Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon"

Transcrição

1 Gestão de Pessoas Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon

2 Aula 3 Recrutamento e Seleção

3 Apresentando: O subsistema de Recrutamento e Seleção; A atividade de plano de Cargos e Salários; A Avaliação de Desempenho.

4 Objetivos da Aula: Identificar características do subsistema da Administração de Recursos Humanos chamado Recrutamento e Seleção; Descrever principais características do recrutamento; Descrever principais características da seleção; Reconhecer os principais tópicos pertencentes à atividade de plano de cargos e salários; Compreender os principais aspectos ligados à atividade de avaliação de desempenho.

5 Na sequência No próximo bloco veremos o Contexto!

6 Contexto: Quem irá trabalhar na nossa empresa? Fonte:

7 Contexto: Fonte:

8 Na sequência No próximo bloco estudaremos sobre Recrutamento e Seleção!

9 Tenha em mente Bloco 3 Recrutamento e Seleção

10 Recrutamento e Seleção O processo de Recrutamento e Seleção Fonte: Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2013).

11 Recrutamento e Seleção Etapas do processo R&S: Fazer o planejamento; Formar um conjunto de candidatos; Pedir aos candidatos que preencham a ficha de inscrição; Realizar a seleção; Enviar um ou mais candidatos para avaliação; Submeter os candidatos viáveis a entrevistas com os supervisores e demais interessados para definir o preenchimento da vaga.

12 Recrutamento O que é recrutamento? Conjunto de práticas e processos usados para ATRAIR candidatos para as vagas existentes ou potenciais. Fonte:

13 Recrutamento Quais os métodos de recrutamento? Apresentações e/ou indicações; Anúncios na mídia; Agências de emprego; Sites de oferta de emprego; Anúncios em revistas técnicas; Entre outros. Fonte:

14 Recrutamento O recrutamento pode ser interno, externo ou misto: Interno: quando a organização procura preencher uma vaga mediante o remanejamento de seus próprios funcionários; Externo: quando a empresa procura preencher a vaga existente com candidatos externos. Misto: quando a empresa realiza algumas das atividades do processo internamente e outras externamente.

15 Recrutamento O processo de recrutamento inicia com a requisição de pessoal. Um formulário de requisição de pessoal deve conter: motivo da requisição, perfil desejado, o cargo, entre outros. Veja o modelo de Requisição de Pessoal disponível no livro didático!

16 Seleção O que é seleção? A seleção refere-se ao conjunto de práticas e processos utilizados para ESCOLHER, dentre os candidatos disponíveis, aquele que parece ser o mais adequado para a vaga existente. Fonte:

17 Seleção O processo de seleção inicia com a análise dos currículos. Após, os candidatos pré selecionados são convidados a preencher o formulário de proposta de emprego. Veja o modelo de Formulário de Proposta de emprego disponível no livro didático!

18 Seleção Quais os métodos de seleção? Triagem preliminar de currículos; Entrevista na unidade de seleção; Informações de pessoas confiáveis; Testes técnico-profissionais; Testes psicológicos; Dinâmicas de grupo; etc. Fonte:

19 Seleção Vídeo

20 As Entrevistas Quais os tipos de entrevista geralmente utilizados? Estruturada: utiliza perguntas padronizadas; Situacional: apresenta-se ao candidato situações reais; Entrevista comportamental: o candidato deve dar exemplos específicos de como agiria em certa situação; Entrevista sob tensão: o entrevistador cria um clima de ansiedade e pressão sobre o candidato para poder analisar as suas reações.

21 As Entrevistas Vídeo

22 As Entrevistas Conselhos aos entrevistadores: seja pontual; prepare a entrevista; reveja os requisitos do cargo; releia o currículo do entrevistado; realize a entrevista com a maior privacidade possível; tome poucas notas durante a entrevista; mostre-se interessado no candidato; abra espaço para ouvir o candidato; finalize agradecendo a sua presença. Fonte: a=

23 Recrutamento e Seleção ADMISSÃO: Comunicação do resultado ao candidato; Pedido de apresentação dos documentos exigidos; Registro do novo colaborador; Aviso aos candidatos não selecionados. INTEGRAÇÃO: Atividade que transmite ao novo colaborador os objetivos, as políticas, os benefícios, as normas, as práticas, os horários da empresa e as pessoas que fazem parte da organização.

24 Recrutamento e Seleção PERÍODO DE EXPERIÊNCIA: As empresas podem contratar os funcionários por um período de experiência, a fim de verificar se o mesmo tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado. DESLIGAMENTO: O desligamento é tão importante quanto a admissão; É preciso ter cuidado na forma como a demissão será comunicada; É importante realizar a entrevista de desligamento.

25 Na sequência No próximo Bloco estudaremos sobre Cargos e Salários!

26 Tenha em mente Bloco 4 Cargos e Salários

27 Cargos e Salários As funções da atividade Cargos e Salários são: A - Análise de cargo: apresenta as tarefas e atribuições de um cargo; B - Descrição do cargo: apresenta claramente o que o ocupante do cargo deve fazer, por que deve fazer e como deve fazer; C - Especificação do cargo: refere-se à identificação dos requisitos necessários para o desempenho das tarefas ou atribuições de um cargo.

28 Cargos e Salários As etapas para realizar a análise e descrição de cargos são: Determinação dos dados requeridos: atividades do cargo, equipamentos, requisitos pessoais, responsabilidades, condições de trabalho e riscos. Fonte: MX25/empilhadeira-diesel-todo-terreno.html

29 Cargos e Salários As etapas para realizar a análise e descrição de cargos são: Coleta de dados requeridos: observação direta, entrevista, questionário. Descrição e especificação de cargos: clareza, precisão, concisão, impessoalidade.

30 Cargos e Salários Ficha de Descrição do cargo: Cargo: Caixa Descrição: efetua pagamentos ou recebimentos nos guichês da empresa. Detalhamento: receber numerário do tesoureiro para pagamentos ou troco; efetuar pagamentos e recebimentos diversos; conferir o movimento diário do guichê. Especificação do cargo: Formação escolar; conhecimentos especializados; experiência prévia; esforço físico; entre outros. Veja o modelo de Ficha de Descrição de Cargos disponível no livro didático!

31 Cargos e Salários Os sistemas de avaliação de cargos podem ser: SISTEMAS NÃO QUANTITATIVOS: Método de escalonamento; Método das categorias predeterminadas. SISTEMAS QUANTITATIVOS: Método da comparação de fatores; Método de avaliação por pontos.

32 Cargos e Salários A pesquisa salarial é o estudo sobre o valor dos salários e dos benefícios que outras empresas do mesmo ramo pagam aos funcionários e, importantes para a elaboração do plano de cargos e salários. Exemplo de conversão de dados em valores monetários: Fonte: Lacombe (2012, p. 190).

33 Cargos e Salários Quais as fases para a implantação do Plano de Cargos e Salários? Fonte: 1. Planejamento e divulgação do plano; 2. Análise dos cargos; 3. Avaliação dos cargos; 4. Pesquisa salarial; 5. Estrutura salarial; 6. Política salarial; 7. Política de remuneração.

34 Na sequência No próximo bloco discutiremos sobre Avaliação de Desempenho!

35 Tenha em mente Bloco 5 Avaliação de Desempenho

36 Avaliação de Desempenho A Avaliação de Desempenho é o processo que mede o desempenho do colaborador. As pessoas são as molas propulsoras das organizações e, por isso, o desempenho deste capital humano precisa sempre ser excelente, em todos os âmbitos e momentos.

37 Avaliação de Desempenho A Avaliação de Desempenho tem por objetivos: Adequação das pessoas ao cargo; Identificação das necessidades de treinamentos; Promoções; Incentivo salarial ao bom desempenho; Melhoria do relacionamento entre supervisores e liderados; Auto aperfeiçoamento dos funcionários; Estímulo à maior produtividade; Feedback para o próprio indivíduo avaliado; Entre outros.

38 Avaliação de Desempenho Para a efetivação do processo é preciso analisar as questões: Por que avaliar o desempenho? Qual o desempenho que deve ser avaliado? Como avaliar o desempenho? Quem deve fazer a avaliação de desempenho? Quando avaliar o desempenho? Como comunicar a avaliação do desempenho? Fonte: /avaliacao-de-desempenho-360o/

39 Avaliação de Desempenho Alguns dos métodos tradicionais de Avaliação de Desempenho são: A. Escalas gráficas: formulário de dupla entrada, onde as linhas representam os fatores que estão sendo avaliados e as colunas os graus de avaliação. B. Escolha forçada: este método consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos mediante a escolha de frases que descrevem seu desempenho individual. C. Pesquisa de campo: consiste na troca de informações entre um especialista em avaliação e os gerentes que, em conjunto, avaliam o desempenho dos funcionários.

40 Avaliação de Desempenho Alguns dos métodos modernos de Avaliação de Desempenho são: A. Avaliação Participativa por Objetivos (APPO): neste tipo de avaliação há seis etapas: formulação dos objetivos consensuais, comprometimento pessoal, negociação com o gerente, desempenho, constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos formulados, entre outros.

41 Avaliação de Desempenho Alguns dos métodos modernos de Avaliação de Desempenho são: B. Avaliação 360 : avaliação realizada de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Fonte: Chiavenato (2012, p.261).

42 Avaliação de Desempenho Vídeo

43 Na sequência No próximo bloco veremos o resumo dos assuntos abordados nesta aula no Em síntese!

44 Em síntese: Recrutamento e seleção O processo: Planejamento Entrevistas com supervisores - Definição Conjunto de candidatos Seleção Ficha de inscrição

45 Em síntese: Recrutamento: tem por objetivo ATRAIR os candidatos para as vagas existentes. Métodos: Apresentações ou indicações; Anúncios na mídia; Agências de emprego; Sites de oferta de emprego; etc. Fonte: html

46 Em síntese: Seleção: tem por objetivo ESCOLHER entre os candidatos, aquele que preencherá a vaga existentes. Métodos: Triagem de currículos; Entrevista na unidade de seleção; Testes; Dinâmicas de grupo; etc. Fonte:

47 Em síntese: Seleção - os tipos de entrevista geralmente utilizados são: Estruturada; Situacional; Comportamental; Entrevista sob tensão. Fonte:

48 Em síntese: O recrutamento é um processo permanente na organização. Recrutamento Seleção Admissão Integração Desligamento

49 Em síntese: A atividade de cargos e salários busca analisar e avaliar os cargos disponíveis na empresa. Suas principais funções são: Análise do cargo Descrição do cargo Especificação do cargo

50 Em síntese: As etapas da análise e descrição de cargos são: Determinação dos dados requeridos; Coleta de dados; Análise de dados; Descrição e especificação de cargos. Fonte:

51 Em síntese: As fases de implantação do Plano de Cargos e Salários são:

52 Em síntese: A Avaliação de Desempenho busca obter e analisar informações que possam estimar a qualidade da contribuição prestada pelo funcionário à empresa. Fonte:

53 Em síntese: A Avaliação de Desempenho tem por objetivos: Adequação das pessoas ao cargo; Identificação das necessidades de treinamento; Promoções; Estímulo à maior produtividade; etc. Fonte: s-formatos-de-avaliacao-dedesempenho/

54 Em síntese: A efetivação da Avaliação de Desempenho ocorre através da análise dos itens: Por que avaliar o desempenho? Qual o desempenho a ser avaliado? Como avaliar o desempenho? Quem deve fazer a avaliação de desempenho? Quando avaliar o desempenho? Como comunicar a avaliação do desempenho?

55 Em síntese: Os métodos tradicionais de Avaliação de Desempenho são: Escalas gráficas; Escolha forçada; Pesquisa de campo.

56 Em síntese: Os métodos modernos de Avaliação de Desempenho são: Avaliação Participativa por Objetivos (APPO); Avaliação 360. Fonte:

57 Recrutamento e Seleção Dúvidas? Envie seu através do Tira dúvidas (acesso no link Comunicação).

58 Recado: Para fixar o conteúdo, leia seu material e faça as atividades no AVA! ead.sociesc.org.br

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho. Coordenador da Qualidade

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho. Coordenador da Qualidade Versão: 1 Pg: 1/6 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho Coordenador da Qualidade 22/08/2016 DE ACORDO Dra. Débora Salles Supervisora da Qualidade 22/08/2016 APROVADO POR Dr. Renato

Leia mais

Título POLÍTICA DE CRESCIMENTO INTERNO

Título POLÍTICA DE CRESCIMENTO INTERNO : Pág.: 1 de 6 1. FINALIDADE Estabelecer diretrizes e critérios que viabilizem os processos de crescimento por meio do recrutamento interno, visando engajar e/ou promover profissionais alinhados com a

Leia mais

Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes.

Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes. PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS POR UNIDADE GESTORA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS - CGP MISSÃO DA UNIDADE GESTORA Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes.

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016 Objetivos Estabelecer conceitos, responsabilidades, critérios e procedimentos relacionados à captação, seleção e contratação de pessoal de forma interna e/ou externa. Glossário R&S (Recrutamento e Seleção):

Leia mais

Prof. FLÁVIO TOLEDO CONCEITOS DE RH OU DE Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização de Processo de Recrutamento e Seleção Externa com o objetivo de contratação de novos colaboradores que possam atender a demanda

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

EDITAL Nº 024/ PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL Nº 024/ PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 024/2012 - PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá IDSM está selecionando

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma

Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma Objetivo do Programa Atrair e reter jovens potenciais através de um programa desafiador e estruturado, para que no futuro eles venham a compor o quadro de lideranças

Leia mais

Programa de Instrutores UniCIT 2016

Programa de Instrutores UniCIT 2016 Programa de Instrutores UniCIT 2016 EDITAL Nº 002/2016 UNICIT, DE 26/09/2016 PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE INSTRUTORES A UniCIT torna pública a realização de processo seletivo para formação

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

PROVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

PROVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Nome: Data: 12/07/2016 1. O Banco de Talentos é uma ferramenta que é resultado: (A) Da gestão de desempenho. (B) Da gestão por competências. (C) Da gestão da aprendizagem organizacional. (D) Da aplicação

Leia mais

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO RECRUTAMENTO & SELEÇÃO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 RECRUTAMENTO DE PESSOAS... 4 PLANEJAMENTO DO RECRUTAMENTO... 5 TIPOS DE RECRUTAMENTO... 6 RECRUTAMENTO INTERNO... 8 RECRUTAMENTO EXTERNO... 12 RECRUTAMENTO

Leia mais

Captação e Seleção de Talentos

Captação e Seleção de Talentos Gestão de Pessoas Captação e Seleção de Talentos Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Captação e Seleção de

Leia mais

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE Geovana Aparecida Cardoso SOUZA 1 Jeferson Moreira BICALHO 2 Gilson

Leia mais

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DEFINIÇÃO Processo complexo, atrelado às propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO É o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora

Leia mais

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal Departamento Pessoal Para desenvolver suas atividades a empresa precisa de pessoas, as. quais constituem os seus recursos humanos. Elas são fundamentais para que a empresa possa atingir seus objetivos

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

DOCUMENTO REGULAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

DOCUMENTO REGULAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL Página 1/5 REVISÃO DATA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES 00 01.01.2017 Emissão 01 18.06.2018 Revisão e formatação do documento ELABORAÇÃO: Simone Alves de Souza Gestora de Recursos Humanos APROVAÇÃO: Katia T Butalo

Leia mais

BBP RH 2012 BBP RH Corporativo BBP RH Corporativo

BBP RH 2012 BBP RH Corporativo BBP RH Corporativo BBP RH Fundada em 2012 para atender as demandas de Recrutamento e Seleção de Profissionais, existentes dentro dos Condomínios do grupo BBP, a BBP RH Corporativo oferece aos Clientes, soluções personalizadas.

Leia mais

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização de Processo de Recrutar e Selecionar - Externa com o objetivo de contratação de novos colaboradores que possam atender a demanda

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS Disciplina Disciplina GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS GESTÃO DE CARREIRA E PESSOAS 36 horas Carga Horária 36 horas Período 31/7/2017 a 26/8/2017 Unidade 3 Recrutamento, Treinamento Professor e Desenvolvimento

Leia mais

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de.

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de. PLANO DE ENSINO - 2016.2 DISCIPLINA: SU-B0065 Gestão de PROFESSOR: ANDERSON LOPES CARGA HORÁRIA: 60 HORAS TURMA: DF05-N101 SALA: 07 DATA Nº. MÓDU CONTEÚDO OBJETIVO METODOLOGIA RECURSO AULA LO 08/08/2016

Leia mais

Unidade IV. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli

Unidade IV. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Unidade IV Avaliação de Desempenho Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli A implantação do planejamento para a avaliação Estudo do processo de trabalho Aperfeiçoamento dos quadros gerenciais (conhecimentos,

Leia mais

EDITAL nº. 025/2011 FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL nº. 025/2011 FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL nº. 025/2011 FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Direção da Faculdade Metodista de Santa Maria juntamente com a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO AOS RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO AOS RECURSOS HUMANOS Definição A partir da década de 1970, passou-se a utilizar a expressão recursos humanos, para designar, no campo da Administração que trata dos problemas de pessoal, de

Leia mais

Procedimento Operacional Contratação de Estagiário e Menor Aprendiz

Procedimento Operacional Contratação de Estagiário e Menor Aprendiz 1 APRESENTAÇÃO: O Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Desporto Não Profissional de São José dos Campos - SÃO JOSÉ DESPORTIVO, estabelece este Procedimento para Contratação de Estagiário e Menor

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Avaliação de Desempenho (AD)

Avaliação de Desempenho (AD) 1 Avaliação de Desempenho (AD) Conceitos Identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período, tendo como finalidade diagnosticar e analisar

Leia mais

Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será

Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será disponibilizado para que os profissionais das diversas unidades administradas

Leia mais

EDITAL nº 005/2009 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR/A DE ATIVIDADE EXTRACURRICULAR

EDITAL nº 005/2009 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR/A DE ATIVIDADE EXTRACURRICULAR EDITAL nº 005/2009 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR/A DE ATIVIDADE EXTRACURRICULAR A Gestão de Pessoas do Centro Universitário Metodista e a Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Suprimento de pessoal Loanda/PR 2016 Suprimento de pessoal Objetivos Conhecer os conceitos de análise e descrição de

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL Nº 001/2017 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL Nº 001/2017 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Direção Pedagógica do e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições, tornam público o PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES

Leia mais

EDITAL nº 153/2011 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE

EDITAL nº 153/2011 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE EDITAL nº 153/2011 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE A Coordenadoria de Graduação e a Gestão de Pessoas do Centro Universitário Metodista, do IPA, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Seleção de pessoal. Para julgar com eficácia esses dois aspectos, é necessária, então, a coleta de dados do candidato sobre seus/suas:

Seleção de pessoal. Para julgar com eficácia esses dois aspectos, é necessária, então, a coleta de dados do candidato sobre seus/suas: Seleção de pessoal A etapa de seleção de pessoas é a que dá início a tudo, inserindo capital humano dentro da organização e fornecendo o recurso essencial para o funcionamento do PMC. O ponto principal

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS Índice 1. Organização de vendas...3 1.1. Recrutamento e seleção de vendedores... 4 1.2. Recrutamento... 4 1.2.1. Anúncios

Leia mais

EDITAL N.º 2/2017/PPGMGA/UFSC

EDITAL N.º 2/2017/PPGMGA/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÉTODOS E GESTÃO EM AVALIAÇÃO www.ppgmga.posgrad.ufsc.br / ppgmga@contato.ufsc.br

Leia mais

Executar todos os passos envolvidos no processo de admissão dos funcionários admitidos a partir de 03/01/2011.

Executar todos os passos envolvidos no processo de admissão dos funcionários admitidos a partir de 03/01/2011. 1/5 A PARTIR DA DATA DE EMISSÃO DESTE (05/01/2011), NÃO SERÃO ACEITAS CONTRATAÇÕES QUE NÃO ESTEJAM DE ACORDO COM O PROCEDIMENTO. 1. OBJETIVO Executar todos os passos envolvidos no processo de admissão

Leia mais

EDITAL Nº 001/2011 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL Nº 001/2011 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL Nº 001/2011 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Vice-Direção Acadêmica do e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições, tornam público o PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES

Leia mais

Política de Contratação de Pessoal

Política de Contratação de Pessoal Política de Contratação de Pessoal 01 2 / 6 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. APLICAÇÃO... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. PROCEDIMENTO... 3 5. CONSIDERAÇÕES RELEVANTES... 5 6. INFORMAÇÕES ADICIONAIS... 6 7. ANEXOS...

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Produto: Conjunto: Subconjunto: Título: SOLICITAÇÃO RECUROS HUMANOS SOLICITAÇÃO À ÁREA DE RECURSOS HUMANOS 1. OBJETIVO: 1.1. Padronizar os procedimentos referentes às solicitações a serem encaminhadas

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO ADMISSIONAL E DEMISSIONAL Código Versão: 00 Setor: HMA e AME POP-RH-02 Vigência: 14/01/2020 Data: 14/01/2019

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO ADMISSIONAL E DEMISSIONAL Código Versão: 00 Setor: HMA e AME POP-RH-02 Vigência: 14/01/2020 Data: 14/01/2019 1. OBJETIVO Estabelecer os critérios e procedimentos necessários de padronização do sistema normativo do HMA Hospital Municipal de Araguaína e Ambulatório Municipal de Especialidades quanto à admissão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXT. E. E. PROFESSOR PEDRO SUMMERHAUZER EM QUINTANA Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018 Projeto Capacitação em Preceptoria de Residência Médica O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) desenvolve

Leia mais

O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar?

O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar? WORKSHOP DIAMOND O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar? DEMISSÃO SEM RESPEITO FALTA DE QUALIDADE DE VIDA FALTA DE RECONHECIMENTO METAS INATINGÍVEIS LÍDERES DESPREPARADOS IGNORAR AS DEMANDAS

Leia mais

19/09/2016. Recrutamento & Seleção

19/09/2016. Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção 1 Atividades da área de recrutamento & seleção Definir estratégia de recrutamento & seleção. Identificar e estabelecer parcerias com consultorias externas.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES (AS)

PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES (AS) EDITAL Nº 01/2009 A Direção do e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições, tornam público o PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES (AS) para ingresso no ano de 2009, especificando a nominata de disciplinas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - A Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Fluminense, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016 Análise e Descrição de Cargos Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: 2.0 - Jul/2016 Descrição de Cargos De acordo com Chiavenato (2009, p. 230) a descrição de cargos é um processo que consiste

Leia mais

RECRUTAMENTO INTERNO Políticas

RECRUTAMENTO INTERNO Políticas Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Morena Rosa Group, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. RECRUTAMENTO

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2013 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL Nº. 001/2013 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL Nº. 001/2013 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Vice-Direção Acadêmica do e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições, tornam público o PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES

Leia mais

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização do Processo de Recrutar e Selecionar Interno, por meio de Alcance ou Mudança Estratégica. E direcionar o crescimento e encarreiramento

Leia mais

EDITAL Nº 05/2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL Nº 05/2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL Nº 05/2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Pró-Reitora Acadêmica da Rede Metodista de Educação do Sul, no uso de suas atribuições, torna público o PROCESSO SELETIVO

Leia mais

AVISO DE SELEÇÃO Nº 07/2015

AVISO DE SELEÇÃO Nº 07/2015 AVISO DE SELEÇÃO Nº 07/2015 1. CARGO: INSTRUTOR NM HORISTA 2. LOTAÇÃO: SENAI- (CENTRO INTEGRADO SESI SENAI DE SOBRAL). 3. DESCRIÇÃO DETALHADA: Executar atividades didáticas pedagógicas nas diversas ações

Leia mais

Apoiar a contratação de profissionais conectados à cultura e expectativas do negócio

Apoiar a contratação de profissionais conectados à cultura e expectativas do negócio Apoiar a contratação de profissionais conectados à cultura e expectativas do negócio Reunindo nossa experiência em negócios, processos e desenvolvimento de pessoas, apoiamos a busca, triagem e seleção

Leia mais

EDITAL nº 161/2010 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL nº 161/2010 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL nº 161/2010 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Coordenadoria de Graduação do Centro Universitário Metodista, do IPA, e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições,

Leia mais

GENTE & GESTÃO Varejo

GENTE & GESTÃO Varejo GENTE & GESTÃO Varejo TEMAS Gestão de Pessoas Processo Seletivo Processo Admissional Processo de Movimentação Processo de Demissão Ações de Endomarketing Gestão de Pessoas MISSÃO GP VAREJO Ser parceiro

Leia mais

Contact Report. Cliente: Emitido por: Data: Página:: 1(6)

Contact Report. Cliente: Emitido por: Data: Página:: 1(6) Contact Report Cliente: Emitido por: Data: Página:: 1(6) Título: Número: 1 Módulo Treinamento Com base nos trabalhos preliminares realizados, foram criados de acordo com o entendimento das necessidades

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS AULA 17 Monitoramento e avaliação de pessoas: Avaliação de desempenho Prof. Lucas Ambrózio Lopes da Silva Departamento de Administração Pública 1. Delimitando e medindo

Leia mais

R & S D E S U C E S S O

R & S D E S U C E S S O R &S DE SUCESSO SOBRE A AUTORA Sônia Padilha Manoel Cofundadora da GP RESULT - a melhor plataforma de Consultoria para Recursos Humanos. Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação

Leia mais

EDITAL Nº 08/2018. Abre inscrições para seleção de professores-autores para a elaboração de materiais didáticos do curso de pósgraduação

EDITAL Nº 08/2018. Abre inscrições para seleção de professores-autores para a elaboração de materiais didáticos do curso de pósgraduação EDITAL Nº 08/2018 SELEÇÃO DE PROFESSORES-AUTORES PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (MODALIDADE EAD) EM GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Abre inscrições para seleção

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Departamento de Engenharia Química Centro Acadêmico de Engenharia Química- Reagir

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Departamento de Engenharia Química Centro Acadêmico de Engenharia Química- Reagir PROCESSO SELETIVO DE TRAINEES EDITAL 2019-1 Pelo presente edital faz-se saber que estão abertas, no período de 18 de fevereiro de 2019 à 28 de fevereiro de 2019, as inscrições para processo seletivo de

Leia mais

Procedimento Operacional. Admissão de Pessoal Versão: 3 Vigência: 12/06/2018

Procedimento Operacional. Admissão de Pessoal Versão: 3 Vigência: 12/06/2018 1 - APRESENTAÇÃO Procedimento Operacional O Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Desporto Não Profissional de São José dos Campos - SÃO JOSÉ DESPORTIVO, estabelece este Procedimento para Seleção

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS Processo Seletivo 2018/2

DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS Processo Seletivo 2018/2 DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS Processo Seletivo 2018/2 EDITAL DE SELEÇÃO DA CHAMADA 2018/2 Edital externo para convocação de novos membros da Empresa Minas Jr. A Diretora Presidente Maria Eduarda Santos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE 01/2008

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE 01/2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE 01/2008 A Pró-Reitora Acadêmica da Rede Metodista de Educação do Sul, no uso de suas atribuições, torna público o PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016 A Empresa Júnior Politech Projetos e Consultoria, da escola Politécnica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais- UNILESTE comunica a comunidade

Leia mais

CREA-GO. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT / 6

CREA-GO. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT / 6 GESTÃO DE PESSOAS IT. 45 09 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para solicitações referentes aos subsistemas de no que se refere aos processos de: Agregar pessoas recrutamento e seleção; Integrar

Leia mais

CAPITULO l DA INTRODUÇÃO

CAPITULO l DA INTRODUÇÃO CAPITULO l DA INTRODUÇÃO 1. O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para recrutamento, seleção, contratação e avaliação de desempenho de profissionais, bem como fixação

Leia mais

POLÍTICA DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

POLÍTICA DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS PL n º Pág: 1/8 Data de CAPÍTULO I. DA INTRODUÇÃO Art. 1º. O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para o recrutamento, seleção, contratação e avaliação de desempenho de

Leia mais

AVISO DE PROCESSO SELETIVO 41/2019

AVISO DE PROCESSO SELETIVO 41/2019 AVISO DE PROCESSO SELETIVO 41/2019 O SESI - Serviço Social da Indústria - Departamento Regional de Mato Grosso do Sul, em conformidade com as normas de provisionamento de vagas, constante no Plano de Cargos,

Leia mais

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!!

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! Currículo 1/303 Psicologia no Contexto Social: Trabalho I; Prática Interdisciplinar em Psicologia III (Grupos); Prática Interdisciplinar em Psicologia IV: Psicopatologia; Psicologia

Leia mais

Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos.

Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos. MÓDULO VI Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos. Introdução A decisão pelo início do processo de recrutamento

Leia mais

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Garantindo a eficácia na formação da sua equipe jurídica Consultora: Fabiana Marin Rodigheri Principais desafios do RH no escritório que atua com processos

Leia mais

Centro Joinville Departamento de Engenharias da Mobilidade Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia

Centro Joinville Departamento de Engenharias da Mobilidade Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia EDITAL DE SELEÇÃO nº 001/2016 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA A Coordenação do da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, declara abertas as inscrições e estabelece

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026 1/7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão dos Indicadores 02 Revisão geral do documento 03 Item 4.1: Foi inserida uma aprovação final da após o Gestor escolher o

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO SELETIVO - TRIUNL E JUSTIÇ E GOIS GRITO - GESTÃO E RECURSOS HUMNOS Questão isciplina Nível Pergunta lternativa lternativa lternativa C lternativa lternativa Correta 1 dministração Científica está

Leia mais

RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Danielle Cristina Vergílio

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Projeto Escolas Culturais IASPM. Contratação equipe técnica: Processo de Seleção Novembro/2018.

Projeto Escolas Culturais IASPM. Contratação equipe técnica: Processo de Seleção Novembro/2018. Projeto Escolas Culturais IASPM Instrumento Convocatório para Seleção Pública Contratação equipe técnica: Processo de Seleção Novembro/2018. Vaga: Coordenador Cultural O INSTITUTO DE AÇÃO SOCIAL PELA MÚSICA

Leia mais

Gestão de Desempenho. o Comportamento (atitudes).

Gestão de Desempenho. o Comportamento (atitudes). Gestão de Desempenho Dutra (2012): desempenho é o conjunto de entregas e resultados de determinada pessoas para a empresa. Três dimensões que interagem entre si: o Desenvolvimento (grau de desenvolvimento,

Leia mais

REVISTA A IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO EMPRESARIAL

REVISTA A IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO EMPRESARIAL A IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO EMPRESARIAL Francieli Priscila Marçal da Silva Graduanda em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Faculdades Integradas de Três Lagoas

Leia mais

DEPARTAMENTO REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL AVISO DE PROCESSO SELETIVO Nº 62/2018 CADASTRO DE RESERVA

DEPARTAMENTO REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL AVISO DE PROCESSO SELETIVO Nº 62/2018 CADASTRO DE RESERVA DEPARTAMENTO REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL AVISO DE PROCESSO SELETIVO Nº 62/2018 CADASTRO DE RESERVA O SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional de Mato Grosso do Sul, em

Leia mais

CAPÍTULO II OBJETIVOS

CAPÍTULO II OBJETIVOS CAPÍTULO I OBJETIVOS Art. 1º Esta Instrução Normativa tem por objetivo estabelecer as normas internas que deverão ser seguidas quando da necessidade de recrutamento, seleção e contratação de funcionário

Leia mais

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP.

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. CONSINCO RH Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. Uma empresa são as pessoas que nela trabalham e que podem desenvolver

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Acadêmicos: Cassiano, Paola, Taciane e Thaynara. Profª Patricia Dutra Sauzem Disciplina: Administração e gestão farmacêutica O que é Recursos Humanos? Gestão de recursos

Leia mais