes lineares são iguais a 1, portanto os gráficos cortam o eixo das ordenadas no ponto (0,1). Observe, também, que nos exemplos (a) e (c) os coeficientes angulares são positivos (o ângulo varia entre 0 e 90 ), logo elas são crescentes. Nos exemplos (b) e (d) os coeficientes angulares são negativos (o ângulo varia entre 90 e 180 ), logo elas são decrescentes. Exercícios de Fixação y = x y = x ) Construir o gráfico das funções, determinando o conjunto imagem: a) f ( x) = 4 b) f ( x) = 3x + c) f ( x) = 4x d) f ( x) = x + 3 e) f ( x) = x ) A função linear em que o valor do coeficiente angular é igual a 1, recebe o nome de função identidade. Qual o ângulo formado pela função identidade com o eixo das abscissas? 3) Resolver analiticamente e graficamente o sistema de equações: 4) Determinar os valores de K para que a função f ( x) = (3K 6) x + 5 seja crescente:

18 18 5) Determinar a função cujo gráfico é dado abaixo: 6) Determinar a função afim que passa pelo ponto ( 3, 1) e forma um ângulo de 45 com o eixo das abscissas:.7 Função Quadrática Uma função f : R R recebe o nome de função quadrática quando, para todo x R, associa sempre o elemento, com a, b, c R e a 0. O gráfico da função quadrática é uma parábola (provado em Geometria Analítica). Exemplos: a) f ( x) = x x y (x,y) - 4 (-,4) -1 1 (-1, 1) 0 0 (0, 0) 1 1 (1, 1) 4 (, 4) b) f ( x) = x x y (x,y) - -4 (-, -4) -1-1 (-1, -1) 0 0 (0, 0) 1-1 (1, -1) -4 (, -4)

19 .7.1 Concavidade 19 Se a > 0 a parábola tem a concavidade voltada para cima e se a < 0, a concavidade voltada para baixo. Nos dois exemplos anteriores temos: no item (a) o a é positivo e no item (b) o a é negativo..7. Raízes e Zeros Os zeros de uma função são os valores de x para os quais f ( x) = 0, isto é, são as raízes da equação f(x) = 0. b ± Logo, se f (x) = 0 ax + bx + c = 0 x =, onde é chamado discriminante. Portanto, os zeros a das funções são as soluções da equação do º grau ax + bx + c = 0. Temos três situações a considerar, em relação ao discriminante: a) Se > 0, a equação terá duas raízes reais e diferentes, logo o gráfico da função irá cortar o eixo das abscissas em dois pontos distintos; b) Se = 0, a equação terá duas raízes reais e iguais, logo o gráfico da função irá cortar o eixo das abscissas em apenas um ponto; c) Se < 0, a equaçãonão terá raízesreais, logoo gráficoda funçãonãoirá cortar o eixo das abscissas..7.3 Vértice da Parábola > b0 O vértice da parábola é o ponto de máximo ou de mínimo da parábola. Se a concavidade da parábola está,. b + b + b 4 voltada para cima, o vértice é um ponto mínimo e se a concavidade da parábola está voltada para baixo, o a a x1 = + b ± a x1 + x x = vértice é um ponto xmáximo. = = a a V a b x = As coordenadas a do vértice da parábola são dadas por Demonstração: Vamos chamar de x a abscissa do vértice da parábola, relativo a função f(x) = ax + bx + c. V Vamos analisar três situações, > 0, = 0 e < 0. Vamos considerar, nos três casos, o a > 0; a demonstração é feita da mesma forma, se a < 0. a) Nesse caso, o vértice é o ponto médio dos zeros da função. Temos: x V b = a b = a 1 x = b a

20 0 b) = 0 Nesse caso, é fácil perceber que o vértice é a raiz da função. Como, temos: c) Neste caso, a função não tem zeros reais. Sejam dois pontos simétricos P e P, com abscissas x V K e x V + K e, considerando que x V é a média aritmética das abscissas desses dois pontos, temos: f ( K ) = f ( x K ) x. Substituindo na função f(x) = ax + bx+ c, temos: V + V ( K ) + b( x K ) + c = a( x + K ) + b( x + K ) c a x +. V V Desenvolvendo e simplificando, obtemos: bk b 4aKx V = bk x V = x V =. 4aK a V V Observe que o que foi mostrado no item (c), pode ser generalizado para os demais itens. b Sendo x V =, podemos provar que yv =, substituindo na função f ( x) = ax + bx + c. a 4a Temos: = b b b a. b b ab ab f ( x) ax + bx + c f = a. + b. + c = + c = a a a 4a a 4a Simplificando por a, temos: b b + 4ac b 4ac f = = =. a 4a 4a 4a.7.4 Intersecção com o Eixo das Ordenadas Um ponto está localizado no eixo das ordenadas quando o valor da abscissa é zero. Logo, se f(x) = ax y no ponto (0,c). b Logo, as coordenadas do vértice são,. a 4a + bx + c f (0) = a Imagem + b.0 + c f (0) = c. Logo, a curva que representa a parábola corta o eixo Como o vértice da parábola é o ponto de máximo ou de mínimo, temos: Se a > 0, a concavidade está voltada para cima logo, o vértice é um ponto mínimo e o conjunto imagem será dado por: Im( f ) = { y R / y y V }, onde y V é a ordenada do vértice. + 4ac

21 Se a < 0, a concavidade está voltada para baixo, logo o vértice é um ponto máximo e o conjunto imagem será dado por: Im( f ) = { y R / y y V }, onde y V é a ordenada do vértice Eixo de Simetria O gráfico da função quadrática admite um eixo de simetria e esse eixo de simetria é uma reta perpendicular ao eixo das abscissas que passa pelo vértice; logo, todos os pontos desse eixo de simetria obedecem à equação x + b a = 0. Exemplos: 1) Seja a função f ( x ) = x 6 x + 5, pede-se: a) analisar a sua concavidade; b) os zeros ou raízes; c) a coordenada do ponto de intersecção com o eixo das ordenadas; d) as coordenadas do vértice; e) um esboço do gráfico; f) o conjunto imagem. Soluções: a) Como o valor de a é positivo, a concavidade está voltada para cima b) Fazendo x 6x + 5 = 0, obtemos : x1 = 5 e x = 1 c) (0,5) d) V(3, 4) e) x V b ± = a 0 x V b =. a f) Im( f ) = { y R / y 4} ) Determinar uma função quadrática f tal que f (0) = 3, f (1) = 0 e f () = 1: Solução: Seja f ( x) = ax + bx + c, então: f (0) = 3 c = 3 f (1) = 0 a + b + c = 0 a + b = 3 f () = 1 4a + b + c = 1 4a + b = 4 a + b = a + b = 3 a = 1 e a + b = b = 4 Portanto, se: a = 1, b = 4 e c = 3, temos: f ( x) = x 4x + 3.

22 3) Mostre que, na equação do º grau ax + bx + c = 0, de raízes x1 e x, temos para a soma das b raízes S = x1 + x = ; a Solução: a) Se as raízes x1 e x são tais que x1 = x, temos: No caso para b b x1 = ± 0 a b b x = x1 + x = + x1 + x a b a a x = a b) Se as raízes x1 e x são tais que x1 x, temos : No caso para x, temos 0, logo : x1 > b b = = a a 4) Resolva a inequação x 6x + 5 < 0 : Considerando f x) = x 6x + 5, a = 1 > 0 e = 16 > 0, e raízes x = 5 e x = 1. Então, como queremos ( 1 os valores de x para os quais a função é menor que zero, temos S = { x R / 1 < x < 5}. Exercícios de Fixação 1) Construir o gráfico das seguintes funções: a) f ( x) = x b) f ( x) = x c) f ( x) = x d) f ( x) = x x x ) Dada a função f ( x) = x + 8x + 9, pede-se: a) analisar a sua concavidade; b) as coordenadas dos pontos de intersecção com o eixo das abscissas; c) as coordenadas do ponto de intersecção com o eixo das ordenadas; d) as coordenadas do vértice; e) um esboço do gráfico; f) o conjunto imagem; g) os valores de x para os quais a função é crescente.

23 3) Seja a função f ( x) = ( m 1). x + (m + 3). x + m determine os valores de m de modo que a função tenha duas raízes reais e diferentes: 3 4) Mostre que, na equação do º grau ax + bx + c = 0, de raízes x 1 e x, temos para o produto da raízes, P = x1. x c = a 5) (PUC/CAMP SP) Considerando todos os números reais x, y de soma igual a 8, determine aqueles cujo produto é máximo. 6) (CESGRANRIO RJ) Um dia na praia, às 10 horas, a temperatura era de 36 C e, às 14 horas, atingiu a máxima de 39, C. Supondo que, nesse dia a temperatura f( t) em graus era em função do tempo t medido em horas, dada por f ( t) = at + bt + c, quando 8 t 0, então, pode-se afirmar que: (a) b = 0 (b) a = b (c) b < 0 (d) a.b < 0 (e) a > 0 7) (PUC CAMP SP) Uma bola é largada do alto de um prédio e cai em direção ao solo. Sua altura h, em relação ao solo, t segundos após o lançamento, é dada pela expressão h = -5t + 65.Após quantos segundos do lançamento a bola atingirá o solo? (a),5 (b) 5 (c) 7 (d) 10 (e) 5 8) Resolver as inequações em R: x x, se x 0 = x,se x < 0 a) x b) x c) x d) x e) x 3x x + 10 < 0 + 5x 6 > 0 3x x Funções Modulares Para cada valor x real podemos associar um único valor. Uma função f : R R recebe o nome de função modular quando para todo x R associa sempre o elemento. Utilizando a definição de módulo, temos: A imagem da função é Im = R+

24 4 Glossário Abscissa - Numa reta, a distância de um ponto a outro, tomado como origem; coordenada de um ponto sobre uma reta. Em um sistema cartesiano, coordenada referente ao eixo do x. Cartesiano - Doutrina de René Descartes, filósofo, matemático e físico francês ( ), e de seus seguidores, caracterizada pelo racionalismo, pela consideração do problema do método como garantia da obtenção da verdade e pelo dualismo metafísico. Em Matemática, eixos cartesianos, são retas ortogonais, cuja intersecção é a origem. Coeficiente - Parte numérica em um produto de fatores numéricos e literais. Domínio - Em uma função, conjunto dos valores que a variável independente pode tomar. Contradomínio - Em uma função, conjunto dos valores que a variável dependente pode tomar. Ordenada - Coordenada cartesiana correspondente a um dos eixos. Ortogonal - Que forma ângulos retos. Parábola - Lugar geométrico plano dos pontos eqüidistantes de um ponto fixo e de uma reta fixa de um plano. Paridade - Propriedade de ser par ou ímpar. Uma função pode ser par, ímpar ou nenhuma delas. Ela é par quando f (x) = f (-x) e ímpar quando f (x) = - f (-x). Perímetro - Medida do contorno de uma figura.

25 Gabarito 5 Respostas dos Exercícios de Fixação Unidade I a 1.3 1) ) a) A x B = {(,0), (,), ( 1, 0), ( 1, ), (0,0),.(0,),(1,0), (1,)} b) B x A = {(0, ), (0, 1), (0,0), (0,1), (, ), (, 1), (,0), (,1)} c)a² = {(, ), (, 1), (,0), (,1), ( 1, ), ( 1, 1), ( 1,0), ( 1,1), (0, ), (0, 1), (0,0), (0,1), (1, ), (1, 1), (1,0), (1,1)} d) B² = {(0, 0), (0, ), (, 0), (, )} 3) Observe que em cada par (x, y), x A e y B, logo: A = {0, 1, 5} e B = {, 3} 4) O A também pode ter 5 elementos, logo A x B pode ter até 5 elementos (5 x 5 = 5); 5) a) y = x² b) y = x +1 X = - (-)² = 4 x= - y=. (-) + 1= -3 Β X = -1 (-1)² = 1 x= -1 y=. ( 1) + 1 = 1 Β X = 0 (0)² = 0 x= 0 y= = 1 X = 1 (1)² = 1 x= 1 y= = 3 X = ()² = 4 x= y=. + 1= 5 Β R = {(, 4), ( 1, 1), (0, 0), (1, 1), (, 4)} R= {(0,1), (1,3)} 6) Observando que o domínio é formado pelos valores de x tais que (x, y) que (x, y) R, temos: R e a imagem pelos valores y, tais a) D(R) = {, 1, 0, 1, } e Im(R) = {0, 1, 4} b) D(R) = {0, 1} e Im(R) = {1, 3}

26 6 7) R = {(0, ), (0, 3), (1, ), (1, 3), (, 3)} 8) 9) Só é função a relação do exercício Nº 5 item a, pois, o item b do nº 5 não é função, pois temos elementos de A que não tem correspondente em B. O nº 7 não é função pois temos elementos de A associados a mais de um correspondente em B. Unidade II.1 e. 1) a) b) Im = { 1, 1, 3, 5, 7} ) a) f (-) = (-)² - 3. (-) + 4 = = = 14 b) f = = 46 4 = = c) f ( 3) ( 3) = = x ) = 8x 1 = -15 8x = x = - 3 x = ) f ( 0) = 1, f ( 1) = 0 e f (1) = 3 f (0) + f ( 1) + f (1) = = 5)a) D = {1,, 3,..., n} b) Na 3ª tentativa, n = 3 t(3) = 3 + c) n =? = 4 3n + 1 = 4n n = 1, n 1 t(3) = = 7 minutos. 3 Logo, 1ª na tentativa o rato gastou 4 minutos.

27 6) a) Às 10 horas, se passaram horas, logo p() = 8. b) Às 11 horas, se passaram 3 horas, logo p(3) = 15. c) Entre 10 e 11 horas, 15 8 = 7 pares. 7 7) x Y y x x + y = 36 como: A x = x. y x + y = 18 temos: A x = x. (18 x) logo: y = 18 x A x = 18x x² 8) a) Como o denominador não pode ser nulo, temos D b) D = ou R {-5,5} c) D = R d) D = R { x R / x ± 5} - 3x x 4 D = { x R / x 4} ou (- ; 4] f) 3x + > 0 x > logo : 3 D = x R / x > ou ou ;+ ; Unidade II.3 a.6 = { x R / x 1} ou R {1} e) Como, nos Reais, não existe raiz com índice par de número negativo, temos f ( x) = x + 18x 1) a) Im={ -4} b) Im = R c)im = R d) Im = R e) Im = R

28 8 ) Como o coeficiente angular é igual a 1, o ângulo é de 45, pois tg 45 = 1. 3) Analiticamente, temos: Se y = x + 3 e y = x x + 3 = x x + 9 = x + 4 5x = 5 x = 1 Se x = 1 e y = x + 3 y = y = O ponto de intersecção das duas funções é ( 1, ). Graficamente, temos: 4) f (x) = (3K 6)x + 5 é crescente se a > 0. Logo, 3K 6 > 0 K >, lembrando que f(x) = ax + b. 5) y = ax + b; ( 0,1) ( 1, ) a.0 + b = 1 b = 1 a.1+ b = a + b = a + 1 = a = 3 Logo : y = 3x ) Se forma um ângulo de 45 com o eixo das abscissas, o coeficiente angular é igual a tg45 = 1. Então: y = x + b. Como o ponto ( 3,1) pertence a função, temos: Unidade II.7 1) a) b) c) d)

29 ) a) Como a < 0, concavidade voltada para baixo. b) Os pontos de intersecção com o eixo das abscissas (eixo x) são aqueles pontos onde a ordenada é zero ( y = 0). Então, temos: - x² + 8x + 9 = 0 ou x² - 8x- 9 = 0 9 Temos: x = Logo: 8 ± 10 x= a = 1 b = -8 c = -9 Pontos: (9, 0) e ( 1, 0) = b² - 4 c = (-8)² (-9) = = x = = = x = = = 1 a b ± a c) O ponto de intersecção com o eixo das ordenadas (eixo y) é o ponto onde a abscissas é zero (x = 0). Então, temos: f (0) = 0² = 9 (0, 9) b d) As coordenadas do vértice são dadas por, a 4a, logo: x v = = 4 e yv = = 5 ; V(4, - 5) 4 e) f) Im = { y R / y 5} g) x < 4

30 30 Referências Bibliográficas IEZZI, Gelson e outros.coleção Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo: Editora Atual, Volumes 1, e 3. LIMA, Elon Lages e outros. A Matemática do Ensino Médio. Rio de Janeiro: SBM, Volume 1. BOULOS, Paulo. Pré-Cálculo. São Paulo: MAKRON Books, GIOVANNI, José Ruy e BONJORNO, José Roberto. Matemática 1: conjuntos, funções, progressões. São Paulo: FTD, Matemática : trigonometria, matrizes, análise combinatória, geometria. São Paulo: FTD, 199. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares nacionais Matemática, 1998.

Plano Cartesiano. Relação Binária

Plano Cartesiano. Relação Binária Plano Cartesiano O plano cartesiano ortogonal é constituído por dois eixos x e y perpendiculares entre si que se cruzam na origem. O eixo horizontal é o eixo das abscissas (eixo OX) e o eixo vertical é

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA I EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA I EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016 INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 9º Ano: Nº Professora: Maria das Graças COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº GABARITO COMENTADO ) A função será y,5x +, onde y (preço a ser pago) está em função de x (número de quilômetros

Leia mais

Função do 2 o Grau. 11.Sinal da função quadrática 12.Inequação do 2 o grau

Função do 2 o Grau. 11.Sinal da função quadrática 12.Inequação do 2 o grau UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Função do o Grau Prof.: Rogério

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 3...2 Funções...2 Função de 1º grau...2 Exercícios...6 Gabarito... 13 Função quadrática ou função do 2º grau... 15 Exercícios... 22 Gabarito... 29 Capítulo 3 Funções Função de 1º grau

Leia mais

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0.

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. EXEMPLOS: f(x) = 5x 3, onde a = 5 e b = 3 (função afim)

Leia mais

EXERCÍCIOS 2006 APOSTILA MATEMÁTICA

EXERCÍCIOS 2006 APOSTILA MATEMÁTICA EXERCÍCIOS 2006 APOSTILA MATEMÁTICA Professor: LUIZ ANTÔNIO 1 >>>>>>>>>> PROGRESSÃO ARITMÉTICA P. A.

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5).

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5). GEOMETRIA ANALÍTICA Distância entre Dois Pontos Sejam os pontos A(xA, ya) e B(xB, yb) e sendo d(a, B) a distância entre eles, temos: Aplicando o teorema de Pitágoras ao triângulo retângulo ABC, vem: [d

Leia mais

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE:

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE: Matemática Aplicada - https://ranildolopes.wordpress.com/ - Prof. Ranildo Lopes - FACET 1 Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina Associação Piauiense de Ensino Superior LTDA APES PROF. RANILDO

Leia mais

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS FUNÇÕES NOME: N O : blog.portalpositivo.com.br/capitcar 1 FUNÇÃO IDÉIA INTUITIVA DE FUNÇÃO O conceito de função é um

Leia mais

3. FUNÇÃO. NOÇÕES FUNDAMENTAIS

3. FUNÇÃO. NOÇÕES FUNDAMENTAIS 7 3. FUNÇÃO. NOÇÕES FUNDAMENTAIS 3.1. INTRODUÇÃO Observamos, no dia a dia, que muitos objetos ou grandezas estão relacionados. Por eemplo, trabalhando com números reais estamos sempre comparando uns com

Leia mais

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse: 02/05/2012

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse:  02/05/2012 1. FUNÇÃO 1.1. DEFINIÇÃO Uma função é um conjunto de pares ordenados de números (x,y) no qual duas duplas ordenadas distintas não podem ter o mesmo primeiro número, ou seja, garante que y seja único para

Leia mais

CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6

CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6 CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6 Introdução à funções Uma função é determinada por dois conjuntos e uma regra de associação entre os elementos destes conjuntos. Os conjuntos são chamados

Leia mais

6. FUNÇÃO QUADRÁTICA 6.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

6. FUNÇÃO QUADRÁTICA 6.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 47 6. FUNÇÃO QUADRÁTICA 6.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Na figura abaixo, seja a reta r e o ponto F de um determinado plano, tal que F não pertence a r. Consideremos as seguintes questões: Podemos obter,

Leia mais

Capítulo 3. Fig Fig. 3.2

Capítulo 3. Fig Fig. 3.2 Capítulo 3 3.1. Definição No estudo científico e na engenharia muitas vezes precisamos descrever como uma quantidade varia ou depende de outra. O termo função foi primeiramente usado por Leibniz justamente

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT 101 - Fundamentos de Matemática I 2012/I 2 a Lista - Funções (Parte I) 1. Dados os conjuntos M = {1, 3, 5} e N

Leia mais

FUNÇÕES I- PRÉ-REQUISITOS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES

FUNÇÕES I- PRÉ-REQUISITOS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES FUNÇÕES I- PRÉ-REQUISITOS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES 1- PRODUTO CARTESIANO 1.1- Par Ordenado - Ao par de números reais a e b, dispostos em uma certa ordem, denominamos par ordenado e indicamos por: (a,

Leia mais

Capítulo 2. Retas no plano. 1. Retas verticais e não-verticais. Definição 1

Capítulo 2. Retas no plano. 1. Retas verticais e não-verticais. Definição 1 Capítulo 2 Retas no plano O objetivo desta aula é determinar a equação algébrica que representa uma reta no plano. Para isso, vamos analisar separadamente dois tipos de reta: reta vertical e reta não-vertical.

Leia mais

(Nova) Matemática, Licenciatura / Engenharia de Produção

(Nova) Matemática, Licenciatura / Engenharia de Produção Portaria MEC 7, de 5.. - D.O.U.... (Nova) Matemática, Licenciatura / Engenharia de Produção Módulo de Pesquisa: Práticas de ensino em matemática, contextos e metodologias Disciplina: Fundamentos de Matemática

Leia mais

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... }

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } Conjuntos Numéricos I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } II) Números Inteiros Z = {..., -2, -1, 0, 1, 2,... } Todo número natural é inteiro, isto é, N é um subconjunto de Z III) Números Racionais

Leia mais

Matemática I Tecnólogo em Construção de Edifícios e Tecnólogo em Refrigeração e Climatização. y = ax² + bx + c

Matemática I Tecnólogo em Construção de Edifícios e Tecnólogo em Refrigeração e Climatização. y = ax² + bx + c 47 6. Função Quadrática É todo função que pode ser escrita na forma: f: R R y = ax² + bx + c Em que a, b e c são constantes reais e a 0, caso contrário a função seria afim. Já estudamos um tipo de função

Leia mais

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2011

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2011 Professor: Marcelo, Cebola e Natália Ano: 9º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Matemática nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão como

Leia mais

1 Geometria Analítica Plana

1 Geometria Analítica Plana UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE CAMPO MOURÃO Curso: Matemática, 1º ano Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear Professora: Gislaine Aparecida Periçaro 1 Geometria Analítica Plana A Geometria

Leia mais

Preliminares de Cálculo

Preliminares de Cálculo Preliminares de Cálculo Profs. Ulysses Sodré e Olivio Augusto Weber Londrina, 21 de Fevereiro de 2008, arquivo: precalc.tex... Conteúdo 1 Números reais 2 1.1 Algumas propriedades do corpo R dos números

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 2º Grau. Alex Oliveira Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 2º Grau. Alex Oliveira Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.2 Função do 2º Grau Alex Oliveira Engenharia Civil Função do Segundo Grau Chama-se função do segundo grau ou função quadrática a função f: R R que

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018 ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018 ITEM 1 DA ADA No desenho, a seguir, estão representados os pontos M e N que correspondem à localização de dois animais. Atividades relacionadas

Leia mais

FUNÇÃO QUADRÁTICA PROFESSOR AUGUSTO CORRÊA ENEM 2016

FUNÇÃO QUADRÁTICA PROFESSOR AUGUSTO CORRÊA ENEM 2016 FUNÇÃO QUADRÁTICA PROFESSOR AUGUSTO CORRÊA ENEM 2016 FUNÇÃO QUADRÁTICA Definição: Chama-se função polinomial do 2 o grau ou função quadrática toda função f: do tipo 2 f ( x) ax bx c, com {a, b, c} e a

Leia mais

A noção intuitiva de função

A noção intuitiva de função Funções A noção intuitiva de função Situação 1 João vai escolher um plano de saúde entre duas opções: A e B Veja as condições dos planos: Plano A: cobra um valor fixo mensal de R$ 140,00 e R$ 20,00 por

Leia mais

Funções Reais a uma Variável Real

Funções Reais a uma Variável Real Funções Reais a uma Variável Real 1 Introdução As funções são utilizadas para descrever o mundo real em termos matemáticos, é o que se chama de modelagem matemática para as diversas situações. Podem, por

Leia mais

TÓPICOS DE MATEMÁTICA II. O Curso está dividido em três unidades, temos que concluir todas.

TÓPICOS DE MATEMÁTICA II. O Curso está dividido em três unidades, temos que concluir todas. TÓPICOS DE MATEMÁTICA II Roosevelt Imperiano da Silva Palavras iniciais Caros alunos, vamos iniciar o curso da disciplina Tópicos de Matemática II. Neste curso estudaremos os conjuntos numéricos e suas

Leia mais

Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013

Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013 Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013 Sem limite para crescer Bateria de Exercícios de Matemática II 1) A área do triângulo, cujos vértices são (1, 2),

Leia mais

MATEMÁTICA Função do 1º grau e 2º grau conceitos iniciais. Prof Jorge Jr.

MATEMÁTICA Função do 1º grau e 2º grau conceitos iniciais. Prof Jorge Jr. MATEMÁTICA Função do 1º grau e 2º grau conceitos iniciais Prof Jorge Jr. A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA Devido ao aumento da energia elétrica, Maria Eduarda resolveu registrar as suas despesas com a conta

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA 2017

GEOMETRIA ANALÍTICA 2017 GEOMETRIA ANALÍTICA 2017 Tópicos a serem estudados 1) O ponto (Noções iniciais - Reta orientada ou eixo Razão de segmentos Noções Simetria Plano Cartesiano Abcissas e Ordenadas Ponto Médio Baricentro -

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 FUNÇÕES

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 FUNÇÕES E-books PCNA Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 FUNÇÕES 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 SUMÁRIO Apresentação -------------------------------------------------------2 Capítulo 3 ------------------------------------------------------

Leia mais

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau.

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Esboço de Plano de Aula Bolsista: Rafael de Oliveira. Duração: 120 minutos. Conteúdo: Equações do 1º Grau. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Objetivo geral: Permitir

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 2º grau. Lucas Araújo Engenharia de Produção Rafael Carvalho Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 2º grau. Lucas Araújo Engenharia de Produção Rafael Carvalho Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.1 Função do 2º grau Lucas Araújo Engenharia de Produção Rafael Carvalho Engenharia Civil Roteiro Função do Segundo Grau; Gráfico da Função Quadrática;

Leia mais

Capítulo 2. f : A B. 3. A regra em (3) não define uma função de A em B porque 4 A está associado a mais de um. elemento de B.

Capítulo 2. f : A B. 3. A regra em (3) não define uma função de A em B porque 4 A está associado a mais de um. elemento de B. Departamento de Matemática Disciplina MAT154 - Cálculo 1 Capítulo 2 Funções 2.1 Definição Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento

Leia mais

A noção intuitiva de função

A noção intuitiva de função Funções A noção intuitiva de função Situação 1 João vai escolher um plano de saúde entre duas opções: A e B. Veja as condições dos planos: Plano A: cobra um valor fixo mensal de R$ 140,00 e R$ 20,00 por

Leia mais

Geometria Analítica - Aula

Geometria Analítica - Aula Geometria Analítica - Aula 18 228 IM-UFF K. Frensel - J. Delgado Aula 19 Continuamos com o nosso estudo da equação Ax 2 + Cy 2 + Dx + Ey + F = 0 1. Hipérbole Definição 1 Uma hipérbole, H, de focos F 1

Leia mais

Observe na imagem a seguir, a trajetória realizada por uma bola no momento em que um jogador a chutou em direção ao gol.

Observe na imagem a seguir, a trajetória realizada por uma bola no momento em que um jogador a chutou em direção ao gol. FUNÇÃO QUADRÁTICA CONTEÚDOS Função quadrática Raízes da função quadrática Gráfico de função Ponto de máximo e de mínimo de uma função AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Observe na imagem a seguir, a trajetória

Leia mais

eixo das ordenadas y eixo das abscissas Origem 1º quadrante 2º quadrante O (0, 0) x 4º quadrante 3º quadrante

eixo das ordenadas y eixo das abscissas Origem 1º quadrante 2º quadrante O (0, 0) x 4º quadrante 3º quadrante PLANO CARTESIANO eixo das ordenadas y 2º quadrante 1º quadrante eixo das abscissas O (0, 0) x Origem 3º quadrante 4º quadrante y ordenado do ponto P 4 P P(3, 4) O 3 x abscissa do ponto P No caso, 3 e 4

Leia mais

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 1 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos MÓDULO 1 - AULA 17 Aula 17 Parábola - aplicações Objetivos Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos coeficientes da equação quadrática Expressar as raízes das equações quadráticas

Leia mais

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan Matemática FUNÇÃO de 1 GRAU Professor Dudan Função de 1 Grau Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma : onde a e b são números reais

Leia mais

O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRODUÇÃO

O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRODUÇÃO O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO As funções explicitam relações matemáticas especiais entre duas grandezas. As grandezas envolvidas nessas relações são conhecidas como variável dependente

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA 4. Geometria Analítica 4.1. Introdução Geometria Analítica é a parte da Matemática,

Leia mais

A idéia de função. O conceito de função é um dos mais importantes em toda a Matemática. https://ueedgartito.wordpress.com.

A idéia de função. O conceito de função é um dos mais importantes em toda a Matemática. https://ueedgartito.wordpress.com. Matemática Básica Unidade 5 Estudo de Funções RANILDO LOPES Slides disponíveis no nosso SITE: O conceito de função é um dos mais importantes em toda a Matemática. https://ueedgartito.wordpress.com A idéia

Leia mais

Capítulo 2. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 2. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 2 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

Fundamentos da Matemática A

Fundamentos da Matemática A VICE-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO E CORPO DISCENTE COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Fundamentos da Matemática A Rio de Janeiro / 007 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO QUADRO

Leia mais

1. Considere os conjuntos A = {0; 2} e B = {1; 2; 3}. A respeito de produto cartesiano entre dois conjuntos, assinale a alternativa correta:

1. Considere os conjuntos A = {0; 2} e B = {1; 2; 3}. A respeito de produto cartesiano entre dois conjuntos, assinale a alternativa correta: . Considere os conjuntos A = {0; 2} e B = {; 2; 3}. A respeito de produto cartesiano entre dois conjuntos, assinale a alternativa correta: a. AxB = {(0; ); (0; 2); (0; 3); (2; ); (2; 2); (2; 3)} b. BxA

Leia mais

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan Matemática FUNÇÃO de 1 GRAU Professor Dudan Função de 1 Grau Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma : onde a e b são números reais

Leia mais

RESUMO - GRÁFICOS. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação da reta

RESUMO - GRÁFICOS. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação da reta RESUMO - GRÁFICOS Função do Primeiro Grau - f(x) = ax + b O gráfico de uma função do 1 o grau, y = ax + b, é uma reta. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação

Leia mais

Resposta: f(g(x)) = x 5, onde g(x) é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo 5, 5 5, 5 3, 3. f(g(x) = x 5.

Resposta: f(g(x)) = x 5, onde g(x) é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo 5, 5 5, 5 3, 3. f(g(x) = x 5. 1. (Espcex (Aman) 016) Considere as funções reais f e g, tais que f(x) = x + 4 e f(g(x)) = x 5, onde g(x) é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo conjunto contém todos os possíveis

Leia mais

Em Matemática existem situações em que há necessidade de distinguir dois pares pela ordem dos elementos. Por exemplo, no sistema de equações

Em Matemática existem situações em que há necessidade de distinguir dois pares pela ordem dos elementos. Por exemplo, no sistema de equações UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Relações Prof.: Rogério Dias

Leia mais

Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados à Notas de aula: Gestão Ambiental

Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados à Notas de aula: Gestão Ambiental Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados à Notas de aula: Gestão Ambiental 1 Funções Definição: Sejam A e B, dois conjuntos, A /0, B /0. Uma função definida em A com valores em B é uma lei que associa

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU FUNÇÃO IDENTIDADE... FUNÇÃO LINEAR... FUNÇÃO AFIM... GRÁFICO DA FUNÇÃO DO º GRAU... IMAGEM... COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM... ZERO DA FUNÇÃO AFIM... 6 FUNÇÕES CRESCENTES OU DECRESCENTES... 7 SINAL DE UMA

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE FUNÇÕES

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE FUNÇÕES 01. (ESPCEX-AMAN/016) Considere as funções reais f e g, tais que f(x) x 4 e f(g(x)) x 5, onde g(x) é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo conjunto contém todos os possíveis valores

Leia mais

Aula Elipse. Definição 1. Nosso objetivo agora é estudar a equação geral do segundo grau em duas variáveis:

Aula Elipse. Definição 1. Nosso objetivo agora é estudar a equação geral do segundo grau em duas variáveis: Aula 18 Nosso objetivo agora é estudar a equação geral do segundo grau em duas variáveis: Ax + Bxy + Cy + Dx + Ey + F = 0, onde A 0 ou B 0 ou C 0 Vamos considerar primeiro os casos em que B = 0. Isto é,

Leia mais

Funções. Aula 9. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental. Vince Petaccio. Fonte:

Funções. Aula 9. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental. Vince Petaccio. Fonte: Funções Aula 9 Ricardo Ferreira Paraizo Vince Petaccio e-tec Brasil Matemática Instrumental Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as funções dos 1º e 2º graus. Objetivos Após o estudo desta aula, você deverá

Leia mais

Gênesis S. Araújo Pré-Cálculo

Gênesis S. Araújo Pré-Cálculo Gênesis Soares Jaboatão, de de 2016. Estudante: PAR ORDENADO: Um par ordenado de números reais é o conjunto formado por dois números reais em determinada ordem. Os parênteses, em substituição às chaves,

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU FUNÇÃO IDENTIDADE... FUNÇÃO LINEAR... FUNÇÃO AFIM... 5 GRÁFICO DA FUNÇÃO DO º GRAU... 5 IMAGEM... COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM... ZERO DA FUNÇÃO AFIM... 7 FUNÇÕES CRESCENTES OU DECRESCENTES... 7 SINAL DE

Leia mais

CÁLCULO I. Aula n o 02: Funções. Denir função e conhecer os seus elementos; Listar as principais funções e seus grácos.

CÁLCULO I. Aula n o 02: Funções. Denir função e conhecer os seus elementos; Listar as principais funções e seus grácos. CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Aula n o 02: Funções. Objetivos da Aula Denir função e conhecer os seus elementos; Reconhecer o gráco de uma função; Listar as

Leia mais

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS FUNÇÕES NOME: N O : blog.portalpositivo.com.br/capitcar 1 FUNÇÃO IDÉIA INTUITIVA DE FUNÇÃO O conceito de função é um

Leia mais

Geometria Analítica? Onde usar os conhecimentos. os sobre Geometria Analítica?

Geometria Analítica? Onde usar os conhecimentos. os sobre Geometria Analítica? X GEOMETRIA ANALÍTICA Por que aprender Geometria Analítica?... A Geometria Analítica estabelece relações entre a álgebra e a geometria por meio de equações e inequações. Isso permite transformar questões

Leia mais

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 1º ANO Função Quadrática PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net FUNÇÃO QUADRÁTICA Seja a, b e c números reais

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO QUADRÁTICA PARTE 2

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO QUADRÁTICA PARTE 2 EIXO DE SIMETRIA... COEFICIENTES a, b E c NO GRÁFICO... SINAL DA FUNÇÃO QUADRÁTICA...4 INEQUAÇÕES DO º GRAU...9 INEQUAÇÕES PRODUTO E QUOCIENTE... 4 SISTEMA DE INEQUAÇÕES DO º GRAU... 8 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...

Leia mais

TEORIA CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 812EE 1 INTRODUÇÃO

TEORIA CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 812EE 1 INTRODUÇÃO CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 81EE 1 TEORIA 1 INTRODUÇÃO Os assuntos tratados a seguir são de importância fundamental não somente na Matemática, mas também na Física, Química, Geografia, Estatística

Leia mais

Funções quadráticas. Definição. Função quadrática é toda a função de R em R que pode ser. (ou seja, é toda a função r.v.r. polinomial de grau 2).

Funções quadráticas. Definição. Função quadrática é toda a função de R em R que pode ser. (ou seja, é toda a função r.v.r. polinomial de grau 2). FUNÇÃO QUADRÁTICA Funções quadráticas Definição Função quadrática é toda a função de R em R que pode ser definida por uma expressão analítica da forma ax 2 + bx + c, com a, b, c R e a 0 (ou seja, é toda

Leia mais

Estudante: Circunferência: Equação reduzida da circunferência: Circunferência: Consideremos uma circunferência de centro C (a, b) e raio r.

Estudante: Circunferência: Equação reduzida da circunferência: Circunferência: Consideremos uma circunferência de centro C (a, b) e raio r. Gênesis Soares Jaboatão, de de 014. Estudante: Circunferência: Circunferência: A circunferência é o conjunto de todos os pontos de plano equidistantes de outro ponto C do mesmo plano chamado centro da

Leia mais

MATEMÁTICA. Conceito de Funções. Professor : Dêner Rocha

MATEMÁTICA. Conceito de Funções. Professor : Dêner Rocha MATEMÁTICA Conceito de Funções Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Noção de Função 1º) Dados A = {-, -1, 0, 1, } e B = {-8, -6, -4, -3, 0, 3, 6, 7} e a correspondência entre A e B dada pela fórmula

Leia mais

01- Assunto: Função Polinomial do 1º grau. Determine o domínio da função f(x) =

01- Assunto: Função Polinomial do 1º grau. Determine o domínio da função f(x) = EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - MATEMÁTICA - ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - ª ETAPA ============================================================================================== 0- Assunto: Função Polinomial do

Leia mais

As funções quadráticas são usadas em diversas aplicações: - Equacionamento do movimento de um ponto com aceleração constante.

As funções quadráticas são usadas em diversas aplicações: - Equacionamento do movimento de um ponto com aceleração constante. Módulo 4 FUNÇÕES QUADRÁTICAS 1. APRESENTAÇÃO As funções quadráticas são usadas em diversas aplicações: - Equacionamento do movimento de um ponto com aceleração constante. - Modelagem de trajetórias na

Leia mais

CURSO: Licenciatura em Matemática TURMA: LM 2011/01_1ºSEM PROFESSOR: NÍCOLAS MORO MÜLLER PLANO DE ENSINO

CURSO: Licenciatura em Matemática TURMA: LM 2011/01_1ºSEM PROFESSOR: NÍCOLAS MORO MÜLLER PLANO DE ENSINO CURSO: Licenciatura em Matemática TURMA: LM 2011/01_1ºSEM PROFESSOR: NÍCOLAS MORO MÜLLER PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: 030152 Matemática Fundamental I DURAÇÃO: Semestral CARGA HORÁRIA TOTAL: 90 horas CARGA

Leia mais

Caderno 2. Concurso Público Conteúdo. - Coletânea de Exercícios Gerais

Caderno 2. Concurso Público Conteúdo. - Coletânea de Exercícios Gerais Concurso Público 2016 Caderno 2 Conteúdo - Funções de Primeiro e Segundo Grau - Noções de Probabilidade e Estatística Descritiva - Matemática Financeira - Aplicações e Operações com Inequações - Sequências

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 RELAÇÕES e FUNÇÕES

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 RELAÇÕES e FUNÇÕES PAR ORDENADO... 2 PRODUTO CARTESIANO... 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA... 4 RELAÇÃO... 8 DOMÍNIO E IMAGEM... 12 CONTRA-DOMÍNIO... 13 RELAÇÃO INVERSA... 17 PROPRIEDADES DA RELAÇÃO INVERSA... 18 FUNÇÕES... 22 IMAGEM

Leia mais

2. Escreva em cada caso o intervalo real representado nas retas:

2. Escreva em cada caso o intervalo real representado nas retas: ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 018 4º BIMESTRE TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº Turma Data Nota Disciplina: Matemática Prof. Tallyne Siqueira Valor 1. Represente na reta real os intervalos:

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de Funções. Aula 01. Projeto GAMA

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de Funções. Aula 01. Projeto GAMA Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino Atividades de Reforço em Cálculo Módulo de Funções Aula 0 08/ Projeto GAMA Grupo de Apoio em Matemática Definição

Leia mais

MATEMÁTICA I FUNÇÕES. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari

MATEMÁTICA I FUNÇÕES. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari MATEMÁTICA I FUNÇÕES Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari amanda.perticarrari@unesp.br Conteúdo Função Variáveis Traçando Gráficos Domínio e Imagem Família de Funções Funções Polinomiais Funções Exponenciais

Leia mais

UNIDADE IV FUNÇÃO AFIM OU POLINOMIAL do 1 o. GRAU

UNIDADE IV FUNÇÃO AFIM OU POLINOMIAL do 1 o. GRAU UNIDADE IV FUNÇÃO AFIM OU POLINOMIAL do 1 o. GRAU 1. MOTIVAÇÃO/INTRODUÇÃO. FUNÇÃO AFIM DO DE PRIMEIRO GRAU 3. GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO AFIM 4. RAIZ DA FUNÇÃO AFIM 5. INTERSECÇÃO DO GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO AFIM

Leia mais

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Analítica 3º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Analítica 3º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Analítica 3º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Professor: Hermes Jardim Disciplina: Matemática Lista 1 1º Bimestre 2012 Aluno(a): Número: Turma: 1) Resolva

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO GEOMETRIA 2ºANO

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO GEOMETRIA 2ºANO LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO GEOMETRIA 2ºANO 1) Se o ponto P(2m-8, m) pertence ao eixo das ordenadas, então: a) m é um número primo b) m é primo e par c) m é um quadrado perfeito d) m = 0 e) m

Leia mais

PLANTÕES DE JULHO MATEMÁTICA

PLANTÕES DE JULHO MATEMÁTICA Página 1 Matemática 1 Funções do 1º e 2º grau PLANTÕES DE JULHO MATEMÁTICA Nome: Nº: Série: 1º ANO Turma: Profª CAROL MARTINS Data: JULHO 2016 1) (UFPE) No gráfico a seguir, temos o nível da água armazenada

Leia mais

Pesquisa Operacional. Prof. José Luiz

Pesquisa Operacional. Prof. José Luiz Pesquisa Operacional Prof. José Luiz Prof. José Luiz Função Linear - Introdução O conceito de função é encontrado em diversos setores da economia, por exemplo, nos valores pagos em um determinado período

Leia mais

CÁLCULO FUNÇÕES DE UMA E VÁRIAS VARIÁVEIS Pedro A. Morettin, Samuel Hazzan, Wilton de O. Bussab.

CÁLCULO FUNÇÕES DE UMA E VÁRIAS VARIÁVEIS Pedro A. Morettin, Samuel Hazzan, Wilton de O. Bussab. Introdução Função é uma forma de estabelecer uma ligação entre dois conjuntos, sujeita a algumas condições. Antes, porém, será exposta uma forma de correspondência mais geral, chamada relação. Sejam dois

Leia mais

Para mais exemplos veja o vídeo:

Para mais exemplos veja o vídeo: Resumo de matemática: Frente 1: Critério 01: Função: Função é uma relação do conjunto A para o conjunto B, em que os elementos do conjunto A sempre serão x e os elementos do conjunto B sempre serão y (ou

Leia mais

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Matemática Nível: Ensino Médio Tempo estimado: 5 aulas de 45 min Tema: Função do 1º Grau Subtema: Definição, Gráficos, Zero da Função, Equação do 1º Grau, Sinal

Leia mais

Acadêmico(a) Turma: Capítulo 6: Funções

Acadêmico(a) Turma: Capítulo 6: Funções 1 Acadêmico(a) Turma: Capítulo 6: Funções Toda função envolve uma relação de dependência entre elementos, números e/ou incógnitas. Em toda função existe um elemento que pode variar livremente, chamado

Leia mais

Geometria Analítica. Geometria Analítica 28/08/2012

Geometria Analítica. Geometria Analítica 28/08/2012 Prof. Luiz Antonio do Nascimento luiz.anascimento@sp.senac.br www.lnascimento.com.br Conjuntos Propriedades das operações de adição e multiplicação: Propriedade comutativa: Adição a + b = b + a Multiplicação

Leia mais

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta 1 - O uso do Determinante de terceira ordem na Geometria Analítica 1.1 - Área de um triângulo Seja o triângulo ABC de vértices A(x a, y a ), B(x b, x c ) e C(x c, y c ). A área S desse triângulo é dada

Leia mais

Prof: Danilo Dacar

Prof: Danilo Dacar Parte A: 1. (Uece 014) Sejam f : R R a função definida por f(x) x x 1, P e Q pontos do gráfico de f tais que o segmento de reta PQ é horizontal e tem comprimento igual a 4 m. A medida da distância do segmento

Leia mais

Hewlett-Packard FUNÇÃO QUADRÁTICA. Aulas 01 a 07 + EXTRA. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard FUNÇÃO QUADRÁTICA. Aulas 01 a 07 + EXTRA. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard FUNÇÃO QUADRÁTICA Aulas 01 a 07 + EXTRA Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ano: 2016 Sumário O CONCEITO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA... 2 (Função polinomial do 2 grau)... 2 EXERCÍCIO

Leia mais

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2 Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho Geometria Analítica Tarefa 2 Cursista: Jocimar de Avila Tutora: Danúbia 1 S u m á r i o Introdução.....................................

Leia mais

LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL DE ÁLGEBRA AULAS 30 a 38 FUNÇÕES DE 1ºGRAU

LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL DE ÁLGEBRA AULAS 30 a 38 FUNÇÕES DE 1ºGRAU LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL DE ÁLGEBRA AULAS 30 a 38 FUNÇÕES DE 1ºGRAU 1. (G1-014) O gráfico representa a função real definida por f(x) = a x + b. O valor de a + b é igual a A) 0,5. B) 1,0. C) 1,5.

Leia mais

Capítulo 3. Função afim. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 3 Função afim 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA

Capítulo 3. Função afim. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 3 Função afim 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA Capítulo 3 Função afim 1.5 Função afim Uma função f: R R é função afim quando existem os números reais a e b tais que f(x) = ax + b para todo x R. Exemplos f(x) =, em que: a = e b = 6 g(x) = 7x, em que:

Leia mais

EXERCICIOS DE APROFUNDAMENTO MATEMATICA FUNÇÕES NUMEROS COMPLEXOS

EXERCICIOS DE APROFUNDAMENTO MATEMATICA FUNÇÕES NUMEROS COMPLEXOS 1. (Unicamp 01) Seja r a reta de equação cartesiana x y 4. Para cada número real t tal que 0 t 4, considere o triângulo T de vértices em (0, 0), (t, 0) e no ponto P de abscissa x t pertencente à reta r,

Leia mais

TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL. Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega

TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL. Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega 1 TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega 2 FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU Uma função polinomial do 1º grau (ou simplesmente, função do 1º grau) é uma

Leia mais

Questão 2: Classifique como conjunto vazio ou conjunto unitário considerando o universo dos números naturais: a) b) c) d) e) f) g) }

Questão 2: Classifique como conjunto vazio ou conjunto unitário considerando o universo dos números naturais: a) b) c) d) e) f) g) } TRABALHO º ANO REGULAR - MATEMATICA Conjuntos: Questão : Escreva o conjunto expresso pela propriedade: x é um número natural par; x é um número natural múltiplo de 5 e menor do que ; x é um quadrilátero

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 03 Licenciatura em Matemática Osasco -2010

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 03 Licenciatura em Matemática Osasco -2010 1. Funções : Definição Considere dois sub-conjuntos A e B do conjunto dos números reais. Uma função f: A B é uma regra que define uma relação entre os elementos de A e B, de tal forma que a cada elemento

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FUNÇÃO. Prof. Ade1000son

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FUNÇÃO. Prof. Ade1000son INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FUNÇÃO Prof. Ade1000son CONCEITO DE FUNÇÃO 2 Sistema Cartesiano de Coordenadas Foi o matemático e filósofo francês René Descartes o criador da parte da Matemática que relaciona

Leia mais

0 < c < a ; d(f 1, F 2 ) = 2c

0 < c < a ; d(f 1, F 2 ) = 2c Capítulo 14 Elipse Nosso objetivo, neste e nos próximos capítulos, é estudar a equação geral do segundo grau em duas variáveis: Ax + Bxy + Cy + Dx + Ey + F = 0, onde A 0 ou B 0 ou C 0 Para isso, deniremos,

Leia mais