RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AULA 01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AULA 01"

Transcrição

1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AULA 01

2 RECRUTAMENTO Vivemos em um momento histórico em que a competição e a sustentabilidade é um fator presente nas organizações.

3 RECRUTAMENTO A concorrência agrega características e valores que determinam um diferencial competitivo nas empresas.

4 RECRUTAMENTO As empresas passam a contar com equipes mais criativas, com profissionais motivados e comprometidos com o negócio. Porque o diferencial competitivo das empresas está nos potenciais humanos? Voltado para o enfoque holístico, ele não faz distinção entre profissional e ser humano, ao contrário, defende que o crescimento profissional depende do crescimento pessoal, gerando um processo de realimentação.

5 RECRUTAMENTO É a fase inicial para o preenchimento de uma vaga que está em aberto. Um processo de procurar empregados.

6 RECRUTAMENTO ORIENTADO Baseado na requisição de pessoal emitidas pelos supervisores e no mercado de trabalho. Empregadores x profissionais

7 RECRUTAMENTO-EM BUSCA DE UM PERFIL Perfil Profissiográfico - é quando a empresa descreve as funções exigidas para o cargo, mas inclui também as características de personalidade e postura.

8 RECRUTAMENTO É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.

9 RECRUTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL PARA DELINEAR PERFIL A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São regras que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.

10 RECRUTAMENTO E INFLUÊNCIAS É influenciado diretamente pelo mercado de trabalho. Ambiente externo: -recessão. -crise econômica. -maior oferta de mão-de-obra.

11 RECRUTAMENTO FLIPPO (1961) Recrutamento é um processo de procurar empregados,estimulá-los e encorajá-los a se candidatar.

12 RECRUTAMENTO E MARKETING DA EMPRESA A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

13 RECRUTAMENTO-QUALIDADE É mediante o processo de recrutamento que a empresa expõe o grau de profissionalismo com que trata os seus colaboradores.

14 RECRUTAMENTO E RELACIONAMENTO 1-Qualidade no atendimento aos candidatos. 2-Retorno aos não escolhidos.

15 RECRUTAMENTO BASE PARA A SELEÇÃO 1-Oferece subsídios para a seleção. 2-Necessita de criatividade e inovação. 3-Atrais o máximo de pessoas com o perfil desejado para o processo seletivo. 4-Descrição detalhada do cargo. 5-Pré requisitos. 6-Competências necessárias.

16 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AS EMPRESAS CONQUISTAM VANTAGEN COMPETITIVA CONTRATANDO PESSOAS COMPETENTES E MOTIVADAS; É PRECISO COLOCAR A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO E COM A COMPETÊNCIA NESSESÁRIA; É ATRAVEZ DO RECRUTAMENTO E DA SELEÇÃO, QUE OS CANDIDATOS INGRESSAM NA EMPREAS E SE TORNAM FUNCIONÁRIOS.

17 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Segundo Chiavenato (1999, p. 92), Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização.

18

19 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AULA 02

20 RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, isto é, funcionários, afim de promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. O recrutamento externo focaliza os candidatos fora da organização, para submetê-los ao seu processo de seleção de pessoal.

21 RECRUTAMENTO INTERNO Estimula os funcionários a se aperfeiçoarem devido a possibilidade de mudança e de relacionamento com outros setores e pessoas.

22 RECRUTAMENTO INTERNO Cria um sentimento de justiça pelo oferecimento de oportunidade aos funcionários já comprometidos e fiéis aos objetivos da empresa.

23 RECRUTAMENTO INTERNO Gera a motivação entre os funcionários a executarem as tarefas com excelência e eficácia.

24 RECRUTAMENTO INTERNO CRITÉRIOS : *Levantamento prévio dos candidatos reais e potenciais capazes de exercer a função. *Divulgação adequada da existência da vaga(requisitos e características do cargo). *Informação dos critérios de escolha e preferência.

25 RECRUTAMENTO INTERNO E SUAS VIAS Promoção: Ocupação de cargo superior(acompanhados de treinamentos). Transferência: Não bem aproveitados ou insatisfeitos na área que exercem. Remanejamento de pessoal: Preparando para atuar em qualquer área do mesmo nível ou superior.visão holística.

26 Prós e Contras do Recrutamento - CONTRAS Interno - PRÓS 1-Aproveita melhor o potencial humano da organização; 2-Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários; 3-Incentiva a permanência dos funcionários e a sua fidelidade à organização; 4-Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental; 5-Não requer socialização organizacional de novos membros; 6-Probabilidade de uma melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos; 7-Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo. 1-Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas; 2-Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual; 3-Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização; 4-Ideal para empresas burocráticas e mecanísticas, 5-Mantém e conserva a cultura organizacional existente; 6-Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua. 7-Gera competição muitas fezes acompanhada de conflitos e falta de ética.

27 RECRUTAMENTO EXTERNO É a busca do candidato no mercado de trabalho. *Essa opção deve ser feita após avaliação sobre a alocação de pessoas que já estejam empregadas na empresa.

28 Técnicas de Recrutamento Externo O recrutamento externo utiliza varias e diferentes técnicas para influenciar e atrair candidatos. Trata-se de escolher os meios mais adequados para ir até o candidato desejado e atraí-lo para a organização. O processo de recrutamento culmina com o candidato preenchendo a sua proposta de emprego ou apresentando seu curriculum vitae à organização. O recrutamento deve ser uma atividade contínua e ininterrupta.

29 Prós e Contras do Recrutamento Externo PRÓS: 1- Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades e expectativas, 2- Enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades, 3- Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimento e destrezas, 4- Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações, 5- Incentiva a interação da organização com o mercado de recursos humanos, 6- Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual. CONTRAS: 1- Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização, 2- Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferece oportunidades a estranhos, 3-Requer aplicação de técnicas seletivas para escolha dos candidatos externos. Isto significa custos operacionais, 4-Exige esquemas de socialização organizacionais para os novos funcionários, 5- É mais custoso, oneroso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.

30 Meios de Recrutamento Externo Anúncio em jornais e revistas especializadas Gerentes, supervisores e funcionários de escritório se dão bem com jornais locais ou regionais. Para empregados especializados, jornais mais populares são mais indicados. Quando o cargo for muito específico, pode-se lançar mão de revistas especializadas.

31 Tipos de Anúncio 1.Anúncio Aberto É o tipo de anúncio de emprego que identifica o empregador, indicando o nome da organização, endereço, setor para contatos, e horário de atendimento. 2.Anúncio Semi-Aberto Aparece a identificação da empresa, mas ocorre uma pré-triagem ao se exigir que os candidatos remetam seus currículos para o endereço da companhia ou aos cuidados do veículo divulgador do anúncio. 3.Anúncio Fechado A característica central do anúncio fechado é que a empresa patrocinadora da vaga não se dá a conhecer ao candidato.

32 Agências de recrutamento Existem três tipos de agências de recrutamento: 1.Agências operadas pelo governo no nível federal, estadual ou municipal, através de secretarias do trabalho ou entidades relacionadas com o emprego. 2.Agências associadas com organizações não lucrativas, como associações profissionais ou não-governamentais. Ex: Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). 3.Agências particulares ou privadas de recrutamento.

33 Agências de recrutamento As agências de recrutamento são eficazes em situações como: 1.A organização não possui órgão de RH e não está preparada para recrutar ou selecionar pessoas de um certo nível. 2.Há necessidade de atrair um grande número de candidatos qualificados e a organização não se sente capaz disso. 3.O esforço de recrutamento visa alcançar pessoas que estão atualmente empregadas e que não se sentem confortáveis em lidar diretamente com empresas concorrentes 4.O preenchimento do cargo é confidencial e não pode ser divulgado no mercado ou internamente.

34 Contatos com escolas, universidades e agremiações Algumas empresas promovem sistematicamente palestras e conferências em universidades e escolas para divulgar suas políticas de RH e criar uma atitude favorável entre os candidatos em potencial, mesmo que não haja oportunidades a oferecer a curto prazo.

35 Cartazes ou anúncios em locais visíveis Indicado para cargos mais simples, é colocado nas proximidades da organização, da portaria ou em locais de grande movimentação de pessoas, como áreas de ônibus.

36 Apresentação de candidatos por indicação de funcionários O funcionário se sente co-responsável pela admissão do candidato e de certa forma, a organização delega aos seus funcionários boa parte da continuidade da sua organização informal.

37 Consulta aos arquivos de candidatos É um banco de dados que pode catalogar os candidatos que se apresentaram espontaneamente ou que não foram considerados em recrutamentos anteriores.

38 Internet Meio de recrutamento recente, porém com grande procura por parte de candidatos. Há sites especializados nesse tipo de serviço.

39 Recrutamento misto Recrutamento interno + recrutamento externo; Inicialmente, recrutamento externo, seguido de recrutamento interno, caso aquele não apresente resultados desejáveis; Inicialmente recrutamento interno, seguido de recrutamento externo, a organização dá prioridade a seus empregados na disputa das oportunidades existentes; Recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente: É o caso em que a organização está mais preocupada com o preenchimento de vaga existente.

40 Avaliação dos Resultados do Recrutamento O desafio principal do recrutamento é agregar valor à organização e às pessoas. A avaliação dos resultados é importante para aferir se o recrutamento está realmente cumprindo a sua função e a que custo.

41

42 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AULA 03

43 DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS 1-Geralmente toda abertura de vaga é feita pelo Gestor de cada departamento. 2-Requisitando mediante preenchimento formulário requisição de pessoas. 3-Encaminhado à Direção Geral da empresa para autorização. 4-De posse da requisição autorizada, o setor de Gestão de Pessoas estará analisando junto ao departamento solicitante se o processo de recrutamento será interno ou externo.

44 DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS No caso interno, o setor de Recrutamento e Seleção deverá pesquisar profissionais que estejam qualificados para a vaga ou, fixar anúncios em editais para respectiva vaga.

45 Recrutamento Externo O Setor de Recrutamento e Seleção, inicialmente, deverá consultar o arquivo de solicitações de emprego (currículo) ou fazer pesquisa em outras empresas, verificando se existem candidatos qualificados para a função. Caso estas consultas em arquivos não atenda os pré-requisitos do cargo, publica-se o anúncio em jornal, revistas ou sites.

46 Processo de devolutiva do Recrutamento Externo Será encaminhada aos candidatos não aprovados será ligado agradecendo pela participação no processo seletivo.

47 CAPITAL HUMANO AGREGADO AO RECRUTAMENTO Esse capital vale mais na medida em que contenha talentos e competências capazes de agregar valor á organização e torná-la mais ágil e competitiva.

48 MARKETING PESSOAL AGREGADO AO RECRUTAMENTO O Marketing Pessoal valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades humanas na área profissional e na da vida pessoal.

49 CURRÍCULO AGREGADO AO RECRUTAMENTO- Segundo França,Ana Cristina Limongi.PRH.2011.Ed.Atlas 1-DADOS PESSOAIS (nome,endereço,telefone,celular,fixo, ,nacio nalidade,idade,estado civil e número de filhos.) 2-DEFINIÇÃO DE OBJETIVO: Definir pretensão de cargo ou área que pretende atuar. * Se não possuir experiência descrever de modo sucinto como direcionar sua carreira e porque escolhe a determinada profissão.

50 CURRÍCULO AGREGADO AO RECRUTAMENTO *fonte :arial ou times...fonte (sublinhados e negritos apenas para títulos e subtítulos). *Máximo 2 folhas. *Muita experiência =resumir...o currículo detalhado só se chamado para entrevista.

51 CURRÍCULO AGREGADO AO RECRUTAMENTO 3-EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: a)descrever de modo resumido a experiência em cada empresa...fale do que você é capaz!! b)texto em tópicos c)começar pelas mais recentes...(até 5) d)nome da empresa,ramo,descrição do cargo,o que fazia na prática?!!! e)descrever funções e responsabilidades.

52 CURRÍCULO AGREGADO AO RECRUTAMENTO 4-FORMAÇÃO ACADÊMICA: *Nome da instituição *Curso *Previsão de formatura

53 CURRÍCULO AGREGADO AO RECRUTAMENTO 5-CURSO DE EXTENSÃO E ATUALIZAÇÃO: *Nome da instituição *Curso *Carga horária 6-PREMIAÇÕES: *Nome da instituição *Ano.

54

55 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AULA 03

56 DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS 1-Geralmente toda abertura de vaga é feita pelo Gestor de cada departamento. 2-Requisitando mediante preenchimento formulário requisição de pessoas. 3-Encaminhado à Direção Geral da empresa para autorização. 4-De posse da requisição autorizada, o setor de Gestão de Pessoas estará analisando junto ao departamento solicitante se o processo de recrutamento será interno ou externo.

57 DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS No caso interno, o setor de Recrutamento e Seleção deverá pesquisar profissionais que estejam qualificados para a vaga ou, fixar anúncios em editais para respectiva vaga.

58 Recrutamento Externo O Setor de Recrutamento e Seleção, inicialmente, deverá consultar o arquivo de solicitações de emprego (currículo) ou fazer pesquisa em outras empresas, verificando se existem candidatos qualificados para a função. Caso estas consultas em arquivos não atenda os pré-requisitos do cargo, publica-se o anúncio em jornal, revistas ou sites.

59 Processo de devolutiva do Recrutamento Externo Será encaminhada aos candidatos não aprovados será ligado agradecendo pela participação no processo seletivo.

60 CAPITAL HUMANO AGREGADO AO RECRUTAMENTO Esse capital vale mais na medida em que contenha talentos e competências capazes de agregar valor á organização e torná-la mais ágil e competitiva.

61 MARKETING PESSOAL AGREGADO AO RECRUTAMENTO O Marketing Pessoal valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades humanas na área profissional e na da vida pessoal.

62 CURRÍCULO AGREGADO AO RECRUTAMENTO- Segundo França,Ana Cristina Limongi.PRH.2011.Ed.Atlas 1-DADOS PESSOAIS (nome,endereço,telefone,celular,fixo, ,nacio nalidade,idade,estado civil e número de filhos.) 2-DEFINIÇÃO DE OBJETIVO: Definir pretensão de cargo ou área que pretende atuar. * Se não possuir experiência descrever de modo sucinto como direcionar sua carreira e porque escolhe a determinada profissão.

63 CURRÍCULO AGREGADO AO RECRUTAMENTO *fonte :arial ou times...fonte (sublinhados e negritos apenas para títulos e subtítulos). *Máximo 2 folhas. *Muita experiência =resumir...o currículo detalhado só se chamado para entrevista.

64 CURRÍCULO AGREGADO AO RECRUTAMENTO 3-EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: a)descrever de modo resumido a experiência em cada empresa...fale do que você é capaz!! b)texto em tópicos c)começar pelas mais recentes...(até 5) d)nome da empresa,ramo,descrição do cargo,o que fazia na prática?!!! e)descrever funções e responsabilidades.

65 CURRÍCULO AGREGADO AO RECRUTAMENTO 4-FORMAÇÃO ACADÊMICA: *Nome da instituição *Curso *Previsão de formatura

66 CURRÍCULO AGREGADO AO RECRUTAMENTO 5-CURSO DE EXTENSÃO E ATUALIZAÇÃO: *Nome da instituição *Curso *Carga horária 6-PREMIAÇÕES: *Nome da instituição *Ano.

67

68 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AULA 05

69 TIPOS DE ENTREVISTA 1-Entrevista não estruturada *Poucas perguntas estruturadas; *As questões são formuladas com o prosseguimento da entrevista;

70 TIPOS DE ENTREVISTA 2-Entrevista estruturada É programada pelo entrevistador para superar as limitações e deficiências da entrevista livre.

71 ÁREAS DE ABORDAGEM DA ENTREVISTA 1-Área Profissional Idade em que iniciou a trabalhar; Motivo do início do trabalho; Fatores marcantes de sua vida de trabalho; Opiniões sobre as empresas em que trabalhou; Suspensões, repreensões, etc.; Relacionamento; Preferências e rejeições por tipo de atividade; Coerência entre as atividades já exercidas; Experiência em liderança; Motivos de mudança de empregos; Níveis salariais anteriores; Aspirações profissionais.

72 ÁREAS DE ABORDAGEM DA ENTREVISTA 2-Área Escolar - Nível escolar; - Nível cultura geral; - interrupções e abandono de estudo; - Forças motivacionais para a escolha do curso; - Satisfação ou insatisfação no estudo; - matérias preferidas e motivos; - treinamentos e cursos adicionais; - Cursos que pretende fazer.

73 ÁREAS DE ABORDAGEM DA 3-Área Familiar ENTREVISTA - Nível sociocultural e econômico da família; - Ocupação dos pais e irmãos; - Atitude do cônjuge frente ao trabalho e sua profissão; - Números de dependentes.

74 ÁREAS DE ABORDAGEM DA ENTREVISTA 4-Área Pessoal/Saúde - Atividades preferidas; - Tipos de leitura, filmes, etc.; - Pratica de esportes; - Contatos sociais; - Acidentes, cirurgias, restrições físicas.

75 OBJETIVOS DA ENTREVISTA Coleta de dados Dados objetivos = Diagnóstico / São observados diretamente. - Traços físicos; Apresentação; Higiene corporal; Voz; Postura; Vestimenta, etc. Dados subjetivos = Prognóstico / Não são aparentes e dependem da participação do candidato na entrevista. - Capacidade de compreensão; - Características pessoais; - Nível intelectual geral; - Interesse pelo trabalho; - Gostos pessoais, etc.;

76 PROCEDIMENTOS A ENTREVISTA Feche a porta após a entrada do candidato, mostre-se naturalmente simpático e receptivo. Escolha um vocabulário adequado. Ajude o candidato a sentir-se à vontade; estabeleça um bom quebra-gelo. Permita que o candidato se expresse. Reflita a pergunta para evitar induzir a resposta: faça um pergunta de cada vez.

77 PROCEDIMENTOS A ENTREVISTA Observe os fatores reveladores: Ideias ou associações. Mudanças bruscas no assunto. Contradições de assuntos. Omissões. Gestos. Movimentos, etc. - Trabalhe as pausas. - Evite verbalizações, reações fisionômicas ou posturas de espanto, susto, aprovação ou criticas, diante das informações do candidato.

78 PASSO A PASSO PARA REALIZAÇÃO Estudo das exigências do cargo: - Físico, conhecimento, experiência, características pessoais. Reunião do material para o desenvolvimento da entrevista - Curriculum vitae - Ficha de inscrição Outras informações sobre o candidato: - Fonte de recrutamento - algum dado relevante na triagem

79 PASSO A PASSO PARA REALIZAÇÃO Preparação do ambiente: - Calmo/ acomodações apropriadas - Evitar interferências externas - Evitar barulho excessivo - Evitar atender ao telefone Análise das suas predisposições como entrevistador - Preconceitos - Tabus - Estereotipias - Estado de humor

80 TÉCNICAS DE QUESTIONAMENTO PERGUNTAS DIRETAS: São as que requerem respostas sim ou não. Devem ser evitadas porque não encorajam o candidato a falar. PERGUNTAS INDIRETAS: São as que exigem respostas elaboradas (Qual sua opinião sobre gerência?). É o melhor tipo porque faz o candidato falar. TENDENCIOSAS: São as que dirigem as respostas (O que o atrai mais neste trabalho, o desafio?). Este tipo de pergunta só deve ser usado com algum objetivo específico.

81 TÉCNICAS DE QUESTIONAMENTO HIPOTÉTICAS: São as do tipo e se. Dão uma boa visão de como é o candidato. CARREGADAS: São as que fazem o candidato escolher entre duas situações ruins (Você gosta de despedir pessoas ou não é capaz de fazê-lo). Evite. MULTIPLAS: São várias perguntas feitas de uma vez. Raramente o candidato poderá responder a todas.

82

83 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AULA 06

84 PROCESSO DE ADMISSÃO- RECRUTAMENTO EXTERNO O Setor de Recrutamento e Seleção entrará em contato com o candidato aprovado, solicitando que compareça na Instituição para receber a relação de documentos necessários para sua admissão.

85 PROCESSO DE INTEGRAÇÃO Antes do inicio das atividades, o candidato participará do processo de integração, recebendo informações gerais sobre o funcionamento da Instituição, normas de segurança e medicina no trabalho, benefícios, etc. Bem como, apresentação formal às diversas áreas da Instituição.

86 PROCESSO DE ADMISSÃO- RECRUTAMENTO INTERNO A área de Gestão de Pessoas entrará em contato com o candidato aprovado, informando: inicio da nova atividade, função, cargo, salário, benefícios, etc. Após o período de experiência o formulário promoção/transferência interna deverá ser encaminhado à área de Gestão de Pessoas para alteração do registro.

87 PERÍODO DE EXPERIÊNCIA Durante o período experimental do novo funcionário, procura-se encaminhar ao responsável pelo setor de trabalho a fim de verificar e acompanhar o desempenho do novo funcionário.

88 PERÍODO DE EXPERIÊNCIA Da mesma forma, o empregado, na vigência do referido contrato, verificará se adapta-se à estrutura hierárquica dos empregadores, bem como às condições de trabalho a que está subordinado

89 PERÍODO DE ADAPTAÇÃO Adapte suas próprias ideias, seus sentimentos e seu modo de trabalhar aos padrões aceitos na empresa, Que encontre sua identidade, isto é, que procure o que lhe é satisfatório e o que lhe daria maior liberdade para utilizar integralmente sua capacidade.

90 DESLIGAMENTO O Comunicado ao empregado sobre a demissão pode ser tarefa do RH, ou do próprio supervisor do demitido (vide política da empresa). Entrevista de desligamento, para detecção de ajustes e melhorias, identificação de falhas na política de retenção, de benefícios, salários, integração e etc.

91 OUTPLACEMENT É uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o beneficio de todos os envolvidos.

92 Atividades de Outplacement 1-Planejamento do processo de demissão(indicador de desempenho). 2-Planejamento do dia da demissão 3-Comunicação dos benefícios 4-A recolocação(apoio psicológico,treinamento,palestras e consultoria)

93 ABSINTEÍSMO É usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho ou estudantes nas escolas, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente.

94 TURN OVER NAS ORGANIZAÇÕES É necessário nas organizações, desde que seu índice esteja sob controle e tenha uma função estratégica. Isso porque um certo grau de rotatividade promove a oxigenação nas empresas, com pessoas novas entrando com gás e visão de mundo atualizado. Um índice muito baixo de Turn Over pode significar uma estagnação excessiva que acarretará em baixos índices de produtividade e desenvolvimento da empresa. Então a primeira questão não é eliminar o Turn Over e sim mantê-lo sob controle.

95 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AULA 07

96 POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS São regras estabelecidas para governar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados.

97 POLÍTICAS DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS Onde recrutar? Em que condições? Como recrutar? *Critérios de seleção. *Integração dos novos funcionários.

98 POLÍTICAS DE APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Desempenho de tarefas. Atribuições. Planejamento. Critérios de avaliação.

99 POLÍTICAS DE MANUTENÇÃO RECURSOS HUMANOS Remuneração direta. Remuneração indireta. Motivação. Condições do ambiente.

100 POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS Critérios de diagnóstico. Preparação e reciclagem. Realização do potencial. Saúde e excelência organizacional.

101 POLÍTICAS DE MONITORAÇÃO RECURSOS HUMANOS Banco de dados. Análise quantitativa. Análise qualitativa. Auditoria permanente.

102 POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Características 1-Estabilidade(evitar alterações grandes) 2-Consistência(congruência com a sua aplicação) 3-Flexibilidade(suportar correções) 4-Generalidade(global e compreensiva) 5-Clareza e simplicidade(fácil entendimento)

103 OBJETIVOS DE RECURSOS HUMANOS Criar, manter e desenvolver(habilidade e inovação). Alcançar eficiência e eficácia do trabalho humano.

104 CAPITAL INTERNO Pessoas,cultura,clima,estrutura organizacional.

105 CAPITAL EXTERNO Relações com clientes e fornecedores. Marcas,patentes e imagem.

106 CAPITAL HUMANO Capital de gente,talentos e competências. Influências do ambiente.

GESTÃO DEPESSOASII: RECRUTAMENTO

GESTÃO DEPESSOASII: RECRUTAMENTO GESTÃO DEPESSOASII: RECRUTAMENTO Prof. Eduardo efpsouza@yahoo.com.br "É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada." William Shakespeare "Use filtro solar!" Prof. Edu Conceito

Leia mais

Aula 06 Recrutamento de Pessoas - Parte 2

Aula 06 Recrutamento de Pessoas - Parte 2 Aula 06 Recrutamento de Pessoas - Parte 2 Objetivos da aula: Conhecer como as organizações buscam e localizam candidatos para suprir processo seletivo. Entender a importância das Pessoas nas organizações.

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO VAMOS PENSAR UM POUCO De onde vem a motivação no trabalho? De quem é a responsabilidade pela falta de motivação dos empregados? O que origina e mantém a queda de desempenho ou a

Leia mais

Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon

Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon Gestão de Pessoas Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon Aula 3 Recrutamento e Seleção Apresentando: O subsistema de Recrutamento e Seleção; A atividade de plano de Cargos e Salários; A Avaliação de

Leia mais

Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos.

Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos. MÓDULO VI Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos. Introdução A decisão pelo início do processo de recrutamento

Leia mais

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin Gestão em Enfermagem Profª Patricia Bopsin Não se pode atribuir ao dimensionamento toda a responsabilidade pela qualidade de assistência, entretanto, quando realizado de forma INADEQUADA representa um

Leia mais

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO É o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora

Leia mais

Prof. FLÁVIO TOLEDO CONCEITOS DE RH OU DE Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

Leia mais

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS Disciplina Disciplina GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS GESTÃO DE CARREIRA E PESSOAS 36 horas Carga Horária 36 horas Período 31/7/2017 a 26/8/2017 Unidade 3 Recrutamento, Treinamento Professor e Desenvolvimento

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016 Objetivos Estabelecer conceitos, responsabilidades, critérios e procedimentos relacionados à captação, seleção e contratação de pessoal de forma interna e/ou externa. Glossário R&S (Recrutamento e Seleção):

Leia mais

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho. Coordenador da Qualidade

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho. Coordenador da Qualidade Versão: 1 Pg: 1/6 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho Coordenador da Qualidade 22/08/2016 DE ACORDO Dra. Débora Salles Supervisora da Qualidade 22/08/2016 APROVADO POR Dr. Renato

Leia mais

Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento

Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento Novas expectativas e tendências no âmbito social e da educação; novas tendências tecnológicas, políticas e internacionais, são algumas razões

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Captação e Seleção de Talentos

Captação e Seleção de Talentos Gestão de Pessoas Captação e Seleção de Talentos Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Captação e Seleção de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

Capítulo IV RECRUTAMENTO DE PESSOAS

Capítulo IV RECRUTAMENTO DE PESSOAS Capítulo IV RECRUTAMENTO DE PESSOAS INTRODUÇÃO OBJETIVOS DO CAPÍTULO: Descrever o mercado de trabalho e suas características; Descrever o mercado de RH e suas características; Definir o conceito de recrutamento

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Objetivo da disciplina Aplicar as técnicas de recrutamento (atração e captação de pessoal) e de seleção para atender o perfil de uma vaga em

Leia mais

Política de Recrutamento e Seleção

Política de Recrutamento e Seleção POLÍTICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Arquivo: Política de Recrutamento e Seleção_v1 Pg. 1/6 SUMÁRIO PÁGINA 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. PREMISSAS... 3 4. FORMAS DE RECRUTAMENTO... 3 5. ETAPAS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS Índice 1. Organização de vendas...3 1.1. Recrutamento e seleção de vendedores... 4 1.2. Recrutamento... 4 1.2.1. Anúncios

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

Processos Organizacionais, Operacionais e Motivacionais

Processos Organizacionais, Operacionais e Motivacionais Processos Organizacionais, Operacionais e Motivacionais CURSO: Gestão de Pessoas nas Organizações UNIDADE: Marte PROF.: Hélio Senna TÓPICOS: Retenção de Potenciais - Remuneração - Benefícios Auditoria

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

Política: Recrutamento e Seleção

Política: Recrutamento e Seleção Política: Recrutamento e Seleção Última Atualização em 09/01/2013 As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Copyright 2013 HBSIS. Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Garantindo a eficácia na formação da sua equipe jurídica Consultora: Fabiana Marin Rodigheri Principais desafios do RH no escritório que atua com processos

Leia mais

Título POLÍTICA DE CRESCIMENTO INTERNO

Título POLÍTICA DE CRESCIMENTO INTERNO : Pág.: 1 de 6 1. FINALIDADE Estabelecer diretrizes e critérios que viabilizem os processos de crescimento por meio do recrutamento interno, visando engajar e/ou promover profissionais alinhados com a

Leia mais

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO RECRUTAMENTO & SELEÇÃO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 RECRUTAMENTO DE PESSOAS... 4 PLANEJAMENTO DO RECRUTAMENTO... 5 TIPOS DE RECRUTAMENTO... 6 RECRUTAMENTO INTERNO... 8 RECRUTAMENTO EXTERNO... 12 RECRUTAMENTO

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar?

O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar? WORKSHOP DIAMOND O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar? DEMISSÃO SEM RESPEITO FALTA DE QUALIDADE DE VIDA FALTA DE RECONHECIMENTO METAS INATINGÍVEIS LÍDERES DESPREPARADOS IGNORAR AS DEMANDAS

Leia mais

19/09/2016. Recrutamento & Seleção

19/09/2016. Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção 1 Atividades da área de recrutamento & seleção Definir estratégia de recrutamento & seleção. Identificar e estabelecer parcerias com consultorias externas.

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento

Leia mais

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização do Processo de Recrutar e Selecionar Interno, por meio de Alcance ou Mudança Estratégica. E direcionar o crescimento e encarreiramento

Leia mais

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Um estudo sobre o processo de recrutamento e seleção Autora: Vanusa Schiavini Grando

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Um estudo sobre o processo de recrutamento e seleção Autora: Vanusa Schiavini Grando 1 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Um estudo sobre o processo de recrutamento e seleção Autora: Vanusa Schiavini Grando RESUMO O objetivo desta pesquisa é apresentar e compreender a manifestação do processo

Leia mais

RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Danielle Cristina Vergílio

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Acadêmicos: Cassiano, Paola, Taciane e Thaynara. Profª Patricia Dutra Sauzem Disciplina: Administração e gestão farmacêutica O que é Recursos Humanos? Gestão de recursos

Leia mais

Prova de Psicologia Organizacional

Prova de Psicologia Organizacional 1. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas. Qual a alternativa correta que apresenta as etapas citadas acima: (A) Diagnóstico, Desempenho, Implementação e Avaliação. (B)

Leia mais

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização de Processo de Recrutamento e Seleção Externa com o objetivo de contratação de novos colaboradores que possam atender a demanda

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES - FACELI CURSO DE ADMINISTRAÇÃO LUCIANO COLATI PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LINHARES

Leia mais

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização de Processo de Recrutar e Selecionar - Externa com o objetivo de contratação de novos colaboradores que possam atender a demanda

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016 A Empresa Júnior Politech Projetos e Consultoria, da escola Politécnica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais- UNILESTE comunica a comunidade

Leia mais

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS. RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários;

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS. RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários; OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários; Organizações atuais - DP trabalhando em paralelo com o

Leia mais

CAPÍTULO I FINALIDADE

CAPÍTULO I FINALIDADE CAPÍTULO I FINALIDADE Art. 1º - O presente regulamento de recursos humanos tem por finalidade apresentar os princípios básicos de gestão de pessoas que devem orientar a área de Recursos Humanos no desempenho

Leia mais

RETENÇÃO DE TALENTOS

RETENÇÃO DE TALENTOS 1 de 8 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial FDS,TOV,MID, MD, FC 1 Objetivo Atrair e reter talentos, desenvolver competências dos profissionais através

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução 336 ANAIS IX SIMPAC MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO Hugo Barros Guimarães 2, Amanda Tinoco Silva Pena Magalhães 3, Michele

Leia mais

Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes.

Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes. PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS POR UNIDADE GESTORA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS - CGP MISSÃO DA UNIDADE GESTORA Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes.

Leia mais

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração CETEC PROVA UFRGS/2013 - Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração 33. A Gestão de Pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar as funções de planejar,

Leia mais

Recrutamento e seleção.

Recrutamento e seleção. Recrutamento e seleção. www. 1 Recrutamento e Seleção. Distinguir os dois conceitos é fundamental! Recrutamento é divulgar as vagas disponíveis e atrair candidatos interessados nessas vagas; Seleção é

Leia mais

Política de Recrutamento e Seleção. Estabelecer critérios para o recrutamento e seleção de profissionais para a empresa.

Política de Recrutamento e Seleção. Estabelecer critérios para o recrutamento e seleção de profissionais para a empresa. Política de Recrutamento e Seleção 1. OBJETIVO: Estabelecer critérios para o recrutamento e seleção de profissionais para a empresa. 2. ABRANGÊNCIA: Abrange todas as contratações de profissionais da empresa.

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

Edital 02/2017 Processo Seletivo Para Admissão de Novos Membros

Edital 02/2017 Processo Seletivo Para Admissão de Novos Membros Edital 02/2017 Processo Seletivo Para Admissão de Novos Membros Diretoria-Presidência e Diretoria de Recursos Humanos Data: 16 de Setembro de 2017 Responsáveis: Iolanda Vila Nova e Luiza de Oliveira Donatiello

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Suprimento de pessoal Loanda/PR 2016 Suprimento de pessoal Objetivos Conhecer os conceitos de análise e descrição de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A.

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A. ANEXO IX Manual da Avaliação de Desempenho São Paulo Turismo S.A. 129 OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO A avaliação de desempenho será um processo anual e sistemático que, enquanto processo de aferição

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

DOCUMENTO REGULAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

DOCUMENTO REGULAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL Página 1/5 REVISÃO DATA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES 00 01.01.2017 Emissão 01 18.06.2018 Revisão e formatação do documento ELABORAÇÃO: Simone Alves de Souza Gestora de Recursos Humanos APROVAÇÃO: Katia T Butalo

Leia mais

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)?

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Introdução Fazer a gestão de desempenho é uma tarefa que envolve diversas ações e etapas, cujos resultados poderão ser amplamente utilizados para que a organização

Leia mais

Agregar Pessoas = Recrutamento e Seleção

Agregar Pessoas = Recrutamento e Seleção Agregar Pessoas = Recrutamento e Seleção Provimento / provisão de pessoas: métodos utilizados para se preencher uma vaga em aberto. Espera-se que, ao final do processo, a organização esteja abastecida

Leia mais

R & S D E S U C E S S O

R & S D E S U C E S S O R &S DE SUCESSO SOBRE A AUTORA Sônia Padilha Manoel Cofundadora da GP RESULT - a melhor plataforma de Consultoria para Recursos Humanos. Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 224 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DEFINIÇÃO Processo complexo, atrelado às propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social,

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO Este manual é para você que busca desenvolver seus potenciais. Venha ser um EMPRESÁRIO JÚNIOR MAS O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR? Uma empresa júnior

Leia mais

Administração 172 Módulo II

Administração 172 Módulo II EM QUE CONSISTEM OS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS As empresas tentam de todas as formas conquistarem vantagens competitivas através de um diferencial em sua administração, por exemplo,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 (TRT-RJ / ANALISTA JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE /2008)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 (TRT-RJ / ANALISTA JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE /2008) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 51. Considerando convergências e divergências entre gestão pública e gestão privada, assinale a opção correta. a) A gestão privada sustenta-se na autonomia de vontade, ao passo

Leia mais

Procedimento para Recursos Humanos

Procedimento para Recursos Humanos 1. OBJETIVO Definir sistemática de trabalho do Recursos Humanos. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se ao processo de Recursos Humanos. 3. DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS R.H. Recursos Humanos 4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. Determinar as competências necessárias para a atuação dos profissionais na empresa;

GESTÃO DE PESSOAS. Determinar as competências necessárias para a atuação dos profissionais na empresa; 1. OBJETIVO Estabelecer política para gestão de pessoas que busca atuar na captação de talentos, no desenvolvimento dos profissionais, na mediação das relações entre os níveis hierárquicos, bem como proporcionar

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Recrutamento e Seleção 1. (CESPE/STJ/Analista/2012) A seleção de pessoas procura solucionar dois problemas básicos nas organizações:

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal Departamento Pessoal Para desenvolver suas atividades a empresa precisa de pessoas, as. quais constituem os seus recursos humanos. Elas são fundamentais para que a empresa possa atingir seus objetivos

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO AOS RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO AOS RECURSOS HUMANOS Definição A partir da década de 1970, passou-se a utilizar a expressão recursos humanos, para designar, no campo da Administração que trata dos problemas de pessoal, de

Leia mais

Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana

Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos Dra. Adriana Caldana Planejamento de Recursos Humanos (PRH) Processo de antecipar e fazer provisão para movimentação de pessoas em uma organização, dentro

Leia mais

Gestão de Pessoas HCM

Gestão de Pessoas HCM Gestão de Pessoas HCM Com o Gestão de Pessoas da Senior, você terá uma das ferramentas mais completas do mercado para gerenciar pessoas de forma integrada e atualizada às obrigações trabalhistas, previdenciárias

Leia mais

RECRUTAMENTO INTERNO Políticas

RECRUTAMENTO INTERNO Políticas Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Morena Rosa Group, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. RECRUTAMENTO

Leia mais

APÊNDICE A CARO (A) EMPRESÁRIO (A):

APÊNDICE A CARO (A) EMPRESÁRIO (A): APÊNDICE A CARO (A) EMPRESÁRIO (A): ESTA ENTREVISTA FAZ PARTE DE UMA PESQUISA (DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL) ACADÊMICA DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MINISTRADA PELO PROFESSOR ROBERTO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXT. E. E. PROFESSOR PEDRO SUMMERHAUZER EM QUINTANA Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026 1/7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão dos Indicadores 02 Revisão geral do documento 03 Item 4.1: Foi inserida uma aprovação final da após o Gestor escolher o

Leia mais

REGULAMENTO PARA SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

REGULAMENTO PARA SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO PARA SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS CAPÍTULO l DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este regulamento dispõe sobre os procedimentos de seleção e contratação de recursos humanos para os

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE Geovana Aparecida Cardoso SOUZA 1 Jeferson Moreira BICALHO 2 Gilson

Leia mais

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Listar as etapas do processo de recrutamento e seleção. 2. Explicar as principais técnicas utilizadas no planejamento

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli.

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli. GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Loanda/PR 2016 RECRUTAMENTO DE PESSOAL* * Silvana Quintanilha Alves O recrutamento é o meio onde as organizações buscam

Leia mais

9/23/2018. AGREGANDO PESSOAS A ORGANIZAÇÃO: Recrutamento e Seleção de Pessoal INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS EXTERNAS INTERNAS PROCESSOS DE RH

9/23/2018. AGREGANDO PESSOAS A ORGANIZAÇÃO: Recrutamento e Seleção de Pessoal INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS EXTERNAS INTERNAS PROCESSOS DE RH AGREGANDO A ORGANIZAÇÃO: Recrutamento e Seleção de Pessoal INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS EXTERNAS Leis e regulamentos Sindicatos Condições econômicas INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS INTERNAS Missão organizacional Visão,

Leia mais

Regulamento para Contratação de Recursos Humanos

Regulamento para Contratação de Recursos Humanos REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Art. 1º - Os Procedimentos da Gerência de tem a função de definir, normatizar e padronizar os recursos humanos a serem contratados, a partir de sua identificação

Leia mais

GENTE & GESTÃO Varejo

GENTE & GESTÃO Varejo GENTE & GESTÃO Varejo TEMAS Gestão de Pessoas Processo Seletivo Processo Admissional Processo de Movimentação Processo de Demissão Ações de Endomarketing Gestão de Pessoas MISSÃO GP VAREJO Ser parceiro

Leia mais

Recrutamento e Seleção com Foco em Competências

Recrutamento e Seleção com Foco em Competências MMA em Vendas - Módulo 09 - Recrutamento e Seleção PROF.: ALEXANDRE HENRIQUE SOUZA 1 Recrutamento e Seleção com Foco em Competências O que é Recrutamento? Recrutamento e Seleção com Foco em Competências

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Campus: Teresópolis Missão A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio

Leia mais

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES Plano de Cargos, Carreiras e Salários Abril de 2013 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Responsável Descrição 0 15/04/2013 Tríade RH Desenvolvimento e Implantação do Plano 1 26/06/2013 Tríade RH Revisão do

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Gestão de Pessoas MÓDULO II

Gestão de Pessoas MÓDULO II O DIFERENCIAL É O TALENTO HUMANO: Gestão de Pessoas MÓDULO II Prof. Ms. Fábio Lúcio Gomes fabiodobu@gmail.com Administração de RH Abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações

Leia mais