ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação"

Transcrição

1 ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula nº 10 Potenciação e Radiciação Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina: Matemática Série: 6º ano Ensino Fundamental Turmas: 61 e 62 Carga horária: 8 horas Conteúdos: Potenciação e radiciação. Objetivo: Explorar o conceito de potenciação e radiciação; Desenvolver o raciocínio lógico matemático; Desenvolver estratégias de jogo; Estimular a capacidade de observação e concentração. Metodologia: A aula será expositiva e dialogada, utilizando instrumentos manipuláveis, tais como: o jogo da velha, dominó e caça números, além de atividades com o papel quadriculado e exercícios de reforço.

2 Procedimento: Dia 27/08 e 10/09: Potenciação 1. Os alunos serão divididos de acordo com o número de participantes no dia. Cada grupo receberá o jogo dominó da potenciação, conforme anexo 1. Como jogar: Joga-se de forma semelhante ao jogo dominó tradicional. As peças devem ser embaralhadas com as faces numeradas voltadas para baixo. Em seguida, cada jogador pega a mesma quantidade de peças no monte. Uma pessoa sorteada começa o jogo, revelando uma peça. Então, os jogadores, um a um, vão juntando peças pelas operações correspondentes às pontas do conjunto que vai se formando. Cada jogador, na sua vez, deve saber a potência equivalente para ver se possui tal peça e encaixar em uma das pontas. Se um jogador não tiver nenhuma peça que se encaixe, ele fica uma rodada sem jogar. Ganha quem conseguir se livrar de todas as suas peças antes do outro. 2. Em seguida, cada aluno receberá, a atividade do anexo 2, no qual eles deverão apresentar o desenvolvimento dos cálculos. Dia 03/09 e 24/09: Radiciação 1. Os alunos, serão divididos em duplas, os quais irão receber: um tabuleiro do jogo da velha e dezoito peças do jogo com as raízes quadradas e uma folha A4, para serem resolvidos os cálculos. 2. O jogo segue a mesma regra do jogo da velha tradicional. No tabuleiro, estão as respostas das raízes contidas nas peças. 3. Os alunos deverão resolvê-las e colocar as peças no tabuleiro, de acordo com as respostas. 4. Vence o jogo, o aluno que posicionar três peças, nas diagonais, linhas ou colunas. 5. Em seguida, será entregue uma lista de exercícios sobre radiciação, conforme anexo 3. Recursos: Quadro negro;

3 Lápis de escrever; Borracha; Folha de A4; Dominó da potenciação; Jogo da Velha. Avaliação: Os alunos, serão avaliados efetuando as atividades corretamente, utilizando seu raciocínio lógico matemático para organização e resolução dos cálculos. Resultados: Dia 27/08/15: Turma 61, Potenciação Neste dia haviam nove alunos da turma 61, os quais foram separados em três grupos com três integrantes cada. Após a organização dos grupos as bolsistas iniciaram a atividade explicando as regras do jogo Dominó da Potenciação, conforme anexo 1. Durante o jogo, os alunos participaram ativamente não apresentando dificuldades na resolução das potências presentes no jogo (figura 1). Figura 1: Alunos realizando a atividade corretamente.

4 No segundo momento foi entregue o caça números, conforme o anexo 2. Durante o desenvolvimento desta atividade, percebeu-se que quatro alunos tiveram algumas dificuldades em relação a potência com expoente zero (figura 2), e a leitura correta dos enunciados da atividade (figura 3). Figura 2: A parte em destaque, indica o erro da aluna, resposta correta seria um. Figura 3: Pintura realizada incorretamente nos valores quatro e cem.

5 Entretanto os alunos resolveram a maioria dos exercícios do caça números calculando mentalmente, utilizando o rascunho apenas na resolução das potências com números maiores que dois (figura 4). Figura 4: Rascunho da atividade caça números. Dia 03/09/15: Turma 61, Radiciação Iniciou-se a aula para os onze alunos presentes, relembrando o conceito de radiciação, sendo necessário resolver alguns exemplos no quadro. Após, as bolsistas explicaram as regras do jogo da velha e dividiram os alunos em duplas. Durante o jogo os alunos não tiveram dificuldades na resolução das raízes quadradas. Muitos multiplicaram as respostas contidas no tabuleiro por elas mesmas, para saberem qual a raiz quadrada correspondia ao resultado encontrado, porém alguns tiveram dificuldades com as raízes maiores que dez e na multiplicação (figura 5, 6 e 7). Os estudantes por terem o conhecimento do jogo da velha tradicional, terminaram a atividade com êxito (figura 8).

6 Figura 5: Cálculo resolvido para encontrar a raiz quadrada de duzentos e cinquenta e seis. Figura 6: Raiz de cento e sessenta e nove, não corresponde a dezesseis.

7 Figura 7: A soma desta multiplicação, está incorreta. Figura 8: Atividade concluída com sucesso. Na segunda parte da aula, as bolsistas entregaram uma lista de exercícios, envolvendo potenciação e radiciação, conforme o anexo 3. Na primeira atividade, alguns alunos tiveram dificuldades em construir na malha quadriculada o quadrado perfeito. Portanto, muitos tiveram que refazer alguns itens deste exercício (figura 9).

8 Figura 9: Onde tem um X corresponde ao erro do aluno, o valor correto seria vinte e sete. No segundo exercício, haviam expressões envolvendo potenciação, radiciação, adição e subtração. Alguns alunos apresentaram dificuldades na resolução dos cálculos envolvendo as operações de potenciação e subtração. (figuras 10 e 11). Figura 10: Na atividade o aluno multiplicou a base pela potência, obteve o resultado incorreto.

9 Figura 11: Houve erro na subtração. Para finalizar as atividades com esta turma, as bolsistas solicitaram aos alunos, que escrevessem o que eles acharam dos encontros e atividades propostas pelas bolsistas (figuras 12 e 13). Figura 12: Avaliação das atividades.

10 Figura 13: Relatório referente a oficina. Dia 10/09/15: Turma 62, Potenciação Iniciou-se as atividades, para os onze alunos presentes, relembrando os conceitos de potenciação. Em seguida, as bolsistas explicaram o jogo do dominó, conforme o anexo 1. Os alunos não tiveram dificuldades em resolver os cálculos envolvendo o conteúdo, mas alguns não entenderam como jogar pois nesse dominó podia ser posicionadas como respostas o resultado equivalente ou repetir o valor presente na peça do jogo (figura 14). As bolsistas explicaram novamente a atividade para estes alunos, os quais continuaram a jogar sem dificuldades.

11 Figura 14: Aluno manuseando o jogo dominó. No segundo momento da atividade, foi entregue o caça números (anexo 2), na qual a maioria dos alunos conseguiu resolver as potências com êxito. Alguns não leram atentamente os enunciados, outros resolveram as potências multiplicando a base pelo expoente, e para somar esses problemas as bolsistas orientaram os alunos (figuras 15 e 16). Figura 15: A aluno não assinalou conforme os anunciados do exercício.

12 Figura 16: Resultado incorreto da potência. Dia 24/09/15: Turma 62, Radiciação Neste dia, estavam presentes doze alunos, as bolsistas iniciaram a aula dividindo os alunos em duplas. Em seguida, foram colocadas as regras e o objetivo do jogo da velha. Durante o jogo alguns alunos utilizaram como estratégia copiar numa folha de ofício as raízes das suas peças, e resolveram as operações. Desta maneira a estratégia utilizada facilitou a sequência ao jogo (figura 17). Outros, no entanto tiveram dificuldades na tabuada para resolver os cálculos das raízes maiores. Algumas operações foram realizadas no rascunho, mas nem sempre os cálculos estavam corretos (figura 18 e 19).

13 Figura 17: Rascunho de uma aluna. Figura 18: Cálculo referente as raízes quadradas presentes no jogo da velha.

14 Figura 19: Multiplicação realizada incorretamente. Na segunda parte da aula, os alunos receberam uma lista de exercícios, conforme o anexo 4, envolvendo potenciação e radiciação. Na primeira parte da atividade, eles receberam uma folha quadriculada para colorir os quadradinhos conforme o resultado da potência (figura 20). Alguns alunos apresentaram dificuldades na tabuada, consequentemente efetuando o exercício de maneira incorreta (figura 21). Figura 20: Atividade com papel quadriculado.

15 Figura 21: Potência realizada incorretamente. No segundo exercício haviam expressões envolvendo potenciação, radiciação, adição e subtração. Na resolução da atividade número dois (anexo 3) surgiram dúvidas e alguns erros relacionados à tabuada (figuras 22). Figura 22: Expressões resolvidas incorretas.

16 Para finalizar as atividades com esta turma, as bolsistas também solicitaram que os alunos escrevessem o que eles acharam dos encontros e das atividades propostas pelas bolsistas (figura 23 e 24). Figura 23: Avaliação da atividade feita pela aluna. Figura 24: Relatório sobre as atividades.

17 Comparações turmas 61 e 62: As duas turmas apresentaram um bom desempenho na realização das atividades, porém a turma 62 demonstrou mais interesse e empenho em todo o trabalho. Esta turma permaneceu atenta e silenciosa durante todo o período. Já a turma 61 estava mais agitada e dispersa, comportamento este que dificultou no bom desempenho dos alunos para a concluir as tarefas.

18 Anexos: Anexo 1 Jogo dominó da potenciação

19 Anexo 2 CAÇA NÚMEROS ) Encontre os resultados correspondentes de cada potência abaixo: a) Pinte de marrom: 3 2 b) Desenhe um triângulo em amarelo: 10 2 c) Pinte de vermelho: 5 2 d) Faça um triângulo em vermelho: 2 2 e) Pinte em rosa: 1 0 f) Marque um X em laranja: 3 3 g) Pinte de laranja: 8 2 h) Marque um X em verde: 2 6 i) Pinte de amarelo: 9 0 j) Faça um círculo em laranja: 0 0 k) Pinte de azul claro: 7 2 l) Faça um círculo em marrom: 9 2 m) Pinte de verde escuro: 8 0 n) Pinte de azul escuro: 7 1 o) Desenhe uma estrela em azul claro: 4 2 p) Pinte de verde claro: 4 4 q) Marque um X em amarelo: 5 3 r) Circule em rosa: 11 2 s) Desenhe uma estrela em verde escuro: 13 2 t) Circule em verde claro: 10 0 u) Marque um X em vermelho: 12 1 v) Circule em vermelho: 6 3 x) Marque um X em laranja: 6 2 y) Circule em azul escuro: 14 2

20 Anexo 3 1) Numa malha quadriculada, cada quadradinho é chamado de célula. Pinte a célula, conforme a potência abaixo: a) 6 2 = b) 8 2 = c) 2 3 = d) 3 3 = e) 5 2 = f) 1 2 = g) 10 0 = h) 7 1 = i) 4 2 = j) 2 2 = 2) Efetue as expressões a seguir, utilizando os conceitos de potenciação e radiciação: a) = b) = c) = d) = e) 64 + [ ( )]= f) = g) = h) =

21 Bibliografias: AURÉLIO, Marco. Saber CEEC. Jogo de Dominó. Acesso em: 11/08/2015. Disponível: < DOLCE, Osvaldo; LEZZI, Gelson; MACHADO, Antonio. Matemática realidade. Editora Atual, São Paulo, 2009.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula nº 13: Dia 22/10, 29/10, 05/11 e 12/11. Construção de Polígonos Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula 07 Produtos Notáveis

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula 07 Produtos Notáveis ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula 07 Produtos Notáveis Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Giulia Paini. Supervisora: Marlete Basso Roman. Disciplina:

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID Plano de aula 2-16/04 e 30/04 de 2015 Tangram

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID Plano de aula 2-16/04 e 30/04 de 2015 Tangram ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID Plano de aula 2-16/04 e 30/04 de 2015 Tangram Bolsistas: Andressa Santos Vogel, Mévelin Maus e Patrícia Lombello Supervisora:

Leia mais

Metodologia: A aula será interativa e dialogada, utilizando o jogo Twister dos Decimais e atividades de reforço.

Metodologia: A aula será interativa e dialogada, utilizando o jogo Twister dos Decimais e atividades de reforço. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula 1 Twister dos Decimais Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Guimara Bulegon. Supervisora: Marlete Basso Roman. Disciplina:

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID Plano de aula De setembro à outubro de 2013 Bolsistas: Fernanda Menegotto, Jéssica Tumelero, Jéssica da Silva, Patricia Balbinot e Vera de Oliveira. Supervisora:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Clarissa Gonçalves Lira 1.2 Público alvo: 6º e 7º anos 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Múltiplos e Divisores 2. Objetivo(s)

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

Plano 4 Revisão de tabuada e operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) 2016

Plano 4 Revisão de tabuada e operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) 2016 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano 4 Revisão de tabuada e operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) 2016 Bolsistas: Débora Chiarello e Natieli Melo Rodrigues Supervisora:

Leia mais

Conteúdos: Números primos, fatoração e mínimo múltiplo comum.

Conteúdos: Números primos, fatoração e mínimo múltiplo comum. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula 08 Fatoração e mínimo múltiplo comum Bolsistas: Giulia Paini. Supervisora: Marlete Basso Roman. Disciplina: Matemática.

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID. Plano de aula 3 - Quadrado Mágico- abril de 2015

EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID. Plano de aula 3 - Quadrado Mágico- abril de 2015 EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID Plano de aula 3 - Quadrado Mágico- abril de 2015 Bolsistas: Mévelin Maus, Patrícia Lombelo, Natacha Subtil. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina: Matemática

Leia mais

Plano de Aula. Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa. Conteúdo específico: Adição e subtração de números inteiros.

Plano de Aula. Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa. Conteúdo específico: Adição e subtração de números inteiros. Plano de Aula Bolsista: Caio Cesar Vivian Guedes Oliveira. Data: 15/05/17. Duração: 100 minutos. Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa. Conteúdo: Números Inteiros. Conteúdo

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO PIFE DA MULTIPLICAÇÃO Objetivo: Compreender melhor as operações de multiplicação. Materiais: 46 cartas da seguinte forma: 8 cartas com números do 2 ao 9 sendo estes multiplicadores; 8 cartas com números

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Natauan Bianchin de Lima 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. (100 min) Desenvolvimento de atividades exploratórias envolvendo conceitos de fração

PROPOSTA DIDÁTICA. (100 min) Desenvolvimento de atividades exploratórias envolvendo conceitos de fração PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Jéssica Marilda Gomes Mendes 1.2 Público alvo: 6º/ 7º ano 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Frações 2. Objetivo(s) da proposta

Leia mais

Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e efetuar os exercícios de adição e subtração que o jogo proporciona.

Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e efetuar os exercícios de adição e subtração que o jogo proporciona. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula 1 09/04 e 23/04 de 2015 Batalha Naval Com Desafios Matemáticos Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patrícia Lombello

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

EMEF PROFESSORA MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID. Plano de aula 4 Abril de Ângulos

EMEF PROFESSORA MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID. Plano de aula 4 Abril de Ângulos EMEF PROFESSORA MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID Plano de aula 4 Abril de 2015 Ângulos Bolsistas: Mévelin Maus, Patrícia Lombelo, Natacha Subtil. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina: Matemática

Leia mais

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. DANÔMIO Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. Materiais Dado feito de papel com um monômio em cada face, 6 tabelas que apresentam todas combinações de produtos dos monômios de

Leia mais

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU 1 DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver equações de 1 grau; Estimular o raciocínio. Duplas. Material (um para cada dupla): Tabuleiro8x8 com 64 casas. 64 peças. O jogo é composto por um tabuleiro 8x8 com

Leia mais

Conteúdos: Introdução aos monômios, termos semelhantes e polinômios.

Conteúdos: Introdução aos monômios, termos semelhantes e polinômios. ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano 11 - Jogo do Alvo Agosto/2015 Bolsistas: Mévelin Maus e Natacha Subtil Supervisora: Marlete Basso Romam Disciplina: Matemática Série: 7º ano Ensino

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2º Ano 2011 Nome: Data: / / ATIVIDADE EXTRA DE MATEMÁTICA Resolva as situações-problema abaixo. Lembre-se de registrar como você pensou e de colocar a resposta

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI TANGRAM DE CORAÇÃO

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI TANGRAM DE CORAÇÃO ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI TANGRAM DE CORAÇÃO Bolsistas: Mévelin Maus e Natacha Subtil Supervisora: Marlete Basso Romam Disciplina: Matemática Série: 7º e 8º anos Ensino Fundamental

Leia mais

JOGOS E HABILIDADES. Marie-Claire Ribeiro Póla Mariele Cestari Esteves Supera Londrina

JOGOS E HABILIDADES. Marie-Claire Ribeiro Póla Mariele Cestari Esteves Supera Londrina JOGOS E HABILIDADES Marie-Claire Ribeiro Póla mariepola@yahoo.com.br Mariele Cestari Esteves Supera Londrina mariele.londrina@metodosupera.com.br Resumo: São inúmeras as habilidades que podem ser desenvolvidas

Leia mais

FABIO DE ALMEIDA BENZAQUEM

FABIO DE ALMEIDA BENZAQUEM FABIO DE ALMEIDA BENZAQUEM ATIVIDADES LÚDICAS COM NÙMEROS COMPLEXOS (TAREFA 1) Trabalho apresentado ao curso de Formação Continuada da Fundação CICIERJ Consórcio CEDERJ. Orientadora:Maria Cláudia Palhares(Tutora)

Leia mais

Percentual de acertos NOME Nᴼ 09/06/2017 Durante a semana 20/06/2017 TURMA: Data para tirar dúvidas em sala de aula

Percentual de acertos NOME Nᴼ 09/06/2017 Durante a semana 20/06/2017 TURMA: Data para tirar dúvidas em sala de aula Data de recebimento pelo aluno Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XIII 6º ano/ Ensino Fundamental / Matemática/2017 Profa.: Cláudia Tavares Barbosa dos Santos Profa.: Camila

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 018 ITEM 1 DA ADA Observe potência a seguir: ( ) O resultado dessa potenciação é igual a (A) 8 1. (B) 1 8. (C) 1 81 81 (D) 1 Dada uma potência

Leia mais

PLANO DE AULA: Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora).

PLANO DE AULA: Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora). PLANO DE AULA: Identificação: Mayara Fagundes Sena da Silva. Data da aula: em aberto (há combinar com a supervisora). Duração da aula: 2 Períodos. Conteúdo: Monômios. Conteúdos Específicos: - Partes de

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Camila Dorneles da Rosa 1.2 Público alvo: Alunos do 6 ao 9 ano e Magistério. 1.3 Duração: 5 horas aula 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações

Leia mais

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações Registro PIBID Matemática 2016 ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS Foram elaborados Jogos didáticos envolvendo as equações do 2º grau colaborativamente com os alunos do nono ano da escola participante EELAS.

Leia mais

Sistema de Recuperação

Sistema de Recuperação Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I - 2º ano 2011 Sistema de Recuperação ATIVIDADES EXTRAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTÍNUA FAÇA UMA CAPA PERSONALIZADA PARA SUA APOSTILA DE ESTUDOS Nome: Classe:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Bianca Bitencourt da Silva 1.2 Público alvo: Alunos de 7º a 9º ano e Magistério 1.3 Duração: 2 aulas de 2 h e 30 min cada 1.4 Conteúdo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Andressa Franco Vargas 1.2 Público alvo: Alunos do 8º e 9º ano 1.3 Duração: 120 minutos 1.4 Conteúdo desenvolvido: Teorema de Pitágoras:

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

Semelhança de Polígonos

Semelhança de Polígonos Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 9º Ano 1º Bimestre/2013 Plano de Trabalho Semelhança de Polígonos Tarefa 2 Cursista: Roberto de Oliveira Grupo 2 Tutor: Emílio

Leia mais

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo:

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo: MÓDULO 2 POTÊNCIA Sabendo que as potências tem grande importância no mundo da lógica matemática, nosso curso terá por objetivo demonstrar onde podemos utilizar esses conceitos no nosso cotidiano e vida

Leia mais

Jogos no Ensino Fundamental II: 6º ao 9º Ano

Jogos no Ensino Fundamental II: 6º ao 9º Ano Página inicial Fale Conosco Câmpus de São José do Rio Preto Acesso rápido Unidades Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Apresentação Jogos no Ensino de Matemática Ens. Fund. 1º ao 5º Ano

Leia mais

Plano 5 Ângulos 2016

Plano 5 Ângulos 2016 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano 5 Ângulos 2016 Bolsistas: Débora Chiarello e Natieli Melo Rodrigues Supervisora: Marlete Basso Romam Disciplina: Matemática Série: 8º ano Ensino Fundamental

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR A MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO ENCONTRE 1 Objetivos: - Realizar operações de adição e/ou subtração. - Estimular o cálculo mental. - Compor o número 1 com duas parcelas. Número de jogadores: 2 ou 4. Materiais:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Leitura e escrita de números. Calendário Sequência

Leia mais

OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS

OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS COM SINAIS IGUAIS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS 1º Caso: (+3 ) + (+4) = + 7 +3 + 4 = + 7 ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS Quando duas parcelas são positivas, o resultado da adição

Leia mais

COLETÂNEA DE JOGOS. Seleção elaborada pela Profª Márcia Amplatz

COLETÂNEA DE JOGOS. Seleção elaborada pela Profª Márcia Amplatz COLETÂNEA DE JOGOS Seleção elaborada pela Profª Márcia Amplatz marcia.amplatz@gmail.com 41-8428-2327 Triangulo dos 9 Número de participante individual Objetivo desenvolver e estimular a capacidade lógica,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 8º e 9º Ano 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Polinômios. 2. Objetivo(s) da proposta

Leia mais

POTENCIAÇÃO. Por convenção temos que: 1) Todo o número elevado ao expoente 1 é igual à própria base, exemplo: a) 8¹ = 8 b) 5¹ = 5

POTENCIAÇÃO. Por convenção temos que: 1) Todo o número elevado ao expoente 1 é igual à própria base, exemplo: a) 8¹ = 8 b) 5¹ = 5 POTENCIAÇÃO 6º ANO - Prof. Patricia Caldana Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais Exemplo: 5 x 5 x 5, indicada por 5³, ou seja, 5³ = 5 x 5 x 5 = 125 onde: 5 é a base (fator

Leia mais

AULA 8. Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes.

AULA 8. Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes. AULA 8 Conteúdo: Equivalência de Frações. Objetivo: Compreender o significado e o processo de obtenção de frações equivalentes. 8.1 Tarefa 1: Problema Gerador Na terça-feira, a turma dividiu um bolo pequeno

Leia mais

Objetivos. Temas transversais

Objetivos. Temas transversais Objetivos - Aproveitar o conhecimento acumulado, apontar o erro e estimular o aluno a compreendê-lo e corrigi-lo. - Identificar e reconhecer os recursos dos jogos. - Reconhecer a utilização do material

Leia mais

DOMINÓ DAS QUATRO CORES

DOMINÓ DAS QUATRO CORES DOMINÓ DAS QUATRO CORES Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2 Resumo: O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Escola E.B. 2.3 de Pedro de Santarém PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 5º ANO 2010/2011 Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Aulas Previstas Preparar e organizar o trabalho a realizar

Leia mais

Nível. Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental 2.ª FASE 16 de setembro de 2017

Nível. Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental 2.ª FASE 16 de setembro de 2017 Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nível 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental.ª FASE 16 de setembro de 017 Nome completo do(a) aluno(a) Endereço completo do(a) aluno(a) (Rua, Av., n o ) Complemento

Leia mais

Nível. Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Visite nossas páginas na Internet:

Nível. Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Visite nossas páginas na Internet: Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nível 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ª FASE de setembro de 0 Nome completo do aluno Endereço completo do aluno (Rua, Av., nº) Complemento (casa, apartamento,

Leia mais

Formação Continuada NOVA EJA. PLANO DE AÇÃO 4- Polinômios

Formação Continuada NOVA EJA. PLANO DE AÇÃO 4- Polinômios Nome do cursista: Isabel Cristina da Silva Email do cursista: isabel_cristinasilva@hotmail.com Nome do pólo: Metropolitana IV Nome do tutor: Nilton Miguel da Silva Grupo A INTRODUÇÃO Formação Continuada

Leia mais

ATIVIDADES/LEM. As atividades de I a VI se voltam preferencialmente para estudantes do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano).

ATIVIDADES/LEM. As atividades de I a VI se voltam preferencialmente para estudantes do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano). As atividades aqui propostas têm o intuito de auxiliar. Podem ser vistas, apenas, como referência para os professores, de modo que necessitam de adaptações para as mais diversas realidades e ao nível de

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano 12 Sólidos Geométricos Setembro/2015 Bolsistas: Mévelin Maus e Natacha Subtil Supervisora: Marlete Basso Romam Disciplina: Matemática Série: 6º ano

Leia mais

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.:

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 0- Observe a figura: Em quantas partes

Leia mais

SME Introdução à Programação de Computadores Primeiro semestre de Trabalho: jogo Semáforo

SME Introdução à Programação de Computadores Primeiro semestre de Trabalho: jogo Semáforo SME0230 - Introdução à Programação de Computadores Primeiro semestre de 2017 Professora: Marina Andretta (andretta@icmc.usp.br) Monitores: Douglas Buzzanello Tinoco (douglas.tinoco@usp.br) Amanda Carrijo

Leia mais

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP Resumo: Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas Com o objetivo de permitir ao aluno o desenvolvimento de competências como disciplina, concentração, perseverança e flexibilidade,

Leia mais

INTERAULA I Data:22 /03/2017

INTERAULA I Data:22 /03/2017 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Subprojeto Matemática Campus Itaqui INTERAULA I Data:22 /03/2017 - Retomar os conceitos de maior ou menor que. - Trabalhar a ordem dos números

Leia mais

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Petrônio Fernandes da Silva; Anderson Diego Silva Gonçalves; Jânio Elpídio de Medeiros. Universidade Federal da Paraíba, petroniof9@gmail.com;

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na linha abaixo.

3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na linha abaixo. 1) Observe a imagem abaixo. Ensino Fundamental Nível I Currículo Brasileiro 2) Pinte os números que você encontrar na imagem. 3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ESTRATÉGIA VIA COMPUTADOR NA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ESTRATÉGIA VIA COMPUTADOR NA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ESTRATÉGIA VIA COMPUTADOR NA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA JOSINALVA ESTACIO MENEZES UFRPE jomene@nelore.npde.ufrpe.br TEMA: SOFTWARE E HARDWARE Aplicativos

Leia mais

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1º BIMESTRE

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1º BIMESTRE . GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS AVALIAÇÃO BIMESTRAL º BIMESTRE NOME: TURMA: TURNO: DATA: PROFESSOR:

Leia mais

B) R$ 6, 50 C) R$ 7, 00 D) R$ 7, 50 E) R$ 8, 00

B) R$ 6, 50 C) R$ 7, 00 D) R$ 7, 50 E) R$ 8, 00 1 Matemática Q1. (OBMEP) Joãozinho escreveu os números 1, 2 e 3 como resultados de operações envolvendo exatamente quatro algarismos 4, como nos exemplos a seguir: 1 = (4 + 4) (4 + 4) 2 = 4 4 + 4 4 3 =

Leia mais

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Objetivos: Revisar e ensinar conceitos de matemática básica e os assuntos que mais caem no ENEM; Buscar a compreensão do aluno quanto aos enunciados das questões

Leia mais

Fundamentos da Matemática e Estatística

Fundamentos da Matemática e Estatística Fundamentos da Matemática e Estatística Operações matemáticas básicas Prof. Dr. Marcos Aurélio Basso IFSULDEMINAS Campus Incondentes MG Introdução As operações matemáticas básicas são adição, subtração,

Leia mais

Espera, espera, tive uma idéia e uma idéia não se deixa fugir.

Espera, espera, tive uma idéia e uma idéia não se deixa fugir. Nível 1 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 2ª FSE 24 de outubro de 2009 Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Parabéns pelo seu desempenho na 1ª Fase da OBMEP. É com grande satisfação

Leia mais

Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Matemática - 2 o Ano - 1 o Bimestre Questões 1. JULIANA MISTUROU ALGUNS CARTÕES NUMERADOS E AGORA PRECISA ORGANIZAR OS CARTÕES DO MENOR PARA O MAIOR. VAMOS AJUDÁ-LA,

Leia mais

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem Análise Combinatória AULA 1 Métodos Simples de Contagem Tales Augusto de Almeida 1. Introdução A primeira ideia que surge no imaginário de qualquer estudante quando ele ouve a palavra contagem seria exatamente

Leia mais

Nº: Atividade Avaliativa P4

Nº: Atividade Avaliativa P4 Centro Educacional La Salle Av. Dom Pedro I, 151 Bairro Dom Pedro Manaus/AM Fone: (92) 3655-1200 E-mail: lasalle.manaus@lasalle.org.br ALUNO (A): Nº: TURMA 16 VALOR: 5 pontos DISCIPLINA: Matemática TRIMESTRE:

Leia mais

Assessoria Matemática Amora II

Assessoria Matemática Amora II Plano de trabalho para a aula do dia: 15/05/2014 Alunos: André Luiz, Marluce e Nathália Assessoria Matemática Amora II Resumo da atividade a ser desenvolvida Nesta aula, iremos explicar como efetuamos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ. Matemática 1º Ano 4º Bimestre Plano de Trabalho FUNÇÃO EXPONENCIAL

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ. Matemática 1º Ano 4º Bimestre Plano de Trabalho FUNÇÃO EXPONENCIAL FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 1º Ano 4º Bimestre 2013 Plano de Trabalho FUNÇÃO EXPONENCIAL Tarefa 1 Cursista: Michele Zacharias dos Santos Grupo 1 Tutor:

Leia mais

Nível. Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Visite nossas páginas na Internet:

Nível. Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Visite nossas páginas na Internet: Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nível 2 8 o e 9 o anos do Ensino Fundamental 2 a FASE 12 de setembro de 2015 Nome completo do aluno Endereço completo do aluno (Rua, Av., n o ) Complemento (casa,

Leia mais

REVISA DE ARTE 6 ANO. Professor(a): Francine Morini Miranda. 1- Faça um desenho cego utilizando tinta guache.

REVISA DE ARTE 6 ANO. Professor(a): Francine Morini Miranda. 1- Faça um desenho cego utilizando tinta guache. REVISA DE ARTE 6 ANO Nome: Professor(a): Francine Morini Miranda Turma: Data: / / 1- Faça um desenho cego utilizando tinta guache. REVISA 3 DE CIÊNCIAS Nome: N o Turma: 6º ano Professora: Bárbara Gabriela

Leia mais

Números. Leitura e escrita de um número no sistema de numeração indo-arábico Os números naturais 24 Comparando números naturais 25

Números. Leitura e escrita de um número no sistema de numeração indo-arábico Os números naturais 24 Comparando números naturais 25 Sumário CAPÍTULO 1 Números 1. Os números registram o mundo em que vivemos 11 2. Sistemas de numeração 12 3. O sistema de numeração indo-arábico 16 Leitura e escrita de um número no sistema de numeração

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente Matemática 2 ano - 1 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente Matemática 2 ano - 1 bimestre Avaliação Matemática 2 ano - 1 bimestre Unidade 1 1. Ligue cada cartão à etiqueta que indica o número de brinquedos desenhados nele. Atenção: há etiquetas sobrando! 2. Ligue cada imagem à forma que mais se parece

Leia mais

Conteúdos: Elementos dos sólidos geométricos, cubo, paralelepípedo, tetraedro e pirâmide quadrangular.

Conteúdos: Elementos dos sólidos geométricos, cubo, paralelepípedo, tetraedro e pirâmide quadrangular. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula 6 Elementos dos Sólidos Geométricos Bolsistas: Alana B. S. Nunes e Guimara Bulegon. Supervisora: Marlete Basso Roman.

Leia mais

MEC UFSC PMF/ Secretaria Municipal de Educação

MEC UFSC PMF/ Secretaria Municipal de Educação Jogo: Um a mais, um a menos. Dez a mais, dez a menos. SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artemed, 2007. Organização da turma: grupos de quatro jogadores

Leia mais

Jogos de radiação e potenciação

Jogos de radiação e potenciação ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID Plano de aula 5 Maio de 2015 Jogos de radiação e potenciação Bolsistas: Mévelin Maus e Natacha Subtil Supervisora: Marlete

Leia mais

Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO)

Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO) Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO) Aluno: Anderson Ribeiro da Silva Tutor: Cláudio Rocha de Jesus Grupo: 7 Curso: 3º Ano / Ensino Médio Duração: 400min INTRODUÇÃO Sabe-se

Leia mais

Plano de Trabalho sobre Polígonos regulares e áreas de figuras planas

Plano de Trabalho sobre Polígonos regulares e áreas de figuras planas FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Jordelani Machado Barreto Plano de Trabalho sobre Polígonos regulares e áreas de figuras planas Saquarema RJ 2013 JORDELANI MACHADO BARRETO

Leia mais

NÍVEL 1 M. a) Como o algarismo das unidades é 1, logo temos que a soma dos outros três algarismo é 1. O único número que satisfaz essa condição é 1001

NÍVEL 1 M. a) Como o algarismo das unidades é 1, logo temos que a soma dos outros três algarismo é 1. O único número que satisfaz essa condição é 1001 NÍVEL 1 M a) Como o algarismo das unidades é 1, logo temos que a soma dos outros três algarismo é 1. O único número que satisfaz essa condição é 1001 b) Partindo que o algarismo das unidades é 6, temos

Leia mais

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números.

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números. . Números Naturais Para qualquer cidadão, contar faz parte da rotina da vida. Por exemplo: contamos dinheiro, contamos pessoas, contamos os itens para saber o que precisamos comprar, contamos objetos em

Leia mais

OPERAÇÕES BÁSICA NO CONJUNTO DOS COMPLEXOS

OPERAÇÕES BÁSICA NO CONJUNTO DOS COMPLEXOS WILLIAM OLIVEIRA MENEZES JUNIOR OPERAÇÕES BÁSICA NO CONJUNTO DOS COMPLEXOS Trabalho apresentado ao curso de formação continuada da fundação CECIERJ Tutora: Maria Cláudia Padilha Tostes Grupo 02 Instituição:

Leia mais

RELATÓRIO 1 Data: 31/03/2017. Objetivo(s) - Retomar os conteúdos referentes a produtos notáveis e fatoração.

RELATÓRIO 1 Data: 31/03/2017. Objetivo(s) - Retomar os conteúdos referentes a produtos notáveis e fatoração. RELATÓRIO 1 Data: 31/03/2017 - Retomar os conteúdos referentes a produtos notáveis e fatoração. REVISÃO Produtos Notáveis Quadrado da soma de dois termos: (a + b)² = a² + 2 a b + b² Quadrado da diferença

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 1 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO. Divisão da turma: Turma deve ser organizada em grupos de no máximo 4 alunos.

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 1 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO. Divisão da turma: Turma deve ser organizada em grupos de no máximo 4 alunos. Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 1 Nome: Cintia de Oliveira Santos Regional: Metropolitana II São Gonçalo Tutora: Adriana Muniz da Silva Lemos INTRODUÇÃO O presente Plano de Ação 1 pretende que

Leia mais

Ações de iniciação à docência (PIBID): as primeiras experiências no ensino de Matemática

Ações de iniciação à docência (PIBID): as primeiras experiências no ensino de Matemática Ações de iniciação à docência (PIBID): as primeiras experiências no ensino de Matemática Giseli Verginia Sonego 1, Sandra Denise Stroschein 2, Raiane Jacqueline Conci 3, Taís Amanda Giovanella Becker 4

Leia mais

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em

Leia mais

Princípio da Casa dos Pombos

Princípio da Casa dos Pombos Capítulo 1 Princípio da Casa dos Pombos O Princípio da Casa dos Pombos é um dos métodos de demonstração mais utilizados em competições de matemática. Também é conhecido em alguns países (na Rússia, por

Leia mais

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Reforço escolar M ate mática Qual é a sua chance? Dinâmica 6 3ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 3ª do Ensino Médio Numérico Aritmético Introdução à probabilidade Primeira Etapa

Leia mais

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1 Questão a) Para saber o número que deve dizer ao matemágico, Joãozinho deve fazer quatro contas: ª conta: multiplicar o número no cartão escolhido por 2; 2ª conta: somar 3 ao resultado da primeira conta;

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

MATEMÁTICA D U Quarenta = 40. Cinquenta = Completa a recta graduada com os números que faltam.

MATEMÁTICA D U Quarenta = 40. Cinquenta = Completa a recta graduada com os números que faltam. D U 4 0 Quarenta 30 + 0 = 40 D U 5 0 Cinquenta 40 + 0 = 50 Completa a recta graduada com os números que faltam. 39 45 50 55 59 2 Completa de modo a obteres as quantidades indicadas. 40 30 + 0 + 20 50 40

Leia mais

ANÁLISE COMBINATÓRIA

ANÁLISE COMBINATÓRIA ANÁLISE COMBINATÓRIA 1) (PUC) A soma das raízes da equação (x + 1)! = x 2 + x é (a) 0 (b) 1 (c) 2 (d) 3 (e) 4 2) (UFRGS) Um painel é formado por dois conjuntos de sete lâmpadas cada um, dispostos como

Leia mais

Metodologia: Aula expositiva e dialogada; Uso de materiais manipuláveis na construção das figuras geométricas.

Metodologia: Aula expositiva e dialogada; Uso de materiais manipuláveis na construção das figuras geométricas. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula 8 Dia 18/06, 25/06 e 02/07 Área e Perímetro de figuras planas Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello

Leia mais

PLANO DE AULA DOMINÓ DE FRAÇÕES. 2. Conteúdo(s): Adição e subtração de frações de mesmo denominador.

PLANO DE AULA DOMINÓ DE FRAÇÕES. 2. Conteúdo(s): Adição e subtração de frações de mesmo denominador. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Educação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFPR Projeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática PLANO DE AULA DOMINÓ DE FRAÇÕES Isabella

Leia mais

Espera, espera, tive uma idéia e uma idéia não se deixa fugir.

Espera, espera, tive uma idéia e uma idéia não se deixa fugir. Nível 2 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental 2ª FSE 24 de outubro de 2009 Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Parabéns pelo seu desempenho na 1ª Fase da OBMEP. É com grande satisfação

Leia mais

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4 0 - OPERAÇÕES NUMÉRICAS ) Adição algébrica de números inteiros envolve dois casos: os números têm sinais iguais: soma-se os números e conserva-se o sinal; os números têm sinais diferentes: subtrai-se o

Leia mais

Adição de números decimais

Adição de números decimais NÚMEROS DECIMAIS O número decimal tem sempre uma virgula que divide o número decimal em duas partes: Parte inteira (antes da virgula) e parte decimal (depois da virgula). Ex: 3,5 parte inteira 3 e parte

Leia mais