Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin"

Transcrição

1 Gestão em Enfermagem Profª Patricia Bopsin

2 Não se pode atribuir ao dimensionamento toda a responsabilidade pela qualidade de assistência, entretanto, quando realizado de forma INADEQUADA representa um dos fatores que pode comprometer a assistência de enfermagem, em suas diferentes dimensões (administrativas, assistenciais e educativas).

3 Recrutamento e Seleção Recrutamento de Pessoal A gestão de cargos e salários da organização constitui-se numa atividade que precede ao recrutamento e que lhe dá conteúdo e sustentação. Recrutar bem só é possível se a empresa dispuser de uma estrutura de cargos e salários atualizada, enxuta e dinâmica.

4 Processo para o sucesso da retenção de talentos

5 O que é Recrutamento? É a fase inicial do processo para o preenchimento de uma vaga. O recrutamento é uma etapa de procura dos candidatos, para tal é necessário que a Liderança tenha claro qual o perfil que está em busca. O recrutamento pode ser feito de duas formas: Interno ou Externo.

6 Tipos de Recrutamento Recrutamento interno: foca nos candidatos que estão trabalhando dentro da instituição, para promove-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. Recrutamento externo: Busca candidatos fora da organização, para submetelos ao seu processo de seleção de pessoal.

7 Recrutamento Interno Vantagens Aproveita melhor o potencial humano da organização; Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos funcionários; Incentiva a permanência dos funcionários e a sua fidelidade à organização; Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental; Não requer socialização organizacional de novos membros; Probabilidade de uma melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos; Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo.

8 Recrutamento Interno Desvantagens Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas; Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual; Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização; Mantém e conserva a cultura organizacional existente; Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua.

9 Recrutamento Externo Vantagens Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades e expectativas; Enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades; Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimento e destrezas; Renova a cultura organizacional; Incentiva a interação da organização com o mercado de recursos humanos.

10 Recrutamento Externo Desvantagens Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização, Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferece oportunidades a estranhos, Requer aplicação de técnicas seletivas para escolha dos candidatos externos. Isto significa custos operacionais, Exige esquemas de socialização organizacionais para os novos funcionários, É mais custoso, oneroso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.

11 O que mencionam as pesquisas de mercado sob as expectativas dos candidatos/funcionários em relação as Organizações?

12 Um Excelente Lugar para Trabalhar é...onde você CONFIA nas pessoas para quem trabalha... Líder Funcionário Trabalho...tem ORGULHO do que faz... Colegas...GOSTA das pessoas com quem trabalha...

13 Papel do Líder Busca um candidato que esteja alinhado com a cultura da Instituição; Projeta o futuro; Verifica se o candidato tem potencial para ser desenvolvido; Procure abster-se de preconceitos, pressupostos, rótulos, etc. Trata todos candidatos com empatia, respeito, acolhimento; Aceita indicações, mas reforça que será encaminhado para o processo seletivo como os demais; Procurar aprimorar cada vez mais a sua habilidade para condução dos processos seletivos

14 Quais as consequências de um Processo Seletivo?

15 Consequências Custo Financeiro Imagem da Empresa Liderança X Equipe

16 Objetivos Candidato Empresa Conjunto de Habilidades Pessoais Requisitos do Cargo Observação: Não existe o candidato perfeito!!!

17 Seleção A seleção tem como tarefa básica escolher entre os candidatos recrutados aquele que tenha maior probabilidade de ajustar-se ao cargo. O objetivo básico da seleção é escolher os candidatos adequados às necessidades da organização.

18 Abertura do Processo Seletivo Vamos começar?

19 Etapas do Recrutamento e Seleção Requisição de Pessoal Informação da origem da vaga; Dados de salário, horário, etc. Definição da Estratégia Processo Seletivo Interno Processo seletivo Externo Seleção Entrevista Coletiva Entrevista Individual Aplicação Prova Técnica Av. Psicológica Escolha do Candidato Enc. para contratação

20 Currículo Dados de Identificação Localidade Idade Objetivo Verificar se objetivo profissional do candidato condiz com a oportunidade em aberto. Verificar se o candidato está fazendo um movimento lógico na carreira. Qualificação Conhecimento Técnico Tempo de Experiência / Estabilidade

21 Entrevista

22 Entrevista É o principal instrumento do processo de seleção. No momento da entrevista você precisa ter claro as expectativas da área e o perfil da equipe. Fique atento! Durante o encontro poderá surgir sentimento de empatia, rejeição, pena, etc.

23

24 Planejamento da Entrevista Combine com a equipe para que não ocorra interrupções. Faça um roteiro básico, de modo que suas perguntas sigam um padrão e tenham uma sequência lógica. Obtenha o maior número de informações possíveis do candidato. Verifique previamente se há dúvidas sobre o currículo.

25 Desenvolvimento da Entrevista Apresente-se ao candidato Nome do candidato Seja objetivo Evite ver o candidato com os seus pré-conceitos Mantenha o foco Atenção as respostas do candidato Evite opiniões e comentários extensos

26 Desenvolvimento da Entrevista Busque investigar quais os interesses profissionais do candidato; Observe a apresentação pessoal; Utilize perguntas que exijam respostas do tipo narrative;

27 Desenvolvimento da Entrevista Questione o motivo da saída dos empregos anteriores; Observe as lacunas entre uma empresa e outra Procurar ter uma visão global do candidato fazendo perguntas de provas contrarias. Observe a comunicação verbal e não-verbal;

28 Desenvolvimento da Entrevista A entrevista comportamental é estrategicamente estruturada para investigar o comportamento passado da pessoa em uma situação similar da competência a ser investigada.

29 Comportamento Exemplos Entrevista Comportamental C CONTEXTO A AÇÃO R RESULTADO

30 Desenvolvimento da Entrevista Comportamental Passado HOJE Situação Hipotética

31 Desenvolvimento da Entrevista Comportamental Exemplos: Fale-me sobre uma situação. Como você resolveu Qual foi sua atitude quando Relate Descreva

32 Tipos de Candidatos O FALANTE O QUE SABE TUDO O SEDUTOR O INSEGURO / CONFUSO O CALADO O QUE INVERTE PAPÉIS O CHORÃO

33 Evite Perguntas Fechadas Perguntas de múltipla escolha Perguntas indutivas Investigação de porquês Investigação por ideias Perguntas Hipotéticas Você gosta de trabalhar nesta área? Ao desenvolver um projeto, você:...? Você se considera uma pessoa de bom relacionamento...? Porque você agiu sem pensar? Você não acha que esta é a melhor forma de administrar esta situação? O que você acha sobre trabalho em equipe?

34 Desenvolvimento da Entrevista Encerramento: Pergunte ao candidato se ficou alguma dúvida em relação a empresa ou a oferta. Fechamento: Reforce com o candidato o horário da vaga, salário, beneficios, etc. Indique para o candidato quais serão as próximas etapas do processo. Muito importante: Combine como será o retorno da seleção.

35 Entrevista Individual Capacidade de Trabalhar sob pressão Iniciativa e Dinamismo Relacionamento Interpessoal Visão Sistêmica Organização Capacidade de Risco Discrição Competências

36 Sugestão de questionamentos Capacidade de Trabalhar sobre pressão: Conte uma situação em que teve que entregar um projeto num prazo muito menor do que você entenderia que seria possível. Descreva como agiria no caso de falta de dois colegas da sua equipe, sobrecarregando os demais.

37 Sugestão de questionamentos Iniciativa e Dinamismo: Descreva uma situação em que você assumiu a responsabilidade por uma tarefa que não fazia parte de suas atribuições e porquê? Conte-me sobre mudanças que você implementou nas suas rotinas

38 Sugestão de questionamentos Relacionamento Interpessoal: Conte feedbacks positivos que tenha recebido de colegas, de sua equipe ou cliente interno. Cite um conflito que você teve com colegas, equipe ou cliente interno e qual foi sua estratégia para resolvê-lo.

39 Sugestão de questionamentos Visão Sistêmica: Conte uma situação em que sua visão do todo fez com que corrigisse/melhorasse um projeto em andamento.

40 Sugestão de questionamentos Organização: Relate como você faz para realizar todas as suas atividades. Como você age com pessoas desorganizadas?

41 Sugestão de questionamentos Capacidade de Risco: Conte sobre algum risco que tenha trazido bons resultados.

42 Sugestão de questionamentos Discrição: Conte uma situação na qual teve que ocultar um erro de um colega perante um cliente.

43 Avaliação da Entrevista Analise Entrevista Registre Futuro

44 Avaliação Psicológica A avaliação psicológica é entendida como o processo técnicocientífico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando- se, para tanto, de estratégias psicológicas métodos, técnicas e instrumentos. (fonte: Conselho Federal de Psicologia)

45 Avaliação Psicológica Última etapa do processo seletivo Todos os candidatos pré selecionados devem fazer a avaliação Instrumentos verificam características para o cargo e competências (Gestão do Desempenho por Competências) São gerados dois documentos: Atestado Psicológico e Relatório de Avaliação Psicológica Os resultados produzidos pela testagem psicológica são confidenciais

46 Com tantas observações, mesmo assim é indicado?

47 Avaliação Psicológica Resultado: Acima de 4 competências em Desenvolvimento = Contra Indicado Técnicos de Enfermagem: 2 Testes de Atenção com resultado Abaixo = Contra Indicado Até 4 competências em Desenvolvimento = Indicado

48 Caso 1

49 Caso 1 - Avaliação

50 Caso 1 Motivo do Desligamento...Dificuldade para perceber limites, invasivo...

51 Caso 2

52 Caso 2 - Avaliação Percepção: Indica expansividade e por vezes mostra-se inconveniente.

53 Avaliação Psicológica Candidato Indicado: O gestor fará a tomada de decisão quanto a contratação do candidato. Observar as competências em desenvolvimento e demais apontamentos comportamentais.

54 Avaliação de Desempenho Porque Avaliar

55 Objetivos Desenvolvimento Individual Integrador dos programas de Gestão de Pessoas Gerar resultados Descrições de Cargo

56 Feedback

57 Processo de Feedback

58 Gestão de Desempenho A gestão de desempenho humano consiste numa atividade contínua de avaliação e de aconselhamento, caracterizada pela interação entre gestor e colaborador, que visa direcionar o desempenho do colaborador e do gestor no sentido de alavancar resultados de desempenho de ambos e, consequentemente, a performance interna e externa da organização. (Marcos Antonio Martins Lima)

59 Pilares do Modelo Modelo de Gestão de Pessoas com Foco em Competências Transparência Justiça Meritocracia Foco no Desenvolvimento

60 Técnica Comportamental Conhecimento Habilidade Atitude Saber Saber Querer Técnica Fazer Fazer

61 Gestão por Competências O modelo de Gestão por Competência é uma ferramenta que auxilia o funcionário a clarear para si mesmo e para a organização, quais as competências que possui e quais deverá desenvolver ou incrementar, alinhado ao seu cargo. Gestão do Desempenho Competências Gestão de Competências

62 Gestão por Competências Objetivos: Acompanhar o desenvolvimento individual alinhado as metas preestabelecidas; Revisar e atualizar os perfis de acordo com as estratégias e necessidades institucionais; Servir como integrador de outros processos de gestão de pessoas: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e recompensas, carreira e desligamentos.

63 Estrutura de Avaliação Período de avaliação; Considerar a avaliação do funcionário e a do líder; Itens primordiais para avaliação: 1. Competências 2. Responsabilidades, Metas 3. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Tipos de Avaliação: Simbologia Pontos

64 Simbologia Pontuação da Avaliação

65 Pontos Pontuação da Avaliação

66 Etapas da Avaliação Competências Comportamentais Responsabilidades PDI

67 Competências Comportamentais

68 Responsabilidades, Metas Tela em branco para detalhamento de responsabilidades. Definição de objetivos e perspectivas dentro do próximo ano.

69 Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

70 Como organizar um PDI com seu funcionário Separe os Pontos Fortes Separe os Pontos de Oportunidades/Melhoria; Priorize os principais aspectos que pretendem focar nos próximos 12 meses; Defina objetivos e as ações que conduzirão a atingir as metas; Acompanhe continuamente o andamento da execução do PDI; Forneça feedback ao funcionário constantemente.

71 Questionamentos para Liderança 1. Qual a razão do desenvolvimento do seu funcionário? 2. O que precisa ser desenvolvido? 3. Qual a melhor alternativa de desenvolvimento? 4. Que resultado você espera alcançar no término do processo?

72 Perfil de Cargo

73 Exemplo

GESTÃO DEPESSOASII: RECRUTAMENTO

GESTÃO DEPESSOASII: RECRUTAMENTO GESTÃO DEPESSOASII: RECRUTAMENTO Prof. Eduardo efpsouza@yahoo.com.br "É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada." William Shakespeare "Use filtro solar!" Prof. Edu Conceito

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO VAMOS PENSAR UM POUCO De onde vem a motivação no trabalho? De quem é a responsabilidade pela falta de motivação dos empregados? O que origina e mantém a queda de desempenho ou a

Leia mais

19/09/2016. Recrutamento & Seleção

19/09/2016. Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção 1 Atividades da área de recrutamento & seleção Definir estratégia de recrutamento & seleção. Identificar e estabelecer parcerias com consultorias externas.

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EM UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EM UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EM UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL Gabriela Massa Torelli 1, José Benedito Leandro 2 1 Graduanda em Tecnologia em Logística, Fatec Botucatu, E-mail: gabrielatorelli@gmail.com.

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca 11.11 09:00 Início Atividade O que é Feedback? 10:15-10:30 Break Estratégico 10:30-11:20 PDI 11: 30 Encerramento Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca A arte de desenvolver Pessoas

Leia mais

Retenção de talentos

Retenção de talentos Retenção de talentos Introdução Se você tivesse que responder à pergunta qual é o principal objetivo de uma empresa?, há grandes chances de que responderia algo como: gerar lucro, certo? Mas você já parou

Leia mais

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração CETEC PROVA UFRGS/2013 - Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração 33. A Gestão de Pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar as funções de planejar,

Leia mais

Política: Recrutamento e Seleção

Política: Recrutamento e Seleção Política: Recrutamento e Seleção Última Atualização em 09/01/2013 As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Copyright 2013 HBSIS. Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

Política de Recrutamento e Seleção

Política de Recrutamento e Seleção POLÍTICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Arquivo: Política de Recrutamento e Seleção_v1 Pg. 1/6 SUMÁRIO PÁGINA 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. PREMISSAS... 3 4. FORMAS DE RECRUTAMENTO... 3 5. ETAPAS

Leia mais

Prof. FLÁVIO TOLEDO CONCEITOS DE RH OU DE Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

Leia mais

Sumário Uma introdução à entrevista... 1 O processo de comunicação interpessoal... 16

Sumário Uma introdução à entrevista... 1 O processo de comunicação interpessoal... 16 1 Uma introdução à entrevista... 1 Características fundamentais das entrevistas... 1 Duas partes... 1 Objetivo... 1 Interacional... 2 Perguntas... 2 Exercício nº 1 O que é e o que não é uma entrevista?...

Leia mais

Prova de Psicologia Organizacional

Prova de Psicologia Organizacional 1. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas. Qual a alternativa correta que apresenta as etapas citadas acima: (A) Diagnóstico, Desempenho, Implementação e Avaliação. (B)

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES - FACELI CURSO DE ADMINISTRAÇÃO LUCIANO COLATI PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LINHARES

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O SUCESSO DA SUA FUTURA UNIDADE COMEÇA EM RECRUTAR AS PESSOAS CERTAS INTRODUÇÃO A entrevista não é uma prova de força ou um exercício para o ego. É uma chance para que você encontre

Leia mais

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)?

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Introdução Fazer a gestão de desempenho é uma tarefa que envolve diversas ações e etapas, cujos resultados poderão ser amplamente utilizados para que a organização

Leia mais

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Garantindo a eficácia na formação da sua equipe jurídica Consultora: Fabiana Marin Rodigheri Principais desafios do RH no escritório que atua com processos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH INDICE INÍCIO DA ENTREVISTA... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA TODOS OS TIPOS DE CARGO... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA O NÍVEL DE GESTÃO... FINAL DA ENTREVISTA... 03 04 05 06 RECRUTAMENTO & SELEÇÃO Srs. Gestores,

Leia mais

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO É o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Daniela Castro Profissional de RH Dez/2012

Daniela Castro Profissional de RH Dez/2012 Daniela Castro Profissional de RH Dez/2012 Mercado Atual O que fazer para: Atrair Reter Manter pessoas em sua empresa? Atrair Atrair Talentos consiste em: Buscar candidatos em fontes corretas para cada

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING FESPSP - SLAC Curso de Especialização lato sensu: Gestão Pública Elio Jaradanovski Silvia Ferreira Mac Dowell Discipl: Gestão de Pessoas Profa. Silvia Ferreira Mac

Leia mais

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;

Leia mais

Remuneração e Recompensas

Remuneração e Recompensas Remuneração e Recompensas José Antonio Monteiro Hipólito Gestão Estratégia de Pessoas - conceituação MISSÃO, VALORES DA ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Treinamento e Desenvolvimento Sucessão Avaliação

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

Remuneração e Recompensa

Remuneração e Recompensa Remuneração e Recompensa Disciplina: Gestão por Competências Prof. Joel Dutra Alunas: Cristina Leme Elizângela de Jesus Oliveira Fernanda Ferrari Agenda Contexto / Conceitos Apresentação Empresa Objeto

Leia mais

Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Recrutamento e Seleção 1. (CESPE/STJ/Analista/2012) A seleção de pessoas procura solucionar dois problemas básicos nas organizações:

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP. Eventos Oficiais:

02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP. Eventos Oficiais: 02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP Eventos Oficiais: 1 A Saúde Rompendo Paradigmas para o Crescimento Sustentável Dificuldades da Prestação de Serviços de Saúde devido à falta de Profissionais

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 1) IBFC - ANALISTA ADMINISTRATIVO - HMDCC (2015) Leia as afirmativas abaixo que discorrem sobre os sistemas de informações gerenciais,

Leia mais

7 DICAS PARA SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPO DE CRISE. por Rogerio Martins

7 DICAS PARA SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPO DE CRISE. por Rogerio Martins 7 DICAS PARA SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPO DE CRISE por Rogerio Martins Rogerio Martins Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. Especialista em desenvolvimento de lideranças

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO 1 / 9 1. OBJETIVO 1.1 Geral Estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula Clima Organizacional Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Clima Organizacional Funcionário Feliz = Lucro maior Mais qualidade de vida no

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0461 61 IDENTIFICAÇÃO : Título: CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES. Atributo: COMPATIBILIDADE DE PERFIL. Processo: CAPACITAÇÃO DE PESSOAL. O QUE É: Instrumento que se presta a

Leia mais

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada Seguir a mesma carreira por toda a vida pode parecer um conceito ultrapassado pelas mudanças

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Atualizado em 22/10/2015 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS As competências não são estáticas, tendo em vista a necessidade de adquirir agregar novas competências individuais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento

Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento Novas expectativas e tendências no âmbito social e da educação; novas tendências tecnológicas, políticas e internacionais, são algumas razões

Leia mais

Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma

Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma Objetivo do Programa Atrair e reter jovens potenciais através de um programa desafiador e estruturado, para que no futuro eles venham a compor o quadro de lideranças

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA Resultado

PESQUISA DE CLIMA Resultado PESQUISA DE CLIMA 2014 Resultado PARTICIPAÇÕES 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 90% Meta 67,21% Potencial Alcançado PESQUISA DE CLIMA Insatisfeito Bloco Satisfeito Geral Justiça Discriminação

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

Programa de Gestão da Performance

Programa de Gestão da Performance Programa de Gestão da Performance O impulso para ir mais longe está em suas mãos. Cada dia do ano é um passo à frente no seu desenvolvimento. Movimente-se! Quer ir mais longe? O primeiro passo é ler este

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais 1) A Hierarquia das Necessidades de Maslow 2) Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Herzberg Fatores Higiênicos Salários e benefícios Condições de trabalho e conforto Política

Leia mais

Captação e Seleção de Talentos

Captação e Seleção de Talentos Gestão de Pessoas Captação e Seleção de Talentos Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Captação e Seleção de

Leia mais

TÍTULO: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO NA ATRAÇÃO DE NOVOS TALENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

TÍTULO: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO NA ATRAÇÃO DE NOVOS TALENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 16 TÍTULO: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO NA ATRAÇÃO DE NOVOS TALENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários ABCZ

Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários ABCZ Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários ABCZ Os salários serão administrados dentro das faixas salariais de cada classe de cargos. A determinação dos salários

Leia mais

Recrutamento e seleção.

Recrutamento e seleção. Recrutamento e seleção. www. 1 Recrutamento e Seleção. Distinguir os dois conceitos é fundamental! Recrutamento é divulgar as vagas disponíveis e atrair candidatos interessados nessas vagas; Seleção é

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 Sumário Apresentação da 2 a edição, 11 Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 1 A gestão de pessoas passada a limpo, 15 Introdução, 15 Novo contrato entre pessoas e organizações, 20 O porquê de um

Leia mais

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE? A força de trabalho é um dos principais ativos de uma empresa. Durante os períodos de crise, os colaboradores são atingidos por uma série de incertezas e preocupações

Leia mais

Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas

Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas As pessoas devem ser tratadas como parceiros da organização. ( Como é isso?) Reconhecer o mais importante aporte para as organizações: A INTELIGÊNCIA. Pessoas:

Leia mais

FATORES MOTIVACIONAIS FRENTE AO RECRUTAMENTO INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES. Palavras-chave: Recrutamento interno. Motivação. Processo de seleção.

FATORES MOTIVACIONAIS FRENTE AO RECRUTAMENTO INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES. Palavras-chave: Recrutamento interno. Motivação. Processo de seleção. FATORES MOTIVACIONAIS FRENTE AO RECRUTAMENTO INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES HENRIQUE UZAI (FACCREI) henriqueuzai@gmail.com DENISE DA SILVA DE OLIVEIRA (coautora FACCREI) denisesiloliveira@yahoo.com.br Palavras-chave:

Leia mais

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização do Processo de Recrutar e Selecionar Interno, por meio de Alcance ou Mudança Estratégica. E direcionar o crescimento e encarreiramento

Leia mais

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista.

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista. Gestão de Pessoas EVOLUÇÃO 1) 1900 1950 Relações Industriais Divisão do trabalho Especialização Legal Burocrática Mecanicista Visão Microscópica Reducionista Não considerava a organização informal Fábricas

Leia mais

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução 336 ANAIS IX SIMPAC MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO Hugo Barros Guimarães 2, Amanda Tinoco Silva Pena Magalhães 3, Michele

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Coordenador (a) de Projeto UG Brasília/ DF, Brasil II Programas. OIM Brasília

TERMO DE REFERÊNCIA. Coordenador (a) de Projeto UG Brasília/ DF, Brasil II Programas. OIM Brasília TERMO DE REFERÊNCIA I. INFORMAÇÃO SOBRE A VAGA Título da vaga Categoria da vaga Local de trabalho Categoria de complexidade da vaga Setor da vaga Unidade institucional Número da vaga Classificação da vaga

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá alex84economista@gmail.com RESUMO: Ser aprovado em um concurso público é o sonho de milhares

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo...

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... SUMÁRIO Apresentação... xiii Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... 3 Importância da gestão de pessoas... 4 A gestão de pessoas passada a limpo...

Leia mais

TSP. - Toyota Sales Profile - Ferramenta para identificar o Perfil de Vendas Toyota

TSP. - Toyota Sales Profile - Ferramenta para identificar o Perfil de Vendas Toyota TSP - Toyota Sales Profile - Ferramenta para identificar o Perfil de Vendas Toyota Background 1. Mapeamento do Perfil Vendedor e Gerente de Vendas (competências Técnicas e Comportamentais), 2. Criação

Leia mais

Recrutamento & Seleção de Profissionais de Tecnologia. Dicas para me destacar no mercado e me tornar atrativo profissionalmente.

Recrutamento & Seleção de Profissionais de Tecnologia. Dicas para me destacar no mercado e me tornar atrativo profissionalmente. Recrutamento & Seleção de Profissionais de Tecnologia Dicas para me destacar no mercado e me tornar atrativo profissionalmente. Fernanda Werka Profissional da área de Recursos Humanos com foco no mercado

Leia mais

V O C Ê C O M O P R O T A G O N I S T A. ARÊNCIA TRANSP E O Ã ST PDF Interativo GE

V O C Ê C O M O P R O T A G O N I S T A. ARÊNCIA TRANSP E O Ã ST PDF Interativo GE V O C Ê C O M O P R O T A G O N I S T A G E S T Ã O E T R A N S P A R Ê N C I A. PDF Interativo PRÓXIMA O QUE MUDA? COMO UTILIZAR A PLATAFORMA? > PRÓXIMA

Leia mais

O SEGREDO DAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR

O SEGREDO DAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR O SEGREDO DAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR Bárbara Gianetti, Daniel Barbosa, Debora Dantes, Mariana Zanzini & Ruy Shiozawa 08.Mai.2013 Great Place to Work - Missão Construir uma sociedade melhor,

Leia mais

EDITAL nº 009/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO

EDITAL nº 009/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO EDITAL nº 009/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO INDETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72102 Modernamente, a Gestão de Pessoas substitui a antiga Administração de Recursos Humanos. Na atualidade, o mundo exterior impacta profundamente a organização. Inovar e mudar, com foco no futuro,

Leia mais

CREA-GO. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT / 6

CREA-GO. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT / 6 GESTÃO DE PESSOAS IT. 45 09 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para solicitações referentes aos subsistemas de no que se refere aos processos de: Agregar pessoas recrutamento e seleção; Integrar

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

RECEBENDO SEU NOVO FUNCIONÁRIO NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO CARTILHA DO GESTOR REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO

RECEBENDO SEU NOVO FUNCIONÁRIO NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO CARTILHA DO GESTOR REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO RECEBENDO SEU NOVO FUNCIONÁRIO CARTILHA DO GESTOR NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO SUMÁRIO A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO...4 AÇÕES DO GESTOR NA INTEGRAÇÃO...6 Espaço

Leia mais

TERMINEI A FACULDADE, E AGORA?

TERMINEI A FACULDADE, E AGORA? TERMINEI A FACULDADE, E AGORA? INTRODUÇÃO A conclusão do Ensino Superior sempre traz uma mescla de emoções: por um lado, a sensação de dever cumprido ao concluir uma das etapas mais importantes da vida;

Leia mais

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017 Clique aqui para adicionar um texto Ago/2017 Clique aqui Ciclo para de adicionar Gente um texto Avaliação de Competências Integração das Metas de 2016 9box Clique aqui para Objetivos adicionar um texto

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas é oportunizar os conhecimentos acerca dos

Leia mais

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 1 DEPARTAMENTO PESSOAL Algum tempo atrás, somente empresas de grande porte sabiam a importância de manter um departamento pessoal. Mas alguns anos

Leia mais

Semana da Liderança Prática SLP. O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK. GrupoElite Vivendo a Liderança Prática!

Semana da Liderança Prática SLP. O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK. GrupoElite Vivendo a Liderança Prática! O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK GrupoElite Olá Aqui é Victor Duarte, e obrigado por estar lendo esse material, me comprometo a deixar BEM PRÁTICO e você se compromete a ler até o final,

Leia mais

Saiba tudo sobre sua carreira na empresa.

Saiba tudo sobre sua carreira na empresa. Saiba tudo sobre sua carreira na empresa. DSM & Você Você pode acessar o vídeo DSM&Você por meio do hotsite da campanha: www.tortuga.com.br/ dsm-e-voce Esse material diz muito sobre a DSM e você. Conheça

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS IGEPP - ANAC. Aula 2

GESTÃO DE PESSOAS IGEPP - ANAC. Aula 2 Disciplina: Gestão de Pessoas Organizador: Prof. Márcio Cunha Concurso: ANAC Aula 2 Nota: Podem incidir erros de digitação, impressão ou dúvidas conceituais. Em qualquer dessas hipóteses, solicitamos a

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais