Isomeria Isomeria é a ocorrência de dois ou mais compostos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Isomeria Isomeria é a ocorrência de dois ou mais compostos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular."

Transcrição

1 Introdução ao estudo dos isômeros O carbono apresenta uma propriedade que o destaca dos outros elementos químicos: seus átomos podem unir-se em longas sequências estáveis, as cadeias carbônicas. Dessa propriedade decorre a existência dos compostos orgânicos, cuja quantidade conhecida é significativamente maior do que a dos compostos inorgânicos. É fato comum na Química Orgânica que uma mesma fórmula molecular represente dois ou mais compostos diferentes. Esse fato é conhecido como isomeria ou isomerismo e os diferentes compostos que têm em comum uma mesma fórmula molecular são denominados isômeros. Se os isômeros possuem a mesma fórmula molecular, em que eles são diferentes? Essa resposta depende diretamente da comparação entre as moléculas dos isômeros. Se as diferenças entre elas puderem ser percebidas na fórmula estrutural plana, isso significa que as diferenças entre os isômeros estão na sequência em que os átomos se unem. Nesse caso, temos isômeros constitucionais, que alguns autores denominam isômeros planos. Há casos em que as diferenças entre as moléculas dos isômeros só podem ser percebidas ao analisarmos a estrutura espacial das moléculas. Nesse caso, temos estereoisômeros ou isômeros espaciais. Isomeria Isomeria é a ocorrência de dois ou mais compostos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. Observe os compostos representados abaixo:

2 Os compostos acima possuem diferentes nomes, diferentes fórmulas estruturais, diferentes pontos de fusão e ebulição e também diferentes densidades. No entanto, eles possuem, coincidentemente, a mesma fórmula molecular: C4H10O. São exemplos de isômeros. Existem dois tipos de isomeria: a plana e a espacial (estereoisomeria). Isomeria plana Nesse tipo de isomeria, verifica-se a diferença entre os isômeros através do estudo de suas fórmulas estruturais planas. Existem cinco casos de isomeria plana: 1 caso: Isomeria de função os isômeros pertencem a funções diferentes. Exemplos: 2 caso: Isomeria de cadeia ou núcleo os isômeros pertencem à mesma função, mas apresentam diferentes tipos de cadeia.

3 3 caso: Isomeria de posição os isômeros pertencem à mesma função e têm o mesmo tipo de cadeia, mas apresentam diferença na posição de um grupo funcional, de uma ramificação ou insaturação. 4 caso: Isomeria de compensação ou metameria: os isômeros pertencem à mesma função e apresentam o mesmo tipo de cadeia, mas apresentam diferença na posição de um heteroátomo.

4 5 caso: Isomeria dinâmica ou tautomeria: esse é um caso particular de isomeria de função, no qual os isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico em solução. Os principais casos de tautomeria (tautos = dois de si mesmo) envolvem compostos carbonílicos. Ao preparar uma solução de aldeído acético, uma pequena parte se transforma em etenol, o qual, por sua vez, regenera o aldeído, estabelecendo um equilíbrio químico em que o aldeído, por ser mais estável, está presente em maior concentração. Veja os exemplos: A solução que contém os dois tautômeros é denominada alelotrópica, e ambos os equilíbrios são genericamente denominados cetoenólicos. Isomeria espacial (estereoisomeria) A isomeria espacial, também conhecida por estereoisomeria, é a ocorrência de diferentes compostos que, embora apresentem a mesma fórmula molecular, possuem fórmulas estruturais espaciais diferentes. Existem dois tipos de isomeria espacial: geométrica (cis-trans ou Z- E) e óptica. Isomeria geométrica Quando dois hidrogênios, um de cada carbono do etileno, são substituídos por dois átomos de cloro, formam-se duas estruturas diferentes com a mesma fórmula molecular: C2H2Cl2. Veja:

5 As fórmulas estruturais podem ser feitas da seguinte forma: A diferença entre esses dois compostos está na disposição geométrica dos grupos liga dos aos carbonos da dupla. A isso chamamos de isomeria geométrica, e esses isômeros são diferenciados por meio dos prefixos cis e trans. As diferentes disposições espaciais dos átomos provocam alterações nas propriedades físicas desses compostos, como, por exemplo, na temperatura de ebulição. Veja: CIS=TE=60,3 C TRANS=TE= 47,5 C

6 Ocorrência de isomeria geométrica Compostos acíclicos Os compostos acíclicos devem apresentar pelo menos uma dupla ligação entre carbonos, e cada um dos carbonos da dupla deve apresentar grupos ligantes diferentes. Considerando o esquema abaixo: Veja alguns exemplos: a) 2-penteno A imagem à direita indica a representação simplificada da diferença na estrutura dos isômeros geométricos. b) 2-bromo-1-cloropropeno Neste caso, os dois isômeros geométricos não podem ser identificados pelos prefixos cis e trans, pois não apresentam nenhum ligante

7 igual nos dois carbonos da dupla ligação. Em tais casos, devemos utilizar as designações E e Z. O isômero Z é aquele que apresenta dois ligantes de cada C da com os maiores números atômicos; o outro isômero será o E. Veja: Compostos cíclicos Os compostos cíclicos devem apresentar grupos ligantes diferentes em pelo menos dois carbonos do ciclo. Considerando o esquema abaixo: Veja um exemplo: Visão envolve conversão entre isômeros geométricos Na retina camada que fica na parte posterior do olho existem células fotorreceptoras (isto é, receptoras da luz), que contêm uma substância chamada cis-retinal. A incidência de luz provoca a sua transformação em transretinal, reação que gera um impulso elétrico, que é enviado ao cérebro. Lá os impulsos são interpretados, compondo as imagens que vemos.

8 O olho dispõe de mecanismos capazes de reconverter o trans retinal em cis-retinal, estando, dessa maneira, pronto para receber mais luz. Em cada segundo, esses eventos se repetem milhões de vezes em nossos olhos. O retinal é produzido pelo organismo a partir da vitamina A. A ausência dessa vitamina na dieta alimentar provoca uma doença conhecida como cegueira noturna, caracterizada pela incapacidade de enxergar em ambientes pouco iluminados. Na cenoura existe uma substância denominada b-caroteno (betacaroteno), que, no organismo, é convertida em vitamina A. Assim, comer cenouras evita certos tipos de distúrbios visuais. Isso, é claro, não assegura que quem as coma em quantidade vá possuir uma visão acima do normal (como acreditam algumas pessoas), pois a presença de retinal garante o funcionamento de parte do processo visual, apenas. Isomeria óptica A isomeria óptica está associada ao comportamento das substâncias submetidas a um feixe de luz polarizada (um só plano de vibração) obtida quando a luz natural, não polarizada (infinitos planos de vibração), atravessa um polarizador.

9 Algumas substâncias têm a propriedade de desviar o plano de vibração da luz polarizada e são denominadas opticamente ativas. Essa propriedade caracteriza os compostos que apresentam isomeria óptica. O desvio do plano de vibração pode ocorrer em dois sentidos: a) desvio para o lado direito = isômero dextrogiro (d); b) desvio para o lado esquerdo = isômero levogiro (l). Esse desvio é determinado experimentalmente por um aparelho denominado polarímetro, esquematizado a seguir: A condição necessária para a ocorrência de isomeria óptica é que a substância apresente assimetria. Primeiramente, vamos estudar o conceito de simetria. Dizemos que uma estrutura é simétrica quando ela apresenta pelo menos um plano de simetria, isto é, quando pode ser dividida em duas metades idênticas. Uma estrutura simétrica, quando colocada diante de um espelho plano, produz uma imagem idêntica a ela. Observe a imagem abaixo:

10 Quando colocamos uma esfera na frente de um espelho plano, percebemos que a imagem é uma esfera idêntica a ela. Dizemos que a esfera é simétrica. Agora observe esta outra imagem: Colocando uma de nossas mãos na frente do espelho, a imagem será diferente: será igual à outra mão. O mesmo acontece com um pé de sapato e uma cadeira com braço para escrever. O que faz certos objetos produzirem uma imagem igual a eles e outros uma imagem diferente? A resposta está associada à presença de um plano de simetria, ou seja, um plano que divide o objeto em duas metades simétricas. Imagem especular é o termo usado para nos referirmos à imagem de um objeto no espelho. Assim, objetos contendo pelo menos um plano de simetria produzem uma imagem especular igual a eles, e o mesmo não acontece com objetos que não possuem plano de simetria. Dizemos que esses objetos são assimétricos. O caso mais importante de assimetria molecular ocorre quando existir, na estrutura da molécula, pelo menos um carbono assimétrico ou quiral (do grego cheir = mão). Para que um átomo de carbono seja assimétrico, deve apresentar quatro grupos ligantes diferentes entre si. Na fórmula estrutural, o carbono quiral é indicado por um asterisco (*). Genericamente, temos:

11 O ácido láctico, encontrado tanto no leite azedo quanto nos músculos, apresenta a seguinte fórmula estrutural. A presença de 1 carbono assimétrico (1 C*) determina a existência de dois isômeros opticamente ativos: o ácido d-láctico e o l-láctico, que são química e fisicamente iguais e fisiologicamente diferentes, provocando o mesmo desvio angular, porém em sentidos opostos. Moléculas cíclicas A isomeria óptica ocorre também em compostos cíclicos, em função da assimetria molecular. Embora nessas moléculas não existam carbonos assimétricos (C*), para determinar o número de isômeros, deve-se considerar sua existência. Para isso, devemos levar em conta os ligantes fora do anel e considerar como ligantes as sequências no sentido horário e anti-horário no anel. Veja este exemplo:

12 O carbono (C3) não pode ser considerado um carbono assimétrico, pois apresenta ligantes iguais. Moléculas assimétricas Na maioria dos processos biológicos, somente um dos isômeros ópticos é ativo. Por exemplo, o isômero dextrogiro do LSD causa alucinações, ao passo que o isômero levogiro não produz nenhum efeito. Isomeria óptica Prêmio Nobel O composto limoneno, por exemplo, dá origem a dois aroma diversos: Uma Química de aplicações práticas, com papel fundamental na criação de novos remédios, foi premiada com o Nobel de Os vencedores são o japonês Ryoji Noyori e os americanos William Knowles e K. Barry Sharpless. Os cientistas criaram métodos que permitem, numa reação química, obter um produto puro e específico. E esse produto pode ser, por exemplo, um medicamento contra o mal de Parkinson ou um remédio para o coração. A maioria das moléculas da vida existe, na verdade, em duas formas: uma é como se fosse a imagem da outra no espelho. São as moléculas quirais.

13 Apesar de as duas formas serem quase idênticas, a diferença sutil muda inteiramente o efeito da substância. No caso do adoçante aspartame, por exemplo, uma das imagens é doce; a outra, amarga. Numa reação química normal, as duas imagens de uma molécula são produzidas. Uma vez prontas, é difícil separá-las. Os ganhadores do Nobel criaram catalisadores substâncias que apressam as reações químicas que levam especificamente à imagem desejada. Segundo a Sociedade Química Americana, o mercado mundial para remédios desenvolvidos a partir dessa pesquisa básica chega hoje a R$ 370 bilhões. Aplicações Ao inventar maneiras seletivas de sintetizar compostos químicos, eliminando a versão quiral indesejada, Knowles, Noyori e Sharpless permitiram a produção de: l-dopa, medicamento usado para tratar mal de Parkinson; beta-bloqueadores, drogas usadas contra problemas cardíacos; antibióticos; adoçantes e flavorizantes artificiais; inseticidas. Referências Bibliográficas HARTWIG, Dácio Rodney; SOUZA, Edson; MOTA, Renato Nascimento. Química Orgânica. Ed. Scipione,v.3, São Paulo, NÓBREGA, Olívio Salgado; SILVA, Eduardo Roberto; SILVA, Ruth Hashimoto. Química - Volume único. Ed. Ética, São Paulo, PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite. Química na abordagem do cotidiano. Ed. Moderna, v.3, São Paulo, USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química Volume único. Ed. Saraiva, São Paulo, 2013.

Esse é um exemplo do fenômeno denominado isomeria. O estudo da isomeria será dividido em duas partes: plana e espacial (estereoisomeria).

Esse é um exemplo do fenômeno denominado isomeria. O estudo da isomeria será dividido em duas partes: plana e espacial (estereoisomeria). ISOMERIA O QUE É ISOMERIA? Quando se substitui um átomo de hidrogênio do etano por um átomo de cloro, pode-se obter somente uma substância, pois, qualquer que seja o hidrogênio substituído, a estrutura

Leia mais

Fala Gás Nobre! Preparado para reagir? O tema dessa semana é isomeria! Mas o que é isso? Você sabe?

Fala Gás Nobre! Preparado para reagir? O tema dessa semana é isomeria! Mas o que é isso? Você sabe? ISOMERIA Fala Gás Nobre! Preparado para reagir? O tema dessa semana é isomeria! Mas o que é isso? Você sabe? Bem, a isomeria é um fenômeno em que duas ou mais substâncias diferentes, apresentam a mesma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF.ª LUCAS SIQUEIRA ISOMERIA INTRODUÇÃO (I) Quando

Leia mais

ISOMERIA. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

ISOMERIA. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I ISOMERIA Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Conceito Podem existir substâncias diferentes com a mesma fórmula molecular fenômeno chamado isomeria; Iso: igual; meros: parte; Portanto,

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 1º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE TEORIA 16 ISOMERIA GEOMÉTRICA (CIS-TRANS)

Leia mais

FCAV/ UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Isomeria

FCAV/ UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Isomeria FCAV/ UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Isomeria Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 1. ISÔMEROS Isômeros: dois ou mais compostos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. Isomeria

Leia mais

ISOMERIA EM QUÍMICA ORGÂNICA Profº.: Wesley de Paula

ISOMERIA EM QUÍMICA ORGÂNICA Profº.: Wesley de Paula Química Orgânica Aula 1 (Específica) ISOMERIA EM QUÍMICA ORGÂNICA Profº.: Wesley de Paula ISOMERIA INTRODUÇÃO a substância A é um álcool: CH 3 -CH 2 -OH; a substância B é um éter: CH 3 -O-CH 3 ; A e B

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF.ª LUCAS SIQUEIRA ISOMERIA ÓPTICA - INTRODUÇÃO A

Leia mais

Colégio Ressurreição Nossa Senhora

Colégio Ressurreição Nossa Senhora Colégio Ressurreição Nossa Senhora 3º ano do Ensino Médio Isomeria: plana, geométrica e óptica Prof. Enio S. Santos Isomeria vem do grego e significa "mesma composição" (iso = mesma(s); meros = partes).

Leia mais

FCAV/ UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Isomeria

FCAV/ UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Isomeria FCAV/ UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Isomeria Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 1. ISÔMEROS Isômeros: dois ou mais compostos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. Isomeria

Leia mais

ISOMERIA. Química. PROFESSORA : Taynara Oliveira

ISOMERIA. Química. PROFESSORA : Taynara Oliveira ISOMERIA Química PROFESSORA : Taynara Oliveira ISOMERIA Isomeria é o fenômeno em que compostos orgânicos têm a mesma fórmula molecular, sendo diferentes. ISOMERIA Etimologicamente, significa partes iguais.

Leia mais

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL Química 5 - Aula 12 7 - ISOMERIA 7.1 - ISOMERIA PLANA 7.2 - ISOMERIA ESPACIAL 7. ISOMERIA Considere duas substâncias, A e B, com a mesma fórmula molecular (C 2 H 6 O): a substância A é um líquido incolor,

Leia mais

compostos de mesma fórmula molecular

compostos de mesma fórmula molecular Isomeria Estudo dos isômeros Isômeros compostos de mesma fórmula molecular Apresentam propriedades (físicas, químicas ou fisiológicas) diferentes devido às diferenças em suas fórmulas estruturais. O próprio

Leia mais

ISOMERIA. Karla Gomes Diamantina-MG

ISOMERIA. Karla Gomes Diamantina-MG ISOMERIA Karla Gomes Diamantina-MG ISOMERIA Isomeria é o fenômeno em que compostos orgânicos têm a mesma fórmula molecular, sendo diferentes. ISOMERIA Etimologicamente, significa partes iguais. 1. ISO,

Leia mais

Prof. Xuxu (Mayanderson) CH 3 - CH = CH 2 C 3 H 6 CH 2 CH 2 - CH 2. Isomeria. Isomeria de cadeia. Classificação 22/05/17. iso = igual meros = parte

Prof. Xuxu (Mayanderson) CH 3 - CH = CH 2 C 3 H 6 CH 2 CH 2 - CH 2. Isomeria. Isomeria de cadeia. Classificação 22/05/17. iso = igual meros = parte Isomeria É o fenômeno pelo qual substâncias que apresentam mesma fórmula molecular apresentam fórmulas estruturais diferentes. Prof. Xuxu (Mayanderson) iso = igual meros = parte Classificação Isomeria

Leia mais

Isomeria espacial. Prof. Everson Marin

Isomeria espacial. Prof. Everson Marin Isomeria espacial Prof. Everson Marin Classificação Isomeria Geométrica Espacial Óptica Isomeria Geométrica Isomeria Geométrica (Cis Trans) Condições de existência: 1) Cadeias alifáticas com ligação dupla

Leia mais

LOUCOS POR QUÍMICA. Prof. Neif Nagib

LOUCOS POR QUÍMICA. Prof. Neif Nagib LUS PR QUÍMIA Prof. Neif Nagib São dois ou mais compostos orgânicos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. 3 2 Etanol 2 6 3 Metoximetano A isomeria se divide em: Isomeria Plana ou onstitucional.

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [E] D possui cadeia aberta e heterogênea. A reação entre A e B, em meio ácido, forma o éster butanoato de secbutila. B e D são isômeros de função. O composto C possui

Leia mais

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos.

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos. Química Orgânica Estuda as propriedades e composição dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico. Alcinos São hidrocarbonetos acíclicos contendo uma única ligação tripla entre

Leia mais

Quí. Monitor: Marcos Melo

Quí. Monitor: Marcos Melo Quí. Professor: Xandão Monitor: Marcos Melo Específicas: Isomeria 11 dez EXERCÍCIOS DE AULA 1. O ciclo-propano e o éter etílico (etóxi-etano) foram muito utilizados, no passado, como anestésicos de inalação.

Leia mais

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica: isomeria

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica: isomeria Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica: isomeria 1 3ª Semana 07/03/2019: Isomeria

Leia mais

FCAV/ UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Isomeria

FCAV/ UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Isomeria FCAV/ UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Isomeria Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 1. ISÔMEROS Isômeros são dois ou mais compostos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. Isomeria

Leia mais

ISOMERIA ESPACIAL. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª Loraine Jacobs DAQBI

ISOMERIA ESPACIAL. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª Loraine Jacobs DAQBI ISOMERIA ESPACIAL lorainejacobs@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Profª Loraine Jacobs DAQBI Relembrando conceitos Isomeria Plana: Depende apenas da localização dos átomos nas moléculas

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto definitivo

Resolução da Questão 1 Texto definitivo Questão Considerando que os indicadores de saúde têm sido utilizados para avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, subsidiar o planejamento de saúde e acompanhar

Leia mais

Química Orgânica. Isomeria. Química Orgânica - Prof. Geraldo Lopes Crossetti

Química Orgânica. Isomeria. Química Orgânica - Prof. Geraldo Lopes Crossetti Química Orgânica Isomeria 1 Isomeria Compostos diferentes Mesma fórmula molecular mas diferente estrutura Diferença na ordem em que os átomos estão ligados Isômeros constitucionais (isômeros planos) Isômeros

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Noções de Química Orgânica 1 QUÍMICA ORGÂNICA Química Orgânica é a área da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Noções de Química Orgânica 1 QUÍMICA ORGÂNICA Química Orgânica é a área da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D 01) B Composto A: éter Composto B: fenol Composto C: álcool Fórmula molecular dos 3 compostos: C 7 H 8 O Compostos de mesma fórmula molecular e função química diferente isomeria de função. 02) B I. Álcool

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto definitivo

Resolução da Questão 1 Texto definitivo Questão Considerando que os indicadores de saúde têm sido utilizados para avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, subsidiar o planejamento de saúde e acompanhar

Leia mais

ISOMERIA. Compostos diferentes com a mesma fórmula molecular denominam-se isômeros.

ISOMERIA. Compostos diferentes com a mesma fórmula molecular denominam-se isômeros. ISOMERIA Compostos diferentes com a mesma fórmula molecular denominam-se isômeros. Isômeros constitucionais (ou estruturais) são isômeros que diferem devido à diferente ligação dos seus átomos. Por exemplo:

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA SOLUÇÃO PC1. A) As estruturas são sobreponíveis, ou seja, pertencem ao mesmo composto. B) Diasteroisômeros, ou seja, são estéreo isômeros, mas um não é imagem do outro.

Leia mais

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O Prof. Edson Cruz ISOMERIA Carbonos Hidrogênios Oxigênios H H H C C O H H C O C H H H H H H H C 2 H 6 O C 2 H 6 O Os compostos H 3 C CH 2 OH e H 3 C O CH 3 são ISÔMEROS. ISÔMEROS são compostos diferentes

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO

GRUPO DE ESTUDO GRUP DE ESTUD - 2012 QUÍMIA I PRFESSR SUZA 13/08/2012 ISMERIA Isomeria é a propriedade em que compostos diferentes apresentam fórmulas moleculares iguais mais diferentes fórmulas estruturais diferentes.

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA I. ISOMERIA GEOMÉTRICA

QUÍMICA ORGÂNICA I. ISOMERIA GEOMÉTRICA Prof. Sandro Lyra QUÍMICA ORGÂNICA AULA 10 - ISOMERIA ESPACIAL OU ESTEREOISOMERIA A estereoisomeria aborda dois diferentes fenômenos da isomeria espacial. I. Isomeria geométrica (Cis / Trans ou Z/E) II.

Leia mais

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C C4 OBS.: C Carbono primário: Se o átomo de carbono estiver ligado a um átomo de carbono. Carbono secundário: se um átomo de carbono estiver ligado a dois átomos de carbono. Carbono terciário: se estiver

Leia mais

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades Ensino Médio QUÍMICA Data: / / 2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 3 Nome : n o Classe: 2 2MA Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades 1. (Espcex (Aman) 2013) A tabela abaixo

Leia mais

Prof. Hugo Braibante Química - UFSM

Prof. Hugo Braibante Química - UFSM Prof. Hugo Braibante Química - UFSM Conceitos Forma tridimensional das moléculas Moléculas como objeto-imagens Moléculas com simetria Separação de Enantiômeros Diastereoisômeros Atividade biológica Como

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto definitivo

Resolução da Questão 1 Texto definitivo Questão Considerando que os indicadores de saúde têm sido utilizados para avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, subsidiar o planejamento de saúde e acompanhar

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto Pré-Vestibular/ENEM Rumo à Universidade Campus João Monlevade ISOMERIA ÓPTICA

Universidade Federal de Ouro Preto Pré-Vestibular/ENEM Rumo à Universidade Campus João Monlevade ISOMERIA ÓPTICA ISOMERIA ÓPTICA Orientadora: Drª Lucília Alves Linhares Professor Monitor: Gabriel Silveira Características da Isomeria Óptica A Diferença fundamental entre os isômeros ópticos está na capacidade de desviar

Leia mais

Química D Semiextensivo V. 3

Química D Semiextensivo V. 3 GABARIT Química D Semiextensivo V 3 Exercícios 01) B 02) B 03) E omposto A: éter omposto B: fenol omposto : álcool Fórmula molecular dos três compostos: 7 8 éter fenol 2 álcool ompostos de mesma fórmula

Leia mais

Estereoquímica. A estereoquímica é o ramo da química que estuda aspectos tridimensionais das moléculas.

Estereoquímica. A estereoquímica é o ramo da química que estuda aspectos tridimensionais das moléculas. Estereoquímica A estereoquímica é o ramo da química que estuda aspectos tridimensionais das moléculas. Para entender o que é estereoquímica, deve-se entender o que é isomeria e como ela se divide. Com

Leia mais

Prof. Hugo Braibante Química - UFSM

Prof. Hugo Braibante Química - UFSM Prof. Hugo Braibante Química - UFSM estereoquímica Conceitos Forma tridimensional das moléculas Moléculas como objeto-imagens Moléculas com simetria Separação de Enantiômeros Diastereoisômeros Atividade

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA ISOMERIA ÓPTICA

QUÍMICA ORGÂNICA ISOMERIA ÓPTICA Prof. Sandro Lyra QUÍMICA ORGÂNICA ISOMERIA ÓPTICA 1. Conceitos básicos a) A isomeria óptica ocorre em moléculas assimétricas ou quirais; b) Cada carbono quiral (centro esterogênicos) produz em par de

Leia mais

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver TEMAS VESTIBULARES Q1 Isomeria Quantas vezes caiu no ENEM Complexidade Tempo de estudo a dedicar Videoaulas para estudar Exercícios por resolver 8 3 8h 10 20 Isomeria 05 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. A isomerização

Leia mais

Estereoquímica. Estereoisomeria

Estereoquímica. Estereoisomeria Estereoquímica A estéreoquímica estuda os fenômenos químicos que ocorrem em moléculas que apresentam esteroisomeria. Estereoisomeria Estereoisômeros não são isômeros constitucionais eles têm seus átomos

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profª Roberlúcia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profª Roberlúcia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profª Roberlúcia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica 1 Isomeria É o fenômeno onde dois ou mais compostos possuem

Leia mais

20/06/2014. Isomeria. Classificação da Isomeria. Propeno. CH2 Ciclopropano

20/06/2014. Isomeria. Classificação da Isomeria. Propeno. CH2 Ciclopropano Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profª Roberlúcia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Isomeria É o fenômeno onde dois ou mais compostos possuem a

Leia mais

Química D Extensivo V. 5

Química D Extensivo V. 5 Química D Extensivo V. 5 Exercícios 01) D H 3 C O 02) D éter H 3 C OH álcool C 2 H 6 O (isômeros) Funções diferentes isomeria de função. 06) D I. C 3 O P III. C 3 H 6 O O II. C 3 O P IV. C 3 O P Isômeros

Leia mais

Fonte: Química no cotidiano volume 3. Fonte: Química no cotidiano volume 3

Fonte: Química no cotidiano volume 3. Fonte: Química no cotidiano volume 3 Funções orgânicas contendo oxigênio ÁCIDOS CARBOXÍLICOS O vinagre é uma solução aquosa de ácido etanoico. O sabor azedo é, como sabemos, uma característica das substâncias ácidas. Encontramos na manteiga

Leia mais

CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3º ANO. Quantos carbonos existem nessa molécula?

CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3º ANO. Quantos carbonos existem nessa molécula? CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3º ANO Quantos carbonos existem nessa molécula? 1) Duas substâncias de odores bem distintos curiosamente têm fórmula molecular idêntica C 6 H 12 O 6 o que caracteriza

Leia mais

Química E Extensivo V. 5

Química E Extensivo V. 5 Química E Extensivo V. 5 Exercícios 01) a) b) 02) F V V F a) Errada. Existem séries homólogas em qualquer função. b) Certa. Na série homóloga, cada membro tem um CH 2 a mais. Massa molecular: 14µ. c) Certa.

Leia mais

1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes:

1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Isomeria Tipos de Isomeria Isomeria Plana De cadeia De posição Metameria De função Tautomeria Isomeria Espacial Geométrica (Cis-Trans) Ótica 1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que

Leia mais

Isomeria Enantiômeros

Isomeria Enantiômeros Bioinformática I Isomeria Enantiômeros Ignez Caracelli Julio Zukerman Schpector 1 O aminoácido Estrutura: 2 carbono central C um hidrogênio grupo amino grupo carboxílico (ácido) grupo R (cadeia lateral)

Leia mais

Isomeria Enantiômeros

Isomeria Enantiômeros Bioinformática I Isomeria Enantiômeros Ignez Caracelli Julio Zukerman Schpector 1 O aminoácido Estrutura: 2 carbono central C um hidrogênio grupo amino grupo carboxílico (ácido) grupo R (cadeia lateral)

Leia mais

a mesma fórmula molecular ou seja, é necessário recorrer às fórmulas estruturais para os diferenciar.

a mesma fórmula molecular ou seja, é necessário recorrer às fórmulas estruturais para os diferenciar. Química do arbono VIII. ISÓMEROS A fórmula molecular de um composto, indica o tipo e o número de átomos presentes num determinado composto. Alguns exemplos de fórmulas moleculares são 2 6 ou 5 10 O. ontudo,

Leia mais

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo,

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo, AULA 13 1.. Considere os compostos orgânicos: (I) 1-butanol, (II) metóxi-propano, (III) ácido butanóico, (IV) butanal e (V) 2-butanona. O etanoato de etila é isômero do composto a) I. b) II. c) III. d)

Leia mais

Estereoquímica. Aula 8

Estereoquímica. Aula 8 Universidade Federal de Ouro Preto Estereoquímica Aula 8 Flaviane Francisco ilário 1 1 - Quiralidade QUIRAL = Cheir (grego) = Mão Designa corpos e/ou moléculas não sobreponíveis à sua imagem especular.

Leia mais

carbonos hidrogênios oxigênio C 2 H 6 O

carbonos hidrogênios oxigênio C 2 H 6 O ISOMERIA carbonos hidrogênios oxigênio O O 2 6 O 2 6 O Os compostos 3 2 O e 3 O 3 são ISÔMEROS ISÔMEROS são compostos diferentes que possuem a mesma fórmula molecular A este fenômeno damos o nome de ISOMERIA

Leia mais

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade..

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica X Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono e hidrogénio,

Leia mais

ISOMERIA Química Orgânica Prof. Gabriel Silveira

ISOMERIA Química Orgânica Prof. Gabriel Silveira ISOMERIA Orientadora: Drª Lucília Alves Linhares Professor Monitor: Gabriel Silveira O que é Isomeria? Isomeria é o fenômeno em que compostos orgânicos têm a mesma fórmula molecular e estruturas diferentes.

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º PLANO DE ESTUDO Nº 03 PROFESSORA: Rose Barbosa DATA DA AVALIAÇÃO: 27/04/2018 DISCIPLINA : Química ANO/SÉRIE: 3º ANO

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades Resoluções das Atividades Sumário Módulo 4 Sal orgânico, anidrido de ácido carboxílico e haleto de ácido, amina, amida, isonitrila e nitrocomposto Nomenclaturas e aplicações...1 Módulo 5 Isomeria plana

Leia mais

Ciência que estuda a química da vida

Ciência que estuda a química da vida Ciência que estuda a química da vida Mostra como o conjunto de moléculas inanimadas que constituem os seres vivos interagem para manter e perpetuar a vida seguindo as leis da química e da física e conferindo

Leia mais

Equilíbrio Químico. Exemplo: decomposição do tetróxido de dinitrogênio em dióxido de mononitrogênio realizada em um recipiente fechado.

Equilíbrio Químico. Exemplo: decomposição do tetróxido de dinitrogênio em dióxido de mononitrogênio realizada em um recipiente fechado. Equilíbrio Químico conceito de equilíbrio químico está relacionado sempre a uma reação reversível. Temos uma reação reversível quando os produtos, à medida que se formam, tornam a reagir entre si, regenerando,

Leia mais

3.1 ISÔMEROS 3.2 ESTEREOISÔMEROS

3.1 ISÔMEROS 3.2 ESTEREOISÔMEROS 81 3.1 ISÔMEROS Os isômeros são compostos diferentes, com propriedades físicas e químicas diferentes, obtidos da mesma formula molecular. Os isômeros se dividem em dois grandes grupos: Isômeros constitucionais

Leia mais

PPGQTA. Prof. MGM D Oca

PPGQTA. Prof. MGM D Oca PPGQTA Prof. A Estereoquimica está relacionada ao arranjo tridimensional no espaço dos átomos em uma molécula. Estereoisômeros são moléculas que possuem os átomos com uma mesma conectividade entretanto,

Leia mais

EMESCAM COLETÂNEA UFES REVISÃO

EMESCAM COLETÂNEA UFES REVISÃO EMESCAM COLETÂNEA UFES REVISÃO GABARITO DISCURSIVAS RESPOSTA DA QUESTÃO 1: a) Definições utilizadas: Carbono primário: aquele ligado a um ou a nenhum outro carbono. Carbono secundário: aquele ligado a

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

Química Orgânica Isomeria

Química Orgânica Isomeria Química Orgânica Isomeria Jackson Alves Parte III Enantiômeros e Moléculas Quirais Só ocorrem cujas moléculas são quirais Molécula quiral é aquela que não é idêntica à sua imagem num espelho. Quiral provém

Leia mais

Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE

Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE 1. O propeno e o ciclopropano são representados, respectivamente, pelas fórmulas. Pela análise dessas substâncias, pode-se afirmar que: a) são polares.

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan e Xandão Monitor: Victor Pontes Isomeria plana: função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 12 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

QUÍMICA. Química Orgânica. Parte 2. Prof a. Giselle Blois. Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica

QUÍMICA. Química Orgânica. Parte 2. Prof a. Giselle Blois. Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica QUÍMICA Química Orgânica Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica Parte 2 Prof a. Giselle Blois ISOMERIA ÓPTICA Conceitos necessários: - Luz natural e luz polarizada; - Como

Leia mais

4. Represente os isômeros geométricos do ácido butenodióico (ácido maléico cis) e (ácido fumárico trans).

4. Represente os isômeros geométricos do ácido butenodióico (ácido maléico cis) e (ácido fumárico trans). LISTA DE EXERÍIOS DE ISOMERIA ESPAIAL www.heltonsalles.com.br ISOMERIA GEOMÉTRIA 1. Quais são as condições necessárias para um composto apresentar isomeria geométrica? Represente os isômeros geométricos

Leia mais

ISOMERIA. Prof. César Lourenço

ISOMERIA. Prof. César Lourenço ISOMERIA Prof. ésar Lourenço carbonos hidrogênios oxigênio O O 2 6 O 2 6 O Os compostos 3 2 O e 3 O 3 são ISÔMEROS ISÔMEROS são compostos diferentes que possuem a mesma fórmula molecular A este fenômeno

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA EXERCÍCIOS DE ISOMERIA Questões: 01. (PUC-SP) Os dois compostos 3 C O e 3 C C 2 O demonstram que caso de Isomeria? a) cadeia b) posição c) composição d) função e) tautomeria 02. (FMU) O equilíbrio 3 C

Leia mais

Resposta: D Resolução comentada: Ci x Vi = Cf x Vf Ci = 0,5 mol/l Cf = 0,15 mol/l Vf = 250 ml Vi = 0,5 x Vi = 0,15 x 250 Vi = 75 ml.

Resposta: D Resolução comentada: Ci x Vi = Cf x Vf Ci = 0,5 mol/l Cf = 0,15 mol/l Vf = 250 ml Vi = 0,5 x Vi = 0,15 x 250 Vi = 75 ml. Unesp 1-Em 2013 comemora-se o centenário do modelo atômico proposto pelo físico dinamarquês Niels Bohr para o átomo de hidrogênio, o qual incorporou o conceito de quantização da energia, possibilitando

Leia mais

1) A tabela seguinte contém os pontos de ebulição (P.E.), a 1 atm, medidos em C, de diversos alcanos.

1) A tabela seguinte contém os pontos de ebulição (P.E.), a 1 atm, medidos em C, de diversos alcanos. Sem limite para crescer Colégio: Nome: nº Professor: CHARLES 3ª SÉRIE E.M. Data: / /2013 TURMA: EXERCÍCIOS QUÍMICA 2º trimestre 1) A tabela seguinte contém os pontos de ebulição (P.E.), a 1 atm, medidos

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta. Devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

Ciência que estuda a química da vida

Ciência que estuda a química da vida Ciência que estuda a química da vida Mostra como o conjunto de moléculas inanimadas que constituem os seres vivos interagem para manter e perpetuar a vida seguindo as leis da química e da física que regem

Leia mais

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D]

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D] Resposta da questão 1: [D] [Resposta do ponto de vista da disciplina Biologia] A forma S da talidomida parece comprometer a formação dos vasos sanguíneos nos tecidos embrionários formadores de diversas

Leia mais

Exercícios sobre isomeria espacial óptica

Exercícios sobre isomeria espacial óptica Exercícios sobre isomeria espacial óptica 01. (UERJ) A dopamina e a adrenalina são neurotransmissores que, apesar da semelhança em sua composição química, geram sensações diferentes nos seres humanos.

Leia mais

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco

Leia mais

Exercícios sobre isomeria espacial geométrica

Exercícios sobre isomeria espacial geométrica Exercícios sobre isomeria espacial geométrica 01. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. cis-1,2-dicloroeteno é uma molécula,

Leia mais

PPGQTA. Prof. MGM D Oca

PPGQTA. Prof. MGM D Oca PPGQTA Prof. A Estereoquimica está relacionada ao arranjo tridimensional no espaço dos átomos em uma molécula. Estereoisômeros são moléculas que possuem os átomos com uma mesma conectividade entretanto,

Leia mais

Quí. Xandão Monitora: Thamiris Gouvêa

Quí. Xandão Monitora: Thamiris Gouvêa Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitora: Thamiris Gouvêa Isomeria espacial: óptica 19 set RESUMO Existem compostos químicos que apresentam atividade óptica, ou seja, são capazes de desviar o plano

Leia mais

CH 3 CH 2 CH 2 CH 3 Butano

CH 3 CH 2 CH 2 CH 3 Butano 1. Isomeria Moléculas que têm a mesma fórmula molecular, mas não são idênticas, são chamadas isômeros. s isômeros dividem se em duas classes: isômeros constitucionais e Estereoisômeros. 1.1 Isômeros constitucionais

Leia mais

CH 3 (CH 2 ) 14 COOH

CH 3 (CH 2 ) 14 COOH QUÍMICA SALA DE ESTUDS Data: 09/2015 Ensino Médio 2º ano classe: Prof. VALÉRIA Nome: nº ÁCIDS GRAXS Ácido palmítico CH 3 ( ) 14 CH Ácido hexadecanóico. Ác. olêico (C 18 :1) CH 3 ( ) 7 CH=CH( ) 7 CH Ácido

Leia mais

Famílias dos hidrocarbonetos. Combustíveis Energia e Ambiente

Famílias dos hidrocarbonetos. Combustíveis Energia e Ambiente Famílias dos hidrocarbonetos Combustíveis Energia e Ambiente 1 Nomenclatura dos Alcanos A. Alcanos de cadeia não ramificada B. Alcanos de cadeia ramificada: grupos substituintes alquilo C. Hidrocarbonetos

Leia mais

Ciência que estuda a química da vida

Ciência que estuda a química da vida Ciência que estuda a química da vida Mostra como o conjunto de moléculas inanimadas que constituem os seres vivos interagem para manter e perpetuar a vida seguindo as leis da química e da física e conferindo

Leia mais

Metabolismo e Endocrinologia 2.º Ano LEBM, 29 de Março de Estereoisómeros

Metabolismo e Endocrinologia 2.º Ano LEBM, 29 de Março de Estereoisómeros Metabolismo e Endocrinologia 2.º Ano LEBM, 29 de Março de 2006 Grupo 6: André Gomes, Ricardo Aires, Ruben Pereira Tema: Estereoisómeros e Especificidade Reaccional Estereoisómeros Estereoisómeros são moléculas

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB 1ª QUESTÃO O aspartame, estrutura representada a seguir, é uma substância que tem sabor doce ao paladar. Pequenas quantidades dessa substância são suficientes para

Leia mais

Exercícios de Isomeria

Exercícios de Isomeria Exercícios de Isomeria 1. Cientistas brasileiros definem como transgênico um "organismo cujo genoma foi alterado pela introdução de DNA exógeno, que pode ser derivado de outros indivíduos da mesma espécie,

Leia mais

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol 01 Propano 2-cloropropano 1-bromopropano Propano-2-ol 1 02 But-1-eno Butano 1,2-dibromobut-1-eno 2-bromobut-1-eno Butanona 2 03 I. II. Resposta: D 3 04 O esquema apresentado corresponde à reação de hidrogenação

Leia mais

Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Lição n.º 56 Sumário: Isomeria constitucional e estereoisomeria. COMPETÊNCIAS A PROMOVER ESTRATÉGIAS

Leia mais

Lista de Química P1 2 Ano III Bimeste 2014 Professora: Núbia de Andrade Aluno:

Lista de Química P1 2 Ano III Bimeste 2014 Professora: Núbia de Andrade Aluno: Lista de Química P1 Ano III Bimeste 014 Professora: Núbia de Andrade Aluno: 01) O acetileno (etino) é um gás que, ao ser queimado, atinge altas temperaturas e, por isso, tem aplicação em processos de soldas

Leia mais

Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA ENSINO MÉDIO Valor da prova: 2,0 Nota: Data: Professor: Letícia Quagliato Disciplina: Química Nome: n o : Série: 2ª º bimestre ORIENTAÇÕES: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 1 - Responda todas as questões

Leia mais

Maratona ENEM Química Prof. Geovani Barros

Maratona ENEM Química Prof. Geovani Barros Maratona ENEM 2016 Química Prof. Geovani Barros Histórico *Fonte: Revista Superinteressante Química Orgânica Classificação dos átomos de carbono Classificação dos átomos de carbono As moléculas de nanoputians

Leia mais

ISOMERIA ESPACIAL. 1. (Mackenzie 2016)

ISOMERIA ESPACIAL. 1. (Mackenzie 2016) 1. (Mackenzie 2016) O ácido nalidíxico é um medicamento antibacteriano, utilizado no tratamento de infecções do trato urinário causadas por bactérias gram-negativas. Esse fármaco, cuja fórmula estrutural

Leia mais