Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática"

Transcrição

1 Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao processo de formação do Professor de Matemática Coordenador: FÁBIO LUIS BACCARIN Prof. Supervisor: MARCIA CRISTINA LECIUK GONÇALVES Nome da Escola: COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR IZIDORO LUIS CERÁVOLO Licenciandos Bolsitas Nome Curso de licenciatura Diego Aparecido Maronese diegomaronese@msn.com Matemática Emily Caroline Felix Cordeiro emily.karolyne@hotmail.com Matemática Íria Bonfim Gaviolli irioca@hotmail.com Matemática DATA: 11/04/2013 DURAÇÃO: 02 (duas) aulas 2h/aula PARTICIPANTES/SÉRIE: Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental 1. TEMA: Conceito e Propriedades das 2. OBJETIVOS: Compreender a definição de número fracionário; Identificar suas formas de representação; Identificar os tipos existentes de frações; Identificar a fração que representa uma parcela ou parte de um todo; Simplificar uma fração até sua forma irredutível.

2 3. CONTEÚDOS: I. Números Fracionários II. III. a. Definição b. Representação Fracionária c. Representação Decimal d. Leitura do Número Fracionário Tipos de a. Próprias b. Impróprias c. Aparentes d. Números Mistos Equivalentes a. Simplificação de b. Irredutíveis 4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Iniciar com a apresentação em slides, apresentando os confeitos teóricos e a definição de fração. Buscar sempre utilizar de exemplos algébricos e concretos para que os alunos compreendam da melhor forma possível os conceitos que estão sendo apresentados, como por exemplo, utilizar a ideia de dividir uma barra de chocolate em um determinado número de partes para que fique visível a noção de que a fração é uma forma de se representar numericamente uma parte ou parcela de algo. Após alguns exercícios de exemplo e, observando que os alunos estejam compreendendo bem a teoria, será proposta uma lista de exercícios presente no final da apostila, onde cada aluno encontrará atividades simples para identificar uma fração que represente a figura dada, sempre buscando encontrar a sua forma irredutível, além de outros envolvendo operações simples, as quais serão aprofundadas na próxima oficina Recursos materiais e humanos: Notebook Datashow Quadro e giz

3 Lápis Papel sulfite 5. RESULTADOS ESPERADOS: Acredita-se que os estudantes irão compreender bem os conteúdos apresentados e desenvolver de forma correta a atividade de revisão dinâmica. Também se espera que desenvolvam bem a questão do trabalho em grupo e se sintam animados a trabalhar com os conteúdos dentro dessas oficinas. 6. REFERÊNCIAS BARROSO, J. M. Matemática. Projeto Araribá: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries. São Paulo: Moderna, 2006, 1º ed. BRASIL, MEC. DANTE, L. R. Matemática Contexto e Aplicações Volume Único. 3ª ed. São Paulo, Ática, Parâmetros curriculares nacionais para ensino fundamental: matemática. Brasília: MEC, SITE: 7. CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Por mais simples que possa parecer um conteúdo para nós acadêmicos, muita vezes encontramos dificuldades para ensiná-lo às outras pessoas. O conceito de frações é fundamental para todas as áreas do conhecimento matemático e, enquanto professores, precisamos descobrir as melhores formas de transmitir esse conhecimento para que todos os alunos possam compreendê-lo da forma mais clara possível, pois são dúvidas simples que, caso não sejam esclarecidas agora, são carregadas por eles durante toda a sua vida acadêmica.

4 Oficina de Profª Orientadora: Marcia Cristina Leciuk Gonçalves Acadêmicos: Diego Aparecido Maronese Emily Caroline Felix Cordeiro Íria Bonfim Gaviolli

5 PIBID/UNESPAR Licenciatura em Matemática Oficina Conceito: é um modo de expressar uma quantidade a partir de um valor que é dividido por um determinado número de partes iguais entre si. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", "quebrado" (do verbo frangere: "quebrar"). É a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica, com ela podemos efetuar todas as operações como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação. Numerador e Denominador Generalizando, a fração é a representação genérica do valor a que é dividido por b partes iguais, sendo b 0. Em toda fração, o termo superior é chamado de numerador e o termo inferior chamamos de denominador. Em nossa fração genérica temos que o termo a é o numerador e o termo b é o seu denominador. Numerador Denominador Numerador indica quantas partes são tomadas do inteiro, isto é, o número inteiro que é escrito sobre o traço de fração e Denominador indicam em quantas partes dividimos o inteiro, sendo que este número inteiro deve necessariamente ser diferente de zero. Nomenclatura de Por ser uma forma diferente de representação numérica, a fração irá possui uma nomenclatura específica e poderá ser escrita em forma de porcentagem, números decimais (números com vírgula) e números mistos. Leitura de Possuímos três formas básicas de leitura de frações, sendo elas: O numerador é 1 e o denominador é um inteiro 1<d<10 A leitura de uma fração da forma 1/d, onde d é o denominador que é menor do que 10 é feita como: Fração 1/2 1/3 1/4 1/5 1/6 1/7 1/8 1/9 Leitura um meio um terço um quarto um quinto um sexto um sétimo um oitavo um nono O numerador é 1 e o denominador é um inteiro d>10 Quando a fração for da forma 1/d, com d maior do que 10, lemos: 1, o denominador e acrescentamos a palavra avos. Avos é um substantivo masculino, que veio do latim, onde significa parcela, e é usado na leitura das frações, designando cada uma das partes iguais em que foi dividida a unidade e se cujo denominador é maior do que dez.

6 PIBID/UNESPAR Licenciatura em Matemática Oficina Fração Leitura 1/11 um onze avos 1/12 um doze avos 1/13 um treze avos 1/14 um quatorze avos 1/15 um quinze avos 1/16 um dezesseis avos 1/17 um dezessete avos 1/18 um dezoito avos 1/19 um dezenove avos O numerador é 1 e o denominador é um múltiplo de 10 Se o denominador for múltiplo de 10, lemos: Fração Leitura Leitura Comum 1/10 um dez avos um décimo 1/20 um vinte avos um vigésimo 1/30 um trinta avos um trigésimo 1/40 um quarenta avos um quadragésimo 1/50 Umcinquenta avos um quinquagésimo 1/60 um sessenta avos um sexagésimo 1/70 um setenta avos um septuagésimo 1/80 um oitenta avos um octogésimo 1/90 um noventa avos um nonagésimo 1/100 um cem avos um centésimo 1/1000 um mil avos um milésimo 1/10000 um dez mil avos um décimo milésimo 1/ um cem mil avos um centésimo milésimo 1/ um milhão avos um milionésimo Observação: A fração 1/3597 pode ser lida como: um, três mil quinhentos e noventa e sete avos.

7 PIBID/UNESPAR Licenciatura em Matemática Oficina Curiosidade: Há 3000 anos antes de Cristo, os geômetras dos faraós do Egito realizavam marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população. Mas, no período de junho a setembro, o rio inundava essas terras levando parte de suas marcações. Logo os proprietários das terras tinham que marcá-las novamente e para isso, eles utilizavam uma marcação com cordas, que seria uma espécie de medida, denominada estiradores de cordas. As pessoas utilizavam as cordas, esticando-as e assim verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno, mas raramente a medida dava correta no terreno, isto é, não cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno; sendo assim eles sentiram a necessidade de criar um novo tipo de número - o número fracionário, onde eles utilizavam as frações. Tipos de Possuímos vários tipos de frações, porém aqui iremos estudar algumas da mais importantes representações, sendo elas: Próprias Representam quantidades menores que o inteiro, ou seja, tem o numerador menor que o denominador. Exemplos: < 1; < 1. Impróprias Representam quantidades maiores que o inteiro, ou seja, tem o numerador maior que o denominador. Exemplos: > 1; > 1. Aparentes É quando o numerador é múltiplo ao denominador, ou seja, um número inteiro escrito em forma de fração. Exemplos: =1; = 5. Equivalentes São aquelas que mantem a mesma proporção de outra fração, ou seja, representam a mesma parte no inteiro. Exemplos: =. Para encontrar frações equivalentes devemos multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo número natural, diferente de zero. Exemplo: obter frações equivalentes à fração. Portanto as frações são algumas das frações equivalentes a.

8 PIBID/UNESPAR Licenciatura em Matemática Oficina Exemplo: Irredutíveis São aquelas que mantem a mesma proporção de outra fração, ou seja, representam a mesma parte no inteiro. Simplificando Simplificar frações é o mesmo que escrevê-la em uma forma mais simples, para que a mesma se torne mais fácil de ser manipulada. O objetivo de simplificar uma fração é torná-la uma fração irredutível, isto é, uma fração para a qual o Máximo Divisor Comum entre o Numerador e o Denominador seja 1, ou seja, o Numerador e o Denominador devem ser primos entre si. Uma fração pode ser simplificada quando numerador e denominador não são primos entre si. Essa simplificação pode ser feita através dos processos de divisão sucessiva e pela fatoração. A divisão sucessiva corresponde a dividir os dois termos da fração por um mesmo número (fator comum) até que ela se torne irredutível. Exemplo: Respectivamente, dividimos os termos das frações por 2, 2 e 3. Observação: Outra maneira de divisão das frações é obter o Máximo Divisor Comum entre o Numerador e o Denominador e simplificar a fração diretamente por esse valor, obtendo-se assim uma fração que além de manter a proporção da original é do tipo irredutível. Sites de Jogos Educativos sobre :

9 PIBID/UNESPAR Licenciatura em Matemática Oficina Exercícios 1) Observe a figura: 3) Um sexto de uma pizza custa 3 reais, quanto custa: a) da pizza a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? b) da pizza b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? c) A parte pintada representa que fração do retângulo? c) a pizza toda 2) Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada: 4) Se do que eu tenho são 195 reais, a quanto corresponde do que eu tenho? a) 5) Encontre o resultado dos cálculos abaixo: a) b) b) c) c)

10

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática Edital Pibid n 11 /01 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Frações racionais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010.

Frações racionais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010. Matemática Essencial Frações racionais Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 26 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Elementos Históricos

Leia mais

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie.

Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie. Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie. 1º O conteúdo trabalhado no ano será: Obs: Todos os conteúdos antes de serem iniciados devem ter o contexto histórico passado. 1º Modulo Conjuntos:

Leia mais

2. Objetivo Geral: Mostrar aos alunos que é possível expressar uma situação em linguagem matemática própria, formando a partir dai uma sentença.

2. Objetivo Geral: Mostrar aos alunos que é possível expressar uma situação em linguagem matemática própria, formando a partir dai uma sentença. Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro.

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. FRAÇÕES O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a dividimos em quatro

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. operações

NÚMEROS RACIONAIS. operações UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 NÚMEROS RACIONAIS operações Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

Revisão de Frações. 7º ano Professor: André

Revisão de Frações. 7º ano Professor: André Revisão de Frações 7º ano Professor: André FRAÇÃO COMO PARTE DE UMA FIGURA OU OBJETO. O CÍRCULO ACIMA QUE ESTAVA INTEIRO FOI DIVIDIDO EM QUATRO PARTES IGUAIS. CADA UMA DESTAS PARTES REPRESENTA UM PEDAÇO

Leia mais

3. Números Racionais

3. Números Racionais . Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

Fração. Parte ou pedaço de um inteiro.

Fração. Parte ou pedaço de um inteiro. Fração Parte ou pedaço de um inteiro. Exemplos do Uso da Fração no Dia-a-Dia Ao dividir uma pizza; Exemplos do Uso da Fração no Ao dividir um bolo; Dia-a-Dia Milhões Exemplos do Uso da Fração no Dia-a-Dia

Leia mais

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano Nem todos os números representam quantidades inteiras e existem, por isso, diferentes formas de representar as partes da unidade. Os números decimais e fracionários representam essas partes da unidade.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Fabielli Vieira de July 1.2 Público alvo: alunos do 6º e 7º anos 1.3 Duração: 2 h 1.4 Conteúdo desenvolvido: Frações 2. Objetivos da proposta

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Curso de Licenciatura em Física Grupo de Apoio. Mar/ Frações

Curso de Licenciatura em Física Grupo de Apoio. Mar/ Frações 5. Frações Há 5000 anos, os geômetras dos faraós do Egito realizavam a marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população. No período de junho a setembro, o rio inundava essas

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES Ano letivo 203-4 Fração é um número que exprime uma ou mais partes, em que foi dividida a unidade. Numerador 2 Denominador Termos da fracção é o numerador, representa o número

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração.

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. numerador 1 6 traço de fração ( : ) denominador Uma fração envolve a seguinte

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.:

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 0- Observe a figura: Em quantas partes

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

PLANO DE AULA. Objetivos específicos: - Definir o conceito de frações; Recursos: - Quadro branco e pincel; Metodologia: - Diálogo;

PLANO DE AULA. Objetivos específicos: - Definir o conceito de frações; Recursos: - Quadro branco e pincel; Metodologia: - Diálogo; PLANO DE AULA Bolsista: Mayara Fagundes Sena da Silva. Conceitos/Conteúdos: Frações Conteúdos específicos: - História das Frações; - Definição; - Nomenclatura; - Operações com Frações: {Adição e Subtração

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Matemática. Frações. Professor Dudan.

Matemática. Frações. Professor Dudan. Matemática Frações Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS Multiplicação com números decimais Há duas maneiras de efetuarmos a multiplicação envolvendo números decimais: multiplicação de número natural por decimal e multiplicação

Leia mais

Frações. Veja um exemplo: A fração 8 é igual a 8 :2. Neste caso, 8 é o numerador e 2 é o denominador. Efetuando a divisão de 8 por 2, obtemos 2

Frações. Veja um exemplo: A fração 8 é igual a 8 :2. Neste caso, 8 é o numerador e 2 é o denominador. Efetuando a divisão de 8 por 2, obtemos 2 Frações O símolo a significa a:, sendo a e números naturais e diferente de zero Chamamos: a a de fração; de numerador: Frações de denominador: Se a é múltiplo de, então a é um número natural ( números

Leia mais

invés de dizermos, por exemplo, um seis, para a fração, dizemos um sexto. Os

invés de dizermos, por exemplo, um seis, para a fração, dizemos um sexto. Os FRAÇÕES Os números naturais {0,,, 3,...} são uteis para realizar contagens de objetos, por exemplo. No entanto, eles não dão conta de algumas situações do cotidiano, como quantificar partes de um todo.

Leia mais

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração:

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração: Frações Números Racionais Consideremos a operação 4 : 5 =? onde o dividendo não é múltiplo do divisor. Vemos que não é possível determinar o quociente dessa divisão no conjunto dos números naturais porque

Leia mais

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11 Disciplina: Nivelamento - Matemática Aula: 08 Prof.: Wilson Francisco Julio Duração: 20:11 Olá! Seja bem-vindo a mais uma aula de Nivelamento em Matemática! Hoje, vamos falar de multiplicação e divisão

Leia mais

Os números decimais. Centenas Dezenas Unidades, Décimos Centésimos Milésimos. 2 Centenas 4 dezenas 0 unidades, 7 décimos 5 centésimos 1 milésimo

Os números decimais. Centenas Dezenas Unidades, Décimos Centésimos Milésimos. 2 Centenas 4 dezenas 0 unidades, 7 décimos 5 centésimos 1 milésimo Os números decimais Leitura e escrita de números decimais A fração 6/10 pode ser escrita na forma 0,6, em que 10 é a parte inteira e 6 é a parte decimal. Aqui observamos que este número decimal é menor

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ Profª: EDNALVA DOS SANTOS 1 Frações O que são? 2 Para representar os números fracionários foi criado um símbolo, que é a fração. Sendo a e b números naturais e b 0 (b diferente

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Mediateca, E.N.P. 9 Portugués

Mediateca, E.N.P. 9 Portugués Tema: Los números en portugués Contenidos: Los números cardinales y ordinales en lengua portuguesa Objetivo: El alumno conocerá y aprenderá la pronunciación y la grafía tanto de los números cardinales

Leia mais

R.: b) Crie um título para o texto lido, usando o nome desse elemento.

R.: b) Crie um título para o texto lido, usando o nome desse elemento. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 0- Leia o texto a seguir. Nosso planeta tem muito mais água do que terra: apenas a fração de é terra. É nos

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

AGENTE ADMINISTRATIVO FEDERAL

AGENTE ADMINISTRATIVO FEDERAL FRAÇÕES SÍNTESE TEÓRICA O que é uma fração? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a

Leia mais

NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO

NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO PROFESSOR:Ardelino R Puhl Ano 2015 MÓDULO- 3 ( QUINTA SÉRIE ) PROBLEMAS ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES 1-A um teatro compareceram

Leia mais

01- Verifique se o número é múltiplo de 29. R.: a) D (25) = b) D (17) = c) D (20) = d) D (18) =

01- Verifique se o número é múltiplo de 29. R.: a) D (25) = b) D (17) = c) D (20) = d) D (18) = PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Verifique se o número 8 437 é

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos - FNT Plano de Ensino Aritmética. Prof.: Joni Fusinato 1

Fundamentos Tecnológicos - FNT Plano de Ensino Aritmética. Prof.: Joni Fusinato  1 Fundamentos Tecnológicos - FNT Plano de Ensino Aritmética Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Plano de Ensino Competências: Conhecer operações com números reais, com sistemas

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A Exemplos: 9 7 9 9 7 7 9 0 0 0 0 0 0 Denominadores iguais: Na adição e subtração de duas ou mais frações que têm denominadores iguais, conservamos o denominador comum e somamos

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 2 Frações Profe. Kátia FRAÇÕES Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Partes de um inteiro. Todo objeto original

Leia mais

Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos.

Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos. Conjuntos Numéricos Conjunto Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos. Exemplos: Conjunto dos números naturais pares; Conjunto formado por meninas da 6ª série do ensino fundamental de

Leia mais

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo,

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo, Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Numa sala quadrada, com 4 m de lado, o piso foi revestido de lajotas, também quadradas, com 40 cm de lado. Após um problema de infiltração, algumas lajotas estão danificadas

Leia mais

2º Ano Matemática Básica Estudo das Frações Página 1

2º Ano Matemática Básica Estudo das Frações Página 1 Frações Impróprias: É aquela em que o numerador é maior do que o denominador: exemplos:. Frações Aparentes: É aquela em que o numerador é múltiplo do denominador: exemplos:. Há aproximadamente 5000 anos,

Leia mais

6. Os Numerais, os Determinantes e os Pronomes

6. Os Numerais, os Determinantes e os Pronomes 6. Os Numerais, os Determinantes e os Pronomes 6.1. Os Numerais Numerais são palavras que nos indicam a quantidade exacta de coisas, pessoas ou animais, assim como a ordem (posição) da sua colocação. Existem

Leia mais

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1º BIMESTRE

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1º BIMESTRE . GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS AVALIAÇÃO BIMESTRAL º BIMESTRE NOME: TURMA: TURNO: DATA: PROFESSOR:

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

3º Ano e Curso Matemática Básica 02 Página 1

3º Ano e Curso Matemática Básica 02 Página 1 º Modo: O MMC é o produto de todos os fatores primos dos números, considerados uma única vez e de maior expoente. = MMC {;} = = =. NÚMEROS PRIMOS Um número natural maior que é chamado de número primo,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Natauan Bianchin de Lima 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

Aula 4. Frações. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental

Aula 4. Frações. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental Frações Aula Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar os conceitos sobre os números fracionários e as operações com frações. Objetivos Ao concluir esta aula, você deverá

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 6º ao 9º ano e Magistério. 1.3 Tempo da aula: 2,5 horas 1.4 Tempo da oficina: 5 horas 1.5 Conteúdo

Leia mais

Centro Educacional Sesc Cidadania. Goiânia, Novembro/ º ano Turma: Nome do(a) Aluno(a): Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres

Centro Educacional Sesc Cidadania. Goiânia, Novembro/ º ano Turma: Nome do(a) Aluno(a): Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, Novembro/07. 6º ano Turma: Nome do( Aluno(: Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres Lista de Recuperação N do 3º Trimestre Disciplina:

Leia mais

Frações Decimais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010.

Frações Decimais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010. Matemática Essencial Frações Decimais Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 26 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 O papel das frações

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO 4º ANO Calcular o resultado de uma adição oude uma subtração de números naturais. Calcular o resultado de uma multiplicação oude uma divisão de números naturais. Identificar a localização/movimentação

Leia mais

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02 1 1.1 Conjuntos Numéricos Neste capítulo, serão apresentados conjuntos cujos elementos são números e, por isso, são denominados conjuntos numéricos. 1.1.1 Números Naturais (N) O conjunto dos números naturais

Leia mais

NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO MÓDULO - 3 ( QUINTA SÉRIE ) PROFESSOR:Ardelino R Puhl

NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO MÓDULO - 3 ( QUINTA SÉRIE ) PROFESSOR:Ardelino R Puhl NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO MÓDULO - 3 ( QUINTA SÉRIE ) PROFESSOR:Ardelino R Puhl PROBLEMAS ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES 1-A um teatro compareceram

Leia mais

DECIMAIS. Definições e operações

DECIMAIS. Definições e operações DECIMAIS Definições e operações A representação dos números fracionária já era conhecida há quase 3.000 anos, enquanto a forma decimal surgiu no século XVI com o matemático francês François Viète. O uso

Leia mais

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas Frações e porcentagens Prof. Marcelo Freitas FRAÇÃO A fração representa a idéia da divisão de um inteiro (objeto, figura, número, etc) em partes iguais e destas partes pegamos uma ou mais, conforme o nosso

Leia mais

Estudo Dirigido. 1) Preencha a tabela com o sucessor e o antecessor dos números naturais a seguir: Números Naturais Sucessor Antecessor

Estudo Dirigido. 1) Preencha a tabela com o sucessor e o antecessor dos números naturais a seguir: Números Naturais Sucessor Antecessor Estudante: 6º Ano/Turma: Educador: Lilian Nunes C. Curricular: Matemática Estudo Dirigido 1º Trimestre Números naturais e sistema de numeração. 1) Preencha a tabela com o sucessor e o antecessor dos números

Leia mais

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem 1 REPRESENTAÇÃO NA FORMA DECIMAL A representação dos números fracionária já era conhecida há quase 3.000 anos, enquanto a forma decimal surgiu no século XVI com o matemático francês François Viète. O uso

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

1. Operações Numéricas e suas Hierarquias

1. Operações Numéricas e suas Hierarquias Operações Matemáticas e Frações Reforço de Matemática Básica - Professor: Marcio Sabino - Semestre 20. Operações Numéricas e suas Hierarquias As quatro operações básicas conhecidas são: soma, subtração,

Leia mais

FRAÇÕES. Professor Dudan

FRAÇÕES. Professor Dudan FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou "quebrado

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Matemática Trimestre: 1º Números Naturais: - Sistema de numeração - Adição e subtração - Multiplicação e divisão - Traduzir em palavras números representados por algarismos

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM3/2017

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM3/2017 4º ANO Calcular o resultado de uma adição ou de uma subtração de números naturais. Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais Ler informações e dados apresentados em

Leia mais

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Números Racionais e Operações com Frações 1.INTRODUÇÃO Quando dividimos um objeto em partes iguais, uma dessas partes ou a reunião de várias delas

Leia mais

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta:

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Problemas para você resolver Leia

Leia mais

Concurso Público 2017

Concurso Público 2017 Concurso Público 017 Conteúdo I Frações frações equivalentes, simplificação de frações, comparação de frações, números fracionários, operações com frações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Leia mais

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO Monster Concursos Matemática 1 ENCONTRO CONJUNTOS NUMÉRICOS Conjuntos numéricos podem ser representados de diversas formas. A forma mais simples é dar um nome ao conjunto e expor todos os seus elementos,

Leia mais

FRAÇÕES. Professora: Gianni Leal 6ºBM

FRAÇÕES. Professora: Gianni Leal 6ºBM FRAÇÕES Professora: Gianni Leal 6ºBM IDEIA INTUITIVA DE INTEIRO E O QUEBRADO Frases comuns no dia a dia: Perdi o ônibus por uma fração de segundos Paguei 7 reais e uns quebrados. São quatro horas e meia.

Leia mais

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos.

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite O que é um algarismo? É um símbolo que utilizamos para formar e representar os números. Exemplo: Os algarismos que compõem o

Leia mais

Ana Paula Cardoso. Plano de Trabalho 1: Números Reais e Radiciação

Ana Paula Cardoso. Plano de Trabalho 1: Números Reais e Radiciação Ana Paula Cardoso MATRÍCULA: 09253030 anapaulaaud@hotmail.com Plano de Trabalho 1: Números Reais e Radiciação FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇAO CECIERJ/SEEDUC COLÉGIO: SEEDUC

Leia mais

Professor: MARA BASTOS E SÔNIA VARGAS Turma: 61 Nota: Questão 5. a) 0,1692 km b) 16,92 km. c) 169,2 km d) 1,692 km. Questão 6. a) 270 km b) 260 km

Professor: MARA BASTOS E SÔNIA VARGAS Turma: 61 Nota: Questão 5. a) 0,1692 km b) 16,92 km. c) 169,2 km d) 1,692 km. Questão 6. a) 270 km b) 260 km ATENÇÃO Esta é uma avaliação individual e não são permitidas consultas a nenhum tipo de material didático. Utilize caneta azul ou preta, respostas à lápis não serão consideradas para efeito de revisão,

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

Roteiro da aula. MA091 Matemática básica. Simplificação por divisões sucessivas. Divisores. Aula 4 Divisores e múltiplos. MDC. Operações com frações

Roteiro da aula. MA091 Matemática básica. Simplificação por divisões sucessivas. Divisores. Aula 4 Divisores e múltiplos. MDC. Operações com frações Roteiro da aula MA091 Matemática básica Aula Divisores e múltiplos. MDC. Operações com frações 1 Francisco A. M. Gomes UNICAMP - IMECC Março de 016 Francisco A. M. Gomes (UNICAMP - IMECC) MA091 Matemática

Leia mais

Matemática lógica. 7,5 2=15 x 8 +5,4=13,4

Matemática lógica. 7,5 2=15 x 8 +5,4=13,4 Central de Treinamento e Aperfeiçoamento em Eletrônica 9 Apostila 7,5 2=5 x 0 3 2 8 8 +5,=3, 5 7 6 Matemática lógica www.ctaeletronica.com.br Deus amou o mundo de tal maneira que Deu Seu Filho unigênito,

Leia mais

4. Números Racionais (continuação)

4. Números Racionais (continuação) 4. Números Racionais (continuação) Quando falamos em números, com as pessoas comuns, estamos nos referindo a uma classe bem especial de números racionais (Q) os chamados números decimais. Números Decimais

Leia mais

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que RADICIAÇÃO Provavelmente até o 8 ano, você aluno só viu o conteúdo de radiciação envolvendo A RAIZ QUADRA Para relembrar: = para calcular a raiz quadrada de, devemos encontrar um número que elevado a seja,

Leia mais

Números Decimais. Esse método, modernizado, é utilizado até hoje.

Números Decimais. Esse método, modernizado, é utilizado até hoje. Números Decimais O francês Viète (1540-1603) desenvolveu um método para escrever as frações decimais; no lugar de frações,viète escreveria números com vírgula. Esse método, modernizado, é utilizado até

Leia mais

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos Capítulo 1 Matemática Básica Neste capítulo, faremos uma breve revisão de alguns tópicos de Matemática Básica necessários nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Os tópicos revisados neste capítulo

Leia mais

MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. 3 (três décimos) 3 da. 2 da área. 4. Transformação de número decimal em fração

MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. 3 (três décimos) 3 da. 2 da área. 4. Transformação de número decimal em fração MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. Frações decimais Denominam-se frações decimais aquelas, cujos denominadores são formados pelo número 0 ou suas potências, tais como: 00, 000, 0000, etc. Exemplos: a)

Leia mais

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan Matemática FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou

Leia mais

Equipe de Matemática MATEMÁTICA

Equipe de Matemática MATEMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 5R Ensino Médio Equipe de Matemática Data: MATEMÁTICA Conjunto dos números racionais O conjunto dos números racionais é uma ampliação do conjunto dos números inteiros.

Leia mais

Companhia de Saneamento de Alagoas CASAL. Assistente Administrativo. Concurso Público Nº 03/2017 Programa Jovem Aprendiz

Companhia de Saneamento de Alagoas CASAL. Assistente Administrativo. Concurso Público Nº 03/2017 Programa Jovem Aprendiz Companhia de Saneamento de Alagoas CASAL Assistente Administrativo Concurso Público Nº 03/017 Programa Jovem Aprendiz JN110-018 DADOS DA OBRA Título da obra: Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL

Leia mais