invés de dizermos, por exemplo, um seis, para a fração, dizemos um sexto. Os

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "invés de dizermos, por exemplo, um seis, para a fração, dizemos um sexto. Os"

Transcrição

1 FRAÇÕES Os números naturais {0,,, 3,...} são uteis para realizar contagens de objetos, por exemplo. No entanto, eles não dão conta de algumas situações do cotidiano, como quantificar partes de um todo. Durante sua história os egípcios se esbarram nesse problema. Quando as águas do rio Nilo baixavam após as enchentes anuais, as demarcações que delimitavam as propriedades eram levadas pelas águas. Era necessário, então, fazer novas medições para demarcar novamente a superfície de terreno que caberia a cada proprietário. Para fazer as medições, eram utilizadas cordas nas quais havia uma unidade de medida indicada por nós. Os medidores esticavam a corda e verificavam quantas vezes a unidade de medida cabia nos lados do terreno. Muitas vezes, porém, a unidade de medida não cabia um número inteiro de vezes no lado do terreno. Era necessário partir, isto é, fracionar a unidade de medida. Assim, surgiram no Egito os números fracionários. Veja como os egípcios representavam alguns números fracionários. É interessante observar que a palavra fração está relacionada com a palavra fratura que significa quebrar, e, de fato, podemos pensar que as frações representam quantidades que correspondem a pedaços de coisas.

2 Como ler frações? Como acontece muitas vezes, prestar atenção nas palavras pode nos ajudar a lembrar a que elas se referem. A palavra denominador quer dizer indicar nome de, e, de fato, o denominador de uma fração indica o seu nome, que tipo de partes são, se são meios, quartos, sextos ou doze avos como nas frações acima. Já o numerador, indica o número que vamos tomar deste tipo de partes. É como se, ao escrever a fração, estivéssemos dizendo uma parte do tipo sexta. 6 Para ler uma fração, então, dizemos o numerador e depois o denominador, mas por tradição, ao invés de dizermos, por exemplo, um seis, para a fração, dizemos um sexto. Os 6 denominadores de a 0 são lidos assim: denominador como se lê meio terço quarto quinto sexto sétimo oitavo nono décimo Como você pode reparar, as palavras usadas para ler denominadores de fração de a 0, são as mesmas que usamos para indicar posição, por exemplo, em uma fila; isso pode ajudar a memorizálas. Se o denominador é um, podemos dizer inteiros : pode ser lido quatro inteiros. Para denominadores maiores que 0, usamos a palavra avos : é lido um doze avos. Essa palavra pode parecer estranha, mas a usamos corriqueiramente. cinco centavos Quando falamos cinco centavos, estamos fazendo referência a, já que um centavo 00 corresponde a um centésimo de real. Mas, ao invés de dizermos cinco centésimos de um real, dizemos cinco cem avos de real ou cinco centavos. Outro modo de se ler frações, bastante mais simples, mas que não é o oficial, é simplesmente ler o numerador e o denominador, colocando entre eles a palavra sobre. Nesse caso, pode ser lida 3 sobre 3 e 3, pode ser lida 3 sobre.

3 3 Frações de uma quantidade Para calcular a fração de uma medida ou quantidade que é indicada por um número, basta dividir esse número pelo denominador da fração e multiplicá-lo pelo numerador. Exemplo Uma pesquisa com duzentas pessoas concluiu-se que três quartos delas são esportistas. Qual é o número de pessoas que são esportistas? Resolução A pergunta nesse caso é: quantos são 3 de 00?. Para responder, primeiramente dividimos 00 por Em seguida, multiplicamos o resultado por =0 O mesmo resultado pode ser obtido apenas multiplicando a fração pela quantidade, ou seja, de Portanto, para calcular a fração de uma quantidade, basta multiplicar a fração pela quantidade. O mesmo se aplica para o cálculo de uma fração de outra fração. Exemplo Calcule de 3 9. Resolução de Comparar frações Para obter uma fração a partir da divisão de um objeto ou de um inteiro, deve-se lembrar que a divisão deve ser feita de maneira a obter partes iguais. Na figura abaixo não é verdade que foram pintados, já que o retângulo não está dividido em partes iguais.

4 Agora, observando os recipientes a seguir podemos dizer que A foi dividido em partes iguais e, que B foi dividido em 3 partes iguais. Podemos afirmar ainda que de A está preenchido com líquido e que 3 de B está preenchido com líquido. Se fosse perguntado qual das duas frações e é a maior, ficaria simples de responder com 3 referência aos recipientes, pois a relacionada ao recipiente com mais líquido é a maior. Mas, se não estivéssemos observando os recipientes com líquido, como seria possível afirmar qual é a maior? Poderíamos obter frações equivalentes a cada uma delas com o mesmo denominador, ou seja, calcular um conjunto de frações equivalentes a cada uma delas multiplicando tanto o numerador quanto o denominador por,, 3,,... 3 :,,,,, :,,,,,, Ao invés de comparar e 3, comparamos e. Observando os numeradores percebemos que é maior que, logo é maior que 3. Para economizar em cálculos e encontrar as frações a serem comparadas, sem que para isso seja necessário encontrar um conjunto ou uma classe de frações equivalentes, podemos utilizar o mínimo múltiplo comum dos denominadores, no nosso caso, mmc(3, ) =. Em seguida, obtemos frações equivalentes cujos denominadores são. e 3 são respectivamente equivalentes a e Para encontrar a fração equivalente a, por exemplo, dividimos o mmc, ou seja, pelo seu 3 denominador, que é igual a 3, e obtemos. Em seguida, multiplicamos tanto o numerador como o denominador por e obtemos. 3

5 Adição e Subtração de frações Na adição ou subtração de frações com denominadores iguais, adicionamos ou subtraímos os numeradores e mantemos o denominador O cálculo é realizado dessa forma, porque o numerador é o elemento da fração que indica a quantidade de partes a serem tomadas, o denominador, por sua vez, apenas indica em quantas partes foi dividido o todo. Na adição e na subtração de frações com denominadores diferentes, é preciso primeiro substituir as frações por frações equivalentes de mesmo denominador e depois adicionar ou subtrair, respectivamente, as frações Multiplicação de frações Na multiplicação de duas ou mais frações, multiplica-se numerador por numerador e denominador por denominador Divisão de frações Na divisão de um número natural por uma fração (diferente de zero), há uma regra prática que diz que basta multiplicar o número natural pelo inverso da fração. Observe. A mesma regra também pode ser aplicada na divisão de uma fração por um número natural (diferente de zero) e na divisão de uma fração por outra. Observe.

6 6 Frações x Decimais Uma fração é chamada de irredutível quando o maior divisor comum entre o numerador e o denominador for. Uma fração irredutível pode ser representa em forma decimal, para isso basta dividir o numerador da fração pelo seu denominador., 7, ,3 3 Como podemos observar a primeira fração resultou em um número com decimal finita e, a segunda resultou em um número com decimal periódica. O primeiro caso acontece quando um ou mais fatores do denominar forem iguais a e/ou , ,0 0 (.) ,7 0 (.) Possuir apenas os fatores e/ou no denominador faz com que seja possível obter uma potência de 0 no denominador, como podemos ver nos exemplos acima. Assim, a divisão resulta em um número com parte decimal finita. Quando o denominador não possuir apenas e/ou como fatores, a divisão resultará em uma decimal periódica, o que chamamos de dízima periódica. 0,... 0, 9 7 0, ,07 99 Os algarismos escritos abaixo do traço são chamados de período da dízima e eles se repetem indefinidamente. Uma pergunta importante nesse momento é a seguinte: Dada uma dízima periódica, como podemos encontrar a fração correspondente, ou seja, a fração geratriz? Vejamos alguns exemplos. 0,... X = 0,... 0X =,... 0X X =,... 0,... 9X = X 9

7 7 0, X = 0, X = 3, X X = 3, , X = 3 3 X 99, X =,0 + 0, X,0 = 0, (X ) = 0, (X ) = 8, (X ) 0(X ) = 8, , X 000 0X + 0 = 8 990X 990 = 8 990X = X = X X Exercícios Resolvidos. Qual é o resultado de 6: 3? 3 8 6: Qual é o resultado do cálculo. 3? Na compra de um carro, foi paga uma entrada, correspondendo a um terço do seu valor, e o restante foi dividido em prestações fixas e sem juros de R$ 6,00. Calcule o preço do carro. x 000 x x 000 x x

8 8. Em uma caixa havia chocolates. João abriu a caixa e comeu um terço dos chocolates que encontrou. Pedro chegou em seguida e comeu metade dos chocolates que encontrou. Sobraram chocolates. Qual foi a quantidade de chocolates que João comeu? º momento x º momento x x x 3 3 3º momento x 3 x x 3 3. Qual é a soma de todas as frações irredutíveis que são possíveis de escrever com numerador e denominador com apenas um algarismo e formados a partir dos números, 3 e? Em uma sala com 30 alunos foi feita uma pesquisa para saber o esporte preferido dos alunos. O gráfico de setores abaixo representa os resultados dessa pesquisa. Sabendo-se que o círculo representa todos os alunos da sala, responda as questões. a) Qual é a fração que representa os alunos que preferem basquete? FB V V V V V 3 b) Qual é o número de alunos que prefere cada esporte? Futebol: 30 0; Basquete: 30 e Vôlei:

9 9 7. Na figura abaixo todos os triângulos são equiláteros. Que fração irredutível representa a superfície preta dessa figura? Na figura podemos observar quatro tamanhos diferentes de triângulos, que em ordem decrescente, nomeamos por T, T, T 3 e T. Tomando como unidade o T, podemos observar que T T, T3 T e T T3, ou seja, cada triângulo possui um quarto da área do triângulo de tamanho imediatamente superior ao seu. A área preta da figura é composta por T 9T, ou seja, Escreva cada fração na forma do número decimal correspondente. a) b) , , ,37 00 c) 0 0, 0 0 0, 0 0, d) , 9 8 0, , 00 _ , 8

10 0 9. Escreva os números decimais na forma de fração irredutível. a) 0,7 7 0 b) 0, c) 0, d), e), Calcule. a) 7 de b) 7 de c) 9 de Escreva as frações impróprias na forma de número misto. a).().( ) () ou b) 3.() 3 3.( ) 3 3 3() 3 3 ou

11 . Encontre a fração que representa cada dízima periódica a seguir. a) 0, b) 0, c) 3, d), , 0, e) 0, , Compare as frações com os sinais <, > ou =. 3 a) 7, pois 3 mmc(,7) 3 e b) 00, pois mmc(,00) c) 8, pois 7 mmc(,8) e 8 3 d) 3, pois 3 9 mmc(3,) 33 e e) 6, pois 3 33 mmc(6,) e 6. Um vendedor externo recebe comissão de % das vendas que realiza. Em um mês recebeu de comissão R$.00,00, qual foi a sua venda nesse mês? 00 % 00.(00) 00.( 0 0) 00.(0) x x x x 000 x 00% Assim, o vendedor vendeu nesse mês R$.000,00.

12 . A comissão de um vendedor de automóveis é de 0,7% sobre o valor da venda. Quanto ele recebe de comissão ao vender um automóvel por R$ 3.700,00? 0,7 7 0,7% Assim, (3,7),9 000 A comissão da venda desse automóvel é de R$,00. Exercícios Propostos. Sobre as frações: afirmar que: 7 a) 7 8 b) 8 7 e 7 c) são irredutíveis. d) são menores que 7 e 7, é incorreto. A soma dos termos de uma fração é. Adicionando 3 ao numerador e subtraindo 0 do denominador, a diferença entre eles passa a ser. Sendo assim, qual é o valor do denominador? a) 9 b) c) 6 d) 70 e) 79 e) são equivalentes

13 3 3. O texto seguinte é um extrato do testamento do senhor Astolfo: Deixo/3 da quantia que tenho no Banco à minha única filha, Minerva, e o restante à criança que ela está esperando, caso seja do sexo feminino; entretanto, se a criança que ela espera for do sexo masculino, tal quantia deverá ser igualmente dividida entre os dois. Considerando que, mês após o falecimento de Astolfo, Minerva teve um casal de gêmeos, então, para que o testamento de Astolfo fosse atendido, as frações da quantia existente no Banco, recebidas por Minerva, seu filho e sua filha foram, respectivamente: a) b) c) d) e), e 6 6 3, e 6 3 6, e, e, e. Dadas as frações 3,, e 6 3 a) b) c) d) a maior é: e) Nenhuma das demais alternativas

14 . Uma empresa tem funcionários. 3 Desses, executam serviço técnico, um 8 deles é o gerente e o restante executa serviços administrativos. Qual é a fração que representa o número de funcionários que executam serviços administrativos? a) 3 b) c) d) 36 e) 7 7. A expressão a) b) c) d) é igual a: 6. Um avião partiu de um aeroporto com certo número de passageiros. Na primeira escala, desembarcaram 37 dos passageiros. Na escala seguinte embarcaram 0. Na penúltima escala desembarcaram /8 dos passageiros, calcule com quantos passageiros ele partiu do primeiro aeroporto, sabendo que chegaram no destino final 36 passageiros. a) 0 b) 96 c) 6 d) 08 e) 98 Gabarito e d d b b e b

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS NÚMEROS DECIMAIS

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS NÚMEROS DECIMAIS NÚMEROS DECIMAIS Em todo numero decimal: CONVENÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DECIMAL a parte inteira é separada da parte decimal por uma vírgula; um algarismo situado a direita de outro tem um valor significativo

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas Frações e porcentagens Prof. Marcelo Freitas FRAÇÃO A fração representa a idéia da divisão de um inteiro (objeto, figura, número, etc) em partes iguais e destas partes pegamos uma ou mais, conforme o nosso

Leia mais

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Números Racionais e Operações com Frações 1.INTRODUÇÃO Quando dividimos um objeto em partes iguais, uma dessas partes ou a reunião de várias delas

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES Ano letivo 203-4 Fração é um número que exprime uma ou mais partes, em que foi dividida a unidade. Numerador 2 Denominador Termos da fracção é o numerador, representa o número

Leia mais

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02 1 1.1 Conjuntos Numéricos Neste capítulo, serão apresentados conjuntos cujos elementos são números e, por isso, são denominados conjuntos numéricos. 1.1.1 Números Naturais (N) O conjunto dos números naturais

Leia mais

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano Nem todos os números representam quantidades inteiras e existem, por isso, diferentes formas de representar as partes da unidade. Os números decimais e fracionários representam essas partes da unidade.

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ Profª: EDNALVA DOS SANTOS 1 Frações O que são? 2 Para representar os números fracionários foi criado um símbolo, que é a fração. Sendo a e b números naturais e b 0 (b diferente

Leia mais

MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. 3 (três décimos) 3 da. 2 da área. 4. Transformação de número decimal em fração

MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. 3 (três décimos) 3 da. 2 da área. 4. Transformação de número decimal em fração MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. Frações decimais Denominam-se frações decimais aquelas, cujos denominadores são formados pelo número 0 ou suas potências, tais como: 00, 000, 0000, etc. Exemplos: a)

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores.

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Há dois casos possíveis: º) Frações com denominadores iguais OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. Exemplos:

Leia mais

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4 0 - OPERAÇÕES NUMÉRICAS ) Adição algébrica de números inteiros envolve dois casos: os números têm sinais iguais: soma-se os números e conserva-se o sinal; os números têm sinais diferentes: subtrai-se o

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A Exemplos: 9 7 9 9 7 7 9 0 0 0 0 0 0 Denominadores iguais: Na adição e subtração de duas ou mais frações que têm denominadores iguais, conservamos o denominador comum e somamos

Leia mais

Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie.

Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie. Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie. 1º O conteúdo trabalhado no ano será: Obs: Todos os conteúdos antes de serem iniciados devem ter o contexto histórico passado. 1º Modulo Conjuntos:

Leia mais

Os números decimais. Centenas Dezenas Unidades, Décimos Centésimos Milésimos. 2 Centenas 4 dezenas 0 unidades, 7 décimos 5 centésimos 1 milésimo

Os números decimais. Centenas Dezenas Unidades, Décimos Centésimos Milésimos. 2 Centenas 4 dezenas 0 unidades, 7 décimos 5 centésimos 1 milésimo Os números decimais Leitura e escrita de números decimais A fração 6/10 pode ser escrita na forma 0,6, em que 10 é a parte inteira e 6 é a parte decimal. Aqui observamos que este número decimal é menor

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,

Leia mais

Identificar e aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5,6, 8, 9 e 10.

Identificar e aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5,6, 8, 9 e 10. DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSORA: GIOVANA 6os. ANOS (161 e 162) Você deverá: ORIENTAÇÃO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 3º. TRIMESTRE 1. Estudar o resumo dos conteúdos que, neste material, estão dentro dos quadros.

Leia mais

Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais

Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais Diferentes significados de um mesmo conceito: o caso das frações. 1 Cleiton Batista Vasconcelos e Elizabeth Belfort Muitos conceitos matemáticos podem ser

Leia mais

2º Ano Matemática Básica Estudo das Frações Página 1

2º Ano Matemática Básica Estudo das Frações Página 1 Frações Impróprias: É aquela em que o numerador é maior do que o denominador: exemplos:. Frações Aparentes: É aquela em que o numerador é múltiplo do denominador: exemplos:. Há aproximadamente 5000 anos,

Leia mais

Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos.

Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos. Conjuntos Numéricos Conjunto Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos. Exemplos: Conjunto dos números naturais pares; Conjunto formado por meninas da 6ª série do ensino fundamental de

Leia mais

Concurso Público 2017

Concurso Público 2017 Concurso Público 017 Conteúdo I Frações frações equivalentes, simplificação de frações, comparação de frações, números fracionários, operações com frações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Leia mais

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

FRAÇÕES. Professora: Gianni Leal 6ºBM

FRAÇÕES. Professora: Gianni Leal 6ºBM FRAÇÕES Professora: Gianni Leal 6ºBM IDEIA INTUITIVA DE INTEIRO E O QUEBRADO Frases comuns no dia a dia: Perdi o ônibus por uma fração de segundos Paguei 7 reais e uns quebrados. São quatro horas e meia.

Leia mais

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA AULA 001 1 MATEMÁTICA PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA DAVIDSON VICTOR 2 AULA 01 - CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É o primeiro e o mais básico de todos os conjuntos numéricos. Pertencem

Leia mais

Curso de Aritmética Capítulo 1: Conjuntos Numéricos, Operações Básicas e Fatorações

Curso de Aritmética Capítulo 1: Conjuntos Numéricos, Operações Básicas e Fatorações Curso de Aritmética Capítulo 1: Conjuntos Numéricos, Operações Básicas e Fatorações 1. A Base de Nosso Sistema Numérico Se observarmos a história, nós veremos que os primeiros números usados pelos humanos

Leia mais

MÓDULO II. Operações Fundamentais em Z. - Sinais iguais das parcelas, somam-se conservando o sinal comum. Exemplo: 2 4 = 6

MÓDULO II. Operações Fundamentais em Z. - Sinais iguais das parcelas, somam-se conservando o sinal comum. Exemplo: 2 4 = 6 1 MÓDULO II Nesse Módulo vamos aprofundar as operações em Z. Para introdução do assunto, vamos percorrer a História da Matemática, lendo os textos dispostos nos links a seguir: http://www.vestibular1.com.br/revisao/historia_da_matematica.doc

Leia mais

O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E SUAS OPERAÇÕES

O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E SUAS OPERAÇÕES SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E SUAS OPERAÇÕES Contando de diferentes maneiras Página 6. Experimentação Se cada grupo receber pedrinhas, o quadro será o seguinte: Observação:

Leia mais

Conjuntos. Notações e Símbolos

Conjuntos. Notações e Símbolos Conjuntos A linguagem de conjuntos é interessante para designar uma coleção de objetos. Quando os estatísticos selecionam indivíduos de uma população eles usam a palavra amostra, frequentemente. Todas

Leia mais

O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 15:20)

O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 15:20) Lista de Matemática e Interpretacão de texto 5 o ano de 5 à 9/08/206 O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 5:20) 2 a Feira 5/08.Com muita mordomia, resolva os problemas abaixo. a) Wanessa é professora

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

aparecem os números, na parte de cima da máquina)

aparecem os números, na parte de cima da máquina) Um número de quatro algarismos multiplicado por outro de três algarismos deu como resultado 123 123. Quais são esses números? Vamos aprender a utilizar a máquina de calcular em operações simples. Para

Leia mais

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem 1 REPRESENTAÇÃO NA FORMA DECIMAL A representação dos números fracionária já era conhecida há quase 3.000 anos, enquanto a forma decimal surgiu no século XVI com o matemático francês François Viète. O uso

Leia mais

Provão. Matemática 4 o ano

Provão. Matemática 4 o ano Provão Matemática 4 o ano 21 Com base em seus estudos sobre sistema de numeração decimal, marque a alternativa correta para escrevermos por extenso, os números: 1.423 94 195 a) Mil quatrocentos e vinte

Leia mais

Professor: MARA BASTOS E SÔNIA VARGAS Turma: 61 Nota: Questão 5. a) 0,1692 km b) 16,92 km. c) 169,2 km d) 1,692 km. Questão 6. a) 270 km b) 260 km

Professor: MARA BASTOS E SÔNIA VARGAS Turma: 61 Nota: Questão 5. a) 0,1692 km b) 16,92 km. c) 169,2 km d) 1,692 km. Questão 6. a) 270 km b) 260 km ATENÇÃO Esta é uma avaliação individual e não são permitidas consultas a nenhum tipo de material didático. Utilize caneta azul ou preta, respostas à lápis não serão consideradas para efeito de revisão,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

3º Ano e Curso Matemática Básica 02 Página 1

3º Ano e Curso Matemática Básica 02 Página 1 º Modo: O MMC é o produto de todos os fatores primos dos números, considerados uma única vez e de maior expoente. = MMC {;} = = =. NÚMEROS PRIMOS Um número natural maior que é chamado de número primo,

Leia mais

SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS. Como se trata de dois números, representamos por duas letras diferentes x e y.

SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS. Como se trata de dois números, representamos por duas letras diferentes x e y. SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Equação do 1º grau com duas variáveis Ex: A soma de dois números é 10. Quais são esses números? Como se trata de dois números, representamos por duas letras

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367 Divisibilidade Um número é divisível por outro quando sua divisão por esse número for exata. Por exemplo: 20 : 5 = 4 logo 20 é divisível por 5. Múltiplos de um número Um número tem um conjunto infinito

Leia mais

NOTAS SOBRE A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES. Notes on viewing fraction of geometric

NOTAS SOBRE A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES. Notes on viewing fraction of geometric 9 NOTAS SOBRE A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES Notes on viewing fraction of geometric Eudes Antônio da Costa Introdução Nestas notas consideraremos o conjunto dos números naturais (inteiros positivos)

Leia mais

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção.

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção. Conselho de Docentes do 3º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Geometria e Medida Localização e orientação no espaço Coordenadas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS III 2 O BIMESTRE. NÚMEROS DECIMAIS: PROPRIEDADES E OPERAÇÕES (adição, subtração e multiplicação)

LISTA DE EXERCÍCIOS III 2 O BIMESTRE. NÚMEROS DECIMAIS: PROPRIEDADES E OPERAÇÕES (adição, subtração e multiplicação) NOME: Nº. - 6 o ANO - E.F.II DATA: / / 2016 PROF. MARCO MALZONE - MATEMÁTICA I LISTA DE EXERCÍCIOS III 2 O BIMESTRE NÚMEROS DECIMAIS: PROPRIEDADES E OPERAÇÕES (adição, subtração e multiplicação) PARTE

Leia mais

Definição: Uma função de uma variável x é uma função polinomial complexa se pudermos escrevê-la na forma n

Definição: Uma função de uma variável x é uma função polinomial complexa se pudermos escrevê-la na forma n POLINÔMIO I 1. DEFINIÇÃO Polinômios de uma variável são expressões que podem ser escritas como soma finita de monômios do tipo : a t k k onde k, a podem ser números reais ou números complexos. Exemplos:

Leia mais

Números Racionais. MAT1514 MEB 2/2016 T42 Diurno Substituição da Profa. Martha Monteiro

Números Racionais. MAT1514 MEB 2/2016 T42 Diurno Substituição da Profa. Martha Monteiro Números Racionais MAT1514 MEB 2/2016 T42 Diurno Substituição da Profa. Martha Monteiro O que são números racionais? Alguma definição? Como surgiram? Relacionados a quais ideias ou situações? Representação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 6º ao 9º ano e Magistério. 1.3 Tempo da aula: 2,5 horas 1.4 Tempo da oficina: 5 horas 1.5 Conteúdo

Leia mais

ACTIVIDADE Nº II. Fracções. Números racionais

ACTIVIDADE Nº II. Fracções. Números racionais ACTIVIDADE Nº II Nome do Formando: Data: / / Fracções. Números racionais A D. Maria tem um terreno que quer dividir pelos 7 sobrinhos. Cada sobrinho ficou com a sétima parte do terreno ou um sétimo do

Leia mais

LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER. Rio de Janeiro

LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER. Rio de Janeiro LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER Rio de Janeiro 2011 ÍNDICE Capítulo 1: HORA DE ESTUDAR Para que serve este livro...1 Porque Colégio Militar e Colégio Naval?...2 Matérias e alunos...2 Os exercícios

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

2 a SÉRIE. Habilidades

2 a SÉRIE. Habilidades 1 2 1. Comparar os números de elementos de duas coleções dadas e indicar a que tem maior (ou menor) quantidade de elementos. 2. Produzir escritas numéricas, demonstrando compreender regras do sistema de

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 4º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Matemática Turmas: 4º ano Professores: todos os docentes do 4º

Leia mais

MATEMÁTICA Nº DE INSCRIÇÃO. C Adm 5ª Série MATEMÁTICA Tempo de duração da prova Confere: Página 1 de

MATEMÁTICA Nº DE INSCRIÇÃO. C Adm 5ª Série MATEMÁTICA Tempo de duração da prova Confere: Página 1 de Página 1 de 10 MATEMÁTICA 01. Quando se fala em sistema de numeração decimal pensamos nos dedos das mãos. Muitos alunos fazem contas de adição e subtração olhando para os dedos das mãos, e isso não pode

Leia mais

XX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase - Nível

XX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase - Nível XX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase - Nível 1-1998 01. Qual dos números a seguir é o maior? A) 3 45 B) 9 20 C) 27 14 D) 243 9 E) 81 12 02. Um menino joga três dados e soma os números que

Leia mais

Objetivos Gerais Descritores Conteúdos. 1.Utilizar corretamente os números ordinais até "centésimo

Objetivos Gerais Descritores Conteúdos. 1.Utilizar corretamente os números ordinais até centésimo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 3.º ANO DE ESCOLARIDADE - 2016-2017 Domínio/ Números naturais Objetivos Gerais Descritores Conteúdos 1.Conhecer os números ordinais

Leia mais

Utilizando porcentagens

Utilizando porcentagens Módulo 1 Unidade 2 Utilizando porcentagens Para início de conversa... Você já deve ter se defrontado várias vezes com situações que demandam o uso de porcentagens e, pro vavelmente, deve ter usado suas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática3º ano Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática3º ano Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática3º ano Ano Letivo 2016/2017 1º Período Domínios Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até centésimo;

Leia mais

Operações Fundamentais com Números

Operações Fundamentais com Números Capítulo 1 Operações Fundamentais com Números 1.1 QUATRO OPERAÇÕES Assim como na aritmética, quatro operações são fundamentais em álgebra: adição, subtração, multiplicação e divisão. Quando dois números

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 MÚLTIPLA ESCOLHA

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 MÚLTIPLA ESCOLHA MÚLTIPLA ESCOLHA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA Item 0. Sejam os conjuntos: A = Conjunto dos números no quadrado B = Conjunto dos números no pentágono C =

Leia mais

Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais

Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais É indicado por Subconjuntos de : N N e representado desta forma: N N 0,1,2,3,4,5,6,... - conjunto dos números naturais não nulos. P 0,2,4,6,8,... - conjunto

Leia mais

Matemática Guarda Municipal de Curitiba. Prof.: Braian Azael da Silva

Matemática Guarda Municipal de Curitiba. Prof.: Braian Azael da Silva Matemática Guarda Municipal de Curitiba Prof.: Braian Azael da Silva CONJUNTOS NUMÉRICOS Exercício A sequência abaixo foi criada repetindo-se as letras da palavra JANEIRO na mesma ordem: J A N E I R O

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE Números e Operações ANUAL 164 dias letivos Números naturais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «centésimo». 2. Contar até um milhão 1.

Leia mais

MATEMÁTICA. ÍNDICE Conjuntos Numéricos... 2

MATEMÁTICA. ÍNDICE Conjuntos Numéricos... 2 MATEMÁTICA ÍNDICE Conjuntos Numéricos... 2 1 1 Matemática 2 Conjuntos Numéricos 00 Introdução Os conjuntos numéricos mostram a evolução do homem no decorrer do tempo mostrando que, de acordo com suas necessidades,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO MENSAL DE MATEMÁTICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO MENSAL DE MATEMÁTICA Metas (objectivos) / Descritores de desempenho setembro

Leia mais

ww.vestibularsc.com.br

ww.vestibularsc.com.br 1) Encontre os cinco primeiros termoss da seqüência definida por an = n² n + 2n, n e N*. 2) Seja a sequência definida por a n = ( 1) n. n 2, n N *, determine o valor de a 4 a 2 3) Dada a sequência por

Leia mais

SIMULADO DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL. a) ( ) x = 01; b) ( ) x = 10; c) ( ) x = 05; d) ( ) x = 04;

SIMULADO DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL. a) ( ) x = 01; b) ( ) x = 10; c) ( ) x = 05; d) ( ) x = 04; NOME: DATA DE ENTREGA: / / SIMULADO DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL 1) Assinale a sentença correta: a) ( ) 31 ao conjunto dos números pares; b) ( ) {1, 3, 5 } { números ímpares}; c) ( ) 4 C { números pares};

Leia mais

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro.

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Capítulo 1 Números Naturais Múltiplos e Divisores Se um número natural é múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Números primos e números compostos Decomposição de um número em factores primos

Leia mais

O conjunto dos números naturais é representado pela letra N e possui como elementos: N = { 0, 1, 2, 3, 4,...}

O conjunto dos números naturais é representado pela letra N e possui como elementos: N = { 0, 1, 2, 3, 4,...} 07 I. Números naturais e inteiros O conjunto dos números naturais é representado pela letra N e possui como elementos: N = { 0,,,, 4,...} Já o conjunto dos números inteiros é representado pela letra Z

Leia mais

CONHECIMENTOS CAPACIDADES OBJETIVOS / METAS CURRICULARES

CONHECIMENTOS CAPACIDADES OBJETIVOS / METAS CURRICULARES Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) AGRU P A M E N T O DE No caso específico

Leia mais

30's Volume 23 Matemática

30's Volume 23 Matemática 0's Volume 2 Matemática www.cursomentor.com 20 de julho de 20 Q. Calcule o valor da seguinte expressão aritmética: 0 {[( + 6 ) 2 2 ] 2 } [2 0 (2 2 ) (0 2 2 2)] Q2. Em uma determinada cidade, os ônibus

Leia mais

Técnico Judiciário TJ / RS

Técnico Judiciário TJ / RS CONTINHAS Prof. Ivan Zecchin Adição e Subtração Algébrica de Números Fracionários: - Somente podemos somar ou subtrair frações de MESMO DENOMINADOR - Caso não tenham mesmo denominador devemos escrevê-las

Leia mais

MAT Laboratório de Matemática I - Diurno Profa. Martha Salerno Monteiro

MAT Laboratório de Matemática I - Diurno Profa. Martha Salerno Monteiro MAT 1511 - Laboratório de Matemática I - Diurno - 2005 Profa. Martha Salerno Monteiro Representações decimais de números reais Um número real pode ser representado de várias maneiras, sendo a representação

Leia mais

Conjunto dos Números Complexos

Conjunto dos Números Complexos Conjunto dos Unidade Imaginária Seja a equação: x + 0 Como sabemos, no domínio dos números reais, esta equação não possui solução, criou-se então um número cujo quadrado é. Esse número, representado pela

Leia mais

Multiplicação Divisão

Multiplicação Divisão Multiplicação Divisão 1 Introdução Nesta aula iremos analisar como podemos usar o Sistema Numérico para calcular operações básicas usando a Aritmética Decimal na: Multiplicação; Divisão. 2 MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA CURSO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA INICIAL 1º. SEMESTRE DE 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA CURSO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA INICIAL 1º. SEMESTRE DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA CURSO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA INICIAL 1º. SEMESTRE DE 2016 DE25 A 29 de janeiro TURMA MANHÃ E NOITE Os exercícios que não forem resolvidos em sala deverão ser trabalhados

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANO DE TRABALHO ANUAL MATEMÁTICA* 3º Ano de escolaridade Domínios/Subdomínios Objetivos/Descritores de desempenho Meses GEOMERIA E MEDIDA

Leia mais

SOLUÇÕES N item a) Basta continuar os movimentos que estão descritos no enunciado:

SOLUÇÕES N item a) Basta continuar os movimentos que estão descritos no enunciado: N1Q1 Solução SOLUÇÕES N1 2015 Basta continuar os movimentos que estão descritos no enunciado: Basta continuar por mais dois quadros para ver que a situação do Quadro 1 se repete no Quadro 9. Também é possível

Leia mais

Adição e subtração de frações

Adição e subtração de frações ``cap5_aluno'' --- 207//20 --- 0: --- page --- # Lição Adição e subtração de frações EXPLORANDO O ASSUNTO Atividade ( ERRO:{ Objetivos específicos: Levar o aluno a perceber o papel de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 5 Algoritmos Estruturas de Controle - Seleção

LISTA DE EXERCÍCIOS 5 Algoritmos Estruturas de Controle - Seleção Informática Aplicada Campus Angicos Professor: Araken de Medeiros Santos LISTA DE EXERCÍCIOS 5 Algoritmos Estruturas de Controle - Seleção Descreva um algoritmo para os seguintes problemas utilizando estruturas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Licenciatura em Matemática MAT1514 Matemática na Educação Básica 2º semestre 2014 TG1

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Licenciatura em Matemática MAT1514 Matemática na Educação Básica 2º semestre 2014 TG1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Licenciatura em Matemática MAT1514 Matemática na Educação Básica 2º semestre 2014 TG1 ATIVIDADES COM O SISTEMA BABILÔNIO DE BASE 60 A representação

Leia mais

EXERCICIOS COMPLEMENTARES OS CONJUNTOS NUMÉRICOS

EXERCICIOS COMPLEMENTARES OS CONJUNTOS NUMÉRICOS NOME: TURMA: SANTO ANDRÉ, DE DE EXERCICIOS COMPLEMENTARES OS CONJUNTOS NUMÉRICOS Conjunto dos números naturais -Representado pela letra N, este conjunto abrange todos os números inteiros positivos, incluindo

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

- Plano Anual 4º Ano de Escolaridade -

- Plano Anual 4º Ano de Escolaridade - Números e Operações TEM A - Plano Anual 4º Ano de Escolaridade - Matemática Domínios de Referência Contar 1.Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo regras de construção

Leia mais

... Onde usar os conhecimentos os sobre s?...

... Onde usar os conhecimentos os sobre s?... Manual de IV Matemática SEQÜÊNCIA OU SUCESSÃO Por que aprender Progr ogressõe ssões? s?... O estudo das Progressões é uma ferramenta que nos ajuda a entender fenômenos e fatos do cotidiano, desde situações

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ NO4/ Números naturais NO4/ Números racionais não negativos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE - 2016-2017 1. Contar 1. Reconhecer

Leia mais

Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F.

Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F. Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F. Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1.

Leia mais

Professor conteudista: Renato Zanini

Professor conteudista: Renato Zanini Matemática Professor conteudista: Renato Zanini Sumário Matemática Unidade I 1 OS NÚMEROS REAIS: REPRESENTAÇÕES E OPERAÇÕES... EXPRESSÕES LITERAIS E SUAS OPERAÇÕES...6 3 RESOLVENDO EQUAÇÕES...7 4 RESOLVENDO

Leia mais

Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 12 bolas e acertou 7; Mário arremessou 15 bolas e acertou 8.

Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 12 bolas e acertou 7; Mário arremessou 15 bolas e acertou 8. Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 1 bolas e acertou 7; Mário arremessou 1 bolas e acertou 8. Escreva as frações que representam Qual deles ganhou a

Leia mais

SISTEMA DECIMAL. No sistema decimal o símbolo 0 (zero) posicionado à direita implica em multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez).

SISTEMA DECIMAL. No sistema decimal o símbolo 0 (zero) posicionado à direita implica em multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez). SISTEMA DECIMAL 1. Classificação dos números decimais O sistema decimal é um sistema de numeração de posição que utiliza a base dez. Os dez algarismos indo-arábicos - 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 - servem para

Leia mais

C) D) E) A) 410,00 B) 460,00 C) 425,00 D) 435,00 E) 420,00 A) ,00 B) ,00 C) 2.400,00 D) ,00 E) 21.

C) D) E) A) 410,00 B) 460,00 C) 425,00 D) 435,00 E) 420,00 A) ,00 B) ,00 C) 2.400,00 D) ,00 E) 21. MATEMÁTICA NÍVEL FUNDAMENTAL I. PORCENTAGEM 1.Fração Percentual 20%= 0,2 35%= 0,35 4%= 0,04 2. Cálculo da porcentagem de um número Exs: a) Calcular 25% de 600 0,25 x 600 = 150 b) Calcular 8% de 50 0,08

Leia mais

Introdução: Um pouco de História

Introdução: Um pouco de História Números Complexos Introdução: Um pouco de História Houve um momento na História da Matemática em que a necessidade de expressar a raiz de um número negativo se tornou fundamental. Em equações quadráticas

Leia mais

- Planificação Anual - 2º Ano -

- Planificação Anual - 2º Ano - - Planificação Anual - 2º Ano - Matemática Números e Operações (NO2) Números Naturais - Numerais ordinais até vigésimo; - Números naturais até 1000; - Contagens de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10 e de 100

Leia mais

1 Conjunto dos números naturais N

1 Conjunto dos números naturais N Conjuntos numéricos Os primeiros números concebidos pela humanidade surgiram da necessidade de contar objetos. Porém, outras necessidades, práticas ou teóricas, provocaram a criação de outros tipos de

Leia mais

MA11 - Unidade 4 Representação Decimal dos Reais Semana 11/04 a 17/04

MA11 - Unidade 4 Representação Decimal dos Reais Semana 11/04 a 17/04 MA11 - Unidade 4 Representação Decimal dos Reais Semana 11/04 a 17/04 Para efetuar cálculos, a forma mais eciente de representar os números reais é por meio de expressões decimais. Vamos falar um pouco

Leia mais

Matemática. Elementar II Caderno de Atividades

Matemática. Elementar II Caderno de Atividades Matemática Elementar II Caderno de Atividades Autor Leonardo Brodbeck Chaves 2009 2008 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores

Leia mais

Roteiro de Estudos 6º Ano- Matemática 2ºTrimestre -2017

Roteiro de Estudos 6º Ano- Matemática 2ºTrimestre -2017 Roteiro de Estudos 6º Ano- Matemática 2ºTrimestre -2017 Parte 1: 1)Simplifique as frações abaixo até encontrar uma fração irredutível: 18 a) 24 15 20 c) = e) 30 32 12 b) 42 80 d) 100 2)Transforme as frações

Leia mais

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS No conjunto dos números naturais operações do tipo 9-5 = 4 é possível 5 5 = 0 é possível 5 7 =? não é possível e para tornar isso possível foi criado o conjunto dos números

Leia mais

Universidade Federal do Pará - PARFOR. Disciplina: Álgebra Básica e Laboratório de Ensino de Álgebra Básica

Universidade Federal do Pará - PARFOR. Disciplina: Álgebra Básica e Laboratório de Ensino de Álgebra Básica Universidade Federal do Pará - PARFOR Disciplina: Álgebra Básica e Laboratório de Ensino de Álgebra Básica Lista de Exercícios para Prova Substitutiva Assuntos Abordados: Polinômios, Produtos notáveis

Leia mais

Seção Técnica de Ensino 2/7

Seção Técnica de Ensino 2/7 Escolha a única resposta certa, assinalando-a com um X nos parênteses à esquerda. 0. No quadrado mágico abaixo, a soma dos números em cada linha, coluna e diagonal é sempre a mesma. Por isso, no lugar

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho Bimestral 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Matemática Turma: 1ª Série E. Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue em

Leia mais