MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID"

Transcrição

1 PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Natauan Bianchin de Lima 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Frações 2. Objetivo(s) da proposta didática - Reconhecer frações equivalentes; - Representar, através de materiais concretos, frações equivalentes; - Compreender a escrita e leitura de frações. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (5 mim) Acomodação dos alunos e formação de grupos. Após a acomodação dos alunos será distribuído os discos de frações em vários tamanhos para os mesmos, afim de exploração. Primeiramente será solicitado que os alunos separem os discos de acordo com número de subdivisões. 1º momento. (25 min) Exploração do material O professor frisará que cada disco de frações possui uma certa quantidade de partes. Após o professor fará questionamentos a fim de explorar os discos para iniciar o conceito de frações. Esses questionamentos serão das partes do disco em relação ao todo. 1) Pegar uma parte do disco de fração que tem duas partes e questionar aos alunos, quanto eles equivalem do todo? Resposta esperada: Uma parte de dois ou um meio. 2) Pegar duas partes do disco de fração que tem três partes e questionar aos alunos, quanto eles equivalem do todo? Resposta esperada: Duas partes de três ou dois terços.

2 3) E agora três partes da que tem quatro partes, quanto eles equivalem ao todo? Resposta esperada: Três partes de quatro ou três quartos. 4) Três partes da que tem seis partes, quanto eles equivalem do todo? Resposta esperada: Três partes de seis ou três sextos 5) E assim por diante até explorar todas os discos de frações. E por último pegar todos os pedaços de determinado disco e frisar que todos aqueles pedaços equivalem ao todo, ou seja, a disco inteira. 2º momento. (30 min) Em seguida colocar o conceito de frações. Todo número que pode ser representado na forma de fração em que a e b são números naturais, com b 0. Para indicar uma fração, usamos um traço horizontal e dois números, chamados de termo da fração. O termo que fica abaixo do traço chama-se denominador. Ele indica em quantas partes iguais o inteiro foi dividido. O termo que fica acima do traço é o numerador. Ele mostra quantas partes do inteiro foram consideradas.

3 Leitura das Frações Frações com denominadores de 2 a 9. : um meio ou meio : dois terços : três quartos um quinto cinco sextos quatro sétimos cinco oitavos dois nonos Frações com denominadores 10, 100 ou 1000, chamadas de frações decimais. sete décimos três centésimos : um milésimo Outros denominadores Com outros números no denominador lemos o numerador e, depois, o denominador seguido da palavra avos. um doze avos três vinte avos dois trinta e cinco avos 3º momento. (20 min) Depois de introduzir o conceito de frações, trabalhar com frações equivalentes. Iniciar com um exemplo: Colocar no quadro = (com relação ao disco de frações), questionar eles se está correto. Após pedir para que eles peguem o disco de frações que contém dois pedaços e a disco de frações que contem quatro pedaços (o professor pegará também). Então pedir para que comparem essas frações usando os pedaços, chegando à conclusão que as duas frações são equivalentes. Fazer a exploração de outras frações, com suas respectivas equivalências: 1 6 ; 2 3 ; 1 4 ; 6 12 ; 1 3 ; 3 5 Observação.: Pedir para que os alunos anotem em seus cadernos. 4º momento. (35 min) Atividade de construção Nessa atividade o professor também trabalhará o conceito de equivalência, porém agora com uma figura na forma de um retângulo e explorando a construção com os alunos. A atividade se desenvolverá da seguinte forma, o professor dividirá a turma em seis grupos e fará a distribuição de meia cartolina branca (ou folha A4) para cada grupo.

4 - O primeiro grupo deverá dividir o pedaço recebido em seis partes iguais e colorir a metade da cartolina de vermelho; - O segundo grupo deverá dividir o pedaço recebido em doze partes iguais e colorir a metade da cartolina de azul; - O terceiro grupo deverá dividir o pedaço recebido em vinte e quatro partes iguais e colorir a metade da cartolina de amarelo. - O quarto grupo deverá dividir o pedaço recebido em duas partes iguais e colorir a metade da cartolina de verde. - O quinto grupo deverá dividir o pedaço recebido em quatro partes iguais e colorir a metade da cartolina de rosa. - O sexto grupo deverá dividir o pedaço recebido em dezesseis partes iguais e colorir a metade da cartolina de roxo. Ao final desta etapa, o professor fará os seguintes questionamentos aos alunos: a) Que fração da cartolina foi colorida pelo 1º grupo? Resposta esperada: A resposta correta será ; b) Que fração da cartolina foi colorida pelo 2º grupo? Resposta esperada: A resposta correta será ; c) Que fração da cartolina foi colorida pelo 3º grupo? Resposta esperada: A resposta correta será ; d) Que fração da cartolina foi colorida pelo 4º grupo? Resposta esperada: A resposta correta será ; e) Que fração da cartolina foi colorida pelo 5º grupo? Resposta esperada: A resposta correta será ; f) Que fração da cartolina foi colorida pelo 6º grupo? Resposta esperada: A resposta correta será

5 Representação dos grupos 4,5 e 6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Após os questionamentos feitos, o professor recolherá de cada grupo as cartolinas coloridas. O professor juntará com fita adesiva as três metades de cartolina dos grupos 1, 2 e 3 e colará em um lado do quadro e as cartolinas dos grupos 4,5 e 6 no outro lado do quadro, colocando-as uma embaixo da outra para que os alunos possam observar que os inteiros são iguais, mas houve divisões diferentes. Depois irá perguntar que figura eles têm representado no quadro. Os alunos devem perceber que agora eles estão trabalhando com retângulos e que podem ser divididos. Ao final, os alunos devem observar e construir o conceito de equivalência com outras formas e outras divisões. 5º momento. (35 min) Aplicação de um jogo Jogo da memória das frações. Será distribuído aos grupos um jogo da memória das frações, no qual deverão fazer subgrupos e um jogar contra o outro (subgrupos do grupo). Material: 32 cartas de baralho com números racionais escritos nas formas simbólico numéricas (decimal e fracionária), língua escrita e figuras geométricas. Objetivo: formar pares de cartas, com representações diferentes. Regras: 1) Dividir os alunos em duplas ou quartetos; 2) As cartas devem ser embaralhadas e colocadas sobre a mesa com as faces escritas voltadas para cima; 3) Os jogadores observam as cartas por alguns segundos, tentando identificar pares de racionais. A seguir, as cartas são viradas com as faces escritas para baixo.

6 4) O primeiro jogador desvira duas cartas. Se elas formarem um par, ele as retira da mesa e joga novamente. Se não, volta a virá-las com as faces escritas para baixo, deixando-as no mesmo lugar na mesa. O jogo continua até que todas as cartas sejam retiradas da mesa. 5) Vence o jogador que conseguir o maior número de pares de cartas. Cartas:

7 2º Dia Operações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (15 mim) Acomodação dos alunos e formação de grupos. Após a acomodação dos alunos será distribuído os discos de frações em vários tamanhos para os mesmos, afim de exploração. Primeiramente será solicitado que os alunos separem os discos de acordo com número de subdivisões. Introdução Primeiramente o professor mostrara para os alunos que há duas regras básicas para a adição e subtração de frações. Quando tivermos uma adição ou subtração de frações com denominadores iguais podemos operar (somar ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador que teremos o resultado. Já quando tivermos denominadores diferentes devemos utilizar frações equivalentes ou mmc. 1º momento (40 min) Exploração do conceito utilizando o disco de frações. Atividade (questionamentos). 1) Dois irmãos foram a uma lanchonete e pediram uma pizza. Um comeu da pizza, e o outro comeu dessa mesma pizza. Qual a fração que representa o que os dois irmãos comeram? Resposta esperada: A resposta correta será 2) Breno e Samuel compraram um bolo e repartiram em 14 pedaços. Breno comeu 3 pedaços e Samuel comeu 1 pedaço. Qual fração representa o que os dois comeram? Resposta esperada: A resposta correta será 3) Três amigos compraram uma pizza que veio repartida em 10 pedaços, onde um comeu e os outros dois comeram. Qual fração representa o que os três amigos comeram? Resposta esperada: A resposta correta será

8 4) Bruna repartiu um bolo em 8 pedaços e comeu 3. A fração que representa a parte do bolo que Bruna não comeu é? Resposta esperada: A resposta correta será 5) E se Bruna comesse do bolo. Qual a fração que representa a parte que Bruna não comeu? Resposta esperada: A resposta correta será 6) Como podemos calcular as operações a seguir utilizando os discos de frações? a) + b) c) + d) + e) f) g) 1 Resposta esperara: a) ; b) ; c) ; d) ; e) ; f) ; g). Observação: Nessa atividade é importante que os bolsistas auxiliam os alunos no desenvolvimento. Porém, os alunos devem perceber que para fazer a operação é necessário procurar frações equivalentes. Fazer com que os alunos anotem todo o desenvolvimento. 2º momento No segundo momento será um complemento do primeiro, pois agora será desenvolvido o conceito de resolução de fração com mínimo múltiplo comum (mmc). (35 min) Operações com frações de denominadores diferentes. Explicar para os alunos que para somar ou subtrair frações de denominadores diferentes, deve-se reduzir as frações ao mesmo denominador (mmc), para então efetuar a operação indicada com os numeradores. Fazer dois exemplos no quadro e dois exercícios para os alunos fazerem. Exemplos: a) + mmc (3,5) = 15

9 + = = b) mmc (3,7) = 21 = = Exercícios: a) Resposta esperada: A resposta correta será b) + Resposta esperada: A resposta correta será (60 min) Aplicação do jogo Corrida Fracionária Histórico: O jogo tem este nome, pois os jogadores só conseguirão avançar se realizarem as questões proposta envolvendo frações. Material: marcadores, tabuleiro, um dado, lápis, borracha e folha de rascunho.

10 Objetivo: Utilizar valores numéricos de expressões algébricas na forma de fração. Regras: 1) O jogo é jogado por 2 participantes. 2) Para o início do jogo é sugerido um sorteio. O jogador sorteado começa. 3) Em seguida cada um deve lançar o dado. O número que sair corresponderá à quantidade de casas que ele deve avançar na trilha. 4) Em cada casa que os jogadores se posicionarem existe uma expressão algébrica que deverá ser resolvida. Para resolvê-la cada jogador deve lançar o dado duas vezes, sendo o primeiro número correspondente a X e o segundo número a Y. Lembramos que nas expressões em que houver somente uma das variáveis, X ou Y, basta o jogador lançar o dado uma vez. 5) O jogador, ao posicionar-se na casa em que houver a figura do curinga, deverá avançar duas casas e resolver a expressão proposta, se acertar, permanece na casa e se errar, volta para a casa do coringa. 6) Após os jogadores resolverem as expressões de suas respectivas casas, aquele que obtiver resultado positivo permanece na casa e aquele que obtiver resultado negativo recua uma casa, caso erre a resposta, o jogador volta duas casas, 7) Vence o jogo o jogador que alcançar primeiro a casa de chegada. 4. Referências Bibliográficas IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo Cestari. Matemática Paratodos. São Paulo: Scipione DANTE, Luiz Roberto. Tudo Matemática. São Paulo: Ática, IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática Realidade. São Paulo: Saraiva, 2009.

NÚMEROS RACIONAIS. operações

NÚMEROS RACIONAIS. operações UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 NÚMEROS RACIONAIS operações Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro.

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. FRAÇÕES O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a dividimos em quatro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 6º ao 9º ano e Magistério. 1.3 Tempo da aula: 2,5 horas 1.4 Tempo da oficina: 5 horas 1.5 Conteúdo

Leia mais

Revisão de Frações. 7º ano Professor: André

Revisão de Frações. 7º ano Professor: André Revisão de Frações 7º ano Professor: André FRAÇÃO COMO PARTE DE UMA FIGURA OU OBJETO. O CÍRCULO ACIMA QUE ESTAVA INTEIRO FOI DIVIDIDO EM QUATRO PARTES IGUAIS. CADA UMA DESTAS PARTES REPRESENTA UM PEDAÇO

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

Fração. Parte ou pedaço de um inteiro.

Fração. Parte ou pedaço de um inteiro. Fração Parte ou pedaço de um inteiro. Exemplos do Uso da Fração no Dia-a-Dia Ao dividir uma pizza; Exemplos do Uso da Fração no Ao dividir um bolo; Dia-a-Dia Milhões Exemplos do Uso da Fração no Dia-a-Dia

Leia mais

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano Nem todos os números representam quantidades inteiras e existem, por isso, diferentes formas de representar as partes da unidade. Os números decimais e fracionários representam essas partes da unidade.

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Fabielli Vieira de July 1.2 Público alvo: alunos do 6º e 7º anos 1.3 Duração: 2 h 1.4 Conteúdo desenvolvido: Frações 2. Objetivos da proposta

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Bianca Bitencourt da Silva 1.2 Público alvo: Alunos de 7º a 9º ano e Magistério 1.3 Duração: 2 aulas de 2 h e 30 min cada 1.4 Conteúdo

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES Ano letivo 203-4 Fração é um número que exprime uma ou mais partes, em que foi dividida a unidade. Numerador 2 Denominador Termos da fracção é o numerador, representa o número

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO TÍTULO DO CURSO. APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público Alvo Data do curso: Nº de Vagas

CURSO DE CAPACITAÇÃO TÍTULO DO CURSO. APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público Alvo Data do curso: Nº de Vagas CURSO DE CAPACITAÇÃO Docentes Fabíola da Cruz Martins Leonardo Lira de Brito E-mail fabiolaa--@hotmail.com leonardoliradebrito@gmail.com TÍTULO DO CURSO APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Público

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID Plano de aula De setembro à outubro de 2013 Bolsistas: Fernanda Menegotto, Jéssica Tumelero, Jéssica da Silva, Patricia Balbinot e Vera de Oliveira. Supervisora:

Leia mais

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.:

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 0- Observe a figura: Em quantas partes

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula nº 10 Potenciação e Radiciação Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello Supervisora: Marlete Basso Roman

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 2 Frações Profe. Kátia FRAÇÕES Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Partes de um inteiro. Todo objeto original

Leia mais

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU 1 DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver equações de 1 grau; Estimular o raciocínio. Duplas. Material (um para cada dupla): Tabuleiro8x8 com 64 casas. 64 peças. O jogo é composto por um tabuleiro 8x8 com

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. DANÔMIO Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. Materiais Dado feito de papel com um monômio em cada face, 6 tabelas que apresentam todas combinações de produtos dos monômios de

Leia mais

Matemática lógica. 7,5 2=15 x 8 +5,4=13,4

Matemática lógica. 7,5 2=15 x 8 +5,4=13,4 Central de Treinamento e Aperfeiçoamento em Eletrônica 9 Apostila 7,5 2=5 x 0 3 2 8 8 +5,=3, 5 7 6 Matemática lógica www.ctaeletronica.com.br Deus amou o mundo de tal maneira que Deu Seu Filho unigênito,

Leia mais

AULA 8. Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes.

AULA 8. Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes. AULA 8 Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes. 8.1 Tarefa 1: Problema Gerador Na terça-feira, a turma dividiu um bolo pequeno

Leia mais

Frações racionais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010.

Frações racionais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010. Matemática Essencial Frações racionais Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 26 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Elementos Históricos

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas Frações e porcentagens Prof. Marcelo Freitas FRAÇÃO A fração representa a idéia da divisão de um inteiro (objeto, figura, número, etc) em partes iguais e destas partes pegamos uma ou mais, conforme o nosso

Leia mais

NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA. -Roteiro do aluno-

NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA. -Roteiro do aluno- Frações NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA -Roteiro do aluno- Introdução: A classe deverá, inicialmente, ser dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. Importante: O retângulo do estojo representa 1 inteiro.

Leia mais

-Roteiro do professor-

-Roteiro do professor- Frações -Roteiro do professor- Introdução teórica: Os principais objetivos deste kit são: trabalhar com o inteiro formado por partes, construir classes de equivalência através da comparação e introduzir

Leia mais

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo:

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: peças de dimensões cm x cm, correspondente a / 5 peças de dimensões cm x (/5)cm, correspondente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Clarissa Gonçalves Lira 1.2 Público alvo: 6º e 7º anos 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Múltiplos e Divisores 2. Objetivo(s)

Leia mais

01- Verifique se o número é múltiplo de 29. R.: a) D (25) = b) D (17) = c) D (20) = d) D (18) =

01- Verifique se o número é múltiplo de 29. R.: a) D (25) = b) D (17) = c) D (20) = d) D (18) = PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Verifique se o número 8 437 é

Leia mais

3. Números Racionais

3. Números Racionais . Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. (100 min) Desenvolvimento de atividades exploratórias envolvendo conceitos de fração

PROPOSTA DIDÁTICA. (100 min) Desenvolvimento de atividades exploratórias envolvendo conceitos de fração PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Jéssica Marilda Gomes Mendes 1.2 Público alvo: 6º/ 7º ano 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Frações 2. Objetivo(s) da proposta

Leia mais

AULA Retomar as tarefas deixadas em aula anterior

AULA Retomar as tarefas deixadas em aula anterior AULA 5 Conteúdo: Divisão do todo em partes iguais. Objetivo: Levar os estudantes a perceberem que quanto maior o número das divisões menor o tamanho da parte; Levar o estudante a compreender a divisão

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,

Leia mais

AULA 11. Tarefa 1: Correção das atividades complementares da Aula 10

AULA 11. Tarefa 1: Correção das atividades complementares da Aula 10 AULA 11 Conteúdo: Adição e Subtração de Frações com denominadores iguais Objetivo: Compreender o processo da adição e da subtração de frações com denominadores iguais Tarefa 1: Correção das atividades

Leia mais

01- TEXTO 1 EMÍLIA E AS FRAÇÕES

01- TEXTO 1 EMÍLIA E AS FRAÇÕES PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 0- TEXTO EMÍLIA E AS FRAÇÕES Dona Benta levantou-se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA. Atividades e Jogos envolvendo o conceito de frações

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA. Atividades e Jogos envolvendo o conceito de frações UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Atividades e Jogos envolvendo o conceito de frações João Batista Gonçalves Belo Horizonte 2014 2 João Batista Gonçalves Atividades e

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta:

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Problemas para você resolver Leia

Leia mais

Oficina de Matemática

Oficina de Matemática Oficina do Programa Integrar Eixo Educação 2012 Como usar bem o resultado da avaliação Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012 Eliane Scheid Gazire egazire@terra.com.br Quadro resumo do desempenho

Leia mais

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos)

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos) MATEMÁTICA FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS Fração quer dizer pedaços do mesmo tamanho. Você tem um chocolate dividido em 5 partes iguais. Dessas 5 partes você comeu 2. A fração que representa essa situação

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. Origem da Estatística

PROPOSTA DIDÁTICA. Origem da Estatística PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Camila Dorneles da Rosa 1.2 Público alvo: Alunos do 6 e 7 ano. 1.3 Duração: 2,5 horas. 1.4 Conteúdo desenvolvido: Estatística. 2. Objetivo(s)

Leia mais

PLANO DE AULA. Objetivos específicos: - Definir o conceito de frações; Recursos: - Quadro branco e pincel; Metodologia: - Diálogo;

PLANO DE AULA. Objetivos específicos: - Definir o conceito de frações; Recursos: - Quadro branco e pincel; Metodologia: - Diálogo; PLANO DE AULA Bolsista: Mayara Fagundes Sena da Silva. Conceitos/Conteúdos: Frações Conteúdos específicos: - História das Frações; - Definição; - Nomenclatura; - Operações com Frações: {Adição e Subtração

Leia mais

Matemática. Frações. Professor Dudan.

Matemática. Frações. Professor Dudan. Matemática Frações Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem

Leia mais

Adição e subtração de frações

Adição e subtração de frações ``cap5_aluno'' --- 207//20 --- 0: --- page --- # Lição Adição e subtração de frações EXPLORANDO O ASSUNTO Atividade ( ERRO:{ Objetivos específicos: Levar o aluno a perceber o papel de

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Camila Dorneles da Rosa 1.2 Público alvo: Alunos do 6 ao 9 ano e Magistério. 1.3 Duração: 5 horas aula 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações

Leia mais

TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS

TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS MULTIPLICAÇÃO POR E SEUS MÚLTIPLOS Para multiplicar multiplicar por, 0, 00,... basta deslocar a vírgula para a direita tantas casas quantos forem os zeros.,6,6 (desloca a

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 15:20)

O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 15:20) Lista de Matemática e Interpretacão de texto 5 o ano de 5 à 9/08/206 O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 5:20) 2 a Feira 5/08.Com muita mordomia, resolva os problemas abaixo. a) Wanessa é professora

Leia mais

, dos seus. Aula 7. Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes.

, dos seus. Aula 7. Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes. Aula 7 Conteúdo: Comparação de Fração Objetivo: Compreender e comparar frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes. Frações com denominadores iguais 7.1 Tarefa 1: Problema gerador Em

Leia mais

Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie.

Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie. Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie. 1º O conteúdo trabalhado no ano será: Obs: Todos os conteúdos antes de serem iniciados devem ter o contexto histórico passado. 1º Modulo Conjuntos:

Leia mais

Exemplo de frações no cotidiano (relógio analógico)

Exemplo de frações no cotidiano (relógio analógico) Oficina Explorando o Ensino-aprendizagem de Frações no 5º Ano Resumo Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi 1 Sirley Santos Cezar 2 A partir do projeto desenvolvido por acadêmicas pertencentes ao Projeto Interdisciplinar:

Leia mais

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Números Racionais e Operações com Frações 1.INTRODUÇÃO Quando dividimos um objeto em partes iguais, uma dessas partes ou a reunião de várias delas

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 1) João tem R$ 84,30. Pedro tem R$ 31,50 a mais que João, e José tem R$ 54,25 a mais que Pedro. Quanto tem os três juntos?

PROPOSTA DIDÁTICA. 1) João tem R$ 84,30. Pedro tem R$ 31,50 a mais que João, e José tem R$ 54,25 a mais que Pedro. Quanto tem os três juntos? PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 6º e 7º anos 1.3 Tempo da aula: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações Fundamentais com

Leia mais

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações Registro PIBID Matemática 2016 ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS Foram elaborados Jogos didáticos envolvendo as equações do 2º grau colaborativamente com os alunos do nono ano da escola participante EELAS.

Leia mais

PRÓ-LETRAMENTO MATEMÁTICA ESTADO DE MINAS GERAIS

PRÓ-LETRAMENTO MATEMÁTICA ESTADO DE MINAS GERAIS SUGESTÕES DE ESTUDO PARA FRAÇÕES o ENCONTRO Neste momento de trabalho, vamos explorar algumas das diversas maneiras de se compreender as frações, todas importantes para nosso cotidiano. O texto complementar

Leia mais

R.: b) Crie um título para o texto lido, usando o nome desse elemento.

R.: b) Crie um título para o texto lido, usando o nome desse elemento. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 0- Leia o texto a seguir. Nosso planeta tem muito mais água do que terra: apenas a fração de é terra. É nos

Leia mais

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração:

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração: Frações Números Racionais Consideremos a operação 4 : 5 =? onde o dividendo não é múltiplo do divisor. Vemos que não é possível determinar o quociente dessa divisão no conjunto dos números naturais porque

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

FRAÇÕES. Professora: Gianni Leal 6ºBM

FRAÇÕES. Professora: Gianni Leal 6ºBM FRAÇÕES Professora: Gianni Leal 6ºBM IDEIA INTUITIVA DE INTEIRO E O QUEBRADO Frases comuns no dia a dia: Perdi o ônibus por uma fração de segundos Paguei 7 reais e uns quebrados. São quatro horas e meia.

Leia mais

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1º BIMESTRE

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1º BIMESTRE . GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS AVALIAÇÃO BIMESTRAL º BIMESTRE NOME: TURMA: TURNO: DATA: PROFESSOR:

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ Coordenadora do Subprojeto: Denice Menegais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ Coordenadora do Subprojeto: Denice Menegais PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ - 2017 Escola: Escola Silveira Martins Coordenadora do Subprojeto: Denice Menegais Supervisora na Escola: Ana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Equações Diofantinas Lineares: uma proposta para o Ensino Médio PRODUTO DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO

NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO NEEJA: NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO PROFESSOR:Ardelino R Puhl Ano 2015 MÓDULO- 3 ( QUINTA SÉRIE ) PROBLEMAS ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES 1-A um teatro compareceram

Leia mais

OPERAÇÕES BÁSICA NO CONJUNTO DOS COMPLEXOS

OPERAÇÕES BÁSICA NO CONJUNTO DOS COMPLEXOS WILLIAM OLIVEIRA MENEZES JUNIOR OPERAÇÕES BÁSICA NO CONJUNTO DOS COMPLEXOS Trabalho apresentado ao curso de formação continuada da fundação CECIERJ Tutora: Maria Cláudia Padilha Tostes Grupo 02 Instituição:

Leia mais

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo,

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo, Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Numa sala quadrada, com 4 m de lado, o piso foi revestido de lajotas, também quadradas, com 40 cm de lado. Após um problema de infiltração, algumas lajotas estão danificadas

Leia mais

Provão. Matemática 4 o ano

Provão. Matemática 4 o ano Provão Matemática 4 o ano 21 Com base em seus estudos sobre sistema de numeração decimal, marque a alternativa correta para escrevermos por extenso, os números: 1.423 94 195 a) Mil quatrocentos e vinte

Leia mais

Plano de Trabalho 1. Regularidades Numéricas: Sequências. Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Tarefa 1

Plano de Trabalho 1. Regularidades Numéricas: Sequências. Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Tarefa 1 Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014 Plano de Trabalho 1 Regularidades Numéricas: Sequências Tarefa 1 Mônica Cristina Martins Pereira Tutor: Susi Cristine Britto Ferreira 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...03 DESENVOLVIMENTO/ATIVIDADES...04

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11 Disciplina: Nivelamento - Matemática Aula: 08 Prof.: Wilson Francisco Julio Duração: 20:11 Olá! Seja bem-vindo a mais uma aula de Nivelamento em Matemática! Hoje, vamos falar de multiplicação e divisão

Leia mais

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Falando sobre a probabilidade nos anos iniciais da Educação Básica De um tempo para cá, mais especificamente desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em 1998, as probabilidades passaram

Leia mais

DOMINÓ DAS QUATRO CORES

DOMINÓ DAS QUATRO CORES DOMINÓ DAS QUATRO CORES Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2 Resumo: O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de

Leia mais

NOTAS SOBRE A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES. Notes on viewing fraction of geometric

NOTAS SOBRE A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES. Notes on viewing fraction of geometric 9 NOTAS SOBRE A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES Notes on viewing fraction of geometric Eudes Antônio da Costa Introdução Nestas notas consideraremos o conjunto dos números naturais (inteiros positivos)

Leia mais

GRUPO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Projeto Fundão no Festival

GRUPO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Projeto Fundão no Festival GRUPO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Projeto Fundão no Festival As atividades aqui apresentadas são rápidas, lúdicas e em forma de desafios ou jogos, que podem ser realizadas individualmente ou em

Leia mais

Representando frações em porcentagem

Representando frações em porcentagem Representando frações em porcentagem Objetos de conhecimento Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Objetivos Identificar e representar números na forma

Leia mais

Frações sem mistérios

Frações sem mistérios Reforço escolar M ate mática Frações sem mistérios Dinâmica 2 9º Ano 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 9º Ano do Ensino Fundamental Numérico Aritmético. Números reais. Aluno Primeira

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos - FNT Plano de Ensino Aritmética. Prof.: Joni Fusinato 1

Fundamentos Tecnológicos - FNT Plano de Ensino Aritmética. Prof.: Joni Fusinato  1 Fundamentos Tecnológicos - FNT Plano de Ensino Aritmética Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Plano de Ensino Competências: Conhecer operações com números reais, com sistemas

Leia mais

VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES. TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES. TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA tânia@mat.unb.br CAPÍTULO 1 JOGOS E ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO DE NÚMEROS NEGATIVOS A idéia

Leia mais

KIT DOMINÓS E O DOMÍNIO DAS FRAÇÕES. GT 01 - Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais

KIT DOMINÓS E O DOMÍNIO DAS FRAÇÕES. GT 01 - Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais KIT DOMINÓS E O DOMÍNIO DAS FRAÇÕES GT 01 - Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais José Vilani de Farias, IFRN, vilani.farias@ifrn.edu.br Amilde Martins da Fonseca, IFRN,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID 1. Dados de identificação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1.1 Nome do bolsista. Bruno Santana do Prado. 1.2 Público alvo: 8 e 9 ano. 1.3 Duração: 2,5 horas. 1.4 Conteúdo desenvolvido: Teorema

Leia mais

Centro Educacional Sesc Cidadania. Goiânia, Novembro/ º ano Turma: Nome do(a) Aluno(a): Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres

Centro Educacional Sesc Cidadania. Goiânia, Novembro/ º ano Turma: Nome do(a) Aluno(a): Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, Novembro/07. 6º ano Turma: Nome do( Aluno(: Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres Lista de Recuperação N do 3º Trimestre Disciplina:

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

Deixando de odiar Matemática Parte 5

Deixando de odiar Matemática Parte 5 Deixando de odiar Matemática Parte Adição e Subtração de Frações Multiplicação de frações Divisão de Frações 7 1 Adição e Subtração de Frações Para somar (ou subtrair) duas ou mais frações de mesmo denominador,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 8º e 9º Ano 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Polinômios. 2. Objetivo(s) da proposta

Leia mais

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 Objetivo(s) Produzir conhecimento acerca dos números racionais, principalmente, seus diferentes significados, representações e operações. Desenvolvimento da práxis pedagógica

Leia mais

FRAÇÕES. Professor Dudan

FRAÇÕES. Professor Dudan FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou "quebrado

Leia mais

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP Resumo: Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas Com o objetivo de permitir ao aluno o desenvolvimento de competências como disciplina, concentração, perseverança e flexibilidade,

Leia mais

Conhecendo as Frações!!! 2013

Conhecendo as Frações!!! 2013 ANEXO HQ Vamos cortar uma pizza em fatias da seguinte maneira: Se comermos as três fatias menores, que fração indica o que sobrou da pizza? Matemática em quadrinhos Conhecendo as Frações!!! or S io do

Leia mais

Este jogo é indicado para alunos dos 6º ao 9º anos

Este jogo é indicado para alunos dos 6º ao 9º anos Elaboração do Jogo: Twister Matemático Responsável: Rassiê Tainy de Paula O Jogo Baseado no já existente jogo Twister, em que, os jogadores têm que mover pés e mãos conforme a indicação da roleta sem perder

Leia mais

Frações. Veja um exemplo: A fração 8 é igual a 8 :2. Neste caso, 8 é o numerador e 2 é o denominador. Efetuando a divisão de 8 por 2, obtemos 2

Frações. Veja um exemplo: A fração 8 é igual a 8 :2. Neste caso, 8 é o numerador e 2 é o denominador. Efetuando a divisão de 8 por 2, obtemos 2 Frações O símolo a significa a:, sendo a e números naturais e diferente de zero Chamamos: a a de fração; de numerador: Frações de denominador: Se a é múltiplo de, então a é um número natural ( números

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A Exemplos: 9 7 9 9 7 7 9 0 0 0 0 0 0 Denominadores iguais: Na adição e subtração de duas ou mais frações que têm denominadores iguais, conservamos o denominador comum e somamos

Leia mais

Lição 2. Multiplicando a fração da unidade. cap2_aluno 2016/8/29 22:25 page 1 #1. Imagem

Lição 2. Multiplicando a fração da unidade. cap2_aluno 2016/8/29 22:25 page 1 #1. Imagem cap_aluno 06/8/9 :5 page # Lição Multiplicando a fração da unidade Imagem FIGURA ARTÍSTICA HISTÓRIA EM QUADRINHOS Miguel é um menino negro de cabelos cheios e cacheados. Alice é uma menina morena de rabo

Leia mais

Começando a falar sobre frações

Começando a falar sobre frações ``cap1_aluno'' --- 2016/10/2 --- 1:12 --- page 1 --- #1 Lição 1 Começando a falar sobre frações EXPLORANDO O ASSUNTO Atividade 1 Três irmãos vão repartir uma barra de chocolate Um deles sugere a seguinte

Leia mais

FABIO DE ALMEIDA BENZAQUEM

FABIO DE ALMEIDA BENZAQUEM FABIO DE ALMEIDA BENZAQUEM ATIVIDADES LÚDICAS COM NÙMEROS COMPLEXOS (TAREFA 1) Trabalho apresentado ao curso de Formação Continuada da Fundação CICIERJ Consórcio CEDERJ. Orientadora:Maria Cláudia Palhares(Tutora)

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

Legenda 0 à 25% de Acertos Baixo De 26 à 50% de Acertos Intermediário De 51 à 75% de Acertos Adequado De 76 à 100% de Acertos Avançado

Legenda 0 à 25% de Acertos Baixo De 26 à 50% de Acertos Intermediário De 51 à 75% de Acertos Adequado De 76 à 100% de Acertos Avançado Relação de Descritores que apresentam os erros mais frequentes cometidos pelos estudantes nas Avaliações Diagnósticas de 2012 do ProEMI/JF no estado do Ceará Em 2012 foram aplicadas Avaliações Diagnósticas

Leia mais

(Nova) Matemática, Licenciatura. Operando com números inteiros relativos através de fichas coloridas 1

(Nova) Matemática, Licenciatura. Operando com números inteiros relativos através de fichas coloridas 1 (Nova) Matemática, Licenciatura Módulo de Pesquisa: Práticas de ensino em matemática, contextos e metodologias Disciplina: Fundamentos de Matemática I Unidade de Aprendizagem: Conjuntos, operações e equações

Leia mais