EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE HISTÓRIA 1º SEMESTRE/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE HISTÓRIA 1º SEMESTRE/2016"

Transcrição

1 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE HISTÓRIA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante o percurso das aulas, nos momentos em que o professor proporciona diferentes estratégias para garantir a aprendizagem do aluno. Durante o processo do bimestre, realiza reuniões com as famílias, juntamente com a coordenação pedagógica, com o objetivo de construir projetos de parceria e encaminhamento, se necessário, ao setor de apoio pedagógico. A Recuperação Paralela ocorre quando o aluno não atinge a média bimestral (6,0) ou não totalizou 30 pontos no semestre. O aluno que ficar para Recuperação Paralela no 1º e 3º bimestres e recuperar a aprendizagem no 2º e 4º bimestres, atingindo a pontuação necessária, poderá ser dispensado da prova de Recuperação Paralela, uma vez que as atividades de recuperação propostas e as intervenções da professora, garantiram a aprendizagem do aluno. A Recuperação Paralela é semestral, ocorre durante os semestres e, é realizada por meio do Plano de Recuperação Semestral (valor: 2,0 pontos) e por uma prova contendo o conteúdo do semestre (valor: 8,0 pontos). Os alunos que ficarem para Recuperação no 2º e 4º bimestres realizarão atividades e prova juntamente com os alunos que ficaram para Recuperação no 1º e 3º bimestres. Com o objetivo de melhor organizar o estudo do aluno em Recuperação Paralela, construímos um Roteiro/Plano de Recuperação contendo os conteúdos, materiais, objetivos de aprendizagem e os procedimentos de estudo. No Ensino Fundamental I o processo de Recuperação Paralela Semestral acontece com a professora regente da disciplina e com a professora do apoio pedagógico, a fim de que as dificuldades dos conteúdos essenciais do bimestre sejam resolvidas. O aluno realiza as atividades propostas pela professora de classe, em casa e/ou no apoio pedagógico, tira suas dúvidas na devolutiva dos exercícios e pode recuperar a aprendizagem. A parceria entre família e escola é fundamental para que o processo pedagógico alcance os objetivos propostos. Atenciosamente, Equipe Pedagógica

2 PLANO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL/ROTEIRO DE ESTUDO DISCIPLINA MATERIAIS DE ESTUDO CONTEÚDOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROCEDIMENTOS DE ESTUDO - Roteiro de exercícios; - Livro; - Caderno. Unidade 1 Encontro entre culturas págs. 8 a Há quinhentos anos; páginas 10 a Encontros e desencontros; páginas 14 a Identificar as diferenças entre os modos de vida e alimentação dos povos indígenas, europeus e africanos, nos séculos XVI e XVII. - Conhecer o modo de vida dos europeus no século XVI. - Conhecer as viagens dos europeus para outros continentes. - Povos africanos; páginas 18 a Conhecer a importância das especiarias para os europeus. - Trabalho e resistência; páginas 22 a Engenho; páginas 26 a Conhecer a relação dos povos tupinambás com os portugueses. - Ampliar os conhecimentos sobre os primeiros contatos entre os portugueses e africanos. HISTÓRIA - Alimentação e festas. Unidade 2 Do litoral ao interior - Os Tairariús. - Vaqueiros nordestinos. - Nas fazendas do Sul. - Tropeiros. - Amazônia: séculos XVII e XVIII. - Amazônia atualmente. - Conhecer as condições de vida dos trabalhadores escravizados e suas formas de resistência. - Conhecer as construções que formavam o engenho de açúcar e os locais de moradia de seus habitantes. - Refletir sobre os impactos ambientais da produção açucareira. - Comparar alimentação e formas de lazer dos moradores do engenho. - Conhecer o modo de vida dos vaqueiros do Sul, comparando coo o dos vaqueiros nordestinos. - Selecionar informações grifando o texto. Consulte seu caderno e verifique os procedimentos registrados para o seu estudo. - Ler e interpretar mapa. - Conhecer as rotas dos tropeiros e descrever os problemas que enfrentavam em suas viagens. - Compreender alguns elementos do processo de colonização do atual território brasileiro e relacionar com os conflitos dessa ocupação em diferentes tempos. - Identificar as atividades econômicas realizadas na Amazônia atualmente. - Analisar o impacto ambiental das atividades econômicas.

3 ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA - 1º BIMESTRE Nome: Nº 4º ano Data: / / Professor(a): Ciente Nota: (Valor 1,0) Assinatura do Responsável 1. Os documentos que os historiadores usam para estudar o passado, podem estar reunidos em lugares especiais, como museus e arquivos. No museu do Ipiranga em São Paulo, por exemplo, nos dão a ideia de como as pessoas se vestiam nos séculos XIX, as moedas, as louças que usavam e etc. Há também muitos objetos usados pelos indígenas no período da colonização. Pensando nisso responda quais são as fontes que o historiador pode utilizar para produzir um documento histórico? 2. Em relação ao encontro entre os europeus e os Tupinambás ligue as colunas de acordo com o modo de vida e costumes de cada povo: Havia grande preocupação com o acúmulo de riquezas. Compravam e vendiam mercadorias, plantavam trigo cevada e centeio. Coletavam frutos, plantava mandioca, caçavam. Não havia a preocupação com acúmulo de riquezas. Os homens Tupinambás Os homens Europeus As mulheres Tupinambás As mulheres Europeias Usavam vestidos longos com túnicas por cima e as mais ricas usavam vestidos e saias rodadas sobre saiotes finos. Andavam nus, pintavam o corpo com tinta de urucum e jenipapo e usavam cocares de penas coloridas. Usavam túnica de algodão e os mais ricos mantos, calças justas e calções bufantes. Pintavam o rosto com tinta de urucum, usavam braceletes e colares feitos de conchas e ossos.

4 3. Leia o texto abaixo e preencha o quadro com as informações pedidas: Os portugueses interessaram-se pela extração do pau-brasil, uma árvore encontrada no litoral da qual se obtinha o corante usado para tingir tecidos. Inicialmente, os Tupinambás retiravam essa madeira e trocavam com os portugueses por objetos que eles não possuíam, como instrumentos de trabalho feitos em metal. A partir de 1530, os portugueses procuraram aumentar a quantidade de pau-brasil retirado, escravizando os Tupinambás e tomando suas terras. Os Tupinambás resistiram à escravização negando-se a retirar o pau-brasil e lutaram para manter as suas terras. Inicialmente A partir de Os europeus aumentaram sua presença na África em busca de escravos com o objetivo de trazê-los para o Brasil. a) Como se chamavam as embarcações que traziam esses escravos? b) Fale sobre como eram as viagens dos africanos nesses navios.

5 c) Chegando ao Brasil qual era o destino desses africanos? d) Como os africanos reagiram a escravização? 5. Observe a ilustração do quilombo dos Palmares e responda: a) O que eram os quilombos? b) Por que muitos escravos fugiam para os quilombos?

6 6. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para a afirmativa falsa: ( ) Os escravos trabalhavam em média até 15 horas por dia. ( ) Os escravos não aceitavam a exploração e a violência a que eram submetidos. ( ) Para trabalhar nos engenhos de açúcar os escravos recebiam baixos salários. 7. Lembrando sobre o que aprendemos nas nossas aulas, identifique nas fotos abaixo as partes que o formam o engenho:

7 8. Os moradores do engenho tinham diversas formas de alimentação e diversão. Preencha a tabela abaixo destacando: Senhores de engenho Os escravos Alimentação Divertimento Alimentação Divertimento

8 PLANO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL/ROTEIRO DE ESTUDO DISCIPLINA MATERIAIS DE ESTUDO CONTEÚDOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROCEDIMENTOS DE ESTUDO - Roteiro de exercícios; - Livro; - Caderno. Unidade 1 Encontro entre culturas págs. 8 a Há quinhentos anos; páginas 10 a Encontros e desencontros; páginas 14 a Identificar as diferenças entre os modos de vida e alimentação dos povos indígenas, europeus e africanos, nos séculos XVI e XVII. - Conhecer o modo de vida dos europeus no século XVI. - Conhecer as viagens dos europeus para outros continentes. - Povos africanos; páginas 18 a Conhecer a importância das especiarias para os europeus. - Trabalho e resistência; páginas 22 a Conhecer a relação dos povos tupinambás com os portugueses. - Engenho; páginas 26 a Alimentação e festas. Unidade 2 Do litoral ao interior - Ampliar os conhecimentos sobre os primeiros contatos entre os portugueses e africanos. - Conhecer as condições de vida dos trabalhadores escravizados e suas formas de resistência. - Os Tairariús. - Vaqueiros nordestinos. - Conhecer as construções que formavam o engenho de açúcar e os locais de moradia de seus habitantes. HISTÓRIA - Nas fazendas do Sul. - Tropeiros. - Amazônia: séculos XVII e XVIII. - Amazônia atualmente. - Refletir sobre os impactos ambientais da produção açucareira. - Comparar alimentação e formas de lazer dos moradores do engenho. - Conhecer o modo de vida dos vaqueiros do Sul, comparando coo o dos vaqueiros nordestinos. Consulte seu caderno e verifique os procedimentos registrados para o seu estudo. - Selecionar informações grifando o texto. - Ler e interpretar mapa. - Conhecer as rotas dos tropeiros e descrever os problemas que enfrentavam em suas viagens. - Compreender alguns elementos do processo de colonização do atual território brasileiro e relacionar com os conflitos dessa ocupação em diferentes tempos. - Identificar as atividades econômicas realizadas na Amazônia atualmente. - Analisar o impacto ambiental das atividades econômicas.

9 ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA - 2º BIMESTRE Nome: Nº 4º ano Data: / / Professor(a): Ciente Nota: (Valor 1,0) Assinatura do Responsável 1. Leia o texto baixo e depois responda as perguntas. Primeiros contatos entre índios e portugueses Os portugueses que vieram para ao Brasil tiveram a preocupação de registrar suas impressões sobre os povos aqui encontrados. Além de pinturas e desenhos, escreveram cartas, diário, crônicas, etc. O primeiro relato sobre o Brasil foi feito pelo escrivão Pero Vaz de Caminha. Ele era tripulante de uma das embarcações comandadas por Pedro Álvares Cabral. Assim que os portugueses desembarcaram no litoral brasileiro, fizeram contato com os índios Tupiniquins. Foi um encontro amistoso, e logo Caminha escreveu uma carta para o rei de Portugal descrevendo as características da região e de seus habitantes. Ele contou sobre os enfeites que os índios usavam, as pinturas corporais, os alimentos que comiam, as atividades cotidianas e as danças. Segundo a carta, os índios experimentaram alimentos dos portugueses e não gostaram. Os índios chamavam de brancos os portugueses e demais europeus que vieram para cá. A origem do homem branco é explicada por uma lenda criada pelo povo Timbira. Essa lenda conta que havia na aldeia um menino chamado Auké. Ele conseguia se transformar em animais e gostava de assustar a todos. O tio de Auké, temendo esse poder do menino, tentou matá-lo de diversas maneiras. Mas Auké, sempre sobrevivia. Até que, certa vez, Auké foi lançado numa fogueira. Depois disso, todos abandonaram a aldeia e foram viver em outro lugar. Um dia, quando voltaram para buscar as cinzas do menino, os Timbira tiveram uma grande surpresa. Auké tinha se transformado no primeiro homem branco. Texto adaptado para fins pedagógicos a) Quem era Pero Vaz de caminha? Qual foi seu papel na história do Brasil? b) Antigamente, a principal forma de registrar os acontecimentos era pela escrita. E hoje, que outros meios são usados?

10 2. Pero Vaz de Caminha também escreveu em sua carta, que portugueses e tupinambás estranharam seu modo de vida. Escreva algo sobre o que: a) Os portugueses estranharam no modo de vida dos tupinambás. b) Os tupinambás estranharam no modo de vida dos portugueses. 3. Nos séculos XVI e XVII o Brasil se destacou na produção de açúcar, considerado um artigo de luxo, muito valioso. A atividade açucareira criou a necessidade de mais trabalhadores para as lavouras de cana-de-açúcar e engenhos. Para isso os portugueses passaram a usar mão de obra escrava, trazida de várias regiões da África. Esses homens e mulheres tinham línguas, religiões e costumes diversos. a) Em que condições viajavam os escravos africanos nos navios negreiros? b) Nos engenhos de açúcar, era comum castigar os escravos que desobedeciam às ordens do feitor. Explique as formas de reação dos escravos à exploração que sofriam nos engenhos.

11 4. Leia o texto abaixo: Confederação quer dizer união ou aliança. Tamoio quer dizer o mais velho, o dono da terra, o que chegou primeiro. Esse nome já demonstra o principal objetivo dos índios: voltar a controlar as terras que tenham sido tomadas pelos portugueses. Durante muitos anos, índios e portugueses travaram lutas constantes. Os índios invadiam fazendas e destruíam as construções feitas em terras que lhes pertenciam. Os portugueses, com a ajuda de alguns grupos de índios aliados, incendiavam aldeias e faziam prisioneiros. Finalmente, em 1564, foi acertado o acordo entre índios e portugueses. Os índios comprometiam-se a encerrar os ataques a Piratininga. Em troca, queriam que os portugueses libertassem os índios escravizados e não tomassem mais suas terras. Porém, os portugueses não cumpriram o acordo com os índios e voltaram a atacar as aldeias em busca de escravos. Ricardo Dreguer. Nóbrega e Anchieta. São Paulo: Moderna De acordo com o texto e com o que aprendemos nas aulas, responda às perguntas: a) Qual foi o motivo da revolta dos Tamoios? b) Qual foi a ação dos indígenas? c) Qual foi a ação dos portugueses?

12 d) Como a revolta terminou? 5. Leia o texto com atenção. O vaqueiro que era responsável pela fazenda não recebia salário em dinheiro. Sua remuneração correspondia a um quarto da produção da fazenda, pois, cada quatro bezerros que nasciam, um lhe pertencia e os outros três eram do proprietário. [...] Às vezes, em grandes fazendas, [...] o vaqueiro terminava também fazendeiro. [...] Aqueles que guiavam a pé as boiadas para a área úmida, fazendo viagens de muitas léguas, eram chamados tangedores. Para essas longas caminhadas, assim como para dias inteiros a perseguir os animais bravios nas caatingas, o habitante do Sertão tinha uma alimentação própria. Em um alforje de couro, o mocó, levava a paçoca (carne-seca pisada no pilão com farinha) e a rapadura. Também costumava levar camboeiro (carne-seca cortada miudinha com farinha) e um saco de couro a borracha utilizado para transportar a água que se conservava, aí, fria e límpida. Manuel Correia de Andrade. A terra e o homem do nordeste. SP: Cortez,2005 a) Segundo o texto, como era a remuneração dos vaqueiros nas fazendas de gado? b) O texto fala a respeito dos vaqueiros do nordeste. Sabemos que existem diferenças entre a vestimenta dos vaqueiros nordestinos os vaqueiros do sul. Quais eram essas diferenças?

13 6. Grife o texto abaixo de acordo com a legenda. Lembre-se de grifar as informações e não o parágrafo inteiro. Verde alimentos que consumiam. Azul onde descansavam. Vermelho que tipo de atividades realizavam. Amarelo- por onde passavam e quanto tempo duravam suas expedições. Os tropeiros Nos séculos XVIII e XIX, os vaqueiros do Sul tiveram que ampliar a criação de bois e vacas para atender à necessidade de carne de outras localidades do Brasil. Também tiveram que aumentar a criação de mulas que eram utilizadas no transporte de mercadorias. Nesse período, algumas pessoas passaram a trabalhar com a compra, transporte e venda desses animais para outras localidades. Essas pessoas eram chamadas de tropeiros. Os tropeiros compravam os animais dos donos das estâncias e organizavam as expedições de transporte. Quando a quantidade de animais era muito grande, os tropeiros contratavam pessoas para trabalhar na expedição. Durante as longas expedições, que podiam durar semanas, as pessoas atravessavam florestas e rios. À noite, montavam barracas em clareiras para descansar. A alimentação dos viajantes era composta de frutos colhidos nas florestas, peixes dos rios e carnes de caça. Quando chegavam ao seu destino, os tropeiros vendiam os animais e faziam o pagamento dos capatazes e peões. Em seguida, retornavam aos locais de saída em busca de novos animais. 7. Quais dificuldades os tropeiros enfrentavam ao longo de suas viagens? Durante os séculos XVII e XVIII, os colonos portugueses chegaram ao norte do Brasil. Nessa época, conheceram plantas que faziam parte da flora da Floresta Amazônica que foram chamadas de drogas do sertão e eram utilizados pelos Europeus para dar sabor e conservar os alimentos. Responda: 8. Como os colonos obtinham mão de obra para a coleta das drogas do sertão?

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: HISTÓRIA 5º ANO No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: HISTÓRIA 4º ANO No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: GEOGRAFIA 5º ANO No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 3º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: _ Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2016 Caro (a) aluno (a). É tempo de conferir os conteúdos na II

Leia mais

Colégio Equipe de Juiz de Fora

Colégio Equipe de Juiz de Fora Colégio Equipe de Juiz de Fora TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2017 DISCIPLINA: História PROFESSOR(A) : Maiara e Joice SÉRIE: 4º ANO. TURMA: VALOR: 15,0 PONTOS ALUNO(a): NOTA: ORIENTAÇÕES: _ O TRABALHO DEVE SER

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação História 4 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Relacione as colunas. (A) Colonos portugueses (B) indígenas e africanos escravizados ( ) Vieram para o Brasil com o objetivo

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. Exercícios; A aventura de navegar

1º Período UNIDADE 1. Exercícios; A aventura de navegar 1º Período UNIDADE 1 A aventura de navegar Navegar em busca de riquezas As grandes navegações; Viagens portuguesas. Ampliação Portugal na época das navegações. Conhecer e identificar os instrumentos e

Leia mais

Colégio Madre Carmen Sallés

Colégio Madre Carmen Sallés Colégio Madre Carmen Sallés Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Desde 1962 evangelizando através da educação em Brasília DF AV. L2 NORTE QUADRA 604 Bloco D Tel: 3223-2863 www.carmensalles.com.br

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

Capítulo 06. Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil

Capítulo 06. Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil Capítulo 06 Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE). Litoral. Solo e clima favoráveis. Experiência de cultivo (Açores, Cabo

Leia mais

b) Quem foi o primeiro navegador a chegar a essas terras? c) Em qual data ele chegou? d) Qual foi a primeira vila do Brasil?

b) Quem foi o primeiro navegador a chegar a essas terras? c) Em qual data ele chegou? d) Qual foi a primeira vila do Brasil? 1 Antes da chegada dos portugueses às terras que hoje formam o Brasil, não existiam ruas, bairros nem cidades. O país que conhecemos atualmente começou a se formar com uma pequena vila. a) Quem vivia nessas

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia/História - ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 5 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro. A origem

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA Nome Nº 7º Ano Data: Professor: Fernanda/Iuri 2 o semestre Nota: (valor 2,0) a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

01- Logo que os portugueses chegaram ao Brasil encontraram outros povos, os índios. Esse povo era realmente índio? Justifique. R.:

01- Logo que os portugueses chegaram ao Brasil encontraram outros povos, os índios. Esse povo era realmente índio? Justifique. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 BRASIL,

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A AVENTURA DE NAVEGAR *Descobrir o motivo das grandes navegações *Reconhecer as especiarias e o comércio entre África e Europa. *A importância das navegações. *As viagens espanholas e portuguesas

Leia mais

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial II Aluno: 1- Muitas sociedades africanas que vieram para o Brasil se organizavam com base na obediência e lealdade a um chefe. Escreva o que você sabe sobre esse líder

Leia mais

Estudo Dirigido 2017

Estudo Dirigido 2017 Estudo Dirigido 2017 CONTEÚDO DO BIMESTRE União Ibérica Expansão Territorial América Portuguesa Invasões Holandesas Tráfico Negreiro As Missões Jesuíticas ESTUDO DIRIGIDO História/ Maria Goretti CRITÉRIOS

Leia mais

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I Aluno: 1- Na época do descobrimento, os europeus encontraram povos indígenas, nas terras que depois seriam chamadas de Brasil. Quais as características comuns a muitos

Leia mais

1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho.

1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho. 1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho. II- Estive numa casa, onde um jovem escravo negro era, todos os dias

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

A escravidão também chamada de escravismo, escravagismo e escravatura é a prática social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre

A escravidão também chamada de escravismo, escravagismo e escravatura é a prática social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre a escravidao A escravidão também chamada de escravismo, escravagismo e escravatura é a prática social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre outro denominado por escravo, ao qual é

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 O TEMPO E AS ORIGENS DO BRASIL 1. Contando o tempo Instrumentos de medida do tempo Medidas de tempo: década, século, milênio Linha do tempo

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista  A Serviço da Vida por Amor Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Recuperação Intermediária Curso: Ano: Componente Curricular: Professor (a): Data Ensino

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Considerando o que você estudou sobre as motivações das grandes navegações, explique a resposta de Vasco da Gama.

Considerando o que você estudou sobre as motivações das grandes navegações, explique a resposta de Vasco da Gama. 7º História Carol Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo para a avaliação TRIMESTRAL de HISTÓRIA - 1ª Etapa Unidade 2 Europa,

Leia mais

DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano

DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano Exercício Complementar de História. 1º trimestre. 1.

Leia mais

A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII)

A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII) Aula 9 e 10 A Expansão Territorial (Séculos XVII e XVIII) Setor 1621 1 Expansão Bandeirante 2 Expansão Pecuarista ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Caracterizar o processo de interiorização da colonização

Leia mais

História 4 o ano Unidade 8

História 4 o ano Unidade 8 História 4 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Associe as colunas. (A) Vila de São Vicente (B) Vila de São Paulo de Piratininga ( ) a produção de cana-de-açúcar não prosperou. ( ) tinha clima e solo

Leia mais

Brasil - Período Colonial

Brasil - Período Colonial Brasil - Período Colonial Em 1500, os portugueses chegaram às terras que depois seriam chamadas de Brasil Lá, encontraram povos nativos que chamaram de índios. O primeiro encontro foi pacífico: trocaram

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 11 / 9 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Livro didático Capítulos 4, 5 e 6. SUPORTE TEÓRICO:

Leia mais

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social CONTEÚDO DA UNIDADE 3 Unidade 1 Construção da Identidade Social 3 Pré-História 5 A importância da História 6 A contagem do tempo 7 Identificando os séculos 8 Fontes históricas 10 Os primeiros habitantes

Leia mais

moradias de outros a) Em uma cidade, podem existir moradias atuais e outras muito antigas.

moradias de outros a) Em uma cidade, podem existir moradias atuais e outras muito antigas. 2. Conversas sobre moradias de outros jeitos e de outros tempos 1. No Brasil atual, existe uma grande diversidade de moradias. Considerando a história delas, assinale V para as alternativas verdadeiras

Leia mais

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO DIVISÃO FISIOGRÁFICA América do Norte, América Central e América do Sul

Leia mais

colégio Os erros de ortografia serão descontados. 1. Mar Português

colégio Os erros de ortografia serão descontados. 1. Mar Português colégio Os erros de ortografia serão descontados. 1. Mar Português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2015 Professor: Gabriela/ Thales Nota: (valor: 1,0) 2º semestre Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professoras: Letícia e Júlia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma: Querido(a) aluno(a), este bloco

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou à Unidade 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 8 5 Unidade 8 Nome: Data: 1. Qual(is) da(s) sentença(s) a seguir apresenta(m) corretamente as motivações de Portugal para estabelecer a produção açucareira

Leia mais

A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS ADA 1º BIMESTRE - CICLO I HISTÓRIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADES

CIÊNCIAS HUMANAS ADA 1º BIMESTRE - CICLO I HISTÓRIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADES CIÊNCIAS HUMANAS ADA 1º BIMESTRE - CICLO I HISTÓRIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Professor (a), as atividades de fortalecimento da aprendizagem foram elaboradas com intuito de ajudar os estudantes a desenvolverem

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA Fixação 1) (UFRN) No século XVIII, teve início a exploração da região mineradora no Brasil, provocando transformações importantes na economia colonial,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a)! Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 11 / 8 / 2017 Esta atividade

Leia mais

A escravidão brasileira

A escravidão brasileira A escravidão brasileira A África antes da chegada dos europeus no século 15 era um continente com várias culturas, povos, línguas e religiões diferentes. Deste modo, não existia uma unidade, mas pelo contrário,

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO DIVISÃO FISIOGRÁFICA América do Norte, América Central e América do Sul

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Assunto: Entradas e Bandeiras Suporte teórico: Livro didático, atividades do caderno, textos e mapas em folha. Tema: Ocupando o sertão QUESTÃO 1 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ESTUDOS AUTÔNOMOS

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Letícia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: Querido aluno, Este bloco de atividades se

Leia mais

Livro de atividades - páginas 10 e 11

Livro de atividades - páginas 10 e 11 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 2ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Colonização portuguesa na América (capítulo 21) e Brasil Colonial:

Leia mais

DATA: 19 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 Pontos NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: A e B NOME COMPLETO:

DATA: 19 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 Pontos NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: A e B NOME COMPLETO: DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR (A): PAULA e AULUS DATA: 19 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 Pontos NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: A e B NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

02. A atividade mineradora ao longo de todo o século XVIII alterou a paisagem no ambiente da área mineradora.

02. A atividade mineradora ao longo de todo o século XVIII alterou a paisagem no ambiente da área mineradora. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 0 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: 1- Reconhecer o significado de expressões contendo variáveis;

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: 1- Reconhecer o significado de expressões contendo variáveis; 1-. Introdução da linguagem algébrica - Transformação de problemas da linguagem da norma padrão para linguagem simbólica matemática; - Expressões algébricas; - Calculando com letras; - Compreendendo a

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre - História Conteúdo: COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA BRASIL COLONIAL: SOCIEDADE AÇUCAREIRA BRASIL COLONIAL: EXPANSÃO PARA O INTERIOR

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO. Nome: Turma: Nº.:

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO. Nome: Turma: Nº.: ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio Professora: Eliane 1ª Disciplina: História do Brasil Série: Nome: Turma: Nº.: Instruções As atividades a seguir visam à retomada de conteúdos,

Leia mais

Bons estudos! ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017

Bons estudos! ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

produtos manufaturados e escravos EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA METRÓPOLE Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata

produtos manufaturados e escravos EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA METRÓPOLE Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata produtos manufaturados e escravos METRÓPOLE EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) Características: - extração

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 4º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no caderno, contendo as páginas dos mesmos. Livro Apoema

Leia mais

Expansão do território brasileiro

Expansão do território brasileiro Expansão do território brasileiro O território brasileiro é resultado de diferentes movimentos expansionistas que ocorreram no Período Colonial, Imperial e Republicano. Esse processo ocorreu através de

Leia mais

Regulação Semestral do Processo Ensino Aprendizagem 4º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data:

Regulação Semestral do Processo Ensino Aprendizagem 4º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data: Regulação Semestral do Processo Ensino Aprendizagem 4º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data: Disciplina: História Professor: Luis Fernando Caro estudante; Ao longo do bimestre desenvolvemos diversas

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 / E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA GEOGRAFIA

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE;

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Valor: 20,0 Média: 12,0 Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL Tipo: U Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Marcelo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2016 Professor: Fernanda/Iuri/ Thales Nota: (valor: 2,0) Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF4

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF4 Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF4 set/18 1 MAT B 6 MAT D 11 HIS C 2 MAT C 7 MAT B 12 GEO D 3 MAT A 8 HIS A 13 GEO C 4 MAT C 9 HIS D 14 GEO A 5 MAT D 10 HIS B 15 GEO B P-5 TIPO EF-4 Resoluções

Leia mais

A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA

A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA Tratado de Tordesilhas (1494) 1. A pecuária e a expansão para o interior O gado bovino chegou ao Brasil por volta de 1535, na Bahia. O crescimento da indústria açucareira

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Unidade I O Brasil antes de Cabral. Capítulo 1 Primeiros

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar ALUNO(A): TURMA: Geografia.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar ALUNO(A): TURMA: Geografia. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar APICE Geografia [4 a Etapa] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividade para Intensificar

Leia mais

BRASIL COLÔNIA ( )

BRASIL COLÔNIA ( ) 1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE). Litoral. Solo e clima favoráveis. Experiência de cultivo (Açores, Cabo Verde e Madeira). Mercado consumidor. Alto valor na Europa. Participação

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 7º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): GUILHERME PORTO LISTA DE RECUPERAÇÃO Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação História 5 ano - 4 bimestre Unidade 4 1. Escreva um pequeno texto sobre o governo Getúlio Vargas. Não esqueça de incluir dois argumentos favoráveis e dois desfavoráveis. Dê um título para o texto. 2. Leia

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HiSTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HiSTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HiSTÓRIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2016 Professor: Fernanda/Iuri/ Thales Nota: (valor: 1,0) Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

COLONIZAÇÃO DO BRASIL

COLONIZAÇÃO DO BRASIL COLONIZAÇÃO DO BRASIL Segundo relatos históricos, a colonização do Brasil iniciou quando os portugueses, liderados por Pedro Álvares Cabral, aportaram na terra que hoje chamamos de Brasil. A terra era

Leia mais

29/10/2013. Engenho: Unidade produtiva

29/10/2013. Engenho: Unidade produtiva 1 Engenho: Unidade produtiva 2 3 Capitanias Hereditárias * D. João III passou a doou as terras brasileiras. Objetivos: * tomar posse do Brasil definitivamente; * povoar o território; * impedir que as terras

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia / História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro didático. A origem dos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018 Suporte teórico: Livro didático; Registros no caderno; Atividades do

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 HISTÓRIA 4º período 9 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ANO - 2º BIMESTRE/2016

EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ANO - 2º BIMESTRE/2016 EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ANO - 2º BIMESTRE/2016 DISCIPLINAS MATERIAIS DE ESTUDO CONTEÚDOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (O QUE O ALUNO DEVERÁ SABER) PROCEDIMENTOS DE ESTUDO (COMO O ALUNO

Leia mais

O IMPÉRIO ULTRAMARINO PORTUGUÊS PROF. FELIPE KLOVAN COLÉGIO JOÃO PAULO I

O IMPÉRIO ULTRAMARINO PORTUGUÊS PROF. FELIPE KLOVAN COLÉGIO JOÃO PAULO I O IMPÉRIO ULTRAMARINO PORTUGUÊS PROF. FELIPE KLOVAN COLÉGIO JOÃO PAULO I AS CONQUISTAS PORTUGUESAS Prof. Felipe Klovan Maior império colonial europeu entre 1415 1557 Várias formas de relação colonial Relações

Leia mais

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL MISCIGENAÇÃO DA POPULAÇÃO Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e

Leia mais

Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força

Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força 1 Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força motriz, animais de tração e de transporte (animal de

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2015 Professor(a): Gabriela/ Thales Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Miscigenação da população Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL CIÊNCIAS 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL CIÊNCIAS 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL CIÊNCIAS 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre

Leia mais

Capítulo 1: A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA PROFESSORA MELINE DE BARROS BRUM

Capítulo 1: A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA PROFESSORA MELINE DE BARROS BRUM Capítulo 1: A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA PROFESSORA MELINE DE BARROS BRUM Mapa do Brasil, 1546 Indígenas na América América Portuguesa Violência contra os povos indígenas; Doenças, trabalho forçado;

Leia mais