5 Previsão do Preço Spot de Energia Elétrica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5 Previsão do Preço Spot de Energia Elétrica"

Transcrição

1 5 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 5.1. Introdução Os modelos de prevsão do preço spot da energa devem levar em consderação a estrutura da ndústra de energa elétrca, seu sstema elétrco e a base de recursos de cada país, pos estes são mportantes fatores para a formação do preço da energa elétrca 1. Modelos mportados dfclmente obterão sucesso no Brasl, pos o sstema elétrco braslero, bem como o regme de comercalzação adotado no país, são ímpares. ão obstante, as experêncas nternaconas bem suceddas podem fornecer mportantes subsídos para o mercado braslero, uma vez que todo o arcabouço mercadológco mplantado no país é uma adaptação de uma tendênca mundal. Em países que adotam sstemas compettvos em bolsas de energa, como Inglaterra e Austrála, a prevsão do preço spot de energa é mportante porque está dretamente relaconada à performance fnancera dos produtores ndependentes nas estratégas de lances (bddng) no mercado para o da segunte (ver, e.g. Wen & Davd, 2001 e Wang & Ramsay, 1998). Por outro lado, em países onde os preços não são fornecdos por uma opção de mercado e sm va modelos computaconas, como o Brasl, a prevsão do preço spot auxla o tomador de decsões em sua estratéga de contratação no curto, médo e longo prazos. Além dsso, a prevsão do preço é mportante para a avalação de atvos reas em projetos de nvestmento em geração e transmssão. O objetvo deste capítulo é propor uma metodologa para a prevsão do preço spot no Brasl utlzando uma abordagem de smulação va sstemas neurofuzzy (SF). Os SF assocam a capacdade de aprendzado das redes neuras e 1 Fatores polítcos e de planejamento também podem afetar o preço, em partcular nos países que não adotaram ntegralmente uma estrutura de mercado.

2 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 79 sua tolerânca a falhas à nterpretabldade dos sstemas fuzzy, pos permtem a extração de conhecmento sob o formato de regras fuzzy (Souza, 1999). A novdade da abordagem resde no fato da mesma não utlzar como fonte de dados para ajuste/trenamento dos parâmetros as séres publcadas de preço spot, mas sm os programas do planejamento da operação, do CEPEL. A razão de se utlzar esse modelo de despacho e smulação é que o mesmo fornece o custo margnal de operação (CMO) valor base para o preço spot de energa elétrca no Brasl além de levar em consderação a estocastcdade das vazões representadas pelas séres de energa afluente. O nível de armazenamento é também consderado ntrnsecamente para dversas operações no período de planejamento. O modelo de prevsão será capaz de obter em um determnado estágo T uma dstrbução esperada do preço spot de energa elétrca para T+k, onde T é o mês (ou semana) de referênca e k é o horzonte de prevsão, com k = 1,..., Estado da Arte em Prevsão do Preço Spot Em análse de séres temporas e regressão, o termo de erro ε t é consderado constante. Em séres de preço spot de energa elétrca especalmente em séres horáras é comum encontrar mutos pcos (spkes) dentro do mês, exbndo períodos de ntensa volatldade e períodos de relatva tranqüldade. estes casos, a pressuposção de varânca constante (homocedastcdade) que mutos modelos adotam não é aproprada. A lteratura nternaconal trata os spkes das séres de preços adotando, em geral, processos de reversão para a méda com jumps (Deng. S., 2000 e 1998; Ether, 1999; Ether & Mount, 1998; Knttel & Roberts, 2001) ou modelos estocástcos que consderam dstrbuções de probabldades mstas com chaveamento (Davson et al, 2002). O modelo de Black-Scholes pressupõe movmentos Brownanos geométrcos ou log-normas para o preço e por sso não se aplca no contexto do preço da energa elétrca (Knttel & Roberts, 2001). Porém, um modelo alternatvo muto ctado (para tempo contínuo que requer estaconaredade do processo) é o Markovano com densdade de transção Gaussana, também denomnado de Ohrnsten-Uhlenbeck. Este processo é defndo como:

3 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 80 dp ( t) = κ [ µ p( t)] dt + σ db( t), p(0) = p (5.1) 0 onde p(t) é o preço da energa elétrca no tempo t, κ, µ eσ são parâmetros desconhecdos e { b( t)} é um processo de Wener padrão 2. Assm, desvos do preço de um nível de equlíbro, [ µ p( t)], são corrgdos à taxa κ e sujetos a perturbações aleatóras σ db(t), assumndo que κ > 0. Pode-se mostrar que (d, bd): κ onde α = µ (1 e ) e 0 p( t) α + η (5.2) = 0 + β1 p t 1 t κ β1 = e. O termo de erro, η t, na equação (5.2), é um ruído branco Gaussano com varânca σ 2 2κ = σ (1 e ) / κ. Segundo Knttel & 2 η 2 Roberts (2001), este tpo de modelagem, apesar de capturar algumas das correlações presentes na sére de preço, gnora todos os tpos de cclos, assume que os erros são descorrelatados, a volatldade é constante, etc. Por consegunte, uma extensão nteressante consdera que a méda do processo pode varar no tempo, sto é: dp( t) = κ [ µ ( t) p( t)] dt + σ db( t) (5.3) onde µ (t) é uma função qualquer, geralmente defnda como uma função degrau ou uma soma de funções degraus, podendo assumr o valor untáro, por exemplo, nos horáros de pco do sstema, em determnados períodos da semana ou estações do ano. Pode-se mostrar, para este caso, que: p( t) α + η (5.4) = t + β1 p t 1 κ onde α = µ (1 e ). É mportante notar que a únca dferença entre as equações t t (5.4) e (5.2) está no ntercepto. Observe-se, anda, que a equação (5.4) pode ser vsta como um modelo ARMAX(1,0) com varáves exógenas bnáras (d, bd:12). Adconando-se um termo na equação (5.3), tem-se o processo denomnado jump-dffuson : dp( t) = κ [ µ ( t) p( t)] dt + σ db( t) + z dq( t) (5.5) onde q (t) é um processo Posson com constante λ (probabldade de ocorrer um salto) e z (tamanho do salto) é uma ormal com méda t µ z e varânca σ z. Como a obtenção da dstrbução empírca da equação (5.5) é muto dfícl, usualmente faz-se uma aproxmação pela mstura de ormas. Pode-se, também, defnr 2 Para detalhes sobre a estmação dos parâmetros, consulte e.g. Knttel & Roberts, 2001:11.

4 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 81 extensões a este modelo permtndo que o parâmetro de ntensdade de salto (jump) vare no tempo. Um argumento para se utlzar este últmo modelo é que um salto no preço pode ocorrer com maor probabldade, por exemplo, durante os períodos com demanda elevada ou quando as lnhas de transmssão estão congestonadas (d, bd:15). Davson et al (2002), em uma abordagem nteressante para se prever o preço spot, apresenta um modelo estocástco especalmente desenvolvdo para os pcos (spkes) na sére hstórca de preços spot. Trata-se de um modelo chaveado (swtchng model), multmodal, baseado em msturas de dstrbuções. este caso, uma possível função de densdade de probabldade P (X ) que descrevesse a sére do preço spot S(t) é a segunte: P( X ) = {1 ε [ α( t)]} PL ( S) + ε[ α( t)] PH ( S) (5.6) onde P H (t) é uma dstrbução para o preço spot alto, P L (t) é uma dstrbução para o preço spot baxo e ε é a varável de chaveamento que controla o modelo 3. Os autores concluem que o modelo de chaveamento de dstrbuções é uma ferramenta poderosa para a precfcação de contratos de opções no setor elétrco, porém ressaltam que ele é bom apenas para os pcos, sendo necessáro o desenvolvmento de modelos para preços baxos. Além dsso, exste uma preocupação dos autores com relação à descontnudade do modelo. Uma outra abordagem para a descrção, análse e modelagem da dnâmca das séres de preço spot é apresentada por Léon & Ruba (2001). Os autores analsam a evolução temporal da sére de preços médos dáros negocados no mercado dáro de eletrcdade da Espanha, no período de 1 o janero de 1998 a 31 de outubro de 2000, através de testes de raízes untáras no nível da sére de preços (Dckey-Fuller aumentado e testes não paramétrcos). Além dsso, modelam a volatldade condconal da sére através de um modelo EGARCH(1,1). este trabalho são encontradas evdêncas que rejetam o uso do modelo de reversão para méda na sére ctada, que podem ser devdas às contínuas mudanças nas regras do mercado de eletrcdade e ao fraco desempenho do modelo compettvo estabelecdo (Pool) no período de análse (d, bd:31). 3 Para detalhes sobre a utlzação desse modelo, bem como um estudo de caso com a sére de preço do mercado da Pennsylvana ew Jersey Maryland (PJM), nos EUA, consulte Davson et al (2002).

5 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 82 Stevenson (2001) aplca as transformadas de wavelets (ondaletas) para examnar tanto a sére de preço quanto a de demanda da Austrála em dferentes localzações e níves de resoluções. Ademas, aplcam-se dversos modelos da classe TAR threshold autoregressve às séres fltradas, obtendo bons resultados com os dados fltrados, uma vez que foram capturadas suas componentes de méda e varânca. Modelos ntelgentes, baseados em lógca fuzzy e redes neuras, também são comuns para tratar do problema de prevsão do preço, onde se destacam os trabalhos de Hong & Hsao (2002 e 2001); Ramos et al (2002); Xaohong et al (2000); Wang & Ramsay (1998) e Dondo & El-Hawary (1996), entre outros. o Brasl, o preço spot da energa elétrca é defndo através de modelos computaconas do planejamento da operação. este caso, é possível relaconar bascamente três abordagens para a prevsão do preço:. Modelos empírcos probabldades de transção de estados dos preços spot são defndas utlzando o conhecmento de especalstas;. Séres temporas modelos estatístcos e econométrcos são ajustados às séres hstórcas de preço spot ou às séres fltradas do preço spot;. Programas de despacho podem-se obter estmatvas de preços spot a partr da solução de um modelo de despacho de geração, utlzando modelos probablístcos para tratar as prncpas varáves aleatóras; a prmera abordagem, ncalmente são defndos estados para o preço spot, como baxo, médo e alto, e, em seguda, um modelo para cada transção. Esses modelos são de fácl entendmento, mas têm sdo construídos emprcamente, quase que com base apenas no conhecmento ntutvo de especalstas. Um exemplo deste tpo de modelagem é proposto por Slva (2001). Segundo o autor, o preço spot de energa elétrca no Brasl tera três estados: () estado 1 preço baxo (zero a R$ 20/MWh) segundo uma (8,7); () estado 2 preço alto (maor que R$ 20/MWh) segundo uma (72,58); e () estado 3 preço de seca (maor que R$ 100/MWh) segundo uma (250,150), sendo que os parâmetros das ormas dos estados 1 e 2 são estmados com a sére hstórca do custo margnal de operação e o estado 3 tera uma ocorrênca aleatóra, podendo chegar ao custo do défct. O autor conclu que a probabldade do preço spot passar de um estado baxo para alto e a probabldade dele estar no estado alto e contnuar

6 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 83 alto seguem um processo de reversão da méda (ver também Slva, Texera & Gomes, 2001). o segundo paradgma, modelam-se as séres hstórcas (publcadas 4 ) de CMO ou preço spot. Esta abordagem tem a vantagem de ser smples e requerer bascamente o conhecmento de séres temporas. Ela consegue, mutas vezes, obter boas prevsões e fazer mportantes análses sobre a estrutura da sére (tendênca, sazonaldade, quebras estruturas, ntervenções, etc.). o entanto, esta opção pressupõe que o processo gerador dos dados é únco, desconsderando o fato de que cada valor da sére hstórca de CMO é calculado a partr de um conjunto de dados que são modfcados ou atualzados a cada estágo (mês ou semana). Um exemplo deste tpo de modelagem é Sousa (2003) que aplca os modelos estruturas clásscos de Harvey (1989, 1989b) para a modelagem da sére publcada de CMO, realzando, também, uma análse de suas componentes não observáves de nível, tendênca, sazonaldade e rregular. Amaral (2003) e Amaral & Souza (2002) também seguem esta lnha de pesqusa, apresentando um modelo para a modelagem do preço spot de energa elétrca no Brasl va modelos autoregressvos com transção suave (modelos não lneares da classe STAR), cuja déa básca é atrbur modelos lneares dstntos para cada regão dos dados de CMO, com transção suave entre os modelos (Mederos, 2000; Teräsvrta, 1994). Pode-se destacar, anda, a aplcação de modelos de função de transferênca da famíla ARX (Mederos et al, 2001a), além do uso de matrzes de transção para avalar a transção entre um estado presente e um estado futuro do preço ou da energa natural afluente (Mederos et al, 2001b). Com o objetvo de melhorar os resultados das prevsões do CMO, as séres podem sofrer um pré-tratamento antes de se utlzar os modelos de prevsão propramente dtos. Assm, Guterrez (2002) propõe o uso de wavelets (ondaletas), decompondo a sére de CMO em partes assocadas ao tempo e freqüênca de ocorrênca de alguns eventos (Morettn, 1999). 4 Os dados do preço spot no Brasl são atualmente publcadas pelo MAE e estão dsponíves no ste da empresa (

7 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 84 Fnalmente, na últma abordagem para a prevsão do preço no Brasl, utlzase o modelo ofcal de despacho (ewave), da cadea de modelos de planejamento, ou outro qualquer, e.g. o SDDP (PSRI, 2000), levando-se em consderação todas as varáves do despacho, conforme se dscutu no tercero capítulo. As varáves aleatóras são tratadas por modelos probablístcos, calculando-se um despacho para cada valor assumdo por essas varáves. Obtêmse, ao fnal, dstrbuções esperadas de CMO para todo o período de planejamento. Esta abordagem tem a vantagem de consderar os aspectos físcos do problema, preservando o conceto da varável em questão (CMO). Esses modelos vablzam, anda, um horzonte de prevsão maor, devdo ao tpo de algortmo utlzado. Rocha et al (2001), por exemplo, mostram um sstema construído para smular contratos de energa usando dados de vazões sntétcas e custos margnas de operação, obtdos do ewave, defnndo a cada estágo (mês) a operação ótma do sstema e fornecendo os valores esperados de CMO para todo o período de planejamento. Por uma vsão nterna e estrtamente matemátca do cálculo do preço spot, pode-se dzer que de todas as opções dscutdas até aqu, a últma talvez seja a mas aproprada, uma vez que o preço spot é, na verdade, calculado através do despacho centralzado. Porém, esta abordagem não é flexível o sufcente na smulação dos valores estmados para as varáves aleatóras, fornecendo, em geral, dstrbuções estmadas do CMO pouco nformatvas e com grande dspersão. Isso possvelmente ocorre porque as séres smuladas de vazões (ou energa natural afluente EA), pelo modelo PAR(p), acabam reproduzndo o hstórco, sto é, na maora do tempo o sstema está com abundânca de água (preço spot baxo) e algumas poucas vezes com pouca água (preço spot elevado). Além dsso, geralmente, um ou dos meses de muta chuva acabam sendo o sufcente para que as dstrbuções esperadas de CMO ndquem uma queda brusca do CMO esperado para os alguns meses à frente (MME, 2002b). Outra grande desvantagem desta últma proposta, talvez a maor delas, é que ela é uma opção muto cara em termos computaconas, levando aproxmadamente de 5 a 8 horas para obter a convergênca do algortmo. Por consegunte, qualquer tpo de smulação Monte Carlo com as varáves de nteresse fca nvablzada.

8 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca Metodologa Proposta A abordagem proposta basea-se em sstemas ntelgentes" (neurofuzzy/redes neuras) e nos programas da operação do sstema braslero. Utlzamse como padrões de trenamento o CMO e as varáves mas mportantes que afetam o CMO, obtdos do programa ewave 5. Deve-se ressaltar que a metodologa não prescnde do modelo de formação do preço, mas, utlza menos varáves que as do cálculo ofcal, uma vez que a proposta não é desenvolver um modelo de despacho e sm um modelo de prevsão do preço. Empregando-se os sstemas neuro-fuzzy, as varáves do modelo de prevsão serão defndas através de funções de pertnênca específcas (e.g., baxo, médo e alto), smlarmente aos modelos de transção de estados, mas, com a vantagem de se poder estmar os parâmetros automatcamente a partr dos dados. O esquema geral para o trenamento do modelo de prevsão do preço spot é lustrado na Fgura 19 e tem as seguntes etapas:. O ewave é utlzado uma únca vez para se obter as varáves de entrada.. do modelo de prevsão; Os parâmetros do modelo de prevsão são estmados (fase de trenamento) utlzando os dados de entrada/saída de nteresse; Dstrbuções estmadas do preço spot são obtdas através de smulações com as varáves de entrada do modelo de prevsão. Modelo do Planejamento Operatvo (ewave) Entradas Conhecdas Todas Algumas Modelo de Prevsão do Preço Spot Todas Preço Spot Varáves de Saída Fgura 19. Esquema geral para a prevsão do preço spot 5 O ewave é o preferdo, pos ele fornece o valor ofcal do CMO.

9 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 86 Incalmente, usa-se o ewave uma únca vez para se obter as varáves de nteresse (EA, EARM e CMO) dos estágos subseqüentes T+k, com k=1,...,6. Aconselha-se empregar o caso ofcal do mercado atacadsta de energa do mês T em questão, pos este é o caso que defne o preço spot. A partr daí, estmam-se os parâmetros de um modelo de prevsão utlzando os cenáros dsponíves na smulação sntétca e/ou hstórca do ewave. A segur, dstrbuções do preço spot em T para T+k são obtdas por um esquema de smulação. Para tanto, são defndas dstrbuções esperadas para cada uma das varáves de entrada. a ausênca de nformações confáves sobre essas varáves, adotam-se dstrbuções unformes construídas a partr de faxas de varação, sto é, para cada varável de entrada V é desgnada uma faxa de varação (range) com um valor mínmo, Os valores V e V, e um máxmo, V. V podem ser encontrados de forma ad hoc, através de outros modelos de prevsão (e.g. ARIMA) ou a partr da análse das dstrbuções das varáves de entrada (hstograma do hstórco). A únca restrção mposta, porém, é que a dstrbução de cada varável deve estar compreendda entre o valor mínmo V e máxmo V do conjunto de trenamento do ewave. a prátca, o ewave faz smulações com base em stuações extremas, sto é, tem-se que V >> V e V << V. Assm, utlzando-se dstrbuções esperadas das varáves de entrada do modelo prevsor com menores dspersões (mas nformatvas) do que as obtdas com o ewave, espera-se obter uma dstrbução estmada do preço spot também com menor dspersão. Com relação às varáves de entrada, sabe-se que as mas mportantes no cálculo do CMO são: Varáves lgadas às condções hdrológcas, especalmente as vazões afluentes aos reservatóros e respectvos níves de armazenamentos; na prátca, se utlza os equvalentes energétcos dessas varáves, sto é, a energa natural afluente (EA) e a energa armazenada (EARM); Entrada de novos projetos (plano de obras); Demanda; Preços de combustíves;

10 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 87 Custos de défct; Dsponbldade de equpamentos de geração e transmssão etc. Outras varáves que também podem afetar o CMO são os lmtes de ntercâmbo entre os subsstemas e parâmetros do própro programa ewave, tas como a ordem máxma do modelo de geração de séres sntétcas de EA, o número de cenáros de afluênca etc. Assm, que varáves escolher para o modelo prevsor do preço spot? Isso dependerá da forma e dsponbldade dos dados, uma vez que nem todas as varáves acma têm o formato adequado ou o número sufcente de dados para o ajuste dos parâmetros. Por exemplo, não sera fácl a varável demanda ser ncluída no modelo, pos esta varável é tratada determnstcamente no ewave, não exstndo dados para trenamento do modelo de prevsão 6. A escolha das varáves também será função do sstema de nferênca escolhdo, porque alguns modelos neuro-fuzzy lmtam o número de entradas e saídas (o mesmo não ocorre, em geral, com os modelos de redes neuras), pos estes trabalham com um partconamento em grade (grd partton) 7, ocasonando a chamada maldção da dmensonaldade. Uma solução, neste caso, pode ser o uso de sstemas neuro-fuzzy com partconamentos recursvos herárqucos, tas como os modelos FHB ou FHQ (Souza, 1999). Dos formatos de dados estão dsponíves a cada estágo (mês) no programa ewave, dependendo da escolha do usuáro 8 :. Séres hstórcas. Por esse procedmento, o ewave calcula (atualmente) 69 valores esperados de CMO para cada mês do período de planejamento, a partr dos valores hstórcos de energa natural afluente (EA), de 1932 a 2000;. Séres sntétcas. Séres sntétcas de EA são construídas pelo ajuste de um modelo PAR(p) e um procedmento de smulação Monte Carlo. a 6 Observe-se que, embora os modelos fuzzy permtam nclur varáves sem hstórco, a partr da experênca de especalstas, é de se esperar que a demanda tenha um comportamento relatvamente nelástco em relação ao custo margnal de curto prazo, ou seja, uma consderável varação na demanda levara a uma pequena varação no CMO, no curto prazo. Logo, neste caso, mesmo que exstssem os dados para trenamento, sera necessáro avalar se a nclusão dessa varável melhora o desempenho do modelo. 7 O partconamento fuzzy grd é fxo, sto é, não permte ajustes nas funções de pertnênca. Os sstemas que o utlzam ajustam apenas os parâmetros dos conseqüentes (Souza, 1999:21). 8 O ewave calcula para cada cenáro um valor esperado de CMO através de um despacho hdrotérmco. Para mas detalhes, consulte o tercero capítulo.

11 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 88 prátca, têm-se = 2000 cenáros desta varável. A partr destes cenáros, outros cenáros são construídos para a operação do sstema, cada qual com uma determnada energa armazenada (EARM) e respectvos valores esperados de CMO, para cada estágo (mês) do período de planejamento. a smulação hstórca 9, obtêm-se os valores de CMO consderando o hstórco de vazões de 1932 a 2000, com uma confguração hdráulca e térmca pré-defnda. A título de lustração, a Fgura 20 mostra o gráfco do CMO médo obtdo da smulação hstórca do ewave, do subsstema SE/CO, consderando o caso (confguração) do MAE de feverero de CMO (R$/MWh) fev/02 abr/02 jun/02 ago/02 out/02 dez/02 fev/03 abr/03 jun/03 ago/03 out/03 dez/03 fev/04 abr/04 jun/04 ago/04 out/04 dez/04 fev/05 abr/05 jun/05 ago/05 out/05 dez/05 fev/06 abr/06 jun/06 ago/06 out/06 dez/06 Fgura 20. CMO médo a partr de smulação hstórca (SE-CO, em fev/02) o segundo caso, tem-se a chamada smulação sntétca do ewave. A Fgura 21 mostra o gráfco do CMO médo obtdo desta smulação com 2000 cenáros, do subsstema SE/CO, consderando também o caso (confguração) do MAE de feverero de Observe-se que os dados que geraram a Fgura 20 e a Fgura 21 são as médas dos dversos cenáros de CMO do níco ao fnal do período de planejamento (feverero de 2002 a dezembro de 2006). 9 ão confundr com o que os estatístcos comumente denomnam dados hstórcos, ou seja, os valores passados de uma sére temporal.

12 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca CMO (R$/MWh) fev/02 abr/02 jun/02 ago/02 out/02 dez/02 fev/03 abr/03 jun/03 ago/03 out/03 dez/03 fev/04 abr/04 jun/04 ago/04 out/04 dez/04 fev/05 abr/05 jun/05 ago/05 out/05 dez/05 fev/06 abr/06 jun/06 ago/06 out/06 dez/06 Fgura 21. CMO médo a partr de smulação sntétca (SE-CO, fev/02) As duas fontes de nformação consderam todas as demas varáves que ntegram um despacho usual em sstemas hdrotérmcos. ote-se, anda, que os cenáros de energa armazenada (EARM) ndcam, mesmo que ndretamente, a operação esperada do sstema para cada estágo, partndo sempre do mesmo volume ncal em todos os cenáros (ver capítulo 3 para detalhes deste cálculo). Fnalmente, a Fgura 22 mostra alguns cenáros do ewave para as varáves EA, EARM e CMO. Assm, operando-se o sstema com cada um dos valores de EA e EARM lustrados na fgura, chega-se a um determnado valor de CMO. o exemplo, valores elevados de EA e EARM levam a valores baxos de CMO.

13 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca EA jan mar ma jul set nov EARM jan mar ma jul set nov 200 CMO jan mar ma jul set nov Fgura 22. Dados smulados pelo ewave de EA, EARM e CMO 5.4. Modelo de Prevsão do Preço Spot O objetvo é obter uma dstrbução esperada do preço spot em um mês de referênca T para o mês T+k, onde k é o horzonte de prevsão, em meses, com k = 1,..., 6. A Fgura 23 mostra o modelo proposto que possu três varáves de entrada e uma de saída. Sugere-se aqu o uso de sstemas neuro-fuzzy (SF), entretanto, outros modelos podem ser empregados o estudo de caso do próxmo capítulo, os desempenhos dos modelos neuro-fuzzy são comparados com modelos de redes neuras, utlzando a metodologa proposta.

14 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 91 EA T, T + k EARM T, T + k Sstema euro-fuzzy Preço Spot T, T + k CMO T, T + k Fgura 23. Modelo de prevsão do preço spot va SF onde: k : horzonte de prevsão; EA + T, T k : valor esperado de EA em T para T+k; EARM + CMO + T, T k : valor esperado de EARM em T para T+k; T, T k : valor esperado de CMO em T para T+k; Preço Spot : preço spot prevsto em T para T+k; T, T + k As varáves de entrada EA e EARM são as mas mportantes para a prevsão do preço spot (Mederos & Souza, 2002). Pode-se questonar, no entanto, a utlzação de valores de CMO como entrada do modelo de prevsão, pos esta é, em últma análse, justamente a varável que se quer prever. Mutas vezes, o tomador de decsão tem uma nformação mas precsa da varação do preço para os meses subseqüentes, mas precsa lmtar-se às smulações baseadas no hstórco do ewave. Introduzndo a varável CMO (em T-1 para T+k) na fase de trenamento do sstema, fornece-se uma nformação mas precsa sobre o preço spot para o mês T+k; na verdade essa varável representa a segunda melhor estmatva para o preço no nstante T (a melhor estmatva é usada na saída do sstema para o trenamento dos pesos veja Fgura 24 a segur). Além dsso, dversos testes ndcaram que a nclusão dessa varável traz uma melhora no ajuste do modelo. ote-se, por fm, que a cada mês tem-se uma atualzação da trpla {EA, EARM, CMO}, pos um novo caso é calculado. O ajuste do modelo de prevsão é obtdo com as varáves da Fgura 24. esta fgura, estão ndcados as varáves para o trenamento do sstema de prevsão do preço spot neuro-fuzzy k-meses-à-frente.

15 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 92 EA ˆ T, T + k ewave EARM ˆ CMO ˆ T, T + k T 1, T + k ewave ewave Sstema euro-fuzzy CMO ˆ T, T + k ewave Fgura 24. Modelo proposto para o trenamento onde: EA ˆ t, t+ k ewave : valor estmado pelo ewave de EA em T para T+k; EARM ˆ t, t+ k ewave : valor estmado pelo ewave de EARM em T para T+k; CMO ˆ t 1, t+ k ewave : valor estmado pelo ewave de CMO em T-1 para T+k; CMO ˆ t, t+ k ewave : valor estmado pelo ewave de CMO em T para T+k. Observe-se na Fgura 24 que todas as varáves estão condconadas aos parâmetros do modelo ewave e são fornecdas pelo programa do planejamento da operação. É mportante ressaltar o que fo dto anterormente: a escolha das varáves do modelo prevsor depende da forma e dsponbldade dos dados, uma vez que nem todas as varáves têm o número sufcente de dados para o ajuste dos parâmetros. Além dsso, a escolha será função do SF defndo, pos alguns modelos lmtam o número de entradas e saídas. Estmados os parâmetros (pesos) do modelo, pode-se, então, fazer análses de cenáros ou smulações com as varáves de entrada em t para se obter a dstrbução do preço para t+k. o próxmo capítulo, mostra-se um exemplo passo a passo da aplcação do modelo proposto. Um possível modelo mensal para prevsão do preço spot k meses-à-frente (k=1,..., 6) é mostrado na Fgura 25. Como se pode verfcar este modelo não é únco, pos se desdobra em ses, um para cada passo na prevsão. É possível construr também um modelo geral, para todos os meses do ano. este caso, bastara utlzar todos os dados mensas para o trenamento do SF.

16 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 93 EA + EARM + CMO + T, T k T, T k T, T k k=1 k=2 k=3 k=4 k=5 k=6 Sstema euro- Fuzzy 1-passo-à-frente Sstema euro- Fuzzy 2-passos-à-frente Sstema euro- Fuzzy 3-passos-à-frente Sstema euro- Fuzzy 4-passos-à-frente Sstema euro- Fuzzy 5-passos-à-frente Sstema euro- Fuzzy 6-passos-à-frente Preço Spot + T, T 1 Preço SpotT, T + 2 Preço SpotT, T + 3 Preço SpotT, T + 4 Preço SpotT, T + 5 Preço SpotT, T + 6 Fgura 25. Modelo prevsor va SF de um a ses passos à frente o próxmo capítulo, serão fetos dversos estudos de caso aplcando o modelo da Fgura 25 e os resultados comparados com um modelo de redes neuras artfcas (RA) do tpo feedforward backpropagaton, 3x5x1, empregando a metodologa proposta. A título de lustração, a Fgura 26 traz o modelo de RA a ser utlzado. Para mas detalhes sobre este modelo consulte Haykn (1999). Fgura 26. Modelo de redes neuras para a prevsão do preço spot

17 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 94 Até aqu fo apresentada a metodologa, bem como os modelos propostos para a prevsão do preço spot de energa elétrca no Brasl. Passa-se a dscutr o uso da nferênca fuzzy e de sstemas neuro-fuzzy neste contexto, sto é, fornecese uma motvação para o emprego da nferênca fuzzy na prevsão de curto prazo do preço spot de energa elétrca no Brasl Inferênca Fuzzy para a Prevsão do Preço Spot Mesmo antes do recente período de raconamento de energa que atravessou o Brasl, não era precso ser um grande especalsta na área para conclur que o fornecmento de energa depende, entre outros fatores, fortemente das vazões, do nível de armazenamento do sstema, além, é claro, da concretzação das obras planejadas. o período de raconamento, a escassez de energa fcou ndcada no alto preço da energa no MAE, chegando ao custo de défct, R$684,00/MWh, durante quatro meses de o níco de 2003, com os reservatóros cheos e sem problemas com as chuvas, o mesmo MAE negoca o MWh por apenas R$4,00. o curto prazo, mesmo utlzando apenas o bom senso, sem nenhuma análse estatístca, é possível conclur que, se exste abundânca de água (altas vazões) e os reservatóros estão cheos (exste muta água armazenada) então os preços são baxos. Por outro lado, se exste escassez de água e os reservatóros estão vazos então os preços são altos. O dfícl na análse acma é quantfcar os relaconamentos entre as vazões, níves de armazenamentos e preços, pos os conhecmentos ou expressões lngüístcas são mprecsos, ou seja, possuem um certo grau de nebulosdade (fuzzness) na descrção de sua natureza. Vem daí a déa ncal de se usar a Teora dos Conjuntos ebulosos (Fuzzy Sets), crada por Zadeh (1965), na modelagem do preço spot no Brasl, pos a mesma fornece uma forte base matemátca que permte o manuseo dessas mprecsões 11. Os prmeros modelos fuzzy utlzados para a prevsão do preço spot no Brasl (Mederos et al, 2000) mostraram que a construção das funções de 11 ão é o objetvo aqu descrever a Teora de Conjuntos ebulosos. Um rápdo tutoral sobre o assunto, no entanto, pode ser obtdo em Mendel (1995).

18 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 95 pertnênca para as varáves de nteresse é razoavelmente dfícl. Uma pequena varação nos parâmetros destas funções produz uma grande varação no preço spot, ndcando que o emprego de outra técnca de ntelgênca artfcal (redes neuras) podera ser útl na estmação dos pesos. De fato, os sstemas neuro-fuzzy (SF) aplcados à prevsão do preço de curto prazo (spot) da energa elétrca no Brasl têm obtdo bons resultados (Mederos et al, 2002; Mederos & Souza, 2002). A razão para o bom desempenho com esta classe de modelos é que os mesmos mplementam um sstema de nferênca fuzzy através de uma arqutetura paralela dstrbuída, permtndo assm a ntegração de conhecmentos mplíctos (dados do ewave) e explíctos (conhecmento de notóro saber ou de especalstas). Em modelagem, é comum utlzar opções híbrdas dadas todas as vantagens destas sobre as técncas de dentfcação de sstemas de per s. Ao se combnarem duas ou mas técncas, cra-se mutas vezes um snergsmo que pode levar a um sstema mas poderoso, ou seja, o sstema híbrdo fnal geralmente tem mas poder de nterpretação, de aprendzado, de generalzação etc. que os modelos ndvduas 12. Verfca-se que os sstemas dtos ntelgentes têm aplcação em dversas áreas, como controle, prevsão, classfcação, reconhecmento de padrões, aproxmação de funções, etc. Exstem bascamente três formas para a construção de sstemas híbrdos a partr das técncas de dentfcação de sstemas, a saber: seqüencal; auxlar e ncorporado (Souza, 1999:6). Assm, no modelo híbrdo seqüencal um subsstema atua como a entrada de outro subsstema. Por exemplo, pode-se usar um pré-processador estatístco aconando uma rede neural. Esta é a forma mas fraca de hbrdzação. o modelo híbrdo auxlar, um subsstema é chamado por outro subsstema para realzar uma tarefa auxlar. Por exemplo, uma rede neural nvoca um algortmo genétco para realzar a otmzação de seus pesos, ou de sua estrutura. Por fm, no modelo híbrdo ncorporado, não há separação vsível entre os subsstemas. este modelo, os paradgmas estão combnados em sua forma mas forte, pos um contém o outro. Os exemplos mas comuns de um modelo híbrdo ncorporado são os sstemas neuro-fuzzy. 12 Cf. Souza (1999).

19 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 96 Uma sére de arquteturas de sstemas neuro-fuzzy tem sdo proposta na lteratura nos últmos anos. Dentre essas, pode-se ctar o sstema AFIS (Jang, 1993); FSOM (Vuormaa, 1994); EFCLASS (auck & Kruse, 1995) e EFCO (auck & Kruse, 1994; ürnberger, auck & Kruse, 1999); FHB e FHQ (Souza, 1999). A maora desses modelos trabalha com um número reduzdo de entradas, em razão da maldção da dmensonaldade (explosão combnatoral), pos apresentam restrções para crar sua própra estrutura e conjunto de regras e, em mutos casos, têm estrutura fxa 13. Além dsso, perde-se a nterpretabldade quando se adota sstemas do tpo Sugeno (ver, e.g., Jang, 1993). Passa-se a descrever o sstema AFIS, um dos modelos mas conhecdos e utlzados na prátca, e que será utlzado no próxmo capítulo para modelar o preço spot de energa elétrca no Brasl AFIS: Adaptve euro-fuzzy Inference System Descrção e Restrções A arqutetura AFIS (Adaptve euro-fuzzy Inference System ou Adaptve etwork-based Inference System) fo proposta por J.-S. Jang (Jang, 1993). É talvez o sstema neuro-fuzzy mas conhecdo e empregado devdo as suas qualdades de bom classfcador e prevsor 14. Estruturalmente, verfca-se que a únca lmtação na confguração da rede para os sstemas adaptatvos como o AFIS é que esta deve ser do tpo feedforward (Jang, Sun & Mzutan, 1997). Apesar desta mínma restrção, as redes adaptatvas podem ser empregadas em uma ampla varedade de aplcações, como na tomada de decsão, no processamento de snas e em controle. A segur descreve-se a arqutetura do sstema de nferênca AFIS. 13 As exceções são as classes de modelos recursvos herárqucos, como o FHB e FHQ (Souza, 1999; Souza, Vellasco & Pacheco, 2000 e 2002). 14 Uma possível extensão ao AFIS é o modelo CAFIS (Coatve euro-fuzzy Modellng) proposto por Mzutan & Jang (1995). Uma das vantagens deste modelo é que ele aceta múltplas entradas e múltplas saídas.

20 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca Arqutetura Por smplcdade, consdere um sstema de nferênca fuzzy com duas entradas x e y e uma saída z. Para um modelo fuzzy Sugeno de prmera ordem, um conjunto usual de regras se-então é a segunte 15 : Regra 1: Se x é A1 e y é B 1, então f 1 = p1x + q1 y + r1 Regra 2: Se x é A 2 e y é B 2, então f 2 = p2x + q2 y + r2 A Fgura 27(a) lustra o mecansmo de racocíno para este modelo fuzzy Sugeno de prmera ordem com duas entradas e duas regras; a arqutetura AFIS equvalente é aquela mostrada na Fgura 27(b), onde os nós da mesma camada têm funções smlares. A segur, passa-se a descrever cada camada do modelo. A 1 B 1 w 1 f 1 =p 1 x+q 1 y+r 1 A 2 X B 2 X f = w 1 f 1 + w 2 f 2 w 1 + w 2 = w 1 - f1 w f2 w 2 f 2 =p 2 x+q 2 y+r 2 x Y Camada 1 y Y (a) Camada 4 x y A 1 A 2 B 1 Camada 2 Camada 3 P P w 1 w 2 w- 1 w 2 x y w- 1f1 Camada 5 S f - w- 2 f 2 B 2 (b) Fgura 27. Modelo fuzzy Sugeno (a) e Arqutetura AFIS equvalente (b) 15 Cf. Jang, Sun & Mzutan (1997).

21 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 98 Camada 1. Cada nó nesta camada é um nó adaptatvo com uma função nó do tpo (denota-se a saída do -ésmo nó na camada l como O l, ): O O 1, 1, = µ = µ A ( x), B 2 ( y), para = 1, 2, para = 3, 4 ou (5.1) onde x (ou y) é a entrada para o nó e A (ou B 2 ) é um rótulo lngüístco (como pequeno ou grande ) assocado a este nó. Em outras palavras, O 1, é a função de pertnênca de um conjunto fuzzy A (= A 1, A 2, B1 ou B 2 ) e especfca o grau em que a entrada x (ou y) satsfaz o quantfcador A. Aqu, a função de pertnênca para A pode ser qualquer função de pertnênca parametrzada apropradamente, tal como a função sno generalzada: µ A ( x) = 2b 1+ 1 x c a onde { a, b, c } forma o conjunto de parâmetros. (5.7) Camada 2. Cada nó nesta camada é um nó fxo rotulado Π, cuja saída é o produto de todos os snas de entrada: O = w = µ ( x) ( y), 1,2. (5.8) 2, A µ B = Cada nó de saída dessa camada representa o nível de dsparo (frng strength), w, da regra. Em geral, qualquer operador T-norm 16 pode ser usado como função nó nesta camada. Camada 3. Cada nó nesta camada é um nó rotulado. A partr dessa camada temos o processo defuzzfcador. A saída desse nó, chamada nível de dsparo normalzada, é dada pela razão entre o -ésmo nível de dsparo da regra e a soma de todas os níves de dsparo: w O3, = w =, = 1,2. w + w 1 2 (5.39) 16 Operadores T-norm (Trangular norm) são classes de operadores de nterseção fuzzy (funções de duas posções T(.;.)) que obedecem a requermentos báscos de assocatvdade, comutatvdade, monotcdade e fronteras. Para mas detalhes, consulte e.g. Jang (1993).

22 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 99 nó: Camada 4. Cada nó nesta camada é um nó adaptatvo com uma função O4, = w f = w ( p x + q y + r ) = 1,2. (5.4) Onde w é um nível de dsparo normalzado da camada 3 e { p, q, r } é o conjunto de parâmetros deste nó. Tem-se, então, um produto entre os níves de dsparo normalzados e o valor do conseqüente da regra em s. Por sso, parâmetros nesta camada são denomnados parâmetros conseqüentes. Camada 5. Cada nó nesta camada é um nó fxo rotulado Σ, que calcula a saída geral do sstema como a soma de todos os snas de sua entrada: w f Saída = O = w f = (5.9) 5, w ote-se que a arqutetura dessa rede adaptatva não é únca; pode-se combnar as camadas 3 e 4 para se obter uma rede equvalente com somente quatro camadas. Da mesma forma, é possível também normalzar os pesos na últma camada (d, bd:338). Fnalmente, a Fgura 28(a) mostra uma arqutetura AFIS que é equvalente a um modelo Sugeno de prmera ordem de duas entradas com nove regras, onde cada entrada tem três funções de pertnênca assocadas, e a Fgura 28(b) lustra como o espaço de entrada b-dmensonal é partconado em nove regões fuzzy sobrepostas (grd), cada uma delas governadas por uma regra fuzzy se-então. A dentfcação dos parâmetros do modelo AFIS é realzada, em geral, empregando algortmos de aprendzagem híbrda, sto é, combnando estmação de mínmos quadrados com retropropagação (Mathworks, 2001).

23 Prevsão do Preço Spot de Energa Elétrca 100 Parâmetros da Premssa Parâmetros do Conseqüente x Y Y P 1 x x A 1 A 2 A 3 B 1 B 2 P P P P P P S f B 2 B 3 B B 3 P P y A 1 A 2 A 3 X (a) (b) X Fgura 28. Arqutetura AFIS para (a) modelo Sugeno e (b) espaço de entrada

6 Modelo Proposto Introdução

6 Modelo Proposto Introdução 6 Modelo Proposto 6.1. Introdução Neste capítulo serão apresentados detalhes do modelo proposto nesta dssertação de mestrado, onde será utlzado um modelo híbrdo para se obter prevsão de carga curto prazo

Leia mais

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo 3 Metodologa de Avalação da Relação entre o Custo Operaconal e o Preço do Óleo Este capítulo tem como objetvo apresentar a metodologa que será empregada nesta pesqusa para avalar a dependênca entre duas

Leia mais

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização 30 4 METODOLOGIA 4.1 Modelagem dos Resultados Consderando Sazonalzação A sazonalzação da quantdade de energa assegurada versus a quantdade contratada unforme, em contratos de fornecmento de energa elétrca,

Leia mais

4 Critérios para Avaliação dos Cenários

4 Critérios para Avaliação dos Cenários Crtéros para Avalação dos Cenáros É desejável que um modelo de geração de séres sntétcas preserve as prncpas característcas da sére hstórca. Isto quer dzer que a utldade de um modelo pode ser verfcada

Leia mais

4. Sistemas Neuro-Fuzzy

4. Sistemas Neuro-Fuzzy 4. Sstemas Neuro-Fuzzy Neste capítulo será apresentado o sstema híbrdo Neuro-Fuzzy, o qual é a combnação das técncas de fuzzy e redes neuras. Alguns modelos Neuro-Fuzzy já desenvolvdos na lteratura são

Leia mais

Estudo e Previsão da Demanda de Energia Elétrica. Parte II

Estudo e Previsão da Demanda de Energia Elétrica. Parte II Unversdade Federal de Paraná Setor de Tecnologa Departamento de Engenhara Elétrca Estudo e Prevsão da Demanda de Energa Elétrca Parte II Prof: Clodomro Unshuay-Vla Etapas de um Modelo de Prevsão Objetvo

Leia mais

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens O problema da superdspersão na análse de dados de contagens 1 Uma das restrções mpostas pelas dstrbuções bnomal e Posson, aplcadas usualmente na análse de dados dscretos, é que o parâmetro de dspersão

Leia mais

2 Incerteza de medição

2 Incerteza de medição 2 Incerteza de medção Toda medção envolve ensaos, ajustes, condconamentos e a observação de ndcações em um nstrumento. Este conhecmento é utlzado para obter o valor de uma grandeza (mensurando) a partr

Leia mais

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos 2 Metodologa de Medção de Rscos para Projetos Neste capítulo remos aplcar os concetos apresentados na seção 1.1 ao ambente de projetos. Um projeto, por defnção, é um empreendmento com metas de prazo, margem

Leia mais

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap A técnca de computação ntensva ootstrap O termo ootstrap tem orgem na expressão de língua nglesa lft oneself by pullng hs/her bootstrap, ou seja, alguém levantar-se puxando seu própro cadarço de bota.

Leia mais

Reconhecimento Estatístico de Padrões

Reconhecimento Estatístico de Padrões Reconhecmento Estatístco de Padrões X 3 O paradgma pode ser sumarzado da segunte forma: Cada padrão é representado por um vector de característcas x = x1 x2 x N (,,, ) x x1 x... x d 2 = X 1 X 2 Espaço

Leia mais

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens

O problema da superdispersão na análise de dados de contagens O problema da superdspersão na análse de dados de contagens 1 Uma das restrções mpostas pelas dstrbuções bnomal e Posson, aplcadas usualmente na análse de dados dscretos, é que o parâmetro de dspersão

Leia mais

Regressão Múltipla. Parte I: Modelo Geral e Estimação

Regressão Múltipla. Parte I: Modelo Geral e Estimação Regressão Múltpla Parte I: Modelo Geral e Estmação Regressão lnear múltpla Exemplos: Num estudo sobre a produtvdade de trabalhadores ( em aeronave, navos) o pesqusador deseja controlar o número desses

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Prof. Lorí Val, Dr. UFRG Insttuto de Matemátca

Leia mais

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC)

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC) UNDADE V DELNEAMENTO NTERAMENTE CASUALZADO (DC) CUABÁ, MT 015/ PROF.: RÔMULO MÔRA romulomora.webnode.com 1. NTRODUÇÃO Este delneamento apresenta como característca prncpal a necessdade de homogenedade

Leia mais

3 Algoritmos propostos

3 Algoritmos propostos Algortmos propostos 3 Algortmos propostos Nesse trabalho foram desenvolvdos dos algortmos que permtem classfcar documentos em categoras de forma automátca, com trenamento feto por usuáros Tas algortmos

Leia mais

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma Capítulo 8 Dferencação Numérca Quase todos os métodos numércos utlzados atualmente para obtenção de soluções de equações erencas ordnáras e parcas utlzam algum tpo de aproxmação para as dervadas contínuas

Leia mais

REGRESSÃO NÃO LINEAR 27/06/2017

REGRESSÃO NÃO LINEAR 27/06/2017 7/06/07 REGRESSÃO NÃO LINEAR CUIABÁ, MT 07/ Os modelos de regressão não lnear dferencam-se dos modelos lneares, tanto smples como múltplos, pelo fato de suas varáves ndependentes não estarem separados

Leia mais

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência.

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência. MODELO DE REGRESSÃO DE COX Os modelos de regressão paramétrcos vstos anterormente exgem que se suponha uma dstrbução estatístca para o tempo de sobrevvênca. Contudo esta suposção, caso não sea adequada,

Leia mais

5 Implementação Procedimento de segmentação

5 Implementação Procedimento de segmentação 5 Implementação O capítulo segunte apresenta uma batera de expermentos prátcos realzados com o objetvo de valdar o método proposto neste trabalho. O método envolve, contudo, alguns passos que podem ser

Leia mais

2 Lógica Fuzzy Introdução

2 Lógica Fuzzy Introdução 2 Lógca Fuzzy 2.. Introdução A lógca fuzzy é uma extensão da lógca booleana, ntroduzda pelo Dr. Loft Zadeh da Unversdade da Calfórna / Berkeley no ano 965. Fo desenvolvda para expressar o conceto de verdade

Leia mais

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro.

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro. Aplcação Por exemplo, se prepararmos uma área expermental com todo cudado possível e fzermos, manualmente, o planto de 100 sementes seleconadas de um mlho híbrdo, cudando para que as sementes fquem na

Leia mais

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental.

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Numa relação expermental os valores de uma das

Leia mais

MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS

MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS Às vezes é de nteresse nclur na análse, característcas dos ndvíduos que podem estar relaconadas com o tempo de vda. Estudo de nsufcênca renal: verfcar qual o efeto da

Leia mais

Testes não-paramétricos

Testes não-paramétricos Testes não-paramétrcos Prof. Lorí Val, Dr. http://www.mat.ufrgs.br/val/ val@mat.ufrgs.br Um teste não paramétrco testa outras stuações que não parâmetros populaconas. Estas stuações podem ser relaconamentos,

Leia mais

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro UNIVERIDADE DE ÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINITRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ADMINITRAÇÃO RAD1507 Estatístca Aplcada à Admnstração I Prof. Dr. Evandro Marcos adel Rbero

Leia mais

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16%

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16% Análse de Rsco 1 RISCO Rsco possbldade de perda. Quanto maor a possbldade, maor o rsco. Exemplo: Empresa X va receber $ 1.000 de uros em 30 das com títulos do governo. A empresa Y pode receber entre $

Leia mais

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR 1 CORRELAÇÃO E REGREÃO LINEAR Quando deseja-se estudar se exste relação entre duas varáves quanttatvas, pode-se utlzar a ferramenta estatístca da Correlação Lnear mples de Pearson Quando essa correlação

Leia mais

Programa do Curso. Sistemas Inteligentes Aplicados. Análise e Seleção de Variáveis. Análise e Seleção de Variáveis. Carlos Hall

Programa do Curso. Sistemas Inteligentes Aplicados. Análise e Seleção de Variáveis. Análise e Seleção de Variáveis. Carlos Hall Sstemas Intelgentes Aplcados Carlos Hall Programa do Curso Lmpeza/Integração de Dados Transformação de Dados Dscretzação de Varáves Contínuas Transformação de Varáves Dscretas em Contínuas Transformação

Leia mais

Associação entre duas variáveis quantitativas

Associação entre duas variáveis quantitativas Exemplo O departamento de RH de uma empresa deseja avalar a efcáca dos testes aplcados para a seleção de funconáros. Para tanto, fo sorteada uma amostra aleatóra de 50 funconáros que fazem parte da empresa

Leia mais

DIAGNÓSTICO EM MODELOS LINEARES GENERALIZADOS

DIAGNÓSTICO EM MODELOS LINEARES GENERALIZADOS DIAGNÓSTICO EM MODELOS LINEARES GENERALIZADOS 1 A análse de dagnóstco (ou dagnóstco do ajuste) confgura uma etapa fundamental no ajuste de modelos de regressão. O objetvo prncpal da análse de dagnóstco

Leia mais

UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR

UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EATAS DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Classificadores Lineares. Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D.

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Classificadores Lineares. Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D. Unversdade Federal do Paraná Departamento de Informátca Reconhecmento de Padrões Classfcadores Lneares Luz Eduardo S. Olvera, Ph.D. http://lesolvera.net Objetvos Introduzr os o conceto de classfcação lnear.

Leia mais

Representação e Descrição de Regiões

Representação e Descrição de Regiões Depos de uma magem ter sdo segmentada em regões é necessáro representar e descrever cada regão para posteror processamento A escolha da representação de uma regão envolve a escolha dos elementos que são

Leia mais

Estatística II Antonio Roque Aula 18. Regressão Linear

Estatística II Antonio Roque Aula 18. Regressão Linear Estatístca II Antono Roque Aula 18 Regressão Lnear Quando se consderam duas varáves aleatóras ao mesmo tempo, X e Y, as técncas estatístcas aplcadas são as de regressão e correlação. As duas técncas estão

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ 1 É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Numa relação expermental os valores de uma das

Leia mais

CONTROLADORES FUZZY. Um sistema de controle típico é representado pelo diagrama de blocos abaixo:

CONTROLADORES FUZZY. Um sistema de controle típico é representado pelo diagrama de blocos abaixo: CONTROLADORES FUZZY Um sstema de controle típco é representado pelo dagrama de blocos abaxo: entrada ou referênca - erro CONTROLADOR snal de controle PLANTA saída A entrada ou referênca expressa a saída

Leia mais

3 Desenvolvimento do Modelo

3 Desenvolvimento do Modelo 3 Desenvolvmento do Modelo Neste capítulo apresentaremos como está estruturado o modelo desenvolvdo nesta dssertação para otmzar o despacho de geradores dstrbuídos com o obetvo de reduzr os custos da rede

Leia mais

7 Tratamento dos Dados

7 Tratamento dos Dados 7 Tratamento dos Dados 7.. Coefcentes de Troca de Calor O úmero de usselt local é dado por h( r )d u ( r ) (7-) k onde h(r), o coefcente local de troca de calor é h( r ) q''- perdas T q''- perdas (T( r

Leia mais

Gráficos de Controle para Processos Autocorrelacionados

Gráficos de Controle para Processos Autocorrelacionados Gráfcos de Controle para Processos Autocorrelaconados Gráfco de controle de Shewhart: observações ndependentes e normalmente dstrbuídas. Shewhart ao crar os gráfcos de controle não exgu que os dados fossem

Leia mais

Departamento de Informática. Modelagem Analítica do Desempenho de Sistemas de Computação. Modelagem Analítica. Disciplina: Variável Aleatória

Departamento de Informática. Modelagem Analítica do Desempenho de Sistemas de Computação. Modelagem Analítica. Disciplina: Variável Aleatória Departamento de Informátca Dscplna: do Desempenho de Sstemas de Computação Varável leatóra Prof. Sérgo Colcher colcher@nf.puc-ro.br Varável leatóra eal O espaço de amostras Ω fo defndo como o conjunto

Leia mais

3.6. Análise descritiva com dados agrupados Dados agrupados com variáveis discretas

3.6. Análise descritiva com dados agrupados Dados agrupados com variáveis discretas 3.6. Análse descrtva com dados agrupados Em algumas stuações, os dados podem ser apresentados dretamente nas tabelas de frequêncas. Netas stuações devemos utlzar estratégas específcas para obter as meddas

Leia mais

Notas Processos estocásticos. Nestor Caticha 23 de abril de 2012

Notas Processos estocásticos. Nestor Caticha 23 de abril de 2012 Notas Processos estocástcos Nestor Catcha 23 de abrl de 2012 notas processos estocástcos 2 O Teorema de Perron Frobenus para matrzes de Markov Consdere um processo estocástco representado por um conunto

Leia mais

2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS

2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 22 2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS Como vsto no capítulo 1, a energa frme de uma usna hdrelétrca corresponde à máxma demanda que pode ser suprda contnuamente

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Constata-se, freqüentemente, a estênca de uma relação entre duas (ou mas) varáves. Se tal relação é de natureza quanttatva, a correlação é o nstrumento adequado para descobrr e medr

Leia mais

SISTEMAS FUZZY PARA PREVISÃO DE DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA NO CURTÍSSIMO PRAZO

SISTEMAS FUZZY PARA PREVISÃO DE DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA NO CURTÍSSIMO PRAZO SISTEMS FUZZY PR PREVISÃO DE DEMND DE ENERGI ELÉTRIC NO CURTÍSSIMO PRZO Lucano Carl Morera de ndrade 1, Rogéro ndrade Flauzno 2, Ivan Nunes da Slva 3 1 Escola de Engenhara de São Carlos - USP, São Carlos,

Leia mais

PRESSUPOSTOS DO MODELO DE REGRESSÃO

PRESSUPOSTOS DO MODELO DE REGRESSÃO PREUPOTO DO MODELO DE REGREÃO A aplcação do modelo de regressão lnear múltpla (bem como da smples) pressupõe a verfcação de alguns pressupostos que condensamos segudamente.. Os erros E são varáves aleatóras

Leia mais

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios Algarsmos Sgnfcatvos Propagação de Erros ou Desvos L1 = 1,35 cm; L = 1,3 cm; L3 = 1,30 cm L4 = 1,4 cm; L5 = 1,7 cm. Qual destas meddas está correta? Qual apresenta algarsmos com sgnfcado? O nstrumento

Leia mais

DEFINIÇÃO - MODELO LINEAR GENERALIZADO

DEFINIÇÃO - MODELO LINEAR GENERALIZADO DEFINIÇÃO - MODELO LINEAR GENERALIZADO 1 Um modelo lnear generalzado é defndo pelos seguntes três componentes: Componente aleatóro; Componente sstemátco; Função de lgação; Componente aleatóro: Um conjunto

Leia mais

Contabilometria. Aula 8 Regressão Linear Simples

Contabilometria. Aula 8 Regressão Linear Simples Contalometra Aula 8 Regressão Lnear Smples Orgem hstórca do termo Regressão Le da Regressão Unversal de Galton 1885 Galton verfcou que, apesar da tendênca de que pas altos tvessem flhos altos e pas axos

Leia mais

3 Elementos de modelagem para o problema de controle de potência

3 Elementos de modelagem para o problema de controle de potência 3 Elementos de modelagem para o problema de controle de potênca Neste trabalho assume-se que a rede de comuncações é composta por uma coleção de enlaces consttuídos por um par de undades-rádo ndvdualmente

Leia mais

Cap. IV Análise estatística de incertezas aleatórias

Cap. IV Análise estatística de incertezas aleatórias TLF 010/11 Cap. IV Análse estatístca de ncertezas aleatóras Capítulo IV Análse estatístca de ncertezas aleatóras 4.1. Méda 43 4.. Desvo padrão 44 4.3. Sgnfcado do desvo padrão 46 4.4. Desvo padrão da méda

Leia mais

Modelo linear normal com erros heterocedásticos. O método de mínimos quadrados ponderados

Modelo linear normal com erros heterocedásticos. O método de mínimos quadrados ponderados Modelo lnear normal com erros heterocedástcos O método de mínmos quadrados ponderados Varâncas homogêneas Varâncas heterogêneas y y x x Fgura 1 Ilustração da dstrbução de uma varável aleatóra y (condconal

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Centfca Curso Matemátca Engenhara Electrotécnca º Semestre º 00/0 Fcha nº 9. Um artgo da revsta Wear (99) apresenta dados relatvos à vscosdade do óleo e ao desgaste do aço maco. A relação entre estas

Leia mais

7 - Distribuição de Freqüências

7 - Distribuição de Freqüências 7 - Dstrbução de Freqüêncas 7.1 Introdução Em mutas áreas há uma grande quantdade de nformações numércas que precsam ser dvulgadas de forma resumda. O método mas comum de resumr estes dados numércos consste

Leia mais

X = 1, se ocorre : VB ou BV (vermelha e branca ou branca e vermelha)

X = 1, se ocorre : VB ou BV (vermelha e branca ou branca e vermelha) Estatístca p/ Admnstração II - Profª Ana Cláuda Melo Undade : Probabldade Aula: 3 Varável Aleatóra. Varáves Aleatóras Ao descrever um espaço amostral de um expermento, não especfcamos que um resultado

Leia mais

Capítulo 2. APROXIMAÇÕES NUMÉRICAS 1D EM MALHAS UNIFORMES

Capítulo 2. APROXIMAÇÕES NUMÉRICAS 1D EM MALHAS UNIFORMES Capítulo. Aproxmações numércas 1D em malhas unformes 9 Capítulo. AROXIMAÇÕS NUMÉRICAS 1D M MALHAS UNIFORMS O prncípo fundamental do método das dferenças fntas (MDF é aproxmar através de expressões algébrcas

Leia mais

EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA

EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA Engenhara de Tráfego Consdere o segmento de va expressa esquematzado abaxo, que apresenta problemas de congestonamento no pco, e os dados a segur apresentados: Trechos

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Fundamentos de Estatística 2006/2007 Ficha nº 7

Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Fundamentos de Estatística 2006/2007 Ficha nº 7 Escola Superor de Tecnologa de Vseu Fundamentos de Estatístca 006/00 Fcha nº. Um artgo da revsta Wear (99) apresenta dados relatvos à vscosdade do óleo e ao desgaste do aço maco. A relação entre estas

Leia mais

R X. X(s) Y Y(s) Variáveis aleatórias discretas bidimensionais

R X. X(s) Y Y(s) Variáveis aleatórias discretas bidimensionais 30 Varáves aleatóras bdmensonas Sea ε uma experênca aleatóra e S um espaço amostral assocado a essa experênca. Seam X X(s) e Y Y(s) duas funções cada uma assocando um número real a cada resultado s S.

Leia mais

Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados Análse Exploratóra de Dados Objetvos Análse de duas varáves quanttatvas: traçar dagramas de dspersão, para avalar possíves relações entre as duas varáves; calcular o coefcente de correlação entre as duas

Leia mais

XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Previsão do Consumo Regional da Elektro em Horizonte Anual com Modelos de Rede Neurais

XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Previsão do Consumo Regional da Elektro em Horizonte Anual com Modelos de Rede Neurais XIX Semnáro Naconal de Dstrbução de Energa Elétrca SENDI 2010 22 a 26 de novembro São Paulo - SP - Brasl Prevsão do Consumo Regonal da Eletro em Horzonte Anual com Modelos de Rede Neuras Ivette R. Luna

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Val, Dr. vall@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ Em mutas stuações duas ou mas varáves estão relaconadas e surge então a necessdade de determnar a natureza deste relaconamento. A análse

Leia mais

Modelo Logístico. Modelagem multivariável com variáveis quantitativas e qualitativas, com resposta binária.

Modelo Logístico. Modelagem multivariável com variáveis quantitativas e qualitativas, com resposta binária. Modelagem multvarável com varáves quanttatvas e qualtatvas, com resposta bnára. O modelo de regressão não lnear logístco ou modelo logístco é utlzado quando a varável resposta é qualtatva com dos resultados

Leia mais

Métodos Avançados em Epidemiologia

Métodos Avançados em Epidemiologia Unversdade Federal de Mnas Geras Insttuto de Cêncas Exatas Departamento de Estatístca Métodos Avançados em Epdemologa Aula 5-1 Regressão Lnear Smples: Estmação e Interpretação da Reta Tabela ANOVA e R

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 014 Estatístca Descrtva e Análse Exploratóra Etapas ncas. Utlzadas para descrever e resumr os dados. A dsponbldade de uma grande quantdade de dados e de

Leia mais

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV)

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV) Prncpo do Trabalho rtual (PT)..Contnuo com mcroestrutura Na teora que leva em consderação a mcroestrutura do materal, cada partícula anda é representada por um ponto P, conforme Fgura. Porém suas propredades

Leia mais

3 Subtração de Fundo Segmentação por Subtração de Fundo

3 Subtração de Fundo Segmentação por Subtração de Fundo 3 Subtração de Fundo Este capítulo apresenta um estudo sobre algortmos para a detecção de objetos em movmento em uma cena com fundo estátco. Normalmente, estas cenas estão sob a nfluênca de mudanças na

Leia mais

Modelo linear clássico com erros heterocedásticos. O método de mínimos quadrados ponderados

Modelo linear clássico com erros heterocedásticos. O método de mínimos quadrados ponderados Modelo lnear clássco com erros heterocedástcos O método de mínmos quadrados ponderados 1 Varâncas homogêneas Varâncas heterogêneas y y x x Fgura 1 Ilustração da dstrbução de uma varável aleatóra y (condconal

Leia mais

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA CAPÍTULO DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A MÉDIA ARITMÉTICA OU PROMÉDIO Defnção: é gual a soma dos valores do grupo de dados dvdda pelo número de valores. X x Soma dos valores de x número de

Leia mais

NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES

NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES 1 O nosso objetvo é estudar a relação entre duas varáves quanttatvas. Eemplos:. Idade e altura das cranças.. v. Tempo de prátca de esportes e rtmo cardíaco

Leia mais

DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS

DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS 177 DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS Antôno Carlos da Slva Flho Un-FACEF Introdução Trend Strps (TS) são uma nova técnca de análse da dnâmca de um sstema,

Leia mais

Covariância na Propagação de Erros

Covariância na Propagação de Erros Técncas Laboratoras de Físca Lc. Físca e Eng. omédca 007/08 Capítulo VII Covarânca e Correlação Covarânca na propagação de erros Coefcente de Correlação Lnear 35 Covarânca na Propagação de Erros Suponhamos

Leia mais

Teoria da Regressão Espacial Aplicada a. Sérgio Alberto Pires da Silva

Teoria da Regressão Espacial Aplicada a. Sérgio Alberto Pires da Silva Teora da Regressão Espacal Aplcada a Modelos Genércos Sérgo Alberto Pres da Slva ITENS DE RELACIONAMENTOS Tópcos Báscos da Regressão Espacal; Banco de Dados Geo-Referencados; Modelos Genércos Robustos;

Leia mais

Modelo de Programação Estocástica

Modelo de Programação Estocástica Modelo de Programação Estocástca 23 2 Modelo de Programação Estocástca 2.. Concetos báscos A programação estocástca (PE) é defnda como um modelo de otmzação que apresenta um ou mas parâmetros estocástcos

Leia mais

UMA VALIDAÇÃO MATEMÁTICA PARA UM ALGORITMO QUE SIMULA MISTURAS DE DISTRIBUIÇÕES

UMA VALIDAÇÃO MATEMÁTICA PARA UM ALGORITMO QUE SIMULA MISTURAS DE DISTRIBUIÇÕES UMA VALIDAÇÃO MATEMÁTICA PARA UM ALGORITMO QUE SIMULA MISTURAS DE DISTRIBUIÇÕES Ana Paula Coelho MADEIRA Lucas Montero CHAVES Devanl Jaques de SOUZA Resumo: Uma valdação matemátca, utlzando o conceto de

Leia mais

5 Métodos de cálculo do limite de retenção em função da ruína e do capital inicial

5 Métodos de cálculo do limite de retenção em função da ruína e do capital inicial 5 Métodos de cálculo do lmte de retenção em função da ruína e do captal ncal Nesta dssertação serão utlzados dos métodos comparatvos de cálculo de lmte de retenção, onde ambos consderam a necessdade de

Leia mais

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial 3 Método Numérco O presente capítulo apresenta a dscretação da equação dferencal para o campo de pressão e a ntegração numérca da expressão obtda anterormente para a Vscosdade Newtonana Equvalente possbltando

Leia mais

Termo-Estatística Licenciatura: 4ª Aula (08/03/2013)

Termo-Estatística Licenciatura: 4ª Aula (08/03/2013) Termo-Estatístca Lcencatura: 4ª Aula (08/03/013) Prof. Alvaro Vannucc RELEMBRADO Dstrbução dscreta (hstogramas) x contínua (curvas de dstrbução): Dada uma Função de Dstrbução de Densdade de Probabldade,

Leia mais

Aula Características dos sistemas de medição

Aula Características dos sistemas de medição Aula - Característcas dos sstemas de medção O comportamento funconal de um sstema de medção é descrto pelas suas característcas (parâmetros) operaconas e metrológcas. Aqu é defnda e analsada uma sére destes

Leia mais

Análise de Regressão

Análise de Regressão Análse de Regressão método estatístco que utlza relação entre duas ou mas varáves de modo que uma varável pode ser estmada (ou predta) a partr da outra ou das outras Neter, J. et al. Appled Lnear Statstcal

Leia mais

Programa de Certificação de Medidas de um laboratório

Programa de Certificação de Medidas de um laboratório Programa de Certfcação de Meddas de um laboratóro Tratamento de dados Elmnação de dervas Programa de calbração entre laboratóros Programa nterno de calbração justes de meddas a curvas Tratamento dos resultados

Leia mais

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EPERIMENTOS Professor: Rodrgo A. Scarpel rodrgo@ta.br www.mec.ta.br/~rodrgo Prncípos de cração de modelos empírcos: Modelos (matemátcos, lógcos, ) são comumente utlzados na

Leia mais

Modelo de Alocação de Vagas Docentes

Modelo de Alocação de Vagas Docentes Reunão Comssão de Estudos de Alocação de Vagas Docentes da UFV Portara 0400/2016 de 04/05/2016 20 de mao de 2016 Comssão de Estudos das Planlhas de Alocação de Vagas e Recursos Ato nº 009/2006/PPO 19/05/2006

Leia mais

2 Aproximação por curvas impĺıcitas e partição da unidade

2 Aproximação por curvas impĺıcitas e partição da unidade Aproxmação por curvas mpĺıctas e partção da undade Este capítulo expõe alguns concetos báscos necessáros para o entendmento deste trabalho 1 Curvas Algébrcas Um subconjunto O R é chamado de uma curva mplícta

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Não Lnear com Restrções Aula 9: Programação Não-Lnear - Funções de Váras Varáves com Restrções Ponto Regular; Introdução aos Multplcadores de Lagrange; Multplcadores de Lagrange e Condções

Leia mais

1. Caracterização de séries com

1. Caracterização de séries com 1. Caracterzação de séres com sazonaldade Como dscutdo na Aula 1, sazonaldade é um padrão que se repete anualmente. A sazonaldade é determnístca quando o padrão de repetção anual é exato, ou estocástca,

Leia mais

Teoria Elementar da Probabilidade

Teoria Elementar da Probabilidade 10 Teora Elementar da Probabldade MODELOS MATEMÁTICOS DETERMINÍSTICOS PROBABILÍSTICOS PROCESSO (FENÓMENO) ALEATÓRIO - Quando o acaso nterfere na ocorrênca de um ou mas dos resultados nos quas tal processo

Leia mais

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média.

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média. Estatístca Dscplna de Estatístca 0/ Curso de Admnstração em Gestão Públca Profª. Me. Valéra Espíndola Lessa e-mal: lessavalera@gmal.com Meddas de Dspersão Indcam se os dados estão, ou não, prómos uns dos

Leia mais

5 Formulação para Problemas de Potencial

5 Formulação para Problemas de Potencial 48 Formulação para Problemas de Potencal O prncpal objetvo do presente capítulo é valdar a função de tensão do tpo Westergaard obtda para uma trnca com abertura polnomal (como mostrado na Fgura 9a) quando

Leia mais

Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos 2005.

Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos 2005. Agenda Análse e Técncas de Algortmos Jorge Fgueredo Ordenação baseada em comparação Inserton Sort Mergesort Qucksort Ordenação em tempo lnear Análse de de Algortmos de de Ordenação Problema da Ordenação

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS DECvl ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO ÉTODO DE CROSS Orlando J. B. A. Perera 20 de ao de 206 2 . Introdução O método teratvo ntroduzdo por Hardy Cross (Analyss of Contnuous Frames by Dstrbutng Fxed-End

Leia mais

3 Aproximador de Função para Simulador de Reservatório Petrolífero

3 Aproximador de Função para Simulador de Reservatório Petrolífero Aproxmador de Função para Smulador de Reservatóro Petrolífero 37 3 Aproxmador de Função para Smulador de Reservatóro Petrolífero 3.1. Introdução O desenvolvmento de um campo petrolífero pode ser entenddo

Leia mais

4 Discretização e Linearização

4 Discretização e Linearização 4 Dscretzação e Lnearzação Uma vez defndas as equações dferencas do problema, o passo segunte consste no processo de dscretzação e lnearzação das mesmas para que seja montado um sstema de equações algébrcas

Leia mais

Classificação de Padrões

Classificação de Padrões Classfcação de Padrões Introdução Classfcadores Paramétrcos Classfcadores Sem-paramétrcos Redução da Dmensonaldade Teste de Sgnfcânca 6.345 Sstema de Reconhecmento de Voz Teora Acústca da Produção de Voz

Leia mais

Análise de Regressão Linear Múltipla VII

Análise de Regressão Linear Múltipla VII Análse de Regressão Lnear Múltpla VII Aula 1 Hej et al., 4 Seções 3. e 3.4 Hpótese Lnear Geral Seja y = + 1 x 1 + x +... + k x k +, = 1,,..., n. um modelo de regressão lnear múltpla, que pode ser escrto

Leia mais

Procedimento Recursivo do Método dos Elementos de Contorno Aplicado em Problemas de Poisson

Procedimento Recursivo do Método dos Elementos de Contorno Aplicado em Problemas de Poisson Trabalho apresentado no III CMAC - SE, Vtóra-ES, 015. Proceedng Seres of the Brazlan Socety of Computatonal and Appled Mathematcs Procedmento Recursvo do Método dos Elementos de Contorno Aplcado em Problemas

Leia mais

Capítulo 2. Modelos de Regressão

Capítulo 2. Modelos de Regressão Capítulo 2 Modelos de regressão 39 Capítulo 2 Modelos de Regressão Objetvos do Capítulo Todos os modelos são errados, mas alguns são útes George E P Box Algumas vezes fcamos assustados quando vemos engenheros

Leia mais