Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA"

Transcrição

1 Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

2 Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de que necessita; Atrai pessoas e as estimula a ingressar na organização; Eficácia: depende de conseguir atrair candidatos à seleção: De acordo com o perfil de recursos humanos da empresa; Com afinidades com o cargo para o qual estão se candidatando.

3 Temática do recrutamento Ações estratégicas para o profissional de recrutamento: Análise profissiográfica Planejamento do processo de suprimento de mão de obra

4 Temática do recrutamento

5 Principais objetivos do recrutamento Suprir a seleção de candidatos; Atrair candidatos que serão selecionados para serem os futuros trabalhadores da empresa; Identificar os meios de comunicação para o alcance das pessoas que se identifiquem com o perfil do cargo e com a atividade de trabalho, bem como com os valores e a cultura da organização.

6 O planejamento de recrutamento Se dá em 3 fases: Pessoas que a organização precisa; O que o mercado de RH oferece; Técnicas de recrutamento a aplicar. É feito a partir da demanda de recursos humanos; Tem como base: pesquisa interna: inventário das necessidades da organização; pesquisa externa: inventário das fontes de suprimento de mão de obra, de acordo com a demanda organizacional.

7 Principais tipos de recrutamento Recrutamento interno: quando surge determinada vaga e a empresa procura preenchê-la por meio do remanejamento de seus colaboradores, que podem ser: Promovidos; Transferidos; Transferidos com promoção.

8 Principais tipos de recrutamento Recrutamento externo: quando a organização procura preencher a vaga com pessoas de fora, atraídos pelas técnicas de recrutamento; Recrutamento misto: São utilizados os dois tipos de técnicas de recrutamento; Tipo mais usado; São processos complementares.

9 Interatividade Não está entre os principais objetivos do recrutamento: a) Suprir a seleção de candidatos; b) Atrair candidatos que serão selecionados para serem os futuros trabalhadores da empresa; c) Identificar os meios de comunicação para o alcance das pessoas com perfil d) Identificar pessoas com o perfil adequadoaosvaloreseaculturada aos e a da organização. e) Identificar candidatos que queiram trabalhar com salários abaixo do mercado.

10 Influências dos critérios de recrutamento Reestruturação produtiva; Exigência constante e gradativa por produtos de alta qualidade; Implementação de processos de melhoria contínua; Pressão por maior produtividade;

11 Influências dos critérios de recrutamento Mudanças no perfil dos trabalhadores em aspectos como: Motivação; Competência; Capacidade técnica; Potencial; Adaptabilidade etc.

12 Influências dos critérios de recrutamento Ética e de respeito ao ser humano; Participar de um processo de recrutamento pode gerar sérias repercussões para a vida do candidato; Seguir os princípios humanitários e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Veja na sua apostila o que diz a CLT no que diz respeito à CLT

13 Processo de recrutamento eficaz O processo de recrutamento eficaz deve suprir a seleção em quantidade e qualidade razoável de candidatos.

14 Processo de recrutamento eficaz É importante lembrar também que o tipo de vaga deve ser considerado no processo de recrutamento: Temporária, efetiva ou temporária com perspectiva de efetivação. O tipo da vaga Influência na motivação e interesse dos candidatos em participar do processo de recrutamento.

15 Recrutamento externo Processo: É autorizado e decidido pela área solicitante; É realizado pela área de recrutamento. Se dá de acordo com: a política de recursos humanos da empresa; a vaga em questão; a disponibilidade de candidatos na própria empresa ou não. Tem início com uma requisição de pessoal (formulário) ao setor de recrutamento.

16 Recrutamento externo Decisão: Por uma das fontes de recrutamento (externo, interno ou misto) cabe ao órgão recrutador, à área solicitante e ao estilo de gestão da empresa.

17 Características gerais do recrutamento externo É o preenchimento das vagas ofertadas por meio da captação de candidatos qualificados no mercado de recursos humanos; É um tipo de recrutamento muito utilizado por empresas que desejam injetar sangue novo na organização.

18 Vantagens do recrutamento externo Traz novas experiências, posturas e ideias; Enriquece o patrimônio humano com novos talentos / conhecimentos; Proporciona inovação e aumento do capital intelectual; Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas atribuições; Incentiva a interação da organização com o Mercado de Recursos Humanos; Enriquece e aproveita os investimentos e aperfeiçoamentos realizados por outras empresas.

19 Desvantagens do recrutamento externo Processo demorado e oneroso em tempo e custos; Menos confiável que o recrutamento interno; Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários, frustrando expectativas pessoais; Cria barreiras quanto à lealdade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos; Exige um programa de socialização para os novos funcionários; Pode criar um clima negativos se o novo funcionário é admitido com salário mais alto.

20 Interatividade São vantagens do recrutamento externo: I. Traz experiências, posturas e ideias novas (talentos, habilidades e expectativas em relação ao novo); II. Enriquece o patrimônio humano com o reforço de novos talentos e conhecimentos; III. Exige um programa de socialização para os novos funcionários; a) As afirmações I e II estão certas b) As afirmações II e III estão certas c) Só a afirmação I está certa d) Só a afirmação II está certa e) Só a afirmação III está certa

21 Recrutamento interno Importante meio de recrutamento; Envolve o quadro funcional da empresa Depende da política de gestão empresarial; Pode ser utilizado como ferramenta motivacional: torna viável a possibilidade de ascensão profissional; motiva o trabalhador com êxito no recrutamento interno; Motiva os colegas de trabalho que vislumbram essa possibilidade.

22 Características gerais do recrutamento interno Ocorre quando a empresa tem uma vaga em aberto e opta por preenchê-la com algum dos seus trabalhadores. Trata-se de um remanejamento de pessoal, podendo ser: movimentação vertical (promoção); movimentação horizontal (transferência); movimentação diagonal (transferência com promoção).

23 Características gerais do recrutamento interno A opção deve ser feita em comum acordo com as áreas envolvidas: Haverá mudanças no quadro funcional das áreas que recebem e cedem o trabalhador; Se o acordo não for efetivado, podem surgir problemas como a impossibilidade de remanejamento pelo setor que irá ceder a pessoa: Assim, o recrutamento interno poderá gerar sérios conflitos entre departamentos, causando ao setor de recrutamento sérias implicações.

24 Influências do processo de recrutamento interno Seleção: deverão ser avaliados os resultados obtidos pelo candidato interno quando da sua entrada na organização: Como ele se saiu? Quais foram os aspectos mais relevantes? Avaliação de desempenho: Avalia a atuação do candidato interno: Houve progressos? Que pontos precisam ser aperfeiçoados?

25 Influências do processo de recrutamento interno Treinamento: Avalia como têm sido os programas de treinamento e desenvolvimento de que o candidato tem participado: Têm Influênciado de forma positiva no seu crescimento? Foram constatadas melhorias no seu dia a dia na empresa?

26 Influências do processo de recrutamento interno Análise e descrição de cargos: Avalia o cargo ocupado atualmente pelo candidato e o cargo pretendido; Objetivo: verificar os pontos a serem aperfeiçoados: Quais as principais características do cargo atual e do futuro cargo? Quais as diferenças entre ambos e os requisitos que serão necessários desenvolver?

27 Influências do processo de recrutamento interno Planos de carreiras: Avalia qual o melhor percurso a ser considerado no remanejamento de pessoal para o futuro cargo: Como será a movimentação? Em que período e de que forma ocorrerá? Condições de promoção e substituição: Avalia se o candidato interno está apto a ser promovido e se não haverá problemas na sua substituição: O candidato está pronto para a promoção? Quem irá substituí-lo?

28 Vantagens do recrutamento interno Menor tempo na realização do processo; Investimento financeiro menor se comparado com o recrutamento externo; Conhecimento real das potencialidades e limitações do candidato; Estabelecimento de um clima de autodesenvolvimento.

29 Vantagens do recrutamento interno Estabelecimento de uma competição positiva entre os trabalhadores da empresa; Criação e implementação de uma política interna de valorização do potencial humano; Inexistência do processo de socialização do candidato na organização, pois o mesmo já passou por esse processo quando de sua entrada na empresa;

30 Vantagens do recrutamento interno Maior possibilidade de acerto no processo, pois o candidato já passou por um período de adaptação, já mostrou sua potencialidade e, se foi recrutado para o cargo, é provável que tenha ótimas probabilidades de sucesso; Excelente elemento motivacional para os trabalhadores que apresentam um bom desempenho; Aproveitamento do investimento que a empresa já realizou em treinamentos e qualificação do candidato.

31 Desvantagens do recrutamento interno Possível estabelecimento de conflito de interesses (várias pessoas competindo pelo mesmo cargo); Sentimento de rejeição ou constrangimento por parte dos trabalhadores que não forem recrutados.

32 Desvantagens do recrutamento interno Possível diminuição no índice de produtividade e de comprometimento por parte dos trabalhadores não recrutados; Possível comportamento de apatia por parte dos trabalhadores que não conseguem ascender na organização por um prolongado período de tempo.

33 Desvantagens do recrutamento interno Boicotes por parte dos líderes na liberação de seus trabalhadores mais qualificados; Pode transformar-se em carreirismo, servindo apenas de ponte para cargos mais altos. O que não é positivo nem para o trabalhador, nem para a empresa.

34 Interatividade São vantagens do recrutamento interno: I. Estabelecimento de uma competição positiva entre os trabalhadores da empresa; II. Pode transformar-se se em carreirismo. III. Criação e implementação de uma política interna de valorização do potencial humano; a) As afirmações I e III estão certas b) As afirmações II e III estão certas c) Só a afirmação I está certa d) Só a afirmação II está certa e) Só a afirmação III está certa

35 Principais técnicas utilizadas no recrutamento interno Quadros de avisos dispostos pela empresa; Intranet; Comunicação interna: geralmente, direcionada aos gerentes com indicações de trabalhadores a eles subordinados e suas possibilidades de remanejamento; Consulta ao banco de talentos: algumas empresas possuem um cadastro com os principais dados sobre os seus trabalhadores;

36 Principais técnicas utilizadas no recrutamento interno Periódicos da empresa; Indicações: geralmente feitas pelos gestores, tendo como parâmetro o desempenho de seus subordinados e suas potencialidades de ascensão profissional.

37 Características gerais do recrutamento misto Recrutamento misto Contempla fontes internas e externas de captação de pessoal. com as vantagens e desvantagens dos recrutamentos internos e externos, as empresas estão dando preferência para o recrutamento misto, visto que este aborda as fontes internas e externas de captação de pessoal, mas varia muito de organização para organização. Chiavenato (2004).

38 Modelos de recrutamento misto Recrutamento externo seguido de recrutamento interno: realizado quando o recrutamento externo não trouxe resultados positivos; Modelo é adotado quando a empresa prioriza a entrada de profissionais já qualificados e prontos, porém não encontra no mercado de recursos humanos e tem, como última alternativa, seu quadro funcional;

39 Modelos de recrutamento misto Recrutamento interno seguido de recrutamento externo: Quando a empresa prioriza seus trabalhadores, somente buscando candidatos fora quando não encontra candidatos internos qualificados e/ou preparados.

40 Modelos de recrutamento misto Recrutamento interno e externo ao mesmo tempo: a empresa prioriza o preenchimento da vaga de imediato, não levando em consideração se promoverá renovação de pessoal ou transformação de recursos humanos.

41 Interatividade O recrutamento interno seguido de recrutamento externo é realizado quando: a) o recrutamento externo não trouxe resultados positivos; b) a empresa prioriza seus trabalhadores e só busca candidatos fora se não tiver candidatos internos qualificados e/ou preparados. c) A empresa prioriza o preenchimento imediato da vaga, sem levar em conta renovações de recursos humanos. d) a empresa prioriza a entrada de profissionais já qualificados e prontos e) a empresa não encontra o candidato no mercado de recursos humanos.

42 ATÉ A PRÓXIMA!

Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento

Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento Novas expectativas e tendências no âmbito social e da educação; novas tendências tecnológicas, políticas e internacionais, são algumas razões

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos.

Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos. MÓDULO VI Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos. Introdução A decisão pelo início do processo de recrutamento

Leia mais

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS Disciplina Disciplina GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS GESTÃO DE CARREIRA E PESSOAS 36 horas Carga Horária 36 horas Período 31/7/2017 a 26/8/2017 Unidade 3 Recrutamento, Treinamento Professor e Desenvolvimento

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Objetivo da disciplina Aplicar as técnicas de recrutamento (atração e captação de pessoal) e de seleção para atender o perfil de uma vaga em

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli.

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli. GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Loanda/PR 2016 RECRUTAMENTO DE PESSOAL* * Silvana Quintanilha Alves O recrutamento é o meio onde as organizações buscam

Leia mais

Prof. FLÁVIO TOLEDO CONCEITOS DE RH OU DE Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

Leia mais

GESTÃO DEPESSOASII: RECRUTAMENTO

GESTÃO DEPESSOASII: RECRUTAMENTO GESTÃO DEPESSOASII: RECRUTAMENTO Prof. Eduardo efpsouza@yahoo.com.br "É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada." William Shakespeare "Use filtro solar!" Prof. Edu Conceito

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento

Leia mais

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista.

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista. Gestão de Pessoas EVOLUÇÃO 1) 1900 1950 Relações Industriais Divisão do trabalho Especialização Legal Burocrática Mecanicista Visão Microscópica Reducionista Não considerava a organização informal Fábricas

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização do Processo de Recrutar e Selecionar Interno, por meio de Alcance ou Mudança Estratégica. E direcionar o crescimento e encarreiramento

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO É o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora

Leia mais

Janete F. P. Feliciano Silva Keila Maria Ramazotti Mariana Gonçalves Luccas Apostila de Gestão de Pessoas IV

Janete F. P. Feliciano Silva Keila Maria Ramazotti Mariana Gonçalves Luccas Apostila de Gestão de Pessoas IV Janete F. P. Feliciano Silva Keila Maria Ramazotti Mariana Gonçalves Luccas Apostila de Gestão de Pessoas IV Primeira Impressão Vargem Grande do Sul 2015 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

Leia mais

Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários ABCZ

Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários ABCZ Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários ABCZ Os salários serão administrados dentro das faixas salariais de cada classe de cargos. A determinação dos salários

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana

Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos Dra. Adriana Caldana Planejamento de Recursos Humanos (PRH) Processo de antecipar e fazer provisão para movimentação de pessoas em uma organização, dentro

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES Plano de Cargos, Carreiras e Salários Abril de 2013 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Responsável Descrição 0 15/04/2013 Tríade RH Desenvolvimento e Implantação do Plano 1 26/06/2013 Tríade RH Revisão do

Leia mais

Política: Recrutamento e Seleção

Política: Recrutamento e Seleção Política: Recrutamento e Seleção Última Atualização em 09/01/2013 As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Copyright 2013 HBSIS. Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

Política de Recrutamento e Seleção

Política de Recrutamento e Seleção POLÍTICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Arquivo: Política de Recrutamento e Seleção_v1 Pg. 1/6 SUMÁRIO PÁGINA 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. PREMISSAS... 3 4. FORMAS DE RECRUTAMENTO... 3 5. ETAPAS

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO 1 / 9 1. OBJETIVO 1.1 Geral Estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano

Leia mais

O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe

O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe Guilherme Mendonça MENDONÇA 1 Jair Junior Pinheiro NATEL 2 Priscila silva DORNELAS Andrea Marcia Pennacchi MARCONDES 3 RESUMO: Este artigo analisa algumas

Leia mais

Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon

Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon Gestão de Pessoas Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon Aula 3 Recrutamento e Seleção Apresentando: O subsistema de Recrutamento e Seleção; A atividade de plano de Cargos e Salários; A Avaliação de

Leia mais

Captação e Seleção de Talentos

Captação e Seleção de Talentos Gestão de Pessoas Captação e Seleção de Talentos Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Captação e Seleção de

Leia mais

Prova de Psicologia Organizacional

Prova de Psicologia Organizacional 1. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas. Qual a alternativa correta que apresenta as etapas citadas acima: (A) Diagnóstico, Desempenho, Implementação e Avaliação. (B)

Leia mais

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO RECRUTAMENTO & SELEÇÃO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 RECRUTAMENTO DE PESSOAS... 4 PLANEJAMENTO DO RECRUTAMENTO... 5 TIPOS DE RECRUTAMENTO... 6 RECRUTAMENTO INTERNO... 8 RECRUTAMENTO EXTERNO... 12 RECRUTAMENTO

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO VAMOS PENSAR UM POUCO De onde vem a motivação no trabalho? De quem é a responsabilidade pela falta de motivação dos empregados? O que origina e mantém a queda de desempenho ou a

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

RECRUTAMENTO INTERNO Políticas

RECRUTAMENTO INTERNO Políticas Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Morena Rosa Group, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. RECRUTAMENTO

Leia mais

Título POLÍTICA DE CRESCIMENTO INTERNO

Título POLÍTICA DE CRESCIMENTO INTERNO : Pág.: 1 de 6 1. FINALIDADE Estabelecer diretrizes e critérios que viabilizem os processos de crescimento por meio do recrutamento interno, visando engajar e/ou promover profissionais alinhados com a

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL

FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL Permite descobrir os pontos chaves para o desenvolvimento de cada pessoa. Com ela você aprende a usar o potencial humano de forma mais eficaz e assertiva, trazendo

Leia mais

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização de Processo de Recrutar e Selecionar - Externa com o objetivo de contratação de novos colaboradores que possam atender a demanda

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Regulamento para Contratação de Recursos Humanos

Regulamento para Contratação de Recursos Humanos REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Art. 1º - Os Procedimentos da Gerência de tem a função de definir, normatizar e padronizar os recursos humanos a serem contratados, a partir de sua identificação

Leia mais

RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO

RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO Recrutamneto? Mercado: 1. Uma dimensão de espaço, zona geográfica ou territorial; Algarve, Trás-os-Montes, Beira Alta, Europa, EUA,... 2. Uma dimensão de tempo e de época

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

CREA-GO. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT / 6

CREA-GO. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT / 6 GESTÃO DE PESSOAS IT. 45 09 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para solicitações referentes aos subsistemas de no que se refere aos processos de: Agregar pessoas recrutamento e seleção; Integrar

Leia mais

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE Geovana Aparecida Cardoso SOUZA 1 Jeferson Moreira BICALHO 2 Gilson

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO 2 1. APRESENTAÇÃO A metodologia do Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul) para o desenvolvimento

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução 336 ANAIS IX SIMPAC MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO Hugo Barros Guimarães 2, Amanda Tinoco Silva Pena Magalhães 3, Michele

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 1) IBFC - ANALISTA ADMINISTRATIVO - HMDCC (2015) Leia as afirmativas abaixo que discorrem sobre os sistemas de informações gerenciais,

Leia mais

Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Recrutamento e Seleção 1. (CESPE/STJ/Analista/2012) A seleção de pessoas procura solucionar dois problemas básicos nas organizações:

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0461 61 IDENTIFICAÇÃO : Título: CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES. Atributo: COMPATIBILIDADE DE PERFIL. Processo: CAPACITAÇÃO DE PESSOAL. O QUE É: Instrumento que se presta a

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

FATORES MOTIVACIONAIS FRENTE AO RECRUTAMENTO INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES. Palavras-chave: Recrutamento interno. Motivação. Processo de seleção.

FATORES MOTIVACIONAIS FRENTE AO RECRUTAMENTO INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES. Palavras-chave: Recrutamento interno. Motivação. Processo de seleção. FATORES MOTIVACIONAIS FRENTE AO RECRUTAMENTO INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES HENRIQUE UZAI (FACCREI) henriqueuzai@gmail.com DENISE DA SILVA DE OLIVEIRA (coautora FACCREI) denisesiloliveira@yahoo.com.br Palavras-chave:

Leia mais

19/09/2016. Recrutamento & Seleção

19/09/2016. Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção 1 Atividades da área de recrutamento & seleção Definir estratégia de recrutamento & seleção. Identificar e estabelecer parcerias com consultorias externas.

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

AEGP: Área Educacional do Grupo Positivo (contempla UP, CTP e Colégio, não abrangendo o Curso Positivo). CLT: Consolidação das Leis Trabalhistas.

AEGP: Área Educacional do Grupo Positivo (contempla UP, CTP e Colégio, não abrangendo o Curso Positivo). CLT: Consolidação das Leis Trabalhistas. Sistema: SGQ Elaborador: Marcos Moraes Código: PO 00X Verificador: Francys Ramos Versão: 01 Homologador: Gislene Flavian Publicação: Aprovador: Silvia Staron Validade: Situação: Em elaboração 1. OBJETIVO.

Leia mais

RETENÇÃO DE TALENTOS

RETENÇÃO DE TALENTOS 1 de 8 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial FDS,TOV,MID, MD, FC 1 Objetivo Atrair e reter talentos, desenvolver competências dos profissionais através

Leia mais

Práticas Inovadoras no Processo de Seleção por Karolyna Borges

Práticas Inovadoras no Processo de Seleção por Karolyna Borges 1 Práticas Inovadoras no Processo de Seleção por Karolyna Borges Karolyna L. Borges vos Especialista em Eneagrama É Empresária em Saúde; Master Praticcioner em PNL; Professora de Pós Graduação; Empreteca

Leia mais

Um fenômeno global. (...) é uma das três principais. ameaças apontadas pelos. CEOs ao redor do mundo para. viabilizar a estratégia e

Um fenômeno global. (...) é uma das três principais. ameaças apontadas pelos. CEOs ao redor do mundo para. viabilizar a estratégia e Escassez de talentos é Um fenômeno global. l. (...) é uma das três principais ameaças apontadas pelos CEOs ao redor do mundo para viabilizar a estratégia e crescimento das organizações. Fonte: PwC 14th

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU 0 ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU APRESENTAÇÃO Este manual busca orientar os funcionários do quadro da FAEPU sobre a Avaliação de Desempenho que será realizada.

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72102 Modernamente, a Gestão de Pessoas substitui a antiga Administração de Recursos Humanos. Na atualidade, o mundo exterior impacta profundamente a organização. Inovar e mudar, com foco no futuro,

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016 Objetivos Estabelecer conceitos, responsabilidades, critérios e procedimentos relacionados à captação, seleção e contratação de pessoal de forma interna e/ou externa. Glossário R&S (Recrutamento e Seleção):

Leia mais

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização de Processo de Recrutamento e Seleção Externa com o objetivo de contratação de novos colaboradores que possam atender a demanda

Leia mais

Retenção de talentos

Retenção de talentos Retenção de talentos Introdução Se você tivesse que responder à pergunta qual é o principal objetivo de uma empresa?, há grandes chances de que responderia algo como: gerar lucro, certo? Mas você já parou

Leia mais

POLÍTICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO R&S

POLÍTICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO R&S 1. Aplicação Esta política aplica-se a todos os colaboradores Técnico-Administrativos, seja com vínculo CLT ou contrato de estágio. 2. Objetivo Estabelecer diretrizes e critérios que viabilizem os processos

Leia mais

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2- DEFINIÇÃO...3 3- OBJETIVO...3 4 - PROVIMENTO DE PESSOAL...4 4.1 PRINCÍPIOS...4 5 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS...4 5.1 PRINCIPIOS...5

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

Gabarito do curso de Recursos Humanos - Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas/FGV

Gabarito do curso de Recursos Humanos - Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas/FGV Gabarito do curso de Recursos Humanos - Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas/FGV Módulo 1 1. Para enfrentar desafios internos e superar ameaças externas, a organização precisa treinar seu pessoal.

Leia mais

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração CETEC PROVA UFRGS/2013 - Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração 33. A Gestão de Pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar as funções de planejar,

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE VENDAS Índice 1. Organização de vendas...3 1.1. Recrutamento e seleção de vendedores... 4 1.2. Recrutamento... 4 1.2.1. Anúncios

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026 1/7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão dos Indicadores 02 Revisão geral do documento 03 Item 4.1: Foi inserida uma aprovação final da após o Gestor escolher o

Leia mais

Política de Recrutamento Interno

Política de Recrutamento Interno Política de Recrutamento Interno 2 Sumário 1. DEFINIÇÃO...4 2. PRÉ-REQUISITOS...4 2.1. Eliminatórios...4 2.2. Não Eliminatórios...4 3. MECÂNICA...4 4. ABRANGÊNCIA...5 5. AVALIAÇÕES...5 6. SCORE...5 7.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR

PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR PLANEJAMENTO DE CARREIRA Para tornarmos o trabalho uma atividade alegre e criativa não basta apenas alterarmos as formas

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. Determinar as competências necessárias para a atuação dos profissionais na empresa;

GESTÃO DE PESSOAS. Determinar as competências necessárias para a atuação dos profissionais na empresa; 1. OBJETIVO Estabelecer política para gestão de pessoas que busca atuar na captação de talentos, no desenvolvimento dos profissionais, na mediação das relações entre os níveis hierárquicos, bem como proporcionar

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

Recrutamento e Seleção de Pessoas.

Recrutamento e Seleção de Pessoas. Recrutamento e Seleção de Pessoas. Autores: Arthur George Souza Cardoso Camilo Valério Oliveira Padilha. Prof. : Thamyres Maués dos Santos. Universidade Mauricio de Nassau UNINASSAU 04/06/18 RESUMO Atualmente

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU 0 ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 O QUE É A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUAL O OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUEM

Leia mais

Recrutamento e seleção.

Recrutamento e seleção. Recrutamento e seleção. www. 1 Recrutamento e Seleção. Distinguir os dois conceitos é fundamental! Recrutamento é divulgar as vagas disponíveis e atrair candidatos interessados nessas vagas; Seleção é

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DEFINIÇÃO Processo complexo, atrelado às propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Acadêmicos: Cassiano, Paola, Taciane e Thaynara. Profª Patricia Dutra Sauzem Disciplina: Administração e gestão farmacêutica O que é Recursos Humanos? Gestão de recursos

Leia mais

REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E CONTRAÇÃO DE PESSOAL

REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E CONTRAÇÃO DE PESSOAL REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E CONTRAÇÃO DE PESSOAL O IBGH INSTITUTO BRASILEIRO DE HOSPITALAR, Organização Social, qualificado pelo Decreto Nº 1580, DOE N 6437 de 10.05.2017, no exercício de suas

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO Thainá Andrade NUNES 1 Thayná Eloyza Peixoto ALVES 2 Gilson Rodrigo Silvério POLIDORIO 3 RESUMO: Esse trabalho procurou

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RESUMO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RESUMO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ANTUNES, Gabriela 1 NASCIMENTO, Carla 2 TOLEDO, Maicon 3 CUNICO, Eliana 4 gabriela.ariana@hotmail.com RESUMO O objetivo do artigo é pesquisar os diferentes tipos de Recrutamento

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira Suponha que você seja o responsável de uma UAN e que tenha sob a sua responsabilidade 6 funcionários. Você tem uma colaboradora que resiste

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Recrutamento e Seleção 1. (CESPE/MI/Assistente Técnico Administrativo/2013) No contexto dos processos de agregar pessoas, percebe-se

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 1. OBJETIVO A política de recrutamento e seleção tem como objetivo formalizar o processo de recrutamento e seleção da empresa Irapuru. Este processo desempenha papel fundamental na organização, pois através

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Listar as etapas do processo de recrutamento e seleção. 2. Explicar as principais técnicas utilizadas no planejamento

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

O RECRUTAMENTO INTERNO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PESSOAS1. Jovelino Márcio de Souza2, Rúbia Fonseca Roberto3

O RECRUTAMENTO INTERNO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PESSOAS1. Jovelino Márcio de Souza2, Rúbia Fonseca Roberto3 544 O RECRUTAMENTO INTERNO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PESSOAS1 Jovelino Márcio de Souza2, Rúbia Fonseca Roberto3 Resumo: Uma função muito relevante em Gestão de Pessoas é o processo de agregar pessoas

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

Procedimento para Recursos Humanos

Procedimento para Recursos Humanos 1. OBJETIVO Definir sistemática de trabalho do Recursos Humanos. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se ao processo de Recursos Humanos. 3. DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS R.H. Recursos Humanos 4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente - 2017 Ensino Técnico Etec Sylvio de Mattos Carvalho Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

REGULAMENTO PARA SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

REGULAMENTO PARA SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO PARA SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS CAPÍTULO l DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este regulamento dispõe sobre os procedimentos de seleção e contratação de recursos humanos para os

Leia mais