Profa. Cláudia Palladino. Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profa. Cláudia Palladino. Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA"

Transcrição

1 Profa. Cláudia Palladino Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

2 Objetivo da disciplina Aplicar as técnicas de recrutamento (atração e captação de pessoal) e de seleção para atender o perfil de uma vaga em aberto e a necessidade da empresa, utilizando o conhecimento do mercado de trabalho disponível.

3 Suprimento de mão de obra Segundo Chiavenato: recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O processo de recrutamento e seleção nem sempre é valorizado pelas empresas: Consideram a provisão de pessoas uma tarefa simples e que não requer tempo nem recursos financeiros; Resultado: perdas financeiras e de recursos físicos e humanos.

4 Recrutamento e seleção O recrutamento: Sistema de informação que divulga as oportunidades de emprego; Se dá a partir das necessidades atuais e futuras de recursos humanos de uma organização; Elo entre a empresa e o mercado de trabalho;

5 Recrutamento e seleção Recrutamento e Seleção: Como é conhecido o processo de suprir mão de obra; São processos complementares: Recrutar é atrair candidatos em potencial para a empresa. Selecionar é avaliar se tais candidatos atendem ao perfil: Definido pela empresa; Do cargo para o qual se está realizando o processo.

6 Recrutamento e seleção O processo deve: Ser contínuo: agiliza a seleção quando houver a disponibilidade de vagas: Ser planejado e estratégico; Mostrar visibilidade e determinação quanto às necessidades futuras; Facilitar: o processo de socialização e adaptação ao cargo; o desempenho do trabalhador; Resultar no alcance efetivo dos objetivos organizacionais.

7 Requisitos para recrutamento e seleção Conhecer: a cultura e o clima organizacional; os objetivos e a missão da empresa; características básicas do perfil do cargo; Explicitar o cargo e as atividades a serem desenvolvidas; Tornar claras as etapas da seleção; Dar feedback claro e pontual sobre o desempenho do candidato durante a seleção; Responder ao candidato depois da finalização do processo.

8 Requisitos para recrutamento e seleção Desconhecer as características organizacionais: Põe em risco o trabalho de recrutamento (contratação de trabalhadores desqualificados); Prejudica o candidato devido a alocação inadequada; Traz: Perdas financeiras com admissão e demissão; Perdas de tempo de espera para a nova contratação; Despesas com treinamento, novo processo de adaptação etc.

9 Responsabilidades dos profissionais de RH Desenvolver políticas sérias de recrutamento e seleção, alinhadas com a política da empresa; Planejar esses processos de forma estratégica e global, compreendendo todas as partes envolvidas; Buscar atender tanto aos objetivos organizacionais quanto aos objetivos individuais.

10 Interatividade É falso afirmar sobre o processo de Recrutamento e Seleção: a) O processo de recrutar e de selecionar são complementares. b) Recrutar é atrair candidatos em potencial para a empresa. c) Selecionar é avaliar se tais candidatos atendem ao perfil definido pela empresa e do cargo disponível. d) Não evita perdas financeiras e de recursos físicos e humanos. e) é feito a partir das necessidades atuais e futuras de recursos humanos de uma organização.

11 Mercado de trabalho e mercado de recursos humanos Mercado de trabalho: dinâmico, sofre alterações continuamente por diversos fatores: avanço tecnológico; enorme ênfase na informação; Gradativa globalização da economia; desenvolvimento dos serviços e; a importância cada vez maior do conhecimento. Ofertas de trabalho moldam o perfil dos candidatos e formam o mercado de trabalho.

12 Mercado de trabalho e mercado de recursos humanos Informações importantes nos processos de recrutamento e seleção: Situação do mercado: Quantos profissionais procuram por uma oportunidade; Condições econômicas favoráveis ou não à mudança de emprego; Motivos para o profissional mudar de emprego.

13 Mercado de trabalho e mercado de recursos humanos Localização dos profissionais no mercado: Onde os profissionais trabalham; Condições oferecidas; Motivos da insatisfação; Vínculos à associações; Veículos de comunicação. Condições de oferta: nível salarial; condições de trabalho; benefícios sociais disponibilizados. Meios de recrutamento: Meios mais eficazes para a categoria.

14 Mercado de trabalho e mercado de recursos humanos Equilíbrio do mercado Ocorre quando a oferta de empregos corresponde à oferta de candidatos disponíveis. O processo de recrutamento deve considerar as particularidades de cada profissão; O cruzamento de informações sobre as particularidades de cada profissão e a disponibilidade do mercado norteia o trabalho de análise e busca de candidatos.

15 Mercado de trabalho e mercado de recursos humanos Chiavenato (2004) alerta sobre as constantes mudanças no mercado de trabalho. Estas mudanças geram diversas circunstâncias. Vamos analisá-las a seguir.

16 Mercado de trabalho e mercado de recursos humanos 1. Alta redução do nível de emprego: Maior produção industrial, com menos alocação de pessoas devido a novas tecnologias e processos. Expansão da oferta de emprego no setor de serviços. Migração do emprego industrial para o emprego terciário (serviços).

17 Mercado de trabalho e mercado de recursos humanos 2. Gradativa sofisticação do emprego Trabalho industrial cada vez mais mental e menos braçal. Tecnologia da informação na indústria. Maior automatização dos processos industriais.

18 Mercado de trabalho e mercado de recursos humanos 3. Necessidade de conhecimento: o recurso mais importante Saber como aplicar o capital financeiro; Conhecimento é novidade, inovação, criatividade: mola mestra da mudança. 4. Tendência crescente à globalização Globalização da economia e criação de uma aldeia global. Globalização do mercado de trabalho, cada vez mais mundial e menos local ou regional.

19 Mercado de trabalho e mercado de recursos humanos 5. Mudanças significativas ocorridas no mundo do trabalho no último século: acentuada redução na quantidade de emprego industrial; Automação; acentuado incremento tecnológico; processo de globalização; ênfase no conhecimento como ferramenta estratégica.

20 Mercado de recursos humanos (pessoas) Pessoas em condições para o trabalho podem ser divididas em candidatos Reais: pessoas à procura de empregos que podem estar ou não trabalhando; Potenciais: não estão à procura de empregos, mas possuem condições favoráveis de preencher vagas disponíveis.

21 Mercado de recursos humanos (pessoas) O mercado pode apresentar duas situações: Grande número de candidatos em relação às vagas disponíveis; Baixo número de candidatos em relação às vagas disponíveis. Cada uma destas situações trazem implicações diversas.

22 Interatividade Conhecer a localização dos profissionais no mercado ajuda o profissional de RH a saber: a) Onde os profissionais estão trabalhando. b) Quais profissionais estão procurando por novas oportunidades de trabalho. c) As condições de trabalho. d) Quais os meios mais eficazes para se atingir determinada categoria. e) Os motivos que levariam o profissional mudar de emprego.

23 Mercado de trabalho X mercado de recursos humanos Tem profunda ligação; O planejamento do processo dependerá da situação em que se encontram tais mercados; Infelizmente, a situação de escassez de vagas assola a maioria das regiões brasileiras: pela não disponibilidade de vagas; pela falta de profissionais qualificados.

24 Mercado de trabalho X mercado de recursos humanos Em todo o mundo, é crítica a situação entre mercado de trabalho e mercado de recursos humanos: Organização Internacional do Trabalho (OIT): 8,5% da população economicamente ativa está desempregada ou em empregos precários; essa situação poderá se agravar, caso não haja investimento em: qualificação profissional/educacional; distribuição de renda nos países em desenvolvimento.

25 Perfil do cargo Início do processo de recrutamento e seleção: coleta de informações a respeito do cargo que se pretende preencher: Estas informações: Auxiliam no planejamento do processo; Serão fontes importantes para o cruzamento do perfil do cargo com o perfil dos candidatos; Resultado: escolha do candidato mais adequado à vaga.

26 Análise profissiográfica Também chamada de análise de cargos: Processo de obtenção, análise e registro de informações sobre o o cargo; É instrumento de fundamental para a gestão de pessoas; Tem foco no cargo e não no ocupante. Analisa o candidato: Pela avaliação de desempenho (candidato que já trabalha na empresa); Na seleção (candidatos de fora).

27 Cargo Conjunto de funções, tarefas ou atribuições com uma posição definida na estrutura organizacional (organograma). Mostra: o que a pessoa faz na empresa; quais as suas responsabilidades; qual a sua importância; o nível hierárquico etc. Tem o objetivo de estudar e determinar: Qualidades Responsabilidades Condições Refletem no bom desempenho

28 Análise dos cargos Contempla: identificação de termos e posição do cargo; deveres e responsabilidades envolvidas; requisitos mentais, requisitos físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho).

29 Requisitos para a coleta de informações Dados para a análise do cargo; Forma de obtenção da informação; Métodos de coleta de informação: (observação, entrevista individual ou coletiva, reunião técnica, questionário estruturado ou aberto etc.) Agente para a coleta de informações sobre o cargo.

30 Principais técnicas para coleta de informações sobre os cargos Descrição e análise do cargo: Levantamento de informações sobre os requisitos e características do candidato ao cargo; É uma das técnicas mais amplas; Gera o manual de cargos: descrição e análise de todos os cargos da organização.

31 Principais técnicas para coleta de informações sobre os cargos Aplicação da técnica dos incidentes críticos: observação e anotação, pelo superior imediato, dos principais fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo; Resulta da observação regular do desempenho de pessoas nessas funções; Objetivo: localizar as características que impactam o desempenho; Importante: é fruto do arbítrio de uma única pessoa; Deve ser considerado o que é desejável ou não.

32 Principais técnicas para coleta de informações sobre os cargos Requisição de empregado: análise dos dados apresentados na requisição do empregado, feito pelo superior imediato; A requisição traz as características fundamentais que o candidato deverá possuir ; é uma das técnicas mais utilizadas, quando não existe um sistema de descrição e análise de cargos; Exige o máximo de cuidado possível.

33 Principais técnicas para coleta de informações sobre os cargos Análise do cargo no mercado: técnica utilizada quando a empresa ainda não possui o cargo no seu quadro. Consiste em pesquisar características necessárias do candidato, o conteúdo do cargo, os requisitos do candidato em empresas similares, analisando as entre outros aspectos; Se um cargo igual não for encontrando no mercado, deve-se observar características semelhantes que possam ser adaptadas ao que se espera na empresa;

34 Principais técnicas para coleta de informações sobre os cargos Hipótese de trabalho: Levantamento aproximado do conteúdo do cargo e de suas exigências em relação ao seu ocupante (requisitos e características necessárias); Técnica utilizada como meio inicial para obter uma descrição deste cargo e de seu ocupante; deve ser aprimorada com novos dados o mais rápido possível, objetivando, com isso, o aprimoramento da função e de seu ocupante.

35 Aplicação das técnicas para coleta de informações sobre os cargos Possibilita o recrutador melhores condições de identificar candidatos potenciais ao cargo. Estes dados são codificados - obtidos numa ficha profissiográfica, que, por sua vez, contém todos os aspectos considerados importantes ao ocupante do cargo em questão.

36 Principais vantagens da ficha profissiográfica Ser uma descrição resumida e atualizada: das aptidões, habilidades e traços da personalidade do ocupante do cargo; Ser uma lista das principais características sociais necessárias para o pleno exercício das funções que compõem o cargo a ser preenchido; Destacar as responsabilidades inerentes ao cargo descrito.

37 Interatividade Descrição e análise do cargo é o levantamento de: a) Observação e anotação, pelo superior imediato, dos principais fatos e dos ocupantes do cargo. b) Dados apresentados na requisição do empregado, feito pelo superior imediato; c) Características necessárias do candidato, conteúdo do cargo, requisitos do candidato em empresas similares. d) Aproximado do conteúdo do cargo e de suas exigências em relação ao seu ocupante. e) Informações sobre os requisitos e características do candidato.

38 Planejamento da mão de obra É a primeira etapa do processo de recrutamento: A empresa precisa ter claro a quantidade e a qualidade das pessoas de que necessita; É feito em parceria: áreas solicitantes e área de recursos humanos; Trata-se de uma profunda análise do quadro funcional de uma empresa. É a análise e a programação do quadro funcional, levando em consideração a quantidade de vagas, os níveis salariais, as responsabilidades pertinentes a cada cargo etc.

39 Planejamento da mão de obra Colocação de pessoal: Processo de identificação da pessoa certa para o alcance dos resultados pretendidos pela empresa; Consiste em: Planejamento; Recrutamento; de pessoal Seleção; Integração.

40 Planejamento da mão de obra Exemplo: fabricante de sucos Período de safra maior / Aumento da produção Necessidade de contratação de mais pessoas. Período de safra regular / diminuição da produção Redução do quadro de excedentes. O setor de recrutamento e seleção deve O setor de recrutamento e seleção deve conhecer as datas, períodos, prazos e reais necessidades da empresa para atender a esta demanda específica.

41 Planejamento pessoal Procedimento importante para RH; Permite tempo, praticidade e dinamicidade na captação da mão de obra.

42 Planejamento pessoal

43 Principais causas da demanda de mão de obra Expansão/crescimento da empresa: Previsão das necessidade futura de novos trabalhadores; a área de recursos humanos deve ser informada para efetuar o estudo do mercado de recursos humanos e planejar com antecedência as etapas do recrutamento; Ajustamento do quadro funcional: ocorre pela necessidade de redimensionamento de setores/áreas (quando um setor cresce ou diminui e, assim, necessita de menor ou maior quantidade de pessoas);

44 Principais causas da demanda de mão de obra Mudanças na organização: quer sejam tecnológicas (inserção de novas tecnologias, implicando redução ou aumento de pessoal), de procedimentos internos ou de novas formas de trabalhar; Enxugamento: é um dos fatores mais delicados; Demissão da mão de obra excedente;

45 Tipos de pesquisa em planejamento de suprimento de mão de obra Interna: inventário das necessidades da organização: Considerar: planejamento estratégico, missão, visão, clima organizacional e diretrizes da empresa; analisar a compatibilidade da demanda de pessoal com o alcance dos objetivos da organização; averiguar a política de recrutamento; Verificar a adequação dos meios e técnicas de recrutamento à demanda da empresa; avaliar os resultados dos recrutamentos.

46 Tipos de pesquisa em planejamento de suprimento de mão de obra Externa: inventário das fontes de suprimento de mão de obra em relação à demanda da organização: analisar e segmentar o mercado de recursos humanos; analisar a quantidade e a qualidade do mercado de recursos humanos.

47 Interatividade É falso afirmar sobre o planejamento da mão de obra: a) É última etapa do processo de recrutamento. b) Requer saber a quantidade e a qualidade das pessoas de que a empresa necessita. c) É a análise e a programação do quadro funcional. d) Permite tempo, praticidade e dinamicidade na captação da mão de obra. e) É um procedimento importante para recursos humanos.

48 ATÉ A PRÓXIMA!

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento

Leia mais

Prof. FLÁVIO TOLEDO CONCEITOS DE RH OU DE Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

Leia mais

Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos.

Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos. MÓDULO VI Nota: este módulo tem como objetivo apresentar o recrutamento externo, suas vantagens e desvantagens, bem como suas fontes e métodos. Introdução A decisão pelo início do processo de recrutamento

Leia mais

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO RECRUTAMENTO & SELEÇÃO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 RECRUTAMENTO DE PESSOAS... 4 PLANEJAMENTO DO RECRUTAMENTO... 5 TIPOS DE RECRUTAMENTO... 6 RECRUTAMENTO INTERNO... 8 RECRUTAMENTO EXTERNO... 12 RECRUTAMENTO

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Acadêmicos: Cassiano, Paola, Taciane e Thaynara. Profª Patricia Dutra Sauzem Disciplina: Administração e gestão farmacêutica O que é Recursos Humanos? Gestão de recursos

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0461 61 IDENTIFICAÇÃO : Título: CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES. Atributo: COMPATIBILIDADE DE PERFIL. Processo: CAPACITAÇÃO DE PESSOAL. O QUE É: Instrumento que se presta a

Leia mais

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO É o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora

Leia mais

O, S & M, O QUE É? SISTEMAS MÉTODOS ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M

O, S & M, O QUE É? SISTEMAS MÉTODOS ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M O, S & M, O QUE É? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS ORGANIZAÇÃO Preocupa-se com a estrutura organizacional da Empresa e com a distribuição de funções, de forma que este conjunto possa

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes.

Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes. PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS POR UNIDADE GESTORA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS - CGP MISSÃO DA UNIDADE GESTORA Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes.

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS Disciplina Disciplina GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS GESTÃO DE CARREIRA E PESSOAS 36 horas Carga Horária 36 horas Período 31/7/2017 a 26/8/2017 Unidade 3 Recrutamento, Treinamento Professor e Desenvolvimento

Leia mais

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DEFINIÇÃO Processo complexo, atrelado às propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social,

Leia mais

Edital 02/2017 Processo Seletivo Para Admissão de Novos Membros

Edital 02/2017 Processo Seletivo Para Admissão de Novos Membros Edital 02/2017 Processo Seletivo Para Admissão de Novos Membros Diretoria-Presidência e Diretoria de Recursos Humanos Data: 16 de Setembro de 2017 Responsáveis: Iolanda Vila Nova e Luiza de Oliveira Donatiello

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli.

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli. GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Loanda/PR 2016 RECRUTAMENTO DE PESSOAL* * Silvana Quintanilha Alves O recrutamento é o meio onde as organizações buscam

Leia mais

Captação e Seleção de Talentos

Captação e Seleção de Talentos Gestão de Pessoas Captação e Seleção de Talentos Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Captação e Seleção de

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Objetivos. Estabelecer requisitos básicos à admissão de um novo servidor, na medida em que subsidia programas de recrutamento e seleção de pessoal.

Objetivos. Estabelecer requisitos básicos à admissão de um novo servidor, na medida em que subsidia programas de recrutamento e seleção de pessoal. Objetivos A Principal finalidade do Plano de Cargos e Salários é de estabelecer políticas e procedimentos voltados à valorização do colaborador e de incentivo ao seu crescimento profissional. Os fundamentos

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. Determinar as competências necessárias para a atuação dos profissionais na empresa;

GESTÃO DE PESSOAS. Determinar as competências necessárias para a atuação dos profissionais na empresa; 1. OBJETIVO Estabelecer política para gestão de pessoas que busca atuar na captação de talentos, no desenvolvimento dos profissionais, na mediação das relações entre os níveis hierárquicos, bem como proporcionar

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Recrutamento e Seleção 1. (CESPE/STJ/Analista/2012) A seleção de pessoas procura solucionar dois problemas básicos nas organizações:

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Recrutamento e seleção.

Recrutamento e seleção. Recrutamento e seleção. www. 1 Recrutamento e Seleção. Distinguir os dois conceitos é fundamental! Recrutamento é divulgar as vagas disponíveis e atrair candidatos interessados nessas vagas; Seleção é

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista.

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista. Gestão de Pessoas EVOLUÇÃO 1) 1900 1950 Relações Industriais Divisão do trabalho Especialização Legal Burocrática Mecanicista Visão Microscópica Reducionista Não considerava a organização informal Fábricas

Leia mais

Acreditamos que a grande maioria das empresas que utilizam a Descrição de Cargo como um instrumento sério de gestão, não a realizam com foco nos resultados que se esperam da posição descrita. Até hoje

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Recrutamento e Seleção 1. (CESPE/MI/Assistente Técnico Administrativo/2013) No contexto dos processos de agregar pessoas, percebe-se

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO 1 / 9 1. OBJETIVO 1.1 Geral Estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano

Leia mais

Análise e Descrição de Cargos

Análise e Descrição de Cargos Análise e Descrição de Cargos Introdução A necessidade da análise e descrição de cargos provém do contexto do mercado de trabalho pós revolução industrial. A descrição de cargos compreende o que o ocupante

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon

Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon Gestão de Pessoas Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon Aula 3 Recrutamento e Seleção Apresentando: O subsistema de Recrutamento e Seleção; A atividade de plano de Cargos e Salários; A Avaliação de

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Suprimento de pessoal Loanda/PR 2016 Suprimento de pessoal Objetivos Conhecer os conceitos de análise e descrição de

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 224 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente - 2017 Ensino Técnico Etec Sylvio de Mattos Carvalho Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento

Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento Novas expectativas e tendências no âmbito social e da educação; novas tendências tecnológicas, políticas e internacionais, são algumas razões

Leia mais

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Um estudo sobre o processo de recrutamento e seleção Autora: Vanusa Schiavini Grando

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Um estudo sobre o processo de recrutamento e seleção Autora: Vanusa Schiavini Grando 1 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Um estudo sobre o processo de recrutamento e seleção Autora: Vanusa Schiavini Grando RESUMO O objetivo desta pesquisa é apresentar e compreender a manifestação do processo

Leia mais

UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho. Nome completo do autor.

UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho. Nome completo do autor. UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho Nome completo do autor. Rio de Janeiro Mês / Ano UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho LOGO DA EMPRESA Nome completo

Leia mais

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE Geovana Aparecida Cardoso SOUZA 1 Jeferson Moreira BICALHO 2 Gilson

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO Thainá Andrade NUNES 1 Thayná Eloyza Peixoto ALVES 2 Gilson Rodrigo Silvério POLIDORIO 3 RESUMO: Esse trabalho procurou

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO Este manual é para você que busca desenvolver seus potenciais. Venha ser um EMPRESÁRIO JÚNIOR MAS O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR? Uma empresa júnior

Leia mais

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal Departamento Pessoal Para desenvolver suas atividades a empresa precisa de pessoas, as. quais constituem os seus recursos humanos. Elas são fundamentais para que a empresa possa atingir seus objetivos

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira Suponha que você seja o responsável de uma UAN e que tenha sob a sua responsabilidade 6 funcionários. Você tem uma colaboradora que resiste

Leia mais

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização de Processo de Recrutar e Selecionar - Externa com o objetivo de contratação de novos colaboradores que possam atender a demanda

Leia mais

PROVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

PROVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Nome: Data: 12/07/2016 1. O Banco de Talentos é uma ferramenta que é resultado: (A) Da gestão de desempenho. (B) Da gestão por competências. (C) Da gestão da aprendizagem organizacional. (D) Da aplicação

Leia mais

R E C R U TA M E N T O E E V P

R E C R U TA M E N T O E E V P RECRUTAMENTO E EVP Você está se esforçando para recrutar os funcionários mais qualificados para a sua organização? Participe deste curso para conhecer estratégias de recrutamento eficazes e colocá-las

Leia mais

02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP. Eventos Oficiais:

02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP. Eventos Oficiais: 02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP Eventos Oficiais: 1 A Saúde Rompendo Paradigmas para o Crescimento Sustentável Dificuldades da Prestação de Serviços de Saúde devido à falta de Profissionais

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Pessoas Alguns sintomas que podem revelar o que está acontecendo no seu RH... Muito focado em tarefas operacionais. Não sabe quais são as atividades prioritárias. Não sabe quais

Leia mais

19/09/2016. Recrutamento & Seleção

19/09/2016. Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção 1 Atividades da área de recrutamento & seleção Definir estratégia de recrutamento & seleção. Identificar e estabelecer parcerias com consultorias externas.

Leia mais

TÍTULO: MERCADO DE TRABALHO: UM BREVE DIAGNÓSTICO DAS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO UTILIZADAS EM BAURU E REGIÃO

TÍTULO: MERCADO DE TRABALHO: UM BREVE DIAGNÓSTICO DAS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO UTILIZADAS EM BAURU E REGIÃO TÍTULO: MERCADO DE TRABALHO: UM BREVE DIAGNÓSTICO DAS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO UTILIZADAS EM BAURU E REGIÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução 336 ANAIS IX SIMPAC MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO Hugo Barros Guimarães 2, Amanda Tinoco Silva Pena Magalhães 3, Michele

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

BBP RH 2012 BBP RH Corporativo BBP RH Corporativo

BBP RH 2012 BBP RH Corporativo BBP RH Corporativo BBP RH Fundada em 2012 para atender as demandas de Recrutamento e Seleção de Profissionais, existentes dentro dos Condomínios do grupo BBP, a BBP RH Corporativo oferece aos Clientes, soluções personalizadas.

Leia mais

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Externo Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização de Processo de Recrutamento e Seleção Externa com o objetivo de contratação de novos colaboradores que possam atender a demanda

Leia mais

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES Plano de Cargos, Carreiras e Salários Abril de 2013 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Responsável Descrição 0 15/04/2013 Tríade RH Desenvolvimento e Implantação do Plano 1 26/06/2013 Tríade RH Revisão do

Leia mais

Organizações públicas, privadas, mistas, e do terceiro setor ou como autônomos e consultores.

Organizações públicas, privadas, mistas, e do terceiro setor ou como autônomos e consultores. TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS (RH) Perfil Profissional O TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS é o profissional que executa rotinas administrativas de pessoal com base na Legislação Trabalhista e Previdenciária. Auxilia

Leia mais

Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana

Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos Dra. Adriana Caldana Planejamento de Recursos Humanos (PRH) Processo de antecipar e fazer provisão para movimentação de pessoas em uma organização, dentro

Leia mais

3. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL

3. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL 3. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL 3.1 GESTÃO DE PESSOAS 3.1.1 ORGANOGRAMA 3.1.2 GESTÃO DE PESSOAS A área de Gestão de Pessoas se configura como o lugar da Instituição em que o foco será o cuidado e assistência

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração CETEC PROVA UFRGS/2013 - Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração 33. A Gestão de Pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar as funções de planejar,

Leia mais

Processo de TRAINEE Os membros TRAINEE, INTEGRAÇÃO JR. dispõem benefícios como:

Processo de TRAINEE Os membros TRAINEE, INTEGRAÇÃO JR. dispõem benefícios como: ASSOCIAÇÃO DE CONSULTORIA DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS CERRO LARGO INTEGRAÇÃO JUNIOR EDITAL Nº. 002/2017 1. DO OBJETIVO Processo de TRAINEE 1.1.

Leia mais

MICHELE BÁRTOLO VIVES A EFICÁCIA DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO COMO DIFERENCIAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO NOVO MILÊNIO

MICHELE BÁRTOLO VIVES A EFICÁCIA DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO COMO DIFERENCIAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO NOVO MILÊNIO MICHELE BÁRTOLO VIVES A EFICÁCIA DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO COMO DIFERENCIAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO NOVO MILÊNIO Trabalho de conclusão apresentado ao Projeto A Vez do Mestre da Universidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO ADEQUADA NO PROCESSO DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO DE PESSOAS: Uma revisão literária

A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO ADEQUADA NO PROCESSO DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO DE PESSOAS: Uma revisão literária A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO ADEQUADA NO PROCESSO DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO DE PESSOAS: Uma revisão literária Elesandra da Silva Lima Graduanda em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Faculdades Integradas

Leia mais

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de.

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de. PLANO DE ENSINO - 2016.2 DISCIPLINA: SU-B0065 Gestão de PROFESSOR: ANDERSON LOPES CARGA HORÁRIA: 60 HORAS TURMA: DF05-N101 SALA: 07 DATA Nº. MÓDU CONTEÚDO OBJETIVO METODOLOGIA RECURSO AULA LO 08/08/2016

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 006/2016

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 006/2016 Londrina, 13 de julho de 2016. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 006/2016 A Associação Guarda Mirim de Londrina, visando garantir os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, objetivando

Leia mais

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016 Análise e Descrição de Cargos Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: 2.0 - Jul/2016 Descrição de Cargos De acordo com Chiavenato (2009, p. 230) a descrição de cargos é um processo que consiste

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS. RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários;

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS. RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários; OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários; Organizações atuais - DP trabalhando em paralelo com o

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional - DO

Desenvolvimento Organizacional - DO Desenvolvimento - DO Mudança Mudanças nos métodos de produção: processo, localização do trabalho, disposição das áreas de trabalho, materiais, maquinaria, ferramentas, equipamentos, segurança manutenção.

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016 Objetivos Estabelecer conceitos, responsabilidades, critérios e procedimentos relacionados à captação, seleção e contratação de pessoal de forma interna e/ou externa. Glossário R&S (Recrutamento e Seleção):

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES - FACELI CURSO DE ADMINISTRAÇÃO LUCIANO COLATI PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LINHARES

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL. Estabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal no âmbito da Empresa.

MANUAL DE PESSOAL. Estabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal no âmbito da Empresa. ANUAL D PSSOAL ÓD : 5 RT : 09.07.2010 ÓDULO 5: RCRUTANTO SLÇÃO VG: 09.07.2010 1 CAPÍTULO 1: APRSNTAÇÃO 1 FNALDAD stabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal

Leia mais

O profissional que sua empresa procura está na Avanti RH.

O profissional que sua empresa procura está na Avanti RH. O profissional que sua empresa procura está na Avanti RH. Apresentação Experiência e juventude se unem na Avanti Humanas, afinal, somos uma empresa dedicada à atração, recrutamento, seleção e desenvolvimento

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

A FORTES PREPARA VOCÊ PARA O MERCADO DE TRABALHO

A FORTES PREPARA VOCÊ PARA O MERCADO DE TRABALHO A FORTES PREPARA VOCÊ PARA O MERCADO DE TRABALHO MANUAL FORTES RH www.fortestecnologia.com.br/pae MANUAL Fortes RH INTRODUÇÃO Este material tem como objetivo auxiliar os usuários do Fortes RH a utilizarem

Leia mais

Seleção em Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana

Seleção em Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana Seleção em Recursos Humanos Dra. Adriana Caldana SELEÇÃO Processo de escolha de indivíduos com qualificações relevantes para preencher vagas existentes ou projetadas SELEÇÃO Análise do cargo Descrição

Leia mais

Nivelar e disseminar os principais conceitos e a metodologia sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIAS no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.

Nivelar e disseminar os principais conceitos e a metodologia sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIAS no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Secretaria de Recursos Humanos 2014 metodologia missão atitude mapeamento mensurar metas valores gestão capacitar prestação missão CHA GAP conhecimentos Competências Objetivos estratégia gestão missão

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2º/2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2º/2017 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2º/2017 O Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Belo Horizonte torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo 2º/2017 (Segundo Semestre de 2017) de membros voluntários

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA Analista de Informática de Sistemas Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 1) IBFC - ANALISTA ADMINISTRATIVO - HMDCC (2015) Leia as afirmativas abaixo que discorrem sobre os sistemas de informações gerenciais,

Leia mais

POLITICA DE CONTRATAÇÃO INSTITUTO SOCIAL HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ

POLITICA DE CONTRATAÇÃO INSTITUTO SOCIAL HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ 1. OBJETIVO Estabelecer a política e os procedimentos para contratação de colaboradores visando garantir processos justos que reforcem a imagem do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz como uma

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 1. OBJETIVO A política de recrutamento e seleção tem como objetivo formalizar o processo de recrutamento e seleção da empresa Irapuru. Este processo desempenha papel fundamental na organização, pois através

Leia mais

Agregar Pessoas = Recrutamento e Seleção

Agregar Pessoas = Recrutamento e Seleção Agregar Pessoas = Recrutamento e Seleção Provimento / provisão de pessoas: métodos utilizados para se preencher uma vaga em aberto. Espera-se que, ao final do processo, a organização esteja abastecida

Leia mais

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências.

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Pessoal! Resolvi elaborar esta ficha para que vocês tenham informações ainda mais detalhadas sobre QVT, que vem sendo um assunto cobrado mais especificamente

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NA EMPRESA VIAÇÃO MOTTA

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NA EMPRESA VIAÇÃO MOTTA O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NA EMPRESA VIAÇÃO MOTTA Silmara GARCIA 1 Thamires Graziele Rodrigues LEONARDO 2 Gilson Rodrigo Silvério POLIDORIO 3 RESUMO: Este artigo tem

Leia mais