MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID"

Transcrição

1 PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 6º ao 9º ano e Magistério. 1.3 Tempo da aula: 2,5 horas 1.4 Tempo da oficina: 5 horas 1.5 Conteúdo desenvolvido: Frações 2. Objetivos específicos - Apresentar a história das frações; - Explicar os conceitos de frações, numerador e denominador, suas respectivas leituras e por meio de imagens mostrar a representação numérica relacionada a figura; - Verificar a necessidade de termos outros números quando a divisão de números naturais não dá exata; - Identificar a equivalência de frações; - Estabelecer a relação entre fração e divisão.. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 min) Acomodação dos alunos; (10 min) Vídeo sobre a história das frações; (260 min) Introdução do conteúdo através dos discos de frações; (20 min) - Jogos de frações. 1 etapa Após a acomodação dos alunos, será passado um vídeo de três minutos sobre a história das frações ( Na seqüência comentários sobre o vídeo enfatizando o surgimento das frações. Para os comentários, serão utilizados slides, com imagens para facilitar a discussão, conforme Figura 1:

2 Figura 1: Estiradores de cordas. Referência: educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hm/page03.htm Nas antigas sociedades literárias que são Egito e Mesopotâmia, a representação numérica aconteceu muito antes da descoberta da escrita, quando surgiram nos registros comerciais. Por volta do ano 3000 a.c., um faraó repartiu o solo do Egito às margens do rio Nilo entre seus agricultores. Na época das cheias, que são de Junho a Setembro, o rio Nilo subia e derrubava as arcas de pedra que cada agricultor usava para marcar os limites do seu terreno e levava parte de um lote. Portanto, todo final de setembro, quando as águas baixavam, era necessário remarcar os terrenos de cada agricultor. Os responsáveis por essa marcação eram os chamados esticadores de corda, pois mediam os terrenos com cordas nas quais uma unidade de medida estava marcada. Essas cordas eram esticadas e se verificava quantas vezes a tal unidade de medida cabia no terreno, nem sempre cabia a unidade de medida inteira. Por essa necessidade surgiu o uso do número fracionário. 2 etapa A partir do vídeo serão entregues aos alunos discos de frações que servirão para auxiliar na introdução do conteúdo, e na visualização da representação gráfica de uma fração.

3 Neste trabalho será feito algumas indagações utilizando o material como: - que fração representa cada parte em relação ao todo (figura inteira); - retirar uma parte ou mais partes do disco e verificar qual fração representam as partes que sobraram; - retirar uma parte ou mais partes do disco e verificar qual fração representam o que falta para completar a figura inteira; - comparar as metades de cada disco (sobrepondo um disco em outro) para compreender a equivalência de frações. Os discos de frações servem como recurso para um melhor entendimento e principalmente para frações de equivalência. Na matemática representamos cada peça da seguinte forma: Será trabalhando a leitura das frações, conforme quadro abaixo. Denominador Fração unitária Leitura 2 Um meio ou metade 3 Um terço 4 Um quarto 5 Um quinto 6 Um sexto 7 Um sétimo 8 Um oitavo 9 Um nono

4 1 peça verde claro: 1 parte de 5 ou ; lê-se: um quinto 1 peça laranja: 1 parte de 8 ou ; lê-se um oitavo 1 peça rosa: 1 parte de 2 ou ; lê-se um meio 1 peça rocha: 1 parte de 4 ou ; lê-se um quarto. Trabalharei as frações com denominador 10, 100 e 1000, conforme quadro abaixo. Denominador Fração Leitura 10 Um décimo 100 Vinte e um centésimo 1000 Cinco milésimo... Exercícios de compreensão 1: Será solicitado aos alunos peguem o disco que está dividido em seis partes. Questionamentos: - Peguem uma parte que fração representa? Um sexto - Peguem três partes que fração representa? Três sexto que é equivalente a um meio; - Peguem duas partes que fração representa? Dois sextos que é equivalente a um terço. Exercícios de compreensão 2: Observe o retângulo e responda: a) Em quantas partes o retângulo foi dividido? 24 partes b) Cada uma destas partes representa que fração do retângulo? Um vinte e quatro avos. c) A parte pintada representa que fração deste retângulo. Dezoito vinte quatro avos ou a fração equivalente três quartos.

5 3) Quais dos retângulos a seguir foram repartidos em quartos? Todos 4) Desenhe um retângulo e faça uma partição desse retângulo em quatro partes que não sejam todos quartos. O critério do aluno. 5) Indique as figuras em que a parte pintada é a metade da figura: Figuras 1, 2, 4, 5, 6, 8, 9, 11 e 12. 6) Amanda, Bruno e Caio pediram três pizzas do mesmo tamanho, mas com sabores diferentes. Todas as pizzas nessa pizzaria são servidas em 12 fatias iguais.

6 Amanda comeu de uma pizza, Bruno comeu de outra, e Caio comeu da pizza que pediu. A partir das informações dadas resolva: a) Que fração de uma pizza cada fatia representa? b) Completa os espaços (numeradores) a seguir registrando outra representação para a fração de uma pizza que cada uma das crianças comeu. Amanda: = Bruno: = Caio: = c) Quem comeu mais pizza? Quem comeu menos pizza? d) Que quantidade de pizza Bruno comeu a mais do que Caio? e) Que quantidade de pizza Amanda e Bruno comeram juntos? f) Que fração de uma pizza Amanda comeu a menos do que Caio? g) Quanto a mais de pizza Bruno consumiu, em relação a Amanda? Respostas: a) b) c) Mais pizza foi Caio e menos Amanda d) e) f) g) Ilustração do desenho a ser trabalhado. 3 etapa Adição e subtração com denominadores iguais, (estes exercícios serão trabalhados com o auxílio das frações, onde as duplas terão que juntar as discos de frações que cada um recebeu.

7 7) Qual é o resultado da soma? Resposta: Obs: para fazer esta soma será utilizado o disco de frações, vamos ter um inteiro e um quarto. Se pegarmos dois discos de frações divididos em quatro partes e somarmos 8) E se subtrairmos, qual será o resultado? 9) Subtração de frações. 10) Ache o resultado desta operação? Resposta: 7/8

8 11) Exercícios de sistematização 1: (será entregue impresso em folhas para os alunos completarem): Complete a tabela: 12) Escreva a fração que indica a parte pintada de cada figura:

9 O que quer dizer fração-definição; Fração é um número que representa partes de um inteiro, ou seja, uma divisão de alguma coisa. Numerador: Indica quantas partes são tomadas do inteiro, isto é, partes que foram consideradas, o número inteiro que é escrito sobre o traço de fração. Denominador: indica em quantas partes iguais dividimos o inteiro, sendo que este número inteiro deve necessariamente ser diferente de zero. Exemplo: Para instigar a curiosidade e deixar mais claro usarei um exemplo prático, com três copos d agua. No primeiro copo colocarei a metade de água e logo depois irei perguntar a eles que fração a parte com água representa? Encher o segundo copo completamente e perguntar a eles que fração representa a parte com água dos dois copos juntos? 1 E depois encherei completamente os três copos com água e perguntarei a eles que fração representa a parte com água dos três copos juntos? 2 Dia Distribuir os discos de frações para os alunos, relembrar alguns conceitos de frações da aula passada e a seguir entrar com questionamentos sobre frações equivalentes. Portanto quando os denominadores são iguais, basta repetir o denominador e somar ou subtrair os numeradores. Quando as frações envolvidas na operação de adição e subtração têm seus denominadores diferentes devemos torná-los iguais, podendo fazer de duas formas diferentes: 1- Utilizando o mínimo múltiplo comum (mmc);

10 2- Por Equivalências: Multiplicando o numerador e o denominador pelo mesmo número, o qual deve tornar o denominador dessa fração, igual ao denominador das demais frações; 4 etapa Introdução de conceitos de frações: Frações equivalentes a) Problematizar a divisão de um disco de frações (simbolicamente duas pizzas) entre dois alunos. Os alunos terão que pegar um disco inteiro e achar o equivalente a divisão de quatro partes. Com o disco dividido em quatro partes, cada aluno deve pegar uma parte e dizer que fração representa (um quarto). Se juntarmos as duas partes de cada aluno que fração representará? (dois quartos). Usando a idéia de equivalência de frações, será perguntado: Qual fração corresponderia os dois quartos encontrados? Levarei os alunos a compreender de que dois quartos é igual a um meio, ou no caso do exemplo, dois quartos de pizza é equivalente a meia pizza! Notemos que se pegarmos um meio e multiplicar o numerador e o denominador por dois obtemos dois quartos uma equação equivalente. b) Solicitar-se-á aos alunos que separem disco de frações que representa um meio e depois pedirei que multiplique por 2 e separe a fração que representa, a seguir solicitarei novamente que multipliquem por 2 e separem a fração que representa. Assim introduzirei as frações equivalentes, fazendo também pelo processo inverso (divisão).

11 Frações equivalentes são frações que representam a mesma parte do todo. Exemplo: são equivalentes Para encontrar frações equivalentes devemos multiplicar ou dividir o numerador e o denominador por um mesmo número natural, diferente de zero. Exemplo: obter frações equivalentes à fração. Portanto as frações são algumas das frações equivalentes a. As frações apresentadas são equivalentes, todas possuem representação numérica diferente, mas expressam quantidades iguais. Nesse caso, elas estão representando sempre a metade do inteiro. Observe as frações na forma geométrica e numérica: Exercícios de equivalência de frações: 1) Três amigos irão comer uma parte de uma pizza e cada um dividiu da seguinte maneira: Marcos dividiu em um quarto, Lucas quatro dezesseis avos e Amanda dois oitavos. Solicitarei aos alunos que separem as frações dos amigos e a seguir observem o que tem em comum as três divisões. Lançarei o desafio, agora cada aluno vai fazer a sua separação que é de três doze avos. Obs: Neste caso existe quatro frações em que todas são equivalentes.

12 5 etapa Exercícios entregue para os alunos fazerem: 2) Escreva os pares das frações equivalentes: a),,,,, 3) Escreva: a) a fração equivalente a com denominador 9. b) a fração equivalente a com denominador 18. c) a fração equivalente a com denominador 28. 4) Escreva uma fração equivalente a um meio cujo denominador seja dez. 5) Escreva uma fração equivalente a cinco sétimos cujo numerador seja quinze. 6) Escreva uma fração equivalente a dois terços cujo denominador seja 18. 7) Juninho, o irmão caçula de Alexandre, apagou um número no caderno de matemática de Alexandre. Veja:, que número o irmão de Alexandre apagou? 8) Complete as frações de modo que sejam equivalentes: a) b) c) d) e) ) Observe a figura e indique que fração representa cada parte em relação à figura toda. a) Vermelha: b) Azul: c) Amarela:

13 10) Analise o quadro abaixo e responda no caderno Classe Número de pais participantes 6 ano A 8 6 ano B 11 6 ano C 7 6 ano D 4 6 ano E 6 a) Que fração do total de pais participantes da reunião representa os pais dos alunos do 6 ano A? b) Que fração representa os pais participantes que não são pais dos alunos do 6 ano E? c) Qual é a fração representada por pais participantes dos alunos do 6 ano C e 6 ano D? 11) Descubra a alternativa correta: Dezoito quadrados iguais são construídos e sombreados como mostra a figura. Qual fração da área total é sombreada? a) 7/18 b) 4/9 c) 1/3 d) 5/9 (Desafios) Situações que envolvem problemas: 12) O circuito de uma prova de bicicleta tem 450 metros. Na marca de desse trajeto, a partir do início, está o obstáculo mais difícil do circuito. A quantos metros do início está esse obstáculo? Resposta, fazer a ilustração e resolver. 450 metros,,,, 90m 90m 90m 90m 90m

14 13) Um pedreiro precisa de blocos para construir uma parede. Ele já fez 1/9 da parede. Quantos blocos o pedreiro ainda precisa para terminar a obra? Resposta, divide por 9 e tem um nono que é 274 blocos, e subtrai o total de blocos pelo que já fez 1/9(274), logo temos = Ele ainda precisa blocos para terminar a obra. 14) Em um tanque que possui litros de combustível, 6/7 deste combustível é gasolina e o restante é álcool. Quantos litros de álcool contêm neste tanque? 400 litros Quantos litros de gasolina correspondem a 6/7? litros Resposta: Para acharmos o valor correspondente a gasolina, temos que dividir por 7 e encontremos 400 litros e que representam 1/7 de álcool; para achar 6/7 temos que multiplicar 400 x 6 = litros de gasolina. 6 etapa No final da aula deixarei vinte minutos para o jogo que envolva frações. Jogo 1) Será aplicado na primeira oficina Jogo de dominó de frações, um material concreto para o aluno fixar o conteúdo, onde terão que desenvolver a observação, concentração e desenvolver o raciocínio lógico- matemático.

15 Jogo 2) Será aplicado na segunda oficina. Mosaico das Frações MATERIAL: 28 peças no formato de hexágonos. OBJETIVO: Compreender melhor o significado das frações, ler frações e identificar as relações de equivalência entre as frações. REGRAS: 1. Jogo para dois, três ou quatro jogadores, onde é escolhido um para iniciar; 2. São distribuídas quatro cartas para cada jogador, o restante fica virado para baixo para serem utilizadas pelos jogadores quando necessitarem de uma carta que não tem; 3. O primeiro jogador coloca uma carta qualquer, na sequência os adversários tem que ir colocando as cartas conforme o que se tem; 4. O próximo a jogar deve encostar na peça da mesa um desenho ou uma fração do mesmo valor. Assim, cada participante, na sua vez, coloca uma peça encostada na outra que sejam frações equivalentes; 5. Caso não tenham uma carta o jogador devera comprar no monte das cartas, caso ainda não obtenha uma carta para colocar na mesa, ele passa a vez para o proximo jogador 6. Ganha aquele jogador que ficar sem nenhuma carta na mão, ou que tiver um número menor de cartas na mão. Referências Bibliográficas LEONARDO, Fábio Martins de Leonardo. Projeto Araribá Matemática. 3. ed. São Paulo. Moderna, PORTAL ZUM. As quatro operações fundamentais da matemática. Acessado em 22 de abril de Disponível em < RheXFO8fGTU>. Quis TV Escola. Frações. Disponível em: < v=z0wcmr_xwj4> Acesso em: 21 abr

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Natauan Bianchin de Lima 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

3. Números Racionais

3. Números Racionais . Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo

Leia mais

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro.

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. FRAÇÕES O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a dividimos em quatro

Leia mais

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.:

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 0- Observe a figura: Em quantas partes

Leia mais

AULA 8. Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes.

AULA 8. Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes. AULA 8 Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes. 8.1 Tarefa 1: Problema Gerador Na terça-feira, a turma dividiu um bolo pequeno

Leia mais

Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie.

Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie. Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie. 1º O conteúdo trabalhado no ano será: Obs: Todos os conteúdos antes de serem iniciados devem ter o contexto histórico passado. 1º Modulo Conjuntos:

Leia mais

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano Nem todos os números representam quantidades inteiras e existem, por isso, diferentes formas de representar as partes da unidade. Os números decimais e fracionários representam essas partes da unidade.

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. operações

NÚMEROS RACIONAIS. operações UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 NÚMEROS RACIONAIS operações Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

PLANO DE AULA. Objetivos específicos: - Definir o conceito de frações; Recursos: - Quadro branco e pincel; Metodologia: - Diálogo;

PLANO DE AULA. Objetivos específicos: - Definir o conceito de frações; Recursos: - Quadro branco e pincel; Metodologia: - Diálogo; PLANO DE AULA Bolsista: Mayara Fagundes Sena da Silva. Conceitos/Conteúdos: Frações Conteúdos específicos: - História das Frações; - Definição; - Nomenclatura; - Operações com Frações: {Adição e Subtração

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Fabielli Vieira de July 1.2 Público alvo: alunos do 6º e 7º anos 1.3 Duração: 2 h 1.4 Conteúdo desenvolvido: Frações 2. Objetivos da proposta

Leia mais

Lição 5. Adição e subtração de frações. cap5_aluno 2016/8/29 22:26 page 1 #1 EXPLORANDO O ASSUNTO. Atividade 1

Lição 5. Adição e subtração de frações. cap5_aluno 2016/8/29 22:26 page 1 #1 EXPLORANDO O ASSUNTO. Atividade 1 cap5_aluno 06/8/9 :6 page # Lição 5 Adição e subtração de frações EXPLORANDO O ASSUNTO Atividade Miguel e Alice estão participando de uma campanha da escola para coleta de óleo de cozinha. O objetivo é

Leia mais

Frações racionais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010.

Frações racionais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010. Matemática Essencial Frações racionais Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 26 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Elementos Históricos

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ Coordenadora do Subprojeto: Denice Menegais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ Coordenadora do Subprojeto: Denice Menegais PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ - 2017 Escola: Escola Silveira Martins Coordenadora do Subprojeto: Denice Menegais Supervisora na Escola: Ana

Leia mais

invés de dizermos, por exemplo, um seis, para a fração, dizemos um sexto. Os

invés de dizermos, por exemplo, um seis, para a fração, dizemos um sexto. Os FRAÇÕES Os números naturais {0,,, 3,...} são uteis para realizar contagens de objetos, por exemplo. No entanto, eles não dão conta de algumas situações do cotidiano, como quantificar partes de um todo.

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 1) João tem R$ 84,30. Pedro tem R$ 31,50 a mais que João, e José tem R$ 54,25 a mais que Pedro. Quanto tem os três juntos?

PROPOSTA DIDÁTICA. 1) João tem R$ 84,30. Pedro tem R$ 31,50 a mais que João, e José tem R$ 54,25 a mais que Pedro. Quanto tem os três juntos? PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 6º e 7º anos 1.3 Tempo da aula: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações Fundamentais com

Leia mais

Revisão de Frações. 7º ano Professor: André

Revisão de Frações. 7º ano Professor: André Revisão de Frações 7º ano Professor: André FRAÇÃO COMO PARTE DE UMA FIGURA OU OBJETO. O CÍRCULO ACIMA QUE ESTAVA INTEIRO FOI DIVIDIDO EM QUATRO PARTES IGUAIS. CADA UMA DESTAS PARTES REPRESENTA UM PEDAÇO

Leia mais

01- Verifique se o número é múltiplo de 29. R.: a) D (25) = b) D (17) = c) D (20) = d) D (18) =

01- Verifique se o número é múltiplo de 29. R.: a) D (25) = b) D (17) = c) D (20) = d) D (18) = PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Verifique se o número 8 437 é

Leia mais

Fração. Parte ou pedaço de um inteiro.

Fração. Parte ou pedaço de um inteiro. Fração Parte ou pedaço de um inteiro. Exemplos do Uso da Fração no Dia-a-Dia Ao dividir uma pizza; Exemplos do Uso da Fração no Ao dividir um bolo; Dia-a-Dia Milhões Exemplos do Uso da Fração no Dia-a-Dia

Leia mais

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas Frações e porcentagens Prof. Marcelo Freitas FRAÇÃO A fração representa a idéia da divisão de um inteiro (objeto, figura, número, etc) em partes iguais e destas partes pegamos uma ou mais, conforme o nosso

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 2 Frações Profe. Kátia FRAÇÕES Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Partes de um inteiro. Todo objeto original

Leia mais

Frações sem mistérios

Frações sem mistérios Reforço escolar M ate mática Frações sem mistérios Dinâmica 2 9º Ano 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 9º Ano do Ensino Fundamental Numérico Aritmético. Números reais. Aluno Primeira

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

Curso de Licenciatura em Física Grupo de Apoio. Mar/ Frações

Curso de Licenciatura em Física Grupo de Apoio. Mar/ Frações 5. Frações Há 5000 anos, os geômetras dos faraós do Egito realizavam a marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população. No período de junho a setembro, o rio inundava essas

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES Ano letivo 203-4 Fração é um número que exprime uma ou mais partes, em que foi dividida a unidade. Numerador 2 Denominador Termos da fracção é o numerador, representa o número

Leia mais

O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 15:20)

O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 15:20) Lista de Matemática e Interpretacão de texto 5 o ano de 5 à 9/08/206 O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 5:20) 2 a Feira 5/08.Com muita mordomia, resolva os problemas abaixo. a) Wanessa é professora

Leia mais

História das Frações

História das Frações 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA Ensino Fundamental 6 Ano Olá pessoal, nesta lista de exercícios vamos verificar quais são os conhecimentos que vocês possuem sobre frações. Lembrem-se

Leia mais

NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO

NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO PROFESSOR:Ardelino R Puhl Ano 2015 MÓDULO- 3 ( QUINTA SÉRIE ) PROBLEMAS ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES 1-A um teatro compareceram

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO SHALOM 6 Ensino Fundamental II 6º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Matemática Estudante:. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO ) Complete os espaços com os termos da Potenciação e da Radiciação: POTENCIAÇÃO

Leia mais

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Camila Dorneles da Rosa 1.2 Público alvo: Alunos do 6 ao 9 ano e Magistério. 1.3 Duração: 5 horas aula 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações

Leia mais

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos)

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos) MATEMÁTICA FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS Fração quer dizer pedaços do mesmo tamanho. Você tem um chocolate dividido em 5 partes iguais. Dessas 5 partes você comeu 2. A fração que representa essa situação

Leia mais

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11 Disciplina: Nivelamento - Matemática Aula: 08 Prof.: Wilson Francisco Julio Duração: 20:11 Olá! Seja bem-vindo a mais uma aula de Nivelamento em Matemática! Hoje, vamos falar de multiplicação e divisão

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. (100 min) Desenvolvimento de atividades exploratórias envolvendo conceitos de fração

PROPOSTA DIDÁTICA. (100 min) Desenvolvimento de atividades exploratórias envolvendo conceitos de fração PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Jéssica Marilda Gomes Mendes 1.2 Público alvo: 6º/ 7º ano 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Frações 2. Objetivo(s) da proposta

Leia mais

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1º BIMESTRE

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1º BIMESTRE . GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS AVALIAÇÃO BIMESTRAL º BIMESTRE NOME: TURMA: TURNO: DATA: PROFESSOR:

Leia mais

Adição e subtração de frações

Adição e subtração de frações ``cap5_aluno'' --- 207//20 --- 0: --- page --- # Lição Adição e subtração de frações EXPLORANDO O ASSUNTO Atividade ( ERRO:{ Objetivos específicos: Levar o aluno a perceber o papel de

Leia mais

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo:

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: peças de dimensões cm x cm, correspondente a / 5 peças de dimensões cm x (/5)cm, correspondente

Leia mais

R.: b) Crie um título para o texto lido, usando o nome desse elemento.

R.: b) Crie um título para o texto lido, usando o nome desse elemento. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 0- Leia o texto a seguir. Nosso planeta tem muito mais água do que terra: apenas a fração de é terra. É nos

Leia mais

AULA 6. Objetivo: Contribuir para que os alunos compreendam o que uma fração representa em relação ao todo; Realizar a leitura de frações.

AULA 6. Objetivo: Contribuir para que os alunos compreendam o que uma fração representa em relação ao todo; Realizar a leitura de frações. AULA 6 Conteúdo: Leitura de Frações Objetivo: Contribuir para que os alunos compreendam o que uma fração representa em relação ao todo; Realizar a leitura de frações. Palavra ao professor Apresentar ao

Leia mais

PRÓ-LETRAMENTO MATEMÁTICA ESTADO DE MINAS GERAIS

PRÓ-LETRAMENTO MATEMÁTICA ESTADO DE MINAS GERAIS SUGESTÕES DE ESTUDO PARA FRAÇÕES o ENCONTRO Neste momento de trabalho, vamos explorar algumas das diversas maneiras de se compreender as frações, todas importantes para nosso cotidiano. O texto complementar

Leia mais

Exemplo de frações no cotidiano (relógio analógico)

Exemplo de frações no cotidiano (relógio analógico) Oficina Explorando o Ensino-aprendizagem de Frações no 5º Ano Resumo Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi 1 Sirley Santos Cezar 2 A partir do projeto desenvolvido por acadêmicas pertencentes ao Projeto Interdisciplinar:

Leia mais

Matemática lógica. 7,5 2=15 x 8 +5,4=13,4

Matemática lógica. 7,5 2=15 x 8 +5,4=13,4 Central de Treinamento e Aperfeiçoamento em Eletrônica 9 Apostila 7,5 2=5 x 0 3 2 8 8 +5,=3, 5 7 6 Matemática lógica www.ctaeletronica.com.br Deus amou o mundo de tal maneira que Deu Seu Filho unigênito,

Leia mais

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo,

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo, Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Numa sala quadrada, com 4 m de lado, o piso foi revestido de lajotas, também quadradas, com 40 cm de lado. Após um problema de infiltração, algumas lajotas estão danificadas

Leia mais

Frações. Veja um exemplo: A fração 8 é igual a 8 :2. Neste caso, 8 é o numerador e 2 é o denominador. Efetuando a divisão de 8 por 2, obtemos 2

Frações. Veja um exemplo: A fração 8 é igual a 8 :2. Neste caso, 8 é o numerador e 2 é o denominador. Efetuando a divisão de 8 por 2, obtemos 2 Frações O símolo a significa a:, sendo a e números naturais e diferente de zero Chamamos: a a de fração; de numerador: Frações de denominador: Se a é múltiplo de, então a é um número natural ( números

Leia mais

NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA. -Roteiro do aluno-

NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA. -Roteiro do aluno- Frações NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA -Roteiro do aluno- Introdução: A classe deverá, inicialmente, ser dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. Importante: O retângulo do estojo representa 1 inteiro.

Leia mais

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 Objetivo(s) Produzir conhecimento acerca dos números racionais, principalmente, seus diferentes significados, representações e operações. Desenvolvimento da práxis pedagógica

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Números e operações Números racionais não negativos Noção e representação de número racional Comparação e ordenação de números racionais Operações com números racionais Valores aproximados Percentagens

Leia mais

Conhecendo as Frações!!! 2013

Conhecendo as Frações!!! 2013 ANEXO HQ Vamos cortar uma pizza em fatias da seguinte maneira: Se comermos as três fatias menores, que fração indica o que sobrou da pizza? Matemática em quadrinhos Conhecendo as Frações!!! or S io do

Leia mais

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES.

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES. OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES. 1) Calcule o valor das expressões: a) 19,6 + 3,04 + 0,076 = b) 17 + 4,32 + 0,006 = c) 4,85-2,3 = d) 9,9-8,76 = e) (0,378-0,06)

Leia mais

Frações sem mistérios

Frações sem mistérios Reforço escolar M ate mática Frações sem mistérios Dinâmica 2 9º Ano 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Professor Matemática DINÂMICA 9º Ano do Ensino Fundamental Frações Sem Mistérios Numérico

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores.

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Há dois casos possíveis: º) Frações com denominadores iguais OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. Exemplos:

Leia mais

Matemática. Frações. Professor Dudan.

Matemática. Frações. Professor Dudan. Matemática Frações Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem

Leia mais

TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS

TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS MULTIPLICAÇÃO POR E SEUS MÚLTIPLOS Para multiplicar multiplicar por, 0, 00,... basta deslocar a vírgula para a direita tantas casas quantos forem os zeros.,6,6 (desloca a

Leia mais

Lição 2. Multiplicando a fração da unidade. cap2_aluno 2016/8/29 22:25 page 1 #1. Imagem

Lição 2. Multiplicando a fração da unidade. cap2_aluno 2016/8/29 22:25 page 1 #1. Imagem cap_aluno 06/8/9 :5 page # Lição Multiplicando a fração da unidade Imagem FIGURA ARTÍSTICA HISTÓRIA EM QUADRINHOS Miguel é um menino negro de cabelos cheios e cacheados. Alice é uma menina morena de rabo

Leia mais

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta:

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Problemas para você resolver Leia

Leia mais

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração.

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. numerador 1 6 traço de fração ( : ) denominador Uma fração envolve a seguinte

Leia mais

AGENTE ADMINISTRATIVO FEDERAL

AGENTE ADMINISTRATIVO FEDERAL FRAÇÕES SÍNTESE TEÓRICA O que é uma fração? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a

Leia mais

AULA 11. Tarefa 1: Correção das atividades complementares da Aula 10

AULA 11. Tarefa 1: Correção das atividades complementares da Aula 10 AULA 11 Conteúdo: Adição e Subtração de Frações com denominadores iguais Objetivo: Compreender o processo da adição e da subtração de frações com denominadores iguais Tarefa 1: Correção das atividades

Leia mais

Centro Educacional Sesc Cidadania. Goiânia, Novembro/ º ano Turma: Nome do(a) Aluno(a): Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres

Centro Educacional Sesc Cidadania. Goiânia, Novembro/ º ano Turma: Nome do(a) Aluno(a): Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, Novembro/07. 6º ano Turma: Nome do( Aluno(: Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres Lista de Recuperação N do 3º Trimestre Disciplina:

Leia mais

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Números Racionais e Operações com Frações 1.INTRODUÇÃO Quando dividimos um objeto em partes iguais, uma dessas partes ou a reunião de várias delas

Leia mais

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração:

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração: Frações Números Racionais Consideremos a operação 4 : 5 =? onde o dividendo não é múltiplo do divisor. Vemos que não é possível determinar o quociente dessa divisão no conjunto dos números naturais porque

Leia mais

Aula 4. Frações. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental

Aula 4. Frações. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental Frações Aula Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar os conceitos sobre os números fracionários e as operações com frações. Objetivos Ao concluir esta aula, você deverá

Leia mais

MATEMÁTICA. Produtos Notáveis, Fatoração e. Expressões Algébricas. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Produtos Notáveis, Fatoração e. Expressões Algébricas. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Produtos Notáveis, Fatoração e Expressões Algébricas Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 PRODUTOS NOTÁVEIS QUADRADO DA SOMA DE DOIS TERMOS QUADRADO DA DIFERENÇA DE DOIS TERMOS Monster

Leia mais

, dos seus. Aula 7. Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes.

, dos seus. Aula 7. Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes. Aula 7 Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes. Frações com denominadores iguais 7.1 Tarefa 1: Problema gerador Em

Leia mais

NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO MÓDULO - 3 ( QUINTA SÉRIE ) PROFESSOR:Ardelino R Puhl

NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO MÓDULO - 3 ( QUINTA SÉRIE ) PROFESSOR:Ardelino R Puhl NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO MÓDULO - 3 ( QUINTA SÉRIE ) PROFESSOR:Ardelino R Puhl PROBLEMAS ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES 1-A um teatro compareceram

Leia mais

FRAÇÕES. Professor Dudan

FRAÇÕES. Professor Dudan FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou "quebrado

Leia mais

Apêndice B. Material de formação dos alunos. 1 Ficha 01

Apêndice B. Material de formação dos alunos. 1 Ficha 01 Apêndice B Material de formação dos alunos 1 Ficha 01 1) Temos 9 bolinhos iguais para distribuir igualmente entre três crianças. Quanto cada criança recebeu? Qual a sentença matemática que resolve o problema?

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ Profª: EDNALVA DOS SANTOS 1 Frações O que são? 2 Para representar os números fracionários foi criado um símbolo, que é a fração. Sendo a e b números naturais e b 0 (b diferente

Leia mais

Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 12 bolas e acertou 7; Mário arremessou 15 bolas e acertou 8.

Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 12 bolas e acertou 7; Mário arremessou 15 bolas e acertou 8. Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 1 bolas e acertou 7; Mário arremessou 1 bolas e acertou 8. Escreva as frações que representam Qual deles ganhou a

Leia mais

indica em quantas partes iguais foi dividido o bolo indica quantas partes do todo se pretende destacar ou referir

indica em quantas partes iguais foi dividido o bolo indica quantas partes do todo se pretende destacar ou referir Tema de vida: A Europa somos cidadãos europeus Nome do Formando: Data: / / Este bolo de aniversário está dividido em oito partes iguais. Quantas dessas partes têm a letra A? é uma fracção.. é o denominador..

Leia mais

2º Ano Matemática Básica Estudo das Frações Página 1

2º Ano Matemática Básica Estudo das Frações Página 1 Frações Impróprias: É aquela em que o numerador é maior do que o denominador: exemplos:. Frações Aparentes: É aquela em que o numerador é múltiplo do denominador: exemplos:. Há aproximadamente 5000 anos,

Leia mais

-Roteiro do professor-

-Roteiro do professor- NÚMEROS INTEIROS -Roteiro do professor- Introdução teórica: As regras de sinais nas operações com números inteiros, em geral, causam dificuldades de aprendizagem aos alunos, ocasionando seqüelas no desenvolvimento

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus

Leia mais

Concurso Público 2017

Concurso Público 2017 Concurso Público 017 Conteúdo I Frações frações equivalentes, simplificação de frações, comparação de frações, números fracionários, operações com frações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Leia mais

Representando frações em porcentagem

Representando frações em porcentagem Representando frações em porcentagem Objetos de conhecimento Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Objetivos Identificar e representar números na forma

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Revisão Conteúdo Operações com frações... Adição e subtração... Frações com denominadores iguais... Frações com denominadores diferentes... Passo :... Passo :... Passo :... Passo :... Exemplo:... Exercícos...

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS Multiplicação com números decimais Há duas maneiras de efetuarmos a multiplicação envolvendo números decimais: multiplicação de número natural por decimal e multiplicação

Leia mais

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU 1 DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver equações de 1 grau; Estimular o raciocínio. Duplas. Material (um para cada dupla): Tabuleiro8x8 com 64 casas. 64 peças. O jogo é composto por um tabuleiro 8x8 com

Leia mais

Capítulo 1: Fração e Potenciação

Capítulo 1: Fração e Potenciação 1 Capítulo 1: Fração e Potenciação 1.1. Fração Fração é uma forma de expressar uma quantidade sobre o todo. De início, dividimos o todo em n partes iguais e, em seguida, reunimos um número m dessas partes.

Leia mais

Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 12 bolas e acertou 7; Mário arremessou 15 bolas e acertou 8.

Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 12 bolas e acertou 7; Mário arremessou 15 bolas e acertou 8. Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Dois amigos resolveram apostar qual deles acertava mais bolas ao cesto. João arremessou 1 bolas e acertou 7; Mário arremessou 1 bolas e acertou 8. Escreva as frações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Bianca Bitencourt da Silva 1.2 Público alvo: Alunos de 7º a 9º ano e Magistério 1.3 Duração: 2 aulas de 2 h e 30 min cada 1.4 Conteúdo

Leia mais

Aula 1. Objetivo: Relembrar alguns conhecimentos prévios relevantes à aprendizagem dos conceitos de fração.

Aula 1. Objetivo: Relembrar alguns conhecimentos prévios relevantes à aprendizagem dos conceitos de fração. Aula 1 Objetivo: Relembrar alguns conhecimentos prévios relevantes à aprendizagem dos conceitos de fração. Com vistas à aprendizagem do conceito de fração é importante identificar se os estudantes têm

Leia mais

10 cada uma e um dos rapazes comeu 3. Responda às questões abaixo.

10 cada uma e um dos rapazes comeu 3. Responda às questões abaixo. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Um grupo

Leia mais

Começando a falar sobre frações

Começando a falar sobre frações ``cap1_aluno'' --- 2016/10/2 --- 1:12 --- page 1 --- #1 Lição 1 Começando a falar sobre frações EXPLORANDO O ASSUNTO Atividade 1 Três irmãos vão repartir uma barra de chocolate Um deles sugere a seguinte

Leia mais

Aula Atividades sugeridas para identificar e revisar conhecimentos prévios ao ensino de fração

Aula Atividades sugeridas para identificar e revisar conhecimentos prévios ao ensino de fração Aula 1 Conteúdo: Identificação de conhecimentos prévios Objetivo: Identificar a compreensão dos estudantes quanto a alguns conhecimentos prévios relevantes à aprendizagem dos conceitos de fração. Com vistas

Leia mais

Oficina de Matemática

Oficina de Matemática Oficina do Programa Integrar Eixo Educação 2012 Como usar bem o resultado da avaliação Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012 Eliane Scheid Gazire egazire@terra.com.br Quadro resumo do desempenho

Leia mais

Em nossas aulas, estudamos sobre múltiplos e divisores. Vamos explorá-las nas questões que seguem.

Em nossas aulas, estudamos sobre múltiplos e divisores. Vamos explorá-las nas questões que seguem. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= Em nossas aulas, estudamos sobre múltiplos

Leia mais

FRAÇÕES. Professora: Gianni Leal 6ºBM

FRAÇÕES. Professora: Gianni Leal 6ºBM FRAÇÕES Professora: Gianni Leal 6ºBM IDEIA INTUITIVA DE INTEIRO E O QUEBRADO Frases comuns no dia a dia: Perdi o ônibus por uma fração de segundos Paguei 7 reais e uns quebrados. São quatro horas e meia.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS II - 3 O BIMESTRE. FRAÇÕES: conceito, classificação, números mistos, fração de quantidade e equivalência

LISTA DE EXERCÍCIOS II - 3 O BIMESTRE. FRAÇÕES: conceito, classificação, números mistos, fração de quantidade e equivalência NOME: Nº. - 6 o ANO - E.F.II DATA: / / 2016 PROF. MARCO MALZONE - MATEMÁTICA I LISTA DE EXERCÍCIOS II - 3 O BIMESTRE FRAÇÕES: conceito, classificação, números mistos, fração de quantidade e equivalência

Leia mais

Multiplicação e Divisão de Números Racionais

Multiplicação e Divisão de Números Racionais Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Ano Lectivo 2008/2009 Ficha de Trabalho n.º Nome: N.º Data / / Multiplicação e Divisão de Números Racionais A Prof. a Teresa Maximiano de

Leia mais

-Roteiro do professor-

-Roteiro do professor- Frações -Roteiro do professor- Introdução teórica: Os principais objetivos deste kit são: trabalhar com o inteiro formado por partes, construir classes de equivalência através da comparação e introduzir

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

AULA Retomar as tarefas deixadas em aula anterior

AULA Retomar as tarefas deixadas em aula anterior AULA 5 Conteúdo: Divisão do todo em partes iguais. Objetivo: Levar os estudantes a perceberem que quanto maior o número das divisões menor o tamanho da parte; Levar o estudante a compreender a divisão

Leia mais

Provão. Matemática 4 o ano

Provão. Matemática 4 o ano Provão Matemática 4 o ano 21 Com base em seus estudos sobre sistema de numeração decimal, marque a alternativa correta para escrevermos por extenso, os números: 1.423 94 195 a) Mil quatrocentos e vinte

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula nº 10 Potenciação e Radiciação Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello Supervisora: Marlete Basso Roman

Leia mais

DOMINÓ DAS QUATRO CORES

DOMINÓ DAS QUATRO CORES DOMINÓ DAS QUATRO CORES Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2 Resumo: O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de

Leia mais